PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

PASCOAL FERNANDES LAMIN

(atualizado em 09-maio-2019)

 

SL. 2, 353, 3-1 Maria Rodrigues que foi casada com Paschoal Fernandes Lamim, falecido em 1694, viúvo de Francisca de Medina. Teve 3 f.ºs:

4-1 ...

4-2 Francisca

4-3 Domingas Fernandes, falecida em 1749, casada com João de Moura.

 

 

Fabricio Gerin

 

 

Pascoal Fernandes Lamin, morador em Mogi das Cruzes no século XVII, foi casado duas vezes. Primeira vez com Francisca de Medina inventariada em 21-03-1675:

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Francisca de Medina 1675

Autos aos 21-03-1675 nesta vila de S. Paulo em pousadas do juiz apareceu Pascoal Lamim, viuvo da defunta.

Titulo dos Filhos: [molhado}

Ana Lamim, de -- = Maria Lamim = Pedro de 9 = Ignez de 8 = Izabel de 7 = João de 3 = Domingos de ano e meio.

Segunda vez, Pascoal casou com Maria Rodrigues de Niza, filha de Aleixo Rodrigues de Niza e Catarina de Siqueira, neta materna de Manoel de Siqueira Caldeira e Maria da Costa, família “Manoel de Siqueira Caldeira”.

Pascoal foi inventariado por sua viúva em 03-02-1695, com geração de ambos os matrimônio:

Inventarios de Moji das Cruzes-SP: 2º Cartório de Mogi das Cruzes

Pesquisa: Fabricio Gerin e Bartyra Sette

1695 Pascoal Fernandes Lamin

Autos: 03-02-1695

Declarante, Maria Rodrigues, dona viuva

Procurador dos órfãos: Antonio Gonçalves.

Filhos do defunto e sua 1ª mulher Francisca de Medina:

[---------], casado = [----------] Lamin = Domingos Frz Lamin; femeas: Ines Frz Lamin e Izabel Roiz Lamin.

Filhos do defunto e sua 2ª mulher Maria Rodrigues de Nisa: Antonio = Francisca = Domingas.

Domingos Fernandes Lamin, filho do defunto Pascoal Fernandes Lamin e sua mulher Francisca de Medina, já defuntos, sua mãe faleceu primeiro que seu pai, requer a legitima de sua mãe.

João Fernandes Lamin devia a seu pai (...).

Pedro Lamin, curador de seus irmãos orfãos, filhos que ficaram de seu pai Pascoal Fernandes Lamin.

Órfãos Antonio = Francisca e Domingas curatelados por Jorge Rodrigues de Nisa, tio materno dos ditos órfãos.

20-10-1715 órfã Domingas Fernandes Lamin já cc. João de Moura Gabiam.

 

Filhos com Francisca de Medina: Ana Lamin e Maria Lamin não são citadas no inventário paterno.

1- Pedro Lamin, com 9 anos em 1675. Curador de seus irmãos órfãos.

Comparar o marido de Maria Fernandes, citado em SL. 7, 523, 3-10 - José Leite de Siqueira, Capitão-mor de Mogi das Cruzes, foi casado com Angela Fernandes Lamim, fal. em 1761, f.a de Pedro Lamim e de Maria Fernandes, de Mogi das Cruzes.

1-1 Angela Fernandes Lamin (também Angela Rodrigues Lamim ou Angela Ribeira Rodrigues Lamin) casou com José Leite de Siqueira, filho de Antonio de Siqueira Caldeira e sua segunda mulher Luzia Moreira, família “Domingos de Góes” neste site. Angela faleceu sem testamento em 06-11-1761 e foi inventariada em 01-12 do mesmo ano. Compareceram 6 filhos:

Inventario do 2o. cartório de Moji das Cruzes-SP

Pesq. Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Angela Fernandes (inventariante: José Leite de Siqueira) 01/12/1761

Autos aos 01-12-1761

Inventariante Jose Leite de Siqueira, o viuvo.

Morrera sem testamento aos 06-11-1761. Fora só uma vez casada com ele, cinco filhos machos.

 

Titulo dos Filhos

Antonio, 45 anos = Jose, 43 = Izidoro 37 = Bento Rodrigues, 23 p/24 = Bento Leite 22 = Lucrecia Leite, ja defunta, casada com Pedro da Cunha de Macedo de cujo matrimonio ficaram tres orfãos menores, dois machos e uma femea: Joaquim 5 anos; Jose 4; e Ana de 3 anos.

1-1-1 Antonio, com 45 anos em 1761.

1-1-2 José Leite de Siqueira, com 43 anos. Casou na capela de N. Sra de Nazaré filial de S. João del Rei-MG em 1754/1755 com Maria Freire dos Santos, filha de Estevão Pereira dos Santos e Maria Freire. Geração na família “Domingos Freire de Figueiredo”.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas. Aos 07-02-1809 informado de pessoas fidedignas debaixo de juramento disseram que Jose Leite de Siqueira tinha sido casado com Maria Freire no ano de 1754 pouco mais ou menos na capela da Conceição da Barra administrando o sacramento do matrimonio o Revdo Capelão João Gomes em presença destas testemunhas Francisco Rodrigues Neves e Manoel da Silva Villas Frias, tudo com licença do Reverendo paroco que então era desta matriz o Dr. Mathias Antonio Salgado; e porque se não achou este assento abri este para constar. Era ut supra = o Vig. interino João Glz de Moura

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra de Nazare em 1755 Jose Leite de Siqueira, natural da freg. de Santa Ana  das Cruzes de Mogi bispado de SP, f.l. Cap. Mor Jose Leite de Siqueira e Angela Fernandes Lamin = cc Maria Freire, n/b nesta freguesia, f.l. Estevão Pereira dos Santos e Maria Freire, test.: Francisco Xavier Neves e Antonio da Cunha Barbosa.

1-1-3 Florencio, nasceu aos 20-06-1721. Não comparece, nem é representado no inventário materno.

Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, Florencio, f.l. Jose Leite de Siqueira e Angela Fernandes Lamin, nasceu aos 20-06-1721 e foi bat. -----, padr.: -- e D.as Correa

1-1-4 Izidoro Leite de Siqueira, com 37 anos em 1761. Em Mogi das Cruzes aos 06-07-1750 casou com Ana das Cruzes, filha de Salvador da Cunha Gago e Maria de Siqueira.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 06-07-1750 Izidoro Leite de Siqueira, f.l. Cap. Mor Jose Leite de Siqueira e D. Angela Fernandes Lamim = cc D. Ana das Cruzes, f.l. Salvador da Cunha Gago e Maria de Siqueira.

         Segunda vez aos 25-01-1765 em Guarulhos-SP casou com Margarida da Cunha Pontes, filha de Antonio da Cunha Pontes e Maria Rodrigues Barbosa, neta paterna de Manoel da Cunha Lobo e Izabel de Pontes, neta materna de Simão Vaz Pinto e Josefa Ribeira, família “Nunes de Pontes”.

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição matr. - Aos 25-01-1765 nesta igreja de N. Sra da Conceição dos Guarulhos, testemunhas Manoel da Cunha Lobo e Pedro da Cunha de Macedo. Izidoro Leite de Siqueira, viuvo de Ana das Cruzes, filho leg. do Cap Mor Jose Leite de Siqueira e Angela Fernandes, npaterno de Antonio de Siqueira Bayão natural de Mogi das Cruzes e s/m Luzia Moreira tambem de Mogi das Cruzes, neto materno Pedro Lamin e s/m Maria Fernandes naturais de Mogi das Cruzes = cc Margarida da Cunha Pontes, f.l. Antonio da Cunha Pontes e Maria Rodrigues Barbosa, neta paterna de Manoel da Cunha Lobo e de s/m Izabel de Pontes, neta materna de Simão Vaz Pinto e s/m Josefa Ribeira naturais desta freguesia. Naturaes os contraentes de Mogi das Cruzes.

         Izidoro faleceu em Mogi das Cruzes em abril de 1766 e Margarida em 28-01-1767.

Mogi das Cruzes, SP obitos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, - (inicio danificado] de abril de 1766 faleceu Izidoro Leite, filho do defunto Joseph Leite de Siqueira e s/m Angela Rodrigues Lamin. Casado com Margarida da Cunha.

 

Mogi das Cruzes, SP obitos 1765-1787 Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, imagem 11 fls. 9 aos 28-01-1767 faleceu Margarida da Cunha, filha de Antonio da Cunha Pontes , o nome da mãe  [danificado] teve missa de corpo presente, foi encomendada [danificado] Rodrigues da Cunha com licença minha.

 

Izidoro e Ana tiveram, segundo S.L. 7, 523, 4-1, quatro filhos. Entre eles:

1-1-4-1 José da Cruz de Oliveira casou duas vezes. Em Jacui-MG aos 13-05-1776 com Ana Barbosa da Trindade natural de Sorocaba-SP, filha de Domingos Barbosa do Passo e Ursula da Trindade

Jacui, MG  aos 13-05-1776 matriz Jose da Cruz, n/b na vila de Santa Ana de Mogi das Cruzes, f.l. Izidoro Leite e Ana das Cruzes = cc Ana Barbosa da Trindade n/b na vila de Sorocaba, f.l. Domingos Barbosa do Passo e Ursula da Trindade.

Segunda vez aos 06-08-1778 casou com Maria Pereira, natural de Oliveira-MG, filha de Mateus Pereira da Silva natural da ilha do Faial e Francisca Cardoso, natural de S. João del Rei

Jacui, MG Igreja S. Carlos Borromeu matr. -aos 06-08-1778 em casa de Mateus Pereira destrito desta freguesia de Jacui de onde os contraentes são moradores, Jose da Cruz de Oliveira, viuvo de Ana Barbosa da Trindade = cc Maria Pereira n. da capela de N. Sra da Oliveira filial da vila de S. Jose do Rio das Mortes, f.l. Mateus Pereira da Silva n. da ilha do Faial e Francisca Cardoso n. de S. João del Rei.

1-1-4-2 Angela Leite aos 19-09-1769 casou com Domingos Dias Leme, filho de João Leme da Silva e Josefa de Oliveira, neto paterno de Domingos de Lima do Prado e Catarina de Camargo, neto materno de Sebastião Correa e Ana Velloza (SL diz Collaço) - Aportes à GP: Domingos de Lima do Prado, SL. III, 184, 4-6, neste site.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 19-09-1769 Domingos Dias Leme, n. desta, f.l. João Leme da Silva e Josefa de Oliveira, np Domingos de Lima do Prado e Catarina de Camargo, nm Sebastião Correa e Ana Velloza (SL diz Collaço) = cc Angela Leite, n. desta, f.l. Izidoro Leite de Siqueira e Ana das Cruzes, np Jose Leite de Siqueira e Angela Fernandes Lamim, nm Salvador da Cunha Gago e Maria de Siqueira

1-1-4-3 Ana Leite, aos 17-10-1779 casou com Manoel Fernandes, filho de Lourenço José Fernandes e Leonor Correa, neto paterno de Gabriel Fernandes de Mendonça e Teresa Luiza, neto materno de Jose Rodrigues de Freitas e Catarina de Sampaio, família “Lazaro de Torres”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 17-10-1779 Manoel Fernandes, f.l. Lourenço Jose Fernandes e Leonor Correa, np Gabriel Fernandes de Mendonça e Teresa Luiza, nm Jose Rodrigues de Freitas e Catarina de Sampaio= cc Ana Leite, f.l. Izidoro Leite e Ana da Cunha, np Jose Leite de Siqueira e Angela Fernandes, nm Salvador da Cunha Gago e Maria de Siqueira

          Pais de, pelo menos:

1-1-4-3-1 Gertrudes Maria, aos 21-09-1794 casou com Joaquim Dias de Siqueira, filho de Gonçalo Dias de Siqueira e Maria Madalena de Jesus, família “Sebastião da Fonseca Pinto”

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 21-09-1794 Joaquim Dias de Siqueira, f.l. Gonçalo Dias de Siqueira e Maria Madalena de Jesus = cc Gertrudes Maria, f.l. Manoel Fernandes e Ana Leite.

1-1-5 Teresa, batizada em 08-12-1728. Não é mencionada no inventário materno.

Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 08-12-1728 Teresa, f.l. Jose Leite e Angela Fernandes Lamin, padr.: Domingos de Goes e Maria de Lima.

1-1-6 Bento Rodrigues, com 23 para 24 anos em 1761.

1-1-7 Bento Leite, batizado em março de 1741, com 22 anos em 1761. Bento Leite de Siqueira casou aos 09-04-1766 com Angela Maria, filha de Francisco da Costa Gil e Maria Francisca, neta paterna de Manoel da Costa Gil e D. Antonia, neta materna de João de Siqueira e Izabel de Souza.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1766

Bento Leite de Siqueira e Angela Maria

Auto de Justificação de batismo de Angela Maria 04-março-1766.

Filha leg. de Francisco da Costa Gil e Maria Francisca (...) não se acha o assento de seu batismo se lhe faz preciso justificar (...). Natural e batizada nesta vila de Mogi das Cruzes (...).

Testemunhas

Autos de Casamento 20-março-1766:

Ele, f.l. de Jose Leite de Siqueira e Angela Rodrigues Lamim, ja defuntos = com Angela Maria, f.l. de Francisco da Costa das Cruzes de Mogi.

= aos -- de março de 1741 nesta matriz bat a Bento, f.l. de Jose Leite de Siqueira e de s/m Angela Ribeira Rodrigues Lamim, padrinhos Miguel Fragoso de Mattos e Margarida Correa, casados, todos desta freguesia. Vila de Mogi 6-fevereiro ////

 

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 09-04-1766 Bento Leite de Siqueira, f.l. Jose Leite de Siqueira e Angela Rodrigues Lamim, np de Antonio de Siqueira Vayão e Luzia Moreira, falecidos, nm Domingos Rodrigues e Maria Fernandes, falecidos = cc Angela Maria, f.l. Francisco da Costa Gil e Maria Francisca, np Manoel da Costa Gil e D. Antonia, nm João Francisco e Izabel da Costa, falecidos, todos desta freguesia.

Obs: conflito com nomes no termo.

         Bento Leite de Siqueira casou segunda vez, em Itu aos 08-01-1771, com Maria de Goes de Andrade, natural de Santa Cruz de Goiás, filha de Manoel de Goes de Andrade, n. da vila de Guaratingueta e de Izabel de Campos Ferraz n. da freg. de Araçariguama, neta paterna de João de Brito de Andrade n. da vila de Guaratingueta e de s/m Izabel de Andrade n. da Ilha Grande Bispado do Rio de Janeiro, neta materna de Manoel Ferraz de Campos, n. desta vila e de s/m Ana Ribeira de Barros, n. de Araçariguama. Geração em SL. 7º, 524, 4-4.

Itu, SP aos 08-janeiro-1771 nesta matriz e testemunhas o Revdo Dr. João Leite Ferraz, presbitero secular e o Juiz de Orfãos Braz Carvalho Paes, casado todos desta freguesia, se receberam Bento Leite de /siqueira, n/b na vila de Mogi das Cruzes e morador nesta vila de Itu, f.l. do Capitão Mor Jose Leite de Siqueira e de Angela Rodrigues Lamim, ambos naturais da dita vila de Mogi das Cruzes = com Maria de Goes de Andrade, n/b na freguesia de Santa Cruz de Guaiases, f.,l. de Manoel de Goes de Andrade, n. da vila de Guaratingueta e de Izabel de /campos Ferraz sua mulher n. da freg. de Araçariguama e a contraente moradora nest vila de Itu. O contraente neto paterna de Antonio de Siqueira Caldeira e de s/m Luzia Moreira, ambos naturais da dita vila de Mogi das Cruzes, e neto materno de Domingos Lamim n. da vila de Santos e de s/m Maria Rodrigues Nogueira n. da vila de Mogi das Cruzes. A contraente neta paterna de João de Brito de Andrade n. da vila de Guaratingueta e de s/m Izabel de Andrade n. da Ilha Grande Bispado do Rio de Janeiro, neta materna de Manoel Ferraz de Campos, n. desta vila e de s/m Ana Ribeira de Barros, n. de Araçariguama.

Bento e Angela Maria tiveram, q.d.:

1-1-7-1 Ana Leite de Siqueira aos 25-02-1783 casou com Antonio Nunes de Siqueira, filho de Simão de Oliveira e Antonia Alves de Siqueira, neto paterno de Salvador de Oliveira e Francisca de Moraes, neto materno de José Nunes de Siqueira e Izabel Alves da Costa

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 25-02-1783 Antonio Nunes de Siqueira f.l. Simão de Oliveira e Antonia Alves de Siqueira, np Salvador de Oliveira e Francisca de Moraes, nm Jose Nunes de Siqueira e Izabel Alves da Costa = cc Ana Leite de Siqueira f.l. Bento Leite de Siqueira e Angela Maria, np Jose Leite e de sua mulher, nm Francisco da Costa e Maria Francisca.

1-1-7-2 Ângelo Rodrigues de Siqueira, aos 26-08-1790 casou com Ângela de Moraes, filha de Antonio Vaz dos Reis e Joana Vieira

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 26-08-1790 Angelo Rodrigues de Siqueira, f.l. Bento Leite de Siqueira e Angela Maria nts desta = cc Angela de Moraes, f.l. Antonio Vaz dos Reis e Joana Vieira nts desta.

 

1-1-8 Lucrecia Leite de Siqueira, batizada em 29-06-1722 e falecida em 23-12-1761. Foi casada com Cap. Pedro da Cunha de Macedo e representada no inventário materno pelos três filhos do casal: Joaquim com 5 anos = José com 4 anos = e Ana com 3 anos.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1752

Autos de Casamento do Cap. Pedro da Cunha de Macedo e Lucrecia Leite Moreira - 03-junho-1752

Ele f.l. de João da Cunha de Macedo e s/m Teresa Pires de Avila. Ela f.l. do Cap.Mor Jose Leite de Siqueira e Angela Rodrigues Lamim, todos fregueses desta vila de Santa Ana das Cruzes de Mogi.

= aos -- de Dezembro de 1731 nesta matriz de Santa Ana das Cruzes de Mogi bat a Pedro, f. de Joam da Cunha de Macedo e de s/m Teresa Pires de Avila, foram padrinhos Francisco Antonio e Brizida Sobrinha de Vasconcelos

= aos 29-junho-1722 bat a Lucrecia, f. de Jose Leite de Siqueira e s/m Angela Rodrigues, foram padrinhos João de Godoy Moreira [manchado] da cidade de São Paulo e Domingas Correa casada e moradora desta vila de Mogi. Mogi 28-maio-1756

 

         Pedro, batizado em Mogi em dezembro de 1731, era filho de João da Cunha de Macedo e Teresa Pires de Avila, neto paterno de Francisco Martins de Macedo e Nataria da Cunha, neto materno de Manoel de Avila e Ana Ribeira. Viúvo de Lucrecia, aos 27-04-1762 casou com Maria da Cruz Pinta, filha de João de Pontes Pinto e Maria da Silva de Aguiar, neta paterna de Antonio de Pontes Sutil e Izabel da Fonseca Pinta, neta materna de Pascoal Rodrigues de Aguiar natural de portugal de Portugal. Geração deste matrimônio na família “Sebastião da Fonseca Pinto”, neste site.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1756

Autos de Casamento de Pedro da Cunha de Macedo, viuvo, e Maria da Cruz Pinta 17-abril-1762.

Ele viúvo de Lucrecia Leite de Siqueira e filho leg. de João da Cunha de Macedo e de Teresa Pires de Avila, ja defuntos. Ela f.l. de João de Pontes Pinto e de s/m Maria da Silva de aguiar, nts e moradores na freguesia de Mogi das Cruzes.

= aos 11-maio-1741 bat a Maria, f. de João de Pontes Pinto e de s/m Maria da Silva de Aguiar, padrinhos Manoel de Mello e Maria de Godoy moradores desta freguesia.

= óbito de Lucrecia Leite que faleceu aos 23-dezembro de 1761 com todos os sacramentos, sendo mulher de Pedro da Cunha de Macedo, a qual foi sepultada na capela de S. Bento que esta no termo desta vila de Mogi.

 

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 27-04-1762 nesta matriz, Pedro da Cunha de Macedo, viuvo de Lucrecia Leite de Siqueira, f.l. João da Cunha de Macedo e Teresa Pires de Avila, np Francisco Martins de Macedo e Nataria da Cunha, nm Manoel de Avila e Ana Ribeira = cc Maria da Cruz Pinta, f.l. João de Pontes Pinto e Maria da Silva de Aguiar, np Antonio de Pontes Sutil e Izabel da Fonseca Pinta, nm Pascoal Rodrigues de Aguiar n. de Portugal.

 

Entre os filhos de Lucrecia e Pedro:

1-1-8-2 José da Cunha de Macedo, com 4 anos em 1762. Aos 28-11-1775 casou com Maria de Souza, exposta.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1775

Autos de Casamento de José da Cunha de Macedo e Maria de Souza, de Mogi das Cruzes 17-setembro-1775.

Ele f.l. de Pedro da Cunha de Macedo e de s/m Lucrecia Leite de Siqueira, ja defunta. Ela f. de pais incognitos exposta em casa de Francisco Prereira de Carvalho. Naturais e batizados ambos os contraentes e moradores nesta vila de Santa Ana das Cruzes.

 

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 28-11-1775 Jose da Cunha de Macedo, n. desta, f.l. Pedro da Cunha de Macedo e Lucrecia Leite de Siqueira, falecida, np João da Cunha de Macedo e Teresa Pires de Avila, nm Jose Leite de Siqueira e Angela Rodrigues Lamin = cc Maria de Souza, n. desta, f. natural de Manoel de Souza Brito e digo filha de pais incognitos exposta em casa de Francisco Pereira de Carvalho. Test.: Pedro da Cunha de Macedo cc Maria da Cruz Pinta, e Joaquim (aa Joaquim de Souza Machado), solteiro filho de Roque de Souza e Maria Machada, falecida.

 

          Segunda vez aos 17-08-1784, com provisão, José casou com Ana Pires da Silva, natural dos Guarulhos, filha de Inacio Leme da Silva e s/m Teresa Rodrigues de Araujo, npaterna de Manoel de Miranda e de s/m Catarina Paes, nmaterna de Miguel Carassa e de s/m Maria da Cunha.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1784

Jose da Cunha de Macedo e Ana Pires da Silva, da freguesia da Conceição dos Guarulhos 07-agosto-1784

Ele viuvo de Maria de Souza, morador nesta vila de Santa Ana de Mogi das Cruzes. Ela f.l. de Ignacio Leme da Silva e s/m Teresa Rodrigues de Araujo, n/b na freg. da Conceição dos Guarulhos.

 

Conceição de Guarulhos, SP aos 17-agosto-1784 com provisão e testemunhas Francisco da Cunha Lobo, casado com Izabel Joaquina Buena, e Lazaro de Miranda e Silva casado com Maria se receberam Jose da Cunha de Macedo, viuvo de Maria de Souza, natural e fregues de Mogi das Cruzes, filho leg. de Pedro da Cunha de Macedo e de s/m Maria da Cruz.naturais de Mogi das Cruzes, neto paterno de João da Cunha de Macedo e de s/m Maria de Avila, nts desta freguesia, nmaterno ninguem sabia = e Ana Pires, natural e freguesa desta freguesia, f.l. de Ignacio Leme da Silva e de s/m Teresa Rodrigues de Araujo, nts desta freguesia, neta paterna de Manoel de Miranda e de s/m Catarina Paes, nmaterna de Miguel Carassa e de s/m Maria da Cunha, todos naturais e fregueses desta freguesia. Bairro do Bom Sucesso

José e Maria de Souza tiveram os filhos, batizados em Mogi das Cruzes, q.d.:

1-1-8-2-1 João Mariano da Cunha, aos 22-08-1797, casou com, Gertrudes Maria de Jesus, filha de José Bicudo Leme, natural de S. João del Rei-MG e de sua segunda mulher Escolastica Rodrigues da Cunha natural de Mogi das Cruzes, aí casados em 12-04-1779, neta paterna de Antonio Bicudo Leme e Izabel de Oliveira, neta materna de Melchior de Pontes, falecido e Margarida Rodrigues da Cunha. Escolastica Rodrigues casou segunda vez aos 09-08-1791 com Eugenio Rodrigues de Camargo, filho de Jeronimo Rodrigues Pimentel e Escolastica Furquim de Camargo

Mogi das Cruzes, SP matr aos 22-agosto-1797 nesta matriz onde os contraentes são naturaiss e fregueses e testemunhas Manoel Rodrigues Couto e Ignacio Rodrigues da Silva, casados, se receberam João Mariano da Cunha, f.l. de João da Cunha de Macedo e de Maria de Souza, com Gertrudes Maria de Jesus, f.l. de Jose Bicudo Leme e de Escolastica Rodrigues da Cunha.

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 12-04-1779 Jose Bicudo Leme, n. da vila de S. João del Rei e morador nesta vila, viuvo de Maria Clara, filho leg. Antonio Bicudo Leme e Izabel de Oliveira = cc Escolastica Rodrigues da Cunha, n, desta, f.l. Melchior de Pontes, falecido e Margarida Rodrigues, np Francisco Mendes da Silva e Ignez Domingues, nm Antonio Rodrigues da Cunha e Ana da Cunha, falecidos

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 09-08-1791 Eugenio Rodrigues de Camargo, n. desta, f.l. Jeronimo Rodrigues Pimentel e Escolastica Furquim de Camargo, np João Furquim, digo melhor não souberam dizer os nomes dos avos = cc Escolastica Rodrigues da Cunha, viuva de Jose Bicudo Leme, moradores no dito bairro de Paratihy Guassu,

1-1-8-2-2 Francisca de Souza e Cunha aos 16-07-1791 casou com Antonio da Costa Passos, n. da cidade do Rio de Janeiro, exposto.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 16-07-1791 Antonio da Costa Passos, n. da cidade do Rio de Janeiro, exposto pela Santa Casa de Misericordia em casa de Ana Maria Felicia = cc Francisca de Souza e Cunha, f.l. Jose da Luz, chamado vulgarmente Jose da Cunha de Macedo, e s/m Maria de Souza Brito nts desta vila, np Pedro da Cunha de Macedo e Lucrecia Leite. Ficam residindo neste

distrito. Test.: Francisco Mariano da Cunha e Pedro da Cunha de Macerdo, casados.

2- Ignez Fernandes Lamin, com 8 anos em 1675.

3- Izabel Rodrigues Lamin, com 7 anos.

4- João Fernandes Lamin, com 3 anos.

5- Domingos Fernandes Lamin, com ano e meio em 1675.

 

Filhos com Maria Rodrigues de Niza, tutelados pelo tio materno Jorge Rodrigues de Niza:

6- Antonio

7- Francisca

8- Domingas Fernandes Lamin. Em 1715 estava casada com João de Moura Gavião. Domingas faleceu aos 19-11-1749 e foi sepultada na Sé.

 SP, SP - aos 19-novembro-1749 faleceu Domingas Fernandes Lamim, moradora nesta cidade e nela casada com João de Moura, natural da vila de Mogi, f.l. de Paschoal Fernandes Lamim e de s/m Maria Rodrigues de Niz. Não fez testamento, foi sepultada na igreja matriz desta cidade.

 

______________________________________________________________________________

 

DESENTRONCADOS

 

JOANA FERNANDES LAMIN e seu irmão DIOGO DIAS FERNANDES

(atualizado em 23-dezembro-2017)

 

 

Bartyra Sette

 

1d Joana Fernandes Lamin, natural de Jacarei-SP, e Manoel de Moura Rocha, natural da cidade de São Paulo, foram moradores em Jacareí e também em Baependí, no sul de Minas onde nasceram ao menos dois de seus filhos.

Manoel faleceu em 03-06-1764 com mais de 80 anos:

Campanha, MG Igreja Santo Antonio aos 03-06-1764 faleceu Manoel de Moura Rocha de oitenta e tantos anos, cc Joana Fernandes Lamim, natural da cidade de S. Paulo e deixa herdeiros. Sep. na matriz.

 

Em Campanha-MG encontramos os seguintes descendentes do casal:

 

1d-1 Joana de Moura Rocha, natural de Jacarei. Casou com João Garcia da Rosa, natural da Ilha do Pico, filho de Custódio Gonçalves da Rosa e Maria Garcia da Silveira. Joana faleceu aos setenta anos e foi sepultada na capela de S. Gonçalo aos 20-01-1802:

Campanha, MG aos 20-01-1802 foi sepultada na capela de S. Gonçalo Joana de Moura Rocha, de idade de 70 anos de um estupor, moradora nos suburbios deste arraial.

          Pais de, q.d.:

1d1-1 Joaquim Garcia da Rosa, batizado em Campanha em 11-08-1748, casou com Bernardina Pereira de Souza.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 11-08-1748 Joaquim, f.l. João Garcia da Rosa, n. freg. N. Sra do Rosario da vila das Lages bispado de Angra da ilha do Pico e Joana de Moura Rocha da freg. de N. Sra da Conceição de Jacarei bispado de S. Paulo, padr.: Antonio Garcia Soares, solteiro e Joana de Toledo mulher de Miguel Pires.

 

          Bernardina faleceu aos 56 anos, de sarampo, e foi sepultada em 10-01-1813 na capela de Santa Catarina.

Campanha, MG aos 10-01-1813 faleceu de sarampo de idade 56 anos Bernardina de Souza, branca, mulher de Joaquim Garcia da Rosa. Sepultada dentro da capela de Sta Catarina.

 

Foram irmãos inteiros de Bernardina, filhos de Miguel da Fonseca Pereira e Maria Angelica do Espirito Santo, naturais da Bahia, q.d.:

- José Vidal Paes de Aragão, natural de Pitangui-MG, casou com Luiza Andreza de Jesus 5-2 abaixo.

- Joaquim da Fonseca, natural de Pitangui, casou com Maria Gomes Barreta, já falecida no batismo da filha abaixo, filha do falecido Sebastião Gomes Barreto e Maria da Luz, natural de Baependi.

- Rosa, batizada em Campanha em 07-02-1773.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 07-02-1773 matriz, Rosa, f.l. Joaquim da Afonseca n. freg. Pitangui deste bispado e Maria Gomes Barreta, já falecida. Padr.: Antonio Simões Domingues e s/mulher Maria Leme com pp de Maria da Luz avó materna da batizada cuja mãe foi batizada na freg. de Baependi deste mesmo bispado. Avos paternos Miguel da Afonseca Pereira, falecido e Maria Angelica do Espirito Santo, maternos Sebastião Gomes Barreto, falecido e sua mulher Maria da Luz n. da freg. de Baependi.

- Ana Maria de Aragão, natural de Pitangui, casou com Inácio Peregrino Pinto, natural de S. Paulo, filho de Cristovão Peregrino Pinto e Ana de Lima do Prado (SL. 3, 193, 5-5 Inácio solteiro em 1752). Pais de, q.d.:

- Úrsula, batizada em Campanha em 28-02-1773.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 28-02-1773 Ursula, f.l. Inacio Peregrino Pinto n. da cidade de S.Paulo e Ana Maria de Arragão n. da vila de Pitangui deste bispado, padr.: Manoel Pacheco Ferreira, casado e Vitoria ---- mulher de Antonio Ribeiro. Avos paternos Cristovão Peregrino Pinto n. da Italia e Ana de Lima Prado n. da cidade de S. Paulo, maternos Miguel de Afonseca Pereira n. da cidade da Bahia e Maria Angelica do Espirio Santo n. da mesma cidade cidade da Bahia.

- Arcângela, batizada em Campanha-MG em 12-03-1755.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 12-03-1755 Arcangela, f.l. Miguel da Fonseca Pereira n. da cidade da Bahia e Maria Angelica do Espirito Santo n. da mesma cidade, padr.: Lcdo Dionisio da Fonseca cc Maria do Nascimento, e D. Ana Joaquina mulher de Matias Ferreira.

 

          Joaquim e Bernardina foram pais de, q.d.:

1d1-1-1 Mariana Angelica do Espirito Santo, batizada em Campanha em 1767. Aos 07-01-1793 casou com Antonio Rodrigues Moreira, batizado em 1768, filho de João Rodriges Moreira e Isabel Monteira Rangel. Com geração na Campanha.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) no ano de 1767 na capela de S. Gonçalo, Mariana, f.l. Joaquim Garcia da Rosa e Bernardina de Souza Pereira, padr.: Ajudante Gregorio Lopes dos Reis e s/m D. Jacinta Maria da Conceição, e por não aparecer este assento, informado de pessoas fidedignas o mandei lançar.

 

Campanha, MG aos 07-01-1793 nesta matriz Antonio Roiz Moreira, f.l. de João Roiz Moreira e Izabel Monteira Rangel = cc Mariana Angelica do Espirito Santo, f.l. de Joaquim Garcia da Rosa e Bernardina de Souza Pereira. Ambos nts e bts nesta freguesia. Testemunhas q assinam João Batista da Costa e João Peres Rangel.

 

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) fls. 242v no ano de 1768 na capela de S. Gonçalo, Antonio,f.l. João Rodrigues Moreira e Izabel Monteiro Rangel, padr.: Cap. Bento Correa de Mello, e Maria de Souza, e por não aparecer este assento, informado de pessoas fidedignas o mandei aqui lançar.

1d1-1-2 Miguel Bernardes Pereira batizado em 24-05-1769. Em 16-02-1792 casou com Brizida Maria Moreira, natural da Aiuruoca, filha de Luiz Jose Moreira e de Ana Joaquina.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 24-05-1769 cap. S. Gonçalo, Miguel, f.l. Joaquim Garcia n/b nesta e Bernardina Pereira n/b na vila de Pitangui deste bispado, padr.: Gergorio Lopes dos Reis e s/m Jacinta Maria.

 

Campanha, MG aos 16-02-1792 nesta matriz Miguel Bernardes Pereira, f.l. de Joaquim Garcia da Rosa e Bernardina de Souza Pereira, n/b nesta freguesia = cc Brizida Maria Moreira, f.l.de Luiz Jose Moreira e de Ana Joaquina, n/b na freguesia de Aiuruoca.

         Entre os filhos de Miguel e Brizida, batizados na Campanha:

1d1-1-2-1 Maria Angelica do Espirito Santo batizada aem 02-03-1793. Aos 20-02-1809 casou com Luiz Antonio Rodrigues, f.l. José Rodrigues da Cunha e de Maria Josefa de Oliveira. Com geração na Campanha.

Campanha, MG aos 02-03-1793 nesta matriz bat a Maria, f.l. de Miguel Bernardes Pereira e Brizida Maria Moreira; foram padrinhos Jose Joaquim de Afonseca e Maria Escolastica.

 

Campanha, MG aos 20-02-1809 Luiz Antonio Rodrigues, f.l. Jose Rodrigues da Cunha e de Maria Josefa de Oliveira = cc Maria Angelica do Espirito Santo, f.l. de Miguel Bernardes do Espairito Santo, digo Bernardes Pereira e de Brizida Maria Moreira.

1d1-1-3 José em 22-08-1770

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 22-08-1770 cap. S. Gonçalo, Jose, f.l. Joaquim Garcia da Rosa e Bernardina Pereira de Souza, np João Garcia da Rosa e Joana de Moura, matenos Miguel da Fonseca e Angelica do Espirito Santo. Padr.: Jeronimo Correa Guimarães com pp do Ajudante Gregorio Lopes e s/m Jacinta Maria

1d1-1-4 José batizado em 16-11-1771. José Joaquim da Fonseca aos 10-02-1793 casou com Maria Escolástica, filha de João Ferreira Funchal, natural de Pitangui e Escolastica Pinheira Cardosa natural de S. Paulo, neta paterna de Manoel Ferreira Funchal, natural da ilha da Madeira e Francisca Pedrosa da Silva, natural de Itu-SP, neta materna de Salvador Lopes da Cunha e Escolástica Pinheira Cardosa - aportes à GP “Salvador Lopes da Cunha - SL II, 20, 5-1”.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 16-11-1771 cap. S. Gonçalo, Jose de quinze dias, f.l. Joaquim Garcia da Rosa e Bernardina Pereira, padr.: Ajudante Gregorio Lopes e s/m Jacinta Maria.

1d1-1-5 Jacinta batizada em Abril de 1773. Jacinta Maria da Conceição aos 05-02-1788 casou com Manoel Ferreira de Faria, batizado em 09-04-1768, filho de Manoel de Souza Ribeiro e Escolastica Maria da Conceição

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) Aos dias de Abril de 1773 cap. S. Gonçalo, Jacinta f.l. Joaquim Garcia da Rosa e Bernardina Souza Pereira, padr.: Ajudante Gregorio Lopes dos Reis e s/m D. Jacinta Maria da Conceição.

 

Campanha-MG - casamentos - cap. S. Gonçalo aos 05-02-1788 Manoel Ferreira de Faria, f.l. de Manoel de Souza Ribeiro e Escolastica Maria da Conceição = Jacinta Maria da Conceição, f.l. de Joaquim Garcia da Rosa e Bernardina de Souza Pereira. Ambos nts/bts nesta.

 

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 09-04-1768 Cap. S. Gonçalo, Manoel, f.l. Manoel de Souza Ribeiro n. de Guaratingueta-SP e Escolastica Maria da Conceição n. de S. Jose de Guaiases Bispado do Rio de Janeiro, padr.: Jose Leme da Silva, casado e Maria Rosa mulher do Alf. Manoel Teixeira Ribeiro

         Manoel, viúvo, testou em 30-08-1837. Declarou sete filhos de seu casal. Seu testamento foi aberto em 19-09-1837:

Campanha da Princesa 1837-1838;

Registro do testamento de Manoel Ferr.ª de Faria, morador que foi na freg. de S. Sebastião da Capituba, falecido aos 19-8bro(sic)-1837 de quem é testamenteiro Thome de S.za Coimbra.

Eu Manoel Ferreira de Faria, n. desta freg. da vila da Campanha, f.l. de Manoel de Souza Ribeiro e Escolastica Maria da Conceição, já falecidos.

Sou viuvo de Jacintha Maria da Conceição, filha de Joaquim da Rosa e Bernardina de tal, que dela tenho quatro filhos: Jose = Joaquim = Vicente = Manoel; e mais três filhas: Bernarda = Maria = e Ana, os quais instituo meus herdeiros na parte que por Lei lhes competir.

Deixo a minha afilhada Ana, f. de Custodio Jose da Silva e Ana Ferreira, minha filha, moradora em Bom Retiro freg. de S. Sebastião, Curato de Santa Rita a quantia de cem mil réis em terras, sendo tirado para estas minhas disposições de minha terça e restante pertencerá aos meus filhos legitimos acima declarados.

Devo a meu genro Thome de Souza Coimbra.

Testamenteiros: 1º meu genro Thome de Souza Coimbra, 2º Sargento Mor Francisco de Paula Rodrigues.

30-08-1837 Manoel Ferreira de Faria

Aprovação 30-08-1837

Abertura 19-setembro-1837 neste distrito da capela do Lambari termo da vila da Campanha.

Aceitação 31-10-1837 Thome de Souza Coimbra

 

1d1-1-6 Francisco Manoel da Fonseca casou com Luiza Caetana de Araujo, batizada em 15-10-1771, filha do Cap. Luiz Antonio de Araujo Alvares e D. Ana Joaquina Pereira de Sá, neta paterna de Francisco Martins de Araujo e Joana Maria, neta materna do Cap. Mor Regente Bento Pereira de Sá e Paulina Maria da Conceição. Outras informações sobre a família de Luiza Caetana inseridas na família “José de Bulhões”.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 15-10-1771 Luiza, f.l. Luiz Antonio de Araujo Alvares n. freg. S. Salvador de Joana do Arc. Braga e D. Ana Joaquina Pereira de Sa n. desta freg. Avos pat. Francisco Martins de Araujo e Joana Maria, maternos Cap. Mor Regente Bento Pereira de Sá e Paulina Maria da Conceição. Padr.: Cap. Jose de Oliveira, casado e Izabel Caetana de Faria mulher de Domingos Rodrigues Afonso.

Pais de, pelo menos:

1d1-1-6-1 Maria, batizada em 19-05-1803.

Campanha, MG Igreja Sto Antono aos 19-05-1803 nesta matriz da Campanha bat a Maria de nove dias, f.l. Francisco Manoel da Fonseca e D. Luiza Caetana de Araujo, naturais desta freguesia, avos paternos Joaquim Garcia da Rosa e Bernardina de Souza Pereira. Maternos o Cap. Luiz Antonio de Araujo Alvares e D. Ana Joaquina Pereira de Sá. Foram padrinhos o Alf. Jose Antonio da Silveira e s/m D. Rita Joaquina de São Jose.

1d1-1-7 Rita Maria da Conceição em 06-06-1803 casou com o viúvo Antonio da Conceição Lemes, natural de Itu-SP, filho de Manoel da Conceição Lemes e Maria de tal.

Campanha-MG - casamentos - aos 06-06-1803 Antonio da Conceição Lemes, viuvo de Anna Francisca de Siqueira = Ritta Maria da Conceição, f.l. de Joaquim Garcia da Roza e Bernardina de Souza Pereira, n/b nesta.

         Antonio foi primeira vez casado na Campanha em 16-02-1798 com Ana Francisca de Siqueira natural da Aiuruoca, filha de José de Siqueira e de Isabel Rodrigues, e falecida de sobre parto em 12-11-1802.

Campanha, MG aos 16-02-1798 nesta matriz Antonio da Conceição, f.l. de Manoel da Conceição Lemes e de Maria ----nes, n/b na vila de Itu bispado de S. Paulo = cc Ana Francisca de Siqueira, f.l. de Jose de Siqueira e de Isabel Rodrigues, n/b na freg. da Aiuruoca.

 

Campanha, MG aos doze de novembro de 1802 foi sepultada na ermida de Santa Catarina, Ana Francisca casada com Antonio da Conceição Lemes. De idade 38 anos de um sobre parto.

Antonio e Ana Francisca tiveram, pelo menos, a filha:

- Vicencia batizada em 02-11-1802.

Campanha, MG aos 02-11-1802 na ermida de Santa Catarina bat a Vicencia, f.l.de Antonio da Conceição Leme e de Ana Francisca; foram padrinhos Manoel Gonçalves de Siqueira e D. Rosa Candida de Jesus.

1d1-1-8 Floriana Andresa da Visitação batizada em 24-06-1779. Aos 09-10-1794 casou com José Batista Lopes, natural da Aiuruoca, filho de João Batista Lopes e de Andreza Maria.

Campanha, MG aos 24-06-1779 na capela deS.Gonçalo bat a Floriana, f.l. de Joaquim Garcia e Bernardina Pereira, foram padrinhos o Ajudante Gregorio Lopes dos Reis e sua mulher D. Jacinta Maria da Conceição.

 

Campanha, MG aos 09-10-1794 nesta matriz Jose Batista Lopes, f.l. de João Batista Lopes e de Andreza Maria, n/b na freg. da Aiuruoca = cc Floriana Andresa da Visitação, f.l. de Joaquim Garcia da Rosa e Bernardina de Souza Pereira, n/b nesta freguesia

         Faloriana foi sepultada na capela de Santa Catarina em 30-03-1814. Com geração de seu casal na Campanha.

Campanha, MG aos 30-03-1814 falecendo de parto com a idade de 40 anos, pouco mais ou menos, Floriana Maria mulher de Jose Batista Lopes. Foi sepultada no adro da capela de Santa Catarina.

1d1-1-9 Ana Joaquina do Espirito Santo batizada em 04-08-1782. Aos 12-10-1797 casou com José Joaquim da Silva, batizado em 07-03-1768 na Campanha, f.l. de José Rodrigues da Silva e Maria do Rosario - família Lourenço da Silva Tourinho.

Campanha, MG aos 04-08-1782 nesta matriz bat a Ana de dez dias, f.l. de Joaquim Garcia da Rosa, n. desta freguesia e Bernardina de Souza Pereira, n. da vila de Pitangui, avos paternos João Garcia da Rosa e Joana de Moura Roxa, maternos Miguel da Fonseca e Maria Angelica. Foram padrinhos João Batsta da Costa, casado e Maria Leme da Silva mulher de Antonio Simoens Domingues.

 

Campanha, MG aos 12-10-1797 Jose Joaquim da Silva, f.l. de Jose Rodrigues da Silva e Maria do Rosario = cc Ana Joaquina do Espirito Santo, f.l. de Joaquim Garcia da Rosa e Bernardina de Souza Pereira. Ambos nts e bts nesta freguesia

1d1-1-10 Joaquim Garcia da Rosa batizado em 09-10-1784. Aos 14-11-1804 casou com Ana Barbara da Conceição, filha de Baltazar Correa de Alvarenga e Maria Donata de São José, esta falecida de sobreparto em 06-04-1799, neta paterna de Baltazar Correa e Ursula Pedrosa Rangel, neta materna de Serafino Correa Bocarro e Catarina Paes de Siqueira - família Guiomar de Alvarenga Cap. 8º

Campanha, MG aos 09-10-1784 na capela de S.Gonçalo bat a Joaquim, f.l. de Joaquim Garcia da Rosa e Bernardina de Souza, foram padrinhos o Alf. João Francisco Grilo com pp do Ajudante Gregorio Lopes dos Reis, e D. Jacinta Maria da Conceição mulher deste.

 

Campanha, MG aos 14-11-1804 Joaquim Garcia da Rosa, f.l.de Joaquim Garcia da Rosa e Bernardina de Souza Pereira = cc Ana Barbara da Conceição, f.l. de Baltazar Correa de Alvarenga e Maria Donata de São Jose. Ambos os contraentes batizados nesta freguesia.

 

Campanha, MG aos 06-04-1799 foi sepultada na capela de S. Gonçalo Maria Donata mulher de Baltazar Correa de Alvarenga, falecida de um parto de idade de 30 anos.

 

1d1-1-11 Rosa, batizada em 24-08-1786.

Campanha, MG aos 24-08-1786 na capela de S.Gonçalo bat a Rosa, f.l. de Joaquim Garcia e Bernardina de Souza, foram padrinhos Jose Antonio de Almeida, e D.Jacinta Maria da Conceição, viúva.

1d1-1-12 Barbara Teresa de Jesus aos 20-07-1802 casou com Joaquim Alves Nogueira, filho de Rita Maria da onceição e pai incognito. Com geração na Campanha.

Campanha, MG aos 20-07-1802 nesta matriz Joaquim Alves Nogueira, f. de Rita Maria da Conceição e pai incognito = cc Barbara Teresa de Jesus, f. de Joaquim Garcia da Rosa e de s/m Bernardina de Souza Pereira.

1d1-1-13 Maria Silveria, batizada em 1790. Aos 08-02-1807 casou com Francisco Alves da Silva, de Lisboa filho de Domingos Alves da Silva e Maria José de Jesus. Com geração na Campanha.

Campanha, MG livro suplementos batismos no ano de 1790, pouco mais ou menos, bat a Maria, f.l. de Joaquim Garcia da Rosa e Bernardina de Souza Pereira, foram padrinhos Jose Soares de Souza, e Genoveva Maria da Silva, e por não aparecer este assento, informado dele, o lancei aqui.

 

Campanha, MG aos 08-02-1807 Francisco Alves da Silva, f.l. Domingos Alves da Silva e Maria Jose de Jesus, n/b na freguesia de [-----] Lisboa = cc Maria Silveria da [-----], f.l. de Joaquim Garcia da Rosa e Bernardina de Souza Pereira, n/b na freg.a da Campanha.

 

1d1-1-14 Ana batizada em 17-11-1792

Campanha, MG aos 17-11-1792 nesta matriz bat a Ana, f.l.de Joaquim Garcia da Rosa e Bernardina de Souza Pereira, padrinhos Jose Soares de Souza, e Genoveva Maria da Silva

1d1-2 Maria Garcia, batizada aos 19-02-1752 na Campanha, casou com João Rodrigues, natural de Mogi das Cruzes.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 19-02-1752 Maria, f.l. João Garcia da Rosa bat. freg. do Rosario da vila das Lages da ilha do Pico e Joana de Moura Rocha n. da vila de Jacarei, np Custodio Gonçalves da freg. do Rosario da vila das Lages e s/m Maria Garcia da Silveira da msma freg., nm Manoel de Moura Rocha n. da cidade de SPaulo e s/m Joana Fernandes Lamim da vila de Jacarei, padr.: Jose dos Santos Porto e Ana de Toledo,  solteira filha de Miguel Pires Barreto.

          Pais de, q.d.:

1d 1-2-1 Antonio, batizado em 07-01-1769

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 07-01-1769 cap. S. Gonçalo, Antonio n. de oito dias, f.l. João Rodrigues n. Mogi das Cruzes e Maria Garcia n. desta freguesia; avos paternos incognitos, maternos João Garcia da Rosa e Joana de Moura Rocha. Padr.: João Garcia da Rosa e s/filha Ana, solteira.

1d1-3 Ana Mauricia, madrinha do sobrinho Antonio 1-2-1 e da irmã Teresa. Ana Mauricia da Silveira casou com Salvador Leme de Souza (ou da Silva), batizado na Campanha em 21-04-1749, filho de Luiz Leme da Silva natural de Ouro Branco-MG e Antonia Maria, natural da freguesia da Piedade-SP, neto paterno de Manoel Leme da Silva e Ignez Dias de Siqueira, neto materno de Lourenço Ribeiro e Gracia de Andrade. Geração na família “Domingos Leme da Silva”.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 21-04-1749 Salvador, f.l. Luiz Leme da Silva n. freg. Sto Antonio do Ouro Branco deste bispado e Antonia Maria n. da freg. N. Sra da Piedade comarca de Guaratinguetá bispado de S. Paulo, padr.: Manoel Leme da Silva, tio do batizado e s/m Rita Maria da Silva, todos meus fregueses.

 

1d1-4 Maria Moniz da Rosa, natural da Campanha, casou com Joaquim Rodrigues da Cunha. Pais de, q.d.:

1d1-4-1 Antonio, batizado em 06-01-1767. Antonio Jose Joaquim aos 07-07-1791 casou com Ana de Souza Monteira, filha de pais incognitos.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 06-01-1767 cap. S. Gonçalo, Antonio de oito dias, f.l. Joaquim Rodrigues e Maria Moniz da Rosa, padr.: João Garcia da Rosa e Ana Mauricia.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 07-07-1791 nesta matriz da Campanha do Rio Verde Antonio Jose Joaquim, f.l. Joaquim Rodrigues e de Maria Moniz da Roa, n/b nesta mesma freguesia = cc Ana de Souza Monteira, f. de pais incognitos e exposta em casa de Maria da Costa, natural da freguesia da Piedade e batizada nest mesma freguesia. Testemunhas Jose Bernd.º da Costa e Bernardo da Silva Lobo.

1d1-4-2 Maria batizada em 15-10-1770. Maria Joaquina Teodora aos 12-12-1787 casou com Francisco de Avila Bitancurt, filho do falecido Ignacio Alvares Bitancurt e de Rita Pereira de Souza.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 15-10-1770 cap. S. Gonçalo, Maria, f.l. Joaquim Rodrigues da Cunha da cidade de S. Paulo e Maria Munis da Rosa n. da freg. da Campanha, np incognitos, maternos João Garcia da Rosa e Joana de Moura. Padr.: Pedro Vieira, e Maria Ribeira filha de Antonio Ribeiro.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 12-12-1787 nesta matriz Francisco de Avila Biteancurt, f.l. de Ignacio Alvares Bitancurt, ja defunto e de Rita Pereira de Souza = cc Maria Joaquina Teodora, f.l. de Joaquim Rodrigues da Cunha e Maria Moniz. Ambos os contraentes nts e bts nesta fregusia a Campanha.

1d1-4-3 Ângela batizada em 29-09-1772. Angela Maria da Cunha aos 17-02-1795 casou com Luiz Antonio de Souza Pimentel, viúvo de Francisca Maria de Mendonça, e filho de Daniel de Souza Pimentel e Leonor Rodrigues Cide - família “Bento da Costa Preto” Cap.3º,

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 29-09-1772 Angela, f.l. Joaquim Rodrigues da Cunha n/b na freg. Mogi das Cruzes-SP e Maria Mendes(sic) da Rosa n. desta freguesia, padr.: Ajudante Gregorio Lopes dos Reis e s/m Jacinta Maria.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 17-02-1795 Luiz Antonio de Souza Pimentel, viuvo de Francisca Maria de Mendonça = cc Angela Maria da Cunha, f. Joaquim Rodrigues da Rocha e Maria Moniz da Rosa, batizada nesta freguesia. Test.: Caetano Mariano Varella e Francisco de Avila Bitancur.

1d1-4-4 Matildes Andresa, batizada em 11-12-1774. Aos 07-06-1790 casou com José Maria Lobo, filho de André Bernardes do Pado e Maria Teresa de Jesus. Geração na família “Henrique de Siqueira Lobo”.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 11-12-1774 na capela de S. Gonçalo bat a Matildes, f.l. Joaquim Rodrigues da Cunha natural de Mogii das Cruzes Bispado de S. Paulo e de Maria Moniz da Rosa natural desta freugesia; foram padrinhos Antonio da Costa e Ana Velosa, solteira.

 

Campanha, MG aos 07-06-1790 nesta matriz Jose Maria, f.l. de Andre Bernardes do Prado e Maria Teresa de Jesus nts desta mesma freguesia = cc Matildes Andre, f.l. de Joaquim Rodrigues da Cunha e Maria Moniz da Roza nts desta mesma freguesia. Test.: Luiz Antonio da Silva e João Bernardes.

1d1-4-5 Adriana Joaquina Rodrigues batizada em 1777. Aos 07-04-1794 casou com Manoel Joaquim de Godoy, natural de Guaratingueta-SP, filho de Felix de Godoy Moreira e Joana Ferreira de Jesus.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio no ano de 1777 na capela de S. Gonçalo bat a Adiana, f.l. Joaquim Rodrigues da Cunha e Maria Moniz; foram padrinhos Antonio dos Anjos de Oliveira e [muito apagado]

 

Campanha-MG - matriz aos 07-04-1794 Manoel Joaquim de Godoy, f.l. de Felis de Godoy Moreira e Joanna Ferreira de Jesus, n/b na vila de Guaratinguetá Bispado de S. Paulo = Adriana Joaquina, f.l. de Joaquim Rodrigues da Cunha e Maria Moniz da Roza, n/b nesta freguesia. E não receberam as bençãos por ser tempo proibido.

 

Campanha-MG - matriz aos 08-05-1794 receberam as bençãos nupciais Manoel Joaquim de Godois, f.l. de Felix de Godois e Jeronima Ferreira, já falecidos = Adriana Joaquina, f.l. de Joaquim Rodrigues da Cunha e Maria Muniz da Roza, n/b nesta. O contraente n/b na freguesia da vila de Guaratingueta Bispado de S.Paulo. Recebidos nesta matriz aos 07-04 p.p.

 

Manoel faleceu, de mordida de cobra, e foi sepultado na matriz da Campanha em 20-01-1800.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 20-01-1800 foi sepultado no adro desta matriz Manoel Joaquim de Godois, branco, casado, de idade de 30 anos. Morreu mordido de uma cobra.

Adriana casou segunda vez aos 27-02-1808 com Joam de Souza Rabelo, batizado em 21-11-1778, filho de Francisco de Souza Rabelo e Joana Maria Fernandes.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio. Aos vinte sette de Fevereiro de mil oitocentos e oito, feitas as diligencias necessarias, e sem impedimento, pelas cinco horas da tarde administrei o sacramento do Matrimonio a João de Souza Rabello, filho legitimo de Francisco de Souza Rabello, e Joana Maria Fernandes, natural e baptizado nesta freguezia, e Adriana Joaquina Rodrigues, viuva que ficou por falecimento de Manoel Joaquim de Godois, falecido e sepultado nesta mesma freguezia. e para constar, mandei fazer este assento que asignei com as testemunhas seguintes.=P.e João Machado=Silvestre Joaq.m Ferr.a Amigo=Fran.co de Horta Bitencur (pesq. Silvia Buttros).

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 22-11-1778 nesta matriz bat a Joam, f.l. Francisco de Souza Rabelllo e Joana Maria, foram padrinhos Ten. João da Fonseca e s/m D. Ana Roiz.

 

Manoel e Adriana tiveram, pelo menos;

1d1-4-5-1 Ana, batizada em 01-04-1795.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio. Ao primeiro de Abril de mil setecentos noventa sinco na Capela de San Gonsallo o Reverendo Bernardo Jose Ferreira batizou e pos os santos óleos em Anna parvola filha legitima de Manoel Joaquim de Godoy Moreira, e Adriana Joaquina Rodrigues foram padrinhos o Capittam Joze Gomes Martins, casado e Izabel Caetana, filha de João Crezostimo da Fonseca Reis todos desta freguesia. O Coadjutor Luciano Barboza de Queiros (pesq. Decio Martins Medeiros)

1d1-4-6 Antonio batizado em 18-01-1777.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 18-01-1777 na capela de S. Gonçalo bat a Antonio, f. de Joaquim Roiz nat. da vila de Mogi das Cruz Cruzs Bispado de S. Paulo e de Maria Moniz natural desta freguesia; foram padrinhs Bento Jose Dias, solteiro e Rosa Soares, solteira.

1d1-4-7 Juliana Maria de Jesus batizada em 28-01-1781. Aos 06-03-1798 casou com Francisco Teixeira da Silva, filho de Francisco Teixeira da Slva e Maria do Bom Sucesso do Sacramento - família “Mateus Fernandes Agostim”.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 28-01-1781 na capela de S. Gonçalo bat a Juliana, de seis dias, f.l. de Joaquim Rodrigues da Cunha, nat de Mogi das Cruzes e de Maria Moniz da Rosa natural da Campanha, np incognitos, nmaterna de Joam Garcia da Rosa e Joana de Moura; foram padrinhos o alf. Francisco a Cost Teixeira e s/m Maria Felicia de Jesus.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 06-03-1798 Francisco Teixeira da Silva, f.l. de Francisco Teixeira da Silva e de Maria do Bonsucesso, n/b nesta freguesia = cc Juliana Maria de Jesus, f.l. Joaquim Rodrigues da Cunha e de Maria Moniz da Rosa, n/bnesta freguesia.

 

1d1-5 Manoel Muniz da Rosa, natural da Campanha, casou com Luzia Rodrigues do Prado, natural de Guaratingueta-SP, filha de Francisco Nunes da Costa e Antonia Antunes do Prado, família “Lucrecia Leme Barbosa” neste site.

          Pais de, q.d.:

1d1-5-1 Maria, batizada em 27-10-1765.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 27-10-1765 Cap. S. Gonçalo, Maria, f.l. Manoel Moniz da Rosa n/b nesta freguesia e Luzia Rodrigues do Prado n/b na Piedade do Bispado de S. Paulo, np João Garcia da Rosa e avo materna Antonia Antunes do Prado

1d1-5-2 João em 10-05-1768.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 10-05-1768 Cap. S. Gonçalo, João n. de oito dias, f.l. Manoel Muniz da Rosa mn. desta freguesia e Luzia Rodrigues do Prado n. de Taubate-SP, np João Garcia da Rosa e Joana de Moura da Rocha, maternos Francisco Nunes, falecido e Antonia Antunes do Prado; padr.: Manoel Alvares Machado, solteiro e a dita Joana de Moura.

1d1-5-3 Ana, póstuma, batizada em 13-04-1771.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 13-04-1771 cap. S. Gonçalo, Ana, f.l. Manoel Garcia, falecido e Luzia Rodrigues do Prado n. de Guaratingueta e ele desta freguesia. Avos pat. João Garcia da Rosa e Joana de Moura Rocha, maternos Francisco Nunes da Costa e Antonia Antunes do Prado.

1d1-6 Joana, batizada em 17-03-1754. Joana Monis da Rosa (tambem Joana de Moura) casou com Crispim Antunes, natural da freguesia de S. Martinho Arc. Braga.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 17-03-1754 cap. S. Gonçalo, Joana, f.l. João Garcia da Rosa e Joana Fernandes, padr.: Antonio de Faria Teixeira, solteiro e Maria Fernandes filha de Manoel de Moura Rocha.

          Joana faleceu aos 40 anos e foi sepultada aos 16-06-1801:

Campanha, MG aos 16-06-1801 foi sepultada na capela de S. Gonçalo, Joana Moniz da Rosa, branca, mulher de Crispim Antunes morador no suburbio, de quarenta anos de uma maligna.

Joana e Crispim tiveram os filhos, q.d.:

1d1-6-1 Jeronimo, batizado em 02-10-1772.

Campanha, MG aos 02-10-1772 na capela de S. Gonçalo bat a Hyeronimo, f.l. de Crispim Antunes da Costa, natural e bat. na freguesia de S. Martinho Arc. Braga e de Joana Monis n. desta freguesia; foram padrinhos o Ajudante Gregorio Lopes dos Reis e s/m Jacinta Maria

1d1-6-2 Inácio em 07-08-1774.

Campanha, MG aos 07-08-1774 na capela de S. Gonçalo bat a Inacio, f.l. de Crispim Antunes n. da cidade de Braga e de Joana de Moura n. desta freguesia; foram padrinhos o Ajudante Gregorio Lopes dos Reis e D. Maria Lopes dos Reis.

1d1-6-3 Gabriel batizado em 14-06-1779. Foi sepultado na capela de S. Gopnçalo aos 04-08-1795

Campanha, MG aos 14-06-1779 nesta matriz  bat a Gabriel de quinze dias mais ou menos, f.l. de Crispim Antunes e de Joana de Moura n. da Campanha, avos maternos Joam Garcia e Joana de Moura, da naturalidade do pai e avós não deram noticia. Foam padrinhos o Revdo. Bernardo da Silva Lobo com pp de Salvador da Silva Leme, e Ana Maria da Silveira mulher deste.

 

Campanha, MG aos 04-08-1795 foi sepultado no adro da capela de S. Gonçalo, Gabriel, f. de Crispim Antunes morador no Bananal do Campo Grande. Morreu com todos os sacramentos.

1d1-6-4 Crispim em 06-07-1783.

Campanha, MG aos 06-07-1783 na capela de S. Gonçalo bat a Crispim, f.l. de Crispim Antunes e de Joana de Moura. Foram padrinhos Francisco Manoel de Paiva, casado, e D. Jacinta Maria da Conceição mulher do Ajudante Gregorio Lopes dos Reis.

1d1-6-5 José batizado cerca de 1784.

Campanha, MG no ano de 1784, pouco mais ou menos, na capela de S. Gonçalo bat a Jose, f.l. de Crispim Antunes da Costa e de Joana Moniz da Rosa, foram padrinhos Francisco Manoel de Paiva e osa Maria do Nascimento, e por não aparecer este assento, in formado o lancei aqui.

1d1-6-6 Ana batizada em 22-05-1785. Faleceu aos 16 anos e foi sepultada em 05-08-1801.

Campanha, MG aos 22 -05-1785 na capela de S. Gonçalo bat a Ana, f.l. de Crispim Antunes da Costa e de Joana de Moura, foram padrinhos o Sarg. Mor Manoel Xavier da Silva Toledo e D. Jacinta Maria da Conceição, viuva.

 

Campanha, MG aos 05-08-1801 foi sepultada no adro da capela de S. Gonçalo Ana, branca, f. de Crispim Antunes da Costa morador no suburbios da Porteira(?) de 16 anos e de maligna.

1d1-6-7 Dorotea Maria da Conceição batizada em 1786. Em 24-07-1793 casou com José Joaquim Pereira, natural de S. José, filho do Alf. José Joaquim Pereira e Ana Maria da Conceição.

Campanha, MG no ano de 1786 na capela de S. Gonçalo bat a Dorotea, f.l. de Crispim Antunes da Costa e Joana Moniz da Rosa, foram padrinhos Jose P. ---mento e Izabel Alves da Rosa.

 

Campanha, MG aos 24-07-1793 nesta matriz Jose Joaquim Pereira, f.l. do Alf. Jose Joaquim Pereira e Ana Maria da Conceição, n/b na vila de S. Jose deste bispado = cc Dorotea Maria da Conceição, f.l. de Crispim Antunes da Costa e Joana Moniz da Rosa, n/b nesta freguesia da Campanha do Rio Verde.

Pais de, q.d.:

1d1-6-7-1 Joaquim batizado em 13-06-1794.

Campanha, MG aos 13-06-1794 nesta matriz bat a Joaquim, f.l. Jose Joaquim Pereira e Dorotea Maria. Foram padrinhos Joaquim Gonçalves de Oliveira e Escolastica Pinheira Cardosa.

1d1-6-7-2 Antonio em 17-07-1809.

Campanha, MG aos 17-07-1809 na capela de S. Gonçalo bat a Antonio, f.l.de Jose Joaquim Pereira e Dorotea Maria de Jesus. Foram padrinhos Manoel Joaquim, digo Joaquim Crispim e Rita Dias.

1d1-6-8 Joaquim Antonio da Costa batizado em 17-06-1787. Aos 24-08-1807 casou com Antonia Maria de Andrade, filha natural de Ana Mecias Teixeira

Campanha, MG aos 17-06-1787 na capela de S. Gonçalo bat a Joaquim, f.l. de Crispim Antunes da Costa e de Joana de Moura, foram padrinhos o Sarg. Mor Manoel Xavier da Silva, e D. Jacinta Maria da Conceição

 

Campanha, MG aos 24-04-1807 Joaquim Antonio da Costa, f.l. de Crispim Antunes da Costa e de Joana de Moura = cc Antonia Maria de Andrade, filha natural de Ana Mecias Teixeira. Ambos nts e batizados nesta freguesia.

1d1-6-9 Maria, batizada em 05-02-1795.

Campanha, MG aos 05-02-1795 na capela de S. Gonçalo bat a Maria, f.l. Crispim Antunes da Costa e Joana Muniz da Rosa, foram padrinhos o Revdo Jose Gonçalves Branco, e D. Maria Bernarda de Gusmam.

1d1-7 Izabel Alves da Rosa batizada em 09-11-1755. Casou com Inacio Paes da Silva, natural de Sorocaba-SP, filho de José de Souza e Rita Paes de Siqueira.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 09-11-1755 cap. S. Gonçalo, Izabel, f.l. João Gracia da Rosa n. da Ilha do Pico freg. das Lages e Joana de Moura Rocha n. da freg N. Sra da Conceição Bispado de S. Paulo, np Custodio Gonçalves e Maria Gracia da Silveira, nm Manoel de Moura Rocha n. da cidade de S. Paulo e Joana Fernandes Lamim da vila de Jacarei-SP, padr.: Manoel da Cunha Vasconcellos, solteiro e Maria Leme mulher de Simão Dias de Moura.

Inacio faleceu de uma hidropsia e foi sepultado aos 26-07-1801.

Campanha, MG aos 26-07-1801 foi sepultado no ado desta matriz Ignacio Paes, cc Izabel Alvares, falecido no dia antecedente de uma hidropsia, era branco, natural do bispado de S. Paulo e de idade quarenta para cincoenta anos.

Pais de, q.d.:

1d1-7-1 Joaquina Maria de Jesus batizada em 15-05-1775. Aos 21-01-1790 casou com Manoel Antonio Ribeiro, natural de Camanducaia-MG, filho de Antonio da Silva Rodrigues e de Maria Ribeiro.

Campanha, MG aos 15-05-1775 na capela de S. Gonçalo bat a Joaquina, f.l. de Ignacio Paes da Silva, natural de Sorocaba de s. Paulo e de Isabel Alves Antunes desta freguesia, foram padrinhos Crispim Antunes, casado e Ignez Custodia, casada.

 

Campanha, MG aos 21-01-1790 nesta matriz Manoel Antonio Ribeiro, fl. de Antonio da Silva Rodrigues e de Maria Ribeiro, n/b na freg. de Camanducaia bispado de S. Paulo = cc Joaquina Maria de Jesus, f.l.de Ognacio Paes da Silva e Isabel Alvaes da Rosa, n/b nesta freguesia.

1d1-7-2 Manoel batizado em 29-09-1777.

Campanha, MG aos 29-09-1777 nesta matriz bat a Manoel, f.l. de Ignacio Paes e de Isabel Alvares, avos maternos Joam Garcia e Joana de Moura, avos paternos Jose de Souza e Rita Paes. Foram padrinhos Joam Baptista e s/m Genoveva Maria.

1d1-7-3 Maria Madalena do Espirito Santo, batizada em 18-06-1780. Aos 26-11-1793 casou com Jose Francisco, natural de Baependi, filho natural de Andresa Leme do Prado. Com geração na Campanha.

Campanha, MG aos 18-06-1780 nesta matriz nat a Maria de oito dias, f.l. Inacio Paes da Silva, n. da freg. da Cotia bispado de S. Paulo e de Isabel Alz da Rosa, n. desta freguesia, avos paternos Jose de Souza e Rita Paes de Siqueira, maternos João Garcia da Rosa e Joana de Moura Roxa(sic). Foram padrinhos Jeronimo ieira, de S. Paulo e Joana Muniz da Rosa mulher de Crispim Antunes.

 

Campanha, MG aos 26-11-1793 nesta matriz Joaquim Jose Francisco, filho natural de Andresa Leme do Prado, n/b na freg. de Baependi deste bispado = cc Maria Madalena do Espirito Santo, f.l. de Ignacio Paes da Silva e de Isabel Alves da Rosa, n/b nesta freguesia.

1d1-7-4 Joaquim, batizado em 15-06-1783.

Campanha, MG aos 15-06-1783 nesta matriz bat a Joaquim de oitodias, f.l. de Ignacio Paes, n. da Cotia e de Isabel Alaves da Rosa n. da Campanha, avos paternos Jose de Souza e Rita Paes de Siqueira, maternos João Garcia e Joana de Moura. Foram padrinhos Joaquim Pires e Maria Munis.

1d1-8 Antonio, em 12-08-1757

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 12-08-1757 Antonio, f.l. João Garcia da Rosa n/b na Ilha do Pico bispado de Angra e Joana Maria da Rocha n/b na vila de Jacarei bispado de SPaulo, np Custodio alz da Rosa e s/m Maria Garcia da Silveira ambos da Ilha do Pico, nm Manoel de Moura Rocha n. da cidade de S. Paulo e s/m Joana Frz Lamy n/b vila Jacarei Bispado de SPaulo, padr.: Francisco de Az.do Chaves, solteiro e Rita Moreira mulher de Estevão Frz Velho moradores nesta freguesia.

1d1-9 Miguel batizado em 10-06-1769 e falecido em 30-04-1761.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 10-06-1759 Miguel, f.l. João Garcia da Rosa n/b na vila das Lagens da Ilha do Pico e Joana da Moura Rocha n/b Jacarei-SP, np Custodio Gonçalves e Maria da Silveira, nm Manoel de Moura Rocha e Joana Fernandes Lami, padr.: Manoel Mendes Ribeiro, solteiro e Maria da Conceição mulher de Gregorio Lopes dos Reis.

 

Campanha, MG Igreja Santo Antonio aos 30-04-1761 faleceu Miguel,. f.l. João Garcia da Rosa e Joana de Moura da Rocha. Sep. caplea S. Gonçalo.

1d1-10 José em 17-08-1760

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 17-08-1760 cap. S. Gonçalo, Jose, f.l. João Garcia da Rosa n. da vila das Lages Bispado da Ilha Terceira e Joana de Moura Rocha n. da vila de Jacarei-SP, np Custodio Gonçalves e Maria da Silveira, nm Manoel de Moura Rocha e Joana Fernandes Lamim, padr.: Dionisio da Fonseca e s/m Maria do Nascimento.

1d1-11 Teresa, em 11-04-1762. Teresa Maria de Jesus casou com Antonio Francisco Ramos, filho de Francisco Nunes da Costa e Antonia Antunes do Prado. Geração na família “Lucrecia Leme Barbosa”

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 11-04-1762 cap. S. Gonçalo, Teresa, f.l. João Garcia da Rosa n. freg. N. Sra do Rosario da vila da Lage da Ilha do Pico e Joana de Moura Rocha n. da vila de Jacarei bispado de SPaulo, np Custodio Gonçalves da Rosa e Maria da Silveira, maternos Manoel de Moura Rocha e Maria Fernandes Lamim, Padr.: Gregorio Lopes dos Reis, e Ana Mauricia, solteira filha do mesmo João Garcia.

1d1-12 Maria Jeronima de Jesus batizada em 07-10-1764, casou duas vezes. Primeira vez casou com Francisco Rodrigues de Siqueira, natural da Aiuruoca, filho de Miguel Rodrigues de Siqueira e Maria de tal.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 07-10-1764 cap. S. Gonçalo, Maria, f.l. João Garcia da Rosa n/b na ilha do Pico e Joana de Moura Rocha n. da vila de Jacarei-SP, np Custodio Gonçalves da Rosa e Maria Garcia da Silveira, maternos Manoel de Moura Rocha, falecido e Joana Fernandes Lamim. Padr.: Jeronimo Correa Guimarães, casado e Jacinta Maria mulher de Gregorio Lopes dos Reis.

          Segunda vez aos 14-12-1796 casou com Domingos José de Casto, filho do Alf. Manoel José Correa de Castro e Rita de Jesus - família “Gaspar João Barreto”.

Campanha, MG aos 14-12-1796 nesta matriz Domingos Jose de Castro, f.l. Alf. Manoel Jose Correa de Castro e Rita de Jesus, n/b nesta matriz = cc Jeronima de Jesus, viuva de Francisco Rodrigues de Siqueira, sepultado na capela de S. Gonçalo filial esta matriz. A contraente Maria Jeronima de Jesus.

Maria e Francisco tiveram, q.d.:

1d1-12-1 Florida batizada em 16-09-1787.

Campanha, MG aos 16-09-1787 nesta matriz bat a Florida de oito dias, f.l. de Francisco Rodrigues de Siqueira, n. da freguesia de Aiuruoca e de Maria Jeronima n. desta freguesia, avos paternos Miguel Rodrigues de Siqueira e Maria de tal, maternos João Garcia da Rosa e Joana de Moura. Foram padrinhos Joaquim Garcia da Rosa, casado e D. Maria Lopes dos Reis mulher do Ajudante Francisco Manoel de Paiva.

1d1-12-2 João em 24-06-1796.

Campanha, MG aos 24-06-1796 na capela de S. Gonçalo bat a João, f.l. de Francisco Rodrigues de Siqueira e Maria Jeronima, foram padrinhos Manoel Jose Correa e Teresa Maria mulher de Antonio Francisco.

 

1d2- Salvador de Moura Rocha, natural de Baependi, casou com Inácia Rodrigues Teixeira, natural da Campanha-MG, filha de Antonio Dias Cardoso, natural de Taubaté-SP e Antonia Rodrigues Pereira, natural de Pindamonhangaba-SP, neta paterna de Antonio Teixeira Cide e Maria Dias de Oliveira, ambos naturais de Taubaté, maternos João da Costa de Almeida e Maria José Pereira, natural de Pindamonhangaba.

Entre os irmãos de Inácia:

- Ana, batizada em Campanha em 1750.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 01-11-1750, Ana, f.l. Antonio Dias Cardoso n. de Taubate e Antonia Rodrigues Pereira da freg. de Pindamonhangaba, np Antonio Teixeira Side e s/m Maria Dias da vila de Taubaté, nm João da Costa de Almeida e s/m Maria Jose Pereira de Pindamonhangaba, padr.: Manoel Teixeira Ribeiro, e D. Ana Joaquina mulher de Matias Ferreira de Sampaio.

Salvador e Inácia tiveram os filhos batizados em Campanha, q.d.:

1d2-1 Antonio, em 06-10-1759.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 06-10-1759 Antonio, f.l. Salvador de Moura Rocha e Inacia Rodrigues, np de Manoel de Moura Rocha e Joana Fernandes Lamim, nm Antonio Dias Teixeira e Antonia da Costa Pereira, padr.: Manoel Rodrigues Manso, casado e Ana Joana de Tolledo, solteira e filha do Cap. Miguel Pires Barreto

1d2-2 Aleixo em 12-11-1760

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 12-11-1760 Aleixo, f.l. Salvador de Moura Rocha n/b freg. Baependi deste bispado e Inacia Rodrigues Teixeira n/b nesta matriz, np Manoel de Moura Rocha e Joana Fernandes Lamim, nm Antonio Dias Cardoso e Antonia Rodrigues Pereira, padr.: Manoel de Moura Rocha, casado e Delfina Mauricia, solteira, filha de Domingos de Araujo.

1d2-3 João em 26-01-1762.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 26-01-1762 matriz, João, f.l. Salvador de Moura Rocha n/b na freg. de Baependi e Inacia Rodrigues Teixeira n/b nesta freguesia, np Manoel de Moura Rocha e Joana Fernandes Lamim, maternos Antonio Dias Cardoso e Antonia Rodrigues Pereira, padr.: Domingos de Araujo, e Joana Fernandes Lamim mulher de Manoel de Moura Rocha.

1d2-4 Simão em 16-07-1763.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 16-07-1763 Simão, f.l. Salvador de Moura, n/b em Baependi deste bispado e Inacia Rodrigues Teixeira, n/b nesta freguesia da Campanha. Np de Manoel de Moura Roxa, e Joana Fernandes Lamim, nm Antonio Dias e Antonia Rodrigues Pereira; padr.: Antonio Simões Domingues e Maria Caetana, mulher de Domingos de Araujo.

1d2-5 Maria em 22-10-1764.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 22-10-1764 Maria, f.l. Salvador de Moura Rocha e Inacia Rodrigues Teixeira n. desta matriz e aquele n. da matriz de Baependi ambos deste bispado, np Manoel de Moura Rocha e Joana Fernandes Lamim, maternos Antonio Dias Cardoso e Antonia Rodrigues Pereira, padr.: Jose Henriques Pereira, casado e ------ Pereira mulher de Estevão Fernandes Velho.

1d2-6 Ana em 28-11-1765.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 28-11-1765 Ana nascida ha nove dias, f.l. Salvador de Moura Roxa n/b em Baependi deste bispado e Inacia Rodrigues Teixeira n. desta freguesia, np Manoel de Moura Roxa, falecido e Joana Fernandes Lamim, nm Antonio Dias Cardoso e Antonia Rodrigues Pereira, padr.: Jose de Mello de Andrade e Maria Sofia filha do Cap. Miguel Pires.

1d2-7 Salvador em 10-04-1767.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 10-04-1767 matriz, Salvador n. ha seis dias, f. de Salvador de Moura Rocha n. Baependi e Inacia Rodrigues Teixeira n. desta matriz, np Manoel de Moura Rocha, falecido e Joana Fernandes Lamim, maternos Antonio Dias Cardoso e Antonia Rodrigues Pereira, Padr.: Padre Jose da Silva Salgado com pp de ----- Ribeiro Moreira, e Brizida Sobrinha filha de Guilherme da Cunha Gago.

1d2-8 Domingos em 31-05-1768.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 31-05-1768 matriz, Domingos n. de sete dias, f.l. Salvador de Moura Rocha n. de Baependi e Inacia Torigues Teixeira n. desta fregusia, np Manoel de Moura Rocha, falecido e Joana Fernandes Lamim, maternos Antonio Dias Cardoso e Antonia Rodrigues Pereira, padr.: Revdo Francisco Jose de Oliveira, e Maria Francisca mulher de Antonio Rodrigues de Souza.

1d2-9 Tomé em 17-09-1769

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 17-09-1769 matriz, Tome de doze dias, f.l. Salvador de Moura Rocha n. Baependi e Inacia Rodrigues Teixeira n. desta freg., np Manoel de Moura Rocha, falecido e Joana Fernandes Lamim, maternos Antonio Dias Cardoso e Antonia Rodrigues Pereira; padr.: Pedro Jose, solteiro e Maria Felicia mulher de Francisco da Costa Teixeira.

1d2-10 Ana em 25-11-1770.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 25-11-1770 Ana de sete dias, f.l. Salvador de Moura Rocha n. da freg. de Baependi e Inacia Rodrigues Teixeira n. desta freg. da Campanha, padr.: João Alvares Carneiro e s/m Ana Maria do Espirito Santo. Avos pat. Manoel de Moura Rocha, falecido e Ana(sic) Fernandes Lamim, maternos Antonio Dias Cardoso e Antonia Rodrigues Pereira.

1d2-11 Simão em 28-11-1771.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 28-11-1771 Simão de dez dias, f.l. Salvador de Moura n. freg. Baependi deste bispado e Inacia Rodrigues Teixeira n. desta freguesia, np Manoel de Moura Rocha, falecido e Joana Fernandes Lamim, maternos Antonio Dias Cardoso e Antonia Rodrigues. Padr.: Ten. Capitão Simão Antonio Pereira e Jose Bernardo da Fonseca com pp de sua mãe Maria do Nascimento.

1d2-12 Ana Maria em 13-03-1773

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 13-03-1773 Ana Maria de sete dias, f.l. Salvador de Moura n. de Baependi e Inacia Rodrigues n. da Campanha, avos paternos Manoel de Moura Rocha e Joana Fernandes Lamim, maternos Antonio Dias Cardoso e Antonia Rodrigues Pereira. Padrinhos João Alvares Carneiro e s/m Ana Maria do Espirito Santo.

1d3- José de Moura Rocha, natural de Baependi, casou com Francisca Borges de Oliveira, natural de Taubaté, filha de Domingos Vaz Cardoso e Vitória Bicuda, família “Domingos Vaz Cardoso”.

          Pais de, q.d.:

3-1 Miguel, batizado em Campanha em 13-02-1768.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 13-02-1768 matriz, Miguel, f.l. Jose de Moura n. da freg. de Baependi e Francisca Borges n. freg. Taubate-SP, padr.: Antonio Simões Domingues, casado e Vitoria Bicuda, viuva. Avos paternos Manoel de Moura Rocha, falecido e Joana Fernandes Lamim esta da vila de Jacarei e aquele da cidade de S. Paulo, maternos Domingos Vaz Cardoso e Vitoria Bicuda.

1d3-2 Vicente, em 1-08-1771.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 21-08-1771 Vicente de vinte dias, f.l. Jose de Moura Rocha n. Baependi e Francisca Borges n. da freg. de Taubate. Avos pat. Manoel de Moura, falecido e Joana Fernandes Lamim, maternos Domingos Vaz Cardoso e Vitoria Bicuda, Padr.: Luiz Antonio de Azevedo e Branca das Neves mulher de Francisco Batista Gil.

1d4- Manoel de Moura Rocha ou Gavião, natural de Jacareí, casou duas vezes. Com Maria Madalena Teixeira Cide, natural de Taubaté e filha de Antonio Teixeira Cide e Maria Dias de Oliveira citados em 1d2.

          Segunda vez com Inácia Moreira de Castilho, natural da Campanha, filha de Manoel Pinto de Souza e Maria Leme Moreira, natural de Guaratingueta, neta paterna de Domingos Pinto e Francisca de Souza, neta materna de Salvador Moreira de Castilho e Izabel de Arruda Cabral.

Entre os irmãos de Inácia:

- Joaquim, batizado em Campanha em 28-07-1764.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 28-07-1764 Joaquim, f.l. Manoel Pinto de Souza n. do Rio de S. Francisco freguesia de N. Sra da Graça Bispado do Rio de Janeiro e Maria Lemes Moreira n. da vila de Guaratingueta bispado de S. Paulo, np Domingos Pinto e Francisca de Souza, falecidos, maternos Salvador Moreira de Castilho e Izabel de Arruda Cabral, falecidos; padr.: Revdo Vigario Manoel Caetano Rodrigues, e Vitoria Nunes de Souza mulher de João Pereira Dias.

Manoel e Maria Madalena tiveram os filhos, q.d.:

1d4-1 Joaquim de Moura Gavião, natural de Santana do Sapucai-sp. Em Campanha aos 15-12-1783 casou com Rosa Maria de Jesus, natural da Aiuruoca, filha de João Vaz dos Reis e Maria da Conceição.

Campanha, MG aos 15-12-1783 nesta matriz sem impedimentos, Joaquim de Moura Gavião, f.l. de Manoel de Moura Gavião e Madalena Teixeira, natural da freg. de Santa Ana do Sapucai Bispado de S. Paulo =cc Rosa Maria de Jesus, f.l. de Joam Vaz dos Reis e Maria da Conceição, nat. da freg. da Aiuruoca.

Tiveram os filhos, q.d.:

1d4-1-1 Manoel batizado na capela das Três Pontas.

Lavras, MG Igreja Santana Lv suplementos aos 07-03 de mil e oito(centos) declarantes Manoel Jose de Moraes morador neste arraial e vive de negocio de troá. e Cipriano Jose, morador nas Tres Pontas vive de taberna de molhados, ambos brancos e casados (...) que Manoel de Moura Gavião, f.l. Joaquim de Moura Gavião e Rosa Maria fora bat. na capela das Tres Pontas ha cerca de 20 anos

1d4-1-2 Maria da Conceição batizada em 16-04-1785. Aos 27-02-1802 casou com Miguel Francisco Moreira, exposto.

Campanha, MG aos 16-04-1785 nesta matriz bat a Maria de quatro meses, f.l. de Joaquim de Moura Gavião, n. da freg. de Santana do Sapucai Bispado de S. Paulo e de Rosa Maria de Jesus, nat a freg. da Aiuruoca deste bispado de Mariana, np de Manoel de Moura Gavião e Madalena Teixeira, nm João Vaz os Reis  Maria da Conceição, form padrinhos Manoel de Moura Gavião, casado e Barbara Maria Martins mulher de Manoel de Moura Teixeira.

 

Campanha, MG aos 27-02-1802 nesta matriz Miguel Francisco Moreira, exposto em casa de Manoel Antonio = cc Maria da Conceição, f.l. de Joaquim de Moura Gavião e Rosa Maria de Jesus. Ambos os contrantes nt/bts nesta freguesia da Campanha, ambos pardos. Test.: Manoel Ribeiro Rebodoens e João Jose Mendes.

1d4-1-3 Joaquina, batizada em 05-03-1788.

Campanha, MG na capela de N Sra da Conceição das Tres Pontas, filial da freguesia das Lavras aos 05-03-1788 bat a Joaquina, f.l. Joaquim de Moura Gavião e de Rosa Maria de Jesus, foram padrinhos Antono Bernardes da Silva e Josefa da Cunha mulher de Antonio da Silva Novo.

1d4-2 Ana de Moura, madrinha do irmão Salvador.

1d4-3 José, batizado em Campanha em 03-05-1760. José de Moura aos 20-05-1783 casou com Maria Josefa, filha de Andre Bernardes do Prado e Maria Teixeira - família “Henrique de Siqueira Lobo”.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 03-05-1760 Jose, f.l. Manoel de Moura Gavião n. da vila de Jacarei e Madalena Teixeira n. de Taubate ambos Bispado de SPaulo, np Manoel de Moura Rocha e Joana Fernandes Lamim, materno Antonio Teixeira Side e Maria Dias de Oliveira, padr.: Manoel Moniz Barreto, solteiro e Maria Leme da Silva mulher de Antonio Simões Domingues.

 

Campanha, MG aos 20-05-1783 nesta matriz Jose de Moura, f.l. de Manoel de Moura Gaviam e de Madalena Teixeira = cc Maria Josefa, f.l. Andre Bernardes e Maria Teixeira, nts e batizados os contraentes nesta matriz a Campanha.

 

1d4-4 Florência em 22-08-1762.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 22-08-1762 Florencia, f.l. Manoel de Moura Gavião, n/b Jacarei e Maria Madalena Teixeira, n/b Taubaté ambos bispado de S.Paulo, padr.: Jose Teixeira de Mello, solteiro e Leonor Margarida de Jesus mulher de Adriano Martins. Np Manoel de Moura Rocha e Joana Fernandes Lamim, nm Antonio Teixeira Side e Maria Dias de Oliveira, já defuntos.

1d4-5 Ponciano em 02-02-1765.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 02-02-1765 matriz, Ponciano, f.l. Manoel de Moura Gavião n. de Jacarei-SP e Madalena Teixeira n. de Taubate-SP, Np Manoel de Moura Rocha, falecido e Joana Fernandes Lamim, nm Antonio Teixeira e Maria Dias de Oliveira, falecidos; padr.: Manoel Crisostomo Pereira, solteiro e Vitoria Bicuda, viuva.

1d4-6 Tomé batizado em 13-06-1770. Teve por madrinha a irmã Ana de Moura.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 13-06-1770 matriz, Tome de oito dias, f.l. Madalena Teixeira Cide n, de Taubate e Manoel de Moura Gavião n. Jacarei, nmaterno Antonio Teixeira Cide e Maria Dias de Oliveira, paternos Manoel de Moura Rocha e Joana Fernandes Lamim, padr.: Luiz Afonso de Araujo e Ana de Moura f. do dito Manoel de Moura Gavião.

 

          Manoel e Inácia tiveram, q.d.:

1d4-7 Felisberto, batizado em 17-11-1771. Felisberto de Moura Rocha aos 18-07-1803 casou com Josefa Maria, exposta em caa de Manoel Antube da Rocha.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 17-11-1771 Felisberto, f.l. Manoel de Moura Rocha e Inacia Moreira nts e bts nesta freguesia. Avos pat. Manoel de Moura Rocha e Joana Fernandes Lamim, maternos Manoel Pinto e Maria Lemes Moreira. Padr.: Cap. Manoel Leite Ferreira, e [espaço] filha do dito Manoel Pinto.

 

Campanha, MG aos 18-07-1803 nesta matriz da Campanha Felisberto de Moura Rocha, f.l. Manoel de Moura Rocha e Inacia Moreira de Castilho, ja falecidos = cc Josefa Maria exposta em casa de Manoel Antunes da Rocha. Naturais ambos e batizados nesta freguesia.

1d4-8 Maria batizada em 21-03-1774. Maria de Moura Rocha aos 11-01-1796 casou com Francisco Pereira Poves natural da Campanha, filho de João Pereira Poves e Maria da Silva Tourinha, netopaterno de Manoel Pereira Poves e Luzia Cabral, neto materno de Lourenço da Silva Tourinho e Maria Fragoso de Mello - família “Lourenço da Silva tourinho”.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 21-03-1774 matriz, Maria de oito dias, f.l. Manoel de Moura Rocha n. da Campanha e Inacia Moreira n. da mesma, avos paternos Manoel de Moura e JOana Fernandes Lamim, maternos Manoel Pinto e Maria Lemes Moreira. Padr.: Cap. Manoel Jacinto Torres e D. Maria Boena, casada.

 

Campanha, MG aos 11-01-1796 nesta matriz se receberam Francisco Pereira Povoa, f.l. de João Pereira Povoa e Maria da Silva Toirinha, n/b nesta freguesia da Campanha = cc Maria de Moura Rocha, f.l. de Manoel de Moura Rocha e Ignacia Moreira de Castilho, n/b nesta freguesia.

 

1d4-9 João Antonio de Moura batizado em 08-12-1776 na Campanha onde foi sepultado aos 24-08-1808. Aos 19-05-1801 casou com Leonor Leme do Prado, filha de André Bernardes do Prado e Maria Teresa do Espírito Santo - família “Henrique de Siqueira Lobo”.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 08-12-1776 bat a João, nascido de onze dias, f.l. de Manoel de Moura Roxa e Ignacia Moreira natural de baependi e ele da Campanha, np Manoel de Moura Roxa, ja defunto e Joana Fernandes Lamim, nm Manoel Pinto de Souza e Maria Leme Moreira, Foram padrinhos Jose Pimentel e Maria Felizarda mulher do Alf. Francisco da Costa.

 

Campanha, MG aos 19-05-1801 João Antonio de Moura, f.l. de Manoel de Moura e de Ignacia Moreira de Castilho = cc Leonor Leme do Prado, f.l. Andre Bernardes do Prado e Maria Teresa do Espirito Santo. Test.: Manoel Ribeiro Rebordoens e João Bernardes.

 

Campanha, MG aos 24-08-1808 foi encomendado e sepultado Joam de Moura Rocha, casado com Leonor dita filha do falecido Andre Bernardes. É moradora no Salto Grande. Faleceu de uma maligna, tendo de idade pouco mais ou menos 34 anos.

1d4-10 Manoel batizado em 02-06-1779.

Campanha, MG aos 02-06-1779 nesta matriz bat a Manoel de vinte e tres dias, f.l. de Manoel de Moura Roxa n. dest Campanha e de Ignacia Moreira natural da mesma, np Manoel de Moura Roxa e Joana Fernandes Lamim, nm Manoel Pinto de Souza e Maria Lemes Moreira. Foram padrinhos o Guarda Mor Manoel Ferreira da Costa Neves, casado, e D. Vitoria Maria de Jesus sua mulher.

1d4-11 Ana, batizada em 04-08-1782.

Campanha, MG aos 04-08-1782 nesta matriz bat a Ana, e dez dias, f.l. e Manoel de Moura Rocha n. desta freguesia e Ignacia Moreira nat. de Baependi, np de Manel de Moura Roxa e Joana Fernandes Lamim, nm Manoel Pinto de Souza e Maria Leme Moreira., Foram padrinhos Jose Joaquim Le[borão] filho de D. Antonia do Espirito Santo e D. Maria Teresa, mulher de Paulo da Costa Teixeira.

1d4-12 Ana em 13-02-1785. Ana de Moura Rocha aos 05-01-1809 casou com José Carlos da Silveira, filho de José P. de Oliveira e Teresa Maria da Conceição.

Campanha, MG aos 13-02-1785 nesta matriz bat a Ana de quatorze dias, f.l. de Manoel de Moura Roxa e Inacia Moreira, nts desta freguesia, np de Manoel de Moura Roxa e Joana Fernandes Lamim, nm Manoel Pinto de Souza e Maria Leme Moreira. Foram padrinhos o C. Domingos Jose Rodrigues, casado e Maria Sofia mulher de Guilherme Jose de Ataide.

 

Campanha, MG aos 05-01-1809 Jose Carlos da Silveira, f.l. Jose P[dobra] de Oliveira e de Teresa Maria da Conceição = cc Ana de Moura Rocha, f.l. de Manoel de Moura Roxa e de Ignacia Moreira de Castro(sic). Ambos nts e batizados nesta freguesia da vila da Campanha a Princesa.

1d4-13 Luís batizado em 26-08-1787.

Campanha, MG aos 26-08-1787 nesta matriz bat a Luis de oito dias, f.l. de Manoel de Moura Roxa e Ignacia Moreira nts desta freguesia, np de Manoel de Moura Roxa e Joana Fernandes Lamim, nm de Manoel Pinto e Maria Lemes Moreira. Foram padrinhos Joaquim Euzebio Gnçalves e Genoveva de Moura mulher Joam Ma-----.

 

1d5- Maria da Luz da Ressurreição, natural de Jacarei, casou com João dos Santos Porto, natural da freguesia de São Julião Bispado do Porto, filho de José André e Luzia André. Pais de, q.d.:

1d5-1 João dos Santos Porto (ou Ferreira), natural da Campanha, casou com Brigida Sobrinha da Silva, filha de Guilherme da Cunha Gago e Rosa Maria de Godoy. Geração na família “Sebastião Bicudo de Mendonça”.

          João dos Santos Ferreira, com 47 anos em 1794, testemunha na dispensa do irmão Manoel.

1d5-2 Ignez Custódia de Jesus casou com Manoel dos Santos Pereira. Pais de, pelo menos:

1d5-2-1 Maria Joaquina da Conceição casou com José Inácio Rodrigues. Pais de:

1d5-2-1-1 Ignez Gomes de Oliveira, batizada em Campanha em 10-05-1795. Em 1811 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 3º grau misto de 2º para se casar com José Ferreira dos Santos, batizado em 30-09-1780, filho de João dos Santos Porto (ou Ferreira) 1d5-1 supra.

1d5-3 Luiza Andreza de Jesus, natural da Campanha, casou com José Vidal Paes de Aragão, natural de Pitangui-MG, filho de Miguel da Afonseca Pereira e Maria Angelica do Espirito Santo, naturais da freguesia de S. José da cidade da Bahia. Pais de, q.d.:

1d5-3-1 Marcela, batizada em 15-11-1767.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 15-11-1767 cap. S. Gonçalo, Marcela n. aos 07, f.l. Jose Vidal Paes n/b em Pitangui e Luiza Andreza n. desta freguesia, padr.: João dos Santos Porto, casado e s/filha Maria, solteira.

1d5-3-2 Leonardo José da Fonseca, batizado em 09-06-1772. Aos 19-01-1798 casou com Ana Angelica da Silva, filha de Jeronimo da Veiga Leme e de Ana Angelica da Silva - família “Guilherme da Cunha Gago”.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 09-06-1772 Leonardo de quinze dias, f.l. Jose Vidal Paes de Aragão n. da vila de Pitangui e Luzia(sic) Andreza de Jesus n. desta matriz, padr.: Alf. Manoel de Paiva e Silva e s/m D. Maria Buena. Avos pat. Miguel da Afonseca Pereira n. da freg. de S. Jose da cidade da Bahia, falecido e Maria Angelica do Espirito Santo, da mesma freguesia e arcebispado; avos mat. João dos Santos Porto n. da cidade do Porto e Maria da Luz da Ressurreição n. da vila de Jacarei-SP.

1d5-3-3 Maria Angélica do Espirito Santo, batizada em 21-07-1775. Aos 06-02-1793 casou com Antonio José de Souza, filho do falecido Antonio Rodrigues de Souza e Maria Francisca.

Campanha, MG aos 21-07-1775 na capela de S. Gonçalo bat a Maria, f.l. de Jose Vidal Paes e de Luzia Andreza de Jesus; foram padrinhos o Ajudante Gregorio Lopes dos Reis e D. Jacnta Maria da Conceição sua mulher.

 

Campanha, MG aos 06-02-1793 se receberam Antonio Jose de Souza, f.l.do falecido Antonio Rois de Souza e Maria Francisca = cc Maria Angelica do Espirito Santo, f.l. de Jose Vidal e Luzia Andreza de Jesus. Ambos nts e bts nesta freguesia da Campanha.

 

Campanha, MG aos 11-10-1758 na pia batismal desta freguesia da Campanha do Rio Verde bat a Antonio, f.l. de Antonio Rodrigues de Souza, n. da freguesia do Pilar do Rio de Janeiro e de Maria Francisca n. da freg. de Prados deste bispado. Foram padrinhos Jose Duarte, e Maria filha do Cap. Miguel Pires Barreto. ambos solteios e todos moradores nesta freguesia

Entre os filhos do casal:

1d5-3-3-1 Francisco de Souza batizado em 25-12-1793. Em 1819 requereu dispensa de 3º grau misto de 2º grau para se casar com Francisca de Paula, filha de João dos Santos Porto (ou Ferreira) 1d5-1 supra.

Campanha, MG aos 25-12-1793 nesta matriz bat a Francisco, f.l. de Antonio Jose de Souza e Maria Angelica, foram padrinhos Luzia Andreza e Manoel dos Santos, solteiro.

 

Campanha-MG - Livro misto  1810-1818

Petição aos 16-02-1819

Oradores: Francisco de Souza e Francisca de Paula, moradores nesta vila de Campanha.

Impedimento de consanguinidade em 3º grau misto de 2º grau em linha transversal desigual

Luzia Andreza e João dos Santos Ferreira são irmãos por serem filhos de João dos Santos Porto; q. da dita Luzia Andreza nasceu Maria Angelica e desta o orador Francisco de Souza.

A oradora era filha de João dos Santos Ferreira. A oradora era pobre e vivia ha tempos concumbina do orador de quem já tinha filhos (aa) Nicolao dos Santos Ferreira

Francisco de Souza, homem branco, solteiro, natural e morador nesta freguesia.

Francisca de Paula, branca, solteira, natural de moradora nesta vila da Campanha, de idade de 27 anos que vive em companhia de seu pai

Testemunhas:

- José Floriano de Moraes, homem pardo, casado, natural desta freguesia da vila da Campanha da Princesa e nela morador, de idade de 32 anos que vive de seu trabalho;

-Nicolau dos Santos Ferreira, homem branco, casado, natural e morador nesta freguesia da vila da Campanha da Princesa, de idade de 48 anos, que vive da sua lavoura,

-João Batista, homem branco, casado, de idade 34 anos que vive de sua lavoura,

1d5-3-3-2 Maria, batizada em 08-02-1796.

Campanha, MG aos 08-02-1796 nesta matriz bat a Maria, f. de Antonio Jose de Souza e Maria Angelica; foram padrinhos Antonio Xavier de Souza e Ignez Custodia de Jesus.

 

1d5-3-4 Ignez Custodia de Jesus, batizada em 02-01-1777. Aos 03-11-1803 casou com Antonio Moreira Frazão, batizado em 10-10-1757, filho de Manoel de Brito Frazão, natural de Mariana e Gertrudes Moreira de Jesus, natural de Pindamonhangaba-SP e casados em Baependi em 25-09-1747, neto paterno do Cap. Mor Pedro Frazão de Brito e de Maria da Fonseca natural da cidade de Mariana, neto materno de José do Prado Neves e de Angelica de Azevedo.

Campanha, MG aos 02-01-1777 nesta matriz bat a Ignez, nascida de quinze dias, f.l. de Vidal Paes de Aragão n. da vila de Pitangui deste bispado e de Luzia Andreza de Jesus n. desta freg. da Campanha; foram padrinhos Joaquim Ferreira, solteiro e Joana da Cruz mulher de Jose Pereira. Avos paternos Miguel de Affonseca Pereira, falecido e Maria Angelica do Espirito Santo, maternos João dos Santos Porto, falecido e Maria da Luz da Ressurreição.

 

Campanha, MG aos 03-11-1803 nesta matriz se receberam Antonio Moreira Frazão, f. de Manoel de Brito e Gertrudes Moreira = cc Ignez Custodia de Jesus, f. de Jose Vidal e Luzia Andreza. Nts/bts nesta freguesia.

 

Campanha, MG aos 10-10-1757 nesta matriz bat a Antonio, f.l. de Manoel de Brito Frazão, n/b na cidade de Mariana e Gertrudes Moreira n. de Pindamonhangaba bispado de S. Paulo. Foram padrinhos Domingos Roiz Alfenas, solteiro e Jacinta Maria de Jesus mulher o ldo. João Correia Pinto moradores nesta freguesia.

 

Baependi, MG aos 25-09-1747 nesta matriz e testemunhas Antonio de Souza casado com Ana, morador nesta freguesia e Salvador Fragozo, solteiro, filho de A------------ se receberam Manoel de Brito Frazão, n/b na freguesia de N. Sra da Conceição da cidade de Mariana, f.l. do Cap. Mor Pedro Frazão de Brito e de s/m Maria da Fonseca natural da cidade de Mariana = cc Gertrudes Moreira de Jesus, n/b na freg. de N. Sra do Bom Sucesso da vila de Pindamonhangaba bispado de S. Paulo, f.l. de Jose do Prado Neves e de s/m Angelica de Azevedo. (Aa.: Antonio de Souza e Salvador Fragozo)

 

Notar:

Campanha, MG 284 aos 03-10-1802 na ermida de Santa Catarina bat a Antonio, filho de Antonio Moreira Frazão e de Luiza Maria da Conceição; foram padrinhos o Padre Jose Joaquim dos Reis.

 

1d5-3-5 Caetana, batizada em 07-01-1779.

Campanha, MG aos 07-01-1779 nesta matriz bat a Caetana, nascida de dez dias, f.l. de Jose Vidal Paes de Aragão, n. de Pitangui e de Luzia Andreza n. da Campanha, np de Miguel da Fonseca e Maria Angelica, nm de João dos Santos Porto e Maria da Luz; foram padrinhos o Ten. Manoel Borges e Maria Ferreira de Lima mulher de Domingos Borges da Costa.

 

1d5-4 Maria dos Santos, madrinha do irmão Salvador.

1d5-5 Custódia, batizada em Campanha em 30-03-1749.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 30-03-1749 Custodia, f.l. João dos Santos Porto n. da freg. de S. Julião comarca de Penafiel Bispado do Porto e Maria da Luz da Ressurreição n. da freg. N. Sra da Conceição de Jacarei-SP, padr.: João Francisco Grillo e Maria Caetana de Sá mulher de Domingos de Araujo.

1d5-6 Eliodoro em 26-07-1750.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 26-07-1750 Eliodoro, f.l. João dos Santos Porto n. da freg. de S. Julião de Agoalonga do Bispado do Porto e s/m Maria da Luz n. da vila de Jacarei bispado de SP, np Jose Andre e s/m Luzia Andre, ambos da freg. de S. Julião de Agoalonga, nm Manoel de Moura Rocha n/b na matriz da cidade de S.Paulo e s/m Joana Fernandes Laymim n/b na matriz da vila de Jacarei bispado de SP; padr.: Manoel ---- casado com Rita Maria, e Maria Caetana casada com Domingos de Araujo, moradores nesta freguesia.

1d5-7 Custódia em 06-11-1751.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 06-11-1751 Custodia, f.l. João dos Santos, n/b freg. S. Julião de Agualonga Bispado do Porto e s/m Maria da Luz da vila de Jacarei, np de Jose Andre e s/m Luzia Andre, ambos da dita freguesia de S. Julião, nm Manoel de Moura Rocha, n. da cidade de S. Paulo e s/m Joana Fernandes Laymim da vila de Jacarei; padr.: Antonio Pereira, solteiro e Joana Fernandes mulher de Jose Garcia.

1d5-8 Vicência em 18-08-1754.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 18-08-1754 Vicencia, f.l. João dos Santos Porto, np Jose Andre e Luzia Andre, nts da freg. de S. Julião da cidade do Porto; e Maria da Luz n. da freg. de Jacarei bispado de SP, nm Manoel de Moura Rocha n. da cidade de S. Paulo e s/m Joana Fernandes Lamym n. da freg. de Jacarei do dito bispado, padr.: Jose Salgado, solteiro e Maria Leme mulher de Simão Dias de Moura.

1d5-9 Manoel em 19-04-1756.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 19-04-1756 Manoel, f.l. João dos Santos Porto n, freg. S. Julião Bispado da cidade do Porto e Maria da Luz n. da vila de Jacarei-SP, np Jose Andre e s/m Luzia Andre nts da dita freg. de S, Julião, nm Manoel de Moura Rocha e s/m Joana Fernandes nts da dita vila de Jacarei; padr.: Jose Caetano, solteiro e Rita Moreira cc Estevão Fernandes o velho, todos moradores nesta freguesia.

          Manoel dos Santos Ferreira em 1794 requereu dispensa de consanguinidade em 3º grau para se casar com Escolástica Maria de Jesus (2d2-3), filha de Francisco Antonio dos Santos e Luzia Moreira de Aguiar, neta materna de outra Luzia Moreira de Aguiar e Diogo Dias Fernandes, este irmão de Joana Fernandes Lamin avó materna de Manoel dos Santos Ferreira.

Processo Matrimonial - Campanha-MG - Livro Misto 1791

www.familysearch.org (record search pilot)

Oradores Manoel dos Santos Ferreira e Escolastica Maria de Jesus - 27-08-1794

Dizem os oradores, nts e moradores na freg. de St. Antonio do Val da Piedade da Campanha do Rio Verde - Consanguinidade em 3º grau porque:

- Joana Fernandes Lami e Diogo Dias Frz eram irmãos; que desta Joana nasceu Maria da Luz d Ressurreição e desta Maria da Luz da Ressurreição nasceu Manoel dos Santos Ferreira, orador.

- Pq de Diogo Dias Fernandes nasceu Luzia Moreira e desta nasceu Escolastica Maria de Jesus.

- Pq o orador, por fragilidade humana, teve copula com a oradora

Depoimento dos Oradores aos 10-11-1794

Manoel dos Santos Ferreira, f.l. João dos Santos Porto e Maria da Luz da Ressurreição, já defuntos; e que sua mãe era filha legitima de Joana Fernandes Lamim e esta era irmã de Diogo Dias Fernandes e que deste nasceu Luzia Moreira e desta a oradora Escolastica Maria de Jesus

Escolastica Maria de Jesus, f.l. Francisco Antonio dos Santos e Luzia Moreira, n/b nesta matriz da Campanha onde sempre viveu. Teve copula com o orador

Testemunhas

- Miguel Pereira da Cruz, homem branco, casado, n. de Mogi das Cruzes bispado de S. Paulo e morador na freg, da Campanha do Rio Verde, 45 anos, casado com Maria Laureana de Nazare irmã da oradora Escolastica Maria de Jesus.

- Jose Moreira de Souza, homem branco, solteiro, n/b nesta freguesia da Campanha

- João dos Santos Ferreira, homem branco, casado, n/b nesta matriz da Campanha do Rio Verde onde é morador e vive de plantar e minerar, 47 anos, aos costumes disse ser irmão do orador. (...) a oradora se achava em casa de sua irmã Maria Laureana de Nazare cc Miguel Pereira da Cruz (aa) João dos Santos Frr.ª

- Antonio Xavier de Souza, homem branco, solteiro, n. da freg. de Baependi e morador nesta da Campanha do Rio Verde que vive de seu oficio, de idade 49 (?) anos, primo 2º do orador e da oradora primo carnal

 

          Escolástica Maria, viúva, testou na Mumbuca em 05-02-1849 e declarou os cinco filhos vivos de seu casal. Faleceu aos 08 do mesmo mês e foi inventariada no mesmo ano (inventário neste site).

CPA03 Testamentos - Campanha da Princesa 1846-1854

Registro do testamento com que faleceu Escolastica Maria de Jesus aos 08-02-1849 de quem é testamenteiro M.el Izidoro de Carv.º morador no pe da Virtuosa deste termo.

Eu, Escolastica Maria de Jesus, f.l. Francisco Antonio dos Santos e Luiza Moreira de Aguiar, já falecidos, n. desta freguesia da cidade da Campanha.

Fui cc. Manoel Ferreira dos Santos, já falecido, e dele tive filhos que se acham vivos os quais são: Manoel Joaquim dos Santos = Eleutherio Ferreira dos Santos = Ana Joaquina dos Santos = Bebiana Maria de Jesus = Maria Ferreira de Jesus.

(...) minha filha Maria Ferreira é demente e cc. Jose Vieira Cortes o qual tem esbanjado os bens da dita minha filha pelo que é reconhecido prodigo (...)

Testamenteiros 1º a meu sobrinho Manoel Isidoro de Carvalho, 2º João Antonio da Silva, 3º a meu irmão Bento Antonio dos Santos.

Mumbuca 05-02-1849

Aprovação 06-02-1849

Abertura 08-02-1849

Aceitação 27-02-1849 Manoel Isidoro de Carvalho

1d5-9-1 Manoel Joaquim dos Santos Ferreira, com 49 anos em 1849, mentecapto. Faleceu em 1861 e foi inventariado por seu sobrinho Lino Batista de Melo. Foram herdeiros seus irmãos e o sobrinho Manoel Rodrigues dos Santos representando sua mãe Maria Ferreira de Jesus.

1d5-9-2 Eleutério Ferreira dos Santos, com 45 anos em 1849, casado. “se ausentou para as partes de Sorocaba em lugar incerto”. Foram seus filhos, citados no inventário da avó paterna: Manoel dos Santos Ferreira = João Amaro = (?)Manoel Rodrigues dos Santos.

1d5-9-3 Ana Joaquina dos Santos, viúva, viúva, faz procuração na Freguesia de Santa Rita, Fazenda Bom Retiro em casas de morada de Manoel Batista de Melo. Na inventariança materna foram citados seus filhos: Manoel dos Santos = Lino dos Santos (ou Batista de Mello) = Maria do Carmo = José Maria.

1d5-9-4 Bebiana Maria de Jesus casada com Francisco de Paula e Souza, inventariante da sogra. Na inventariança materna foram citados seus filhos: José Antonio = Francisca = Joaquim = Manoel = Cândida.

1d5-9-5 Maria Ferreira de Jesus, demente, casada com “Jose Vieira Cortes o qual tem esbanjado os bens da dita minha filha pelo que é reconhecido prodigo”. Maria, já falecida no inventário do irmão Manoel, foi representada pelo filho:

1d5-9-5-1 Manoel Rodrigues dos Santos casado com Maria Custódia dos Santos passam procuração na Fazenda Bom Retiro em Santa Rita.

1d5-10 Ana em 11-06-1758.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 11 de Junho de 1758 Ana, f.l. João dos Santos Porto n. freg. S. Julião de Agua Longa Bispado do Porto e Maria da Luz n. de Jacarei Bispado de S.Paulo, padr.: Antonio Pereira da Costa e s/m Josefa Francisca.

1d5-11 Salvador em 10-06-1761.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 10-06-1761 Cap. S. Gonçalo, Salvador, f.l. João dos Santos Porto n. da freg. de S. Julião da Agua Longa Bispado do Porto e Maria da Luz n. da freg. da vila de Jacarei bispado de S. Paulo, padr.: Hieronimo Correa Guimarães cc Inacia de Loiola, e Maria dos Santos, solteira filha leg. do mesmo João dos Santos Porto. Avos paternos Jose Andre e Luzia Andre, maternos Manoel de Moura e Joana Fernandes.

 

1d6- Maria Fernandes, madrinha da sobrinha Joana 1d1-6.

 

1d7- Marcelo Dias de Moura, natural de Jacarei. Faleceu em Campanha aos 10-12-1754, solteiro.

Campanha, MG Igreja Santo Antonio aos 10-12-1754 fal. abintestado Marcelo Dias, solteiro, homem branco emancipado, f.l. Manoel de Moura e Joana Fernandes Lemos(sic), natural da vila de Jacarei Bispado de S. Paulo e morador em casa de João dos Santos no sitio do Campo Grande desta freguesia da Campanha. Sepultado na capela de S. Gonçalo

          Teve, com Josefa Correa, natural de Baependi-MG, filha natural de Manoel Correa e Ana “bastarda defunta de S. Paulo”, a filha natural:

1d7-1 Ana, filha natural, batizada em Campanha em 05-03-1750.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 05-03-1750 Ana, f. Marcelo Dias de Moura, n. da freg. de Jacarei-SP e Josefa Correa, solteira n. da freg. N. Sra de Monserrate de Baependi-MG, np Manoel de Moura Rocha, o velho n. da cidade de S. Paulo e s/m Joana Fernandes Lamim, nt de Jacarei-SP, nm (natural) de Manoel Correa e Ana bastarda defunta de S. Paulo, padr.: Pedro Caetano de Almeida e s/nora Maria Martins do Prado viuva de Salvador Rodrigues de Miranda.

1d8- Antonio Simões Domingues de Moura, natural de Jacarei, teve geração de duas mulheres. Com Josefa Correa e com Maria Leme da Silva, natural de Mogi das Cruzes-SP, filha de Francisco Pinheiro e Rosa Leme da Silva.

          Maria Leme era irmã inteira de Joana Maria Leme (ou da Silva) casada com José Rodrigues Airão; família “José Rodrigues Airão”.

 

Antonio e Josefa Correa tiveram a filha, q.d.:

1d8-1 Ana Eugenia Correa, natural de Campanha, casou com José Vieira, batizado aos 03-08-1738 em Baependi, filho de André Leme, natural de Pindamonhangaba-SP e falecido em Baependi aos 27-09-1747, e de Catarina Vieira.

Baependi, MG aos 03-08-1738 bat a Jose, f. de Andre Leme e de s/m [danificado]ra, padrinhos: Cap. Mor Tome ---------- Nogueira e D. Maria Moreira, viuva de Baltazar Fernandes.

 

Baependi, MG aos 27-09-1747 faleceu Andre Leme, natural de Pindamonhangaba, casado com Catarina Vieira, morador nesta freguesia. Sepultado nesta matriz.

          José faleceu em 10-04-1800, com 60 anos declarados.

Campanha, MG aos 10-04-1800 foi sepultado na ermida de Santa Catarina, José Vieira. Morreu de dor de barriga e de idade de sessenta anos; foi casado com Ana Eugenia.

Entre os inúmeros filhos do casal, batizados em Campanha:

1d8-1-1 Alexandre Vieira, batizado em 23-02-1769.

Campanha, MG aos 23-02-1769 nesta matriz bat a Alexandre, de nove dias, f.l. de Jose Vieira n. de Baependi e de Ana Eugenia Correa n. desta freguesia; foram padrinhos Antonio Simões Domingues e Ana de Moura filha de Moura.

 

Campanha, MG no ano de 1772, pouco mais ou menos, nesta matriz bat a Alexandre, f.l. de Jose Vieira e Ana Eugenia; foram padrinhos Antonio Simões e Ana de Moura; por não aparecer este assento, informado dele, o lancei aqui para o todo constar.

         Em 29-11-1804 casou com Maria Francisca, natural de Santa Ana do Sapucai, filha de Antonio José do Monte Sion e de Francisca Custodia.

Campanha, MG aos 29-11-1804 Alexandre Vieira, f.l. de Jose Vieira e Ana Eugenia;n/b nesta freguesia = cc Maria Francisca, f.l. de Antonio Jose do Monte Sion e de Francisca Custodia, n/b na freb. de Santa Ana do Sapucai bispado de S. Paulo.

1d8-1-2 Catarina Maria Vieira, batizada em 10-04-1771.

Campanha, MG aos 10-04-1771 nesta matriz bat a Catarina, de onze dias, f.l. de Jose Vieira n. de Baependi e de Ana Eugenia Correa n. desta freguesia; np Andre Leme e Catarina Vieira, nm de Antonio Simões Domingues e Josefa Correa. Foram padrinhos Manoel Jose de Azevedo e Tomasia Teixeira mulher de Jose Enriques.

         Aos 18-11-1795 casou com José Martins de Miranda, batizado em 1775, filho de Antonio Martins de Miranda, natural de Guarapiranga-MG e Branca Correa, natural de Lorena-SP.

Campanha, MG aos 18-11-1795 nesta matriz Jose Martins de Miranda, f.l. Antonio Martins de Miranda e de Branca Correa = cc Catarina Maria Vieira, f.l. de Jose Vieira e de Ana Eugenia Correa. Ambos os contraentes nts e bts nesta freguesia.

 

Campanha, MG no ano de 1775 na capela de S. Gonçalo bat a Jose, f.l.de Antonio Martins de Miranda e de Branca Correa, foram padrinhos Luiz da Silva e Maria da Cunha, e por não aparecer este assento, informado, lancei aqui para todo o sempre constar.

Antonio Martins de Miranda, filho de pais incognitos, em Baependi aos 17-02-1760 casou com Branca Correa, filha de Pedro Rodrigues Colaço e de Izabel da Costa. Com geração na Campanha.

Baependi-MG aos 17-02-1760 nesta freguesia se receberam Antonio Martins de Miranda, n. da freg. de N. Sra da Conceição da Guarapiranga da comarca e bispado de Mariana, filho de pais incognitos = cc Branca Correa, f.l. Pedro Rodrigues Colaço e de Izabel da Costa, nat. da freg. da Piedade do bispado de S. Paulo.

1d8-1-3 Ana Francisca Vieira, batizada em 17-01-1773. Aos 19-10-1795 casou com Miguel Barbosa de Moraes, batizado em 20-11-1757, filho de João Barbosa de Moraes, natural de Pouso Alto-MG e Maria Correa da Luz natural de Guaratingueta-SP, neto paterno de Francisco Barbosa e Maria da Silva, naturais de Taubaté-SP, neto materno de Salvador Correa, natural de Guaratingueta-SP e Maria de Andrade, natural de Catas Altas-MG.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 17-01-1773 matriz, Ana de quinze dias, f.l. Jose Vieira n. Baependi e Ana Eugenia Correa n. desta freguesia, avos paternos Andre Lemes e Caterina Vieira, maternos Antonio Simões Domingues e Josefa Correa. Padr.: Joaquim Garcia da Rosa, casado e Joana de Moura Rocha mulher de João Garcia.

 

Campanha, MG aos 19-10-1795 nesta matriz Miguel Barbosa de Moraes, f.l. João Barbosa de Moraes e de Maria Correa = cc Ana Francisca Vieira, f.l. de Jose Vieira e Ana Eugenia Correa. Ambos nts e bts nesta freguesia.

 

Campanha MG aos 20-11-1757 nesta matriz bat a Miguel, f.l. de João Barbosa de Moraes, n. da freg. de Pouso Alto deste bispado e Maria Correa n. da freg. de Guaratingueta bispado de S. Paulo, foram padrinhos Domingos da Silva Ribeiro, solteiro e Ana Pires de Jesus, solteira filha do Cap. Miguel Pires Barreto morador nesta freguesia.

Entre os irmãos inteiros de Miguel, batizados na Campanha: Maria, em 08-11-1751.

Campanha MG aos 08-11-1751 nesta pia batismal de Sto Antonio do Rio Verde bat a Maria, f.l. de João Barbosa de Moraes, n. da freg. de Pouso Alto deste bispado e Maria Correa da Luz n. da vila de Guaratingueta bispado de S. Paulo, np de Francisco Barbosa e de s/m Maria da Silva, ambos da vila de Taubate, nm de Salvador Correa, da vila de Guaratingueta Bispado de S. Paulo e de Maria de Andrade n/b na freg. de Catas Altas deste bispado; foram padrinhos Ambrosio Preto de Moraes e Catarina Pedrosa Rangel mulher de Jose Alves Taveira.

1d8-1-4 Francisco Batista Vieira, batizado cerca de 1775. Aos 16-07-1799 casou com Ana Joaquina de Jesus, natural de Sta. Ana do Sapucai, filha de Joaquim Lucino de Souza e de Angela Bicuda. Com geração em Campanha.

Campanha, MG no ano de 1775, pouco mais ou menos, na capela de S. Gonçalo bat a Francisco, f.l. de Jose Vieira e de [apagado] Eugenia Correa, foram padrinhos Angelo Rodrigues e [apagado] e por não aparecer este assento, informado, o lancei para todo o tempo constar.

 

Campanha, MG aos 16-07-1799 nesta matriz Francisco Batista Vieira, f. de Jose Vieira e de Ana Eugenia Correa, n/b nesta freguesia = cc Ana Joaquina de Jesus, f. de Joaquim Lucino de Souza e de Angela Bicuda, n/b na freg. de Sta. Ana do Sapucai Bispado de S. Paulo

1d8-1-5 Tomasia Maria Vieira batizada cerca de 1780. Aos 25-11-1795 casou com João de Souza Barradas, natural das Lavras, filho de Bento Coelho Barradas e Maria da Cunha Vaz. Geração em aportes à GP: “Francisca de Oliveira Leite - SL. III, 141, 4-4”.

Campanha, MG no ano de 1780, pouco mais ou menos, na capela de S. Gonçalo bat a Tomasia, f.l. de Jose Vieira e Ana Eugenia Correa, foram padrinhos Jose Ribeiro e Clara Ribeiro, e por não aparecer este assento, informado de pessoa fidedigna o lancei aqui para todo o tempo constar.

 

Campanha, MG aos 25-11-1795 João de Souza Barradas, f.l. de Bento Coelho Barradas e Maria da Cunha Vaz, n/b na freg. de S. Ana das Lavras = cc Tomasia Maria Vieira, f.l.de Jose Vieira e de Ana Eugenia Correa, n/b nesta freguesia.

 

Antonio e Maria Leme tiveram os filhos legítimos:

1d8-2 Genoveva Maria da Silva, batizada em Campanha em 10-03-1763. Casou com João Batista da Costa, filho de Francisco Vieira da Costa e Francisca Pires de Jesus - família Francisco Vieira da Costa.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 10-03-1763 matriz, Genoveva, f.l. Antonio Simões Domingues n/b na vila de Jacarei do Bispado de S.Paulo e Maria Leme da Silva n/b na vila de Mogi do mesmo bispado, np Manoel de Moura Rocha e Joana Fernandes Lamim, nm Francisco Pinheiro, defunto e Rosa Leme da Silva, defunta, padr.: João dos Santos Pinto e Izabel Caetana de Faria mulher de Domingos Rodrgues Afonso.

          Genoveva faleceu na Campanha aos 20-10-1813. Entre seus filhos:

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 20-10-1813 falecendo de idade de 49 anos de lançar sangue pela boca Genovefa, branca, mulher de João Batista da Costa, foi sepultada dentro desta matriz.

1d8-2-1 José, batizado em 05-06-1779.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 05-06-1779 nesta matriz bat a Jose de nove dias, f.l. de Joam Baptista da Costa, n. de Mogi Guaçu do bispado de S. Paulo e de Genoveva Maria, n. desta Campanha; avos paternos Francisco Vieira da Costa e Francisca Pires de Jesus, avos maternos Antonio Simoens Domingues e Maria Leme; foram padrinhos esta e Jose Rodrigues Mendes, solteiro.

1d8-2-2 Ana Joaquina da Costa, batizada em 12-05-1781. Em 17-08-1797 casou com João Antonio Rodrigues, filho de Antonio José Rodrigues e Maria Teresa de Jesus, família “Antonio Luiz de Medeiros”.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 12-05-1781 nesta matriz bat a Ana de dez dias, f.l. de Joam Baptista da Costa, n. de Mogi Guaçu do bispado de S. Paulo e de Genoveva Maria da Silva, n. desta Campanha; avos paternos Francisco Vieira da Costa e Francisca Pires de Jesus, avos maternos Antonio Simoens Domingues e Maria Leme; foram padrinhos o Quartel Mestre Francisco Lopes da Silva e s/m D. Luiza Joaquina de Araujo Meneses.

 

1d8-3 Valentim em 10-10-1764.

[danificad] Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 10-10-1764 matriz, Valentim, f.l. Antonio Simões Domingues n/b ------ Bispado de S. Paulo e Maria Leme da Silva n. da freg. de ----, np Manoel de Moura Rocha, falecido e Joana Fernandes, maternos ----- --nheiro e Rosa Leme, falecidos; padr.: Manoel S. Teixeira e Josefa filha solteira de Jose Rodrigues Airosa.

1d8-4 Miguel, em 29-02-1768

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 29-02-1768 matriz, Miguel de oito dias, f.l. Antonio Simões e Maria Leme da Silva, np Manoel de Moura Rocha e Joana Fernandes Lamim, maternos Jose(sic) Pinheiro e Rosa Leme da Silva, padr.: Revdo Manoel Afonso Pereira e Antonia da Graça mulher de Antonio de Souza Portugal.

1d8-5 Miguel, em 07-07-1771.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 07-07-1771 Miguel, f.l. Antonio Simões Domingues n. da vila de Jacarei-SP e Maria Leme da Silva n. vila Mogi das Cruzes-SP, padr.: Felipe Esteves Lima, casado e Joana Maria mulher de Jose Rodrigues Airão. Avos pat. Manoel de Moura Rocha, falecido e Joana Fernandes Lamim, maternos Jose(sic) Pinheiro e Rosa Leme da Silva, falecidos.

 

 

DIOGO DIAS FERNANDES

(atualizado em 06 de junho de 2015)

 

 

2d Diogo Dias Fernandes, irmão de Joana Fernandes Lamin. Casou com Luzia Moreira de Aguiar. Viúvo, faleceu na Campanha em 03-01-1759.

Campanha, MG Igreja Santo Antonio aos 03-01-1759 faleceu Diogo Dias Frz viuvo de Luzia Moreira, de idade de 70 anos. Sep. nesta matriz.

 

Foram moradores em Baependi onde encontramos o batismo de seus filhos:

 

2d1 Joana, batizada em 18-11-1728

Baependi-MG aos 18-11-1728 bat a Joana, f.l. Diogo Dias e Luzia Moreira , padrinhos Ten Cel. Jose Roiz da Fonseca e s/m D. Ana de Madureira.

 

2d2 Diogo Dias Moreira batizado aos 22-03-1730 em Baependi. Recebeu os santos óleos, já casado, em 19-04-1765.

Baependi-MG aos 22-03-1730 bat a Diogo, f.l. Diogo Dias e Luzia Moreira, padr.: Vigr. João de Matos e Mecia da Veiga Leme mulher de Guilherme da Cunha

 

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 19-04-1765 nesta matriz da Campanha pus os santos oleos a Diogo Dias Moreira, casado, por não os ter recebido quando se batizou.

 

Casou com Francisca Rodrigues Teixeira, natural da Campanha, filha de Antonio Dias Cardoso, natural de Taubaté-SP e Antonia Rodrigues Pereira natural de Pindamonhangaba-SP, neta paterna de Antonio Teixeira Cide e Maria Dias de Oliveira, ambos naturais de Taubaté, maternos João da Costa de Almeida e Maria José Pereira, natural de Pindamonhangaba, citados em 1d2.

          Foram moradores na Campanha onde batizaram os filhos, q.d.:

2d2-1 Antonio Serafino Ramos batizado em 02-04-1766. Aos 24-02-1789 casou com Ana Maria de Andrade, filha de Antonio de Andrade de Brito e de Ana Barbosa Lima, família “Gaspar João Barreto”.

B7: Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 02-04-1766 matriz, Antonio, f.l. Diogo Dias Moreira n. freg. de Baependi e Francisca Rodrigues Teixeira n. desta matriz, padr.: Bernardo Soares, casado e D. Ana Joana, solteira e filha do Cap. Miguel Pires Barreto. Avos pat. Diogo Dias Fernandes e Luzia Moreira de Aguiar, falecidos, maternos Antonio Dias Cardoso e Antonia Rodrigues Pereira.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 24-02-1789 nesta matriz, com provisão, Antonio Serafino Ramos, f.l.de Diogo Dias Moreira e de Francisca Rodrigues Teixeira, n/b nesta freguesia = cc Ana Maria de Andrade, f. l. de Antonio de Andrade de Brito e de Ana Barbosa Lima, n/b nesta freguesia.

Entre os filhos de Antonio e Ana Maria, batizados na Campanha:

2d2-1-1 Escolastica em 04-04-1802.

Campanha, MG aos 04-04-1802 nesta matriz bat a Escolastica, f.l. de Antonio Serafino de Ramos e de Ana Maria, bracos; foram padrinhos Antonio de Andrade e Madalena Maria de Oliveira.

2d2-1-2 José em 12-07-1804.

Campanha, MG aos 12-07-1804 nesta matriz bat a Jose, f.l. Antonio Serafino Ramos e Ana Maria, brancos; foram padrinhos o Lic. Francisco Jose Teixeira de Mello e Luisa Eleodora de Faria.solteira.

2d2-1-3 Antonio, falecido com um ano em 21-04-1805.

Campanha, MG aos 21-04-1805 foi sepultado no adro desta matriz Antonio, de idade de um ano, faleceu de uma malina, f.l. de Antonio Serafino Ramos e Ana Maria, moradores na Caxoeira do Campo Grande.

 

2d2-2 Joaquim, em 02-08-1768

B7: Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 02-08-1768 Joaquim, f.l. Diogo Dias Moreira n. de Baependi e Francisca Rodrigues Teixeira n. desta freguesia, np Diogo Dias Fernandes e Luiza Moreira, falecidos, maternos Antonia Rodrigues e Antonio Dias Cardoso o qual foi padrinho e Rosa Maria, solteira sua filha.

2d2-3 Tomé, em 31-07-1770

B7: Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 31-07-1770 Tome de sete dias, f.l. Diogo Pires(sic) Moreira n/b Baependi e Francisca Rodrigues Teixeira n/b na cap. S. Gonçalo desta freguesia, np Diogo Dias Fernandes e Luzia Moreira, falecidos, maternos Antonio Dias e Francisca(sic) Rodrigues, Padr.: Mauricio Joaquim, solteiro e a dita Francisca Rodrigues.

2d2-4 Luzia Moreira de Aguiar, batizada em 22-07-1772. Aos 14-06-1791 casou com o viúvo Vicente Ferreira Lima, natural de Prados, filho de Manoel P. Lima e Brizida de Souza. Com geração.

B7: Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 22-07-1772 Luzia, f.l. Diogo Pires Moreira n. freg. Baependi e Francisca Rodrigues n. desta freg., padr.: Antonio Luiz de Andrade. solteiro e Luzia Moreira de Aguiar mulher de Francisco Antonio dos Santos. Avos pat.: Dio go Dias Fernandes e Luzia Moreira de Aguiar, falecidos, matenros Antonio Dias Cardozo e Antonia Rodrigues.

 

Campanha-MG - casamentos - matriz aos 14-06-1791 Vicente Ferreira Lima, viuvo que ficou de Maria Nunes do Nascimento, falecida e sepultada nesta freguesia; = Luzia Moreira de Aguiar, f.l. de Diogo Dias Moreira e de Francisca Rodrigues, n/b nesta.

          Aos 17-02-1752 em São João Del Rei, Vicente casou primeira vez com Maria Nunes, natural de Carrancas, filha natural de Ana Nunes. Com geração.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 17-02-1752 nesta matriz se casaram Vicente Ferreira Lima, n/b na freg. de N. Sra dos Prados desta comarca, f.l.de Manoel P. Lima e Brizida de Souza, vindo de menor idade para esta freguesia de N. Sra do Pilar = cc Maria Nunes, n/b na freguesia de n. Sra. da Conceição das Carrancas desta comarca, filha natural de Ana Nunes e pai incognito.

2d2-5 Manoel Francisco, batizado em 14-07-1776. Aos 17-02-1798 casou com Izabel de Liria Pas, viuva de Felipe Esteves Lima.

Campanha, MG aos 14-07-1776 nesta matriz bat a Manoel nascido de nove dias, f.l. de Diogo Dias Moreira, n. de Baependi e de Francisca Rodrigues Teixeira n. desta freguesia da Campanha; np Diogo Dias Fernandes e Luzia Moreira de Aguiar, nm Antonio dias Cardoso e Antonia de tal. Foram padrinhos Guilherme Jose de Ataide e Maria Felicia de Jesus mulher de Francisco da Costa Teixeira.

 

Campanha-MG - casamentos - matriz aos 17-02-1798 Manoel Francisco, f.de Diogo Dias Moreira e s/m Francisca Rodrigues; = Izabel de Liria Pas, viuva do falecido Felipe Esteves Lima; aquele batizado nesta.

2d2-6 José, batizado em 26-11-1778.

Campanha, MG aos 26-11-1778 nesta matriz bat a Jose, de dez dias, f.l. de de Diogo Dias Moreira, n. de Baependi e de Francisca Teixeira, np Diogo Dias e Luzia Moreira, nm Antonio Dias e Antonia Rois. Padrinho o Ten. Manoel Borges

2d2-7 Escolastica em 23-05-1781.

Campanha, MG aos 23-05-1781 nesta matriz bat a Escolastica, nascida de onze dias, f.l. de Diogo Dias Moreira, n. de Baependi e de Francisca Rodrigues Teixeira n. desta freguesia da Campanha; np Diogo Dias Fernandes e Luzia Moreira de Aguiar, nm Antonio Dias Cardoso e Antonia Rodrigues Pereira. Foram padrinhos o P.e Jose da Silva Salgado e D. Ana  [----] mulher do Cap. João da Fonseca Silva com pp de D. Escolastica dos Reis, viuva.

2d2-8 Bernardo Francisco Dias, batizado em 26-05-1783.

Campanha, MG aos 26-05-1783 nesta matriz da Campanha bat a Bernardo, de nove dias, f.l. de Diogo Dias Moreira, n. de Baependi e de Francisca Rodrigues Teixeira n. desta freguesia da Campanha; np Diogo Dias Fernandes e Luzia Moreira de Aguiar, nm Antonio Dias Cardoso e Antonia Rodrigues Pereira. Foram padrinhos Inacio Jose dos Santos, casado e Luzia, solteira filha de Franisco Antonio dos Santos.

          Aos 31-01-1809 casou com Ana Francisca de Jesus, filha de Manoel Cardoso Preto, natural de Taubaté e Rita Maria do Nascimento, neta paterna de João Cardoso Preto e de Andreza Ribeira, neta materna de Ana Mauricia, que antes da crisma se chamava Mauricia.

Campanha, MG aos 31-01-1809 Bernardo Francisco Dias, f.l. Diogo Dias Moreira e de Francisca Rodrigues Teixeira = cc Ana Francisca de Jesus, f.l.Manoel Cardoso Preto e de Rita Maria do Nascimento, n/b nesta freguesia

 

Campanha, MG aos 16-09-1781 nesta matriz Manoel Cardoso Preto, f.l. de João Cardoso Preto e de Andreza Ribeira, n. da vila de Taubate, Bispado de S. Paulo = cc Rita Maria do Nascimento, filha natural de Ana Mauricia, que antes da crisma se chamava Mauricia, ja defunta, e de pai incognito, natural desta freguesia da Campanha.

2d2-9 José Venceslau, batizado em 07-10-1785.

Campanha, MG aos 07-10-1785 nesta matriz bat a Jose Venceslau, de dez dias, f.l. de Diogo Dias Moreira, n. de Baependi e de Francisca Rodrigues Teixeira n. desta freguesia da Campanha; np Diogo Dias Fernandes e Luzia Moreira de Aguiar, nm Antonio Dias Cardoso e Antonia Rodrigues Pereira. Foram padrinhos Antonio Teixeira da Silva, solteiro e Ignacia Antonia da Silveira, casada com Jose Teixeira Maciel.

2d2-10 Francisco José Teixeira aos 09-07-1808 casou com Angelica Maria Nunes, filha de Manoel de Siqueira Leme e de Maria Nunes de Jesus

Campanha, MG aos 09-07-1808 Francisco Jose Teixeira, f.l. de Diogo Dias Moreira e Francisca Rodrigues Teixeira = cc Angelica Maria Nunes, f.l. de Manoel de Siqueira Leme e de Maria Nunes de Jesus. Ambos nts/bts nesta freguesia.

2d3 Luzia Moreira de Aguiar, batizada em Baependi aos 10-12-1732.

Baependi-MG bat aos 10-12-1732 bat a Luzia, f.l. Diogo Dias e Luzia Moreira, moradores no Favacho, padr.: Manoel da Silva , solteiro morador na Encruzilhada e Joana Nogueira casada .

 

Casou com Francisco Antonio dos Santos, natural da cidade do Porto-PT, filho de Domingos Antonio e Joana Luiz.

          Foram moradores na Campanha onde batizaram os filhos, q.d.:

2d3-1 Maria Laureana de Nazaré, batizada em 30-06-1765. Aos 15-02-1764 casou com Miguel Pereira da Cruz, natural de Mogi das Cruzes-SP, filho de Miguel Pereira da Silva e Antonia Ribeiro de Lima. Geração na família “Antonio Pereira de Miranda”.

B7 Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 30-06-1765 matriz, Maria, f.l. Francisco Antonio dos Santos n. de S. Lourenço Bispado do Porto e Luzia Moreira n. de Baependi deste bispado, np Domingos Antonio e Joana Luiz, maternos Diogo Dias e Luzia Moreira, falecidos, padr.: Bernardo Chaves(?) Canedo e D. Escolastica Joaquina Moreira.

 

B7: Campanha-MG - casamentos - matriz aos 15-02-1784 Miguel Pereira da Cruz, f.l. de Miguel Pereira da Silva e de s/m Antonia Ribeiro de Lima, n/b freguesia de Mogi das Cruzes Bispado de S.Paulo; = Maria Lauriana, f.l. de Francisco Antonio dos Santos e Luzia Moreira, n/b nesta.

 

          Miguel, com 45 anos em 1794, foi testemunha no processo matrimonial de Escolástica Maria de Jesus abaixo.

 

2d3-2 Luzia Moreira de Aguiar, batizada em 15-03-1767. Aos 02-09-1784 casou com José Francisco Pereira, natural dos Guarulhos-SP, filho de Antonio Pereira de Avelar e de Helena Pires do Prado SL. 3, 298, 4-4.

B7: Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 15-03-1767 matriz, Luzia n. aos 05, f.l. Francisco Antonio dos Santos n. da freg. de S. Lourenço do Bispado do Porto e Luzia Moreira n/b na freg. de Baependi deste bispado, np Domingos Antonio e Joana Luiz, maternos Diogo Dias Moreira e Luzia Moreira, falecidos. Padr.: Luiz Collaço, viuvo e D. Branca filha do Cap. Miguel Pires Barreto.

 

Campanha, MG aos 02-09-1784 nesta matriz se receberam Jose Francisco Pereira, f.l. de Antonio Pereira de Avelar e de Helena Pires do Prado, n/b na freguesia da Conceição dos Guarulhos do bispado de S. Paulo = cc Luzia Moreira de Aguiar, f.l. de Francisco Antonio dos Santos e de Luzia Moreira de Aguiar, n/b nesta freguesia.

Pais de, q.d.:

2d3-2-1 Antonio batizado em 28-08-1786.

Campanha, M G aos 28-08-1786 nesta matriz bat. a Antonio de doze dias, f.l. de Jose Francisco Pereira, n. da freg. de N. S. da Conceição dos Guarulhos bispado de S. Paulo e de Luzia Moreira, n. desta freguesia, avos paternos Antonio Pereira de Avelar e Elena Pires do Prado, maternos Francisco Antonio dos Santos e Luzia Moreira; foram padrinhos Francisco Antonio dos Santos e s/m Luiza(sic) Moreira.

2d3-2-2 Miguel em 27-01-1804.

Campanha, MG aos 27-01-1804 nesta matriz bat a Miguel de sete dias, f.l. de Jose Francisco Pereira, n. da Conceição dos Guarulhos de São Paulo, e Luzia Moreira n. desta Campanha. Foram padrinhos Miguel Pereira da Cruz, casado e Ana Maria de Jesus, viuva.

 

2d3-3 Escolástica Maria de Jesus, batizada em 30-04-1769. Em 1794 requereu dispensa de consanguinidade em 3º grau para se casar com Manoel dos Santos Pereira 1d5-9 supra, ali a geração.

B7: Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 30-04-1769 matriz, Escolastica n de oito dias, f.l. Francisco Antonio dos Santos n. cidade do Porto e Luzia Moreira n. freg. Baependi deste bispado, np Domingos Antonio e Joana Luiz, maternos Diogo Dias Fernandes e Luzia Moreira de Aguiar, padr.: Domingos Rodrigues Afonço e Inacia Antonia da Silveira mulher de João Antonio de Azevedo.

 

2d3-4 Bento Antonio dos Santos, batizado em 14-10-1771. Casou com Maria Antonia Florentina de Oliveira, natural de Lavras do Funil-MG, filha de Manoel José de Carvalho e Ana Francisca de Souza. Geração na família “Antonio Borges”.

B7: Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 14-10-1771 matriz, Bento de quinze dias, f.l. Francisco Antonio dos Santos n. cidade do Porto e Luzia Moreira de Aguiar n. Baependi deste bispado, avos pat. Joana Luiz e Domingos Antonio, maternos Diogo Dias Moreira e Luiza Moreira, falecidos. Padr.: L.do Manoel de Paiva, casado e Ana Maria do Espirito Santo.

 

2d4 Maria Moreira da Silva natural de Baependi. Casou com Pedro de Souza Soares natural do Rio de Janeiro filho de João Francisco de Souza natural de Alcobaça, Patriarcado de Lisboa e de Teodozia de Medeiros do Rio de Janeiro.

Tiveram filhos batizados em Campanha, q.d.:

2d4-1 Inacio batizado em 13-12-1750. Inacio Francisco de Souza (tambem Inacio Moreira) casou com Ana Cardosa de Siqueira natural de Aiuruoca, filha de Agostinho Dias Rabelo e Mariana Cardosa de Siqueira.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 13-12-1750 Inacio, f.l. de Pedro de Souza n. do Rio de Janeiro e Maria Moreira da Silva, np Francisco de Souza n. de Alcobaça e s/m Teodosia de Medeiros do Rio de Janeiro, nm Diogo Dias e s/m Luzia Moreira da Silva, de Jacarei; padr.: Manoel Francisco Pereira.

Tiveram filhos batizados em Campanha (pesq Moacyr Villela):

2d4-1-1 Tome batizado em 06-03-1774.

Campanha-MG. Em 6 de março de 1774 na Capela de São Gonçalo batismo de Tome legitimo de Inacio Francisco de Souza e Ana Cardosa de Siqueira nascido a 10 de Fevereiro proximo, padrinhos Ajudante Gregorio Lopes e Maria Moreira

2d4-1-2 Francisco batizado em 23-06-1777.

Campanha-MG. Em 23 de Junho de 1777 batismo de Francisco legitimo de Inacio Moreira e Ana Cardosa, padrinhos Dias Rabelo casado e Luzia Moreira mulher de Jose Homem

2d4-1-3 Ana Joaquina batizada em 03-08-1782.

Campanha-MG. Em 3 de Agosto de 1782 batismo de Ana Joaquina nascida a 26 de Junho, legitima de Inacio Francisco de Souza natural desta Freguesia e de Ana Cardosa de Siqueira natural de Aiuruoca., avós PP Pedro de Souza Soares e Maria Moreira. Maternos Agostinho Dias Rabelo e Mariana Cardosa de Siqueira , padrinhos Jose Bueno de Camargo solteiro e Izabel Moreira de Castilho mulher de Joaquim Dias Rabelo

2d4-1-4 João Joaquim batizado em 18-07-1785.

Campanha-MG. Em 18 de Julho de 1785 batismo de João Joaquim de 9 dias , legitimo de Inacio Francisco de Souza e Ana Cardosa de Siqueira ... padrinhos João Jose casado e Izabel mulher de Antonio Francisco de Andrade

2d4-1-5 Ana Francisca de Souza aos 11-07-1793 casou com José Antonio Machado, batizado na Sé da cidade de S. Paulo, filho de pais incognitos.

Campanha, MG aos 11-07-1798 Jose Antonio Machado, f. de pais incognitos, n/b na Sé de S. Paulo = cc Ana Francisca de Souza, f. de Ignacio Francisco de Souza e Ana Cardosa de Siqueira, n/b nesta freguesia.

 

2d4-2 Ana Moreira da Silva batizada em 04-09-1752. Casou com João Machado Pinto, natural de Pombeiro Arc. Braga, filho de Manoel Machado Pinto e Nataria Maria do Nascimento. Pais de, q.d.:

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 04-09-1752 Ana, f.l. Pedro de Souza n. da cidade do Rio de Janeiro e Maria Moreira da Silva n. da freg. de Baependi Bispado de Mariana, np João Francisco de Souza n/b na freg. de Alcobaça do Patriarcado de Lisboa e Teodosia de Medeiros n. do Rio de Janeiro, nm Diogo Dias n. da cidade de S. Paulo e Luzia Moreira, já defunta n. da freg. Jacarei Bispado de S. Paulo; padr.: Bernardo Soares e Maria Moreira de Aguilar, viuva de Amaro de Souza

2d4-2-1 Manoel, batizado em 01-04-1768.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 01-04-1768 matriz, Manoel n. ha nove dias, f.l. João Machado Pinto n. Pombeiro Arc. Braga e Ana Moreira da Silva n; desta freguesia, np Manoel Machado Pinto e Nataria Maria do Nascimento, maternos Jose Pedro de Souza e Maria Moreira da Silva a qual foi madrinha e João Antonio de Azevedo, casado.

2d4-2-2 Maria Joaquina de Souza, batizada em 29-05-1769. Em 25-11-1784 casou com Joaquim Pires de Oliveira, batizado aos 12-05-1760, filho de João Pires de Oliveira, natural da vila de S. Sebastião Bispado do Rio de Janeiro e Teresa de Jesus, natural de S. João del Rei-MG, neto paterno do falecido Bras Pires Doria e Agda de Unhate, neto materno de José Correa e Ana Ferreira de Andrade.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 29-05-1769 Maria de 21 dias, f.l. João Machado Pinto n. de Pombeiro Arc. Braga e Ana Moreira da Silva n. desta freguesia, np Manoel Machado e Nataria Maria, maternos Pedro de Souza e Maria Moreira; padr.: Antonio de Souza, solteiro e Maria da Silva mulher de Antonio Ferreira.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 25-11-1784 nesta matriz Joaquim Pires de Oliveira, f.l.Joam Pires de Oliveira e de Teresa de Jesus = cc Maria Joaquina de Souza, f.l.de Joam Maxado Pinto e Ana Moreira da Silva. Nts/bats nesta freguesia.

 

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 12-05-1760 Joaquim, f.l. João Pires de Oliveira n. vila de S. Sebastião Bispado do Rio de Janeiro e Teresa de Jesus n. freg. N. Sra. do Pilar da vila de S. João del Rei deste bispado, padr.: Salvador Correa de Andrade, solteiro e D. Andreza Felicia Moreira de Castilho, solteira e filha do Guarda Mor Salvador Correa Bocarro, já defunto, e D. Ana Ferreira de Tolledo. Avos paternos Bras Pires Doria, já defunto e Agda de Unhate, maternos Jose Correa e Ana Ferreira de Andrade.

Tiveram os filhos batizados em Campanha, q.d.:

2d4-2-2-1 Ana, em 20-11-1785.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 20-11-1785 nesta matriz bat a Ana, f.l. de Joaquim Pires de Oliveira e Maria Joaquina de Souza, ambos nts e bts mesta freguesia; avos paternos João Pires de Oliveira e Teresa de Jesus, maternos João Maxado Pinto e Ana de Souza; padrinhos Andre da Silva Soares, solteiro e Ana de Soiza avó da batizada.

2d4-2-2-2 Antonio em 1786.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio no ano de 1786, pouco mais ou menos, bat a Antonio, f.l. de Joaquim Pires de Oliveira e Maria Joaquina de Souza; foram padrinhos Antonio Pires e Ana Moreira e por não aparecer este assento, informado, o lancei aqui para todo o tempo constar.

2d4-2-2-3 Luisa Maria de Jesus aos 24-08-1806 casou com Antonio José Alves, filho de João José Alves e Maria Francisca - família "Lourenço da Silva Tourinho".

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 24-08-1806 Antonio Jose Alves, f.l. de João Jose Alves e de s/m Maria Francisca = cc Luisa Maria de Jesus, f.l. de Joaquim Pires de Oliveira e Maria Joaquina de Souza. Ambos naturais e batizados na Matriz desta villa.

2d4-2-2-4 Escolastica em 28-04-1793.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 28-04-1793 nesta matriz bat. a Escolastica, f.l. de Joaquim Pires de Oliveira e Maria Joaquina; padrinhos João Rodrigues de Aguiar e Francisca Vitoria de Jesus.

2d4-2-2-5 Antonio em 24-05-1797.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 24-05-1797 nesta matriz batisei a Antonio, de nove dias, f.l. de Joaquim Pires de Oliveira e Maria Joaquina de Souza, nts desta Campanha; avos paternos João Pires de Oliveira e Teresa de Jesus, maternos João Maxado Pinto e Ana Moreira; padrinhos Francisco Dias Rabelo e Ana Mauricia da Silveira mulher de Salvador Leme

2d4-2-2-6 Anacleta em 02-08-1803.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 02-08-1803 nesta matriz bat a Anacleta, f.l. Joaquim Pires de Oliveira e Maria Joaquina de Souza, brancos ; padrinhos Mnaoel Glz Leite e Maria Francisca mulher de Jose da Costa Cardoso.

2d4-2-3 Pedro Machado, batizado em 09-07-1772. Casado, faleceu em Campanha e foi sepultado no adro da matriz aos 17-11-1803.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 09-07-1772 na capela de S. Gonçalo bat a Pedro, f.l. de João Machado Pinto e Ana de Souza, foram padrinhos Francisco Martins Lagoaça [cortado o topo da pg.] Lagoaça, de que fiz este assento na forma que estava no caderno da capela.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 17-11-1803 foi sepultado no adro desta matriz Pedro Machado, solteiro digo casado, de idade de 28 anos de uma molestia da constipação. Obrigou-se seu irmão Francisco de Souza.

2d4-2-4 Francisco Xavier de Souza, batizado em 1774. Aos 09-02-1793 casou com Ana Maria do Nascimento, batizada em 1775, filha de José da Fonseca Osorio e de Cristina Maria de Jesus, aportes Aportes à GP: Margarida Pinto - SL II, 372, 4-7.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio no ano de 1774 nesta matriz bat a Francisco, f.l. de João Machado Pinto e Ana Moreira, foram padrinhos Mateus Rodrigues e Ana Moreira de Souza avó do batizado, e por não aparecer este assento, informado de pessoas fidedignas o lancei aqui para a todo o tempo constar.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 09-02-1793 nesta matreiz da Campanha do Rio Verde, Francisco Xavier de Souza, f.l. de João Maxado Pinto e de Ana Maria de Souza = cc Ana Maria do Nascimento, f.l. de Jose da Fonseca Osorio e de Cristina Maria. Ambos nts/bts nesta freguesia da Campanha. Testemunhas abaixo assinadas: Antonio Machado Lima e Joaquim Glz de Oliveira.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos no ano de 1775 na capela de S. Gonçalo filial desta matriz bat a Ana, f.l. de Jose da Fonseca Osorio e de Cristina Maria de Jesus, foram padrinhos Jose Pereira Sarmento e Ana Velosa e por não aparecer este assento lancei aqui para todo o tempo constar.

 

2d4-3 Manoel batizado em 11-02-1754.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 11-02-1754 Manoel, f.l. Pedro de Souza e Maria Moreira da Silva, padr.: Manoel Peixoto de Miranda e Brizida Sobrinha.

2d4-4 João Moreira de Souza batizado em 25-11-1755. Aos 30-10-1787 casou com Ines de Moraes, filha de Narciso de Faria e Izabel Pedrosa, família “Narciso de Faria e Silva”. Com geração na Campanha.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 25-11-1755 João n. aos 15, f.l. Pedro de Souza n. freg. N. Sra do Pilar bispado do Rio e Maria da Silva n. freg. Baependi, np João Francisco de Souza n. de Alcobaça e Teodosia de Medeiros n. do Bispado do Rio, nm Diogo Dias n. de Jacarei-SP e Maria Moreira n. do Rio de Janeiro, padr.: Tomas Oliveira, solteiro e Maria Leme mulher de Simão Dias de Moura.

 

Campanha, MG aos 30-10-1787 nesta matris João Moreira de Souza, f.l. de Pedro de Souza e Maria Moreira, n/b nesta freg. da Campanha = cc Ignez de Moraes, f.l. de Narciso de Faria e de Izabel Pedrosa, ja defunta, n/b na freg.de Itajuba o bispado de S.Paulo.

 

2d4-5 Luzia batizada em 08-05-1758.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 08-05-1758 Luzia, f.l. Pedro de Souza n. da freg. da Candelaria do Rio de Janeiro e Maria Moreira n. de Baependi deste bispado, padr.: Antonio Ferreira de Souza, casado e Ana, solteira filha de Miguel Pires Barreto.

2d4-6 José Moreira de Souza batizado em 24-01-1760. Aos 29-11-1799 asou com Maria Correa da Silva, batizada em 06-05-1780, filha de Domingos Pinto Soares e Margarida Correa da Silva

 (pesq. Moacyr Villela) Campanha-MG. A 24 de Janeiro de 1760 batismo de Jose legitimo de Pedro de Souza Soares e Maria da Silva padrinhos o batizante e Francisca Leme da Silva mulher de Mateus Machado.

 

Campanha, MG aos 29-11-1799 nesta matriz Jose Moreira de Souza, f. de Pedro de Souza e Maria Moreira de Aguiar, ja defuntos, n/b nsta freguesia da Campanha = cc Maria Correa da Silva, f. de Domingos Pinto Soares e de Margarida Correa da Silva, n/b nesta freguesia

 

Campanha, MG aos 06-05-1780 na capela de S. Gonçalo bat a Maria, f.l. de Domingos Pinto Soares e Margarida Correa da Silva, Foram padrinhos Antonio da Costa Pimentel e Ana Jeronima sua mulher.

 

2d5 Estevão Fernandes Moreira natural de Jacarei (ou Piedade-SP). Casou com Escolastica Teixeira Cide natural de Jacarei (ou Piedade-SP) filha de Antonio Dias Cardoso e de Antonia Rodrigues Pereira.

          Tiveram filhos batizados em Campanha-MG onde Escolastica faleceu e foi sepultada aos 18-06-1794:

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 18-06-1794 foi sepultada no alpendre desta matriz Escolatica Teixeira, casada com Estevão Fernandes Moreira.

2d5-1 Manoel batizado em 17-08-1760.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 17-08-1760 cap. S. Gonçalo, Manoel, f.l. Estevão Fernandes n. Jacarei-SP e Escolastica Ferreira(sic) n. da Piedade do mesmo bispado de S. Paulo, np Diogo Dias e Luzia Moreira, nm Luzia Moreira(sic) e Antonio Dias, padr.: João dos Santos Porto e s/filha Luzia(sic) dos Santos, solteira; todos desta freguesia

2d5-2 Joaquim batizado em 15-06-1766.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 15-06-1766 cap. S. Gonçalo, Joaquim, f.l. Estevão Fernandes e Escolastica Teixeira nts de Jacarei-SP, padr.: João dos Santos, solteiro e Maria Gomes, solteira e filhos de João dos Santos Porto.

2d5-3 José em 16-01-1769.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 16-01-1769 cap. S. Gonçalo, Jose, f.l. Estevão Fernandes n. vila Jacarei e Escolastica Teixeira n. Santa Ana, padr.: Bernardo Soares, casado e Teresa Maria de Jesus, solteira.

2d5-4 Inacia Maria Rodrigues batizada em 10-10-1773. Aos 31-08-1805 casou com Manoel Ferreira Lepes, natural de S. João del Rei, filho de Inácio Ferreira Lopes e Joana Correa.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos [danificado] dias de outubro de 1773 cap. S. Gonçalo, Inacia de doze dias, f.l. Estevão Fernandes Moreira e Escolastica Teixeira, padr.: Jose Lopes Pinheiro, e Ana Rosa mulher de Jose Antonio Fortes.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio as 31-08-1805 nesta matriz Manoel Ferreira Lopes, f.l. de Ignacio Ferreira Lopes e Joana Correa, n. da freg.de S. João del Rei = cc Ignacia Maria Rodrigues, f. de Estevão Fernandes Moreira e Escolastica Teixeira, bat. nesta freguesia.

2d5-5 João José Cardoso batizado em 1775. Aos 10-06-1795 casou com Felizarda Maria de Oliveira, batizada na capela de N. Sra da Conceição do Rio Verde, filha natural de Ana Leite.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) No ano de 1775 na Capela de São Gonçalo batismo de João, legitimo de Estevão Fernandes Moreira e sua mulher Escolastica Teixeira , padrinhos Bernardo Soares e Teresa Pereira.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 10-06-1795 nesta matriz João Jose Cardoso, f.l. de Estevão Fernandes Moreira e Escolastica Teixeira, n/b nesta freguesia = cc Felizarda Maria de Oliveira, f. natural de Ana Leite, n/b na capela de N. S. da Conceiçãodorio Verde, filial da matriz de Baependi.

2d5-6 Ana em 09-04-1776.

Family Search batismos de Campanha 1774-1784 image 47

(pesq. Moacyr Villela) Campanha-MG Em 9 de Abril de 1776 batismo de Ana nascida de 12 dias legitima de Estevão Fernandes Moreira nat de Jacarei e Escolastica Teixeira. Avós paternos Diogo Dias e Luzia Moreira. Maternos Antonio Dias e Antonia Rodrigues , padrinhos Dionizio filho de D. Maria do Nascimento e D. Maria Escolastica mulher do tenente Jose Caetano Ferreira.

2d5-7 Tomasia Maria Rodrigues batizada em 21-12-1778. Aos 10-11-1795 casou com Miguel Vieira Monteiro, batizado em 20-09-1766, filho de José Vieira da Cunha, natural de S. Pedro de Serzedelo Arc. Braga e Ana da Conceição, naturalde S. João del Rei-MG, neto pateno de Domingos Vieira do Monte e Domingas Vieira da Cunha, neto materno de Pascoal Vieira e Maria da Conceição.

 (pesq. Moacyr Villela) Campanha-MG Em 21 de Dezembro de 1778 batismo de Tomazia de 9 dias legitima de Estevão Fernandes Moreira natural da Piedade de São Paulo e de Escolastica Teixeira Side do Bispado de São Paulo. Avós PP Diogo Dias e Luzia Moreira avos MM Antonio Dias Cardoso e Antonia Rodrigues Pereira  padrinhos João Ferreira de Araujo e Inacia Antonia mulher de Jose Teixeira Maciel.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 10-11-1795 Miguel Vieira Monteiro, f.l. Jose Vieira da Cunha e Ana da Conceição = cc Tomasia Maria Rodrigues, f.l. de Estevão Fernandes Moreira e Escolastica Teixeira, todos desta freguesia.

 

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 20-09-1766 Miguel n. ha onze dias, f.l. Jose Vieira da Cunha n/b em S. Pedro de Serzedelo Arc. Braga e Ana da Conceição n. da vila de S. João del Rei deste bispado, np Domingos Vieira do Monte e Domingas Vieira da Cunha, falecida, maternos Pascoal Vieira e Maria da Conceição; padr.: Andre Vieira e Clara da Conceição, solteiros e filhos destes.