PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

José de Andrade Braga

(atualizado em 08-março-2017)

 

 

Bartyra Sette

Colaboração: Alda Câmara Bueno de Moraes

 

 

 

Em meados do século XVIII, José de Andrade Braga e sua mulher Maria da Conceição moravam na Ilha de Santa Maria do Arquipélago dos Açores, onde nasceram filhos do casal.

 

A família transferiu-se para o Brasil, fixando moradia em Prados-MG, onde José faleceu em 25-02-1775, com testamento conjunto feito no Sitio das Figueiras aplicação da Lagoa dos Prados aos 14-01-1775 e transcrito no Livro de óbitos da freguesia.

Prados, Mg Igreja N Sra da Conceição aos 25-02-1775 faleceu Joseph de Andrade Braga casado que era com Maria da Conceição e aos 27 do dito mes foi encomendado e se deu sepultura na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada filial desta matriz de Prados. Fez testamento:

(...) eu Joseph de Andrade Braga (...) encomenda a alma.

Declaro que este meu testamento é comum entre mim e a minha mulher Maria da Conceição, por tudo o que esta dito e se disser abaixo se en tendera tambem dito por ela.

Testamenteiros em 1º a nosso filho Gaspar Antonio, em 2º n/filho Antonio Borges de Andrade, em 3º a Joseph Francisco de Andrade tambem nosso filho.

Declaramos que alem dos tres filhos acima nomeados temos mais um por nome Manoel Joseph Pacheco mais as filhas Mariana Francisca cc Bernardo Homem, Maria da Assunção dos Prazeres cc João Bernardes de Moura, Ignez da Gloria cc Alexandre Correa, Rosa de São Joseph cc Joseph Machado Neto, e Bernarda Josepha da Estrella cc Pedro da Costa, os quais todos nove filhos são nossos herdeiros forçados.

Declara bens que foram adquiridos e não herdados.

Legados: a minha comadre e cunhada Catrina do Nascimento, moradora na Ribeira de S. Domingos freg. de N. Sra da Assunção nossa patria, vila do Porto ilha de Santa Maria seis mil [----------] - para Francisca da Anunciada e Mariana do Rosario nossas sobrinhas na dita paragem seis mil rs para cada uma = para Joana Batista e sua irmã Rosa seis mil rs na dita paragem = Para Mariana da Vitoria, freira no convento de N Sra da Conceição da vila e sua irmã seis mil rs. = para nossa sobrinha Maria do Rosario, filha de Ignacio Pacheco, seis mil rs =

Legados pios =

Dara a nossa neta Rita, filha de Alexandre Correa, dez mil rs = a nossa filha Rosa trinta mil rs por esmola = a nossa filha Mariana Francisca de Belem 30 mil rs para satisfazer uma deixa que lhe deixou sua tia Branca de Magalhães. O que restar do remanescente de nossa terça se repartira em duas partes iguais e dessa, uma se dara aos nossos dois filhos Gaspar e Antonio, e a outra se repartira em missas pelas nossas almas.

E estando na forma que tinhamos ditado nossa vontade eu Joseph de Andrade o assinei com minha firma, e eu Maria da Conceição pedi e roguei ao dito R.do Vig. por mim assinasse. Sitio das Figueiras aplicação da Lagoa dos Prados aos 14-01-1775 Joseph de Andrade Braga = que este fiz a rogo dos testadores e assinei a rogo da testadora Maria da Conceição, o Vig. Manoel Martins de Carvalho. Seguia-se a aprovação

Segundo o  testamento, tiveram nove filhos:

1- Gaspar Antonio de Andrade

2- Antonio Borges de Andrade

3- José Francisco de Andrade;

4- Manoel José Pacheco

5- Mariana Francisca de Belém

6- Maria da Assunção dos Prazeres

7- Ines da Gloria do Livramento

8- Rosa Margarida de S. José

9- Bernarda Josefa da Estrela

 

1- Gaspar Antonio de Andrade, 1º testamenteiro dos pais. Nascido em Nossa Senhora da Assunção da Vila do Porto, Ilha de Santa Maria. Faleceu solteiro, sem herdeiros, na Lagoa Dourada, em 25-07-1797 (pesq. Alda Câmara Bueno de Moares).

Prados, MG aos 25-07-1797 na capela Santo Antonio da Lagoa Dourada fal Gaspar Antonio de Andrade, solteiro. Foi sepultado dentro da dita capela, fez seu solene testamento cujo teor é o seguinte (...).

Paragem de Figueiras suburbios do Arraial da Lagoa Dourada freguesia de Prados, eu Gaspar Antonio de Andrade assistente neste mesmo lugar, f.l. Jose de Andrade braga e Maria da Conceição, falecidos,. n/b na freg. N. Sra da Assunção da vila do Porto Ilha de Santa Maria Bispado de Angra. Sou solteiro, livre, desimpedido, sem que tenha herdeiro forçado.

Testamenteiros: 1º Joaquim Jose Marselha, em 2º m/compadre e irmão Antonio Borges de Andrade, em 3º Pedro Glz de Aguiar, em 4º João Bernardes Pacheco.

Encomenda missas = Legados pios = Legados:

-100$000rs para meu compadre e irmão Antonio Borges de Andrade para repartir para minhas sobrinhas suas filhas q são a primeira que é minha afilhada Ana = Maria = e Joaquina. 50$000 p/m comadre Ignacia Caterina de Rezende mulher do dito meu irmão Antonio Borges de Andrade.

- a ,m/afilhada Ana, filha de meu compadre e irmão Jose Francisco 20$000rs.

Instituo a meu testamenteiro que aceitar esta minha testamentaria por meu universal herdeiro.

Em o meu sitio das Figueiras aos 13-06-1793 Gaspar Antonio de Andrade

 

2- Antonio Borges de Andrade, 2º testamenteiro dos pais. Também nascido na Ilha de Santa Maria, aos 14-02-1774, casou com Inácia Catarina de Rezende, filha de João de Rezende Silva e Maria dos Santos, naturais de Parati-RJ

14.02.1774 – Capela de Santo Antônio da Lagoa Dourada; Antônio Borges de Andrade – natural de N.Sra da Assunção – Ilha de Santa Maria. Filho de José de Andrade Braga e Maria da Conceição. Inácia Catarina de Rezende – filha de João de Rezende Silva e Mª dos Santos, naturais de Parati-RJ. (pesq. Alda)

Antonio faleceu aos 05-06-1819 e foi inventariado aos 20-07-1820 por sua viúva. Compareceram ou foram representados no inventário (neste site) seis filhos:

 

2-1 Ana Cândida de Rezende, aos 11-04-1797 casou com Francisco Luiz da Cunha Braga.

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 11-04-1797 Francisco Luiz da Cunha Braga, f.l. de Francisco Luiz da Cunha e Anna Ignacia de Jesus = Anna Candida de Rezende, f.l. de Antonio Borges de Andrade e Ignacia Catharina de Rezende. Nts/bts nesta freguesia de Prados.

          Francisco Luiz, nascido aos 11 de outubro e batizado aos 18 do mesmo mês e ano de 1773, era filho de Francisco Luiz da Cunha, natural de S. Salvador de Lemenhe termo de Barcelos Arc. de Braga e de Ana Inácia de Jesus, natural da freguesia de Santa Cruz da Ilha das Flores Bispado de Angra, neto paterno de Antonio da Cunha natural da freguesia de Cunha termo de Barcelos, e de Constantina Luiz, natural da dita freguesia de S. Salvador, neto materno de Antonio Furtado Raposo e Izabel Pimentel de Sá, ambos da dita Ilha das Flores.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 11 de outubro nasceu e aos dezoito do mesmo mes de 1773 na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada filial desta matriz dos Prados bat a Francisco, f.l. de Francisco Luiz da Cunha natural da freg. de S. Salvador de Lemenhe(?) termo de Barcellos Arc. de Braga e de Ana Ignacia de Jesus n. da freguesia de Santa Cruz da Ilha das Flores Bispado de Angra, neto paterno de Antonio da Cunha n da freguesia de Cunha, termo de Barcelos Arc. Braga e de Constantina Luiz da dita freguesia de S. Salvador; e pela materna neto de Antonio Furtado Raposo e de Izabel Pimentel de Sa, todos da dita freguesia e Ilha das Flores; foram padrinhos Antonio Francisco Souto, solteiro e Ignacia Maria da Assunção, mulher de Jose Rodrigues de Oliveira, que em seu lugar, e com procuração tocou a criança Andre Rodrigues Chaves; o padrinho da freguesia da Borda do Campo e os mais desta.

 

          Ana, já falecida em 1820, foi representada no inventário paterno por quatro filhos (situação em 20-07-1820):

2-1-1 Jesuína, casada, ignora o nome do marido, é moradora na Campanha.

2-1-2 Francisco, solteiro, de idade de dezesseis anos.

2-1-3 Silvéria, casada com João Pereira, moradora em Nazaré

2-1-4 Cândido, solteiro, de dez anos de idade

 

2-2 Maria, falecida, casada que foi com Domingos Leal, também falecido, sem geração..

2-3 Antonio, casado, morador no Ribeirão da Pataca. Antonio Borges de Andrade aos 20-05-1801 casou com Bernarda Maria da Conceição, batizada em 16-06-1782, filha de Bernardo José Pinto Brandão e Inacia Joaquina Alves de Magalhães, neta materna de Caetano Alves de Magalhães e Francisca de Souza, família “Caetano Alves de Magalhães e Araújo”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 20-05-1801; Rib. Do Mosquito; Antonio Borges de Andrade; f. Antonio Borges de Andrade e Ignacia Catharina de Rezende; n. Prados; = cc. Bernarda Maria da Conceição; f. Bernardo José Pinto Brandão e Ignacia Joaquina Alves de Magalhães; n. São José

 

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 16-06-1782 matriz, Bernarda, f.l. Bernardo Jose Pinto Brandão e Inacia Joaquina Alvares Magalhães, padr: Antonio Fernandes Barbosa.

       Antonio e Bernarda tiveram, q.d.:

2-3-1 Inácio, batizado na Capela do Mosquito termo da Vila de São José aos 04-03-1803.

B7:São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 04-03-1803 Mosquito, Inacio n. aos 21-02, f.l. Antonio Borges de Andrade e Bernarda Maria da Conceição, padr.: Antonio Borges de Andrade, avo paterno dos Prados, e Inacia Joaquina Alvares de Magalhães, avo materna, desta freguesia da vila de S. Jose

2-3-2 Manoel, batizado aos 20-08-1806

20.08.1806 – Piumhi = batizaram Manoel (pesq. Alda Câmara Bueno de Moraes):

2-3-3 Cândida, aos 04-06-1812

04.06.1812 – São Bento do Tamanduá – batizaram Cândida (pesq. Alda Câmara Bueno de Moraes):

 

2-4 João (ou José?) de Resende, casado. José (ou João?) de Rezende Silva, aos 28-08-1811, casou com Justiniana Antonia da Silva, filha de Antonio José da Silva e Marcelina Maria de Moraes, neta materna de Amaro de Freitas de Almada e Teresa Maria da Costa. Família “Amaro de Freitas de Almada”.

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Lagoa Dourada aos 28-08-1811 Jose de Resende Silva, f.l. de Antonio Borges de Andrade e Ignacia Catherina de Rezende = Justiniana Antonia da Silva, f.l. de Antonio Jose da Silva e Marcelina Maria de Moraes. Nts/bts nesta freguesia de Prados.

 

2-5 Joaquina Gaudencia do Nascimento aos 21-08-1804 casou com Joaquim José Gonçalves, batizado em 29-11-1767, filho de Manoel José Gonçalves e Josefa Maria Pereira.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 21-08-1804 matriz; Joaquim Jose Gonçalves, f.l. Manoel Jose Gonçalves e Josefa Maria Pereira, n/b nestas matriz; cc Joaquina Gaudencia do Nascimento, f.l. Antonio Borges de Andrade e Inacia Catarina de Rezende, n/b na cap. Sto. Antonio da Lagoa Dourada; test.: Alf. Felix de Faria Lobato e Francisco Luiz da Cunha Braga, casados.

 

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 29-11-1767 matriz, Joaquim, f.l. Manoel Joseph Gonçalves e Josepha Maria Pereira, padr.: Thome Luiz Martins (a margem: 1a. a 25-07-1804)

          Joaquina, já falecida em 1820, deixou filhos.

2-5-1 Bernarda, solteira, com 20 anos em 1820.

2-5-2 João, solteiro, com 16 anos.

2-5-3 Francisco, com 13 anos.

2-5-4 Cândido, com 10 anos.

2-5-5 Delfina, com 09 anos

 

2-6 Pedro Borges de Andrade, casado

 

3- José Francisco de Andrade, 3º testamenteiro dos pais.

 

4- Manoel José Pacheco (tambem Manoel de Andrade Pacheco) casou em Prados aos 10-07-1752 com Ana de São José, filha de Antonio de Moura e Francisca de Rezende, naturais da Ilha de Santa Maria Bispado de Angra.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 10-07-1752 nesta Manoel de Andrade Pacheco, f.l. Jose de Andrade e Maria da Conceição, n/b na freg. de N. Sra da Assunção da Ilha de Santa Maria da vila do Porto = cc Ana de S. Jose de Lianes(?), f.l. Antonio de Moura e Francisca de Resende, n. da mesma freguesia.

          Pais de, q.d.:

4-1 Maria Clara da Encarnação batizada em Prados aos 03-04-1754. Aos 19-11-1770 casou com Manoel Martins de Oliveira, filho de outro e Ana de Souza Lima.

Prados, MG aos 03-04-1754 bat Maria, f.l. de Manoel Jose Pacheco e de s/m Ana de São Jose, neta paterna de Jose de Andrade Braga e Maria da Conceição, todos naturais da freguesia de N. Sra da Assunção da Ilha de SAnta Maria Bispado de Angra, neta materna de Antonio de Moura, da freguesia de SAnta Barbara e de s/m Maria de Rezende da sonredita freguesia de N. Sra da Assunção, todos da dita ilha e Bispado de Angra. Foram padrinhos o Revdo. Padre João de Rezende e Elena Maria, mulher de João de Rezende assistentes nesta freguesia dos Prados.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santa Rita aos 19-11-1770 Manoel Martins de Oliveira, da cap. Sta Rita, f.l. Manoel Martins de Oliveira e Ana de Souza Lima = cc Maria Clara da Encarnação, da freg. de Prados, f.l. Manoel Jose Pacheco e Ana de S. Jose, test.: Antonio Nunes Resende e Pedro da Costa.

4-2 Manoel, batizado em Tiradentes em 15-09-1755

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 15-09-1755 Lage, Manoel, f.l. Manoel Joseph Pacheco e Ana de São Joseph, np Joseph de Andrade Braga e Maria da Conceição, naturais da Ilha de Santa Maria Bispado de Angra, nm Antonio de Moura e Francisca de Resende, naturais da dita Ilha e bispado, padr.: Antonio Nunes de Resende e Ana Alvares Preta.

4-3 Ana, batizada em 10-04-1758. Ana Maria Joaquina aos 04-10-1775 casou com João Jose de Almeida, batizado em Tiradentes em 06-11-1752, filho de Antonio de Almeida e Francisca Teresa.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 10-04-1758 Lage, Ana, f.l. Manoel Joseph Pacheco e Ana de São Jose, padr.: Bernardo Homem e s/m Mariana Francisca de Belem.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Sta Rita aos 04-10-1775 João Jose de Almeida, da freg. vila de S. Jose, f.l. Antonio de Almeida e Francisca Teresa = cc Ana Maria Joaquina, da freg. vila S. Jose, f.l. Manoel Jose Pacheco e Ana de São Jose, test.: Antonio Pinto Correa e Manoel de Paiva.

 

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 06-11-1752 cap. Lage, João, f.l. Antonio de Almeida e Francisca Teresa, padr.: o P. João Dias e Josefa Joaquina mulher de Amaro [---].

 

          Pais de, q.d.:

4-3-1 Rita, batizada em 26-09-1779.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Sta Rita aos 26-09-1779 Rita, f.l. João Jose de Almeida e Ana Maria Joaquina, padr.: Manoel Jose Pacheco e Francisca Teresa, casada.

4-4 Antonia, batizada em 25-02-1760. Antonia Joaquina de Rezende em 02-05-1792 casou com Francisco Rodrigues de Souza, filho de Bento Rodrigues da Rocha e Maria de Souza Mota.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 25-02-1760 Lage, Antonia, f.l. Manoel Jose Pacheco e Ana de S. Joseph, padr.: Joachim de Resende Fernandes e Maria Pedrosa de Moraes, mulher de Antonio Nunes de Resende.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Sta Rita aos 02-05-1792 Francisco Rodrigues de Souza, desta, f.l. Bento Rodrigues da Rocha e Maria de Souza Mota = cc Antonia Joaquina de Resende, da freg. de Sto Antonio da vila de S. Jose, f.l. Manoel Jose Pacheco e Ana de São Jose, test.: Pedro da Costa Ribeiro e Antonio Francisco da Costa.

 

Pais de, q.d.:

4-4-1 Antonia, batizada em 25-07-1793.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Sta Rita aos 25-07-1793 Antonia, f.l. Francisco Rorigues de Souza e Antonia Joaquina de Resende, padr.: Manoel Jose Pacheco e Antonia Joaquina de Almeida.

4-4-2 José, em 01-01-1795.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Sta Rita aos 01-01-1795 Jose, f.l. Francisco Rorigues de Souza e Antonia Joaquina de Resende, padr.: João Ferreira Rezende, da aplicação da Lage.

4-4-3 Maria, em 19-07-1797.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas Manoel Rodrigues, ermida N. Sra do Rosario aos 19-07-1797 Maria, f.l. Francisco Rodrigues de Souza e Antonia Joaquina de Resende, padr.: Joaquim Jose da Costa e Jose de Souza.

4-4-4 Francisco, em 31-03-1799.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas Manoel Rodrigues, ermida N. Sra do Rosario aos 31-03-1799 Francisco, f.l. Francisco Rorigues de Souza e Antonia Joaquina de Resende, padr.: Manoel Rodrigues.

4-5 Manoel, em 17-11-1800.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Sta Rita aos 17-11-1800 Manoel, f.l. Francisco Rorigues de Souza e Antonia Joaquina de Resende, padr.: Manoel da Costa Ribeiro, da freg. dos Prtados e Bernarda Josefa, desta.

4-5 João, em 16-09-1761

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 16-09-1761 Lage, João, f.l. Manoel Jose Pacheco e Ana de São Joseph, ambos naturais da freg. de N. Sra. da Assunção da Ilha de Santa Maria Bispado de Angra, np de Joseph de Andrade Braga e de s/m Maria da Conceição, nm de Antonio de Moura e Francisca de Rezende, naturais da dita freg. de N. Sra. da Assunção, padr.: Gaspar de Andrade Braga e Maria da Conceição, moradores na freg. dos Prados.

4-6 Josefa, em 12-05-1763

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 12-05-1763 Lage, Josepha, f.l. Manoel Joseph Pacheco e Ana de São Joseph, ambos nts/bts na freg, de N. Sra da Assunção da Ilha de Santa Maria do Bispado de Angra, np de Joseph de Andrade Braga e Maria da Conceição, nm de Antonio de Moura e Francisca de Rezende naturais todos da dita freguesia, padr.: Pedro da Costa e Maria Pedrosa de Moraes.

4-7 Bernarda, batizada em 03-01-1765. Bernarda Francisca de Rezende em 03-05-1792 casou com José de Souza, batizado em 01-04-1770, filho de Domingos de Souza e Genoveva de Souza Mota.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 03-01-1765 Lage, Bernarda, f.l. Manoel Jose e Ana de São Jose, padr.: Antonio Marques Monteiro e Bernarda Josefa mulher de Pedro da Costa

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santa Rita aos 03-05-1792 Jose de Souza, desta, f.l. Domingos de Souza e Genoveva de Souza Mota = cc Bernarda Francisca de Resende, de Santo Antonio da vila de S. Jose, f.l. Manoel Jose Pacheco e Ana de S. Jose, test.: Francisco Ferreira da Fonseca e Antonio Francisco da Costa.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Brumado aos 01-04-1770 Jose, f.l. Domingos de Souza e Genoveva de Souza, padr.: Alf. Manoel Pereira de Mattos e s/m D. Ana Almeida Silva.

 

Pais de, q.d.:

4-7-1 Genoveva Francisca de Souza, batizada em 08-09-1793. Em 31-05-1810 casou com João Pedro da Silva, batizado em 21-05-1789, filho de Pedro de Oliveira Barcellos e Joaquina Maria do Rosario.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santa Rita aos 08-09-1793 Genoveva, f.l. Jose de Souza e Bernarda Francisca, padr.: Manoel Jose e Genoveva de Souza.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santa Rita aos 31-05-1810 João Pedro da Silva, desta, f.l. Pedro de Oliveira e Joaquina Maria do Rosario = cc Genoveva Francisca de Souza, da cap. Santa Rita, f.l. Jose de Souza e Bernarda Francisca de Resende, test.: Teodoro Jose Arvelos e Manoel Rodrigues Rocha.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap Santa Rita aos 21-05-1789 João, f.l. Pedro de Oliveira Barcellos e Joaquina Maria do Rosario, padr.: Teodoro Jose Arvelos e D. Ana Ferreira por pp a Jose Ferreira.

5- Mariana Francisca de Belém casada aos 27-11-1752 com Bermardo Homem da Silveira.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 27-11-1752 nesta igreja matriz Bernardo Homem Pimentel e Mariana Francisca de Belem, ele natural da Ilha do Pico e batizado na freguesia de N. Sra da Piedade Bispado de Angra e ela da freguesia de N. Sra da Assunção da vila do Porto da Ilha de Santa Maria do dito bispado.

          Bernardo fez seu testamento aos 30-03-1791 e foi inventariado pela viúva em 25-10-1798. Natural da Ilha do Pico, era filho de João Gonçalves de Areias e de Maria da Esperança.

          O casal teve dez filhos, nascidos em Tiradentes-MG, segundo testamento de Bernardo, disponibilizado no site de Fernando de Magalhães Coutinho Vieira.

5-1 Ana Vitória do Sacramento batizada aos 22-01-1754 em Tiradentes onde em 1773 casou com Manoel da Silva Porto, natural da Ilha do Pico, filho de José Gonçalves Porto e Marta Leal.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 22-01-1754 Lage, Ana, f.l. Bernardo Homem, n/b na freg. de N. Sra. da Piedade da Ilha do Pico bispado de Angra, e de Ana, digo Mariana Francisca de Bellem, n/b na freg; de N. Sra. da Assunção da vila do Porto Ilha de Santa Maria do mesmo bispado, np de João Gonçalves da Area e Maria Esperança, naturais da freg. de N. Sra. da Piedade da Ilha do Pico bispado acima, nm de Joseph de Andrade Braga e Maria da Conceição naturais da freg. de N. Sra. da Assunção da Ilha do Pico, e vila do Porto do mesmo bispado e de presente assistentes na Ponte do Carandehy da freguesia dos Prados, padr.: Antonio Nunes Rezende da freguesia dos Prados.

 

São José Del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. Validação do Matrimonio-1773; Ermida de São João Baptista; Manoel da Silva Porto ; f. José Gonçalves Porto e Martha Lial,falecidos; n. N.S. Piedade da I. do Pico; = cc. Anna Victoria do Sacramento; f. Bernardo Homem da Silveira e Mariana Francisca de Belem; n. São José del Rei; Revalidação de matrimonio. Cujo matrimonio se reconheceu nulo de seu principio por impedimentos de parentesco que sobrevieram depois de recebidos, e dos quais foram dispensados, impostas e cumpridas as penitencias convenientes. E porque este assento não se fez em tempo conducente e agora por requerimento de Manoel Bernardes da Silveira filho legitimo de Manoel da Silva Porto e s/m Ana Vitoria do Sacramento (....) se fez este assento. 18-02-1797

Pais de, pelo menos:

5-1-1 Manoel Bernardes da Silveira, batizado em 01-06-1773. Requereu a transcrição da validação do casamento dos pais.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 01-06-1773 ermida de S. João Batista, Manoel, f.l. Manoel da Silva Porto e Ana Vitoria do Sacramento, padr.: Bernardo da Silveira e s/m Mariana Francisca.

5-1-2 João, em 10-07-1777.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 10-07-1777 S. João Batista, João, f.l. Manoel da Silva Porto e Ana Vitoria do Sacramento, padr.: João Bernardo da Silveira e Mariana Francisca mulher de Bernardo Homem da Silveira.

5-1-3 Maria, em 30-11-1779

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - Livro Suplementos, aos 30-11-1779 na cap. S. João Batista, Maria, f.l. Manoel da Silva Porto e Ana Vitoria do Sacramento, padr.: Francisco Bernardes da Silveira e Maria Joaquina da Silveira. Vila de S. Jose 26-01-1796.

 

5-2 Padre João Bernardes da Silveira, batizado aos 07-07-1755. 2º testamenteiro paterno.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 07-07-1755 Lage, João, f.l. Bernardo Homem e Maria Francisca de Belem, padr.: o capelão Antonio Marques de Moraes.

5-3 José Bernardes da Silveira, batizado aos 19-09-1757. Casou com Ana Gonçalves da Cruz.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 19-09-1757 Lage, Jose, f.l. Bernardo Homem e Mariana Francisca de Belem, padr.: Antonio Francisco Pereira, morador nesta vila de S. Jose e Maria Correa, mulher de Dominos Alvares este apresentou pp de ambos.

Pais de, q.d.:

5-3-1 Ana, batizada em 25-07-1785.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 25-07-1785 S. João Batista, Ana, f.l. Furriel Jose Bernardes da Silveira e D. Ana Glz da Cruz, padr.:  P.e João Bernardes da Silveira, por pp que apresentou Manoel da Silva Porto, e D. Mariana Francisca de Belem, avó paterna.

5-4 Francisco Bernardes da Silveira, batizado em outubro de 1759. Era viúvo em 1791. Foi casado com Rita Paim Pamplona de Menezes e Vasconcellos.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos d[--] dias do mes de Outubro de 1759 cap. Lage, Francisco, f.l. Bernardo Homem e Mariana Francisca de Belem, padr.: João Gonçalves Chaves.

Pais de, q.d.:

5-4-1 João, batizado em 14-04-1784.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 14-04-1784 S. João Batista, João, f.l. Francisco Bernardes da Silveira e Rita Pamplona de Menezes, padr.: Cap. Bernardo Homem da Silveira e s/m Mariana Francisca de Bellem, avós do batizado.

5-4-2 Francisco Bernardes da Silveira, batizado aos 09-02-1788. Aos 17-02-1806 casou com Ana Severina, filha de Bernardo Joaquim e Josefa Maria da Silva.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 09-02-1788 ermida S. João Batista, Francisco, f.l. Francisco Bernardes da Silveira e D. Rita Pahim Pamplona de Meneses e Vasconcellos, padr.: Furriel Jose Bernardes da Silveira e Ana Vitoria do Sacramento.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. - aos 17-02-1806 S. João Batista; Francisco Bernardes da Silveira, f.l. Francisco Bernardes da Silveira e D. Rita Paim de Menezes; cc Ana Severina, f.l. Bernardo Joaquim e Josefa Maria da Silva. Ambos nts/bts cap. S. João Batista; test.: Revdo. João Bernardes da Silveira e o Alf. Teodoro Jose Joaquim Pereira.

5-5 Manoel Bernardes da Silveira, casado com Joana Rodrigues Pereira, pais de, q.d.:

5-5-1 Maria Joana da Silveira aos 31-10-1804 casou na Capela de S João Batista em Tiradentes com José Garcia Pereira, batizado em 1780, filho de outro e Margarida Feliciana da Silva, família “Tomás da Costa Pamplona”.

São José Del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 31-10-1804 na capela de S. João Batista, Jose Garcia Pereira, f.l. de Jose Garcia Pereira e Margarida Feliciana da Silva, desta freg.; = cc. Maria Joana da Silveira, f.l. de Manoel Bernardes da Silvr.ª e Joana Roiz Pr.ª, da freg. de Curral del Rei.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - Livro Suplementos, em o ano de 1780 ermida S. João Batista, Jose, f.l. Jose Garcia Pereira e Margarida Feliciana da Silva, padr.: Jose da Costa Silva Pamplona e Maximiana Francisca da Silva. Vila de S. Jose 14-10-1804

 

Pais de, q.d.:

5-5-1-1 Maria, batizada aos 13-10-1805

São José Del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 13-10-1805 na capela de S. João Batista, bat. Maria, f.l. Jose Garcia Pereira e Maria Joana. Padr.: Joze Garcia Pereira e Joana Rodrigues.

 

5-5-2 Ana Bernardes de São José aos 27-10-1804 casou com Tomas Garcia Pereira, irmão inteiro de José Garcia supra, família “Tomás da Costa Pamplona”.

São José Del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 27-10-1804 na capela de S. João Batista, Thomas Garcia Pereira, f.l. de Jose Garcia Pereira e Margarida Feliciana da Silva, desta freg.; = cc. Ana Bernardes de S. Jose, f.l. de Manoel Bernardes da Silvr.ª e Joana Rois Pr.ª, n. da freg. de Tamandua.

Pais de, q.d.:

5-5-2-1 Ana, batizada aos 11-08-1805

São José Del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 11-08-1805 na capela de S. João Batista, bat. Ana, f.l. de Tomas Gracio e Ana Bernardes. Padr.: Jose Gracia Pr.ª e Joana Roiz.

5-5-3 Joaquina, batizada em 1793.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - Livro Suplementos, em o ano de 1793 cap. S. João Batista, Joaquina, f.l. Manoel Bernardes da Silveira e Joana Rodrigues Pereira, padr.: Manoel Ferreira Pacheco e s/m Joana Rodrigues Pereira. Vila de S. José 15-06-1809

 

5-6 Maria Joaquina da Siveira, batizada aos 10-10-1762. Aos 01-05-1787 casou com Gabriel Gonçalves Montijo, nascido em Prados e filho de Antonio Gonçalves Montijo e Maria de Jesus, família “Antonio Rodrigues da Costa”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 10-10-1762 Lage, Maria, f.l. Bernardo Homem da Silveira e Mariana Francisca, padr.: Antonio Luiz Coelho, o qual mandou pp do Rio de Janeiro onde é morador a Francisco Pinto Rodrigues para tocar a criança, e Bernarda Josepha da Estrella, mulher de Pedro da Costa.

 

São José Del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 01-05-1787; Gabriel Gonçalves Montejo; f. Antonio Gonçalves Montejo e Maria de Jesus; n. Prados; = cc. Maria Joaquina da Silveira; f. Cap.Bernardo Homem da Silveira e Mariana Francisca de Belem; n. São José

Maria testou na fazenda do Barreiro em 12-10-1832 e foi sepultada na matriz de S. Bento em 13-03-1833:

Itapecerica, S. Bento obitos aos 13-03-1833 na capela de S. Antonio desta matriz de S. Bento sepultou-se D. Maria Joaquina da Silveira casada com Gabriel Glz Montijo. Fez seu testamento: (...) aos 12-10-1832 nesta fazenda denominada o Barreiro freguesia de S. Bento do Tamandua comarca do Rio das Velhas Prov. de Minas Gerais eu Maria Joaquina da Silveira faço o meu testamento na forma e maneira seguinte: sou natural da aplicação de N Sra da Penha da Lage freguesia de S. Antonio da vila de S. Jose, f.l. de Bernardo Homem da Silveira e Mariana Francisca de Bellas(sic), já falecidos, e ao presente moradora nesta dita fazenda do Barreiro. Sou casada com Gabriel Gonçalves Montijo de cujo matrimonio tivemos cinco filhos a saber: Joaquim, Gervasio, Mariana casada com Ignacio Carneiro, Maria casada que foi com Sebastião de Freitas Borges, ambos ja falecidos, e Jenovefa que ainda esta solteira, os quais todos são meus legitimos herdeiros.

Testamenteiros em 1º lugar meu marido Gabriel Gonçalves Montijo, em 2º a meu filho Joaquim Gonçalves Montijo, em 3º a meu filho Gervasio Gonçalves Montijo.

Legados: a m/neta Francisca, filha de minha falecida filha Maria, uma criolinha. A Julia, exposta, a qual se esta criando nesta casa e se acha com onze anos de idade, uma crioulinha. A Maria, exposta nesta casa onde se esta criando a qual ao presente seis anos pouco mais ou menos, uma crioulinha. a Jose, exposto nesta casa, o qual tem de idade cinco anos pouco mais ou menos. Deixo a Ismeria, f.l. de Vicente Pereira da Luz e de Ana de Jesus 409.000 rs. Legados pios. Herdeiros do remanescente da terça os filhos Joaquim, Gervasio e Jenuvefa. Testamento feiro por Luiz Jose de Siqueira e por eu não poder assinar, por molestia que tenho na mão, vai a meu rogo pelo mesmo assinado. Fazenda do Barreiro 12-10-1832 a rogo de D. Maria Joaquina da Silveira, Luiz Jose de Siqueira.

Foram cinco os filhos do casal, batizados em Tiradentes-MG:

5-6-1 Mariana, aos 10-03-1788. Em 1832 estava casada com Ignacio Carneiro.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - (a margem: Marianna) aos 10-03-1788 ermida S. João Batista, Marinna, f.l. Gabriel Gonçalves Montijo e Maria Joaquina da Silveira, padr.: Cap. Bernardo Homem da Silveira e s/m D. Marianna Francisca de Belem.

5-6-2 Joaquim, em 23-06-1790. Joaquim Gonçalves Montijo 2º testamenteiro amterno.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos -  aos 03-06-1790 S. João Batista, Joaquim n. aos 27-05, f.l. Gabriel Gonçalves Montijo e D. Maria Joaquina da Silveira, padr.: Joaquim da Silva Leão e Maria de Jesus.

5-6-3 Genoveva, aos 26-02-1792. Solteira em 1832, co herdeira da terça materna.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 26-02-1792 S. João Batista, Genoveva, f.l. Gabriel Gonçalves Montejo e D. Maria Joaquina da Silveira, padr.: Cap. Bernardo Homem da Silveira e D. Mariana Francisca da Silveira, aquele avô e esta tia da dita batizada.

5-6-4 Gervasio, aos 16-11-1793. Gervasio Gonçalves Montijo 3º testamenteiro materno.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 16-11-1793 S. João Batista, Gervasio, f.l. Gabriel Gonçalves Mondijo e D. Maria Joaquina da Silveira, padr.: Revdo João Bernardes da Silveira

5-6-5 Maria, batizada em 02-02-1797, casou com Sebastião de Freitas Borges. Ambos já falecidos em outubro de 1832 com filha única:

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 02-02-1797 S. João Batista, Maria, f.l. Gabriel Gonçalves Montejo e D. Maria Joaquina da Silveira, padr.: Manoel Martins Parreiras e D. Genoveva Joaquina da Silveira,

5-6-5-1 Francisca, legatária da avó materna.

5-7 Mariana Francisca da Siveira, batizada em 11-04-1764. Aos 20-07-1786 casou com Capitão Joaquim da Silva Leão, filho do Ten. João Antonio da Silva Leão, natural de Portugal e Violante do Sacramento natural de Vila Rica-MG. Outras informações sobre a família do Cap. Joaquim inseridas na família “José Vieira Machado”, neste site.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 11-04-1764 Lage, Mariana, f.l. Bernardo Homem da Silveira e Mariana Francisca, padr.: Bernardo Pinheiro e Izabel do Rosario mulher de João Rodrigues de Faria.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - Livro Suplementos, aos 20-07-1786 na capela S. João Batista, test.: João Rodrigues de Faria e Jose Gonçalves da Costa, sem impedimentos. Capitão Joaquim da Silva Leão, f.l. do Ten. João Antonio da Silva Leão n. de Portugal e D. Violante do Sacramento n. de Vila Rica = cc D. Mariana Francisca da Silveira, f.l. Bernardo Homem da Silveira e D. Mariana de Belem, nascida e batizada nesta freguesia. Vila de S. José 1812

 

          Mariana ditou seu testamento em 05-12-1820 e foi inventariada em 16-04-1830. Viúva, declarou nove filhos de seu casal, uma já falecida. Deixou legados a diversos netos. Documento disponibilizado no site de Fernando de Magalhães Coutinho Vieira.

5-7-1 Padre Severiano da Silveira Leão, batizado em 04-02-1790, foi o 1º testamenteiro materno. Em 1831, com 49 anos declarados, comparece no censo de S. Vicente Ferrer da Formiga:

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 04-02-1790 S. João Batista, Severiano n. aos 25-01, f.l. Joaquim da Silva Leão e D. Mariana Francisca da Silveira, padr.: Gabriel Gonçalves Montijo e s/m D. Maria Joaquina da Silveira.

 

Censo 1831 S. Vicente Ferrer da Formiga-MG, quarteirão 30, fogo 746

SEVERIANO DA SILVEIRA LEAO, chefe do fogo, branco, 49, solteiro, suas ordens

PRUDENCIANO, dependente, branco, 16, solteiro, agricultor

ZEFERINO ALVARES, dependente, branco, 22, solteiro, jornaleiro

FRANCISCO, dependente, pardo, 20, solteiro, jornaleiro

nº escravos 10

nº moradores: 14

5-7-2 Cândida, batizada em 18-09-1791. Já falecida em 1820. “madará dizer mais cinqüenta missas por alma de minha falecida filha Cândida”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 18-09-1791 S. João Batista, Candida, f.l. Joaquim da Silva Leão e D. Mariana Francisca da Silva, padr.: João Rodrigues de Faria e Izabel do Rosario.

5-7-3 Joaquim da Silva Leão, já falecido em 1839, foi casado com Maria José de Jesus. Pais de, pelo menos:

5-7-3-1 Severiana, afilhada e legatária da avó paterna.

5-7-4 Prudencio da Silva Leão, batizado em 29-05-1793.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 29-05-1793 S. João Batista, Prudencio, f.l. Joaquim da Silva Leão e D. Mariana Francisca da Silveira, padr.: Alf. Pedro Rodrigues de Faria e s/m D. Ana Maria

         Prudencio comparece no censo de 1831, casado com Maria Honória e com vários dependentes:

Censo 1831 S. Vicente Ferrer da Formiga-MG, quarteirão 29, fogo 735

PRUDENCIO DA SILVA LEAO, chefe do fogo, branco, 40, casado, agricultor

MARIA HONORIA, cônjuge, branco, 18, casado, fiadeira

SEVERIANO, dependente, branco, 17, solteiro, agricultor

VALERIANO, dependente, branco, 9

MARIANNA, dependente, branco, 12

ANNA, dependente, branco, 7

BAPTISTA, dependente, branco, 1

JERONIMO, dependente, branco, 8

nº escravos 19

5-7-4-1 Severiano, afilhado e legatário da avó paterna.

5-7-5 Valeriano Antonio de Souza Leão, batizado em 21-03-1795.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 21-03-1795 S. João Batista, Valeriano, f.l. Joaquim da Silva Leão e D. Mariana Francisca da Silveira, padr.: Manoel da Silva Porto por pp que apresentou o Revdo. Capelão João Bernardes da Silveira e D. Ana Vitoria do Sacramento mulher do dito Manoel da Silva Porto.

5-7-6 Esméria Francisca da Silveira aos 09-02-1807 casou com João Machado Rodrigues. Capitão João Machado, 2º testamenteiro da sogra, era filho do Alferes João Machado Rodrigues e Antonia Maria dos Anjos. Geração na família “Antonia Maria dos Anjos”.

São José Del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 09-02-1807 na capela de S. João Batista, João Machado Rodrigues, f.l. do Alferes João Machado e D. Antonia Maria dos Anjos, n. na capela de S. João Batista e batizado na de S. Tiago; = cc. D. Esmeria Francisca da Silveira, f.l. do Cap. Joaquim da S.ª Leão e D. Mariana Francisca da Silveira, n/b na freg. Congonhas do Campo

5-7-7 Germana Sinforosa da Silveira, batizada em 09-05-1798. Casou com o Capitão Francisco Teixeira de Carvalho, 3º testamenteiro da sogra.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 09-05-1798 S. João Batista, Germana, f.l. Joaquim da Silva Leão e D. Mariana Francisca da Silveira, padr.: Revdo João Antonio da Silva Leão, e o Revdo Francisco Pinto de Goes e Lara,

         Em 1831 comparecem no censo ele com 44 anos declarados e ela com 33:

Censo1831 S. Vicente Ferrer da Formiga-MG, quarteirão 8, fogo191

FRANCISCO TEIXEIRA DE CARVALHO, chefe do fogo, branco, 44, casado, negociante

GERMANA SIMFOROZA, cônjuge, branco, 33, casado

FRANCISCO, dependente, branco, 21, solteiro, tropeiro

JOAO, dependente, branco, 16, solteiro

FRANCISCA, dependente, branco, 6

JOAQUIM, dependente, branco, 4

BENEDICTO, dependente, pardo, 25, solteiro, arriador

nº escravos 16

5-7-8 Balbina Cândida, batizada aos 17-11-1801. Casada com Antonio Borges do Rego.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 17-11-1801 S. João Batista, Balbina, f.l. Cap. Joaquim da Silva Leão e D. Mariana Francisca de Bellem digo da Silveira, padr.: Padre Francisco Pinto de Goes e Lara e D. Inacia Rosa.

5-7-9 Mariana, batizada em 17-10-1803.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 17-10-1803 S. João Batista, Mariana, f.l. Cap. Joaquim da Silva Leão e D. Mariana Francisca da Silveira, padr.: Revdo. Antonio Jose de Faria e D. Ana Maria de Faria.

5-7-10 Severo, batizado em 13-11-1796. Não é mencionado no testamento materno

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 13-11-1796 S. João Batista, Severo, f.l. Joaquim da Silva Leão e D. Mariana Francisca da Silveira, padr.: o dito Reverendo Capelão João Bernardes da Silveira e D. Mariana Francisca de Belem.

 

5-8 Bernardina Joaquina da Silveira, batizada em 11-03-1766, casada com Matheus Gonçalves da Costa, filho de Matias Gonçalves Gomes e de Gracia Josefa de Santa Clara.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 11-03-1766 Bernardina, f.l. Bernardo Homem da Silveira e Mariana Francisca de Belem, padr.: Manoel da Silveira, solteiro e Ana Vitoria, solteira irmã da batizada.

          Bernardina faleceu em 09-03-1818.

São José Del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, óbitos, aos 09-03-1818 na capela de S. João Batista, fal. D. Bernardina Joaquina da Silveira, mulher de Matheus Gonçalves da Costa.

          Aos 26-04-1819 em Oliveira Matheus casou de novo, desta vez com Esméria Rosa de Jesus, filha de Manoel José de Araújo e Mariana Roxa de Jesus. Em 1831, o casal morava morava no fogo 2 de S João Batista, ele com 70 anos e ela 27, conforme o censo, neste site.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 26-04-1819; Oliveira; Matheus Gonçalves da Costa, viúvo de Bernardina Joaquina da Silveira; = cc. Esmeria Rosa de Jesus, n. Oliveira; f. Manoel José de Araújo e Mariana Roxa de Jesus;

         Mateus testou na Palmeira em 16 de Agosto de 1825. Seu testamento foi transcrito no Livro de Óbitos de Passatempo em 27-06-1836. Sem geração do segundo matrimônio, declarou três filhos do primeiro e por herdeira da terça sua mulher Esméria Rosa.

Passatempo, MG Igreja Passatempo bat 1837-1863 im 87 fls. 209 Testamento de Mateus Gonçalves da Costa (...) sou f.l. de Matias Gonçalves Gomes e de Gracia Josefa de Santa Clara, ja falecidos. Fui casado com Bernardina Joaquina da Silveira de cujo matrimonio tenho tres filhos que são meus herdeiros e já estão pagos e satisfeitos do que lhes tocou da parte materna em legitima e terça.

Passei a segundas nupcias com Esmeria Rosa de Jesus e deste matrimonio não temos tido filhos ate o presente e somos meeiros.

Testamenteiros em 1º a minha mulher Esmeria Rosa de Jesus, em 2º lugar a meu filho Pe. Jose Gonçalves da Silveira, em 3º a meu filho João Batista Gonçalves. Missa pelas almas de meus pais, da minha primeira mulher, de meus escravos falecidos.

Legados: 100$000 rs a meu filho Pe. Jose Glz da Silveira. Feitas as minhas disposições faço e constituo por minha herdeira de todo o restante da minha terça a minha mulher Esmeria Rosa de Jesus.

Pedi a Jose da Costa Saraiva e Mello que este por mim fizesse. Palmeira 16 de Agosto de 1825 Matheus Gonçalves da Costa. Como testemunha que este fiz e vi assinar Jose da Costa Saraiva  e Mello.

Passatempo 27 de junho de 1836 o Vigario Jose Fabião.

Encontramos os seguintes filhos de Matheus e Bernardina:

5-8-1 João Batista Gonçalves, batizado em 1778. 3º testamenteiro paterno.

         Aos 26-05-1818 casou com Ana Maria de Freitas, viúva de Manoel Pinto Ramos.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - Livro 6 suplementos, fls   92 em o ano de 1778 cap. S. João Batista, João, f.l. Mateus Gonçalves da Costa e D. Bernardina Joaquina da Silveira, padr.: Cap. Bernardo Homem da Silveira e s/m D. Mariana Francisca de Belem. Vila de São Jose 17-05-1818

 

São José Del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 26-05-1818 na capela de S. João Batista, João Batista Gonçalves. f.l. de Mateus Gonçalves da Costa e D. Bernardina Joaquina da Silvr.ª, n. desta freg.; = cc. Ana Maria de Freitas, viuva de Manoel Pinto Ramos. Test.: João Gonçalves da Costa e Alf. Mathias Francisco Vargas.

5-8-2 Maria, batizada em 29-12-1782

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 29-12-1782 S. João Batista, Maria, f.l. Mateus Gonçalves da Costa e Bernarda Joaquina da Silveira, padr.: Manoel da Silva Porto e D. Mariana Francisca de Belem, avó da batizada

5-8-3 Bernardo, em 14-04-1783.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 14-04-1783 S. João Batista, Bernardo n. aos 06, f.l. Matheus Gonçalves da Costa e Bernardina Joaquina, padr.: João Bernardes da Silvr.ª e sua irmã Maria Joaquina.

5-8-4 José, em 24-10-1799. Padre José Gonçalves da Silveira, 2º testamenteiro paterno.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 24-10-1799 S. João Batista, Jose, f.l. Matheus Gonçalves da Costa e D. Bernarda Joaquina da Silveira, padr.: Jose Gonçalves da Costa e Maximiana Francisca da Silva.

 

5-9 Genoveva Maria da Silveira, batizada aos 20-10-1767 em Tiradentes onde aos 13-05-1793 casou com Manoel Martins Parreiras, natural de Congonhas do Campo, filho de José Martins Parreiras e Catarina Maria de Jesus.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 20-10-1767 ermida S. João Batista, Genovefa, f.l. Bernardo Homem da Silveira e Mariana Francisca de Belem, padr.: Vicente Jose dos Santos, solteiro e Antonia Maria dos Anjos.

 

São José Del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 13-05-1793; S. João Batista; Manoel Martins Parreiras; f. Joseph Martins Parreiras e  Catharina Maria de Jesus; n. Congonhas do Campo; = cc. Genoveva Maria da Silveira; f. Cap. Bernardo Homem da Silveira e Mariana Francisca de Belem; n. São José del Rei

          Manoel era neto materno do Capitão Antonio Gonçalves Ferreira e Catarina Maria da Conceição, falecida com testamento de 18-01-1779 e inventariada no mesmo ano. Catarina Maria da Conceição, filha de Pedro Machado Borges e de sua mulher Francisca Camella, natural da Ilha Terceira onde casou primeira vez com João Nunes Pires de quem teve dois filhos (inventário neste site):

I- Maria Joana casou com Francisco Vieira Fagundes

II- João foi estudar na Ilha Terceira, s.m.n.

 

5-10 Antonio batizado em 13-08-1769. Antonio Bernardes solteiro em 1791 (testamento paterno).

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 13-08-1769 Passatempo, Antonio, f.l. Bernardo Homem da Silveira e Mariana Francisca de Belem, padr.: Francisco Jose de Figueiredo, solteiro a freg. da Borda do Campo por seu procurador Manoel da Silva POrtes desta freguesia, e Izabel do Rosario mulher de João Rodrigues de Faria da freg. de S. João del Rei.

          Antonio Joaquim da Silveira aos 13-05-1797 em S. Vicente Ferrer da Formiga casou com Gertrudes Carrilha Sergedes, filha do Cap. José Fernandes Souto e Ana Carrilha Sergedes.

Itapecerica, MG Igreja de S. Bento aos 13 dias do mes de Maio(?) de 1797 na capela de S. Vicente Ferreira da Formiga filial desta matriz da vila nova de S. Bento do Tamandua se receberam Antonio Joaquim da Silveira, f.l. Bernardo Homem da Silveira e de D. Mariana Francisca de Belem = cc D. Gertrudes Carrilha Sergedes, f.l. do Cap. Jose Fernandes Souto e D. Ana Carrilha Sergedes. Test.: Francisco Jose Pereira, homem branco, solteiro e D. Mariana Francisca de Belem, moradora em S. João Baptista da freguesia de S. Jose do Rio das Mortes.

5-11 Ana Felícia, em 20-06-1773.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 20-06-1773 ermida de S. João Batista, Ana Felicia, f.l. Bernardo Homem da Silveira e Mariana Francisca de Belem, padr.: Manoel da Silva Porto e s/m Ana Vitoria do Sacramento.

6- Maria da Assunção dos Prazeres. Aos 22-01-1753 casou com João Bernardes de Moura, natural da vila do Porto da Ilha de Santa Maria. Maria da Assunção, viúva, faleceu em Congonhas e foi sepultada aos 26-10-1805.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 22-01-1753 nesta matriz João Bernardes de Moura n.b na freg. de N. Sra da Assunção da vila do Porto Ilha de Santa Maria bispado de Angra = cc Maria da Assunção, natural da dita freguesia, ilha e bispado.

 

Congonhas, MG Igreja N Sra da Assunção obitos aos 26-10-1805 se deu sepultura dentro da capela do Bernardo filial desta matriz a D. Maria da Assunção dos Prazeres viuva de João Bernardes de Moura. Fez testamento.

Pais de, q.d.:

6-1 Maria batizada em 04-09-1753.

Prados, MG aos 04-09-1753 bat condicionalmente por duvidas do primeiro batismo e pus os santos oleos a Maria, f.l. de João Bernardes de Moura, n. da freg. de N. Sra da Assunção da ilha de Santa Maria Bispado de Angra e de s/m Maria da Assunção dos Prazeres, n. da mesma freguesia e bispado, neta paterna de Antonio de Moura e de Margarida de São Jose, e neta materna de Jose de Andrade Braga e de Martia da Conceição, todos desta freguesia e bispado. Foram padrinhos João de Rezende Silva, da freguesia de S. Jose, e Ana Maria, solteira filha de João de Rezende Costa, desta freguesia.

6-2 Bernardina em 16-12-1754.

Prados, MG aos 16-12-1754 na capela da Lagoa, filial desta matriz, bat a Bernardina, f.l. de João Bernardes e de s/m Maria da Assunção, foram padinhos João Francisco Affonso, da freguesia de S. Jose, e Ignez da Gloria mulher de Alexandre Correa.

6-3 Ana em 26-03-1756.

Prados, MG aos 26-03-1756 na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada bat a Ana, f.l. de João Bernardes e de s/m Maria da Assunção, foram padrinhos o Reverendo Manoel de Souza Ribeiro e Ursula Rosa, mulher de Jose Pacheco Borges, todos moradores nesta dita freguesia.

6-4 Rosa em 20-07-1757.

Prados, MG aos 20-07-1757 na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada bat a Rosa, f.l. de João Bernardes de Moura e de s/m Maria da Assunção dos Prazeres, np de Antonio de Moura e s/m Margarida de S. Jose, nm de Jose de Andrade Braga e de s/m Maria da Conceição naturais todos da freguesia de N. Sra da Assunção Ilha de SAnta Maria Bispado de Angra. Foram padrinhos Bernardo Pinheiro de Carvalho, morador na freguesia de S. Jose, e Maria da Conceição mulher de Jose de Andrade.

6-5 Francisca em 10-09-1758.

Prados, MG aos 10-09-1758 na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada bat a Francisca, f.l. de João Bernardes e de s/m Maria da Assunção, np de Antonio de Moura e s/m Margarida de S. Jose naturais da freguesia de N. Sra da Assunção da ilha de Santa Maria, nm de Jose de Andrade Braga e de s/m Maria da Conceição, da dita freguesia e bispado de Angra. Foram padrinhos Jose de Andrade Braga e Ignez da Gloria mulher de Alexandre Correa, todos assistentes nesta freguesia dos Prados.

6-6 Joana Maria de Moura, batizada aos 07-11-1759.

Prados, MG aos 07-11-1759 na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada filial desta matriz bat a Joana, f.l. de João Bernardes de Moura e Maria da Assunção; foram padrinhos Jose Pacheco Borges e Maria Francisca mulher de Bernardo Homem morador na freguesia de S. Jose e os mais nesta dos Prados. Feito em 04-02-1784.

          Aos 16-02-1784, casou com Manoel José do Nascimento, filho de Antonio de Almeida e de Francisca Thereza

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Lagoa aos 16-02-1784 Manoel Jose do Nascimento, f.l. de Antonio de Almeida e de Francisca Thereza, n/b na capela de N. Sra. da Penha de Franca da Lagoa, freguesia da vila de S. Jose = Joana Maria de Moura, f.l. de João Bernardes de Moura e Maria de Assumpção, n/b na capela da Lagoa Dourada.

 

Pais de, q.d.:

6-6-1 Maria José do Nascimento aos 26-02-1805 casou com Joaquim José Rabello, filho de Bento José Rabello e Rosa Maria do Sacramento, família “Pedro Xavier e Luzia Bicuda de Alvarenga” neste site.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 26-02-1805 Japão; Joaquim Jose Rabello, f.l. Bento Jose Rabello e Rosa Maria do Sacramento, n/t Passatempo; cc Maria Josefa digo Maria José do Nascimento, f.l. Manoel Jose do Nascimento e Joana Maria de Moura, n/b Lagoa Dourada, freguesia de Prados; test.: Manoel Jose dos Santos e Felisberto Virgulino Martins Pereira.

6-6-2 Maria Josefa do Nascimento, casou aos 29-10-1810 com Antonio José Ferreira Villaça, nascido em Prados, filho de José Ferreira de Carvalho e Rosa Perpétua Caetana. Em 1831 moravam no Japão, termo de S José Del Rei, ele com 52 anos e ela 43, com cinco filhos

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 29-10-1810; Japão; Antonio José Ferreira Villaça, n. Prados; f. José Ferreira de Carvalho e Rosa Perpétua Caetana; = cc. Maria Josefa do Nascimento, n. Prados; f. Manoel José do Nascimento e Joana Maria de Moura.

 

Mapa de População do distrito do Japão, termo de S José Del Rei – 1831- fogo 44

Antônio José Ferreira Villaça, chefe do fogo, branca, 52

Mariana Josefa, cônjuge, 43

Filhos: José Pereira-18, João Pereira-16, Mariano-8, Francisca-12, Joana-9

18 escravos

6-6-3 Rita Josefa do Nascimento, casou aos 17-11-1813 com Severino Gonçalves Rios, natural de Tamanduá, filho de Celestino Gonçalves Rios e Theresa Maria de Jesus.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 17-11-1813; Japão; Severino Gonçalves Rios, n. Tamanduá; f. Celestino Gonçalves Rios e Theresa Maria de Jesus;; = cc. Rita Josefa do Nascimento, n. Prados; f. Manoel José do Nascimento e Joana Maria de Moura;

 

6-7 Furriel Antonio Bernardes de Moura, aos 26-04-1790, casou com Luiza da Costa Ferreira, filha do Tenente João da Costa Paes e Maria Joaquina do Sacramento, neta paterna de Luiza da Costa Ferreira e seu primeiro marido João da Costa Paes - família “Maria Teixeira de Carvalho”.

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Lagoa aos 26-04-1790 Furriel Antonio Bernardes de Moura, f.l. de João Bernardes de Moura e Maria da Assunção dos Prazeres = Luiza da Costa Ferreira, f.l. do Tenente João da Costa Paes e Maria Joachina do Sacramento, n/b cap. de Sto. Antonio da Lagoa Dourada.

Pais de, q.d.:

6-7-1 Maria Bernardes de Moura aos 30-07-1820 casou com Manoel Bernardes de Moura, filho do falecido Inácio de Andrade e Moura e Ana Maria da Assunção.

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos -. Ermida do Sr. Jesus dos Aflitos, Aplicação de Lagoa Dourada aos 30-07-1820 Manoel Bernardes de Moira, f.l. de Ignacio de Andrade e Moira, já falecido, e Anna Maria da Assumpção = Maria Bernardes de Moura, f.l. de Antonio Bernardes de Moura e de [---danificado---} Costa Ferreira. Nts/bts capela de Sto. Antonio da Lagoa.

7- Inês da Gloria do Livramento aos 27-11-1752 casou com Alexandre Correa da Silveira.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 27-11-1752 nesta matriz Alexandre Correa da Silveira n/b na freg. de N. Sra da Piedade da Ilha do Pico bispado de Angra = cc Ignez da Gloria do Livramento, n/b na freg. N. Sra da Assunção da vila do Porto da Ilha de Santa Maria e do mesmo bispado.

          Alexandre era natural da Ilha do Pico, filho de outro do mesmo nome e Maria dos Anjos (pesq. Alda).

          Alexandre e Inês foram pais de, q.d.

7-1 José, batizado na matriz de Prados aos 22-08-1753.

Prados, MG aos 22-08-1753 nesta matriz bat a Jose, f.l. Alexandre Correa da Silveira, n. da freg. de N. SRa da Piedade do Bispado de Angra e Ines da Gloria n. da freg. de N. Sra da Assunção da vila do Porto Ilha de Santa Maria do dito Bispado, npaterno de Alexandre Garcia e de Maria dos Anjos sua mulher nts da mesma ilha e freguesia da Sra da Piedade, e pela materna neto de Jose de Andrade e de s/m Maria da Conceição nts da freguesia de N. Sra da Assunção da dita Ilha e Bispado; foram padrinhos João Pacheco, casado e Ana Maria de S. Joaquim, solteira, filha de João de Rezende Costa moradores na dita freguesia dos Prados.

7-2 Ana em 14-06-1756 na Capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada.

Prados, MG aos 14-06-1756 na Capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada bat a Ana, f.l. de Alexandre Correa e Ignez da Gloria, foram padrinhos o dito Revdo Manoel de Souza Ribeiro e Ursula Rosa de Rezende mulher de Joseph Pacheco Borges, todos moradores nesta freguesia.

7-3 João em 28-07-1757.

Prados, MG aos 28-07-1757 na capela Santo Antonio da Lagoa bat a João, f.l. de Alexandre Correa da Silveira e Ignez da Gloria, npaterno de Alexandre Correa da Silveira e de s/m Maria dos Anjos nts da freguesia de N. Sra da Piedade da ilha do Pico Bispado de Angra, e pela materna neto de Joseph de Andrade Braga e de s/m Maria da Conceição naturais da freguesia de N. Sra da Assunção da ilha de Santa Maria do dito Bispado de Angra; foram padrinhos João Candido Afonso da freguesia de S.Joseph, e Rita Maria do Amaral Gurgel mulher do Cap. Antonio Pinto de Souza da freguesia das Congonhas e os mais nesta dos Prados.

7-4 Rita em 24-10-1758.

Prados, MG aos 24-10-1758 na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada bat a Rita, f.l. de Alexandre Correa e de Ignez da Gloria, foram padrinhos João Gonçalves de Aguiar, e Maria da Assunção mulher de João Bernardes,

7-5 Gabriel, batizado na Capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada em 21-08-1768.

Batizaram o filho Gabriel em 21.08.1768, na Capela de Sto Antônio da Lagoa Dourada. (pesq. Alda)

7-6 Bernardo Homem da Siveira, aos 13-09-1789, casou com Arcângela Antonia de Moraes, filha de João (ou José?) Ferreira de Freitas e Maria Arcângela de Moraes.

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Olho d'Água aos 13-09-1789 Bernardo Homem da Sylveira, f.l. de Alexandre Correa da Sylveira e Ignez da Gloria, n/b Cap. Sto. Antonio da Lagoa Dourada = Arcangela Antonia de Moraes, f.l. de João(?) Ferreyra de Freitas e Maria Arcangela de Moraes, n/b cap. do Olho d'água.

 

          Arcângela foi inventariada por Bernardo em 1832. Compareceram 10 filhos (inventário neste site):

7-6-1 Maria Antonia de Moraes, solteira, 40 anos em 1832.

7-6-2 Ana Ferreira de Moraes, solteira de 35 anos.

7-6-3 Bernardina Antonia de Moraes casada com Ponciano Jose de Resende, primos.

7-6-4 Josefa Antonia de Moraes casada com Manoel José de Resende.

7-6-5 Joaquina Antonia de Moraes, solteira, 30 anos

7-6-6 Teresa Antonia de Moraes, solteira, 24 anos

7-6-7 Antonio Bernardes da Silveira, casado

7-6-8 Manoel Bernardes da Silveira, solteiro, 18 anos

7-6-9 Pulquéria Antonia de Moraes, solteira, 16 anos

7-6-10 José Bernardes da Silveira, solteiro, 14 anos.

 

7-7 Manoel José da Silveira aos 26-05-1794 casou com Maria José Pacheca, filha de João Gonçalves dos Santos e Ana Maria Pacheca, família “Manoel Rodrigues Coimbra”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 26-05-1794; Passatempo; Manoel Joseph da Silva(sic), n. Prados; f. Alexandre Correa da Silveira e Ignes da Gloria;= cc. Maria Joseph Pacheca, n. São José del Rei; f. João Gonçalves dos Santos  e Ana Maria Pacheca;

Pais de, q.d.:

7-7-1 Francisco Pinto, batizado aos 25-03-1795. Aos 01-02-1822 casou com Silvéria Rosa do Espírito Santo, filha de Francisco José de Souza e Rosa Joaquina da Silva. Família “Lemos - Oliveira - Godoy” Cap. 1º.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 25-03-1795 Passatempo, Francisco n. 15, f.l. Manoel Jose da Silva(sic) e Maria Jose Pacheca, np Alexandre Correa e Ignez da Gloria, nm João Gonçalves dos Santos e Ana Maria Pacheca; padr.: Manoel Pinto da Costa e s/m Brigida Pacheca Pereira, todos moradores na aplicação da dita capela.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 01-02-1822; S. João Batista; Francisco Pinto; f. Manoel José da Silveira e Maria José Pacheca; = cc. Silvéria Rosa do Espírito Santo; f. Francisco José de Souza e Rosa Joaquina da Silva;

7-7-2 Manoel José da Silveira, batizado em 26-06-1796. Aos 11-11-1819 casou com Joaquina Delfina de Jesus, filha de Antonio Gonçalves Montes e Maria Francisca do Nascimento

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 26-06-1796 Passatempo, Manoel n. aos 12, f.l. Manoel Jose da Silv.ª e Maria Jose Pacheca, padr.: Jose Gomes Pinheiro e Brigida Gonçalves Pacheca, todos da dita aplicação.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 11-11-1819; Oliveira; Manoel José da Silveira, n. Prados; f. Manoel José da Silveira e Maria José Pacheca; = cc. Joaquina Delfina de Jesus, n. Prados; f. Antônio Gonçalves Montes e Maria Francisca do Nascimento;

7-7-3 Alexandre, aos 29-11-1797. Alexandre José da Silveira em novembro de 1817 casou com Policena Rosa de Faria, batizada em 20-10-1800, filha do Alf. Felix de Faria Lobato e Joana Teresa Alves de Magalhães, família “Caetano Alves de Magalhães e Araújo”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 29-11-1797 Passatempo, Alexandre n. aos 08, f.l. Manoel Jose da Silv.ª e Maria Jose Pacheca, padr.: Revdo. Francisco Pinto de Goes e Lara, e Joana Antonia Pereira.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, [danificado] Novembro de 1817 matriz; Alexandre Jose da Silveira, f.l. de Manoel Jose da Silveira e Ma[danificado]; cc Policena Rosa de Faria, f.l. Felix de Faria Lobato e D. Joana Te[danificado]  de Magalhães. Os contraentes nts desta fregesia; test.: Cap. Mor Manoel da Costa Maia e [danificado] Jose Moreira.

         Policena, baronesa de Itaverava, faleceu em 15-09-1862.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, óbitos, matriz aos 15-09-1862 sep. a Baronesa de Itaverava, de idade de 63 anos, cc. o Barão de Itaverava.

 

         Em 23-04-1864 o Barão de Itaverava casou segundas vez com Ana Eugenia Ribeiro de Campos, natural do Rio de Janeiro, filha de Antonio Ribeiro de Campos e Antonia Batista de Campos.

RMJ: Matriz Nossa Denhora do Pilar e capelas filiadas. Barão de Itaverava, Excelentíssimo Sr, viúvo = D. Anna Eugenia Ribeiro de Campos, natural do RJ, f de Antonio Ribeiro de Campos e D. Antonia Batista de Campos. Test: Cap Custódio de Almeida Magalhães e Dr Salatiel de Andrade Braga. Matriz – 23-04-1864.

 

7-7-4 José, em 30-04-1799

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 30-04-1799 Passatempo, Jose n. aos 27, f.l. Manoel Jose da Silva(sic) e Maria Jose Pacheca, padr.: Antonio Gonçalves de Castro e Leonor Pacheca, todos da dita aplicação.

7-7-5 Silvério José de Oliveira, batizado aos 26-04-1801 em Tiradentes onde aos 14-02-1825 casou com Ana Umbelina de Toledo, filha do Alferes Antonio Nunes de Rezende. Família “João de Rezende Costa”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 26-04-1801 Passatempo, Silverio, br., f.l. Manoel Jose da Silveira e Maria Jose Pacheca, padr.: Alf. Antonio Luiz Gonçalves e D. Maria Jacinta mulher do Alf. Jose Gomes Pinheiro, todos desta freguesia.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 14-02-1825; Passatempo; Silvério José de Oliveira, n. São José; f. Manoel José da Silveira e Maria José Pacheca; = cc. Ana Umbelina de Toledo, n.São José, f.l. Alf. Antonio Nunes de Resende;

7-7-6 Antonio Manoel da Silva, nascido em Tiradentes aos 05-02-1803 onde aos 21-01-1823 casou com Ana Flores de Jesus, exposta a Gertrudes Pacheca.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 12-02-1803 Passsatempo, Antonio n. 05, f.l. Manoel Jose da Silveira e Maria Jose Pacheca, padr.: Revdo João Bernardes da Silveira e Antonio Manoel Pacheco.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 21-01-1823; Passatempo; Antonio Manoel da Silva, n. São José; f. Manoel José da Silveira e Maria José Pacheca; = cc. Ana Flores de Jesus; exposta a Gertrudes Pacheca

 

         Em 1831 Antonio Manoel e Ana Flores moravam em Passatempo no ultimo quarteirão, vizinhos de D. Gertrudes Pacheca, família “Manoel Rodrigues Coimbra”.

Mapa de População do Distrito de Passatempo, termo de São Jose Del Rei – 1831

Quarteirão 8, fogo 15

Antonio Monoel Silverio, chefe do fogo, branco, 28, casado, escrivão

Ana Flores, cônjuge, branca, 19, casada, fiadeira

Mizael, dependente, branca, 2

Escravos: 1

 

7-7-7 João, batizado aos 29-09-1804.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 29-09-1804 Passatempo, João, f.l. Manoel Jose da Silveira e Maria Josefa Pacheca, padr.: Francisco Pinto das Xagas e Teresa Maria de São Jose, mulher de Jose Joaqum Pacheco.

7-7-8 Elias, aos 29-04-1806.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 29-04-1806 Passatempo, Elias, f.l. Manoel Jose da Silveira e Maria Roza(sic) Pacheca, padr.: Jose de Novaes Costa e Brizida Pacheca mulher de Manoel Pinto da Costa, todos desta aplicação.

 

7-8 Domingos José da Silva casou com Rita Maria de Jesus, batizada em 06-01-1763, filha de Jerônimo Ribeiro da Silva e Joana Ribeira de Souza.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, [termo danificado]; 178(5) danificado; Domingos Jose da Silva; f. Alexan.... Silveira e Ignes da Gloria; n.Prados; = cc. Rita Maria de Jesus; f.Jeronimo Ribeiro da Silva e Joan----; n. São José

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 06-01-1763 Desterro, Rita, f.l. Jeronimo Ribeiro e Joana Ribeira de Souza, padr.: Antonio de Andrade de Mendonça e Ana Rodrigues, mulher de Joseph de Barcelos.

Pais de, q.d.:

7-8-1 Antonio, batizado em 28-04-1788.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 28-04-1788 Desterro, Antonio, f.l. Domingos Jose da Silva e Rita Maria de Jesus, padr.: Bento Gonçalves da Costa e Joana de Souza Ribeira.

 

8- Rosa Margarida de São José, aos 19-08-1754 casou com José Machado Neto, natural de S. Pedro da cidade de Angra, filho de Pedro Machado e Ana do Espírito Santo. José já era falecido em fevereiro de 1791 (batismo do neto Severino, filho de Bernardo)

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 19-08-1754 nesta matriz dos Prados Jose Machado Neto, f.l. Pedro Machado e Ana do Espirito Santo, n/b na freg. de S. Pedro da cidade de Angra = cc Rosa Margarida de S. Jose, n/b na freg. N. Sra da Assunção da vila do Porto Ilha de Santa Maria do dito bispado de Angra, f.l. Jose de Andrade Braga e Maria da Conceição.

Pais de, q.d.:

8-1 João Machado Neto, com quem Bernardo morava na Fazenda chamada o Ribeirão de São Domingos da Aplicação de Nossa Senhora do Bom Sucesso Freguesia de São João del Rei. João casou duas vezes. Aos 03-09-1788 com Ana Lemes da Silva viúva de Melxior Vaz dos Reis supra citados, família “João Bicudo do Espirito Santo”, neste site.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 03-09-1788 nesta matriz, João Machado Netto, f.l. Jose Machado Netto e Rosa Margarida de São José, n/b na freg. dos Prados; = cc. Anna Lemes da Silva, viúva de Melxior Vaz dos Reis. Ambos moradores na Aplicação do Bom Sucesso desta freguesia. Test.: Reverendo Vicente de Araujo Pereira e Reverendo Francisco da Costa Dias e outros.

 

          João casou em segundas aos 08-06-1809 com Margarida Izabel de Jesus, viúva de Francisco Gonçalves Pedreira (família “Os Faria de Bom Sucesso” Cap 2º, § 1º). João e Margarida comparecem no censo de 1831 com vários dependentes:

Censo Bomsucesso, 1831, quarteirão 2, fogo 47

JOAO MAXADO NETTO, chefe, masculino, branca, 77, casado

MARGARIDA IZABEL, cônjuge, feminino, branca, 42, casado

IZABEL JOAQUINA, dependente, feminino, branca, 15, solteiro

JOZE MACHADO NETTO, dependente, masculino, branca, 13, solteiro

JOAO MAXADO NETTO, dependente, masculino, branca, 12, solteiro

JERONIMO, dependente, masculino, branca, 6,

28 escravos

 

João, já falecido em 1839 (casamento do filho José) e Margarida tiveram os filhos, q.d.:

8-1-1 Maria Cândida de Jesus, batizada em 17-12-1809. Aos 21-05-1828 casou com Zeferino Leonel de Moraes, filho de Manoel Francisco de Moraes e Maria Vicência Duarte. Geração na família “Carvalho Duarte” Cap. 7º, § 1º.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 17-12-1809 Maria, f.l. João Machado Neto e Margarida Izabel, padr.: Pedro do Arte de Faria e João Inacio de Faria.

 

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 21-05-1828 Zeferino Leonel de Moraes, f.l. Manoel Francisco de Moraes e Maria Vicencia Duarte, n. da freg. de S. Jose = cc Maria Candida de Jesus, f.l. João Machado Neto e Margarida Izabel de Jesus. Nts e moradores nesta freguesia; test.: Cap. Pedro Duarte de Faria e João Inacio de Faria.

8-1-2 Izabel, em 06-03-1814.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 06-03-1814 Izabel, f.l. João Machado Neto e Margarida Izabel de Jesus, padr.: Manoel Machado Neto e Ana Vitoria de Jesus.

8-1-3 José Machado de Faria, batizado em 01-02-1818. Com 21 anos em 21-08-1839 e dispensados do impedimento de consanguinidade, casou com Mariana Jesuina do Carmo, de 17 anos e filha de Manoel Caetano de Carvalho e Venância Maria de Jesus, família “Carvalho Duarte” Cap. 13º, § 4º.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 01-02-1818 Jose, f.l. João Machado Neto e Margarida Izabel do Rosario, padr.: Jose Roiz da Rocha e Maria Marcelina.

 

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 21-08-1839 dispensados do impedimento de consanguinidade, Jose Machado de Faria, agricola branco de 21 anos, f.l. João Machado Netto, falecido e D. Margarida Izabel de Jesus = cc D. Mariana Jesuina do Carmo, branca de 17 anos, f.l. Manoel Caetano de Carvalho e D. Venancia Maria de Jesus. Ambos nts e moradores nesta freg., test.: Antonio Duarte de Faria e João Antonio de Faria.

8-1-4 João, batizado em 08-09-1819.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 08-09-1819 João, f.l. João Machado Neto e Margarida Izabel, padr.: Jose Ferreira da Silva e Angela Candida.

8-1-5 Jerônimo Machado Neto, com 20 anos em 06-02-1843, casou com Luzia Cândida da Silva, filha de José Alves Madeira e Ana Vitória de Jesus; família “Antonio de Faria Moreira” Cap. 1º, § 5º.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) no ano de 1820 pouco mais ou menos nesta matriz, Jeronimo, f.l. João Machado Neto e D. Margarida Izbel de Jesus, padr.: o batizante Padre Jose Machado de Faria e D. Maria Candida de Jesus, irmã do batizando

 

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas -  aos 06-02-1843 Jeronimo Machado Neto, branco de 20 anos, f.l. João Machado Neto, falecido e D. Margarida Izabel de Jesus = cc D. Luzia Candida da Silva, branca 16 anos, f.l. Jose Alz Madeira e D. Ana Vitoria de Jesus. Ambos nts e moradores nesta freguesia, test.: Antonio Alz Pinto e Pedro Alz Madeira.

8-1-6 Antonia, em 20-05-1827.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 20-05-1827 Antonia, f.l. João Machado Neto e Margarida Izabel de Js. padr.: Cap. João Antonio da Silva e D. Delfina Candida de Castro.

8-2 Jacinta Rosa da Conceição batizada em Prados aos 11-11-1756. Em S. João del Rei aos 09-02-1784 casou com Manoel José Pereira, filho de Francisco José Pereira e Luzia dos Anjos:

Prados, MG aos 11-11-1756 na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada, filial desta matriz, bat a Jacinta, f.l. de Jose Machado Neto e de Rosa Margarida de São Jose, foram padrinhos Noão Bernardes e Ignez da Floria mulher de Alexandre Correa da Silveira, todos moradores desta freguesia.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 09-02-1784 Cap. S. Tiago, Manoel Jose Pereira, f.l. Francisco Jose Pereira e Luzia dos Anjos da Assunção, n/b na freg. de SJDR; = cc. Jacinta Rosa da Conceição, f.l. de Jose Machado Netto e Rosa Margarida de São Jose, n/b na freg. dos Prados. Test.: Custodio Machado Ferreira e João Alves Correa.

8-3 José Machado de Andrade nascido em Santo Antonio da Lagoa Dourada, onde foi batizado aos 30-03-1758 e morador em S Tiago. Casou aos 09-04-1783 com Rita Maria de Jesus (ou Martins), filha de Antonio Martins Teixeira e Rita da Costa, familia “Antonio Martins Teixeira”.

Prados, MG aos 30-03-1758 na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada, filial desta matriz, bat a Jose, f.l. de Jose Machado e de Rosa Margarida de São Jose, neto paterno de Pedro Machado Neto e de s/m Ana do Espirito Santo, naturais da freguesia de S. Pedro da cidade de Angra, neto materno de Jose de Andrade Braga e de s/m Maria da Conceição, moradores nesta freguesia. Foram padrinhos o dito Jose de Andrade e Maria da Assunção mulher de João Bernardes de Moura, moradores na freguesia de S. Jose.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar S. João del Rei e capelas filiadas, aos  09-08-1783 matriz, Jose Machado de Andrade. f.l. Jose Machado Netto e Rosa Margarida de São Jose, n/b na Capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada freg. dos Prados; = cc. Rita Maria, f.l. Antonio Martins Teixeira e Rita da Costa, n/b na Capela de S. Gonçalo. Ambos moradores na de S.Tiago desta freguesia

Pais de, q.d.:

8-3-1 Ana Joaquina de Aquino (ou de Jesus) aos 22-07-1799 casou com Manoel da Costa Lima, filho de outro e Ana Maria da Assunção. Outras informações sobre a família de Manoel na família “João Alves dos Santos”.

B7: Casamentos - S. João del Rei, aos 22-07-1798 digo 1799 Ermida N. Sra, Rosario distrito da Cap. de Santiago, Manoel da Costa Lima, f.l. Manoel da Costa Lima e Anna Maria d'Assumpção, n/b na Capela da Glória do Passatempo; = com Anna Joaquina, f.l. Jose Machado de Andrade e Ritta Maria de Jesus, n/b nesta freguesia.

 

Manoel, viúvo, aos 27-05-1823 casou com Cândida Maria de Jesus, filha natural de Ana Clara Maria de Jesus.

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 27-05-1823 Manoel da Costa Lima, viuvo de Ana Joaquina de Jesus = cc Candida Maria de Jesus, f. nat de Ana Clara Maria de Jesus, n. freg. Ouro Preto Bispado de Mariana, test.: Jose Martins Rodrigues, casado e o Padre Antonio Rodrigues Moreira.

 

Ana Joaquina e Manoel tiveram, q.d.:

8-3-1-1 Ana Joaquina de Jesus, nascida em S Antonio do Rio Acima. Casou na capela da Lage aos 21-01-1813 com Silvério Antonio da Costa, nascido em Barbacena e filho de Joaquim José e Ana Maria.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 21-01-1813; Lage; Silvério Antônio da Costa; f. Joaquim José e Ana Maria; n. Barbacena; = cc. Ana Joaquina de Jesus, n. Sto. Antº do Rio Acima; f. Manoel da Costa de Lima e Ana Joaquina de Aquino;

8-3-1-2 Joaquina Maria de Jesus em Franca-SP aos 17-05-1817 casou com Felisberto Rodrigues da Costa natural de Lavras, filho de Joaquim Rodrigues da Costa e Helena Inácia de Barros.

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 17-05-1817 Felisberto Rodrigues da Costa n. freg. das Lavras Bispado de Mariana, f.l. Joaquim Rodrigues da Costa e Helena Inacia de Barros = cc Joaquina Maria de Jesus n. freg. S. João del Rei do mesmo bispado, f.l. Manoel da Costa Lima e Ana Joaquina de Jesus, test.: Antonio Rodrigues da Costa, casado e Jose Joaquim de Andrade, solteiro.

8-3-1-3 Maria Prudencia da Paixão aos 14-02-1820 casou com Salvador Garcia Leal, filho natural de Leonor Teodora do Rosário.

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 14-02-1820 Salvador Garcia Leal n. freg. das Dores Bispado de Mariana, f. nat. Leonor Teodora do Rosario = cc Maria Prudencia da Paixão n. da freg. Bambui do mesmo bispado, f.l. Manoel da Costa Lima e Ana Joaquina de Jesus, test.: Joaquim Alves da Rocha e Joaquim Mendes Rosa, casados.

8-3-1-4 Miguel da Costa Lima aos 08-11-1826 casou com Maria Rosa Rodrigues, filha de Joaquim Rodrigues da Costa e Helena Inácia de Barros.

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 08-11-1826 Miguel da Costa Lima n. desta freg., f.l. Manoel da Costa Lima e Ana Joaquina de Jesus = cc Maria Rosa Rodrigues n. freg. Ventania deste Bispado, f.l. Joaquim Rodrigues da Costa e Helena Inacia de Barros, test.: Joaquim da Rocha Neiva e Manoel de Meirelles Freire, casados.

8-3-2 José Joaquim de Andrade em Franca-SP aos 21-05-1817 casou com Maria Felizarda dos Prazeres, natural de Prados-MG, filha do Cap. Felizardo Antunes Cintra e Cecília Maria de Jesus.

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 21-05-1817 Jose Joaquim de Andrade n. da freg. de S. João del Rei Bispado de Mariana, f.l. Jose Machado de Andrade e Rita Maria de Jesus = cc Maria Felizarda dos Prazeres n. freg. dos Prados do mesmo bispado, f.l. Cap. Felizardo Antunes Cintra e Cecilia Maria de Jesus, test.: Joaquim da Rocha Neiva e Jose de Freitas Silveira, casados.

8-3-3 Rosa Maria de Jesus, em Franca aos 23-06-1817 casou com Antonio Borges de Gouvea, filho de outro e Maria Joaquina de Freitas.

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 23-06-1817 Antonio Borges de Gouvea, f.l. Antonio Borges de Gouvea e Maria Joaquina de Freitas = cc Rosa Maria de Jesus, f.l. Jose Machado de Andrade e Rita Maria de Jesus, test.: Joaquim da Rocha Neiva e Jose Joaquim de Andrade, casados.

8-3-4 Emerenciana Prudencia da Paixão aos 17-06-1822 casou com Martinho Moreira de Carvalho, viúvo de Joana Leocadia da Veiga.

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 17-06-1822 Martinho Moreira de Carvalho, viuvo de Joana Leocadia da Veiga = cc Emerenciana Prudencia da Paixão n. da freg. de Bambui Bispado de Mariana, f.l. Jose Machado de Andrade e Rita Maria de Jesus, test.: Manoel Garcia Rosa e Manoel Ribeiro de Araujo, casados.

8-3-5 Esméria, batizada em S. João del Rei em 19-04-1790.

(pesq. Joaquim dos Santos Neto) São Joao Del Rey, MG - Esmeria. Aos dezanove de Abril de mil, sete centos, e noventa na Capella de São Thiago filial desta Matriz de São João d’El Rey o Reverendo Joze Manoel da Roza com licença batizou, e pos os Santos Oleos a Esmeria filha legitima de Joze Machado de Andrade, e Rita Maria Martins: forão padrinhos Custodio Machado Ferreira, e sua mulher Anna Roza, todos desta freguesia.

O Vigario Antonio Caetano de Almeida Vilas Boas

8-4 Bernardo Machado Neto aos 25-10-1785 casou com Maria Lemes da Silva. Em 21-10-1814, viúvo de Maria Joaquina da Silva, casou com Emerenciana Helena de Santa Ana.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas. Aos 25-10-1785 matriz, Bernardo Machado Netto, f.l. Jose Machado Netto e Roza Margarida de São Jose, n/b na freg. dos Prados; = cc. Maria Leme da Silva, f.l. Melchior Vas dos Reis e Ana Leme da Silva, n/b nesta freg.

 

B7: Casamentos - São João Del Rey,-MG aos 21-10-1814 Capela do Bom Sucesso, Bernardo Machado Neto, viuvo de Maria Joaquina da S.ª; = cc. Emerenciana Elena de Santa Ana, f.l. Francisco Correa Pires e Dionisia Antonia do Espirito Santo, n/b nesta freguesia.

 

          Maria Lemes, natural de São João del Rei, era filha de Melxior Vaz dos Reis, já falecido em 1804 e de Ana Lemes da Silva, neta paterna de Domingos Vaz e Maria Pires, neta materna do Alf. Jose da Silva Monteiro e Maria Leme Soares ou de Siqueira, família “João Bicudo do Espirito Santo”, neste site. Maria faleceu aos 18-11-1803 e foi inventariada pelo viúvo em 20-04-1804.

 

          Emerenciana Helena de Santa Ana era filha de Francisco Correa Pires e Dionísia Antonia do Espirito Santo, casados em S. João del Rei em 19-02-1783, neta paterna de Antonio Correa da Silva e Maria Rodrigues do Prado, neta materna de Manoel de Souza Tavares e Joana de Lemos de Oliveira; família “Lemos - Oliveira - Godoy” Cap. 1º.

 

          Emerenciana comparece no censo de 1831, com 50 anos, casada com Inácio Joaquim de Oliveira e vários dependentes, entre eles seus filhos com Bernardo:

Censo Bom Sucesso, 1831, quarteirão 2, fogo 44

IGNACIO JOAQUIM DE OLIVEIRA; chefe; masculino; branca; 45; casado

EMERENCIANA ELENA; cônjuge; feminino; branca; 50; casado

SILVESTRE JOAQUIM; dependente; masculino; branca; 13; solteiro

FELISBINA CANDIDA; dependente; feminino; branca; 12; solteiro

VICENCIA; dependente; feminino; branca; 8;

FRANCISCO; dependente; masculino; branca; 7;

MANOEL; dependente; masculino; branca; 5;

DIONIZIO; dependente; masculino; branca; 4;

3 escravos

 

Bernardo e Maria Lemes tiveram, segundo inventário desta neste site, cinco filhos, os dois abaixo não são mencionados, idades em 1804.

- Severino, batizado em 02-02-1791, foi madrinha a avó paterna, viúva.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas na capela de N. Sra do Bom Sucesso aos 02-02-1791 bat a Severino, f.l. Bernardo Machado Neto e Maria Leme da Silva, padr.: Manoel Machado Neto e Rosa Margarida de S. Jose, viúva

- Severino em 19-07-1796.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso aos 19-07-1796 Severino, f.l. Bernardo Machado Neto e Maria Lemes, padr.: João Machado Neto e Ana Lemes da Silva.

 

8-4-1 José Bernardes da Silva, com 15 anos em 1804, aos 19-07-1811 casou com Francisca de Paula da Assumpção, filha do Capitão Pedro José Freire e Mariana Izabel de Santana. (família “Francisco José Freire”)

B7: Casamentos - SJDRei, aos 19-07-1811 Capela do Bom Sucesso, Jose Berd.es da S.ª, f.l. Bernardo Machado Neto e M.ª Leme da Silva, n/b na capela acima dita; = cc. Francisca de Paula da Assumpção, f.l. do Capitão Pedro Jose Freire e Da. Mariana Izabel de Sta. Ana, n/b nesta matriz.

 

8-4-2 Ana, batizada em 14-07-1793. Com 11 anos em 1804.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas - na capela de N. Sra do Bom Sucesso aos 14-07-1793 bat a Ana, f.l. Bernardo Machado Neto e Maria Leme da Silva, padr.: Antonio Machado Neto e s/m Ana Lemes da Silva mulher de João Machado Neto.

8-4-3 Mariana Lemes da Silva, com 10 anos em 1804, aos 20-04-1818 casou com Luiz Antonio de Faria, filho de Aleixo Antonio de Faria e Maria Ferreira da Silva; família “Antonio de Faria Moreira” Cap. 1º, § 4º.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 20-04-1818 Capela Bom Sucesso, Luiz Antonio de Faria, f.l. Aleixo Antonio de Faria e Maria Ferreira da Silva; = cc. Mariana Lemes da Silva, f.l. Bernardo Machado Netto e Maria Lemes da Silva.

 

         Em 1831 eram moradores em Santo Antonio do Amparo onde comparecem no censo com vários filhos, Luiz com 40 anos declarados e Mariana com 30:

censo 1831 Sto Antonio do Amparo-MG, fogo 222

LUIZ ANTONIO DE FARIA, 40, chefe do fogo, masculino, branca, casado

MARIANNA, 30, cônjuge, feminino, branca, casado

MARIA, 12, dependente, feminino, branca,

MANOEL, 7, dependente, masculino, branca,

BALBINA, 9, dependente, feminino, branca,

LUCINDA, 5, dependente, feminino, branca,

PAULA, 6, dependente, feminino, branca,

3 escravos

Pais de, q.d.:

8-4-3-1 Maria, batizada em 22-02-1812.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 22-02-1812 cap. Sto Antonio do Amparo, Maria, f.l. Luiz Antonio de Faria e Maria Lemes da S.ª, padr.: Bernardo Machado e Catarina mulher de Felipe Machado Netto.

8-4-3-2 Manoel, em 20-07-1820.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 20-07-1820 Manoel, f.l. Luiz Antonio de Faria e Mariana Lemes, padr.: Aleixo Antonio de Faria e Maria FErreira da Silva.

8-4-4- Rosa, batizada em 08-10-1797. Com 7 anos

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 8-10-1797 Rosa, f.l. Bernardo Machado Neto e Maria Lemes, padr.: Jose Francisco Pereira e Rosa Margarida

8-4-5- João, batizado em 06-11-1800. Com 4 anos

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 06-11-1800 João, f.l. Bernardo Machado Neto e Maria Lemes da Silva, padr.: Agostinho Glz de Souza e Clara Maria de Jesus.

8-4-6- Maria, batizada em 10-07-1803, não foi mencionada no inventário materno nem no de sua avó materna. Maria Clara aos 21-10-1814 casou com José Mendes dos Santos, filho de João Mendes Carvalho e Joaquina Maria de Jesus.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 10-07-1803 Maria, f.l. Bernardo Machado Neto e Maria Lemes da Silva, padr.: P.e Dionisio Glz Pedreira e Rosa Maria.

 

B7: - Casamentos - SJDRei, aos 21-10-1814 Capela do Bom Sucesso, Jose Mendes dos Santos, f.l. João Mendes Carv.º e Joaquina Maria de Jesus, n/b na freg. de S. Bento do Tamanduá; = cc. Maria Clara, f.l. Bernardo Machado Neto e Maria Leme da Silva, n/b nesta.

 

Bernardo e Maria Joaquina da Silva tiveram os filhos, q.d.:

8-4-7 Adriana, batizada em 30-04-1805.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 30-04-1805 Adriana, f.l. Bernardo Maxado Neto e Maria Joaquina da Silva, padr.: Manoel Jose Frz e Ana Maria da Silva.

8-4-8 Antonia Maria de Jesus, batizada em 24-08-1806. Aos 02-02-1820 casou com Tristão Joaquim de Santana, exposto ao Padre José manoel da Rosa.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 24-08-1806 bat a Antonia, filha leg. Bernardo Machado neto e Maria Joaquina da Silva, padr.: ----l Alves Madeira, solteiro e Helena Maria de São ----- mulher de Agostinho Gonçalves de Souza, todos desta freguesia.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 02-02-1820 na capela do Bom Sucesso e testemunhas João Machado Neto e Francisco Antonio da Silva. Tristão Joaquim de Santana exposto em casa do Reverendo Jose Manoel da Rosa = cc Antonia Maria de Jesus, f.l. Bernardo Madchado Neto e Maria Joaquina da Silva. Naturais, batizados e moradores nesta freguesia.

8-4-9 Pedro aos 01-11-1807.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 01-11-1807 na capela N Sra do Bom Sucesso bat a Pedro, f.l. Bernardo Machado Neto e Maria Joaquina da Silva, padr.: Francisco Jose Fernandes, solteiro e Ana Maria da Silva, solteira.

8-4-10 Maria, em 10-08-1809.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 10-08-1809 Maria, f.l. Bernardo Maxado Neto e Maria Joaquina, padr.: Claudio F. Pereira e Joaquina Maria

8-4-11 Bernardo, em 02-02-1812.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 02-02-1812 Bernardo, f.l. Bernardo Machado Neto e Maria Joaquina da Silva, padr.: João Machado Neto e Margarida Izabel de Jesus.

8-4-12 Ana Rosa de Jesus, batizada em 13-10-1813. Aos 17-05-1826 casou com José Francisco Naves, filho de João Naves Damasceno e Ana Vitória de São Tomé. Geração na família “José Vieira da Cunha”.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 13-10-1813 Ana, f.l. Bernardo Machado Neto e Maria Joaquina da Silva, padr.: Pe. Francisco Barbosa e Angela Maria.

 

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 17-05-1826 matriz, Jose Francisco Naves, f.l. João Naves Damasceno e Ana Vitoria de S. Tome, n/b na freg. das Lavras e morador nesta; = cc Ana Rosa de Jesus, f.l. Bernardo Machado Neto e Maria Joaquina da Silva, n/b e moradora nesta freguesia.

 

Bernardo e Emerenciana Helena tiveram, q.d.:

8-4-13 Silvestre Machado Neto, batizado em 05-01-1817. Aos 11-06-1836 casou com Maria Marcelina da Silva, filha de Francisco Antonio da Silva e Rosa Maria de Jesus, família “Amaro Alves Madeira”.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 05-01-1817 Silvestre, f.l. Bernardo Machado Neto e Emerenciana Helena de S. /ana, padr.: Francisco Correa Pires e Catarina Maria de Jesus.

 

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 11-06-1836 matriz, Silvestre Machado Neto, f.l. Bernardo Machado Neto, falecido e Emerenciana Elena de S.. Ana = cc Maria Marcelina da Silva, f.l. Francisco Antonio da Silva e Rosa Maria de Jesus. Ambos nts. bts e moradores nesta freg. Test.: Ten. Jose Alves Mader.ª e Ten. Dom.os Alves do Espirito Santo.

8-4-14 Felisbina Maria de Jesus, batizada em 31-05-1818. Em 29-01-1838 casou com Joaquim Leite de Oliveira, batizado em 09-03-1821, filho do falecido Salvador José Leite e Maria Teresa de Jesus.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 31-05-1818 Felisbina f.l. Bernardo Machado Neto e Emerenciana, padr.: João Machado Neto e Margarida Izabel.

 

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 29-01-1838 Joaquim Leite de Oliveira, branco 17 anos agricola, f.l. Salvador Jose Leite, falecido e Maria Teresa de Jesus, n. desta freguesia e morador na Lavras do Funil = cc Felisbina Maria de Jesus, branca de 19 anos, f.l. Bernardo Machado Netto, falecido e Emerenciana Helena de Jesus, n. e moradora nesta freguesia, test.: Jose Alves Madeira e Francisco Ferreira Rodrigues.

 

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 09-03-1821 cap. Macaia, Joaquim, f.l. Salvador Jose Leite e Maria Teresa de Jesus, padr.: Cap. Manoel Jose de Carvlho e s/m D. Ana Francisca de Souza.

8-4-15 Antonio, em 01-11-1819.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 01-11-1819 Antonio, f.l. Bernardo Machado Neto e Emerenciana, padr.: Pedro Jose Freire e Mariana Izabel

8-4-16 Vicência Divina de Jesus, batizada em 24-04-1821. Em 28-01-1838 casou com Venâncio José Leite, batizado em 01-03-1820, irmão inteiro de Joaquim Leite supra citado.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 24-04-1821 Vicencia, f.l. Bernardo Machado Neto e Emer.ª Helena, padr.: Felipe Machado de Andrade e Rosa Maria de Jesus.

 

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 28-01-1838 Venancio Jose Leite, branco de 18 anos agricola, f.l. Salvador Jose Leite, falecido e Maria Teresa de Jesus, n. desta fregusia e morador na de Lavras = cc Vicencia Divina de Jesus, branca 16 anos, f.l. Bernardo Machado Netto, falecido e Emerenciana Helena de Jesus, n. e moradora nesta freguesia. Test.: Ten. Felizardo Rodrigues Peixoto e João Machado de S. Ana.

 

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 01-03-1820 cap. Macaia, Venancio, f.l. Salvador Jose Leite e Maria Teresa de Jesus, padr.: Manoel Joaquim Pereira de Carvalho e Maria Barbosa de Jesus.

8-4-17 Francisco, batizado em 07-02-1820

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas - aos 07-02-1825 na capela N Sra do Bom Sucesso bat a Francisco, f.l. Bernardo Machado Neto e Emerenciana Helena de Santa Ana, padr.: Francisco Correa Pires e Dionisia Antonia do Espirito Santo.

 

8-5 Antonio Machado, sócio de Bernardo em terras na mata do Senhor Bom Jesus dos Perdões

8-6 Manoel Machado Neto em 1792 casou com Maria Joaquina da Silva, filha de José Alves Madeira e Ana Joaquina da Silva. Geração na família “Amaro Alves Madeira”.

8-7 Francisco Machado Neto aos 28-08-1793 casou com Francisca Maria do Valle, filha de Francisco Xavier do Valle e Ana Correa. Família supra citada.

Pais de, q.d.:

8-7-1 Gregorio, batizado em 16-03-1800

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 16-03-1800 Gregorio, f.l. Francisco Machado Neto e Francisca Maria do Valle, padr.: Francisco X.er do Valle e Caetana Josefa dos Santos.

8-7-2 Ana, em 31-01-1802

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 31-01-1802 Ana, f.l. Francisco Machado Neto e Francisca Maria do Valle, padr.: João Machado Neto e Maria Lemes.

8-7-3 Ana (outra), em 06-11-1803.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 06-11-1803 Ana, f.l. Francisco Machado Neto e Francisca Maria do Valle, padr.: Bernardo Machado Neto e Ana Lemes da Silva.

8-7-4 Amaro, em 14-01-1810

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 14-01-1810 Amaro, f.l. Francisco Machado Neto e Francisca Maria do Valle, padr.: Manoel Machado Neto e Maria Fancisca .(foto)

8-7-5 Joaquim, rm 19-09-1813.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 19-09-1813 Joaquim, f.l. Francisco Machado Neto e Francisca Maria do Valle, padr.: Manoel Machado Neto e Maria Francisca de Jesus.

8-8 Gabriel Machado Neto em 1794 casou com Maria Joaquina da Silva, filha de Amaro Alves Madeira e Ana Correa da Silva, família citada. Em 1831 moravam no fogo 50 de Bom Sucesso, ele com 54 anos e ela 50. Com eles moravam Vicencia Joaquina com 20 anos, Martha Maria, 18 anos, e Jesuino Machado de 16 anos.

Pais de, q.d.:

8-8-1 Ana, batizada em 23-11-1796

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 23-11-1796 Ana, f.l. Gabriel Machado Neto e Maria Joaquina da Silva, padr.: Manoel Machado Neto e Ana Correa da Silva.

8-8-2 José, em 24-03-1799. José Machado de Andrade aos 25-04-1820 casou com Ana Rosa de Jesus, filha de Antonio Oliveira Souza e Joaquina Rosa Alves de Azevedo.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 24-03-1799 Jose, f.l. Gabriel Machado Neto e Maria JOaquina da Silva, padr.: Joe Alves Per.ª e Maria Jacinta.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, capela N. Sra do Bom Sucesso aos 25-04-1820 Jose Machado de Andrade, desta, f.l. Gabriel Machado Neto e Maria Joaquina da Silva = cc Ana Rosa de Jesus, desta, f.l. Antonio Oliveira Souza e Joaquina Rosa Alves. Test.: Jose Alves Madeira e Domingos Alves do Espirito Santo.

Pais de, q.d.:

8-8-2-1 Maria, batizada em 04-02-1821.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 04-02-1821 Maria, f.l. Jose Machado de Andrade e Ana Rosa de Jesus, padr.: Antonio de Oliveira Souza e Joaquina Alves de Azd.º.

8-8-2-2 Bárbara en 21-10-1822.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 21-10-1822 Barbara, f.l. Jose Machado de Andrade e Ana Rosa, padr.: Jose Glz de Souza e Cristina Maria dos Anjos

 

8-8-3 Joaquim José Machado aos 10-07-1821 casou com Maria Inácia de Jesus, filha natural de Ana Francisca de Jesus.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 10-07-1821; Oliveira; Joaquim José Machado, n. São João del Rey; f. Gabriel Machado Neto e Maria Joaquina da Silva; = cc. Maria Ignacia de Jesus, n. Campo Belo; f. nat. de Ana Francisca de Jesus;

8-8-4 Manoel, batizado em 09-05-1803.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 09-05-1803 Manoel, f.l. Gabriel Machado Neto e Maria Joaquina da Silva, padr.: João B. Per.ª e Maria Francisca de Jesus.

8-8-5 Vicência, em 21-10-1809.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 21-10-1809 Vicencia, f.l. Gabriel Machado Neto e Maria Joaquina, padr.: João Machado Neto e Margarida Izabel de Jesus. (foto)

8-8-6 Joaquim, em 06-01-1814.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) fls. 76 aos 06-01-1814 Joaquim, f.l. Gabriel Machado Neto e Maria Joaquina da Silva, padr.: Tomas Pereira de Aquino e Ana Joaquina da /Silva.

8-8-7 Maria, em 15-10-1815.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) fls. 79v aos 15-10-1815 Maria, f.l. Gabriel Machado Neto e Maria Joaquina da Silva, padr.: João Inacio de Faria e Maria Marcelina.

8-8-8 Marta Justa de Jesus aos 09-11-1834 casou com Flávio Prudente da Rosa, filho de João Prudente da Rosa e Izabel Maria de Jesus.

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 09-11-1834 Flavio Prudente da Rosa, f.l. João Prudente da Rosa e Izabel Maria de Jesus, n. da freg. da Oliveira = cc Marta Justa de Jesus, f.l. Gabriel Machado Neto e Maria Joaquina da Silva, n. e moradora nesta freg. Test.: Zeferino Leonel de Moraes e Silvestre Machado Netto.

8-8-9 Jesuíno Machado de Andrade aos 18-08-1834 casou com Violante Maria de Moraes, filha do falecido Joaquim Machado de Moraes e Josefa Clementina de Jesus, família “Manoel Inácio de Faria”.

8-8-10 Amaro Alves Machado em 1828 casou com Mariana Joaquina de Souza Pinto, filha de Francisco Pinto de Barros e Vitória Pereira.

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores matr - aos 23-04-1828 Amaro Alves Machado,f. de Gabriel Machado Neto e não consta a mãe, = cc Mariana Joaquina, f. de Francisco Pinto de Barros e de Vitória Pereira.(pesq. Silvia Buttros)

 

Duplicata:

idem, aos 11-6-1828 Amaro Alves Machado, nat. de Bom Sucesso, f. de Gabriel Machado Neto e não consta a mãe, e Mariana de Souza Pinto, nat. de Dores, f. de Francisco Pinto de Barros e não consta a mãe. .(pesq. Silvia Buttros)

 

8-9 Luciana Maria de Jesus os 02-09-1793 casou com Pedro Alves Pereira (ou Madeira), filho de José Alves Madeira e Ana Joaquina da Silva, neto paterno de Amaro Alves Madeira e Ignez da Fonseca, neto materno João da Silva e Catarina Pereira. Geração na família “Amaro Alves Madeira”.

 

8-10 Ana Rosa de Jesus aos 12-02-1794 casou com João Alves Madeira, filho de outro e Francisca Maria de Jesus. Geração na família “Amaro Alves Madeira”.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra Bom Sucesso aos 12-02-1794 João Alves Madeira, desta, f.l. João Alves Madeira e Francisca Maria de Jesus = cc Ana Rosa de Jesus, desta, f.l. Jose Machado Neto e ---- Margarida de São Jose, test.: Jose Alves Madeira e Manoel Jose Pereira.

 

8-11 Maria Rosa de São José aos 29-10-1794 casou com Amaro José do Valle, irmão inteiro de Francisca Maria do Valle supra citada, filhos de Francisco Xavier do Valle e Ana Correa. Geração na família “Amaro Alves Madeira”.

 

8-12 Rosa Maria do Livramento aos 02-08-1803 casou com Francisco Antonio da Silva, filho de José Alves Madeira e Ana Joaquina da Silva. Geração na família “Amaro Alves Madeira”.

 

8-13 Felipe Machado de Andrade aos 01-03-1808 casou com Catarina Maria de Jesus, filha de João Pedroso de Abreu e Ana de Souza Pacheca.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 01-03-1808 cap. Bom Sucesso Felipe Machado de Andrade, f.l. Jose Machado Netto e Rosa Margarida de São Jose, n/b freg. Prados = cc Catarina Maria de Jesus, f.l. João Pedroso de Abreu e Ana de Souza Pacheca, n/b nesta freguesia, testemunhas Ten. Antonio Ribeiro de Jesus e Simplicio Jose.

          Segunda vez aos 30-01-1828 Felipe casou com Francisca Cândida dos Santos, filha de Inácio Gonçalves da Silva e Prudenciana do Espirito Santo.

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 30-01-1828 Felipe Machado de Andrade viuvo de Catarina Maria de Jesus = cc Francisca Candida dos Santos, f.l. Inacio Gonçalves da Silva e Prudenciana do Espirito Santo, n/b na freg. Bom Sucesso.

          Felipe e Francisca comparecem no censo de 1831 de Bom Sucesso, neste site, com vários filhos, entre eles batizados na capela do Bom Sucesso:

8-13-1 Francisco aos 06-01-1829, foram padrinhos Inacio Gonçalves da Silva e Prodenciana do Espirito Santo..

8-13-2 José, em 10-05-1830, padrinhos João Machado Neto e s/m Margarida Izabel de Jesus.

8-13-3 Joana, em 04-09-1831, padrinhos Francisco Antonio da Silva e s/m Rosa Maria do Livramento.

8-13-4 Antonio em 01-08-1833, padrinho José filho de João Machado Neto.

 

 

9- Bernarda Josefa da Estrela, natural da Ilha de Santa Maria Bispado de Angra, casou com Pedro da Costa, natural da freguesia de São Salvador, Bispado de Viseu, filho de Manoel da Costa e de Isabel Marques. Pedro faleceu com testamento (neste site) onde declara naturalidade, filiação, casamento e os onze filhos.

 

Bernarda, moradora na Freguesia de Santo Antonio da Aplicação de Santa Rita, faleceu em 25-12-1817 com testamento redigido em 18-10-1817 onde declara que seu marido falecera “há mais de vinte e quatro anos”. Bernarda declarou onze filhos de seu casal, todos com filhos exceto a filha Maria, falecida, e o filho Severino e Joaquim ainda solteiros. Teve seu inventário aberto em 25-04-1818 (neste site).

Foram filhos de Pedro e Bernarda, idades em 1793:

9-1 Ana Bernardes, batizada em 22-11-1760. Foi casada com o Furriel Francisco Ferreira da Fonseca, moradores no Araxá.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 22-11-1760 Lage, Ana, f.l. Pedro da Costa e Bernarda Josepha da Estrela, padr.: Cap. Antonio Marques de Moraes e Maria da Conceição, mulher do dito Braga.

Ana já era falecida em 1818, deixou filhos:

9-1-1 José, casado

9-1-2 Francisco Ferreira da Fonseca, solteiro, de idade de vinte e um anos. Na Paróquia de São Domingos do Araxá, aos 23-02-1818, casou com Feliciana Maria, filha de João Vicente Carvalho;

9-1-3 Felisberto, solteiro, de idade de dezenove anos.

9-1-4 Cândido Ferreira da Fonseca, solteiro, de idade de quinze anos. Casou com Maria Antonia de Moura, filha de Justino Martins e Luiza Maria

9-2 João Pedro da Costa, padre. Batizado em 03-06-1762.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 03-06-1762 Lage, João, f.l. Pedro da Costa, n. da freg. de S. Pedro de Espinho Bispado de Viseu e Bernarda Josepha, n. da freg. de N. Sra. da Assunção da Ilha de Santa Maria Bispado de Angra, np de Manoel da Costa e s/m Izabel Marques, nm Joseph de Andrade Braga e s/m Maria da Conceição, padr.: Joseph Correa e Francisca Gonçalves Branca, mulher de Luiz Cardoso.

9-3 Pedro da Costa Ribeiro, com 29 anos em 1793. Já falecido em 1818, foi casado com Ana Joaquina que reside na Freguesia do Araxá, deixando uma filha:

9-2-1 Joana casada com Francisco Rodrigues de Brito, morador no Araxá

 

9-4 Manoel da Costa Ribeiro, com 27 anos morador nos Olhos D'Agua. Casado.

 

9-5 Antonio Joaquim de Andrade, com 25 anos morador no Sertão.Casado, morador na Freguesia do Araxá.

 

9-6 José Joaquim da Costa, com 23 anos em 1793, já era falecido em 1818. Foi casado com Maria Madalena de Jesus, morador deste Termo, deixou filhos.

9-6-1 Felicidade Joaquina da Conceição, batizada em 13-03-1797. Solteira, com vinte anos em 1818. Aos 20-01-1823 casou com Antonio José de Andrade, filho do Alferes José Antonio de Magalhães e Valentina Thereza de Jesus

9-6-2 José Joaquim da Costa, batizado em 27-05-1799. Solteiro, com dezoito anos em 1818. Aos 21-07-1822 casou com Maria Machada da Silva, filha do Capitão José Ferreira de Souza e Vicência Joaquina da Silva.

9-6-3 Mariana, solteira, com dezesseis anos.

9-6-4 Ana, solteira, com quatorze anos.

 

9-7 Severino da Costa Ribeiro, com 23 anos, mora na cidade de Mariana. Casou com Joana de Barcelos. Em 1826 Capitão Severino, morador no Prata, estava casado com Maria Bárbara Leite.

 

9-8 Maria Bernarda de Jesus, com 18 anos em 1793. Aos 28-10-1795 casou com Custódio Machado Ferreira, viúvo de Ana Rosa de Jesus e filho de Pedro Machado Ferreira e Rosa Mariana de Borba, família “Pedro Machado Ferreira”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 28-10-1795; Lage; Custodio Machado Ferreira, viúvo de Ana Rosa de Jesus; f. Pedro Machado Ferreira e Rosa Mariana de Borba; = cc. Maria Bernarda de Jesus; f. Pedro da Costa e Bernarda Josepha; n. Pilar de São João del Rey

 

     Maria Bernarda já era falecida em 1817, sem geração.

 

9-9 Francisco da Costa Ribeiro, com 16 anos em 1793. Em 1818 solteiro, de idade de quarenta e dois anos, morador no Araxá.

 

9-10 Joaquim José da Costa, com 14 anos em 1793. Tambem solteiro, de idade de trinta e nove anos. Testamenteiro e inventariante materno

 

9-11 João José (ou Bernardes) da Costa, com 12 anos em 1793. Casou com Maria Rodrigues.