PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

 

JOSÉ MACHADO TOSTES

 

 

Bartyra Sette

 

 

José Machado Tostes, natural da Ilha Terceira, filho de Manoel Machado da Fonseca e Izabel Cardosa, emigrou para o Brasil na primeira metade do século XVIII.

 

Casado com Ana Maria do Rosário se estabeleceram no sul de Minas onde deixaram geração.

 

José testou em 20-01-1797 e faleceu dois dias depois. Seu inventário foi aberto aos 14-08-1797, na Fazenda da Serra do Ibituruna na aplicação de N Sra do Bom Sucesso termo da vila de S. José, por Ana Maria, sua viúva e testamenteira. Foram oito os filhos do casal. Testamento e Inventário neste site, colaboração de José Olinto Xavier da Gama.

 

1- José Machado Pinheiro, já falecido em 1797, foi representado no inventário paterno por seus três filhos naturais.

1-1 Ana Francisca, com 16 anos em 1797.

1-2 Justina Maria, com 9 anos.

1-3 José Machado das Neves, com 8 anos.

 

2- João Machado de Santana, batizado em 10-08-1761 no Passatempo termo da vila de S. José (Tiradentes). Casou com Maria Teresa de Jesus, batizada em 21-09-1770 em Barbacena, filha de Francisco Pereira da Cunha e Ana Maria de Jesus.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 10-08-1761 Passatempo, João, f.l. Jose Machado Toste e Ana Maria, padr.: Jose da Silveira Machado e s/m Maria Antonia.

 

Alferes João testou em 10-12-1829 na fazenda S. Domingos, declarou os três filhos legítimos e um filho natural. Faleceu em 09-01-1830 e foi inventariado pela viúva em 23 de abril do mesmo ano (inventário neste site, colaboração de José Olinto Xavier da Gama). Geração legítima na família “Ana Maria de Jesus Paiva Coimbra - Pereira da Cunha.

 

No estado de solteiro, João teve o filho natural:

2-1n João Machado de Santa Ana, filho natural de Isabel Joaquina de Almeida..

 

3- Manoel Machado Tostes, natural da freguesia de S. João del Rei. Na capela do Bom Sucesso em 1788 casou com Clara Rosa da Assumpção, filha de Bento de Jesus Teixeira e Antonia Ribeira da Silva. Geração na família”Antonio de Faria Moreira” Cap. 4º.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos [danificado] embro de 1788 Cap. Bom Sucesso Manoel Machado Tostes, f.l. Jose Machado Tostes e Ana Maria do Rosario, n/b na freg. de S. João; = cc. Clara Rosa da Assumpção, f.l. de Bento de Jesus Teixeira e Antonia Ribeira da Silva, n/b nesta freguesia, e logo lhes dei as bençãos.

 

4- Maria Joaquina de São José, natural de Congonhas do Campo-MG. Em S. João del Rei aos 28-09-1779 casou com Domingos Francisco Ribeiro, natural de Carijos-MG, filho de Antonio Dutra da Costa e Maria Bernarda.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas 28-09-1779 matriz, Domingos Francisco Ribeiro, f.l. Antonio Dutra da Costa e Maria Bernarda, n/b na freg. dos Carijos deste bispado; = cc. Maria Joaquina de São Jose, f.l. Jose Machado Toste e Ana Maria do Rosario, n/b na freg. das Congonhas do Campo

          Domingos foi nomeado 3º testamenteiro do sogro. Foram pais de, pelo menos:

4-1 Ana, afilhada e legatária do avô materno:”deixo a minha afilhada Ana, filha de Domingos Francisco Ribeiro, minha neta vinte oitavas”.

 

5- Josefa Maria dos Anjos, batizada no Passatempo em 07-07-1766. Em 31-07-1785 na Capela do Bom Sucesso casou com Antonio da Costa Silva, batizado em Barbacena-MG aos 27-04-1742, filho de Luiz da Costa Silva, natural de Padim, Arcebispado de Braga e Páscoa da Silveira, neto paterno de Manoel da Costa Galvão e Custódia da Silveira; inseridos na família “Pascoal de Souza Pereira”.

Antonio era viúvo de Vitória Maria do Nascimento, filha de Álvaro Pinto de Andrade e Maria Sardinha da Silveira, família “Antonio de Faria Moreira “Cap. 1º.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 07-07-1766 Passatempo, Josepha, f.l. Jose Machado Toste e Ana Maria, padr.: Manoel de Souza Pacheco, solteiro e Maria Pereira.,

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 31-07-1785 Capela do Bom Sucesso, Antonio da Costa Silva, viuvo de Victoria Maria do Nascimento; = cc. Josefa Maria dos Anjos, f.l. de Jose Machado Tostes e Ana Maria do Rosario, bat.na Capela da Senhora da Gloria do Passa Tempo da freg. da vila de S. Jose

 

Barbacena-MG aos 27-04-1742 bat. ANTONIO, f de Luiz da Costa e de s/m Pascoa da Silveira, padr.: Antonio de Ornellas da Costa e Maria Ignacia, solteiros.

Josefa em 1814 requereu dispensa de afinidade em 2º grau para se casar com José Pereira Ramos “pq o orador foi padrinho de Ana, filha da oradora, e por essa razão se acham ligados em impedimento de 2º grau de afinidade”.

          José Pereira Ramos, natural de Barbacena-MG, era filho de Manoel Pereira Balbão e de Maria Fernandes dos Reis, família “André Fernandes Chaves”, neste site. Viúvo, em 07-08-1823 José casou segunda vez com Laureana Maria das Neves, viúva do Alf. Bento Ferreira de Carvalho.

Pouso Alegre, MG Igreja Bom Jesus processo matrimonial 1813-1814

Querem casar Jose Pereira Ramos,, f.l. Manoel Pereira Galvão e D. Maria Frz dos Reis nat. e bat. na freguesia de Barbacena, com D. Josefa Maria dos Anjos, viuva do Furiel Antonio da Costa Silva,

Aos 11-08-1814 dizem os oradores Jose Pereira Ramos e D. Josefa Maria dos Anjos que eles são impedidos para se casarem pq o orador foi padrinho de Ana, filha da oradora, e por essa razão se acham ligados em impedimento de 2º grau de afinidade. E pq a oradora é viuva do Furriel Antonio da Costa e tem a seu cargo uma numerosa familia (...).

Jose Pereira Ramos, homem branco, solteiro, natural da vila de Barbacena e morador desta freguesia de 50 anos de idade, vive de sua lavoura. Que ele era o orador e se achava ligado com a oradora no impedimento de afinidade em 2º grau por ter sido padrinho de uma filha da oradora, que é verdade ser a oradora viuva e tem uma numerosa familia.

D. Josefa Maria dos Anjos, mulher branca, viuva, moradora desta freguesia, de idade 40 anos q vive de sua lavoura. Q ela oradora se acha ligada com o orador com o impedimento de 2º grau de afinidade por ter o orador batizado uma sua filha. Que ela oradora é viuva e se acha com uma numerosa familia

Testemunhas:

1ª o furriel Antonio Dicianno da Silva, branco, solteiro, natural da vila da Campanha e morador desta freguesia, de 35 anos de idade vive de seu oficio de carpinteiro, aos costumes disse nada.

2ª) Ajudante Agostinho Veloso da Silva, branco, solteiro, natural da freguesia de Itajuba e morador desta, de idade de 38 anos, aos costumes disse nada.

 

Aos 11-08-1814 Diz Jose Pereira Ramos, f.l. Manoel Pereira Balbão e de Maria Frz dos Reis, natural e batizado na freguesia de Barbacena, que ele deseja justificar o seguinte: Q ele veio para esta freguesia de 30 anos e que ele tem 44, é livre e desimpedido para se casar e que ninguem o impede.

 

Fiança: aos 12-08-1814 neste Arraial de Pouso Alegre Felisberto de Souza Furtado abnegando-se por este a apresentar neste Juizo dentro do tempo de quatro meses certidão de banhos e batismo do contraente Jose Pereira Ramos.

 

Aos 12-08-1814 neste Arraial de Pouso Alegre faço estes autos conclusos. Dispenso os oradores Jose Pereira Ramos e D. Josefa Maria dos Anjos do impedimento de 2º grau de parentesco que se achavam ligados e os hei por dispensados

 

 

Furriel Antonio e Josefa Maria foram pais de, q.d.:

5-1 Gertrudes, batizada em 24-08-1786. Afilhada e legatária do avô materno: “a minha neta Gertrudes, filha de Antonio da Costa e Josefa Maria dos Anjos quarenta oitavas”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 24-08-1786 na capela de N Sra do Bom Sucesso bat a Gertrudes, f.l. Furriel Antonio da Costa Silva e Josefa Maria dos Anjos, padr.: Jose Machado Tostes e s/m Ana Maria do Rosario.

5-2 Manoel, batizado em 23-09-1787.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 23-09-1787 na capela de N Sra do Bom Sucesso bat a Manoel, f.l. Antonio da Costa Silva e Josefa Maria dos Anjos, padr.: Alexandre Rodrigues e Ana Maria dos Anjos.

5-3 Antonio, em 09-11-1788.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 09-11-1788 na capela de N Sra do Bom Sucesso bat a Antonio, f.l. Furriel Antonio da Costa Silva e Josefa Maria dos Anjos, padr.: João Machado de Santa Ana e Maria Ferreira, solteira..

5-4 Maria em 20-06-1790.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 20-06-1790 na capela de N Sra do Bom Sucesso bat a Maria, f.l. Furriel Antonio da Costa Silva e Josefa Maria dos Anjos, padr.: Jose Machado Pinheiro e Ana Maria do Rosario, casada.

5-5 Luiz batizado em 13-11-1791. Luiz Antonio da Silva, casado em 1814 (testemunha na dispensa do irmão Jossé).

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 13-11-1791 na capela de N Sra do Bom Sucesso bat a Luiz, f.l. Furriel Antonio da Costa Silva e Josefa Maria dos Anjos, padr.: Padre Dionisio Gonçalves Pedreira e Ana Vitoria, casada..

5-6 Antonio, em 07-07-1793.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 07-07-1793 na capela de N Sra do Bom Sucesso bat a Antonio, f.l. Furriel Antonio da Costa Silva e Josefa Maria dos Anjos, padr.: Antonio Rodrigues da Costa e Teresa de Jesus mulher de Marsal Vieira Homem.

5-7 Severino em 14-12-1794.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 14-12-1794 na capela de N Sra do Bom Sucesso bat a Severino, f.l. Furriel Antonio da Costa Silva e Josefa Maria dos Anjos, padr.: Antonio Machado de Santana e Francisca Gomes a Silva mulher de Manoel de Souza Pereira.

5-8 José, batizado em em 31-07-1796.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 31-07-1796 na capela de N Sra do Bom Sucesso bat a Joseph, f.l. Furriel Antonio da Costa Silva e Josefa Maria dos Anjos, padr.: Alf. Pedro Roddrigues de Faria.

          José da Costa e Silva, aos 13-11-1814 dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, casou com Joaquina Esmeria de Jesus, natural de Barbacena, filha de Domingos Pereira dos Santos e Ana Inacia Franco

Pouso Alegre, MG Igreja Bom Jesus processo matrimonial

Autuação aos 13-11-1814  Jose da Costa Silva e Joaquina Esmeria de Jesus

Dizem Jose da Costa Silva, f.l. Furriel Antonio da Costa e de Josefa Maria dos Anjos, natural do Bom Sucesso e Joaquina Esmeria de Jesus, f.l. Domingos Pereira e Ana Inacia Franco, natural de Barbacena que eles desejam justificar

(...)

Q o justificante veio para esta freguesia de oito anos e tem dezoito anos de idade.

A justificante tem 14 anos de idade. São solteiros, livres e desimpedidos para se casarem.

Testemunhas:

1ª) Domingos Pereira dos Santos, branco, casado, natural da freguesia de Barbacena e morador nesta, de idade 44 anos, aos costumes disse ser pai da justificante.

2ª) Felisberto de Souza Furtado, branco, casado natural do Arraial de Lavras do Funil e morador desta freguesia, de idade 29 anos, aos costumes disse ser cunhado do justificante e da justificante.

3ª) Manoel Domingues da Costa, branco, casado, natural da vila de S. João del Rei e morador nesta, de idade 40 anos, aos costumes disse ser primo terceiro da justificante.

4ª) Luiz Antonio da Silva, branco, casado, natural da vila de S. João del Rei e morador nesta freguesia, de idade de 24 anos, aos costumes disse ser irmão do justificante (aa) Luiz An.to da S.ª

Conclusão aos 13-11-1814.

 

Pouso Alegre, MG Igreja Bom Jesus aos 13-11-1814 nesta matriz se receberam Jose da Costa Silva, f.l. Furriel Antonio da Costa Silva e de Josefa Maria dos Anjos, natural do Bom Sucesso = cc Joaquina Esmeria de Jesus, f.l. Domingos Pereira e Ana Inacia Franco, natural de Barbacena. Test.: Manoel Domingues e Felisberto de Souza.

 

5-9 Francisco em 11-01-1798.

Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 11-01-1798 Francisco, f.l. Antonio da Costa Silva e Josefa Maria dos Anjos, padr.: Francisco da Costa e Ana Maria.

5-10 Izabel Pereira de Jesus , natural das Lavras. Em Pouso Alegre aos 05-02-1813 casou com João Gomes Correa, natural das Lavras, filho de Antonio Gomes Correa e Angelica Clara de Jesus casados em Carrancas em 04-10-1779, neto paterno de Pedro Gomes Correa e Cristina Maria de Moraes, neto materno de João Rodrigues Rosa e Catarina Maria de São Francisco, família “Pedro Martins”, neste site.

Pouso Alegre, MG Igreja Bom Jesus aos 05-02-1813 sem impedimento João Gomes Correa, f.l. Antonio Gomes Correa e Angelica Clara, natural e batizado nas Lavras = cc Izabel Pereira de Jesus, f.l. Antonio da Costa Silva e D. Josefa Maria dos Anjos, natural e batizada nas Lavras, e logo receberam as bençãos.

5-11 Domingos da Costa e Silva, natural de Lavras. Em Pouso Alegre aos 26-01-1824 casou com Maria Joaquina do Rosário, natural de Santa Ana do Garambeu, filha de Francisco Xavier de Mendonça e Maria Joaquina do Rosário.

Pouso Alegre, MG Igreja Bom Jesus aos 26-01-1824 nesta matriz de Pouso Alegre se receberam Domingos da Costa e Silva, f.l. Antonio da Costa Silva e Josefa Maria dos Anjos, já falecidos, natural das Lavras do Funil = cc Maria Joaquina do Rosario, f.l. Francisco Xavier de Mendonça e Maria Joaquina do Rosario, natural de Santa Ana do Garambeu.

5-12 Sebastiana Policena de Jesus aos 07-01-1824 casou com Fidelis Luiz Brandão, filho dos falecidos Francisco Luiz Brandão e Inacia Joaquina de Jesus.

Pouso Alegre, MG Igreja Bom Jesus aos 07-01-1824 nesta matriz de Pouso Alegre se receberam Fidelis Luiz Brandão, f.l. Francisco Luiz Brandão e Inacia Joaquina de Jesus, ambos já falecidos = cc Sebastiana Policena de Jesus, f.l. Antonio da Costa Silva e Josefa Maria dos Anjos, ele natural da capela da Sra da Saude, filial de Pitangui e ela desta freguesia.

5-13 Ana, afilhada de José Pereira Ramos: ”o orador foi padrinho de Ana, filha da oradora, e por essa razão se acham ligados em impedimento de 2º grau de afinidade. E pq a oradora é viuva do Furriel Antonio da Costa”.

 

6- Antonio Machado de Santana, com 28 anos em 1797. 2º testamenteiro paterno e tutor de seus sobrinhos filho de José Pinheiro Machado. Foi o primeiro marido de Candida Flora de Castro, filha de José Fernandes Martins e Mariana Candida de Castro. Os filhos do casal foram herdeiros da terça do avô materno, família “Antonio José Barreto”, neste site:

6-1 Mariana, com 16 anos em 1829 (inventário ndo avô materno).

6-2 Ana, 13 anos.

6-3 José, 11 anos.

6-4 Maria, 9 anos

6-5 Cândida, 7 anos.

6-6 Antonio, com 6 anos em 1829. Antonio Machado de Santana aos 03-09-1845 casou com Mariana Ambrosina dos Anjos, filha de Carlos Ribeiro de Jesus e Emerenciana Cândida de Jesus; “família ”Antonio de Faria Moreira” Cap. 4º.

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - aos 03-09-1845 dispensados de consanguinidade, Antonio Machado de Santa Ana, branco 22 anos, f.l. Alf. Antonio Machado de Santa Ana e D. Candida Flora de Castro, da vila da Oliveira = cc D. Mariana Anbrosina dos Anjos, branca 15 anos, f.l. Carlos Ribeiro de Jesus e D. Emerenciana Candida de Jesus, da freguesia de Bom Sucesso; test.: Marcelino Jose Machado e Jose Coelho dos Santos.

 

7- Ana Maria dos Anjos aos 11-01-1788 casou com Antonio Ribeiro de Jesus, filho de Bento de Jesus Teixeira e Antonia Ribeira da Silva. Geração na família “Antonio da Faria Moreira” Cap. 4º.  Entre seus filhos:

7-2 Carlos Ribeiro de Jesus, batizado em 30-03-1802. Aos 01-10-1837 casou com Emerenciana Cândida de Jesus, filha do falecido Alf. Domingos Monteiro Lopes e Mariana Teresa de Jesus. Geração na família citada,

Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 01-10-1827 nesta matriz, Carlos Ribeiro de Jesus, f.l. Ten. Antonio Ribeiro de Jesus e D. Ana Maria Dos Anjos = cc D. Emerenciana Candida de Jesus, f.l. do Alf. Domingos Monteiro Lopes, já falecido e D. Mariana Teresa de Jesus, Ambos nts e moradores nesta freguesia; test.: Jose dos S.tos de Faria e o Cap. Cesario Francisco de Souza.

Entre os filhos do casal:

7-2-1 Mariana Anbrosina dos Anjos, batizada em 31-08-1828. Em 03-09-1845, casou com Antonio Machado de Santa Ana, de 22 anos e filho do Alf. Antonio Machado de Santa Ana e Cândida Flora de Castro, 6-6 supra.