PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

JOSÉ DE FARIA CARDOSO

(atualizado em 20-outubro-2014)

 

 

Bartyra Sette

 

 

José de Faria Cardoso era filho de Leandro de Faria Cardoso e Maria do Amaral, naturais da freguesia de Almadache, Bispado de Vizeu.

 

Pelos meados do século XVIII José transferiu-se para o Brasil onde casou com Inácia Maria de Jesus, filha de André Lopes da Lavra e Maria da Graça, esta natural de Pindamonhangaba-SP.

 

O casal se estabeleceu em Baependí-MG onde ele faleceu aos 19-06-1791.

B7: Baependi - Óbitos - aos 19-06-1791 fal. Joze de Faria Cardozo, europeu, cc. Ignacia Maria de Jesus, no Bairro do Engordados, sepultado dentro da matriz.

 

Foram seus filhos, q.d:

 

1- Andre de Faria Lopes, natural de Baependi. Em Aiuruoca aos 11-08-1789 casou com Ana Florinda de Vasconcellos, daí natural e filha de Pedro Cabral de Vasconcellos e Joana Leite de Moraes, família “Miguel Fernandes Nogueira”.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 11 agosto 1789 capela Rosario - Andre de Faria Lopes, f.l. de Joseph de Faria Cardoso e Ignacia Maria de Jesus, n. e b. Baependi; c/ Anna Florinda de Vasconcellos, f.l. de Pedro Cabral de Vasconcellos e Joanna Leite de Vasconcellos, n. e b. freg. de Aiuruoca.

 

2- Joaquim Lopes de Faria (ou de Faria Cardoso) aos 22-09-1790 casou com Teresa de Toledo Taques (ou Teresa Lourença de Toledo), filha de Lourenço de Toledo Taques e Joana Machado.

B7: Baependi-MG - cas. aos 22 setembro 1790 - matriz (a margem esquerda Joaquim Lopes de Faria e Thereza de Toledo Taques) Joaquim de Faria Lopes e Thereza de Toledo Taques.

Ele f.l. de Jose de Faria Cardoso e de Ignacia Maria de Jesus, n. e b. nesta freg.

Ela f.l. de Lourenço de Toledo Taques e Joanna Machado, n. e b. na mesma freguesia.

 

          Joaquim, viúvo, faleceu com testamento de 03 de agosto de 1841. Declarou os filhos “Bento = Manoel = Antonio = Joze = Ignacio = Ana cc Elias Bernardes Telles = Maria, ja falecida, q foi cc Thomas Ferreira de Sá e que deixou filhos”.

Carmo de Minas, MG Igreja N Sra do Carmo obitos - aos 20-07-1843 faleceu Joaquim de Faria Cardozo, viuvo, com testamento.

Testamento: Eu Joaquim de Faria Cardoso sou f.l. Joze de Faria Cardoso e D. Ignacia Maria de Jesus, ja falecidos, nas/bat na vila de Santa Maria de Baependi e de presente morador nesta freguesia de N

Sra do Monte do Carmo.

Fui cc Thereza Lourença de Tolledo de cujo matrimonio tivemos os seguintes filhos: Bento = Manoel = Antonio = Joze = Ignacio = Ana cc Elias Bernardes Telles = Maria, ja falecida, q foi cc Thomas Ferreira de Sá e que deixou filhos.

Testamenteiros: 1º lugar meu fiho Jose Joaquim de Faria, em 2º a meu irmão Leandro de Faria Lopes, em 3º a Antonio Jose de Souza Rodrigues.

Legados: de minha terça 10$000 rs a cada um de meus filhos e bem assim dividira 10$000 rs pelos meus netos, filhos da dita falecida filha.

Legados pios.

Declaro que por falecimento de minha mulher se procedeu o inventário de nossos bens e nessa mesma ocasião entreguei o que lhes coube por falecimento de minha mulher bem como o que havião de herdar por minha morte, porque so reservei a minha terça da qual tenho feito as minhas disposições acima descritas.

Depois de cumpridos todos os meus legados acima descrito, intituo herdeiro de minha terça ao dito meu filho Jose Joaquim de Faria em remuneração da fiel companhia e bom tratamento que me tem prestado em minha velhice (...) . Foi escrito a meu rogo por Joaquim Alvres de Andrade Borges e por mim assinado 03 de agosto de 1841 = Joaquim de Faria Cardoso.

Segue-se aprovação.

2-6 Ana Cardosa casada com Elias Bernardes Telles. Ana foi legatária da tia Teresa abaixo.

2-7 Maria, já falecida em 1841. Foi casada com Tomás Ferreira de Sa, com geração.

 

3- Ana Dionisia de Faria aos 24-11-1801 em Baependi casou com Manoel Borges da Costa, natural da Campanha-MG, filho de Domingos Borges da Costa e Madalena Cardoso; família “Lourenço de Brito Leme”.

B7: cas. - Baependi - aos 24 novembro 1801 - matriz - Manuel Borges da Costa, br. 58 anos e D. Anna Dionisia de Faria, br. 40 (ou 42 ?) anos.

Ele viúvo de  Anna (sic) Victoria de Freitas.

Ela f.l. do licenciado Jose de Faria Cardozo e de Ignacia Maria de Jesus, n. e b. e moradora nesta freguesia de Baependi e o contraente morador em Pouso Alto.

 

          Manoel era viúvo de Maria Vitória de Freitas, filha de João Fernandes de Freitas e Vitória Nunes da Silva. Família “Viveiros”. Faleceu aos 12-05-1824, com testamento lavrado em sua Fazenda Soledade da Freguesia de Pouso Alto, termo da Vila de Baependí:

Baependi  Testamento 1819 a 1823, CD 12/14; fls. 44v a 46v

Registro do Testamento doTen.te Manoel Borges da Costa, de quem é testamenteiro o Cap. Jose de Faria Cardoso e D. Ana Dionisia de Faria = falecido aos 12-05-1824

Eu Tenente Manoel Borges da Costa, n. da vila da Campanha da Princesa e morador na de N. Sra. da Conceição de Pouso Alto, f.l. de Domingos Borges da Costa e Magdalena Cardosa, já falecidos (...).

Testamenteiros: 1º a minha mulher Ana Dionisia de Faria e meu cunhado o Cap. Jose de Faria Cardoso formando ambos um só corpo, 2º meu cunhado Leandro de Faria Cardoso e 3º meu sobrinho Joaquim Jose de Faria.

Fui casado primeiramente com Maria Vitoria de Freitas de cujo matrimonio não tivemos filhos alguns e por isso a meação da dita minha primeira mulher ficou pertencendo a sua mãe Vitoria Nunes da Silva a qual esta satisfeita antes de seu falecimento.

Casei segunda vez com minha mulher e primeira testamenteira Ana Dionisa e tambem não tivemos filhos até o presente.

Declaro que sendo solteiro tive um filho natural de nome João Manoel Borges, filho de Theodora Maria Pinta, sendo também solteira nesse tempo, cujo meu filho se casou com Felizarda de tal estando morando ao pé do Ribeirão de S. Bento, sucedeu matarem-no indo daquela vila para sua, mas porque ficou do mesmo um filho de nome Jose que é meu neto e vem a ser meu forçado herdeiro das duas parte da minha meação representando a pessoa de seu falecido pai  e por isso declaro e instituo coma condição porem de que se o dito neto e herdeiro falecer antes de meu falecimento então será minha herdeira a declarada minha mulher e testamenteira.

Declaro que quero se leve em conta ao dito meu neto Jose na sua herança um recibo passado pelo falecido meu filho da quantia de vinte e duas oitavas em 11-10-1799 como consta do mesmo que se acha em meu poder.

Declaro que pago tudo o que tenho consignado, tudo quanto sobrar da minha terça sera repardito por esmola, em igual parte com minha afilhada Maria, filha de meu cunhado Manoel Gomes Correa e com minha escrava Esmeria mulata.

Capela de N. Sra. do Carmo da Freguesia de Pouso Alto 06-11-1816

Aprovação: 16-11-1816 nesta Fazenda denominada a Soledade(?) Freguesia de Pouso Alto, Vila de Santa Maria de Baependi, em morada do Capitão Jose de Faria Cardoso.

Abertura: aos 12-05-1824 abri este testamento.

Aceitação: aos 31-07-1824 pelo Capitão Jose de Faria Cardoso e D. Ana Dionisia de Faria.

 

          Sem geração legítima, Manoel reconheceu o filho natural:

I- José Manoel Borges, ja falecido em 1816, filho de Teodora Maria Pinta. Foi casado com Felizarda de tal e deixou o filho: José, herdeiro do avô paterno.

 

          Ana Dionísia comparece no censo de 1839 com 67 anos declarados. Faleceu em Carmode Minas e foi sepultada em 22-05-1846:

censo Carmo de Baependi 12-02-1839, fogo 295

Ana Dionisia de Faria, branco, 67, viúva, lavrador, le e escreve

Vicente Frazão, pardo, 28, casado com escrava

Cecilia, branco, 40, solteira, agregada

7 escravos

 

Carmo de Minas, MG Igreja N Sra do Carmo aos 22-05-1846 faleceu D. Ana Dionisia de Faria, foi sepultada nesta matriz. Fez testamento:

Testamento: (...) eu Ana Dionisia de Faria n. da vila de Santa Maria de Baependi e moradora nesta freg. de N. Sra do Carmo(...). Fui casada com Manoel Borges da Costa de cujo matrimônio não tivemos filho alguns, e por isso não tenho herdeiros forçados.

Testamenteiros em 1º lugar a m/sobrinho Jose Gomes de Faria, em 2º a Pedro Vieira da Silva, e em 3º a m/irmão Leandro de Faria Lopes. Legados pios. Depois de cumpridos todos os meus legdos, instituo por meu universal herdeiro de todos os restantestes de meus bens ao meu primeiro testamenteiro Jose Gomes de Faria. Olaria, Freguesia do Carmo 10 de março de 1846 Anna Dionizia de Faria. Segue-se a aprovação.

 

4- Maria da Graça de Jesus, em Cunha-SP aos 26-04-1786 casou com Joaquim José da Silva, filho de Manoel da Silva Granito e de Margarida Francisca de Sampaio, neto paterno de Jose Gomes Granito n. em Évora e de Inacia da Silva n. em Cunha-SP, neto materno de Andre de Sampaio, nascido na cidade de Evora e Maria da Silva natural de Guaratingueta

(pesq. de Joaquim Roberto Fagundes. Casamentos da Matriz de Cunha (1778-1803).) ASBRAP 10-73, fls. 28 aos 26-04-1786 Joaquim Jose da Silva, f. de Manuel da Silva Granito e de Margarida Francisca de Sampaio; np de Jose Gomes Granito n. em Évora e de Inacia da Silva n. em Cunha; nm de Andre de Sampaio, n. na cidade de Evora e Maria da Silva n. na vila de Guaratingueta; = com Maria da Graça de Jesus, n. em Baependi, fa. de Jose Faria Cardoso e Inacia Maria de Jesus, np de Leandro de Faria Cardoso e de Maria do Amaral, naturais da freguesia de Almadache, Bispado de Vizeu; nm de Andre Lopes da Lavra e de Maria da Graça, n. em Pindamonhangaba. tt. Manuel Antonio da Silva e Joaquim Alvares Carneiro.

 

5- Leandro de Faria Lopes casou com Escolástica Maria de Jesus. Em 1831 comparecem no censo de Pouso Alto, Leandro com 56 anos declarados, Escolástica com 38 e vários filhos:

(Pesquisa Silvia Buttros) Censo 1831 Nossa Senhora do Carmo de Pouso Alto - Fogo nº 294

Leandro de Faria lopes cas. 56 anos

Escolástica Maria de Jesus cas. 38

José solt. 18

Ana solt. 15

Inácia solt. 14

Mariana solt. 13

Leandro solt. 10

Francisco solt. 7

Luiz solt 4

Teresa solt. 2

Leandro faleceu com testamento em 29-11-1846. Declarou nove filhos de seu casal, entre eles:

Carmo de Minas, MG Igreja N Sra do Carmo obitos  aos 29-11-1846 faleceu Leandro de Faria Lopes, com seu solene testamento que se seque. Foi sepultado dentro desta matriz.

Test.: eu Leandro de Faria Lopes, f.l. de Jose de Faria Cardoso e de D. Ignacia Maria de Jesus, n/b na vila de Santa Maria de Baependi e morador nesta freg. de N. Sra do carmo termo de Baependi bispado de Mariana Comarca de Sapucai Provincia de Minas Gerais (...). Sou cc D. Escolastica Maria de Jesus de cujo matrimonio tivemos os filhos seguintes: Jose = Leandro = Francisco = Luis = Maria cc Domingos de Villasboas Simões, já falecida e deixou filhos = Ana cc Jose Gomes de Faria = Ignacia cc Jose Gularte = Mariana cc Joaquim Fernandes de Freitas = Teresa ainda solteira, unicos herdeiros que possuo

Testamenteiros: em 1º a m/mulher D. Escolastica Maria de Jesus, em 2º Jose Gomes de Faria, meu genro, em 3º a Pedro Vieira da Silva.

Legados: a meu filho Leandro de Faria Lopes 150$000rs, cujo dinheiro estava em meu poder, que lhe deixou por esmola sua madrinha Brigida Antonia da Conceição.Instituo por herdeira do restante de minha terça a minha mulher D. Escolastica Maria de Jesus.

Olaria do Carmo 18 de junho de 1846 Leadro de Faria Lopes. Segue-se a aprovação.

5-1 José com 18 anos em 1831.

5-2 Maria da Graça de Jesus em 1828 em Pouso-Alto-MG, dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau igual, casou com Domingos de Villas Boas Simões (ou Rodrigues Simões), filho de Manoel Antonio Simões e Maria da Graça de Jesus, neto materno de Maria da Graça irmã de Inácia Maria de Jesus, esta avó paterna de Maria da Graça de Jesus,

 (pesq. Moacyr Villela) Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha - MG

POA -LPM - 07 - 1828 a 1831

1. Dispensa de Impedimentos

1828 - Oradores - Domingos de Villas Boas Simões e Maria da Graça de Jesus

Consangüinidade em terceiro grau igual - Avó do orador era irmã de avó da oradora

Orador natural da Freguesia de Baependi, morador na Capela do Carmo de Pouso Alto, filho legitimo de Manoel Antonio Villas Boas(sic) e Maria da Graça de Jesus;

A mãe do orador é filha de Maria da Graça irmã legitima de Inácia Maria de Jesus mãe de Leandro de Faria Lopes pai da oradora casado com Escolástica Maria de Jesus .

Juramento dos oradores:

 (...) era a propria Maria da Graça de Jesus, filha legitima de Leandro de Faria Lopes e de Escolastica Maria de Jesus, n/b nesta freguesia de Santa Maria de Baependi e moradora na capela de N. Sra do Carmo do Pouso Alto.

 (...) ser o proprio Domingos de Villas Boas Simões, filho legitimo de Manoel Antonio Simões e Maria da Graça de Jesus (...).

          Maria da Graça foi legatária da tia Teresa:”a minha sobrinha Maria da Graça cc Domingos Rodrigues Simões 200$000 rs”. Já falecida em 1846, Maria foi representada no inventário paternopr seus filhos.

5-3 Ana, com 15 anos em 1831. Casou com José Gomes de Faria 2º testamenteiro do sogro.

5-4 Inácia com 14 anos em 1831.Casou com José Goulart, tambem legatária da tia Teresa: ”m/sobrinha Ignacia, filha de meu irmão Leandro, cc Jose Goular o meu cavalo ruço e se tiver morrido 30$000 rs”.

5-5 Mariana, com 13. Casou com Joaquim Fernandes de Freitas

5-6 Leandro de Faria Lopes, com 10 anos em 1821. Afilhado de Brigida Antonia da Conceição.

 

6- Teresa Esmeria de Jesus, natural de Baependi. Com 58 anos, faleceu em Carmo de Minas em 17-10-1841 com testamento de 07-07-1841. Solteira sem geração, deixou legados a diversos sobrinhos.

Carmo de Minas, MG Igreja N Sra do Carmo obitos - aos 17-10-1841 nesta freguesia faleceu D. Teresa Esmeria de Jesus, solteira, em idade de 58 anos.

Testamento: Eu D. Teresa Esmeria de Jesus, f.l. Jose de Faria Cardozo e D. Ignacia Maria de Jesus, n/b na vila de Santa Maria de Baependi e de presente moradora nesta freguesia de N Sra do Carmo do municipio de Baependi (...) este meu testamento>

Declaro que nunca fui casada e que não tenho herdeiros, ascendentes ou descendentes.

Testamenteiros: 1º a Antonio Jose de Souza Rodrigues cc minha sobrinha D. Mariana, em 2º lugar a Pedro Vieira da Silva tambem casado com minha sobrinha D. Claudiana, e em 3º lugar a meu irmão Leandro de Faria Lopes.

Legados a:

- m/sobrinha Ana cc meu sobrinho Jose Gomes, a minha escrava Ana parda.

- m/sobrinha Rita cc Jose Joaquim da Silva, a minha escrava Gertrudes, parda.

- minha sobrinha Tereza mulher de meu sobrinhoJose  Leandro, a minha escrava Maria crioula, com a condição de dar de seu valor 50$000 rs a meu sobrinho Manoel Gomes que lhe deixo.

- a minha sobrinha Maria da Graça cc Domingos Rodrigues Simões 200$000 rs.

- minha sobrinha Ana Cardoza cc Ilias Bernardes Telles, a minha escrava Caterina crioula.

- minha sobrinha Ignacia Maria de Jesus, viuva de Antonio Fernandes.

- meu sobrinho Manoel Gomes, já referido, 50$000 rs.

- meu sobrinho Ignacio, filho de meu irmão Joaquim de Faria, 40$000 rs.

- meu sobrinho Manoel, filho de meu irmão Manoel de Faria, 40$000rs.

- minha sobrinha Ana, irmã do dito meu sobrinho Manoel, 100$000 rs.

- a m/sobrinha Maria de Paula cc Antonio Jose de Mello, 40$000 rs.

- m/sobrinha Ignacia, filha de meu irmão Leando, cc Jose Goular o meu cavalo ruço e se tiver morrido 30$000 rs.

- m/sobrinha Ana Vitoria, f. do finado Alf. Jose Apolinario, 50$000 rs.

- m/sobrinha Francisca, irmã da mesma, 30$000 rs.

- meu primeiro testamenteiro aqui nomeado, Antonio Jose de Souza Rodrigues op meu escravo João Cabra e assim mais deixo-lhe 300$000 rs.

- minha sobrinha Claudiana cc Pedro Vieira, nomeado meu 2º testamenteiro, os escravos Antonio da Costa e s/m Angelica parda, e Domiciana parda.

Depois de cumpridos todos os meus legados acima descrito, instituo por  minha universal herdeira a dita minha sobrinha Claudiana mulher do dito meu segundo testamenteiro Pedro Vieira da Silva.

(...) 07-07-1841 - Thereza Esmeria de Jesus

 

7- Manoel de Faria teve filhos legatários da irmã Teresa:

7-1 Manoel: ”meu sobrinho Manoel, filho de meu irmão Manoel de Faria, 40$000rs.”

7-2 Ana, “minha sobrinha Ana, irmã do dito meu sobrinho Manoel, 100$000 rs”.