PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

LOURENÇO DE BRITO LEME

Aportes à Genealogia Paulistana

(atualizado em 17-junho-2017)

 

SL. 6, 434, 4-1 Sargento-mór Lourenço de Brito Leme, já + em 1755, casou em Taubaté com Christina Maria de Siqueira, inventariada em 1784 em S. João de Atibaia, f.ª do capitão Manoel Munhóz Paes e de Izabel da Silva Leme. Tit. Siqueiras Mendonças. Teve: (C. O. de S. Paulo). 5.1 a 5.6

 

 

Bartyra Sette

 

Sargento Mor Lourenço de Brito Leme e Cristina Maria de Siqueira se casaram antes de 1716, calculando a partir da informação de Silva Leme de que o filho Lourenço faleceu em 1796 com 80 anos de idade. O Sargento Mor já era falecido em 1744.

 

Segundo Silva Leme, no inventário de Cristina Maria de Siqueira aberto em Atibaia em 1784 constaram seis filhos, sendo cinco mulheres e apenas um filho homem, 1 a 6 abaixo. Encontramos mais informações sobre as filhas Margarida e Maria, mais um filho do casal e uma filha natural do Sargento Mor, todos povoadores do sul de Minas Gerais.

 

1- SL 6, 435, 5-1.Guarda Mor Lourenço Leme de Brito, que foi casado em Atibaia com Maria Gertrudes Franco (...). Geração de 11 filhos em SL. 2, 94, 6-10, entre eles:

1-7 Maria Gertrudes Franca, natural da vila de S. João de Atibaia-SP. Casou com o Alferes Francisco Teixeira de Toledo, natural da Campanha, filho de Manoel Teixeira Ribeiro e sua primeira mulher Maria Rosa de Toledo. Geração família “Francisco Felix Correa”, neste site.

          Encontramos na Campanha um filho do casal que não consta no rol de seus irmãos em SL. 2, 94, 7-1:

1-7-1 Eliodoro, batizado em Campanha aos 11-08-1782.

Campanha, MG aos 11-08-1782 na capela de S. Gonçalo bat a Iliodoro, f.l. do Alf. Francisco Teixeira de Toledo, n. desta freguesia e de Maria Gertrudes Franca, n. da vila de S. João de Atibaia do bispado de . Paulo, np do Cap. Manoel Teixeira Ribeiro e D. Maria Rosa, já defunta, n de Lourenço Leme de Britto e Maria Gertrudes Franca. Foram padrinhos o dito Capitão e Maria Perpetua mulher de Cipriano Coelho de Souza.

1-10 Mecia Franca de Jesus (Mecia Paula) ou Mecia Franco da Cunha como citada na GP. Em Atibaia aos 03-10-1792 casou com Joaquim Antonio da Cunha, natural de Mogi das Cruzes, filho do Alf. Antonio Correa da Cunha e de Maria de Lima de Jesus, neto paterno de João Correa Fragoso e Joana da Cunha, neto materno de José Nogueira Collaço e Maria de Jesus Machado (ou de Lima), todos naturais e moradores em Mogi das Cruzes. Geração na família Miguel Fernandes Nogueira.

Atibaia, SP aos 03-10-1792 e testemunhas o Sarg. Mor João Mariano Franco morador em Mogi das Cruzes e o Guarda Mor Frutuoso Furquim de Campos se receberam Joaquim Antonio da Cunha, f.l. do Alf. Antonio Correa da Cunha e de Maria de Lima de Jesus, neto paterno de João Correa Fragoso e s/m Joana da Cunha, nmaterno de Jose Nogueira Collaço e s/m Maria de Jesus Maxado, todos naturais e moradores de Mogi das Cruzes = cc Mecia Franca de Jesus, n. desta vila, f.l.do Guarda Mor Lourenço Leme de Brito, n. de Taubate e de Maria Gertrudes Franca, n. desta vila, npaterna do Sargento Mor Lourenço de Brito Leme, n.de Guaratingueta e de s/m Cristina Maria de Siqueira, n. de Taubate, neta materna do Cap. Mor Lucas de Siqueira Franco e de s/m Izabel da Silveira, nts desta vila.

 

2- SL 6, 435, 5-2 Margarida Leme de Brito foi 1.º casada com José Rodrigues de Sá, e 2.ª vez casou em 1755 em Baependi com João Rodrigues Vieira, natural de Portugal

Margarida Leme de Brito segunda vez em Baependi aos 27-10-1756 casou com João Rodrigues Vieira, natural de S. Miguel de Ataide da Povoa do Labhoso Arc. Braga, filho do falecido Jerônimo Rodrigues e Domingas Vieira. Tiveram, pelo menos:

(pesq. Moacyr Villela) casamentos de Baependi-MG “Aos 27 de Outubro de 1756 nesta Capela de N. Sra da Conceição do Rio Verde filial da Matriz de Baependi...casei João Roiz Vieira natural e batizado na Freguesia de S. Miguel de Ataide da Povoa do Lanhozo, Arcebispado de Braga filho legíitimo de Jerônimo Rodrigues ja defunto e Domingas Vieira, com Margarida Leme de Brito nat. e bat. Na Freguesia de São Francisco das Chagas de Taubate, Bispado de S. Paulo filha legitima  do sargento mor Lourenço de Brito Leme ja defunto e de Cristina Maria de Siqueira , ela contraente viúva que ficou de Jose Roiz de Sá falecido na Freguesia da Piedade , Bispado de S. Paulo e não se deram benções por a contraente ja ter sido casada. Foram testemunhas Domingos de Souza Vitancourt e Placido Correa , todos desta Freguesia.”

2-1 Antonio Manoel Rodrigues, natural de Baependi-MG, com 29 anos em 1789 Em 1788 em Campanha requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 4º grau misto de 2º para se casar com Quitéria Maria de Jesus (8-1-2-9) viúva de Manoel da Fonseca Pinto, filha de Madalena Cardosa, neta materna de Antonia Cardosa, esta filha de Maria Bicuda, 8 abaixo e irmã paterna de Margarida Leme de Brito.

Campanha-MG– Livro misto 1777 -1789

www.familysearch.org (record search pilot)

Oradores Antonio Manoel Rodrigues e Quiteria Maria de Jesus - 1788.

Dizem Antonio Manoel Rodrigues, n. da freg. de Baependi comarca do Rio das Mortes e de presente morador na Campanha do Rio Verde, e Quiteria Maria de Jesus, n. da freg. de Sto Antonio do Val da Piedade da mesma Campanha = impedimento de 4º grau de consanguinidade misto com 2º grau:

- q ainda no estado de solteiro o Sarg. Mor Lourenço Brito de Leme teve uma filha natural de nome Maria Bicuda; casando depois o dito Sarg. Mor com Cristina Maria de Siqueira tiveram deste matrimonio alem de outros filhos uma chamada Margarida Leme de Brito da qual nasceu o orador.

- q daquela Maria Bicuda nasceu Antonia Cardosa desta Madalena Cardoza e desta finalmente nasceu a oradora Quiteria Maria de Jesus.

- que a oradora vive no estado de viuva de Manoel da Fonseca Pinto,em pobreza por ----- somente cinco escravos, dois já crescidos em anos e os outros de pouca idade, e não herdara de seus pais q tem muitas dividas q esta devendo ha muitos herdeiros pois tem [danificado]se a oradora se acha no estado de viuva por falecer seu marido Manoel da Fonseca Pinto, e vive em pobreza que suposto possua somente cinco escravos, dois já crescidos outros dois ainda de pouca idade, e não espera herança de seus pais caso lhe superviva pelas muitas dividas que estam devendo e muitos herdeiros pois tem doze filhos; se o orador é verdadeiramente pobre pq não possue bens de qualidade alguma, ainda que seja oficial de sapateiro; se o orador por fragiliade humana, e não com animo de falicitar a dispensa, teve copula carnal com a oradora achando-se esta atual pejada, o que ainda se acha oculto, se a oradora ainda tem pais e varios irmãos todos com brio e honra, que a serem cientes da --- da oradora sua irmã, corre risco de vida(...).

 

Depoimento dos oradores aos 10-03-1789:

Antonio Manoel Rodrigues, homem branco, solteiro, natural da freguesia de Maependi deste bispado, 29 anos, morador nesta freguesia da Campanha, que vive de seu oficio de sapateiro; disse que a oradora tem os pais vivos e muitos irmãos, todos de bom conceito

Quiteria Maria de Jesus, mulher branca, viuva de Manoel da Fonseca Pinto, natural desta freguesia da Campanha, de idade de 26 anos; é certo que teve com o orador copula carnal por sua fragilidade,de que se acha pejada do mesmo mas ainda tudo oculto; ao primeiro disse que sabe pelo ter ouvido a sua mãe e parentes que o Sargento Mor Lourenço de Brito Leme antes de casar teve uma filha por nome Maria Bicuda e depois de casado com Cristina Maria de Siqueira tiveram filhos e entre estes uma Margarida Leme de Brito mãe do orador; sabe que daquela Maria Bicuda nascera Antonia Cardoza e que desta nasceu Madalena Cardoza mãe dela testemunha oradora; disse ser viúva de Manoel da Fonseca Pinto

 

Testemunhas:

- João de Toledo Castro, homem branco, solteiro, natural da freg, das Carrancas e hoje das Lavras

- Francisco Xavier de Brito, homem branco, casado, n. da freg. de Baependi deste Bispado de Mariana, de idade que disse ter de 42 anos, morador nesta freguesia da Campanha, que vive de seu oficio de carapina,

- Manoel Rodrigues de Siqueira, homem branco, casado, natural da freguesia de Aiuruoca deste bispado, de idade de 44 anos morador nesta freguesia da Campanha.

 

Conclusão dos autos 21-03-1789

 

3- SL 6, 435, 5-3 Anna de Brito Leme casou em 1779 em Baependy com Domingos Francisco

Ana de Brito Leme em Baependi-MG aos 17-02-1749 casou com Domingos Francisco, natural do Souto de Rebordões Arc. Braga, filho de João Francisco e Maria Vicente.

(pesq. Moacyr Villela) casamentos de Baependi-MG. “Aos 17 do mes de Fevereiro de 1749 de manhã nesta Matriz de Baependi... sem impedimento algum e perante as testemunhas abaixo nomedas e de mim conhecidas. Nicolau Antonio Nogueira e Jose da Silva Leme, todos moradores nesta Freguesia ... se casaram Domingos Francisco natural e batizado no Souto de Rebordam Arcebispado de Braga. Filho legitimo de João Francisco e de sua mulher Maria Vicente, com Ana de Brito Leme flha legitima de Lourenço de Brito e Cristina Maria de Siqueira naturais da Freguesia de São Francisco de Taubate, Bispado de São Paulo  presentemente moradores nesta Freguesia e ja defunto o pai da contraente..”

Batizaram filhos em Baependi, q.d.:

3-1 José Antonio de Souza, na Campanha aos 02-11-1783, casou com Ana Felicia do Nascimento, batizada em 19-07-1762, filha dos falecidos José Ferreira da Silva, natural de S. Salvador do Souto de Ponte de Lima e de Ana Maria dos Santos, natural de Guaratingueta-SP, neta paterna de João Vieira e Mariana Fernandes, neta materna de Henrique de Siqueira e Domingas Ribeira Leme. Geração na família Henrique de Siqueira Lobo.

Campanha-MG - casamentos - matriz aos 02-11-1783 Jose Antonio de Souza, f.l. de Domingos Francisco de Souza e s/m Anna de Britto, n. da freguesia de Baependi = Anna Felicia do Nascimento, f.l. de Jose Ferreira da Silva e Anna Maria dos Santos, já falecidos, n/b nesta.

3-2 Maria Francisca de Souza casou com Manoel Rodrigues de Siqueira, batizado em Aiuruoca aos 18-04-1743, filho de Miguel Rodrigues de Siqueira e Maria de Jesus. Geração na família Miguel Rpdrigues de Siqueira in família “Bernardo Gomes Alves”.

(pesq. Moacyr Villela) Aiuruoca, MG - Aos 18 de Abril de 1743 na Capela do Rosario da Alagoa batismo de Manoel filho de Miguel Rodrigues de Siqueira e de sua mulher Maria de Jesus. Padrinhos Antonio Furquim e Rita Nunes de Siqueira solteiros e todos da freguesia

Maria Francisca faleceu na Campanha aos 18-03-18134, com a idade declarada de 66 anos.

Campanha, MG aos 18-03-1813 falecendo de molestia ulterina de idade de 66 anos Maria Francisca de Souza, branca, mulher de Manoel Rodrigues de Siqueira, foi sepultada dentro da capela de Sta. Catarina.

3-3 Escolatica Maria de Souza, solteira em 15-09-1782:

Campanha, MG aos 15-09-1782 nesta matriz bat a Joaquim, f.l.de Manoel Rodrigues de Siqueira, n. da Aaiuruoca e de Maria Francisca de Souza n. de Pouso Alto, avos paternos Miguel Rodrigues de Siqueira e Maria de Jesus, maternos Domingos Francisco de Souza e Ana de Brito Leme. Foram padrinhos Francisco Xavier Pereira, solteiro e Escolatica Maria de Souza, solteira filha de Domingos Francisco de Souza.

 

4- SL 6, 435, 5-4 Maria de Brito Leme

Maria de Brito Leme casou com Placido Corea do Prado e foram moradores em Baependi-MG deixaram geração. Entre seus filhos:

4-1 Francisco Xavier de Brito, natural de Baependi, casou com Maria da Silva de Jesus, filha de Jose Rodrigues Airão e Joana Maria Leme ou da Silva. Geração na família “José Rodrigues Aurão”. Entre eles:

4-1-1 Joaquim, batizado em 22-04-1782.

Campanha, MG aos 22-04-82 bat a Joaquim f.l. de Francisco Xavier de Brito, n. de Baependi e de Maria da Silva de Jesus, n. da Campanha, avos pat. Placido Correa do Prado e Maria de Brito, avos maternos Jose Rodrigues Airam e Joana Maria. Foram padrinhos Domingos Jose Rodrigues por pp q apresentou de Domingos Dias de Barros, e Maria Rodrigues mulher de Joam Crisostomo da Fonseca Reis.

4-1-3 Domingos, em 21-02-1787.

Campanha, MG aos 21-02-87 nesta matriz bat a Domingos, f.l. de Francisco Xavier de Brito, n. de Baependi e de Maria da Silva de Jesus, n. desta fregusia. Avo paternos Placido Correa do Prado e Maria de Brito Leme, maternos Jose Rodrigues Airão e Joana Maria da Silva. Foram padrinhos Pedro Pinto Ribeiro, solteiro e Inacia Maria, solteira, filha de Placido Correa da freguesia de S. Ana do Sapucai.

4-2 Lourenço Leme de Brito natural de Baependi. Em Campanha aos 10-02-1782 casou com Rosa Maria da Silva, filha de José Rodrigues Airão e de Joana Maria da Silva. Geração na família “José Rodrigues Arião”.

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG  “Aos 10 dias de Fevereiro de 1782 nesta Matriz da Campanha... sem impedimentos, ... se receberam com palavras de presente Lourenço Leme de Brito , filho legitimo de Placido Correa do Prado  e de Maria de Brito Leme natural e batizado na Freguesia de Baependi e Rosa Maria da Silva filha legitima de Jose Rodrigues Ayram defunto e de Joana Maria da Silva natural de batizada nesta Campanha...”

4-3 Inacia Maria, solteira em 1787, madrinha do sobrinho Domingos citado em 4-1-2.

 

5- SL 6, 435, 5-5 Francisca Leme de Brito que casou com Francisco Jorge de Siqueira (....)

 

6- SL 6, 435, 5-6  Izabel da Silva Leme, natural de Taubaté, foi casada com João Portes da Cunha (...).Geração em SL 7, 467, 5-2, entre eles:

SL. 7, 467, 6-5 Maria Leme da Silva, C.c. Pedro da Costa Colaço, f.o de Bento da Costa Colaço e de Francisca Vieira. Teve q. d.: 7-1 a 7-4

          Alem dos quatro fihos descritos na GP, Pedro e Maria Leme tiveram mais as filhas, q.d.: Izabel e Margarida.

6-5-5 Izabel Custodia da Silva, natural de Guaratinguetá. Em Resende-RJ aos 27-06-1795 casou com Hilario Rodrigues de Almeida, filho dos falecidos Amaro Rodrigues de Almeida e de Francisca Gomes Sardinha naturais de Santos-SP.

27-06-1795: Ilario Roiz com Izabel Custodia - Aos vinte e sette de Junho de mil e sette centos e noventa e cinco , as cinco horas da tarde nesta mesma Matriz de Nossa Senhora da Conceiçam de Campo Alegre, feitas as denunciaçõens na forma do Sag, Conc. Trid. e Constituiçam do Bispado, nesta mesma Matriz onde os contraentes sam moradores e fregueses; por Provisam do Reverendo Vigario da Vara Antonio de Matos Nobrega de Andrade, estando presentes as testemunhas abaixo assinadas o Guarda Mor Simplicio Correa da Costa e Manoel Antonio da Rosa, se casaram em face da Igreja, solenemente, Ilario Rodrigues de Almeida, filho legitimo de Amaro Rodrigues de Almeida e de Francisca Gomes Sardinha, naturaes da Villa de Santos e já defuntos, do Bispado de Sam Paulo: com Izabel Custodia da Silva, filha legitima de Pedro da Costa Colaço, já defunto, e de Maria Leme da Silva, natural da Villa de Goaratingueta Bispado de Sam Paulo. Ambos os contraentes moradores e fregueses desta freguesia e logo lhes dei as bençãos conforme os ritos e cerimonias da Santa Madre Igreja (acervo Itamar Bopp- ficha 0475v)

6-5-6 Margarida Maria da Conceição, natural de Guaratinguetá. Em Resende-RJ aos 18-09-1796 casou com Antonio Borges Leite, viúvo de Ana Maria de Jesus e filho de Miguel Borges da Costa e Tomasia Gonçalves de Moraes, família “Antonio Borges da Costa”.

18-09-1796 na matriz de Resende pelo Vig. da Vara Antonio de Mattos Nobrega de Andrade. Antonio Borges Leite, viúvo que ficou por falecimento de Anna Maria de Jesus; = cc. Margarida Maria da Conceição, n/b em Guaratinguetá, f.l. de Pedro da Costa Colasso, já defunto e Maria Leme da Silva. Test.: Hilario Rodrigues e Manoel Ferraz de Araujo (acervo Itamar Bopp- ficha 0180)

Antonio e Margarida tiveram os filhos batizados em Resende, q.d.:

6-5-6-1  Angelica em 26-05-1799.

26-05-1799 Angelica, n. 20-05, f.l. de Antonio Borges Leite, n. Camp. Rio Verde-MG e Margarida Maria da Conceição, n. Guaratinguetá; np Miguel Borges da Costa, n. Mundi Bastos Arc. Braga e Tomazia Gonçalves de Moraes, n. Guarapiranga-Minas; nm Pedro da Costa Collaso (ou Collaço ou Collapo) n. Lorena e Maria da Silva Leme, n. Taubaté. Padr. Manoel Jose Barbosa e Mariana da Conceição. Bat. em Resende pelo Vig. Antonio de Mattos Nobrega de Andrada (acervo Itamar Bopp- ficha 0507)

6-5-6-2 João, em 11-09-1802.

11-09-1802 Joam, f.l. de Antonio Borges e Margarida Maria; np de Miguel Borges da Costa n. Bastos Portugal e Thomazia Gonçalves, n. de Piranga; nm de Pedro da Costa Colaço, n. Lorena e Maria de .... (Leme) da Silva, n. Guaatinguetá. Bat. em Resende pelo Vig. Francisco Xavier de Toledo (acervo Itamar Bopp- ficha 0698)

 

7- Manoel Munhoz Paes, natural de Taubaté-SP, filho legitimo do Sarg. Mor Lourenço de Brito Leme e Cristina Maria de Siqueira, não arrolado por Silva Leme. Casou em Barbacena-MG em 28-09-1744 com Bernardina Soares, natural de Carrancas, filha de Cosme Soares de Almeida e Antonia Moreira.

Polis 30 -; Casamentos da Matriz de Nossa Senhora da Piedade da Borda Do Campo (1741-1745) copiados por João Paulo Ferreira de Assis do Livro D-10, arquivado em Mariana, fls. 183, Matriz, 28/09/1744, Manoel Munhós Pais, natural de Taubaté, filho de Lourenço de Brito Leme(+) e de Cristina Maria Siqueira, com Bernardina Soares, natural de Carrancas, filha de Cosme Soares e de Antônia Moreira.

Pais de, q.d.:

7-1 Manoel, batizado em 03-11-1744.

B7: Batismos, Barbacena-MG aos 03-11-1744, MANOEL, nasceu aos 27 de Outubro, f.l. de Manoel Munhos e s/m Bernarda Soares, naturais da cidade de São Paulo; npaterno de Lourenço de Brito Leme e s/m Christina Maria de Siqueira; nmaterno de Cosme Soares de Almeida e s/m Antonia Moreira. Padr.: Domingos e Clara dos Santos.

7-2 Ana Esméria de Brito natural de Baependi onde aos 23-04-1764 casou com João Alves de Moraes, natural de Barbacena, filho de Manoel Alves Valle e Micaela Preta de Moraes. Geração na família “Manoel Alves Valle”.

(pesq. Moacyr Villela) Casamentos de Baependi-MG. “Aos 23 de Abril de 1764 nesta Igreja Matriz de Baependi, sem impedimentos.. se receberam em matrimonio João Alves de Moraes natural e batizado na Freguesia de N.Sra da Piedade da Borda do Campo filho legitimo de Manoel Alves Valle e de Micaela Preta de Moraes ja defunta, com Ana Ismeria de Brito natural e batizada nesta mesma freguesia de Baependi, filha legitima de Manoel Munhoz Paes e de Bernardina Soares de Almeida...”

 

8- Maria Bicuda, filha natural do Sargento Mor Lourenço de Brito Leme, natural de Guaratinguetá-SP. Casou com João Rabello de Castro, natural da freguesia de Vieira Arc. Braga. Pais de, q.d.:

8-1 Antonia Cardosa, natural de Guaratinguetá-SP, casou com Manoel Vaz Guimarães, natural da freguesia de S. Tomé De Abação termo de Guimarães, filho de Antonio Vaz e Ana Francisca. Manoel, viúvo, faleceu com testamento em 25-05-1765 no Arraial do Cabo Verde. Segundo seu testamento e inventário (neste site, colaboração de Moacyr Villela) foram sete os filhos do casal “quatro machos e tres fêmeas”:

- Joana, batizada em Aiuruoca-MG em 04-04-1735, não é citada no testamento e inventário.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-. aos 04 abril 1735 matriz, Joanna, f. de Manoel Vas Guimarães e s/m Antonia Cardoza, padr.: Hyronimo Guimarães, solteiro, e Justa do Amaral Rebella, mulher de Manoel da Costa de Abreu.

8-1-1 Maria Cardosa, natural de Aiuruoca. Casou com Baltazar Gomes Lima, natural da freguesia de Sta Marinha de Arcozelos Arc. Braga, filho de Lourenço Gomes natural da freguesia de Fornelles e Ventura de Lima natural da freguesia de Ponte de Lima ambas Arc. Braga.

         Maria faleceu viúva, com 82 anos declarados, e foi sepultada aos 17-06-1802

Campanha, MG aos 17-06-1802 foi sepultada nesta matriz Maria Cardosa, branca, viuva, de estupor tendo já oitenta e dois anos de idade.

         Pais de, q.d.:

8-1-1-1 Ana Joaquina de Lima, batizada em Campanha aos 22-12-1748. Casou com Mathias Gonçalves Moinhos, filho de João Lopes de Siqueira e Ana da Fonseca Coutinho, neto paterno de Pedro Lopes de Siqueira e Agostinha da Silva, neto materno de Feliciano da Silva Coutinho e Maria Portes del Rei. Geração na família “Lopes de Siqueira” Cap. 5º.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 22-12-1748 Ana, f.l. Baltazar Gomes Lima n. de Santa Marinha de Arcozelo termo de Ponte de Lima e Maria Cardosa n. da freg. de Aiuruoca deste bispado, padr.: Jose Salgado Lima, viuvo e Maria Madalena Cardosa mulher de Domingos Borges.

8-1-1-2 Maria, batizada em 26-07-1752. Maria Teresa de Jesus casou com o viúvo Tomas de Aquino Correa natural de Taubate, filho de Baltazar Correa natural de Pindamonhangaba e de Ursula Pedrosa Rangel de Taubaté. Neto pela parte paterna de João Bicudo Correa e de Ana da Costa Colaça e pela materna de Manoel Nunes de Souza e Tomazia Ribeira de Alvarenga. Tomás de Aquino era viúvo de Brigida Januária Correa, filha de Jerônimo Correa e Inácia de Loiola com geração em aportes a GP: Thomazia Ribeiro - SL III, 11, 3-2

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 26-07-1752 Maria, f.l. Baltazar Gomes n. Sta Marinha de Arcozelos Bispado de Braga e Maria Cardosa n, da freg. de Aiuruoca bispado de Mariana, np(sic) Manoel Vaz Guimarães n. da vila de Guimarães e Arc. Braga e s/m Antonia Cardosa n. freg. Piedade bispado de SPaulo, nm(sic) Lourenço Gomes Lima n. de Ponte de Lima Arc. Braga e s/m Ventura de Lima n. da mesma freg., padr.: Jose Pedro da Silveira, e Antonia do Espirito Santo cc Antonio de Souza Rocha.

Maria Teresa e Tomás tiveram filhos batizados em Campanha, q.d.:

8-1-1-2-1 Tomé, em 08-06-1777.

(pesq. Moacyr Villela) Campanha-MG. “Aos 8 de Junho de 1777 na Capela de São Gonçalo filial da Campanha batizou e pos os santos óleos do Capelão Francisco Pimenta de Oliveira  ao inocente Tomé  filho  legitimo  de Tomás de Aquino Corea e de Maria Teresa . Foram padrinhos Bartolomeu Correa e Maria Cardosa

8-1-1-2-2 Ana, em 13-02-1780.

 (pesq. Moacyr Villela) Campanha-MG. “Aos 13 de Fevereiro de 1780 na Capela de São Gonçalo filial  desta Matriz da Campanha . o Rv Capelão Francisco Rodrigues Pacheco batizou a inocente Ana. Filha legitima de Tomas de Aquino Correa e de Maria Teresa. Foram padrinhos Jose de Sá e Ana Jeronima.”

8-1-1-2-3 Manoel, em 15-08-1782.

 (pesq. Moacyr Villela) Campanha-MG. “Aos 15 de Agosto de 1782 na Capela de São Gonçalo filial  desta Matriz da Campanha batizei e pus os santos óleos ao inocente Manoel de dez dias  filho legitimo  de Tomaz de Aquino Correa natural da Vila de Taubate do Bispado de São Paulo e de Maria Tereza natural desta Freguesia. Avós paternos Baltazar Correa e Ursula Pedrosa Rangel. Maternos  Baltazar Gomes de Lima e Maria Cardosa . Foram padrinhos o juiz ordinario João Crisostomo da Fonseca Reis e sua mulher Maria Rodrigues do Nascimento.”

8-1-1-2-4 Ana, batizada em 03-02-1784.

 (pesq. Moacyr Villela) Campanha-MG. “Aos 3 de Fevereiro de 1784 na Capela de São Gonçalo o Rv Capelão Jose Gonçalves Branco batizou  Ana  filha legitima  de Tomaz Aquino Correia e Maria Teresa.Padrinhos Bento Correia e Margarida Moreira de Alvarenga.

8-1-1-2-5 Luiza, em 02-02-1786.

 (pesq. Moacyr Villela) Campanha-MG. “Aos 2 de Fevereiro de 1786 na Capela de São Gonçalo o Rv Capelão Jose Gonçalves Branco batizou Joana  filha legitima  de Tomaz de Aguiar(sic) Correa e de Maria Teresa de Jesus . Foram padrinhos Luiz Correa Dias e Dona Catarina de Sene e Melo”

8-1-1-2-6 Tomazia, em 07-06-1787.

 (pesq. Moacyr Villela) Campanha-MG. “Aos 7 de Junho de 1787 na Capela de São Gonçalo filial  desta Matriz o Rv Capelão Jose Gonçalves Branco batizou a Tomazia párvula filha legitima  de Tomaz de Aquino Correa e de Maria Tereza. Foram padrinhosTeodozio Moreira de Alvarenga e Dona Maria Tereza Angelica de Gouveia viúva.”

 

8-1-1-3 José em 22-06-155

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 22-06-1755 Jose, f.l. Baltazar Gomes de Lima n. da vila de Ponte de Lima Arc. Braga e Maria Cardosa n. freg. Aiuruoca-MG, np Lourenço Gomes Lima n. freg. de Fornelles e s/m Ventura de Lima natural de Ponte de Lima ambos Arc. de Braga, nm Manoel Vaz Guimarães n. freg. S. Tome de Avação comarca de Guimarães Arc. Braga e s/m Antonia Cardosa n. freg. Sto Antonio da vila de Guaratingueta-SP, padr.: Antonio de Souza Rocha cc Antonia do Espirito Santo Gouvea, e Maria Caetana mulher de Domingos de Araujo todos moradores nesta freguesia.

8-1-1-4 Baltazar em 06-11-1757. Baltazar Gomes Lima, testemunha em 1794 no processo matrimonial do sobrinho Luciano, filho de Ana Joaquina de Lima supra.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 06-11-1757 Baltazar, f.l. Baltazar Gomes Lima n. Ponte de Lima Arc. Braga e Maria Cardosa n. freg. Aiuruoca deste bispado, np Lourenço Gomes Lima e Ventura de Lima nts da dita freg. de Ponte de Lima, nm Manoel Vaz Guimarães n. vila Guimarães Arc. Braga e Antonia Cardosa n. vila Guaratingueta Bispado de SPaulo, padr.: João Pereira Dias, solteiro e Januaria Nunes de Gouvea viuva de Felis da Costa Pinheiro.

Casou em 23-11-1784 em Campanha com Custódia Maria de Jesus ai batizada em 26-03-1768, filha de Salvador Correa de Mello e Maria da Conceição Brito, família “Gaspar João Barreto”.

 (pesq. Moacyr Villela) Campanha-MG Em 23 de Novembro de 1784 casamento de Baltazar Gomes Lima  filho de Baltazar Gomes Lima e Maria Cardosa  com Custodia Maria de Jesus legitima de Salvador Correia de Melo e Maria de Brito naturais e batizados nesta Freguesia da Campanha

Custodia faleceu com 48 anos declarados e foi sepultada aos 27-02-1813.

Campanha, MG aos 27-02-1813 falecendo de hidropsia, de idade 48 anos, Custodia mulher de Balthazar Gomes Lima foi sepultada dentro desta matriz.

Filhos batizados em Campanha, q.d: 

8-1-1-4-1 Vicente em 14-09-1785

(pesq. Moacyr Villela) Campanha-MG Em 14 de Setembro de 1785 batismo de Vicente de 12 dias filho de Baltazar Gomes de Lima e de Custodia Maria ambos naturais da Campanha . avós PP Baltazar Gomes de Lima e Maria Cardosa. Maternos Salvador Correa de Melo e Maria da Conceição Brito, padrinhos Joaquim da Silva Campos casado e a dita Maria Cardosa

8-1-1-4-2 Ana Maria em 08-09-1787

(pesq. Moacyr Villela) Campanha-MG Em 8 de Setembro de 1787na Matriz batismo de Ana Maria de oito dias legitima de Baltazar Gomes Lima e Custodia Maria de Jesus ....avó materna Maria de Brito a qual foi madrinha e Manoel Gomes Lima tio paterno do batizado. 

8-1-1-4-3 Maria em 21-10-1792.

Campanha, MG aos 21-10-1792 bat a Maria, f.l. de Baltazar Gomes de Lima e Custodia Maria, foram padrinhos Joaquim da Silva Campos, casado e Maria Cardosa, viuva.

8-1-1-4-4 Francisco Xavier em 19-04-1802.

Campanha, MG aos 19-04-1802 nesta matriz bat a Francisco Xavier, de oito dias, f.l. de Baltazar Gomes de Lima e Custodia Maria, naturais desta freguesia; foram padrinhos Vitoriano Gomes, solteiro e Ana Maria mulher de Joaquim da Silva Campos.

8-1-1-4-5 José em 28-10-1803.

Campanha, MG aos 28-10-1803 bat a Jose, f.l. de Baltazar Gomes de Lima e Custodia Maria, todos, brancos, foram padrinhos Romualdo Gomes Lima e Silveria de Jesus.

8-1-1-4-6 João em 25-07-1807.

Campanha, MG aos 25-07-1807 bat a Joam, f.l. de Baltazar Gomes de Lima e Custodia Maria de Jesus, foram padarinhos Joaquim Jose Correa e Ana Maria.

8-1-1-5 Antonio em 11-10-1759

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 11-10-1759 Antonio, f.l. Baltazar Gomes Lima n. da vila de Santa de Lima Arc. Braga e Maria Cardosa n/b na freg. de Aiuruoca, np Lourenço Gomes Lima e Ventura de Lima, nm Manoel Vaz Guimarães e Antonia Cardosa, par.: Revdo Vigario atual Manoel Caetano Rodrigues, e Luzia Maria do Sacramento mulher de Antonio Craveiro.

8-1-1-6 Manoel em 20-10-1761

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 20-10-1761 Manoel, f.l. Baltazar Gomes Lima n/b em Santa Marinha de Ponte de Lima Arc. Braga e Maria Cardosa n/b na freg. de Aiuruoca deste bispado, np Lourenço Gomes Lima, já defunto e Ventura de Lima, maternos Manoel Vaz Guimarães e Antonia Cardosa, Padr.: Mateus Machado Ribeiro, e Domingas Gonçalves de Moraes mulher de Jose Borges da Costa.

8-1-1-7 Antonio Gomes Lima batizado em 23-10-1763. Aos 08-06-1800 casou com Maria Escolastica Cobra, filha de Inacio Manoel Cobra e Escolastica Barbosa. Geração na família “Antonio Soares de Almeida”.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 23-10-1763 Antonio, f.l. Baltasar Gomes Lima n/b na freg. de S. Marinha do Bispado de Braga e Maria Cardosa n/b na freg. da Aiuruoca deste bispado, np Lourenço Gomes Lima e Ventura de Lima, ambos falecidos, nm Manoel Vaz Guimarães e Antonia Cardosa, já falecida; padr.: Antonio Francisco Grilo, solteiro e Madalena Cardosa mulher de Domingos Borges da Costa.

 

Campanha, MG aos 08-06-1800 Ten. Antonio Gomes Lima, f. de Baltazar Gomes Lima e de Maria Cadosa = cc Maria Escolastica Cobra, f. de Inacio Manoel Cobra e Escolastica Barbosa, n/b nesta freguesia;

8-1-1-8 Jerônima em 06-10-1765.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 06-10-1765 mariz, Jeronima, f.l. Baltazar Gomes Lima n/b na freg. de Santa Marinha de Arcozelo da Ponte de Lima do Arc. Braga e Maria Cardoza n/b na freg. Aiuruoca deste bispado, np Lourenço Gomes Lima e Ventura de Lima, nm Manoel Vaz Guimarães, falecido e Antonia Cardoza. Padr.: Domingos Borges da Costa, e Ana filha do dito Baltazar Gomes, solteira.

8-1-1-9 Vitoriano Gomes Lima batizado em 01-01-1767. Aos 20-07-1804 casou com Cecilia Rosa Marcelina, filha natural de Efigenia. Com geração na Campanha.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 01-01-1767 matriz, Vitoriano n. aos 23-12-1766, f.l. Baltazar Gomes Lima n. da freg. de S. Maria de Arcozelo da vila de Ponte de Lima Arc. Braga e Maria Cardosa n. freg. Aiuruoca deste bispado, padr.: Ten. Manoel Leite Ferreira, casado e Tomasia Gonçalves de Moraes mulher de Miguel Borges da Costa, Avos pat. Lourenço Gomes Lima e Ventura de Lima, falecidos, maternos Manoel Vaz Guimarães e Antonia Cardoza, falecidos,

 

Campanha, MG aos 20-07-1804 Vitoriano Gomes Lima, f.l. de Baltazar Gomes Lima e Maia Cardoza = cc Cecilia Rosa Marcelina, f. de Efigenia e de pai incognito. Ambos os contraentes nts e bts e moradores nesta freguesia.

          Cecilia faleceu de pós parto e foi sepultada aos 05-12-1812.

Campanha, MG aos 05-12-1812 falecendo Cecilia Maria(sic), mulher de Vitoriano Gomes Lima, de parto foi sepultada dentro da matriz.

8-1-1-10 Romualdo Gomes Lima batizado em 07-02-1770. Padrinho do sobrinho José, filho de Baltazar.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 07-02-1770 matriz, Romualdo de nove dias, f.l. Baltazar Gomes Lima n. Ponte de Lima Arc. Braga e Maria Cardosa n da freg. de Aiuruoca, np Lourenço Gomes e Ventura de Lima, falecida, maternos Manoel Vaz Guimarães e Antonia Cardosa, falecidos,padr.: Revdo Manoel Afonso Pereira e Ana Maria do Espirito Santo mulher de João Alvares Carneiro.

8-1-2 Madalena Cardosa (de Jesus), natural de Aiuruoca, casou com Domingos Borges da Costa, natural da freguesia de de S. Pedro de Athey comarca de Chaves Arc. de Braga, filho de Antonio Borges da Costa e Maria Gonçalves, família “Antonio Borges da Costa”.

         Domingos e Madalena já eram falecidos em 27-11-1803 (batismo da neta Antonia, filha do Cap. Antonio Borges da Costa).

         Em 1789, segundo declaração na dispensa da filha Quitéria, tinham doze filhos. Pais de, q.d.:

8-1-2-1 Manoel Borges da Costa, batizado em Campanha em 07-01-1748, casou duas vezes. Com Maria Vitória de Freitas, filha de João Fernandes de Freitas e Vitoria Nunes da Silva. Segunda vez aos 24-11-1801 em Baependi com Ana Dionisia de Faria, filha de José de Faria Cardoso e Inácia Maria de Jesus.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 07-01-1748 matriz, Manoel, f.l. Domingos Borges da Costa, n. de Basto freguesia de S. Pedro de Athey Arc. de Braga e Madalena Cardosa, n. da freg. de N. Sra. da Conceição de Aiuruoca deste bispado do Rio de Janeiro; padr.: Manoel Vaz Guimarães e s/m Antonia Cardosa, sogros do dito Domingos Borges e avós do batizado.

          Alem das mulheres legítimas, Manoel teve também uma relação ilícita com Agostinha Maria da Silva, que viria a se casar com seu tio João Vaz Guimarães 8-1-7 abaixo. 

 

          Manoel faleceu aos 12-05-1824, com testamento lavrado em sua Fazenda Soledade da Freguesia de Pouso Alto, termo da Vila de Baependí. Sem geração legítima, reconheceu o filho natural José Manoel Borges, família “José de Faria Cardoso”.

 

8-1-2-2 Domingos, batizado em Campanha em 11-01-1750. Alferes Domingos Borges da Costa casou com Maria Ferreira de Lima, filha de José Ferreira do Amaral e Maria Barbosa de Lima, família “Gaspar João Barreto”.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 11-01-1750 Domingos, f.l. Domingos Borges, n. da freg. de S. Pedro de Athey comarca de Chaves Arc. de Braga e Madalena Cardoza, n. da freg. da Conceição de Aiuruoca deste bispado, np Antonio Borges e s/m Maria Gonçalves, já defunta da dita freguesia; nm Manoel Vaz Guimarães n. S. Pedro de Abação comarca de Guimarães e ARc. Braga e s/m Antonia Cardoza n. da freg. de Santo Antonio da vila de Guaratingueta bispado de S. Paulo; padr.: padr.: Jose Lopes Carrijo e Maria Cardosa, mulher Baltazar Gomes e tia do batizado.

          Domingos testou na vila da Campanha em 28-04-1807 e faleceu em 22-08-1818 em Silvianópolis, MG. Sem geração, e sem herdeiros forçados, instituiu a mulher sua universal herdeira.

Silvianopolis, MG aos 22-08-1818 faleceu o Alf. Domingos Borges da Costa, casado que era com D. Maria Ferreira de Lima. Faleceu de molestia das urinas, teria de idade 76 anos, sepultado dentro da matriz. Fez testamento solene da maneira seguinte:  (...) eu o Alf. Domingos Borges da Costa (...) testamenteiros em 1º lugar a m/mulher Maria Ferreira de Lima, em 2º a Manoel Luiz de Souza, em 3º a Ignacio Alves Negrão.

Sou f.l. de Domingos Borges da costa e de Madalena Cardosa, ja defuntos, natural e batizado nesta freguesia da Campanha em Janeiro do ano de 1750. Sou cc D. Maria Ferreira de Lima de cujo matrimonio não tenho filhos ate o presente e por isso não tenho herdeiro algum forçado seja ascendente ou descendente e por isso instituo a dita minha mulher por minha universal herdeira de tudo quanto restara depois de cumpridos os meus legados.

Encomendações pias = legados pios = declaro que eu e meu irmão Antonio Borges da Costa, ambos juntos, compramos uma fazenda a Manoel da Costa Saldanha, já falecido, cita no Lambari que vai para o Cap.Manoel Jacinto cuja fazenda a parte que me pertencia vendi a João Tavares da Cunha e nela se acha morando. (...) roguei a Antonio Teixeira da Silava que este me escrevesse e como testemunha se assinasse. Vila da Campanha da Princesa Comarca do Rio das Mortes em 28-04-1807 Domingos Borges da Costa.

E nada mais se continha em o testamento a que me repoto e estava aprovado. Santa Ana de Sapucai 22-08-1818 o Coadj.or Manoel Miz Coimbra.

8-1-2-3 Ana Maria do Espirito Santo, batizada em Campanha em 11-03-1753. Casou com João Alvares Carneiro, natural da freguesia de S. João de Novaes Arc. Braga, filho de Manoel Dias Pereira e Apolonia Alvares.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 11-03-1753 Ana, f.l. Domingos Borges e Madalena Cardosa, padr.: Domingos Dias Naves e Maria Cardosa.

Pais de, q.d.:

8-1-2-3-1 João, batizado em 20-05-1770.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 20-05-1770 matriz, João de quatorze dias, f.l. João Alvares Carneiro n. freg. S. João de Novaes Arc. Braga e Ana Maria do Espirito Santo n. desta freguesia da Campanha, padr.: Jose Ferreira do Amaral, casado e Madalena Maria de Jersus. Avos paternos Manoel Dias Pereira e Apolonia Alvares Carneiro, maternos Domingos Borges da Costa e Madalena Maria de Jesus.

8-1-2-4 Maria, em 26-07-1754.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 26-07-1754 Maria, f.l. Domingos Borges n. da vila de Athey Arc. de Braga comarca de Vila Real e Madalena Cardosa n/b na freg. de Aiuruoca. Foi batizada em casa por necessidade por Manoel de Medeiros.

8-1-2-5 Domingas, em 21-09-1755.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 21-09-1755 Domingas, f.l. Domingos Borges n. freg. de Athei Arc. de Braga e Madalena Cardosa n. freg. Aiuruoca deste bispado, np Antonio Borges e s/m Maria Gonçalves da dita freguesia de S. Pedro de Athei, nm Manoel Vaz Guimarães n. vila de Guimarães do dito arcebispado e s/m Antonia Cardosa n. da freg. de N. Sra da Piedade Bispado de SP, padr.: Bento Ferreira, solteiro e Domingas Gonçalves de Moraes mulher de Jose Borges.

8-1-2-6 Antonio batizado em 13-03-1757. Cap. Antonio Borges da Costa casou com Francisca Vitória de Jesus, batizada em 14-12-1764, filha de Adriano Martins Barbosa, natural de Santa Maria da Carvoeira Arc. Braga e de Leonor Margarida, natural da Campanha-MG, neta paterna de Francisco Martins e Leonor Margarida.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 13-03-1757 Antonio, f.l. Domingos Borges da Costa n. freg. S. Pedro de Athey comarca de Chaves Arc. Braga e Madalena Cardosa n. da freg. Aiuruoca deste bispado, avós já ficam a f. 106, padr.: Jose de Oliveira, solteiro e Antonia do Espirito Santo Gouvea viuva de Antonio de Souza Rocha.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 14-12-1764 nesta matriz bat a Francisca, f.l. de Adriano Martins Barbosa, n/b na freguesia de Santa Maria da Carvoeira do Arc. de Braga e de Leonor Margarida, n/nesta dita freguesia da Campanha; avos paternos Francisco Martins e Maria Barbosa, já defuntos. Foram padrinhos Manoel Muniz Barreto, solteiro e D. Maria Angela mulher do Lic. Antonio de Carvalho Barros.

          Pais de, q.d.:

8-1-2-6-1 Antonia, batizada em 27-11-1803.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 27-11-1803 nesta matriz bat a Antonia, f.l. Cap. Antonio Borges da Costa e D. Francisca Vitoria de Jesus, ambos nts desta Campanha. Avos paternos Domingos Borges e Madalena Cardosa, já defuntos, maternos Adriano Miz e D. Leonor Margarida. Foram padr.; Jose de Jesus Teixeira e D. Ana Felizarda Joaquina de Oliveira mulher do Dr. João Gualberto

8-1-2-7 Madalena batizada em 24-12-1758 e falecida em 23-01-1759.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 24-12-1758 Madalena, f.l. Domingos Borges da Costa n. da freg. de S. Pedro de Athey comarca de Chaves Arc. Braga e Madalena Cardosa n. freg. de Aiuruoca deste bispado, padr.: Basilio Gonçalves de Sequeira, solteiro e Maria Barbosa de Lima cc Jose Ferreira do Amaral.

 

Campanha, MG Igreja Santo Antonio aos 23-01-1759 faleceu Madalena inocente, f.l. Domingos Borges da Costa e Madalena Cardosa. Sepultada nesta matriz.

8-1-2-8 Joaquim Borges da Costa batizado em 20-01-1760. Faleceu de hidropsia e foi sepultado aos 19-04-1804.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 20-01-1760 Joaquim, f.l. Domingos Borges da Costa e Madalena Cardosa, np Antonio Borges n. da comarca de Chaves Arc. Braga e Maria Gonçalves da freg. de S. Pedro de Atey da mesma comarca, nm de Manoel Vaz Guimarães n. da vila de Guimarães do mesmo arcebispado e Antonia Cardoza n. da freg. da Piedade Bispado de S.Paulo, padr.: Antonio Martins da Costa, solteiro e Maria da Conceição mulher de Manoel Tavares Pacheco.

 

Campanha, MG aos 19-04-1804 foi sepultado Joaquim Borges da Costa, branco, de idade de 40 anos, de hidropsia. Pagou a despesa seu irmão o Alf. Domingos Borges da Costa morador nesta vila.

 

8-1-2-9 Quitéria Maria de Jesus, batizada em 13-06-1761. Em 1788, viúva de Manoel da Fonseca Pinto, requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 4º grau misto de 2º para se casar com Antonio Manoel Rodrigues, 2-1 supra.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 13-06-1761 matriz, Quiteria, f.l. Domingos Borges da Costa n. de S. Pedro de Athey comarca de Chaves Arc. de Braga e Madalena Cardosa n. da freg. de Aiuruoca Bispado de Mariana, np Antonio Borges e Maria Gonçalves, maternos Manoel Vaz Guimarães e Antonia Cardosa, padr.: Licenciado Francisco Jose de Mattos, solteiro e Maria Borges da Costa, solteira e filha de Miguel Borges da Costa.

8-1-2-10 Madalena Maria da Costa, batizada em 24-10-1762. Aos 14-11-1785 casou com Francisco José Pereira, natural de Pouso Alto, filho de Vitória Nunes da Silva e seu segundo marido João Pereira Dias; família “Francisco Martins Coelho”

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 24-10-1762 Madalena, f.l. Domingos Borges da Costa n/b na freg. S. Pedro de Athei Arc. Braga e Madalena Cardosa n/b na freg. de Aiuruoca deste bispado; np Antonio Borges e Maria Gonçalves, nm Manoel Gaz Guimarães e Antonia Cardosa, já defunta; padr.: Cap. João Martins Ribeiro, e Maria Cardosa mulher de Baltasar Gomes.,

 

Campanha-MG - casamentos - aos 14-11-1785 Francisco Jose Pereira, f.l. de Joam Pereira Dias e de Victoria Nunes da Silva, n/b na freguesia de Pouso Alto; = Margdalena Maria da Costa, f.l. de Domingos Borges da Costa e Magdalena Cardosa, n/b nesta.

8-1-2-11 Maria, batizada em 16-09-1764.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 16-09-1764 Maria, f.l. Domingos Borges da Costa e Madalena Cardosa, ele n/b na freg. de S. Pedro de Atei Arc. Braga e ela n/b na freg. de Aiuruoca deste bispado de Mariana; np Antonio Borges e Maria Gonçalves, falecidos; maternos Manoel Vaz Guimarães e Antonia Cardosa, falecida; padr.: Tome Martins Ribeiro, solteiro e Madalena Maria Garcia mulher de Jose Antonio da Fonseca.

8-1-2-12 José Barbosa da Costa, batizado em 20-04-1766. Aos 17-01-1793 casou com Ana Maria da Trindade, filha de Sebastião Francisco Pereira e Maria Guedes de Gusmão, neta paterna de Manoel Fraga e Maria Pereira, neta materna de Francisco Borges Rodrigues e Maria Fragoso (SL. 3, 80, 5-6). Ana Maria era irmã inteira do Coronel José Francisco Pereira, casado duas vezes (família Antonio Rabelo, Cap. 2º)

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 20-04-1766 Jose, f.l. Domingos Borges da Costa n. S. Pedro de Atei Arc. Braga e Madalena Cardosa n. freg. Aiuruoca deste bispado, padr.: João Antonio de Afonseca, casado e Ana Gonçalves de Moraes mulher de Jose Fereira do Amaral. Avos pat. Antonio Borges e Maria Gonçalves, falecidos e nts da dita freg. de S. Pedro de Atei, maternos Manoel Vaz Guimarães n. vila de Guimarães freg. de S. Tome da Avação Arc. Braga e Antonia Cardosa n. da freg. da Piedade Bispado de S. Paulo, falecidos.

 

Campanha-MG - casamentos - matriz aos 17-01-1793 Jose Barbosa da Costa, f.l. de Domingos Borges da Costa e Magdalena Cardosa, n/b na freguesia da Campanha; = D. Anna Maria da Trindade, f.l. de Sebastião Francisco Pereira e Maria Guedes de Gusmão, n/b na freguesia da vila de Guaratingueta Bispado de S. Paulo.

Entre seus filhos:

8-1-2-12-1 José, citado pelo tio Cel. José Francisco Pereira.

8-1-2-12-2 Maria, idem.

8-1-2-12-3 Manoel, idem.

8-1-2-13 João Borges da Costa, batizado na Campanha em 24-06-1767. Em Tiradentes aos 30-01-1815 casou com Maria Joaquina do Rosário, daí natural, filha de Francisco Vaz Tostes e Francisca Josefa do Rosário.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 24-06-1767 matriz, João, f.l. Domingos Borges da Costa n. freg. S. Pedro do Atei Arc. Braga e Madalena Cardosa n. freg. Aiuruoca deste bispado, padr.: o Juiz Ordinario o Furriel Jose Antonio da Afonseca, casado e Maria Cardosa mulher de Baltazar Gomes Lima. Np Antonio Borges e Maria Gonçalves, maternos Manoel Vaz Guimarães n. da freg. de S. Tome de Bassão Arc. Braga e Antonia Cardosa n. freg. Piedade do Bispado de S. Paulo.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 30-01-1815; Curralinho; João Borges da Costa; f. Domingos Borges da Costa e Magdalena Cardoza de Jesus; n. Campanha; = cc. Maria Joaquina do Rosário; f. Francisco Vaz Tostes e Francisca Josefa do Rosário ; n. São José

8-1-2-14 Tomé em 23-03-1771

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 23-03-1771 Tome de dez ou onze dias, f.l. Domingos Borges da Costa n. de Basto e Madalena Cardosa n. Aiuruoca deste bispado, np Antonio Borges e sua mulher, maternos Manoel Vaz Guimarães e Antonia Cardosa. Padr.: os irmãos do dito inocente, Domingos Borges e Ana Maria do Espirito Santo mulher de João Alvares Carneiro.

8-1-2-15 Vicente José em 19-07-1772

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 19-07-1772 Vicente Jose, f.l. Domingos Borges da Costa, filho de Antonio Borges e Maria Gonçalves nts da vila de S. Pedro de Atei Arc. Braga; e de Madalena Maria de Jesus n. freg. Aiuruoca e filha de Manoel Vaz Guimarães n. da vila de Guimarães Arc. Braga e Antonia Cardoza n. da freg. da Piedade-SP, falecidos. Padr.: Revdo Domingos da Silva Lobo, e Ana Maria mulher de João Alvares Carneiro.

 

8-1-3 Joaquim Vaz Guimarães, solteiro com 33 anos em 1765. Inventariante paterno.

8-1-4 Francisco Vaz Guimarães, batizado em 03-06-1736. Casado, morador no descoberto do Cabo Verde.

Aiuruoca, MG aos 03-06-1736 bat Francisco, f.l. de Manoel Vaz Guimarães e de Antonia Cardosa, foram padrinhos Carlos Borges, solteiro e Antonia da Silva, mulher de Diogo Pinto, todos desta freguesia.

         Casou com Ana Francisca Pedrosa. Pais de, pelo menos:

8-1-4-1 Juliana Maria Pedrosa de Figueiredo, natural de Cabo Verde, casou com Bento José de Mendonça, natural de Santo Amaro, filho de Francisco José de Campos e Escolastica de Mendonça Silva. Geração na família “Rocha do Canto”, neste site.

8-1-5 Teresa Cardosa de Jesus, batizada en Aiuruoca em 31-01-1739, casou com Francisco Gomes de Castilho. Teresa faleceu em Cabo Verde-MG aos 05-06-1805.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 31 jan 1739 matriz, Thereza, f. Manoel Vaz Guimarães e Antonia Cardosa, padr.: Manoel Gonçalves Lima e Anna --- Pinto, solteiros.

 

Cabo Verde, MG Igreja N Sra da Assunção aos 05-06-1805 nesta freguesia de Cabo Verde faleceu Theresa Cardosa de Jesus, natural de Campanha do Rio Verde, mulher do Cap. Francisco Gomes de Castilho. Do que faleceu não souberam dizer, tinha de idade 60 anos pouco mais ou menos, fez testamento

8-1-6 Manoel Vaz Guimarães, batizado em 24-08-1748. Solteiro em 1765, casou com Joana Pires Cordeira, viúva de Carlos Barbosa de Magalhães.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 24-08-1748 Manoel, f.l. Manoel Vaz Guimarães, n. da freg. de S. Tome de Avação comarca de Guimarães Arc. Braga e Maria(sic) Cardosa n. freg. de St. Antonio da vila de Guaratingueta bispado de S. Paulo, padr.: Cap. João Martins Ribeiro e Madalena Cardosa mulher de Domingos Borges e irmã do batizado.

          Joana era irmã inteira de Manoel Pires Cordeiro, filhos de Geraldo Pires de Araujo, natural de Taubaté-SP e Barbara Fernandes, de Pindamonhangaba.

Igreja Nossa Senhora da Conceição do Bom Sucesso do Rio Pardo (Caconde-SP) aos 02-02-1785 sitio da Lage, Geraldo de sete meses, f.l. Jose Barbosa de Magalhães e Maria Pires Cordeira, padr.: Manoel Pires Cordeiro, solteiro f.l. de Geraldo Pires e Barbara Fernandes, e sua irmã D. Joana Pires Cordeira viuva de Carlos Barbosa de Magalhães.

Manoel e Joana tiveram os filhos batizados em Caconde-SP, q.d.:

8-1-6-1 Teresa Cardosa de Jesus, batizada em Caconde-SP em 11-08-1786. Aos 14-01-1803 em Jacui-MG casou com Felipe Gonçalves Ferrão natural de Itu-SP, filho de José Gonçalves Ferrão e Rita Nogueira. Felipe não consta no rol de seus irmãos in  SL. 3, 553, 4-5

Igreja Nossa Senhora da Conceição do Bom Sucesso do Rio Pardo (Caconde-SP), aos 11-08-1786 no sitio Cubatão, bat. Teresa de 4 meses e 18 dias, f.l. Manoel Vaz de Guimarães e Joana Pires Cordeira, padr.: Sarg. Mor Manoel Rodrigues de Araujo Belem, casado e morador de Mogi Guassu, e Maria Pires Cordeira viuva de Jose Barbosa de Magalhães, estes moradores desta.

 

Jacui, MG matr. aos 14-01-1803 na fazenda do Cubatão desta freguesia na estrada de Goias. Felipe Gonçalves Ferrão n. da vila de Itu deste bispado f.l. Jose Gonçalves Ferrão e Rita Nogueira= cc Teresa Cardosa de Jesus n. da freg. de Caconde ou Rio Pardo f.l. Manoel Vaz Guimarães e D. Joana Pires Cordeira

8-1-6-2 Francisco em 25-09-1790

Igreja Nossa Senhora da Conceição do Bom Sucesso do Rio Pardo (Caconde-SP), aos 25-09-1790 sitio Cubatão, bat. Francisco n. 03-05, f.l. Manoel Vaz Guimarães n. do Arraial de Campanha do Rio Verde Bisp. de Mariana e Joana Pires Cordeira n. da freg. de Mogi Guaçu deste bispado, padr.: Domingos Francisco Alves, solteiro morador da freg. de Cabo Verde f.l. João Alves Tavera e Catarina Pedrosa já defuntos. Np Manoel Vaz Guimarães n. de Guimarães e s/m Antonia Cardoza n. vila Guaratingueta, nm Geraldo Peres de Araujo n. vila de Taubaté e s/m Barbara Fernandes n. da vila de Guaratingueta,

8-1-6-3 José, em 28-09-1794.

Igreja Nossa Senhora da Conceição do Bom Sucesso do Rio Pardo (Caconde-SP), batismos - aos 28-09-1794 sitio Cubatão, Jose de cinco meses e 24 dias, f.l. Manoel Vaz Guimarães n. freg. da Campanha do Rio Verde bispado de Mariana e Joana Pires Cordeira n. da freg. de Mogi Guasu, np Manoel Vaz Guimarães n. de Guimarães e s/m Antonia Cardosa n. da freg. da Piedade, nm, Geraldo Pires de Araujo n. vila de Taubaté e s/m Barbara Fernandes n. de Pindamonhangaba, padr.: Cap. Francisco Gomes de Castilho e s/m Teresa Cardosa de Jesus fregueses da freguesia de Cabo Verde.

8-1-6-4 Carlos, aos 18-11-1796.

Igreja Nossa Senhora da Conceição do Bom Sucesso do Rio Pardo (Caconde-SP), batismos - aos 18-11-1796 sitio Cubatão, Carlos de um ano e 13 dias, f.l. Manoel Vaz Guimaraes n. da Campanha do Rio Verde bispado de Mariana e D. Joana Pires Cordeira n. da freg. de Mogi Guasu, padr.: Alferes Jose Pio de Almeida filho do Cap. Manoel de Almeida; np de Manoel Vaz Guimarães n. de Guimarães e s/m Antonia Cardosa de Jesus n. da vila de Guaratingueta, nm de Geraldo Pires de Araujo n. da vila de Taubate e s/m Barbara Fernandes n. da mesma vila.

 

8-1-7 João, batizado em 01-01-1752. João Vaz Guimarães em 1774 requereu dispensa do impedimento ilícito para se casar com a viúva Agostinha Maria da Silva, que teve “tratos ilícitos” com Manoel Borges da Costa 8-1-2-1, sobrinho de José.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 01-01-1752 João, f.l. Manoel Vaz Guimarães n/b freg. S. Tome do termo da vila de Guimarães e Antonia Cardosa n/b na matriz da vila de Guaratingueta bispado de SP, np Antonio Vaz n/b na dita freguesia de S. Tome e s/m Ana Francisca da mesma freguesia, nm João Rabello de Crasto n. da freg. de Vieira Arc. Braga e s/m Maria Bicuda n/b na freg; S. Antonio de Guaratingueta, padr.: Guarda Mor Bento Pereira de Saa.

 

Campanha-MG Livro misto 1763-1777

www.familysearch.org (record search pilot)

fevereiro de 1774 Oradores João Vaz Guimarães e Agostinha Maria da Silva

João Vaz Guimarães e Agostinha Maria da Silva viuva de Manoel Vaz de Souza, nts deste bispado, batizados e moradores na freg. de S. Antonio do Vale da Piedade da Campanha do Rio Ferdes - impedimento de 2º grau de afinidade por copula ilicita porque:

Que o orador é filho legitimo de Manoel Vaz Guimarães e Antonia Cardosa e destes pais tambem é filha Madalena Cardosa irmã do orador, casada com Domingos Borges da Costa.

Que desta Madalena Cardosa nasceu o Alferes Manoel Borges da Costa, sobrinho do orador, e com este alferes teve a oradora copula ilicida .

 

Certifico que a suplicante viuvou nesta freguesia, vive pobre com dois filhos, sustentando-os com o seu trabalho, Campanha 06-01-1774 o Vig. Manoel Caetano Roiz.

Certifico que vendo os livros dos assentos de mortes desta matriz da Campanha no l. 3º a fls. 66 achei um do teor seguinte: aos 14-06-1772 faleceu Manoel Vaz de Souza casado com Agostinha Maria, filho de Portugal da freg. de S. Tome da Avação de Guimarães Arc. Braga, f.l. de Francisco Vaz e Dorotea de Souza. (...) e faleceu sem testamento. do que fiz este assento.

 

Certifico que vendo os Livros de Assentos dos batizados desta freguesia da Campanha, no L. 2 a fls 54 achei o assento do teor seguinte: aos 01-01-1752 nesta pia batismal de  S. Antonio do Rio Verde bat. João, f.l. Manoel Vaz Guimarães n/b freg. S. Tome do termo da vila de Guimarães e Antonia Cardosa n/b na matriz da vila de Guaratingueta bispado de SP, np Antonio Vaz n/b na dita freguesia de S. Tome e s/m Ana Francisca da mesma freguesia, nm João Rabello de Crasto, natural da freg. de Vieira Arc. Braga e s/m Maria Bicuda n/b na freg. de Santo Antonio de Guaratingueta; padr.: o Guarda Mor Bento Pereira de Saa. o Vigario João Bernardo da Costa Estrada = e mais não continha no dito assento ao qual me reporto. Congonhas 29-03-1774. o Coadj. Bernardo da S.ª Lobo

84 nos livros findos que foram dos batizados da freg. de Santo Antonio da vila de S. Jose desta comarca, em um deles a fls. 229 se acha um assento do teor seguinte: aos 17-09-1741 na igreja matriz desta vila bat. Agostinha, f.l. Manoel de Azevedo e Rosa Maria, padr.: Amaro de Mendonça Coelho e sua filha Escolastica do Espirito Santo

 

Testemunhas:

-Francisco Garcia da Rosa, homem solteiro, branco velho, disse que conhecia o orador João Vaz Guimarães e seus pais Manoel Vaz Guimarães e Antonia Cardosa dos quais tambem é filha Madalena Cardosa mulher de Domingos Borges da Costa. E que é sabido nascer desta o Alferes Manoel Borges da Costa.

-Licenciado Manoel Antonio Sampaio, homem branco, solteiro, morador neste arraial da Campanha, idem. Que o Alferes Manoel Borges da Costa tivera copula ilicita com a oradora

-Manoel de Souza Teixeira, homem viuvo, branco, morador neste arraial da Campanha. Idem.

- Francisco Xavier Martins, casado, natural davila de S. João del Rei Bispado de Mariana, de idade 30 anos pouco mais ou menos, morador no Taquaral desta freguesia, vizinho da oradora Agostinha Maria da Silva, que vive de sua lavoura

- Antonio Jose da Rosa, homem casado, natural do Rio das Mortes Bispado de Mariana, idade 37 anos, morador no Tacoaral desta freguesia da Campanha que vive de seu trabalho

- Antonio Jose Correa, solteiro, natural de S. Pedro Baino Arc. de Braga, de idade de 22 anos, morador nesta freugeisa onde vive de seu negocio

Testemunha Domingos Martins de Azevedo, homem caado, natural da freguesia de Itaubira Bispado de Mariana, de idade de 41 anos, morador desta freguesia de S. Antonio de Val da Piedade da Campanha que vive de sua roça

- Inacio Alvares Bitancurt, homem casado, branco, morador neste arraial.

- Jose Henriques Pereira, homem branco, casado, morador neste arraial da Campanha.

- Antonio Dias de Carvalho, homem branco, velho, morador neste arraial

- Domingos Rodrigues Affonço, homem branco, casado, morador neste arraial de Campanha

- Andre Bernardes do Prado, homem branco, casado, natural de Santo Antonio de Guaratingueta-SP, de idade 43 anos, morador no barreiro, vizinho do sitio da oradora,

- Lourenço de Siqueira Lobo, homem branco, casado, n. da freg. de Pouso Alto do Bispado de Mariana, de idade 31 anos, morador no barreiro, vizinho do sitio da oradora.

 

         Agostinha, batizada em Tiradentes-MG em 17-09-1741, era filha de Manoel de Azevedo Bagunte, natural da freguesia de N. Sra da Bagunte Arc. Braga e Rosa Maria Gomes da Silva natural de Tiradentes, neta paterna de João Manoel Martins e Sabina Gomes, neta materna de Pedro Gomes da Silva natural das Ilhas e Maria de Queiroz Leão natural do Rio de Janeiro.

Entre os irmãos de Agostinha:

- Maria Rosa de Jesus (ou da Silva), solteira em 1759. Casou com em 1764 com João de Moraes da Cunha, filho de Cristovão da Cunha Barros e Joana do Prado de Menezes. Geração em SL. 5, 174, 4-5.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 25-04-1759 Antonio, f.l. Jose Vieira da Cunha e Ana da Conceição, padr.: Hilario da Silva, solteiro e Domingas Gonçalves de Moraes mulher de  Jose Borges da Costa como procuradora que mostrou ser de Maria Rosa de Jesus, mulher solteira filha leg. de Manoel de Azevedo.

- João, batizado em Campanha em 31-09-1749

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 31-09-1749, João, f.l. Manoel de Azevedo, n. da freg. de N. Sra de Bagunte da comarca e arcebispado de Braga e Rosa Maria Gomes, n. da freg. de S. Jose da comarca do Rio das Mortes; np João Manoel, já defunto e s/m Sabina Gomes ambos da dita freg. de Bagunde; nm Pedro Gomes, já defunto n. das Ilhas e s/m Maria de Queiroz Leão, defunta n. do Rio de Janeiro; padr.: Cap. João Martins Ribeiro, e Maria Zeferina, solteira filha de Domingos Alves, defunto e Tomasia Pedrosa, viuva.

- Ana, em 28-02-1752.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 28-02-1752 Ana, f.l. Manoel de Azevedo n. freg. Bagunte termo do Porto e Rosa Maria n. da vila de S. Jose desta comarca, np João Martins e s/m Sabina Gomes da mesma freg. de Bagunte, nm Pedro Gomes da Silva n. da Ilha Terceira e Maria de Queiroz de Leão do Rio de Janeiro, padr.: Manoel Vaz Guimarães e Joana Rodrigues mulher de João Pires.

- Alexandre em 06-12-1756

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 06-12-1756 Alexandre nascido em 28, f.l. Manoel de Azevedo Bagunte n. da freg. de Bagunte termo de Barcelos Arc Braga e Rosa Maria Gomes n. da vila de S. Jose do Rio das Mortes deste bispado, np João Manoel e Sabina Gomes nts da dita freguesia de Bagunte, nm Pedro Gomes da Silva dizem que n. da Ilha Terceira Bispado de Angra e s/m Maria de Queiroz Leão n. da cidade do Rio de Janeiro,padr.: Alexandre da Cunha de Noronha Menezes, forasteiro solteiro e Madalena Cardosa mulher de Domingos Borges, todos moradores nesta freguesia.

 

         Agostinha era viúva de Manoel Vaz de Souza, natural de S. Tomé da Avação Arc. Braga e falecido em Campanha em 14-02-1772, filho de Francisco Vaz e Dorotea de Souza. Inventariado em 1772, Manoel deixou dois filhos de seu casal:

- Leonor, batizada em Campanha em 09-10-1760. Não compartece no inventário paterno.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 09-10-1760 Leonor, f.l. Manoel Vaz de Souza e Agostinha Maria da Silva, padr.: Antonio da Fonseca, solteiro e Rosa Maria Gomes mulher de Manoel de Azevedo

- João, em 17-01-1763. João Manoel de Azevedo, com 9 anos em 1772.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 17-01-1763 matriz, João, f.l. Manoel Vaz de Souza n/b na freg. S. Tome de Abasám Arc. Braga e Agostinha Maria da Silva n/b na freg. de S. Jose deste bispado, np Francisco Vaz e Dorotea de Souza, nm Manoel de Azevedo Bagunte e Rosa Maria Gomes; padr.: Joe Borges da Costa com pp de João Antonio da Fonseca e Ana Josefa da Conceição mulher de Jose Mendes dos Santos.

- Francisco, em 08-05-1766. Francisco José de Souza, com 6 anos.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 08-05-1766 Francisco, f.l. Manoel Vaz de Souza e Agostinha Maria da Silva n. das minas, nm Manoel de Azevedo Bagunte e Rosa Maria Gomes, padr.: Manoel Jose ---, solteiro e Francisca ---- de Jesus.

 

 

Arquivo : IPHAN - São João Del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1772 Caixa: 541

Inventariado: Manoel Vaz de Souza

Inventariante: Agostinha Maria da Silva - viúva

Local: Paragem Taquaral – Freguesia de Campanha do Rio Verde

Anotado por: Moacyr Villela

Abertura: “A 29 de Outubro de 1772 nesta paragem do Taquaral...”

Faleceu sem testamento e deixou os filhos:

- João Manoel de Azevedo, 9 anos;

- Francisco Jose de Souza, 6 anos.

 

Bens de Raiz:

 “Sitio onde vive e mora o qual pertence a metade a Francisco Xavier Monteiro”,com matos, capoeiras e campos, casas de vivenda cobertas de capim. Parte de um lado com o Capitão Jose de Oliveira e da outra com Jose Antonio da Fonseca. Avaliada a sua metade em 50.000 reis

 

João Vaz Guimarães aos 19-09-1776 na matriz de Cabo Verde-MG casou (sem citação de viuvez) com Ana Maria de Jesus, natural de Ouro Fino, filha de Manoel Antonio do Passo natural de Fanzeres Bispado do Porto e Inácia Maria de Jesus natural de Mogi das Cruzes-SP, neta paterna de outro Manoel Antonio do Passo, neta materna de Tomé de Góes da Silva e Izabel Francisca, naturais de Mogi das Cruzes. (SL. 5, 316, 4-10 onde não é citado o casamento de Inácia).

Cabo Verde, MG Igreja N Sra da Assunção aos 19-09-1776 nesta matriz de Cabo Verde onde os contraentes são moradores e dando o contraente fiança a banhos e certidão da freguesia da Campanha Bispado de Mariana, sem se descobrir impedimentos algum se casaram João Vaz Guimarães, nat da freg. da Campanha Bispado de Mariana, f.l. Manoel Vaz Guimarães e Antonia Cardoza, ele n. de Guimarães e ela da vila de Guaratingueta Bispado de S. Paulo, neto paterno não houve quem desse noticia, e pela materna de João Rabelo natural de Vieira Arc. Braga e da avó não souberam dizer = com Ana Maria de Jesus, natural da freguesia do Ouro Fino, filha de Manoel Antonio Passo natural de Fanseres do Bispado do Porto, e de Inacia Maria de Jesus natural da vila de Mogi das Cruzes, neta paterna de Manoel Antonio Passo n. da dita freguesia de Fanseres e da avó não deram noticia, e pela materna de Marcos Ma[dobra]do de Lima natural da dita vila de Mogi das Cruzes digo neta de Tome de Goes da Silva natural da dita vila e Izabel Francisca da mesma vila de Mogi das Cruzes.

 

___________________________________________________________________________

 

Desentroncado

 

Lourenço Leme de Brito, morador em Taubate-SP, casou duas vezes. Primeira vez com Ana Leite de Miranda. Em 02-11-1774 estava casado com Joana Maria de Jesus, madrinha de Maria 1d-2.

 

Com Ana Leite de Miranda encontramos o filho:

1d- Sebastião José da Silva natural de Taubate. Casou com Ana Correa de Andrade (tambem Ana Correa de S. José), batizada na Campanha aos 31-01-1751, filha de José Correa, natural da Ilha Terceira e Ana Ferreira de Andrade, natural de Pindamonhangaba-SP, neta paterna de José Correa, natural da lha de S. Jorge e de Maria da Conceição natural da Ilha Graciosa, neta materna de Cosme Ferreira e de Maria Gracia Velha

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 31-01-1751 bat Ana, f.l. de Jose Correa n. da Ilha Terceira e s/m Ana Ferreira n. da vila de Pindamonhangaba, np de Jose Correa n. da lha de S. Jorge e de s/m Maria da Conceição n. da Ilha Graciosa, nm de Cosme Ferreira e de s/m Maria Gracia Velha. Foram padrinhos Francisco Garcia da Rosa, solteiro morador neste arraial.

Ana e Sebastião tiveram os filhos, batizados na campanha, q.d.:

1d-1 Ana em 03-09-1772.

Campanha, MG aos 03-09-1772 nesta matriz bat a Ana nascida de oito dias, f.l.de Sebastião Jose da Silva, n. de Taubate e de Ana Correa de Andrade n. desta freguesia, avos paternos Lourenço Leme de Brito e Ana Leite de Miranda, avos maternos Jose Correa e Ana Ferreira. foram padrinhos Manoel, filho de Estevão Leme, e Antonia Maria, filha de Manoel Vieira.

1d-2 Maria em 02-11-1774.

Campanha, MG aos 02-11-1774 nesta matriz bat a Maria nascida de nove dias, f.l.de Sebastião Jose da Silva, n. de Taubate e de Ana Correa de S. Jose n. desta freguesia, avos paternos Lourenço Leme de Brito e Ana Leite de Miranda, avos maternos Jose Correa e Ana Ferreira, ja defuntos. Foram padrinhos Bernardo Antonio dos Santos, casado e Joana Maria de Jesus mulher de Lourenço Leme dito.

1d-3 Antonia em 27-07-1778.

Campanha, MG aos 27-07-1778 nesta matriz bat a Antonia, f.l. de Sebastião Jose da Silva, n. de Taubate e de Ana Correa n. desta freguesia, np Lourenço Leme e Ana Leite, maternos Jose Correa e Ana Ferreira. Foram padrinhos [-----] e Isabel, filha de João Pereira Poves.

1d-4 Antonia em 22-07-1779

Campanha, MG aos 22-07-1779 nesta matriz bat a Antonia, f.l. se Sebastião Jose e Ana de S. Jose. Foram padrinhos Antonio Vieira da Silva, solteiro e Isabel, solteira filha de João Pereira Poves.

1d-5 José em 09-09-1781.

Campanha, MG aos 09-09-1781 nesta matriz bat Jose de doze dias, f.l. de Sebastião Jose e de Ana Correa de S. Jose, ele n. de Taubate e ela da Campanha. Avos paternos Louren ço Leme e sua primeira mulher, avos maternos Jose Correa e Ana Ferreira. Foram padrinhos Francisco Jose e sua mãe Vitoria Nunes.

1d-6 Joaquina em 1785.

Campanha, MG batismos suplementos - no ano de 1785 pouco mais ou menos nesta matriz bat a Joaquina, f.l. de Sebastião Jose e de Ana Correa. Foram padrinhos João Jose Alves e Ana Ferreira, e por não aparecer este assento, informado dele, o lancei aqui.

1d-7 Joaquim em 01-11-1785.

Campanha, MG aos 01-11-1785 nesta matriz bat a Joaquim de nove dias, f.l. de Sebastião Jose da Silva, n. da vila de Taubate bispado de S. Paulo e de Ana Correa de S. Jose, n. da Campanha, np de Lourenço Leme de Brito e Ana Leite de Miranda, maternos Jose Correa e Ana Ferreira de Andrade. Foram padrinhos Jose Correa, solteiro e Madalena Maria da Costa, solteira filha de Domingos Borges.

1d-8 Vicente Ferreira batizado em 08-07-1787.

Campanha, MG aos 08-07-1787 nesta matriz bat a Vicente Ferreira de nove dias, f.l. de de Sebastião Jose da Silva, n. da vila de Taubate bispado de S. Paulo e de Ana Correa de S. Jose, n. desta freguesia, np de Lourenço Leme de Brito e Ana Leite de Miranda, nmaterno de Jose Correa e Ana Ferreira de Andrade. Foram padrinhos Antonio Jose Rodrigues, viuvo e Ana Maria mulher de Antonio Luiz Ferreira.

1d-9 João em 03-07-1791.

Campanha, MG aos 03-07-1791 nesta matriz bat a João, f.l. Sebastião Jose da Silva e Ana Correa de São Jose, fora padarinhos Domingos Jose Rodrigues e Maria Madalena.

1d-10 Maria em 15-09-1794.

Campanha, MG aos 15-09-1794 bat a Maria, f.l. de Sebastião Jose da Silva e de Maria(sic) Correa de S. Jose moradores nesta freguesia, foram padrinhos Antonio Jose Roiz e Genoveva Maria da Silva, moradores nesta freguesia.