PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

JOSÉ DE GOUVEA

(atualizado em 19-fevereiro-2016)

 

 

Bartyra Sette

 

 

                   José de Gouvea, natural da freguesia de S. Salvador da vila da Horta Ilha do Faial, filho de Manoel de Gouvea e Maria de Santo Inácio. Em Barbacena aos 13-04-1744 casou com Teodósia de Oliveira, nascida em Aiuruoca e filha de Manoel de Oliveira Couto e Maria da Silva Brito, família “Manoel de Oliveira Couto”.

B7: Casamentos - Barbacena - aos 13-04-1744 José de Gouvea, f.l. de Manoel de Gouvea, já falecido, e s/m Maria de Santo Ignacio, naturais da freguesia de S. Salvador da vila da Orta Ilha do Faial Bispado de Angra; = com Theodosia de Oliveira, n/b freguesia da Conceição de Juruoca desta comarca, f.l. de Manoel de Oliveira Couto e s/m Maria da Sylva Brito.

 

                   José e Teodósia foram proprietários da Fazenda Boa Vista do Rio Grande, Aplicação de Santa Ana do Garambeo da freguesia de N. Sra. da Piedade da Borda do Campo, onde José redigiu seu testamento. Faleceu aos 21-04-1786 com testamento e foi sepultado na capela de Santa Ana do Garambeo. Declarou os dez filhos de seu casal em 15-01-1786, sendo três filhas solteiras que herdaram a terça:

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) - Garambeo aos 21-04-1786 fal. Jose de Govea casado com Teodosia de Oliveira. Sep. na Capela de Santa Ana do Garambeo filial desta matriz de N. Sra. da Piedade da Borda do Campo.

Testamento:

(...) 15-01-1786 nesta minha fazenda chamada a Boa Vista do Rio Grande, onde sou morador, Aplicação de Santa Ana do Garambeo da freguesia de N. Sra. da Piedade da Borda do Campo, comarca da vila de S. João del Rei, eu Jose de Govea (...)

Rogo a meu filho Manoel Jose de Govea e a meu filho Pedro da Silva de Govea e a meu filho Antonio da Silva de Gouvea queiram ser meus testamenteiros.

Sou natural da Ilha do Faial freguesia de S. Salvador do Bispado e cidade de Angra, f.l. de Manoel de Govea e s/m Maria de Santo Inacio, já defuntos.  Sou cc. Teodosia de Oliveira de cujo matrimonio tenho os filhos e filhas seguintes: Manoel Jose de Govea = Pedro da Silva de Govea = Antonio da Silva de Govea = Jose de Govea; filhas: Maria de Santo Ignacio = Ignacia Maria de Santo Ignacio = Ana Maria de Santo Ignacio = Rita Maria de Santo Ignacio = Joaquina Maria de Santo Ignacio = Micaela de Santo Ignacio.

Declara bens, entre eles uma fazenda em que mora, com casa de vivenda de telha, com seu paiol tambem coberto de telha; uma sesmaria nas Gerais; escravos.

Declaro que me ficam 3 filhas solteiras.

Declaro que dei em minha vida a duas netas, filhas de meu filho Antonio, duas criolinhas; e a meu filho Jose duas criolinhas.

Se deve deste casal a meu genro Manoel Jose Franco por um crédito 107$000; devo a Simão da Costa Faro, a Jose Rebelo de Macedo, a Manoel Jose de Bem, a Jose Gonçalves Martins, a Manoel Ferreira.

Dispõe da terça na forma seguinte:

- devo mais a Antonio Ferreira de uma sesmaria de matos que lhe comprei.

- declaro que uns matos que comprei a um filho de Jose de Oliveira, dei aos meus 4 filhos em minha vida, e estes não serão chamados ao monte grande.

- deixa missas.

- darse-ão  20$000 réis: a minha neta Mariana, filha de meu filho Manoel; idem a minha neta Maria, filha de meu filho Pedro; idem a minha afilhada Juliana, filha de meu compadre o licenciado João de Souza Neves.

O resto de minha terça se repartira pelas três minhas filhas solteiras, igualmente.

Jose de Govea

 

            Não foram mencionados os filhos:

- Antonio, batizado em 02-05-1751 e falecido aos 31-01-1756.

B7: batismos  Barbacena, aos 02-05-1751 ANTONIO nascido aos 15-04, f.l. de Joze de Gouveia e s/m Theodosia de Oliveira; np de Manoel de Gouveia e Maria de Sto Ignacio; nm de Manoel de Oliveira natural da freguesia de Servaens Arc. de Braga e s/m Maria da Silva de Brito natural da vila de Parnaiba Bispado de S. Paulo. Padr.: Pedro da Silva e Quiteria de Oliveira, solteira, filha de Manoel de Oliveira.

 

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) aos 31-01-1756 fal. Antonio, parvulo, f.l. Jose de Gouvea e s/m Theodosia de Oliveira. Foi sepultado dentro da Capela de Sta. Ana da Barra, filial desta matriz.

- João, batizado em 26-03-1754.

B7: batismos  Barbacena-MG aos 26-03-1754 JOÃO, f.l. de Jose de Gouvea e Theodosia de Oliveira, np de Manoel de Gouveia e de Maria de Santo Ignacio; nm de Manoel de Oliveira Couto e de Maria da S.ª. Padr.: Andre Vas Guimarães, casado, e Maria da Assunção.

- Quitéria, em 02-12-1755.

B7: batismos  Barbacena-MG aos 02-12-1755 Barroso, QUITERIA, f.l. de José de Gouvea e s/m Theodosia de Oliveira; np de Manoel de Gouvea e Maria de Santo Ignacio naturais da freguesia de S. Salvador da Ilha do Faial Bispado de Angra; nm de Manoel de Oliveira Couto e s/m Maria da Silveira Brito. Padr.: João de Souza Neves solteiro, e Maria da Silveira Brito.

 

 

1- Manoel José de Gouvea, batizado aos 25-10-1745. 1º testamenteiro paterno. Casado com Teresa Paula de Oliveira, filha de Miguel Goulart de Andrade e Bernarda Maria de Oliveira. Geração na família “Goulart de Andrade”.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG). Barroso, fls. 106 v.; 25 out 1745 Manuel filho de Jose de Gouveia n, São Salvador da ilha do Faial e de Teodósia de Oliveira n. de Aiuruoca;np Manuel de Gouveia e Maria de Santo Inacio; nm Manuel de Oliveira Couto e Maria da Silva.

 

2- Maria de Santo Inácio, nasceu em 23-11-1747 e foi batizada aos 03 do mês seguinte.

B7: Batismos - Barbacena - Barroso aos 03-12-1747, MARIA nascida aos 23-11, f.l. de Jose de Gouveia natural da freguesia de S. Salvador da Ilha do Faial e s/m Theodosia de Oliveira natural da freguesia de Aiuruoca destas Minas; np de Manoel de Gouveia e de Maria de Santo Ignacio; nm de Manoel de Oliveira Couto e de Maria da S.ª. Padr.: Manoel de Souza Couto e Maria de Olivr.ª

 

          Maria de Santo Inácio (ou de Oliveira) foi a segunda mulher de Antonio Francisco da Venda, natural S. Salvador de Fonte Boa Termo de Barcelos Arc. de Braga, filho de Francisco Domingues e Maria Francisca naturais da mesma freguesia. Foi casado primeira vez com Maria Gonçalves da Rocha.

          Antonio faleceu em Barbacena aos 06-07-1807 e foi inventariado em 22 de setembro do mesmo ano por Maria de Santo Inácio. Teve segundo seu inventário (colaboração de Adonias R. Franco Jr. e Adair Franco dos Reis) os filhos:

Arquivo Histórico Municipal Prof. Altair José Savassi

Cx.: 26  Od.: 05 Ano: 1807 Cód.: 2SVC  Of.: n/c

Documento:  Inventário

Inventariado(a):  Antônio Francisco da Venda

Inventariante: Maria de Santo Ignácio – viúva – dona

Transcrito por Erlaine Januário a pedido de Adonias R. Franco Jr. e Adair Franco dos Reis

Local e data: 22.09.1807, Paragem Boa Vista da Bocaina, Aplicação da Ermida de São Domingos, freguesia e Termo da Vila de Barbacena, em casas de morada de Gabriel Francisco da Venda //f.1

f.3 - Declaração da viúva

Natural:  Barcelos, Arcebispado de Braga

Data de falecimento: 06.07.1807

Cônjuge do 1º matrimônio: Maria Gonçalves da Rocha – falecida

2ª núpcias: Maria de Santo Ignácio

Filhos do 1º matrimônio:

1-Francisco Antônio da Rocha, casado

Filhos do 2º matrimônio:

1 - João Francisco de Gouvêa, casado

2 - Lourença Francisca do Espírito Santo, casado com Francisco Antônio da Silveira (na margem direita desistiu da herança)

3 - Gabriel  Francisco da Venda, casado

4 - Pedro Francisco de Gouvea, casado

5 - Ana Maria de Santo Ignácio, solteira, 20 anos

6 - Teodósia Maria do Santo Ignácio, solteira, 19 anos

7 - Manoel Francisco Fontes, casado

8 - Antônio Francisco de Gouvea, casado

9 - José Francisco, casado

10-Maria Anastácia de Santo Ignácio, solteira, 17 anos

11-Francisca Maria de Santo Ignácio, 16 anos

12-Anastácio Francisco, solteiro, 18 anos

f.11 - Termo de tutela

Tutor: Gabriel Francisco da Venda

Barbacena, 10.10.1807

Faleceu sem testamento

Há várias procurações

Anexo - Justificação

Ano: 1808

Justificantes: Francisco Antônio da Rocha e outros

Justificados: Maria de Santo Ignácio

 

Com Maria Gonçalves da Rocha:

- Francisco Antonio da Rocha, casado em 1807.

Antonio e Maria de Santo Inácio tiveram 12 filhos, situação em 1807:

2-1 João Francisco de Gouvêa, casado. Provavelmente o casado com Maria Pereira de Novaes e pais de:

2-1-1 Francisco, batizado em 22-06-1808.

B7: Barbacena-MG, Lacerda aos 22-06-1808 Francisco, f.l. de João Francisco de Gouvea e de Maria Pereira de Novaes, padr.: Joaquim Jose de Novaes e Joaquina Esmeria mulher de Joaquim Ferr.ª da Cunha.

2-2 Lourença Francisca do Espírito Santo, solteira em 1789. Casou com Francisco Antônio da Silveira

B7: Barbacena-MG Garambeo aos 22-02-1789 João, f.l. de João Glz e Aguiar e Quiteria Pinheira. Padr.: Antonio dos Reis Joqueira casado e Lourença, solteira, filha de Antonio Francisco da Venda, todos desta freguesia.

2-3 Gabriel Francisco da Venda, nasceu em 15-07-1770 e foi batizado em 10-09 do mesmo ano. Em 1807, casado, foi o tutor de seus irmãos órfãos.

B7: batismos  Barbacena-MG, Garambeu aos 10-09-1770 GABRIEL nascido aos 15-07, f.l. de Antonio Francisco da Venda natural de S. Salvador de Fonte Boa Termo de Barcelos Arc. de Braga e s/m Maria de Oliveira natural da Borda do Campo; np de Francisco Domingues e s/m Maria Francisca naturais da mesma freguesia; nm de José de Gouvea natural da ilha do Faial freguesia de S. Salvador Bispado de Angra e s/m Theodozia de Oliveira natural de N. Sra Conceição de Juruoca; Padr.: Antonio da Silva de Gouvea e Escolastica de Oliveira mulher de Domingos Glz.

2-4 Pedro Francisco de Gouvea, batizado em 08-12-1772. Casou com Francisca Ângela.

Barbacena, MG aos 08-12-1772 na capela da Senhora da Conceição da Ibitipoca, filial desta matriz bat a Pedro, f.l. de Antonio Francisco da Venda, n. da freguesia de S. Salvador de Fonte Boa termo de Barcelos Arc. Braga e de Maria de Oliveira, n. desta freguesia, npaterno de Francisco Domingues da Venda e de Maria Francisca, nts do dito term o de Barcelos, e materno de Jose de Gouvea, n. da Ilha do Faial, e de s/m Teodosia de Oliveira natural desta mesma freguesia. Foram padrinhos Pedro da Silva de Gouvea e a dita Teodosia de Oliveira todos desta freguesia. Nasceu no dia doze de novembro do dito ano.

          Pais de, pelo menos:

2-4-1 Rita, batizada em 27-11-1803, madrinha a avó paterna.

B7: Barbacena-MG, Santa Rita aos 27-11-1803 Rita, f.l. de Pedro Fran.co de Gouvea e de Fran.ca Angela, padr.: José de Almeida Ramos e Maria de Santo In.co avó da batizada.

2-5 Manoel Francisco Fontes casado com Ana Teresa de Santo Inácio. Pais de, pelo menos:

2-5-1 Maria, batizada em 1803.

B7: Barbacena-MG,  Garambeo aos 16-11-1803 Maria, f.l. de Manoel Francisco Fontes e Anna Tereza de Sto. In.co, padr.: Antonio Francisco da Venda e Izabel In.ca de Jesus

2-6 Antonio Francisco de Gouvea, casado.

2-7 José Francisco, casado

2-8 Ana Maria de Santo Inácio, solteira, com 20 anos

2-9 Teodósia Maria do Santo Inácio, solteira, 19 anos

2-10 Anastácio Francisco, solteiro, 18 anos

2-11 Maria Anastácia de Santo Inácio, solteira, 17 anos

2-12 Francisca Maria de Santo Inácio, 16 anos

 

3- Pedro da Silva de Gouvea, batizado aos 09-07-1749, 2º testamenteiro paterno, casado. Provavelmente o casado com Perpétua Maria de Oliveira e pais de, q.d.:

B7: batismos  Barbacena - Barroso aos 09-07-1749 PEDRO nascido aos 19-06, f.l. de Joze de Gouveya natural da freguesia de S. Salvador da Ilha do Faial Bispado de Angra e s/m Theodosia de Oliveira natural da freguesia de N. Sra. da Conceição da Juruoca deste bispado; np de Manoel de Gouveya e de Maria de Sto. Ignacio; nm de Manoel de Oliveira e de Maria da Silva. Padr.: Pedro da Silva, solteiro e Maria da Silva.

 

3-1 Maria, legatária do avô paterno: “darse-ão  20$000 réis: a minha neta Maria, filha de meu filho Pedro”.

3-2 José Pedro de Gouvea aos 02-07-1798 casou com Luciana Maria Cândida de Oliveira, filha de José Francisco Pires e Ana Maria de Albernaz, família “Francisco de Oliveira Braga”.

3-3 Manoel da Silva de Gouvea aos 18-10-1807 casou com Maria Custódia do Nascimento, batizada em 20-04-1793, filha do Alf. José Antonio dos Santos natural da freguesia do Rio Tinto e Custódia Maria de Jesus n. da freguesia de Vessadas ambas Bispado do Porto e moradores em Tiradentes, neta paterna de Antonio José natural de Fundovila freguesia de S. Manoel de Coronado concelho da Maya (filho de José Camello) e Maria Ferreira natural da freguesia do Rio Tinto e filha de Manoel Ferreira e Izabel Gonçalves. Maria Custodia, neta materna de Antonio Nogueira (filho de Pedro Pinto e Maria Nogueira) e Maria Josefa (filha de Marcos e Mariana Monteira) naturais da dita freguesia de Vessadas, todos do Bispado do Porto.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 18-10-1807 cap. Merces; Manoel da Silva de Gouvea, f.l. Pedro da Silva de Gouvea e Perpetua Maria da Silveira(sic), n/b na vila de Barbacena; cc Maria Custodia do Nascimento, f.l. Alf. Jose Antonio dos Santos e Custodia Maria de Jesus, n/b nesta vila; test.: Cap. Antonio Jose Moreira, casado e Alf. João Antonio de Campos, solteiro, moradores nesta vila

 

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 20-04-1793 matriz, Maria n. aos 13, f.l. Jose Antonio dos Santos, n. da freg. do Rio Tinto e Custodia Maria de Jesus, n. da freg. de Vessadas ambos do Bispado do Porto e moradores nesta dita vila de S. Jose, npaterno de Antonio Jose n. de Fundovila freg. de S. Manoel de Coronado concelho da Maya e Maria Ferreira n. da dita freg. do Rio Tinto esta filha de Manoel Ferreira e Izabel Gonçalves e aquele filho de Jose Camello e s/m cujo nome se ignora,; nmaterna de Antonio Nogueira e Maria Josefa naturais da dita freguesia de Vessadas, esta filha de Marcos de tal e de Mariana Monteira e aquele de Pedro Pinto e Maria Nogueira, todos do dito Bispado do Porto; padr.: o Ten. Manoel Jorge Ribeiro, solteiro e Joana, solteira irmã legitima da dita batizada, ambos moradores nesta vila de S. Jose.

 

3-4 Frutuoso José da Silva foi o segundo marido de Maria Angélica de Moraes, filha de Domingos de Bastos Antunes e Maria Francisca de Moraes; família “Manoel da Costa Valle”.

B7: Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 28-05-1813 matriz, Frutuoso Jose da Silva, f.l. Pedro da Silva de Gouvea e Perpetua Maria de Oliveira, n/b Capela do Garambeo, filial de Barbacena e morador nesta, de idade 26 anos; = cc. Maria Angelica de Moraes, f.l. Domingos de Bastos Antunes e Maria Francisca de Moraes, viuva por falecimento de Miguel Dias de Moura.

 

          Em 1831 moravam em Bom Sucesso, ele com 48 anos e ela 46, com vários dependentes

Censo Bomsucesso, 1831, quarteirão 2, fogo 166

FRUCTUOZO JOSE DA SILVA, chefe, masculino, branca, 48, casado

MARIA ANJELICA DE MARAES, cônjuge, feminino, branca, 46, casado

MIGUEL DIAS DE MOURA, dependente, masculino, branca, 22, solteiro

VENANCIO DIAS DE MOURA, dependente, masculino, branca, 20, solteiro

MARCELINO DIAS DE MOURA, dependente, masculino, branca, 17, solteiro

JOAQUIM DA SILVA GOUVEIA, dependente, masculino, branca, 12, solteiro

THEODORO JOZE DA SILVA, dependente, masculino, branca, 7,

FRANCISCA ANJELICA, dependente, feminino, branca, 18, solteiro

ANNA MARIA DE JEZUS, dependente, feminino, branca, 15, solteiro

LUCIANNA CANDIDA, dependente, feminino, branca, 12, solteiro

MARIANNA CANDIDA, dependente, feminino, branca, 9,

ANTONIA, dependente, feminino, branca, 5,

24 escravos

 

          Frutuoso e Maria Angélica tiveram os filhos, e.o.:

3-4-1 Francisca Angélica de Oliveira, com 18 anos em 1831. Aos 15-05-1833 casou com Francisco José Fernandes Pinheiro, natural da freguesia de Santa Maria do Arcebispado de Braga, filho de Pedro Fernandes Pinheiro e Francisca Izabel. Francisco era viúvo de Mariana Izabel de Jesus, filha de Francisco Rodrigues Branco e Maria de Jesus, família “Antonio Borges”.

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 15-05-1833 Francisco Jose Fernandes Pinhr.º, viuvo de Mariana Izabel de Jesus = cc Francisca Angelica de Oliveira, f.l. Frutuoso Jose da Silva e Maria Angelica de Moraes, n/b na freg. de Lavras e moradora nesta do Bom Sucesso. Test.: Cap. Jose Antonio de Mesquita e Antonio Joaquim Villasboa.

3-4-2 Ana Angélica de Jesus, com 15 anos em 1831. Aos 21-08-1833 casou com Albino José Teixeira, filho de Antonio Teixeira da Silva e Gertrudes Maria de Jesus. Geração na família “Antonio Borges”.

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 21-08-1833 Albino Jose Teixeira, f.l. Antonio Teixeira da Silva e Gertrudes Maria de Jesus = cc Ana Angelica de Jesus, f.l. Frutuoso Jose da Silva e Maria Angelica de Moraes. Nts. bts na freg. de Lavras, test.: Tome Rodrigues de Faria e Joaquim Jose Pedroso.

3-4-3 Mariana Angélica de Moraes, com 9 anos em 1831. Aos 16-05-1838 casou com Francisco Ferreira de Sa, com 22 anos e filho de Manoel Ferreira de Sa e Francisca Maria de Jesus.

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 16-05-1838 Francisco Ferreira de Sa, branco 22 anos, f.l. Manoel Ferreira de Sa e Francisca Maria de Jesus, agricolas = cc Mariana Angelica de Moraes, branca de 19 anos, f.l. Frutuoso Jose da Silva e Maria Angelica de Moraes. Ambos nts e moradores nesta freguesia, test.: Cap. Antonio Borges Campos e Jose Joaquim Pedroso.

 

3-5 João, batizado em 06-07-1783.

Barbacena, MG bat. - aos 06-07-1783 na cap. S. Ana do Garambeo bat. João, f.l. Pedro da Silva e Gouvea e Perpetua Maria de Oliveira, padr.: Jose, filho de Manoel Machado Neto e Teresa Paula de Oliveira mulher de Manoel Jose de Gouvea.

3-6 Constancia, batizada em 14-05-1793.

B7: Barbacena-MG, Garambeu aos 14-05-1793 Constancia, f.l. de Pedro da S.ª de Gouvea e Perpetua de Oliveira, padr.: João Francisco do Bem e Ana de S. In.co, mulher.

3-7 Joaquina Florinda de Assis aos 01-08-1811 casou com Antonio Rodrigues de Faria, filho de Francisco Rodrigues Branco e Maria de Jesus. Geração na família “Antonio Borges”.

3-8 Francisca Maria de Jesus aos 01-08-1811 casou com Severino Francisco da Costa, exposto a Ana Maria de Albernaz.

Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 01-08-1811 Ermida S. Bernardo filial da freguesia de S. João del Rei, Severino Francisco da Costa, exposto em casa de Anna Maria de Albernaz, n/b na freguesia de Barbacena; = cc. Francisca Maria de Jesus, f.l. de Pedro da S.ª de Goveia e Perpetua Maria de Olivr.ª, n/b freguesia de Basrbacena.

 

4- Antonio da Silva de Gouvea, 3º testamenteiro paterno, casado. Teve pelo menos duas filhas legatárias do avô paterno.

 

5- José de Gouvea. Comparar com José de Gouvêa que em 1783 estava casado com de Maria, com geração na família “Domingos Gonçalves de Moraes.

 

6- Inácia Maria de Santo Inácio (ou de Oliveira) casada com Manoel José Franco, filho de Manoel José de Bem e Teresa Maria de Jesus. Geração na família “Manoel José do Bem”.

 

7- Ana Maria de Santo Inácio casada com João Francisco de Bem, irmão inteiro de Manoel José supra. Geração na família citada.

 

8- Rita Maria de Santo Inácio. Casou aos 04-07-1787 com José de Almeida Ramos, filho de Antônio de Almeida Ramos e Maria de Oliveira Pedrosa. Geração na família “Francisco de Oliveira Braga” § 2º.

 

9- Joaquina Maria de Santo Inácio.

 

10- Micaela de Santo Inácio (ou do Espírito Santo), batizada aos 10-09-1770. Casou aos 01-10-1793 com Francisco de Almeida Ramos, irmão inteiro de José citado em 8. Geração na família citada.

B7: batismos  Barbacena - Garambeu aos 10-09-1770 MICAELLA nascida aos 13-08, f.l. de José de Gouvea e s/m Theodozia de Oliveira. Padr.: Domingos Gls de Moraes e Bernarda de Oliveira mulher de Miguel Goularte.