PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

MANOEL BORGES PACHECO

(atualizado em 22-março-2017)

 

 

Bartyra Sette

 

 

Manoel Borges Pacheco nasceu na freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe, lugar de Agualva, Ilha Terceira aos 14-02-1705 e foi batizado aos 22 do mesmo mês. Filho de José de Souza e Tomazia da Nascimento casados aos 20-02-1702, neto paterno de Francisco Fernandes Jacome e Maria de Souza e materno de Sebastião Carvalho e Juliana Pacheco. Todos naturais e moradores em Agualva.

Livro de batizados freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe lugar de Agualva Ilha Terceira 1687-1717– Manoel nasceu aos catorze de fevereiro de 1705  filho de Jose de Sousa e Tomazia do Nascimento naturais do lugar de Água Alva. Batizado aos 22 do mesmo mês. Padrinhos Manoel Borges casado com Ágada da Boa Nova e madrinha Maria da Conceição filha família de Antonio Gonçalves e Maria Luiz da freguesia de São Pedro lugar da Ribeirinha da Ilha Terceira (pesq. Moacyr Villela).

 

Livro de casamentos freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe lugar de Agualva Ilha Terceira 1678-1710 – Aos vinte de fevereiro de 1702. Jose de Sousa filho de Francisco Fernandes Jacome e Maria de Sousa já defunta com Tomazia do Nascimento filha de Sebastião Carvalho e sua mulher Juliana Pacheco todos da freguesia de Guadalupe da Água Alva (pesq. Moacyr Villela).

 

Manoel casou quatro vezes, todas as quatro com açorianas como ele.

 

Aos 14-10-1725 casou com Francisca dos Anjos, batizada aos 01-07-1705, filha de Pedro George e sua mulher Beatriz de São Mateus casados aos 15-07-1704, neta paterna de Domingos da Costa e Barbara Gonçalves e materna de João Mendes e Luzia de Faria todos de Agualva menos os avós maternos que nasceram na freguesia do Espírito Santo do lugar da Vila Nova, Ilha Terceira.

Livro de casamentos freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe lugar de Agualva Ilha Terceira 1712-1770 – Aos catorze de outubro de 1725 na igreja de Nossa Senhora de Guadalupe. Manoel Borges natural de Agualva filho de Jose de Sousa e Tomazia da Gloria já defuntos com Francisca dos Anjos filha de Pedro Jorge e Beatriz de São Mateus todos da freguesia de Guadalupe (pesq. Moacyr Villela).

 

Livro de batizados freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe lugar de Agualva Ilha Terceira 1687-1717 – Francisca nasceu a primeiro de julho de 1705  filha de Pedro George e sua mulher Beatriz de São Mateus . Batizada aos cinco do mesmo mês. Padrinhos o padre cura Estácio de Sá e Francisca Nunes filha família de João Lopes Valadão e Catarina Mendes de Ávila da Vila Nova (pesq. Moacyr Villela).

 

Livro de casamentos freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe lugar de Agualva Ilha Terceira 1678-1710 – Aos quinze de julho de 1704 na igreja de Nossa Senhora de Guadalupe. Pedro George filho de Domingos da Costa e Barbara Gonçalves com Beatriz de São Mateus filha de João Mendes e Luiza de Faria todos da freguesia de Agualva menos os pais da contraente que foram batizados na freguesia do Espírito Santo da Vila Nova (pesq. Moacyr Villela).

 

Francisca dos Anjos faleceu aos 18-05-1727 aos 22 anos (“mais ou menos”). Sepultada na igreja de Guadalupe em “sepultura da Fabrica”. Sem geração de seu casamento.

Livro de óbitos freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe lugar de Agualva Ilha Terceira 1708-1730 – Aos oito de maio de 1727 faleceu Francisca dos Anjos de idade 22 anos mais ou menos mulher de Manoel Borges. Foi sepultada em cova da fábrica na igreja de Nossa Senhora de Guadalupe (pesq. Moacyr Villela).

 

Manoel Borges, viúvo, “cumpriu as obrigações da desobriga da Quaresma” de 1733 na freguesia da Borda do Campo (atual Barbacena) em Minas Gerais. Retornou às Ilhas para casar ainda em 1733 aos 30 de novembro, em segundas, na igreja de Guadalupe lugar de Agualva com sua conterrânea Catarina de São Jose filha de Manoel Antunes Giraldes, falecido em 02-03-1716, e Maria Madalena casados aos 04-04-1702, neta paterna de Feliciano Fernandes e Maria Antunes, neta materna de Domingos Gonçalves e Maria da Luz.

Livro de casamentos freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe lugar de Agualva Ilha Terceira 1712-1770 – Aos trinta de novembro de 1733 na igreja de Nossa Senhora de Guadalupe. Manoel Borges viúvo de sua primeira mulher Francisca dos Anjos sepultada nesta freguesia com Catarina de São Jose natural de Agualva filha de Manoel Antunes já defunto e Maria Madalena. O contraente desobrigado no lugar da Borda do Campo lugar das Minas e por não trazer certidão tanto da desobriga quanto dos banhos, pagou fianças (pesq. Moacyr Villela).

 

Livro de casamentos freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe lugar de Agualva Ilha Terceira 1678-1710 – Aos quatro de abril de 1702. Manoel Antunes filho de Feliciano Fernandes e Maria Antunes já defuntos com Maria Madalena filha de Domingos Gonçalves defunto e Maria da Luz. Saindo impedimento que foi enviado ao reverendo Ouvidor do Bispado que o julgou nulo e por estar preso na cadeia da Vila da Praia solicitou que a cerimônia fosse ali realizada e logo no dia cinco de maio vieram à igreja de Guadalupe onde receberam as bênçãos (pesq. Moacyr Villela).

 

Livro de óbitos freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe lugar de Agualva Ilha Terceira 1708-1730 – Aos dois dias de março de 1716 faleceu Manoel Antunes Giraldes casado com Maria Madalena tinha de idade 40 anos mais ou menos e foi sepultado na igreja de Guadalupe (pesq. Moacyr Villela).

 

Terceira vez aos 15-05-1748 na Capela da Glória, filial da Matriz de N Sra da Conceição de Prados, Manoel casou com Francisca de São José, filha de Miguel Cordeiro e de Antonia de Souza

Barbacena, MG Igreja N. Sra da Piedade matr. -aos 15-05-1748 na capela de N. Sra da Gloria filial da matriz de N. Sra da Conceição dos Prados e testemunhas Estevão dos Reis Motta e Manoel Pacheco. Manoel Pacheco Borges, n. da freg. de N. Sra de Guadalupe da ilha Terceira Bispado de Angra, f.l. Jose de Souza e Tomazia da Gloria do Nascimento, já falecidos, viúvo de Catarina de S. Jose = cc  Francisca de S. Jose, n/b na freg. de N. Sra da Estrela da Robeira Grande da Ilha de S. Miguel, f.l. Miguel Cordeiro e Antonia de Souza

 

Francisca, natural da freguesia de N. Sra. da Estrela, Vila de Ribeira Grande Ilha de S. Miguel, faleceu aos 24-05-1749 na Ressaquinha termo de Barbacena, com testamento registrado no Livro de Óbitos da matriz. Sem geração, instituiu o viúvo seu universal herdeiro.

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) aos 24-05-1749 faleceu Francisca de São José, mulher de Manoel Borges Pacheco, morador nesta freguesia. Foi sepultada na Capela de Nossa Senhora da Gloria da Ressaca freg. dos Prados, conforme a dita defunta em seu testamento determinava.

Translado do testamento com que faleceu Francisca de São José, mulher de Manoel Borges Pacheco, m.or no Ribeirão da Ressaquinha desta freguesia.

Ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de 1749, eu Francisca de São José, mulher de Manoel Pacheco Borges (...).

Determino primeiramente que meu corpo seja envolto em um hábito de S. Francisco e seja sepultado na Capela de N. Sra. da Gloria da Ressaca freguesia dos Prados.

(...) tudo o que possuo pertence e deixo a meu marido Manoel Borges Pacheco, e o constituo meu herdeiro e testamenteiro pois esta é a minha ultima vontade ---- razão de que quando casei com ele não trouxe nada (...).

(...) e por não saber ler nem escrever roguei e pedi ao Licenciado Luiz Barboza dos Santos que este por mim fizesse e como testemunha assinasse e eu me assinei com o meu sinal, sendo testemunhas presentes Manoel Carneiro e o Pe. Antonio Nunes. Hoje, Ribeirão da Ressaquinha, vinte de Mayo, era ut supra.

 

Manoel permaneceu viúvo por uns oito anos. Aos 23-05-1757 casou pela quarta e ultima vez com Catarina de Lacerda (ou Catarina Antonia da Silveira de Lacerda), natural da vila da Horta da Ilha do Faial Bispado de Angra, filha de Manoel de Ávila Peixoto e Catarina da Silveira.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição matr - aos 23-05-1757 na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada filial desta matriz e testemunhas Jose Rodrigues Dutra e Joaquim Gonçalves. Manoel Borges Pacheco n/b na freg. de N. Sra de Guadalupe da Ilha Terceira Bispado de Angra, f.l. Jose de Souza e Tomasia da Gloria do Nascimento e viuvo que ficou de Francisca de S. Jose = cc D. Catarina de Lacerda n/b na freg; do Divino Espirito Santo do lugar de Teixeira(sic) termo da vila de Horta da ilha do Faial Bispado de Angra. f.l. Manoel de Avila Peixoto e D. Catarina da Silveira,

 

Catarina Antonia faleceu com testamento aos 06-02-1783 e foi inventariada em 1786. Teve filha única de seu casal. Deixou legados:

- ao sobrinho e afilhado, filho de sua irmã Dona Izabel mulher de Manoel de Avila da Silveira moradora no Rio de Janeiro, 12.800 reis.

- a irmã "Dona Antonia Maria de Lacerda que existe com a minha cunhada 12.800 reis".

Barra Longa, MG Igreja S. Jose óbitos - Olhos D’Agua - aos 06-02-1783 faleceu D. Catharina Antonia da Silveira, casada que era com Manoel Pacheco. Sepultada na Capela de N Sra da lagoa dos Olhos d’Agua filial desta matriz de N Sra da Conceição dos Prados. Fez seu solene testamento cujo teor é o seguinte: (...) aos 16-07-1772 nesta fazenda do Brumadinho dos Olhos d’Agua onde sou moradora, eu D. Catharina Antonia da Silveira o faço na forma seguinte: (...) rogo ao meu marido Manoel Borges Pacheco, ao Cap. Severino Ribeiro, ao Ten. Vicente Jose dos Santos, a Luiz da Silveira de Lacerda morador no Rio de Janeiro, e ao Cap. Baltazar Correa Marinel morador em Vila Rica queiram ser meus testamenteiros.

Sou nat/bat na freguesia do Espirito Santo - Ilha do Faial Bispado de Angra, f.l. de Manoel de Avila Peixoto e de s/m Catharina Antonia de Lacerda, já falecidos. Sou cc Manoel Borges Pacheco de quem tenho uma filha por nome Maria, a esta instituo por herdeira na porção de meus bens que devem pertencer por direito. Legados pios = deixo uma saia, uma camisa, uma capa, um colete, um par de chinelos a Quiteria, filha de Paulo Marques na freguesia dos Prados e sendo falecida se dara a outra mulher necessitada. Deixo a m/irmã D. Izabel, mulher de Manoel de Avila da Silveira, moradora no Rio de Janeiro 12$800 rs para seu filho meu afilhado sendo vivo, e sendo morto para sua mãe. Deixo a minha irmã D. Antonia Maria de Lacerda, que assiste com o dito meu cunhado, 12$800 rs, e sendo falecida mande dizer por sua alma 25 missas e o resto se entregue a dita minha irmã D. Izabel. Todo o mais remanescente de minha terça deidxo a minha filha Maria.

Este escrevi e assinei a rogo da testadora = João Pereira Resende.

Aprovação 12-08-1772 neste sitio do Brumadinho dos Olhos Dagoa do termo da vila de S. Jose, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada de Manoel Borges Pacheco.

Abertura: falecendo aos 06 de fevereiro do presente ano D. Catharina Antonio da Silveira, minha paroquiana, seu solene testamento foi entregue ao Rdo., João Jose de Carvalho o qual de comisão minha o abriu para a execução do funeral (indicação Silvia Buttros).

 

Manoel faleceu em 09-03-1786 com testamento e foi inventariado em 1801. Alem da geração legítima, declarada em testamento, encontramos a filha natural:

1n Leonor, batizada em Prados em 22-03-1756, filha natural de Manoel Borges Pacheco e de Catarina Correa, solteira.

Prados, MG aos 22-03-1756 na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada, filial desta matriz dos Prados, bat a Leonor, filha natural de Manoel Borges Pacheco e de Catarina Correa, solteira, foram padrinhos Pedro de Souza Guimarães e Rosa Maria da Silva mulher de Paschoal Pereira Guimarães, todos moradores nesta mesma freguesia.

 

Segundo o inventário e testamento de Manoel, ele e sua segunda mulher Catarina de São José tiveram sete filhos (inventários neste site, colaboração de Moacyr Villela):

 

1- Josefa Inácia de São José, batizada em Barbacena aos 22-05-1735 onde aos 06-07-1750 casou com Francisco da Costa Fagundes.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG). Batizados da Capela de Nossa Senhora do Rosário e São Jose do Ribeirão De Alberto Dias 1734/1737- livro 1 A Batizados 1726 1741, do Arquivo da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade de Barbacena, fls. 60 v, 22/05/1735 Josepha filha de Manoel Borges Pacheco e de Catarina de São José. Foi nesse dia que a pia de barro quebrou e foi lançada ao rio.

 

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG).Casamentos da Freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo (1749/1752) livro D-10 arquivado em Mariana. fls. 228, 06/07/1750 Ressaca Francisco da Costa Fagundes, natural de Santa Cruz da Vila da Praia, filho de Matheus da Costa e de Apolônia Pamplona, com Josefa Inácia de São José, da Borda do Campo, filha de Manuel Borges Pacheco e de Catarina de São José.

          Francisco da Costa Fagundes, batizado aos 23-06-1720 em Santa Cruz da Vila da Praia, filho de Apolônia Pamplona e seu segundo marido Mateus da Costa. Francisco era irmão inteiro de Tomás da Costa Pamplona, tronco da família do mesmo nome, neste site, onde estão outras informações da família.

Santa Cruz, Batismos 1720-1728 Francisco, filho de Mathias da Costa e de s/m D. Apolonia Pamplona moradores em Belo Jardim, nasceu aos 16 dias de Junho do ano de 1720 e foi batizado nesta igreja matriz de Santa Cruz , paroquial de seus pais, aos 23 de junho do dito ano. Fora padrinhos o Padre Vigario Pedro Borges Pamplona, morador em Fonte Bastardo e Brizida Machado mulher de Nicolao Mendes morador em Belo Jardim.

 

Josefa e Francisco tiveram, q.d.:

1-1 Francisca Inácia de São José, natural de Congonhas do Campo-MG. Em São João del Rei aos 27-11-1773 casou com Antonio José de Andrade, natural de Tiradentes, filho de Manoel José Malta e Maria de Andrade.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar S. João Del Rei e capelas filiadas aos 27-11-1773 Capela Bom Sucesso, Antonio Jose de Andrade, f.l. Manoel Jose Malta e Maria de Andrade, n/b Cap. N. Sra. da Conceição do Mato Dentro, filial da matriz de S. Jose; = cc. Francisca Ignacia de S. Jose, f.l. Francisco da Costa Fagundes e Josepha Ignacia de S. Jose, n/b na Cap. N. Sra das Brotas freguesia de Congonhas do Campo

Francisca faleceu aos 05-01-1804 e foi sepultada na capela de S. João Batista:.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 05-01-1804 na capela de S. João Batista, foi sep. Francisca Inacia de S. Jose, mulher de Antonio de Andrade.

Pais de, q.d.:

1-1-1 Ana, batizada em Tiradentes-MG aos 03-01-1782.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 03-02-1782 S. João Batista, Ana, f.l. Antonio Jose de Andrade e Francisca Inacia de São Jose, padr.: Jose da Costa Fernandes e Ana Joaquina

1-2 Izabel Teresa de Jesus, natural de Congonhas do Campo, em São João del Rei aos 26-11-1774 casou com José de Barros Albuquerque, natural de Aiuruoca-MG, filho de Francisco do Rego Barros e Amatildes Alves Jacinta. Geração na família “Antonio Furquim da Luz”.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 26-11-1774 Cap. de trás da Serra, Jose de Barros Albuquerque, f.l. Francisco do Rego Barros e Amatilde Alves Jacinta, bat. na freg. da Aiuruoca; = cc. Izabel Teresa de Jesus, f.l. Francisco da Costa Fagundes e Josefa Ignacia de S. Jose, n/b na freg. Congonhas do Campo

1-3 José da Costa Fagundes, natural de Congonhas do Campo. Em São João del Rei aos 07-02-1780 casou com Florinda Graces de Moraes, natural da freguesia de S. Romão do arraial de Paracatu, bispado de Pernambuco, filha de Antonio de Siqueira Gil e Maria Teresa de Jesus.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 07-02-1780 Capela S. Thiago, Jose da Costa Fagundes, f.l. Francisco da Costa Fagundes e Josefa Ignacia de São Jose, n. da freguesia de Congonhas; = cc. Florinda Graces de Morais, f.l. de Antonio de Siqueira Gil e Maria Theresa de Jesus, n/b na freguesia de S. Romão do Arraial de Paracatu Bispado de Pernambuco

Pais de, q.d.:

1-3-1 Joaquina, batizada em Tiradentes aos 10-07-1782.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - S. João Batista aos 10-07-1782 Joaquina, f.l. Jose da Costa Fagundes e Florinda Garcez de Moraes, padr.: Dr. Manoel Rodrigues Pacheco de Moraes e D. Inacia Barbara Feliciana de Mello.

1-3-2 Tomé, aos 26-01-1785.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 26-01-1785 Passatempo, Thome, f.l. Jose da Costa Fagundes e Florinda Graces de Moraes, da aplicação de S. João Batista, padr.: Jose de Barros e Albuquerque, casado e Maria Francisca de Oliveira.

1-3-3 Graciano, em 08-09-1794.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 08-09-1794 Oliveira, Graciano n. 01, f.l. Jose da Costa Fagundes e Florinda Graces de Moraes, np Francisco da Costa e Josefa Inacia, nm Antonio de Figueiredo Gil e Maria Teresa, padr.: Andre Martins Borges e D. Ana Francisca mulher do Alf. Antonio Affonço Bragança.

1-3-4 João, em 20-11-1796.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 20-11-1796 Oliveira, João, f.l. Jose da Costa Fagundes e Josefa Inacia de São Jose, digo Fagundes e Maria da Graça de Moraes, padr.: Alf. Antonio Affonço Bragança e Beatriz Maria da Luz.

1-4 Antonio, batizado no Passatempo termo de Tiradentes aos 04-07-1763.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 04-07-1763 Passatempo, Antonio, f.l. Francisco da Costa Fagundes e Josefa Inacia, padr.: Andre Martins Borges e Joana Antonia mulher de Sebastião Fernandes

1-5 Francisco da Costa Fagundes, batizado no Passatempo em 15-06-1766, onde aos 17-11-1786 casou com Felizarda Silvéria Claudina, filha de João Pereira e Rosa Francisca de Jesus.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 15-06-1766 Passatempo, Francisco, f.l. Francisco da Costa Fagundes e Josepha Inacia de São Joseph, padr.: Thome Borges, filho de Manoel Borges, e Ana Maria mulher de Manoel Nunes da Costa.

 

São José del Rei, Minas Gerais  e capelas filiadas, aos; 17-11-1786; Passatempo; Francisco da Costa Fagundes; f. Francisco da Costa Fagundes e Josefa Ignacia de São José; n. São José; = cc. Felizarda Silveria Claudina; f.l.João [danificado] Pereira e Rosa Francisca de Jesus; n. São José

 

          Tiveram, pelo menos:

1-5-1 Claudino, batizado em 01-01-1788.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 01-01-1788 ermida S. João Batista, Claudino, f.l. Francisco da Costa Fagundes e Felizarda Silveria Claudina, padr.: Antonio da Costa Fagundes e Josefa Inacia de São Jose,

1-6 Manoel, batizado em 07-02-1769.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos aos 07-02-1769 na ermida de S. João Batista, Manoel, f.l. Francisco da Costa Fagundes e Josepha Inacia, padr.: Manoel Nunes da Costa e Margarida, filha de Thomas da Costa Pamplona.

2- Maria Josefa do Nascimento, batizada aos 08-08-1736. Casou em Prados aos 01-10-1753 com André Martins Borges, filho de Alexandre Martins Borges e Maria Machado Souto Maior. Geração na família “Martins Borges”.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG). Batizados da Capela de Nossa Senhora do Rosário e São Jose do Ribeirão De Alberto Dias 1734/1737- livro 1 A Batizados 1726 1741, do livro 1 A Batizados 1726 1741, do Arquivo da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade de Barbacena, fls. 75, 08/08/1736 Maria filha de Manoel Borges Pacheco e de Catarina de São José.

 

3- José, batizado aos 07-05-1738. José Borges Pacheco, com 40(sic) anos no inventário paterno. Nomeado 1º testamenteiro, “se escusou”. Faleceu durante a inventariança, sem testamento e sem herdeiros: “diz o Capitão Francisco Joaquim Coelho de Faria tesoureiro do juizado de órfãos da Vila de São Jose que um dos herdeiros deste inventario Jose Borges é falecido sem testamento e sem herdeiros e pede que seus bens lhe sejam entregues”.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG). Batizados da Capela de Nossa Senhora do Rosário e São Jose do Ribeirão De Alberto Dias, filial da matriz de Nossa Senhora Da Piedade Da Borda Do Campo(1738-1740) do livro D-10,(batizados e casamentos 1737/1751) arquivado na Cúria Metropolitana de Mariana, fls. 6, 07/05/1738 José filho de Manoel Borges e de Catarina de São José.

 

4- Manoel Borges Pacheco, batizado na Borda do Campo em 28-07-1739, casou duas vezes. Primeira vez com Maria Joaquina da Assunção, filha de Pedro Machado Ferreira e Rosa Mariana de Borba, família “Pedro Machado Ferreira”.

BATIZADOS DA CAPELA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO JOSÉ DO RIBEIRÃO DE ALBERTO DIAS, FILIAL DA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE DA BORDA DO CAMPO(1738-1740) copiados por João Paulo Ferreira de Assis do livro D-10,(batizados e casamentos 1737/1751) arquivado na Cúria Metropolitana de Mariana, fls. 20 v, 28/07/1739, Manuel filho de Manuel Borges Pacheco e de Catarina de São José.

 

          Em São João del Rei aos 07-02-1780 casou com Luzia Rodrigues de Assunção, filha de Manoel Rodrigues Pereira e Catarina Gulart da Assunção.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar S. João del Rei e capelas filiadas 07-02-1780 na Capela de S. Thiago, Manoel Borges Pacheco, viúvo de Maria Joaquina, e f.l. de Manoel Borges Pacheco e Catharina de São Jose, n/b na freguesia da Borda do Campo; = cc. Luzia Rodrigues de Assunção, f.l. de Manoel Rodrigues Pereira e Catharina Golarte da Assunção, n/b nesta freguesia 

          Em 17-07-1789 Manoel, nomeado segundo testamenteiro paterno, aceitou a testamentaria. Já era falecido em 28-07-1801 quando sua viúva abriu o inventário do sogro, na casa em que morava na Fazenda Brumadinho dos Olhos Dagua. Manoel foi representado pelos filhos de ambas as nupcias:

Manoel e Maria Joaquina tiveram:

4-1 Custódio Machado Borges, natural de Prados, casou duas vezes. Primeiro em São João del Rei aos 12-07-1799 com Joaquina Cândida Vieira de Jesus, filha de José Vieira Machado e Ana Maria de Jesus. Geração na família “José Vieira Machado”.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 12-07-1799 Capela N. Sra. do Bom Sucesso, Custodio Machado Borges, f.l. Manoel Borges Pacheco e Maria Joaquina d'Assumpção, n/b freg. dos Prados; = cc. Joaquina Candida Vieira de Jesus, f.l. de Joze Vieira Machado e D. Anna Maria de Jesus, n/b freg. vila S. José.

          Segunda vez aos 17-09-1814 em Piumhí-MG com Rosa Francisca de Faria, filha de José Francisco de Faria e Ana Vitória Gonçalves.

(pesq. Alda Câmara Bueno de Moraes) 17.09.1814 – Piumhí-MG, Custódio Machado Borges – viúvo de Joaquina Cândida Vieira; = Rosa Francisca de Faria – filha de José Francisco de Faria e Ana Vitória Gonçalves

 

Manoel e Luzia Rodrigues tiveram os filhos, situação em 28-07-1801:

4-2 Maria, batizada em 25-02-1781. Maria Reinalda da Assumpção aos 28-01-1802 casou com José Caetano da Silva, filho de José Gomes da Silva e Maria Gomes de Souza.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 25-02-1781 ermida S. João Batista, Maria, f.l. Manoel Borges Pacheco e Luzia Rodrigues, padr.: ---- Torres e Catarina

 

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ermida Sra da Ajuda de Brumadinho aos 28-01-1802 Joze Caetano da Silva, f.l. de Joze Gomes da Silva e Maria Gomes de Souza, n/b freguesia de Prados = Maria Reinalda da Assumpção, f.l. de Manoel Borges Pacheco e Luzia Rodrigues de Assumpção, n/b freguesia da vila de S. José.

4-3 Manoel, batizado em 25-12-1782.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 25-12-1782 cap. S. João Batista, Manoel, f.l. Manoel Borges Pacheco e Luzia Roiz da Assunção, padr.: Pedro Roiz Pereira e Maria Josefa mulher de Andre Martins Borges, todos da dita aplicação. Vila de São Jose 27-12-1817

4-4 Ana Severina da Assumpção, batizada em 24-02-1784. Aos 26-04-1799 casou com Matias Francisco de Vargas, filho de Matias Francisco de Vargas e Maria Antonia da Silva. Geração na familia “Matias Francisco de Vargas”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 24-02-1784 S. João Batista, Ana, f.l. Manoel Borges Pacheco e Luzia Rodrigues da Assunção, padr.: João Gonçalves de Mello e Maria Rosa de Jesus.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas.; 26-04-1799; São João Batista; Mathias Francisco de Vargas; f. Mathias Francisco de Vargas e Maria Antonia da Silva; n. São José ; = cc. Ana Severina da Assumpção; f. Manoel Borges Pacheco e Luzia Rodrigues da Assumpção; n. São José

4-5 Joaquina Constancia da Assunção, batizada em 1789. Aos 02-07-1807 casou com José Dias de Andrade, filho de Francisco José Vaz Dias e Ana Joaquina de Magalhães, familia “João Crisóstomo de Magalhães e Bárbara Dias”

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - em o ano de 1789 cap. S. João Batista, Joaquina, f.l. Manoel Borges Pacheco e Luzia Rodrigues da Assunção, padr.: o Revdo Jose da Silva Tavares e Revdo. Anacleto de tal. Vila de S. Jose 09-05-1807

 

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Olho d'Água aos 02-07-1807 Joze Dias de Andrade, f.l. de Francisco Jose Vaz Dias e Anna Joaquina de Magalhaens = Joaquina Constancia da Assumção, f.l. de Manoel Borges Pacheco e Luzia Rodrigues da Assumpção.

4-6 José, batizado em 06-01-1790.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 06-01-1790 S. João Batista, Jose, f.l. Manoel Borges Pacheco e Luzia Rodrigues da Assunção, padr.: João Alvares Correa e s/m Tomasia Maria da Conceição.

4-7 João, batizado aos 12-12-1791.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 12-12-1791 S. João Batista, João n. aos 02, f.l. Manoel Borges Pacheco e Luzia Rodrigues da Assunção, padr.: Francisco Martins da Silva e Maria Antonia Marques de Jesus.

4-8 Rita, aos 21-10-1793.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 21-10-1793 S. João Batista, Rita, f.l. Manoel Borges Pacheco e Luzia Rodrigues da Assunção, padr.: Alf. Mathias Francisco de Vargas e Narciza Maria de Jesus.

4-9 Luzia, aos 06-05-1795.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 06-05-1795 S. João Batista, Luzia, f.l. Manoel Borges Pacheco e Luzia Rodrigues da Assunção, padr.: Jose Pires de Mendonça e Teodora Vicencia de Jesus.

4-10 Lourenço, aos 28-08-1796.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - S. João Batista aos  28-08-1796 Lourenço, f.l. Manoel Borges Pacheco e Luzia Rodrigues da Assunção, padr.: João Leite Guedes e s/m Francisca Rosa do Nascimento.

4-11 Jerônimo, batizado em 09-09-1798

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 09-09-1798 S. João Batista, Jeronimo, f.l. Manoel Borges Pacheco e Luzia Rodrigues da Assunção, padr.: Jeronimo de Sá Cunha, e Maria Antonia da Silva

4-12 Demétrio, batizado aos 20-10-1799. Com ano e meio no inventário do avô paterno.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 20-10-1799 S. João Batista, Demetrio, f.l. Manoel Borges Pacheco e Luzia Rodrigues da Assunção, padr.: Alf. Manoel Mendes dos Santos e D. Felizarda Clara de Santa Ana.

4-13 Esméria, com 3 meses no mesmo inventário.

 

5- Margarida Josefa do Nascimento batizada em 29-12-1740. Aos 01-10-1753 casou com Mateus Homem Borges, filho de Alexandre Martins Borges e Maria Machado Souto Maior. Em 1786 moravam atraz da Serra de Ibituruna, na paragem do Brejo, segundo testamento do pai de Margarida. Geração na família “Martins Borges”.

Barbacena, MG aos 29-12-1740 na capela do Ribeirão bat a Margarida, f.l. de Manoel Borges Pacheco e de s/m Catarina de S. Jose, foram padrinhos Francisco Correa, viandante, e Margarida de Oliveira mulher do Cap. Pascoal Correa.

 

6- Ana, nasceu em 29-11-1742 e foi batizada aos 7 do mês seguinte. Ana Maria em 1801 estava casada com Joaquim José dos Santos.

B7: batismos, Barbacena-MG. aos 29-11-1742 nasceu ANNA, f. de Manoel Borges Pacheco e s/m Catherina de São José e batizado aos 07-12, padr.: Joze de Souza e s/m Anna Maria do Pillar da freguesia dos Prados. Npaterno de Joze de Souza e s/m Thomazia da Gloria da cidade da Ilha Terceira, freguesia de Ago---; nmaterno de Manoel Antunes Giraldo e s/m Maria Madalena, da mesma ilha e freguesia.

 

 

7- Tomé Borges Pacheco, batizado aos 12-03-1744 em Prados. Casou com Bárbara Maria de Jesus (ou da Conceição).

Barbacena, MG aos 12-03-1744 na capela da Ressaca, filial da matriz de Prados de licença, bat a Tome, f.l. de Manoel Borges Pacheco e de s/m Catarina de S. Jose, naturais da freguesia de Agualva da Ilha Terceira, np de Jose de Souza e de Tomasia da Gloria, e nm de Manoel Antunes Giraldo e Maria Madalena, foram padrinhos Tome ----- Ferreira, da freguesia dos Prados e Caetana Maria mulher de Antonio Correa. Nasceu aos 2 dias do mes de março do dito ano.

          Tomé faleceu em Tiradentes em Agosto de 1817 e foi inventariado pela viúva em 16-06-1820. (inventário neste site colaboração de Alda Câmara Bueno de Moraes):

7-1 Joaquina Antonia de Jesus aos 11-09-1797 casou com Antonio Joaquim da Costa, natural de Tamanduá-MG, filho de Antonio da Costa Arriel e Joana Maria de Jesus.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, ermida Sto Antonio do Amparo aos 11-09-1797 Antonio Joaquim da Costa, da freg. S. Bento do Tamandua, f.l. Antonio da Costa Arriel e Joana Maria de Jesus = cc Joaquina Antonia de Jesus, da freg. dos Prados, f.l. Tome Borges Pacheco e Barbara Maria de Jesus, test.: Manoel Andre Mendes e Manoel Moreira do Nascimento.

Viúvo, Antonio Joaquim aos 09-10-1827 casou com Mariana Cândida do Nascimento, filha de Pedro Alves Madeira e Albina Maria de Jesus, família “Amaro Alves Madeira”.

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 09-10-1827 matriz Bom Sucesso, Antonio Joaquim da Costa, viuvo de Joaquina Antonia de Jesus; = cc Mariana Candida do Nascimento, f.l. Pedro Alz Madeira e Albina Maria de Jesus. Ambos nts e moradores nesta.

 

Antonio testou na Fazenda Gorita aos 12-05-1847. Declarou quatro filhos do primeiro matrimônio e três do segundo, estes herdeiros da terça:

I- Manoel.

II- Antonio

III- José.

Santo Antonio do Amparo, MG Igreja Santo Antonio óbitos Test. de Antonio Joaquim da Costa, f.l. de Antonio da Costa Arriel e Joana Maria de Jesus, ja falecidos, nat/bat na freguesia da vila da Oliveira. Fui c1c Joaquina Antonia de cujo matrimonio tivemos quatro filhos Bernardo, Ana, Silveria, Felisbina todos se acham pagos das suas legitimas. Sou c2c com Mariana Candida do Nascimento, f.l. de Pedro Alves Pereira e Albina Maria de Jesus, nat/bat na freguesia de Bomsucesso de cujo matrimonio temos três filhos Manoel, Antonio, e Jose.

Testamenteiros em 1º a dita m/mulher, em 2º a meu filho Bernardo, em 3º a meu genro Ignacio da Silveira. O restante de toda a minha terça deixo para os meus filhos do segundo matrimonio. Fazenda Gorita aos 12 de maio de 1847 - Antonio Joaquim da Costa. Seguia-se a aprovação.

Nada mais continha. Amparo 11-01-1849.

 

Segundo testamento de Antonio, ele e Joaquina tiveram quatro filhos. Teresa não é citada:

7-1-1 Ana, batizada em 14-07-1799.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, capela Santo Antonio do Amparo aos 14-07-1799 Ana, f.l. Antonio Joaquim da Costa e ---, s.m.n.

7-1-2 Bernardo, em 16-08-1804. 2º testamenteiro paterno.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, capela Santo Antonio do Amparo aos 16-08-1804 Bernardo, f.l. Antonio Joaquim da Costa e Joaquina Maria Borges, padr.: Bernardo Pacheco e Maria Jose Borges

7-1-3 Teresa, batizada em 07-12-1806, não é mencionada no testamento paterno.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, capela Santo Antonio do Amparo aos 07-12-1806 Teresa, f.l. Antonio Joaquim da Costa e Joaquina Antonia, padr.: Alf. Antonio Ferreira de Aguiar e s/m D. Maria Barbosa.

7-1-4 Silvéria.

7-1-5 Felisbina Joaquina de Jesus aos 16-08-1827 casou com Manoel Machado neto, filho de outro e Maria Joaquina da Silva. Geração na família “Amaro Alves Madeira”.

Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais). aos 16-08-1827 cap. S. Antonio do Amparo, Manoel Machado Neto, f.l. Manoel Machado Neto e Maria Joaquina da Silva = cc Felisbina Joaquina de Jesus, f.l. Antonio Joaquim da Costa e Joaquina Antonia de Jesus. Ambos nts. bts e moradores nesta freguesia.

7-2 Luciana Francisca de Jesus, batizada em 27-12-1779. Em São João del Rei aos 30-05-1800 casou com Serafim Ignacio Ferreira, batizado em Tiradentes aos 18-06-1778, filho de João Inácio e Antonia Tomasia de Jesus, neto paterno de Antonio Dutra e Pascoa Teresa, neto materno de José de Faria Gouvea e Maria Antonia dos Serafins.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. Sto Antonio do Amparo aos 27-12-1779 Luciana, f.l. Tome Borges Pacheco e Barbara Maria da Conceição, padr.: Pedro Jose Ferreira e Ana Maria da Conceição, casada.

 

B7: Casamentos - SJDRei, aos 30-05-1800 Ermida Sto. Antonio do Amparo, Serafim Ignacio Ferreira, f.l. Joam Ignacio e Antonia Thomazia de Jesus, n. da freg. da vila de S. Jose; = cc. Luciana Francisca de Jesus, f.l. Thomé Borges Pacheco e Barbara Maria da Conceição.

 

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 18-06-1778 Oliveira, Serafim, f.l. João Inacio n/b na freg. N. Sra das Angustias Ilha do Faial e Antonia Tomasia de Jesus n. da mesma ilha, np Antonio Dutra e Pascoa Teresa, materno Jose de Faria Gouvea e Maria Antonia dos Serafins. Padr.: João Gomes Pereira da Costa e s/m Margarida Antonia da Conceição assistentes na freg. de S. João del Rei e os mais nesta freguesia.

          Luciana e Serafim comparecem no censo de 1831, ela com 42 anos declarados, Serafim com 56 e vários dependentes.

censo 1831 Sto Antonio do Amparo-MG, fogo 104

SERAFIM IGNACIO FERREIRA, 56, chefe do fogo, masculino, branca, casado

LUCIANNA FERREIRA, 45, cônjuge, feminino, branca, casado

ALEXANDRE FERREIRA, 22, dependente, masculino, branca, solteiro

JOAQUIM, 20, dependente, masculino, branca, solteiro

CANDIDO, 18, dependente, masculino, branca, solteiro

FRANCISCO, 14, dependente, masculino, branca, solteiro

MANOEL, 8, dependente, masculino, branca,

FRANCISCA, 16, dependente, feminino, branca, solteiro

ANNA, 12, dependente, feminino, branca, solteiro

2 escravos

7-2-1 Maria, batizada em 21-08-1803.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas,capela Sto Antonio do Amparo aos 21-08-1803 Maria, f.l. Serafim Inacio Ferreira e Luciana Francisca de Jesus, padr.: Agostinho ----- e Violante Maria dos Anjos.

7-2-2 Joaquim em 28-07-1811.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas,capela Sto Antonio do Amparo aos 28-07-1811 Joaquim, f.l. Serafim Inacio Ferreira e Luciana Francisca de Jesus, padr.: Cap. Jose Ferreira Cardoso e s/m D. Joana Felicia.

7-2-3 Candido em 08-09-1813.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas,capela Sto Antonio do Amparo aos 08-09-1813 Candido, f.l. Serafim Inacio Ferreira e Luciana Francisca de Jesus, padr.: Manoel Antonio de Carvalho e Clara Maria de Jesus.

7-2-4 Francisca Ferreira de Paula, batizada em 1815. Aos 04-06-1832 casou com João Batista Nogueira, natural de Baependi, filho natural de Izabel de Jesus.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas,capela Sto Antonio do Amparo aos 18-12-1815 Francisca, f.l. Serafim Inacio Ferreira e Luciana Francisca de Jesus, padr.: Jose Maria de Carvalho e Barbara Maria de Jesus.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas,capela Sto Antonio do Amparo aos 15-10-1815 Francisca, f.l. Serafim Inacio Ferreira e Luciana Francisca de Jesus, padr.: Jose Maria de Carvalho e Barbara Maria de Jesus.

 

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 04-06-1832 João Batista Nogueira, f. nat. Izabel de Jesus, bat. na freguesia de Baependi = cc Francisca Ferreira de Paula, f.l. Serafim Inacio Ferreira e Luciana Francisca de Jesus, bat. nesta freguesia onde são moradores.

7-2-5 Francisco, batizado em 15-10-1817.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas,capela Sto Antonio do Amparo aos 15-10-1817 Francisco, f.l. Serafim Inacio Ferreira e Luciana Francisca de Jesus, padr.: Jose Maria Ferreira e ---- Ferreira de Santana.

 

7-3 Ana Clara de São José batizada em 23-03-1781. Aos 06-02-1809 casou com José Maria de Carvalho, filho do Furriel Manoel Antonio de Carvalho e Ursula Branca de São Joaquim, familia “Manoel Antonio de Carvalho”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, ermida. Sto Antonio do Amparo aos 23-03-1781 Ana, f.l. Tome Borges Pacheco e Barbara Maria da Conceição, padr.: Manoel Moreira do Nascimento e s/m Ana Francisca da Conceição.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 06-02-1809 cap. Sto Antonio do Amparo test.: Antonio Jose de Carvalho e Joaquim Antonio dos Santos. Jose Maria de Carvalho, f.l. Furriel Manoel Antonio de Carvalho e Ursula Branca de São Joaquim, n/b na capela de Sto Antonio = cc Ana Clara de São Jose, f.l. Tome Borges Pacheco e Barbara Maria de Jesus, n. da sobredita capela do Amparo.

          Ana Clara, falecida em 1812, foi representada no inventário paterno pelos filhos de seu casal:

7-3-1 Antonio, com 11 anos em 1820

7-3-2 Maria, com 9 anos

7-3-3 Francisco, com 8 anos

 

7-4 Maria José, batizada em 22-12-1782. Casada com João de Barros (da Silva)

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, ermida. Sto Antonio do Amparo aos 22-12-1782 Maria Jose, f.l. Tome Borges Pacheco e Barbara Maria da Conceição, padr.: Manoel Andre Mendes e Maria Joaquina, solteiros.

          Comparecem no censo de 1831:

Censo Santo Antonio do Amparo-MG, 1831, fogo 89,

JOAO DE BARROS DA SILVA; 48; chefe do fogo; masculino; branca; casado

MARIA JOZE; 41; cônjuge; feminino; branca; casado

ANTONIO; 11; dependente; masculino; branca;

SERVINA; 10; dependente; feminino; branca;

4 escravos

 

7-5 Manoel, Batizado em 09-07-1786.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, ermida. Sto Antonio do Amparo aos 09-07-1786 Manoel, f.l. Tome Borges Pacheco e Barbara Maria da Conceição, padr.: Pedro Ferreira de Aguiar e s/m Ana Maria da Conceição.

7-6 Tomé Borges Pacheco, batizado em 07-01-1788. Em 1820 estava casado com Caetana Ferreira de Jesus, filha de Simão Jose Ferreira e Ana Barbosa do Espirito Santo.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, ermida. Sto Antonio do Amparo aos 07-01-1788 Tome, f.l. Tome Borges Pacheco e Barbara Maria da Conceição, padr.: Manoel Jose Ferreira e Margarida Antonia.

 

          O casal comparece no censo de 12831 de Santo Antonio do Amparo, ele com 44 anos e ela com 32:

Censo Santo Antonio do Amparo-MG, 1831, fogo 55

THOM BORGES PAXECO; 44; chefe do fogo; masculino; branca; casado

CAETANA FERREIRA DE JEZUS; 32; cônjuge; feminino; branca; casado

MARIA; 6; dependente; feminino; branca;

FELIZARDO; 18; dependente; masculino; parda; solteiro

9 escravos

          Caetana testou em 12-03-1840. Sem geração e os pais já falecidos, instituiu Tomé seu universal herdeiro.

Santo Antonio do Amparo, MG Igreja Santo Antonio Testamento de D. Caetana Ferreira de Jesus sendo aos 12-03-1840 neste arraial de Santo Antonio do Amparo termo da vila da Oliveira comarca do Rio das Mortes, eu Caetana Ferreira de Jesus (...) f.l. de Simão Jose Ferreira e Ana Barbosa do Espirito Santo, ja falecidos, nat/bat na capela de S. Francisco de Paula, filial da matriz de Tamandua e moradora nesta freguesia de Sto Antonio do Amparo. Sou cc Thome Borges Pacheco de cujo matrimonio não temos filhos,

Testamenteiros em 1º a meu marido Thome Borges Pacheco, em 2º ao Alf. João Ferreira de Aguiar, em 3º ao Alf. Vicente Pacheco de Jesus.

Instituo por meu universal herdeiro ao dito meu Marido. Era ut supra.

Nada mais continha. Sto Antonio do Amparo 31-12-1856

          Cap. Tomé testou na Fazenda do Ribeirão em 17-03-1870. Estava então casado com Ana Candida de Souza, sem geração:

Santo Antonio do Amparo, MG Igreja Santo Antonio Testamento do Cap. Thome Borges Pacheco (...) natural desta freguesia de Sto Antonio do Amparo, f.l. de Thome Borges Pacheco e Barbara Maria de Jesus, já falecidos. Sou viuvo e fui casado duas vezes. A primeira com D. Caetana Ferreira de Jesus e a segunda com D. Ana Candida de Souza, ambas falecidas, e de cujos matrimonios não tive filhos e nem tenho herdeiro algum forçado.

Testamenteiros em 1º Cap. Jose Martins Borges, em 2º Cap. Carlos Ribeiro da Silva Castro, em 3º Alf. Jose Vaz de Freitas.

Declaro que criei um enjeitado de nome Domenciano Ferreira Borges e que nada devo ao mesmo.

Encomenda missas. Legados Pios. Legados: a m/sobrinha Ursula 10.000 rs. Deixo o meu crioulo Gervasio para o Sr. Cap. Jose Martins Borges o meu crioulo. Deixo para todos os meus escravos libertos e para todos os outros que, vencidos os prazos, ficarem livres, todo o cafezal e as terras de ribeirão que ficam alem do meu sitio, para eles se arranxarem. Serão herdeiros de todo o restante, em igual parte, o mesmo Sr. Cap. Jose Martins Borges e a minha afilhada Maria, filha de Manoel Fereira Braga. Fazenda do Ribeirão em Santo Antonio do Amparo aos 17 de março de 1870 Thome Borges Pacheco.

Nada mais constava (...) Sto Antonio do Amparo 15 junho 1870.

Papel de Declaração do Cap. Thome Borges Pacheco - digo eu Thome Borges Pacheco que tendo feito meu testamento ha quase dois meses tenho considerado muito em uma das verbas do eu testamento a cerca do meu escravo Gervasio a qual verba vou desfazer por meio deste papel, por ser minha ultima vontade. Não posso deixar o meu escravo Gervasio cativo para sempre, mas o deixo para servir ao Sr. Cap. Jose Martins Borges pelo tempo de cinco anos, em findo o prazo cozara de sua liberdade, como ate sirva de titulo o qual sera registrado com o meu testamento. Aos 22 de abril de 1870.

Nada mais .... Amparo 15 de junho de 1870

7-7 Genoveva Maria de São José batizada em 06-03-1791.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, ermida. Sto Antonio do Amparo aos 06-03-1791 Genoveva, f.l. Tome Borges Pacheco e Barbara Maria da Conceição, padr.: Antonio Ferreira de Aguiar.

          Casou com Francisco de Souza Barros. Comparecem no censo de 1831 com vários dependentes:

Censo Santo Antonio do Amparo-MG, 1831, fogo 89,

FRANCISCO DE SOUZA BARROS; 36; chefe do fogo; masculino; branca; casado

JENOVEFA MARIA DE JEZUS; 30; cônjuge; feminino; branca; casado

MARIA; 14; dependente; feminino; branca; solteiro

MANOEL; 10; dependente; masculino; branca;

ANTONIO; 8; dependente; masculino; branca;

JOAO; 6; dependente; masculino; branca;

MARIA JUSTINA; 5; dependente; feminino; branca;

FRANCISCA; 4; dependente; feminino; branca;

CANDIDA; 3; dependente; feminino; branca;

1 escravo

 

          Genoveva e Francisco tiveram os filhos, batizados na capela de Santo Antonio do Amparo, q.d.:

7-7-1 Maria, em 12-05-1819.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, capela Sto Antonio do Amparo aos 12-05-1819 Maria, f.l. Francisco de Souza Barros e Genoveva Maria de São Jose, padr.: João de Barros da Silva e Barbara Maria.

7-7-2 Antonio, em 10-12-1821.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, capela Sto Antonio do Amparo aos 10-12-1821 Antonio, f.l. Francisco de Souza Barros e Genoveva Maria de São Jose, padr.: Manoel Antonio de Carvalho e D. Luiza de São Jose.

7-7-3 Francisca, em 28-02-1825.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, capela Sto Antonio do Amparo aos 28-02-1825 Francisca,  f.l. Francisco de Souza Barros e Genoveva Maria de São Jose, padr.: Cap. Jose Ferreira Cardoso e s/mulher D. Joana Felicia de Paiva.

7-7-4 Cândida, em 25-04-1826.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, capela Sto Antonio do Amparo aos 25-04-1826 Candida, f.l. Francisco de Souza Barros e Genoveva Maria de São Jose, padr.: Alf. Bernardo Pacheco de Carvalho e s/m Maria Jose.

 

7-8 Teresa, batizada em 30-03-1794. Provavelmente Teresa Maria Borges de Jesus casada com Francisco Antonio de Carvalho: “Certifico que citei a Antonio Joaquim da Costa, Serafim Ignacio, João de Barros, José Maria, Francisco Antonio de Carvalho, todos por cabeça de suas mulheres

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, ermida. Sto Antonio do Amparo aos 30-03-1794 Teresa, f.l. Tome Borges Pacheco e Barbara Maria da Conceição, padr.: Alf. Henrique Cardoso Leao e s/m Genoveva Maria.

          Francisco Antonio era irmão de José Maria de Carvalho citado em 7-3, filhos do Furriel Manoel Antonio de Carvalho e Ursula Branca de São Joaquim. Geração na familia Manoel Antonio de Carvalho”.

7-9 Joaquim, batizado em 08-03-1797. Solteiro com vinte e três anos em 1820.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, ermida. Sto Antonio do Amparo aos 08-03-1797 Joaquim, f.l. Tome Borges Pacheco e Barbara Maria da Conceição, padr.: Joaquim Alves Ferreira e s/m Violante Maria dos Anjos.

7-10 Maria casada com Antonio Luiz da Costa, moradores no Julgado do Arachá em 1820:” Diz Antonio Luis da Costa, por cabeça de sua mulher Maria, filha do falecido Thomé Borges Pacheco que sendo o suplicante morador no Julgado do Arachá”.

 

8- Maria Borges, filha única de Catarina da Silveira de Lacerda e Manoel Borges Pacheco. Natural de Prados onde aos 03-11-1778, casou com João da Silveira de Lacerda, filho do Capitão Antonio da Silveira e D. Maria, naturais da freguesia de Santa Bárbara da Ilha do Faial.

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Aplicação Olhos d'Água aos 03-11-1778 no oratório de Manoel Borges Pacheco. João da Silveira de Lacerda, f.l. do Capitão Antonio da Silveira e D. Maria, naturais da Ilha do Faial, Freguesia de Santa Barbara = D. Maria Borges, f.l. de Manoel Borges Pacheco e D. Catharina da Silveira de Lacerda, n/b nesta.