PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Sargento Mor José Joaquim Correa

 (atualizado em 07-janeiro-2012)

 

 

 

Regina Moraes Junqueira

 

 

Sargento Mor José Joaquim Correa, Cavaleiro da Ordem de Cristo, nasceu na freguesia da Candelária, cidade do Rio de Janeiro, filho de Antonio Francisco da Costa e de Isabel Maria de Jesus.

 

Por volta de 1760 já estava morando em São João Del Rei, onde estabeleceu seus negócios.

 

José Joaquim casou em 21-08-1774 com Francisca Antonia de Paula, nascida em São João Del Rei, filha de Josefa Joaquina da Câmara, esta natural do Rio de Janeiro, filha de Antonio Martins Branco e Josefa Caetana Rosa.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 21-08-1774 matriz, Jose Joaquim Correa, f.l. Antonio Francisco da Costa e Maria de Jesus, n/b na freg. da Candelaria da cidade do Rio de Janeiro; = cc. Francisca Antonia de Paula, filha de Josefa Joaquina da Camara, exposta em casa do Dr. Francisco Jose de Souza.

 

Josefa Joaquina foi casada com Manoel Caetano de Azedias, com quem teve uma filha, Mariana Joaquina de Azedias e Câmara. Separou-se do marido, e foi morar em São João Del Rei, onde, ainda casada embora separada, teve dois filhos: Francisca Antonia acima referida e Manoel Joaquim Marreiros, médico, residente no Rio de Janeiro. Josefa faleceu com testamento aberto aos 16-05-1805, disponibilizado neste site por Sílvia Eleutério. Foi irmã de Ana Maria Joaquina Rosa e tia de  Maria Caetana Rosa da Anunciação (Família “Silva Pereira”, 3-3)

 

Francisca Antonia de Paula, aos 24-09-1791, havia vendido bens da meação do seu casal ao negociante Capitão Gonçalo Ferreira de Freitas. Faleceu em 1791 e teve seu inventário aberto aos 29-11 do mesmo ano.

 

José Joaquim faleceu com testamento redigido em 1833 e codicilio de 09-02-1837. Deixou vários legados e missas pela alma de seu irmão Francisco Antonio da Costa.

 

José e Francisca tiveram, segundo seus inventários (neste site) oito filhos:

1- Antonio Joaquim Correa.

2- Mariana Francisca de Paula.

3- Nicolau Antonio Correa

4- Joaquim Desidério de Paula

5- Francisco Antonio de Paula Correa

6- Bárbara Marcelina de Paula

7- Bernardina Eufrazia de Paula

8- Jesuína Cândida de Paula

 

1- Antonio Joaquim Correa, com 16 anos em 1791. Foi mandado para Coimbra para se formar, mas segundo seu pai nunca se matriculou na Universidade. Ficou no entanto uns oito anos em Portugal “sem que se ocupasse em outra coisa mais que nos divertimentos profanos de jogos e paravilhações libidinosas”. Faleceu no estado de solteiro, antes de 1833, em São Luiz do Maranhão.

 

2- Mariana Francisca de Paula, com 14 anos em 1791, e mais de 50 em 1839, aparentemente solteira. Foi a inventariante do pai.

 

3- Nicolau Antonio Correa, com 12 anos em 1791. Em 1805 era soldado da Segunda Companhia do Esquadrão na Praça do Rio de Janeiro. Outorgou procuração, juntamente com seu irmão Francisco Antonio, ao tio Padre Manoel Antonio de Castro

 

4- Joaquim Desidério de Paula, com 11 anos. Alferes Joaquim, morador em Pitangui, casou com Rita Maria de Jesus e faleceu durante a inventariança paterna, deixou geração.

 

5- Francisco Antonio de Paula Correa, com 9 anos em 1791. Em 1805 era soldado da Primeira Companhia do Regimento da Artilharia da Côrte da cidade do Rio de Janeiro. Já era falecido em 1837, solteiro, sem descendentes (testamento paterno).

 

6- Bárbara Marcelina de Paula com 7 anos em 1791. Aos 13-04-1801 casou com o Capitão Fernando José de Almeida e Souza, batizado na Vila de São José em 07-08-1763, filho do Capitão Antonio Joaquim de Almeida e Souza e Ana Gertrudes Pereira, neto paterno de Silvestre de Souza e de Ana de Almeida, neto materno de Helena de Jesus e seu segundo marido Antonio Gomes Pereira, família “Helena de Jesus e seus Dois maridos”.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 13-04-1801 no Oratorio da casa do Capitão José Joaquim Correa desta Vila de São José. Capitão Fernando Jose de Almeida e Souza, f.l. Cap. Antonio Joaquim de Almeida e Souza e D. Ana Gertrudes, n/b na freg.da vila de S. Jose; = cc. D Barbara Marcelina de Paula, f.l. Cap. Jose Joaquim Correa e D. Francisca Antonia de Paula, n/b nesta freguesia.

 

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 07-08-1763 matriz, Fernando, f.l. Antonio Joaquim de Almeida e Ana Gertrudes, padr.: Vicente Joseph dos Santos e Joana da Assunção, mulher de Gonçalo Gomes Pereira.

          Foram moradores em Barbacena onde o Capitão Fernando, então Major faleceu em 21-08-1845 com 80 anos declarados.

inserida no inventário do sogro: fls. 171

Aos vinte e um de Agosto de mil oitocentos e quarenta e cinco sepultou-se dentro da Matriz desta cidade em sepultura do Santíssimo, por ser irmão o Major Fernando José de Almeida e Souza, branco de idade maior de quarenta anos, digo de oitenta anos, casado com Dona Bárbara Marcelina de Paula, faleceu com o sacramento da penitência e extrema unção (...).

 

Compareceram oito filhos do casal no inventário do avô materno:

6-1 Maria Cândida de Paula, afilhada do avô materno

6-2 Mariana Eufrosina da Paixão

6-3 Ana Bárbara de Paula

6-4 Jesuína Cândida de Paula

6-5 Gabriela Augusta de Souza Correa

6-6 José Joaquim Correa de Almeida, padre. Foi o tutor do irmão Januário.

6-7 Januário Carlos de Almeida e Souza

6-8 Mariano Carlos de Souza Correa. Em 1846 passa procuração da cidade do Rio de Janeiro ao irmão Padre José.

 

7- Bernardina Eufrazia de Paula, com 4 anos em 1791.

 

8- Jesuína Cândida de Paula , com 3 anos em 1791. Casou com o Capitão Mor João Pereira Pimentel que foi sócio como sogro em loja de secas. Capitão João Pereira já era falecido em 1833.

Pais de, legatários do Sargento Mor José Joaquim:

8-1 Ana Querubina Pimentel, afilhada do avô materno

8-2 Francisca Cândida Pimentel

8-3 Pedro Pereira Pimentel

8-4 Aureliano Pereira Correa Pimentel, testamenteiro da tia Mariana.

8-5 Maria Madalena Pimentel