PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

JOSÉ TELLES DE MENEZES, alferes

(atualizado em 08-dezembro-2012)

 

Bartyra Sette

 

 

Alferes José Telles de Menezes filho de José Telles de Menezes natural da freguesia de Eja e Escolástica de Moraes Barreto natural do Paço de Souza, ambos Bispado do Porto.

 

Em Ouro Branco-MG aos 31-07-1754 casou com Eugenia Maria de S. Joaquim (ou São João) batizada em 09-10-1740.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio matr aos 31-07-1754 se casaram Jose Telles de Menezes, f.l. Joe Telles de Menezes e D. Escolastica de Moraes, natural e batizado na freguesia de Santa Maria de Eja Bispado do Porto = com Eugenia Maria de S. Joaquim, f.l. do Tenente Domingos Ferreira de Aguiar e Fancisca Antona Xavier, natual e batizada nesta fregusia de Santo Antonio do Ouro Branco. Ambos moradores nesta fregUesia

 

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 09-10-1740 puz os santos oleos a Eugenia, f.l. Ten. Domingos Ferreira de Aguiar e Francisca Antonia Xavier, por ter sido batizada em casa.

 

Eugênia Maria era filha do Ten. Domingos Ferreira de Aguiar, natural da vila Pouca de Aguiar Arc. de Braga e de Francisca Antônia Xavier, natural da cidade de Angra da Ilha Terceira casados em Ouro Branco em 12-06-1738, neta paterna de Simão Ferreira e Ana Gonçalves, neta materna de Marcos Soares e Maria.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio  aos 12-06-1738 nesta igreja e testemunhas Cap. Andre Alvares Raynho e Cap. Francisco Rodrigues Vilarinho e Manoel Fernandes da Costa. Domingos Ferreira de Aguiar, f.l. de Simão Ferreira, já defunto e Ana Gonçalves, natural da freguesia de S. Salvador de Toloens termo da Vilapoca de Aguiar Arc. Braga = cc Francisca Antonia Xavier, f.l. Marcos Soares e Maria de A-vila, ambos ja defuntos, e natural da freguesia de Santa Luzia da cidade de Angra, Ilha Terceira.

Tenente Domingos Ferreira de Aguiar e Francisca Antonia Xavier foram pais tambem de:

- Maria, batizada em 10-05-1739.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 10-05-1739 bat a Maria, f.l. Ten. Domingos Ferreira de Aguiar e Francisca Antonia Xavier, padr.: Manoel Fernandes da Costa e por pp D. Francisca da Silva Xavier mulher do Cap. Andre Alvares Baynho, moradores na freguesia de Ouro Preto.

- Simão Ferreira de Aguiar, já falecido em 06-10-1831 (testamento de Eugênia Maria): “missas pela alma de meu irmão Simão Ferreira de Aguiar”

 

Eugênia, viúva, fez seu testamento na Fazenda do Empanturrado em 06-10-1831 e faleceu aos 19-05-1836:

Disponibilizado por Alan Penido

Processo XLIII, 789, fl. 13v-1836-Pitangui-MG

Registro do testamento com que faleceu Eugênia Maria de São Joaquim, sendo ttro. o guarda-mor Francisco João de Menezes, falecido em 19/5/1836 em Santana do Rio São João Acima;

Declaro que sou natural da freguesia de Ouro Branco, comarca de Ouro Preto; filha leg. do tenente Domingos Ferreira de Aguiar e de Francisca Antônia Xavier, já falecidos; declaro que fui c.c. o alferes José Teles de Menezes já falecido, de cujo matrimônio tivemos 12 filhos e destes faleceram 2: Antônio e padre Simão dos quais herdei as suas legítimas paternas; existem: José, Manoel, Joaquim, Máximo, Francisco, Maria, Anna, Rita, Silvéria e Inocência; instituo 1º ttro a meu filho Francisco João de Menezes, 2º a meu filho Máximo Teles de Menezes, 3º a meu neto José Gomes; rogo a meu ttro. missas pela alma de meu irmão Simão Ferreira de Aguiar; 8 missas pela alma de meu filho padre Simão e 8 missas pela de meu filho Antônio; deixo a minha neta Anna, filha de meu filho José Ferreira a criola Joana; a Rita, f. de minha filha Rita, a criola Joaquina; a minha neta Maria Francisca, f. de meu filho Francisco a criola Claudina;

Feito na fazenda do Empanturrado em 6/10/1831 e assinado a rogo da testadora pelo alferes Manoel Coelho de Morais Castro; aprovado em 6/10/1831 na fazenda do Empanturrado, da aplicação de Nossa Senhora Santana do Rio de São João Acima, termo da vila de Pitangui pelo escrivão João José de Sousa; abertura em 19/5/1836 pelo juiz de Paz da capela de Senhora do Carmo do Cajuru, José Antônio Oliveira; aceitação em 8/6/1836 pelo 1º ttro Francisco João de Menezes.

 

Foram filhos do casal:

1- Padre Simão Telles de Menezes, batizado em 20-06-1755. Morador na freguesia de Pitangui, padrinho da sobrinha Maria, 5-1. Falecido em outubro de 1831, herdou sua mãe

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio bat aos 20-06-1755 bat a Simão n. no primeiro do mesmo mes, f.l. Jose Telles e Eugenia Maria, npaterno de Jose Telles de Menezes n/b na freg. de  (Jeja) Bispado do Porto e D. Escolastica Moraes Barreto natural da freguesia do Passo de Souza Bispado do Porto, pela materna do Ten. Domingos Ferreira de Aguiar, n. da freguesia de S. Salvador de Toloens termo da vila Pouca de Aguiar Arc. Braga e Francisca Antonia Xavier n. freg. de Santa Lucia da Ilha Terceira Bispado de Angra. Padr. Revdo Simão ---- de Moraes Barreto, vigario da freguesia dos Carijos e morador nela, e Francisca Antonia Xavier.

 

2- Maria, batizada em 11-11-1756.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio bat - aos 11-11-1756 bat a Maria nascida aos 03, f.l. Jose Telles e Eugenia Maria, npaterno de Jose Telles de Menezes n/b na freg. de Eja Bispado do Porto e D. Escolastica Moraes Barreto natural da freguesia do Passo de Souza Bispado do Porto, pela materna do Ten. Domingos Ferreira de Aguiar, n. da freguesia de S. Salvador de Toloens termo da vila Pouca de Aguiar Arc. Braga e Francisca Antonia Xavier n. freg. de Santa Lucia da Ilha Terceira Bispado de Angra. Padr. Lic. Manoel dos Reis cc Maria da Conceição, e Maria de Jesus, solteira filha da mesma Maria da Conceição.

 

3- Alferes José Ferreira de Menezes casou com Luciana Ferreira de Barcelos, filha de José de Barcellos Ferreira e Ana Rosa de Jesus. Família “José de Barcellos Ferreira”.

          Alferes José e Luciana foram moradores em Tiradentes-MG, onde batizaram filhos, e em Franca-SP onde ambos foram inventariados 23-04-1842. Compareceram no inventário (neste site, colaboração de Walter Antonio Marques Lelis) quinze filhos, sendo uma falecida e representada por seus filhos:

3-1 Capitão Jacob Ferreira de Menezes, inventariante. Aos 18-02-1822 casou com Ana Rosa da Silva, natural de Franca, filha de Joaquim Gomes Pinheiro e Maria Joana da Silva, familia “Gomes Pinheiro”.

Matriz de N. Sra da Conceição, Franca-SP - aos 18-02-1822 nesta matriz com dispensa do 3º grau de consanguinidade em linha transversal, Jacob Ferreira de Menezes, n. da freg. de Pitangui Bispado de Mariana, f.l. Jose Ferreira de Menezes e Luciana Ferreira de Barcellos; = cc Ana Rosa da Silva, n. desta freguesia, f.l. Joaquim Gomes Pinheiro e Maria Joana da Silva. Test.: Jose Ferreira Telles e Quintiliano Gomes Pinheiro, casados, todos desta freguesia.

Entre os filhos do casal:

3-1-1 Angélica Ferreira de Menezes foi a segunda mulher de seu tio Simão Ferreira de Menezes 3-11 abaixo.

3-2 Maria, batizada aos 06-10-1784. Maria Ferreira de Menezes casou com José Machado Diniz, batizado em Tiradentes-MG em 20-04-1775, filho de José Machado Diniz e Mariana Vitorina da Silva, família “Antonio Machado Neto”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 06-10-1784 Desterro, Maria, f.l. Jose Ferreira de Menezes e Luciana Ferreira de Barcellos, padr.; Alf. Jose Telles de Menezes e Ana Rosa de Jesus, viuva.

 

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 20-04-1775 Oliveira, Jose, f.l. Jose Machado Diniz e Mariana Vitorina, padr.: Manoel Jose Vellozo e s/m D. Maria Eugenia do Amaral todos desta freguesia.

          Maria faleceu em Franca aos 27-02-1826. Foi representada no inventário dos pais por oito filhos:

Óbitos da Matriz de N. Sra da Conceição, Franca-SP fls. 71 aos 27-02-1826 nesta freguesia de Franca faleceu Maria Ferreira de Menezes, de 44 anos, casada com Jose Machado Diniz. Jaz nesta matriz.(documento disponibilizado por Walter A. M. Lelis)

3-2-1 José Machado Diniz

3-2-2 Manoel Machado Diniz

3-2-3 Antonio Machado Diniz

3-2-4 Maria Rosa Vitorina da Silva natural de Pitangui-MG, em Franca aos 16-05-1822 casou com Manoel Lucio Moreira, naural de Curral del Rei-MG, filho do Cap. Antonio Rodrigues de Oliveira e Ana Luiza Moreira.

Casamento Matriz de Franca-SP - aos 16-05-1822 nesta freguesia de Franca sem impedimento, Manoel Lucio Moreira, n. da freg. do Curral del Rei Bispado de Mariana, f.l. Cap. Antonio Rodrigues de Oliveira e Ana Luiza Moreira; = cc Maria Rosa Vitorina, n. da freg. de Pitangui do mesmo bispado, f.l. Jose Maxado Diniz e Maria Ferreira de Menezes. Test.: Alf. Manoel Caetano de Menezes e Jose Ferreira Telles, casados, todos desta freguesia.

3-2-5 Joaquina Vitorina da Silva casada com Francisco Machado da Silveira.

3-2-6 Ana Vitorina da Silva em 1827, dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, casou com João Machado da Assunção, batizado aos 07-06-1802 em Tiradentes-MG, filho de Manoel Machado Diniz e Teresa Maria da Fonseca; família “Alexandre Dias de Souza”.

Casamento Matriz de Franca-SP aos vinte cinco de mil oitocentos e vinte e sete anos nesta matriz de Franca com dispensa de 2º grau de consanguinidade em linha transversa concecida aos 12 de maio do dito ano, João Machado da Assunção, f.l. Manoel Machado Diniz e de Teresa Maria da Fonseca; = cc Ana Vitorina da Silva, f.l. de Jose Machado Diniz e Maria Ferreira de Menezes. Ambos naturais da vila de S. José Bispado de Mariana. Test.: Ambrosio Gonçalves Pinheiro e Quintiliano Gones Pinheiro, casados, todos desta freguesia.

(obs.: não consta o mes do matrimônio; corria o mês de Junho)

 

3-2-7 Rita Vitorina da Silva casada com Joaquim Machado Diniz.

3-2-8 Emerenciana Cândida de Jesus

3-3 Ana Ferreira de Menezes batizada aos 27-02-1786. Casou com José Machado da Silveira. Pais de, q.d.:

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 27-02-1786 Desterro, Ana, f.l. Jose Ferreira de Menezes e Luciana Ferreira de Barcellos, padr.: Padre Simão Teles de Menezes, tio da batizada e Eugenia de São Joaquim, avó paterna da batizada da freg. do Pitangui.

3-3-1 Maria Joana da Silveira, casou duas vezes em Franca. Aos 18-08-1819 com Francisco Vieira Velho e aos 27-01-1823 com José Vieira Velho, filhos de Antonio Vieira Velho e Rosa Maria de Viterbo; família “Antonio Vieira Velho”.

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 18-08-1819 com dispensa do impedimento de 3º grau de consanguinidade na linha transversa, Francisco Vieira Velho, f.l. Antonio Vieira Velho e Rosa Maria de Viterbo = Maria Joana da Silveira, f.l. de Jose Machado da Silveira e Ana Ferreira de Menezes. Ambos nts da freg. da vila de S. Jose Bispado de Mariana, test.: Cap. Hipolito Antonio Pinheiro e Jose Ferreira de Menezes, casados.

 

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 27-01-1823 com dispensa de 1º grau de afinidade em linha transversa por copula licita e de 3º de consanguinidade na mesma linha, Jose Vieira Velho n. da freg. da vila de S. Jose Bispado de Mariana, f.l. Antonio Vieira Velho e Rosa Maria de Viterbo = cc Maria Joana da Silveira, viuva de Francisco Vieira Velho, test.: Quintiliano Gomes Pinheiro e Alf. Jose Ferreira de Menezes.

 

3-3-2 Ana Rosa Umbelina, natural de Pitangui, em Franca aos 28-01-1822 dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau, casou com Anselmo Vieira Velho, irmão de Francisco supra citado.

Matriz de N. Sra da Conceição, Franca-SP aos 28-01-1822 nesta matriz com dispensa do 3º grau de consanguinidade em linha transversa, Anselmo Vieira Velho, n. da freg. da vila de São José Bispado de Mariana, f.l. de Antonio Vieira Velho e Rosa Maria de Viterbo; = cc Ana Rosa Umbelina, n. da freg. de Pitangui do mesmo bispado, f.l. Jose Machado da Silveira e Ana Ferreira de Menezes, Test.: Jose Ferreira de Menezes e Francisco Vieira Velho, casados, todos desta freguesia.

 

3-4 Joaquina Ferreira de Menezes, batizada em 28-08-1787. Aos 12-08-1814 em Franca, dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, casou com Ambrosio Gonçalves Pinheiro, filho do Cap. Hipólito Antonio Pinheiro e Rita Angélica de Jesus; Geração na família “Gomes Pinheiro”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 28-08-1787 Desterro, Joaquina, f.l. Jose Ferreira de Menezes e Luciana Ferreira de Barcelos, padr.: Claudio Jose Pinheiro e Rosa Maria de Viterbo.

3-5 Josefa, batizada em 02-06-1789. Não comparece no inventário dos pais.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 02-06-1789 Desterro, Josefa, f.l. Jose Ferreira de Meneses e Luciana Ferreira de Barcelos moradores na aplicação da dita capela do Desterro, padr.: Revdo Vicente Inacio da Silva, morador na freguesia dos Carijos e D. Ana Rosa de Jesus, viuva, avó da dita batizada.

3-6 Emerenciana Cândida de Jesus, aos 17-07-1790. Aos 12-09-1825 casou com João Caetano de Souza, viuvo de Maria Rosa de Jesus e filho de João Caetano Rodrigues de Souza e Mariana Felicia do Nascimento; família “Antonio Vieira Velho” a geração com Maria Rosa.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 17-07-1790 Desterro, Emerenciana, f.l. Jose Ferreira de Menezes e Luciana Ferreira de Barcellos, moradores para baixo da dita capela, padr.: Heitor Ferreira de Barcellos e Maria Rosa de Moraes Barreto mulher de Vicente Borges Faleiros, moradores no Empanturrado da freguesia de Pitangui,

 

Matriz de N. Sra da Conceição, Franca-SP fls.- Folha 96(63)v aos 12-09-1825 nesta freguesia de Franca com dispensa de 2º grau de afinidade por copula licida, João Caetano de Souza, viuvo de Maria Rosa de Jesus; = cc Emerenciana Candida de Menezes, n. da freg. de S. Jose Bispado de Mariana, f.l. Alf. Jose Ferreira de Menezes e Luciana Ferreira de Barcellos. Test.: Manoel Caetano de Menezes, casado e Joaquim Ferreira de Menezes, solteiro, todos desta fregusia.

 

          Emerenciana e João tiveram, pelo menos:

3-6-1 João, batizado em 07-06-1829.

Matriz de N. Sra da Conceição, Franca-SP aos 07-06-1829 nesta matriz de Franca bat. João de oito dias, f.l. João Caetano de Souza e Emerenciana Candida de Menezes, padr.: Joaquim Ferreira de Menezes e s/m Maria do Carmo Neves, todos desta freguesia. (doc disponibilizado por Walter A.M. Lelis)

3-7 José, aos 19-10-1791. Guarda Mor José Ferreira Telles de Menezes aos 10-05-1819 casou com Ana Rosa de Jesus, filha do Cap. Hipólito Antonio Pinheiro e Rita Angélica de Jesus; família “Gomes Pinheiro”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 19-10-1791 Desterro, Jose, f.l. Jose Ferreira de Menezes e Luciana Ferreira de Barcellos, padr.: Alf. Manoel Gomes Pinheiro e Ana Angelica de Jesus mulher de Heitor Ferreira de Barcellos, todos moradores na aplicação da dita capela.

 

Matriz de N. Sra da Conceição, Franca-SP aos 10-05-1819 nesta matriz de Franca com dispensa do impedimento de 2º grau de consanguinidade em linha transversal, Jose Ferreira Telles de Menezes, n. da freg. da vila de São Jose Bispado de Mariana, f.l. Alf. Jose Ferreira de Menezes e Luciana Ferreira de Barcellos; = cc Ana Rosa de Jesus, n. da freg. do Desemboque Prelasia de Goiás, f.l. do Cap. Hipólito Antonio Pinheiro e Rita Angélica do Sacramento. Test.: Alferes Heitor Ferreira de Menezes e Manoel Caetano de Menezes, casados, todos desta fregusia.

Entre os filhos do casal:

3-7-1 Rita Ferreira Telles aos 21-05-1834 casou com Joaquim de Mendonça Ribeiro, filho de Manoel de Mendonça Ribeiro e Maria Angélica de Jesus, família “José de Barcelos Ferreira”.

Casamentos Matriz de N. Sra da Conceição, Franca-SP aos 21-05-1834 nesta matriz dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau, Joaquim de Mendonça Ribeiro, f.l. Manoel de Mendonça Ribeiro e Maria Angelica de Jesus; = cc Rita Ferreira Teles, f.l. Jose Ferreira Teles e Ana Rosa de Jesus. Naturais desta freguesia de Franca. Test.: Simão Ferreira de Menezes e Zeferino de Paula e Silva, todos desta freguesia.

3-7-2 Maria, batizada em 15-10-1822.

Matriz de N. Sra da Conceição, Franca-SP aos 15-10-1822 nesta freguesia de Franca. bat. Maria, de quinze dias, f.l. Jose Ferreira de Menezes e Ana Rosa de Jesus; padr.: Joaquim Gomes Pinheiro e sua mulher Maria Joana da Silva, todos desta freguesia. (doc. disponibilizado por Walter A. M. Lelis)

3-7-3 Antonio, em 13-06-1827.

Matriz de N. Sra da Conceição, Franca-SP aos 13-06-1827 nesta matriz bat. Antonio de dezesseis dias, f.l. do Guarda Mor Jose Ferreira Telles de Menezes e Ana Rosa de Jesus, padr.: o Revdo Antonio Rodrigues Moreira e Rita Candida de Menezes, solteira, todos desta freguesia. (doc. disponibilizado por Walter A. M. Lelis)

3-7-4 Ana, em 15-07-1828.

Matriz de N. Sra da Conceição, Franca-SP aos 15-07-1828 nesta matriz nat. Ana de trinta e seis dias, f.l. do Guarda Mor Jose Ferreira Teles e Ana Rosa de Jesus, padr.: Claudio Ferreira de Barcellos e s/m Rita Angelica de Jesus, todos desta freguesia.(doc. disponibilizado por Walter A. M. Lelis)

3-8 Luciana Ferreira de Menezes, aos 08-03-1793. Aos 08-05-1833 dispensados do impedimento em 2º grau, casou com Antonio Caetano de Menezes, filho de Manoel Caetano de Menezes e Luiza de Jesus e Silva, nesta família 8-1.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 08-03-1793 Desterro, Luciana, f.l. Jose Ferreira de Menezes e Luciana Ferreira de Barcellos, moradores na dita capela, padr.: Antonio Ferreira de Menezes e Rita Clara de Menezes, irmãos e tios da batizada e moradores no Empanturrado da freg. de Pitangui.

 

Matriz de N. Sra da Conceição, Franca-SP - aos 08-05-1833 nesta matriz de Franca dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau da linha transversa, Antonio Caetano de Menezes, n. de Pitangui Bispado de Mariana, f.l. Manoel Caetano de Menezes e Luiza de Jesus e Silva; = cc Luciana Ferreira de Menezes, n. da vila de S. Jose do dito bispado, f.l. Jose Ferreira de Menezes e Luciana Ferreira de Barcellos. Test.: Mnaoel de Paula e Silva e Joaquim Ferreira de Menezes, todos desta freguesia.

3-9 Teresa Maria de Jesus, batizada em Tiradentes aos 21-07-1794. Em Franca aos 21-04-1817 casou com Antonio Machado Diniz viúvo de Joaquina Rosa de Jesus e filho de Manoel Machado Diniz e Teresa Maria da Fonseca; família “Alexandre Dias de Souza”.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 21-07-1794 Desterro, Teresa, f.l. Jose Ferreira de Menezes e Luciana Ferreira de Barcellos, padr.: o Revdo Francisco Pinto capelão da capela do Passatempo, e Teresa Maria da Silva mulher de Manoel Gomes Pinheiro moradores na aplicação da dita capela.

3-10 Francisca Antonia Xavier, em 19-08-1795. Aos 14-04-1817 casou com Manoel de Paula e Silva, natural de Congonhas do Campo, filho do Alf. Francisco de Paula Silva e Maria Joana da Silveira.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 19-08-1795 Desterro, Francisca, f.l. Jose Ferreira de Menezes e Luciana Ferreira de Barcellos, moradores na aplicação da dita capela; padr.: Joaquim Jose de Santa Ana, morador na freguesia das Congonhas do Campo e Ana Felizarda de Jesus, solteira, moradora na aplicação da mesma capela.

 

Matriz de N. Sra da Conceição, Franca-SP aos 14-04-1817 nesta freguesia de Franca sem impedimento, Manoel de Paula e Silva, n. da freg.; de Congonhas do Campo do Bispado de Mariana, f.l. Alf. Francisco de Paula e Silva e Maria Joana da Silveira; = cc Francisca Antonia Xavier, n. da vila de S. Jose do mesmo bispado, f.l. Alf. Jose Ferreira de Menezes e Luciana Ferreira de Barcellos. Test.: Januario Jose de Souza e Alf. Heitor Ferreira de Barcellos, casados todos desta freguesia

3-11 Cap. Simão Ferreira de Menezes natural de Pitangui. Em Franca aos 23-07-1821 dispensados do impedimento duplicado de 2º grau em consanguinidade, casou com Cândida Ferreira de Jesus, filha do Alf. Heitor Ferreira de Barcellos e Ana Angélica de Jesus; família José de Barcellos Ferreira”.

Casamentos Matriz de N. Sra da Conceição, Franca-SP - aos 23-07-1821 nesta matriz com dispensa do impedimento duplicado de 2º grau de consanguinidade em linha transversal, Simão Ferreira de Menezes, f.l. Jose Ferreira de Menezes e Luciana Ferreira de Barcellos; = cc Candida Ferreira de Jesus, f.l. Alf. Heitor Ferreira de Barcellos e Ana Angelica de Jesus. Ambos os contraentes naturais da freguesia de Pitangui Bispado de Mariana, Test.: Cap. João Gonçalves da Costa e Cap. Hipolito Antonio Pinheiro, casados, todos desta freguesia.

          Viúvo, aos 05-03-1859 casou com Angélica Ferreira de Menezes, 3-1-1 supra.

Matriz de N. Sra da Conceição, Franca-SP aos 05-03-1859 nesta igreja matriz e não resultando impedimento algum alem do que foi dispensado pela Nunciatura Apostolica, Simão Ferreira de Menezes, viuvo de Candida Ferreira de Jesus; = cc Angelica Ferreira de Menezes, f.l. do Cap. Jacob Ferreira de Simão(?) e Ana Rosa da Silva, moradores nesta freguesia. Test.: (aa) Antonio Barbosa Lima e Manoel Ferreira Candido.

          Entre os filhos de Simão e Cândida:

3-11-1 Ana, batizada em 03-08-1829.

Lv  1 de Batizados da Matriz de NSConceição da Franca. aos 03-08-1829 nesta matriz bat. Ana de um mes, f.l. Simão Ferreira de Menezes e Candida Ferreira de Jesus, padr.: Zeferino de Paula Silva e s/m Rita Angelica de Jesus, todos desta freguesia. .(doc. disponibilizado por Walter A. M. Lelis)

3-11-2 Cândida de Jesus foi a segunda mulher de Manoel Ferreira de Menezes, 3-14 abaixo

Matriz de N. Sra da Conceição, Franca-SP aos 16-01-1845 nesta freguesia de Franca sem impedimentos, Manoel Ferreira de Menezes, viúvo de Maria Joaquina de Jesus; = cc Candida de Jesus, f.l. Cap. Simão Ferreira de Menezes e Candida Ferreira de Jesus. Ambos naturais desta freguesia. Test.: Francisco Rodrigues da Rocha e Antonio Carlos de Fig.do, casados. todos desta freguesia.

3-12 Antonio Ferreira de Menezes, dispensados do impedimento de consanguinidade aos 06-05-1822 casou com Ana Angélica da Silva, filha de Francisco de Paula Silva (ou Silveira) e Lucinda Ferreira de Barcellos; família “José de Barcellos Ferreira”.

3-13 Joaquim Ferreira de Menezes aos 16-07-1828 casou com Maria do Carmo, filha de João Caetano de Souza e da finada Maria Rosa das Neves, família “Antonio Vieira Velho”.

Matriz de N. Sra da Conceição, Franca-SP aos 16-07-1828 nesta matriz com dispensa de 3º grau de consanguinidade da linha transcersa, Joaquim Ferreira de Menezes, n. da freg. de Pitangui Bispado de Mariana, f.l. Jose Ferreira de Menezes e Luciana Ferreira de Barcellos; = cc Maria do Carmo, n. desta freguesia, f.l. João Caetano de Souza e da finada Maria Rosa das Neves. Test.: Alf. Manoel Caetano de Menezes e Guarda Mor Jose Ferreira Telles de Menezes, casados, todos desta freguesia.

3-14 Alferes Manoel Ferreira de Menezes, natural de Pitangui, casou duas vezes. Aos 10-08-1829 com Maria Joaquina de Jesus, filha de Antonio Machado Diniz e da finada Joaquina Maria de Jesus; família “Antonio Vieira Velho”.

Matriz de N. Sra da Conceição, Franca-SP - aos 10-08-1829 nesta matriz com dispensa do 3º grau de consanguinidfade em linha transversa, Manoel Ferreira de Menezes, n. da freg. de Pitangui Bispado de Mariana, f.l. Jose Ferreira de Menezes e Luciana Ferreira de Barcellos; = cc Maria Joaquina de Jesus, n. desta freguesia, f.l. Antonio Machado Diniz e da finada Joaquina Maria de Jesus. Test.: Alf. Manoel Caetano de Menezes e Guarda Mor Jose Ferreira Telles , casados, todos desta freguesia.

          Segunda vez aos 16-01-1845 com Cândida Ferreira de Jesus, 3-11-2 supra.

 

3-15 Rita Praxedes de Menezes aos 21-05-1834 casou com Antonio de Mendonça Ribeiro, filho de Manoel de Mendonça Ribeiro e Maria Angélica de Jesus, familia “José de Barcellos Ferreira”.

Matriz de N. Sra da Conceição, Franca-SP aos 21-05-1834 nesta matriz de Franca dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau, Antonio de Mendonça Ribeiro, n. desta freguesia, f.l. Manoel de Mendonça Ribeiro e Maria Angelica de Jesus; = cc Rita Praxedes de Menezes, n. de S. Jose Bispado de Mariana, f.l. Jose Ferreira de Menezes e Luciana Ferreira de Barcellos. Test.: Jose de Barcellos Ferreira e Simão Ferreira de Menezes, todos desta fregusia.

3-16 Maria Jacinta de Menezes, batizada em Tiradentes aos 21-02-1808. Em Franca aos 20-01-1824 casou com Antonio de Paula Silva, filho de Francisco de Paula Silva e Maria Joana da Silveira; já citados

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 21-02-1808 Oliveira, Maria, f.l. Jose Ferreira de Menezes e Luciana Ferreira de Barcelos, padr.: Cap. Jose Gomes Pinheiro e Maria Jacinta do Sacramento.

 

Matriz de N. Sra da Conceição, Franca-SP aos 20-01-1824 nesta matriz de Franca sem impedimento algum, Antonio de Paula Silva, f.l. do finado Francisco de Paula Silva e Maria Joana da Silveira, n. da freg. de Congonhas do Campo; = cc Maria Jacinta de Menezes, f.l. Alf. Jose Ferreira de Menezes e Luciana Ferreira de Barcellos, n. da freg. de S. Jose, ambas Bispado de Mariana. Test.: Cap. Francisco Antonio Diniz Junqaueira e Alf. Manoel Caetano de Menezes, casados, todos desta freguesia.

4- Joaquim Ferreira de Menezes, natural de Congonhas do Campo. Em Tiradentes aos 31-01-1803 casou com Maria Teresa do Espirito Santo, também filha do Cap. Manoel Gomes Pinheiro e Teresa Maria da Silva, família “Gomes Pinheiro”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 31-01-1803 Desterro; Joaquim Ferreira de Menezes, f.l. Alf. Jose Telles de Menezes e D. Eugenia Maria de S. João, n. da freg. Congonhas do Campo; cc D. Maria Teresa do Espirito Santo, f.l. Cap. Manoel Gomes Pinheiro e D. Teresa Maria da Silva, n. S. Jose; test.: Revdo; Antonio Teixeira de Carvalho, Alf. Bento Jose Peixoto,

Pais de, q.d.:

4-1 José, batizado aos 04-03-1804.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 04-03-1804 Desterro, Jose, f.l. Joaquim Ferreira de Menezes e Maria Teresa do Espirito Santo, padr.: Cap. Manoel Gomes Pinheiro e s/m Teresa Maria da Silva, avós do batizado.

4-2 Antonio, aos 20-08-1807

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 20-08-1807 Desterro, Antonio, f.l. Joaquim Ferreira de Menezes e Maria Teresa do Espirito Santo, padr.: Manoel Gomes Pinheiro e Verissimo Gomes Pinheiro.

4-3 Joana, aos 20-05-1809.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 20-05-1809 Desterro, Joana, f.l. Joaquim Ferreira de Menezes e Maria Teresa dos Santos, padr.: João Glz Pinheiro, do Rio do Peixe, e Ana Teodora, solteira, filha do Cap. Manoel Gomes da mesma aplicação.

4-4 Francisca, aos 07-02-1811.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 07-02-1811 Desterro, Francisca, f.l. Joaquim Ferreira de Menezes e Maria Teresa do Espirito Santo, padr.: Cap. Manoel Gomes Pinheiro e s/m Teresa Maria da Silva.

 

5- Maximo Telles de Menezes, natural de Congonhas do Campo. Em Tiradentes aos 31-01-1803 casou com Teresa Maria do Espírito Santo, filha do Cap. Manoel Gomes Pinheiro e Teresa Maria da Silva, família “Gomes Pinheiro”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 31-01-1803 Desterro; Maximo Telles de Menezes, f.l. Alf. Jose Telles de Menezes e D. Eugenia Maria de S. João(sic), n. da freg. Congonhas do Campo; cc D. Teresa Maria do Espirito Santo, f.l. Cap. Manoel Gomes Pinheiro e D. Teresa Maria da Silva, n. desta freguesia; test.: Revdo; Antonio Teixeira de Carvalho, Alf. Bento Jose Peixoto, Alf. Manoel Caetano de Menezes.

Pais de, q.d.:

5-1 Maria, batizada aos 08-01-1804.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 08-01-1804 Desterro, Maria, f.l. Maximo Telles de Menezes e Teresa Maria do Espirito Santo, padr.: Revdo Simão Telles de Menezes, tio paterno do dito batizado, e Eugenia Maria de São Joaquim, avó da dita batizada.

5-2 Margarida, aos 04-03-1805.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 04-03-1805 Desterro, Margarida, f.l. Maximo Thelis de Menezes e Teresa Maria do Espirito Santo, moradores abaixo desta capela, padr.: Cap. Manoel Gomes Pinheiro e s/m D. Teresa Maria da Silva, moradores abaixo desta capela.

5-3 Teresa, aos 15-10-1806.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 15-10-1806 Desterro, Teresa, f.l. Maximo Telles de Menezes e Teresa Maria do Espirito Santo, padr.: Francisco João de Menezes e s/m D. Bernardina Fermiana de Jesus.

5-4 Eugenia, aos 04-06-1808

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 04-06-1808 Desterro, Eugenia, f.l. Maximo Telles de Menezes e Maria do Espirito Santo, padr.: Joaquim Ferreira de Menezes e Maria Teresa do Espirito Santo.

5-5 Ana, aos 27-09-1810

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 27-09-1810 Desterro, Ana, f.l. Alf. Maximo Telles de Menezes e D. Teresa Maria do Espirito Santo, padr.: Manoel Gomes Pinheiro e D. Ana Maria, solteiros, filhos do Cap. Manoel Gomes Pinheiro, todos da dita aplicação.

 

6- Francisco João de Menezes, natural de Congonhas do Campo. Em Tiradentes aos 31-01-1803 casou com Bernardina Firmiana de Jesus, também filha do Cap. Manoel Gomes Pinheiro e Teresa Maria da Silva, família supra citada.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 31-01-1803 Desterro; Francisco João de Menezes, f.l. Alf. Jose Telles de Menezes e D. Eugenia Maria de S. João, n. da freg. Congonhas do Campo; cc D. Bernardina Firmiana de Jesus, f.l. Cap. Manoel Gomes Pinheiro e D. Teresa Maria da Silva, n. S. Jose; test.: Revdo; Antonio Teixeira de Carvalho, Alf. Bento Jose Peixoto, João Gonçalves da Costa.

Pais de, q.d.:

6-1 Maria, batizada aos 24-12-1804 na Ermida de S. José e Sra das Dores, filial de Pitangui.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 24-12-1804 Desterro, Maria, f.l. Francisco João de Menezes e D. Bernardina Firmiana de Jesus, moradores na aplicação da Sra. do Desterro desta freguesia de Santo Antonio da vila de S. Jose, padr.: o Revdo. Simão Telles de Menezes e D. Ifigenia Maria de S. Joaquim moradores estes na freguesia do Pitangui.

 

7- Antonio Ferreira de Menezes, batizado em 24-02-1763, padrinho da sobrinha Luciana 3-8. Faleceu sem geração, herdou sua mãe.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio bat aos 24-02-1763 nesta matriz bat a Antonio, f.l. Jose Telles de Menezes e Eugenia maria, padr.: Francisco da Costa Mattos, solteiro e Inacia, solteira enteada do Lic.

Manoel dos Reis.

8- Rita Clara de Menezes, batizada em 23-09-1765. Madrinha da sobrinha Luciana 3-8.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio bat aos 23-09-1765 nesta matriz bat a Rita n. aos 15, f.l. Jose Telles de Menezes e Eugenia Maria, Padr.: Manoel Dias de Souza, solteiro e D. Rita Duarte mulher do Cap. Antonio Mateos Lagoaça.

 

9- Manoel Caetano de Menezes, batizado em 15-08-1767. Casou com Luiza de Jesus e Silva.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio bat - aos 15-08-1767 nesta matriz bat a Manoel, f.l. Jose Telles de Menezes e Eugenia Maria, padr.: ui o Vigario desta freguesia Manoel Affonso, e D. Rita Duarte de de Faria mulher do Cap. Antonio  Mateos Lagoaça.

Pais de, pelo menos:

9-1 Antonio Caetano de Menezes, natural de Pitangui. Dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, em Franca-SP aos 08-05-1833 casou com Luciana Ferreira de Menezes, filha de José Ferreira de Menezes e Luciana Ferreira de Barcellos, 2-8 nesta família.

9-2 Francisca Cândida de Menezes aos 23-11-1825 casou com Joaquim Francisco de Andrade, filho de Joaquim José Ferreira e Ana Cândida de Jesus.

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 23-11-1825 Joaquim Francisco de Andrade n. freg. da vila de S. Jose Bispado de Mariana, f.l. Joaquim Jose Ferreira e Ana Candida de Jesus = cc Francisca Candida de Menezes n. freg. Pitangui do mesmo bispado, f.l. Alf. Manoel Caetano de Menezes e Luiza de Jesus e Silva, test.: Cap. Jose Joaquim de Santa Ana, solteiro e Alf. Tomas Carlos da Silva.

9-3 José Caetano de Menezes aos 29-09-1828 casou com Antonia Maria de Jesus, natural de Tamandua e filha de Joaquim Ferreira Lopes e Maria Rosa de Jesus.

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 29-09-1828 Jose Caetano de Menezes n. freg. Pitangui Bispado de Mariana, f.l. Alf. Manoel Caetano de Menezes e Luiza Maria de Jesus = cc Antonia Maria de Jesus n. freg. Tamandua do mesmo bispado, f.l. Joaquim Ferreira Lopes e Maria Rosa de Jesus, test.: Jose Pires Monteiro, solteiro e Bento Jose de Azevedo, casado.

 

10- Ana, batizada em 15-07-1770.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio bat aos 15-07-1770 nesta matriz bat a Ana nasceu aos 03, f.l. Jose Telles de Menezes natural da fregusia de Santa Maria da Heja comarca de Penafiel Bispado do Porto e D. Eugenia Maria de São Joasquim natural desta freguesia, padr.: Manoel Dias de Souza e D. Rita Duarte mulher do Cap. Antonio Mateos Lagoaça.

11- Silvéria

 

12- Inocencia.