PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

José Martins do Prado

(atualizado em 28-novembro-2017)

 

Bartyra Sette

Regina M. Junqueira

 

 

José Martins do Prado, natural de Guaratingueta-SP, era filho de Domingos Martins do Prado e Felipa Gaga de Oliveira inventariada em 08-11-1701:

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariado Domingos Martins do Prado

Autos aos 08-julho-1697 no sitio e fazenda no limite desta vila.

Inventariante Felipa Gaga Leme, viúva que ficou do dito. Assinou a seu rogo seu genro Bartolomeu Bueno de M.ça.

Titulo dos Filhos: Joseph/Bras/ Manoel/ João/Izabel/ e duas casadas Domingas e Maria.

 

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

inventariada Felipa Gaga ano 1701

Autos aos 08-11-1701 no termo desta vila paragem chamada Iuna de S. Francisco das Chagas de Taubate em casas de Jose Martins, filho mais velho da defunta Felipa Gaga mulher do defunto D.os Martins, inventariante.

 

Titulo dos filhos (idade pouco mais ou menos):

- Jose Martins, 23 anos.

- Bras Esteves, 18 anos.

- Manoel Bicudo, 10 anos

- João, 8 anos.

 

Digo eu Domingos Feliz que recebi de meu tio Bartolomeu Bueno (...) em preço de pataca por sufragio de sua sogra. Dos Felix.

Daqui se abate sete patacas - Bartolomeu Bueno de M.ça

 

Recebi de meu comp. Bartolomeu Bueno de M.ça 16 patacas de dezesseis velas q comprou para o enterramento de sua sogra Phelipa Gaga (...) 20-junho-1701 João de Faria Fialho

 

Recebi de Bartolomeu Bueno duas patacas de meu acompanhamento do enterro da defunta sua sogra Phelipa Gaga e assim mais (...) 21-junho-1701 Fr. Fran.co de S. Lourenço

 

Avaliações.

Quinhões:

- de Jose Martins

- do herdeiro Braz Esteves.

- dos órfãos menores: João Gago e Manoel Bicudo.

 

Foram irmãos inteiros de José Martins do Prado, segundo os inventários:

II- Brás, com 18 anos em 1701.

III- Domingas, casada com Bartolomeu Bueno de Mendonça

IV- Maria, casada. Maria Bicuda Leme ou Maria Leme do Prado

V - Manoel do Prado (ou Bicudo), com 10 anos em 1701. Pai de Maria do Prado Leme que segue ao final.

VI- João Gago, com 8 anos.

VII- Izabel, não comparece no inventário materno.

 

 

José foi casado com Angelica (ou Angela) do Bom Sucesso, filha de Antonio de Barros Freire e Catarina Cisneira de Albernaz - aportes à GP: Antonio de Faria Albernaz, capitão - SL. 8º, 5, 4-1.

 

Faleceu José em Baependi-MG aos 17-08-1753 com 80 anos declarados.

B7: Baependi, MG aos 17-08-1753 fal. Joseph Martins do Prado, de idade de oitenta anos, n/b na freg. vila Guaratingueta Bispado de S. Paulo, f.l. Domingos Martins do Prado e Felipa Gaga de Oliveira; cc. Angelica do Bom Sucesso. Não fez testamento, era morador nesta freguesia.

 

Segundo Helvecio Vasconcelos Castro Coelho, in Revista ASBRAP 14 e ASBRAP 9, fls 143/144:

Cap. José Martins do Prado (do Prado Gago ou Oliveira) era neto paterno (conforme os processos matrimoniais, inventários e outros documentos) de Andre Bernardes e de s/m Domingas Ribeiro, neto materno de Gomes Freire de Oliveira e de s/m Luzia* Leme Bicudo (SL. 8, 517, 3-2). *ASBRAP 14 (seu nome é Luzia Leme Bicudo, por engano declarado Maria no processo de justificação matrimonial de seu bisneto Nicolau Sores Louzada, em 1735 - ACMSP).

Angélica do Bom Sucesso, filha de Catarina Sisneiros de Albernaz e (seu segundo marido) Cap. Antonio de Barros Freire, neta materna de Francisca Duarte Ribeiro e Salvador de Faria Albernaz (SL. 7, 168, 2-7), neta paterna de Antonio de Barros de Alcassova e Mariana Cardoso (S.L. 8º, 4, 2-1).

 

Angélica/Angela possivelmente deve seu apelido a Nossa Senhora do Bom Sucesso em cuja igreja, segundo o artigo acima citado, sua mãe pediu para ser sepultada. Por seu avô, Salvador de Faria Albernaz, pertencia Angelica à família Albernaz, que dos Açores migrou para o Rio de Janeiro, onde foram dos primeiros povoadores. Salvador mudou para Mogi das Cruzes com seu pai Antonio de Faria Albernaz, depois para Taubaté.

 

BOGOCIOVAS, Marcelo Meira Amaral- Albernazes e Homens da Costa, Revista ASBPRAP 11, 89 a 124 - Fl107 “Capitão Antonio de Faria Albernaz nascido provavelmente na cidade do RJ por volta de 1595. Ali se casou (Sé, 1º, fls 18) em 8 de abril de 1619 com CATARINA DE CISNEIROS, filha de Salvador Fernandes da Silva, já defunto em 1619, e de Vilolante da Rocha. Ele passou para Mogi das Cruzes onde foi juiz ordinário em 1655 e onde faleceu em 1663. Já idoso, cerca de 1661, casou-se segunda vez com MARIA DE LARA, irmã inteira de Joana de Chaves, mulher de seu primo João Homem da Costa. Maria de Lara era viúva de Januario Ribeiro, falecido em 1638 em São Paulo”.

         Segundo o mesmo artigo, Antonio de Faria Albernaz e sua mulher foram os pais de Salvador de Faria Albernaz, batizado no Rio de Janeiro aos 24-02-1625. Em março de 1645 Salvador estava já casado com Francisca Ribeiro Duarte, filha de Januario Ribeiro e Maria de Lara, segundo o inventário de Januario, SAESP vol 12º, neste site; familia Manoel Godinho de Lara

 

         Capitão Antonio e seu filho Salvador foram bandeirantes. Antonio foi com Raposo Tavares a região do Tape na bandeira de 1636. Salvador por sua vez acompanhou Salvador Fernandes Furtado às minas do Carmo, os Camargo nas minas de mesmo nome e foi o descobridor de ouro no Infeccionado. DBS.

 

José e Angela moraram em Pindamonhangaba, onde batizaram filhos. Faleceu José em Baependi-MG aos 17-08-1753 com 80 anos declarados.

B7: Baependi, MG aos 17-08-1753 fal. Joseph Martins do Prado, de idade de oitenta anos, n/b na freg. vila Guaratingueta Bispado de S. Paulo, f.l. Domingos Martins do Prado e Felipa Gaga de Oliveira; cc. Angelica do Bom Sucesso. Não fez testamento, era morador nesta freguesia.

 

Capitão José Martins do Prado e Angélica do Bom Sucesso tiveram os filhos, q.d.:

 

1- Catarina de Siqueira, natural de Pindamonhangaba casou com João Tavares da Cunha, natural de Taubaté, filho de João Tavares da Silva e Mécia Vaz de Siqueira, naturais de Taubaté.

1-1 Rosa Maria, natural de Pindamonhangaba. Em Itu em abril de 1758 casou com o viúvo Francisco Leite de Miranda, natural de Pindamonhangaba, filho de Francisco Leite de Miranda, natural da cidade de S. Paulo e Maria do Prado, natural de Taubate, neto paterno de Francisco de Barros de Abreu, natural de Itu e de Sebastiana Leite natural de Araçariguama. Francisco era viúvo de Ana Ribeira, SL. 7, 173, 3-1 onde não consta este primeiro matrimônio e tem conflito com a ascendência de Rosa Maria.

SL. 7, 173, 3-1 Francisco Leite de Miranda, natural de Pindamonhangaba, casado em 1758 em Itú com Rosa Maria f.a. de João Tavares da Silva e de Mecia Vaz de Siqueira; n.m. de João Martins do Prado e de Angela do Bom Successo.

Itu, SP Igreja N Sra da Candelaria aos -- dias de abril de 1758 na matriz desta vila e testemunhas Jeronimo da Costa Colaço e Antonio Beloso de Almeia, ambos casados. Se casaram Francisco Leite de Miranda daqui mesmo fregues e natural de Pindamonhangaba, viuvo de Ana Ribeira e filho leg. de Francisco Leite de Miranda e Maria do Prado, esta natural de Taubate e aquele da cidade de S. Paulo, neto paterno de Francisco de Barros de Abreu e de s/m Sebastiana Leite, esta natural de Aciriguama e aquele aqui desta; e materno de Luiz Coelho Castelhano e de s/m Bernarda Rodrigues do Prado, esta natural de S. Paulo e aquele de Castella = cc Rosa Maria, freguesa desta mencionada freguesia de Itu e natural de Pindamonhangaba, f.l. João Tavares da Cunha e Catarina de Siqueira, esta natural de Pindamonhangaba e aquele de Taubate, neta paterna de João Tavares da Silva e de s/m Mecia Vaz de Siqueira, esta natural de Taubate e tambem aquele, materna de Joseph Martim e de s/m Angela do Bom Sucesso ambos naturais de Pindamonhangaba.

 

1-2 Segundo Silva Leme, Antonio Jorge da Silva, natural de Pindamonhangaba, em Jacarei em 1765 casou com Vitória de Siqueira Afonso, filha de Antonio Bicudo de Siqueira e Francisca Rodrigues Cardoso,

SL. 8, 343, 3-2 Vitória de Siqueira Afonso, que casou em 1765 em Jacareí com Antônio Jorge da Silva, natural de Pindamonhangaba, f.o de João Tavares do Canto e de Catarina de (...) n. p. de João Tavares da Silva e de Mécia Vaz de Siqueira, n. m. de José Martins da Silva e de Ângela do Bom Successo, de Pindamonhangaba.

 

2- Antonio de Barros Freire, natural de Pindamonhangaba, com 64 anos em 1774. Casou com Antonia Nunes de Siqueira

Aiuruoca,MG livro misto 1774-1797 oradores Francisco Jose de Andrade e D. Joaquina Escolastica de Toledo.

Testemunhas aos 21-04-1774 - Antonio de Barros Freire, casado morador nesta freguesia, de idade 64 anos, vive de roça, natural da vila de Pindamonhangaba bispado de S. Paulo, aos costumes disse [danificado] parentesco algum com os oradores.

Tiveram os filhos, q.d.:

2-1 Maria da Conceição casou com Silvestre Dutra Pinheiro

2-1-1 Antonio batizado em 12-12-1762, madrinha a avó materna Antonia Nunes.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 12 dez 1762 Antonio, f.l. de Silvestre Dutra Pinheyro e s/m Maria da Conceyção, padr.: cap. Luiz ------ e sua avó materna Antonia Nunes.

2-1-2 Ana, batizada em 05-08-1764. Ana Maria aos 01-02-1778 casou com Francisco Fernandes de Siqueira, natural de Lorena-SP, filho de Lucas Fernandes Pinto e Marta de Siqueira (SL. 8, 98, 3-1)

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 05 agosto 1764 matriz, Anna, f.l. de Sylvestre Dutra e s/m Maria da Conceição; padr.: Januario Dias Pr.ª e Anna Maria, tia da baptizada.

 

Aiuruoca, MG Igreja N Sra da Conceição aos 01-02-1778 nesta matriz e test.: Manoel Nunes de Mendonça e João Gomes de Araujo. Francisco Fernandes de Siqueira, f.l. Lucas Fernandes Pinto e Marta de Siqueira, n/b na freg. da Piedade Bispado de S. Paulo = cc Ana Maria, f.l. Silvestre Dutra Pinheiro e Maria da Conceição, n/b nesta.

2-1-3 Inácia Dutra da Silveira batizada em 24-08-1766. Aos 20-07-1791 casou com Francisco de Paula de Siqueira, natural de Mogi das Cruzes-SP, filho de João Manoel de Santa Ana e de Ana Maria de Jesus, ai casados em 25-11-1762, avós paternos incognitos, avós maternos de Lourenço de Oliveira Leitão e Joana Leite de Siqueira

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 24 agosto 1766 matriz, Ignacia, f.l. de Silvestre Dutra Pinheiro e Maria da Conceição, nasceu em 10 do dito mes, padr.: ------

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 20 julho 1791 - matriz - Francisco de Paula de Siqueira e Ignacia Dutra da Silveira. Ele f.l. de João Manoel de Santa Anna e de Anna Maria de Jesus, n. e b. freg. de Mogi das Cruzes, bisp. de SP.

Ela f.l. de Silvestre Dutra Pinheiro e Maria da Conceição, n. e b. freg. de Aiuruoca.

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 25-11-1762 João Manoel, f. pais incognitos = cc Ana Maria de Jesus, f.l. Lourenço de Oliveira e Joana Leite de Siqueira.

 

          Lourenço de Oliveira Leitão e Joana Leite de Siqueira casaram em Mogi das Cruzes em 23-11-1744, ele filho de João Gonçalves de Barros e Euzebia de Oliveira, ela filha natural de João Leite de Siqueira. Joana casou segunda vez aos 23-04-1763 com Antonio Correa de Alvarenga, viuvo de Virginia da Conceição e filho de Angelo (ou Agostinho) Correa de Alvarenga e Escolastica Martins, neto paterno de Sebastião de Alvarenga e Francisca Fernandes(?), neto materno de Manoel Pires

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 23-11-1744 Lourenço de Oliveira Leitão, f.l. João Gonçalves de Barros e Euzebia de Oliveira = cc Joana Leite, f. nat. João Leite de Siqueira e mãe incognita; todos nts e moradores nesta.

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 23-04-1763 Antonio Correa de Alvarenga, viuvo de Virginea da Conceição e f.l. de Angelo Correa de Alvarenga, nts desta vila e Escolastica Martins n. da Conceição dos Guarulhos, np Sebastião de Alvarenga n. desta vila e Francisca Fernandes(?), nm Manoel Pires n. Conceição dos Guarulhos e da avo não da noticia = cc Joana Leite de Siqueira, f. pais inconitos, viuva de Lourenço de Oliveira, natural desta vila.

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 31-10-1745 Antonio Correa de Alvarenga, f.l. Agostinho Correa e Escolastica Mar[--] nts da vila de Jacarei = cc Virginia da Conceição, f.l. Manoel Delgado da Silva e Helena do Rosario nts e moradores desta vila.

 

          Foram irmãos inteiros de Francisco de Paula de Siqueira, filhos de João Manoel de Santa Ana e de Ana Maria de Jesus, q.d.:

- José Leite de Santana aos 20-08-1793 em Mogi das Cruzes casou com Ludovina Antonia de S. Clara, filha do falecido Miguel Antonio e Antonia Maria do Rosario - família "Sebastião da Fonseca Pinto".

- Jeremias Leite aos 04-02-1796 em Resende-RJ casou com Francisca Maria da Conceição, natural de Resende-RJ, filha de de Manoel Alvares da Silva e Caterina Maria da Conceição (ou de Jesus).

04-02-1796 nesta Matriz de N.Sra. da Conceição do Campo Alegre, perante as testemunhas o Capitão Joze Lemes da Silva e Manoel Antonio da Rosa, Jeremias Leite, n. da vila de Mogi das Cruzes Bispado de S.Paulo, f.l. de Joam Manoel de Santa Ana e Anna Leite; = cc. Francisca Maria da Conceição, f.l. de Manoel Alvares da Silva e Caterina Maria da Conceição, n. desta freguesia. Ambos fregueses e moradores na mesma freguesia. (acervo Itamar Bopp - ficha 1216v)

- Joana Leite aos 25-02-1794 casou com Joaquim de Araujo, filho de João Fernandes de Araujo e Micaela Rodrigues

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 25-02-1794 Joaquim de Araujo, f.l. João Fernandes de Araujo e Micaela Rodrigues, fregueses da Conceição dos Guarulhos  = cc Joana Leite, f.l. João Manoel de Santa Ana e Ana Maria de Jesus, fregueses desta matriz.

2-1-4 Teresa Maria da Silveira, batizada em 03-02-1771. Aos 20-07-1791 casou com Anastácio José da Cunha, natural da freguesia de N Sra de Guadalupe da Ilha Graciosa, filho de Pedro da Cunha de Carvalho e Maria do Rosario.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 03 fevereiro 1771 matriz, THEREZA, f.l. de Silvestre Dutra Pinheiro e Maria da Conceição s/m; q.n. 24 de janeiro.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 20 julho 1791 Anastacio Jose da Cunha e Theresa Maria da Silveira. Ele f.l. de Pedro da Cunha de Carvalho e Maria do Rosario, n. e b. freg. N. Sra. de Agua de Lupe, ilha Graciosa, bispado de Angra. Ela. f.l. de Silvestre Dutra Pinheiro e Maria da Conceição, n. e b. freg. de Aiuruoca.

2-1-5 Maria Joaquina da Silveira, batizada em 22-08-1773. Aos 13-01-1795 casou com José Joaquim Correa Guimarães, natural de S. Miguel de Vilella, termo de Guimarães, Arc. Braga, filho de João Manoel Peixoto e Anna Maria do Valle. Tronco da família “José Joaquim Correa Guimarães”.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 22 agosto 1773 matriz, MARIA n. aos 15 do dito, f.l. de Sylvestre Dutra Pinheiro e Maria da Conceipsam, padr.: Semião Rodrigues dos Reis solteiro filho de Antonio de Barros, e Rosa Maria cc Ignacio da Sylva.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 13 jan 1795 matriz - Joseph Joaquim Correa Guimarães, f.l. de João Manoel Peixoto e Anna Maria do Valle, n. e b. freg. de S. Miguel de Vilella, termo de Guimarães, arc. Braga; c/ Maria Joaquina da Silveira, f.l. de Silvestre Dutra Pinheiro e Maria da Conceição, n. e b. freg. Airuoca.

2-1-6 Joana Maria da Silveira aos 31-03-1796 casou com Manoel Domingues Branco, natural de Santa Marinha Bispado do Aveiro, filho de outro e Luisa Francisca.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 31 março 1796 matriz - Manoel Domingues Branco, f.l. de Manoel Domingues Branco e de Luisa Francisca, n. e b. freg. de Santa Marinha de Alecri-, bispado de Aveiro; c/ Joanna Maria da Silveira, f.l. de Silvestre Dutra Pinheiro e Maria da Conceição, n. e b. freg. Aiuruoca.

2-1-7 Antonia Maria da Silveira aos 22-05-1799 casou com Manoel Pinheiro Leme, batizado na Campanha aos 16-06-1765, filho de Mateus Pinheiro Leme, natural de Baependi e Ana Maria da Conceição natural Jacarei-SP e falecida em Baependi aos 18-10-1800, neto paterno de Mateus Pinheiro Leme e Felipa de Oliveira, neto materno de Martinho Gracia e Joana de Góes

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas - aos 22 maio 1799 matriz de Aiuruoca - Manoel Pinheiro Leme, f.l. de Matheus Pinheiro Leme e Anna Maria da Conceição, n. e b. Campanha do Rio Verde; = c/ Antonia Maria da Silveira, f.l. de Silvestre Dutra Pinheiro e Maria da Conceição, n. e b. nesta freg.

 

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 16-06-1765 cap. S. Gonçalo, Manoel, f.l. Mateus Pinheiro Leme n/b en Baependi deste bispado e Ana Maria da Conceição n. Jacarei-SP, np Mateus Pinheiro Leme e Felipa de Oliveira, maternos Martinho Gracia e Joana de Goes; padr.: Antonio de Oliveira e Marcela Maria, solteiros.

 

Baependi, MG - Óbitos -aos 18-10-1800 foi sepultada Anna Maria da Conceição, viuva de Matheus Pinheiro Leme. Faleceu de uma gangrena.

2-1-8 Romão José da Silveira aos 27-01-1800 casou com Maria de Souza Leme, filha de Domingos de Souza Leme e Florencia Fernandes do Prado

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, aos 27 janeiro 1800 matriz - Romão Joseph da Silveira, f.l. de Silvestre Dutra Pinheiro e de Maria da  Conceição; c/ Maria de Souza Leme, f.l. de Domingos de Souza Leme e Florencia Fernandes do Prado. Ns. e bts. nesta freguesia.

         Comparecem no cendo de 1831 em Aiuruoca com vários filhos, ele com 56 anos e Maria com 50:

Mapa de População, distrito de Aiuruoca - 10 nov. 1831; 8º quarteirão, fogo 8;

- Romão Jose da Silveira, br., 56 anos, cc., lavrador;

- Maria de Sousa, br., 50 anos, cc;

-Antonio, br., 22 anos, solt.;

- Elena, br, 24 anos, solt.;

-Delfina, br., 16;

-?avirga, 10 anos.

- Manoel, 13 anos;

- Marcelina 7 anos.

Entre os filhos do casal:

2-1-8-1 Marcelina, batizada em 22-12-1822.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 22 dez 1822 matriz, MARCELINA, f.l. de Romão Jose da Silveira e Maria de Souza; padr.: Jose Ponciano Ferreira e Josepha filha de Joaquim Rodrigues.

 

2-1-9 Francisca Maria da Silveira aos 16-02-1800 casou com José de Souza Leme, filho de Domingos de Souza Leme e Florencia Fernandes do Prado.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 16 fev  1800 matriz - João de Souza Leme, f.l. de Domingos de Souza Leme e Florencia Fernandes do Prado; c/ Francisca Maria da Silveira, f.l. de Silvestre Dutra Pinheiro e Maria da Conceição. Ns. e bts. freg. Aiuruoca.

         Ambos faleceram em Baependi, Francisca em 13-05-1856 e João em 11-09-1856

Baependi, MG - Óbitos, aos 13-05-1856 faleceu Francisca Maria da Silveira cc. Joam de Souza Lemes, sep. no cem geral.

 

Baependi, MG - Óbitos, aos 11-09-1856 faleceu no Gammarra João de Souza Lemes, viuvo, cem. geral.

2-1-10 Rita Maria de Jesus batizada em 22-06-1788. Aos 12-10-1807 casou com Francisco Pereira das Neves, filho de José Pereira d'Afonseca e Maria de Carvalho.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-, aos 22 junho 1788 matriz, Rita, f.l. de Silvestre Dutra Pinheiro e Maria da Conceição.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 12 out 1807 matriz - Francisco Pereira das Neves, f.l. de Joseph Pereira d'Affonseca e Maria de Carvalho; c/ Rita Maria de Jesus, f.l. de Silvestre Ductra Pinheiro e Maria da Conceição. Ns. e bts. nesta freguesia.

2-1-11 Ana Joaquina da Silveira aos 15-05-1805 casou com João Francisco Soares, viúvo de Mariana Rodrigues.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 15 maio 1805 - matriz - João Francisco Soares, viuvo de Mariana Rodrigues; c/ Anna Joaquina da Silveira, f. l. de Silvestre Dutra Pinheiro e Maria da Conceição, n. e b. nesta fregueisa;

 

2-2 Simão Rodrigues dos Reis, batizado em 18-01-1748.

(pesq. Moacyr Villela) Aiuruoca, MG Igreja N Sra da Conceição bat -  aos 18-01-1748 na capela da Alagoa bat a Simão, f.l. Antonio de Barros e Antonia Nunes de Siqueira, foram padrinhos Ma[dobra] Gomes e Izabel Nunes, todos desta freguesia,

          Em 1774 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 4º grau misto com 3º para se casar com Maria Joaquina de Jesus, filha de Inacio (Pereira) da Silva e Rosa Maria de Jesus, neta paterna de Maria do Prado Leme filha de Manoel do Prado, este irmão de José Martins do Prado avô paterno de Simão Rodrigues dos Reis, família “João Pereira Goulart”.

Aiuruoca, MG Dispensas matrimonias livro misto 1774- 1797 e 1787- 1790

Simão Rodrigues dos Reis e Maria Joaquina 05-05-1774 - Impedimento de consanguinidde em 4º grau misto com 3º. Tiveram copula carnal e a oradora se acha pejada.

[muito danificado]

Simão Rodrigues dos Reis , f.l. Antonio de Barros Freire e Antonia Nunes de Siqr.ª

Maria Joaquina, f.l. Inacio da Silva e Rosa Maria de Jesus

Que era o proprio, f.l. Antonio de Barros Freire e Antonia Nunes de Siqueira, n/b nesta freguesia de N. Sra da Conceição da Aiuruoca. ----ze Martins do Prado era seu avô pela parte paterna e que este era irmão de Manoel do Prado e que deste Manoel do Prado procedeu Maria ------ Prado da qual nasceu Inacio da Silva e deste Maria Joaquina de Jesus e que esta tinha sempre vivido debaixo da tutela de seus pais.

Jose Martins do Prado e Manoel do Prado eram irmãos, deste Manoel do Prado procedeu Ma--- do Pado de que nasceu Ignacio da Silva e deste a oradora.

Que de Jose Martins do Prado procedeu Antonio de Barros Freire e deste Simão Rodrigues dos Reis o orador.

 

Depoimento a Oradora Maria Joaquina de Jesus, f.l. Inacio da Silva e Rosa Maria, n/b freg. Baependi, tinha de idade 20 anos. Consanguinidade 3 ao 4º grau pq: Seu pai Inacio da Silva e o depoente Simão Rodrigues dos Reis são filhos de primos direitos por ser sua avó Maria do Prado prima de Antonio de Barros pai do depoente, e serem filhos de irmãos a saber:  Manoel do Prado, seu bisavo era irmão de Jose Martins do Prado avo do depoente.

 

grafico danificado a parte da esquerda (do orador)

Miz

Manoel do Prado - 1

Maria do Prado - 2

Inacio da Silva - 3

Maria Joaquina - 4 oradora

 

Aos 20-12-1773 Testemunhas:

- Manoel Pereira Goulart natural da Ilha Terceira Bispado de Angra da freg. de ------, idade 53 anos, morador na freg. de Baependi, que vive roça, disse ser cunhado -- pai -- orador------- por ser casado com uma irmã dele testemunha.

- [-------------] de idade de quare[---] e qu[---] dos costumes disse ser primo segundo do orador. Signal de Manoel + Felis.

- Jose Ferreira dos Santos n/b freg. ---- comarca do Rio das Mortes Bispado de Mariana, de idade de --- cinco anos, que vive de roça, parente dos oradores.

-João ----------- dos Santos, casado, natural freg. de Baependi  de idade ----- sete anos, parente dos oradores.

- Antonio Pereira Goulart, casado, natural da Ilha Terceira, morador nesta freguesia da Aiuruoca, idade de ------- dous anos, [danificado]

- Jose da Silva Leme, viuvo, natural de Pindamonhangaba bispado de S. Paulo, morador na freg. de Baependi, de idade de 59 anos, tio do orador.

-Bartolomeu Bueno, solteiro natural de Pindamonhangaba bispado de S. Paulo, morador na freg. de Baependi, que vive a merce de Jose da Silva Leme, de idade 62 anos, parente com irmão do pai do orador.

 

Simão e Maria Joaquina tiveram os filhos, q.d.:

2-2-1 Teresa Vicencia de Jesus batizada em 30-01-1774. Aos 16-06-1791 casou com Antonio de Oliveira Porto, natural de Resende-RJ, filho de Manoel de Oliveira Porto e Bernarda da Silveira (ou da Silva).

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-. aos 30 jan 1774 matriz, THERESA, filha natural de Simão Rodrigues dos Reis solteiro, e de Maria Joaquina de Jesus, solteira; npaterno de Antonio de Barros Freire e Antonia Nunes de Siqueira e maternos de Ignacio da Sylva e Rosa Maria de Jesus; padr.: Simão Pereira de Araujo solteiro e, Maria da Conceipsam cc Sylvestre Dutra Pereira(?).

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. matriz - aos 16 junho 1791 Antonio de Oliveira Porto e Teresa Vicencia de Jesus. Ele f.l. de Manoel de Oliveira Porto e Bernarda da Silveira(sic), n. N. Sra. do Campo Alegre da Paraiba. Ela f.l. de Semião Rodrigues dos Reis e Maria Joaquina de Jesus, n. e b. freg. de Aiuruoca.

Segundo a dispensa matrimonial da filha Andresa, o casal tinha doze filhos em 1822, entre eles:

2-2-1-1 Andresa Maria de Jesus batizada em 09-12-1798. Em 1822 requereu dispensa do impedimento de afinidade lícita em 4º e 3º grau de linha transversal, para se casar com José Vieira dos Santos, viúvo de Feliciana Cândida Placidina 4-2-1-1 abaixo onde se encontra a dita dispensa.

2-2-1-2 Francisco, batizado em 08-02-1808.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 08 fev 1808 matriz, Francisco, f.l. de Antonio de Oliveira Porto e Theresa Vincencia de Jesus, padr.: Antonio Joseph de Barros e Anna Esmeria do Nascimento, filhos de Manoel Joseph de Barros.

2-2-1-3 Miguel em 06-09-1812.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-. aos 06 set 1812 matriz, Miguel, f.l. de Antonio de Oliveira Porto e d. Theresa Vicencia de Jesus, padr.: cap. Jose Esau dos Sanctos e d. Maria Francisca do Espirito Sancto, casada.

2-2-1-4 João em 05-06-1814.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 05 junho 1814 matriz, JOAM, f.l. de Antonio Oliveira Porto e Theresa Vicencia; madr.: d. Maria Claudina Villela cc. cap. Jose Esau dos Sanctos.

2-2-2 Simplicio Rodrigues da Silva, batizado em 01-02-1776. Aos 01-09-1801 em Baependi casou com Joaquina Antonia da Silveira, filha de Antonio Pardal de Medeiros e de Maria Aurora da Silveira

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 01 fev 1776 matriz, SIMPLICIO, f.l. de Semião Rodrigues dos Reis e de --- Maria Joaquina de Jesus, padr.: Jose Martins de Barros solteiro, e Anna Maria da Sylva solteira, filha de Ignacio da Sylva.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 01 set 1801 matriz de Baependi - Simplicio Rodrigues da Silva, f.l. de Simão Rodrigues dos Reis e Maria Joaquina de Jesus; c/ Joaquina Antonia da Silveira, f.l. de Antonio Pardal de Medeiros e de Maria Aurora da Silveira. Ns. e bts. nesta freg. de Aiuruoca.

2-2-3 Antonio Martins de Barros aos 15-05-1814, depois de proclamados e penitenciados e dispensados dos impedimentos de consanguinidade e de afinidade ilícita, casou com Ana Joaquina, filha de Manoel Felis Pereira e de Maria Joaquina.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 15 maio 1814 matriz depois de proclamados e penitenciados e dispensados- Antonio Martins de Barros, f.l. de Simeão Rodrigues dos Reis e Maria Joaquina de Jesus, n. e b. nesta freg. c/ Anna Joaquina, f.l. de Manoel Felis Pereira e de Maria Joaquina, n. e b. na freg. de Baependi.

 

Dispensas matrimonias Aiuruoca, MG livro misto 1813-1814

Jose de Abreu e Silva, vigario na igreja paroquial de N. Sra da Conceição de Aiuruoca certifico que os oradores Antonio Martins de Barros e Ana Joaquina de Jesus cumpriram todas as penitencias. Aiuruoca 10-11-181[dobra]

Aiuruoca 1812 - Oradores Antonio Martins de Barros e Ana Joaquina da Silva. Naturais e batizados e moradores na freguesia de Aiuruoca foram separados por seu Par.º por se terem casado em má fé posto que:

Manoel Feliz e Ignacio da Silva eram irmãos inteiros, deste proveio Maria Joaquina e desta o orador; e daquele Manoel Felis proveio a oradora - 3º grau de consanguinidade misto com 2º.

A oradora passou a ter copula com Gabriel, Simplicio e João, irmãos todos três do orador e tambem com Antonio da Costa Pereira co-irmão de ambos. Os oradores casaram oito anos ou mais e vivem concubinados e tem tido filhos incestuosos

 

         Em 1831 o casal comparece no censo de Aiuruoca, ele com 55 anos, Ana com 46 e vários filhos:

Mapa de População, distrito de Aiuruoca - 10 nov. 1831; 9º quarteirão, fogo 11; todos brancos.

- Antonio Mir. de Barros,  55 anos, cc. lavrador.

- Ana, 46 anos, cc.;

- Jose 18 anos solt.

- João 7 anos,

- Albino 8 anos,

- Mariana 15 anos,

- Mariana, 6 anos

- Maria, 1 (?) anos.

Entre os filhos do casal:

2-2-3-1 Maria Clara de Barros com 15 anos requereu dispensa, do impedimento de consanguinidade em 2º grau, para se casar com João Crisostomo dos Reis, de 20 anos, filho de Gabriel Rodrigues dos Reis, abaixo citado.

Aiuruoca,MG - Juramento dos oradores João Crisostomo dos Reis, homem branco, solteiro, natural e morador da freguesia desta vila de Aiuruoca , de idade de 20 anos.

Maria Clara de Jesus, mulher branca, solteira, natural e moradora da freguesia desta vila onde vive em companhia de seu pai, de idade 15 anos.

1ª Test.: Rafael Nunes de Siqueira, homem branco, casado, nat e morador da freguesia desta vila de Aiuruoca onde vive de sua lavoura, de idade de 39 anos. Disse que Gabriel Rodrigues dos Reis é irmão de Antonio Martins deste proveio a oradora Maria Clara, e daquele o orador João Crisostomo pelo que são consanguineos em 2º grau da linha transversal. Ambos são naturais e moradores deste bispado.

Test.: 2º (aa) Jose Antonio da Silva.

Test.: 3ª o Sarg. Mor Jose Joaquim Correa, homem branco, casado, nat. do reino de Portugal, morador nesta vila onde vive de negocio de fazenda seca, de idade de 67 anos.

2-2-4 Antonia Maria de Jesus aos 22-04-1801 casou com Antonio José de Medeiros, filho de Antonio Pardal de Medeiros e Maria Aurora de Jesus (ou da Silveira) já citados.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 22 abril 1801 matriz de Aiuruoca - Antonio Joseph de Medeiros, f.l. de Antonio Pardal e de Maria Aurora; c/ Antonia Maria de Jesus, f.l. de Simão Rodrigues dos Reis e Maria Joaquina de Jesus. Ns. e bts. nesta freg. de Aiuruoca.

         Antonio faleceu com testamento em 08-03-1841. Pais de filha única:

Igreja N. Sra. da Conceição - Aiuruoca: 08 março 1841 c/testamento, quinquagenario, Antonio Jose de Medeiros, f.l. de Antonio Pardal de Medeiros e Maria Roria (?) de Jesus falecida, nat. freg. Aiuruoca.

Sou cc. Antonia Maria de Jesus, temos a filha unica Theresa

no texto: m/neta e afilhada Maria Theresa. = m/neta e afilhada Porcina cc --inario.

Registrado 02 ---- 1841.

2-2-4-1 Teresa, teve as filhas Maria Teresa e Porcina afilhadas do avô materno.

2-2-5 Maria Antonia de Jesus aos 07-11-1805 casou com Francisco José de Medeiros, batizado em 07-03-1786, irmão inteiro de Antonio José de Medeiros supra citado.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 07 nov 1805 matriz - Francisco Joseph de Medeiros, f.l. de Antonio Pardal de Medeiros e Maria ----de Jesus; c/ Maria Antonia de Jesus, f.l. de Simeão Rodrigues dos Reis e Maria Joaquina dos Reis. Ns. e bts. nesta freguesia.

 

Capela Sra. Conceição do Varadouro, filial matriz Aiuruoca- aos 07 março 1786 - Francisco, f.l. de Antonio Pardal de Medeiros e Aurora Maria de Jesus; padr.: Luiz Baptista Ribeiro e s/m Francisca Maria de Jesus. Moradores os pais nesta freguesia e os padrinhos na freg. de Baependi.

2-2-6 João Rodrigues dos Reis aos 04-06-1809 casou com Blanca Maria da Conceição, filha de Antonio Gomes Madeira e Joana Maria da Silva.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 04 jun 1809 matriz - João Rodrigues dos Reis, f.l. de Simeão Rodrigues dos Reis e Maria Joaquina de Jesus; c/Blanca Maria da Conceição, f.l. de Antonio Gomes Madeira e Joanna Maria da Silva. Ns. e bts. nesta freguesia.

2-2-7 Gabriel Rodrigues dos Reis (ou da Costa) aos 19-05-1814 casou com Claudina Ferreira de Arantes, filha de Manoel de Arantes Marques e Quiteria Maria de Jesus, família “Bernarda Dutra da Silveira” Cap. 2º.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 19 maio 1814 matriz - Gabriel Rodrigues da Costa, f.l. de Simeão Rodrigues dos Reis e Maria Joaquina de Jesus; c/ Claudina Ferreira Arantes, f.l. de Manoel Arantes Marques e Quiteria Maria. Ns. bts e moradores nesta freguesia.

          Em 1831 comparecem no censo de Aiuruoca com vários filhos e a mãe de Claudina:

Mapa de População, distrito de Aiuruoca - 10 nov. 1831; 8º quarteirão, fogo 16; todos brancos.

-Gabriel Rois dos Reis, 38 anos, cc., lavrador;

-Claudina Ferr.a; 36 anos, cc.;

-Antonio, 16 anos, solt.

-Beatris (?), 15, solt.

-Anna, 15 solt.;

-Blandina, 10;

-Jose, 9 anos;

-João, 8 anos;

-Miguel, 6 anos;

-Manoel, 3 anos;

-Maria, 2 anos;

-Justino, 1 ano;

-Quiteria Maria de Jesus, br., 70 (?) anos, viuva.

 

          Claudina faleceu em 22-08-1866 e foi inventariada pelo viúvo em 09-02-1867. Compareceram ou foram representados doze filhos do casal (inventário neste site)

2-2-7-1 Antonio Rodrigues dos Reis, com 16 anos em 1831. Em 1867, casado, era morador no Termo de Aiuruoca.

2-2-7-2 Beatriz Ferreira Arantes, com 15 anos em 1831. Casou com José Antonio Martins

2-2-7-3 Ana Ferreira Arantes, batizada aos 07-12-1817. Casou com Thomás Joaquim Maciel, moradores em Aiuruoca.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 07 dez 1817 matriz, ANNA (?) f.l. de Gabriel Rodrigues dos Reis e Claudina de ----- Marques; padr.: Joze Garcia Ferreira casado, e Dorothea Marques Ferreira, solteira.

Pais de, q.d.:

2-2-7-3-1 Thomás, batizado em 23-09-1848

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos. Aos 23-9-1848 matriz, THOMAS, f.l. de Thomas Joaquim Maciel e Anna Claudina de Arantes, padr.: Bento Thomas Maciel e Claudina Ferreira de Arantes.

2-2-7-4 José Rodrigues dos Reis, batizado aos 02-04-1820. Em 1867, casado, era morador no Termo de Aiuruoca.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 02 abril 1820 matriz, JOZE, f.l. de Gabriel Rodrigues dos Reis e Claudina Ferreira; padr.: Thomé do Prado e Silva da ilha Grande e Anna Maria Ferreira.

2-2-7-5 Blandina Maria de Jesus, com 10 anos em 1831. Casou com José Pereira Gomes

2-2-7-6 João Crisóstomo Reis, com 8 anos em 1831. Com 20 anos, requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 2º grau, para se casar com Maria Clara de Barros 2-2-3-1 supra. Em 1867, casado, morador neste Termo.

2-2-7-7 Miguel Rodrigues dos Reis,batizado aos 14-09-1823. Em 1867, casado, morador em São Thomé Termo de Baependi.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG aos 14 set 1823 matriz, MIGUEL, f.l. de Gabriel Rodrigues dos Reis e Claudina de Arantes Ferreira; padr.: alf. João da Silva Ferreira e Maria Victoria de Sam Jose.

2-2-7-8 Francisco, aos 20-03-1825. Já não comparece no censo de 1831.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 20 março 1825 matriz, FRANCISCO, f.l. de Gabriel Rodrigues do Reis e Claudina Ferreira de Arantes, padr.: Antonio Theodoro d'Araujo e Mariana Cherubina Freire, solteiros.

2-2-7-9 Manoel Rodrigues dos Reis, com 3 anos em 1831. Já falecido em 1867, foi casado com Joaquina de Oliveira e representado no inventário materno pelos filhos:

2-2-7-9-1 José com 12 anos.

2-2-7-9-2 Maria, com 10.

2-2-7-9-3 Joaquim, com 8.

2-2-7-9-4 Emanoela, com 6 anos em 1867.

2-2-7-10 Maria Cândida de Arantes, com 2 anos em 1831. Casou com Francisco de Paula da Silveira,

2-2-7-11 Justino Rodrigues dos Reis, com um ano em 1831. Em 1867, casado e morador em Aiuruoca.

2-2-7-12 Francelina Maria de Jesus, viúva em 1867, moradora em Aiuruoca.

2-2-7-13 Joaquim Rodrigues da Silva, casado, morador em Aiuruoca.

 

2-2-8 Inácia, mãe de:

2-2-8-1 Julia, mãe de:

2-2-8-1-1 Maria Candida do Rosario com 18 anos em 1846 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 4º grau misto de 3º para se casar com José Marçal da Silva de 23 anos, 4-3-6-2 abaixo, filho de Manoel Ferreira Felgas e Leonor Alvares de Araujo - familia João Ferreira Felgas.

2-2-9 Rosa Maria de Jesus, batizada em 11-12-1796. Em 1814 requereu dispensa de afinidade ilícita para se casar, como casou, com Francisco de Arantes Marques, filho de José de Arantes Marques e Ana Pascoa criola forra, neto paterno de Domingos Arantes Ferreira e Josefa Francisca Marques. Geração na família “Bernarda Dutra da Silveira” Cap. 2º nota de rodapé, neste site.

 

2-2-10 Rita, citada na dispensa da irmã Rosa.

 

2-2-11 Miguel José Ferreira natural de Aiuruoca. Em Delfim Moreira aos 27-05-1813, dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau na linha colateral, casou com Genoveva Maria de São José, natural de Baependi, filha do Cap. Manoel Ferreira dos Santos e Helena Maria de Jesus.

Itajuba Velha (Delfim Moreira)-MG (transcritos e resumidos por Monsenhor Lefort) lv. 2 fls. 28 aos 27-05-1813 Miguel Jose Ferreira, nat de Aiuruoca, f. Simão Rodrigues dos Reis e Maria Joaquina = com Genoveva Maria de São Jose, nat de Baependi, f. do Cap. Manuel Ferreira dos Santos e D. Helena Maria de Jesus. Dispensados no impedimento de consanguinidade em 3º grau na linha colateral.

 

2-3 Ana Nunes de Jesus aos 20-11-1780 casou com João Ferreira Felgas, filho de Manoel José e Andresa Josefa Ferreira. Geração na família “João Ferreira Felgas”.

2-4 Isabel Nunes de Siqueira, naturalo da Aiuruoca, aos 19-11-1749 casou com Salvador Paes de Moraes, filho de Salvador Paes Malio e Maria de Moraes Ma\dureira - família Sebastião Gil Cap. 9º, neste site.

 

3- Domingos da Silva Leme, em Mogi das Cruzes-SP aos 01-06-1739, casou com Gertrudes Ferreira das Neves, filha de Cosme Ferreira e Maria da Silva Neves.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 01-06-1739 Domingos da Silva Leme, f.l Jose Martins do Prado e Angelica do Bom Sucesso moradores que foram da vila de Pindamonhangaba = Gertrudes Ferreira das Neves, f.l. Cosme Ferreira e Ma[----] da Silva das Neves, moradores desta vila.

Maria era irmã inteira de Francisco, batizado em Mogi das Cruzes em 24-11-1721:

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, Francisco, f.l. Cosme Ferreira e Maria da Silva, nasceu aos 12-11-1721 e foi batizado aos 24 do mesmo mes, padr.:

 

4- Francisca das Chagas, natural de Pindamonhangaba, casou com Luiz da Costa de Mesquita. Segunda vez aos 25-02-1754, Francisca casou com Domingos Calisto de Arantes, natural da freguesia de S. Julião da Lage da vila de Prados Arc. de Braga, filho de José Francisco Carvalhais e da falecida Angela de Arantes.

Baependi, MG aos 25-02-1754 nesta matriz e testemunhas testemunhas Manoel de Souza Magalhães e Antonio de Moraes Pessos ambos solteiros; se receberam Domingos Calisto de Arantes, n/b na freguesia de S. Julião da Lage da vila de Prados Arc. de Braga, f.l. de Jose Francisco Carvalhais e de Angela de Arantes, ja defunta = com Francisca das Chagas, n/b na freg. de N. Sra do Bom Sucesso de Pindamonhangaba bispado de S. Paulo, f.l. de Jose Martins do Prado, já defunto e de Angela do Bom Sucesso, viuva que ficou de Luiz da Costa.

          Francisca já era falecida em 04-06-1770 (casamento do filho Pedro).

          Foram filhos de Luiz e Francisca, q.d.:

4-1 Maria José de Jesus, batizada em 20-04-1743 em Baependi.

Baependi, MG aos 20-04-1743 bat Maria Jose, f. Luiz da Costa e Francisca das Chagas, padrinhos Pe. Antonio Ribeiro da Cruz e Angelica do Bom Sucesso mulher de Jose Miz do Prado

          Aos 07-06-1759 em Aiuruoca Maria José casou com Antonio José da Silva Coutinho, natural de S. João de Codessos termo do Porto Arc. Braga, filho de João da Silva Coutinho e de Ana Dias.

Aiuruoca, MG matr 1749-1761 im 90 aos 07-06-1759 Antonio Jose da Silva Coutinho, f. de João da Silva Coutinho e de Ana Dias, natural da freguesia de São João de Codessos(?) Arc.Braga = cc Maria Jose de Jesus, f. de Luiz da Costa e Francisca das Chagas, batizada na freguesia de Baependi, e presentemente ambos fregueses desta matriz. Tetemunhas Jose Machado e Manoel Gomes.

 

          Viúvo, em 1769 Antonio requereu dispensa do impedimento de afinidade lícita em 2º grau para se casar com Antonia Maria de Jesus, 7-1 abaixo.

Maria José e Antonio tiveram, pelo menos:

4-1-1 João José da Silva Coutinho batizado em Baependi aos 18-04-1762.

Aiuruoca, MG aos 18-04-1762 bat a João, f.l. de Antonio Jose da Silva Coutinho e de Maria Jose de Jesus, foram padrinhos João Ferreira Vilarinho e Margarida do Bom Sucesso, casada com Antonio Alz Braga. Aiuruoca 22-04-1762

         Em S. João del Rei aos 28-01-1795, com registro em Baependi, casou com Ana Barbosa de Lima, natural de Aiuruoca, filha de Alexandre Barreto de Lima e sua primeira mulher Isabel Maria do Amaral

Aos 28 janeiro 1795 na matriz de S. João del Rei (com registro em Baependi) João Jose da Silva Coit.º e Anna Barbosa de Lima. Ele f.l. de Antonio Jose Coit.º e Maria Jose de Jesus. Ela f.l. de Alexandre Barreto de Lima e Isabel Maria do Amaral, n. e b. na freg. de Juruoca.

4-1-2 Vicencia batizada em 31-10-1765.

Aiuruoca, MG aos 31-10-1765 bat a Vicencia, f.l. de Antonio Jose da Silva Coutinho e de Maria Jose, foram padrinhos Francisco Lopes e Rita Pereira, ambos solteiros e todos residentes nesta freguesia.Aiuruoca 10-08-1765

4-1-3 Maria em 08-11-1767.

Aiuruoca, MG aos 08-11-1767 bat a Maria, f.l. de Antonio Jose da Silva Coutinho e de Maria Jose de Jesus, foram padrinhos Jose de Novaes e Leonarda Pereira filha de Mel Pereira Goulart. Aiuruoca 08-11-1767.

 

4-2 José da Costa, natural de Baependi. Casou com Rita Maria de Jesus, natural de Carijós, filha de Manoel Duarte e Rosa Maria, neta materna de João Pereira Goulart e Leonarda Pereira, família “João Pereira Goulart”.

Aiuruoca, MG aos 03-02-1766 nesta matriz Jose da Costa, f.l. de Luiz da Costa e Francisca das Chagas, n. da freg. de Baependi = cc Rita Maria, f.l.de Manoel Duarte e Rosa Maria, n.al dos Carijos. Ambos residentes nesta freguesia sendo testemunhas os abaixo assinados. Aiuruoca 3 de fevereiro de 1766 (aa) o Pe Boaventura Lopes e João Gomes de Araujo.

Pais de:

4-2-1 Maria Rita, batizada em 15-02-1767. Teve, pelo menos:

Aiuruoca, MG nesta igreja de N Sra da Conceição da Aiuruoca aos 15-02-1767 bat a Maria, f.l. Jose da Costa e Rita Maria Pr.ª, foram padrinhos João Pr.ª Go[dobra]te vis=avo materno e Rosa Maria A[doabra] materna;que nasceu em 6 do dito mesmo mes. Aiuruoca 15 de fevereiro de 1767.

4-2-1-1 Feliciana Candida Placedina foi a primeira mulher de José Vieira dos Santos. José em 1822, viúvo com 23 anos, requereu dispensa do impedimento de afinidade lícita em 4º e 3º grau de linha transversal, para se casar com Andresa Maria de Jesus 2-2-1-1, filha de Antonio de Oliveira Porto e Teresa Vicencia, neta materna de Simão Rodrigues dos Reis.

Aiuruoca, MG livro misto 1822 - Jose Vieira dos Santos e Andresa Maria de Jesus - afinidade licita em 4º e 3º grau de linha transversa 1822

 

Quer se casar Jose Vieira dos Santos, viuvo de Feliciana Candida Placedina, e Andresa Maria de Jesus, f.l. Antonio de Oliveira Porto e Teresa Vicencia, natural desta freguesia onde são moradores.

No L. 7 f. 4v se acha o seguinte: aos 09-12-1798 nesta matriz bat a Andresa, f.l. Antonio de Oliveira Porto e Vicencia da Conceição; foram padrinhos João Garcia Duarte e Antonia Maria das Neves, solteira filha de Jose Garcia, todos desta freguesia.

Itens: q Antonio de Barros e Francisca das Chagas eram irmãos, e daquele Barros proveio Simeão Roiz e deste Teresa Vicencia e desta a oradora Andresa; e daquela Francisca das Chagas proveio Jose da Costa e deste Maria Rita e desta Feliciana Candida, falecida mulher do orador - 4º grau de afinidade licita.

Pq por outra linha Rita Maria de Jesus era irmã de Maria Joaquina, daquela Rita proveio Maria Rita e desta a falecida Feliciana mulher do orador, e daquela Maria Joaquina proveio Teresa Vicencia e desta a oradora Andresa - 3º grau afim com a oradora.

Q o pai da oradora vive pobre, tem 12 filhos

 

Testemunhas: 1ª  João Gonçalves de Siqueira, banco, solteiro, natural desta fregusia onde vive de lavoura, de idade 20 anos. (...) os pais da oradora são pobres, tem 12 filhos (...)

2ª Jose Antonio da Silva, homem branco, solteiro, natural desta fregusia onde vive da sacristania e fabrica desta freguesia, de idade 18 anos, parente dos oradores.

3ª Ten.Antonio Teodoro de Araujo, branco, solteiro, natural de Guaratingueta e morador nesta freguesia onde vive de negocio e botica, de idade de 38 anos.

 

Juramento do orador Jose Vieira dos Santos, de idade 23 anos (...)  aa Jose Vieira dos Santos.

Juramento da oradora Andresa Maria de Jesus (...) q são parentes por afinidade licita em 4º grau por ser ela oradora filha de Teresa Vicencia, esta filha de Simião Rodrigues e este filho de Antonio de Barros e este irmão de Francisca das Chagas e desta proveio Jose da [-------]

4-2-2 Inácia, batizada em 08-05-1768.

Aiuruoca, MG aos 08-05-1768 bat a Inacia, f.l. Jose da Costa e Rita Maria, q nasceu em 29 de abril; foram padrinhos João de Moraes e Maria Jose de Jesus casada com Antonio Jose da S.ª.Aiuruoca 8 de maio de 1768.

4-2-3 Ana Teodora de Jesus, batizada em 18-11-1769. Aos 05-10-1808 casou com João Antonio Duarte, natural de Baependi, filho de Manoel Jorge e Maria Duarte.

Aiuruoca, MG aos dezoito dias de 7bro de 1769 nesta matriz bat a Ana, f.l. de Joseph da Costa e Rima Maria Pr.ª que nasceu em 4 do dito mes, foram padrinhos Manoel Pr.ª e Maria Joaquina, todos desta freguesia.

 

Aiuruoca, MG aos 05-10-1808 nesta matriz se receberam João Antonio Duarte, f.l. Manoel Jorge e Maria Duarte, n/b na freguesia de Baependi = E Ana Theodora de Jesus, f.l. de Jose da Costa e Rita Maria de Jesus, n/b nesta freguesia. Testemunhas Miguel Joaquim Bernardino e Antonio Teodoro de Araujo.

4-2-4 Escolastica Maria de Jesus, batizada en 23-09-1770. Aos 11-11-1794 casoau com Jose da Silva e Sá, natural da freguesia do Itambe do Serro do Frio, filho de Francisco Fernandes de Sa e de Maria da Silva.

Aiuruoca, MG aos 23-09-1770 bat a Escolastica, f.l. Jose da Costa e Rita Maria P.rª, q nasceu aos 13 do mesmo mes, foram padrinhos Mel Pr.ª, solteiro, filho de Inacio Pr.ª da S.ª, e Izabel Frz, solteira filha de Caetano Pr.ª da freguesia de Baependi.

 

Aiuruoca, MG aos 11-11-1794 nesta matriz Jose da Silva e Sá, f.l. de Francisco Fernandes de Sa e de Maria da Silva, n/b na freguesia do Itambe do Serro do Frio = cc Escolastica Maria de Jesus, f.l.de Jose da Costa e de Rita Maria de Jesus, n/b nesta mesma freguesia da Aiuruoca.

4-2-5 Brigida batizada em 21-11-1771.

Aiuruoca, MG aos 21-11-1771 bat a Brigida, f.l. de Jose da Costa e Rita Maria, q nasceu aos nove dias do dito mes, foram padr.: Antonio Jose da Costa e Ana Maria, solteira todos das Furnas e desta freguesia.

4-2-6 Lourenço José da Costa, batizado em 20-08-1775 em Aiuruoca. Em Baependi aos 12-01-1804 casou com Maria Joaquina da Conceição, filha de Joaquim Fernandes de Leão e Catarina Antonia Maciel - familia Francisco Martins Borralho.

Aiuruoca, MG aos 20-08-1775 nesta matriz bat a Lourenço, f.l. de Jose da Costa e Rita Maria; foram padrinhos João Ferreira Vilarinho, solteiro e Ana Maria mulher de [------------].

 

Baependi-MG aos 12-01-1804 nesta matriz se receberam Lourenço Jose da Costa, f.l. de Jose da Costa e Rita Maria de Jesus, n/b em Aiuruoca = E Maria Joaquina da Conceição, f.l. de Joaquim Fermnandes Leão e Catarina Antonia Macfiel, n/b e moradora nesta freguesia de Baependi. Test.: Manoel Joaquim da Silva e Antonio Jose da Silva Coutinho.

Pais de, pelo menos:

4-2-6-1 Maria Luisa do Nascimento, com 30 anos em 05-02-1841, casou com José Custódio Nogueira, com 50 anos, viúvo de Ana Justina de Jesus.

Conceição do Rio Verde, MG. Jose Custodio Nogueira 50 a’ = Maria Luiza do Nascimento 30 a’, Brancos.

Aos cinco de Fevereiro de mil oito centos e quarenta e hum digo e quarenta e dois nesta Matris de N. Srnra da Concam do Rio Verde assisti ao Sacramento do Matrimonio dos contraentes Jose Custodio Nogueira, Branco idade cincoenta, viuvo q ficou por falecimento de Anna Justina de Jesus; com Maria Luisa do Nascimento Branca idade trinta anos filha legitima de Lourenço Jose da Costa, e Maria Joaquina da Conceiçam, e lhes conferi as Ben. Nupt. perante as testemunhas Antonio Carreira Flavio, e Matheus de Souza Alves tudo conforme o Rit. Rom., e para constar lhes conf. digo fis este assento.O Vigro Francisco Antonio Grillo. (pesq. Joaquim dos Santos Neto)

4-2-7 Luiz Fernandes da Costa aos 16-01-1800 em S. João del Rei, com registro em Aiuruoca, casou com Teresa Maria de Jesus, filha de Gonçalo da Costa Gularte e Ana Teresa de Faria - família Manoel Correa Mascarenhas.

Aiuruoca, MG matr -aos 16-01-1800 [-----------] vila de S. João del Rei, Luis Fernandes da Costa, n/b nesta freguesia da Aiuruoca, f.l. de Jose da Costa e Rita Maria de Jesus = cc Teresa Maria de Jesus, f.l. de Gonçalo da Costa Gularte e Ana Teresa de Faria.

 

4-2-8 Antonia Maria de Jesus, batizada em 26-09-1779. Aos 05-10-1808 casou com João Fernandes Maciel, filho de Joaquim Fernandes Leão e Catarina Antonia Maciel, já citados - família Francisco Martins Borralho.

Aiuruoca, MG aos 26-09-1779 nesta matriz bat a Antonia, f.l. de Jose da Costa e Rita Maria, foram padrinhos João Tavares Pereira, solteiro e Ana Maria mulher de Antonio Dias, todos desta freguesia.

 

Aiuruoca, MG matr - aos 05-10-1808 nesta matriz se receberam João Fernandes Maciel, f.l. de Joaquim Fernandes Leão e Catarina Antonia Maciel, n/b na freguesia de Baependi = E Antonia Maria de Jesus, f.l. de Jose da Costa e Rita Maria de Jesus, n/b nsta freguesia. Test.: Miguel Joaquim Bernardino e Antonio Teodoro de Araujo.

 

4-3 Isabel da Costa (de Mesquita), natural de Baependi. Em Aiuruoca aos 03-02-1766 casou com Manoel Pereira Duarte (ou Goulart), natural de Carijós, filho de Manoel Duarte e Rosa Maria, neto materno de João Pereira Goulart e Leonarda Pereira. Geração na família “João Pereira Goulart”.

Aiuruoca, MG aos 03-02-1766 nesta matriz Manoel Pereira, f.l. de Manoel Duarte e Rosa Maria, n. dos Carijos = cc Isabel da Costa, f.l.de Luiz da Costa e Francisca das Chagas, n.al de Baependi, sendo testemunhas os abaixo assinados. Aiuruoca 3 de fevereiro de 1766 (aa) o Pe Boaventura Lopes e João Gomes de Araujo.

4-4 Pedro da Costa Martins, natural de Baependi onde aos 04-06-1770 casou com Maria de Lara de Almeida, daí natural, filha de Manoel Gonçalves Granja e de Ursula de Almeida Lara - aportes a GP: Maria de Lara de Almeida cc Francisco Rodrigues Rafael - SL Vº, 505, 2-1

(pesq. Moacyr Villela) Casamentos de Baependi-MG. "Aos 4 de Junho de 1770  na Matriz de Baependi..contraiu matrimonio Pedro da Costa filho legitimo de Luis da Costa de Mesquita e de sua mulher Francisca das Chagas, já defuntos natural e batizado nesta mesma Freguesia com Maria de Lara de Almeida natural e batizada tambem nesta Freguesia e filha legitima de Manoel Gonçalves Granja e de Ursula de Almeida Lara..."

Pedro foi sepultado em 09-02-1796 na matriz de Baependi.

Baependi-MG Igreja N Sra do Monserrate obitos - aos 09-02-1796 nesta matriz de Baependi foi sep. Pedro da Costa Martins, cc. Maria de Lara de Almeida, todos desta freguesia.

4-5 Antonio José da Costa, natural de Baependi. Em Aiuruoca aos 07-01-1771 casou com Benta Maria de Jesus, natural de São João Del Rei, filha de João Cardoso de Mesquita natural do Bispado de Lamego-PT e de Maria das Candeias, natural da Borda do Campo, neta materna de Isabel Rosa de Jesus e seu primeiro marido Manoel Lourenço do Amaral. Geração na família Isabel Rosa de Jesus, açoriana.

Aiuruoca, MG aos 07-01-1771 na capela da Sra do Porto do Turvo filial desta matriz da Aiuruoca se casaram Antonio Jose da Costa, f.l. de Luiz da Costa e Francisca das Chagas, n/b na freguesia de Baependi = cc Benta Maria de Jesus, f.l. de João Cardoso de Mesquita e Maria das Candeias, n/b na freg. da Sra do Pilar de S. João del Rei.

 

5- José da Silva Leme, natural de Pindamonhanga. Casou em 17-02-1749 em Baependi, com Rita Leme da Silva, filha de Pedro da Silva Góes e Catharina Leme do Prado. Geração na família “Nunes de Pontes” Cap. 1º § 1º.

Casamento em Nossa Senhora do Monserrate de Baependi aos 17/02/1749 José da Silva Leme, natural da freguesia da vila de Pindamonhangaba, Bispado de São Paulo, f.l. de José Martins do Prado e Angélica do Bom Sucesso, com Rita Leme da Silva, natural da freguesia de Nossa Senhora do Monserrate de Baependi, f.l. de Pedro da Silva Góes e Catarina Leme do Prado, já defunta (pesq.Fabricio Gerin).

 

6- Maria José de Jesus casou duas vezes. Primeira vez em Baependi aos 23-11-1746 casou com João Ferreira dos Santos, natural da freguesia de Vila Maior do Bispado de Lamego, filho dos falecidos Manoel Ferreira dos Santos e Margarida Fernandes

Baependi, MG Igreja N. Sra do Monserrate aos 23-11-1746 - João Ferreira dos Santos, natural da freguesia de Vila Maior, do Bispado de Lamego, f.l. de Manoel Ferreira dos Santos e Margarida Fernandes, já defuntos, com Maria José de Jesus, natural da vila de Pindamonhangaba, f.l. de José Martins do Prado e Angélica do Bom Sucesso (pesq. Fabricio Gerin)

          João Ferreira dos Santos faleceu em 21-08-1756 e foi inventariado pela viúva em 1757. Seus filhos foram tutelados pelo padrasto (inventário neste site, colaboração de Moacyr Villela)

          Maria Jose casou segunda vez em Aiuruoca aos 11-11-1756 com João Neto Pacheco, natural da freguesia de Santa Maria de Souzelos de Aguiar de Souza Arc. Braga, filho de Manoel Neto Ferreira e Sebastiana Pacheco.

Aiuruoca, MG aos 11-11-1756 - João Neto Pacheco, f.l. de Manoel Neto Ferreira e Sebastiana Pacheco, natural e batizado na freguesia de Santa Maria de Souzelos de Aguiar de Souza, Arcebispado de Braga, com Maria José de Jesus, viúva de João Ferreira dos Santos (pesq. Fabicio Gerin)

Foram cinco os filhos de João Ferreira dos Santos e Maria José, segundo inventário:

6-1 José Ferreira dos Santos, com 8 anos em 1757. Pediu quitação da legitima em 06/03/1772. Aos 08-02-1782 casou com Ama de Toledo (ou de Mendonça), filha do Guarda Mor Manoel Nunes de Mendonça e Ana Joaquina de Toledo. Geração na família Francisco Felix Correa”, neste site.

Aiuruoca, MG. Aos 08/02/1782, matriz, José Ferreira dos Santos, f.l. de João Ferreira dos Santos e de Maria Joseph de Jesus, natural e batizado na freguesia de Baependi, com D. Ana Leonor de Toledo, f.l. do Guarda Mor Manoel Nunes de Mendonça e D. Ana [cortado] batizada nesta freguesia da Aiuruoca. Testemunhas: José João e Domingos Ribeiro do Prado (pesq. Silvia Buttros).

6-2 Brizida Maria de Jesus, com 7 anos em 1757, pede quitação em 1772. Angélica Brígida de Jesus aos 13-09-1769 casou com Domingos Ribeiro Rebordões, batizado aos 17-09-1739 na freguesia de Santiago de Rebordões, comarca do Porto, Arcebispado de Braga, filho de Miguel Francisco e Maria Ribeiro.

(FGerin) Aiuruoca, 13/09/1769: Domingos Ribeiro Rebordões, f.l. de Miguel Francisco e Maria Ribeiro, batizado na freguesia de Santiago de Rebordões, comarca do Porto, Arcebispado de Braga, com Angélica Brígida de Jesus, f.l. de João Ferreira dos Santos e Maria José de Jesus, natural e batizada na freguesia de Baependi, e residente nesta da Aiuruoca.

 

(FGerin) Domingos, filho de Miguel Francisco e Maria Ribeiro: Santiago de Rebordões (17/09/1739): Domingos, f.l. de Miguel Francisco e Maria Ribeiro, desta freguesia de Santiago de Rebordões, da aldeia de Mourizos - padrinhos: Domingos da Silva Dias e Francisca da Silva Dias.

          Domingos Ribeiro Rebordões é testemunha em Guaratinguetá, em 1781, na justificação de Francisco Ferraz de Araújo:

(FGerin) Domingos Ribeiro Rebordão, natural de Santiago de Rebordão, Arcebispado de Braga, e morador na freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Aiuruoca, Bispado de Mariana, casado, que vive de sua tropa de cavalos no Caminho, de 41 anos.

          (Angélica) Brigida e Domingos tiveram os filhos, q.d.:

6-2-1 Maria, batizada em Carrancas aos 98-07-1770.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 08-07-1770 Maria n. aos 27-06, f.l. Domingos Ribeiro Rebordoens e Angelica Brizida de Jesus, padr.: João Manoel de Siqueira Lima e Inacia Gonçales de Araujo mulher de Bento Ferreira de Brito.

6-2-2 Joaquina, batizada em Aiuruoca em 05-06-1774.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 05 junho 1774 matriz, JOAQUINA n. 20 mayo, f.l. de Domingos Ribeiro Rebordoens e Brizida Maria de Jesus, padr.: Lcdo. Jose de Almeida e Anna Joaquina, solteira filha de Maria Jose Vieira.

6-2-3 Manoel batizado em 11-02-1776.

Aiuruoca, MG aos 11-02-1776 nesta matriz bat a Manoel, f.l. de Domingos Ribeiro e Brigida Maria de Jesus, nascido no primeiro de fevereiro, foram padrinhos Agostinho Francisco dos Santos e Ignez Gonçalves de Jesus, filha de Pascoal Gonçalves da freguesia de Baependi, os mais desta freguesia.

6-2-4 Brígida Maria de Jesus batizada em08-10-1777. Ccasou com Joaquim Carlos Fernandes Bravo, filho de Francisco Fernandes das Chagas e Rosa Severina da Silva. Brigida faleceu com testamento de 06-07-1835 e inventário aberto pelo viúvo em 06-05-1837 na fazenda Pinhal do Morro Preto, aplicação do Espírito Santo da Mutuca. Geração na família “Paes Godoy dos Passos”, neste site.

Aiuruoca, MG aos 08-10-1777 bat a Brigida, f.l. de Domingos Ribeiro Rebordões e de Brigida Maria; foram padrinhos Ten. Cel. Henrique Dias do Valle e Ana Madalena de Souza, f. de João Ribeiro

6-2-5 Rita batizada em 02-10-1783.

Aiuruoca, MG aos 02-10-1783 nesta matriz bat a Rita, f.l. de Domingos Ribeiro Rebordões e de Brigida Angelica de Jesus, foram padrinhos João Neto Ferreira e Helena Maria de Jesus mulher de Jose de Faria.

6-3 Margarida com 4 anos. Faleceu solteira em 07-05-1770.

6-4 Manoel Ferreira dos Santos, com 2 anos em 1757. Pediu quitação da legitima em 03-07-1782. Em São João del Rei, com registro em Aiuruoca, aos 16-12-1782 casou com Helena Maria, viúva de Antonio Dias.

Aiuruoca, MG. Aos 16/12/1782, na Matriz do Pilar de S. João del Rei, Manoel Ferreira dos Santos, f.l. de José Ferreira dos Santos e Maria José, natural desta freguesia da Aiuruoca, com Helena Maria, viúva que ficou de Antônio Dias. Testemunhas: Antônio José de Castro e o Padre Manoel Antônio de Castro (pesq. Silvia Buttros).

6-5 Ana Joaquina de Jesus, póstuma. Aos 12-09-1777 casou com Manoel da Costa Goulart filho de Izabel Rosa de Jesus e seu segundo marido Francisco da Costa Goulart. Geração na família “Isabel Rosa de Jesus”.

 

7- Margarida do Bom Sucesso casou com Antonio Alves Braga. Pais de, pelo menos:

7-1 Antonia Maria de Jesus, natural de Baependi. Em 1769 requereu dispensa do impedimento de afinidade lícita em 2º grau para se casar com Antonio José da Silva Coutinho, viúvo de Maria José de Jesus 4-1 supra.

Aiuruoca, MG - Dispensas matrimonias livro misto 1774- 1797

Antonio Jose da Silva Coutinho e Antonia Maria de Jesus 21-01-1769

Depoimento do contraente

Antonio Jose da Silva Coutinho n. freg. S. João de Codessos do termo do Porto Arc. Braga e morador na freg. de N. Sra da Conceição de Aiuruoca, f.l. João da Silva Coutinho e Ana Dias, viuvo de Maria Jose de Jesus na dita freguesia de Aiuruoca. - 2º grau de afinidade licita

Antonia Maria de Jesus, n. freg. Baependi deste bispado, f.l. Antonio Alvares Braga e Margarida do Bom Sucesso,

Q Francisca das Chagas [danificado] Margarida do Bom Sucesso, e desta nasceu Antonia Maria de Jesus sendo esta prima de Maria Jose de Jesus com quem o orador foi casado.

Os oradores se acham dispensados Mariana 21-01-1769

7-2 Maria Vicencia de Jesus, natural de Baependi. Aos 27-11-1792 em Baependi casou com José Vieira do Couto, filho de Matias Vieira de Couto, natural da freguesia de S. Romão de Paredes do Bispado do Porto e de Teresa Custodia de Jesus, natural de Parati casados em Baependi aos 09-07-1747, neto paterno de Manoel do Couto e Ana Vieira, neto materno de José da Silva da Fonseca e Maria Moreira.

Diocese de Campanha, paroquia de Baependi - aos 27 novembro 1792 - matriz - Jose Vieira do Couto e Maria Vicencia de Jesus. Ele f.l. de Mathias Vieira de Couto e Thereza Custodia de Jesus. Ela f.l. de Antonio Alves Braga e Margarida do Bom Sucesso. Naturais e batizados nesta mesma freg.

 

Baependi, MG aos 09-07-1747 nesta matriz se receberam Matias Vieira, n/b na freg. de S. Romão de Paredes Bispado do Porto, f.l. de Manoel do Couto e Ana Vieira = com Custodia da Silva, f.l. de Jose da Silva e Maria Moreira, n/b na freguesia de N. Sra dos Remedios de Parati deste Bispado do Rio de Janeiro.

 

          Matias Vieira testou em Baependi, em seu sitio da India do Rio Acima em 14-05-1770, e foi sepultado em 17 do mesmo mês e ano. Teresa faleceu com testamento aos 21-04-1779 e foi inventariada em 31-05-1780 (inventário neste site).:

Baependi, MG aos 17-05-1770 na freguesia e arraial de N. Sra. Monserrate de Baependi foi sep. Mathias Vieira, morador nesta freguesia, que foi cc. Thereza Custodia da Silva.

(...) aos 14-05-1770 eu Mathias Vieira, (...).

Testamenteiros: 1º Jose de Meirelles Freire, 2º Matheus Fernandes da Silva, 3º a minha mulher Thereza Custodia.

(...) sou natural da freguesia de S. Romão de Paredes comarca de Sobretamega Bispado do Porto, filho leg. de Manoel do Couto e Ana Vieira. Sou cc. Thereza Custodia e tivemos nove filhos, herdeiros necessários: o primeiro filho Mathias = Manoel = João = Jose = Antonio = Ana = Maria = Izabel = e Rosa.

Declara bens, dividas e devedores.

Tenho em S. Romão onde nasci o que na parte de meus pais me tocou, a minha folha de partilha, cuja herança melhor constara do inventário que se fes dos defuntos meus pais.

Hoje, Sitio da India do Rio Acima, 14-05-1770. Mathias Vieira.

          Tiveram geração de doze filhos, nove sobreviveram ao pai e oito à mãe, situação em 31-05-1780, idades pouco mais ou menos:

I- Ana Vieira, 40 anos, casada com Manoel Alves Braga.

II- Matias Vieira do Couto, 30 anos, testamenteiro e inventariante materno. Aos 07-06-1774 casou com Margarida Ribeira das Neves (ou Torres), filha de Antonio Fagundes de Siqueira e Margarida Ribeira de Torres, neta paterna de Jose Fagundes Rabello e Gertrudes de Siqueira, neta materna de Francisco Jorge Nunes e Maria Vieira das Neves. Geração na família Francisco Jorge Nunes.

III- Manoel Vieira do Couto, 29 anos. Faleceu em Baependi aos 05-07-1824.

Baependi-MG Igreja N Sra do Monteserrate imagem aos 05-07-1824 faleceu Manoel Vieira do Couto. Jaz dentro desta matriz.

IV- Maria Vieira, faleceu antes da mãe.

V- Isabel Vieira, 26 anos, casada com Justo Domingues Maciel (SL. 8º, 243, 4-7).

VI- Rosa Vieira, 23 anos. Casou depois com José Rodrigues do Prado, filho de Ignácio Rodrigues do Prado.

VII- João Vieira do Couto, 22 anos. Casou com Maria Rodrigues, irmã de José Rodrigues do Prado acima.

VIII- José Vieira do Couto, de 17 anos.

IX- Antonio Vieira do Couto, 15 anos em 1780. Ainda era solteiro em 1786, residente em Baependi na fazenda que foi de seus pais.

 

 

___________________________________________________________________________________________

 

Maria Bicuda Leme ou Maria Leme do Prado

 

IV Maria Bicuda Leme ou Maria Leme do Prado, natural de Guaratingueta, testou em 10-08-1699. Foi casada com João Bicudo Correa e declarou geração de 11 filhos. Foi inventariada em 21-08-1702

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariada Maria Bicuda Leme ou Maria Leme do Prado ano 1702 mulher de João Bicudo Correa

Autos aos 21-agosto-1702 no termo desta vila, inventariante o viúvo João Bicudo Correa

 

Testamento - Aos 10-08-1699 nesta freguesia de N. Sra. do Bom Sucesso termo da vila de Taubate eu Maria Leme do Prado, (...) faço este meu testamento na forma seguinte: encomenda a alma; sepultamento e missas.

Deixo a minha terça para se fazer bem por minha alma, e para todos os meus sufragios e legados.

Sou natural da vila de Guaratingueta, f.l. do defunto D.os Miz do Prado e de Phelipa Gaga Leme. Declaro que temos onze filhos e filhas: Philipa Gaga/ Margarida Bicuda/ Maria/ Izabel/ Domingas / Ana/ Francisco/ Domingos/ João/ Antonio/ Manoel//. Philipa Gaga esta casada com João do Prado. Margarida com Antonio do Prado.

Testamenteiros meu marido e seja tambem curador de nossas famílias e a Bartolomeu Bueno, meu cunhado. (... Assino a rogo da testadora Maria Leme do Prado (aa Antonio de Barros Freire).

 

Abri este testamento [danificado]

 

Titulo dos filhos:

- Francisco Martins Bicudo, 20 anos pouco mais ou menos.

- Izabel Bicuda.

- Domingas Ribeira.

- Ana Ribeira

- Domingos Martins Bicudo

- Antonio Bicudo, de menor idade

- Manoel Bicudo, de menor idade.

 

Quinhão do viuvo João Bicudo.

Quinhão dos orfãos todos juntos

 

Digo eu Nicacio Correa que estou pago e satisfeito da quantia que se achar no inventário de meu sogro João Bicudo Correa, que era a dever de legitima a sua filha Domingas Ribeira. Hoje 08-setembro-1703 anos Nicacio Correa.

 

Digo eu Antonio Machado de Siqueira que estou pago e satisfeito da quantia que se achar no inventário de meu sogro João Bicudo Correa, que era a dever de legitima a sua filha Ana Ribeira da Silva. Hoje 02-fevereiro-1704

 

Declaro que estou pago da legitima da minha mulher Izabel Bicudo. Hoje 15-março-1704 Fracisco Nunes de Siqueira.

Digo eu Francisco Bicudo, que estou pago da legitima que meu pai era a dever Hoje 20-maio-1704.

 

IV-1 Francisco Martins Bicudo com 20 anos em 1702

IV-2 Filipa Gaga casada com João do Prado

IV-3 Margarida Bicuda casada com Antonio do Prado

IV-4 Maria Bicudo Correa casou primeira vez com Domingos Félix Lobo, viúvo de Rosa Maria da Costa e filho de Jacques Felix e Paschoa Loba de Oliveira. Geração na família “Jacques Felix”.

          Domingos foi inventariado em Taubaté aos 20-08-1709. Durante a inventariança, Maria Leme casou segunda vez com Luiz Cardoso de Gusmão.

IV-5 Domingas Ribeira casou com Nicacio Correa

IV-6 Ana Ribeira casou com Antonio Machado de Siqueira

IV-7 Izabel Bicuda casou com Francisco Nunes de Siqueira. Segunda vez, Izabel casou com Domingos Luiz Leme, filho de Francisco Luiz Leme e Ana Gordinha. Sendo Izabel ainda viva, Domingos casou com Maria de Moraes Madureira, viúva de Miguel Rodrigues do Prado. Domingos foi preso em 15-02-1725, enviado para Lisboa. Sentenciado em 17-06-1731 foi açoutado pelas ruas públicas de Lisboa, degredo por cinco anos para as galés.- família “Sebastião Gil” Cap. 9º.

IV-8 Domingos Martins Bicudo

IV-9 João

IV-10 Antonio Bicudo

IV-11 Manoel Bicudo Correa, dispensados do impedimento de consanguinidade em 4º grau casou com Joana Rodrigues do Prado, filha de Domingos do Prado da Costa, neta paterna de Antonio do Prado, este filho de João do Prado irmão de Domingas Ribeira mãe do avô materno de Manoel Bicudo Leme.

RMJ mf115 48660 Dispensa Matrimonial- 1718 a 1720 - ACMSP Vol 8 estante 4 gaveta 2

Manoel Bicudo e Joana Rodrigues do Prado

31-05-1720 RJ

24-04-1720 São Francisco das Chagas de Taubaté

Naturais da Vila de Bom Sucesso

João do Prado e Domingas Ribra foram irmãos

De João do Prado procedeo Antonio do Prado e deste Domingos do Prado da Costa pai da oradora.

De Domingas Ribeira nasceu Domingos Miz de quem procedeu Maria Leme mãe do orador.

Testemunhas

Cap Daniel do Prado, 46 anos, parente dos oradores no 2º e 3º grau

Disse que os oradores eram parentes por consanguinidade em 4º grau lateral por descenderem de irmãos conforme sua petição

Cap Joseph Martins do Prado, parente dos oradores em 2º e 4º grau de consanguinidade

Manoel do Prado Leme,33 anos, parente do orador em 2º  grau e da oradora em 4º

 

_______________________________________________________________________________________________________

 

Maria do Prado Leme

 

Maria do Prado Leme era filha de Manoel do Prado este irmão de José Martins do Prado título desta família. Casou com Caetano Pereira da Silva e tiveram os filhos, q.d.:

 

1- Manoel Felix Pereira, batizado em Baependi aos 27-07-1729.

Baependi, MG aos 27-07-1729 bat Manoel, f. Caetano [----] e s/m Maria do Pradro Leme, foram padrinhos [---------------] e Ana Roiz de Siqueira.

          Casou com Maria Joaquina de Jesus, filha de Inacio da Silva e Rosa Maria de Jesus Goulart, 3 abaixo.

          Foram pais de, pelo menos:

1-1 Ana Joaquina, natural de Baependi. Em Aiuruoca aos 15-05-1814, depois de proclamados, penitenciados e dispensados, casou com Antonio Martins de Barros, filho de Simão Rodrigues dos Reis e Maria Joaquina de Jesus, 2-2-3 na família “José Martins do Prado”.

2- Quitéria Fernandes dos Santos, batizada em 25-12-1731.

Baependi, MG aos 25-12-1731 bat a Quiteria, f. Caetano Pereira da Silva e s/m Maria do Prado Leme, padr.: Antonio Leme e Mecia da Veiga Pedrosa casada com Manoel de Arruda.

          Aos 29-05-1753 casou com Antonio José Ferreira, natural da freguesia de S. Marinha de Sevedi Arc. de Braga, filho de Francisco Ferreira e Maria Garcia.

Baependi, MG aos 29-05-1753 nesta matriz e testemunhas Manoel Pereira Goulart, casado e Antonio Pereira Goulart, casado se receberam Antonio Jose Ferreira, n/b na freguesia de S. Marinha de Sevedi Arc. de Braga, f.l. Francisco Ferreira e de s/m Maria Garcia = cc Quiteria Frz dos Santos, n/b nesta freguesia, f.l. de Caetano Pereira e de sua mulher Maria do Prado Leme, paroquianos desta freguesia.

3- Inacio Pereira (da Silva) casou com Rosa Maria de Jesus Goulart, filha de João Pereira Goulart e Leonarda Pereira, naturais de Angra, Ilha Terceira. Geração na família “João Pereira Goulart”.

Baependi, MG aos 11-09-1749 nesta matriz Inacio Pereira natural de Baependi filho legitimo de Caetano Pereira e Maria Leme do Prado casou com Rosa Maria natural da ilha da Graciosa e filha legitima de João Pereira Goularte e Leonarda Pereira. Test.: Niolao Antonio Nogueira e Domingos Gon çalves.

4- João, batizado em Baependi aos 26-01-1734.

Baependi, MG aos 26-01-1734 nesta freguesia bat a Joam, filho de Caetano Pereira da Silva. Foram padrinhos João do Prado Leme, casado e Angelica do Bom Sucesso, casada.

 

5- José em 27-10-1736.

Baependi, MG aos 27-10-1736 bat a Jose, f. de Caetano Pereira da Silva e de s/m Maria [-----] foram padrinhos Cap. Mor Thome Roiz Nogueira do O, homem casado e Joana de Castilho mulher de Manoel do Prado.

 

6- Antonio Martins da Silva, batizado em 22-12-1738. Aos 14-10-1765 casou com Ana de Souza Pedrosa, filha de Francisco Xavier de Souza e de Helena Pedrosa. Geração na família “Francisco Martins de Araujo”.

Baependi, MG aos 22-12-1738 bat a Antonio, f. de Caetano Pereira da Silva e de s/m [----]ria do Prado Leme, foram padrinhos [----------------]teiro e Maria Vieira das Neves mulher [-----------]

 

(pesq. Moacyr Villela) Baependi-MG casamentos de Baependi - “Aos 14 de Outubro de 1765 na Matriz de Baependi se receberam em matrimonio Antonio Martins filho legitimo de Caetano Pereira e de Maria do Prado natural desta mesma Freguesia com Ana de Souza Pedrosa filha legitima de Francisco Xavier de Souza e de Helena Pedrosa natural da Conceição da Aiuruoca...”

7- Isabel Inacia da Silva batizada aos 15-07-1742. Aos 11-01-1774 casou com João Pereira de Mattos, natural de Macacu-RJ filho de Prudente de Oliveira Coutinho e de Antonia Maria de Jesus.

Baependi, MG aos 15-07-1742 bat Isabel, f. de Caetano Pereira da Silva e de s/m Maria do Prado, foram padrinhos Do[-----] Borges de Carvalho, solteiro e Jo[--]fa de [-------] casada com Jose Gomes da Costa.

 

Baependi, MG aos 11-01-1774 nesta matriz João Pereira de Mattos, f.l. de Prudente de Oliveira Coutinho e de Antonia Maria de Jesus, natural e batizado na freguesia de Macacu bispado do Rio de Janeiro = cc Isabel Inacia da Silva, n/b nesta freguesia de Baependi, f.l. de Caetano Pereira da Silva e Maria Leme do Prado.

 

8- Gonçalo, batizado em 01-01-1745.

Baependi, MG aos 01-01-1745 bat a Gonçalo, f. de Caetano Pereira da Silva e de Maria do Prado Leme, foram padrinhos Luiz Pereira Dias, casado e Clara do Prado, solteira.

 

9- Francisco Antonio da Silva natural de Baependi. Em Aiuruoca so 15-04-1779 casou com Josefa da Silva Barbosa, daí natural, filha de Manoel da Silva Barbosa e de Brigida Maria da Silva.

Aiuruoca aos 15-04-1779 nesta matriz e test.: Lic. João de Almeida e João Gomes de Araujo se receberam Francisco Antonio da Silva, f.l. de Caetano Pereira da Silva e Maria do Prado Leme, n/b na freguesia de Baependi = cc Josefa da Silva Barbosa, f.l. de Manoel da Silva Barbosa e de Brigida Maria da Silva, n/b nesta freguesia da Aiuruoca.