PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Joaquim Pinto de Magalhães – Origem e Descendência

(atualizado em 05-outubro-2010)

 

 

Regina Junqueira

Bartyra Sette

 

 

Joaquim Pinto de Magalhães nasceu na Freguesia de Santa Eulália Constance, Comarca de Pena Fiel do Bispado do Porto, PT. Veio para o Brasil no início do século XVIII, fixando-se na região de São João Del Rei, onde casou e deixou descendência.

 

Joaquim era filho de João Pinto de Magalhães e Maria Pinta, ambos da citada Freguesia de Santa Eulália, onde João foi batizado aos 23-01-1636, filho de Belchior Coelho de Magalhães e sua mulher Clara Ferreira. Maria Pinta nasceu aos 07-03-1654, filha de João Pinto e Maria Francisca.

AECM, “De genere” do Padre Joaquim Pinto da Silveira

fls 189v – Certidão de Batismo:

João filho de Belchior Coelho e de sua mulher Clara Ferreira / foi batizado por mim nesta Igreja aos 23/01/1636, e nasceu aos 16 do dito mês / foram padrinhos Domingos Coelhos e Anna dos Banhos todos desta / freguesia (...) // Bal/tazar Ribeiro”

 

Fls 129, v – Certidão de Batismo:

 (...) Maria filha de João / Pinto e de sua mulher Maria Fran/cisca de Fontellas desta freguesia / nasceu em os sete do mês de mar/ço deste ano de 1654, foi por mim batizada / nesta Igreja em os onze do dito mês / foram Padrinhos João Pinto de Maga/lhaens Capitão e sua irmã Isabel / todos desta freguesia (...) O / Abade Manoel Fernandes de Souza (...)

 

Aos 30-05-1726, Joaquim Pinto de Magalhães casou na Matriz de São João Del Rei com Maria Barbosa da Silveira, natural e batizada na Sé do Rio de Janeiro aos 22-12-1710, filha de Amaro da Silveira e Maxima Pinta Pereira. Família “Amaro da Silveira”.

AECM, “De genere” do Padre Joaquim Pinto da Silveira

Fls 188v, casamento de Joaquim Pinto de Magalhães e Maria Barbosa

Aos 30/05/1726 nesta Matriz de Nossa / Senhora do Pillar de Sam João / de El Rey donde os Contraentes / são naturais (...) se re/conheceram em face [ilegível] Joa/quim Pinto de Magalhães e Maria / Barbosa; foram Testemunhas / Francisco Veegas Barbosa e / o Mestre de Campo Joam da Cos/ta Ferreira de Brito = Vigá/rio Joam da Feé de Sam Jeroni-/mo Gongal

 

Fls 155v: Batismo de Maria Barbosa da Silveira

(...) Em 22/12/1710 batizei (...) a Maria filha de Amaro da Sylvei/ra e de sua mulher Maxima Barbosa / foram padrinhos Jeronimo Barbosa / e Maria da Costa = Thome de Freitas =

 

Joaquim Pinto de Magalhães e Maria Barbosa da Silveira foram moradores em seu sítio de São Gonçalo. Tiveram q.d:

1- João Pinto de Magalhães

2-Theodora Barbosa de Magalhães                    § 2º

3- Ana Barbosa de Magalhães

4- Manoel Pinto de Magalhães

5- Joaquim Pinto da Silveira, Padre

6- Inácio

 

1- João Pinto de Magalhães, tenente. Doador do patrimônio do irmão Joaquim. Aos 22-04-1777 casou com Francisca Joaquina Correa de Miranda, filha do Capitão Manoel José Vieira e Vicencia Jacinta da Fonseca, neta paterna do Capitão José Vieira de Viveiros, natural de Lisboa e Francisca Maria Correa de Miranda, neta materna do Capitão Luiz Marques da Fonseca e Rosa Maria de Bessa. Geração na família “Luiz Marques da Fonseca”.

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 22-04-1777 Tenente João Pinto de Magalhães, f.l. Joaquim Pinto de Magalhães e Maria Barbosa da Silveira, n/b na freg. de S. João del Rei; = cc. D. Francisca Joaquina Correa de Miranda, f.l. Cap. Manoel Jose Vieira e D. Vicencia Jacinta de Afonseca, n/b nesta freguesia onde todos são fregueses.

 

          Tenente Coronel João em 1807 era viúvo e morador na sua Fazenda do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil.

 

3- Ana Barbosa de Magalhães, por vezes também referida como Ana Bárbara, batizada aos 12-05-1727.

[Batismo da Mãe do Habilitando:]

(...) Aos 12/05/1727 batizou e pôs os Santos Óleos o / = padre Antonio Martins a = Anna filha do Capitão Joaquim / Pinto e de sua mulher Maria Barbosa foram padrinhos Fran/cisco Viegas Barbosa, e Maria da Conceição mulher de / Pedro de Almeida de Oliveira e este sacramento o fez o dito / Reverendo Padre na capela de São Miguel de Caxambú / (...)

 

Ana casou aos 30-09-1749 com o Capitão João Peixoto do Amaral, filho de Domingos Peixoto e Ana de Macedo:

 (...) Aos 30/09/1749 nesta Matriz de Nossa Senhora do Pi/lar da Vila de São João Del Rey (...) se casaram por palavras de presente em minha presen/ça (...) = João Peixoto do Amaral filho legítimo de Domingos Peixoto e / de sua mulher Anna de Macedo já defuntos natural e bati/zado na freguesia de Santa Maria de Souto Arcebispado de / Braga = com Anna Barbosa de Magalhães filha legítima / do Capitão Joaquim Pinto de Magalhães, e de sua mulher Ma-/ria Barbosa da Silveira natural e batizada nesta fre [fl165] guesia de Nossa Senhora do Pilar sendo presente por / testemunhas Francisco Xavier de Morais, e Jose de Lima e / Noronha Lobo (...) o Coadjutor Manoel da Fonceca = (...)

 

Capitão João era natural da Freguesia de Santa Maria do Souto, Concelho de Guimarães, Arcebispado de Braga, onde foi batizado aos 23-08-1717. Era filho natural de Ana, solteira, e neto materno de Domingos Fernandes o Nobre e Luzia de Macedo. No processo “de genere” de seu filho homônimo, aparece o batismo do pai do Capitão João Peixoto do Amaral, nascido aos 09-03-1684, filho de Maria Pereira, mulher solteira. 

Processo “de genere” do Padre João Peixoto do Amaral - Batismos de João Peixoto do Amaral e de seus pais

(...) Aos 23/08/1717 anos, nesta / Igreja de Santa Maria de Souto, Batizei um menino / que tinha nascido havia sete dias, e o qual pus por nome / João filho de Anna solteira moradora no lugar do Passo / desta freguesia, filha de Luzia de Macedo. Foram / Padrinhos João Antunes do lugar da Penna, e Maria / solteira filha de Anna Francisca viúva do lugar do / Santos todos desta freguesia (...) = Domingos Gomes [ilegível]

 

(...) Aos 06/10/1683 batizei eu o Padre / Francisco Antunes Cura desta Igreja de / Santo Emilião  a Anna filha de Domin/gos Fernandes o Nobre, e de sua mulher / Luzia de Macedo do lugar  e Villa sua [sic]/ foram padrinhos Domingos Martins de / Redufe e Anna Francisca mulher de / Bento Ferreira todos desta freguesia / (...) o Padre Francisco Antunes.

 

Domingos filho de Maria Pereira / solteira moradora em o [Guanal] desta fre/guesia de São Sebastião nasceu aos 09/03/1684 e foi batizado / por mim Antonio Alvares Cura desta / Igreja aos 14/03/1684 foram padrinhos Domingos de Freitas [Humvão] (...)

 

O Capitão e Ana Barbosa foram pais de, q.d.:

 

3-1 Francisco, batizado em 16-11-1750

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 16-11-1750 Francisco, f.l. João Peixoto do Amaral e Ana Barbosa de Magalhães, padr.: Revdo. Matias Antonio Salgado e Maria Barbosa da Silveira, casada.

 

3-2 Maria Leonarda da Silveira, batizada em 24-01-1752.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 24-01-1752 Maria, f.l. João Peixoto do Amaral e Ana Barbosa de Magalhães, padr.: Jeronimo de Paiva e s/m Teodora Barbosa de Magalhães.

          Maria faleceu solteira aos 01-11-1805, com inventário aberto em casa de seu falecido pai por Francisco Dionísio Fortes Bustamante em 11-12-1805. Em seu testamento declarou ter declinado da herança de seus pais. Nomeou por testamenteiros Francisco Dionísio já citado, ao Capitão Mor Luiz Fortes de Bustamante e Sá e Alferes Silvestre José de Carvalho, morador no Engenho Novo, estrada do Rio de Janeiro.

          Sem herdeiros necessários nomeou por herdeiros seis pessoas “o que faço em razão de os ter criado e muito amor que lhes tenho”: Em procuração no inventário, o herdeiro Silvério Xavier diz ser “herdeiro de sua mãe” (inventário neste site).

          Por ser solteiro e sem família, Francisco Dionísio declinou da tutela dos menores, que foi assumida por Silvestre José de Carvalho, cuja mulher era parente muito próxima dos órfãos.

          Herdeiros nomeados por Maria Leonarda: “o que faço em razão de os haver criado e muito amor que lhes tenho”

- Francisco José Soares, casado, morador na Estrada do Rio de Janeiro

- Antonio Fortes de Bustamante, 24 anos, solteiro, morador “por ora” em Canta Galo-RJ

- Luiz Fortes de Bustamante e Sá, 23 anos, solteiro, morando com Maria Leonarda. Faleceu aos 21-07-1832 com testamento, onde declara sua filiação. Solteiro, instituiu herdeiros aos seus nove filhos naturais. Geração na família “Fortes de Bustamante”.

- Candido Xavier de Andrade, 20 anos, soldado de tropa, aos 21 anos morava em Vila Rica

- Silvério Xavier de Andrade, 18 anos, ibidem. Em 1806 morava em Vila Rica (Ouro Preto), na procuração diz ser "herdeiro de sua mãe".

- Maria, 10 anos, então moradora na Fazenda Capão das Flores em casa do tio Antonio.

 

3-3 Josefa Barbosa do Amaral Magalhães, natural de São João de Rei onde aos 21-08-1775, casou com o Alferes José Martins Alfenas, batizado em Aiuruoca aos 04-08-1739, filho de Francisco Martins Borralho e Sebastiana Francisca Maciel. Família “Francisco Martins Borralho”.

 

3-4 Padre João Peixoto do Amaral (e Magalhães), batizado em 30-09-1759. Nomeado 3º testamenteiro do tio materno Padre Joaquim, juntamente com seu irmão Antonio abaixo. Em 1788 requereu habilitação para as ordens sacras em Mariana, em processo (neste site) onde apresentou as certidões referentes a seus pais e avós e seu termo de batismo:

 (...) Aos 30/09/1759 / nesta Matriz o Reverendo Joaquim Pinto da Silveira (...) batizou e pôs os Santos Óleos a: Joam fi=/lho legítimo do Capitão João Peixoto do Amaral, e de Anna Barbosa de / Magalhães: neto pela parte Paterna de Domingos Peixoto do Amaral, e de Anna de Macedo naturais da Vila de Guimarães Arcebispado de Braga, e pela materna do capitão Joaquim Pinto de Magalhães na/tural da freguesia de Santa Eulalia de Constance Comarca de [Pelnaful] Bispado do Porto, e de Maria Barbosa da Silveira natu/ral do Rio de Janeiro. Foram padrinhos Jose Antonio Freire de / de Andrada Governador destas Minas por seu bastante procurador / Manoel Caetano Monteiro desta freguesia = (...)

3-5 Leandro Joaquim de Magalhães casou aos 30-10-1799 com Mariana Cláudia Teodora Serpa Pinto, filha de Rodrigo Felix Serpa Pinto e Escolástica da Cunha, e viúva de Manoel José de Barros (família “Antonio de Faria Moreira” Cap. 4º.)

B7: Casamentos - SJDRei, aos 30-10-1799 Capela Santiago, Leandro Joaquim de Magalhaens, f.l. Cap. João Peixoto do Amaral e D. Anna Barboza de Magalhaens; = cc. Marianna Claudia, viuva de Manoel Jose de Barros.

 

3-6 Antonio Peixoto do Amaral, batizado em 02-11-1766. Aos 30-04-1801 casou com Narcisa Ribeiro da Silva, filha de José da Silva Campos e Antonia Ribeira da Silva. Família “Antonio de Faria Moreira” Cap. 4º.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 02-11-1766 Antonio, f.l. Cap. João Peixoto do Amaral e Ana Barbosa de Magalhães, padr.: Dr. Antonio Sebastião Salgado.

 

B7: - Casamentos - SJDRei, aos 30-04-1801 Capela de S. Tiago, Alferes Antonio Peixoto do Amaral, f.l. do Capitão João Peixoto do Amaral e D. Anna Barbosa de Magalhaens; = cc. D. Narciza Ribeiro da Silva, f.l. de Joze da Silva Campos e D. Antonia Ribeira da Silva.

 

          Foram moradores em São Tiago, termo da Vila de São José, onde comparecem no censo de 1831, ele com 60 anos e ela 50:

Mapa de População de São Thiago, Termo de São José Del Rei, 1831

Quarteirão 5, fogo 6, todos brancos

Antonio Pechoto, 60, casado, fazendeiro

Narcisa Ribeiro da Silva, cônjuge, casada, fiadeira

Dependentes, todos solteiros:

Vicente Ferreira, 32; João Pechoto, 25; Joaquim Pinto, 20; José Inácio,16;Antonio,10; Francisco,9; Umbelina, 34; Vicência, 21; Maria,19; Ana,8.

 

          Narcisa, viúva, ditou seu testamento (neste site) na Fazenda do Capão das Flores em 10-02-1851 aberto aos doze do mesmo mês. Declarou os sete filhos de seu casal. No inventário assinam no rol dos herdeiros, alem dos sete filhos declarados no título próprio:

- a rogo de Dona Mariana Cândida de Cássia: Carlos Ribeiro de Jesus

- a rogo de Dona Flora Cândida da Silva: João Joaquim de Andrade

- Genoveva Ribeira da Silva Muza

- Francisca de Paula Noronha

 

3-6-0 Ana Custódia da Silveira, batizada em 11-04-1819, não é mencionada no testamento materno, nem no rol dos filhos no inventário. Com 19 anos em 26-09-1838 dispensados de consanguinidade, casou com Nuno da Silva Musa, com 23 anos e filho do Cap. Antonio Silverio da Silva Musa e D. Silveria Maria da Conceição, família “Antonio de Faria Moreira” Cap. 4º.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 11-04-1819 Ana, f.l. Antonio Pexoto do Amaral e Narciza Ribeira da Silva, padr.: Antonio Ribeiro de Jesus e Ana Maria dos Anjos.

 

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 26-09-1838 cap. S. Tiago dispensados de consanguinidade, Nuno da Silva Musa, branco agricola de 23 anos, f.l. Cap. Antonio Silverio da Silva Musa e D. Silveria Maria da Conceição, n. e morador na freg. de Pouso Alto = cc D. Ana Custódia da Silveira, branca de 19 anos, f.l. Alf. Antonio Peixoto do Amaral, falecido e D. Narcisa Ribeira da Silva, n. e moradora na freg. do Bom Sucesso, test.: Joaquim Miz Ferreira e João Peixoto da Silva.

3-6-1 Vicente Peixoto (ou Ferreira) do Amaral, batizado em 1806, 2º testamenteiro materno. Aos 18-01-1841 casou com Mariana Cândida de Cássia (ou de Castro), filha de Manoel Francisco de Moraes e Maria Vicência Duarte; família “Carvalho Duarte” Cap. 7º.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) no ano de 1806 cap. S. Tiago, Vicente, f.l. Antonio Peixoto do Amaral e D. Narciza Ribeira da Silva, padr.: Antonio Pereira Leite e s/m D. Custodia Ribeira da Silva.

 

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - aos 18-01-1841 Vicente Ferreira do Amaral, f.l. Antonio Peixoto do Amaral e D. Narcisa Ribeira da Silva, n/b na cap. de S. Tiago desta freguesia = cc Maria(sic) Candida de Cassia, f.l. Manoel Francisco de Moraes e D. Maria Vicencia Duarte, n/b na capela de S. João Batista filial da freg. de Passatempo, test.: Miguel Correia de Siqueira e Manoel Joaquim de Carvalho, todos brancos.

3-6-2 João Peixoto do Amaral (ou da Silva), 1º testamenteiro e inventariante materno. Com 36 anos em 17-02-1844 casou com Flora Cândida da Silva, filha do Guarda Mor Luiz Pereira da Silva e Batista Custódia do Céu; família “Maria de Siqueia Paes” § 2.

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - aos 17-02-1844 S. Tiago, João Peixoto da Silva, 36 anos, f.l. Antonio Peixoto do Amaral, falecido e D, Narcisa Ribeira da Silva = cc D. Flora Ribeira da Silva digo Candida da Silva, f.l. Guarda Mor Luiz Per.ª da Silva e D. Batista Custodia do Ceo. Nts e moradores nesta freg., test.: Antonio Saraiva Nogueira e João da Silva Rios.

3-6-3 Maria Vicência da Silveira, batizada em 1809.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 25 de ---- de 1809 cap. S. Tiago, Vicencia, f.l. Alf. Antonio Peixoto do Amaral e Narciza Ribeira da Silva,. padr.: T.e Leandro Joaquim do Amaral e D. Maxima Jesuina da Silveira,

3-6-4 Joaquim Pinto da Silveira, batizado em 22-09-1812.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 22-09-1812 na Conceição do Barroso com licença do capeção de S. Tiago, Joaquim, f.l. Antonio Peixoto do Amaral e D. Narciza Ribeira da Silva, padr.: Cap. Jose Antonio da Rocha Bello e D. Francisca mulher do Cap. Bernardo Fernando Jose Gomes.

3-6-5 José Ignacio da Silveira, batizado em 15-05-185.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Tiago aos 15-05-1815 Jose, f.l. Alf. Antonio Peixoto do Amaral e Narcisa Ribeiro da Silva, padr.: Alf. Jose Inacio de Faria e D. Vicencia Paulina de Jesus.

3-6-6 Antonio Peixoto do Amaral, batizado em 06-10-1816. 3º testamenteiro materno.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Tiago aos 06-10-1816 Antonio, f.l. Alf. Antonio Peixoto do Amaral e Narcisa Ribeiro da Silva, padr.: Padre Miguel Ribeiro Silva da aplicação de Sta Rita por pp a Manoel Justino da Silva, e Guarda Mor Luiz Fortes de Bustamante.

3-6-7 Francisco Antonio do Amaral, batizado em 19-10-1820.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Tiago aos 19-10-1820 Francisco, f.l. Alf. Antonio Peixoto do Amaral e Narcisa Ribeiro da Silva, padr.: João da Silva Flores e D. Izabel Teresa de Jesus.

 

3-7 Joaquina Felisberta da Silveira, batizada em 18-05-1768. Legatária da irmã Maria Leonarda supra:”Deixo a minha irmã Dona Joaquina Felisberta da Silveira”

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 18-05-1768 Joaquina, f.l. Cap. João Peixoto do Amaral e D. Ana Barbosa de Magalhães, padr.: --- Silva Pereira.

4- Manoel Pinto de Magalhães, alferes. Inventariante do irmão Padre Joaquim. Seria o casado com Antonia Margarida Ribeira de Miranda, pais de

4-1 Francisco Pinto de Magalhães, batizado em 07-03-1786. Aos 29-02-1808 casou com Gertrudes Maria da Assunção, filha de Theodoro José de Arvellos e Joaquina de Jesus. Geração na família “Arvellos”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 07-03-1786 Francisco, f.l. Alf. Manoel Pinto de Magalhães e Antonia Margarida de Miranda, desta freguesia padr.: Cap. Leandro Barbosa da Silveira, solteiro desta e Luiza Clara de São José, viuva da freg. da vila de S. Jose.

 

B7: Casamentos - SJDRei, aos 29-02-1808 Ermida N. Sra. do Rosário, Francisco Pinto de Magalhaens, f.l. Alf. Manoel Pinto de Magalhaens e D. Antonia Margarida Ribeira de Miranda, n/b na freg. de S. Jose; = cc. Gertrudes Maria de Assumpção, f.l. Teodoro Jose de Avellar(sic) e Joaquina de Jesus, n/b na mesma freguesia.

 

5- Joaquim Pinto da Silveira, padre. Natural e batizado em São João Del Rei aos 18-04-1735. Em 1758 requereu habilitação ao sacerdócio, e no processo juntou as certidões de batismo e casamento dos pais e avós, assim como a de seu batizado:

(...) Aos 18/04/1735 nesta pia batismal / de Sam Joam de El Rey batizei (...)  Joa-/chim filho legítimo do Capitão Joachim / Pinto de Magalhães e de Maria / Barbosa da Silveira do Sítio / de Sam Gonsallo desta fre/guesia foram padrinhos Mano/el Ferreyra Braga e Jacin/ta Bernarda da Conceição e o Coadju/tor [ilegível] de Silveyra e Souza.

 

Padre Joaquim faleceu em São João Del Rei com testamento aberto aos 16-10-1794. Morava na Rua do Rosário e possuía de seu patrimônio a Chácara do Matol, onde tinha seus escravos. (De Genere e Inventário, neste site)

 

6- Inácio, batizado na capela de S. Gonçalo do Brumado aos 19-05-1739.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, capela de São Gonçalo do Brumado em 19-05-1739, Inacio, f.l. Joaquim Pinto de Magalhaes e Maria Barbosa da Silveira, padr.: --- Barbosa da Silveira e Teresa Jesus, solteiros.