PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

José Rodrigues Airão

(atualizado em 13-julho-2017)

 

Bartyra Sette

 

 

José Rodrigues Airão, natural de São João de Airão Arcebispado de Braga, era filho de João Martins de Airão, natural da mesma freguesia e Jerônima Rodrigues, natural da freguesia de Joane termo de Guimarães, segundo batismo de filhos (6 e 12).

 

Casou em Carijós-MG aos 29-02-1740 com Joana Maria da Silva ou Leme, natural de Mogi das Cruzes-SP, filha de Francisco Pinheiro e Rosa Leme da Silva (ou Cardosa), tambem naturais de Mogi das Cruzes onde Francisco faleceu em 24-07-1726.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 29-02-1740 nesta matriz e testemunhas o Revdo Pedro Manoel Alvares e Apolinario se receberam Jose Rodrigues Ayrão, n. da freguesia de S. João de Ayrão termo de Guimarães Arc. de Braga, f.l. de João Martins Ayrão e de s/m Jeronima Rodrigues = com Joana Maria, n. da vila de Mogi deste Bispado, f.l. de Francisco Pinheiro, ja defunto e de s/m Rosa Leme.

 

Paroquia de Sant’Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 24-07-1726 fal. Francisco Pinheiro marido q foi de Rosa Cardosa, abintestado, e não tem de seu cousa alguma. Enterrado nesta igreja matriz.

 

O casal morou primeiro em Carijós e depois em Campanha do Rio Verde onde nasceu a maioria de seus filhos, q.d:.

 

1- Josefa Maria da Silva, batizada aos 03-09-1741 em de Carijós (atual Conselheiro Lafaiete). Casou com Inácio Bueno de Moraes, natural da Conceição de Guarulhos-SP, filho de José Freire de Figueiredo, natural de Mogi das Cruzes-SP e Escolástica Bueno da Silveira, natural de Guarulhos-SP; família “Domingos Freire de Figueiredo” neste site e SL. 7, 285, 4-6 onde não consta o filho Inácio.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 03-09-1741 nesta matriz bat a Josefa, filha leg. de Jose Roiz Ayrão e de s/m Joana Maria, foram padrinhos Serafino Sobrado e Gertrudes de Oliveira mulher casada, todos fregueses desta freguesia.

          Inacio Bueno de Moraes testou na Campanha em 20-02-1810. Declarou naturalidade, filiação, o matrimônio com Josefa Maria da Silva com a gerração, e a filha natural tida no estado de solteiro, casada em casa de seu tio Francisco Pedroso Navarro. Foi sepultado em 21-06-1810.

I- Ursula, filha natural de Inacio, casada na cidade de S. Paulo em casa de Francisco Pedroso Navarro.

Campanha, MG aos 21-06-1810 foi sepultado dentro desta matriz Inacio Bueno de Moraes, casado com Josefa de tal. Faleceu de hidropsia, tendo de idade acima de setenta anos.

Testamento com que faleceu Ignacio Bueno de Moraes: (...) eu Ignacio Bueno de Moraes, filho de Jose Freire de Figueiredo e Escolastica Buena da Silveira, natural da freguesia de N. Sra da Conceição dos Guarulhos, bispado de S. Paulo, morador na freguesia desta vila da Campanha. Sou cc Josefa Maria da Silva de cujo matrimonio tive seis(sic) filhos os quais são: Ana Maria, falecida, que foi casada com Ignacio Ferreira = Simão, ausente = Felizardo = Jeremias = Jose = Ignacio = e Escolastica cc Francisco Antonio. Assim mais tenho uma filha natural, quando fui solteiro, por nome Ursula que foi casada em casa de meu tio Francisco Pedroso Nabarro na cidade de S. Paulo, cujo marido seu nome ignoro, os quais são herdeiros das duas parte de minha meação.

Testamenteiros em 1º lugar a minha mulher Josefa Maria da Silva, em 2º a meu genro Francisco Antonio de Moraes, e em 3º a meu filho Ignacio Jose Bueno.

Legados da terça: a minha filha Escolastica dei um mulatinho; para as obras da matriz esta vila; a meu filho Ignacio deixo 60$000 rs que já os tem em si; encomenda missas. O remanescente a minha terça se dara com igualdade aos meus filhos legitimos de matrimonio.

Meu filho Simão Bueno foi para as Gerais para cobrar meus devedores.

Mandei escrever este por Gonçalo Luiz de Oliveira Vila da Campanha da Princesa 20 de fevereiro de 1810 Ignacio Bueno de Moraes. E logo se seguia aprovação.

Vila da Campanha 20 de fevereiro de 1811. O Vig. Jose de Souza Lima

Josefa e Inácio tiveram sete filhos, segundo o testamento:

- Ana, batizada em 21-11-1765, não é citada no testamento paterno.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais)  Bat. aos 21-11-1765 Ana, f.l. Inacio Bueno de Moraes, f.l. Jose Freire de Figueiredo e Escolastica Bueno da Silveira, n/b na freg. de N. Sra da Conceição dos Gurarulhos do bispado de SP; e de Josefa Maria da Silva n/b na freg. de N. Sra da Conceição dos Carijos deste bispado, avos maternos Jose Rodrigues Airam e Joana Maria, foram padr.: Jeronimo da Veiga, casado e Joana Maria mulher do dito Jose Rodrigues Airam.

- Manoel, batizado em 27-06-1773, idem.

B7 Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais)  Bat. - aos 27-06-1773 matriz, Manoel nascido de oito dias, f.l. Inacio Bueno de Moraes n. da freg. da Conceição dos Guarulhos Bispado de S. Paulo e Josefa Maria de Jesus n. da freg. dos Carijós deste bispado de Mariana, np Jose Freire de Figueiredo e sua mulher, nm Jose Rodrigues Airão e Joana Maria da Silva. Padr.: Manoel Martins, e a dita Joana Maria.

1-1 Ana Maria Buena, batizada aos 19-11-1767 na Campanha. Aos 06-09-1785 dispensados do impedimento de consanguinidade em 4º grau misto com 3º, casou com Inácio Ferreira Cardoso, natural da Sé de S. Paulo, filho do falecido Manoel Ferreira da Costa e Gertrudes Maria de Mendonça.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais)  Bat. aos 19-11-1767 matriz, Ana n. aos 09, f.l. Inacio Bueno de Moraes n. da freg. Conceição dos Guarulhos Bispado de S. Paulo e Josefa Maria da Silva n. freg. Carijos deste bispado, padr.: Jose Pimentel, solteiro e Joana Maria da Silva, solteira filha de Jose Rodrigues Ayrão. Avos paternos Jose Freire de Figueiredo n. freg. da vila de Mogi das Cruzes e Escolastica Buena da Silveira n. Conceição dos Guarulhos ambos Bispado de S. Paulo, avos maternos Jose Rodrigues Ayrão n. de S. João de Ayrão Arc. Braga e Joana Maria n. de Mogi das Cruzes Bispado de S. Paulo.

 

Campanha-MG - casamentos - aos 06-09-1785 Ignacio Ferreira Cardoso, f.l. de Manoel Ferreira da Costa, já defunto, e Gertrudes Maria de Mendonça, n/b na Se da cidade de S. Paulo; = Anna Maria Boena, f.l. de Ignacio Boeno de Moraes e de Josefa Maria de Jesus, n/b nesta freguesia de Campanha. Dispensados do impedimento de consanguinidade 4º misto com o 3º.

 

          Ana Maria faleceu com testamento de 21 de Novembro de 1802 e foi sepultada em primeiro de dezembro.

Campanha, MG aos 01-12-1802 foi sepultada dentro desta matriz Ana Maria mulher de Ignacio Fereira Cardoso, branca, morreu de 35 anos, com seu solene testamento

          Inácio casou segunda vez na capela de Ibituruna filial de S. João del Rei-MG aos 26-11-1804 com Custódia Maria Francisca de Oliveira, filha de Manoel da Silva Machado e Ana Maria da Silva.

Casamentos - S. João Del Rei-MG, aos 26-11-1804 Cap. S. Gonsalo da Ibituruna, Ignacio Ferreira Cardozo, viuvo de Anna Maria Buena; = cc. Custodia Maria Francisca de Oliveira, f.l. Manoel da Silva Machado e Anna Maria da Silva, n/b nesta freguesia.

 

Custódia Maria foi irmã inteira de, q.d.:

- Custodio José Machado casado Lucinda Cândida Rosa de Jesus, filha de José Vieira Machado e Ana Maria de Jesus. Família “José Vieira Machado”.

- Antonio José Machado casado Carlota Clementina, filha de Antonio Pereira de Carvalho e sua segunda mulher Jacinta Bernarda da Veiga. Família “Diogo Garcia”.

 

Segundo testamento e inventário de Ana, neste site, tiveram o filho único:

1-1-1 Francisco de Paula, com 10 anos em 1803.

1-2 Simão Bueno da Silva, batizado em 27-08-1769.

B7 Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais)  Bat. - aos 27-08-1769 matriz, Simão, f.l. Inacio Bueno de Moraes e Josefa Maria, ele n. da freg. da Conceição dos Guarulhos do Bispado de S.Paulo e ela n. da freg. dos Carijós destes bispado, np Jose Freire de Figueiredo e Escolastica Bueno da Silveira, nm Jose Rodrigues Airão e Joana Maria Leme. Padr.: Ten. Cap. Simão Antonio Pereira, e Vitoria Nunes da Silva mulher de João Pereira Dias.

 

         Simão foi nomeado 1º testamenteiro do irmão Felizardo e seus filhos legatários do dito tio: “Deixo para minha sobrinha e afilhada Maria, f. de meu irmão Simão(...); p/ meu sobrinho Antonio, f. de meu irmão Simão”

1-2-1 Maria

1-2-2 Antonio

 

1-3 Felizardo José Bueno, batizado aos 26-07-1771 em Campanha onde faleceu aos 05-10-1840. Solteiro, sem filhos, deixou legados a diversos sobrinhos e herdeiros os irmãos.

B7 Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais)  Bat. - aos 26-07-1771 matriz, Felizardo, f.l. Inacio Bueno de Moraes n. da freg. Conceição dos Guarulhos Bispado de S.Paulo e Josefa Maria da Silva n. da freg. dos Carijós deste bispado, np Jose Freire de Figueiredo e Escolastica Bueno, nm Jose Rodrigues Airão e Joana Maria Leme; padr.: Francisco da Costa Teixeira e s/m Maria Felicia.

 

CPA02, Lv. 15º  de Testamentos - Campanha da Princesa 1837-1838;

Registro do testamento com que faleceu Felizardo Jose Bueno de quem é testamenteiro Simão Bueno da S.ª - falecido a 5-8bro-1840

Eu, Felizardo Jose Bueno, f.l. de Ignacio Bueno de Moraes e Josefa Maria da Silva, n/b na vila da Campanha.

Testamenteiros: 1º meu irmão Simão Bueno da Silva, 2º Cap. Antonio Pinto Ribeiro, 3º meu irmão Ignacio Jose Bueno.

Declaro que sou solteiro e não tenho filhos.

Herdeiros do restantes dos meus bens a meus irmãos.

Deixo para minha sobrinha e afilhada Maria, f. de meu irmão Simão (...); p/ meu sobrinho Antonio, f. de meu irmão Simão; a meu sobrinho e afilhado Antonio, f. de meu irmão Jose; para minhas sobrinhas filhas de meu irmão Jose Bueno 5$000 a cada uma a saber: Ana, Rita, Vitoria, Brigida, Maria do Carmo, Maria Magdalena.

27-12-1837 Felizardo Jose Bueno

Aprovação 27-12-1837

Abertura 05-10-1840

Aceitação 19-10-1840 Simam Bueno da Silva

 

1-4 Inácio José Bueno batizado em 02-07-1775.

Campanha, MG aos 02-07-1775 nesta matriz bat a Ignacio nascido a quatorze dias, f.l. de Inacio Bueno de Moraes, n. da capela da Conceição filial da freg. de S. João del Rei e Josefa Maria da Silva, n. da freg. dos Carijos, ambos deste bispado. Foram padrinhos Francisco Fernandes de Oliveira, de Baependi e Leonor Margarida mulher de Adriano Martins Barbosa. Avos paternos Jose Freire de Figueiredo e Escolastica Buena da Silva, ja defuntos; materno Jose Rodrigues Ayrão, ja defunto e Joana Maria.

          Aos 18-08-1800 casou com Joaquina Maria de Aguiar (ou de Jesus), filha de Manoel Ferreira Campanhã e Brigida Sobrinha de Aguiar, família “Sebastião Bicudo de Mendonça” § 2º.

Campanha-MG - casamentos - matriz aos 18-08-1800 Ignacio Jose Bueno, f.l. de Ignacio Bueno de Moraes e Ignacia(sic) Maria da Silva; = Joaquina Maria de Aguiar, f. de Manoel Ferreira Campanham  e s/m Brigida Sobrinha de Aguiar. Ambos nts/bts freguesia da vila da Campanha.

          Inácio foi o 1º testamenteiro do irmão Jeremias que instuiu suas filhas Ana e Rita herdeiras universais.

1-4-1 Inacio faleceu com 4 meses e foi sepultado em 30-11-1801.

Campanha, MG aos 30-11-1801 foi sepultado no adro desta matriz Ignacio, inocente, f.l. de Ignacio Jose Bueno morador no Lambari. Morreu de umas sarnas recolhidas, de quatro meses.

1-4-2 Manoel batizado em 21-09-1802 e sepultado em 25-12-1803.

Campanha, MG aos 21-09-1802 nesta matriz bat a Manoel. f.l. de Inacio Jose Bueno e Joaquina Maria de Jesus, padrinhos Bernardo Ferreira Campanham e Senhorinha Maria, todos desta freguesia.

 

Campanha, MG aos 25-12-1803 foi sepultado na igreja matriz Manoel, branco, f. de Inacio Jose Bueno morador no Bom Jardim do Lambari. Faleceu de uma malina de idade de um ano.

1-4-3 Brigida batizada em 12-08-1804 e sepultada em 02-03-1805.

Campanha, MG aos 12-08-1804 nesta matriz bat a Brigida, branca, f. de Inacio Jose Bueno e Joaquina Maria de Jesus, foram padrinhos Ignacio Bueno de Moraes por pp que apresentou de Feizardo Jose Bueno, e Maria Barbara Ferreira.

 

Campanha, MG aos 02-03-1805 foi sepultada no adro desta matriz Brigida, f. de de Inacio Jose Bueno. Morreu de um ano de uma febre.

1-4-4 Maria batizada em 15-12-1805.

Campanha, MG aos 15-12-1805 bat a Maria, f.l. de Ignacio Jose Bueno e Joaquina Maria de Jesus, foram padrinhos Jose Rodrigues Boeno e Escolastica Rodrigues Boena.

1-4-5 Ana, batizada em 29-11-1807. Herdeira do tio Jeremias.

Campanha, MG aos 29-11-1807 bat a Ana, f.l. de Ignacio Jose Bueno e Joaquina Maria de Jesus, foram padrinhos Luiz Ferreira Campanham e Josefa Maria de Jesus por pp q apresentou depois de batizada a inocente Ana Joaquina da Cunha.

1-4-6 Rita em 24-07-1809. Tambem herdeira do tio Jeremias.

Campanha, MG aos 24-07-1809 bat a Rita, f.l. de Ignacio Jose Bueno e Joaquina Maria de Jesus, foram padrinhos João da Silva Gago e Vitoria Maria de Jesus.

1-4-7 Vitória, batizada em 13-06-1811.

Campanha, MG aos 13-06-1811 bat a Vitoria, f.l. Ignacio Jose Bueno e Joaquina Maria de Jesus, foram padrinhos Manoel Pinto Ribeiro e Andresa Maria de Jesus.

1-5 Escolástica Maria de Jesus batizada em 12-11-1778. Aos 11-06-1795 casou com Francisco Antonio de Moraes, filho de Domingos Franco da Silva e Maria Leite de Moraes, neto paterno de Manoel Franco de Brito e Apolonia da Silva, neto materno de Gregorio Leite de Moraes e Angela de Góes - família “Braz de Piña”.

Campanha, MG aos 12-11-1778 nesta matriz bat a Escolastica de oito dias, f.l. de Inacio Bueno de Moraes, n. da Conceição dos Guarulhos e Josefa Maria da Silva, n. da Campanha. Avos maternos Jose Rodrigues Ayrão e Joana Maria. Foram padrinhos Rosa, filha desta e Bernado Antonio.

 

Campanha-MG - casamentos - matriz aos 11-06-1795 Francisco Antonio de Moraes, f. de Domingos Fran.co da Silva e s/m Maria Leite de Moraes, nat. na vila de Santa Anna de Mogi das Cruzes Bispado de S. Paulo; = Escolastica Maria de Jesus, f. de Ignacio Bueno de Moraes e s/m Josefa Maria de Jesus, bat. nesta. Test.: Felizardo Jose Bueno, solteiro e Jose Valentim de Mello, ambos solteiros.

 

          Francisco Antonio faleceu em 20-09-1813 e foi sepultado no dia seguinte. Ele e Escolástica foram inventariados em 13-05-1817 (inventário neste site)

Campanha, MG aos 21-09-1813 falecendo de uma inflamação no peito, de idade 58 anos, Francisco Antonio de Moraes foi sepultado nesta matriz.

Francisco teve dois filhos e uma filha natural:

- Ignácia Maria de Jesus, casada em primeiras núpcias com José Vieira da Fonseca, filho de José Vieira da Cunha, que vivia em 1817.

          José Vieira da Fonseca faleceu aos 07-08-1811, com inventário de seus bens aberto por Inácia aos 13-05-1817 na fazenda a Boa Vista do Rio Verde, da Aplicação do Espírito Santo de Catandubas na Freguesia das Lavras-MG. Nessa data Inácia já estava casada em segundas com João de Souza da Fonseca.

José e Inácia tiveram três filhos, todos pequenos quando morreu o pai, segundo inventário deste (neste site):

- Francisco

- Silverina

- Manoel (póstumo?)

 

 

1-5-1 Luciano Antonio de Moraes, solteiro com 20 anos em 1817. Foi o testamenteiro do pai.

1-5-2 Ana Dina de Moraes, 17 anos em 1817. Casada com Joaquim Caetano Coelho, filho de Joaquim Francisco Coelho, já falecido em 1838, e de Ana Francisca de Jesus, família “Vieira da Maia”, neste site.

         Joaquim redigiu seu testamento na Fazenda Pedra Branca do Rio Verde em 07-05-1838, aberto aos 22-01-1839. Sem geração, herdou sua mãe.

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

Lv. 15º  de Testamentos - Campanha da Princesa 1837-1838

Registro do testamento de Joaquim Caetano Coelho, fal. aos 21-01-1839 de quem é testamenteira sua mulher D. Ana Dina de Moraes.

Eu, Joaquim Caetano Coelho, n. de N. Sra. do Rosario da freg.da vila de Lavras, f.l. de Joaquim Francisco Coelho, já falecido e de Ana Francisca de Jesus que ainda vive.

Sou cc. Ana Dina de Moraes e deste matrimonio não tenho filhos e por isso é minha mãe herdeira das duas partes dos meus bens e porque esta tinha feito seu inventário em vida e só se reservando para si a sua terça repartindo com seus filhos suas legitimas e por tanto parece me poder deixar minha mulher por minha legitima herdeira.

Testamenteiros: 1º a minha mulher, 2º o meu compadre Francisco Joaquim de Moraes, 3º Fidelis Gonçalves de Souza.

Deixo a minha afilhada Francelina Maria 50$000 réis em terras de cultura; o restante da minha terça deixo para a minha mulher.

Pedra Branca do Rio 07-05-1838 Joaquim Caetano Coelho

Aprovação 07-05-1838 nesta fazenda da Pedra Branca do Rio Verde em casas de morada de Joaquim Caetano de Carvalho

Abertura 22-01-1839

Aceitação 30-01-1839 D. Ana Dina de Moraes

1-5-3 Maria, batizada em 21-12-1803. Não é mencionada no inventário dos pais.

Campanha, MG aos 21-12-1803 bat Maria, f.l. de Francisco Antonio de Moraes e Escolastica Amelia(sic) de Jesus. Foi padrinho o Alf. Antonio Caetano de Paiva.

 

1-6 Jeremias Bueno da Silva batizado em 22-09-1781.

Campanha, MG aos 22-09-1781 nesta matriz bat a Jeremias nascido ao primeiro deste, f.l. de Inacio Bueno de Moraes, n. da Conceição dos Guarulhos edo bispado de S. Paulo e Josefa Maria da Silva, n. da freg;. dos Carijos deste bispado, avos paternos Jose Freire de Figueiedo e Escolastica Buena da Silveira, avos maternos Jose Rodrigues Ayrão e Joana Maria Leme. Foram padrinhos C. João da Fonsea Silva, e Maria Angelica mulher de Jose de Moraes Paiva.

          Faleceu com testamento aberto em Dezembro de 1822. Solteiro, sem filhos, intituiu herdeiras as sobrinhas Ana e Rita, filhas do irmão Inácio.

CPA01, 1819-1283 Testamentos - Campanha da Princesa 1822-1823; 

Registro do Testamento com que faleceu J. Bueno da Silva

Eu, Jeremias Bueno da Silva, f.l. Ignacio Boeno de Moraes e Josefa Maria da Silva, já falecidos, e morador nesta paragem assim como n/b na matriz da Campanha da Princesa.

Testamenteiros: 1º meu irmão Ignacio Jose Boeno, 2º meu irmão Simão Boeno da Silva, 3º meu irmão Jose Boeno da Silva.

Legados: Francisca Mendes, mulher solteira, 40$000 reis;

Declaro que, visto ser solteiro, que satisfeitas as minhas disposições e cumpridos os meus legados, que serão meus herdeiros Ana e Rita minhas sobrinhas, filhas de meu irmão Ignacio Jose Boeno que as instituo por universais herdeiras

Paragem do Rio Verde de Salto Grande  09-12-1822

Aprovação 09-12-1822

Abertura na Capela do Divino Espirito Santo da Mutuca aos 10(?) de Dezembro de 1822

Aceitação 27-12-1822 por Ignacio Jose Boeno

1-7 José Bueno da Silva batizado em 07-11-1784. Aos 10-09-1811 casou com Maria Custódia de Jesus, filha de João Rodrigues Barreiros e Gertrudes Maria do Sacramento, família “Domingos Rodrigues Barreiros”.

Campanha, MG aos 07-11-1784 nesta matriz bat a Jose nascido de um mes, f.l. de Inacio Bueno de Moraes e Josefa Maria, foram padrinhos Franciso de Paula Leme(?), solteiro eMaria Eugenia, mulher de Manoel Ferreira Lopes.

 

Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 10-09-1811 Ermida S. Domingos da Barra, Jose Bueno da S.ª, f.l. de Ignacio Bueno de Mor.s e Josefa Maria da S.ª, n/b na freguesia da Campanha; = cc. Maria Custodia de Jesus, f.l. de João Roiz Barreiros e Gertrudes Maria do Sacramento, n/b na freg. de Lavras.

José teve os filhos, legatários dos irmãos Felizardo e Jeremias:

1-7-1 Antonio, afilhado do tio Felizardo

1-7-2 Ana

1-7-3 Rita

1-7-4 Vitória

1-7-5 Brigida

1-7-6 Maria do Carmo

1-7-7 Maria Madalena.

 

2- Angelo batizado em 04-01-1746. Angelo Rodrigues Airão, solteiro em 04-03-1772., idem em 16-02-1784.

B7 Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais)  Bat. - aos 04-01-1746 nesta matriz da Campanha do Rio Verde batizou e pos os santos óleos o Revdo Dr. João Bernardo da Costa Estrada vigario que então era desta matriz, ao inocente Angelo, f.l. Jose Rodrigues Airão e Joana Maria, pad.: Jose Salgado Lima, viuvo e Maria Leme, solteira naquele tempo e hoje casada com Antonio Simões Domingues de Moura; e refornei este assento por estar errado no primeiro livro dos batizados, e tudo fiz em virtude de uma justificação que se fez perante o R.mo Vig. da Vara da Comarca o qual mandou por seu mandado reformar este assento. O Vig. Manoel Caetano Roiz.

 

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) fls. 196v aos 04-03-1772 matriz, João, f.l. Domingos Nunes da Rocha n. da cap. da Penha da fretg. de S. Paulo e Joana Pereira, f,ª n.l batizada nesta freguesia da Campanha; avos paternos Esperança de Oliveira e avo incognito, maternos Amaro Fernandes e Domingas Pereira. Padr.: Angelo Roiz Airão, solteiro e Rosa, solteira e ambos filhos de Jose Rodrigues Airão.

 

Campanha, MG aos 16-02-84; Francisco de quinze dias, f.l. de Francisco Xavier de Brito, n. da freg. de Baependi e de Maria da Silva, n. desta freguesia;avos paternos Placido Correa do Prado e Maria de Brito, maternos Jose Rodrigues Airão e Joana Marioa da Silva. Foam padrinhos: Angelo Rodrigues Airão, solteiro e Rosa Maria mulher de Lourenço de Br[borrão].

 

3- Maria da Silva de Jesus, batizada em Campanha aos 17-03-1749. Casou com Francisco Xavier de Brito, natural de Baependi, filho de Placido Corea do Prado e Maria de Brito, família Lourenço de Brito Leme.

B7 Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 17-03-1749 Maria, f.l. Jose Rodrigues Airão, n. freg. S. João de Airão comarca de Guimarães Arc. Braga  e Joana Maria n. Mogi das Cruzes-SP, padr.: João Francisco ---- e Maria Josefa de Gouvea mulher de Antonio Alvares Franco,

Entre os filhos do casal:

3-1 Joaquim, batizado em 22-04-1782.

Campanha, MG aos 22-04-82 bat a Joaquim f.l. de Francisco Xavier de Brito, n. de Baependi e de Maria da Silva de Jesus, n. da Campanha, avos pat. Placido Correa do Prado e Maria de Brito, avos maternos Jose Rodrigues Airam e Joana Maria. Foram padrinhos Domingos Jose Rodrigues por pp q apresentou de Domingos Dias de Barros, e Maria Rodrigues mulher de Joam Crisostomo da Fonseca Reis.

3-2 Francisco em 16-02-1784.

Campanha, MG Livro de Batismos aos 16-02-84; Francisco de quinze dias, f.l. de Francisco Xavier de Brito, n. da freg. de Baependi e de Maria da Silva, n. desta freguesia;avos paternos Placido Correa do Prado e Maria de Brito, maternos Jose Rodrigues Airão e Joana Marioa da Silva. Foam padrinhos: Angelo Rodrigues Airão, solteiro e Rosa Maria mulher de Lourenço de Br[borrão].

3-3 José Bernardes Maciel, natural da Campanha. Aos 30-11-1799 casou com Julia Ribeira do Nascimento, natural das Lavras, filha de Domingos da Silva Ribeiro Lima e da falecida Maria da Costa Sobral. Com geração na Campanha.

Campanha, MG aos 30-11-1799 nesta matriz Jose Bernardes Maciel, f.l. de Francisco Xavier de Brito e Maria da Silva de Jesus, n/b nesta Campanha = cc Julia Ribeira do Nascimento, f.l. Domingos da Silva Ribeiro Lima e de Maria da Costa Sobral, ja defunta, n/b na freg das Lavras deste bispado.

3-4 Domingos, batizado em 21-02-1787.

Campanha, MG aos 21-02-87 nesta matriz bat a Domingos, f.l. de Francisco Xavier de Brito, n. de Baependi e de Maria da Silva de Jesus, n. desta fregusia. Avo paternos Placido Correa do Prado e Maria de Brito Leme, maternos Jose Rodrigues Airão e Joana Maria da Silva. Foram padrinhos Pedro Pinto Ribeiro, solteiro e Inacia Maria, solteira, filha de Placido Correa da freguesia de S. Ana do Sapucai.

3-5 Maria Gertrudes do Sacramento, natural da Campanha. Aos 23-07-1805 casou com Jose Joaquim da Silva, natural de Lavras, filho de Manoel Rodrigues da Silva e Emerenciana Helena de Santa Ana.

Campanha, MG aos 23-07-1805 Jose Joaquim da Silva, f.l. de Manoel Rodrigues da Silva e Emerenciana Elena de Santa Ana, batizado na freguesia das Lavras = cc Maria Gertrudes do Sacramento, f.l. de Francisco Xavier de Brito e Maria da Silva de Jesus, batizada nesta freguesia.

Pais de, pelo menos:

3-5-1 Ana batizada em 13-03-1808.

Campanha, MG aos 13-03-1808 bat a Ana, f.l. de Jose Joaquim da Silva e Maria Gertrudes do Sacramento, padrinhos João Antonio Rodrigues e Ana Joaquina da Costa.

4- filha não nomeada, batizada em 29-10-1751. Provavelmente a Joana Maria, solteira em 15-01-1768, madrinha do irmão João.

B7 Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 29-10-1751, [sem nome] filha leg. Jose Rodrigues Ayrão n. vila de Guimarães Arc. Braga e Joana Maria n. da vila de Mogi Bispado de SPaulo, nm Jose Martins Ayrão e s/m Hieronima Rodrigues nts da dita vila de Guimarães, nm Francisco Pinheiro e s/m Rosa Leme n. da dita vila de Mogi, padr.: Domingos Dias Chaves, e Maria Cardosa mulher de Manoel Vaz Guimarães, digo Maria Cardosa mulher de Bartolomeu Gomes Lima.

            Joana Maria da Conceição casou com Sebastião de Araujo Ribeiro, natural de S. Sebastião-SP, filho de João de Araujo Ribeiro e Maria Neto. Geração na família “João de Araujo Ribeiro”. entre eles:

4-1 José, batizado em 20-12-1772. Padrinhos os avós maternos.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 20-12-1772 Jose de oito dias, f.l. Sebastião de Araujo Ribeiro n. da vila e freg. de S. Sebastião do Bispado de S. Paulo e Joana Maria da Conceição n. desta freguesia, padr.: Jose Rodrigues Airão e s/m Joana Maria da Silva avos maternos do batizado. Avos paternos João de Araujo Ribeiro, falecido e Maria Neta, falecidos.

 

5- Custódia, aos 14-01-1753

B7 Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 14-01-1753 Custodia, f.l. Jose Roz Airão e Joana Maria, padr.: Esperança Josefa e Domingos Afonço todos desta freg.

 

6- Rosa, aos 19-05-1755. Rosa Maria da Silva casou em 10-02-1782 com Lourenço Leme de Brito natural de Baependi filho de Placido Correa do Prado e Maria de Brito Leme

B7 Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 19-05-1755 Rosa, f.l. Jose Rodrigues Airão n, freg. S. João de Airão termo da vila de Guimarães de Braga e Joana Maria n. vila Mogi bispado de S. Paulo, padr.: Inacio Alves Pimenta casado, e Inacia solteira filha de Esperança Josefa viuva de Cristovão de Faria.

 

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG  “Aos 10 dias de Fevereiro de 1782 nesta Matriz da Campanha... sem impedimentos, ... se receberam com palavras de presente Lourenço Leme de Brito , filho legitimo de Placido Correa do Prado  e de Maria de Brito Leme natural e batizado na Freguesia de Baependi e Rosa Maria da Silva filha legitima de Jose Rodrigues Ayram defunto e de Joana Maria da Silva natural de batizada nesta Campanha...”

Tiveram os filhos batizados em Campanha, q.d.:

6-1 Maria em 12-04-1784.

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG

 “Aos 12 de Abril de 1784 nesta Matriz batizei Maria de oito dias. Filha legítima de Lourenço de Brito Leme natural de Baependi e de Rosa Maria da Silva natural desta Campanha . Avós paternos Placido Correia e Maria de Brito. Maternos, Jose Rodrigues Ayram e Joana Maria da Silva . Foram padrinhos esta e Antonio seu filho com procuração de Placido Correia.”

6-2 Ana, em 30-11-1785. Ana Rodrigues de Jesus aos 24-06-1800 casou com Antonio Nogueira da Silva, filho de Manoel da Silva de Oliveira e Maria Nogueira de Jesus, família “João da Silva de Oliveira”.

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG  “Aos 30 de Novembro de 1785 nesta Matriz batizei... Ana de dez dias. Filha legítima de Lourenço Leme de Brito natural da Freguesia de Baependi e de Rosa Maria da Silva natural desta Freguesia. Avós paternos , Placido  Correia e Maria de Brito Leme . Maternos, Jose Rodrigues Ayram e Joana Maria da Silva . Foram padrinhos Angelo Rodrigues Airam solteiro e Maria da Silva casada com Francisco Xavier de Brito.”

 

Campanha-MG - casamentos - matriz aos 24-06-1800 Antonio Nogueira da Silva, f.l. de Manoel da Silva de Oliveira e Maria Nogueira de Jesus, n/b na freguesia de Baependi; = Anna Rodrigues de Jesus, f.l. de Lourenço Lemes de Brito e Rosa Maria de Jesus, n/b nesta.

6-3 Maria Caetana, em 15-08-1787.

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG  “Aos 15 de Agosto de 1787 nesta Matriz batizei... Maria Caetana filha legitima de Lourenço Leme de Brito natural de Baependi e de Rosa Maria da Silva natural desta Campanha. Avós paternos, Placido Correia e Maria de Brito. Maternos, Jose Rodrigues Airão e Joana Maria da Silva . Foram padrinhos esta e seu filho Antonio”

6-4 José em 11-1-1792.

Campanha, MG aos 01-01-1792 nesta matriz bat a Jose, f.l. de Lourenço Leme de Brito e Rosa Maria de Brito, foram padrinhos Jose Joaquim Angelo e Ana Gertrudes de Jesus.

6-5 Francisca em 27-04-1795.

Campanha, MG aos 27-04-1795 bat a Francisca, f.l. de Lourenço Leme de Brito e Rosa Maria de Brito, foram padrinhos Francisco Xavier de Brito e Ana Maria do Sacramento.

7- Florência, aos 20-03-1757

B7 Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 20-03-1757 Florencia, f.l. Jose Rodrigues Ayrão n. freg. S. João de Ayrão termo de Guimarães Arc. Braga e Joana Maria n. da vila de Mogi das Cruzes Bispado de SPaulo, np João Martins Ayrão da dita freg. de S. João de Ayrão e s/m Jeronima Rodrigues n. da freg. de Joanne do mesmo termo de Guimarães, nm Francisco Pinheiro e s/m Rosa Leme n. da dita vila de Mogi. Padr.: Cap. Tome Martins da Costa casado em Portugal, e Maria Martins cc Antonio Martins Vieira.

 

8- José 02-04-1758

B7 Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 02-04-1758 Jose, f.l. Jose Roiz Ayrão n. de S. João de Ayrão termo de Guimarães Arc. Braga e Joana Leme n. da cidade de S. Paulo, np João Miz e Hieronima Roiz nts de S. João de Ayrão termo de Guimarães Arc. Braga, nm Francisco Pinheiro e Rosa Leme nts da cidade de S. Paulo, padr.: Adriano Miz cc Leonor Margarida ded Jesus, e Esperança Josefa viuva de Cristovão de Faria.

 

9- Manoel batizado em Outubro de 1760

B7 Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos --- Outubro de 1760, Manoel, f.l. Jose Rodrigues Ayrão e s/m Joana Maria, np João Martins Ayrão e Jeronima Rodrigues da freg. de S. Simão de Ayrão termo de Guimarães ARc. Braga, nm Francisco Pinheiro e Rosa Lima da vila de Mogi Bispado de S. Paulo, padr.: Domingos Rodrigues Afonço, solteiro e Maria Moreira da Silva mulher de Manoel da Silva Gago.

 

10- João, em 17-01-1762

B7 Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 17-01-1762 matriz, João, f.l. Jose Rodrigues Airam n/b na freg. de S. João de Airam Bispado de Braga e Joana Maria n/b na freg. de Mogi Bispado de S.Paulo, np João Martins Airam e Jeronima Rodrigues, maternos Francisco Pinheiro e Rosa Leme. Padr.: L.do Manoel Antonio de Sampaio, e Domingas Gonçalves mulher de Jose Borges da Costa.

 

11- Antonio Rodrigues Airão, batizado em 01-05-1765. Aos 13-10-1789 casou com Ana Maria do Sacramento, filha do falecido Francisco Pereira do Amaral e Maria Pereira de Carvalho. Geração na família “Diogo Garcia”.

B7 Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais)  Bat. aos 01-05-1765 Antonio, f.l. Jose Rodrigues Airão n/b na freg. de S. João do Airão Arc. Braga e Joana Maria n/b na freguesia de Mogi Bispado de S. Paulo, np João Martins de Airão e Jeronima Rodrigues, nm Francisco Pinheiro e Rosa Leme, ambos falecidos; padr.: Bento Ferreira da Silva e Izabel Caetana mulher de Domingos Rodrigues Afonso

 

12- João, batizado em 15-01-1768. João Rodrigues Airão aos 26-11-1788 casou com Maria Angélica de Jesus, batizada em 10-03-1771, filha do falecido Luiz Francisco dos Santos, natural da freguesia de Sandim Bispado do Porto e Ana Moreira da Silva (ou da Silva Moreira), neta paterna de João Francisco e Ana Lopes, neta materna de Antonio da Silva Gago e Anastácia Moreira, família “Sebastião Bicudo de Mendonça”.

B7 Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais)  Bat. - aos 15-01-1768 matriz, João, f.l. Jose Rodrigues Airão n/b na freg. de S. João do Airão Arc. Braga e Joana Maria n/b na freguesia de Mogi das Cruzes Bispado de S. Paulo, padr.: o Juiz Ordinário Domingos Borges da Costa, casado e Joana Maria, solteira filha de Jose Rodrigues Airão. Avos paternos João Martins n. da mesma freguesia de S. João do Airão e Jeronima Rodrigues n. da freg. de Joane Arc. de Braga, maternos Francisco Pinheiro e Rosa Leme, já defuntos, naturais da mesma freguesia e vila de Mogi Bispado de S. Paulo.

 

Campanha, MG aos 26-11-1788 nesta matriz João Rodrigues Airão, f.l. Jose Rodrigues Airão e Joana Maria da Silva = cc Maria Angelica de Jesus, f.l. Luiz Francisco dos Santos, falecido e Ana Moreira da Silva. Ambos naturais e batizados nesta freguesia da Campanha.

 

B7 Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 10-03-1771 matriz, Maria Angelica de onze dias, f.l. Luiz Francisco dos Santos n. freg. de Sandim do Bispado do Porto e Ana da Silva Moreira n. desta freguesia, np João Francisco e Ana Lopes, maternos Antonio da Silva Gago e Anastacia Moreira. Padr.: Alf. Domingos da Silva Ribeiro e Maria Moreira mulher de Manoel da Silva Passos.

          Maria Angélica, viúva, aos 28-02-1802 casou segunda vez com João Pinto da Fonseca, família “João Pereira Themudo”.

          João e Maria Angélica tiveram, pelo menos, os filhos batizados em Campanha:

12-1 Manoel em 05-02-1792.

Campanha, MG aos 05-02-1792 bat Manoel, f.l. João Rodrigues Airão e Maria Angelica de Jesus, padr.: Antonio Roiz Airão e Joana Maria da Silva.

12-2 Felizardo em 25-08-1793.

Campanha, MG aos 25-08-1793 nesta matriz bat. subconditione por ser batizado em casa, Felizardo, f.l. João Rodrigues Airão e Maria Angelica de Jesus, padr.: ---- da Silva e Anastacia filha de Ana(?) Maria da Silva