PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

MANOEL ALVES VALLE

(atualizado em 29-novembro-2015)

 

 

Moacyr Urbano Villela

 

 

João Alves Valle e Maria Rodrigues, moradores que foram no Termo de Barcelos - PT, tiveram o filho Manoel que emigrou para o Brasil e se estabeleceu na Paragem do Rio Grande, São João del Rei-MG.

 

Manoel Alves Valle, natural do Termo de Barcelos, Arcebispado de Braga. Foi proprietário da Ponte(ou Porto) de “Manoel Alves”, que era uma das 6 travessias do Rio Grande oficializadas durante o século XVIII e onde se cobravam os direitos de “passagem”. Era vizinha da Fazenda do Rio Grande de Julia Maria da Caridade, que, depois foi de Jose Garcia seu filho. Já no século XIX a mesma ponte passou a se chamar “Ponte do Tavares” como constam de todos os mapas até a construção da “Represa de Camargos” quando foi inundada a área.

 

Manoel casou duas vezes, em primeiras núpcias com Micaela (ou Maria) Preta de Moraes, inventariada em 1763 e em segundas com Ana Maria da Silveira, sua inventariante em 1778.

 

Manoel e Micaela Preta de Moraes tiveram, segundo seus inventários (neste site), os filhos:

 

1- João Alves de Moraes (tambem Valle), com 35 anos em 1763. Em Baependi aos 23-04-1764 casou com Ana Esméria de Brito, daí natural, filha de Manoel Munhoz Paes e Bernardina Soares de Almeida, família “Lourenço de Brito Leme”, neste site.

(pesq. Moacyr Villela) Casamentos de Baependi-MG. “Aos 23 de Abril de 1764 nesta Igreja Matriz de Baependi, sem impedimentos.. se receberam em matrimonio João Alves de Moraes natural e batizado na Freguesia de N.Sra da Piedade da Borda do Campo filho legitimo de Manoel Alves Valle e de Micaela Preta de Moraes ja defunta, com Ana Ismeria de Brito natural e batizada nesta mesma freguesia de Baependi, filha legitima de Manoel Munhoz Paes e de Bernardina Soares de Almeida...”

Pais de, q.d.:

1-1 Luiz batizado em 1774.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra da Madre de Deus em 1774 Luiz, f.l. João Alves Vale e Ana Maria, padr.: Francisco de Paula de Jesus, solteiro e Ana Maria do Nascimento.

1-2 Liberata Maria de Jesus na capela da Madre de Deus aos 23-11-1789 casou com Inacio Xavier dos Santos, natural da Aiuruoca, filho de João Inacio Xavier, natural da freguesia da Candelaria do Rio de Janeiro e batizado em Guaratinguetá-SP, e de Margarida Carvalho da Encarnação natural de Guaratinguetá-SP, neto paterno de João Inácio Xavier e Maria da Encarnação (filha de João Garcia e Maria Leal), neto materno de Antonio Carvalho Marques e Maria da Motta Paes - aportes à GP: Margarida Carvalho - SL. III, 58, 4-1, neste site.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 23-11-1789 na capela N. Sra da Madre de Deus, test.: Joaquim Francisco Ribeiro e Domingos de Paiva e Silva. Inacio Xavier dos Santos, f.l. João Inacio Xavier e Margarida de Carvalho da Conceição(sic), natural e batizado na freguesia da Ayuruoca = cc Liberata Maria de Jesus, f.l. João Alves de Moraes e Ana Esmeria de Brito, n/b nesta freguesia.

1-3 Graciano Alves de Moraes casou duas vezes. Primeira vez com Ana Bernardina Emerenciana de Almeida, viúva de João Manoel de Azevedo, e filha de Manoel Francisco da Silva e Ana Maria de Almeida. Geração na família “Manoel Francisco da Silva” Cap. 13º.

          Segunda vez, Graciano casou com Hipolita Jacinta de Carvalho, filha de José de Carvalho Duarte e Mariana Antonia de Jesus. Geração na família “Carvalho Duarte” Cap. 8º § 11º.

1-4 Maria Joaquina da Conceição em setembro de 1792, dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, casou com Domingos José de Jesus, filho de Domingos Tavares de Jesus e Ludovina de Moraes Serqueira, 3-6 abaixo.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas em setembro de 1792 nesta matriz, dispensados do 2º grau de parentesco em linha transversal, Domingos Jose de Jesus, f.l. Domingos Tavares de Jesus e Ludovina de Moraes Serqueira = cc Maria Joaquina da Conceição, f.l. João Alves de Moraes e Ana Esmeria de Brito. Ambos naturais e batizados nesta freguesia. Test.: Revdo Sacristão Antonio Gonçalves de Siqueira e Inacio Xavier dos Santos.

 

2- Isabel Rodrigues de Jesus (citada como Izabel Preta de Moraes na dispensa do neto José Maria), casada com José de Almeida Perdigão (ou de Oliveira). Pais de, q.d.:

2-1 José de Almeida Oliveira casou com Ana Rosa de Jesus. Pais de:

2-1-1 José Maria de Almeida, batizado na era de 1789 na capela do Espirito Santo da freguesia de Lavras do Funil. Dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau casou com Lina Maria de Araújo, filha natural de Maria Josefa e Miguel José de Araújo, neta paterna de Luzia da Conceição 5 abaixo.

www.familysearch.org

Dispensas matrimonias Aiuruoca-MG

Aiuruoca 1811

Jose M.ª de Almeida e Lina Maria da Conceição - em 3º grau de consanguinidade e

Que Izabel Preta de Moraes era inteira irmã de Luzia da Conceição, que daquela Izabel nasceu Jose de Almeida e de Jose de Almeida proveio Jose Maria o orador; e daquela Luzia da Conceição nasceu Miguel Jose de Araujo e deste proveio Lina Maria da Conceição - 3º grau de consanguinidade

Que a oradora tem um filho do orador. Que o orador teve atos carnais com Bernarda e Zeferina e Luzia todas primas irmãs da oradora.

 

Testemunhas:

João da Silva Pereira, homem branco, casado de idade de ----, n/b freg. Aiuruoca, vive de cultura e de criar, as costumes disse nada.

- Joaquim Jose de Carvalho, homem branco, solteiro de idade 30 anos, n.da freg. do Benfica do Patriarcado da cidade de Lisboa, vive de administrar negocio, aos costumes disse nada.

- Antonio Tavares da Silva, homem branco, casado, 56 anos, n. freg. vila de S. João del Rei, aos costumes disse nada.

- Francisco da Rocha Pereira, homem branco, 56 anos, n/b na freg. Sta. Catarina Bispao de Angra. vive de seu negovcio, aos costumes disse nada.

Mariana 26 de -- 1813 consanguinidade em 3º grau da linha transversa por serem segundo primos e tb com o triplicado de afinidade ilicita em 2º grau de linha transversa por ter conhecido carnalmente a três primas coirmãs da oradora

 

Depoimento dos oradores aos 30-06-1813

Jose Maria de Almeida, f.l. Jose de Almeida e Ana Rosa de Jesus = e Lina Maria da Conceição, f. de Maria Josefa, nts bts e moradores na vila da Aiuruoca.

 

Jose de Abreu e Silva, paroco nesta freguesia de N. Sra da Conceição da Aiuruoca, certifico que:

No livro de suplementos a f. 256v se acha o seguinte assento: na era de 1789 na capela do Espirito Santo da freguesia de Lavras do Funil, com licença, bat. a Jose, f.l. Jose de Almeida de Oliveira e Ana Rosa, foi padrinho Jose de Almeida, todos desta freguesia e por se não lançar assento em tempo, faço este. o vigario Jose de Abreu e Silva.

No mesmo a f. 25v: Na era de 1790 na capela do Espirito Santo da freg. de Lavras de licença, bat. a Lina, filha natural de Maria Josefa, foram padrinhos Manoel Joaquim [fim da pg]

José Maria e Lina Maria tiveram, q.d.:

2-1-1-1 Ana Lina de Araújo, dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau mixto de 2º duplicado, e 4º mixto de 3º por outra linha, aos 26-07-1830 casou com Francelino José de Almeida, filho dos falecidos João de Almeida e Maria Cecilia.

S. Vicente de Minas, MG - Igreja S. Vicente Ferrer - aos 26-07-1830 dispensados do 3º grau de consanguinidade mixto de 2º duplicado, e 4º mixto de 3º por outra linha, Francelino Jose de Almeida, f.l. dos falecidos João de Almeida dos [dobra]r.ª e Maria Cecilia = cc Ana Lina de Araujo, f.l. Jose Maria de Almeida e Lina Maria. Nts/bts e moradores nesta freguesia.

2-1-2 Felizardo José de Almeida aos 04-02-1807 casou com Ana Marcelina Goulart, filha de Gonçalo da Costa Goulart e Ana Teresa de Faria, família “Isabel Rosa de Jesus”.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, aos 04 fev 1807 Porto Turvo, Felisardo Joseph d'Almeida, f.l. de Joseph d'Almeida d'Oliveira e Anna Rosa de Jesus; cc/ Anna Marcellina Goulart, f.l. de Gonçalo da Costa Goulart e Anna Theresa de Faria. Ns. e bts. nesta freguesia.

Pais de, q.d.:

2-1-2-1 José, batizado em 04-10-1812.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 04 out 1812 matriz, Joze, f.l. de Lizardo (sic) Joze de Almeida e Anna Marcelina Goulart, padr.: Luis Fernandes da Costa e Theresa Maria de Jesus sua mulher.

2-1-2-2 Candida Livia de Almeida aos 05-07-1834 casou com Vicente José Galdino, filho de Joaquim de Araujo Silva e Genoveva Maria de Jesus

Carmo de Minas, MG Igreja N Sra do Carmo aos 05-07-1834 nesta matriz Vicente Jose Galdino, f.l. Joaquim de Araujo Silva e Genoveva Maria de Jesus = cc Candida Livia de Almeida, f.l. Iliziario Jose de Almeida e Ana Marcelina Gularte. Test.: Alf. Jose Francisco Lima e Jose Antonio da Silveira.

2-1-3 Joaquim de Almeida e Oliveira em S. João del Rei aos 22-10-1810 casou com Rita Lopes de Sequeira, filha de Bento Lopes de Sequeira e Antonia Maria Custodia, família “Lopes de Siqueira” Cap. 11.

Entre seus filhos:

2-1-3-1 Francelina, batizada em 10-08-1823.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 10-08-1823 na capela de S. Miguel do Cajuru b at a Francelina, f.l. Joaquim de Almeida e D. Rita Lopes de Siqueira, foram padrinhos Manoel Jose de Carvalho e D. Francisca Alexandrina das Chagas, todos da dita aplicação e desta freguesia.

2-1-3-2 Maria, batizada em 22-01-1826.

(RMJ) Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 22-01-1826 - São Miguel do Cajuru-  Maria, filha legtima de Joaquim de Almeida e Rita Lopes de Siqueira. Pp José Gonçalvez Martins e Mariana De--- da Conceição, todos daquela Aplicação.

2-1-4 Ana Esméria de Almeida aos 12-08-1812 casou com José Porcino de Castro filho de José Dias Pinto (Reymão) e Joana Teodora dos Santos ou Castro, familia “José Pinto Reymão”.

Aiuruoca-MG Igreja N Sra da Conceição aos 12-08-1812 na ermida de S. Vicente desta freguesia Jose Porcino da Costa(sic), f.l. Jose Dias Pinto e Joana Teodora da Costa(sic), n/b na freguesia da vila de Barbacena = cc Ana Esmeria de Almeida, f.l. Jose de Almeida de Oliveira e Ana Rosa de Jesus, n/b e moradores ambos nesta freguesia. Test.: Mano[--] [---]io Alvares e Joaquim Dias Pinto (indicação de Benedito Raimundo Alves)

2-2 João de Almeida de Oliveira, batizado em 23-06-1750.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 23-06-1750 na capela de S. Miguel do Cajuru bat a João, f.l. Jose de Almeida e Izabel Rodrigues, foram padrinhos Bento da Costa, solteiro e Luiza da Conceição, solteira filha de Miguel Alves Valle, todos desta freguesia de S. João del Rei.

          Em Aiuruoca aos 12-06-1794, João casou com Maria Cecilia de Jesus, batizada em 03-09-1769, filha de Antonio Carlos de Vasconcellos Coutinho e Catarina Josefa Felicia

Aiuruoca, MG [João de Almeida de Oliveira e M.ª Cecilia Felicia(sic)] aos 12-06-1794 na matriz da vila de S. João del Rei se receberam João de Almeida de Oliveira, f.l. de Joseph de Almeida de Oliveira e de D. Izabel Rodrigues de Jesus, n/b na vila de São João del Rei= E Maria Cecilia de Jesus, f.l. Antonio Carlos de Vasconcellos e Catarina Josefa Felicia, n/b nesta freguesia da Aiuruoca.

 

Aiuruoca, MG aos 03-09-1769 na Capela da Sra do Turvo desta freguesia bat a Maria, f.l. de Antonio Carlos de Vasconcellos e Catarina Josefa Felicia, q nasceu aos 23 de agosto; foram padrinhos Cap. Cosme de Souza Campos e Mariana da Silva. Aiuruoca 9 de 8bro de 1769.

2-3 Manoel, em 11-10-1751.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 11-10-1751 na capela de S. Miguel do Cajuru bat a Manoel, f.l. Jose de Almeida e Izabel Rodrigues de Jesus, foram padr.: Manoel Alves Valle e Micaela Preta de Moraes moradores no distrito de [muito apagado] desta freguesia de S. João del Rei.

2-4 Francisco em 27-12-1752.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 27-12-1752 bat a Francisco, f.l. Jose de Almeida e Izabel Rodrigues de Jesus, foram padr.:Antonio Teixeira da Cunha w Ludovina de Moraes, todos desta freguesia.

2-5 Antonio nascido em 12-02-1765 e batizado aos 4 do mês seguinte.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 04-03-1765 na capela de N Sra da Madre de Deus bat a Antonio nascido aos 12 de fevereiro, f.l. Joseph de Almeida e Izabel Rpdrigues de Jesus, foram padrinhos Manoel Jose Brito, solteiro e Ludubina de Moraes mulher de Domingos Tavares, todos desta freguesia.

 

3- Ludovina de Moraes Siqueira, casada com Domingos Tavares de Jesus (ou da Silva), filho de Manoel Tavares e Izabel Paes, ambos da freguesia de S. João Batista de Silvais. Ludovina já era falecida em 1778 e foi representada no inventário paterno por seus filhos.

3-1 Francisco, batizado em 10-10-1753. Francisco Tavares da Silva aos 05-02-1780 casou com Teresa Maria de Jesus, filha de Antonio Vaz e Joana Rodrigues da Silva esta falecida, viúva, com testamento e inventariada em 1812, filha de João Rodrigues e Brizida de Paiva.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 10-10-1753 Francisco, f.l. Domingos Tavares e Ludovina Moraes de Siqueira, np Manoel Tavares e Izabel Paes, ambos da freg. de S. João Batista Silvais,nm Manoel Alves da freg. Santa Maria Car---- Arc. Braga e Micaela Preta de Moraes, padr.: Francisco --- e Izabel Rodrigues

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 05-02-1780 Cap. N. Sra. do Rosario, Francisco Tavares da Silva, f.l. de Domingos Tavares de Jesus e Loduina de Moraes Serqueira; = cc. Theresa Maria de Jesus, f.l. Antonio Vas e Joana Rodrigues. Ambos nts/bts nesta

 

Antonio Vaz e Joana Rodrigues da Silva foram pais de, segundo inventário desta (neste site), situação em 1812:

I - Ana, falecida, casada que foi com (Teles ?) José de Carvalho, tem os filhos:

a- José, solteiro, 35 anos;

b- Felipe, solteiro, 34 anos;

c- Francisca, solteira, 33 anos;

d- Antonio, 32 anos;

e- João, 31 anos;

f- Manoel, 30 anos;

g- Ana, 29 anos

 

II- Maria, casada com João de Paiva e Silva (família “Paiva” Cap. 2º § 4º).

III- Teresa casada com o Capitão Francisco Tavares da Silva.

IV- Escolástica, solteira com 48 anos

V- Joaquina Maria Vaz, aos 01-03-1791 casou com João Martins Coelho, filho de outro natural da freguesia das Quatro Ribeiras Bispado de Angra e Rita Maria de Jesus (ou da Conceição) natural do Inficionado, neto paterno de Sebastião Martins e Maria de Santa Rosa, neto materno do Alf. Henrique Cardoso Leal e Maria Antonia do Rosario - família “Henrique Cardoso Leal”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 01-03-1791; Sto Antonio em S. João del Rei; João Martins Coelho; f. João Martins Coelho e Rita Maria de Jesus; n. Oliveira; = cc. Joaquina Maria Vaz; f. Antonio Vaz e Joana Rodrigues; n. Madre de Deus de S. João del Rei

VI- Joana Rodrigues aos 01-03-1791 casou com João Alves Ferreira, filho de Pedro Ferreira de Aguiar e Ana Maria, família “Henrique Cardoso Leal”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 01-03-1791; Sto Antonio em S. João del Rei; João Alvares Ferreira; f. Pedro Ferreira de Aguiar e Ana Maria; n. Lagoa Dourada; = cc. Joana Rodrigues; f. Antônio Vaz e Joana Rodrigues; n. São João del Rey

VII- José casado, ausente em Santo Antonio do Amparo

 

Capitão Francisco faleceu com testamento e foi inventariado em 1818 por sua viúva. Compareceram os filhos, situação em 1818 (inventário neste site):

3-1-1 Francisca Rosa da Silva Tavares, batizada em dezembro de 1780. Aos 16-02-1805 casou com Francisco Custódio da Veiga, filho de Custódio Rodrigues da Veiga e Helena Maria de Jesus. Geração na família “Vieira da Maia”, neste site.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra Madre de Deus em dezembro 1780 Francisca, f.l. Francisco Tavares da Silva e Teresa Maria de Jesus, padr.: Domingos Tavares de Jesus avô da batizanda.

 

B7: Casamentos - SJDRei, aos 16-02-1805 Ermida N.Sra, da Penha Aplicação Capela N. Sra. da Madre de Deus, Francisco Custódio da Veiga, f.l. Custódio Rodrigues da Veiga e Helena Maria de Jesus, n/b freguesia de Aiuruoca; = cc. Francisca Roza Tavares, f.l. Cap. Francisco Tavares da Silva e Theresa Maria de Jesus, n/b nesta freguesia

3-1-2 Francisco da Silva Tavares, batizado em 12-01-1782. Aos 16-04-1806 casou com Custódia Clementina de Jesus, exposta a Domingos José da Costa.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra Madre de Deus aos 12-01-1782 Francisco, f.l. Francisco Tavares da Silva e Teresa Maria de Jesus, padr.: João Tavares, solteiro e Ana Esmeria, casada.

 

B7: Casamentos - SJDRei, aos 16-04-1806 matriz, Francisco da Silva Tavares, f.l. Cap. Francisco Tavares da Silva e D. Thereza Maria de Jesus; = cc. D. Custodia Clemendina de Jesus, exposta a Domingos Jose da Costa. Nts/bts nesta freguesia.

3-1-3 Ana Francisca Tavares, batizada em 17-12-1783. Aos 16-09-1805 casou com João Custódio Rodrigues, irmão de Francisco Custódio supra. Geração na família supra citada.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra Madre de Deus aos 17-12-1783 Ana, f.l. Francisco Tavares da Silva e Teresa Maria de Jesus, padr.: Padre Jose Santos Porto e Maria de Nazaré cc Jose Garcia.

 

B7: Casamentos - SJDRei, aos. 16-09-1805 Ermida N.Sra da Penha de Franca Aplicação Capela N. Sra. da Madre de Deus, João Custodio Rodrigues, f.l. Custódio Rodrigues da Veiga e Helena Maria de Jesus; = cc. Ana Francisca Tavares, f.l. Cap. Francisco Tavares da Silva e Theresa Maria de Jesus.

3-1-4 Lauriana Eliodora da Silva, batizada em 03-11-1787.Solteira, com 32 anos

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra Madre de Deus aos 03-11-1787 Laureana, f.l. Francisco Tavares da Silva e Teresa Maria de Jesus, padr.: Domingos Jose de Jesus e Micaela Francisca de Jesus.

3-1-5 Teresa Francisca de Jesus, solteira com 30 anos

3-1-6 Fortunato da Silva Tavares, batizado em 18-12-1791. Solteiro, com 28 anos

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra Madre de Deus aos 18-12-1791 Fortunato, f.l. Francisco Tavares da Silva e Teresa Maria de Jesus, padr.: Sarg. Mor Jose Leite Ribeiro e s/filha Maria.

3-1-7 João Tavares da Silva, solteiro, com 26 anos, demente

3-1-8 José Tavares da Silva, solteiro, 25 anos

3-1-9 Silvério Antonio Tavares, solteiro, 23 anos, demente (vive como “louco furioso fechado em seu quarto”)

 

3-2 Antonio Tavares da Silva, com 23 anos em 1778. Casou duas vezes, em primeiras aos 07-02-1780 com Rosa Maria da Conceição, filha de Damião José de Sá e Maria Teresa de Jesus. Rosa faleceu aos 02-02-1814.

RMJ: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR, 07-02-1780 - Capela de Madre de Deos, Antonio Tavares da Silva, f. de Domingos Tavares de Jesus e Ludovina Moraes de Siqueira; c.c. Rosa Maria da Conceição, f de Damião José de Sa e Maria Thereza de Jesus, nat da Freg de N Sra da Conceição de Goiases do bispado do Rio de Janeiro.

 

          Em 1814 pediu dispensa de segundo grau, tanto de consaguinidade quanto de afinidade, para se casar com sua prima Michaela Rosa de Jesus, filha de 5 abaixo (processo matrimonial neste site).

          Michaela Rosa faleceu em 08-12-1830.

S. Vicente de Minas - Igreja S. Vicente Ferrer aos 08-12-1830 de hidropsia de idade septuagenaria faleceu Michaela Roza casada com Antonio Tavares da Silva

 

Antonio e Rosa Maria tiveram, pelo menos:

3-2-1 Domingos, batizado em 15-01-1777.

Lavras, MG Igreja Santana bat Lv Suplementos aos 15-01-1777 na capela do Divino Espirito Santo filial desta matriz bat a Domingos, f.l. Antonio Tavares da Silva e Rosa Maria da Conceição, padr.: Manoel Joaquim de Andrade

3-3 Ana (Maria) Francisca de Jesus, com 17 anos em 1778. Aos 23-11-1774 casou com João Vieira da Silva. Geração na família Vieira da Maia. Segunda vez aos 18-05-1791, Ana Francisca casou com Manoel Correa de Mendonça, filho de José Correa de Mendonça e Agostinha Maria de Mendonça. Geração deste segundo matrimônio na família Francisco da Cruz Silva.

3-4 Maria, com 16 anos em 1778. Maria Teresa de Jesus casou com Anacleto Vieira da Silva, irmão de de João Vieira da Silva supra. Geração na família “Vieira da Maia”.

          Maria faleceu em 02-01-1828, viúva então de Salvador da Silva.

S. Vicente de Minas - Igreja S. Vicente Ferrer aos 02-01-1828 de encalhe em idade septuagenaria faleceu com todos os sacramentos Maria Teresa de Jesus, viuva dos falecidos Anacleto Vieira da Silva e Salvador da Silva, Jaz dentro da capela de S. Vicente.

 

3-5 João Tavares, 18 anos em 1778. Aos 28-11-1789 casou com Madalena Francisca de Jesus , filha de Belchior de Araujo Sampaio e Ana Rodrigues de Jesus. Madalena casou segunda vez com Tomé Gonçalves de Souza. Família Araújo Sampaio - Araújo Martins” Cap. 2º.

B7:Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 28-11-1789 Capela N. Sra. da Conceição das Carrancas filial desta matriz, João Tavares da Silva, f.l. Domingos Tavares da Silva e Ludovina de Moraes de Serqueira, n/b vila S. João; = cc. Magdalena Francisca, f.l. Melchior de Araujo Sam Payo e Anna Rodrigues de Jesus, n. freg. Lavras.

          Entre os filhos de João e Madalena:

3-5-1 Vicente Tavares da Silva, nascido na Mutuca e batizado em Três Pontas-MG, casou quatro vezes. Primeira vez com Ana Joaquina de Jesus, filha de Antonio Amaro Gonçalves de Brito e Isabel Inacia de Jesus (Família “Amaro de Mendonça Coelho” Cap. 3º). Vicente e Ana Joaquina tiveram onze filhos: João Francisco = João Baptista = Vicente = Iria = Maria Ignacia = Marianna Ignacia = Anna Barbara = Anna Izabel = Anacleta = Magdalena e = Anna Rita”

         Segunda vez casou com Quiteria Maria do Carmo, natural de Três Pontas, filha de Francisco Alves Silva e Thereza Clara Roza da Silva. Quiteria faleceu com testamento redigido na Fazenda Cachoeira de Santo Antonio aos 05-09-1865, sem geração.

Terceira com Silvéria Maria de Jesus e quarta com Ana Izabel Bueno sua inventariante, sem geração de ambos os consórcios.

         Vicente faleceu em 31-05-1889 com testamento de 1886 redigido na Cidade de Campanha.. Teve geração somente das primeiras nupcias.

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA 04, Testamentos - Campanha da Princesa 1854-1871;

Registro do testamento com que faleceu D. Quiteria Maria do Carmo, fal. aos 05-7bro-1865, de quem é testamenteiro Gabriel J.e Mendes.

Eu, Quiteria Maria do Carmo, f.l. Francisco Alves Silva e Thereza Clara Roza da Silva, já falecidos, n. da cidade de Três Pontas. Sou cc. Vicente Tavares da Silva de cujo consorcio não temos filhos alguns.

Alforria todos os escravos.

(...) as minhas terras da Cachoeira da Barra deixo por esmola a meus escravos Umbelina, João e Candinho.

Testamenteiros: 1º Gabriel Joze Mendes, 2º Manoel Rodrigues Bueno, 3º a meu marido Vicente Tavares da Silva.

Deixo as minhas terras da Jararaca a meu marido Vicente Tavares durante a sua vida e depois ficará pertencendo por sua morte a meus irmãos em igual parte.

Fazenda da Cachoeira de Santo Antonio 31-08-1865 Quiteria Maria do Carmo

Aprovação 31-08-1865

Abertura 05-09-1865

Aceitação: Mutuca, 06-09-1865 Gabriel Jose Mendes

 

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA 05, Testamentos - Campanha da Princesa 1872-1897

Registro do testamento com que faleceu Vicente Tavares da Silva em data de 31-05-1889, testamenteira D. Anna Izabel Bueno

Eu, Vicente Tavares da Silva, n. na freguesia da Mutuca onde tenho residido até hoje e batizado na cidade de Três Pontas, f.l. de João Tavares da Silva e D. Magdalena Maria de Jesus, já falecidos.

Testamenteiros: a minha mulher D. Anna Izabel Bueno e na sua falta ou impedimento a Manoel Procopio Bueno, e na deste a meu filho Vicente.

Missas pela minha alma, de meus pais e minhas mulheres falecidas, descendentes e mais pessoas de minha obrigação.

Fui cc. legitimamente com D. Anna Joaquina por morte da qual ficaram do nosso consorcio os seguintes filhos: João Francisco = João Baptista = Vicente = Iria = Maria Ignacia = Marianna Ignacia, Anna Barbara = Anna Izabel = Anacleta = Magdalena e = Anna Rita, ao todo em numero de onze, os quais todos estão pagos de sua legitima materna.

Passei as segundas nupcias com D. Quiteria Maria do Carmo, por morte desta casei-me com D. Silveria Maria de Jesus e ultimamente casei-me com D. Anna Izabel Bueno e de nenhum destes três ultimos consorcios tive filho algum, nem de um nem de outro sexo.

Deixo minha escrava Eva para servir a minha mulher D. Anna Izabel durante a vida desta e sujeita aos castigos que merecer e logo que esta falecer entrará no gozo da liberdade.

Instituo por herdeira do remanescentes de minha terça a mesma minha mulher D. Anna Izabel Bueno, a quem se dará na mesma terça a casa de morada com engenho, seus utensilios e mais benfeitorias de terreiro na fazenda da Cachoeira de Santo Antonio.

Cidade da Campanha 06-01-1886 Vicente Tavares da Silva.

Aprovação 06-01-1886

Abertura 31-05-1889

Aceitação 03-06-1889 D. Anna Izabel Bueno

 

3-5-2 Maria, batizada em 03-04-1796.

Lavras, MG Igreja Santana bat Lv Suplementos aos 03-04-1796 na capela de Carrancas filial desta matriz bat a Maria, f.l. João Tavares da Silva e Madalena Francisca de Jesus, padr.: Jose Tavares da Silva e Ana Joaquina.

3-6 Domingos Tavares, 14 anos em 1778. Domingos José de Jesus, dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, casou com Maria Joaquina da Conceição, filha de João Alves de Moraes e Ana Esméria de Brito, 1-4 supra.

3-7 Micaela, 12 anos;

3-8 Joaquim Tavares, 11 anos;

3-9 José, 10 anos;

3-10 Manoel, 7 anos em 1778.

 

4- Inácio Alves Valle, batizado em 07-04-1733, estava casado em 1778. Muito provavelmente casado com Ana Maria do Espírito Santo e pais de:

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 07-04-1737 Inacio, f.l. Manoel Alves Valle e Micaela Preta de Moraes, padr.: Francisco Carvalho da Silva e Joana Maria.

4-1 Antonio Alves Valle aos 05-07-1782 casou com Izabel Vieira da Maia, filha de Manoel do Amaral da Fonseca e Maria Clara de Souza, família “Antonio do Amaral da Fonseca”, neste site.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 05-07-1782 matriz, Antonio Alves Valle, f.l. Ignacio Alves do Valle e Ana Maria do Espirito Santo; = cc. Izabel Vieira da Maya, f.l. de Manoel do Amaral da Fonseca e Maria Clara de Soiza. Ambos nts/bts nesta

Pais de, pelo menos:

4-1-1 Escolástica, batizada em 11-07-1787.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e Capelas Filiadas, cap. N. Sra da Madre de Deus aos 11-07-1787 Escolastica, f.l. Antonio Alves do Vale e Izabel Vieira da Maia, padr.: Antonio Amaral da Fonseca e Ana Maria do Espirito Santo, casada, todos desta freguesia.

4-2 Manoel, batizado em 19-01-1766.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra da Madre de Deus aos 19-01-1766 Manoel, f.l. Inacio Alves Vale e Ana Maria do Espirito Santo, padr.: Domingos Tavares e Ana Esmeria de Jesus cc João Alves Vale

5- Luzia da Conceição (ou Luzia Rodrigues de Jesus) casada com Francisco de Araújo Martins, filho de José de Araújo Martins e Joana Maria da Fonseca. Geração na família ”Os Araújo Martins - Araújo Sampaio” Cap. 1º.

 

6- Ana Maria do Nascimento, batizada em 23-08-1739 Aos 17-08-1761 casou com Manoel Martins Vaz, natural da freguesia de S. Mamede-Porto, filho de Francisco Vaz e Ana Martins.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 23-08-1739 Ana, f.l. Manoel Alves Valle e Micaela Preta de Moraes, padr.: Franisco Carvalho da Silva, solteiro e Maria Ramos cc Antonio Gonçalves dos Anjos.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Madre de Deus aos 17-08-1761 Manoel Martins Vaz, da freg. S. Mamede-Porto Arc. Braga, f.l. Francisco Vaz e Ana Martins = cc Ana Maria do Nascimento, desta, f.l. Manoel Alves Valle e Micaela de Moraes Preta, test.: Diogo Garcia e Jose de Araujo.

          Pais de, q.d.:

6-1 Antonio, batizado em 04-09-1769.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Madre de Deus aos 04-09-1769 Antonio, f.l. Manoel Martins Vaz e Ana Maria do Nascimento, padr.: João Almeida, solteiro e Ana Emerenciana cc João Alves.

6-2 Januario Martins de Nazare, natural da Aiuruoca. Aos 11-07-1798 casou com Catarina Maria de Jesus, filha de Sebastião de Araujo Ribeiro e Joana Maria da Conceição, família “João de Araújo Ribeiro”, neste site.

Campanha, MG aos 11-07-1798 Januario Martins de Nazare, f. de Manoel Martins Vaz e Ana Maria do Nascimento, n/b na freg. da Aiuruoca = cc Catarina Maria de Jesus, f. de Sebastião de Araujo Ribeiro e de Joana Maria da Conceição, bat. nesta freguesia.

6-3 Margarida Antonia do Rosario natural da Aiuruoca. Na Campanha em 22-02-1800 casou com Vicente Ferreira da Costa, filho de Julio Leme da Costa e Maria Luiza da Silva

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 22-02-1800 nesta matriz Vicente Ferreira da Costa, f.l.Julio Leme da Costa e Maria Luiza da Silva, n/b nesta freguesia = cc Margarida Antonia do Rosario, f.l. de Manoel Martins Vaz e Ana Maria do Nascimento, n/b na freg. de Aiuruoca.

7- José Alves de Nazaré, com 23 anos em 1763. Casou com Aniceta Rosa de Jesus. Pais de, q.d.:

7-1 Mariana Alves de Nazaré aos 07-02-1797 casou com Antonio da Silva, natural de Guaratinguetá-SP, filho de Manoel da Silva Lemos e Maria Bárbara.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, aos 07 fev 1797 Espirito Santo - Antonio da Silva, f.l. de Manoel da Silva Lemos e Maria Barbara, n. e b. vila de Guaratinguetá, SP; c/ Marianna Alvares de Nasareth, f.l. de Joseph Alvares de Nasareth e Anicesta Rosa, n. e b. nesta freg. de Aiuruoca.

7-2 Bernardino José de Nazare, habilitou-se para casar com Maria Joaquina de Jesus, viúva de José Vieira e filha de João Vieira da Silva e Ana Francisca de Jesus, neta materna de Domingos Tavares e Leduina de Moraes Siqueira 3 supra. Antes disso, Bernardino teve “tratos ilicitos” com uma irmã de Maria Joaquina.

Processo Matrimonial - Aiuruoca-MG - Livro Misto 1800-1854

www.familysearch.org (record search pilot)

Oradores: Bernardino Jose de Nazare e Maria Joaquina de Jesus

Depoimento do orador: homem branco, solteiro, n. e morador nesta freguesia, de idade de 28 anos e que vive de agricultura. Que Jose Alves de Nazare cc Aniceta Rosa de Jesus é pai dele orador. E que aquele José Alves é irmão leg. e inteiro de Ludubina cc Domingos Tavares e desta Ludubina nasceu Ana Francisca cc João Vieira da Silva e destes procedeu a oradora Maria Joaquina - impedimento consanguineo em 3º grau da linha transversal desigual.

Que ele orador teve tratos ilicidos com uma irmã da oradora a qual se acha casada.

Depoimento da oradora: Maria Joaquina de Jesus, branca, viuva, natural e moradora nesta freguesia onde vive de agricultura.

(...) a metade pertence a seus filhos órfãos que lhe ficaram do primeiro marido Jose Vieira, e sabe-se que estes bens ainda estão sujeitos a dividas do casal (...).

Que Jose Alves de Nazare cc Aniceta Rosa de Jesus é pai do orador Bernardino Jose de Nazaré. Que aquele Jose Alves é irmão inteiro de Ledubina cc Domingos Tavares e que destes nasceu Ana Francisca de Jesus cc João Vieira da Silva pais dela oradora.

 

 

Manoel Alves Valle e Ana Maria da Silveira tiveram os filhos:

 

8- Joaquim Alves, com 10 anos em 1778.

 

9- Rafael Alves, com 7 anos.

 

10- Francisco Alves, com 5 anos. Francisco Alves do Valle em julho de 1795 casou com Ana Lopaes de Siqueira, filha de Simão Lopes de Siqueira e sua primeira mulher Josefa da Costa Sobral. Geração na família “Lopes de Siqueira” Cap. 13º.

 

11- Ana Luiza Alves, com 4 anos. Casou aos 29-08-1799 com Joaquim José de Santa Ana, exposto em casa de José Antonio Sobral.

Casamentos - SJDRei, aos 29-05-1799 matriz, Joaquim Jose de Santa Ana, exposto em casa de Jose Antonio Sobral; = cc. Anna Luiza, f.l. Manoel Alvares do Valle e Anna Maria da Silveira. Nts/bts nesta freguesia.

 

12- Manoel, com 8 meses.