PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

 

José de Barcellos Ferreira

(atualizado em 28-abril-2012)

 

Bartyra Sette

 

 

José de Barcellos Ferreira, natural da Ilha Terceira, filho de Antonio João de Aguiar e de sua mulher Ignez de Santo Antonio. Foi o segundo marido de Ana Rosa de Jesus, natural da Ilha do Faial, filha de Jerônimo Pereira e Maria de Faria.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 11-09-1797 Oliveira, Francisco, f.l. Antonio Vieira Velho e Rosa Maria de Viterno, np Antonio Vieira Velho n. da Ilha de Santa Barbara e Maria do Sacramento n. Ilha Terceira Bispado de Angra, nm Jose de Barcellos Ferreira n. da Ilha Terceira e Ana Rosa de Jesus n. da Ilha do Faial, padr.: Antonio de Barcellos Ferreira e s/m Joaquina Francisca de Jesus.

 

Ana Rosa era viúva de Manoel Gomes Pinheiro. Geração na família “Gomes Pinheiro”.

 

José faleceu aos 12-09-1773 e foi inventariado por Ana Rosa no ano seguinte. Compareceram os seis filhos do casal:

Arquivo : IPHAN – São João Del Rei 

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1774 Caixa: 503

Inventariado: Jose de Barcelos Ferreira

Inventariante: Ana Rosa de Jesus - viúva

Local: São Jose

Anotado por: Moacyr Villela

 “Declarou a inventariante que seu marido era natural da Ilha da Terceira, Bispado de Angra, filho legítimo de Antonio João de Aguiar e de sua mulher Inês de Santo Antonio, ja falecidos e que tinha falecido em 12 de Dezembro de 1773, sem testamento...e que fora casado somente com ela inventariante de cujo matrimônio tiveram seis filhos que vivem em sua companhia”

 

Filhos:

- Joaquim, 14 anos mais ou menos;

- Antonio, 12 anos;

- Itor, 10 anos;

- Anselmo, 8 anos;

- Luciana, 7 anos;

- Rosa, 6 anos

 

Entres seus bens, 9 escravos, porcos, gado vacum, bois de carro, 6 alqueires de planta de milho e 3 de planta de feijão por colher, um tear usado e um oratorio com 3 imagens.

 

Uma Fazenda “em que vive e mora” com casas de vivenda e paiol cobertos de telhas, senzalas , arvores de espinho e bananal com matas virgens, capoeiras e campos . “ Só a metade, porque a outra metade é de outro dono” parte de uma banda com o Capitão Domingos Pereira, Manoel Marques Pires e Jose Francisco e de outra banda com o Capitão Antonio Martins de Magalhães. Avaliada em 800.000 reis.

 

Entre as muitas dividas :

- Deve de dizimos do triênio 54.000 reis;

- Deve ao “ mestre de meninos” Jose da Costa Santos, 10.800 reis.

 

Ana Rosa faleceu aos 14-10-1798 com testamento lavrado em vinte de setembro do mesmo ano no arraial do Rio do Peixe termo de Queluz, Comarca de São João (neste site colaboração de Walter Antonio Marques Lelis) no qual declarou ser proprietária de uma fazenda na Aplicação de N Sra do Desterro, com casa, paiol e demais benfeitorias, alem de escravos.

 

José e Ana tiveram seis filhos que se mudaram para Franca-SP onde deixaram geração:

 

1- Joaquim, com cerca de 14 anos no inventário paterno (1774).

 

2- Antonio Ferreira de Barcelos, batizado aos 22-06-1760, casou duas vezes.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 22-06-1760 Passatempo, Antonio, f.l. Joseph de Barcellos e Ana Rosa, padr.: Antonio João e Ignez de Santo Antonio, moradores no Redondo da freg. das Congonhas.

          Em Franca-SP aos 04-02-1822, viúvo de Joaquina Francisca de Jesus, casou com Constancia Maria de Jesus, natural de Congonhas do Campo-MG, filha de Veríssimo Gonçalves Costa e Germana Perpétua de Jesus.

Casamentos da Matriz de N Sra da Conceição de Franca-SP, aos 04-02-1822 nesta matriz, Antonio Ferreira de Barcellos, viúvo de Joaquina Francisca de Jesus; = cc Constancia Maria de Jesus, n. da freg. de Congonhas do Campo Bispado de Mariana, f.l. Veríssimo Gonçalves Costa e Germana Perpetua de Jesus. Test.: Antonio Vieira Velho, casado e João Caetano de Souza, viúvo, todos desta freguesia.

          Antonio faleceu com testamento ditado em Vila Franca do Imperador aos 12-01-1825 e aberto aos 16 do mesmo mês. Sem geração de ambos os matrimônios declarou a filha natural, tida em estado de solteiro

Arquivo Histórico Municipal de Franca-SP “Capitão Hipólito Antonio Pinheiro”

Tipo de Documento: Testamento

Testador: Antonio Ferreira de Barcellos

Disponibilizado por Walter Antônio Marques Lelis

Resumido por Projeto Compartilhar

Em nome de Deus Padre Amém.

Eu Antonio Ferreira de Barcellos, morador nesta vila Franca do Imperador Comarca da Fidelíssima vila desta Província de São Paulo, querendo fazer disposição de meus bens para melhor salvar minha alma, faço este meu testamento na forma seguinte:

Sou natural da freguesia de São José do Rio das Mortes, filho legitimo de Jose de Barcellos Ferreira e Ana Rosa de Jesus, falecidos. Sou casado em segundas núpcias com Constancia Maria de Jesus de cujo matrimonio não temos filho algum. Declaro que desta minha segunda mulher, alem de sua meação, lhe fiarão pertencendo os utensílios de minha casa a exceção de ferramentas.

(...) meu corpo será sepultado na capela onde for meu falecimento.

Legados pios, missas pela alma de meus pais, meus avós e pelas almas do purgatório.

Testamenteiros em 1º lugar a meu irmão o Cap. Hipólito Antonio Pinheiro, em 2º lugar a meu irmão Alf. Heitor Ferreira de Barcellos e em 3º ao Cap. Januário Jose de Souza (...).

Por meu falecimento ficaram gozando de inteira liberdade os meus escravos (...)

Depois de pagas as minhas dividas e satisfeitos meus legados, em tudo que restar de meus bens nomeio e instituo por minha herdeira a minha filha Maria Antonia da Silva mulher de Joaquim Pedro de Carvalho, havida em tempo de solteiro, a qual dará uma esmola de 50$000 rs a Esméria mulher de Vicente João Martins, e outra de igual quantia a Maria dos Santos enjeitada exposta em casa do falecido Gaspar de Brito.

(...) por não poder escrever, pedi a Tomas Carlos de Souza que este por mim fizesse e sendo-me lido e  achado conforme tinha dito o assinei nesta Vila Franca do Imperador aos 12-01-1825.

Aprovação: 12-01-1825

Abertura: aos 16-01-1825

Aceitação: aos 16-01-1825 pelo 1º testamenteiro Cap. Hipólito Antonio Pinheiro.

Termo de Juramento ao Inventariante

Aos 25-01-1825 nesta fazenda denominada das Três Barras termo da vila Franca do Imperador.

Inventariante: Constancia Maria de Jesus.

 

          Constancia aos 19-06-1825 casou segunda vez com João Peixoto Guimarães, viúvo de Januária Pereira de Jesus (ou Dias), família “Os Bueno da Fonseca” Cap. 2º

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 19-06-1825 João Peixoto Guimarães, viuvo de Januaria Pereira de Jesus = cc Constancia Maria de Jesus, viuva de Antonio Ferreira de Barcellos, test.: Cap. Militar Jose Joaquim de Santa Ana, solteiro e Alf. Mateus Coelho da Fonseca, casado.

2-1 Maria Antonia da Silva, filha natural reconhecida em testamento, casada com Joaquim Pedro de Carvalho.

          Joaquim já era falecido em Abril de 1827 (casamento do filho homônimo). Pais de, q.d.:

2-1-1 Justina Maria da Silva, natural de S. Bento do Tamanduá. Em Franca-SP aos 26-05-1815 casou com Matias Veríssimo Ferreira, natural de Congonhas do Campo-MG, filho de Manoel Francisco Ferreira e Joana Maria da Conceição.

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 26-06-1815 Matias Verissimo Ferreira n. freg. Congonhas do Campo Bispado de Mariana, f.l. Manoel Francisco Ferreira e Joana Maria da Conceição; = cc Justina Maria da Silva n. freg. S. Bento de Tamandua do mesmo bispado, f.l. Joaquim Pedro de Carvalho e Maria Antonia da Silva, test.: Antonio Ferreira de Barcellos e Manoel Machado Diniz, casados.

2-1-2 Ana Joaquina de Jesus aos 14-02-1820 casou com Manoel Pereira Damasceno, natural de Curral del Rei, filho de Joáo Pereira Rosa e Ana Maria de Jesus.

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 14-02-1820 Manoel Pereira Damasceno n, da freg, Curral del Rei Bispado de Mariana, f.l. João Pereira Rosa e Ana Maria de Jesus = cc Ana Joaquina de Jesus n. freg. S. Bento do mesmo bispado, f.l. Joaquim Pedro de Carvalho e Maria Antonia da Silva, test.: Teodosio de Mendonça Ribeiro e Januario Jose dos Santos, casados.

2-1-3 Maria Antonia da Silva aos 12-05-1823 casou com Flávio Antonio de Marcelha, exposto.

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 12-05-1823 Flavio Antonio de Marcelha, exposto em casa de Jose Ferreira, n. da freg. de Prados Bispado de Mariana e morador na de Jacui = cc Maria Antonia da Silva, f.l. Joaquim Pedro de Carvalho e Maria Antonia da Silva, n. da freg. S. Bento do Tamandua do predito bispado, test.: João Lourenço da Silva e Januario Jose dos Santos, casados.

2-1-4 Joaquina Maria de Jesus aos 26-04-1824 casou com Antonio Monteiro Novaes, natural de Pitangui, filho de outro e Maria Vicência de Jesus.

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 26-04-1824 Antonio Monteiro Novais f.l. Antonio Monteiro Novais e Maria Vicencia de Jesus, n. freg. Pitangui Bispado de Mariana = cc Joaquina Maria de Jesus f.l. Joaquim Pedro de Carvalho e Maria Antonia da Silva, n. desta freguesia e bispado, test.: Manoel Ribeiro da Silva e Flavio Antonio de Marcelha, casados.

2-1-5 Joaquim Pedro de Carvalho aos 23-04-1827 casou com Bárbara Maria de Jesus, irmã intira de Antonio Monteiro supra citada.

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 23-04-1827 Joaquim Pedro de Carvalho n. freg. Tamandua Bispado de Mariana, f.l. do finado Joaquim Pedro de Carvalho e Maria Antonia da Silva = cc Barbara Maria de Jesus n. freg. Pitangui do mesmo bispado, f.l. Antonio Monteiro de Novaes e Maria Vicencia de Jesus, test.: Manoel Nicacio da Silva e Matias Verissimo Ferreira, casados.

 

3- Heitor Ferreira de Barcellos, com cerca de 10 anos no inventário paterno. Solteiro em 1786 quando apadrinha Ana, a exposta abaixo (1ex). Casou com Ana Angélica de Jesus. Alferes Heitor e Ana Angélica fizeram em 1836 inventário amigável dos bens do seu casal.

          Heitor faleceu em 04-03-1837 em Franca, com testamento. Declarou quinze filhos de seu casal e nomeou os onze vivos. (inventários neste site, disponibilizado por  Walter Antônio Marques Lelis)

3-1 Claudio José Pinheiro (ou Ferreira de Barcellos), aos 29-08-1822 casou com Rita Angeliac de Jesus, natural de Tamandua, filha de Francisco Rodrigues Nunes e Maria Teresa de Jesus.

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 29-08-1822 Claudio Jose Pinheiro n. de Pitangui, f.l. Alf. Heitor Ferreira de Barcellos e Ana Angelica de Jesus = cc Rita Angelica de Jesus n. de Tamandua, f.l. Francisco Rodrigues Nunes e Maria Teresa de Jesus, test.: Teodosio de Mendonça Ribeiro e Antonio Ferreira de Barcellos, casados.

3-2 José de Barcellos Ferreira, aos 01-11-1822 casou com Gertrudes Angélica da Silva, natural de Congonhas do Campo, filha do falecido Alferes Francisco de Paula Silva e Maria Joana da Silveira.

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 01-11-1822 Jose de Barcellos Ferreira n. freg. Pitangui Bispado de Mariana, f.l. Alf. Heitor Ferreira de Barcellos e Ana Angelica de Jesus = cc Gertrudes Angelica da Silva n. freg. Congonhas do Campo do mesmo bispado, f.l. Alf. Francisco de Paula Silva, falecido e Maria Joana da Silveira, test.: Alf. Manoel Caetano de Menezes e Alf. Jose Ferreira de Menezes, casados.

3-3 Anselmo, batizado em 19-10-1791. Anselmo Ferreira de Barcellos, em Franca-SP aos 26-06-1816 com dispensa do impedimento de consanguinidade em 2º grau da linha transversal, casou com Rita Angélica do Sacramento, filha do Cap. Hipólito Antonio Pinheiro e Rita Angélica do Sacramento. Família “Gomes Pinheiro”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 19-10-1791 Desterro, Anselmo, f.l. Heitor Ferreira de Barcellos e Ana Angelica de Jesus, padr.: Antonio Vieira Velho, todos moradores na aplicação da dita capela.

3-4 Lucinda Ferreira de Barcellos casada com Francisco de Paula Silveira ou Silva. Pais, de, q.d.:

3-4-1 Ana Angélica da Silva, natural de Congonhas do Campo-MG. Em Franca-SP aos 06-05-1822 casou com Antonio Ferreira de Menezes, filho de José Ferreira de Menezes e Luciana Ferreira de Barcellos. 5-2 abaixo e família “José Telles de Menezes”.

Matriz de N. Sra da Conceição, Franca-SP aos 06-05-1822 nesta freguesia de Franca com dispensa do 3º grau de consanguinidade da linha transversa, Antonio Ferreira de Menezes, n. da freg. da vila de Pitangui Bispado de Mariana, f.l. Jose Ferreira de Menezes e Luciana Ferreira de Barcellos; = cc Ana Angelica da Silva, n. da freg. de Congonhas do Campo do mesmo bispado, f.l. Francisco de Paula Silveira(sic) e Lucinda Ferreira de Barcellos, Test.: Jose Machado Diniz e Jacob Ferreira de Menezes, casados, todos desta freguesia.

3-5 Ana Rosa de Jesus aos 02-08-1812 casou com Joaquim de Paula Silva, filho do Alferes Francisco de Paula Silva e Maria Joana da Silveira. Joaquim já era falecido em 1838.

Matriz de N. Sra da Conceição, Franca-SP aos 02-08-1812 net matriz, Joaquim de Paula e Silva n. da freg. das Congonhas do Campo Bispado de Mariana, f.l. Alf. Francisco de Paula Silva e Maria Joana da Silveira; = cc Ana Rosa de Jesus, n. da vila de Pitangui do mesmo bispado, f.l. Alf. Heitor Ferreira de Barcellos e Ana Angelica de Jesus

 

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 07-01-1829 Antonio Rodrigues Nunes n. freg. Tamandua Bispado de Mariana, f.l. Francisco Rodrigues Nunes e Maria Teresa de Jesus = cc Maria Rosa de Jesus n. desta freguesia, f.l. Joaquim de Paula Silva e Ana Rosa de Jesus, test.: Alf. Heitor Ferreira de Baracellos e Claudio Ferreira de Barcellos, casados.

3-6 Maria, batizada em 08-05-1794. Maria Angélica de Jesus casou com Manoel de Mendonça Ribeiro

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 08-05-1794 Desterro, Maria, f.l. Heitor Ferreira de Barcellos e Ana Angelica de Jesus, padr.: Jose Ferreira de Menezes e s/m Luciana Ferreira de Barcellos tia da batizada, e todos moradores na aplicação da dita capela.

Pais de, q.d.:

3-6-1 Joaquim de Mendonça Ribeiro, aos 21-05-1834 dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau casou com Rita Ferreira Telles, filha do Guarda Mor José Ferreira Telles de Menezes e Ana Rosa de Jesus; família “José Telles de Menezes”.

3-6-2 Antonio de Mendonça Ribeiro, aos 21-05-1834 casou com Rita Praxedes de Menezes, filha de José Ferreira de Menezes e Luciana Ferreira de Barcellos, família “José Telles de Menezes”.

Matriz de N. Sra da Conceição, Franca-SP aos 21-05-1834 nesta matriz de Franca dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau, Antonio de Mendonça Ribeiro, n. desta freguesia, f.l. Manoel de Mendonça Ribeiro e Maria Angelica de Jesus; = cc Rita Praxedes de Menezes, n. de S. Jose Bispado de Mariana, f.l. Jose Ferreira de Menezes e Luciana Ferreira de Barcellos. Test.: Jose de Barcellos FErreira e Simão Ferreira de Menezes, todos desta freguesia.

3-7 Silvéria Ferreira de Santo Antonio aos 17-02-1817 casou com André de Mendonça Ribeiro natural de Bambui-MG, filho de Teodósio de Mendonça Ribeiro e Rosa Maria de Jesus.

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos  17-02-1817 Andre de Mendonça Ribeiro n. freg. Bambui Bispado de Mariana, f.l. Teodosio de Mendonça Ribeiro e Rosa Maria de Jesus = cc Silveria Ferreira de Santo Antonio n. da freguesia do mesmo bispado, f.l. Alf. Heitor Ferreira de Barcellos e Ana Angelica de Jesus, test.: Alf. Jose Ferreira de Menezes e Vicente Borges Falleiros, casados.

3-8 Hipólita Ferreira de Jesus aos 17-02-1824, sem impedimentos, casou com Norberto de Mendonça Ribeiro, filho de Teodósio de Mendonça Ribeiro e Rosa Maria de Jesus.

Matriz de N. Sra da Conceição, Franca-SP os 17-02-1824 nesta freguesia de Franca sem impedimento, Norberto de Mendonça Ribeiro, f.l. Teodozio de Mendonça Ribeiro e Rosa Maria de Jesus, n. da freg. de Tamandua Bispado de Mariana; = cc Hipolita Ferreira de Barcellos, f.l. Alf. Heitor Ferreira de Barcellos e Ana Angelica de Jesus, n. desta freguesia. Test.: Manoel de Mendonça Ribeiro e Andre de Mendonça Ribeiro, casados, todos desta freguesia.

3-9 Joaquina Ferreira de Jesus aos 23-07-1821 casou com José de Paula e Silva, filho do falecido Alf. Francisco de Paula Silva e Maria Joana da Silveira, já citados.

Matriz de N. Sra da Conceição, Franca-SP aos 23-07-1821 nesta matriz sem impedimento, Jose de Paula Silva, n. da freg. de Congonhas do Campo Bispado de Mariana, f.l. do finado Alf. Francisco de Paula Silva e Maria Joana da Silveira; = cc Joaquina Ferreira de Jesus, n. da freg. de Pitangui do mesmo bispado, f.l. Alf. Heitor Ferreira de Barcellos e Ana Angelica de Jesus. Test.: Alf. Manoel Caetano de Menezes e Anselmo Ferreira de Barcellos, casados, todos desta freguesia.

3-10 Rita Angélica de Jesus aos 24-09-1826 casou com Zeferino de Paula Silva, natural de Queluz-MG, filho do finado Alf. Francisco de Paula Silva e Maria Joana da Silveira.

Casamento Matriz de Franca-SP aos 24-09-1826 nesta matriz, Zeferino de Paula Silva, n. da freg. de Queluz Bispado de Mariana, f.l. Alf. Franciscso de Paula Silva, falecido e Maria Joana da Silveira; = cc Rita Angelica de Jesus, n. desta freguesia, f.l. Alf. Heitor Ferreira de Barcellos e Ana Angelica de Jesus. Test.: Alf. Mateus Coelho da Fonseca e Jose Teixeira Alvares, casados, todos desta freguesia.

3-11 Cândida Ferreira de Barcellos (ou de Jesus), aos 23-07-1821 dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau duplicado, casou com Simão Ferreira de Menezes, filho de José Ferreira de Menezes e Luciana Ferreira de Barcellos. Geração na família “José Telles de Menezes”.

 

4- Anselmo, batizado em 21-11-1763. Já falecido em 1798, sua legitima paterna segundo determinação testamentaria de sua mãe: “Anselmo por ser falecido, cuja legitima se repartira por todos”.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 21-11-1763 Desterro, Anselmo, f.l. Jose de Barcellos Ferreira e Ana Rosa, padr.: Manoel Inacio de Faria e s/m Mariana Felicia, avós(sic) do batizado.

 

5- Luciana Ferreira de Barcelos, batizada em 09-10-1765. Casou com José Ferreira de Menezes, filho do Alf. José Telles de Menezes e D. Eugenia Maria de S. Joaquim. Geração na família “José Telles de Menezes”. Entre seus filhos:

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 09-10-1765 Desterro, Luciana, f.l. Jose de Barcelos Ferreira e Ana Rosa de Jesus, padr.: Manoel Fernandes Silva e s/m Rosa Maria de Viterbo.

5-1 Maria, batizada em 06-10-1784, padrinhos o avô paterno e a avó materna. Legatária da avó materna.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 06-10-1784 Desterro, Maria, f.l. Jose Ferreira de Menezes e Luciana Ferreira de Barcellos, padr.; Alf. Jose Telles de Menezes e Ana Rosa de Jesus, viuva.

5-2 Antonio Ferreira de Menezes aos 06-05-1822 casou com Ana Angélica da Silva, 3-4-1 supra.

 

6- Rosa Maria de Viterbo, batizada em 17-08-1767. Aos 23-11-1785 na Capela de Nossa Senhora do Desterro do termo de São José Del Rei, casou com Antonio Vieira Velho, filho de outro e Maria do Sacramento. Geração na família “Antonio Vieira Velho”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 17-08-1767 Desterro, Rosa, f.l. Jose de Barcelos Ferreira e Ana Rosa de Jesus, padr.: Andre Francisco e Mariana Felicia mulher de Manoel Inacio de Faria.

 

1ex- Ana, exposta em casa de Ana Rosa de Jesus, batizada em 05-06-1786.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 05-06-1786 Desterro, Ana, exposta em casa de Ana Rosa de Jesus, viuva, padr.: Heitor Ferreira de Barcellos, solteiro filho da dita Ana Rosa, e Roza Maria de Viterbo mulher de Antonio Vieira Velho.