PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

JOSÉ DE BULHÕES

(atualizado em 08-janeiro-2018)

 

 

Bartyra Sette

Fabricio Gerin

 

 

José de Bulhões e sua mulher Catarina Gomes foram povoadores de Mogi das Cruzes-SP. Nos livros paroquiais dessa freguesia e nos inventários e testamentos guardados no Arquivo do Estado de São Paulo encontramos vários filhos do casal:

 

1- Catarina Nunes, segunda mulher de Francisco de Chaves, família “Francisco de Chaves”.

 

2- Joana Nunes casou com João Pereira de Souza. Faleceu com testamento e foi inventariada em 1671 pelo viúvo. Declarou seis filhos de seu casal e encomendou as filhas ao seu irmão Alberto Nunes.

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Inventarios de Mogi das Cruzes-SP: 2º Cartório

Pesq.: Fabricio Gerin

Joana Nunes - 1671

Autos: 26-05-1671 em pousadas de João Pereira de Souza, marido da defunta.

Filhos da Defunta: João, Tomé, Bartolomeu, Maria, Catarina, Ana.

Testamento 12-04-1671

Testamenteiro meu marido João Pereira de Souza e meu irmão Alberto Nunes de Bulhões.

Sou n. desta vila de Mogi, f.l. de Jose de Bulhões e Catarina Gomes. Sou cc. João Pereira de Souza e tenho os seguintes filhos: João, Tomé, Bartolomeu, Maria, Catarina, Ana.

Encomendo minha filha Ana a Izabel Correa, a moça, sua madrinha.

Deixo a meu irmão Alberto Nunes, minhas filhas encomendadas.

Cumpra-se 29-04-1671.

2-1 João

2-2 Tomé

2-3 Bartolomeu

2-4 Maria

2-5 Catarina

2-6 Ana, afilhada de Izabel Correa “a moça”.

 

3- Alberto Nunes de Bulhões, testamenteiro da irmã Joana. Casou duas vezes: Primeiro com Maria Leme, filha de Domingos Leme e Maria da Costa (SL. 2, 350, 2-1). Segunda vez com Ana Maria da Cunha, filha de Amador Lourenço e Maria da Cunha, aportes à GP: Maria da Cunha cc Amador Lourenço - SL V, 200, 1-7, neste site.

          Alberto fez seu testamento em 03-07-1721, faleceu no ano seguinte e foi inventariado em 27-01-1723 (inventários SAESP não publicados, neste site). Declarou os filhos de ambos os matrimônios:

Alberto e Maria tiveram duas filhas, já falecidas em 1721:

3-1 Maria Leme foi casada com João Batista Bomfate. Pais de, pelo menos:

3-1-1 João (Batista) Lemes Bomfante na Parnaiba em 1693 casou com Maria Cardosa, filha do falecido José Pedroso e Mécia Vaz da Cunha, família “Gaspar Vaz Guedes”.

in ASBRAP 2 - Livro 1 de casamentos de Santana de Parnaíba, coligidos por Silva Leme. Rodnei Brunete da Cruz.

João Batista (de Mogi das Cruzes) f. de João Batista Bomfante e de Maria de Byulhões, com Maria Cardoso, filha de Jose Pedroso, fal, e de Mécia Vaz da Cunha (1693)

         João foi inventariado em Mogi das Cruzes em 1709. Em 1712 Maria Pedrosa estava casada com José da Silva Leme, tutor de seus enteados.

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Cartório de Mogi das Cruzes, SP

Pesquisa: Fabricio Gerin

1709 - João Lemes Bomfante (na capa consta João Pedroso)

Autos: 26/02/1709

Declarante: a viúva Maria Pedrosa.

Filhos que ficaram do defunto: José, de 13 anos; João, de 11 anos; Ambrósio, de 8 anos; Antonio, de 3 anos.

Termo de declaração da viúva: declarou que havia mais nesta fazenda um casal de peças com um filho que estão na vila de Parnaíba em casa do irmão da dita viúva, João Pedroso.

27/07/1712 Termo de requerimento que faz José da Silva casado com a viúva Maria Pedrosa, mulher que ficou de João Lemes Bomfante - apareceu José da Silva, casado com a viúva que ficou de João Lemes e por ele foi requerido que ele fizesse tutor e curador e procurador aos órfãos seus enteados, filhos que ficaram do dito defunto - fez-se tutor e curador ao dito José da Silva.

16/12/1713 Termo de Curadoria - para que renovasse a tutoria dos órfãos, filhos que ficaram de João Lemes Bomfante, que servia ora José da Silva, padrasto dos ditos órfãos - e logo fez tutor e curador dos órfãos a João Pedroso de Moraes, por ser de parentesco mais chegado (assina: João Pedroso de Moraes).

24/01/1717 no termo desta vila de Santana das Cruzes de Mogi, na paragem chamada Paratiequasuna, fazenda de José da Silva Leme, casado com a viúva Maria Pedrosa, mulher que ficou do defunto João Leme - estando presentes os menores, filhos do defunto João Leme: um casado, por nome José Pedroso, e outros João Pedroso e Ambrósio Pedroso (assinam: José Pedroso Bomfante, Ambrósio Pedroso Bomfante e João Leme Bomfante).

No mesmo dia: apareceu José Pedroso, irmão dos menores João Pedroso e Ambrósio Pedroso e por ele foi dito que era emancipado por ser casado e queria que lhe passassem a tutoria e curadoria dos ditos seus dois irmãos (assina: José Pedroso Bomfante).

 

         Foram filhos de João e Maria, idades em 26-02-1709:

3-1-1-1 José, com 13 anos. José Pedroso Bomfante, casado em 1717, requereu a tutela de seus irmãos. Foi casado com Maria Leme da Silva, filha de João Dias Mendes e outra Maria Leme da Silva naturais de S. Vicente-SP (SL. 2, 350, 5-1)

          José, com Rosa, teve o filho natural q.d.:

3-1-1-1-1n Inacio Leme Pedroso foi casado duas vezes. Em 11-08-1770, viúvo de Rita Pedrosa, casou com Bárbara Leme da Silva, filha de João Luiz Barbosa e da falecida Antonia Leme.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 11-08-1770 Inacio Leme Pedroso, viuvo de Rita Pedrosa, filho de Jose Pedroso Bomfante e de sua Rosa, digo filho natural = cc Barbara Leme da Silva, f.l. João Luiz Barbosa e Antonia Leme, falecida, e não souberam os avós.

 

3-1-1-1-1 Rosa, batizada em 22-11-1726.Rosa Pedrosa Bomfante aos 02-06-1746 casou com Pedro Leme, natural de Itu, filho de Francisco (ou José) Colasso e Domingas(ou Catarina) Dias (ou Leme)

Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, - aos 27-03-1727 me foi apresentada uma certidão em como foi batizado aos 22-11-1726 a Rosa, f.l. Jose Pedroso Bomfante e Maria Lemes da Silva, padr.: Francisco Carlos Pedroso e Potenciano/a da Cunha. E por mandado fiz este assento Mogi 27-03-1727.

 

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 02-06-1749 Pedro Leme n/b na vila de Itu, f.l. Francisco Colasso, fal. e Domingas(sic) Dias = cc Rosa Pedrosa Bomfante, n. desta vila, f.l. Jose Pedroso Bomfante, já defunto e Maria Leme da Silva

Entre seus filhos:

3-1-1-1-1-1 João Dias Leme aos 11-08-1778 casou com Maria Antonia do Sacramento, filha de Manoel Rodrigues do Amaral e Ana Maria da Silva casados em 13-02-1741, neta paterna de Antonio Rodrigues e Joana do Amaral, neta materna Antonio Delgado da Silva e Ignez Correa (SL. 5, 324, 7-1)

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 11-08-1778 João Dias Leme, n. desta, f.l. Pedro Leme e Rosa Pedrosa, np Jose Collaço e Domingas Leme, nm Jose Pedroso Bufante e Maria Leme da Silva = cc Maria Antonia do Sacramento, n. desta, f.l. Manoel Rodrigues do Amaral e Ana Maria, np Antonio Rodrigues Freire e Antonia Lopes, nm Antonio Del--ado[danificado] e Ignez Correa. Test.: Miguel Ribeiro da Cunha cc Lucrecia Leme Pedrosa, e Antonio dos Ouros cc Maria da Conceição.

 

Casamentos Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 13-02-1741 Manoel Rodrigues do Amaral, f.l. Antonio Rodrigues e Joana do Amaral moradores da Ilha do Faial da freg. de Santa Maria Madalena do Pico Bispado da Ilha Terceira = cc Ana Maria da Silva, f.l. Antonio Delgado da Silva e Ignez Correa, todos nts da freg. de Mogi.

3-1-1-1-1-2 Florencia Leme Pedrosa aos 01-06-1769 casou com Miguel da Cunha Ribeiro, filho de Antonio da Cunha Pedroso e Antonia da Cunha Barbosa.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 01-06-1769 Miguel da Cunha Ribeiro, f.l. Antonio da Cunha Pedroso e Antonia da Cunha Barbosa, nts desta vila, np Manoel Vaz Cardoso e Barbara Pedrosa, nm Miguel Ribeiro Preto e Cecilia Gomes = cc Florencia Leme Pedrosa, f.l. Pedro Leme e Rosa Pedrosa, nts e moradores desta, np Francisco Collaço e Catarina Lemes, nm Jose Pedroso Bomfante e Maria da Silva Leme. Test.: Cap. Eugenio de Almeida Ramos cc Angela Pimenta de Abreu, e Francisco Antonio de Siqueira cc Maria Rodrigues da Silva.

3-1-1-1-2 Maria Leme da Silva aos 12-05-1768 casou com José Cardoso de Araújo, filho de Gabriel José de Araújo e Catarina Cardosa do Prado, neto paterno de Francisco de Araújo e Maria Alves, neto materno de Manoel Ferreira e Catarina Cardosa (SL. 3, 350, 5-6)

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 12-05-1768 Jose Cardoso de Araujo, f.l. Gabriel Jose de Araujo e Catarina Cardosa do Prado, np Francisco de Araujo e Maria Alves, nm Manoel Ferreira e Catarina Cardosa = cc Maria Leme da Silva, f.l. Jose Pedoso Bonfamte e Maria Leme da Silva, np João Leme Bomfante e Maria Pedrosa, nm João Dias Mendes e Marsia Leme. Ambos os contraentes nts desta. Test.: João Correa da Cunha cc Bernarda Paes, e Inacio de Moraqes Sarmento cc Josefa Rodrigues

Entre seus filhos:

3-1-1-1-2-1 Felizarda Cardosa do Prado aos 05-02-1785 casou com Manoel Pereira natural da freguesia de Santa Quitéria da cidade de Lisboa, filho de Luiz Pereira e Maria Bárbara, neto paterno de Francisco Pereira e Josefa Maria, neto materno de Manoel José e Quitéria de Abreu.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 05-02-1785 Manoel Pereira, n. freg. Santa Quiteria da cidade de Lisboa, f.l. Luiz Pereira e Maria Barbara nts da mesma freguesia, nm Manoel Jose e Quiteria de Abreu, np Francisco Pereira e Josefa Maria todos nts da mesma freguesia de Santa Quiteria termo de Lisboa = cc Felizarda Cardosa do Prado, n. desta, f.l. Guarda Mor Jose Cardoso de Araujo n. da vila Boa de Goias e Maria Leme da Silva n. desta, np Gabriel Jose de Araujo n. de Santos e Catarina Ferreira n. cidade de S. Paulo, nm Jose Pedroso Bomfante e Maria Leme da Silva nts desta.

 

3-1-1-1-3 Maria, batizada em 09-12-1728. Maria Pedrosa da Conceição casou com Antonio dos Ouros de Miranda, filho de Manoel dos Ouros da Veiga e de Izabel de Oliveira de Miranda. Geração na família Matias de Oliveira - desentroncado, neste site.

Batismos Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 09-12-1728 Maria, f.l. Jose Pedroso Bomfante e Maria Leme, padr.: [---------]

 

ACMSP Dispensa de Matrimonios Parte A ano 1755  -

Antonio dos Ouros de Miranda e Maria Pedrosa da Conceicao - aos 08-01-1755

Antonio dos Ouros, morador no bairro de S. Miguel, fregues e natural da freguesia de N. Sra da Conceição Guarulhos, f.l. de Manoel dos Ouros e de Izabel de Miranda, se acha contratado para se casar com Maria da Conceição, f.l. de Jose Pedroso Bomfante e de Maria Leme da Silva, naturais da vila de Mogi de Santa Ana das Cruzes.

Antonio dos Ouros de Miranda, f.l. de Manoel dos Ouros da Vega e de s/m Izabel da Conceição de Oliveira, ja defunta, todos naturais e fregueses da freguesia de N. S. da Conceição dos Guarulhos, = com Maria Pedrosa da Conceição, f.l. de Jose Pedroso Bomfante, ja defunto e de s/m Maria Leme da Silva, todos naturais e freguesees nesta vila de Mogi.

 

Justificado o batismo do justificante Antonio dos Ouros.

 

- Vendo um dos livros de assentos dos batizados desta freguesia nele a f. 31- se acha o assento do teor seguinte: = aos 09-12-1728 bat a Maria, f. de Jose Pedroso Bomfante e de s/m Maria Leme, Padrinhos Cosme Damião, e Francisca de Godoy. Mogi 10 de Dezembro de 1754

 

3-1-1-1-4 Inacio Pedroso Bomfante aos 10-06-1761 casou com Francisca de Oliveira da Silva, irmã de Antonio dos Ouros supra citado, filhos de Manoel dos Ouros da Veiga e Izabel de Oliveira de Miranda - família Matias de Oliveira - desentroncado, neste site.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 10-06-1761 Inacio Pedroso Bomfante, f.l. Jose Pedroso Bomfante e Maria Leme da Silva, np João Leme Bomfante e Maria Pedrosa nts da vila de Parnaiba, nm João Dias Mendes e Maria Leme da Silva nts da vila de S. Vicente = cc Francisca de Oliveira da Silva, f.l. Manoel dos Ouros da Veiga e Izabel de Oliveira de Miranda, natural a contraente da cidade de S, Paulo e o contraente desta vila de Mogi, np de Miguel dos Ouros e Antonia de Miranda de Oliveira natural das minas do Ouro Preto, nm Antonio Simões e Leonor de Miranda de Oliveira nts da cidade de S. Paulo. Test.: Salvador Pedroso da Silva e Cap. Eugenio de Almeida Ramos.

3-1-1-1-5 José Pedroso Bomfante casou com Catarina de Oliveira, irmã de Francisca de Oliveira e Antonio dos Ouros supra citados - família Matias de Oliveira - desentroncado, neste site.

Pais de, q.d.:

3-1-1-1-5-1 Maria Pedroso de Oliveira aos 27-08-1776 casou com Andre Coelho, natural da Conceição dos Guarulhos, filho de João Coelho e Mariana Cardosa, neto paterno de Francisco de Barros da Rocha e Catarina de Siqueira, neto materno de Francisco Pinheiro e Joana de Siqueira.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 27-08-1776 Andre Coelho, n. e morador na freg. Conceição dos Guarulhos, f.l. João Coelho e Mariana Cardosa, np Francisco de Barros da Rocha e Catarina de Siqueira, nm Francisco Pinheiro e Joana de Siqueira= cc Maria Pedrosa de Oliveira, n. desta, f.l. Jose Pedroso Bufante e Catarina de Oliveira, np Jose Pedroso Bufante e Maria Leme da Silva, nm Manoel dos Ouros e Izabel de Oliveira

3-1-1-1-5-2 Felicia Pedrosa aos 11-09-1786 casou com Bento Ferreira Mendes, natural da Conceição dos Guarulhos, filho de Antonio Ferreira Mendes, natural da vila de Parnaiba e Maria Machada, da Conceição dos Guarulhos, neto paterno de Bento Ferreira Mendes e Joana Barreta naturais da Parnaiba, neto materno de Estevão Barbosa de Siqueira e Maria Machada naturais da Conceição dos Guarulhos

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP,. aos 11-09-1786 Bento Ferreira Mendes n. Conceição dos Guarulhos, f.l. Antonio Ferreira Mendes n. vila de Parnaiba e Maria Machada n. Conceição dos Guarulhos, np Bento Ferreira Mendes e Joana Barreta nts da Parnaiba, nm Estevão Barbosa de Siqueira e Maria Machada nts da Conceição dos Guarulhos = cc Felicia Pedrosa n. desta, f.l. Jose Pedroso Bomfante e Catarina de Oliveira, np Jose Pedroso Bonfamte e Maria Leme da Silva, nm Manoel dos Ouros e Izabel de Oliveira todos nts desta vila.

3-1-1-1-6 Escolastica Pedrosa casou com Hilário Rodrigues, filho de João Rodrigues de Abreu e Antonia de Lemos. Pais de, q.d.:

3-1-1-1-6-1 José Pedroso aos 12-04-1780 casou com Bárbara da Silva, filha de Josefa da Silva e pai incognito.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 12-04-1780 Jose Pedroso, n. da freg. de Nazare, f.l. Hilario Rodrigues e Escolastica Pedrosa, np João Rodrigues de Abreu e Antonia de Lemos, nm Jose Pedroso Bonfamte e Maria Leme da Silva = cc Barbara da Silva, n. desta, f. Josefa da Silva e pai incognito

3-1-1-2 João, com 11. João Pedroso ou João Leme Bomfante

 

3-1-1-3 Ambrósio com 8. Ambrósio Pedroso Bomfante

 

3-1-1-4 Antonio, com 3 anos.

 

3-2 Ana Leme casada com Gaspar Lourenço tiveram, pelo menos:

3-2-1 Mariana Leme na Parnaíba em 1696 casou com Andre Lopes de Moura, filho de Pedro Lopes de Moura e Izabel da Silva

ASBRAP 2, Livro 1 de casamentos de Santana de Parnaíba, coligidos por Silva Leme. Rodnei Brunete da Cruz. Andre Lopes de Moura. f. Pedro Lopes de Moura e Izabel da Silva, com Mariana Leme, f. Gaspar Lourenço, fal. e Ana Leme (ano de 1696)

Pais de, pelo menos:

3-2-1-1 Izabel Lopes de Moura casou com Antonio Dias Furtado, filho de João Martins da Rocha e de s/m Maria da Luz. Pais de, q.d.:

3-2-1-1-1 João da Silva Rocha, batizado em Santo Amaro em 02-08-1736. Casou aos 28-10-1762, com provisão, com Clara Domingues, batizada na Cotia em 10-08-1747, filha de João Vaz Domingues e de s/m Joana Pedrosa Cavaleira. Geração na família “Clemente Alvares” Cap. 1º, neste site.

Santo Amaro, SP aos 28-outubro-1762 e testemunhas Mateus de Lima e Antonio Ribeiro, se casaram João da Silva Rocha, f.l. de Antonio Dias Furtado, o moço, e s/m Izabel Lopes, n. desta freguesia, np de João Martins da Rocha e de s/m Maria da Luz, materno de Andre Lopes de Moura e de s/m Mariana Leme da Silva = com Clara Domingues, f.l. de João Vaz Domingues e de s/m Joana Pedrosa Cavaleira, n. da freguesia da Cotia, np de João Vaz(sic) Barreiros e de s/m Izabel Moreira, e materna de Diogo Rodrigues de Medeiros e de s/m Izabel Pedrosa Nogueira, todos naturais desta freguesia,

Nota: erro na declaração da avó paterna da contraente

 

 

Alberto Nunes de Bulhões e Ana Maria da Cunha tiveram nove filhos:

3-3 Amador Nunes de Bulhões, já falecido em 1721

3-4 Tomé da Cunha de Bulhões, casado

3-5 José de Bulhões foi casado três vezes, sem geração. Faleceu com testamento aberto aos 10-04-1738.

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Inventarios de Moji das Cruzes: 2º Cartório de Mogi das Cruzes -

Jose de Bulhões

Autos 17-04-1738

Treslado do Testamento

05-04-1738 Eu Jose de Bulhoes (...).

Testamenteiros: Tome Pimenta e Aparicio de Candia.

Sou n. desta vila, f.l. Alberto Nunes de Bulhões e Mariana(sic) da Cunha, defuntos. Fui casado 3 vezes de cujos matrimonios não tivemos herdeiros algum.

Declara ter habilitado por herdeiro e intitulado por filho natural Antonio Nunes, por escritura publica na qual o nomeava por herdeiro, que tudo por este meu testamento revogo e desfaço e quero que nada valha. Porque ja agora não é assim a minha vontade.

De tudo o que sobrar, depois de pago tudo que declarado tenho, os filhos de Manoel da Costa, que Ds haja, e Francisca de Moraes, meus sobrinhos, as solteiras que entre estas se partam, assim como entre as filhas de Sebastião Pimenta de Carvalho.

Abertura 10-04-1738

Desistencia dos Testamenteiros 10-04-1738 Tome Pimenta e Aparicio de Candia

3-6 João Nunes de Bulhões, falecido, foi casado. Pai de:

3-6-1 Izabel Nunes

3-7 Antonio Nunes de Bulhões, solteiro. Faleceu com testamento de 08-07-1725 e foi inventariado no mesmo ano. Instituiu a própria alma por universal herdeira.

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Inventarios de Moji das Cruzes: 2º Cartório de Mogi das Cruzes

Antonio Nunes de Bulhões aos 21-11-1725

Declarante Sebastiao da Costa de Lima, testamenteiro e herdeiro do defunto.

Faleceu solteiro e fizera testamento.

Era filho do defunto Alberto Nunes, moradores desta vila, era emancipado, e não sabia se tinha filhos naturais e morreu aos 12 deste mes de novembro de 1725, com 40 anos.

Testamento aos 08-07-1725

Eu Antonio Nunes de Bulhões (…)  testamenteiros: Tome Pimenta de Abreu, em 2 a Sebastião da Costa de Lima.

Sou natural desta vila de Mogi, f.l. Alberto Nunes de Bulhões e Maria da Cunha, ja falecidos nesta vila. Sou solteiro

Devo somente a meu irmão Jose de Bulhões (…)

Devedores: me deve m/sobrinha Ursula da Cunha  mulher de Manoel Machado (…)

Legados: deixo de esmola a m/irma Maria da Cunha e a s/marido Sebastião da Costa de Lima (…)  = a uma filha do João da Costa  = esmola a Maria, filha de Sebastião Pimenta que eh minha filha espiritual =

Herdeiro universal: a minha alma

Aprovação 11-07-1725

 

3-8 Izabel da Cunha casada com João Machado de Lima. Ambos foram inventariados em 1743. Compareceram os filhos:

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesquisa: Fabricio Gerin - Bartyra Sette

Inventarios do 2º Cartório de Mogi das Cruzes, SP

João Machado, o velho

Autos aos 09-11-1743

(a margerm) Sao dois inventarios porque se acha apenso o de sua mulher Izabel da Cunha.

Inventariante João Machado Lima, filho do defunto. Por ser o filho mais velho e estar sua mãe varia, pelos muitos anos que tem.

Faleceu em 01-10 do presente ano, abintestado.

Titulo dos Filhos

João Machado Lima, inventariante, casado

Manoel Machado, cc

Marcos Machado, cc

Jose Machado, casado, e ja falecido e lhe ficaram herdeiros.

Maria do Rosario cc Domingos Correa e ja defunta.

 

Curador dos orfãos de Jose Machado a João Domingues de Carvalho, o moco

3-8-1 João Machado de Lima, inventariante. Foi o segundo marido de Maria da Motta de Moraes falecida em 23-12-1751 e inventariada em 17-01-1752, filha de Antonio da Motta Cavalcanti e Maria Fragoso de Mattos, família “José Correa de Lemos” neste site.

Maria foi primeira vez casada com Domingos da Cunha Carassa falecido em abril de 1704 e inventariado em 10 de dezembro do mesmo ano, com quatro filhos (inventários SAESP não publicados, neste site), família “Manoel da Cunha”.

Óbitos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 13-04-1704 se enterrou Domingos da Cunha de Carassa, morreu abintestado.

Segundo o inventário, João e Maria tiveram cinco filhos:

3-8-1-1 Teresa Machada de Moraes (ou de Lima) aos 05-06-1735 casou com o viúvo Tomé Pimenta de Abreu, filho de Antonio Pimenta de Abreu e Angela Paes, neto paterno de Manoel Pimenta de Abreu e Catarina de Torres, família “Lazaro Torres”, neste site.

Casamentos Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 05-06-1735 Tome Pimenta de Abreu, viuvo, f. Antonio Pimenta de Abreu e Angela Paes = cc Teresa Machada de Moraes, f.l. João Machado de Lima e Maria da Motta e Moraes, todos nts desta freguesia.

          Tomé foi primeiro casado em 1712 com Josefa de Araújo, filha de Luiz Mendes e Paula Moreira. Geração deste matrimônio na família supra citada.

Casamentos Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, em 1712 Tome Pimenta de Abreu, f. Antonio Pimenta de Abreu e Angela Paes = cc Josefa de Araujo f. Luiz Mendes e Paula Moreira.

 

          Teresa faleceu em 25-03-1739 de sobreparto e Tomé em 01-09-1739. Tiveram segundo seus inventários (SAESP não publicados, neste site) dois filhos:

Óbitos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 25-03-1739 fal. Teresa Machada de Lima mulher q foi de Tome Pimenta de Abreu.

 

Óbitos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 01-09-1739 faleceu Tome Pimenta de Abreu, viuvo. Fes testamento pela sua mão, Testamenteiros: Inacio Pimenta de Abreu, meu compadre Joao Domingues de Carvalho e o Cap. Miguel Fragoso.

3-8-1-1-1 Tomé. com 3 anos em 1739.

3-8-1-1-2 Ângela, de mês. Ângela Pimenta de Abreu aos 23-01-1771 casou com Cap. Eugenio de Almeida Ramos, filho de Domingos de Almeida Ramos e Barbara Correa, família “Antonio Alvares Couceiro”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 23-01-1771 Cap. Eugenio de Almeida Ramos, f.l. Domingos de Almeida Ramos e Barbara Correa = cc Angela Pimenta de Abreu, f.l. Tome Pimenta de Abreu e Teresa Machada

          Geração de Ângela e Eugenio em SL. 5, 331, 4-4. Entre eles:

3-8-1-1-2-5 Ana Maria de Almeida, em Mogi das Cruzes os 07-08-1793, casou com Felix (Joaquim)da Cunha Machado filho de Pedro da Cunha Pontes e Domingas Rodrigues Machado, neto paterno de Manoel da Cunha Lobo e Izabel de Pontes, neto materno de Manoel Rodrigues de Oliveira e Isabel Rodrigues Machado; família “Nunes de Pontes” Cap. 1º § 3º

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 07-08-1793 Felix da Cunha Machado, n. Conceição dos Guarulhos, f.l. Pedro da Cunha Pontes e Domingas Rodrigues Machada = cc Ana Maria de Almeida, f.l. Cap. Eugenio de Almeida e D, Angela Pimenta de Abreu.

3-8-1-1-2-6 Gertrudes Maria de Almeida aos 26-04-1784 casou com Manoel Ferreira da Silva, filho do Alf. Joaquim Ferreira e Izabel da Silva, neto paterno de João Pereira e Izabel Ferreira naturais de N. Sra da Lapa do Bispado de Viseu, neto materno de Manoel Pinto e Juliana da Silva.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 26-04-1784 Manoel Ferreira da Silva, f.l. Alf. Joaquim Ferreira e Izabel da Silva, np João Pereira e Izabel Ferreira nts estes da freg. de N. Sra da Lapa Bispado de Viseu, nm Manoel Pinto e Juliana da Silva = cc Gertrudes Maria de Almeida, f.l. Eugenio de Almeida Ramos e D. Angela Pimenta de Abreu nts desta vila, np Domingos de Almeida Ramos  n. da vila de Obidos Arcebispado de Lisboa e Barbara Correa n. desta, nm Tome Pimenta de Abreu e Teresa de Jesus Machada nts desta vila

3-8-1-2 Maria de Jesus ou Machada de Lima aos 04-06-1735 casou com Sebastião Rodrigues Lopes, já falecido em 1752, filho de Manoel M. Cabral e Domingas C. Pinheira.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds C’  ruzes-SP, aos 04-06-1735 Sebastião Rodrigues Moniz digo Lopes, f. Manoel M[-----] Cabral e Domingas Car[----] Pinheira nts da freg. da Conceição desta comarca = cc Maria Machada de Lima, f.l. João Machado de Lima e Maria da Motta e Moraes, nts desta freguesia.

Entre os filhos do casal:

3-8-1-2-1 Rosa Maria da Assunção aos 31-10-1760 casou com Bento Nunes de Siqueira, filho de João Nunes de Siqueira e Sebastiana de Oliveira, neto paterno de Domingos de Siqueira e Maria, neto materno de João Gonçalves e Euzebia de Oliveira

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, - aos 31-10-1760 Bento Nunes de Siqueira e Rosa Maria da Assunção. Ele n. desta vila, f. João Nunes de Siqueira e Sebastiana de Oliveira, np Domingos de Siqueira e Maria e que não sabia o sobrenome, nm João Gonçalves e Euzebia de Oliveira nts desta mesma vila. Rosa Maria da Assunção, f.l. Sebastião Rodrigues Lopes e Maria de Lima, np João Machado de Lima e Maria de Mattos, nm que não conhecia o avo materno nem avô. Os contraentes nts desta vila

 

3-8-1-3 Antonio Machado de Moraes casado com Maria Pires, ja falecida em 1752.

 

3-8-1-4 Maria de Jesus Fragosa aos 04-07-1742 casou com José Correa de Siqueira, filho do Cel. Sebastião de Siqueira Caldeira e Maria das Neves. Em 1752 eram moradores em Mogi do Campo

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 04-07-1742 Jose Correa de Siqueira f.l. Cel. Sebas[------] de Siqueira Caldeira e Maria das Neves = cc Maria de Jesus Fragosa, f.l. João Machado de Lima e Maria da M[----] todos moradores desta.

3-8-1-5 Ana de Jesus Moraes ou Ana Machada aos 29-05-1745 casou com Joaquim Pedroso de Moraes, filho de Estanislau Correa Ribeiro e Ignez Pedrosa de Moraes. Em 1752 eram moradores em Paranagua.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 29-05-1745 Joaquim P---droso de Moraes, f.l. Estanislao Correa Ribeiro e Ignez Pedrosa de Moraes, nts qe foram da cidade de S. Paulo = cc Ana de Jesus Moraes, f.l. João Machado de Lima e ------ da Mota de Morae.

 

3-8-2 Manoel Machado, batizado em 07-06-1693. Casado em 1743.

Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 07-06-1693 Manoel, f. João Machado de Lima e Izabel da Cunha, padr.: Alberto Annes e Antonia de Moraes.

         Segundo Silva Leme (vol. 1º, 51, 4-2) Manoel foi casado com Úrsula da Cunha Pinto com cinco filhos. No rol não consta o filho Antonio Machado de Lima, abaixo citado.

Entre os filhos de Manoel e Úrsula:

3-8-2-1 Agostinha Machada de Lima em Mogi das Cruzes aos 18-08-1732 casou com João Leite de Siqueira, filho do falecido Antonio de Siqueira e Luzia Moreira

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP aos 18-08-1732 João Leite de Siqueira, f.l. Antonio de Siqueira, falecido e Luzia Moreira = cc Agostinha Machada de Lima, f.l. Manoel Machado de Lima e Ursula da Cunha Pinta,

 

Entre os filhos citados em SL. 7, 517, 3-8

3-8-2-1-2 Angelo Leite de Siqueira, natural de Mogi das Cruzes. Em Guarulhos-SP aos 08-05-1765 casou com Felicia Maria de Almeida, natural de Mogi das Cruzes, filha de Antonio Machado Cardoso natural de S. Paulo e Catarina Correa de Almeida natural de Mogi, neta paterna de Francisco Machado, natural de Itanhaem e Domingas Cardosa natural de S. Paulo, família "Antonio Alvares Couceiro", neste site.

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição matr. - aos 08-05-1765 Angelo Leite de Siqueira, n. vila de Mogi das Cruzes, f.l. João Leite de Siqueira e Agostinha Machada, já defuntos naturais da mesma vila, np Antonio de Siqueira Bayão e s/m Luzia Moreira e nm Manoel Machado de Lima e s/m Ursula da Cunha, já defuntos = cc Felicia Maria de Almeida n. de Mogi, f.l. Antonio Machado Cardoso n. de S. Paulo e Catarina Correa de Almeida n. da vila de Mogi, np Francisco Machado n. da Conceição de Itanhaem e s/m Domingas Cardosa n. da vila de S. Paulo já defuntos.

 

3-8-2-2 Maria Machada de Jesus aos 25-09-1742 casou com Antonio de Góes da Silva, filho de Tomé de Goes da Silva e Maria da Apresentação, familia “Antonio Álvares Couceiro”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 25-09-1742 Antonio de Goes da Silva, f.l. Tome de Goes da Silva e Maria da Apresentação = cc Maria de Jesus, f.l. Manoel Mahado de Lima e Ursula de Jesus. Todos nts e moradores desta.

          Maria faleceu em 1761 e foi inventariada no mesmo ano. Deixou sete filhos de seu casal:

Óbitos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 19-0(?)-1761 Maria de Jesus, mulher de Antonio de Goes da Silva

 

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Inventarios do 2o. cartório de Moji das Cruze

Pesq.: Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Maria Machada de Jesus (inventariante: seu marido Alferes Antonio de Góes da Silva)

Autos aos 13-05-1761 nesta vila de Mogi

Inventariante o viuvo Alf. Antonio de Goes da Silva.

Morrera sem testamento aos 18-04 de 1761. So fora uma vez casada com ele de cujo matrimonio  [------].

Titulo dos filhos: Antonio, 11 = Antonio, 9 = João 4 = Maria, 17 = Maria do Rosario 15 = Maria 7 = Angela de 5 anos.

Justificação de Amaro Nunes de Mattos, por cabeça de sua mulher Ana(sic) Maria do Rosario - 29-01-1768, pelo falecimento de sua sogra Maria Machada de Jesus (...)

3-8-2-3 Maria de Jesus Lima (ou Machada) aos 30-11-1723 casou com José Nogueira Collaço (ou Collaço Nogueira), filho de Geraldo Fernandes Nogueira e Catharina Gomes Correa. Geração na família “Miguel Fernandes Nogueira”.

 

3-8-2-6 Antonio Machado de Lima, natural de Mogi das Cruzes, não consta no rol de seus irmãos. Foi casado com Ana Pinheira Cardosa, natural de Nazaré Paulista, filha de Salvador Lopes da Cunha e Escolastica Pinheira Cardoza aí casados em 28-06-1735. Ana tambem não consta no rol de seus irmãos em SL. 2, 20, 5-1.

Nazaré Paulista, SP igreja n. Sra de Nazaré - Casamentos - aos 28-06-1735 Salvador Lopes da Cunha f.l. Jose Lopes Fernandes e Maria Gonçalves do Rosario nts e moradores desta= com (segundo me consta fora do assento de que trasladei este do livro velho que não nomea com quem se casou) Escolastica Pinheira f.l. Jose Pinheiro Cardoso e Messia Correa nts e moradores desta

          Antonio e Ana foram moradores na Campanha onde batizaram filhos e onde Antonio faleceu e foi sepultado aos 13-03-1798:

Campanha, MG aos 13-03-1798 foi sepultado nesta matriz Antonio Machado Lima.Se obrigou seu filho Antonio Machado Lima.

3-8-2-6-1 Antonio Machado de Lima obrigou-se pelo funeral paterno. Natural de Nazare-SP, na Campanha em 08-11-1786 casou com Joana Maria de Araujo, filha natural do Capitão Luis Antonio de Araujo e de mãe incognita

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG Igreja Sto Antonio. Aos 8 de Novembro de 1786 casamento de Antonio Machado Lima filho legitimo de Antonio Machado Lima e Ana Pinheira  natural da Freguesia de N. Sra de Nazare - SP e Dona Joana Maria de Araujo filha natural do Capitão Luis Antonio de Araujo e de mãe incognita exposta em casa do Alferes Domingos Dias Neto, batizada  na Freguesia da Roça Grande deste Bispado.

         Capitão Luiz Antonio de Araujo Alves, natural da freguesia de S. Salvador de Joane Arc. Braga, filho de Francisco Martins de Araujo e Maria Joana, naturais da freguesia da Palmeira Arc. de Braga. Foi casado com Ana Joaquina Pereira de Sá, natural da Campanha, filha do Cap. Mor Regente e Intendente Bento Pereira de Sa, naatural da freguesia da Candelaria da cidade do Rio de Janeiro e Paula Maria da Conceição natural da freguesia da vila de Santos-SP.

             Cap. Luiz foi sepultado na matriz da Campanha em 10-02-1794.

Campanha, MG aos 10-02-1794 nesta matriz foi sepultado Luiz Antonio de Araujo Alves.

Entre os filhos do Cap. Luiz e Ana Joaquina:

I- Rita Joaquina de S. José batizada na Campanha em 23-11-1767. Aos 12-04-1790ª casou com José Antonio da Silveira, natural de carijos, filho de Manoel da Silveira Duarte e de Maria Rosa do Sacramento.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 23-11-1767 Rita n. aos 15, f.l. Luiz Antonio de Araujo n. freg. S. Salvador de Joane Arc. Braga e D. Ana Joaquina Pereira de Sa n. desta freg. da Campanha, padr.: D. Gertrudes Angelica Pereira de Sa, solteira e o Revdo Dr. Jose Bernardo da Costa. Avos pat. Francisco Martins de Araujo e Maria Joana, falecidos e nts da freg. da Palmeira Arc. de Braga; maternos o Cap. Mor Regente e Intendente Bento Pereira de Sa, falecido e n. da freg. da Candelaria da cidade do Rio de Janeiro e Paula Maria da Conceição n. da freg. da vila de Santos-SP.

 

Campanha, MG matr 1777-1794 im 94 aos 12-04-1790 nesta matriz Jose Antonio da Silveira, f.l.de Manoel da Silveira Duarte e de Maria Rosa do Sacramento, n/b na freg. dos Carijos = cc D. Rita Joaquina de São Jose, f.l. do Cap. Luiz Antonio de Araujo Alves e de D. Ana Joaquina Pereira de Sá, n. desta freguesia.

II- José, em 16-01-1770.

B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 16-01-1770 matriz, Jose n. 28, f.l. Luiz Antonio de Araujo Alvares n. freg. S. Salvador Arc. Braga e D. Ana Joaquina Pereira de Sa n. desta freg., padr.: Revdo Manoel Afonso Pereira e Leonor Margarida mulher de Adriano Martins. Avos paternos Francisco Martins de Araujo n. da freg. Palmeiras do mesmo Arc. Braga e Joana Maria de Araujo, falecida e da mesma freg. da Palmeira, maternos Paulina Maria da Conceição.

III- Luiza Caetana de Araujo Alvares batizada em 15-10-1771. Aos 18-09-1800 casou com Francisco Manoel da Fonseca, filho de Joaquim Garcia da Rosa e Bernardina de Souza Pereira. Geração na família Lamim - desentroncados.

B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 15-10-1771 Luiza, f.l. Luiz Antonio de Araujo Alvares n. freg. S. Salvador de Joana do Arc. Braga e D. Ana Joaquina Pereira de Sa hn. desta freg. Avos pat. Francisco Martins de Araujo e Joana Maria, maternos Cap. Mor Regente Bento Pereira de Sá e Paulina Maria da Conceição. Padr.: Cap. Jose de Oliveira, casado e Izabel Caetana de Faria mulher de Domingos Rodrigues Afonso.

IV-Francisco batizado em 09-09-1777.

Campanha, MG aos 09-09-1777 nesta matriz bat a Francisco nascido de 15 dias, f.l.do Cap. Luiz Antonio de Araujo Alves, n. da freg. de S. Salvador de Joanne Arc. de Braga e de Ana Joaquina Pereira de Sá, n. desta freguesia;avos paternos Francisco Martins de Araujo e Joana Maria de Araujo, materno o Cap.Mor Bento Pereira de Sá e Paula Maria. Foram padrinhos Maria Josefa de Jesus, solteira.

V- Ana Joaquina de Araújo Alves, batizada aos 14-11-1780. Aos 08-02-1803 casou em Campanha com João Antonio Alves, filho de João José Alves e Maria Francisca da Silva (ou da Silveira)

Campanha, MG aos 14-11-1780 bat Ana de quarenta dias, f.l.do Cap. Luiz Antonio de Araujo Alves, n. da freg. de S. Salvador de Joanne Arc. de Braga e de Ana Joaquina Pereira de Sá, n. desta freguesia; avos paternos Francisco Martins e Joana Maria de Araujo, materno o Cap.Mor Bento Pereira de Sá e Paula Maria Joaquina mulher hoje de Jose da Costa Godinho. Foram padrinhos Miguel Martins e D. Rita, filha do dito capitão.

 

Campanha-MG - casamentos - aos 08-02-1803 João Antonio Alves, f.l. de João Jose Alves e de Maria Francisca da Silva, já falecida = D. Anna Joaquina de Araujo Alves, f.l. do Capitão Luiz Antonio de Araujo Alves e D. Anna Joaquina Pereira de Sá. Nts/bts nesta.

            João Antonio faleceu aos 06-05-1821 com testamento declarando sete filhos legitimos e reconhecendo a filha natural: - Francisca de Paula.

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA01, Testamentos - Campanha da Princesa 1822-1823;

Registro do testamento em publica forma do Cap. João Alves, falecido aos 06-05-1821.

Justificante: D. Ana Joaquina de Araujo

Justificado o tenente Jose Luiz de Araujo Alves

Eu, Capitão João Antonio Alves, abaixo assinado, n/b na freg. da Capela de Campanha, f.l. de Joam Jose Alves e Maria Francisca da Silveira.

Fui cc. D. Ana Joaquina de Araujo cujo matrimonio temos sete filhos que do presente existem.

Declaro que no estado de solteiro tive uma filha de nome Francisca de Paula, que se acha ha anos em minha companhia, esta deverá entrar na herança em igual parte com os meus filhos no que respeita a minha meação e desta são os ditos meus filhos meus legitimos herdeiros.

Testamenteiros: 1º a dita minha mulher D. Ana Joaquina de Araujo, 2º Cap. Roque de Souza Magalhães, 3º ao Cap. Manoel Luiz de Souza.

Proclamo a minha mulher para ser tutora de nossos filhos órfãos.

Herdeira do liquido da terça a mulher.

Fazenda S. Francisco de Sales aos 03-05-1821 Juam Antonio Alves

Este testamento me foi apresentado pelo Capitão João Antonio Alves dizendo-me que era a sua ultima vontade (...) O Padre Joaquim Dias de Barros.

Aos 25-05-1821 nesta Vila da Campanha da Princesa em meu Cartorio disse o tabelião ao diante nomeado e assinado. Autos a Inquirição de Testemunhas produzidas por parte da justificante D. Ana Joaquina de Araujo, viuva do Cap. João Antonio Alves, cuja inquirição consta de quatro testemunhas que foram inqueridas judicialmente. 18-05-1821

1) Jose Ribeiro Dias, homem branco, cc., n. da freg. de Aiuruoca e morador na fazenda de S. Bartolomeu freguesia e termo desta vila aonde vive de lavoura, 60 anos de idade, cunhado do falecido João Antonio Alves. Disse (...) que não houve tempo para a aprovação do testamento feito aos 03-05 do corrente e faleceu o testador aos seis do mesmo mes. e nesse tempo não pode aprovar o testamento porque mandou chamar o tabelião o qual não pode ir por estar fora da vila.

2) Thome da Silva Cordeiro, homem branco, cc. n. desta vila e morador na paragem de S. Bartolomeu. Disse ser cc. uma sobrinha do testador.

3) Reverendo Theodoro Jose Rodrigues de Oliveira, homem branco, n. da freguesia de Barbacena e morador nesta vila da Campanha da Princesa aonde vive de suas ordens, de 42 anos pouco mais ou menos.

4) Ajudante Jose de Oliveira Mello, homem branco, cc. n.desta vila e ai mesmo morador  aonde vive de sua --- de idade de 45 anos

 

 

Joana faleceu Maria de Araujo faleceu aos 40 anos e foi sepultada na capela de S. Gonçalo em 23-02-1810.

Campanha, MG obitos 1804-1817 im 277 aos 23-02-1810 foi sepultada dentro da capela de S. Gonçalo Joana Maria de Araujo mulher de Antonio Machado Lima morador em Santa Catarina. Tinha 40 anos de idade.

Antonio e Joana tiveram os filhos, q.d.:

3-8-2-6-1-1 Luís batizado em 12-02-1776.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio Aos 12 de Fevereiro de 1776 batismo de Luis filho de Antonio Machado e Ana Pinheira Cardosa. Foram padrinhos Luis Antonio de Araujo e sua mulher Dona Ana Joaquina Pereira de Sá.

3-8-2-6-1-2 Ana, batizada em 20-06-1778.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio. Aos 20 de Junho de 1778 na Ermida de Santa Catarina  batismo de Ana filha de Antonio Machado de Lima e de sua mulher Ana Pinheira Cardosa. Padrinhos o Capitão Luis Antonio de Araujo Alvares e Dona Gertrudes Angelica Pereira de Sá sua cunhada.

3-8-2-6-2 Custodia Pinheira Cardosa, batizada em 02-06-1764. Aos 02-08-1780 casou com José Dias de Carvalho, natural de Guaratinguetá-SP, filho do Cap. Manoel Dias de Carvalho e Francisca Leme. SL. 3, 67, 4-5 onde não consta o filho José.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 02-06-1764 Cap. S. Gonçalo, Custodia, f.l. Antonio Machado Lima e Ana Pinheira Cardosa, padr.: Manoel Teixeira Ribeiro e s/m Maria Rosa.

 

Campanha-MG - casamentos - aos 02-08-1780 Joze Dias de Carvalho, f.l. do Cap. Manoel Dias de Carvalho e Francisca Leme, n/b Guaratinguetá Bispado de S. Paulo; = com Custodia Pinheira Cardosa, f.l. de Antonio Maxado Lima e de Antonia(sic) Pinheira, n/b na freguesia da Campanha.

José e Custódia tiveram, segundo Silva Leme:

3-8-2-6-2-1 Escolástica Maria do Nascimento em Cam,anducaia-MG aos 29-04-1806 casou com Antonio Vaz de Lima, filho de Angelo Vaz de Lima e Ana Maria (SL. 5, 349, 7-5).

Camanducaia-MG Igreja Imaculada Conceição matr.. Aos 29-04-1806 nesta matriz de Nossa Sra da Conceição, Antonio Vaz de Lima n. desta freguesia, f.l. Angelo Vaz de Lima n. da vila de Bragança e de Ana Maria = cc Escolastica Maria do Nascimento, natural da vila da Campanha bispado de Mariana, f.l. Jose Dias de Carvalho e Custódia Pinheira natural do arraial de S. Gonçalo Bispado de Mariana

3-8-2-6-3 Claudio, nasceu aos 06 e foi batizado em 13-07-1767.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 13-06-1767 Claudio n. aos 06, f.l. Antonio Machado de Lima n. da vila de Mogi e Ana Pinheira Cardoza n. freg. N.S. de Nazare ambos bispado de S.Paulo, np Manoel Machado de Lima e Ursula da Cunha de Jesus, maternos Salvador Lopes da Cunha e Escolastica Pinheira Cardoza. Padr.: Manoel Antonio Teixeira de Miranda e o Cap. João Rodrigues Moreira com pp que apresentou de s/m Joana Teodora do Monte,

3-8-2-6-4 José, em 23-07-1769

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 23-07-1769 Jose, f.l. Antonio Machado de Lima n. de Mogi das Cruzes-SP e Ana Pinheira n. da freguesia de Nazare-SP, np Manoel Machado de Lima e Urusla da Cunha de Jesus, falecidos, maternos Salvador Lopes da Cunha e Escolastica Pinheira, padr.: Jose Rodrigues de Aguiar e Maria Crescencia filha do Cap. João Roiz Moreira.

3-8-2-6-5 Gertrudes Pinheira Cardosa batizada em 09-07-1772. Em 08-07-1794 casou com Fabiano Barbosa Cabral, batizado na Campanha em 28-04-1750, filho de Miguel Antonio da Caunha e de Domingas Barbosa, neto paterno de Antonio da Cunha de Abreu, da cidade de SP e de Ana Bicuda, da vila de Parnaiba, neto materno de Domingos Luiz Cabral, da Ilha Grande e de Catarina de Siqueira do Prado, de Taubate - família “Sebastião Gil” Cap. 5º.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 09-07-1772 Gertrudes, f.l. Antonio Machado de Lima e Ana Pinheiro, padr.: Cap. Antonio Simões Gomes, solteiro e Jose Rodrigues de Aguiar com pp que apresentou de D. Jacinta Maria da Conceição mulher do Ajudante Gregorio Lopes dos Reis. Neta pat. de Manoel Machado de Lima e Ursula da Cunha de Jesus nts da freg. da vila de Mogi das Cruzes, maternos Salvador Lopes da Cunha e Escolastica Pinheira nts da freg. de Nazare, todos bispado de S, Paulo, e o pai natural de Mogi das Cruzes e a mãe de Nazare.

 

Campanha, MG aos 08-07-1794 nesta matriz Fabiano Barbosa Cabral, f.l. de Miguel da Cunha e Domingas Barbosa Cabral, n/b nesta freguesia = cc Gertrudes Pinheira Cardosa, f.l.de Antonio Maxado Lima e de Ana Pinheira Cardosa, n/b na freguesia de Nazare bispado de S. Paulo.

 

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 28-04-1750 Fabiano, f.l. Miguel Antonio, n. vila Parnaiba e Domingas Barbosa, de Taubaté, np Antonio da Cunha de Abreu n. da cidade de SP e s/m Ana Bicuda da vila de Parnaiba, nm Domingos Luiz Cabral n. da Ilha Grande e s/m Catarina de Siqueira do Prado da vila de Taubate, padr.: Licenciado Manoel de Souza, e Feliciana dos Santos mulher do Sargento Mor Gaspar Guterres.

3-8-2-6-6 Ana Joaquina de Jesus, natural da Campanha onde aos 06-02-1795 casou com Manoel Gonçalves de Oliveira, naturalde Lorena-SP, filho de Manoel de Oliveira Rocha e de Ana Gonçalves.

Campanha, MG aos 06-02-1795 nesta matriz Manoel Gonçalves de Oliveira, f.l. de Manoel de Oliveira Rocha e de Ana Gonçalves, n/b na freg. da vila de Lorena = cc Ana Joaquina de Jesus, n/b nesta freguesia, f.l. de Antonio Machado Lima e Ana Pinheira Cardosa

3-8-2-6-7 Izabel Pinheiro Cardoso casou com Capitão Joaquim José de Moraes, filho de Domingos Teixeira de Moraes e Leonor de Siqueira de Moraes.

Entre os sete filhos citados em SL. 5, 380, 6-5:

3-8-2-6-7-1 Antonio Joaquim de Moraes, batizado em 01-06-1783. Em Camanducaia aos 01-05-1807 casou com Maria Luiza de Jesus, natural de Três Pontas-Mg, filha de Joaquim Martins Bastos e Luiza Maria de Jesus - familia José Vieira da Cunha e Catarina Portes.

Campanha, MG aos 01-06-1783 na capela de S. Gonçalo bat a Antonio, f.l. de Joaquim Jose de Moraes e Isabel Pinheira Cardosa, avos patenos Domingos Teixeira de Moraes e Leonor de Siqueira, maternos Antonio Maxado Lima e Ana Pinheira. Foram padrinhos Antonio Maxado Lima e s/m Ana Pinheira Cardosa.

 

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição matr. Aos 01-05-1807 nesta matriz de N. Sra da Conceição de Camanducaia, Antonio Joaquim de Moraes, morador desta freguesia, natural da freguesia de S. Gonçalo filial da vila da Campanha Bispado de Mariana, f.l. Joaquim Jose de Moraes natural da freguesia de Pitangui Bispado de Mariana e de Izabel Pinheira Cardosa natural da vila da Campanha Bispado de Mariana = cc Maria Luiza de Jesus, natural das Três Pontas do Bispado de Mariana e moradora desta freguesia, filha de Joaquim Martins Bastos natural das Tres Pontas e Luiza Maria de Jesus natural das Congonhas do Campo Bispado de Mariana, e moradora nesta freguesia

3-8-2-6-7-2 José, batizado em 26-05-1785.

Campanha, MG aos 26-05-1785 na capela de S. Gonçalo bat a Jose, f.l. de Joaquim Jose de Moraes e Isabel Pinheira Cardosa, foram padrinhos Jose Gonçalves Branco e Teresa de Jesus.

3-8-2-6-7-3 Manoel, em 20-05-1787.

Campanha, MG aos 20-05-1787 na capela de S. Gonçalo bat a Manoel, f.l. de Joaquim Jose de Moraes e Isabel Pinheira Cardosa, foram padrinhos Dr. Jose Gonçalves Branco e D.a Catarina de sene e Mello, solteira.

3-8-2-6-7-4 Maria Joaquina de Moraes, batizada em 12-10-1791. Em Camanducaia aos 07-01-1807, casou com José Mendes do Couto, filho de José Mendes do Couto e Clara Cardosa de Oliveira, neto paterno de Antonio do Couto e Rita de Lima, neto materno de Antonio de Souza.

Campanha, MG aos 12-10-1791 nesta matriz bat a Maria, f.l. de Joaquim Jose de Moraes e Isabel Pinheira Cardosa, foram padrinhos o Lic. Francisco de Paula Barreto e Maria Xavier sua mulher.

 

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição matr. Aos 07-01-1807 nesta matriz de N. Sra da Conceição de Camanducaia Jose Mendes do Coito, natural da vila de Bragança e morador desta freguesia, f.l. de Jose Mendes do Coito e Clara  Cardosa de Oliveira nts da vila de Atibaia, npaterno de Antonio do Coito e Rita de Lima, esta natural da cidade de S. Paulo e aquele da freguesia de Nazare, e pela materna de Antonio de Souza e Joana(sic) de tal moradores de S. João de Atibaia = cc Maria Joaquina de Moraes, n. da vila da Campanha e moradora desta freguesia, f. Joaquim Jose de Moraes e Izabel Pinheira Cardosa nts da vila da Campanha, neta paterna de Domingos Teixeira de Moraes e de Leonor de Siqueira, natural da Aiuruoca, neta materna de Antonio Maxado Lima e Ana Pinheira nts de Mogi das Cruzes. (aa) Antonio da S.ª e Joaquim Jose de Mor.es

3-8-2-6-7-5 Joana, em 01-01-1794.

Campanha, MG aos 01-01-1794 nesta matriz bat a Joana, f.l. de Joaquim Jose de Moraes e Isabel Pinheira Cardosa, foram padrinhos Francisco de Paula Leite e Ana Maria Boena, casada.

3-8-2-6-7-6 Joaquim, batizado em Santana do Sapucai em 01-03-1797.

Santana do Sapucai, MG, ao 01/Mar/1797, Matriz, Joaquim, f. de Joaquim José de Morais e de Isabel Pinheiro Cardoso. Padrinhos: Francisco Cardoso de Siqueira e sua mulher Quitéria Borges da Silva (pesq. Silvia Buttros)

3-8-3 Marcos Machado de Lima, casado com Maria das Neves de Jesus. Maria faleceu em 27-05-1745 e Marcos em 09-04-1761 e foi inventariado em 04 de maio do mesmo ano.

Óbitos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 27-05-1745 fal. Maria das Neves de Jesus mulher q foi de Marcos Machado de Lima, testamenteiros Miguel Fragoso de Mattos, Simão Lopes de Siqueira e seu marido Marcos Machado de Lima, e João Domingues de Carvalho.

 

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq. Fabricio Gerin - Batyra Sette

Inventario do 2o. cartório de Moji das Cruzes

Marcos Machado de Lima (inventariante: seu genro Roque de Souza Brito) 04/05/1761

Autos aos 04-05-1761

Inventariante Roque de Souza de Brito,

Falecera com testamento aos 09-04-1761. Fora casado so uma vez com Maria das Neves, ja defunta e ficaram seis filhos, todos ja maiores.

Titulo dos Filhos:

Izabel Francisca, viuva de Martinho Jose de Oliveira, 46 anos

João Machado, casado, 48 anos

Maria da Cunha, 39 viuva de Manoel de Vergara Pinto.

Maria da Luz de Jesus, 30 anos, casada com Domingos Rodrigues Freire.

Rita, 28, casada com Salvador Coelho.

Ana Maria de Jesus, 27, cc Cap. Roque de Souza Pinto(sic) (aa Roque de Souza Brito)

 

Curador aos herdeiros ausentes: Estevão da Costa Macedo.

Pagamento das partilhas, entre elas:

Pagamento ao herdeiro Felix Correa da Cunha, por cabeça de sua mulher Rita, viuva do defunto Salvador Coelho

Segundo o inventário, foram filhos do casal:

3-8-3-1 João Machado, casado, com 48 anos em 1761.

3-8-3-2 Izabel da Cunha de Jesus ou Izabel Francisca da Cunha, com 46 anos em 1761 foi casada duas vezes. Aos 06-06-1735 casou com o viúvo Tomé de Góes da Silva, filho de Nuno de Góes Moniz e Izabel de Siqueira.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, - aos 06-06-1735 Tome de Goes da Silva, viuvo, f. Nuno de Goes Moniz = cc Izabel da Cunha de Jesus, f.l. Marcos Machado de Lima e Maria das Neves, todos  deta freguesia.

          Faleceu Tomé em 20-11-1736 com geração dos dois matrimônios na família “Antonio Alvares Couceiro”, neste site.

Óbitos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 20-11-1736 Tome de Goes da Silva marido de Izabel da Cu[-----] de [-----]. Testamenteiros Tome Pimenta e Domingos Pimenta e João Domingues de Carvalho.

 

Izabel aos 28-04-1739 casou segunda vez com Martinho de Oliveira, já falecido em 1761, filho de Manoel Mendes do Prado e Teresa Pires de Siqueira.

Casamentos -- Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP- aos 28-04-1739 Martinho de Oliveira, n. da cidade de S. Paulo, f.l. Manoel Mendes do Prado e Teresa Pires de Siqueira = cc Izabel da Cunha de Jesus, viuva de Tome de Goes da Silva, f.l. Marcos Machado de Lima e Maria das Neves de Jesus.

 

Izabel e Martinho tiveram, q.d.:

3-8-3-2-1 Domingos Machado de Oliveira, aos 27-11-1766 casou com Maria Nunes, filha de Francisco Nunes de Mattos e Maria de Jesus Nogueira, neta paterna de João Nunes de Siqueira e Maria de Mattos, neta materna de Geraldo Fernandes Nogueira e Catarina Gomes Correa família “Miguel Fernandes Nogueira”

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 27-11-1766 Domingos Machado de Oliveira, f.l. Martinho de Oliveira e Maria(sic) da Cunha, np Manoel Mendes de Moraes e Teresa Pires de Siqueira, nm Marcos Machado de Lima e Maria das Neves cc Maria Nunes, f.l. Francisco Nunes de Mattos e Maria de Jesus Nogueira, np João Nunes de Siqueira e Maria de Mattos, nm Geraldo Fernandes Nogueira e Catarina Gomes Correa. Todos são nts e moradores desta freguesia. E lhes dei as bençãos.

3-8-3-2-2 Manoel Joaquim de Oliveira, natural de Santana do Sapucai. Em Aiuruoca aos 11-12-1780 casou com Dorotea Maria da Conceição, viúva de Manoel Inácio Xavier e filha de Jose Garcia da Costa e Bernarda Maria de Almeida; família “Feliciano Cardoso § 2º, neste site.

Aiuruoca, MG. Aos 11/12/1780, na Capela da Madre de Deus, filial da Matriz de S. João del Rei, Manoel Joaquim de Oliveira, f.l. de Martinho José de Oliveira e de Isabel Francisca de Jesus, natural e batizado na freguesia de Santana do Sapucaí, Bispado de São Paulo, com Dorothea Maria da Conceição, viúva que ficou de Manoel Inácio Xavier. Testemunhas: José de Barros Monteiro e João Teixeira Marinho (pesq. Silvia Buttros).

 

3-8-3-3 Maria da Cunha de Jesus, aos 21-08-1745 casou com Manoel de Vergara Pinto, batizado em 06-09-1692, filho do Cap. Mor Estevão Dias de Vergara e Maria Pinta de Alvarenga. Manoel já era falecido em 1761.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 21-08-1745 Manoel de Vergara Pinto, f.l. Cap. Mor Estevão Dias de Vergara e Maria Pinta de ----gara = cc Maria da Cunha de Jesus, f.l. Marcos Machado de Lima e Maria das Neves, todos nts e moradores desta vila de Mogi.

 

Batismos Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 09-09-1692 Manoel, f. Estevão Dias de Vergara e Maria de Alvarenga, padr.: Agostinho Machado Fagundes e Catarina de Torres

 

          Maria aos 23-09-1779 casou com Simão Fernandes de Siqueira, filho de Sebastião Fernandes de Mendonça e Maria de Siqueira. Simão era viuvo de Ângela Franca de Jesus ou de Lima, casados em 17-06-1749, filha de José de Lima Franco e Josefa de Góes de Jesus.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 23-09-1779 Simão Fernandes de Siqueira, viuvo de Angela de Lima = cc Maria da Cunha, viuva de Manoel de Vergara Pinto.Test.: Antonio Jose Monteiro cc Joana Maria de Araujo, e Roque de Souza Brito, viuvo.

 

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 17-06-1749 Simão Fernandes de Siqueira, f.l. Sebastião Fernandes de Mendonça e Maria de Siqueira = cc Angela Franca de Jesus, f.l. Jose de Lima Franco e Josefa de Goes de Jesus.

 

3-8-3-4 Maria da Luz de Jesus aos 25-06-1749 casou com Domingos Rodrigues Freire, filho do Sargento Mor Domingos Rodrigues e da falecida Ana Moreira; familia “Domingos Freire de Figueiredo”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 25-06-1749 Domingos Rodrigues Freire n/b nesta freg. f.l.  Sarg. Mor Domingos Rodrigues e Ana Moreira, falecida = cc Maria da Luz n/b nesta, f.l. Marcos Machado de Lima e Maria das Neves, falecida.

3-8-3-5 Rita Maria de Jesus aos 06-06-1749 casou com Salvador Coelho de Magalhães, filho de Salvador Coelho do Amaral e Izabel Fragosa de Castilho.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 06-06-1749 Salvador Coelho de Magalhães, f.l. Salvador Coelho do Amaral e Izabel Fragosa de Castilho nts da vila de Taubate = cc Rita Maria de Jesus, f.l. Marcos Machado de Lima e Maria das Neves nts e moradores desta.

          Segunda vez aos 06-06-1764, Rita Maria casou com Felix Correa da Cunha, filho de João Correa Fragoso e Joana da Cunha, neto paterno de Lourenço Correa e Izabel Fernandes, neto materno de Valerio de Mendonça Gago e Maria Vaz Moniz

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 06-06-1764 Felis Correa da Cunha, f.l. João Correa Fragoso e Joana da Cunha, np Lourenço Correa e Izabel Fernandes, nm Valerio de Mendonças Gago e Maria Vaz Moniz = cc Rita Maria de Jesus Machada, viuva de Salvador Rodrigues Coelho de Magalhães. A contraente npaterna de Antonio da Cunha e Catarina Vaz dos Reis,  nm João Machado de Lima e Izabel da Cunha.

B7: avos da contraente trocados np/nm

3-8-3-6 Ana Maria de Jesus aos 03-08-1756 casou com Roque de Souza Brito, natural de Portugal, viúvo de Maria Freire.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 03-08-1756 Roque de Souza Brito, n. do Reino de Portugal, viuvo de Maria Freire = cc Ana Maria de Jesus, n. desta, f.l. Marcos Machado de Lima e Maria das Neves

3-8-3-7 Maria da Conceição faleceu aos 18-07-1737. Foi casada com Simão de Siqueira Pinto. Sem filhos, herdou seu pai.

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Inventarios de Moji das Cruzes: 2º Cartório

Maria da Conceicao mulher de Simao de Siqueira Pinto

Autos 26-12-1737

Faleceu com testamento aos 18-07 do presente ano, fora somente casada com ele inventariante e nao tiveram filhos.

Marcos Machado de Lima, herdeiro neste inventario.

 

3-8-4 José Machado de Lima foi casado com Maria Fernandes Nogueira, filha de Geraldo Fernandes Nogueira e sua primeira mulher Catharina Gomes Correa. Geração na família “Miguel Fernandes Nogueira”.

3-8-5 Maria do Rosario, falecida. Foi casada com Domingos Correa.

 

3-9 Maria da Cunha aos 06-07-1680 (mesmo dia que sua irmã Catarina, abaixo) casou com Sebastião da Costa Lima, irmão de Sebastião Machado da Costa abaixo, filhos dos falecidos Sebastião Machado de Lima e Catarina Ribeira (SL. 1, 50, 2-3).

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, [danificado] aos 06-07-1680 Sebastião ----- com D. Maria da Cunha e Sebastião da Costa com D. Catarina -------. Recebi aos contraentes ----------------- ------------ da Cunha; Sebastião Machado da Costa --------------- com Catarina Nunes, filhos de Sebastião -------- e s/m Catherina Ribeira já defuntos, e filhas as --------- de ------ Nunes de Bulhões e s/m Ana Maria da Cunha. Test.: --- Nunes Caldeira, Joao Glz Alentado, Simoa de Freitas, Catarina

          Entre os filhos de Maria e Sebastião:

3-9-1 Micaela de Lima faleceu com testamento em 16-01-1718. Foi casada com Manoel Pimenta de Andrade, natural da cidade do Rio de Janeiro, e deixou filho único: João, com 4 meses em 1718.

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Inventarios de Moji das Cruzes: 2º Cartório

Autuamento do testamento de Michaela de Lima, testamenteiro seu pai Sebastião da Costa Lima

Autos do inventario aos 14-02-1718

Declarantes: cabeça de casal Manoel Pimenta e o testamenteiro Sebastião da Costa de Lima, seu pai

Falecera em 16 de Janeiro da dita era.

Um filho: João de 4 meses.

Curador o cabeca de casal Manoel Pimenta

 

Testamento

Aos 27-12-1717 eu Micaela de Lima (…)

Legados: a Maria da Cunha - a Catarina de Unhatte.

Testamenteiros: a meu pai Sebastiao da Costa de Lima e a Jose de Bulham

Sou cc Manoel Pimenta de Carvalho natural da cidade do Rio de Janeiro e temos um filho por nome João.

Sou filha de Sebastião da Costa de Lima e Maria da Cunha.

Aprovação 27-12-1717

 

Tutor e Curador do orfão menor aos 22-03-1735: Sebastiao da Costa de Lima

3-9-2 João da Costa Lima aos 09-06-1737 casou com Teresa da Silva, filha de Gregório Alvares e Maria Gomes

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 09-06-1737 João da Costa Lima, f.l. Sebastião Machado e Maria da Cunha = cc Teresa da Silva, f.l. Gregorio Alvares e Maria Gomes. Todos nts e freg. desta;

         Teresa, viúva, aos 11-08-1757 casou com José de Lima Franco, viuvo de Josefa de Godoy de Jesus

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 11-08-1757 Jose de Lima Franco, viuvo de Josefa de Godoy de Jesus = cc Teresa da Silva, viuva de João da Costa de Lima

3-9-3 Manoel da Costa Lima foi casado com Francisca de Jesus Carassa filha do capitão Domingos da Cunha Carassa e de Maria da Motta de Moraes. Francisca, viúva, faleceu em Mogi das Cruzes com testamento aberto aos 09-03-1758 e foi inventariada no mesmo ano. Geração na família “Manoel da Cunha”.

 

3-10 Catarina da Cunha (ou Nunes ou Unhate) aos 06-07-1680 casou com Sebastião Machado da Costa, irmão de Sebastião da Costa Lima supra.

          Catarina faleceu em 20-10-1719 e deixou quatro filhos de seu casal:

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Inventarios de Moji das Cruzes: 2º Cartório

capa inventario de Catarinha de Unhate mulher de Sebastião Machado de Lima.

Tem este inventario quatro menores, tres femeas e um macho: Pascoa, de 22 anos = Manoel de 19 = Teresa de 17 = Ana de 15.

Tutor: seu pai

Autos aos 16-04-1720 nesta vila de Santa Ana das Cruzes.

Declarante o cabeça de casal Sebastião Machado de Lima

Ficaram os filhos: Pascoa, de 22 anos = Manoel de 19 = Teresa de 17 = Ana de 15, todos solteiros.

Falecera abintestada no dia 20-10-1719

 

Autos de Contas 31-07-1724

Pascoa cc Antonio Garcia Muniz

Ana cc Joao Martins de Araujo

Manoel Machado de Lima, emancipado.

Estavam pagos e satisfeitos de suas legitimas.

Teresa estava contratada para se casar com Antonio da Silva

 

3-10-1 Pascoa de Lima, com 22 anos em 1720. Casou com Antonio Garcia Muniz, natural de São Paulo, filho de Manoel Ribeiro Pinto e Margarida Rodrigues. Pascoa foi inventariada em 13-03-1733.

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponinilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventario de Paschoa de Lima, moradora desta vila, casada com Antonio Garcia Muniz.

Autos aos 15-março-1733, inventariante o marido da dita defunta

Titulo dos filhos:

Ana, de idade de dez anos, pouco mais ou menos.

Bens - avaliações - partilhas

         Antonio casou em segundas com Mariana de Camargo. Faleceu com testamento redigido em 22-09-1737 aberto no mesmo ano, onde declarou os dois casamentos, um casal de filhos do segundo (José e Maria) e duas filhas com Pascoa de Lima, a primeira logo faleceu:

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponinilizadas por: www.recordspreservation.org

Vila de Taubate, 23-03-1739 em casa do Juiz de órfãos Francisco de Godoy e Almeida para fazer inventario dos bens de Antonio Garcia Moniz e sendo ahi Marianna de Camargo viúva que ficou do defunto.... disse que o defunto fizera testamento que logo apresentou- disse que os filhos que ficaram era um chamado Joseph ??? e que de bens somente um negro escravo velho forro de nome Joseph e sua mulher tb velha por nome Francisca e o juiz mandou avaliar os mais bens

 

Testamento

Vila de Taubathe, 22-09-1737 eu Antonio Gracia Moniz.... Primeiramente (encomendou a alma)

Testamenteiros: Alferes Manoel de Barros? Pereyra e compadre Jose Vaz Cardoso

Sou nat da Cidade de S Paulo, filho de Manoel Ribeiro Pinto e Margarida Rodrigues

Fui cc Paschoa de Lima de cujo matrimonio tivemos duas filhas por nomes ???? que logo morreu e Anna que faleceu com a idade de treze anos. Casei segunda vez com Marianna de Camargo de cujo matrimonio temos um casal de filhos a saber Jose e Maria os quais são meos universais erdeiros.

Declaro que a primeira mulher com quem fui casado era filha legitima de Sebastião Machado de Lima porquanto era sua herdeira necessária, e morrendo esta deixou a dita minha filha Ana que herdara na parte deles.

Declaro que nam devo nada a ninguém nem se me devem....

Termo de abertura aos 12 dias do mes de ----bro de 1737

3-10-11-1 Ana, com dez anos quando morreu sua mãe, de quem foi herdeira. Faleceu com 13 anos segundo declarou seu pai em testamento

3-10-2 Manoel Machado de Lima, 19 anos

3-10-3 Teresa, 17 anos. Teresa de Lima aos 09-10-1724 casou com Miguel Gonçalves de Andrade, filho de João Gonçalves Mayato e Izabel Fernandes de Andrade.

Casamentos Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 09-10-1724 Miguel Gonçalves de Andrade, f. João Glz Mayato e Izabel Frz de Andrade = cc Teresa de Lima, f. Sebastião Machado de Lima e Catarina de Unhate.

3-10-4 Ana, 15 anos. Em 1724 estava casada com João Martins de Araújo.

 

3-11 Mariana da Cunha, falecida, foi casada com Domingos Maciel Bassan.

 

4- Bartolomeu Nunes do Passo foi o segundo marido de Maria Diniz de Mendonça, viúva de Antonio Pedroso de Lima inventariado em 1651 (SAESP vol. 4º) e filha de Belchior de Godoy e Catarina de Mendonça de Siqueira, família “Godoys” neste site.

          Foi inventariado em Mogi das Cruzes em 1660. Compareceram três filhos:

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Inventarios de Mogi das Cruzes-SP: 2º Cartório

Pesq.: Fabricio Gerin e Bartyra Sette

1660 - Bartolomeu Nunes

Autos: 22-05-1660 no sitio e fazenda do Capitão Baltazar de Godoy Moreira em Itaobabitunga.

Viuva Maria Diniz de Mendonça, assina a rogo o primo Jorge Moreira.

Procurador da viuva seu tio Capitão Baltazar de Godoy Moreira.

Procurador dos Órfãos: Alberto Nunes de Bulhões, irmão do dito defunto.

Herdeiros:

a viúva Maria Diniz de Mendonça e os órfãos: João = Jose = Belchior, filhos do defunto.

4-1 João

4-2 José

4-3 Belchior