PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

ORIGENS

(atualizado em 24-novembro-2013)

 

 

 

Regina Moraes Junqueira

 

 

Os “Lobo da Silva Rios” do sul de Minas Gerais tiveram origem em um português que aportou o “Lobo Rios” e uma filha natural de outro português, nascido no extremo nordeste de Portugal.

 

Miranda do Douro é uma cidade de Portugal situada nas fraldas do desfiladeiro do Alto Douro, extremo nordeste do país, fronteira com a Espanha. Por sua localização, desde épocas medievais havia aí um posto avançado, guardião das fronteiras do recém criado Reino de Portugal.

 

Em 1545 tornou-se sede de Bispado, com jurisdição abrangendo os concelhos e freguesias de Traz-os- Montes, tais como Bragança, Vinhais, Mogadouro, Vimioso, Mirandela etc. Em 1762 a sede do bispado foi oficialmente transferida para Bragança.

 

Na segunda metade do século XVII, na “vila de Passo” do bispado de Miranda, vivia o casal Manoel da Silva de Moraes e sua mulher Maria de Miranda. Deles nasceu Pedro da Silva de Miranda, “homem nobre por nascimento e tratamento” conforme declarou.

 

Não encontramos nenhuma “vila” com este nome, mas sim uma freguesia de “Passos” em Mirandela, nas fronteiras de Vinhais, e a Freguesia de “Paçó ou Passó” no próprio distrito de Vinhais. Vale lembrar que Vinhais é o berço dos Moraes de São Paulo.

 

Nas primeiras décadas do século XVIII, Capitão Pedro da Silva de Miranda assistia em São João del Rei, no sul de Minas, onde possuía sitio, roças e lavras junto ao Rio das Mortes Pequeno.

Capitão Pedro faleceu solteiro com testamento redigido em 1744, aberto aos 30-09-1745, pedindo que remetessem um legado a uma sua prima, religiosa do Convento de Santa Clara da Vila de Vinhais.

Seu inventário, neste site, foi aberto aos 25-10-1745 em sua morada no Sitio do Rio das Mortes Pequeno.

 

Segundo declarou em testamento, teve com Arcângela Maria de Jesus, mulher solteira, três filhos que legitimou em 1742 por Provisão do Desembargador do Passo da cidade da Bahia. Parte desta provisão foi transcrita no inventário de seu filho:

Inventário de Lazaro da Silva de Miranda, fls. 47

“Diz o Capitão de cavalos Pedro da Silva de Miranda da vila de São João del Rei Comarca do Rio das Mortes Capitania das Minas, que sendo ele homem nobre, por nascimento e tratamento, houve três filhos por nome Lázaro da Silva de Miranda, Brizida e Maria do mesmo cognome, de uma mulher solteira por nome Arcângela Maria de Jesus, moradora no Distrito da mesma vila (...).”

 

Em testamento, Pedro deixou legados para outros três filhos de Arcângela Maria.

 

Arcângela casou entre 1722 e 1724 com Diogo de Abreu, um dos testamenteiros nomeados pelo Capitão Pedro. Teve inventário aberto em 1745 e deixou sete filhos naturais e três legitimos:

 

Filhos de Arcângela, reconhecidos como seus pelo Capitão Pedro da Silva de Miranda (inventários neste site):

 

1- Lázaro da Silva de Miranda, 32 anos em 1745. Faleceu solteiro e sem geração, com inventário (neste site) aberto em 1748.

 

2- Brizida (Brigida) da Silva de Miranda casada com Francisco Lobo Rios, casal tronco dos “Lobo da Silva Rios”.

 

3- Maria da Silva de Miranda, 23 anos em 1745. Faleceu solteira, sem geração, com inventário (neste site) aberto em 1793. Instituiu herdeiros da terça ”meus sobrinhos: Antonio Lobo da Silva Rios; Francisco Lobo da Silva Rios; José Lobo da Silva Rios; Brizida Theresa da Silva Rios”, e deixou legado “a minha sobrinha Theresa Francisca, filha de Manoel Soares”

 

Filhos naturais de Arcângela dos quais três receberam legados do Capitão Pedro mas não foram reconhecidos por ele:

4- Pedro da Silva de Miranda, 38 anos em 1745

5- João da Silva de Miranda, 36 anos

6- Izabel da Silva de Miranda, 32 anos mais ou menos, não foi citada no testamento do Capitão Pedro. Viúva de Manoel Coelho de Meirelles, falecido com testamento em 19-04-1738 e inventariado por Izabel no mesmo ano. Geração de dois filhos:

Arquivo IPHAN - São João Del Rei - Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1738 Caixa: 617

Inventariado: Manoel Coelho de Meireles

Inventariante: Izabel da Silva de Miranda - viúva

Local: Sitio da Paciência - Rio das Mortes Pequeno - São João del Rei

Anotado por: Moacyr Villela

Inventario aberto pelo juiz de órfãos da Vila de São João del Rei, Coronel Manoel Dias de Menezes em "casa de morada da viúva inventariante que declarou ter falecido seu marido em Abril de 1738"

 Filhos:

- Manoel de idade 9 anos mais ou menos;

- Francisca com 16 meses. Ambos de "legítimo matrimônio"

 

Entre os Bens:

-  22 escravos

- Fazenda em que vive chamada "A Paciência" com todos os seus pertences, pipas, duas masseiras(sic) de farinha, caixão de farinha, cochos, carros, barris, roda de mandioca e pilão de farinha. Engenho de agua ... com dois moinhos. Casas de vivenda e engenho cobertos de telhas avaliado tudo no valor de 3.600.000;

- Alambique , forno de farinha e tachos grandes, tudo de cobre no valor de 166.500 reis;

Dividas Ativas

- Deve o Capitão de Cavalos Pedro da Silva de Miranda 911.690 por escritura pública, mais um credito no valor de 254.591 reis

Dividas Passivas

- declara dever ao feitor Domingos Pereira de Carvalho por feitorizar a fazenda e  sitio desde 15 de janeiro ate 19 de abril, dia em que faleceu o inventariado, à razão de 50 oitavas por ano como tinha sido ajustado pelo falecido seu marido.

6-1 Manoel, com nove anos.

6-2 Francisca, batizada em 03-12-1736. Com 16 meses no inventário paterno.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei-MG e capelas filiadas. Aos 03-12-1736 na capela de Santo Antonio desta freguesia bat. a Francisca, f.l. Manoel Coelho de Meirelles e Izabel da Silva de Miranda, padr.: Diogo [--danificado--] Coelho e Brizida da Silva.

 

7- Alexandre da Silva de Miranda, 28 anos em 1745

 

Filhos legitimos de Diogo e Arcângela, idades em 1745:

8- Antonia Maria Duarte de Abreu, 21 anos. Em Carrancas aos 11-01-1758 casou com José Lopes Ferreira, natural de S. Pedro da Torre Arcebispado de Braga, filho de Francisco Lopes e Benta Fernandes.

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 11-01-1758 José Lopes Ferreira, n. da freg. de S. Pedro da Torre Comarca de Valença do Minho Arc. de Braga, f.l. Francisco Lopes e Benta Fernandes; = cc Antônia Maria de Abreu, f.l. Diogo de Abreu e Arcangela Maria de Jesus, n. da freg. de N. Sra. do Pilar da vila de S. João del Rei; todos moradores e fregueses desta.

          Antonia faleceu em 26-03-1792 e José em 25-10-1792, ambos com testamento. Sem geração instituiram as sobrinhas como herdeiras. Antonia instituiu as filhas de seu irmão Antonio Duarte de Abreu e João as de sua irmã Maria Lopes casada com Antonio Affonso Pereira moradores em S. Pedro da Torre.

Lavras, MG aos 26-03-1792 faleceu Antonia Maria do Arte de Abreu mulher de Jose Lopes Ferreira, sepultada dentro da ermida da Sra. do Rosario filial desta matriz. Fez seu testamento:

(...) eu Antonia Maria do Arte de Abreu (...) sou natural da freguesia de N Sra do Pilar da vila de S. João del Rei comarca do Rio das Mortes Bispado de Mariana, f.l. de Diogo de Abreu e Arcangela Maria de Jesus, fui casada com Jose Lopes Ferreira de cujo matrimonio  não tem havido função entre nós e não tenho herdeiros alguns forçados nem ascendente nem descendentes por terem falecidos meus pais.

Testamenteiros em 1º lugar a meu marido Jose Lopes Ferreira, em 2º Francisco Ignacio Botelho, em 3º Estevão Rodrigues Branco, em 4º Cap. João da Silva Ribeiro de Queiroz.

Declaro é minha ultima vontade que o dito meu marido Jose Lopes Ferreira meu primeiro testamenteiro como tambem meu legitimo herdeiro enquanto a sua vida. (...) herdeiras as minhas sobrinhas, filhas de meu irmão Antonio Doarte de Abreu. (...) 14 de setembro de 1784 Antonia Maria Doarte de Abreu.

 

Lavras, MG aos 25-10-1792 faleceu Jose Lopes Ferreira, sepultado dentro desta matriz. Fez seu testamento.

(...) eu Jose Lopes Ferreira, assistente nesta minha fazenda da Cachoeira das Lages freguesia de N. Sra da Conceição e Santa Ana das Lavras comarca do Rio das Mortes Bispado de Mariana (...). Sou natural da freg. de S. Pedro da Torre do termo da vila de Valença do Minho do Arc. de Braga, f.l. Francisco Lopes e Benta Fernandes, já defuntos.

Sou casado com Ana Maria Duarte de Abreu de cujo matrimonio não tem havido função entre nós.

Testamenteiros em 1º esta minha consorte Antonia Maria, em 2º a Francisco Ignacio Botelho, em 3º Estevão Rodrigues Branco, em 4º o Cap. João da Silva Ribeiro de Queiroz.

Não tenho herdeiro forçado ascendentes nem descendente e instituo por minha herdeira a dita minha mulher Antonia Maria Doarte de Abreu de tudo aquilo que de minha meação me pertencer depois de pagos os gastos funerais. Por morte de minha consorte deixo as minhas sobrinhas Rosa, Maria, Izabel, Mariana e Ana, todas filhas de minha irmã Maria Lopes casada com Antonio Affonso Pereira moradores na mesma minha freguesia acima declarada. 13 de Setembro de 1784 Jose Lopes Ferreira.

Codecilo que fez Jose Lopes Ferreira : Declaro por se achar o meu testamento falho de testamenteiros nomeio em 2º lugar a Manoel de Mello, em 3º o  Tenente Guarda Mor Salvador Jorge Bueno, em 4º a Luiz del ----- Carvalho.

Fui casado com Antonia Maria, a qual por não termos filhos deixou por seu herdeiro com a declaração de que por meu falecimento a parte que lhe poderia pertencer fica para suas herdeiras as filhas de seu irmão Antonio Duarte o que assim ordeno depois de cumpridos os legados da dita minha mulher e meus, e satisfeitas as dividas que dever o meu casal o liquido que ficar se reparta. Uma parte se entregara as ditas filhas do dito Antonio Duarte e a outra, que me pertence, é para as minhas sobrinhas a quem  instituo no testamento por minhas herdeiras.

Sitio da Cachoeira cinco de abril de 1792 Jose Lopes Ferreira.

 

9- Silvestre Duarte de Abreu, 19 anos a completar em 31-12-1745. Foi inventariado em 1756, herdou seu pai.

Arquivo IPHAN – São João Del Rei - Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1756 Caixa: 1

Inventariado: Silvestre Duarte de Abreu

Inventariante: Diogo de Abreu – pai do falecido

Local: Rio das Mortes Pequeno - São João del Rei

Anotado por: Moacyr Villela

Inventariado “morto violentamente de um tiro no Rio das Mortes Pequeno”. Inventariante seu pai morador no Rio Grande “da outra parte”.

Era “nascido e batizado na Freguesia de São João Del Rei”. Faleceu sem testamento ficando herdeiro seu pai Diogo de Abreu morador no Rio Grande.

Bens ;

- 1 escravo;

- 12 cabeças de gado;

- 77 dividas ativas provenientes de vendas de mercadorias no valor de 813.850 reis

 

10- Antonio Duarte de Abreu, 16 anos pouco mais ou menos em 1745, filho de Diogo de Abreu e Arcangela Maria de Jesus. Casou com Joana Francisca da Conceição. Antonio, natural de S. João del Rei, faleceu com testamento em 29-09-1796. Foi inventariado pela viúva em 05-10-1797, compareceram onze filhos:

IPAHN – São João Del Rei

Tipo de Documento: Inventário - Ano: 1797 Caixa:01

Inventariado:Antonio Duarte de Abreu

Inventariante: Antonio Duarte de Abreu - filho

Local: Ribeirão do Macuco. Aplicação da capela de Nossa Senhora do Rosario de Lavras

Anotado por: Moacyr Villela

Testamenteiro = Luis Carvalho Ferreira

Abertura em 05-10-1797 em casa da viúva Joana Francisca da Conceição.

Faleceu em 29-09-1796

Herdeiros: filhos do casal

- Antonia Maria casada com Antonio Joaquim da Silva;

- Arcângela Maria de Jesus casada com Domingos Lopes da Crus;

- Antonio Duarte de Abreu solteiro 24 anos;

- Maria Duarte de Santa Rosa casada com Manoel de Almeida Fontes;

- Isidoro Duarte 16 anos;

- Teresa Maria Duarte 15 anos;

- Manoel Duarte 14 anos;

- Joana Maria Duarte 13 anos;

- José Duarte 12 anos;

- Joaquim Duarte 11 anos;

- Ana 8 anos

Testamento escrito e aprovado em 22-12-1794

Declara ser natural do termo da Vila de São João Del Rei. Filho legitimo de Diogo de Abreu e Arcângela Maria de Jesus já defuntos

Casado com Joana Francisca da Conceição com quem tem 11 filhos: 6 fêmeas e 5 machos

Possui uma fazenda de matos virgens, capoeiras e campos de criar com gado vacum que confronta com o padre Jerônimo Pereira de Carvalho e Manoel de Melo

3 escravos

10-1 Antonio Duarte de Abreu, solteiro com 24 anos em 1797

10-2 Arcangela Maria de Jesus, batizada em 02-10-1774 e casada em 30-05-1791 com Domingos Lopes da Cruz, exposto a Manoel Lopes Pinto.

Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 30/Maio/1791, Capela do Rosário, Domingos Lopes da Cruz, exposto em casa de Manoel Lopes Pinto, bat. nesta freguesia; c.c. Archangela Duarte, f. de Antônio Duarte de Abreu e de Joana Francisca da Conceição. TT: Manoel de Melo e Joaquim Francisco (pesq. Silvia Buttros)

10-3 Antonia Maria Duarte casada aos 25-09-1791 com Antonio Joaquim da Silva, filho natural de Mariana, filho natural de Francisca Maria Vasconcelos.

Lavras, MG Igreja Santana bat - aos 02-10-1774 na capela do Rosario filial desta matriz bat a Arcangela n. aos 21-09, f.l. Antonio Duarte de Abreu e Joana da Conceição, padr.: Diogo de Abreu e [danificado] de Santa Rosa, viuvos, todos desta freguesia.

 

Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 25/Set/1791, Capela do Rosário, Antônio Joaquim, f. natural de Francisca Maria Vasconcelos, nat. e bat. na Sé de Mariana; c.c. Antônia Maria Duarte, f. de Antônio Duarte de Abreu e de Joana Francisca da Conceição, nat. e bat. nesta freguesia. TT: o Tenente Coronel Joaquim José Freire e o Alferes Domingos Antônio Pereira (pesq. Silvia Buttros)

10-4 Maria Duarte de Santa Rosa casada aos 02-11-1793 com Manoel de Almeida Fontes, filho de Antonio Braz de Oliveira Galante e de Joaquina Felizarda do Espírito Santo

Sta Ana das Lavras do Funil-MG, aos 02/Nov/1793, Matriz de S. João Del Rei, Manoel de Almeida Fontes, f. de Antonio Braz de Oliveira Galante e de Joaquina Felizarda do Espírito Santo; c.c. Maria Duarte de S. Rosa, f. de Antônio Duarte de Abreu e de Joana Francisca da Conceição. Ambos nat. e bat. na freg. de Lavras. TT: o Reverendo Manoel Antônio de Castro e Manoel Antônio de Souza (pesq. Silvia Buttros)

10-5 Isidoro Duarte, 16 anos em 17797.

10-6 Teresa Maria Duarte 15 anos

10-7 Manoel Duarte 14 anos

10-9 Joana Maria Duarte 13 anos

10-10 Joaquim Duarte 11 anos

10-11 Ana 8 anos

 

 

Dos filhos reconhecidos pelo Capitão Pedro da Silva de Miranda, apenas Brizida deixou geração que adotou o apelido “Lobo da Silva Rios”, título deste estudo.

 

 

 

LOBO DA SILVA RIOS

Aportes à Genealogia Paulistana

(atualizado em 04-junho-2011)

 

 

Regina Moraes Junqueira

Bartyra Sette

 

Francisco Lobo Rios nasceu na cidade do Porto-PT, filho de João Francisco Rios e Mariana Francisca Rios. Em 1745 estava casado com Brizida da Silva de Miranda, filha natural do Capitão Pedro da Silva de Miranda e Arcângela Maria de Jesus.

 

Brizida nasceu por volta de 1717, com 28 anos em 1745. Foram moradores em Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno, onde herdaram as terras e lavras do Capitão Pedro. Aí faleceu Brizida aos 24-05-1759.

 

Francisco faleceu aos 14-07-1782, deixando entre seus bens uma sesmaria com casa assobradada, engenho de cana, senzalas, alambiques e mais benfeitorias, tudo coberto de telhas, em uma das margens do Rio das Mortes Pequeno. Na outra margem, outra sesmaria chamada Sitio do Ribeirão. Tinha também duas casas na Vila de São João del Rei, a maior na Rua da Prata.

 

Em sociedade, possuía várias terras minerais no Rio Grande e na Lagoa Verde.

 

Segundo os inventários de ambos (neste site), foram pais de sete filhos, Francisca não foi mencionada:

- Francisca, batizada em 20-07-1746.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Sto Antonio do Rio das Mortes aos 20-07-1746 Francisca, f.l. Francisco Lobo Rios e Brigida da Silva de Miranda, padr.: Cap. Mor Matias Gonçalves Moinhos

 

1- Antonio Lobo da Silva Rios

2- Ana Francisca Alexandrina da Silva Rios

3- Doutor Francisco Lobo da Silva Rios

4- Brígida Teresa da Silva Rios

5- Jose Lobo da Silva Rios

6- Rosa da Silva Rios

7- Maria Bárbara da Silva Rios

 

 

1- Antonio Lobo da Silva Rios

 

Batizado em 08-10-1747. Com 35 anos em 1782 quando ainda era solteiro..

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Sto Antonio do Rio das Mortes aos 08-10-1747 Antonio, f.l. Francisco Lobo Rios e Brigida da Silva de Miranda, padr.: Manoel Teixeira Pereira e D. Josefa de Moraes cc Cap. Mor Matias Gonçalves Moinhos.

Antonio casou duas vezes. Primeiro com Vitória Maria Ferreira, filha de Pascoal Alves Rodrigues e Josefa Ferreira Barreta, por esta neta de Maria de Siqueira Paes e seu segundo marido Antonio Ferreira Barreto, SL. 4º, 331, 3-2 e família “Maria de Siqueira Paes”, neste site. Casou em segundas com Tereza Inácia da Costa Cabral, filha de José da Costa Cabral e Maria Josefa Ferreira, neta materna dos mesmos Pascoal Alves Rodrigues e Josefa Ferreira Barreta

Antonio faleceu com testamento redigido na Vila de São João del Rei aos 10-10-1808, aberto seis dias depois, com inventário iniciado pela viúva em janeiro do ano seguinte na Fazenda Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno (neste site).

Tereza Inácia faleceu com testamento de 30-03-1835 registrado no Livro de Óbitos de São João del Rei. Nele declara os três filhos legítimos e a filha natural, tida em estado de solteira:

I- Ana Narcisa.

RMJ: SJDR Thereza Ignacia da Costa, filha legitima de José da Costa Cabral e D. Maria Josefa. Sou viúva de Antonio Lobo da Silva Rios de quem tive três filhos. Em solteira tive uma filha chamada Anna Narcisa. Testamenteiros pela ordem, (todos filhos dela): Francisco Antonio, José Justino e João da Silva Rios. Dei à minha neta Maria filha de Francisco Antonio, uma escrava de nome Umbelina, parda. Deixo o remanescente da minha terça aos meus filhos legítimos Francisco, José e João. SJDR, 30-03-1835.

Nota: não encontrei o termo de óbito, o seguinte de 12-10-1844

 

Antonio e Vitória Maria tiveram dois filhos:

1-1 Antonio Lobo Ferreira, batizado em 20-11-1789. Instituído segundo testamenteiro por seu pai. Faleceu “apressadamente” aos 05-12-1808, sem geração. Certidão de óbito no inventário paterno.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 20-11-1789 Antonio, f.l. Antonio Lobo da Silva Rios e Vitoria Maria Ferreira de Jesus, np Francisco Lobo Rios da freg. de S. Nicolau e Brigida da Silva de Miranda, desta freguesia, nm Pascoal Alves Rodrigues e Josefa Ferreira Barreto, padr.: Revdo Dr. Vigario da Vara Jose Batista Silva e Josefa Ferreira Barreto.

 

1-2 Maria Vitória Teresa Ferreira de Jesus, batizada em 19-12-1790. Aos 10-10-1809 casou com José Inácio da Silva Souto Maior, de quem foi a primeira esposa. José Inacio, batizado na freguesia de Santa Luzia de Sabará, era filho natural do Capitão Ignacio da Silva Souto Maior e Josefa Senhorinha da Costa

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Sto Antonio do Rio das Mortes aos 19-12-1790 Maria, f.l. Antonio Lobo da Silva Rios e Vitoria Alves Ferreira de Jesus, padr.: João das Neves Alves Ferreira e Maria da Silva de Miranda.

 

B7: Casamentos - SJDRei, aos 10-10-1809 matriz, Jose Ignacio da Silva, f. natural do Capitão Ignacio da Silva Souto Maior e Josefa Senhorinha da Costa, n/b na freg. Santa Luzia de Sabara; = cc. Maria Victoria Thereza de Jesus, f.l. Antonio Lobo da Silva Rios e Victoria Maria Ferreira de Jesus, n/b nesta freguesia.

 

Maria Vitória faleceu aos 20-02-1821 na Fazenda da Lagoa Verde, aplicação de Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno, Freguesia de São Miguel do Cajuru, onde morava (inventário neste site). Provavelmente em consequencia do parto de seu caçula.

José Inácio faleceu aos 16-04-1838, com inventário aberto na mesma fazenda, deixando viúva sua segunda mulher Floriana Balbina das Neves, filha de João das Neves Alves Ferreira e Luciana Bernarda de São José, neta paterna de Pascoal Alves Rodrigues e Josefa Barreta, portanto prima irmã de Maria Vitória. Floriana era neta materna do Sargento Mor Braz Alves Antunes e Luciana Clara de Santa Rosa (família “Os Alves Antunes”, neste site)

Segundo seu inventário (neste site) José Inácio deixou onze filhos: cinco das primeiras núpcias, três das segundas e três naturais, havidos no estado de viuvez, todos descritos na família “Os Alves Antunes”.

Filhos de José Inacio e Maria Vitória:

1-2-1 Carlota Jesuína da Silva, batizada em 20-11-1810..

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. Santo Antonio do Rio das Mortes aos 20-11-1810 Carlota, f.l. Jose Inacio da Silva Souto Maior e D. Maria Vitoria Alves Ferreira de Jesus, padr.: Alf. João Neves Alves Ferreira por pp ao Padre Dionisio Gonçalves Pereira Rodrigues, e D. Jacinta Maria de Almeida.

          Casou com Francisco Antonio da Silva Rios 1-3 abaixo, de quem foi a primeira esposa. Foram moradores em Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno, onde comparecem no censo de 1839, ele com 36 anos, quatro filhos e 34 escravos. Era então Juiz de Paz do distrito.

          Carlota Jesuina foi inventariada em 1859. Capitão Francisco Antonio casou em segundas com Hipólita Maria de Jesus, sua inventariante. Foi proprietário de parte da Fazenda S. Antonio e terras na Fazenda Pega Bem com casas e demais benfeitorias.

          Segundo seu inventário aberto em 1879 (neste site), Francisco Antonio teve ao todo doze filhos, sete com Carlota Jesuína, descritos em 1-3 abaixo.

 

1-2-2 José Inácio da Silva, batizado em 1812. Ainda solteiro em 1838 com 26 anos.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. Santo Antonio do Rio das Mortes em 1812, Jose, f.l. Cap. Jose Inacio da Silva Souto Maior e D. Maria Vitoria Alves Ferreira de Jesus, padr.: Francisco Antonio da Silva Rios, casado e D. Maria Custodia de Gouvea, solteira.

          José Inácio da Silva Souto casou duas vezes. Primeira vez com Maria Custódia de Gouvea, inventariada em 1871. Segunda vez com Felizarda Cândida de Oliveira Silva Barreto, filha do Tenente João José de Oliveira Barreto.

          José Inácio faleceu aos 30-08-1872 e foi inventariado por sua viúva. Sem geração destas nupcias, teve com Maria Custódia, segundo os inventários de ambos (neste site), a filha única:

1-2-2-1 Maria José da Silva nasceu em  26-11-1842 e foi batizada aos 27 do mês seguinte.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 27-12-1842 Maria, branca n. 26-11-1842, f.l. José Inacio da Silva Souto e D. Maria Custodia de Gouvea, padr.: Cap. Jose Dias de Oliveira e D. Carlota Jesuina da Silva, casada.

         Aos 28-04-1861 casou com Francisco Antonio da Silva Rios junior 1-3-1 abaixo, filho de Francisco Antonio da Silva Rios e Carlota Jesuína da Silva, com dispensa de afinidade de segundo grau, por ser o pai dela irmão da mãe dele (processo matrimonial neste site)

RMJ - Paróquias de São João Del Rei - Matrimônios, Francisco Antonio da Silva Rios, do Arraial do Rio das Mortes, f de Francisco Antonio da Silva Rios e Carlota Jesuína da Silva já falecida = Maria José da Silva, f de José Inácio da Silva e Maria Custodia de Gouvêa. Test: José Dias de Oliveira e Dr Manoel da Silva de Govea n(?) Matriz - 28-04-1861

 

1-2-3 Francisco José da Silva, batizado em 03-01-1817. Solteiro em 1838.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 03-01-1817 Francisco, f.l. Alf. Jose Inacio da Silva Souto Maior e D. Maria Vitoria Alves Ferreira de Jesus, padr.: Sarg. Mor Jose Joaquim Correa, viuvo e D, Ana Firmina de Almeida Leite Ribeiro.

 

1-2-4 Mariana Carolina da Silva, batizada em 27-10-1818. Solteira na abertura do inventário do pai, casou aos 29-09-1838 com Joaquim Saraiva Nogueira.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 27-10-1818 Mariana, f.l. Alf. Jose Inacio da Silva Souto Maior e D. Maria Vitoria Alves Ferreira de Jesus, da Lagoa Verde, padr.:  Cel. Francisco Isidoro Batista da Silva e D. Mariana Carlota de Almeida Leite, solteira filha do falecido Sarg. Mor Joaquim Leite Ribeiro.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 29-09-1838 Joaquim Saraiva Nogueira = cc Mariana Carolina da Silva. Test.: Domiciano Leite Ribeiro e Francisco Antonio da Silva Rios.

 

1-2-5 Antonio Carlos da Silva, batizado em 20-03-1821. Vinte anos depois morava com seu tutor e cunhado Francisco Antonio.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 20-03-1821 Antonio, f.l. Major Jose Inacio da Silva Souto Maior e D. Maria Vitoria Alves Ferreira de Jesus, falecida, padr.: Sarg. Mor Antonio Constantino de Oliveira e s/m D. Maria da Motta do Sacramento.

 

Filhos de Antonio e Tereza Inácia:

 

1-3- Francisco, batizado em 14-01-1803. Francisco Antonio 1º testamenteiro materno teve a filha legatária da avó “Dei à minha neta Maria filha de Francisco Antonio, uma escrava de nome Umbelina, parda”.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 14-01-1803 Francisco, f.l. Antonio Lobo da Silva Rios e Teresa Inacia da Costa Cabral, padr.: Cap. Joaquim Coelho de Souza, solteiro e Ana Romeira do Sacramento, casada.

 

          Capitão Francisco Antonio da Silva Rios casou duas vezes. Primeira vez, com dispensa de consaguinidade de 2º e 3º grau obtida em Mariana no ano de 1826 por ser o pai dele avô dela, com Carlota Jesuína da Silva 1-2-1 supra, filha de José Inacio da Silva Souto Maior e Maria Vitoria Ferreira de Jesus (processo neste site). Carlota faleceu aos 01-10-1858

Segunda vez com Hipólita Maria de Jesus, sua inventariante.

Segundo seu inventário aberto em 1879 (neste site), Francisco Antonio teve ao todo doze filhos, que nesse ano tinham a seguinte situação:

 

Com Carlota Jesuína, segundo os inventários (neste site), idades em 20-08-1859:

1-3-1 Francisco Antonio da Silva Rios com 29 anos. Alferes Francisco aos 28-04-1861 casou com Maria José da Silva (1-2-2-1 supra). Negociante em São João del Rei. Foi o tutor de seus irmãos menores.

RMJ - Paróquias de São João Del Rei - Matrimônios, Francisco Antonio da Silva Rios, do Arraial do Rio das Mortes, f de Francisco Antonio da Silva Rios e Carlota Jesuína da Silva já falecida = Maria José da Silva, f de José Inácio da Silva e Maria Custodia de Gouvêa. Test: José Dias de Oliveira e Dr Manoel da Silva de Govea n(?) Matriz - 28-04-1861

 

          Maria José faleceu em São João del Rei aos 26-10-1908 e foi inventariada por Francisco em 1914. Tiveram sete filhos, segundo o inventário (neste site):

1-3-1-1 Francisco Izidoro Rios, casou aos 16-04-1885 com Helena Avelina de Paiva, filha de Antonio Justiniano de Paiva e Matildes Cândida de Paiva (ou de Jesus). Geração na família “Padre Manoel da Paixão e Paiva”.

RMJ: SJDR, casamentos- Matriz- Aos 16-04-1885, Francisco Izidoro Rios, filho leg. de Francisco Antonio da Silva Rios e Maria Jose da Silva = Helena Avelina de Paiva, filha de Antonio Justiniano de Paiva e Matildes Cândida de Paiva. testemunhas: Daniel Antonio de Paiva e João batista do Sacramento.

1-3-1-2 Joaquim da Cruz Silva Rios, viúvo em 1914.

1-3-1-3 José Ignacio da Silva Rios, casado

1-3-1-4 Mecia Custódia Rios, solteira, professora.

1-3-1-5 Custódio do Sacramento Rios, funcionário público

1-3-1-6 Maria das Dores Rios, solteira, com vinte e dois anos.

1-3-1-7 João Evangelista da Silva Rios, com vinte e um anos.

 

1-3-2 Maria Carlota (ou Vitória) da Silva, casada com João de Souza Lima, moradores na Freguesia de Santa Bárbara do Monte Verde, Termo e Comarca do Rio Preto-MG

1-3-3 Aureliano da Silva Rios, com 22 anos. Casou com Luciana Maria de Jesus, com ao menos o filho:

1-3-3-1 Francisco da Silva Rios. Casou aos 31-08-1885 com Mecia Cândida da Silva, filha de Mecia Cândida, 1-3-6. Por serem irmãos o pai dele e a mãe dela tiveram dispensa de consangüinidade de segundo grau lateral simples, alem de outros graus mais remotos por serem os pais de ambos também parentes entre si.

RMJ, Paróquias de São João Del Rei – Matrimônios- Aos 31-08-1885.dispensados de consaguinidade de segundo grau lateral simples e quarto grau atingente ao 3º lateral, Francisco da Silva Rios, filho de Aureliano da Silva Rios e Luciana Maria de Jesus = Mecia Cândida da Silva, filha de José Justino da Silva Rios e Mecia Cândida da Silva, ambos naturais desta freguesia de N Sra do Pilar.

Tiveram pelo menos q.d:

1-3-3-1-1 Lindolfo da Silva Rios. Aos 10-07-1911 em São João del Rei casou com Cândida Brígida de Oliveira, filha de Flavio de Oliveira Barcelos e Cândida Maria de Jesus.

RMJ: Paróquias de São João Del Rei, casamentos: Aos 10-07-1911 se receberam em matrimonio = Lindolfo da Silva Rios, filho leg de Francisco da Silva Rios e Mecia Cândida da Silva = Cândida Brígida de Oliveira, filha legitima de Flavio de Oliveira Barcellos e Cândida Maria de Jesus. Tts: Aníbal José D’Angelo e Saturnino Belchior de Paiva.

 

1-3-4 José Ignacio da Silva Rios com 25 anos em 1859. Faleceu aos 17-08-1860 “de inflamação”.

1-3-5 Domiciano Antonio da Silva Rios, com 20 anos. Casado em 1879

1-3-6 Mariana Carlota da Silva, falecida, casada que foi com Miguel Leopoldino de Oliveira, deixaram:

1-3-5-1- Francisco Leopoldino de Oliveira, casado.

1-3-5-2- Maria, 12 anos.

1-3-5-3- Antonio, 10 anos.

1-3-7 Mécia Cândida (ou Carlota) da Silva, com 14 anos em 1859. Já era falecida em 1879 casada que foi com José Justino da Silva Rios Jr 1-4-3 abaixo. Deixou duas filhas

 

1-3-8 Baptista da Silva Rios, com 12 anos. Casado em 1879

 

Com Hipólita Maria Francisco Antonio teve mais:

1-3-9 Leoforsina Cândida da Silva, batizada aos 20-11-1863 em Lavras, na capela da fazenda de Joaquim Tavares Coimbra (certidão no inventário do pai).

1-3-10 Polcidônia, com sete para oito anos. Contratada depois para casar com Antonio Luiz de Souza, filho de Francisco Teodoro Alves.

1-3-11 Josefina Maria da Assunção, 4 anos. Casou aos 18-06-1887 na Fazenda Pega Bem com Cristiano Tavares Coimbra, filho de José Tavares Coimbra e Ana Esméria de Andrade.

Inserida no Inventário paterno:

Certifico que no dia dezoito de Junho do corrente ano de mil oitocentos e oitenta e sete na Fazenda do Pega Bem desta Paróquia, depois de feitos os proclamas e dispensados do impedimento de consanguinidade em quarto grau atingente ao terceiro da linha lateral desigual e simples e alvará do Doutor Juiz de Direito desta Comarca assisti ao sacramento do matrimônio que entre si solenemente celebraram Cristiano Tavares Coimbra e Josefina Maria da Assunção, ele filho legítimo de José Tavares Coimbra e Ana Esméria de Andrade, natural e residente no Distrito do Rozário de Lavras pertencente a Paróquia da cidade de Lavras - e ela, filha legítima do finado Francisco Antonio da Silva Reis e Hipólita Maria de Jesus, natural e residente nesta Paróquia de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei - Sendo testemunhas do ato além de outras pessoas José Tavares Coimbra e José Silvério de Carvalho (...).

 

1-3-12 Francisca, 2 anos. Faleceu aos 02-04-1880, sepultada no cemitério da Igreja de Santo Antonio do Rio das Mortes.

1-3-13 Francisco, póstumo, sepultado no mesmo lugar aos 04-10-1881

 

 

1-4 José, batizado em 12-01-1806. José Justino 2º testamenteiro materno. José Justino da Silva Rios casou com Máxima Delguita de São Bernardo filha de João das Neves Alves Ferreira e Luciana Bernarda de São Jose, família “Alves Antunes”.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Sto Antonio do Rio das Mortes aos 12-01-1806 Jose, f.l. Antonio Lobo da Silva Rios e D. Teresa Inacia da Costa Cabral, padr.: Cap. Manoel Gomes de Almeida Coelho, solteiro e D. Ana Claudia, casada.

 

          O viúvo e filhos de Máxima fizeram partilhas amigáveis de seus bens em 11-11-1886. José Justino faleceu em 21-09-1897 no Arraial do Rio das Mortes.

Tiveram sete filhos, segundo seus inventários, neste site:

1-4-1 João das Neves Silva Rios. Em 1897 estava casado com Ana de Tal

1-4-2 Ana Custódia de Carvalho casou aos 18-07-1857 com Francisco Tavares de Carvalho, filho de João Tavares de Macedo e Ana Flausina dos Santos. Não comparece, nem é representada, no inventário paterno.

RMJ, - Paróquias de São João Del Rei - Matrimônios, Francisco Tavares de Carvalho, f de João Tavares de Macedo e Ana Flausina dos Santos = Custodia da Silva, f de Justino da Silva Rios e Maxima ------ta de São Bernardo, ambos da Freguesia de Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno, onde se realizou a cerimônia. Test: Francisco Antonio da Silva Rios e Severino José de Carvalho - 18-07-1857

1-4-3 José Justino da Silva Rios Junior, casou duas vezes. Primeira vez aos 25-04-1861 com Mécia Cândida da Silva 1-3-6 supra, filha de Francisco Antonio da Silva Rios e Carlota Jesuína da Silva.

RMJ - Paróquias de São João Del Rei - Matrimônios, [ ] Justino da Silva Rios, f de José Justino da Silva Rios e Maxima Delguita de Sam Bernardo = Micias Cândida de Silva, f de Francisco Antonio da Silva Rios e Carlota Jesuína da Silva já falecida. Ambos da Aplicação do Rio das Morte. Test: Cap Antonio da Almeida Magalhães e Antonio Soares Moreira. Matriz - 25-04-1861

          Mécia faleceu aos 08-05-1865 e foi inventariada no mesmo ano pelo viúvo. Deixou de seu casal duas filhas (inventário neste site)

1-4-3-1 Carlota, com 2 anos em 1865

1-4-3-2 Mécia, com cinco meses. Mecia Cândida da Silva casou aos 31-08-1885 com Francisco da Silva Rios, 1-3-3-1 supra, filho de Aureliano da Silva Rios e Luciana Maria de Jesus, depois de dispensados do parentesco de segundo, terceiro e quarto graus.

 

 

          Em 1877 José Justino estava casado pela segunda vez com Joaquina Cândida da Silva, filha de Joaquim José da Silva Rios e Francisca Iria de Jesus.

Joaquim José da Silva Rios faleceu aos 28-05-1865 e Francisca Iria de Jesus teve seu inventário aberto em 1877, neste site.

Deixaram sete filhos:

- Antonio, com 14 anos em 1865. Antonio Joaquim da Silva casou com Dona Delmira Martinha de Jesus

- Joaquina Cândida da Silva, 13 anos anos. Casou depois com José Justino da Silva Rios Junior

- Flausina, 12 anos. Florina Iria de Jesus casou com Domingos Alves da Silva

- Francisco, 9 anos. Francisco Joaquim da Silva casou com Theresa de Paula Soares (ou Theresa Francisca Soares), filha “do finado João Serafim”.

- Maria, 7 anos. Maria Cândida de Jesus casou depois com João Cândido Alves

- Theresa, 6 anos (depois falecida)

- José, 3 anos, batizado aos 12-09-1858. Em adulto, José Joaquim da Silva

1-4-4 Luciano da Silva Rios, batizado em 02-02-1843. Casou com Gertrudes Bernardina da Silva Rios

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santo Antonio do Rio das Mortes aos 02-02-1843 Luciano, n. 31-10-1842, branco, f.l. Jose Justino da Silva Rios e Maxima D. de São Bernardo, padr.: Carlos Joaquim Maximo Pereira e Joaquim Ferreira Barbosa, solteiros.

1-4-5 Ernesto da Silva Rios, batizado em 20-02-1848. Casou com Mécia Cândida de Jesus 1-5-1 abaixo, filha de João da Silva Rios e Mécia Cândida de Jesus 1-5-1.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 20-02-1848 Ernesto, branco, f.l. Jose Justino da Silva Rios e D. Maxima D. de São Bernardo, padr.: Gervasio Protasio a Silv e s/m D. Mariana Francisca de Andrade por pp a Joaquim Ferreira Barbosa e s/m D. Candida Maria Nogueira.

 

          Mécia faleceu em 01-06-1866 e foi inventariada por Ernesto no mesmo ano. O casal teve quatro filhos:

1-4-5-1 Ana Cândida da Silva com 13 anos em 1886. Casou com João Batista do Nascimento

1-4-5-2 João da Silva Rios com 10 anos. Casou com Dona Carlota

1-4-5-3 José da Silva Rios com 8 anos. Solteiro com 19 anos em 1894

1-4-5-4 Maria Cândida da Silva com 2 anos

1-4-6 Eduardo da Silva Rios, batizado em 01-05-1850. Solteiro em 1897.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 01-05-1850 Eduardo, branco, f.l. Jose Justino da Silva Rios e D. Maxima D. de São Bernardo, padr.: Manoel de Souza Lima, da freguesia de Valença e D. Maria Inacia da Silva, solteira.

1-4-7 Maria Guilhermina da Silva, batizada em 04-07-1853. Solteira em 1897.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 04-07-1853 Maria, branca, f.l. Jose Justino da Silva Rios e D. Maxima D.a de São Bernardo, padr.: João Antonio da Silva Mourão e D. Floriana Balbina das Neves.

 

1-5 João, batizado em 17-08-1807. João da Silva Rios testamenteiro materno. Casou aos 21-07-1845 com Messias Cândida de Jesus (ou da Silva), filha do Guarda Mor Luiz Pereira da Silva e Batista Custódia do Céu Cabral; família “Maria de Siqueira Paes” § 2º.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 17-08-1807 João, f.l. Antonio Lobo da Silva Rios e D. Teresa Inacia da Costa Cabral, da aplicação de Santo Antonio do Rio das Mortes, padr.: Cap. Bernardo Jose Gomes a Silva Flores, casado e Ana Rosa Aranha de Vasconcellos, casada.

 

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - aos 21-07-1845 na cap. S. Tiago dispensados de consanguinidade, João da Silva Rios, branco 30 anos, f. de Antonio Lobo da Silva Rios e D. Teresa Inacia da Costa Cabral, já falecidos, moradores na freg. de S. João del Rei = cc D. Missias Candida da Silva, branca 30 anos, f. do Guarda Mor Luiz Pereira da Silva e D. Batista Custodia do Ceo Cabral, moradores e nts desta freguesia, test.: Antonio Saraiva Nogueira e Francisco Antonio da Silva Rios.

          Messias faleceu em 06-02-1857 e João em 24-09-1894. Deixaram, segundo seus inventários (neste site) a filha única:

1-5-1 Messias com 4 anos em 1857. Mécia (em documentos citada também como Maria) Cândida de Jesus casou com Ernesto da Silva Rios 1-4-5 supra

 

 

2- Ana Francisca Alexandrina da Silva Rios

 

Ana Francisca, também referida como Ana Francisca de Alexandria, batizada em 23-03-1749. Casou aos 12-06-1774 com o Guarda Mor e Capitão Manoel José Godinho, natural da freguesia de S. Miguel Comarca da Feira, filho de Manoel Godinho e Maria Fernandes.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Sto Antonio do Rio das Mortes aos 23-03-1749 Ana, f.l. Francisco Lobo Rios e Brigida da Silva de Miranda, padr.: Diogo de Abreu e Izabel da Silva de Miranda.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 12-06-1774 matriz, Manoel Jose Godinho, f.l. Manoel Godinho e Maria Fernandes, n/b na freg. de S. Miguel do Souto Comarca da Feira Bispado do Porto; = cc. Ana Francisca Alexandrina Rios, f.l. Francisco Lobo Rios e Brizida da Silva de Miranda, n/b nesta.

 

Foram moradores em Nazaré, freguesia de Nossa Senhora do Pilar de São João del Rei. Manoel José faleceu aos 13-10-1785 com inventário aberto pela viúva no mesmo ano, em Nazaré.

Segundo o inventário, neste site, tiveram quatro filhas (idades pouco mais ou menos em 1785)

 

2-1 Thereza Perpétua dos Serafins, 12 anos, ainda solteira em 1797, ou Thereza Perpétua Alexandrina Rios como consta em seu testamento. Thereza casou com Francisco Dias Cravo, natural de Lavras, filho de outro e de Florência Maria da Silva, família “José Vieira da Cunha e Catarina Portes”, neste site.

Foram moradores no distrito de Nazaré em sua Fazenda do Brejo, onde ambos redigiram seus testamentos, ela em 1853 e ele em 1860 (neste site). Tiveram dois filhos que faleceram “de tenra idade” e portanto não deixaram sucessão. Francisco deixou por herdeiras sua irmãs, moradoras em Lavras do Funil:

- Cândida Miquelina de Jesus

- Rita Francisca da Conceição

- Joana Maria da Conceição

 

2-2 Francisca de Paula Rios, 7 anos em 1785, em em 1797, solteira, vivia com sua mãe. Casou com Manoel Ferreira da Cruz, nascido na Freguesia de Unhão, Braga, filho de Custódio Ferreira da Cruz e Maria Ferreira Peixoto. Em 1831 moravam em Conceição da Barra, com três filhos solteiros:

Censo Nazare, freguesia de N.S. Conceição da Barra, 1831, fogo 7

MANOEL FERREIRA DA CRUS, chefe do fogo, branco, 60, casado

FRANCISCA DE PAULA, cônjuge, branco, 46, casado

ANTONIO FERREIRA, dependente, branco, 33, solteiro

FRANCISCO DE PAULA, dependente, branco, 24, solteiro

JOAQUINA FERREIRA, dependente, branco, 22, solteiro

 

          Manoel ditou seu testamento em 22-11-1845 aberto aos 21-02-1847. Declarou naturalidade, filiação e os cinco filhos de seu casamento. Manoel e Francisca foram inventariados conjuntamente em 1848 (inventário neste site).

2-2-1 Antonio Ferreira da Cruz 33 anos e solteiro em 1831, segundo o censo. Provavelmente casou duas vezes. Com Ana Francisca da Conceição e em 08-10-1845 com Maria Silvéria do Carmo filha de Miguel José Naves e sua primeira mulher Maria Joaquina do Carmo; família “José Vieira da Cunha”.

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - aos 08-10-1845 Antonio Ferreira da Cruz, branco 40 anos, viuvo de Ana Francisca da Conceição, da freg. de Nazare = cc Maria Silveria do Carmo, branca 16 anos, f.l. Miguel Jose Naves e a finada D. Maria Joaquina do Carmo, desta freguesia, test.: Mnaoel Antonio Naves e Francisco de Paula Ferreira.

2-2-2 Custódio Ferreira da Cruz. Em 1831 estava casado com Maria Barbosa e moravam em Conceição da Barra:

Censo Nazare, freguesia de N.S. Conceição da Barra, 1831, fogo 9

CUSTODIO FERREIRA DA CRUS, chefe do fogo, branco, 29, casado

MARIA BARBOSA, cônjuge, branco, 24, casado

JOSE, dependente, branco, 2

2-2-3 Francisco de Paula Ferreira 1º testamenteiro e herdeiro da tia Mariana abaixo, 24 anos em 1831. Provavelmente o casado com Joaquina Soares Ferreira, legatária de Mariana Josefa 2-3 abaixo. Joaquina era filha de Francisco Soares Ferreira inventariado em 22-04-1853 e Theresa Francisca de Paula falecida com testamento em 26-05-1863 e inventariada em 29-08-1864.

         Francisco Soares e Theresa Francisca foram  pais de, segundo seus inventários neste site:

- Francisca = Francisco = Iria = João e Francisca que faleceram em menor idade; e

- José Soares Lopes, com 50 anos em 1864.

- Joaquina Soares Ferreira (também Joaquina Francisca de Paula), com 48 anos em 1864. Em 1853 estava casada com Francisco de Paula Ferreira

- Rita Francisca de Paula, com 44 anos em 1864. Em 1853 casada com João Evangelista da Silva, em 1864 era viúva.

- Manoel Soares Lopes, com 40 anos em 1864.

- Mariana Francisca de Paula, com 39 anos em 1864. Em 1853 estava casada com Joaquim José Nogueira

- Mizael Soares Ferreira Lopes, com 34 anos em 1864.

 

Francisco de Paula faleceu em 10-09-1877 e Joaquina em 08 de Fevereiro, ambos inventariados em conjunto em 27-10-1877. Tiveram sete filhos todos maiores de 25 anos, segundo o inventário neste site:

2-2-3-1 Francisca de Paula Ferreira casada com João Soares Ferreira, moradores na Freguesia de Nazaré

2-2-3-2 José Honório Ferreira, casado

2-2-3-3 Manoel Honório Ferreira, casado;

2-2-3-4 Francisco Paulino Ferreira, solteiro

2-2-3-5 Joaquina de Paula Ferreira casada com Manoel Ferreira Cruz

2-2-3-6 João Paulino Ferreira, solteiro, morador na Freguesia de São Gonçalo da Ibituruna

2-2-3-7 Maria Clara Ferreira casada com Joaquim Soares Ferreira

 

2-2-4 Maria Clara Ferreira, casada com Francisco Fernandes Lima, filho do Alferes Francisco Fernandes de Lima e de Joaquina Antonia Pereira. Família “Manoel Martins Bahia”.

2-2-5 Joaquina Cândida Ferreira, 22 anos e solteira em 1831, casou depois com Miguel José Naves, de quem foi segunda mulher . Geração na família “João Naves Damasceno”.

 

2-3 Mariana Josefa Joaquina de Jesus, batizada na Matriz de São João Del Rei aos 04-04-1780, no mesmo dia que sua irmã Joaquina, que aparentemente faleceu na infância. Aos 6 anos Mariana morava com a mãe e as irmãs. Faleceu com testamento ditado na Capela de Nossa Senhora de Nazaré. Solteira, sem herdeiros necessários, instituiu por 1º testamenteiro e herdeiro o afilhado e sobrinho Francisco de Paula Ferreira (inventário neste site).

          Mariana nomeou como 2º testamenteiro: Joaquim(?) Soares, filha de Francisco Soares Ferreira e de Theresa Francisca de Paula. Deixou de legado cinquenta mil réis a Joaquina Soares, filha de Francisco Soares.

São João del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, matriz aos 04-04-1780 Mariana, f.l. Guarda Mor Manoel Jose Godinho e Ana Francisca Alexandrina Rios, padr.: Antonio Caetano de Almeida Villas Boas, padre colado desta freguesia por pp ao Padre Jose da Silva Tavares, e Rosa Maria Angelica, solteira.

 

São João del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cap. N. Sra de Nazare aos 04-04-1780 Joaquina, f.l. Guarda Mor Manoel Jose Godinho e Ana Francisca Alexandrina Rios, padr.: Dr. Antonio Tavares Rocha por pp ao Alf. Francisco Ferreira, e Maria da Silva Miranda

 

2-4 Escolástica Joaquina Rios, batizada em 30-09-1781. Com licença do Juiz dos ófãos e com o nome Escolástica Francisca Godinha, casou aos 15-11-1796 com Joaquim José da Silva Borges, filho de Mathias da Silva Borges e Francisca do Sacramento (Família “Domingos Borges da Silva”).

São João del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cap. N. Sra de Nazare aos 30-09-1781 Escolastica, f.l. Guarda Mor Manoel Jose Godinho e Ana Francisca Alexandrina Rios, padr.: Francisco Lobo Rios e Brigida Teresa da Silva Rios.

 

 

3- Francisco Lobo da Silva Rios

 

Doutor em Direito, advogado por profissão, com 32 anos em 1782. Casou Joaquina Rosa da Conceição, de Lisboa, filha de Nicolau Teixeira e Maria Inácia ambos da freguesia de Santa Maria Maior comarca de Santarem Patriarcado de Lisboa.

Dr Francisco faleceu aos 18-04-1816 com inventário aberto em outubro do mesmo ano pela viúva na Vila de São João del Rei.

Em 1832, quando da abertura de seu próprio inventário, Joaquina Rosa já era falecida há anos.

Segundo os inventários de ambos, neste site, foram pais de seis filhos:

 

3-0 José, batizado em 30-07-1780, não comparece no inventário e sim seu irmão mais novo.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Sto Antonio do Rio das Mortes aos 30-07-1780 Jose, f.l. Dr. Francisco Lobo da Silva Rios e D. Joaquina Rosa da Conceição, np Francisco Lobo Rios da freg. da Se do Bispado do Porto e Brigida da Silva de Miranda desta, nm Nicolau Teixeira e Maria Inacia ambos da freg. Santa Maria Maior das Almas comarca de Santarem do Patriarcado de Lisboa, padr.: Francisco Lobo Rios e Maria da Silva de Miranda.

 

3-1 Joaquim José da Silva Rios, batizado em 01-07-1781. Solteiro em 1832, morador na Vila de São João del Rei.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 01-07-1781 Joaquim, f.l. Dr. Francisco Lobo da Silva Rios e D. Joaquina Rosa da Conceição, de Lisboa, padr.: Dr. Ouvidor desta Comarca Luiz Ferreira Araujo Azevedo e D. Laureana Joaquina de S. Jose, casada.

          Faleceu aos 25-12-1855, com testamento redigido em São João del Rei aos 18-08-1852. Nunca se casou mas em testamento reconheceu quatro filhos naturais, havidos de mulheres solteiras (inventário neste site):

3-1-1 Cassiano Joaquim da Silva Rios, filho de D. Felicia Delfina, exposto ao próprio pai, com quem vivia e de quem foi inventariante

3-1-2 Ines Bárbara do Patrocinio, filha de Francisca Maria de Paula, também morava com o pai.

3-1-3 Ana Joaquina da Silva, irmã inteira de Inês, em 1852 morava com a mãe

3-1-4 Ana Martins da Silva Rios, filha de Mariana Martins. Em 1852 era viuva de Antonio Marcelino da Costa Batista.

 

3-2 Maria Bárbara Joaquina da Natividade ou do Monte do Carmo, batizada em 11-07-1785. Com 31 anos em 1816, casada com seu primo Carlos José da Silva Rios, filho de José da Silva Rios 5 deste, e Joaquina Lopes de Siqueira. Em 1839 vivia em Santo Antonio do Rio das .Mortes Pequeno, viúva com 52 anos.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 11-07-1785 Maria, f.l. Dr. Francisco Lobo da Silva Rios e D. Joaquina Rosa da Conceição, padr.: Antonio Lobo Rios e D. Ana Claudia S. Bernardo, casada.

Faleceu com testamento redigido no Sitio da Pedreira aos 02-08-1843, aberto em seis de fevereiro de 1844. Não teve filhos, deixando por herdeiras Francisca e Mariana, filhas do irmão José, seu testamenteiro. Deixou também entre outros, um legado à sua prima Francisca de Paula Rios (inventário neste site).

 

3-3- Francisca Cândida dos Serafins, batizada em 01-12-1788. Solteira com 48 anos em 1832.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 01-12-1788 Francisca, f.l. Dr. Francisco Lobo da Silva Rios e Joaquina Rosa da Conceição, par.: Cap. Jeronimo da Silva Pereira, solteiro e D. Francisca Maria de Paula, casada.

 

3-4- José da Silva Rios, batizado em 14-08-1790. Solteiro em 1816, casou depois com Joana Maria de Jesus.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 14-08-1790 Jose, f.l. Dr. Francisco Lobo da Silva Rios e D. Joaquina Rosa da Conceição, padr.: Cap. Jeronimo da Silva Pereira, solteiro e Maria da Silva de Miranda, viuva.

          Em 1832 moravam na Fazenda de Santo Antonio, no curato do Rio das Mortes Pequeno. José teve ao menos três filhos que em 1838 receberam legados do tio Carlos:

3-4-1 José, afilhado da tia Maria Bárbara, de quem tambem recebeu um legado.

3-4-2 Francisca, com sua irmã Mariana abaixo, foi herdeira da tia Maria Bárbara

3-4-3 Mariana

 

3-5- Ana Brizida, batizada em 03-06-1792. Solteira em 1832

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Sto Antonio do Rio das Mortes aos 03-06-1792 Ana, f.l. Dr. Francisco Lobo da Silva Rios e D. Joaquina Rosa da Conceição, padr.: Cap. Joaquim Coelho de Souza e Brigida Teresa da Silva Rios.

 

3-6- Francisco Joaquim da Silva Rios, batizado em 15-08-1797.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Sto Antonio do Rio das Mortes Pequeno aos 15-08-1797 Francisco, f.l. Dr. Francisco Lobo da Silva Rios e D. Joaquina Rosa da Conceição, padr.: Sarg. Mor Gabriel Antonio de Mesquita por pp ao Dr. Felisberto Gomes Couto, e D. Maria Joaquina da Silva por pp a Joaquim Jose da Silva.

          Faleceu solteiro antes de 1832, deixando três filhos naturais, moradores na vila de São João del Rei que o representaram no inventário materno, e foram por ele mesmo habilitados em seu inventário: Eram filhos de Beatriz Maria da Assunção.

3-6-1 Maria Madalena de Jesus, batizada em São João del Rei aos 19-11-1828 (certidão no inventário do avô)

3-6-2 Francisco, batizado na Matriz de N Sra do Pilar aos 19-06-1830.

3-6-3 Romana, 3 meses

 

 

4- Brígida Teresa da Silva Rios

 

Nascida por volta de 1754, solteira 28 anos em 1782. Casou depois com João das Neves Alves Ferreira, filho de Pascoal Alves Rodrigues e Josefa Ferreira Barreta (família “Maria de Siqueira Paes”, § 2).

Brizida faleceu aos 29-09-1799, sem geração.

Livro de Óbitos da matriz de SJDR

Aos 29-09-1799 faleceu D. Brizida Thereza da Silva Rios

Test:Sou filha legitima de Francisco Lobo da Silva Rios e Brizida da Silva Miranda falecidos há muitos anos.

Sou casada com João das Neves Alves Ferreira, sem filhos nem herdeiros necessários.

Deixou um legado “ao meu sobrinho e afilhado Carlos, filho de meu irmão José Lobo da Silva Rios”

Deixou o resto da terça ao marido

 

 

5- José Lobo da Silva Rios

 

Solteiro com 26 anos em 1782, casou depois com Joaquina Lopes de Siqueira, de quem foi o segundo marido. Joaquina era filha de João Lopes de Siqueira e Ana da Fonseca Coutinha, ele portugues e ela filha de Maria Portes del Rei e seu segundo marido Feliciano da Silva Coutinho, SL 5, 181, 3-1. Havia sido casada em primeira nupcias com Vicente José da Silva, de quem teve seis filhos descritos na família “Lopes de Siqueira” cap 14º.

José e Joaquina tiveram cinco filhos, conforme o inventário dela, neste site, melhor descritos na família supra citada:

5-1 Joaquim, 5 anos em 1794 .

 

5-2 Theresa, provávelmente gêmea do acima

 

5-3 Carlos José da Silva Rios, nascido por 1790, afilhado e legatário da tia paterna Brizida Tereza. Casou com Barbara Joaquina da Natividade, filha do Dr Francisco Lobo da Silva Rios 3 desta família. Eram moradores em Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno.

 

5-4 Francisca, nascida por 1792

 

5-5 Maria, nascida em 1794, de cujo parto provavelmente morreu sua mãe.

 

 

6- Rosa da Silva Rios

 

Rosa nasceu por volta de 1758. Em 1782, aos 24 anos era solteira.

 

 

7- Maria Bárbara da Silva Rios

 

Maria Barbara, batizada em 16-12-1751. Casou aos 13-06-1774 com Manoel Soares Ferreira, natural da freguesia de Santo Adrião, filho de José Ferreira de Oliveira e Ana Soares do Couto.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Sto Antonio aos 16-12-1751 Maria, f.l. Francisco Lobo Rios e Brigida da Silva de Miranda, padr.: Manoel Lopes Madeira, solteira e Maria Lemos por pp a seu marido Manoel Ferreira Pereira.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 13-06-1774 matriz, Manoel Soares Ferreira, f.l. Jose Ferreira de Oliveira e Ana Soares do Coito, n/b freg. Santo Adrião comarca e bispado de Penafiel; = cc. Maria Barbara da Silva Rios, f.l. Francisco Lobo Rios e Brizida da Silva de Miranda, n/b nesta.

 

Maria faleceu entre 1780 e 1782 e foi representada no inventário do pai por seus quatro filhos (idades em 1782):

7-1- Teresa Francisca de Jesus, 7 anos. Legatária da tia Maria da Silva de Miranda. Aos 28-10-1789 casou com Manoel José Gomes, filho de Gabriel Gomes de Siqueira e Rosa Maria de Sampaio.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 28-10-1789 Cap. N. Sra. Nazare, Manoel Jose Gomes, f.l. Gabriel Gomes de Siqueira e Rosa Maria de São Payo, n/b na freg. de N. Sra. da Conceição da vila do Facão Bispado de S. Paulo; = cc. Theresa Francisca de Jesus, f.l. de Manoel Soares Ferreira e Maria Barbara da Silva, n/b nesta freg.

7-2- Francisco, 5 para 6 anos de idade;

7-3- Antonio, de 4 para 5 anos em 1782. Antonio Soares Ferreira em 30-09-1807 casou com Adriana Rosa de Jesus, filha de Francisco Rodrigues de Jesus e Maria Caetana do Nascimento, família “Paes Godoy dos Passos”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 30-09-1807 cap. Nazare test.: Antonio Leite Ribeiro e João Batista Ribeiro. Antonio Soares Ferreira, f.l. Manoel Soares Ferreira e Maria Barbara da Silva = cc Adriana Rosa de Jesus, f.l. Francisco Rodrigues de Jesus e Maria Caetana do Nascimento. Nts e bts nesta freguesia.

7-4- Joaquim, 1 para 2 anos.