PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

José de Castro Picão

 

 

Silvia Buttros

 

José de Crasto Picão, natural da cidade de Madrid, casou com Maria de Andrade de Mendonça, natural da vila de Guaratinguetá do Bispado de S. Paulo.

 

Encontramos nos livros paroquiais de S. José del Rei (Tiradentes-MG)  dois filhos e vários netos do casal:

 

1- Manoel de Castro casou com Ana Maria de Sequeira, filha de Jerônimo Fernandes, do Arc. de Braga e Margarida Garcia de Cerqueira, da freguesia de Santo Amaro-SP. Geração na família “Jerônimo Fernandes”.

 

2- Ana Pedrosa de Mendonça casou com Manoel Correa de Mesquita Pimentel, filho de Tomé Lopes Velasco, natural da freguesia de Sandim Bispado de Miranda do Douro e Cezilea de Mesquita Pimentel, natural do lugar de Fornelos termo da Vila Real.

          Tiveram filhos batizados em Tiradentes-MG, q.d.:

2-1 Thula, batizada aos 29-10-1753 em Tiradentes-MG.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 29-10-1753 Lage, Thula, f.l. de Manoel Correa de Mesquita Pimentel e Ana Pedrosa de Mendoça, np de Thome Lopes Velasco, n/b na freg. de Sandim Bispado de Miranda do Douro e D. Cezillea de Mesquita Pimentel, n. do lugar de Fornelos termo da vila Real, nm de Joseph de Crasto, n. da vila de Madrid e bat. na freg. de S. Sebastião e Maria de Andrade bat. na vila de Guaratingueta bispado de S. Paulo, padr.: João Dias Braga, solteiro e Maria de Andrade mulher de Manoel Joseph Malta, todos desta freguesia.

2-2 Maria, aos 21-11-1759

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 21-11-1759 Passatempo, Maria, f.l. Manoel Correa de Mesquita e Ana Pedrosa. padr.: Joseph da Costa Ferreira da freguesia as Congonhas e Felicia Maria mulher de Francisco de Araujo.

 

2-3 Euzébio, em 01-01-1764.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 01-01-1764 Desterro, Euzebio, f.l. Manoel Correa de Mesquita e Ana Pedrosa de Mendonça, padr.: Francisco da Costa de Azevedo e s/m Francisca Maria de Mesquita.

 

2-4 Manoel Antonio Pimentel, natural de Tiradentes onde aos 24-01-1787 casou com Mariana Francisca do Rosario, filha de Fulano da Costa e Maria do Rosário.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 24-01-1787; Lage; Manoel Antonio Pimentel; f. .........el Correa de Mesquita Pimentel e Ana Ped......za; n. São José; = cc. Mariana Francisca do Rosário; f. ...............gues da Costa e Maria do Rosário; n. São João del Rey;

2-5 Francisca Maria de Mesquita, natural de Tiradentes. Casou com Francisco da Costa Azevedo, natural de Vila Rica (Ouro Preto-MG), filho de Bento da Costa de Azevedo e Antonia Maria.

          Francisca faleceu viúva e sem geração. Foi inventariada em S. João del Rei em 1817. Instituiu herdeiro o sobrinho Euzébio Antonio de Mesquita.

Arquivo de São João del Rei-MG

Inventário de 1817

Pesq. Silvia Buttros

Inventariada: Francisca Maria de Mesquita

Inventariante: Eusébio Antônio de Mesquita

Localidade: Arraial da Formiga

A inventariada era viúva de Francisco da Costa Azevedo.

Consta do testamento feito pelo casal:

Ele, filho legítimo de Bento da Costa de Azevedo e de Antônia Maria, nascido e batizado na freguesia de Nossa Senhora do Pilar de Vila Rica;

Ela, filha legítima de Manoel Correa de Mesquita Pimentel e de Anna Pedrosa de Mendonça, nascida e batizada na Vila de São José, no presente ambos moradores na Aplicação de Santo Antonio do Monte, filial da Matriz da Vila de São Bento do Tamanduá, Comarca do Rio das Mortes.

Herdeiro: o sobrinho Eusébio Antônio de Mesquita.