PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

JOSÉ PINTO REYMÃO

Povoador da Borda do Campo-MG

(atualizado em 15-janeiro-2013)

 

Paola Dias

 

José Pinto Reymão, nasceu na freguesia de Santa Clara do Torrão Bispado do Porto, filho de Pedro Vieira e Maria Pinta. Na primeira metade do século XVIII transferiu-se para o Brasil onde casou duas vezes.

 

Primeira vez José casou com Josefa Maria de Jesus, filha de Micaela de Góes, neta materna de Úrsula de Góes, família “Góes-Avintes”. Josefa Maria faleceu aos 28-10-1751:

"Aos 28-10-1751 faleceu Josefa Maria mulher de José Pinto Reymão moradores na freguesia de São João del Rei, não fez testamento." (pesq. na Curia de Mariana, MG por José Geraldo Begname a pedido de Paola Dias)

 

José casou em segundas núpcias aos 28-09-1753 com Maria Dias da Assumpção, parente de sua primeira mulher, ambas descendentes de Úrsula de Góes (família”Amaro de Mendonça Coelho” Cap. 2º, neste site).

Casamento de Maria e José Pinto Reymão. Aos 28-09-1753 na matriz de Nossa Senhora da Borda do Campo José Pinto Reymão natural e batizado na freguesia de Santa Clara do Forrão(?) Bispado do Porto, viúvo de Josefa Maria de Jesus, filho legítimo de Pedro Vieira e Maria Pinta com Maria Dias da Assunção natural e batizada nesta freguesia de Nossa Senhora da Piedade filha legitima de Lourenço Dias da Tomada e de sua primeira mulher Ursula da Assunção. (pesq. na Curia de Mariana, MG por pesquisa de José Geraldo Begname a pedido de Paola Dias).

 

Processo de Casamento de José Pinto Reymão e Maria Dias da Assunção onde teve dispensa por ser parente em segundo e terceiro grau de afinidade. Maria Dias da Assunção é bisneta de Ursula de Goes e desta nasceu Maria da Assumpção e desta Ursula da Assumpção e desta Maria Dias da Assumpção. E da mesma Ursula de Goes nasceu Micaella de Goes e desta Josefa Maria de Jesus mulher que foi do dito José Pinto Reymão.

 

José Pinto Reymão e Maria Dias da Assunção foram moradores na aplicação da Capela da Ibitipoca, freguesia da Borda do Campo, onde possuíam fazenda na paragem da Boa Vista. Maria teve seu inventário aberto em 1772 (neste site), deixando sete filhos.

 

 

Ascendência de Maria Dias da Assunção

 

Maria Dias da Assunção, foi batizada em Barbacena aos 03-09-1738, filha de Lourenço Dias da Tomada e Úrsula da Assunção Mendonça:

Batismo de Maria Aos 3-09-1738 na capela de São José do Ribeirão da freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo, filha de Lourenço Dias da Tomada e de Ursula da Assunção e Mendonça. Padrinhos: José Pinto Cardozo Ozorio e Quitéria da Assunção, por procuração que fez a Francisco Ferreira da Silva. (pesq. na Curia de Mariana, MG por José Geraldo Begname a pedido de Paola Dias).

 

Lourenço Dias da Tomada, nasceu em Santa Maria de Bouro Arcebispado de Braga, filho de Antonio Dias da Tomada e Izabel Gonçalves de Barbosa. Falecendo sua primeira mulher Úrsula Maria de Mendonça, Lourenço casou segunda vez em Barbacena aos 28-01-1747 com Catarina Tavares natural da freguesia de S. Sebastião da Ilha de São Miguel, viúva de João de Araújo Santos, filha de Felipe de Souza Amaral e de Tereza Tavares.

B7: Casamentos  - Barbacena - capela do Ribeirão, aos 28-01-1747, Lourenço Dias da Tomada, natural de Santa Maria de Bouro, Arc. de Braga, filho de Antônio Dias da Tomada e de Izabel Gonçalves de Barbosa, viuvo que ficou de sua 1a. mulher Ursula da Assumpção; com Catarina Tavares, n. da freguesia de S. Sebastião da Ilha de S. Miguel, f.l. de Felipe de Souza Amaral e de Tereza Tavares, viuva que ficou de seu 1º marido João de Araujo Santos.

Úrsula da Assunção Mendonça, falecida antes de 1747, foi filha de Amaro de Mendonça Coelho e Maria da Assumpção.

Amaro de Mendonça Coelho, nasceu na freguesia de Nossa Senhora da Ajuda de Pedro Miguel, Ilha do Fayal, filho de Inácio Coelho e sua mulher Francisca de Mendonça.

Maria da Assunção, avó materna de Maria Dias, era natural da freguesia de Nossa Senhora da Piedade de Magé-RJ, filha de Domingos Ramalho de Brito, e sua mulher Úrsula de Góes natural da freguesia de Nossa Senhora da Candelária-RJ.

Processo De Genere et Moribus de Bento de Mendonça Coelho. 1761 (pesq. Paola Dias)

Bento de Mendonça Coelho, natural e batizado na freguesia de Santo Antonio da vila de São José, morador na (?) de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca, filho leg. de Amaro de Mendonça Coelho natural e batizado na Freguesia de Nossa Senhora da Ajuda de Pedro Miguel Ilha do Fayal bispado Angra e de sua mulher Maria da Assumpção natural e batizada na freguesia de Nossa Senhora da Piedade de Magé Bispado do Rio de Janeiro.

Avós paternos Ignacio Coelho natural e batizado na freguesia de Nossa Senhora da Ajuda de Pedro Miguel Ilha de Fayal, Bispado de Angra, sua mulher Francisca de Mendonça natural e batizada na mesma freguesia.

Avós maternos Domingos Ramalho de Brito natural e batizado na freguesia de Nossa Senhora da Ajuda de Guapimirim Bispado do Rio de Janeiro e sua mulher Ursula de Góis natural e batizada na freguesia de Nossa Senhora da Candelaria da cidade do Rio de Janeiro.

Domingos Ramalho de Brito, natural de Magé-RJ, filho de Diogo Garcez e de sua primeira mulher Leonor de Brito, casou na Candelária-RJ aos 26-10-1697 com Úrsula de Góes, ai batizada aos 06-08-1673, filha de Antonio Fernandes e Maria das Neves (PFRJ- Rheingantz vol. 2º, 226 e vol. 3º, 96).

Antonio Fernandes, natural de Santa Marinha de Crestuma Bispado do Porto e falecido no Rio de Janeiro-RJ aos 27-12-1686, filho de Santos Fernandes e Beatriz Ferreira. Casou-se no Rio de Janeiro-RJ aos 03-10-1672 com Maria das Neves, filha de Gregório Rodrigues e Úrsula de Góes (PFRJ vol. 2º, 25)

 

 

Descendência de José Pinto Reymão

 

José Pinto Reymão teve com Maria de Araújo ao menos um filho natural, possivelmente dois:

 

1n- José Pinto Reymão, natural de São João del Rei onde casou (com registro em Barbacena) aos 25-11-1767 com Ana Joaquina da Assunção, natural de Santa Ana da Vila de Parnaíba, Bispado de São Paulo, filha de Miguel Martins de Carvalho e de Maria da Assunção.

B7: casamentos Barbacena - na matriz de N.Sra. do Pilar da vila de S. João del Rei, com licença minha, aos 25-11-1767 Joze Pinto Reymão, natural de N.S.do Pilar de São João deI Rei, filho n.al de Joze Pinto Reymão e de Maria de Araújo, com Ana Joaquina da Assumpção, natural de Santa Ana da Vila de Parnaíba, Bispado de São Paulo, filha leg. de Miguel Mis de Carvalho e de Maria da Assumpção. Testemunhas: Fran.co Vr.ª de Souza Ferras e Nicolau Antonio Nogueira, moradores na mesma vila de S. João del Rei.

 

Pais de, q.d.:

1n-1 Jerônimo, batizado em 07-10-1770.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 07-10-1770 cap. Favacho filial de Baependi, Jeronimo, f.l. Jose Pinto Reimão e Ana Joaquina da Assunção, padr.: João Francisco Junqueira e s/m Helena Maria do Espirito Santo.

1n-2 Francisco aos 02-05-1773.

Lavras, MG Igreja Santana aos 2.05.1773 - Na Capella de N. Sra. da Conceição das Carrancas - filial desta Igreja Matriz - Francisco - n. 29.04 do corrente - fl. de José Pinto Reimão e de D. Anna Joaquina - fp. Germano José da Silva Freire e de D. Maria Alves Porciúncula (pesq. Plinio U. M. Carvalho)

1n-3 Ana, em 03-06-1778.

Baependi, MG aos 03-06-1778 nesta matriz bat. Ana, f.l.; Jose Pinto Reymão e Ana Joaquina da Assunção, padr.: João Antonio e s/m D. Ana Antonia Sobreira.

 

2n- na dúvida, João Pinto Reymão, natural de São João del Rei, filho natural de Maria de Araújo. Em Carrancas aos 24-11-1765 casou com Ana da Rocha, ai batizada em 25-03-1753, filha de Salvador Pires da Rocha e Maria Gomes Bicuda batizada em S. João del Rei aos 25-11-1736, neta paterna de Francisco da Rocha e Romana Moreira naturais de Taubaté-SP, neta materna de Antonio Gomes de Siqueira e Maria Bicuda.

B7: casamentos Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 24-11-1765 João Pinto Reyman , n/b na freg.de N. Sra. do --- da vila de S. João del rei, f. natural de Maria de Araujo e pai incognito; = cc. Ana da Rocha, n/b na freg. N. Sra. da Conceição das Carrancas. f.l. Salvador Pires da [-----] e Maria Gomes Bicuda.

 

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 25-03-1753 Ana n. aos 06, f.l. Salvador Pires e Maria Bicuda ambos nts e fregueses desta, np Francisco da Rocha e Romana Moreira nts da vila de Taubate, nm Antonio Gomes e Maria Bicuda nts da vila de S. João del Rei, todos moradores desta, padr.: Cap. Antonio Raposo n. de Taubate e Maria de ---ra mulher de Alexandre Pires n. de Jacarei e moradores desta freguesia.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 25-11-1736 Maria, f.l. Antonio Gomes de Siqueira e Maria Bicudo, padr.: Amaro Alves Madeira e Maria Nunes

Pais de, q.d.:

2n-1 Maria, batizada em 08-05-1768

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 08-05-1768 cap. S. Jose do Favacho, Maria n. aos 29-04, f.l. João Pinto Reimão n. freg. S. João del Rei e Ana Maria da Rocha n. desta freguesia, padr.: João Pinto e s/m Maria Vieira.

 

 

Com Maria Dias da Assunção, José teve sete filhos arrolados no inventário de Maria, todos nascidos em Barbacena:

1 - José Dias Pinto Reimão

2 - Ana Joaquina da Assunção

3 - Úrsula da Assunção

4 - Antonio

5 - Joaquim Dias Pinto

6 - Josefa da Assunção

7 - Maria da Assunção

 

1- José Dias Pinto Reymão, nascido aos 05-09-1754 e batizado aos 18 do mesmo mês e ano. Aos 02-10-1782 em Barbacena casou com Joana Teodora dos Santos (ou Castro), filha do Capitão Manoel dos Santos Castro e de sua mulher Francisca Maria da Fonseca (ou de Almeida), família “Luiz Marques da Fonseca”.

Batizado em Carrancas em 18-09-1754 José, nascido em 05-09 filho de José Pinto Reimon, natural de Santana do Torrão e Maria Dias da Assumpção, nat. da Borda do Campo, neto paterno de Pedro Vieira e Maria Pinta, naturais de Santa Clara do Torrão e neto materno de Lourenço Dias da Tomada e Ursula da Assumpção natural da vila de São José.

 

Barbacena, MG Igreja N Sra da Piedade matr  aos 02-10-1782 nas capela de N Sra da Conceição da Ibitipoca filial desta matriz de N Sra da Piedade da Borda do Campo Jose Dias pinto, f.l. José Pinto Reimão e Maria Dias da Assunção, n/b na freg. de Santa Ana das labvras = cc Joana Teodora de Crasto, f.l. Cap. Manoel dos Santos Crasto e Francisca Maria de Afonseca, n/b na freg. de N Sra da Piedade da Borda do Campo e nela moradores. Test.: Jose Rodrigues Braga e Antonio Jose de Souza (indicação de Benedito Raimundo Alves)

1-1 José Porcino de Castro, natural de Barbacena. Em Aiuruoca aos 12-08-1812 casou com Ana Esméria de Almeida, filha de José de Almeida de Oliveira e Ana Rosa de Jesus, família “Manoel Alves Valle”.

Aiuruoca-MG Igreja N Sra da Conceição aos 12-08-1812 na ermida de S. Vicente desta freguesia Jose Porcino da Costa(sic), f.l. Jose Dias Pinto e Joana Teodora da Costa(sic), n/b na freguesia da vila de Barbacena = cc Ana Esmeria de Almeida, f.l. Jose de Almeida de Oliveira e Ana Rosa de Jesus, n/b e moradores ambos nesta freguesia. Test.: Mano[--] [---]io Alvares e Joaquim Dias Pinto (indicação de Benedito Raimundo Alves)

 

2- Ana Joaquina da Assunção, nascida aos 30-05 e batizada em 20-06-1756. Casou, na capela de Nossa Senhora da Conceição de Ibitipoca filial de Barbacena, aos 26-10-1772 com Antonio José de Souza, natural freguesia de Santa Maria Ayraenz, Concelho de Guimarães, Arcebispado de Braga, filho de Manoel Mendes de Souza e Maria Moreyra.

Batizada em Carrancas em 20-06-1756 Anna, nascida em 30-05 filha de José Pinto Reimon, natural da freguesia de Santa Clara do Torrão, Bispado do Porto e Maria Dias da Assumpção, nat. da freguesia da Borda do Campo, deste bispado, neta paterna de Pedro Vieira e Maria Pinta e neto materno de Lourenço Dias da (...) natural do Arcebispado de Braga e Ursula da Assumpção natural do Rio das Mortes.

Pais de, q.d.:

2-1 Ana, batizada aos 18-01-1775

Aos 18-01-1775 batizada na capela de Santa Rita, Anna, filha de Antonio José de Souza e de Ana Joaquina da Assunção. Padrinhos: Antonio José Machado casado e Carola (?) Maria, solteira. (pesquisa de Thiago Morales Martins a pedido de Paola Dias)

2-2 Antonio Moreira de Souza, batizado aos 29-06-1776 em Barbacena onde aos 25-01-1808 casou com Maria Leocádia de São José, filha de Antonio José da Costa e Francisca Maria.

Aos 29-06-1776 foi batizado na capela de Santa Rita, freguesia de Barbacena, Antonio, filho de Antonio José de Souza e Ana Joaquina da Assunção. Padrinhos: Francisco (?) de Souza e Francisca Maria, sua mulher. (pesquisa de Thiago Morales Martins a pedido de Paola Dias)

 

Barbacena, aos 25-01-1808 casaram-se Antonio Moreira de Souza, filho de Antonio José de Souza e Ana Joaquina, nat. desta freguesia, com Maria Leocádia de São José, filha de Antonio José da Costa e Francisca Maria. (pesquisa de Thiago Morales Martins a pedido de Paola Dias)

Pais de, entre outros:

2-2-1 Jesuína Moreira de Souza, batizada em Barbacena aos 19-11-1808, casou com Domingos Antonio Rodrigues (depois Domingos Silvério da Luz, filho de Antonio Rodrigues Silvério e Francisca Felisbina Justiniana da Luz casados aos 28 de Maio de 1807 em Campo Belo, MG (família Os Martins Covas, Cap;1º, neste site).

Aos 19-11-1808 foi batizada na matriz de Barbacena Jesuína, filha de Antonio Moreira de Souza e Maria Leocádia. Pad. José Antonio da Costa e Francisca Maria de Santana, todos desta freguesia. Jesuína nasceu a 11 do corrente. (pesquisa de Thiago Morales Martins a pedido de Paola Dias)

 

Domingos Silvério da Luz casou, em segundas nupcias, com Maria das Dores Nogueira, filha de Francisco de Paula Nogueira da Luz e Madalena Francisca de Jesus (família “Os Martins Covas”, Cap;1º, neste site).

(pesq. Paola Dias)

Domingos Silvério da Luz, viúvo de Jesuina Moreira, quer casar com Maria das Dores Nogueira, filha de Francisco de Paula da Luz e Madalena Francisca de Jesus. Para confirmar, na justificativa de impedimento consaguineo diz o seguinte: Francisco de Paula da Luz é irmão de Francisca Felisbina, de Francisco descende Maria das Dores (noiva) e de Francisca Felisbina descende Domingos Silvério (noivo).

2-2-2 Carlota, batizada aos 02-09-1811

02-09-1811 na matriz de Barbacena, batizada Carlota, filha de Antonio Moreira de Souza e Maria Leocádia. Padrinhos: o padre Domingos Pinto Vieira e Maria Ritta de Cássia. (pesquisa de Thiago Morales Martins a pedido de Paola Dias)

2-3 José Moreira de Souza, natural de Barbacena, aos 23-09-1814 casou com Ana Jacinta de Toledo, natural de Cabo Verde, e falecida aos 19-08-1828 (inventário neste site), filha de Venâncio de Toledo Castro e Maria Rosa do Sacramento

(pesq. Paola Dias) 23-09-1814 em São Bento, filial de Lavras, casaram-se José Moreira de Souza, natural e batizado na freguesia de Barbacena, filho de Antonio José de Souza e Ana Joaquina da Assunção com Ana Jacinta de Toledo, natural de Cabo Verde, Bispado de São Paulo, filha de Venâncio de Toledo Castro e Maria Rosa do Sacramento. Pad: Venâncio de Toledo Castro e Domingos José Pereira.

pais do filho único:

2-3-1 Francisco Antonio, nascido por 1818

2-4 Patricio, batizado aos 09-03-1778,

09-03-1778 batismo de Patricio, na capela de Ibitipoca, filho de Antonio José de Souza e Ana Joaquina. Pad. Domingos Pereira Jardim, solteiro e Maria da Conceição mulher (?) (pesquisa de Thiago Morales Martins a pedido de Paola Dias)

2-5 Francisca Maria de Santana, natural de Ibitipoca, aos 29-09-1810 casou com Estanislau José Florentino, filho de Antonio José da Costa e Francisca Maria.

28-09-1810 casaram-se em Barbacena Estalisnau José Florentino, nat. da freguesia do Mato, filho de Antonio José da Costa e Francisca Maria com Francisca Maria de Santana, filha de Antonio José de Souza e de Ana Joaquina, nat. da capela de Ibitipoca. Pad: Patricio Moreira e José Moreira.(pesquisa de Thiago Morales Martins a pedido de Paola Dias)

pais de, q.d. (pesquisa de Thiago Morales Martins a pedido de Paola Dias):

2-5-1 Ofercina, batizada aos 16-09-1810

Aos 16-09-1810 na capela de Ibitipoca, batizou Ofercina, filha de Estanislau José Florentino e Francisca Romana. Padrinhos: Floriano José da Costa e Maria Leocádia de São José, todos desta freguesia.

2-5-2 Maria, aos 04-12-1812

Aos 04-12-1812 em Ibitipoca batizada Maria, filha de Estanislau José da Costa e Francisca Maria. Padrinhos: Patricio Moreira de Souza e Maria de Santana..

2-6 Inácia, batizada aos 23-10-1791.

Aos 23-10-1791 na capela de Ibitipoca batizou Inácia, filha de Antonio José de Souza e Ana da Assunção. Padrinhos: Manoel Gomes Alvarez e Ana Joaquina de São José. (pesquisa de Thiago Morales Martins a pedido de Paola Dias)

3- Úrsula da Assunção, nascida por 1759, casou com José Mendes de Souza, reinol. Pais de, q.d.:

3-1 José Inacio e Souza natural de Barbacena onde aos 18-06-1809 casou com Maria Felicia dos Reis, daí natural, filha de Miguel Esteves dos Reis e Clara Teodora, família “Domingos Lopes Chaves”.

B7: casamentos Barbacena - Quilombo aos 18-06-1809 José Inacio e Sza., f.l. de José Mendes de Souza e Ursula Maria; = Maria Felicia dos Reis, f.l. de Miguel Esteves dos Reis e Clara Theodora. Nts desta

4- Antonio, nascido por 1762, casou com Eugenia Felicia dos Santos, filha do Capitão Manoel dos Santos Castro e de sua mulher Francisca Maria já citados, família “Luiz Marques da Fonseca”.

 

5- Joaquim Dias Pinto, nascido por 1764. Aos 01-11-1789, em São João del Rei, casou-se com Luiza Vicencia de Castro, natural de Lavras, filha de Manoel dos Santos Castro e de Francisca Maria supra citados.

B7: Casamentos Barbacena - aos 01-11-1789 na matriz da Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei, Joaquim Dias Pinto, f.l. de Joze Pinto e de Maria Dias da Assumpção, n/b/ freguesia da Borda do Campo; e Luiza Vicencia de Castro, f.l. de Manoel dos Santos Castro e de Francisca Maria de Almeida, n/b na freguesia de Lavras. Test.: Diogo da Silva Moreira Rabello e Bonifácio José da Rocha.

 

6- Josefa da Assunção, nascida por 1767

 

7- Maria da Assunção, nascida por 1769. Em São João del Rei, com registro em Barbacena, aos 11-10-1798 casou-se com Domingos José Fernandes, natural da freguesia de São Salvador da Ribeira de Pena, Comarca de Guimarães, Arcebispado de Braga, filho de Pedro Fernandes e Luzia Gonçalves.

B7: casamentos Barbacena - SJDR aos 11-10-1798 Domingos Joze Frz., f.l. de Pedro Frz. e Luzia Glz., n/b freguesia de S. Salvador da Ribeira de Pena Com.ca de Guimarães Arc. Braga; = Maria da Assunção, f.l. de Jozé Pinto Reymão e Maria Dias, n/b nesta.