PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Josefa de Oliveira Leite

Aportes à Genealogia Paulistana

SL. 3, 142, 5-3 Josepha de Oliveira Leite em 1721 estava casada com Salvador Ribeiro.

(atualizado em 09-maio-2016)

 

 

Bartyra Sette

 

 

Josefa de Oliveira Leite natural da cidade de S. Paulo, filha de Francisca de Oliveira Leite e Manoel de Azambuja em Aportes à GP: Francisca de Oliveira Leite - SL. III, 141, 4-4.

 

Casou com Salvador Ribeiro, natural de Taubaté, filho de Antonio Jorge Nunes, natural da Ilha de São Sebastião e de Maria Ribeira, da cidade de S. Paulo.

 

Foram moradores nas Minas Gerais nas primeiras decadas do século XVIII, onde encontramos os filhos:

1- José Ribeiro de Mendanha

2- Barbara Maria Leite

3- Ana Maria Leite

4- Vicencia

5- Maria Leite

6- Maria Vicencia de Jesus

7- Vicente Ferreira Leite

8- Manoel

 

1- José Ribeiro de Mendanha, natural de Congonhas do Campo-MG. Em Aiuruoca aos 13-02-1752 casou com Margarida Fernandes (tambem Margarida Dias de Jesus), natural de Pindamonhangaba, filha de Manoel Dias da Cunha e de Antonia Fernandes de Proença, e viúva de Manoel da Silva Aires.

Aiuruoca, MG aos 13-02-1752 nesta matriz se receberam Jose Ribeiro de Mendanha,. n. da freguesia das Congonhas do Campo deste bispado, f.l. de Salvador Ribeiro e de Josefa de Oliveira Leite = Com Margarida Fernandes, n. da freguesia da Sra do Bom Sucesso de Pindamonhangaba Bispado de S. Paulo, f.l. de Manoel Dias da Cunha e de Antonia Fernandes de Proensa, viuva que ficou de Manoel da Silva Aires. Testemunhas o Sarg. Mor Francisco Barbosa de Lima e BoaVentura Lopes Leite, solteiro, todos moradores nesta freguesia.

José e Margarida tiveram os filhos, q.d.:

1-1 João Ribeiro de Azambuja, natural de Aiuruoca. Aos 21-07-1781 casou com Felicia Maria de Santa Ana, filha de Manoel Rodrigues do Valle, natural da freguesia de Santa Eulalia de Fermentões Arc. Braga e Francisca Maria de Jesus, natural da Borda do Campo-MG casados em 12-06-1752, neta paterna de Domingos do Valle e Ana Rodrigues de Freitas, neta materna de Andre Marques Alves e Maria Ferreira - família “Maria Ferreira”, neste site.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 21 jul 1781 matriz - João Ribeiro de Azambuja e Felicia Maria de Santa Anna. Ele f.l. de Jose Ribeiro de Me-danha e Margarida Dias de Jesus. Ela f.l. de Manoel Rodrigues do Valle e Francisca Maria de Jesus. Ambos ns; e bs; na freguesia de Aiuruoca.

 

Igreja N. Sra. da Conceicão de Aiuruoca, comarca do rio das Mortes. aos 12 junho 1752 Manoel Rodrigues do Vale, f.l. de Domingos do Valle e Anna Rodrigues de Freitas, n;. e b. freg. de Santa Olalia de Fermentões, arc. Braga. c/ Francisca Maria de Jesus, f.l. de Andre Marques Alves e Maria Ferreira, n. e b. freg. N. Sra. Borda do Campo.

1-2 Manoel batizado em 29-12-1762.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 29 dez 1762 Serranos, Manoel, f.l. de Joseph Ribeiro Mendanha e s/m Margarida Dias de Jesus, padr.: João da Silva Machado soltrº e Anna Maria Leyte cc. João Bapta. Franco.

1-3 Antonio Ribeiro de Aquino, batizado em Aiuruoca aos 21-03-1765. Em Carrancas aos 06-06-1791 casou com Ana Teodora de Jesus, filha de José Joaquim da Silva Freire e Antonia Maria de Jesus.

Aiuruoca, MG aos 21-03-1765 na Capela dos Serranos bat Antonio, f.l. Jose Ribeiro de Mendanha e de Margarida Dias de Jesus, foram padrinhos Pedro Fran.co de Oliveira, solteiro e Joana Ribeira Albernaz, casada.

 

Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 06-06-1791 Ermida de S. Bento filial desta matriz, Antonio Ribeiro de Aquino, f.l. Jose Ribeiro Mendanha e Margarida Dias de Jesus, n/b freg. Aiuruoca; = cc. Anna Theodora de Jesus, f.l. Jose Joaquim da Silva Freire e Antonia Maria de Jesus, n/b nesta freguesia.

Pais de, pelo menos:

1-3-1 Gertrudes Maria do Espirito Santo em Itajuba Velha aos 18-10-1822 casou com João Rodrigues, filho de Domingos José Rodrigues e Josefa Maria.

Itajuba Velha (Delfim Moreira)-MG (transcritos e resumidos por Monsenhor Lefort) lv. 3 fls. 48 aos 18-10-1822 casamento realizado em Guaratingueta, sendo os nubentes moradores em Itajuba. João Rodrigues, f.l. Domingos Jose Rodrigues e Josefa Maria, nat de Itajuba = cc Gertrudes Maria do Espirito Santo, f.l. Antonio Ribeiro de Aquino e Ana Teodora do Espirito Santo, nat do Pouso Alto.

1-4 Tomas de Aquino Ribeiro batizado em 03-04-1767, casou duas vezes.

Aiuruoca, MG aos 03-04-1767 na Capela do Varadouro bat a Tomas, f.l. de . Jose Ribeiro de Mendanha e de Margarida de Jesus nascido aos 17 do mes de março do dito ano, foram padrinhos João Domingues da Silva e Nossa Senhora do Bom Sucesso.

          Aos 07-03-1791 casou com Ana Fernandes de Moraes, filha de Simão Rodrigues Chaves, natural de S. Tiago da Ribeira-Vila Nova Arc. Braga e Escolastica Pereira (de Araújo), neto paterno de Caetano Teixeira e Maria Ferreira, neto materno de Felix de Araujo Lima, natural da Freguesia de Santa Maria de Beiral de Lima termo de Ponte de Lima Arc. Braga e Maria Pereira, natural de Tiradentes-MG. Outras informações, sobre a família de Ana Fernandes, na família “Francisco Gonçalves da Costa” e Maria Ferreira, neste siste.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, aos 07 março 1791 - matriz - Thomas de Aquino Ribeiro e Anna Fernandes(sic) de Moraes.

Ele f.l. de Joseph Ribeiro de Mendonha e de Margarida Dias de Jesus, n. e b. nesta freg. de Aiuruoca.

Ela f.l. de Simeão Rodrigues Chaves e Escolastica Pereira, n. e b. freg. Borda do Campo.

          Segunda vez em Itajuba Velha aos 04-05-1828, Tomás casou com Maria Alves de Sene, viuva de Luiz Gonçalves.

Itajuba Velha (Delfim Moreira)-MG (transcritos e resumidos por Monsenhor Lefort) lv. 3 fls. 63 aos 04-05-1828 Tomas de Aquino Ribeiro, viuvo de Ana Ferreira de Moraes = cc Maria Alves de Sene, viuva de Luiz Gonçalves sepultado na capela do Capivari.

Ana Fernandes e Tomas de Aquino tiveram os filhos, q.d.:

1-4-1 Inez Maria do Nascimento, natural de Pouso Alto-MG. Em Itajuba Velha aos 11-02-1823 casou com Antonio Francisco Pereira, filho de Francisco Xavier Bernardes e Genoveva Maria da Porciuncula, neto paterno de Francisco Xavier Bernardes e Ines Pedrosa de Moraes, neto materno de Inacio Borges Pedroso e Mariana Leme do Prado - família Narciso de Faria e Silva guarda mor.

Itajuba Velha (Delfim Moreira)-MG (transcritos e resumidos por Monsenhor Lefort) lv. 3 fls. 50 aos 11-02-1823 Antonio Francisco Pereira, f. Francisco Xavier Bernardes e Genoveva Maria da Porciuncula, nat de Itajuba = cc Inez Maria do Nascimento, f. Tomas de Aquino Ribeiro e Ana Fernandes de Morais, nat de Pouso Alto.

1-4-2 Tomaz de Aquino, tambem natural do Pouso Alto. Aos 28-04-1829 casou com Delfina Maria de S. José, filha de Francisco Rodrigues de Siqueira e de Maria Joaquina de Jesus - família Narciso de Faria e Silva guarda mor.

Itajuba Velha (Delfim Moreira)-MG (transcritos e resumidos por Monsenhor Lefort) Lv. 3, fls. 69 - aos 28-04-1829 Tomaz de Aquino, f. de Tomaz de Aquino Rbeiro e de Ana Fernandes de Morais, falecida, nat. de Pouso Alto, com Delfina Maria de S. Jose, f. de Francisco Rodrigues de Siqueira e de Maria Joaquina de Jesus, nat. desta.

1-5 Francisca, batizada em 23-04-1769.

Aiuruoca, MG  aos 23-04-1769 na Capela dos Serranos bat a Francisca, f.l. de Jose Ribeiro de Mendanha e de Margarida Dias de Jesus e nasceu em 11 do mesmo mes, foram padrinhos Bento dos Santos e Marioa Leite.

1-6 Joaquina em 06-01-1771.

Aiuruoca, MG aos 06-01-1771 na Capela dos Serranos bat a Joaquina, f.l. de Jose Ribeiro de Mendanha e de Margarida Dias de Jesus q nasceu em 26 de dezembro proximo, foram padrinhos Jose Monteiro Cardoso e Maria Teresa.

2- Barbara Maria Leite batizada em Carijós (Conselheiro Lafaiete) aos 15-02-1734, casou duas vezes.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 15-02-1734 nesta matriz bat Barbara, f.l. de Salvador Ribeiro e Josefa de Oliveira Leite, foram padrinhos Manoel da Silva Santos, solteiro e Leonor Dias de Serqueira mulher de Bento leme, moradores nesta freguesia.

          Em Aiuruoca aos 10-12-1754 Barbara casou com Henrique Dantas Barbosa, natural de Viana-PT, filho de Afonso Dantas Barbosa e Maria Moreira.

Aiuruoca, MG aos 10-12-1754  nesta matriz se receberam Henrique Dantas Barbosa, f.l. de Afonso Dantas Barbosa e Maria Moreira, natural da Vila de Viana Arc. de Braga = E Barbara Maria Leite, f.l. de Salvador Ribeiro e de Josefa de Oliveira Leite, natural da freguesia da Conceição dos Carijós. Testemunhas o Padre Boaventura Lopes Leite e Jose Machado, solteiro.

          Ao 23-12-1756, Barbara casou com Luiz Pinto de Carvalho, natural de Santa Marinha do concelho de Baião Bispado do Porto, filho de Domingos de Carvalho e Domingas Moreira.

Aiuruoca, MG aos 23-12-1756 nesta matriz se receberam Luiz Pinto de Carvalho, f. Domingos de Carvalho e Domingas Moreira, n. da freguesia de Santa Mari[danificado] = Barbara Maria Leite, f.l. Salvador Ribeiro e Josefa Leite, bat. na freguesia de N. Sra da Conceição dos Carijós, viúva por falecimento de Hen[--]que Dantas Barbosa.

 

Barbara Maria e seu segundo marido Luiz Pinto tiveram os filhos, batizados em Aiuruoca, q.d.:

2-1 Ana Joaquina de Carvalho aos 06-05-1775 casou com Manoel Carvalho Leme, natural de S. Miguel das Tesouras Bispado do Porto, filho de Domingos Carvalho e Ana Leme.

-B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 06 maio 1775 cap. Rosario - Manoel Carvalho Leme e Ana Joaquina de Carvalho. Ele f.l. de Domingos Carvalho e Anna Leme, n. e b. na freg. de S. Miguel de Thesouras, con. de Lamego, bispado do Porto. Ela f.l. de Luiz Pinto de Carvalho e Barbara Maria Leite, n. e b. freg. de Aiuruoca.

Tiveram os filhos, q.d.:

2-1-1 Luisa batizada em 14-04-1776.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 14 abril 1776 Rosario da Lagoa, LUIZA, f.l. de Manoel Carvalho Leme n. freg. de S. Miguel das Thesoura conc. de Bayam bisp. do Porto e Anna Maria de Carvalho n. desta frreg. de Ayuruoca; np Domingos de Carv--- e Anna Leme naturais da dita freg. de Sam Miguel de Thesoura; nmaterno de Luiz Pinto de Carvalho n. de Santa Marinha do conc. de Bayam bisp. do Porto e Barbara Maria Leyte n. da freg. de --- deste bispado de Marianna; padr.: Ignacio Jorge solteiro e Barbara Maria Leyte avó do baptizado.

 

registro em duplicata.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 14 abril 1776 Rosario da Lagoa, LUIZA, f.l. de Manoel Carvalho Leme e s/m anna Maria de Carvalho n. desta freguesia e o dito Carvalho da freg. de Sta. Maria de Tesouras conc. Bayam; padr.: Ignacio Jorge e Barbara Maria Leite. Nm de Domingos de Carvalho e Anna Leme ns. Sta. Maria das Tesouras; nm de Luiz Pinto de Carvalho n. Sta. Maria do Zezere bisp. do Porto , conc. Bayam e Barbara Maria Leite n. deste bispado.

2-1-2 Manoel em 09-03-1779.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 09 março 1779 - Rosario - Manoel, f.l. de Manoel de Carvalho Leme e Anna Joaquina de Carvalho; padr.: Joaquim Pinto, solteiro e Maria Antonia Coitinha de Andrade, mulher de Ignacio Soares, moradores na freg. de Baependi.

2-2 Maria Josefa de Carvalho aos 08-07-1777 casou com Joaquim Mendes de Carvalho, filho de Manoel Mendes de Carvalho e Antonia Maria de Souza. Geração na familia Os Mendes de Carvalho de Aiuruoca” Cap. 3º.

 

2-3 José Pinto de Carvalho batizado em 01-11-1762. Casou com Maria Alvares do Rosario (tambem Maria Luisa do Rosario), batizada aos 30-07-1760, filha de Manoel Martins Alvares Porto e Josefa Maria do Rosario

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 01 nov. 1762 Alagoa, Joseph, f.l. de Luiz Pinto de Carvalho e s/m Barbara Maria Leite, padr.: B. Pinto e -----.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. (cortado o topo da página - desordenado entre setembro 1789 e agosto 1789) Joseph Pinto de Carvalho, f.l. de Luiz Pinto de Carvalho e Barbara Maria Leite; c/ Maria Alvares do Rosario, f.l. Manoel Martins Alvares Porto e Josefa Maria do Rosario.

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 30-07-1760 na Capela da Alagoa bat a Maria, f.l. de Manoel Miz Alves Porto e Josefa Maria do Rosario, foram padrinhos o Padre Henrique Jose de Carvalho e Luzia Maria de Jesus, toados desta freguesia, e por não se fazer assento em tempo e a todo o constar mandei fazer este assento.

 

          Em 1831 comparecem no censo de Aiuruoca, José com 70 anos e Maria com 72.

Censo de Alagoa de Aiuruoca 06-11-1831, fogo 89

Jose Pinto de Carvalho, Branco, 70, casado, carapina

Maria, Branco, 72, casado

Pais de, q.d.:

2-3-1 Rosa Joaquina de Carvalho aos 16-03-1810 casou com João Pereira da Silva, filho de José Pereira da Silva e Mariana Rodrigues Braga.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 16 março 1810 cap. Alagoa - João Pereira da Silva, f.l. de Joseph Pereira da Silva e Marianna Rodrigues Braga;- c/ Rosa Joaquina de Carvalho, f.l. Joseph Pinto de Carvalho e Maria Luisa do Rosario. Ns. e bts. nesta freguesia.

2-3-2 Maria Joaquina de Carvalho batizada por 1795. Em 1822 requereu dispensa de afinidade ilícita em 2º grau pra se casar com Domingos Ferreira de Carvalho, com 22 anos, filho dos falecidos Antonio João de Carvalho e de sua terceira mulher Brizida Maria da Conceição. Outras informações sobre a família de Antonio João inseridas na família “Alexandre Moreira Alvarenga”, neste site.

Aiuruoca, MG livro misto - 1822 Domingos de Carvalho Ferreira e Maria Joaquina de Carvalho - afinidade de copula ilicita em 2º grau de linha transversal igual.

(...) disse que o orador Domingos Ferreira de Carvalho era seu sobrinho. Q o orador teve atos ilicitos com Joaquina, filha de Domingos Pinto irmão inteiro de Jose Pinto de Carvalho pai da oradora, vindo a serem primas em 2º grau de linha transversa. A oradora Maria Joaquina de Carvalho é pobre. aa Tome da Costa de Figueiredo

2ª - Tomas de Souza de Vasconcellos, homem branco, solteiro que vive de negocio de fazenda, n/b e morador nesta mesma freguesia, de idade 25 anos, parente dos oradores em 4º grau.  (aa) Thomaz de Sza. Vas.cos

Constantino de Souza Maia, homem branco, solteiro, vive de negocio, n/b nesta freguesia de idade de 32 anos. O orador lhe disse que tinha tido atos ilicitos com Joaquina de Carvalho, filha natural segundo se diz de Domingos Pinto de Carvalho irmão inteiro de Jose Pinto de Carvalho, pai da oradora Maria Joaquina de Carvalho

Orador Domingos Ferreira de Carvalho, homem branco, solteiro que vive de roça, n/b na freg. de N. Sra a Conceição da Aiuruoca de idade de 22 anos pouco mais ou menos. (...) disse que por fragilidade humana tivera atos ilicitos com Joaquina de Carvalho, filha natural de Domingos Pinto de Carvalho irmão inteiro de Jose Pinto de Carvalho - 2º grau da linha transversa com a oradora. aa Domingos Ferreira de Carvalho

Depoimento dos Oradores

Maria Joaquina de Carvalho, branca, solteira, que vive de sua costura, n/b e moradora nesta freguesia, de idade 27 anos pouco mais ou menos

Aiuruoca, MG - No livro de Supl. a p. 35: Na era de 1795 na capela da Alagoa desta freguesia bat a Maria, f.l. Jose Pinto de Carvalho e Maria Luiza do Rosario, padr.: Jose Mendes de Carvalho e Maria Josefa.

Não contem mais Aiuruoca 18-12-1822

 

Era a propria oradora Maria Joaquina de Carvalho, n/b nesta freguesia, solteira.

Domingos Carvalho Ferreira, orador, f.l. dos falecidos Antonio Juão de Carvalho e de Brizida Maria da Conceição, natural e batizado nesta dita freguesia

2-3-3 Luciana batizada em 16-06-1798.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 16 junho 1798 Lagoa, Luciana, f.l. de Joseph Pinto de Carvalho e Maria Luisa do Rosario; padr.: Felis Alves de Almeida e Barbara Maria de Carvalho.

2-3-4 Teresa em 14-03-1802.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 14 março 1802 Lagoa, Thereza, f.l. de Joseph Pinto de Carvalho e Maria Luiza Alves; padr.: Antonio Pinto de Carvalho, solteiro e d. Maria Vitoria mulher de Francisco Ribeiro Guimarães. Todos desta freguesia.

 

2-4 Joaquim Pinto de Carvalho aos 07-11-1781 casou com Maria Alves Barbosa, filha de Amaro Martins Alves e Maria Alves Coutinho, família "André de Fontes".

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 07 nov 1781 cap. Rosario - Joaquim Pinto de Carvalho e Maria Alves Barbosa.

Ele f.l. de Luiz Pinto e Barbara Leite.

Ela f.l. de Amaro Martins Alves e Maria Alves Coutinho.

Ambos naturais desta freguesia.

          Maria Alves, viúva, casou com seu cunhado Domingos Pinto de Carvalho 2-5.

 

2-5 Domingos Pinto de Carvalho batizado em 18-09-1764.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 18 set 1764 cap. Rosario da Alagoa, Domingos, f.l. de Luiz Pintº de Carvalho e s/m Barbara Maria Leyte, padr.: Pe. D.os Luz Ribr. da Fon.ca e Maria da Sylva Furquim.

          Em 1811 requereu dispensa dos impedimentos de afinididade lícita em 1º grau e de afinidades ilícitas em 1 e 2º grau para se casar com Maria Alves Barbosa, viúva de Joaquim Pinto de Carvalho supra citado.

Aiuruoca, MG Livro Misto - Domingos Pinto de Carvalho e Maria Alves Barbosa 1811

Impedimento de afinidade licita em 1º grau da linha transversal pq a oradora foi casada com um irmão do orador e assim mais de afinidade ilicita duplicada em 1º grau pq a oradora conheceu carnalmente dois irmãos do orador e tambem com o de afinidade ilicita triplicada em 1º grao da linha transversa pq o orador tera conhecido carnalmente tres irmãs da oradora, e de afinidade ilicita em 2º grau da linha transversal pq a oradora conheceu um sobrinho do orador.

- oradora Maria Alves Barbosa, viuva de Joaquim Pinto de Carvalho e tivera no tempo de casada copula ilicita não só com o dito Domingos Pinto de Carvalho mas com dois irmãos inteiros dos ditos Joaquim Pinto e Domingos e que mais tivera atos ilicitos um um primo destes em segundo grau. Que Domingos Pinto Carvalho tivera atos ilicitos com mais tres irmãs inteiras

          Domingos faleceu em 1833, sem geração.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - Domingos Pinto de Carvalho, f. de Luiz Pinto de Carvalho e Barbara Maria Leite, falecidos. Cc. Maria Barbosa, não tenho filhos. Registrado aos 20 fev 1833 (?)

2-6 Josefa batizada em 07-08-1766.

Aiuruoca, MG aos 07-08-1766 na Capela da Alagoa bat a Josefa, f.l. de Luiz Pinto de Carvalho e Barbara Maria Leite, que nasceu a 23 de julho preterito; foram padrinhos Vincente de Oliveira e sua irmã Ana Leite.

2-7 Josefa Maria de Jesus batizada em 1768;

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 12 julho 1768 Sra. do Rosario, Josepha, f.l. de Luis Pinto de Carvalho e s/m Barbara Ma, Leyte, pdr.: Dr. Rib. Mag.es

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 20 junho 1768 Josepha, f.l. de Luis Pinto de Carvalho e Barbara Ma. Leyte, nasceu em 10 do d.o, padr.: Dr. Ribr. Mag.

          Aos 26-11-1785 casou com José Pinto de Miranda, natural de Santiago dos Martires Bispado do Porto, filho de Jeronimo Mont. e Maria Pinta.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 26 novembro 1785 - cap. Rosario da Lagoa -  Jose Pinto de Miranda, f.l. de Jeronimo Monte[--] e Maria Pinta, n. da freg. de Santiago dos Martires, bispado do Porto; c/ Josefa Maria de Jesus, f.l. de Luiz Pinto de Carvalho e Barbara Maria Leite, n. desta freguesia.

2-8 Teresa batizada em 19-10-1770.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 19 8bro 1770 Alagoa, THERESA, f.l. de Luis Pinto de Carvalho e s/m Barbara Ma. Leyte, q.n. 10 do m.m.; padr.: Jose Pinto Dias e Anna Leyte. Aiuruoca 24 jan 177?

2-9 Barbara Maria de Carvalho batizada em 12-07-1777.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 12 julho 1777 BARBARA, filha de Luis Pinto Carvalho e Barbara Maria Leyte; padr.: Jose ---ro Mendanha e Anna Maria Leyte.

          Em 22-07-1795 casou com Felix Alves de Almeida, natural de Araçariguama-SP, filho de Manoel Alves Bastos, natural de Amarante Bispado do Porto e Teresa de Almeida de Jesus, natural de Sorocaba-SP..

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 22 jul 1795 - Lagoa - Felis Alves de Almeida, f.l. de Manoel Alves Bastos e Theresa de Almeida de Jesus, n. e b. freg. Senhora da Penha de Arasarigama, bisp. SP; c/ Barbara Maria de Carvalho, f.l. Luiz Pinto de Carvalho e Barbara Maria Leite, n. e b. freg. Aiuruoca.

          Viúvo, Felix Alves de Almeida aos 06-07-1809 casou com Ana Pereira do Nascimento, filha de Jeronimo Moreira Cide e Maria Pereira de Jesus - familia Isabel Nunes de Siqueira, neste site.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 06 julho 1809 cap. Alagoa - Felis Alvares d'Almeida, viuvo de Barbara Maria de Carvalho; c/ Anna Pereira do Nascimento, f.l. de Jeronimo Moreira Cide e Maria Pereira de Jesus, n. e b. nesta freg.

 

Entre os filhos de Barbara e Felix:

2-9-1 Maria batizada em 30-10-1799.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-aos 30 out 1799 Lagoa, Maria, f.l. de Felis Alves de Almeida e Barbara Maria de Carvalho, q. nasceu a 22 do dito mes; padr.: Francisco Pinto Torres e s/m Jeronima Francisca do Rosario. Todos desta freguesia.

2-9-3 Laurinda, batizada em Resende-RJ aos 23-11-1801.

23-11-1801 em Resende, pelo Vig. Francisco Xavier de Tolledo. Laurinda, f.l. de Feliz Alves de Almeida, n. Sorocaba e Barbara Maria de Carvalho, n. Aiuruoca; np de Manoel Alves Bastos, n. Amarante Bispado do Porto e Teresa de Jesus de Almeida, n. Sorocaba; nm Luiz Pinto de Carvalho, n. Bispado do Porto e Barbara Maria Leite, n. Carijos Bispado de Mariana. Padr.: Manoel Fernandes Fialho. Bat. na Matriz do Campo Alegre pelo Padre Coadj. Joaquim Jose Gonçalves, c/licença do Padre Antonio de Mattos Nobrega de Andrada (Acervo Itamar Bopp- ficha 0618)

 

2-10 Antonio Pinto de Carvalho batizado em 01-01-1780.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  01 janeiro 1780 Lagoa - Antonio, f.l. de Luiz Pinto de Carvalho e s/m Barbara Maria Leite, padr.: Manoel Teixeira Martins solteiro e Anna de Seyxas mulher de Manoel Pereira da Silva, todos desta freguesia.

          Aos 09-08-1803 na matriz de Baependi, com registro na Aiuruoca, casou com Ana Rodrigues da Silva, filha de José Pereira da Silva e Mariana Rodrigues da Silva. Com geração em Aiuruoca.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG aos 09 agosto 1803 matriz de Baependi - Antonio Pinto de Carvalho, f.l. de Luiz Pinto de Carvalho e Barbara Maria Leite; c/ Anna Rodrigues da Silva, f.l. de Joseph Pereira da Silva e Marianna Rodrigues da Silva. Ns. bts. e assistentes nesta freguesia de Aiuruoca.

 

3- Ana Maria Leite, batizada em Carijós em 17-09-1736.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 17-09-1736 nesta matriz bat a Ana, f.l. de Salvador Ribeiro e Josefa Leite, foram padrinhos [-----------------------]

          Em Aiuruoca aos 05-11-1759 casou com João Batista Franco, natural da freguesia de Santos o Velho da cidade de Lisboa, filho de Manoel Franco e Maria de tal.

Aiuruoca, MG aos 05-11-1759 na Capela dos Serranos se receberam João Batista Franco, f.l. Manoel Franco e Maria [---]raz, batizado na freguesia de Santos o Velho da cidade de Lisboa = Com Ana Maria Leite, f.l. de Salvador Ribeiro e Josefa de Oliveira Leite, n. da fregesia de N. Sra da Conceição dos Carijos deste bispado.

Entre seus filhos:

3-1 José batizado em 01-05-1762.

Aiuruoca, MG aos 01-05-1762 na Capela ddos Serranos bat a Jose, f.l. de João Batista Franco e Ana Maria Leite, foram padrinhos Bento Manoel do Nascimento, v. e Maria Vicencia, solteira, tia do batizado.

3-2 José Batista Franco, batizado em 24-05-1764.

Aiuruoca, MG aos 24-05-1764 na Capela dos Serranos bat a Jose, f.l. de João Batista Franco e Ana Maria Leite, foram padrinhos João Tavares Pr.ª e Josefa de Oliveira Leite avo do batizado.

          Em 26-11-1796 casou com Francisca Maria de Almeida, natural de Pouso Alto, filha de Antonio de Vargas Dutra, natural da Ilha do Faial e Maria de Almeida Gonlçalves casados em Guaratingueta-SP em 07-02-1754, neta paterna de Francisco de Vargas e Maria Dutra, neta materna de Antonio Fernandes e da falecida Branca Raposo (SL. 3, 48, 5-5)

Aiuruoca, MG aos 26-11-1796 na Capela dos Serranos e testemunhas Alf. Joaquim Jose Ferreira e Manoel Alves Mathias, se receberam Joseph Batista Franco, f.l. de João Baptista Franco e Ana Maria Leite, n/b nesta freguesia = E Francisca Maria de Almeida, f.l. de Antonio de Bargas Dutra e Maria de Almeida Gonçalves, n/b na freguesia da Sra da Conceição do Pouso Alto.

 

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio aos 07-02-1754 Antonio de Vargas, f.l. de Francisco de Vargas e Maria Dultra, natural da Ilha do Faial freguesia da Graça Bispado de Angra= cc Maria de Almeida Gonçalves, desta, filha de Antonio Fernandes e Branca Raposo, ja defunta, natural de moradores desta freguesia.

 

3-3 Joaquim José Franco aos 19-10-1790 casou com Escolastica Antonia Rodrigues, filha de Manoel Rodrigues do Valle, natural da freguesia de Santa Maria de Fermentões Arc. de Braga e Francisca Maria de Jesus, netta paterna de Domingos do Valle e de Ana Rodrigues de Freitas, e neta materna de Andre Marques Alves e de Maria Ferreira - família “Maria Ferreira”, neste site.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 19 out 1790 matriz - Joaquim Jose Franco e Escolastica Antonia Rodrigues.

Ele f.l. de Jose Baptista Franco e Anna Maria Leite.

Ela f.l. de Manoel Rodrigues do Valle e Francisca Maria de Jesus.

Naturais e batizados nesta freguesia.

Pais de, q.d.:

3-3-1 Maria batizada em 09-03-1795.

Batismos capela Sra. Conceição do Varadouro, filial matriz Aiuruoca- aos 09 março 1795, MARIA, f.l. de Joaquim Jose Franco e Escolastica Antonia Rodrigues; padr.: guarda mor Francisco Tavares Pereira, solteiro, e Anna Rodrigues de Freitas mulher de Joaquim Jose Pereira. Todos desta freguesia.

3-3-2 Joaquina em 29-05-1796.

Batismos capela Sra. Conceição do Varadouro, filial matriz Aiuruoca- aos 29 maio 1796, Varador, JOAQUINA, f.l. de Joaquim Jose Franco, já falecido, e de Escolastica Antonia Rodrigues; padr.: Joaquim Miguel do Vale e Luciana Maria de Jesus, ambos solteiros e filhos de Francisca Maria de Jesus, viúva, e avó da dita inocente. todos desta freguesia.

4- Vicencia batizada em 19-06-1739.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 19-06-1739 nesta matriz bat a Vicencia, f.l. de Salvador Ribeiro e Josefa Leite, foram padrinhos Gaspar Pereira Lima e Margarida da Silva mulher de Baltazar Dias.

5- Maria Leite casou com José Ribeiro, filho de Paulo Ribeiro e Maria Martins. Tiveram os filhos, q.d.:

5-1 Josefa, batizada em 26-04-1751 em Prados.

Prados, MG aos 26-04-1751 bat a Josefa, f.l. Joseph Ribeiro e Maria Leite, avos paternos Paulo Ribeiro e Maria Martins, maternos Salvador Ribeiro e Josefa de Oliveira Leite; foram padrinhos João da Costa Moraes e Ana Maria de Jesus todos desta freguesia.

5-2 Manoel faleceu em 24-03-1753, recem nascido.

Prados, MG aos 24/03/53; faleceu Manoel, recem nascido, f.l. Jose Ribeiro e Maria Leite desta freguesia, foi sepultado dentro desta paroquial igreja de N. Sra da Conceição dos Prados.

 

6- Maria Vicencia de Jesus (ou da Conceição) aos 03-10-1773 casou com Manoel Pinto de Carvalho, natural da freguesia de Santa Marinha do Bispado do Porto, filho de Domingos Pinto de Carvalho e de Domingas Moreira.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 03 outubro 1773 capela Serranos - Manoel Pinto de Carvalho, f.l. de Domingos Pinto de Carvalho e de Domingas Moreira, n. e b. freg. de Santa Marinha de La----, bisp. do Porto; com Maria Vicencia, f.l. de Salvador Ribeiro e Josefa de Oliveira Leite, n. e b. na freg. de Carijós, bispado de Marianna.

Tiveram, q.d., os filhos:

6-1 Inácio Antonio de Carvalho batizado em 08-10-1774.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 08 out 1774 Serranos, IGNACIO, f.l. de Manoel Pinto --- (dobra livro) natural de Sta. Marinha do Lazero(?) bispado do Porto e s/m Maria Vicencia da Conceipsam n. freg. de Carijos; padr.: Salvador Ribeiro avo materno e Anna Maria Leite viuva.

          Aos 01-09-1808 casou com Ana Joaquina de Carvalho, filha de José Gomes da Costa e Ana Maria de Carvalho. Geração na familia “Os Mendes de Carvalho” de Aiuruoca Cap. 1º.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 01 set 1808 cap. Alagoa - Ignacio Antonio de Carvalho, f.l. de Manoel Pinto de Carvalho e Maria Vicencia da Conceição; c/Anna Joaquina de Carvalho, f.l. de Joseph Gomes da Costa e Anna Maria de Carvalho.

6-2 Vicencia Esmeria de Carvalho (ou Vicencia Joaquina de Carvalho) aos 08-11-1797 casou com Felipe Teixeira Pinto, fiolho de José Teixeira Pinto e Josefa Rodrigues da Conceição. Geração na família “Sargento Mor José Rodrigues Braga”.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 08 nov 1797 cap. Lagoa - Felipe Teixeira Pinto. f.l.  de Joseph Teixeira Pinto e de d. Josefa Rodrigues da Conceição, n. e b. freg. Pitangui; c/ Vicencia Joaquina de Carvalho, f.l. de Manoel Pinto de Carvalho e Maria Vicencia de Jesus, n. e b. freg. Aiuruoca.

 

7- Guarda Mor Vicente Ferreira Leite batizado em 13-03-1742. Aos 28-05-1766 casou com Maria Antonia da Silva, filha de José Antonio da Silva e Maria de Almeida.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 13-03-1742 na Capela de Santo Amaro bat a Vicente, f.l. de Salvador Ribeiro e Josefa Leite, foram padrinhos Jose Machado Pinto e Ignez Pedrosa, todos meus fregueses.

 

Aiuruoca, MG aos 28-05-1766 nesta matriz se receberam Vicente Ferreira Leite, f.l. de Salvador Ribeiro e Josefa de Oliveira Leite, natural /bat na freguesia da Conceição dos Carijós deste bispado = Com Maria Antonia da Silva, f.l. de Jose Antonio da Silva e Maria de Almeida, bat. nesta freguesia. Testemunhas o Revdo Boaventura Lopes Leite e Joaquim Gomes de Araujo.

          Maria Antonia, viúva, foi inventariada em 1816. Geração na família “Maria de Almeida”, neste site.

 

8- Manoel, batizado em 12-09-1744.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 12-09-1744 na Capela de Santo Amaro, filial desta matriz bat a Manoel, f.l. de Salvador Ribeiro e Josefa Leite, meus fregueses. O pai é natural da Vila de Taubate e a mãe da cidade de S. Paulo e Bispado, neto paterno de Antonio Jorge Nunes natural da Ilha de Sam [----]stião e de s/m Maria Ribeira da cidade de S. Paulo, neto materno de Manoel de Azambuja, do Patriarcado de Lisboa e de s/m Francisca de Oliveira Leite, natural da cidade de S. Paulo. Nasceu aos dous do sobredito mes supra; foram padrinhos Manoel Francisco da Cruz, solteiro e Joana Leite de Mendonsa, todos moradores desta freguesia. 93567

          Manoel José de Mendanha, solteiro em 1744. Aos 23-11-1779 casou com Maria Felicia de Jesus, filha de Manoel Rodrigues do Valle e Francisca Maria de Jesus - família “Maria Ferreira”, neste site.

Aiuruoca, MG aos 17-10-1778 na Capela do Bom Sucesso bat a Inacio n. 21 de setembro, f.l. Amaro Garcia e Clara Luciana, foram padrinhos Manoel Jose de Mendanha, solteiro filho de Salvador Ribeiro, e Ana Joaquina Viçosa, solteira, filha de Tomas Jose Viçoso.

 

Aiuruoca, MG aos 23-11-1779 nesta matriz se receberam Manoel Jose de Mendanha, f.l. de Salvador Ribeiro e Josefa de Oliveira Leite, n/b na freguesia de Carijos = e Maria Felicia de Jesus, f.l. de Manoel Rodrigues do Valle e Francisca Maria de Jesus, n/b nesta freguesia. Test.: João Gomes de Araujo e Antonio de Magalhães Passos.