PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

LUCRECIA LEME DE CERQUEIRA

 

 

SL. 3, 515, 2-1.Lucrecia Leme de Cerqueira, fal. em 1753 em Itu com 90 anos de idade, casou em 1682 na mesma vila com Andre Fernandes do Prado, f.o do Capitão Dionizio Fernandes Giraldo e de Isabel do Prado. Teve q. d.:

3-1 Escholastica Borges do Prado

3-2 Marianna do Prado

3-3 Maria Leite do Prado

3-4 Dionizio Fernandes do Prado

3-5 Izabel Mendes do Prado,

3-6 Joanna da Silva Leme,

 

Bartyra Sette

 

Lucrecia Leme de Cerqueira filha de Antonio Borges e Maria de Freitas, em Itu aos 06-02-1682, casou com André Fernandes do Prado, filho de Dionisio Fernandes e Izabel do Prado.

Genere de Antonio José de S. Francisco:

Igreja N. Sra da Candelaria de Itu - em um dos livros dos casamentos desta paroquia, em um deles a f. 2 verso achei um assento do teor seguinte: = aos 06-02-1682 presentes Francisco Bicudo Denis e Antonio de Oliveira se casaram Andre do Prado, f. de Dionisio Fernandes e de s/m Izabel do Prado = com Lucrecia Leme, f. de Antonio Borges e de s/m Maria de Freitas. Vila de Itu 19-07-1741 anos.

 

Tiveram outros filhos, alem dos seis citados na GP:

 

1- Escolastica Borges do Prado teve “tratos” com Aleixo Leme da Silva, filho de Jorge Rodrigues de Niza e Ignez da Cunha Pinto. Dos “tratos” que tiveram, nasceram ao menos dois filhos naturais descritos na família “Aleixo Leme da Silva”, neste site.

 

2- Mariana do Prado, em Itu aos 05-08-1708 casou com Francisco Barbosa, filho de Amaro Pires e de s/m Maria Barbosa. Todos naturais de Itu.

Itu, SP na era de 1708 se receberam Francisco Barbosa, f. de Amaro Pires e de s/m Maria Barbosa = com Mariana do Prado, f. de André Fernandes, ja defunto e de sua mulher Lucrecia Leme. Test.: Felis Nabor, vigario encomendado desta igreja e João Gomes de Mendonça, Manoel Pires da Rocha, Maria de Chaves, Maria de Abreu todos moradores e naturais desta vila a cinco de agosto da sobredita era.

 

3- Maria Leite do Prado segunda mulher de Diogo da Costa Tavares. Geração em SL. 6, 452, 3-5.

 

4- Izabel Mendes do Prado casou com José Fernandes Porto. Viúva, faleceu em Itu aos 07-08-1745. Geração na GP.

Itu, SP - Izabel Mendes do Prado - aos 07-08-1745 faleceu Izabel Mendes do Prado, natural da freguesia de Juquiri termo da cidade de S. Paulo, e moradora desta vila, filha de Andre Fernandes do Prado e de s/m Lucrecia Leme de Serqueira, de idade 60 anos, pouco mais ou menos. Sem testamento, foi sepultada na capela dos Terceiros Franciscanos desta vila. Era viúva de Joseph Fernandes Porto.

 

5- Joana da Silva Leme, batizada em Itu aos 23-01-1700.

Itu, SP aos 23-01-1700 bat a Joana, f. de Andre Fernandes do Prado e de s/m Lucrecia Leme de Serqueira, foram padrinhos Antonio Pedroso e Ana Ribeira de Alvarenga.

          Teve com Gabriel Barbosa Lima, filho de Gaspar João Barreto e Maria Barbosa de Lima - família Gaspar João Barreto, o filho natural:

5-1n Antonio José de S. Francisco, com 24 anos em 1747, Habilitou-se às Ordens Sacras.

ACMSP - Aplicação Sacerdotal (Genere et Moribus) ano 1747

Habilitando Antonio José de S. Francisco

Autos de Inquirição

Diz o L.do Antonio Jose de S. Francisco, natural e batizado na catedral desta cidade, de idade de 24 anos, f. de Gabriel Barbosa de Lima, natural desta cidade e de Joana da Silva Leme, moradora nesta cidade e batizada na vila de Itu deste bispado (...) a fazer suas deligencias de genere.

Neto paterno de Gaspar João Barreto e de Maria de Lima, ambos desta cidade. Neto materno de Andre Frz do Prado e de Lucrecia Leme de Siqueira, ambos da vila de Itu.

 

Certidão de Casamento dos avós maternos Andre Frz do Prado e Lucrecia Leme de Serqueira.

Igreja N. Sra da Candelaria de Itu - em um dos livros dos casamentos desta paroquia, em um deles a f. 2 verso achei um assento do teor seguinte: = aos 06-02-1682 presentes Francisco Bicudo Denis e Antonio de Oliveira se casaram Andre do Prado, f. de Dionisio Fernandes e de s/m Izabel do Prado = com Lucrecia Leme, f. de Antonio Borges e de s/m Maria de Freitas. Vila de Itu 19-07-1747 anos.

 

Certidão de Batismo:- em um dos livros de batizados desta vila a f. 19 achei o do teor seguinte: Aos 23-01-1700 bat a Joana, f. de Andre Fernandes do Prado e de s/m Lucrecia Leme de Serqueira, foram padrinhos Antonio Pedroso e Ana Ribeira de Alvarenga. Vila de Itu 21-07-1747 anos.

 

Nas inquirições feitas nas proprias origens mostrasse que o habilitando é filho ilegitimo de Gabriel Barbosa, natural da mesma cidade e de Joana da Silva Leme, mulher solteira que era no tempo que teve o habilitando, natural da vila de Itu e hoje casada e moradora nesta cidade. Mostrasse que ele é neto paterno de Gaspar João Barreto e de Maria de Lima, naturais da dita cidade e pela materna de Andre Frz do Prado e de Lucrecia Leme de Serqueira, naturais e moradores que foram da vila de Itu, todos deste bispado.

 

6- Rosa Maria de Jesus, batizada em Itu aos 15-08-1702. Não consta do rol de seus irmãos na GP.

Igreja N. Sra da Candelaria de Itu, aos 15-08-1702 bat. Rosa, f. Andre Fernandes do Prado e s/m Lucrecia Borges, padr.: An.to [danificado] de Campos e Veronica de Jesus,

          Em Ouro Branco-MG aos 13-08-1718, Rosa casou com Antonio dos Santos, natural da freguesia de S. Salvador de Barbeita termo de Monção Arc. Braga, filho de Francisco Rodrigues Frade e de s/m Isabel Fernandes.

POLIS 30 - CASAMENTOS DA PARÓQUIA DE SANTO ANTÔNIO DE OURO BRANCO (1717 1719) copiados por João Paulo  Ferreira de Assis, do Livro S 23 A (batizados, casamentos e óbitos de Ouro Branco 1717 1744), arquivado na Cúria  Metropolitana de Mariana.

Paroquia do Ouro Branco lv. S-23, 69 verso, 13/08/1718, Matriz, Antônio dos Santos, natural de Monção, Arcebispado de Braga, sem filiação, com Roza de Jesus, natural de Mogi, filha de Lucrécia Leme.

          Foram moradores nos Campos dos Carijos onde batizaram os filhos, q.d.:

6-1 João em 22-09-1734.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 22-09-1734 bat a Joam, f.l. de Antonio dos Santos e s/m Rosa Maria, foram padrinhos Manoel Rodrigues da Cunha, solteiro e andante do caminho, e Rosa Maria mulher de Pedro ---- moradores em rio abaixo.

6-2 Ana em 18-11-1736.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 18-11-1736 bat a Ana, f.l. de Antonio dos Santos e s/m Rosa de Jesus, foram padrinhos Antonio Rodrigues e -------------------.

          Ana Maria de Jesus casou com Fradique Marques Palmeira, filho de Domingos Francisco e Antonia da Silva - tronco da família “Fradique Marques Palmeira, neste site.

6-3 Joana da Silva, batizada em 19-12-1740. Madrinha em 1740.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 19-12-1740 nesta matriz bat a Joana, f. de Antonio dos Santos e de s/m Rosa de Jesus, foram padrinhos João Martins Vieira e Leonora Pereira mulher de Jose da Costa.

 

Conselheiro Lafaiete, MG aos 30-01-1758 na capela de N. Sra da Gloria, filial desta freguesia bat a Jose, f.l. de Fradique Marques e de Ana Maria sua mulher, nasceu aos doze dias do dito mes, np de Domingos Francisco, n. da freguesia de Santa Maria de Palmeira e de Antonia da Ssilva, n, da freguesia de S. Martinho de Dume em ambos do Arc. Braga, e nm de Antonio dos Santos n.da freg. de S. Salvador de Barbeita termo de Monção Arc. de Braga e de Rosa de Jesus, n. da vila de Itu Bispado de S. Paulo. Foram padrinhos Manoel Antunes Vieira e Joana Silva, filha de Antonio dos Santos, ja defunto.

6-4 Josefa Maria de Jesus casou com Antonio Ferreira Barbosa, natural da Freguesia de Santa Catarina do Monte Sinai, Patriarcado de Lisboa, filho de Francisco Ferreira e Mariana de Nazare. Tiveram os filhos, q.d.:

6-4-1 Ana de Jesus, solteira em 01-11-1766.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 01-11-1766 Oliveira, Joana, f.l. Fradique Marques e Ana Rodrigues, padr.: Dr. Francisco Jose e Ana de Jesus, solteira filha de Antonio Ferreira Barbosa.

6-4-2 Felix, batizado em Carijos aos 23-07-1755.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 23-07-1755 nesta freguesia bat a Felis, f.l. de Antonio Ferreira Barbosa e de Josefa Maria de Jesus, nasceu aos dez do mesmo mes, np de Francisco Ferreira, n. da freg. de Santiago de Arcozello do Arc. Braga e de Mariana de Nazare, n. da cidade de Lisboa freguesia de Santa Catarina de Monte Sinai, nm de Antonio dos Santos da freguesia de S. Salvador de Barbeita Arc. de Braga e de Rosa de Jesus n. da vila de Itu Bispado de S. Paulo. Foram padrinhos Antonio Rodrigues e Ana Maria de Jesus.

6-4-3 Antonio em 12-10-1757.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 12-10-1757 na capela de N. Sra da Gloria bat a Antonio, f.l. de Antonio Ferreira Barbosa e de Maria Josefa sua mulher, nasceu ao primeiro do dito mes, np de Francisco Ferreira, n. da freg. de Santiago de Arcozello do Arc. Braga e de Mariana de Nazare, n. da cidade de Lisboa freguesia de Santa Catarina de Monte Sinai, nm de Antonio dos Santos da freguesia de S. Salvador de Barbeita Arc. de Brga e de Rosa de Jesus n. da vila de Itu Bispado de S. Paulo. Foram padrinhos Leandro ------- Filgueira, e Leonor Maria filha do defunto Antonio ------.

6-4-4 João em 17-02-1760.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 17-02-1760 na capela de N. Sra da Gloria bat a João nascido aos seis do dito mes, f.l. de Antonio Ferreira Barbosa e de Josefa Maria de Jesus, np de Francisco Ferreira, n. da freg. de Santiago de Arcozello do Arc. Braga e de Mariana de Nazare, n. da cidade de Lisboa freguesia de Santa Catarina de Monte Sinai, nm de Antonio dos Santos da freguesia de S. SAlvador de Barbeita Arc. de Brga e de Rosa de Jesus n. da vila de Itu Bispado de S. Paulo. Foram padrinhos Estevão da Motta e Josefa da Assunção.

6-4-5 Francisco Ferreira Barbosa, batizado em 23-08-1761. Casou com Maria Madalena da Fonseca, filha de Alexandre da Fonseca Cardoso e Maria do Nascimento. Geração na família “Alexandre Dias de Souza”, neste site.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 23-08-1761 na capela de N. Sra da Gloria bat a Francisco nascido aos treze dias do dito mes, f.l. de Antonio Ferreira Barbosa e de Josefa Maria, np de Francisco Ferreira, n. da freg. de Santiago de Arcozello do Arc. Braga e de Mariana de Nazare, n. da cidade de Lisboa freguesia de Santa Catarina de Monte Sinai, nm de Antonio dos Santos da freguesia de S. SAlvador de Barbeita Arc. de Brga e de Rosa Maria de Jesus n. da vila de Itu Bispado de S. Paulo. Foram padrinhos Francisco Rodrigues dos Santos e Leonor Mariada Assunção.

6-4-6 Joaquim Ferreira Barbosa aos 19-02-1787 casou com Izabel Maria da Visitação, filha de José Machado Borges e Leandra Rosa de Santa Rita. Geração na familia José Machado Borges, neste site.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, 19-02-1787; Joaquim Ferreira Barboza; f. ................. e Josefa Maria de Jesus; n. Oliveira; = cc. Izabel Maria da Visitação; f. José Machado Borges e ................. de Santa Rita; n. Nª Sª Guadalupe - Angra;

6-4-7 Joaquina, batizada em Oliveira aos 14-10-1765.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 14-10-1765 Oliveira, Joaquina, f.l. Antonio Ferreira Barbosa e Josefa Maria de Jesus, padr.: João Rodrigues dos Santos, solteiro e Mariana de Nazareth, solteira

6-4-8 Lourenço em 12-11-1768.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 12-11-1768 Oliveira, Lourenço, f.l. Antonio Ferreira Barbosa e Josepha Maria, padr.: Lourenço Camillo Leitão e Antonia de Jesus.

6-4-9 Pedro em 26-07-1772.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 26-07-1772 Oliveira, Pedro, f.l. Antonio Ferreira Barbosa e Josefa Maria, padr.: Antonio Antunes e Ana Maria mulher de Fradique Marques.

6-5 Leonora Naria da Conceição, batizada em 23-03-1743. Aos 04-10-1762 casou com Matias Pinto Baião, natural da freguesia de S. Tome de Bayão Bispado do Porto, filho de Gaspar Gomes e da falecida Rosa Maria.

Conselheiro Lafaiete, MG bat/matr/ob 1728-1743 - Conselheiro Lafaiete, MG aos 23-03-1743 nesta matriz bat a Leonora, f. de Antonio dos Santos e de s/m Rosa de Jesus, meus fregueses, np de Francisco Rodrigues Frade e de s/m Isabel Fernandes da freguesia de S. Salvador de Barbeita termo de Monção Arc. Braga, e nm de Andre Fernandes do Prado e de s/m Lucrecia Leme, da vila de Itu deste bispado. Foram padrinhos Domingos de Almeida e Leonora Pereira mulher de Jose do Couto.

 

Conselheiro Lafaiete, MG aos 04-10-1762 na capela de Santo Amaro se receberam Mathias Pinto Bayão, n/b na freguesia de S. Tome de Bayão Bispado do Porto, f.l. de Gaspar Gomes e de s/m Rosa Maria, ja defunta = com Leonora Maria da Conceição, n/b nesta dita freguesia, f.l. de Antonio dos Santos, ja defunto e de s/m Rosa Maria de Jesus.

 

7- Dionisio Fernandes do Prado, batizado em Itu aos 24-09-1704. Em 01-01-1736 casou com Escolastica Ribeira, filha de João Gago Ribeiro e sua segunda mulher Mariana Leme de Miranda (SL. 5º, 415, 3-10).

Itu, SP Igreja N Sra da Candelaria Dionisio, f.l. de Andre Fernandes e Lucrecia Leme de Cerqueira foi batizado nesta matriz por mim Felis Nabor, padrinhos o mesmo batizante e Maria Pedrosa a 24-09-1704.

 

Itu, SP ao 01-01-1736 nesta matriz se casaram Dionizio Fernandes do Prado, f.l. de Andre Fernandes do Prado, ja defunto, e de sua mulher Lucrecia Leme de Serqueira = com Escolastica Ribeira, f.l. de João Gago Ribeiro e s/m Mariana de Miranda, todos naturais e moradores desta dita vila. Test.: Revdo Padre Paulo de Anhaya Leite e o Alf. Sebastião da Silva

          Escolastica faleceu aos 14-04-1753. Sem geração por haver falecido o filho único Antonio.

Itu, SP aos 14-04-1753 faleceu Escolastica Ribeira, mulher de Dionisio Fernandes do bairro de Boiri, freguesa e natural desta freguesia, de idade 40 anos pouco mais ou menos, Foi sepultada na Ordem Terceira de S. Francisco no seu convento, fez testamento.

Declarou que era natural desta vila, filha de João Gago Ribeiro e de Maria de Miranda. Declarouque tivera um filho do matrimônio, por nome Antonio, o qual era falecido. Remanescente de sua terça instituia o marido seu herdeiro.