PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

José Correa da Costa e Apolônia Maria de São José

(atualizado em 09-abril-2016)

 

Bartyra Sette

 

 

Este casal de açorianos transferiu-se para o sul de minas e se estabeleceu em Ouro Branco, onde casaram em 09-01-1735 e nasceram os filhos na primeira metade do século XVIII.

 

José era natural da Freguesia de Rabo do Peixe da Ilha de São Miguel Bispado de Angra, filho de Antonio Correa e Sebastiana da Costa, já falecidos em 1735. Apolonia era natural da freguesia de Santa Luzia da Ilha Terceira do mesmo bispado, filha dos falecidos Marcos Soares e Maria de Ávila.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 09-01-1735 test.: Domingos Pereira Leite e Inacio Dias. Jose Correa da Costa, nat. da freg. do Bom Jesus do Rabo de Peixe Bispado de Angra, f.l. Antonio Correa e Sebastiana da Costa, ja defuntos = cc Pelonia Maria de S. Jose, f.l. Marcos Soares e Maria de Avila, ja defuntos e natural da freg. de Santa Luzia da Ilha Terceira do mesmo Bispado.

 

Tiveram ao menos cinco filhos, povoadores de Aiuruoca e cercanias, que encontramos em documentos.

 

1- Genoveva Maria da Conceição, batizada aos 17-03-1738 em Santo Antonio do Ouro Branco. Casou aos 06-03-1753 em Aiuruoca com André Vieira da Fonseca, natural da freguesia do Bom Jesus Ilha de S. Miguel Bispado de Angra, filho de Manoel Vieira da Fonseca e Domingas de Faria.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 17-03-1738 bat a Genoveva, f.l. Jose Correa da Costa e Apolonia Maria de S. Jose, padr.: Francisco da Costa Mattos, e Maria Teresa mulher de Inacio Dias Cardoso.

 

Igreja N. Sra. da Conceicão de Aiuruoca, comarca do Rio das Mortes - casamentos - aos 06 março 1753 - Andre Vieira da Fonseca, n. freg. Bom Jesus do lugar de Rabo de -ey--, ilha de S. Miguel, bisp. de Angra, f.l. de Manoel Vieira da Fonseca e de Domingas de Faria, naturais do mesmo lugar; c/ Genoveva Maria da Conceição, n. da freg. de Sto. Antonio do Ouro Branco deste bispado, f.l. de Joseph Correya da Costa e de Apolonia Maria de São José.

 

Tiveram os filhos, q.d.:

1-1 Felícia batizada em 16-01-1763.

Aiuruoca, MG aos 16-01-1763 na capela do Varador bat a Felicia, f.l. de Andre Vieira da Fonseca e Genoveva Maria, foram padrinhos Antonio F.re e Maria da Assunção.

          Felicia Maria ou Felicia Vieira de Nazare madrinha em vários batismos:

Cabo Verde, MG Igreja N Sra da Assunção aos 05-08-1787 bat a Jose, nascido a 28 do mes p.p., f.l. de Antonio Mina e Modesta crioula, escravos de Maria de Araujo Paes, moradora nesta arraial de Cabo Verde; foram padrinhos Tome Vieira e sua irmã Felicia Maria, solteiros filhos de Andre Vieira e de Genoveva Maria todos desta freguesia.

 

Cabo Verde, MG Igreja N Sra da Assunção aos 27-04-1783 nesta matriz bat. Jose, f.l. de Joaquim Jose Ferraz de Araujo e Ana Vieira, foram padrinhos Andre de Souza Travassos, casado e Felicia Vieira de Nazareth, solteira filha de Andre Vieira e Genoveva Maria, todos desta fregusia.

1-2 André, batizado na Capela do Varadouro aos 05-02-1765, sendo seus padrinhos João Vieira da Fonseca  e sua mulher Josefa Inácia de Jesus, tia materna do batizando.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 05 fev 1765 Varador, Andre, f.l. de Andre Vieyra da Fon.ca e s/m Genoveva Maria da Conceição, padr.: João Vieyra da Fon.ca e Josepha Ignacia de Jesus sua tia. Registro aos 06 fevereiro 1765.

1-3 Francisco, batizado aos 09-11-1767 também no Varadouro, sendo seus padrinhos o tio materno Francisco Correa de Ávila e Ana Maria de Santa Rosa.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 09 nov 1767 Varador, Francisco, fo. leg. de An--- Vieyra da Fonseca e s/m Genoveva Maria da Conceição, nasceu aos 02 do dito, padr.: Fran.co Corr.ª de Avilla seu thio e Anna Maria de Sta. Roza, filha de João Mar---. Aiuruoca 16 agosto 1767.

1-4 Ana Vieira do Espírito Santo casou com Joaquim José Ferraz de Araújo (citado tambem como José Joaquim), natural de Vila Boa de Goias, filho de Gabriel José de Araújo, natural de Santos-SP e de Catarina Cardosa do Prado, natural da cidade de S. Paulo.

          Joaquim José é citado em SL. 3, 350, 5-2 sem a conjuge e a geração. Pais de, pelo menos:

1-4-1 Angelo, batizado em Cabo Verde aos 25-10-1787.

Cabo Verde, MG Igreja N Sra da Assunção aos 25-10-1787 nesta matriz de Cabo Verde bat a Angelo, de 14 dias, f.l. de Jose Joaquim Ferraz n. de Vila Boa de Guayases e de Ana Vieira do Espirito Santo n. da Aiuruoca, moradores em S. Bartolomeu desta freguesia, npaterno de Gabriel Jose de Araujo n. da vila de Santos e de Catarina Cardosa do Prado n. da cidade de S. Paulo, nmaterno de Andre Vieira da Fonseca n. da Ilha de S. Miguel e de Genoveva Maria nb. do Ouro Branco bispado de Mariana; foram padrinhos Joaquim Vieira da Conseca, casado e Felicia Vieira de Nazare, solteira filha de Andre Vieira da Fonseca, aquele com pp de Jose da Silva Pacheco e esta com pp de Josefa Maria da Conceição casada com o dito Jose da Silva moradores da Aiuruoca.

1-4-2 Maria em 09-04-1790.

Cabo Verde, MG Igreja N Sra da Assunção aos 09-04-1790 nsta matriz bat a Maria, f.l. de Joaquim Jose Ferraz de Araujo, nat de vila Boa de Guayases e Ana Vieira do Espirito Santo nat de Aiuruoca e moradores em S. bartolomeu, np de Gabriel Jose de Araujo nat da vila de Santos e Catarina Cardosa do Prado nat da cidade de S. Paulo, nm de Andre Vieira da Fonseca nat da ilha de s. Miguel e de Genoveva Maria nat da freg. do Ouro Branco do Bispado de Mariana, foram padrinhos Vicente Jose do Valle com pp de seu tio Manoel do Vale Guimarães, e a mulher deste Escolastica Maria de Alvarenga, todos desta freguesia.

1-4-3 Maria em 18-06-1793.

Cabo Verde, MG Igreja N Sra da Assunção aos 18-06-1793 nesta matriz bat a Maria, f.l. de Joaquim Jose Ferraz nat da vila Boa de Goiases e de Ana Vieira do Espirito Santo nat da Aiuruoca, np Gabriel Jose de Araujo nat da vila de Santos e de Catarina Cardosa do prado nat de São Paulo, nm de Andre Vieira da Fonseca nat da ilha de S. Miguel e de Genoveva Maria nat da freg. do Ouro Branco, foram padr.: o Padre Francisco Bueno de Azeredo e Genoveva Maria, viuva. O padrinho vigario da freguesia do Rio Pardo e os mais desta freguesia.

1-4-4 Antonio em 18-04-1795.

Cabo Verde, MG Igreja N Sra da Assunção aos 18-04-1795 nesta matriz bat a Antonio, f.l. Joaquim Jose Ferraz de Araujo nat da vila Boa de Guaiases e de Ana Vieira do Espirito Santo nat da freg. da Aiuruoca e moradores em S. Bartolomeu, np de Gabriel Jose de A|raujo  nat da vila de Santos e de Catarina Cardosa do Prado nat da cidade de S. Paulo, nm de Andre Vieira da Vonseca nat da ilha de S. Miguel e de Genoveva Maria nat de Ouro Branco, foram padrinhos Tomas de Souza de Vasconcellos e s/m ana Joaquina moradores estes na freguesia do Rio Pardo e os mais nesta freguesia.

1-5 Tomé Vieira da Fonseca padrinho em 1787 com a irmã Maria Vieira da Fonseca, ambos solteiros.

Cabo Verde, MG Igreja N Sra da Assunção aos 28-10-1787 nesta matriz de Cabo Verde bat a Manoel, f.l. de Joaquim, crioulo de Antonio Dutra posto em liberdade pelo Senhor General de Minas, e de Madalena Cardosa, mulata cabra, nascido aos 28 do dito mes no Corgo da Assunção acima donde seus pais são moradores; foram padrinhos Tome Vieira da Fonseca e Maria Vieira do Espirito Santo, solteiros filhos de Andre Vieira da Fonseca e de Genoveva Maria, todos desta freguesia.

1-6 Maria Vieira da Fonseca, solteira em 1787, madrinha com o irmão Tomé.

1-7 Joaquim Vieira da Fonseca casou com Escolastica Barbosa de Brito, natural do Serro Frio, filha de Manoel José Barbosa, natural da cidade de Braga e de Inacia Xavier do Rego, natural da cidade de São Paulo.

          Entre seus filhos:

1-7-1 Francisco, Batizado em 12-07-1788 em Cabo Verde-MG.

Cabo Verde, MG Igreja N Sra da Assunção aos 12-07-1788 nesta matriz de Cabo Verde bat a Francisco, de idade de oito dias, f.l. de Joaquim Vieira da Fonseca e Escolastica Barbosa de Brito moradores em São Bartolomeu, aquele natural da freguesia da Juruoca, e esta do arraial do Gouvea do Serro Frio Bispado de Mariana, npaterno de André Vieira da Fonseca, natural da Ilha de São Miguel, e de Genoveva Maria natural de Vila Rica; e pela materna neto de Manoel Jose Barbosa natural da cidade de Braga, e de Ignacia Xavier do Rego natural da cidade de São Paulo; foram padrinhos Tome Vieira, solteiro irmão do pai do bautizado, e Maria de Araujo Pais, viuva, todois desta freguesia.

1-7-2 Francisco em 19-03-1791.

Cabo Verde, MG Igreja N Sra da Assunção aos 19-03-1791 nesta matriz bat a Francisco, de oito dias, f.l. de Joaquim Vieira morador em S. Bartolomeu natural da freg. de Aiuruoca e de Escolastica Barbosa natural do Arraial do Gouvea do Serro do Frio, np de Andre Vieira da Fonseca nat da ilha de S. Miguel e de Genoveva Maria nat da vila Rica, nm do Alf. Manoel Jose Barbosa nat da cidade de Braga e de Ignacia Xavier do Rego nat da cidade de S. Paulo; foram padrinhos Manoel Jose Barbosa, solteiro filho do dito avô Manoel Jose Barbosa, e a dita avó Genoveva Maria, todos desta freguesia.

1-8 Antonio Vieira da Fonseca, padrinho com sua irmã Felicia.

Cabo Verde, MG Igreja N Sra da Assunção no ano de mil setecentos e nove(sic) (termo anterior 1798) com pouca diferença, nesta matriz de Cabo Verde, bat a Jose, filho de Ana Luzia Maria e pai incognito, foram padrinhos Antonio Vieira da Fonseca e sua irmã Felicia Maria, todos desta freguesia.

1-9 Maria batizada em 04-07-1785.

Cabo Verde, MG Igreja N Sra da Assunção aos 04-07-1785 nesta matriz bat a Maria, f.l. Andre Vieira da Fonseca e Genoveva Maria da Conceição, foram padrinhos Agostinho da Costa Peixoto, casado e Maria de Araujo Paes, viuva, todos desta freguesia.

2- Francisco Correa de Ávila, batizado aos 17-12-1739 eme Ouro Branco. Aos 20-06-1774 em Aiuruoca casou com Ângela Maria Teixeira, natural de Carrancas, irmã de Ana Teresa do Amor Divino do 6 abaixo, ambas filhas do Capitão Domingos Teixeira Villela e Angela Isabel Nogueira - aportes à GP: Angela Izabel Nogueira do Prado - SL. VI, 395, 6-4, neste site.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 17-12-1739 bat a Francisco, f.l. Jose Correa da Costa e Apolonia Maria, padr.: Francisca Antonia Xavier e Antonio Jose da Costa Silva, este morador na freg. dos Carijos e todos os mais nesta.

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 20 junho 1774 Francisco Correa de Avilla e Angela Maria Teixeira.

Ele f.l. de Jose Correa da Costa e Apolonia Maria de São Jose, n. e b. na freg. de Ouro Branco.

Ela f.l. do cap. Domingos Teixeira Villela e de D. Angella Isabel Nogueira, n. e b. Carrancas

Entre seus filhos:

2-1 Francisco, batizado no Varador aos 29-06-1779, sendo seus padrinhos Manoel Fernandes Fialho e a tia paterna Josefa Maria de Jesus mulher de Jose da Silva Pacheco

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-(aos 29 junho 1779 Varador - Francisco, f.l. de Francisco Correya de Avila e de s/m d. Angela Maria Teixeira; np de Jose Correya da Costa, n. da freg. Rabo do Peixe, Ilha S. Miguel, bispado de Angra da Ilha Terceira e s/m Apolonia Maria de S. Jose n. da cidade e bispado de Angra, da referida Ilha Terceira; nm do cap. Domingos Teixeira Vilela n. da vila de Chaves e de s/m d. Angela Isabel Nogueira n. da freg. de N. Sra. Monteserrate de Baependi, comarca do Rio das Mortes deste bispado; padr.: Manoel Fernandes Fialho e Josefa Maria de Jesus mulher de Jose d Silva Pacheco

2-2 Antonio Joaquim de Ávila Pompéia, batizado na Capela do Varadouro filial de Aiuruoca-MG aos 04-02-1781. Casou com Matilde Umbelina de Castro, filha de Ana Felicia da Silva Guerra.

Antonio, batizado a 4 de Fevereiro 1781 na Capela de N.S.C. do Varadouro, filial da Matriz de Ayuruoca, pelo vig, João Rezende Costa, foram padrinhos: José da Silva Brbosa, casado e Da. Anna Theresa do Amor Divino. (Acervo Itamar Bopp ficha 0013)

          Entre seus filhos:

2-2-1 Ana Silvéria de Castro aos 08-06-1829 casou com Antonio da Rocha Miranda e Silva, natural do Porto-PT e filho de João Antonio da Rocha Miranda e Rita Clara de Miranda. Com geração.

08-06-1829 em casa de morada do Capitão Jose Rodrigues Neves, Antonio da Rocha Miranda e Silva, f.l. de João Antonio da Rocha Miranda e Rita Clara de Miranda, n/b na freguesia da Sé da Cidade do Porto; = cc. D. Ana Silveria de Castro, f.l. do Capitão Antonio Joaquim de Avila Pompéia e D. Mathildes Umbelina de Castro, n/b nesta matriz; test.: Jose Rodrigues Neves e José da Silva Lisboa (Acervo Itamar Bopp ficha 1270)

 

21-09-1831 - Justifica idade - Antonio da Rocha Miranda e Silva, homem branco, casado, natural do Porto do Reino de Portugal e de presente morador nesta vila donde vive de seu negócio de fazendas secas, de idade de 26 anos, sabe ler e escrever (Acervo Itamar Bopp ficha 1704

2-2-2 José de Castro Pompéia, batizado aos 07-05-1814. Aos 14-06-1860 casou com Inácia Eufrasia Franco, viúva do Major João Leite Franco e filha do Major Claro Rodrigues de Almeida,

07-05-1814 na Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Campo Alegre da vila de Resende pelo Revdo. Manoel Serafim dos Anjos, Jose, n. 14-04, filho de Antonio Joaquim de Avilla Pompeia, n. freg. de Aiuruoca Bisp. de Mariana e de Mathildes Umbelina de Castro, n. da Capela Nova da Beti Bisp. de Mariana; np Francisco Correa de Avila, n. Ouro Branco e Angela Maria Teixeira, n. das Carrancas; nm Ana Felicia de Deos, n. da vila de S. João e pai incognito; padr.: Domingos Gomes Jardim e Protetora Nossa Senhora do Campinho. (Acervo Itamar Bopp ficha 0900)

 

14-06-1860 em Resende, Jose de Castro Pompeia, n. Resende, f.l. Cap. Antonio Joaquim d´Avila Pompeia e Da. Umathilde Umbelina de Castro Pompeia; = cc. Ignacia Eufrazia Franco, n. em Resende, viuva do Major João Leite Franco e filha do Major Claro Rodrigues de Almeida. No oratório particular pelo Padre Vigario Felippe Jose Correa de Mello e test.: Antonio Joaquim Davila Pompeia e Joaquim Gomes Jardim (Acervo Itamar Bopp ficha 2908)

2-2-3 Manoel de Castro Pompéia casou duas vezes. Primeira vez com Teresa Gomes Jardim. Segunda vez aos 04-10-1876 com Cândida Pereira Jardim, com 28 anos filha de Damaso Pereira de Mello e Ana Pereira Leite, e viúva do Alferes Paulino Gomes Jardim.

04-10-1876 na Capela de N. Sra. dos Remedios filial da freguesia do Divino Espirito Santo de Barra Mansa, Cap. Manoel de Castro Pompeia, com 53 anos natural desta freguesia, viuvo de Da. Teresa Jardim Pompeia sepultada nesta paroquia; = cc. Da. Candida Pereira Jardim, com 28 anos n. desta freguesia, viuva do Alferes Paulino Gomes Jardim falecido em Minas Gerais na cidade de Caldas. Test.: Comendador Joaquim Gomes Jardim, Mathias Hummel, Genoveva Hummel Jardim e di Padre Manoel da Fonseca Mello (Acervo Itamar Bopp ficha 3666 e 3457)

         Viúva pela segunda vez, Cândida aos 10-09-1888 casou com José Antonio de Vasconcellos,com 56 anos, filho de Jose Rufino Rodrigues de Vasconcellos e Da. Emilia Joaquina da Fonseca Vasconcellos.

10-09-1888 na matriz de Resende p. Padre João da Matta Tarlé, Jose Antonio Vasconcellos, 56 anos, branco, morador nesta freguesia, n/b na freg, de S, João Batista de Niteroi, f.l. de Jose Rufino Rodrigues de Vasconcellos e Da. Emilia Joaquina da Fonseca Vasconcellos, falecidos; = cc. Candida Pereira Pompeia, 41 anos n/b nesta freguesia, f.l. Damaso Pereira de Mello, falecido e Ana Pereira de Mello, viuva em 2as nupcias do Capitão Manoel de Castro Pompeia. Casamento realizado no oradorio da fazenda de Da. Candida Pereira Pompeia. Test.: Joaquim Dias Novaes e Aprigio Alves Carvalho (Acervo Itamar Bopp ficha 3683)

2-2-4 Antonio, batizado aos 08-10-1826 .

08-10-1826 Antonio, (n. 21-09-1826), f.l. de Antonio Joaquim de Avila Pompeia e Mathilde Umbelina de Castro Pompeia; np Francisco Correia de Avila e Angela Maria Teixeira; nm Ana Felicia e pai incognito (--- Castro), naturais de Minas; padr.: Jose da Silva Lisboa e Maria Francisca da Silva (Acervo Itamar Bopp ficha 1027) idem (1030v)

2-3 Maria Madalena da Conceição foi casada com o Capitão José de Queiroz Mascarenhas, filho de Rosa da Piedade. Capitão José, viúvo, casou com a cunhada Maria Silvéria da Conceição abaixo.

          Registrou terras em 1856:

N. Sra. da Conceição do Campo Alegre, Resende - RJ, lv. 67 fls. 185, 303- Jose de Queiros Mascarenhas, no lugar Ponte Alta, em comum com os herdeiros de minhas finadas mulheres Maria Magdalena e Maria Silveria da Conceição, os quais são os seguintes: Francisco de Paula Queiros, Serafim de Queiros Mascarenhas, Honoria Maria de Queiros, Eufrasia Maria de Queiros, ten.cel. Celso Eugenio dos Reis, Antonio Joaquim de Avila, Antonio Silverio de Queiros, e Maria Eufrasia da Conceição. Ponte Alta 19 fev 1856,. a rogo de meu avô sargento mor Jose de Queiros Mascarenhas, Antonio Gomes de Queiros Nogueira.

          Foram filhos do casal:

2-3-1 Eufrasia Maria de Queiroz, batizada em 14-12-1797.

14-12-1797 Eufrasina, n. 02-12, f.l. do Tenente Jose de Queiroes Mascarenhas, n. desta freguesia e Maria Magdalena, n. Campanha; np avô incognito e Rosa Maria da Piedade, viuva, n. Sé do Rio de Janeiro; nm Francisco Correa de Avila, n. Sto Antonio do Ouro Branco-MG e Angela Maria Teixeira, n. Carrancas. Padr.: Francisco Correa de Avila e Rosa Maria da Piedade, viúva. Bat.; em Resende pelo Padre Francisco Xavier de Toledo (Acervo Itamar Bopp ficha 0465)

2-3-2 Francisco de Paula Queiroz, batizado aos 07-09-1799.

12-09-1799 Francisco, n, 07-09-1799, f.l. do Tenente José de Queiroes, n. desta freguesia e Maria Magdalena Nogueira, n. de Baependi; np de Rosa Maria da Piedade, viúva, avô incognito; nm de Francisco Correa de Ávila, n. S. Antonio do Ouro Branco-MG e Angela Maria Teixeira, n. de Carrancas-MG. Padr.: Francisco Correa de Avilla e sua filha Mariana Francisca do Espirito Santo. Bat. em Resende, pelo Vig. Antonio Matos Nobrega de Andrada (Acervo Itamar Bopp ficha 0118)

2-3-3 Serafim de Queiroz Mascarenhas, batizado aos 19-07-1802.

19-07-1802 Serafim, f.l. do Tenente Jose de Queiroz Mascarenhas, n. desta Vila e Maria Magdalena do Nascimento, n. Baependi; np de Rosa Maria da Piedade; nm Francisco Correa de Avila (Costa) e Angela Maria Teixeira. padr.: Capitão Victorino Correa da Costa e Rosa Maria da Piedade. Bat. em Resende pelo Vig. Francisco Xavier de Toledo (Acervo Itamar Bopp ficha 0645)

2-3-4 Francisca, batizada aos 31-01-1804.

31-01-1804 Francisca, f.l. de Jose de Queiroz Mascarenhas e Maria Madalena do Nascimento; nm de Francisco Correa de (Costa) e Angela Maria Teixeira; np não disseram. Padr.: Guarda Mor Simplicio Correa. Bat. em Resende pelo Vig. Joaquim Jose Flores (Acervo Itamar Bopp ficha 0735)

2-3-5 Honória Maria de Queiroz casou com Joaquim Bernardes Nogueira. Joaquim registrou terras em 1856:

N. Sra. da Conceição do Campo Alegre, Resende - RJ, lv. 67 fls. 193, 314- Joaquim Bernardes Nogueira, uma parte de terras na sesmaria do Morro Redondo, divisa com terras de: Bento Ramos da Silva, do sarg. mor Jose de Queiros Mascarenhas e seus herdeiros,  com terras da viuva do finado Antonio Ramos da Silva, havida por compra ao ten. Bento de Azevedo Maia.

Outra parte de terras na sesmaria dos Barreiros, em comum com terras do sarg. mor Jose de Queiros Mascarenhas e seus herdeiros, havida por compra a Maria da Conceição.

Outra parte, na fazenda da Ponte Alta, do sarg. mor Jose de Queiros Mascarenhas, havida por herança de minha finada sogra  Maria Magdalena, sendo as divisas da dita fazenda com terras de: Marianno Pereira Leite, João Baptista de Araujo, d. marianna Francisca, Francisca Candida Nogueira, filhos e outros, Maria Eufrazia da Conceição e seus herdeiros, Jose Vieira Cortez, Antonio de Oliveira, Luiz Thomas, terras de d. Anna Joaquina Carneiro e seus herdeiros, e ten. cel. Joaquim Gomes Jardim, Bento Ramos da Silva, Marianna Candida da Silva e seus herdeiros, dr. Pedro Ramos da Silva, Antonio Soares, Domingos Jose Vieira, manuel Jose Vieira e Ignacio Monteiro. Barreiros 19 fev 1856.

         Entre os filhos do casal:

2-3-5-1 Antonio Gomes de Queiroz Nogueira. Assinou a rogo do avô materno em 1856 no registro de terras. Aos 22-07-1842 casou com sua prima Maria Fausta da Costa, filha de Polidoro Pereira da Costa e Maria Eufrasia da Conceição, 5-4-4-1 abaixo

22-07-1842 na Matriz de Resende pelo Padre Manoel da Fonseca Mello. Antonio Gomes Nogueira, n/b na vila do Bananal, Bispado de S. Paulo, f.l. Joaquim Bernardes Nogueira e Honoria Maria Queiros; = cc. Maria Fausta, n. nesta freguesia, f.l. Polidoro Pereira da Costa e Maria Eufrasia da Conceição. Test.: Vigario Joaquim Pereira de Escobar e Capitão Jose Theodoro Bizio (Acervo Itamar Bopp ficha 1921v e 0380)

2-3-5-2 Cândido de Queiroz Nogueira, batizado aos 06-11-1826. Aos 02-09-1882 casou com Balbina Maria da Conceição, filha de Joaquim da \nação e Ana, escravos do Major José de Queiroz.

06-11-1826 Candido, f.l. de Joaquim Bernardes Nogueira e Honoria Maria de Queiroz. Padr.: Padre Joaquim Pereira Ramos e Protetora Nossa Senhora da Conceição. Bat. em Resende pelo Rev. Jose Antonio Martins de Sá (Acervo Itamar Bopp ficha 0314)

 

02-09-1882 na matriz de Resende p. Padre João da Matta Tarlé, Candido de Queiroz Nogueira, 56 anos n/b nesta freg., f.l. Joaquim Bernardes Nogueira e Da. Honoria Maria de Queiroz, falecidos; = cc. Balbina Maria da Conceição, preta, 40 anos n/b nesta freg., e filha de Joaquim da Nação e Ana, escravos do Major Jose de Queiroz, todos falecidos (Acervo Itamar Bopp ficha 3635)

2-3-5-3 Francisco Gomes (do Céu) Nogueira casou com sua prima Maria Policena a Costa, filha de filha de Policeno Pereira da Costa e Maria Eufrasia da Conceição, 5-4-4-2 abaixo

12-01-1850 em Resende, no Oratorio da fazenda do Major Jose de Queiroz Mascarenhas, pelo Vig. Padre Manoel da Fonseca Mello.  Francisco Gomes Nogueira, n/b nesta matriz, f.l. de Joaquim Bernardes Nogueira e Honoria Maria de Queiroz; = cc. Maria Policena da Costa (falecida 04-05-1873, com 40 anos), n/b nesta matriz, f.l. de Policeno Ferreira da Costa, já falecido e Maria Eufraxia da Conceição. Test.: Celço Eugenio dos Reis e Antonio Silverio de Queiroz (0562) - Maria Policena da Costa Fereira, cc Tenente Francisco Gomes do Ceo Nogueira, faleceu em Resende dia 04-05-1873 com 40 anos (Acervo Itamar Bopp ficha 0562a)

          Registraram terras em 1856:

N. Sra. da Conceição do Campo Alegre, Resende - RJ, lv. 67 fls. 262, 377 - Francisco Gomes do Ceo Nogueira, uma partes de terras em comum, no sitio da Caxoeira, pertencente a minha sogra  d. Maria Eufrazia da Conceição, havida por herança do finado meu sogro  Policeno da Costa Pereira. 28 fev 1856

          Maria Policena faleceu aos 04-05-1873 e Francisco em 26-02-1877. Com geração.

04-05-1873 fal. Maria Policena da Costa Pereira, 40 anos, cc. Tenente Francisco Gomes do Ceo Nogueira (Acervo Itamar Bopp ficha 3990)

 

(Acervo Itamar Bopp ficha 4093) Assentos do Cemiterio de Resende. Francisco Gomes do Ceo Nogueira, com 50 anos, viuvo de Maria Policena da Costa Pereira, nat. de Resende, faleceu em Resende dia 26-02-1877 em casa de seu irmão Antonio Gomes de Queiroz

2-4 Maria Silvéria da Conceição, batizada aos 20-02-1785 no Varadouro. Casou com o Capitão Jose de Queiroz Mascarenhas, viúvo de Maria Madalena supra.

B7: batismos capela Sra. Conceição do Varadouro, filial matriz Aiuruoca-., aos 20 fevereiro 1785 cap. Varadouro - Maria - f.l. de Francisco Correa de Avila e d. Angela Maria Teixeira; padr.: capitão Manoel Bernardo Teixeira da Cunha casado e, Maria Nogueira de Jesus mulher de Manoel da Silva de Oliveira.

Maria Silvéria e Capitão José tiveram, e.o.:

2-4-1 Antonio Joaquim de Ávila Queiroz, batizado aos 08-09-1814.

08-09-1814 na Matriz de Resende pelo Coadj. Domiciano Pereira Leite, Antonio, n. 01-09, f.l. do Capitão Jose de Queiroz Mascarenhas, n. desta e Maria Silveria da Conceição, n. Baependi; np Rosa da Piedade e pai incognito; nm Francisco (Correa), n. Ouro Branco e Teresa (ilegivel). (Acervo Itamar Bopp ficha 0971)

         Registrou terras em 1856

N. Sra. da Conceição do Campo Alegre, Resende - RJ, lv. 67 fls. 263, 378 - Antonio Joaquim de Avila Queiros, uma parte de terras no sitio da Castidade e na sesmaria do Morro Redondo, que houve por herança de minha finada mãe d. Maria Silveria da Conceição. 28 fev 1856

2-4-2 Maria Theodora da Conceição aos 26-06-1832 casou com o Alferes Celso Eugenio dos Reis Pereira e Castro, natural de Cunha-SP e filho do Capitão Mor Antonio Manoel de Freiras e Theodora Francisca dos Reis.

26-06-1832 em Resende, Alferes Celço Eugenio dos Reis Pereira e Castro, n. (em 1806) e bat. na vila de Cunha e morador no termo de S. João do Principe, f.l. Capitão Mor Antonio Manoel de Freiras e Theodora Francisca dos Reis (fal. 1847 em Rio Claro); = cc. Maria Theodora da Conceição, n/b nesta matriz, f.l. Sargento Mor Jose de Queiroz Mascarenhas e Da. Maria Silveria da Conceição (Acervo Itamar Bopp ficha 1451)

         Celso Eugenio registrou terras em 1856.

N. Sra. da Conceição do Campo Alegre, Resende - RJ, lv. 67 fls. 250, 358 - Celso Eugenio dos Reyz, fazenda Boa Vista na sesmaria do Engenho Velho, compradas por meu sogro o major Jose de Queiros Mascarenhas dos herdeiros do Engenho Velho: Manuel Jose Vieira, João Jose Vieira, Antonio Joaquim de tal, Antonio Soares, e suas mulheres.  Mais uma parte de terras na fazenda  Ponte Alta do dito meu fogro,  por legitima de minha mulher no inventario que procedeu-se por falecimento de minha sogra d. Maria Silveria da Conceição. Barra Mansa, 20 fev 1856.

2-4-3 Antonio Silvério de Queiroz. Registrou terras em 1856,

N. Sra. da Conceição do Campo Alegre, Resende - RJ, lv. 67 fls. 286, 412 - Antonio Silverio de Queiros, uma parte de terras que deixou por herança minha falecida mãe d. Maria Silveria da Conceição. 1856

2-4-4 Maria Eufrasia da Conceição Queiroz casou cojm Policeno da Costa Pereira, filho do Capitão Francisco Pereira da Costa e Rosa Maria da Conceição.

         Maria Eufrasia, viúva, registrou terras em 1856:

N. Sra. da Conceição do Campo Alegre, Resende - RJ, lv. 67 fls. 192, 313 Maria Eufrazia da Conceição, sitio Cavoeira em comum com os herdeiros de meu finado marido Policeno da Costa Rodrigues, digo Pereira, os quais são, por cabeça de casal: Antonio Gomes de Queiros Nogueira e Francisco Nogueira., o qual sitio é de 485.850 braças quadradas segundo atestado do piloto Nicolau Jose Lamego e são divisas com terras de: Joaquim Bernardes Nogueira, Francisca Candida Nogueira filhos e outros, com Claudino Cabral, Jose da Silva Ramos, Jose da Silva Lima, e houve por compras feitas a finada d. Anna Thereza do Amor Divino e a Candido Jose Correa. Faço esta declaração que vai assinada por meu sobrinho Candido de Queiros Nogueira. Caxoeira 19 fev 1856.

 

N. Sra. da Conceição do Campo Alegre, Resende - RJ, lv. 67 fls. 277, 398 - Maria Eufrazia da Conceição, uma parte de terras em comum na fazenda de meu finado pai o sarg. mor Jose de Queiros Mascarenhas, havida por herança de minha finada mãe Maria Silveria da Conceição., sendo as divisas as seguintes: Marianno Pereira Leite, João Baptista de Araujo, d. Marianna Francisca do Espirito Santo, d. Francisca Candida Nogueira filhos e outros, com as minhas terras e de meus herdeiros, e com terras de Jose Vieira Cortez, de Antonio Pereira de Oliveira, de Luiz Thomaz, de Jose Delgado de Castilho, de d. Anna Joaquina Carneira e seus herdeiros, do ten. Joaquim Gomes Jardim, de Bento Ramos da Silva, de d. Marianna Candida da Silva e seus herdeiros, do dr. Pedro Ramos da Silva, de Antonio Soares, de Domingos Jose Vieira, de manuel Jose Vieira e de Ignacio Monteiro. a qual vai assinada a rogo por meu sobrinho Candido de Queiros Nogueira. Carvoeira 28 set 1856, a rogo, Candido de Queiroz Nogueira.

2-4-4-1 Maria Fausta da Costa, batizada em 21-10-1827. Casou com seu primo Antonio Gomes de Queiroz Nogueira 5-3-5-1 supra.

21-10-1827 no Oratorio do Sargento Mor da Ponte Alta pelo Revdo. Joaquim Pereira Escobar, Maria, f. Policeno Pereira da Costa e Maria Eufrazia da Conceição; np Capitão Francisco da (riscou o Costa) Pereira e Rosa Mariana; nm Sargento Mor Jose de Queiroz Mascarenhas e Maria Silveria da Conceição (Acervo Itamar Bopp ficha 1099)

2-4-4-2 Maria Policena da Costa, batizada aos 04-03-1832. Casou com seu primo Francisco Gomes Nogueira, 5-3-5-3 supra.

04-03-1832 pelo Padre Tito Pereira de Carvalho, Maria, f.l. Policeno Pereira da Costa e Maria Eufrasia da Conceição; np Capitão Francisco Pereira da Costa e Rosa Maria da Conceição; nm Sargento Mor Jose de Queiroz Mascarenhas e Maria Silveria da Conceição (Acervo Itamar Bopp ficha 1449)

2-5 Cândido José Correa, batizado no Varadouro aos 19-08-1787. Casou com Maria José da Silva, nascida em 20-05-1796, filha de João Lúcio Pereira e sua primeira mulher Joaquina Rosa do Nascimento, citados em 4-2-2 supra.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- 19 ago 1787 Varador - Candido, f.l. de Francisco Correa de Avila e s/m Angela Maria Teixeira; padr.: Jose da Silva Pacheco e D. Joanna Antonia Teixeira Vilella, por pp. que apresentou D. Anna Theresa do Amor Divino, mulher do Guarda mor Victorino Correa.

 

19-06-1796 Maria, n. 20-05-1796, f.l. de Joam Lucio, n. de Buenos Aires de Espanha e de Joaquina Rosa do Nascimento, n. do Rio de Janeiro, np de Francisco Pereira Guimarães, n. Guimarães e de Maria Izabel da Silva, n. Sevilia de Espanha; nm de Estevam Pinto de Carvalho e Caetana Alvares Ferreira, ambos n. do Rio de Janeiro. Padr.: Capitão Comandante Henrique Vicente Louzada de Magalhães e Da. Eufrasina Villela Magalhães. No Oratório do Bananal, filial desta freguesia de Resende, pelo Vig. Antonio de Mattos Nobrega de Andrada (0104) - 19-06-1796 Maria - Aos dez e nove de junho de mil e sette centos e noventa e seis, no oratório do Bananl, filial desta freguesia de Nossa Senhora da Conceiçam de Campo Alegre, batizei a inocente e pus os Santos Oleos a Maria, que nasceo a vinte de Mayo, filha legitima de Joam Lucio, natural de Buenos Aires de Espanha e de Joaquina Roza do Nascimento, natural do Rio de Janeiro da Candelária, nepta paterna de Francisco Pereira Guimarães, natual da Vila de Guimarães, e de Maria Izabel da Silva, natural de Sevilla de Espanha; e materna de Estevam Pinto de Carvalho e de Caetana Alvares Ferreira, naturaes do Rio de Janeiro. Foram padrinhos o Capitam Commandante Henrique Vicente Louzada de Magalhaens e Rosa Eufrasina Velloza magalhães, todos fregueses desta freguesia do que para constar fiz este acento em que me assiney. Ant.ªº de Matos Nobrega de Andr.ª (Acervo Itamar Bopp ficha 0104v)

Cândido e Maria José tiveram, e.o.:

2-5-1 Maria José da Luz, nascida em Resende em 01-08-1813 onde aos 26-12-1835 casou com José Dias Carneiro, filho de Antonio José Dias Coelho e Escolástica Carneiro de Sá (Família “Antonio Soares Louzada.. Com geração.

08-08-1813 Maria, n. 01-08, f.l. de Candido Jose Correa, n. Aiuruoca e Maria Jose, n. desta vila; np de Francisco Correa e Angela Maria Teixeira, n. das Minas; nm de Joam Lucio Buenos Ayres, n. Buenos Ayres e Joaquina Rosa; padr.: Revdo. Mariano Jose da Rocha. Bat. realizado pelo Padre Mariano Jose da Rocha, no Oratorio de S. Joao do Morro Redondo. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. Jose Antonio Martins de Sá (Acervo Itamar Bopp ficha 0851)

 

14-08-1813 pelo Padre Coadjutor Domiciano Pereira Leite, Maria, f.l. de Candido Jose Correa e Maria Jose da Silva; padr.: Padre Marciano Jose da Rocha (Acervo Itamar Bopp ficha 1087 e 1470v)

 

26-12-1835 na Matriz de Resende pelo Padre Jose Marques da Motta, Jose Dias Carneiro, n/b nesta matriz de Resende, f.l. de Antonio Jose Dias Coelho e D. Escolastica Carneiro de Sá; = cc. Maria Jose da Luz, n. desta matriz, f.l. de Candido Jose Correa e Maria Jose da Silva (Acervo Itamar Bopp ficha 1646)

 

         Capitão José foi sepultado em Resende aos 06-06-1875, com 62 anos declarados.

Dados copiados do Livro do Cemiterio Publico iniciado em 19-08-1875, e assinado em Resende pelo presidente interino da Camara Municipal Jose Domingues dos Santos Junior.  Todos os obitos enterrados no Cemiterio publico no dia.

06-06-1875 Cap. Jose Dias Carneiro, branco, 62 anos, cc. Maria Jose Carneiro (Acervo Itamar Bopp ficha 4073)

2-5-2 José, batizado aos 02-04-1816

02-04-1816 Jose, f.l. de Candido Jose Correia, n. freg. Aiuruoca e Maria Jose, n. desta freguesia; np Francisco Correa da Costa e Da. Ana Maria Teixeira, naturais de Aiuroca; nm João Lucio Pereira, n. Buenos Aires e Joaquina Roza, n. da cidade do Rio de Janeiro; padr.: o Padre Mariano Jose da Rocha e Nossa Enhora Protetora. (Acervo Itamar Bopp ficha 0958)

2-5-3 Maria Rosa da Silva aos 20-04-1842 casou com João Cardoso Marins, filho de Domingos Francisco de Marins e Joaquina da Conceição

20-04-1842 na Matriz de Resende pelo Padre Manoel da Fonseca Mello, João Cardoso Marins, n/b na Procincia do Rio de Janeiro, f.l. Domingos Francisco de Marins e Joaquina da Conceição; = cc. Maria Roza, f.l. Tenente Candido Jose Correia, já falecido e Maria Jose da Silva; test.: Joaquim Pereira Couto e Jose Correa de Marins  (Acervo Itamar Bopp ficha dupla 2060 e 2112)

Pais de, q.d..:

2-5-3-1 Alexina Rosa Marins casou com Narciso Alves Marinho, filho de Custódio Alves Marinho e Maria Joaquina da Costa. Pais de, e.o.:

2-5-3-1-1 Custódio, batizado em Quatis-RJ aos 10-10-1878.

L. 4 - Batizados - fl. 44 v. - Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Quatis / RJ 19.10.1878 - Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis de Barra Mansa - Custódio - n. 2.09.1878 - fl. Narciso Alves Marinho e Alexina Rosa Marins - np. Custódio Alves Marinho e Maria Joaquina da Costa - nm. João Cardoso Marins e Maria Rosa da Conceição - fp. Antonio José Baptista Guimarães e Florinda Rosa da Costa (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

2-5-3-1-2 Custódia Rosa Marinho, com 14 anos em 08-02-1890 quando se casou com Francisco Bernardo Martins Vieira, com 33 anos, filho de Francisco Martins Vieira, já falecido e Custódia Rosa Marinho.

L. 2 - 1881/1911 - Casamentos - fl. 44 - n. 2 - Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Quatis / RJ 8.02.1890 - - Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis de Barra Mansa - test. Hyeróclio Eloy Pessoa de Barros e Canuto José da Costa - nub. Francisco Bernardo Martins Vieira e Custódia Roza Marinho - elle, 33 anos de idade - fl. de Francisco Martins Vieira, já fallecido e de Maria Pereira da Conceição - ella, 14 annos de idade - fl. de Narcizo Alves Marinho e de Alexina Roza Marins - c/licença do pae da nubente menor - ambos n. e bap. em Quatis (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

         Francisco faleceu aos 27-03-1891. Custódia casou segunda vez aos 17-06-1893 em Quatis-RJ com Faustino Rodrigues Pinto, filho de Joaquim Rodrigues Pinto e Eugenia Manoela ou Maria de Sampaio. Família “Os Araújo Martins -Araújo Sampaio” Cap. 2º.

2-5-4 Edelvina, batizada aos 16-06-1828

16-06-1828 no oratório da fazenda de Ponte Alta pelo Pe. Domiciano Pereira Leite, Edelvina n. 26-04-1828, f.l. Candido Jose Correa e Maria Jose, padr.: Sabino Jose Gomes e Izabel Maria da Conceição (Acervo Itamar Bopp ficha 2804)

2-5-5 Firmino José Correa, aos 25-12-1829. Aos 23-06-1852 casou com Joana Rodrigues Freire, filha de Francisco Rodrigues dos Santos e Ana Teresa de Jesus Freire, já citados.

03-01-1830 Firmino, n. 25-12-1829, f. Tte. Candido Jose Correa e Maria Jose da Silva (Acervo Itamar Bopp ficha 1318v)

 

23-06-1852 em S. Ana, Firmino Jose Correia, n. Resende, f.l. Candido Jose Correia e Maria Jose da Silva, falecidos; = cc. Joana Rodrigues Freire, n. S. Ana, f.l. Francisco Rodrigues dos Santos e Ana Theresa de Jesus Freire. Test. : Jose Francisco Nogueira da Silva e Domiciano Francisco Nogueira. (Acervo Itamar Bopp ficha 2661)

2-5-6 Antonio, batizado aos 09-04-1833

09-04-1833 pelo Padre Marciano Joaquim de Almeida Luz, Antonio, f.l. Candido Jose Correia e Maria Izabel (Jose) da Silva; padr.: Reverendo Mariano Jose da Rocha pp do Pe. Marciano Joaquim de Almeida Luz e Barbara Rosa Florentina pp Maria Candida (Acervo Itamar Bopp ficha 1507)

2-5-7 Umbelino, batizado aos 04-04-1836. Comendador Umbelino José Correa da Silva aos 08-05-1865 casou com Josefina Carolina de Almeida Mello, filha do Alferes Manoel Rodrigues Pereira de Mello

04-04-1836 pelo Vigario Jose Marques da Motta, Umbelino, f.l. Candido Joze Correa e Maria Joze, padr.: Joze Pereira da Silva pp de Joze Dias Carneiro e Maria Jose Luz (mulher deste) (Acervo Itamar Bopp ficha 1682)

 

08-05-1865 Umbelino Jose Correia da Silva, comendador, casou com Josefina Carolina de Almeida Mello, f. do Alferes Manoel Rodrigues Pereira de Mello. Faleceram os filhos: em 22-01-1870 Aprigio, com 8 anos. Em 12-06-1870 Rozina, com 3 anos (Acervo Itamar Bopp ficha 3221)

2-6 Maria, batizada aos 31-05-1789 em Resende.

31-05-1789 Maria, f.l. de Francisco Correa de Avilla e Da. Angela Maria Teixeira. Bat. na Matriz de Campo Alegre da Paraiba pelo Vig. João Antunes Cordeiro (Acervo Itamar Bopp ficha 0391)

2-7 Honorio Fidelis do Espirito Santo, batizado aos 09-03-1792 em Resende-onde aos 17-08-1814 casou com Teresa Eufrasia Constança da Palma, nascida em Guaratinguetá-SP e filha de João Pedro Rebouças da Palma e Teresa Maria de Jesus (SL. 3º, 82, 5-6 onde não consta a Teresa no rol dos filhos).

09-03-1792 Onorio, f.l. de Francisco Correa de Avilla e Angelica Maria Teixeira. Padr.: Guarda Mor Simplicio Correa da Costa e s/m Marianna Antonia Teixeira. Bat. na Matriz de Campo Alegre da Paraiba pelo Vig. João Antunes Cordeiro (Acervo Itamar Bopp ficha 0388)

 

17-08-1814 na Matriz de Resende pelo Padre Jose Antonio Martins de Sá, Honorio Fidelis do Espírito Santo, n/b nesta matriz, f.l. de Francisco Correa de Avila, já falecido, e Angelica Maria Teixeira; = cc. Teresa Eufrasia Constancia da Palma, n. Guaratingueta e freg. de Queluz, f.l. de João Pedro Rebouças da Palma e Teresa Maria de Jesus. (Acervo Itamar Bopp ficha 1206)

Entre os filhos de Honório e Teresa citamos:

2-7-1 Jesuína, batizada aos 24-06-1818.

24-06-1818 na Matriz de Resende pelo Padre Manoel Serafim, Jesuina, f.l. de Honorio Fidelis do Espirito Santo e Teresa Constancia de Paula; padr.: Padre Domiciano Pereira Leite e Maria Silveria. (Acervo Itamar Bopp ficha 0977)

 

3- Josefa Maria de Jesus, natural de Ouro Branco_MG. Em Aiuruoca aos 26-01-1767 casou com José da Silva Pacheco, natural da freguesia de São Miguel dos Anjos das Lages da Ilha Terceira, Bispado de Angra, filho de Manoel da Silva e de Bárbara da Encarnação.

Aiuruoca, MG aos 26-01-1767 na capela da Sra da Conceição desta freguesia se receberam Jose da Silva Pacheco, f.l. de Manoel da Silva e de Barbara da Encarnação, n/b em São Miguel o Anjo do lugar das Lages da Ilha Terceira = e Josefa Maria de Jesus, f.l. de Jose Correa da Costa e Apolonia Maria de São Jose, bat. na freguesia de Sto Antonio do Ouro Branco e freguesa desta matriz. Foram testemunhas

          José faleceu aos 03-10-1794. Não tiveram geração, conforme seu inventário (neste site).

 

4- Simplicio Correa da Costa, 4º testamenteiro do cunhado José da Silva Pacheco supracitado. Em Baependi aos 16-06-1772 casou com Mariana Antonia Teixeira, filha de Domingos Teixeira Villela e Angela Izabel Nogueira - aportes à GP: Angela Izabel Nogueira do Prado - SL. VI, 395, 6-4, neste site.

(pesq. Moacyr Villela) Casamentos de Baependi-MG. “Aos 16 de Junho de 1772 na Igreja Matriz de Baependi,... contrairam matrimonio Simplicio Correa da Costa natural e batizado na Freguesia de Santo Antonio do Ouro Branco filho legitimo de Jose Correa da Costa e de Apolonia Maria de São Jose com Dona Mariana Antonia Teixeira  natural e batizada nesta Freguesia e filha legitima do Capitão Domingos Teixeira Vilela e Dona Angela Izabel Nogueira...”

 

 

Em princípios de 1790 Simplicio e seus irmãos Victorino e Francisco seguiram para o Arraial de Nossa Senhora do Campo Alegre (Resende-RJ).

 

          Guarda Mor Simplicio Correa da Costa teve um exposto, de pais supostamente “incógnitos”.

 

4-1 Vitoriano Correa da Costa (tambem citado como Vitorino), nascido por 1790. Aos 03-02-1809 casou na Matriz de Resende-RJ com Mariana Antonia do Nascimento (citada tambem como Mariana Francisca do Nascimento ou do Espirito Santo), filha de Roque Bicudo Leme e Florência Nogueira Leme. Vitoriano faleceu antes de 1856, quando sua viúva registrou terras que tinha no lugar de Boa Vista, freguesia de Conceição do Campo Alegre (Resende), havidas por meação no espolio do falecido marido.

03-02-1809 na Matriz de Resende pelo Padre Jose Antonio Martins de Sá, Victorianno Correa da Costa, n/b nesta freguesia, com 18 anos, exposto em casa do Guarda Mor Simplicio Correa da Costa, de pais incognitos; = cc. Marianna Antonia do Nascimento, n/b nesta vila de Resende, com 17 anos, f.l. de Roque Bicudo Leme e Florencia Nogueira Leme. Carta de Sentença Civil de Justificação de premissas para Dispensa em 19-11-1808, Cidade e Corte do Rio de Janeiro. Petição: os oradores Victorianno Correa da Costa e Marianna Antonia do Nascimento, ambos moradores desta freguesia de Resende, que eles se tem contratado para se casarem e não podem fazer por se acharem impedidos no segundo grau de afinidade misto com primeiro em linha transversal por copola ilicita: - que Florencia Nogueira Leme é legitima mãe de Mariana Antonia do Nascimento, oradora. - Que aquela é legitima irmã de Anna Jacintha com quem teve copula ilicita Victorianno Correa da Costa, orador. Que a oradora é órfã de pai, sua mãe viúva e pobre (...). (...). Certifico que os contraentes satisfizeram as penitencias da sentença (...) Vila de Resende, 3 de Fevereiro de 1809. (Acervo Itamar Bopp fichas 1241 e ss).

 

Registro de Terras. N. Sra. da Conceição do Campo Alegre, Resende - RJ, lv. 67 fls. 109, 168- Marianna Francisca do Espirito Sancto, no lugar Boa Vista, por meação que me coube pelo falecimento de meu marido Victorianno Correa da Costa, e se acha em comum com meus filhos e herdeiros do dito finado. 26 jan 1856, a rogo, Modesto Baptista Roquete.

 

          Vitoriano e Mariana Antonia tiveram, q.d:

4-1-1 Mariana Francisca do Nascimento (ou do Espirito Santo), casou aos 14-06-1844 em Resende com Manoel da Silva Franco, filho de Pedro da Silva Franco e Izabel Maria de Jesus. Manoel era viúvo de Escolástica Lara de Toledo, filha de Manoel Francisco de Toledo e Ana Pires.

14-06-1844 na matriz de Resende pelo Vig. Encomendado Manoel da Fonseca Mello, Manoel da Silva Franco, viuvo de Escolastica Lara de Toledo sepultada no Barreiro Bispado de S. Paulo; = cc. Mariana Francisca do Nascimento, n. nesta freg., f.l. Victorino Correa da Costa, já fal., e Mariana Francisca do Nascimento. Test.: Jose da Silva Salgado e Laurindo de Betaes (Acervo Itamar Bopp ficha 2206)

 

26-07-1813 na Matriz de Resende pelo Padre Jose Antonio Martins de Sá, Manoel da Silva Franco, f.l. de Pedro da Silva Franco e Izabel Maria de Jesus; = cc. Escolastica Lara de Tolledo, n/b na freg. de Guaratinguetá, f.l. de Manoel Francisco de Tolledo e Ana Pires. (Acervo Itamar Bopp ficha 1223)

3-1-1-1 José, batizado aos 12-10-1845.

12-10-1845 em Resende pelo Padre Manoel da Fonseca Mello, Jose, f.l. Manoel da Silva Franco e Mariana Francisca do Esp. Santo (Nascimento) (Acervo Itamar Bopp ficha 3954)

4-1-2 Malaquias Francisco da Costa aos 18-11-1834 casou com Manoela Antonia do Espirito Santo, filha de Antonio Barbosa da Paixão e Maria Nazaria. Família “Manoel Nogueira Antunes”.

18-11-1834 na matriz de Resende pelo Vig. Antonio Maria Ribas Sandim. Malaquias Francisco da Costa, n.b. nesta matriz, f.l. Victoriano Correia da Costa e Mariana Antonia do Nascimento; = cc. Manoela Antonia do Espirito Santo, n.b. nesta vila de Resende, f.l. Antonio Barbosa da Paixão e Maria Nazaria. Test.: Manoel Pinto Cabral e Manoel PintoCabral Junior (Acervo Itamar Bopp ficha 1662)

Entre seus filhos:

4-1-2-1 Francisco, batizado aos 04-04-1836

04-04-1836 pelo Vigario Jose Marques da Motta, Francisco, f.l. Malaquias Francisco da Costa e Manoela Antonia do Espirito Santo, padr.: Roque Bicudo Lemes e Mariana Francisco do Espirito Santo (Acervo Itamar Bopp ficha 1682)

4-1-2-2 Mariana Luiza da Conceição, batizada aos 12-07-1837. Aos 03-05-1852 casou com José Barbosa da Paixão, filho de Antonio Barbosa da Paixão e Maria Nazaria. Família “Manoel Nogueira Antunes”.

12-07-1837 pelo Rev. José Marques da Motta, Mariana, f.l. Malaquias Francisco da Costa e Manoela Francisca, padr.: Victoriano Correa da Costa e Maria Antonia do Nascimento (Acervo Itamar Bopp ficha 1776)

 

03-05-1852 em Resende, Jose Barbosa da Paixão, n. Resende, f.l. Antonio Barbosa da Paixão e Maria Nazaria; = cc. Mariana Luiza da Conceição, n. Resende, f.l. Malaquias Francisco da Costa e Manoela Antonia do Espirito Santo. Test.: Manoel Barbosa da Paixão e Israel Rodrigues da Rocha (Acervo Itamar Bopp ficha 2642)

4-1-2-3 Gertrudes Felismina do Espirito Santo aos 03-11-1852 casou com Manoel Barbosa da Paixão, batizado aos 13-03-1814 filho de Antonio Barbosa da Paixão e Maria Nasaria da Conceição (ou Leme), neto paterno de Manoel Barbosa da Paixão e Francisca Maria, neto materno de Manoel Bicudo Leme e Ana Soares de Souza.

03-11-1852 em Resende, Manoel Barbosa, n. Resende, f.l. Antonio Barbosa da Paixão e Maria Nasaria da Conceição; = cc. Gertrudes Filisbina do Espirito Santo, n. Bananal, f.l. Malaquias ?? da Costa e Manoela Antonia do Esp. Santo. Test.: Antonio Moreira de Andrade e Felipe Neri de Queiroz (Acervo Itamar Bopp ficha 2646)

 

13-03-1814 Manoel, n. 01-03, f.l. de Antonio Barbosa, n. desta vila e Maria Nazaria; np Manoel Barbosa da Paixam, n. Guaratingueta e Francisca Maria, n. desta vila; nm Manoel Bicudo Leme, n. Goritiva e Ana Soares de Souza, n. desta vila; padr.: Manoel Barbosa da Paixam e Maria Gertrudes Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (Acervo Itamar Bopp ficha 0885v)

4-1-3 Maria Antonia do Nascimento, batizada aos 20-09-1813. Casou com Antonio Joaquim Mendes, natural da Ilha da Madeira.

27-09-1813 Maria, n. 20-09-1813, f.l. de Victorino Correa da Costa, n. desta vila e Marianna Antonia, n. desta vila, np incognitos, nm Roque Bicudo Leme, n. de São Paulo e Florencia Nogueira, n. Aiuruoca. Padr.: Manoel Pinto Cabral e Anna Maria da Conceição. Bat. em Resende pelo Vig. Jose Antonio Martins de Sá (Acervo Itamar Bopp ficha 0220)

         Entre seus filhos:

4-1-3-1 Cândida, batizada aos 17-11-1833

17-11-1833 Candida, f.l. Antonio Joaquim Mendes, n. da Ilha da Madeira e Maria Antonia do Nascimento, n. Resende; np ignora; nm Victoriano Correia da Costa e Mariana Antonia do Nascimento; padr.: Malaquias Francisco da Costa e Mariana Francisca Nogueira (Acervo Itamar Bopp ficha 1514)

3-1-3-2 João, aos 09-04-1836.

09-04-1836 pelo Vigario Jose Marques da Motta, João, f.l. Antonio Joaquim Mendes e Maria Antonia, padr.: Roque Bicudo Leme pp de João Ignacio Mendes e sua mulher (Acervo Itamar Bopp ficha 1681)

4-1-4 Vitoriano Correa da Costa Filho, batizado aos 04-08-1816. Segundo Itamar Bopp: casou com Claudina Maria da Conceição

04-08-1816 Victorino e Antonio, f.l. de Victoriano Correa da Costa e Mariana Antonia da Conceição; nm Roque Bicudo Leme e Francisca Florencia Nogueira, ambos de S. Paulo, os demais ilegiveis; padr.: do 1º Vitorino Correa e Dona Ana do Amor Divino; do 2º Francisco Correia Costa e Ana Joaquina (ilegivel). Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (Acervo Itamar Bopp ficha 0959)

Entre seus filhos:

4-1-4-1 Antonia, batizada aos 13-06-1845

13-06-1845 Antonia, f.l. Victoriano Correa da Costa e Claudina da Conceição, padr.: Mariana Francisca, viuva e Firmino Correa da Silva (Acervo Itamar Bopp ficha 3957)

4-1-4-2 Honoria Rita da Conceição, batizada aos 05-05-1848. Aos 21-01-1865 casou com Francisco Vieira do Prado , filho de José Vieira do Prado e Margarida Maria do Nascimento. Com geração.

05-05-1848 Honoria, f. Victoriano Correia da Costa e Claudina Maria da Conceição, padr.: Jose Antonio da Cunha e Olinta Maria de Jesus (Acervo Itamar Bopp ficha 2281)

 

21-01-1865 em Resende, Francisco Vieira do Prado, n. Resende, f.l. Jose Vieira do Prado e Da. Margarida Maria do Nascimento; = cc. Honoria Rita da Conceição, n. Resende, f.l. Victoriano Correa da Costa e Da. Claudina Maria da Conceição. Test.: Alf. Francisco Mendes da Silva e Joe Vicente Fagundes (Acervo Itamar Bopp ficha 2981)

4-1-4-3 Linda, aos 10-11-1850

10-11-1850 pelo Padre Ignacio Ferreira Franco, Linda, f.l. Victoriano Correia da Costa e Claudina Maria, padr.: Estevão Pinto Cabral e Ignes Maria de Jesus (Acervo Itamar Bopp ficha 2506)

4-1-4-4 Pedro Correa da Costa, com 27 anos em 26-12-1882 quando se casou com Domiciana Maria do Rosário, com 18 anos natural de Passa Vinte-MG e filha de Jesuino Pereira da Silva e Francisca Maria do Rosario.

26-12-1882 na matriz de Resende p. Padre João da Matta Tarlé, Pedro Correa da Costa, 27 anos n/b nesta freg. f. l. Victoriano Correa da Costa e Da. Claudina Maria da Conceição; = cc. Domiciana Maria do Rosario, de 18 anos n/b na freg. de Santo Antonio do Passa Vinte da Prov. de Minas Gerais, f.l. Jesuino Pereira da Silva e Francisca Maria do Rosario. Test.: Francisco Antonio da Rosa e Raymundo Antonio da Rosa (Acervo Itamar Bopp ficha 3652)

4-1-5 Antonio Lourenço Correa, batizado aos 04-08-1816, juntamente com o irmão supra. Registrou terras em 1856.

N. Sra. da Conceição do Campo Alegre, Resende - RJ, lv. 67 fls. 52, 73- Antonio Lourenço Correa, no lugar Matto Dentro, em comum com minha mãe a sra. d. Marianna Francisca do Espirito Sancto, e meus irmãos.  Possuo mais por herança de meu finado pai Victoriano Correa da Costa e compra veita a Antonio Correa da Cunha. 15 jan 1856.

4-1-6 José, batizado aos 21-09-1828

21-09-1828 Jose, f. Victoriano Correia da Costa e Mariana Antonia do Nascimento (Acervo Itamar Bopp ficha 1246)

4-1-7 Senhorinha, aos 25-07-1830.

25-07-1830 Senhorinha, f. Vitoriano Correa da Costa e Marianna Antonia do Nascimento (Acervo Itamar Bopp ficha 1320v)

 

5- Mariana, batizada em Ouro Branco aos 03-02-1744.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 03-02-1744 nesta matriz bat a Mariana, f.l. Jose Correa da Costa e Apolonia Maria de S. Jose, padr.: Cap. Manoel de Saa Tinoco da freguesia de Carijos .

 

6- Victorino Correa da Costa, batizado aos 31-01-1748 em Ouro Branco. Em Aiuruoca aos 20-06-1774 casou com Ana Teresa do Amor Divino, natural de São João del Rei, filha do Capitão Domingos Teixeira Villela e Angela Isabel Nogueira - aportes à GP: Angela Izabel Nogueira do Prado - SL. VI, 395, 6-4, neste site.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 03-01-1746 bat a Vitorino n. 23-12-1745, f.l. Jose Correa da Costa e Apelonia Maria de S. Jose, npaterno de Antonio Correa e Sebastiana da Costa da freguesia do Bom Jesus do Rabo de Peixe Bispado de Angra, e pela materna de Marcos Soares e Maria de Avila da freguesia de S. Luzia da Ilha Terceira do mesmo Bispado de Angra. Padrinhos Manoel Dias de Souza, solteiro desta freguesia.

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 20 junho 1774 Victorino Correa da Costa e Anna Teresa do amor Divino

Ele f.l. de Jose Correa da Costa e Apolonia Maria de São Jose, n. e b. na freg. de Ouro Branco.

Ela f.l. do cap. Domingos Teixeira Villela e de D. Angella Isabel Nogueira, n. e b. na freg. de Pillar de S. João del Rei.

Entre seus filhos:

6-1 Francisco Correa da Costa Nogueira foi casado com Ana Joaquina Ferreira de Souza, filha de João Ferreira Guimarães e Izabel Maria de Souza. Família “Pascoal Correa de Aguiar” § 1º.

6-1-1 Francisco Xavier de Paula Nogueira foi casado com Carolina Honoria de Carvalho e Mello, filha do Major Antonio Jose de Carvalho e Francisca Honoria Deocleciana de Mello

         Entre seus filhos:

6-1-1-1 Francisco, batizado aos 29-01-1846.

29-01-1846 na capela da fazenda de Dona Ana Joaquina Ferreira de Souza o Padre Joaquim Pereira Escobar batisou Francisco n. 11-01-1846, f.l. Dr. Francisco Xavier de Paula Nogueira e Da. Carolina Honoria de Carvalho; padr.: o mesmo Padre Escobar e a dona da fazenda Ana Joaquina Ferreira de Souza (Acervo Itamar Bopp ficha 3952)

6-1-1-2 João, aos 09-01-1849

09-01-1849 pelo Padre Ignacio Ferreira Franco, João, f.l. Dr. Francisco Xavier de Paula Nogueira e Carolina Honoria de Sousa Mello, np Major Francisco Correia da Costa Nogueira e Ana Joaquina Ferreira de Sousa, nm Major Antonio Jose de Carvalho Mello e Francisca Honoria Diocleciana Mello, padr.: Capitão Antonio Francisco Ferreira e Ana Joaquina Ferreira de Sousa (Acervo Itamar Bopp ficha 2406)

6-1-1-3 José Ferreira de Mello Nogueira, batizado aos 24-09-1859  em Resende onde em 1881 casou com Maria de Paula Ramos, filha do Dr. Antonio de Paula Ramos e Maria Escolástica da Conceição.

24-09-1850 pelo Padre Joaquim Pereira de Escobar, Jose, f.l. Dr. Francisco Xavier de Paula Nogueira e Carolina Honoria de Carvalho, np Major Francisco Correia da Costa e Ana Joaquina Ferreira de Sousa, nm Major Antonio Jose de Carvalho e Francisca Honoria Diocleciana de Mello, padr.: Luciano Pereira de Mello e Francisca Honoria de Sousa Mello (Acervo Itamar Bopp ficha 2486)

 

23-01-1881 Dr. Jose Ferreira de Mello Nogueira, n. Resende, f.l. Dr. Francisco Xavier de Paula Nogueira e Carolina Honoria de Carvalho e Mello; = cc. Da. Maria de Paula Ramos, n. Resende, f.l. Dr. Antonio de Paula Ramos e Maria Escolastica da Conceição Ramos (Acervo Itamar Bopp ficha 3556)

 

22-02-1881 na matriz de Resende p. Vig. João da Matta Tarlé, Dr. Jose Ferreira de Mello Nogueira, de 30 anos n/b nesta matriz, f.l. do finado Dr. Francisco Xavier de Paula Nogueira e Da. Carolina Honoria de Carvalho e Mello; = cc. Maria de Paula Ramos, de 20 anos n/b nesta freg., f.l. do Dr. Antonio de Paula Ramos e Da. Maria Escolastica da Conceição Ramos. Test.: Dr. Jose Ildefonso de Souza Ramos Sobrinho e João Ferreira de Souza Leal (Acervo Itamar Bopp fichas 3745 e 3667)

6-1-2 Maria Izabel de Souza, batizada aos 17-04-1814. Em 1829 casou com Antonio José Barbosa, nascido na Ilha Grande aos 19-04-1800 e filho de Custódio Barbosa Guimarães, nascido na freguesia de S. Cipriano de Refontoura Arc. Braga e Maria Teresa de Jesus, de Angra dos Reis, neto paterno de Antonio Cardoso de Azevedo e Mariana Luiza, da mesma freguesia de S. Cipriano, neto materno de Manoel Fernandes Villar, natural de Lisboa-PT e Teresa Maria de Jesus, da freguesia de Angra dos Reis

17-04-1814 Maria, n. 10-04, f.l. do Tenente Francisco Correa da Costa (Nogueira) e Ana Joaquina Ferreira de Souza, n. desta; np Capitão Victorino Cprrea da Costa e Da. Ana Teresa do amor Divino, n. das Minas; nm Alferes João Ferreira Guimarães, n. de Guimarães e Izabel Maria de Souza, n. das Minas; padr.: Padre Joaquim Pereira Escobar. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. Jose Antonio Martins de Sá (Acervo Itamar Bopp ficha 0889)

 

26-11-1829 na Matriz de Resende. Antonio José Barbosa, n. da Ilha Grande, f.l. Custodio Barbosa Guimarães e s/m já falecida; = Da. Maria Izabel Ferreira de Souza, n/b nesta vila de Resende, f.l. do Sargento Mor Francisco Correa da Costa Nogueira e Da. Ana Joaquina Ferreira de Souza (Acervo Itamar Bopp ficha 1101).

(Acervo Itamar Bopp fichas 1269 d.c/1101):  no Oratório de Santa Ana do Ribeirão aos 26-11-1829 Antonio Jose Barbosa, n. Angra dos Reis da Ilha Grande, f.l. de Custodio Barbosa Guimarães e Maria Teresa de Jesus; = cc. Maria Izabel Tagina Ferreira de Souza, n. Resende, f.l. do Sargento Mor Francisco Correia da Costa Nogueira e D. Ana Joaquina Ferreira de Souza. 1475: Casou em 21-10-1829

 

Antonio Jose Barbosa, n. 19-04-1800 e bat. 17-05 na matriz da Ilha Grande, f.l. Custodio Barbosa Guimarães, n. da freg. de S. Cipriano de Refontoura Arcebispado de Braga e Maria Theresa de Jesus, desta freguesia de Angra dos Reis; np Antonio Cardoso de Azevedo e Mariana Luiza, da mesma freguesia de S. Cipriano; nm Manoel Fernandes Villar, n. de Lisboa e Teresa Maria de Jesus, desta freguesia de Angra dos Reis, e foram padr.: Antonio Jose Leite Lobo e Joaquina Maria da Conceição. Casou-se na matriz de Resende em 21 de outubro de 1829 (Acervo Itamar Bopp ficha 1475)

Entre seus filhos:

6-1-2-1 Antonio, batizado aos 09-10-1839.

09-10-1839 pelo Vigario Jose Marques da Motta, Antonio, f.l. Antonio Jose Barbosa e Maria Isabel Joaquina de Sousa Barbosa, np Custodio Barbosa Guimarães e Maria Teresa de Jesus, nm Francisco Correa da Costa Nogueira e Ana Joaquina Ferreira de Sousa, padr.: Padre Joaquim Pereira de Escobar e avó materna (Acervo Itamar Bopp ficha 1836)

6-2 Teresa Mariana da Assunção (ou da Encarnação), batiozada ao0s 29-04-177. Aos 24-09-1798 na matriz de Resende casou com Manoel Francisco da Silva, natural de São Paulo-SP, filho de Bento Leme da Silva e Ana Joaquina da Boa Morte.

29-04-1777 nasceu Thereza, batizada na Capela do Varadouro onde o padre Capelão Manoel Fernandes Fialho pos os Santos óleos. Padr.: Francisco Correa da Costa e Mariana Antonia Teixeira mulher de Simplicio.( Acervo Itamar Bopp ficha 0097)

 

24-09-1798 na matriz, pelo Vig. Antonio de Mattos Nobrega de Andrada; Manoel Francisco da Silva, n/b na Catedral de São Paulo, f.l. de Bento Leme da Silva e Anna Joaquina da Boa Morte; = cc. Thereza Marianna de Assumpção (Incarnação), n/b na freg. de N.S. da C. de Aiuruoca, f.l. do Capitão Victorino Correia da Costa e Theresa do Amor Divino. Testemunhas: Guarda Mor Manoel Antonio da Rocha e Bento Pinto de Magalhães. (Acervo Itamar Bopp ficha 0092)

Entre seus filhos (acervo Itamar Bopp)

6-2-1 Daniel, batizado aos 12-10-1800.

12-10-1800 Daniel, f.l. de Manoel Francisco da Silva, n. da cidade de São Paulo e Teresa Marianna da Encarnação, n. Aiuruoca. Os demais dados ilegiveis pela agua nos papeis. Bat. em Resende pelo Vig. Luiz Manoel Martins de Sá (Acervo Itamar Bopp ficha 0493)

6-2-2 Ana Joaquina da Boa Morte, batizada aos 27-08-1801. Aos 14-04-1819 casou com João Lúcio Pereira, natual de Buenos Aires-Argentina, viúvo de Joaquina Rosa do Nascimento e filho de Francisco Pereira Guimarães, natural a vila de Guimarãs Arc. Braga e Maria Izabel da Silva natural de Sevilha-Espanha.

27-08-1801 Anna, f.l. de Manoel Francisco da Silva, n. da cidade de S. Paulo e Tereza Mariana da Encarnação, n. de Aiuruoca; np de Bento Lemes da Silva e Ana Joaquina da Boa Morte, n. SP; nm Capitão Victorino da Costa, n. Ouro Branco e Anna da Silva, n. desta vila. Padr.: Alferes Antonio Fernandes de Brito. Bat. em Resende pelo Vig. João Nepomuceno de Albuquerque (Acervo Itamar Bopp ficha 0656)

 

14-04-1819 na Matriz de Resende pelo Padre Jose Antonio Martins de Sá, João Lucio Pereira Buenos Ayres, viúvo que ficou por falecimento de Joaquina Rosa, sepultada nesta Matriz dia 10-03-1818; = cc em 2as nupcias com Ana Joaquina da Boa Morte, f.l. de Manoel Francisco da Silva e Teresa Mariana da Incarnação. (Acervo Itamar Bopp ficha 1158)

João Lúcio e sua primeira mulher Joaquina Rosa, sepultada em Resende aos 10-03-1818, tiveram pelo menos:

- Maria José da Silva, batizada em Resende aos 19-06-1796. Casou com Cândido José Corrêa, filho de Francisco Corrêa de Avila e Ângela Maria Teixeira. Geração em 5-5 abaixo..

- Rita, batizada aos 28-11-1803.

28-11-1803 Ritta, f.l. de João Lucio , n/b na matriz de B. Ayres e Joaquina Rosa do Nascimento, n/b na Candelaria, Rio; np de Francisco Pereira Guimarães, n. de S. Vetos, Braga e Maria Izabel da Silva, n. de S. Izidoro Bispado de B. Ayres; nm de Estevão Pinto de Carvalho, n/b em Jacarepaguá e Caetana Alves Ferreira, n/b Candelaria da Sé. Padr.: João da Silva Nepomuceno e N.S. Protetora. Bat. em Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (Acervo Itamar Bopp ficha 0681)

- Francisco

24-02-1811 Francisco, f.l. de João Lucio, n. Buenos Aires e Joaquina Rosas do Nascimento; np de Francisco Pereira Guimarães, n. Braga e Maria Izabel da Silva, n. Buenos Aires; nm de Estevão Pinto de Carvalho e Caetana Alves Ferreira, n. do Rio de Janeiro; padr.: Luiz Pinto Alves de Carvalho e N.S. Conceição. Bat. em Resende, pelo Vig. Ignacio Correa Leite (Acervo Itamar Bopp ficha 0797)

- Francisca’

03-04-1818 na Matriz de Resende pelo Padre Manoel Jose de Castro, Francisca, f.l. de João Lucio Pereira Buenos Aires e Joaquina Rosa do Nascimento; padr.: Capitão Simplicio da Silva Nepomuceno. (Acervo Itamar Bopp ficha 1012v)

- Felicidade Angelica de Jesus foi casada com Marcelino Martins dos Santos, filho de Domingos Martins dos Santos e Rosa Maria da Conceição. Entre seus filhos:

- Tiburcio, batizado aos 04-09-1825

04-09-1825 Tiburcio, f. Marcelino Martins dos Santos e Felicidade Angelica de Jesus; np Domingos Martins dos Santos e Rosa Maria da Conceição; nm João Lucio Pereira Buenos Ayres e s/mulher. (Acervo Itamar Bopp ficha 1099v)

- Teotonio, aos 25-04-1830

25-04-1830 Theotonio, f. Marcelino Martins dos Santos e Felicidade Angelica de Jesus (Acervo Itamar Bopp ficha 1366v.)

- Porfirio, aos 11-09-1831.

11-09-1831 Porfirio, f.l. de Marcelino Martins dos Santos e Felicidade Angelica de Jesus. Padr.: Rev. Joaquim Pereira de Escobar e D. Anna Joaquina Ferreira de Sousa. Bat. pelo Padre Tito Pereira de Carvalho (Acervo Itamar Bopp ficha 0302)

6-2-3 Maria , batizada aos 18-04-1802.

18-04-1802 Maria, f.l. de Manoel Francisco (Silva), de São Paulo e Teresa Marianna, n. Aiuruoca; np Bento Lemes da Silva e Anna Joaquina, ambos de S. Paulo; nm Capitão Vitorino Correa da Costa, n. freg. Ouro Branco e Anna Tereza, n. de S. João del Rei. Padr.: Guarda Mor Simplicio Correa e s/m Marianna Antonia. Bat. em Resende pelo Vig. Luiz Manoel Acervo Itamar Bopp ficha (0647)

6-2-4 Olinta Tereza da Encarnação, batizada aos 19-09-1804. Casou com Antonio Joaquim de Godoy, filho de José Joaquim de Godoi e Ana Godoy Moreira

19-09-1804 Olinta, f.l. de Manoel Francisco da Silva, n. da cidade de S. Paulo e Tereza Marianna da Incarnação, n. Aiuruoca; np de Bento Lemes da Silva e Anna Joaquina da Boa Morte, naturais de S. Paulo; nm do Capitão Vitorino Correa da Costa e D. Tereza do Amor Divino, n. de Minas. Padr.: Gabriel Serafim da Silva e Felizarda Maria de São Jose, filha solteira do Capitão Vitorino. Bat. em Resende pelo Vig. Jose Antonio Martins de Sá (Acervo Itamar Bopp ficha 0671)

Entre seus filhos:

6-2-4-1 Antonio, batizado aos 26-11-1826.

26-11-1826 Antonio, f.l. de Antonio Joaquim de Godois (Bueno) e Olintha Teresa da Incarnação; np Jose Joaquim de Godois e Ana de Godois Moreira; nm Manoel Francisco da Silva. (Acervo Itamar Bopp ficha 1026)

6-2-4-2 Maria Teresa de Godoy e Silva, batizada aos 26-10-1831. Casou com Lourenço Justiniano da Silva. Geração em 4-2-6 abaixo

26-10-1831 pelo Padre Tito Pereira de Carvalho, Maria, f.l. Alferes Antonio Joaquim de Godoi e Olinta Tereza da Encarnação; padr.: Capitão Jose Joaquim de Godoi (Acervo Itamar Bopp ficha 1394)

4-2-4-3 Guilhermina, aos 28-01-1833

28-01-1833 pelo Padre Marciano Joaquim de Almeida Luz, Guilhermina, f.l. Antonio Joaquim de Godoi e Olintha Tereza da Encarnação; padr.: Jose Joaquim de Godoi Ferraz e Escolastica de Godoi Ferraz pp de s/pai Francisco Xavier da Cunha (Acervo Itamar Bopp ficha 1522)

6-2-4-4 Antonio, aos 30-10-1834

30-10-1834 Antonio, f.l. do Major Antonio Joaquim de Godoi Bueno, n. de Jacarei e Olita Teresa da Enunciação, n. de Resende; np Jose Joaquim de Godoi e Anna Godoi Moreira; nm Manoel Francisco da Silva e Teresa Mariana Esp. Santo; padr.: avo materno e Maria Joaquina de Godoi (Acervo Itamar Bopp ficha 1593)

6-2-5 José Francisco Nogueira da Silva, batizado aos 19-02-1809 em Resende onde casou duas vezes: Em 1829 com Teresa Maria de Jesus, filha de Antonio Pinto de Abreu e Cipriana Maria de Santa Ana.

22-08-1829 em Resende, Jose Francisco Nogueira da Silva, n. em Resende dia 09-02-1809 e bat. na matriz aos 19-02-1809, f.l. de Manoel Francisco da Silva, n. da cidade de S. Paulo e de Da. Thereza Maria de Jesus, n. de Minas Gerais Bispado de Mariana; neto materno do Capitão Vitorino Correia da Costa e Da. Ana Theresa do Amor Divino; = cc. Thereza Maria de Jesus, n. em Resende a 26-01-1813 e bat, na matriz aos 07-02-1813, f.l. de Antonio Pinto de Abreu e Cypriana Maria de Santana, n. de Mogi das Cruzes; np de Antonio Pinto de Abreu e Escolastica da Cunha, naturais de Mogi das Cruzes; nm de Jose Gonçalves Cardoso e Angela Francisca das Neves, naturais de Mogi das Cruzes; padr.: Guarda Mor Simplicio Correia da Costa e s/m Mariana Teixeira (Acervo Itamar Bopp ficha 0837)

 

15-08-1829 em Resende, Jose Francisco da Silva, n. Resende, f.l. de Manoel Francisco da Silva e Theresa Mariana da Incarnação; = cc. Theresa Maria de Jesus, n. Resende, f.l. de Antonio Pinto de Abreu e Sypriana Maria de Santa Ana. Test.: Francisco Pereira da Cunha de Andrade (Acervo Itamar Bopp ficha 1303)

         Segunda vez, aos 22-05-1849 com Maria Gertrudes Freire, filha de Francisco Rodrigues dos Santos e Ana Teresa de Jesus Freire, batizada em Resende aos 29-01-1798, filha de Manoel Freire de Campos e sua segunda mulher Ana Izabel de Jesus.

22-05-1849 em S. Ana, Jose Francisco Nogueira da Silva, viuvo de Tereza Maria de Jesus; = cc. Maria Gertrudes Freire, n. Santa Ana, f.l. Francisco Rodrigues dos Santos e Ana Teresa de Jesus, test.: Comendador Antonio de Campos Freire e Francisco Nogueira (Acervo Itamar Bopp ficha 2389)

 

29-01-1798 Anna, n. 15-01, f.l. de Manoel Freire de Campos (com 26 anos), n. da Vila de Itu Bisp. de S.Paulo, e Anna Izabel de Jesus, n. da Vila de Guaratinguetá; np Bento Gonçalves e Campos e Luiza Freire, n. de Itu-SP; nm de Antonio Rodrigues Barbosa e Maria de Lima, n. de Guartinguetá. Padr.: Antonio de Amorim e Maria Ferreira Freire. Bat. em Resende, pelo Vig. Antonio Mattos Nobrega de Andrada. (Acervo Itamar Bopp fichas 0071 e 0234v)

            Manoel Freire de Campos, natural de Itu-SP com 26 anos em janeiro de 1798, era filho de Bento Gonçalves de Campos e Luiza Freire. Foi casado primeira vez com Ana de Amorim falecida em Resende aos 21-09-1794.  Segunda vez em Resende aos 08-12-1796 casou com Ana Izabel de Jesus, batizada em Guaratingueta-SP aos 29-05-1769, filha de Antonio Rodrigues Barbosa e Maria da Silva Lima casados em Resende aos 02-01-1775, neta paterna de José da Silva Barbosa e Izabel Rodrigues (SL. 3, 44, 3-6), neta materna de Diogo Barbosa Lima e Maria Francisca Osoria

08-12-1796 na Matriz de Campo Alegre pelo Padre Antonio de Mattos Nobrega de Andrade. Manoel Freire de Campos, viuvo que ficou por falecimento de sua mulher Dona Anna Freire Leme, sepultada em N.S. do Campo Alegre, conforme consta no livro competente dos sepultados libertos, a folhas 114 verso, no teor seguinte: Aos vinte e hum de setembro de mil setecentos e noventa e quatro faleceu da vida presente Anna de Amorim, mulher de Manoel Jose Freire, com o Sacramento da penitencia somente por ser a morte apresada, e foi sepultada dento desta Matriz, amortalhada como habito preto, encomendada por mim de que para constar fiz este assento dia e mes e era supra, o Coadjutor Juam Antunes Cordeiro; = com Anna Izabel de Jesus, com 24 anos de idade, n/b freguesia da Vila de Guarantingueta, conforme consta no Livro de Batismos a fls. 108 verso, da Matriz de Guaratinguetá: Aos vinte e nove de Maio de 1769 nesta Matriz de Santo Antonio do Guaratingueta o Reverendo Antonio Ramos Barbosa, Presbitero Secular, com licença minha batisou  e pos os Santos Oleos a Anna, f.l. de Antonio Rodrigues Barbosa e Maria da Silva Lima, foram padrinhos Antonio da Cunha Bueno, solteiro, filho de Bartholomeu da Cunha Bueno e de sua mulher Maria de Lima, e Maria da Fonseca Faria, casada com Diogo Barbosa Lima, todos moradores desta freguesia. O Vigario  .... Esteves Correa. Assim continha o dito assento que aqui fielmente copiei - It per sancta Dei Evangelia. Villa de Santo Antonio de Guaratingueta 16 de Março de 1797 (aa) O Vigario João Gonçalves Lima (0623). Diz Anna Izabel de Jesus, f.l. de Antonio Rodrigues Barbosa e de Maria da Silva Leme, n/b na vila de Guaratingueta Bisp. de SP, que ela se acha contratada para se casar na forma do Sagrado Consilio Tridentino, como tudo consta, com Manoel Freire de Campos, e para poder conseguir o estado que pretende, lhe é preciso justificar e como viera da dita sua patria de idade menor de sete anos pouco mais ou menos com direitura para esta Freguesia de Campo Alege, donde é moradora, e ela mesma não saira para outra parte alguma, e que terá vinte e quatro anos de idade, portanto pede a Vossa Merce, seja servido admitir-lhje suas testemunhas a provar o deduzido e provado e que baste-se-lhe de sem tensa em forma e receberá Merce. Nada mais se continha em a dita petição que sendo me apresentada nela vi o meu despacho do teor e forma seguinte. Autuada, justifique e deponha, Nobrega de Andrade, 8 de Junho de 1796. (Acervo Itamar Bopp ficha 0632v)

 

02-01-1775 na Matriz de Campo Alegre, pelo Vig. Henrique Jose de Carvalho. Antonio Rodrigues Barbosa, n/b na freg. de S. Ant. de Guaratinguetá, f.l. de José da Silva Barbosa e Izabel Rodrigues; = Maria da Silva Lima, n/b freg. de S. ant. do Guaratinguetá, f.l. de Diogo Barbosa Lima e Maria Francisca Osoria (Maria Francisca Silva Lima). Test.: Roque Bicudo Leme e Pedro de Souza Magalhães (Acervo Itamar Bopp ficha 0042)

 

Manoel Freire e Ana Izabel tiveram, q.d.:

- Ana Teresa de Jesus Freire casada com Francisco Rodrigues dos Santos.

- Luzia Freire de Jesus casou aos 29-02-1821 com Lucas Jose de Alvarenga, batizado no Arraial da Lage-MG, filho natural de Anna Felicia. Com geração.

11-02-1821 - Cópia fiel do seguinte documento: pag. 482, findos aos 11 de Fevereiro de 1821.

Com o favor de Deos querem se Cazar Lucas Jose de Alvarenga, f. nat.(*) de Anna Felicia e de pai incognito, batizado no Arraial da Lage, Bispado de Marianna, com Luzia Freire de Jesus, fa. Legma. do Capm. Manoel Freire de Campos e de sua mer. Anna Izabel de Jesus, nal. e baptizada nesta Villa, onde os contrahentes são moradores e tem satisfeito os preceitos da Santa M. Igreja.

(despacho do Vigário) tres palavras ilegiveis, e, Canonicas, não resultou em impedimento algum nem em (ilegivel) o que juro infide parochi. Villa de Resende 19 de Fevereiro de 1821. (aa) o Vigario Jose Antonio Martins de Sá; Pco. Leite.

ao lado esquerdo: sahio a Provsam a 26 de Fevereiro. (Acervo Itamar Bopp ficha 1018)

(*) a margem em manuscrito por I.Bopp: f. nat de Bento de Castro, neto do Inconfidente Ignacio de Alvarenga Peixoto.

Lucas Jose de Alvarenga, n. em Guaratingueta, cc. em 29-02-1821 em Resende, com Luzia Freire de Jesus. (Acervo Itamar Bopp ficha 1018v)

- José Manoel Freire, batizado aos 14-07-1799. Casou com Maria da Silva Soares, filha de Antonio Rodrigues Barbosa, n. Guaratingueta e Izabel Soares da Silva de S. Ana do Pirai.

14-07-1799 José, n. 01-07-1799, f.l. de Manoel Freire de Campos, n. da vila de Itu, São Paulo e Anna Izabel de Jesus, n. vila de Guaratinguetá, np Bento Gonçalves de Campos e de Luzia Freire, n. Itu, nm, Antonio Rodrigues Barbosa, já defunto e Maria (Silva) de Lima, n. de Guaratinguetá. Padr.: Francisco Xavier Barbosa e Maria da Silva sua irmã. Bat. em Resende pelo Vig. Antonio Mattos da Nobrega de Andrada (Acervo Itamar Bopp ficha 0234 e v.)

Entre seus filhos:

- José Manoel Freire Filho, batizado aos 10-09-1843.

10-09-1843 na Capela de S. João do Bom Jesus da Cana Verde de Santa Ana pelo Padre Francisco Lopes Guimarães, Jose Manoel Freire Filho, de 28 dias, f.l. Alferes Jose Manoel Freire, sub delegado de Policia e Maria da Silva Soares, nat. da freg. da Vila do Pirai, batizado no oratorio do salto, np do Sargento Mor Manoel Freire de Campos, nat. Freg. da cidade de Itu e s/m Ana Izabel de Jesus, n. da vila de Guaratingueta, nmaterno de Antonio Rodrigues Barbosa, n. Guaratingueta e s/m Izabel Soares da Silva de S. Ana do Pirai. Padr.: seus irmãos Francisco Hilario Barbosa da Silva e Izabel Celestina Barbosa da Silva Freire (Acervo Itamar Bopp ficha 2609)

- Antonio, batizado aos 29-07-1802.

29-07-1802 Antonio, n. 28-06, f.l. de Manoel Freire de Campos, n. Itu e Ana Izabel de Jesus, n. Guaratingueta; np de Bento Gonçalves de Campos e Luzia Freire, naturais de Itu; nm de Antonio Rodrigues e Maria de Lima, naturais de Guaratinguetá. Padr.: Antonio Pinto Franco e s/m Da. Brizida Maria Franco. Bat. em Resende pelo Vig. Francisco Xavier de Toledo (Acervo Itamar Bopp ficha 0705)

- Maria, batizada aos 13-07-1804.

13-07-1804 Maria, f.l. de Manoel Freire de Campos e Ana Izabel de Jesus, naturais de S. Paulo; np de Bento Gonçalves de Campos e Luiza Freire, naturais da vila de Itu Bispado de SP; nm Antonio Rodrigues Barbosa e Maria de Lima naturais da vila de Guaratingueta-SP. Padr.: Tenente Manoel Ferreira Memes e Rosa de Villas Boas. Bat. em Resende pelo Vig. Francisco Xavier de Toledo. Bat. em Resende pelo Vig. Francisco Xavier de Toledo (Acervo Itamar Bopp ficha 0670)

José Francisco Nogueira da Silva e Teresa Maria de Jesus tiveram, q.d.:

6-2-5-1 Emília, batizada aos 18-05-1833.

18-05-1833 pelo Vigario Antonio Maria Ribas Sandim, Emilia, f.l. Jose Francisco da Silva e Teresa Maria de Jesus, n. M. Cruzes; np Manoel Francisco da Silva e Teresa Mariana da Silva; padr.: Manoel Lemes e Maria Benedicta (Acervo Itamar Bopp ficha 1511)

José Francisco e Maria Gertrudes tiveram, q.d.:

6-2-5-2  Maria, batizada aos 20-04-1850.

20-04-1850 pelo Padre Ignacio Ferreira Franco, Maria, f.l. Jose Francisco Nogueira da Silva e Maria Gertrudes Freire, padr.: Francisco Rodrigues dos Santos e Ana Teresa de Jesus Freire. Este batizado foi realizado na matriz do Sr. BomJesus de Santa Ana pelo Padre Jose Ferreira de Andrade Castro. Assento feito em 17-07-1851. (Acervo Itamar Bopp ficha 2470)

6-2-6 Lourenço Justiniano da Silva foi casado com Maria Tereza de Godoy e Silva, filha de Antonio Joaquim de Godoy Bueno e Olinta Teresa, 4-2-4-2 supra.

Entre os filhos do casal:

6-2-6-1  Maria, batizada aos 26-03-1843.

26-03-1843 na matriz de Resende pelo Vig. Manoel da Fonseca Mello, Maria n. 16-03-1843, f.l. Dr. Lourenço Justiniano da Silva e Dona Maria Thereza de Godoys, padr.: Major Antonio de Godoys Bueno e s/m Olintha Teresa de Godoys (Acervo Itamar Bopp ficha 2717)

6-2-6-2 Maria, aos 06-05-1849

06-05-1849 pelo Padre Ignacio Ferreira Franco, Maria, f.l. Dr. Lourenço Justiniano da Silva e Maria Thereza de Godoi, np Manoel Francisco da Silva e Teresa Maria do Espirito Santo, nm Antonio Joaquim de Godoi Bueno e Olinta Teresa de Godoi, padr.: Antonio Joaquim de Godoi Bueno e Olinta Teresa de Godoi (Acervo Itamar Bopp ficha 2431)

6-2-6-3 Eugenia, aos 26-03-1853.

27-03-1853 pelo Pe. Ignacio Ferreira Franco, Eugenia n. 09-01, f.l. Dr. Lourenço Justiniano da Silva e Maria Thereza de Godoi e Silva, padr.: Padre Ignacio Ferreira Franco e Marina Francisca do Espirito Santo (Acervo Itamar Bopp ficha 2716)

6-2-6-34 Lourenço, aos 24-07-1854

24-07-1854 na fazenda de Manoel Antonio Rodrigues com licença do Padre João Baptista Lopes Chaves, Lourenço, f.l. Dr. Lourenço Justiniano da Silva e Maria Teresa de Godoi, padr.: João de Godoi Bueno e Da. M.a Joaquina de Camargos (Acervo Itamar Bopp ficha 2833)

 

Manoel Francisco da Silva, viúvo de Teresa Mariana da Assunção (ou da Encarnação), casou segunda vez com Maria Antonia, filha de Antonio Pinto de Abreu e Cipriana Maria de Sant'An. Pais de, q.d.:

I- Antonio, batizado aos 29-04-1813

29-04-1813 Antonio, f.l. de Manoel Francisco da Silva, n. de S. Paulo e Maria Antonia (Teresa Mariana) de Jesus, n. Mogi das Cruzes; np Bento Lemes da Silva e Ana Joaquina da Boa Morte; nm os padrinhos; padr.: Antonio Pinto de Abreu e s/m .... Cypriana Maria de Santa Ana. Bat. em Resende pelo Vig. Jose Antonio Martins de Sá (Acervo Itamar Bopp ficha 0853)

Obs: a mãe é a Maria Antonia de Jesus, e a madrinha Cipriana é a madrasta da mãe. Mãe da Maria Antonia já falecida em 1796. a Teresa Mariana foi a primeira mulher de Manoel Francisco

II- Manoel, aos 16-10-1814

16-10-1814 na Matriz de Resende pelo Coadj. Domiciano Pereira Leite, Manuel, n. 07-10, f.l. de Manoel Francisco da Silva, n. da cidade de S. Paulo e Maria Antonia, n. de Mogi das Cruzes; np de Bento Leme da Silva e Ana Joaquina da Boa Morte, n. de SP; nm Antonio Pinto de Abreu e Sipriana Maria de Sant'Ana, n. Mogi das Cruzes; padr.: Capitão Antonio Correa da Costa e Angela Maria Teixeira. (Acervo Itamar Bopp ficha 0971)

III- Policarpo, aos 02-02-1816

02-02-1816 Policarpo, n. 26-0, f.l. de Manuel Francisco da Silva, n. da cidade de S. Paulo e (riscou o Maria) (Mariana) Antonia de Jesus, n. Mogi das Cruzes; np Bento Leme da Silva e Ana Joaquina da Boa Morte. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. Jose Antonio Martins de Sá (Acervo Itamar Bopp ficha 0944)

IV- Moyses Francisco da Silva, batizado aos 21-09-1817. Casou com Rita Teodora Veridiana da Silva, natual do Rio de Janeiro e filha de Joaquim Jose Jorge e Margarida Teodora Veridiana.

- 21-09-1817 na Matriz de Resende pelo Coadj. Domiciano Pereira Leite, Moyses, f.l. de Manuel Francisco da Silva e Maria Antonia de Jesus; np Bento Lemes da Silva e Ana Joaquina da Boa Morte, naturais da cidade de S. Paulo; nm Antonio Pinto de Abreu e Sipriana Maria de Santo Antonio, naturais da vila de Mogi das Cruzes; padr.: O Reverendo Domiciano Pereira Leite e Protetora. (Acervo Itamar Bopp ficha 0968)

IV-1 Laurindo, batizado aos 02-04-1848.

02-04-1848 Laurindo, f.l. Moyses Francisco da Silva e Da. Rita Teodora Veridiana Jorge da Silva, n. Rio de Janeiro, np de Manoel Francisco da Silva e Maria Antonia de Jesus, naturais de S. Paulo, nm de Joaquim Jose Jorge e Margarida Teodora Veridiana, n. Portugal. Padr.: Reverendissimo Padre Joaquim Pereira Escobar e Da. Maria Antonia de Jesus (Acervo Itamar Bopp ficha 4047)

V- Elias, batizado aos 21-02-1819.

21-02-1819 no Oratorio de N.Senhora das Dores pelo Coadjutor Domiciano Pereira Leite, Elias, f.l. de Manoel Francisco da Silva e Maria Antonia de Jesus; padr.: Sargento Mor João Jose Carneiro e Maria Soares Louzada. (Acervo Itamar Bopp ficha 0987)

VI- Sofia, aos 03-04-1820

03-04-1820 Sophia, f. Manoel Francisco da Silva e Maria Antonia de Jesus (Acervo Itamar Bopp ficha 1324v)

VII- João, aos 07-11-1826

07-11-1826 em Resende pelo Padre Jose Antonio Martins de Sá, João, f.l. de Manoel Francisco da Silva e Maria Antonia de Jesus; padr.: Padre João Vieira e Da. Maria do Espirito Santo (Acervo Itamar Bopp ficha 1031 e 1467v)

6-3 Antonio, batizado na Capela do Varadouro aos 03-06-1779, sendo seus padrinhos Jose da Silva Pacheco e Josefa Maria de Jesus, tia do batizado.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- (desordenado) aos 03 junho 1779 Varador - Antonio, f.l. de Vitorino Correya da Costa e de s/m d; Anna Theresa do Amor Divino; np de Jose Correya da Costa n. da freg. Rabo do Peixe, Ilha S. Miguel, bispado de Angra da Ilha Terceira e s/m Apolonia Maria de S. Jose n. da cidade e bispado de Angra, da referida Ilha Terceira; nm do cap. Domingos Teixeira Vilela n. da vila de Chaves e de s/m d. Angela Isabel Nogueira n. da freg. de N. Sra. Monteserrate de Baependi, comarca do Rio das Mortes deste bispado; padr.:  Jose da Silva Pacheco e s/m Josefa Maria de Je---, tios do batizado. Todos desta freguesia.

6-4 Felizarda Claudina de São José aos 30-05-1808 casou com Estevão Pinto Alves de Carvalho, natural do Rio de Janeiro-RJ e filho de Estevão Pinto de Carvalho e Caetana Alves Ferreira

30-05-1808 - Estevão Pinto Alves de Carvalho, n/b na freg. da Candelaria do Rio de Janeiro pelo Padre Fidelis, com a idade de 21 anos, que chegou nesta vila com a idade de 8 anos e é f.l. de Estevão Pinto de Carvalho e Caetana Alves Ferreira e justifica sua idade com as testemunhas seguintes:- Ajudante José Coitinho da Silva, cc., n. do Rio de Janeiro, de 56 anos, morador nesta vila onde vive de suas lavouras, sabendo ler e escrever; - Estevão Pinto de Carvalho, cc., n. do Rio de Janeiro,. de 63 anos, morador nesta vila onde vive de suas lavouras, pai do justificante; - Capitão Manoel Ignacio Louzada de Magalhães, cc., n. do Rio de Janeiro, de 37 anos, morador nesta vila de Resende onde vive de suas lavouras. Casou na Matiz de Resende aos 30-05-1808 pelo Padre Manoel Serafim dos Anjos, com Felizarda Claudina da Costa, f.l. do Capitão das antigas Milicias Vitorino Correia da Costa e Ana Teresa do Amor Divino (Acervo Itamar Bopp ficha 1120)

          Felizarda Claudina faleceu aos 30-07-1813 e Estevão casou segunda vez aos 03-05-1814 com Felizarda Goes Jardim, com 14 anos e filha do Tenente Domingos Gomes Jardim e Ignacia Antonia de Escobar, neta paterna de José Gomes Jardim e Helena Rosa de Jesus, neta materna de Jose Pereira da Silva Maciel e Felizarda Antonia de Escobar.

03-05-1814 na Matriz de Resende pelo Padre Jose Antonio Martins de Sá, Estevão Pinto de Carvalho, viúvo que ficou por falecimento de Felizarda Maria da Conceição aos 30-07-1813, de 34 anos de idade pouco mais ou menos e sepultada dentro desta matriz e encomendada e corpo envolto em panos brancos; = casou em 2as. nupcias com Felizarda Gomes Jardim, batizada em Santo Antonio d Guarda Velha do Continente do Sul deste Bispado, com 14 anos, f.l do Tenente Domingos Gomes Jardim e Ignacia Antonia de Escobar; np de Jose Gomes Jardim e Elena Rosa de Jesus, nm de Jose Pereira da Silva Maciel e Felizarda Antonia de Escobar. Batizada pelo Paroco Felisberto Gomes Jardim, professor da Ordem de Cristo na Catedral de S. Paulo. (Acervo Itamar Bopp ficha 1214)

F elizarda Claudina e Estevão tiveram os filhos, q.d.:

6-4-1 Maria Caetana Alves de Carvalho em Maio de 1823 casou com Domingos Alves Ramos, filho de outro e Maria Angelica Alves de Carvalho. Viúva, Maria Caetana casaou segunda vez com Antonio Xavier de Lima, filho de Augusto Xavier de Lima e Valentina da Rocha Miranda.

23-05-1823 na Matriz de Resende pelo Padre Manoel Jose de Castro, Domingos Alves Ramos, n/b na freg. de S. João do Carahi, f.l. Domingos Alves Ramos e Maria Angelica Alves de Carvalho; = cc. Dona Maria Caetana Alves de Carvalho, n. em Resende (bat. 20-03-1819), com 14 anos, f.l. Alferes Estevão Pinto Alves de Carvalho e Felizarda Claudina e Costa (Acervo Itamar Bopp ficha 1409)

 

24-05-1823 na Matriz de Resende pelo Padre Jose Antonio Martins de Sá, Domingos Alves Ramos, n. S. João do Carahy, f.l. Domingos Alves Ramos, já falecido e Maria Angelica Alves de Carvalho; = cc. Maria Caetana Alves de Carvalho, n/b nesta freguesia, f.l. Estevão Pinto Alves de Carvalho e Felizarda Eufrazina e Costa. (Acervo Itamar Bopp ficha 1580v)

         Maria Caetana e Domingos tiveram, q.d.:

6-4-1-1 Maria Constancia de Carvalho aos 31-07-1843 casou com Cândido Ferreira de Souza, nascido em Minas Gerais e filho de Mateus Ferreira de Souza e Escolástica Teodora (ou Silvéria) de Vasconcelos. Com geração.

31-07-1842 Candido Ferreira de Soiza, n. Minas Gerais, f.l. de Matheos Ferreira de Soiza e Escolastica Teodora de Vasconcellos; = cc. Maria Constancia de Carvalho, n. Resende, f.l. Domingos Alves Ramos, falecido e Maria Caetana de Carvalho. Test.: Padre Joaquim Pereira Escobar e Major Claudio Manoel Correa (Acervo Itamar Bopp ficha 3881)

6-4-1-2 Ana, batizada aos 29-11-1829.

29-11-1829 Anna, f. Domingos Alves Ramos e Maria Caetana (Acervo Itamar Bopp ficha 0215)

6-4-1-3 Etelvina Alves de Carvalho, aos 01-02-1835. Aos 31-06-1853 casou com Manoel Alexandre Franklim, natural de Portugal e filho de Alexandre Franklim e Josefa Cândida

01-02-1835 Etelvina, f.l. Domingos Alves Ramos, n. R. de Janeiro e Maria Caetana Alves, n. Resende, np Estevão Pinto Alves de Carvalho e Felizarda Maria de Jesus, nm não consta, padr.: Antonio Jose Barbosa e Maria Izabel Joaquina de Souza Barbosa (Acervo Itamar Bopp ficha 1756)

 

31-06-1853 em Resende na fazenda de Da. Ana Joaquina Pereira de Souza pelo Vig. Joaquim Pereira Escobar. Manoel Alexandre Franklim, n. em Portugal; = cc. Etelvina Alves de Carvalho, n/b nesta matriz. Test. : Antonio de Oliveira Porto e Antonio Joaquim de Godois Bueno (Acervo Itamar Bopp ficha 2763) manuscrito na ficha : filha de Maria Caetana Alves de Carvalho e Domingos Alves Ramos.

Pais de, q.d.:

6-4-1-3-1 Julio, batizado aos 14-08-1857.

14-08-1857 na fazenda de Manoel Antonio Rodrigues com licença do Padre João Baptista Lopes Chaves, Julio n. 31-07-1857, f.l. Manoel Alexandre Franklim e Etelvina Alves de Carvalho, np Alexandre Franklim e Josefa Candida, nm Domingos Alves Ramos e Maria Caetana de Carvalho (Acervo Itamar Bopp ficha 2833)

 

Maria Caetana e Antonio tiveram, e.o:

6-4-1-4 Porcina, batizada em 07-01-1837

07-01-1837 pelo Vigario Jose Marques da Motta, Porcina, f.l. Antonio Xavier de Lima e Maria Caetana de Carvalho, padr.: Jose de Queiroz Mascarenhas e Maria Silveria da Conceição (Acervo Itamar Bopp ficha 1807)

6-4-1-5 Antonio, em 23-01-1838

28-01-1838 pelo Padre José Marques da Motta, Antonio, f.l. Antonio Xavier de Lima e Maria Cetana de Carvalho, padr.: Antonio Joaquim de Godoi e Olinta Tereza da Encarnação (Acervo Itamar Bopp ficha 1801)

6-4-1-6 Estevão Xavier de Lima, batizado em 07-12-1841. Aos 29-10-1870 casou com Cândida Batista da Piedade, filha do Capitão José Rodrigues Neves e Rosa Maria.

07-12-1841 na Matriz de Resende pelo Vigario Encomendado Manoel da Fonseca Mello, Estevão, n. 15-08-1841, f.l. Antonio Xavier de Lima e Maria Caetana de Carvalho, padr.: Joaquim Gomes Jardim e Antonio Pinto Coelho de Barros (Acervo Itamar Bopp ficha 1902)

 

29-10-1870 em S. Ana, Estevão Xavier de Lima, n. S.Ana, f.l. Antonio Xavier de Lima e Maria Caetana de Carvalho; = cc. Candida Baptista da Piedade, n. Resende, f.l. Cap. Jose Rodrigues Neves e Rosa Maria  (da Piedade). Test.: Antonio de Alvarenga Freire e Lucas Jose de Alvarenga Freire (Acervo Itamar Bopp ficha 3290)

6-4-1-7 Vitorino, batizado aos 23-07-1845

23-07-1845 na matriz de Resende, pelo Padre Manoel da Fonseca Mello, Victorino n. 25-02-1845, f.l. Antonio Xavier de Lima e Maria Caetana de Carvalho, padr.: Ladislao Jose da Fonseca (Acervo Itamar Bopp ficha 3956)

6-4-1-8 Evaristo Carvalho de Lima, batizado aos 12-12-1847 em Resende onde aos 13-08-1870 casou com Maria Inácia da Silva, de 18 anos e filha do Capitão Antonio Hilario Ferreira e sua primeira mulher Ignacia Ferreira da Silva. Capitão Antonio foi casado segunda vez aos 20-11-1852 com Ana Felicia de Alvarenga Freire filha de Lucas Jose de Alvarenga e Luzia Freire (citados em 4-2-5)

12-12-1847 pelo Padre Ignacio Ferreira Franco, Evaristo, f.l. Antonio Xavier de Lima e Maria Caetano de Carvalho, padr.: Francisco Xavier de Paula Nogueira e s/m Carolina Honoria de Carvalho pp de Miguel Antonio da Silva e D. Carlota Francisca Coelho (Acervo Itamar Bopp ficha 2258)

 

13-08-1870 em S. Ana, Evaristo Carvalho de Lima, com 30 anos, f.l. Antonio Xavier de Lima e Maria Caetana de Carvalho; = cc. Maria Ignacia da Silva, com 18 anos n. S. Ana, f.l. Cap. Antonio Hilario Ferreira e Ignacia Ferreira da Silva. Test.: Lucas Jose de Alvarenga Freire e Jose Fernandes Nunes (Acervo Itamar Bopp ficha 3291)

 

20-11-1852 em S. Ana, Antonio Hilario Ferreira, viuvo de Ignacia Ferreira da Silva; = cc. Ana Felicia de Alvarenga Freire, n. Santa Ana, f.l. Lucas Jose de Alvarenga e Luzia de Jesus Freire, falecida. Test.: Dr. Antonio Ovidio Diniz Junqueira e Comendador Antonio de Campos Freire (Acervo Itamar Bopp ficha 2603)

6-4-1-9 Leopoldo, batizado aos 18-10-1851.

18-10-1851 pelo Padre Ignacio Ferreira Franco, Leopoldo, f.l. Antonio Xavier de Lima e Maria Alves de Carvalho, pad.: Manoel Conrado Teixeira e s/m Maria Luiza Martins Teixeira (Acervo Itamar Bopp ficha 2547)

6-4-2 Antonio, batizado aos 07-03-1813.

07-03-1813 Antonio, n. 01-03, f.l. de Estevam Pinto Alves de Carvalho, n. Rio de Janeiro e Felizarda Claudina, n. das Minas; np de Estevam Pinto de Carvalho e Caetana Alves Ferreira, naturais do Rio de Janeiro; nm do Capitão Vitorino Correa da Costa e Ana Teresa do Amor Divino, naturais das Minas; padr.: Manoel Francisco da Silva e Ana Teresa do Amor Divino. Bat. em Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (Acervo Itamar Bopp ficha 0862)

6-5 Francisca Mariana do Espirito Santo, nascida em Minas Gerais, casou com Joaquim Francisco de Toledo, natural de Guaratinguetá-SP e filho do Guarda mor Ignacio José Ferreira Coutinho, natural de Arifona de Souza Porto-PT e Maria Madalena de Jesus, natural de Taubaté-SP. Dentre sua inúmera prole citamos:

6-5-1 Daniel, batizado aos 04-06-1806.

04-06-1806 Daniel, n. 23-05, f.l. de Joaquim Francisco de Toledo, n. Guaratinguetá e Francisca Mariana do Espirito Santo, nat. das Minas; np de Ignacio Jose Ferreria Coutinho, n. da Europa e Maria Madalena de Jesus, n. Taubaté; nm de Vitorino Correa da Costa e Ana Teresa do Amor Divino, naturais das Minas. Padr.: Manoel Dias Pereira e Teresa Maria. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (Acervo Itamar Bopp ficha 0685)

6-5-2 Maria Francisca de Toledo, batizada aos 15-08-1812. Aos 20-03-1827 casou com seu tio paterno Antonio Joaquim de Toledo.

08-05-1827 casamento realizado em Resende pelo Vigário Jose Antonio Martins de Sá. Requerimento de Antonio Joaquim de Tolledo e Da. Maria Francisca de Tolledo, moradores neste termo de Resende, que para se casarem tendo justo e contratado, mas não podem fazer sem primeiro serem dispensados por S. Exma, Reverendissima do impedimento do segundo grau de consanguinidade mixto ao primeiro em linha transversal, pois isso pravará que Joaquim Francisco de Tolledo é pai legitimo Maria Francisca de Tolledo, a oradora, e sendo o orador Antonio Joaquim de Tolledo, tio da oradora e por ser irmão primeiro do pai da oradora. (Acervo Itamar Bopp ficha 1618)

 

20-03-1827 na Matriz de Resende pelo Vigario Encomendado Domiciano Pereira Leite, Antonio Joaquim de Toledo, com 41 anos, n/b na vila de Guaratinguetá e que teve residências nas vilas de Santos, de S. Sebastião, f.l. do Guarda Mor Ignacio Jose Ferreira Coitinho e Maria Magdalena de Jesus; = cc. s/prima em 2º grau Maria Francisca de Toledo, bat. dia 15-08-1812 nesta matriz de Resende, f.l. do Tenente Joaquim Francisco de Toledo, n. Guaratinguetá e Francisca Mariana do Espirito Santo, n. freguesia de Aiuruoca Bispado de Mariana, np Ignacio Ferreira Coitinho, n. de Arifona de Souza Porto Penafiel e Maria Magdalena de Jesus, n. Taubaté; nm do Capitão Victorino Correa da Costa, n. Ouro Fino e Ana Theresa do Amor Divino, n. de Baependi Bispado de Mariana. Testemunhas: Alferes Benedicto Ribeiro Mendes, n. das minas, de oficio de carpinteiro, solteiro, 41 anos, morador nesta vila; Antonio da Rocha Costa, cc., n. Guaratingueta. morador nesta vila onde vive de suas lavouras, 54 anos; Joaquim Moreira Pinto, cc., n. vila Mogi das Cruzes, morador nesta vila onde vive de suas lavouras, 37 anos. (Acervo Itamar Bopp ficha 1401 c/d 1412)

6-5-3 Joaquim Francisco de Toledo, batizado aos 19-10-1813. Casou com Teresa Joaquina de Toledo, filha do Cap. Manoel Correa Bittencourt e Margarida Angélica de Oliveira.

19-10-1813 Joaquim, n. 07-10, f.l. do Tenente Joaquim Francisco de Toledo, n. Guaratingueta e Francisca Mariana, n. de Minas; np de Ignacio Jose Ferreira Coitinho, n. de Anif e Maria Magdalena de Jesus, n. Taubaté; nm do Capitão Victorino Correa da Costa e Ana Teresa do Amor Divno. Em Resende pelo Vig. Manoel Serafim dos Anjos (Acervo Itamar Bopp ficha 0860)

Entre seus filhos:

6-5-3-1 Joaquim, batizado aos 20-04-1843.

20-04-1843 na freguesia de Sant'Ana pelo Rev. Joaquim Pereira de Escobar, Joaquim, f.l. do Dr. Joaquim Francisco de Tolledo e Thereza Joaquina de Tolledo, np Tenente Joaquim Francisco de Tolledo e Francisca Mariana de Tolledo (digo do Espirito Santo), nm Capitão Manoel Correa Bittencourt e Margarida Angelica de Oliveira; padr.: Tenente Joaquim Francisco de Tolledo e Maria Francisca de Tolledo (Acervo Itamar Bopp ficha 2168)

6-5-4 Gabriel, batizado aos 15-12-1814.

15-12-1814 Gabriel, n. 09-12, f.l. do Tenente Joaquim Francisco de Tolledo, n. Guaratingueta e Francisca Mariana do Espirito Santo, n. Aiuruoca; np Ignacio Jose Ferreira Coutinho, n. da Europa e Maria Madalena de Jesus, n. Taubaté; nm Capitão Victorino Correa da Costa e Ana Teresa do Amor Divino, nat. das Minas; padr.: Estevam Pinto Alves de Carvalho e Protetora. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (Acervo Itamar Bopp ficha 0890)

6-5-5 Maria, batizada aos 19-05-1816.

19-05-1816 Maria, f.l. de Joaquim Francisco de Tolledo, n. Guaratingueta e Francisca Mariana do Espirito Santo, n. Aiuruoca; np de Ignacio Jose Ferreira Coitinho, n. Arifana de Souza Bispado do Porto e Maria Madalena, n. Taubaté; nm Capitão Vitoriano Correia da Costa e Ana Teresa, ambos n. em Minas; padr.: Jose Francisco de Tolledo e Protetora N. Senhora. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (Acervo Itamar Bopp ficha 0961)

6-5-6 Maria, aos 20-06-1818.

20-06-1818 na Matriz de Resende pelo Padre Domiciano Pereira Leite, Maria, f.l. do Tenente Joaquim Francisco de Tolledo, n. Guaratingueta e Francisca Mariana do Espirito Santo, n. Aiuruoca; np Ignacio Jose Ferreira Coutinho, n. Europa e Maria Madalena, n. Taubaté; nm Victorino Correia da Costa, n. das Minas e Ana Teresa do Amor Divino, do mesmo bispado; padr.: Reverendo Padre Mariano Jose da Rocha e Protetora. (Acervo Itamar Bopp ficha 0978)

6-5-7 Antonio Joaquim de Toledo, casou duas vezes. Aos 15-06-1844 casou com Fermina da Conceição, filha de João da Silva Araújo e Ana Maria da Conceição. Com geração.

15-06-1844 na Matriz de Resende pelo Padre Manoel da Fonseca Mello, Antonio Joaquim de Tolledo, n/b nesta freg., f.l. Joaquim Francisco de Tolledo e Francisca Maria da Encarnação; = cc. Fermina da Conceição, n/b nesta freguesia, f.l. João da Silva Araujo e Ana Maria da Conceição. Test.: Marcos Jose de Almeida e Jose Francisco da Silva (Acervo Itamar Bopp ficha 2208)

 

         Segunda vez aos 30-04-1849 com 40 anos, Antonio Joaquim casou com Maria Rosa da Conceição, com 45 anos.

30-04-1869 na matriz de Resende p. Vig. Felipe Jose Correa de Mello, Antonio Joaquim de Toledo, com 40 anos n. de Barra Mansa, viuvo de Da. Firmina Maria de Toledo; = cc. Maria Rosa da Conceição, n. desta, com 45 anos, e mais não disse, (Acervo Itamar Bopp ficha 3618)

6-6 Ana Joaquina da Conceição, batizada aos 21-10-1790. Casou com  Jose Francisco de Toledo, irmão inteiro de Joaquim Francisco de Toledo em 4-5, filhos do Guarda mor Ignacio Jose Ferreira Coutinho e Maria Madalena de Jesus.

21-10-1790 Anna, f.l. do Guarda Mor Victoriano Correa da Costa e Anna Maria do Amor Divino. Padr.: Guarda Mor Simplicio Correa da Costa e sua mulher Marianna Antonia Teixeira. Bat. em Resende pelo Vig. Francisco Xavier de Toledo (Acervo Itamar Bopp ficha 0205)

          Tiveram grande prole, entre eles:

6-6-1 Matildes, batizada aos 26-01-1805.

26-01-1805 Mathildes, n. 08-01, f.l. de Jose Francisco de Tolledo, n, Guaratinguetá e Anna Joaquina; np Ignacio Gonçalves de Tolledo, n. Europa e Maria Magdalena de Toledo, n. Taubaté Bisp. de SP; nm Capitão Vitorino Correa da Costa e Da. Anna Teresa do Amor Divino. Padr.: os avós maternos. Bat. na matriz de Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (Acervo Itamar Bopp ficha 0680)

6-6-2 Maria Alexandrina Angelica de Jesus, com 18 anos aos 10-02-1825 casou com José Vieira Cortez, batizado aos 29-09-1805 emj Pindamonhangaba-SP, filho do Capitão Antonio Lemes Ferraz e Maria Vieira Cortez (SL. 7, 359, 4-2).

10-02-1825 - Jose Vieira Cortez, bat. na vila de N.S. do Bom Sucesso de Pindamonhangaba aos 29-09-1805, n. aos 23, f.l. do Capitão Antonio Lemes Ferraz e Maria Vieira Cortez. Na Matriz de Resende pelo Padre Jose Antonio Martins de Sá, cc. Maria Alexandrina Angelica de Jesus, n/b nesta freg., com 19 anos, f.l. do Alferes Jose Francisco de Tolledo e Ana Joaquina da Conceição, já defunta. Batizado de Jose Vieira Cortez: aos 29-09-1805 nesta Matriz de N.S. do Bom Sucesso de Pindamonhangaba, batizei e puz os santos oleos ao inocente Jose, nascido aos 23 deste mês, f.l. do Ajudante Antonio Leme Ferraz e Maria Vieira Cortez, brancos, moradores nesta vila, e foram padrinhos o Capitão Joaquim de Souza Machado e s/m Ana Maria da Piedade, fregueses de Guaratinguetá. O Paroco Luiz Justino Velho Columbo (Acervo Itamar Bopp ficha 1127)

 

         José Vieira, viúvo, aos 09-06-1861 casou com Umbelina Angelica de Menezes, nascida em 1832 e filha de Jose Maria de Menezes e Gertrudes Angelica da Conceição. José faleceu em Resende, aos 18-04-1873 com 62 anos declarados.

09-06-1861 em Resende, Jose Vieira Cortez, n. vila de Pindamonhangaba-SP em 1811 (fal. em Resende aos 18-04-1873, com 62 anos, casado), f.l. do Cap. Antonio Lemos Ferraz e Da. Maria Vieira Cortez, falecida. Viuvo de Da. Maria Alexandrina de Toledo, casou em 2as. nupcias em Resende aos 09-06-1861 Umbelina Angelica de Menezes, n. no ano de 1832 em Resende, f.l. Jose Maria de Menezes e Gertrudes Angelica da Conceição (Acervo Itamar Bopp ficha 3360)

 

18-04-1873 fal. Jose Vieira Cortez, 62 anos n. S. Paulo, casado (Acervo Itamar Bopp ficha 3990)

6-6-3 Claudiano Silverio de Toledo, batizado aos 08-02-1808. Aos 08-08-1831 casou com Luiza Maria dos Santos, filha de Thomaz Francisco Cabral e Rosa Maria dos Santos.

08-02-1808 Claudino, f. Jose Francisco de Toledo e Ana Joaquina da Conceição; np ? (Cap. Ignacio Jose Ferreira Coutinho); nm Sargento Mor Victorino Correa da Costa e Ana Teresa do Amor Divino (Acervo Itamar Bopp ficha 1096)

 

08-08-1831 em Resende, Claudiano Silverio de Toledo, n. Resende, f.l.Jose Francisco de Toledo e Ana Joaquina da Ressurreição; = cc. Luiza Maria dos Santos, f.l. Thomaz Francisco Cabral e Rosa Maria dos Santos; test.: Manoel da Silva Pinheiro Guimarães e Felississimo Jose Braga (Acervo Itamar Bopp ficha 1389)

6-6-4 Maria Magdalena da Cruz aos 26-07-1829 casou com Domingos Vieira Cortez, natural de Pindamonhangaba com 21 anos, filho do Capitão Antonio Leme Ferraz e Dona Maria Vieira Cortez, já citados. Com geração.

26-07-1829 na Matriz de Resende pelo Padre Encomendado Domiciano Pereira Leite, Domingos Vieira Cortez, com 21 anos, n/b na vila de Pindamonhangaba e morador nesta vila, f.l. Capitão Antonio Leme Ferraz e Dona Maria Vieira Cortez; = cc. Dona Maria Magdalena da Cruz, n/b na vila de Resende, f.l. Alferes Jose Francisco de Tolledo e Ana Joaquina da Conceição, já falecida. Test.: Daniel Francisco de Tolledo, branco, cc., n. desta freguesia onde vive de suas lavouras, 23 anos; Sargento Mor Francisco Correa da Costa Nogueira, br., cc., n. Aiuruoca, morador nesta vila onde vive de suas lavouras, 50 anos; Antonio Francisco Ferreira, br., solteiro, n. desta freguesia onde vive de suas lavouras, 21 anos. (Acervo Itamar Bopp ficha 1404)

6-6-5 Antonio, batizado aos 16-05-1816.

16-05-1816 Antonio, f.l. de Jose Francisco de Tolledo, n. Guaratingueta e Ana Joaquina da Ressurreição, n. desta vila; np Ignacio Jose Ferreira Coitinho, n. Arifana de Souza Bispado do Porto e Maria Madalena de Jesus, n. Taubaté; nm Victorino Correa da Costa e Ana Teresa, ambos de Minas; padr.: Antonio Francisco Pimenta e o Padre Manoel Serafim dos Anjos. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (Acervo Itamar Bopp ficha 0950)

6-7 Mariana, nascida aos 10-04-1795 e batizada em primeiro do mês seguinte.

01-05-1795 Marianna, n. 10-04-1795, f.l. do Capitão Victorino Correa da Costa, natural da freguesia de Santo Antonio do Ouro Branco e Da. Anna Thereza do Amor Divino, natural de São João del Rei; np de José Correa da Costa, n. da Ilha de São Miguel Bispado de Angra e de Apolonia Maria de São José, n. da mesma Angra; nm  do Capitão Domingos Teixeira Villela de Tanoga??, n. do Arc. de Braga e de Da. Angela Izabel Nogueira, n. de Lorena. Foram padr.: Domingos Teixeira Nogueira por pp que apresentou o Alferes Francisco Correa da Costa e Dona Joanna Antonia Teixeira pp que apresentou Teresa Mariana, todos desta Freguesia. Bat. em Resende pelo Vig. Antonio de Mattos Nobrega de Andrada Acervo Itamar Bopp ficha (0093 e 1271)