PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

JOSÉ DE GÓES E MORAES, capitão mor

descendentes moradores em Minas Gerais

(atualizado em 26-janeiro-2017)

 

 

SL. 4º, 259, 2-1 José de Góes e Moraes, sargento-mor, que ocupou os cargos da república sendo por 2 vezes juiz ordinário. Passou a capitão-mor governador da capitania de S. Vicente e S. Paulo. Esteve nas minas onde adquiriu em lavras minerais grandes cabedai. Faleceu com 92 anos em 1763 em S. Paulo, no estado de viúvo. Foi casado com sua parenta Anna de Ribeira Leite, f.ª de João Raposo da Fonseca Leme e de Maria de Lara. V. 3.º pág. 546. Teve 5 f.ºs:

 

 

Moacyr Villela

Silvia Buttros

Bartyra Sette

 

 

No primórdios da mineração, José de Góes e Moraes recebeu carta de sesmaria nas margens do Rio Grande concedida pelo governador do Rio de Janeiro Alvaro da Silveira e Albuquerque em 1705. A concessão dessa sesmaria fazia parte da politica do Governo Português de estimular currais nas pastagens entre o Rio Grande e a Serra da Mantiqueira, para o abastecimento de gados às áreas de mineração até então dependentes do abastecimento vindo do Rio de São Francisco e da Bahia.

 

José de Góes retornou antes de 1710 à São Paulo e as terras da sesmaria passaram para outras mãos. Durante muitos anos os dois lados do Rio Grande (onde hoje esta a capela de Nossa Senhora da Conceição do Saco - referida nos primeiros livros paroquiais como “Capela do Rio Grande” -, foram propriedade de João de Toledo Piza Castelhanos (familia Francisco Felix Correia neste site) onde ele cobrava os direitos de passagem de cujo contrato era arrematante. Toledo Piza seguramente ja estava morando no local em 1715 como consta da lista de cobranças dos quintos daquele ano (APM coleção casa de contos CC 1012.).

 

No final da década de 1730, com a descoberta das Minas de Campanha, Castelhanos acompanhado de seus filhos e genros para lá se mudou, vendendo a sesmaria a João Pereira de Carvalho casado com Ana Maria do Nascimento (familia Diogo Garcia 1 neste site).

O registro dessa sesmaria deveria estar no Rio de Janeiro cuja jurisdição abrangia o territorio das Minas antes de 1710 mas ainda não foi encontrado. No entanto, em 1761 ela foi apresentada, para medição, ao juiz de sesmarias da Comarca do Rio das Mortes por Manoel Pereira do Amaral como segundo marido de Ana Maria do Nascimento viúva de João Pereira de Carvalho.(IPHAN – São João Del Rei Sesmaria cx12 sesmeiro – Alferes Manoel Pereira do Amaral – sitio do Saco do Rio Grande.)

 

Observação – João de Piza Castelhanos estava de posse de outra carta de sesmaria outorgada pelo Conde de Monsanto como donatario que era da Capitania de São Vicente , mas as terras ali descritas são as mesmas da sesmaria de Goes e Moraes, com “pião” onde ainda hoje existe a capela de Nossa Senhora da Conceição do Porto do Saco do Rio Grande.

 

Diz a carta de sesmaria de1705 :

 “ ...diz o Capitão Joseph de Goes de Moraes morador na Vila de São Paulo que ele suplicante estava de assento nas Minas Gerais dos Catagas com princípio de criação de gado vacum...queria fazer fazenda e morada nas ditas Minas para o que lhe era necessario para a largueza de seus currais e mantimentos que eu lhe desse três léguas de terras de sertão com uma légua de testada, a qual começaria do Porto do Rio Grande meia légua rio acima e outra meia légua da costa geral para baixo ficando o dito Porto Geral em meio e do sertão légua e meia correndo para as Carrancas e outra légua e meia cometendo para o Rio das Mortes,... ficando o Rio Grande em meio... e sera obrigado o suplicante a fazer um curral de gados de dois ate três anos para que haja abundância deles em cumprimento das ordens de Sua Majestade de 14/03/1702 e 07/05/1703...será registrada nos livros da secretaria do Governo. João da Silva Guimarães a fez no Estado de São Sebastião do Rio de Janeiro aos 02/03/1705....”

 

José de Góes e Moraes continuou atuando, em outra região, na criação de gados para o abastecimento das Minas. Consta que foi proprietario de inúmeras “fazendas de criar” nos Campos de Curitiba.

Alguns de seus descendentes, nascidos na Cidade de São Paulo, foram para as Minas na segunda metade do seculo XVIII. Na Freguesia de Campanha foram registrados batismos de netos e bisnetos.

 

Em Campanha encontramos um filho do Capitão Mor José de Góes mas não de sua mulher. Seria um filho natural ou de outro casamento do Capitão Mor, salvo se existiu outro Capitão Mor José de Goes e Moraes vivente na mesma época e paragens, não registrado pela história e genealogias.

 

I- Inacio da Silva natural da cidade de São Paulo filho do Capitão Mor José de Góes e Moraes e de Cordula da Silva Buena, casou com Isabel Maria da Conceição natural da Campanha filha de Miguel Cubas de Moraes e de Maria Bicuda de Brito. Geração na família “Gaspar João Barreto, o filho”

 

 

Entre os filhos de José de Goes e Moraes e Ana Ribeira Leite:

 

Escolastica Jacinta Ribeira de Góes e Moraes, batizada aos 23-01-1724 na Sé da cidade de S. Paulo casou aos 12-09-1741 com Coronel Francisco Pinto do Rego, batizado em 08-04-1712 em Santos, filho de Andre Cursino de Mattos, e Ana Pinto da Silva, natural de Santos casados em 14-01-1708, neto materno do falecido Diogo Pinto do Rego e de D. Maria de Brito e Silva.

SL. 2º, 189, 5-1 Francisco Pinto do Rego, Coronel do regimento de auxilares de Mogi das Cruzes e Jacareí, natural de Santos, cavaleito fidalgo da Casa Real em 1750. Casou-se em 1741 em S. Paulo com Escolástica Jacinta Ribeiro de Góes e Moraes falecida com testamento em 1786 em S. Paulo (Testamento na C. Ec. de S. Paulo) f.a do Sargento-mor José de Góes e Moraes e de Ana de Ribeira Leite. Com geração descrita em Tit. Taques Pompeus.

 

          Andre Cursino de Mattos, batizado aos 19-02-1688 na freguesia de Cascais Patriarcado de Lisboa, era filho do Governador José Monteiro de Mattos (ou da Costa) batizado em Lisboa aos 29-05-1651 e da falecida Ana Lopes Volante casados aos 10-02-1685 em Cascais, neto paterno de Antonio Monteiro de Mattos, e de sua mulher Maria de Abreu Cortez, neto materno de Pedro Martins Volante e Maria Lopes.

Arquivo Distrital de Lisboa, Freguesia de Cascais, Igreja de N. Senhora da Assunção. Aos 19/02/1688, André, filho do Alferes José Monteiro, e de Ana Lopes. Foi padrinho o Capitão Manoel de Olival (pesquisa Silvia Buttros).

 

Arquivo Distrital de Lisboa, freguesia da Sé. Em 29/05/1651, Joseph, filho de Antonio Monteiro de Mattos, e de sua mulher Maria de Abreu Cortez. Foi padrinho o Dr. Jorge de ... Pereira (pesquisa Silvia Buttros)

 

Arquivo Distrital de Lisboa, freguesia de N.S. da Assunção de Cascais - Casamentos.Em 10/02/1685, José Monteiro da Costa, alferes desta praça, filho de Antonio Monteiro e de Maria de Abreu, natural de Lisboa, com Ana Lopes, filha de Pedro Martins Volante, e de Maria Lopes, natural desta vila.

Testemunhas: Sargento Mor João de Souza da Cunha, Capitão ------ da Silva (pesquisa Silvia Buttros)

 

Segundo SL. 4º, 260, 3-5, foram seis os filhos do Coronel Francisco Pinto do Rego e Escolastica Jacinta Ribeira de Góes e Moraes, entre eles:

 

1- Ana Esmeria Jacinta Ribeira da Silva, batizada em 10-09-1743 na Sé da cidade de S. Paulo. Com justificação de 1770, casou com o Capitão José de Oliveira batizado aos 30-04-1722 no lugar da Fanadia, freguesia de São Gregório Magno, Vila de Óbidos, Patriarcado de Lisboa, filho de Manoel de Oliveira natural da Freguesia de Madalena em Lisboa e de Maria Josefa natural da Vila de Alvorninha dos Coutos de Alcobaça.

SL 4 260, 4-1 Anna Esmeria Jacintha Ribeira da Silva casou em 1770 em S. Paulo com o capitão José de Oliveira, natural de Portugal, f.º de Manoel de Oliveira e de Maria Josepha.

ACMSP Dispensas Matrimoniais - José de Oliveira, tenente e D. Ana Esmeria Jacinta Ribeira da Silva

Autos de Justificação de estado livre a favor do Tenente José de Oliveira - 12-03-1770

im 4) Aos 10-02-1770 neste arraial da Campanha do Rio Verde de Santo Antonio do Val da Piedade (...) diz Jose de Oliveira morador nesta freguesia de Santo Antonio do Val da Piedade, f.l. de Manoel de Oliveira e Maria Josefa, natural do lugar de Fanadia freguesia de S. Gregorio termo da vila de Obidos Patriarcado de Lisboa, que para seus requerimentos que tem no Juizo Eclesiastico da cidade de S. Paulo lhe é necessário mostrar por documentos que o suplicante veio de sua patria solteiro, livre e desimpedido e que assim se tem conservado nestas minas até o tempo presente.

Testemunhas: Arraial da Campanha do Rio Verde de Santo Antonio do Val da Piedade aos 10-02-1770.

- Licenciado Francisco Jose de Mattos, homem branco, natural da freguesia de S. Gregorio do Lugar de Fanadia termo da vila de Obidos Patriarcado de Lisboa, soleiro, de idade 39 anos pouco mais ou menos, morador neste arraial da Campanha do Rio Verde onde vive de sua arte de cirurgia. (...) sabe que o justificante fora batizado na mesma freguesia de S. Gregorio e que tem de idade 47 anos como viu de uma certidão de seu batismo do Cura da mesma freguesia de S. Gregorio.

- Manoel Muniz Barreto, homem branco, solteiro, natural da freguesia da vila de S. Salvador de Horta da Ilha do Pico Bispado da cidade de Angra, de idade de 60 anos pouco mais ou menos, morador neste arraial (...).

- Antonio Luiz Ferreira, branco, casado, n. da freg. de Santa Eulalia da de Sabrosa do Bispado do Porto, de idade 50 anos, pouco mais ou menos, morador neste arraial, viv de seu negocio e de oficio de alfaiate.

 

Querem casar o Tenente Jose de Oliveira, f.l. de Manoel de Oliveira e Maria Josefa, ja defuntos, n. do lugar de Fanadia freguesia de S. Gregorio termo da vila de Ovidos do Patriarcado de Lisboa e nela batizado = com D. Ana Esmeria Jacinta Ribeira da Silva, f.l. do Cel. Francisco Pinto do Rego e de s/m D. Escolastica Jacinta Ribeira Góes e Moraes, n, da cidade de S. Paulo e batizada na catedral da mesma cidade e nela moradora. Foram denunciados os contraentes nesta matriz.

 

Sé Catedral desta cidade de S. Paulo - Batismo da contraente: aos 10-09-1743 bat a Ana, f.l. do Cel. Francisco Pinto do Rego e de D. Escolastica Jacinta Ribeiro Goes, foram pdrinhos Joseph Pereira de Oliveira, solteiro e a [----] Izabel Maria, casada ambos moradores nesta cidade .

 

 (...) faço saber  que na paroquial igreja de S. Gregorio do lugar da Fanadia deste Arcebispado foi denunciado em tres dias festivos o Cap. Jose de Oliveira, f.l. de Manoel de Oliveira e de s/m Maria Josefa, ja defuntos (...). Como tambem que aos 30-04-1722 fora o sobredito denunciado batizado na mesma freguesia por filho de seus pais acima declarados.

Capitão José de Oliveira teve o filho natural:

I- José de Oliveira de Mello, na Campanha aos 11-11-1789, casou com Maria Josefa Teixeira de Mello, filha do Ajudante Jose Teixeira de Mello e D. Maria do Carmo. Geração na família “Viveiros”, Cap. 1º neste site.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 11-11-1789 nesta matriz Jose de Oliveira e Mello, filho natural do Cap. Jose de Oliveira e mãe incognita = cc Maria Josefa de Mello, f.l.do Ajudante Jose Teixeira de Mello e D. Maria do Carmo. Ambos nts/bts nesta freguesia a Campanha do Rio Verde.

 

          Ana Esmeria Jacinta Ribeiro Pinto da Silva, viúva do Capitão José de Oliveira, em Campanha a 11-07-1791 casou com Inácio Antonio de Miranda, natural de Guarulhos-SP, filho de Manoel de Miranda e Silva e Antonia Marcelina Barbosa.

Casamentos de Campanha-MG. “Aos 11 de Julho de 1791 nesta matriz, sem impedimentos se casaram Inacio Antonio de Miranda filho legitimo de Manoel de Miranda e Silva e de Antonia Marcelina Barbosa natural e batizado na freguesia da Conceição de Guarulhos Bispado de SP e Dona Ana Esmeria Jacinta Ribeira Pinto da Silva viuva pelo falecimento do Capitão Jose de Oliveira sepultado nesta freguesia da Campanha....

          Nos livros paroquiais de Campanha, estão registrados os assentos de batismo de nove filhos do casal Ana Esmeria Jacinta Ribeira da Silva e José de Oliveira, quatro dos quais citados em SL:

 

1-1 Escholastica Joaquina batizada em 07-04-1771.

(pesq. Moacyr Villela) batismos de Campanha.“Aos 7 de abril de 1771 nesta matriz da Campanha do Rio Verde batizei a inocente Escolastica Joaquina nascida há vinte dias, filha legitima do Capitão Jose de Oliveira natural e batizado na Freguesia de São Gregorio lugar de Fanadia ... Patriarcado de Lisboa e de Dona Ana Esmeria Jacinta Ribeira da Silva natural e batizada na Cidade de São Paulo. Avós PP Manoel de Oliveira e sua mulher Maria Josefa.Avós MM o Coronel Francisco Pinto do Rego e Dona Escolastica Jacinta Ribeira Goes e Morais sua mulher. Foram padrinhos o Reverendo Doutor Manoel Caetano Rodrigues com procuração do dito Coronel Francisco Pinto do Rego e o Doutor Jose Bernardo da Costa com procuração da dita Dona Escolastica Jacinta Ribeira Goes e Moraes.”

          Escolastica Joaquina Esméria de Oliveira Pinto do Rego casou em Campanha em 12-07-1791 com Joaquim Antonio de Miranda, natural de Guarulhos-SP. Joaquim era irmão de Inácio Antonio de Miranda, padrasto de Escolastica Joaquina, filhos de Manoel de Miranda e Silva e Antonia Marcelina Barbosa (citados no casamento da neta 1-1-2 como Manoel de Miranda Barreto e Escholastica Barbosa).

SL Vol 4 pg 261 5-2 Escholastica Joaquina de Oliveira foi casada 1.º com Joaquim Antonio, f.º de Manoel de Miranda Barreto e de Escholastica Barbosa, e foram moradores na Campanha do Rio Verde; 2.ª vez casou com José Dias de Quadros Aranha.

Casamentos de Campanha “Aos 12 de Julho  de 1791  nesta matriz, sem impedimentos se casaram Joaquim Antonio de Miranda filho legitimo de Manoel de Miranda e Silva e de Antonia Marcelina Barbosa natural e batizado na freguesia da Conceição de Guarulhos Bispado de SP e Dona Escolastica Joaquina Esmeria de Oliveira Pinto do Rego filha legitima do Capitão Jose de Oliveira ja defunto e Dona Ana Esmeria Jacinta Ribeira Pinto da Silva, natural da Campanha....

          Comparar, Manoel de Miranda e Silva casado com Antonia Marcelina Barbosa, com:

SL. 3, 233, 6-3 Manoel de Miranda Silva (filho de Joanna Rodrigues de Pontes casada com Antonio de Miranda Silva f.º de Manoel de Miranda Silva e de Catharina Pires Ribeiro) casado na Conceição dos Guarulhos com ...

 

          Joaquim Antonio de Miranda foi sepultado em 15-04-1794 no adro na matriz de Santo Antonio na Campanha.

Obitos de Campanha-MG - aos 15-04-1794 foi encomendado e sepultado no adro desta matriz Joaquim Antonio de Miranda., casado com D. Escholastica Pinta Ribeira.

 

Encontramos dois filhos de Escholastica Joaquina e Joaquim Antonio:

1-1-1 Joaquim, batizado a 22-11-1792, teve por madrinha a avó Ana Esméria

Batizados de Campanha-MG. “Aos 22 de Novembro  de 1792  nesta matriz, batismo de Joaquim filho  legitimo de Joaquim  Antonio de Miranda e Dona Escolastica Joaquina. Foram padrinhos o alferes Francisco Jose de Matos e Dona Ana Esmeria avó do batizado...

         Provavelmente o inocente sepultado em 20-02-1794:

Obitos de Campanha-MG. aos 20-02-1794 foi sepultado no adro desta matriz um inocente, filho de Joaquim Antonio de Miranda, e para constar fiz este assento.

1-1-2 Joaquina, póstuma, batizada em 21-12-1794. Afilhada da avó paterna Antonia Marcelina Barbosa.

Batizados de Campanha-MG. “Aos 21 de Dezembro  de 1794  nesta matriz, batismo de Joaquina filha legitima de Joaquim Antonio de Miranda ja falecido e Dona Escolastica Joaquina de Oliveira foram padrinhos o licenciado Francisco Jose de Matos e Antonia Marcelina Barbosa avó paterna da batizada todos desta freguesia

         Joaquina Marcelina de Oliveira Pinto, em Porto Feliz-SP aos 16-08-1824, casou com Francisco de Paula Campos, natural de Itu-SP, filho do Sargento Mor Felipe de Campos Bicudo e Maria Joaquina de Campos, neto paterno de Felipe de Campos Bicudo e Izabel de Arruda, naturais de Itu, neto materno de José Manoel de Campos e Paula Maria de Camargo, naturais de Araçariguama

SL 6-1 Joaquina Marcelina de Oliveira Pinto, casada em 1824 em Porto Feliz com Francisco de Paula Campos, natural de Itu, f.º do sargento-mor Filippe de Campos Bicudo e de Maria Joaquina da Rocha Camargo.

Porto Feliz-SP Igreja N Sra Mãe dos Homens matr - Francisco de Paula Campos com D. Joaquina Marcelina de Oliveira Pinto. Aos 16-08-1824 nesta matriz de Porto Feliz de onde o contraente é fregues e testemunhas o Sarg, Mor Jose Custodio de Oliveira e o Sarg. Mor Joaquim Vieira de Moraes celebraram o matrimonio Francisco de Paula Campos, natural da vila de Itu, f.l. do Sarg. Mor Felipe de Campos Bicudo e D. Maria Joaquina de Campos, neto paterno de Felipe de Campos Bicudo e D. Izabel de Arruda, naturais de Itu, neto materno de Jose Manoel de Campos e D. Paula Maria de Camargo, naturais de Araçariguama = cc D. Joaquina Marcelina de Oliveira Pinto, natural da Campanha do Rio Verde, f.l. de Joaquim Antonio e D. Escholastica Joaquina de Oliveira, neta paterna de Manoel de Miranda Barreto e D. Escholastica Barbosa naturais da cidade de S. Paulo, neta materna do Cap. Jose de Oliveira natural da ----- e D. Ana Esmeria Ribeira Goes natural de S. Paulo.

Obs: engano na declaração dos avós paternos da nubente.

 

1-2 Ana em 24-04-1772

(pesq. Moacyr Villela) batismos de Campanha. “Aos 24 de abril de 1772 nesta matriz, Manoel Caetano Rodrigues batizou...Ana nascida de dezesete dias filha legítima do Capitão Jose de Oliveira natural do lugar de Fanadia , termo da Vila de Obidos  do Patriarcado de Lisboa e de Dona Ana Esmeria Jacinta Ribeira da Silva natural da Cidade de São Paulo . Avós PP Manoel de Oliveira e Maria Josefa ja defuntos. Avós MM  Coronel Francisco Pinto do Rego e Dona Escolastica Jacinta Ribeira Goes e Moraes. Foram padrinhos o reverendo Jose Bernardo da Costa e o reverendo Bernardo da Silva Lobo com procuração de Dona Maria da Anunciação Ribeira Pinto da Silva Moraes filha dos ditos avós maternos”.

          Ana Eufrosina de Oliveira aos 13-06-1792 casou com Cap. Atanasio Antonio de Noronha, natural da Campanha, filho natural do Ten. Alexandre da Cunha Noronha.

Campanha, MG aos 13-06-1792 na Ermida de S. Jose do Rio Verde se receberam Atanasio Antonio de Noronha, filho natural do Tenente Alexandre da Cunha Noronha e de mãe incognita = Com D. Ana Eufrasia Matildes, f.l. do Cap. Jose de Oliveira e D. Ana Esmeria Jacinta. Ambos os contraentes naturais desta freguesia da Campanha. Testemunhas Jose Caetano de Almeida e João da Costa Pinheiro.

         Ten. Alexandre da Cunha Noronha, natural do conselho de São Cristovão Bispado do Lamego-PT, testou no Sitio dos Barreiros aos 27-10-1802 e faleceu em 10-08-1803. Era filho dos falecidos Cap. Mor Antonio da Cunha Noronha Meneses Souto Maior e de sua mulher D. Domiciana de Mello Pereira. Solteiro, sem herdeiros forçados, instituiu por universal herdeiro o Cap. Atanasio de Noronha “que tem estado em minha companhia e servindo-me em tudo”:

Campanha, MG - aos 10-08-1803 foi encomendado e sepultado o Tenente Alexandre da Cunha Meneses morador no Barreiro, com seu solene testamento, de idade 80 anos, de febre.

Testamento: (...) eu Tenente Alexandre da Cunha Noronha Meneses Souto Maior, f.l. do Cap. Mor Antonio da Cunha Meneses digo Noronha Meneses Souto Maior e de sua mulher D. Domiciana de Mello Pereira, ja falecidos, natural que sou do Bispado de Lamego, batizado na igreja matriz do conselho de São Cristovão faço meu testamento na forma seguinte:

Nunca fui casado e sempre, até o presente, tenho vivido no estado de solteiro, e não tenho filho algum nem herdeiro forçado.

Testamenteiros em 1º Cap. Atanasio de Noronha, em 2º Basilio Gonçalves de Siqueira, em 3º ao Cap. Manoel Jacinto Torres.

Encomendações pias. Bens, entre eles: este sitio nomeado o Barreiros, que o possuo por titulos legitimos que se compoem de terras minerais, campos, matos, casas de vivenda e todos os mais pertences de que de tudo nada devo.

Como não tenho herdeiro legitimo e o meu primeiro testamenteiro Cap. Athanasio de Noronha, que tem estado em minha companhia e servindo-me em tudo, o nomeio meu herdeiro de todos meus bens moveis e de raiz que por meu falecimento se achar, e pagas as despesas do meu funeral. (...) Sitio dos Barreiros 27-10-1802 Alexandre da Cunha Meneses Souto Maior.

(...) que copiei fielmente ao qual me reporto. Vila da Campanha da Princesa 10-08-1803.

 

          Cap. Atanasio e Ana Eufrosina tiveram, pelo menos, os filhos:

1-2-1 Alexandre, batizado em 04-07-1796.

(pesq. Joaquim dos Santos Neto)  Campanha, MG Igreja Santo Antonio bat 1791 1806 img 172

04/07/1796 – Matriz de Campanha baptisei a Alexandre – de um mês e dois dias. Filho legítimo do Capitão Atanasio Antonio de Noronha e Dona Anna Eufrosina de Oliveira. naturais de Campanha. Avós maternos: Capitão José de Oliveira e Anna Ismeria Jacinta Ribeira Pinto da Sylva. Avô paterno: Tenente Alexandre da Cunha Noronha. Padrinhos: Alferes Francisco José de Mattos e D. Leonor Margarida, viúva.

1-2-2 Maria falecida em 16-06-1799, com onze dias.

Campanha, MG aos 17-06-1799 foi sepultada dentro desta matriz Maria, inocente, f.l. do Cap. Atanasio Antonio de Noronha e D. Ana Eufrosina, brancos. Falecida no dia antecedente, e nascida de onze dias, com molestia repentina.

 

1-3 Josefa Maria batizada em 02-10-1773

(pesq. Moacyr Villela) batismos de Campanha. “Aos 2 de Outubro de 1773 nesta matriz, batizei Josefa Maria nascida a 15 de Setembro proximo passado filha legitima do Capitão Jose de Oliveira natural de Freguesia de São Gregorio da Vila de Obidos, Patriarcado de Lisboa e de Dona Ana Esmeria Jacinta Ribeira da Silva , natural da Cidade de São Paulo....Foram padrinhos o reverendo Jose Bernardo da Costa com procuração do reverendo Jose Joaquim Monteiro de Matos e Moraes...”

 

          Josefa Maria Pinto de Oliveira casou em 22-01-1793 com José Antonio de Miranda, natural de Guarulhos, filho de Manoel de Miranda e Silva e Antonia Marcelina Barbosa ja citados

Casamentos de Campanha-MG. “Aos 22 de Janeiro de 1793 nesta matriz, sem impedimentos se casaram Jose Antonio de Miranda filho legitimo de Manoel de Miranda e Silva e de Antonia Marcelina Barbosa natural e batizado na freguesia da Conceição de Guarulhos Bispado de SP e Dona Josefa Maria Pinto de Oliveira filha legitima do Capitão Jose de Oliveira e Dona Ana Esmeria Jacinta Ribeira Pinta da Silva natural da Campanha...

Encontramos uma filha desse casamento:

1-3-1 Inacia batizada em 18-02-1795 na matriz de Campanha.

Batizados de Campanha-MG. “Aos 18 de Fevereiro de 1795 nesta matriz, batismo de Inacia filha  legitima de Jose Antonio de Miranda natural de Guarulhos e Dona Josefa Maria desta Campanha. Avós paternos Manoel de Miranda e Silva e Antonia Marcelina. maternos o Capitão Jose de Oliveira e Dona Ana Esmeria Jacinta Ribeiro Pinto da Silva . foi padrinho o dito Manoel de Miranda

 

1-4 Maria em 27-07-1775. - citada em SL.

(pesq. Moacyr Villela) batismos de Campanha. “Aos 27 de Julho de 1775 nesta matriz, batizei Maria nascida a 26 de Junho deste presente ano, filha legitima do Capitão Jose de Oliveira natural de Freguesia de São Gregorio Magno, Patriarcado de Lisboa e de Dona Ana Esmeria Jacinta Ribeira da Silva , natural da Cidade de São Paulo....Foram padrinhos o reverendo Jose Bernardo da Costa com procuração que apresentou de Joaquim Jose Pinto Moraes Leme Capitão de Cavalos da Cidade de São Paulo e o reverendo vigario da vara Domingos da Silva Lobo com procuração que apresentou de Dona Leonor Teresa Ribeira Goes de Moraes mulher de Manoel Antunes Belem ja defunto todos moradores em São Paulo. Avós PP Manoel de Oliveira e Maria Josefa ja defuntos, aquele natural de Freguesia de Madalena, Patriarcado de Lisboa e esta natural da Vila de Alvorninha dos Coutos de Alcobaça do mesmo Patriarcado de Lisboa. Avós MM Coronel Francisco Pinto do Rego e Dona Escolastica Jacinta Ribeira Goes e Moraes ja defuntos. Esta natural de São Paulo e aquele da Vila de Santos ..”

1-5 Emigdia em 19-11-1776

(pesq. Moacyr Villela) batismos de Campanha. “Aos 19 de Novembro de 1776 nesta matriz, batizei Emigdia nascida de 3 de Outubro proximo passado, filha legitima do Capitão Jose de Oliveira natural de Freguesia de São Gregorio Magno , Patriarcado de Lisboa e de Dona Ana Esmeria Jacinta Ribeira da Silva , natural da Cidade de São Paulo.... padrinho o Alferes Francisco Jose de Matos ..”

1-6 Jacinta nascida em 23-12-1778 e batizada em 07-03-1778. Citada em SL

(pesq. Moacyr Villela) batismos de Campanha. “Aos 7 de Março de 1778 nesta matriz, batizei Jacinta nascida de 23 de Dezembro proximo passado, filha legitima do Capitão Jose de Oliveira natural de Fanadia,Termo de Óbidos, Freguesia de São Gregorio, Patriarcado de Lisboa e de Dona Ana Esmeria Jacinta Ribeira da Silva, natural da Cidade de São Paulo.... Foram padrinhos o reverendo Domingos da Silva Lobo com procuração do reverendo Gaspar de Freitas Francoza(?) e o reverendo Bernardo da Silva Lobo com procuração de Dona Jacinta Angelica Lara de Moraes Pinto da Cidade de São Paulo   ..”

1-7 Joaquina batizada em 19-01-1780.

(pesq. Moacyr Villela) batismos de Campanha. “Aos 19 de Janeiro de 1780 nesta matriz, batizei Joaquina nascida de um mes e oito dias, filha legitima do Capitão Jose de Oliveira natural de Fanadia , Termo de Óbidos Freguesia de São Gregorio, Patriarcado de Lisboa e de Dona Ana Esmeria Jacinta Ribeira da Silva , natural da Cidade de São Paulo.... Foi padrinho o reverendo Manoel Caetano Rodrigues  ..”

1-8 José Floriano batizado em 26-02-1781 – citado em Silva Leme

(pesq. Moacyr Villela) batismos de Campanha.“Aos 26 fevereiro de 1781 nesta matriz, batizei Jose Floriano nascido de quinze dias, filho legitima do Capitão Jose de Oliveira natural da Vila de Óbidos, Freguesia de São Gregorio, Patriarcado de Lisboa e de Dona Ana Esmeria Jacinta Ribeira da Silva , natural da Cidade de São Paulo.... Foram padrinhos o reverendo Domingos da Silva Lobo e Dona Maria Buena do Prado mulher do Alferes Manoel de Paiva e Silva ...”

1-9 Francisca batizada em 02-07-1782

(pesq. Moacyr Villela) batismos de Campanha - “Aos 2 de Julho de 1782 nesta matriz, batizei Francisca nascida a ....de Junho, filha legitima do Capitão Jose de Oliveira natural da Vila de Óbidos da Freguesia de São Gregorio do Patriarcado de Lisboa e de Dona Ana Esmeria Jacinta Ribeira da Silva , natural da Cidade de São Paulo.... Foram padrinhos o Alferes Manoel de Paiva e Silva e sua mulher Maria Buena do Prado ...”

 

2- Padre José Joaquim Monteiro de Mattos e Moraes, batizado em 25-11-1745. Habilitou-se às ordens sacras, juntamente com seu irmão Joaquim José Pinto do Rego (4 abaixo).

SP. SP ACMSP Parte A Aplicação Sacerdotal (genere et moribus)

Habilitando Jose Joaquim Monteiro de Mattos e Moraes / Joaquim Jose Pinto do Rego

Autos de Deligencias 13-11-1766

Diz Jose Joaquim Monteiro de Mattos e Moraes, morador desta cidade, se acha admitido para receber Ordens Menores e Sacras, para cuja execução nescessita a inquirição de moribus na vila de Itu onde ele suplicante residiu seis meses.

Idem fazer nesta cidade por ser sua naturalidade e atual morada.

Diz Jose Joaquim Monteiro de Mattos e Moraes, desta cidade, f.l. do Coronel Francisco Pinto do Rego e de s/m D. Escolastica Jacinta da Ribeira Góes e Moraes,

Testemunhas

Certifico que revendo os Autos de Habilitação de Genere do Suplicante a fls. 63 e verso se acha a certidão seguinte: Gaspar de Souza Leal cura da Sé Catedral desta cidade de São Paulo: certifico que em um dos livros findos consta do assento seguinte: aos 25-11-1745 anos bat nesta igreja matriz a Jose Joaquim, f.l. Francisco Pinto do Rego e de s/m Escolastica Jacinta Ribeira de Goes e Moraes, foram padrinhos Diogo Pinto do Rego, casado e Maria de Lara, viuva.

 

Autos do Patrimonio

 

Autos de deligencias de genere feitas neste bispado, e por requisitoria dele no Patriarcado de Lisboa a favor dos habilitandos Jose Joaquim Monteiro de Mattos e Moraes, e Joaquim Jose Pinto do Rego = 26-01-1765

 

Dizem Jose Joaquim Monteiro de Mattos e Moraes, e Joaquim Jose Pinto do Rego, naturais e moradores desta cidade de S. Paulo, fos. leg. do Coronel Francisco Pinto do Rego, natural da vila e praça de Santos, e de s/m D. Escolastica Jacinta Ribeira Goes e Moraeas, natural desta dita cidade, Netos paterno do Cap. de Infantaria Andre Cursino de Mattos, n. da vila de Cascais Patriarcado de Lisboa e de s/m D. Ana Pinta da Silva n. da vila de Santos, e netos maternos do Cap. Mor Jose de Goes e Moraes e de s/m D. Ana Ribeira Leite, naturais da mesma cidade de S. Paulo, e todos já defuntos.

 

Aos 25-02-1766 nesta vila de Cascaes foi dado o mandado de Comissão de Genere a favor dos habilitandos Jose Joaquim Monteiro de Mattos e Moraes e seu irmão (...), netos paternos do Capitão de Infantaria Andre Cursino de Mattos, natural desta vila e de sua mulher D. Ana Pinta da Silva, natural da sobredita freguesia de Santos do dito bispado.

Testemunhas

 (...) conhecera Andre Cursino de Mattos, natural e morador nesta vila freguesia de N. Sra da Assunção, e o conheceu sempre morador em umas casas junto ao Poço Grande desta vila e dita freguesia em companhia de seu pai Jose Monteiro alferes do coronel, que foi casado com uma mulher de quem ignora o nome, suposto tambem a conheceu e sabe era natural desta mesma vila de uma familia chamada os Volantes e sabe ele tesstemunha que o dito Jose Monteiro foi movbido em Governador da Praça de Santos e que levou  em  sua companhia o dito Andre Cursino de Moraes, seu legitimo filho.

 (...) que o dito Andre Cursino de Mattos era natural desta freguesia de N. Sra da Assunção de Cascaes, e o pai deste era naquele tempo Alferes do Regimento desta Praça e depois foi governar Santos e levou consigo o dito seu filho Andre Corsino de Mattos.

 

Gaspar de Souza Leal, cura da Sé Catedral desta cidade de S. Paulo certifico que em um dos livros findos, consta o assendo seguinte: aos 25-11-1745 anos bat nesta igreja matriz a Jose Joaquim, f.l. Francisco Pinto do Rego e de s/m Escolastica Jacinta Ribeira de Goes e Moraes, foram padrinhos Diogo Pinto do Rego, casado e Maria de Lara, viuva.

(...) aos 16-11-1755 nesta Sé bat a Joaquim, filho do Coronel Francisco Pinto do Rego e de s/m Escolastica Jacinta Ribeira de Goes e Moraes, foram padrinhos o Dr. O. João de Souza Pinh.º, solteiro.

Casamento dos pais dos suplicantes: aos 12-09-1741 anos na igreja de Sta. Tharina (?) desta cidade, Francisco Pinto do Rego, f.l. do Cap. de Infantaria Andre Corsino de Matos e s/m Ana Pinto da Silva, natural da vila de Santos = e D. Escolastica Jacinta Ribeira de Goes e Moraes, f.l. do capitão mor José de Góes e Moraes e Ana Ribeira Leite, natural e moradora desta cidade. Testemunhas Diogo Pinto do Rego e Manoel Antunes -----.

Casamento dos avós maternos: em outro livro findo: aos 21-10-1714 se receberam Joseph de Goes e Moraes, f.l. de Pedro Taques de Almeida e Angela de Siqueira = e Ana Ribeira, f.l. de João Raposo e de Maria de Lara Leite, presentes as testemunhas Francisco Roiz Penteado e João de Tolledo.

Batismo da mãe do suplicante: aos 23 dias do mes de Jan.ro de 1724 bat a Escolastica, f. do Cap. Mor Joseph de Goes e Moraes e s/m Ana Ribeira, foi padrinho o Sar. Gen.al Rodrigo Cesar de Menezes, Governador desta cidade.

 

(...) lhe são necessárias as certidões seguintes: do dito seu pai (el. Francisco Pinto do Rego) e de sua avó D. Ana Pinto da Silva e do casamento da dita sua avó com seu aco o Cap. Andre Cursino de Mattos:

Domingos Moreira e Silva, vigario nesta freguesia da vila e praça de Santos certifico que revendo o livro findo dos assentos dos batizados dos brancos a folhas trinta e cinco(?) se acha o assento seguinte: aos 08-04-1712 nesta igreja de -------- ------------ bat. a Francisco, f. do Cap. Andre Cursino de Mattos e de s/m D. Ana Pinto da Silva, foram padrinhos Brigadeiro? Manoel Gomes Barbosa e Maria Alvrs de Araujo

 (...) no livro dos casamentos a folhas cento e oitenta e cinco aos 14-01-1708 se receberam Andre Cursino de Mattos, natural de Cascais Patriarcado de Lisboa, f.l. do Governador Joseph Monteiro de Mattos e de Dona Anna Volante, ja defunta = Com D. Anna Pinta da Silva, filha do defunto Diogo Pinto do Rego e de D. Maria de Brito e Silva, foram testemunhas o Governador Joseph Monteiro de Mattos = Capitão João de Goes = João de Oliveira,  Izabel da Silva, e Joana de França..

 

Certifico e porto por fé q revendo os autos de casamento do Capitão Andre Cursino de Mattos, neles achei, nos banhos de sua patria aos pri[------]  nesta igreja de N. Sra da Assunção da vila de Cascais onde ele contraente foi batizado, como consta no livro dos batizados a folhas cincoenta verso tudo na forma do Concilio Tridentino e Constituição do Arcebispado de Cascais vinte de março de mil setecentos e ---- anos.

 

          Padre José Joaquim Monteiro de Mattos e Moraes teve com Francisca de Paula Carneiro, batizada em Castro-PR aos 07-06-1763, filha do Cap. Francisco Carneiro Lobo e sua segunda mulher Maria de Jesus e Vasconcellos batizada aos 30-03-1740 e casados em 12-12-1767 na igreja matriz de N. Sra da Luz da Vila de Curitiba, neta paterna de Cap. Gabriel Carneiro Lobo e de s/m Ana Pires, natural da freguesia de Santa Maria do Bouro Comarca de Viana Arc. de Braga, (ele filho de Francisco Carneiro natural da Abadia de S. Mateus do dito arcebispado e de sua mulher Velina Carneira natural da dita freguesia de Santa Maria do Bouro) neta materna de Cap. Mor Leão de Mello e Vasconcellos, n. da cidade de Elvas (filho de Dom Joam de Aguillar e de s/m D. Luzia de Mendonça e Vasconcellos) e de s/m Rosa de Jesus, n. da vila de Taubate (filha de Antonio Gonçalves do Prado e de s/m Maria Fragosa) (SL. 3º, 216, 5-1).

          Cap. Francisco Carneiro Lobo foi primeira vez casado em Curitiba aos 02-121-1752 com Quiteria Rodrigues da Rocha, filha de Manoel da Rocha e Josefa Rodrigues.

Curitiba, PR Igreja N. Sra da Luz aos 02-11-1752 nesta matriz de N. Sra da Luz da vila de Curitiba onde os contraentes são moradores e testemunhas Dr. Lourenço Ribeiro de Andrade e o Cap. Sebastião Glz, se receberam Francisco Carneiro com Quiteria Rodrigues da Rocha, f.l. de Manoel da Rocha e Josefa Rodrigues, todos moradores desta freguesia.

 

2-1 Francisco, batizado em Castro em 14-10-1792. Legitimado por Sua Magestade por filho legitimo do Reverendo José Joaquim Monteiro de Mattos e Moraes, presbitero secular e Francisca de Paula Carneiro.

          Francisco Pinto de Moraes Leme habilitou-se às ordens sacras em 1802:

SP. SP AC,SP Parte A Aplicação Sacerdotal (genere et moribus) ano 1802 Habilitando Francisco Pinto de Moraes Leme 12-08-1802

Francisco Pinto de Moraes Leme, natural da vila de Castro deste bispado, filho legitimado por Sua Alteza Real, do R. Jose Joaquim Monteiro de Mattos e Moraes Presbitero Secular habilitado de genere por este bispado, natural desta cidade, e de D. Francisca de Paula Carn.ro, nal da vila de Castro já referida, neto paterno do Coronel Francisco Pinto do Rego, n. da vila de Santos deste bispado e de s/m D. Escolastica Jacinta Ribeiro de Goes e Moraes, n. desta cidade, neto materno do Cap. Francisco Carn.ro Lobo da freguesia de Santa Marta, e se presume da Provincia do Minho, e de D. Maria de Jesus de Vasconcellos n. da vila de Curitiba deste mesmo bispado.

 

Vila de Castro - testemunhas que nomeou: (10-12-1802) todos moradores nesta vila, idades pouco mais ou menos.

Joaquim Jose de Avila, casado, n. da cidade de S. Paulo, idade 56 anos

Francisco Teixeira Guimarãs, casado, n. da vila de S. João de Atibaia deste bispado, de idade 58 anos

Pedro Pereira dos Santos, casado, n. da vila de Curitiba, idade 40 anos

Alf. Luiz Castanho de Araujo, casado, n. da vila da Parnaiba de idade 63 anos

Guarda Mor Antonio Gonçalves dos Santos, casado, n de S. Mamede de Valongo Bispado do Porto de idade 48 anos

Jose Fereira Pinto, casado, n. da vila de Curitiba, de idade 56 anos.

Ten. Jose Sutil de Oliveira, casado, n. das minas de Paranapanema deste bispado, de idade ter mais de 60 anos.

Antonio Ferreira de Miranda, casado, n. da vila de Taubate de idade 55 anos

Guilherme Pereira dos Santos, solteiro, n. da vila de Curitiba 74 anos.

Jose Lourenço de Almeida

 

Assento de Batismo - Revendo o livro findo dos assentos de batizados desta freguesia, nele a f. 8 se acha: Aos 07-06-1763 bat a Francisca, filha do Cap. Francisco Carneiro Lobo e de s/m D. Maria de Mello Vasconcelos; foram padrinhos Jose Ribeiro Cunha e Antonia de Padua Vasconcelos. Freguesia de Santa Anna de Yapo// Vigario Frei Jose de Santa Teresa de Jesus.

 

Em um dos livros dos assentos de batizados desta freguesia, em um deles a f 66 se acha: aos 14-10-1792 nesta igreja matriz da vila de Castro bat a Francisco, que se acha hoje legitimado por Sua Magestade, por filho legitimo do Reverendo Jose Joaquim Monteiro de Mattos e Moraes, presbitero secular e nobre da cidade e deste bispado de S. Paulo; neto paterno do Coronel Francisco Pinto do Rego, fidalgo da Casa de Sua Magestade, natural da vila e Praça de Santos, e de sua mulher D. Escolastica Jacynta Ribeira Goes e Moraes, natural da mesma cidade; nasceu aos quatro dias do mes de outubro do dito ano. Foram padrinhos o Revdo Frei Jose de Santa Teresa de Jesus e Senhora Santa Ana

 

Diz o Revdo Jose Joaquim Monteiro de Mattos e Moraes, Capelão Fidalgo (...) que o Rvdo Paroco da vila de Curitiba lhe passe por certidão o teor do assento de batismo da falecida D. Maria de Jesus e Vasconcellos e tambem o teor do assento de casamento da dita falecida com o falecido Cap. Francisco Carneiro Lobo.

Lv. de batismos desta igreja, nele a f 43v ser acha: aos 30-03-1740 nesta igreja matriz de N. Sra da Luz da Vila de Curitiba bat a Maria, f. de Leão de Mello e Vasconcellos e de s/m Rita de Jesus. Foram padrinhos Manoel Monis Barreto, natural da ilha do Faial e Maria de Xaver, casada com Jose Dias Cortes, todos moradores nesta freguesia. Nasceu aos 22 dias do dito mes.

 

Lv. de casamentos desta igreja a f 58 se acha: aos 12-12-1767 nesta igreja matriz de N. Sra da Luz da Vila de Curitiba onde os contraentes são moradores se casaram o Cap. Francisco Carneiro Lobo, viuvo de Quiteria da Rocha, filho do Cap. Gabriel Carneiro Lobo e de s/m Ana Pires, natural da freguesia de Santa Maria do Bouro Comarca de Viana Arc. de Braga, neto paterno de Francisco Carneiro natural da Abadia de S. Mateus do dito arcebispado,. e de sua mulher Velina Carneira natural da dita freguesia de Santa Maria do Bouro, e pela materna não se lembra que nomes tinham seus avós, mas que eram naturais da dita freguesia de Santa Maria do Bouro = com Maria de Jesus Vasconcellos. f. do Cap. Mor Leam de Mello e Vasconcellos , n. da cidade de Elvas e de s/m Rosa de Jesus, n. da vila de Taubate, neta paterna de Dom Joam de Aguillar e de s/m D. Luzia de Mendonça e Vasconcellos, e neta materna de Antonio Gonçalves do Prado e de s/m Maria Fragosa.

 

4- Joaquim José Pinto do Rego batizado na Sé de São Paulo em 16-11-1755. Habilitou-se às ordens sacras juntamente com o irmão José Joaquim Monteiro de Mattos e Moraes supra citado.

 

6- Jacinta Angelica de Lara batizada na Sé de São Paulo em 28-01-1760.

SL. 4, 264, 4-6 Jacintha Angelica Lara de Moraes casou-se com o dr. José Gomes Pinto de Moraes em 1774; foi também casada com Anastacio de Freitas Trancoso, de quem deixou, entre outros, o f.º: 5.1

 

          Dispensados do impedimento de consanguinidade em 4º grau, em fevereiro de 1786 casou com Anastacio de Freitas Trancoso. Na habilitação não consta um primeiro matrimônio de Jacinta.

          Capitão Anastacio, batizado em Paranagua-PR em 11-04-1751, filho do Cap. Mor Antonio Ferreira Mattoso e de s/m D. Maria da Conceição, neto paterno do Cap. Francisco Ferreira, natural da freguesia de Santa Maria do Valle, Bispado do Porto e de D. Joana Cordeira Matoza, natural de Paranagué, neto materno do Coronel Anastacio de Freitas Trancoso batizado na freguesia do Bairro Alto de Santa Catarina e Dona Maria da Conceição natural de Paranagua. Pelo Coronel Anastacio de Freitas Trancoso bisneto de Dorotea Luzia Monteira, irmã inteira de José Monteiro de Mattos bisavô de Jacinta Angelicam e ambos filhos de Antonio Monteiro (eis o 4º grau de consanguinidade).

ACMSP Parte B - Dispensas Matrimoniais - ano 1786

Habilitandos Anastacio de Freitas Trancoso, capitão e D. Jacintha Angelica Lara de Moraes Pinto 04-02-1786.

Impedimento de consanguinidade em 4º grau:

- Q Jose Monteiro de Mattos era irmão legitimo de D. Doroteia Luzia Monteira.

- Q Jose Monteiro de Mattos gerou ao Cap. da Infantaria Andre Corsino de Mattos, e este ao Coronel Francisco Pinto do Rego pai da oradora D. Jacintha Angelica Lara de Moraes Pinto.

- Q. de D. Doroteia Luzia Monteira nasceu o Coronel Anastacio de Freitas Trancoso, este gerou a D. Maria da Conceição mãe do orador Anastacio de Freitas Trancoso.

 

Quer casar o Cap. Anastacio de Freitas Trancoso, n. da vila de Paranagua, f.l. do C. Mor Antonio Ferreira Mattoso e de s/m D. Maria da Conceição = com D. Jacintha Angelica Lara de Moraes Pinto, n. desta ciade, f.l. do Cel. Francisco Pinto do Rego, ja defunto e de s/m D. Escolastica Jacinta Ribeira Goes e Moraes, ja defunta,. ambos os contraentes moradores nesta cidade e se acham ligados no 4º grau de consanguinidade.

Revendo os livros de batizados, em um deles a f 33 achei o assento do teor seguinte: aos 28-01-1760 nesta Sé bat a Jacinta, f. do Coronel Francisco Pinto do Rego e de s/m D. Escolastica Jacinta Ribeira Goes e Moraes, foram padrinhos o Exmo. Rev. Sr. Dom ---- Antonio da Madre de Deus

 

Batismo do Denunciado do teor seguinte: aos 11-04-1751 batizou a Anastacio, f.l. do Cap. Antonio Ferreira Mattoso e de s/m d. Maria da Conceição, naturais desta vila, padrinhos o Lic. Gaspar de Freitas Trancoso que com pp assistiu por ele o Cap. Gaspar Gonçalves de Moraes; madrinha Ana Gonçalves Cordeira, solteira. Avos paternos o Cap. Francisco Ferreira, natural o Reino na freguesia de Santa Maria do Valle, São Miguel Mattos Bispado da cidade do Porto e de D. Joana Cordeira Mattoza, natural desta vila; avos maternos o Coronel Anastacio de Freitas Trancoso. n. da cidade de Lisboa, natural digo batizado na freguesia do Bairro Alto de Santa Catarina e Dona Maria da Conceição natural desta vila. Paranagua 9 de dezembro de 1785

 

Diz Cap. Anastacio de Freitas Trancoso, que casando se nesta cidade em o mes de Fevereiro de 1786 com D. Jacinta Angelica Lara de Moraes, pouco depois de justificar o estado livre, como fez, prestou fiança aos banhos de Laguna e Rio Pardo (...).