PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

JOSÉ DA COSTA FIALHO

 

 

Bartyra Sette

 

 

José da Costa Fialho, natural da freguesia de S. Nicolau-Lisboa, era filho Manoel Francisco Feyo e Antonia Maria naturais de Lisboa. Casou com Maria de Souza Delgada, natural de Olinda-Pernambuco, exposta.

 

De Pernambuco foram para as minas gerais onde deixaram descendentes. Encontramos os filhos:

 

1- Padre Francisco Xavier da Costa Fialho, natural da freguesia de S. Pedro da cidade de Olinda - Pernambuco. Clérigo secular do Hábito de São Pedro.

1776 - de genere do sobrinho João:

[fl32v] [Sentença de Genere do Padre Francisco Xavier da Costa Fialho:]

(...) se jul/gou compatriota deste Bispado pela / sentença [ilegível] nas mesmas dili/gências incorporadas, mostra-se ser o ha/bilitando natural, e batizado na freguesia de Sam Pedro da Cidade de Olinda / Bispado de Pernambuco, neto pela par/te Paterna de Manoel Francisco Feyo / e de sua mulher Antonia Maria natu/rais de Lisboa sem se lhe conhecer Avós / pela parte materna por ter sido sua / mãe exposta (...)

 

2- Inácia Caetana de Souza, natural da freguesia do Corpo Santo- Pernambuco. Em S. João del Rei em 1739 casou com José Ribeiro de Carvalho, natural do Arcebispado de Braga, filho de Pedro João e Maria Coelho.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, capela S. Gonçalo do Brumado em 1739 Jose Ribeiro de Carvalho, da vila de --- Arc. Braga, f.l. Pedro João  e Maria Coelho = cc Inacia Caetano de Souza, da freg. Corpo Santo do Recife Pernambuco, f.l. Jose da Costa Fialho e D. Maria de Souza Delgado. Test.: Pedro da Silva Chaves e Jose Gomes Branquinho.

 

Inácia e José tiveram, q.d.:

2-1 José, batizado em 31-05-1740

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, capela S. Gonçalo do Brumado aos 31-05-1740 Jose, f.l. Jose Ribeiro de Carvalho e Inacia Caetana de Souza, padr.: Dr. Vigario da Vara Manoel Rosa Coutinho e D. Maria de Souza, casada.

2-2 Maria, em 27-05-1743.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, capela S. Gonçalo do Brumado aos 27-05-1743 Maria, f.l. Jose Ribeiro de Carvalho e Inacia Caetana de Souza, padr.: Andre Rodrigues da Silva e Maria

2-3 Antonio, em 21-01-1746.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, capela S. Gonçalo do Brumado aos 21-01-1746 Antonio, f.l. Jose Ribeiro de Carvalho e Inacia Caetana de Souza, padr.: João Fernandes da Costa Guimarães, casado e Rosa Maria Bueno, casada.

2-4 Joaquim, em 04-10-1747.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, capela S. Gonçalo do Brumado aos 04-10-1747 Joaquim, f.l. Jose Ribeiro de Carvalho e Inacia Caetana de Souza, padr.: Domingos da C. Guimarães e s/m ------ Souza Nascimento,

2-5 Inácia, em 17-10-1751.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, capela S. Gonçalo aos 17-10-1751 Inacia, f.l. Jose Ribeiro de Carvalho e Inacia Caetana de Souza, padr.: Domingos Costa Guimarães, casado e Antonia Maria de Almeida, casada.

2-6 Francisco Xavier da Costa Ribeiro casou com Josefa Maria da Conceição, filha de Alexandre Pereira Brandão natural de S. Miguel do Urro Bispado de Lamego e Rita Maria natural da Sé do Rio de Janeiro, neta paterna de Manoel Pereira Brandão e Jerônima de Pinho naturais da mesma freguesia, neta materna do Alf. Francisco da Costa Veiga e Ana de Barros naturais da freguesia da Sé do Bispado do Rio de Janeiro, família “Manoel Pereira Brandão”.

Francisco Xavier e Josefa Maria tiveram, q.d.:

2-6-1 Alexandre, batizado em 21-01-1778.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 21-01-1778 Japão, Alexandre, f.l. Francisco Xavier da Costa Ribeiro e Josefa Maria da Conceição, np Jose Ribeiro de Carvalho e Inacia Caetana de Souza natural de Pernambuco, pela materna de Alexandre Pereira Brandão n/b em S. Miguel do Orro Bispado de Lamego e s/m Rita Maria n/b na Sé do Rio de Janeiro; padr.: Alexandre Pereira Brandão e s/m Rita Maria todos desta freguesia

2-7 Esméria Clara de Santa Roza aos 16-06-1788 casou com Lourenço Ribeiro de Brito, filho de Lourenço Ribeiro de Brito e Quitéria Correa de Almeida. Geração na familia “Ribeiro de Brito”.

 

3- Rita de Souza do Nascimento batizada aos 08-09-1730 em S. João del Rei..Casou com Domingos da Costa Guimarães. Tronco da familia Domingos da Costa Guimarães

-de genere 1776 do filho João:

[Cópia do Registro de Batismo da Mãe do Habilitando:]

(...) Aos 08/09/1730 nesta / Matriz de Nossa Senhora do Pilar (...) ba/tizou e pós os Santos óleos o Reverendo Padre João de / Barros a Ritta filha de legitimo Matrimônio de Jose/ph da Costa Fialho e de Dona Maria de Souza foi / padrinho Pedro de Amorim Dantas solteiro todos des/ta freguesia de que fiz assento = O Vigário João da Fé de São Jerônimo Gurgel do Amaral = (...)

 

4- Ana Quiteria de Souza casou com João Gonçalves de Mello, natural da freguesia de Santo Estevão termo de Chaves Arcebispado de Braga, filho de Francisco Gonçalves e Anastácia Pires de Mello.

          João Gonçalves era viúvo de Maria Cleofa Bueno. É o tronco da família “João Gonçalves de Mello”.

Entre os filhos de Ana e João:

4-1 José, batizado em 31-05-1762 na capela de S. Miguel do Cajuru. Com 10 anos em 1772 (inventário paterno)

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, capela S. Miguel do Cajuru aos 31-05-1762, Jose, f.l. Jo-- Gonçalves Mello e Ana Quiteria de Souza, np Francisco Gonçalves e Anastacia Pires, da freg. de Santo Estevão Arc. Braga, nm Jose da Costa Fialho, da freg. S. Nicolau - Lisboa e Maria de Souza Delgada, de Olinda-Pernambuco; padr.: Padre Francisco Xavier Fialho e Quiteria Miranda, viuva.