PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

JOSÉ JOAQUIM CORREA GUIMARÃES

(atualizado em 06-julho-2014)

 

 

 

Anderson Maciel Reinaldi

Fontes:

Arquivo da Cúria de Campanha-MG

Livros de batismo e casamento da paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca

Arquivo Público Mineiro – Belo Horizonte-MG

documentos referentes à Guarda Nacional de Aiuruoca

 

 

José Joaquim nasceu aos 14 de fevereiro de 1776 na freguesia de São Miguel de Vilela, Concelho de Povoa de Lanhoso, Braga, Portugal, batizado aos 18 do mesmo mês, segundo filho do casal João Manoel dos Guimarães Peixoto e Ana Maria do Vale, neto paterno de Manoel dos Guimarães Peixoto e Sebastiana Alves, neto materno de Lourenço do Valle e Catarina Antunes.

 

Ascendência Paterna de José Joaquim

Ascendência Materna de José Joaquim

 

 

São Miguel de Vilela, Póvoa de Lanhoso, Portugal

“Aos catorze dias do mês de Fevereiro do anno de mil sete centos e setenta e seis annos nasceo Jose filho de Joam Manoel e de Anna Maria do lugar do Outeiro desta freguesia, neto paterno de Manoel Peixoto e de Sebastiana Alves ambos do lugar da Portella da freguesia da Fonte Arcada e materno de Lourenço do Valle e Catarina Antunes do lugar do Outeiro desta freguesia, o coal eu Manoel do Valle Araújo baptizei aos dezoito do dito mês de que foram padrinhos Jose do Valle (?) da Rua dos Locreiros freguesia de ? e madrinha Custodia filha de Pedro Fernandes testemunhas o dito Manoel Peixoto e Manoel Luis da mesma parte do padrinho que todos aqui assignaram era ut supra”

 

Emigrou ainda jovem para o Brasil, Aiuruoca nas Minas Gerais aonde se casou aos 13 de Janeiro de 1795 com Maria Joaquina da Silveira (ou da Conceição), natural de Aiuruoca, filha de Silvestre Dutra Pinheiro e Maria da Conceição, família “José Martins do Prado”. Casou-se segunda vez com Maria Faustina de Jesus.

“Aos treze dias do mês de Janeiro de mil, septecentos, noventa e cinco annos pela hua hora depois do meio dia nesta Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Ayuruoca, onde os contraentes sam  moradores, feitas as denunciacoens na forma do sagrado concilio Tridentino, e constituição sem se descobrir impedimento algum como consta da Provisão que fica em meu poder, na minha presença e das testemunhas assignadas o Capitão Manoel Ribeiro da Silva, Joseph Garcia, João Ferreira Felgas, e outras muitas que presentes se achavam, se casarão por palavras de presente et in facie ecclesiae; Joseph Joaquim Correa Guimarens, filho legitimo de Manoel Peixoto e Anna Maria do Valle, natural e baptizado na freguesia de São Miguel do Vilella, Termo de Guimaraens, Arcebispado de Braga, e Maria Joaquina da Silveira filha legitima de Silvestre Dutra Pinheiro e Maria da Conceição natural, e baptizada  nesta freguesia de Ayuruoca; e logo lhes dei as bençoens nupciais na forma do Ritual Romano, e para constar fiz este assento que assignei, dia, mês, e era, ut supra.”

 

Militar, era furriel quando do batizado de seu filho Domiciano em 1801, alferes quando do batizado do filho Justino em 1806, capitão em 10 de fevereiro de 1824 quando do depoimento de seu filho Justino José Correa no seu processo de dispensa matrimonial e sargento-mor ao falecimento de sua esposa, Maria Joaquina da Silveira.

 

Ingressou na Irmandade do Santíssimo Sacramento em 16 de abril de 1808.

 

O Sargento-mor José Joaquim Correa, recenseado em Aiuruoca em 1831, negociante, aparece em alguns documentos como Cavaleiro da Ordem de Cristo, foi o último comandante do Regimento de Cavalaria situado em Aiuruoca o que se observa em uma ata de 12 de novembro de 1837 que se refere à eleição de Estado Maior do Batalhão de Infantaria recém-criado e extinguindo o Regimento de Cavalaria. Em documento datado de 03 de março de 1843, menciona o sargento-mor José Joaquim Correa como o delegado de Aiuruoca e seu filho homônimo como sub-delegado.

 

Maria Joaquina da Silveira faleceu em 08 de dezembro de 1845 e foi inventariada pelo viúvo em 1847.

 

José Joaquim faleceu em 13 de Agosto de 1858 e foi inventariado no ano seguinte por seu filho Justino.

 

Foram filhos de José Joaquim, segundo seu inventário e o de Maria Joaquina, consultados em 1994 pelo autor em Aiuruoca-MG e atualmente arquivados no Museu Regional de S. João del Rei:

 

Com Maria Joaquina da Silveira, dez filhos que chegaram a idade adulta:

1- José Joaquim Correa

2- João Teodoro Correa

3- Domiciano Correa

4- Henrique Correa

5- Justino José Correa

6- Venância Correa

7- Ezequiel José Correa

8- Desidério Correa

9- Maria Luiza

10- Policena Maria da Conceição

 

Com Maria Faustina de Jesus, sete filhos:

11- João

12- Maria

13- Geraldo

14- Sabino

15- Teodoro

16- Antonio

17- Mariana

 

Com Helena de Faria de Andrade o filho:

18- José de Faria Correa. Família Antonio Gracia I- Cap. 6º.

 

1- Furriel José Joaquim Correa casado com Maria Marcelina do Espirito Santo, filha de Domingos Martins Borralho e Maria Antonia de Jesus. Geração na família “Os Barbosa Lima” I- Cap. 6º.

          Em 1831 eram moradores em Aiuroca e em 1847 em Caldas-MG

 

2- João Teodoro Correa, residente em Baependi.

 

3- Domiciano Correa batizado aos 10-11-1801 em Baependi com registro em Aiuruoca. Era residente em São Paulo-SP em 1847.

Aos 10/11/1801 – livro de batismos de Aiuruoca – na Matriz da freguesia de Baependi – Domiciano filho legítimo do Furriel Jose Joaquim Correa Guimarães e de Maria Joaquina da Silveira, padrinhos Manoel Alves Taveira com procuração de Jose Pinto Ribeiro e D. Clara Maria Ribeiro mulher do Taveira, padrinhos de Baependi e os mais desta de  Aiuruoca

 

4- Henrique José Correa, residente em Resende-RJ. Encontramos Henrique registrando terras em 1856, herança dos sogros.

B7: N. Sra. da Conceição do Campo Alegre, Resende - RJ, lv. 67 fls. 167, 272- Henrique Jose Correa, por compra aos herdeiros do finado Joaquim Francisco de Tolledo na fazenda Monte Alto, bem como por herança de meu sogro e sogra, confinando a dita fazenda com a dos senhores: Jose Vieria Cortez, Jose da Silva Lima, Jose da Silva Ramos, Antonio de Oliveira Porto, Jose Serafim de Almeida, e os herdeiros do finado Manuel Francisco da Silva d. Anna Joaquina Ferreira de Souza. Gramma 25 jan 1856

Casou com Lina da Cunha e tiveram, pelo menos:

4-1 Jesuíno José Correa casou com Ana Alexandrina Correa, filha de Esequiel José Correa e Maria Claudina de Paiva, 7-5 abaixo.

Pais de, pelo menos:

4-1-1 Amélia Augusta Correa, em 1896 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade “3º grau atingindo 2 duplicado” para se casar com Valério José Correa 5-1 abaixo.

(pesq. Anderson Reinaldi) Dispensa Aiuruoca, 1896

VALÉRIO JOSE CORREA filho de Justino Jose Correa e Venancia Altina da Conceição, np de JJ Correa e Maria Joaquina da Conceição e nm de Vicente Ferreira de Carvalho e de Feliciana de Jesus

AMÉLIA AUGUSTA CORREA filha de Jesuíno Jose Correa falecido e Ana Alexandrina Correa, np de Henrique Jose Correa e Lina da Cunha nm de Ezequiel Jose Correa e Maria Claudina de Paiva

Henrique e Justino irmãos 3º grau atingindo 2 º duplicado

Ezequiel e Justino irmãos

 

5- Justino José Correa, batizado em Aiuruoca aos 03-04-1806. Inventariante paterno.

Livro de Batismos de Aiuruoca - Justino bat. 03/04/1806 f º Alferes Jose Joaquim Correa e Maria da Conceição, padrinhos Alferes Jeronimo de Arantes Marques e Custodia filha de João Pinto Ribeiro

 

Justino casou três vezes. Em 1824 requereu dispensa de consanguinidade em 4º grau e de afinidade ilícita em 2º grau mixto ao 1º “O orador conheceu carnalmente a Maria Garcia, tia carnal da oradora” para se casar com Venância Altina da Conceição, batizada em 06-02-1809, filha de Vicente Ferreira de Carvalho e Feliciana Maria de Jesus (família “Antonio Gracia” I, Cap. 5º).

Justino, segunda vez, casou com Justa Inocencia dos Ceus C.. Terceira vez, aos 01-09-1877 com dispensa do impedimento de 4º grau atingente ao 3º grau, com Jacinta Leopoldina de Andrade, viúva de Graciano Antonio de Carvalho e filha do Major Cândido José de Jesus, falecido com testamento em 12-08-1878 e Ana Cristina de Andrade. Por Major Cândido, bisneta de Genoveva Maria de Jesus - família “João Ferreira Felgas” neste site.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas.-  aos 01 set 1877 matriz - disp. imp. cons. 4º grau que atinge ao 3º e de outro qq; habilitados por provisão, por ter a contraente morado no bispado do Rio. Justino Jose Correa, viuvo de d. Justa Innocencia dos Ceus  C------a (?); c/ d. Jacintha Leopoldina de Andrade, viuva de Gracianno Antonio de Carvalho, moradora desta freguesia. Test.: dr. Fidellis de Andrade Botelho e Antonio Gregorio de Andrade.

Justino faleceu aos 24-10-1885 com testamento registrado no Livro de Óbitos da matriz. Sem geração do segundo e terceiro matrimônio, teve com Venância geração descrita na família “Antonio Gracia” I-, Cap. 5º.

 

Entre seus filhos:

5-1 Valério José Correa, filho de Justino e Venância. Em 1896 requereu dispensa para se casar com sua prima Amélia Augusta Correa, 4-1-1 supra.

 

6- Venância Correa casada com Bento José de Paula. Venância já era falecida em 1859.

 

7- Ezequiel José Correa. Capitão em 1886. Foi casado com Maria Claudina de Paiva (ou de Toledo como nomeada no batismo do filho Ezequiel), filha de Joaquim Francisco Morato e Alexandrina Angélica de Toledo, neta paterna de José Francisco Morato e Ana Maria Pimenta de Godoy, neta materna de Francisco Inácio de Toledo e Escolástica Joaquina de Paiva. Família “Paiva” Cap. 2, § 6º.

          Maria Claudina faleceu em 12-04-1886 com testamento registrado no Livro de Óbitos de Aiuruoca:

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 12 abril 1886 Maria Claudina de Paiva cc cap. Ezequiel Jose Correa, 75 anos.

Filhos: Carolina, Porphirio já falecido (deixou 2 filhos: Henrique e Lindolpho); Cyrillo, Antonio, Anna, Ezequiel.

Test.: 1- meu marido; 2-m/filha Carolina Leopoldina; 3- m/filho Cyrillo de Guimarães Correa. 06 novembro 1885. Registrado 12 abril 1886.

 

          Ezequiel e Maria Claudina tiveram, segundo testamento de Claudina, seis filhos:

7-1 Carolina Leopoldina, batizada aos 10-05-1835. 2ª testamenteira materna.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG --  batismos - aos 10-5-1835 matriz, CAROLINA, f.l. de Zechiel Jose Correia e de d. Maria Claudina, padr.: sargento mor Jose Joaquim Correia e d. Escolastica Joaquina de Paiva, padrinhos e avós.

7-2 Porfirio, já era falecido em Novembro de 1885, deixou dois filhos: Henrique e Lindolfo.

7-3 Cirilo de Guimarães Correa. 3º testamenteiro materno

7-4 Antonio

7-5 Ana Alexandrina Correa, casou com Jesuíno José Correa 4-1 supra, ali a geração.

7-6 Ezequiel, batizado aos 03-05-1849

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG --  batismos - aos 3-5-1849 matriz EZEQUIEL, f.l. de Ezequiel Jose Correa e Maria Claudina de Toledo, padr.: ---- Jose de Assis e Alexandrina Querubina de Jesus.

 

8- Desidério José Correa, com 19 anos no censo de 1831. Casou com Cecília Marcelina de Jesus. Desidério foi tambem casado com Flavia Eugenia de Paiva, filha de Flavio Antonio de Paiva e Maria Rodrigues da Gloria Nogueira e tiveram:

8-1 Maria Madalena de Paiva, filha legitima de Desidério e Flavia Eugenia. Em Cristina-MG aos 03-06-1890 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 3º grau lateral igual duplicado em dois troncos, para se casar com Francisco José de Mello, Francisco Jose de Mello, filho de Francisco Jose de Mello e Flora Lucinda Nogueira, neto paterno de Antonio Alves de Mello e Maria de Paula Apolinaria, neto materno de Placido José Nogueira e Pulcina Maria dos Santos

Cristina, MG Lv misto 1889-1893. Aos 03-06-1890 Autuação freguesia do Espirito Santo de Cristina, MG.

Oradores Francisco Jose de Mello e Maria Magdalena de Paiva,ele f.l. de Francisco Jose de Mello e Flora Lucinda Nogueira, neto paterno de Antonio Alves de Mello e Maria de Paula Apolinaria, e pela materna de Placido Jose Nogueira e Pulcina Maria dos Santos; ela filha leg. de Deziderio Jose Correa e Flavia Eugenia de Paiva, neta paterna de Jose Joaquim Correa e Maria Joaquina da Conceição, e pela materna de Flavio Antonio de Paiva e Maria Roiz da Gloria Nogueira - impedimento de consanguinidade em 3º grau lateral igual, duplicado em dois troncos, porque Maria de Paula Apolinaria, avó paterna do orador e Flavio Antonio de Paiva, avô materno da oradora são irmãos só de pais, não havendo parentesco entre o pai comum e ambas as mães, e nem estas entre si.

Tambem Placido Jose Nogueira, avô materno do orador, e Maria Roiz da Gloria Nogueira, avó materna da oradora, eram irmãos de pai e mãe que não tinham parentesco entre si, assim como não havia parentesco entre o pai [fim da pg frente sem continuação].

 

9- Maria Luiza Correa casada com Vicente Campos e Silva, residentes em Caldas-MG.

 

10- Policena Maria da Conceição, batizada em Aiuruoca aos 30-08-1814. Casou com Antonio Pereira da Silva e foram moradores em Baependi-MG.

(pesq. Anderson Reinaldi) Aiuruoca-MG – Registro Religioso - bat 30/08/1814 – POLICENA filha do Ten. José Joaquim Correa e de Maria Joaquina da Silveira. Pp Antônio Teodoro de Araújo e Teresa da Cunha por procuração que apresentou Maria de Souza Lopes.

 

11- João, com 19 anos em 1859. Filho natural de Maria Faustina, legitimado após subsequente matrimônio.

 

12- Maria, com 15 anos. Tambem filha natural de Faustina posteriormente legitimada.

 

13- Geraldo, com 13 anos em 1859.

 

14- Sabino, com 10 anos.

 

15- Teodoro com 8 anos.

 

16- Antonio, batizado aos 29-01-1854.

(pesq. Anderson Reinaldi) Aiuruoca-MG – Registro Religioso - bat 29/01/1854 – ANTÔNIO filho do Major José Joaquim Correa e de Maria Faustina de Jesus. Pp o Cônego Antônio dos Reis Silva Resende e Ana mulher de José Manoel de Barros.

 

17- Mariana, batizada aos 10-05-1856.

(pesq. Anderson Reinaldi) Aiuruoca-MG – Registro Religioso - bat 10/05/1856 – MARIANA filha do Major José Joaquim Correa e de Maria Faustina da Conceição. Pp Cap. José Esaú dos Santos e Ambrosina Maximilla de Meirelles.