PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

JOÃO DE REZENDE COSTA

(atualizado em 08-abril-2017)

 

José Guimarães, As Três Ilhoas, Vol 3º,

fls 13-  “Helena Maria de Jesus casou em 03-10-1726 na Matriz dos Prados com João de Rezende Costa

fls 23-  “João de Rezende Costa e Helena Maria de Jesus tiveram, pelo menos, os 15 filhos seguintes:”

 

 

 

Bartyra Sette

 

 

João de Rezende Costa, natural da Ilha de Santa Maria, casou com Helena Maria de Jesus, a mais nova das chamadas Três Ilhoas. (naturalidade de João no batismo da neta Josefa, 2-9-1)

 

O casal residiu em Prados-MG onde João faleceu aos 08-05-1758, com testamento redigido no Sítio do Carandaí aos sete de abril do mesmo ano. Foi sepultado na Matriz de Nossa Senhora da Conceição dos Prados.

Prados, MG aos 08-05-1758 faleceu João de Rezende Costa, casado que foi com Elena Maria, sepultado nesta matriz donde era fregues e fez seu testamento.

 

Em seu testamento (neste site) citou os seguintes filhos:

- Reverendo João de Resende Costa, a quem havia vendido todos os seus bens

- José Resende da Costa, nomeado terceiro testamenteiro

- Gabriel

- Encarnação (?), citada no testamento juntamente com Gabriel acima.

- Julião

- Joaquim

- Ana, a mais nova das filhas, herdeira da terça.

 

Entre os quinze filhos citados em As Três Ilhoas, encontramos documentos referentes a alguns deles e sua geração.

 

2-1 João, batizado em Prados aos 02-11-1727.

Prados, Mg Igreja N Sra da Conceição bat. aos 02-11-1727 nesta matriz bat a João, f.l. João de Rezende e Elena Maria; padrinhos Miguel da Costa Pereira e Maria Poderosa, mulher de Joam Alvares Preto, todos desta freguesia.

2-2 Maria Helena de Jesus, batizada em 17-04-1729. Aos 15-09-1749 casou com o Capitão José Antonio da Silva, natural de São Cristóvão do Rio Tinto, Bispado do Porto, filho de André João e da falecida Maria Antonia.

Prados, Mg Igreja N Sra da Conceição bat. aos 17-04-1729 nesta matriz bat a Maria, f.l. João de Rezende e Helena Maria, padr.: Manoel Dias de Araujo e Maria Poderosa mulher do Sarg. Mor João Alvares Pretto.

 

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição matr - aos 15-09-1749 na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada desta matriz Jose Antonio da Silva, n/b na freg. de S. Cristovão de Rio tinto Bispado do Porto, f.l. Andre João e Maria Antonia, já defunta = cc Maria Elena de Jesus, f.l. João de Rezende Costa e Elena Maria, n/b a dinta contraente na freg. de N. Sra da Conceição dos Praedos deste bispado de Mariana. Testemunhas Luiz Fernandes de Carvalho, solteiro norador na vila de S. José, e Antonio de Araujo Braga, solteiro morador nesta freguesia.

 

Foram proprietários da Fazenda Cataguazes, na Aplicação da Lagoa Dourada, Freguesia de Nossa Senhora da Conceição dos Prados, termo da Vila de São José, onde Maria Helena ditou seu testamento aos 21-04-1812, vindo a falecer aos nove(ou dez) de agosto do mesmo ano. Nele declarou sua naturalidade e filiação e pediu para ser sepultada na Capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada.

Prados, MG obitos. Aos 10-08-1812 faleceu D. Maria Helena de Jesus, viuva do Cap. Jose Antonio da Silva, sepultada dentro da capela da Lagoa Dourada.Tinha seu testamento

José Antonio falecera aos 07-07-1779, com inventário aberto na Vila de São José por sua viúva. Além da Fazenda Cataguazes, José deixou as fazendas Bom Retiro e Olhos d’Agua.

Pelos inventários de ambos (neste site), José Antonio e Maria Helena tiveram:

 

2-2-1 Reverendo Padre José Antonio da Silva,batizado em Prados aos 18-08-1750.  Sacerdote do Hábito de São Pedro, faleceu aos 17-10-1818 com testamento e foi sepultado na capela da Lagoa filial da matriz de Prados. Deixou diversos legados e instituiu herdeiro ao sobrinho e afilhado Antonio, filho de Antonio Castorio:

Prados, MG aos 18-08-1750 na capela Sto Antonio da Lagoa Dourada bat a Jose, f.l. de Jose Antonio da Silva e Maria Helena de Jesus, foram padrinhos João de Rezende, solteiro e Helena Maria, mulher de João de Rezende, todos desta freguesia.

 

Prados-MG Igreja N Sra da Conceição obitos - aos 17-10-1818 faleceu o Reverendo Jose Antonio da Silva Rezende, sepultado dentro da capela da Lagoa filial desta matriz de Prados. Fez seu solene Testamento: (...) eu Padre Jose Antonio da Silva Rezende (...) ordeno meu testamento da forma seguinte: Sou natural da freguesia de Prados termo da vila de S. João desta comarca do Rio das Mortes, f.l. do Cap. Jose Antonio da Silva e D. Maria Ilena de Jesus, já falecidos. Não tive filhos e por isso não tenho herdeiro legitimo ascendente nem descendente.

Testamenteiros em 1º lugar a meu irmão Cap. Manoel Antonio da Silva, em 2º lugar a meu irmão o Revdo Julião Antonio da Silva Rezende, em 3º a meu irmão Antonio Castorio da Silva Rezende, em 4º a meu irmão o Cap. Joaquim Antonio da Silva. Disposições pias. Entre os pedidos de missas: vinte pelas almas de meus tios os Padres João e Gabriel = dez pela alma de meu saudosissimo tio e amigo o Coronel Severino Ribeiroe dez pela vida ou alma de minha respeitavel tia D. Josefa Maria de Rezende = dez por alma de meu cunhado o Cap. Manoel de Jesus Pereira(...).

Legados: a minha afilhada Francisca, filha leg. do Alf. Francisco Antonio da Costa e D. Barbara Maria de Jesus, nossa prima, moradores em Queluz, para ajuda de seu dote = a minha afilhada f.l. de Jose de Freitas Almada, por nome Ana, a outra minha afilhada por nome Ana Luiza, f.l. do Alf. Jose Tavares de Mello e D. Joana Marcelina de Magalhães a quem meu testamenteiro dara 30$000 rs para ajuda de seu enxoval = a meu sobrinho e afilhado Antonio, filho de meu irmão Antonio Castorio da Silva Rezende, a besta de minha cela com todos seus pertences e botas com esporas de prata e a outra besta do Page tambem selada e infreada, deixo para meu sobrinho e afilhado Jose Antonio de Jesus Pereira. (no texto) meu irmão o Revdo Julião Antonio = a melhor roupa do meu uso se reparta entre meu irmão Antonio Castorio e seu filho e meu afilhado Antonio = aos tres filhos de meu primo Ten. Cel. Geraldo Ribeiro, Maria Libania, Geraldo, Josefa, deixo em sinal de amor a cada um 5$000 rs.

Depois de satisfeito o meu funeral e cumpridas todas estas minhas disposições e pago o que eu dever a minha Ordem Terceira do Carmo e a Irmandade do Santissimo de Prados, e tudo mais que liquido restar de meus bens instituo por meu herdeiro a meu sobrinho e afilhado Antonio, filho de meu irmão Antonio Castorio da Silva Rezende,

Neste Engenho Novo do Campo Alegre aos 16-09-1818 o Padre Jose Antonio da Silva Rezende.

Seguia-se a aprovação.

2-2-2 João Antonio da Silva Resende, batizado em 18-10-1751. Em 1813, casado, era morador na Vila do Rio Pardo, Capitania de São Pedro (RS)

Prados, MG aos 18-10-1751 na capela Sto Antonio da Lagoa Dourada bat a João, f.l. de Jose Antonio da Silva e Maria Helena de Jesus, foram padrinhos Andre Antonio da Silva e Ana de São Joaquim, solteira filha de João de Rezende Costa, todos desta freguesia.

2-2-3 Manoel Antonio da Silva, capitão. Batizado aos 30-04-1753 em Prados-MG onde faleceu com testamento aos 24-10-1827. Solteiro, sem descendentes, instituiu herdeiro universal o sobrinho Manoel Dutra Gonçalves de Rezende e deixou legados a diversos sobrinhos.

Prados, MG aos 30-04-1753 na capela Sto Antonio da Lagoa Dourada bat a Manoel, f.l. de Jose Antonio da Silva e Maria Helena de Jesus, foram padrinhos Manoel Andre, solteiro e Ana Maria, filha de João de Rezende Costa.

 

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição obitos - aos 24-10-1827 faleceu o Cap. Manoel Antonio da Silva da aplicação da Lagoa Dourada desta matriz de Prados, de hidropsia, de idade de 74 anos. Foi sepultado na capela mor da dita capela. Fez seu testamento e codicilo junto ao mesmo: (...) eu o Cap. Manoel Antonio da Silva (...) sou natural de Prados, f.l. do Cap. Jose Antonio da S.ª e D. Maria Elena de Jesus, já falecidos, solteiro e não tenho herdeiros necessários. Testamenteiros em 1º lugar a meu sobrinho Manoel Dutra Gls de Res.de, em 2º a Jose Dutra Gls de Res.e, em terceiro a Jose Antonio da S.ª Res.de e em 4º ao Ten. Elias Antonio da S.ª P.to.

Instituo herdeiro de todo o remanescente de meus bens a meu primeiro testamenteiro meu sobrinho Mel. Dutra Gls. de Rez.de.

Encomendação de missas. Todos os escravos que foram do falecido meu irmão Pe. Jose Antonio da S.ª, que são seis, ficarão logo forros e libertos, meu testamenteiro lhes passara cartas pq assim determinou o dito meu irmão em seu testamento.

(no texto) meu irmão Padre Julião (...). Deixo as minhas sobrinhas Ana e Francisca, filhas de meu irmão Antonio Castorio da Silva, 150$000 rs a cada uma. Deixo a seis filhas do Alf. Francisco Antonio da Costa e de minha prima Barbara Maria das quais são seus nomes Maria - Ana - Olinda - Umbelina - Josefa - e Barbara, para cada uma 100$000 rs. Legados pios. (...) S. João 25-02-1825 Manoel An .to da S.ª. Segue-se aprovação.

Codecillo do testador.: (...) eu o Cap. Manoel Antonio da Silva morador na minha fazenda dos Cataguazes, freguesia de Prados, comarca do Rio das Mortes, tendo feito e aprovado meu testamento (...) faço este codicilo: Declaro que tendo instituido em primeiro lugar para meu testamenteiro e universal herdeiro a meu sobrinho Manoel Dutra Glz este mandara dizer mais 500 missas pelas almas do purgatorio (...).

Declaro se dê a cada uma das filhas de meu irmão João Antonio da Silva 100$000 rs. Declaro que a minha sobrinha Josefa, filha do Cap. Francisco Antonio da Costa pq se acha casada, fica excluida do legado, que eu lhe deixava no meu testamento. E desta forma termo concluido este codicilo (...) Fazenda dos Cataguases 12-10-1827 Mel. An.to da S.ª.

Segue-se a aprovação.

 

2-2-4 Elias Antonio da Silva, batizado em 08-08-1757, capitão. Casou com Ana de Jesus e Lara, filha de Francisco Pinto Rodrigues e Ana Maria Bernardes de Góes. Família “Ana Maria Bernardes”.

Prados, MG aos 08-08-1757 na capela Sto Antonio da Lagoa Dourada bat a Elias, f.l. de Jose Antonio da Silva e Maria Helena de Jesus, npaterno de Andre João e de s/m Maria Antonia, da freguesia de S. Cristovão do Rio Tinto Bispado do Porto, e neto materno de João de Rezende Costa e de s/m Helena Maria, naturais aquele da ilha de Santa Maria, freguesia de N. Sra da Assunção e esta da ilha do Faial freguesia de N. Sra das Angustias, tudo Bispado de Angra. Foram padrinhos o Revdo João de Rezende Costa e a dita Helena Maria.

2-2-5 Castorio batizado em 09-04-1759. Antonio Castorio da Silva Rezende com 20 anos em 1779. Aos 11-02-1790 casou com Ana Maria Gonçalves de Jesus de Góes, filha de Manoel Gonçalves de Araújo e Teresa de Jesus de Góes. Geração de Manoel e Teresa de Jesus na família “Góes-Avintes”.

Prados, MG aos 09-04-1759 na capela Sto Antonio da Lagoa Dourada bat a Castorio, f.l. do Cap. Jose Antonio da Silva, n. da freguesia de S. Cristovão do Rio Tinto Bispado do Porto e Maria Helena de Jesus, n. da freg. dos Prados, np de de Andre João e de s/m Maria Antonia, naturais da freguesia de S. Cristovão do Rio Tinto Bispado do Porto, nmaterno de de João de Rezende Costa, n. da freguesia de N. Sra da Assunção da ilha de Santa Maria e de s/m Helena Maria, n. da freguesia de N. Sra das Angustias da ilha do Faial Bispado de Angra. Padarinhos Cap. Manoel da Mota Botelho e Helena Maria de Jesus.

 

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ermida da Fazenda dos Cataguazes de D. Maria Clara de Jesus aos 11-02-1790 Antonio Castorio da Silva Rezende, f.l. do Cap. Joze Antonio da Silva e D. Maria Elena de Jesus, n/b Cap. Sto. Antonio da Lagoa Dourada, filial da matriz dos Prados = Anna Maria Gonçalves de Jesus de Góes, n/b freg. da vila de S. Joze, f.l. de Manoel Gonçalves de Araújo e Theresa de Jesus de Goes.

 

Faleceu Antonio Castorio com testamento em 26-12-1829 e declarou dez filhos de seu casal:

Prados, MG óbitos - aos 26-12-1829 na capela de Santo Antonio da lagoa Dourada filial desta matriz, faleceu Antonio Castorio da Silva Rezende casado com D. Ana Maria Gonçalves, sep. na capela de Santo Antonio. Fez seu testamento: eu Antonio da Silva Rezende (...) declaro que sou cidadão brasileiro, natural da aplicação da capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada freguesia de Prados termo da vila de S. Jose Provincia de Minas, f.l. do Cap. Jose Antonio da Silva e D. Maria Elena de Jesus, já falecidos. Sou casado com D. Ana Maria Glz de Jesus que dela tenho dez filhos: Manoel Glz de Rezde. = Jose Antonio da S.ª Rezde. = Antonio Glz de Rezde. = Joaquim Jose de Rezde. = Sivirino Jose de Rezde. = Teresa Maria de Jesus = Maria Antonia de Rezde. = Joaquina Antonia de Jesus = Ana Galdina de Jesus = Francisca Candida de Jesus as quais todas se acham casadas menos a Francisca.

Legados: a m/neto Daniel, meu afilhado, 50$000 rs. Testamenteiros: a m/filho Jose Antonio da Silva Rezende, em 2º a m/filho Sivirino Jose de Rezende, em 3º a m/filho Antonio Glz de Rezende. Fazenda do Bom Retiro da Barra aos 6 de Julho de 1829 = Antonio Castorio da Silva Rezende.

2-2-5-1 Manoel Gonçalves de Rezende aos 08-11-1813 casou com Maria Teresa de Jesus, filha de José Tavares de Mello e Teresa Josefa de Jesus.

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ermida do Engenho aos 08-11-1813 Manoel Gonçalves de Rezende, f.l. de Antonio Castorio da Silva Rezende e Anna Maria Gonçales, n/b nesta freguesia de Prados = Maria Thereza de Jesus, f.l. de Jose Tavares de Mello e Thereza Josefa de Jesus, n/b na freguesia de Barbacena.

2-2-5-2 José Antonio da Silva Rezende.

2-2-5-3 Teresa Maria de Jesus, legatária da avó paterna. Aos 28-08-1815 casou com José Antonio Teixeira, viúvo de Maria Eufrasia.

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ermida do Rosario de Cataguazes aos 28-08-1815 Joze Antonio Teixeira, viuvo de Maria Eufrasia = D. Maria digo Thereza Maria de Rezende, f.l. de Antonio Castorio da Silva e D. Anna Maria Gonsalves, n/b freg. de Prados.

2-2-5-4 Severino Jose de Rezende.

2-2-5-5 Maria Antonia Gonçalves, legatária da avó paterna. Aos 26-08-1812 casou com Inácio José Bernardes, filho de João Bernardes Pacheco e Inocencia Maria de Freitas. Geração na família “Amaro de Freitas de Almada”.

2-2-5-6 Antonio Gonçalves da Silva Rezende aos 10-06-1820 casou com Maria Joaquina de Jesus, filha do Alferes Joaquim José de Andrade e Francisca Maria de Jesus. Família “João Crisóstomo de Magalhães”.

2-2-5-7 Joaquina Antonia de Jesus, legatária da avó paterna.

2-2-5-8 Francisca Cândida de Jesus, idem

2-2-5-9 Joaquim José de Rezende.

2-2-5-10 Ana Galdina de Jesus, idem.

2-2-6 Ana Antonia de Rezende (ou da Silva), nascida por 1761. Aos 27-05-1789 casou com o Tenente José Dutra Gonçalves, batizado aos 05-04-1738 em Ouro Branco-MG, filho de Antonio Dutra Gonçalves e de Rosa Maria Michaela.

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ermida da Sra. da Conceição dos Cataguases, Distrito da Lagoa aos 27-05-1789 Tenente Jose Dutra Gonçalves, f.l. de Antonio Dutra Gonçalves e Rosa Maria Micaella, n/b freguesia de Oiro Branco e morador na Itaverava = D. Anna Antonia de Rezende, f.l. do Cap. Joze Antonio da Silva e D. Maria Helena de Jesus, n/b freguesia Prados.

 

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 05-04-1738 nesta matriz bat a Jose, f.l. Antonio Dutra Gonçalves e Rosa Maria Micaela, fregueses e moradores nesta dita freguesia, padr.: Bartolomeu Machado Ferreira, morador no Rio de Janeiro.

          José já era falecido em 1812 (inventário da sogra).

2-2-7 Gabriel, de idade de dezesseis anos, pouco mais ou menos em 1779. Já era falecido em 1800 e foi sepultado dentro da Capela da Lagoa Dourada

2-2-8 Julião Antonio da Silva Resende, nascido por 1764. Padre

2-2-9 Maria Antonia da Silva (ou de Resende), nascida por 1766. Aos 17-08-1790 casou com o Alferes Antonio Dornelas da Costa,

2-2-10 Luciana Maria da Silva, nascida por 1769. Casou aos 26-01-1784 com Manoel de Jesus Pereira, com geração descrita na família Manoel de Jesus Pereira, neste site.

2-2-11 Joaquim Antonio da Silva Resende, nascido por 1771.

 

2-3 José de Rezende Costa, batizado aos 13-06-1730, 3º testamenteiro paterno. Casou com Ana Alves Preta, ambos nascidos em Prados-MG.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição bat. - aos 13-06-1730 nesta matriz bat a Jose, f.l. João de Rezende e Elena Maria. Foram padrinhos Miguel da Costa Pereira e Julia Maria, mulher de Diogo Garcia.

Pais de, batizados em Tiradentes-MG, q.d.:

2-3-1 José, batizado em 15-06-1765 tendo por padrinhos Jose Álvares Preto e Helena Maria, sua avó..

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 15-06-1765 Lage, Joseph, f.l. Jose de Rezende Costa, n. da freg. dos Prados e Ana Alvares Preta, n. da freg. da dita vila, padr.: Revdo. Jose Alvares Preto e Elena Maria, viuva e avó.

2-3-2 Francisca Cândida de Rezende, batizada aos 04-04-1769 em Tiradentes onde aos 03-03-1791 casou com Gervasio Pereira de Alvim, filho de Tomé Afonso e Senhorinha Gomes Pereira, naturais de Santa Maria do Salto termo de Monte Alegre Arcebispado de Braga.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 04-04-1769 Lage, Francisca, f.l. Joseph de Rezende Costa e Ana Alvares Preto, padr.: Severino Ribeiro da freg. dos Prados e Luciana Clara mulher do Tenente Bras Alvares, da qual veio pp ao Padre João de Rezende Costa.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. 208; 03-03-1791; Lage; Gervasio Pereira de Alvim; f. Thomé Afonço e Senhorinha Gomes Pereira; n. S. Maria do Salto- Chaves - Braga; = cc, Francisca Cândida de Rezende; f. Cap. Joseph de Resende Costa e Ana Alvares; n. Lage

 

          Gervasio faleceu aos 07-03-1837 com testamento, e foi inventariado pela viúva em 18 de Setembro do mesmo ano. Deixou legado para todos os netos.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, óbitos, matriz aos 07-03-1837 faleceu repentinamente Gervasio Pereira de Mello Alvim, branco, casado e vivia de lavoura, morador no curato da Lage filial desta freguesia, cujos pais ignoro, fez testamento.

          Segundo o testamento e inventário, neste site, existiam seis filhos do casal em 1834 (testamento):

2-3-2-1 Capitão Gervásio Pereira do Carmo Alvim casado com Ana Antonia Umbelina de Paiva, filha de Francisco Machado de Azevedo e Prudenciana Umbelina de Paiva. Geração na família “Francisco Machado de Azevedo”. Em 1831 moravam em Penha da Lage no fogo 72, ele com 36 anos e ela 28:

Distrito de Laje, termo e freguesia de S Jose, fogo 72

Grevasio Pereira Avim, 36, casado, chefe, branca

Ana Antonia, 28, cônjuge, branca, casado

Dependentes todos brancos:

Francisca, 10; Pudenciana, 8; Senhorinha, 6;  Ana, 3; Gervásio, 4; Camila, menos de um ano

21 escravos

2-3-2-2 Manoel Pereira de Resende Alvim, batizado em 13-11-1797. Casou com Agostinha Querobina.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 13-11-1797 na Capela de Nossa Senhora do Carmo na fazenda do Guarda Mor Gervasio Pereira de Alvim da aplicação da Capela de Nossa Senhora da Penha de França da Lage desta freguesia de Santo Antonio da Vila de São Jose Comarca do Rio das Mortes, em virtude de uma provisão do Reverendo Doutor Provisor Antonio Alvares Ferreira Rodrigues que me apresentaram e fica em meu poder, de minha licença o Reverendo Sebastião Jose de Paula morador na vila de São João del Rei batizou e pos os Santos Óleos a Manoel nascido aos 19 dias do mes de Outubro do dito ano, f.l. do dito Guarda Mor Gervasio Pereira de Alvim, neto pela parte paterna de Thome Affonço e de Senhorinha Gomes naturais da freguesia de Santa Maria de Salto termo da vila de Monte Alegre Arc. de Braga, e de D. Francisca Candida de Resende, n. desta dita freguesia de Santo Antonio da vila de São Jose, padr.: o Capitão Comandante Manoel da Costa Maya, solteiro morador nesta vila de São Jose e D. Quiteria Umbelina Gomes Ferreira mulher do Guarda Mor Jose Pereira de Alvim moradores na freguesia de Nossa Senhora da Piedade da vila de Barbacena.

         Foram legatários do avô paterno:

2-3-2-2-1 Manoel, com 11 anos em 1837.

2-3-2-2-2 Francisco, com 10.

2-3-2-2-3 Maria, batizada em 22-06-1829. Com 9 em 1837.

Resende Costa, MG Igreja N. Sra da Penha - aos 17-08-1841 me foi apresentado por parte do Cap. Manoel Pereira de Rezende um assento de batismo, que reconheço verdadeiro: aos 22-06-1829 bat o Padre Antonio de Padua e Costa a Maria, então inocente, que nascera a 28 de março do mesmo ano, f.l. do Cap. Manoel Pereira de Rezende Alvim e D. Agostinha Carolina Monteira; e foram padrinhos o Conselheiro Jose de Rezende Costa por pp que apresentou o Cap. Manoel Jose Monteiro de Barros e D. Maria da Purificação Monteiro Galvão de S. Martinho por pp que apresentou a sua irmã D. Francisca, filhas do Cap. Manoel Jose Monteiro de Barris; e para constar faço este assento, era ut supra.

2-3-2-2-4 Ignes, com 7.

2-3-2-2-5 José, batizado em 20-08-1833. Declarado com 6 anos em 1837.

Passatempo, MG aos 20-08-1833 nesta Ermida do Rio dos Bois, com licença, bat a Jose nascido a sete do mesmo mes, f.l. do Cap. Manoel Pereira de Rezende Alvim e de D. Augostinha Carolina Monteiro, foram padr.: o Pe. Joaquim Carlos de Rezende Alvim e D. Clara Maria Monteiro.

2-3-2-2-6 Gervásio, com 4.

2-3-2-3 Reverendo Joaquim Carlos de Resende

2-3-2-4 Antonio Cândido de Resende Alvim batizado aos 13-05-1801. Aos 17-05-1824 casou com Francisca de Paula, filha de Francisco Machado de Azevedo e Prudenciana Umbelina de Paiva. Geração na família “Francisco Machado de Azevedo”. Moradores no distrito da Lage, termo da Vila de São José.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 13-05-1801 Lage, Antonio, f.l. Guarda Mor Gervasio Pereira de Alvim e D. Francisca Candida de Rezende, padr.: Cap. Mor Jose de Rezende Costa, tio materno do batizado por pp que apresentou o Reverendo Ricardo Pereira Torres.

 

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 17-05-1824 na ermida do Ten. Francisco Machado, Antonio Candido de Rezende Alvim e D. Francisca de Paula, test.: Revdo. Antonio de Padua e Costa e D. Esther Candida.

 

1831, Distrito de Laje, termo e freguesia de S Jose, fogo 74

Antonio Candido, 31, chefe, branco

Francisca de Paula, 26, cônjuge

Dependentes: Maria,6; Francisco,4;  Antonio, 3;  Joaquim, 1

Escravos: 13

2-3-2-5 Mafalda Cândida de Resende, batizada aos 31-07-1805. Aos 19-02-1821 casou com o Capitão Antonio Pinto de Góes, filho Joaquim Pinto de Goes e Lara e Ana de Almeida e Silva. Geração na família “Os Ribeiro da Silva” de São Gonçalo do Brumado.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 31-07-1805 Lage, Mafalda, f.l. Tenente Gervasio Pereira Alvim e D. Francisca Candida de Rezende, padr.: Alf. João Antonio de Campos e D. Francisca de Paula de Morais.

2-3-2-6 Francisco de Assis Resende Alvim batizado aos 07-02-1807. Casou com Maria Vitória do Nascimento, tambem filha de Francisco Machado de Azevedo e Prudenciana Umbelina de Paiva.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 07-02-1807 Lage, Francisco, f.l. Tenente Gervasio Pereira Alvim e D. Francisca Candida de Rezende, padr.: Alf. Custodio Gonçalves Martins e D. Hipolita Justiniana Peregrina.

2-3-2-7 Senhorinha Cândida de Rezende Alvim, batizada em 04-05-1802. Aos 13-06-1815 casou com Antonio Pereira da Costa, natural da cidade de Faro, filho do Desembargador Salvador Pereira da Costa e Vitória Beralda Mariana da Costa. Senhorinha, provavelmente falecida sem filhos, não é citada no testamento nem representada no inventário paterno.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - Livro Suplementos, aos 04-05-1802 Lage, Senhorinha n. aos 12-03 do dito ano, f.l. do Sarg. Mor Gervasio Pereira de Alvim e D. Francisca Candida de Rezende, padr.: Antonio Pereira de Alvim e D. Maria Rita mulher de Francisco Gomes Ferreira da freg. de Barbacena e os mais desta. Vila de S. José 27-05-1815.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 13-06-1815; Erm. Do Sarg. Mor Gervasio Pereira de Alvim; Antonio Pereira da Costa; f. Desembargador Salvador Pereira da Costa e Victoria Beralda Mariana da Costa; n. cidade de Faro - Bisp. de Algarve; = cc. Senhorinha Candida de Rezende Alvim; f. SM Gervásio Pereira de Alvim e Francisca Candida de Rezende; n. São José

2-4 Antonio Nunes de Rezende, batizado em 13-11-1731. Foi casado com Maria Pedrosa de Moraes, filha do Sargento Mor João Alves Preto e Maria Pedrosa de Moraes.

SL. 8º, 496, 5-4 Maria Pedroso que casou em Rio das Mortes com o sargento-mor João Alves Preto.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição bat. - aos 13-11-1731 na capela  da Lagoa Dourada, filial desta matriz bat a Antonio, f.l. João de Rezende e Elena Maria. Foi padrinho Antonio Moreira da vila de S. Jose.

Entre seus filhos:

2-4-1 Maria, batizada aos 27-03-1756. Maria Pedrosa de Moraes (ou de Rezende) casou com Manoel Pacheco Monteiro, filho de Manoel Pacheco Barrosas e Maria (Rosa) Jose Pereira, neto paterno Serafim Pacheco e Maria Monteiro, neto materno de Manoel Rodrigues Coimbra e Maria José Fernandes. Geração na família “Manoel Rodrigues Coimbra”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 27-03-1756 Lage, Maria, f.l. Antonio Nunes de Resende e Maria Pedrosa de Moraes, padr.: Dr. Ignacio Alvares de Moraes e Helena Maria, mulher de João de Resende Costa; np João de Resende Costa e s/m Helena Maria naturais e batizados na ilha do Faial Bispado de Angra, nm de do Sargento Mor João Alvares Preto natural de Sarrachinhos da comarca de Chaves Arc. de Braga e s/m Maria Pedrosa de Moraes natural da cidade de S. Paulo e bispado.

2-4-2 Ana Joaquina de Rezende, batizada aos 09-10-1758. Em Fevereiro de 1774 casou com Antonio da Costa Pereira, natural da vila de São José, filho de João da Costa Pereira natural de de São Salvador de Cabreiro, Termo de Arcos Arc. Braga e sua primeira mulher Antonia Pereira de Alvarenga, neto paterno de Pedro da Costa e Feliciana da Costa, neto materno de Pedro Xavier e Luzia Bicuda de Alvarenga, família “Pedro Xavier e Luzia Bicuda de Alvarenga” neste site.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 09-10-1758 Lage, Ana, f.l. Antonio Nunes de Resende e Maria Pedrosa, padr.: Joseph Antonio da Silva, da freguesia dos Prados e Ana Alvares, mulher de Joseph de Resende Costa.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, Livro Suplementos,  em Fevereiro do ano de 1774 cap. da Lage, Antonio da Costa Pereira, f.l. João da Costa Pereira e Antonia Pereira de Alvarenga = cc Ana Joaquina de Rezende, f.l. do Cap. Antonio Nunes de Rezende e D. Maria Pedrosa de Moraes; test.: Cel. Severino Ribeiro, o Cap. Jose Antonio da Silva, Ana Felipa, Dom,.na Ana Maria Bernardes. Vila de S. Jose 11-11-1803

 

João da Costa Pereira faleceu com testamento em 26-08-1784 casado segunda vez com Ana Luiza de Mesquita, sem geração deste matrimônio. Ana Luiza casou segunda vez com João da Mota Botelho 2-6-2 abaixo.

João e Antonia, alem de Antonio, tiveram o filho:

- Mateus Pereira da Costa, casado em 1784.

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1784 Caixa: 480

Arquivo - IPHAN - São João Del Rei

Inventariado: João da Costa Pereira

Inventariante: Ana Luiza de Mesquita - viúva

Local: paragem Curralinho, capela da Lage ,Vila de São José

Anotado por: Moacyr Villela

Testamento:

Natural da Freguesia de São Salvador de Cabreiro, Termo de Arcos, Arcebispado de Braga, filho legitimo de  Pedro da Costa e de sua mulher  Feliciana da Costa, ja defuntos. "Nesta terra fui casado com Antonia Pereira de Alvarenga, ja defunta de cujo matrimonio tivemos dois filhos: Mateus da Costa e Antonio da Costa. Tornei a casar com Ana Luiza de cujo matrimônio até presente não tivemos filhos."

Testamenteiros: A mulher Ana Luiza de Mesquita. Em segundo lugar o filho Antonio e em terceiro o tabelião João Gonçalves de Aguiar.

Deixa legado  de 30.000 reis a Mariana, filha de Antonio Francisco Rodrigues e sua mulher Ana Ribeira de Brito.

Deixa legado de 50.000 reis a Silveria: "enjeitada que criei"

Escrito no arraial da Lage e aprovado em 31 de Julho de 1780

Abertura em 26 de Agosto de 1784 na Vila de São João

Inventario iniciado em 15 de Setembro de 1784 na paragem Curralinho:

Filhos Herdeiros:

- Antonio da Costa Pereira casado;

- Mateus da Costa Pereira casado.

Entre seus bens:

- 15 escravos;

- Fazenda do Curralinho com casas de vivenda e paiol cobertos de telhas com currais de gado e terreiros. Capoeiras e Campos. Parte pelo nascente com Inacio Alves e pelo Poente com Bento Gonçalves da Costa e João Lopes Valadão avaliada em 500.000 reis

 

Alferes Antonio foi inventariado em 1799 pela viúva. Deixou a Fazenda Invejosa em Passatempo-MG, quatro filhos legítimos e uma natural (inventário neste site):

1n- Narcisa, filha natural havida de Quitéria Alves mulher parda e forra. Casou antes de 1789 em Penha de França com Francisco Monteiro Dutra, natural de Carijós, filho natural de Teodora Rodrigues de Souza, também parda e forra.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 12-10-178[danificado]; Penha de França da Lage; Francisco Monteiro Dutra; f. natural de Theodora Rodrigues de Souza (parda forra); n. Carijós; cc. Narcisa Francisca do Sacramento; f. natural de Quitéria Alvares (parda forra); n. Lage; Test.: Antonio da Costa Pereira e Antonio Nunes de Rezende.

 

Filhos de Narcisa e Francisco:

1n-1 Emerenciana, batizada aos 03-10-1787.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 03-10-1787 Lage, Emerenciana, f.l. Francisco Monteiro Dutra e Narciza Francisca do Sacramento, padr.: Alf. Antonio da Costa Pereira e D. Ana Joaquina de Rezende.

1n-2 João, em 29-10-1789

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 29-10-1789 matriz, João n.aos 23, f.l. Francisco Monteiro Dutra e Narcisa Francisca do Sacramento moradores nesta dita vila, padr.: Gervasio Pereira de Alvim, solteiro tambem morador nesta dita vila, e D. Francisca Candida de Rezende, solteira filha leg. do Cap. Jose de Rezende Costa moradores na aplicação da capela da Lage.

1n-3 Dometila, aos 15-05-1793

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 15-05-1793 Lage, Dometilla n. aos 03, f.l. Francisco Monteiro Dutra e Narciza Francisca do Sacramento, padr.: Antonio e Joana, solteiros, filhos do Alf. Antonio da Costa Pereira.

1n-4 Joaquim, aos 04-09-1797

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 04-09-1797 Passatempo, Joaquim n. 27-08, f.l. Francisco Monteiro Dutra e Narcisa Francisca do Sacramento, padr.: Joaquim Gonçalves Ri- e s/m Ana Rodrigues

1n-5 José, nasceu aos 17-12-1795 e foi batizado em 01-01-1796.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 01-01-1796 Passatempo, Jose n. aos 17-12-1795, f.l. Francisco Monteiro Dutra e Narcisa Francisca, padr.: João dos Santos e s/m moradores na aplicação do Brumado.

1n-6 Maria, aos 26-01-1801

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 26-01-1801 na cap. Sra. das Necessidades do Rio do Peixe filial da matriz de Congonhas do Campo, Maria, parda n. aos 12, f.l. Francisco Monteiro Dutra e Narciza Francisca do Sacramento da aplicação da Sra. da Gloria do Passatempo desta freguesia da vila de S. Jose, padr.: João Rodrigues, solteiro e Maria de Jesus Amada, solteira filha do Alf. Joaquim Gonçalves Rios moradores na dita aplicação do Rio do Peixe da freguesia de Congonhas do Campo.

1n-7 José, aos 19-03-1803

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 19-03-1803 Passsatempo, Jose, f.l. Francisco Monteiro Dutra e Narciza Francisca do Sacramento, padr.: Manoel Monteiro, solteiro e Maria Roiz da Conceição moradores na aplicação da Lage.

 

2-4-2-1 Antonio da Costa Pereira, batizado em 28-02-1776..

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 28-02-1776 Lage, Antonio, f.l. Antonio da Costa Pereira e Ana Joaquina de Rezende, padr.: Antonio Nunes de Rezende e Ana Luiza de Mesquita mulher de João da Costa

2-4-2-2 Joana Cândida de Resende, 22 anos. Casou em 07-10-1801 com Lourenço Pereira da Costa, filho de Manoel Pereira Gomes e Jerônima da Conceição. Família “Manoel Pereira Brandão”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 07-10-1801; Passatempo; Lourenço Pereira da Costa; f. Manoel Pereira Gomes e Jeronima da Conceição; n. São José; cc. Joana Candida de Rezende; f. Alf. Antonio da Costa Pereira e Ana Joaquina de Rezende; n. São José;  

Filhos q.d:

2-4-2-2-1 Antonio, batizado aos 12-07-1802

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 12-07-1802 Passatempo, Antonio n. aos 02, f.l. Lourenço Pereira da Costa e Joana Candida de Rezende, padr.: Revdo. Jose Pereira Guimarães e Antonio da Costa Pereira.

2-4-2-2-2 Maria, aos 20-06-1804.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 20-06-1804 Desterro, Maria, f.l. Lourenço Pereira da Costa e Joana Candida de Rezende, padr.: Revdo. João Bernardes da Silveira e Jeronima da Conceição.

2-4-2-2-3 Ana, aos 03-05-1806

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 03-05-1806 Claudio, Ana, f.l Lourenço Pereira da Costa e Joana Candida de Rezende, padr.: Manoel Pereira Guimarães e D. Ana Joaquina de Rezende.

2-4-2-3 Maria, 20 anos

2-4-2-4 João da Costa Pereira, batizado em 03-08-1782. Casou em 24-11-1801 com Teresa Maria Pinta, família “Alexandre Dias de Souza”

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 03-08-1782 Lage, João, f.l. Alf. Antonio da Costa Pereira e D. Ana Joaquina, padr.: João da Costa Pereira e Maria Pedrosa.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 24-11-1801; Oliveira; João da Costa Pereira; f. Alf. Antonio da Costa Pereira e Ana Joaquina de Rezende; n. São José; cc. Thereza Maria Pinta; f. Alf. Manoel Pinto de Barros e Anna Maria da Encarnação; n. São José;

 

2-4-3 João Alves de Moraes, também natural de Tiradentes onde foi batizado aos 28-09-1761. Em Prados-MG aos 21-05-1794 casou com Joaquina Maria Pinta, filha de Ana Maria da Encarnação e seu segundo marido o Alferes Manoel Pinto de Barros. Geração na família “Alexandre Dias de Souza”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 28-09-1761 Lage, o Revdo. João de Rezende Costa morador na freg.dos Prados, de licença minha batizou a João, f.l. Antonio Nunes de Rezende, morador na freguesia da dita vila e natural dos Prados, e Maria Pedrosa de Moraes, n. da dita vila de S. Jose, np de João de Rezende Costa, n/b na freg. de N. Sra. da Assunção e s/m Elena Maria n/b na freg. de N. Sra. das Angustias da vila da Horta na ilha do Faial do Bispado de Angras, nm do Sargento Mor João Alvares Preto, n. de Portugal e Maria Pedrosa de Moraes, já defuntos; padr.: o Padre Joseph Alvares Preto que mandou pp a seu cunhado Joseph de Rezende Costa, e madrinha Maria Elena de Rezende, mulher do Cap. Joseph Antonio, estes moradores nos Prados.

 

2-4-4 Antonio Nunes de Moraes batizado aos 23-01-1764 em Tiradentes-MG onde aos 21-11-1793 casou com Escolástica Leonísia de Toledo (ou Mello), filha de Luiz Vaz de Toledo Piza e Gertrudes Maria de Camargo, natural de Sorocaba-SP. SL 5º, 548, 4-6, onde não consta seu casamento nem geração.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 23-01-1764 Lage, Antonio, f.l. Antonio Nunes, morador nesta freguesia e batizado na dos Prados, e de Maria Pedroza de Moraes batizada nesta freguesia, np João de Rezende e Costa batizado na freg. de N. Sra. da Assunção da Ilha de Santa Maria e de s/m Elena Maria batizada na freg. de N. Sra. das Angustias da Ilha do Faial do Bispado de Angra, padr.: o Revdo. Gabriel da Costa e Elena Maria acima declarada.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 21-11-1793; S. João Batista; Antonio Nunes de Moraes, n. São José del Rei; f. Cap. Antonio Nunes de Rezende e Maria Pedrosa de Moraes; = cc. Escolástica Leonísia de Toledo, n. Sorocaba - Batizada Aritaguaba - Bispado de São Paulo; f. Luiz Vaz de Toledo Piza e Gertrudes Maria de Camargo; 

Filhos q.d:

2-4-4-1 Bento, batizado em 03-10-1794

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 03-10-1794 Lage, Bento n. 27-09, f.l. Antonio Nunes de Moraes e D. Escolastica Leonisia de Toledo, padr.: Revdo. Bento Cortes de Toledo e D. Gertrudes Maria de Camargo, mulher do Sarg. Mor Luiz Vas de Toledo, todos moradores na aplicação da dita capela.

2-4-4-2 Maria, em 08-12-1796.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 08-12-1796 Lage, Maria n. aos 01, f.l. Antonio Nunes de Moraes e Escolastica Leonizia de Tolledo, padr.: Joaquim Antonio de Rezende e Eulalia Maria de Toledo.

2-4-4-3 José, batizado aos 23-04-1798

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 23-04-1798 matriz, Jose n. aos 25-03, f.l. Antonio Nunes de Moraes e Escolastica Leonisia de Toledo, padr.: Jacinto Ferreira de Aguiar por pp, e Emerenciana filha do Cap. Antonio Nunes de Rezende da aplicação da Lage.

2-4-4-4 Luiz Vaz de Mello, batizado aos 03-11-1800. Casou aos 26-05-1823 com Bernardina Gonçalves de Jesus, filha do Capitão José Bernardes de Carvalho e Brizida Gonçalves Pacheca, neta paterna de Manoel de Carvalho e Bernarda Josefa de Jesus, neta materna de João Gonçalves dos Santos e Ana Maria Pacheca, família “Manoel Rodrigues Coimbra”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 03-11-1800 Lage, Luiz, f.l. Antonio Nunes de Moraes e Escolastica de Jesus Toledo, padr.: Manoel Nunes de Rezende, solteiro e D. Francisca Candida de Rezende mulher do Guarda Mor Gervasio Pereira de Alvim,

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 26-05-1823; Passatempo; Luiz Vaz de Mello, n. São José; f. Alferes Antonio Nunes de Moraes e Escolástica Lionisia de Toledo; = cc. Bernardina Gonçalves de Jesus, n. São José; f. Capitão José Bernardes de Carvalho e Brizida Gonçalves Pacheca. Test.: Alf. Severino Jose de Oliveira e Alf. Antonio Alves de Rezende.

2-4-4-5 Antonio, em 11-10-1801. Antonio Querubino de Tolledo aos 14-04-1825 casou com Ana Gonçalves, batizada em 21-06-1801, filha do Cap. José Bernardes de Carvalho e Brizida Gonçalves Pacheca, supra citados.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 11-10-1801 Lage, Antonio, f.l. Alf. Antonio Nunes de Rezende e D. Escolastica Leonisia de Toledo, padr.: Cap. Jose Coelho dos Santos e D. Hipolita Jacinta Teixeira de Mello.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 14-04-1825; Passatempo; Antonio Querubino de Tolledo; f. Alferes Antonio Nunes cc Escolástica Leonisia de Toledo; São José; Ana Gonçalve ; f. Capitão José Bernardes e Brizida Gonçalves; São José;

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 21-06-1801 Passatempo, Ana n. 02-06, f.l. Jose Bernardes de Carvalho e Brigida Gonçalves Pacheca, padr.: João Pacheco e Maria Pacheca, viuva.

2-4-4-6 Ana Umbelina de Toledo, batizada aos 22-09-1803. Casou aos 14-02-1825 com Silvério José de Oliveira filho de Manoel José da Silveira e Maria José Pacheca. Família “José de Andrade Braga”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 22-09-1803 Lage, Ana, f.l. Alf. Antonio Nunes de Moraes e D. Escolastica Leonizia de Mello, padr.: Cap. Joaquim Pinto de Gois, casado e D. Umbelina, filha de D. Gertrudes Maria de Camargos.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 14-02-1825; Passatempo; Silvério José de Oliveira, n. São José; f. Manoel José da Silveira e Maria José Pacheca; = cc. Ana Umbelina de Toledo, n.São José, f.l. Alf. Antonio Nunes de Resende;

 

2-4-4-7 Joaquim, em 15-09-1805.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 15-09-1805 Lage. Joaquim, f.l. Alf. Antonio Nunes de Rezende e D. Escolastica Leonizia de Tolledo, padr.: Alf. Joaquim Pinto e D. Ana Francisca, filhos do Cap. Joaquim Pinto de Gois e Lara.

2-4-4-8 Gertrudes Valeriana, casou aos 02-01-1824 com Francisco Pinto das Chagas, viúvo de Silveria Rosa

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 02-01-1824; Passatempo; Francisco Pinto das Chagas, viúvo de Silveria Rosa; = cc. Gertrudes Valeriana, n. São José; f. Alf. Antonio Nunes de Morais e Escolástica de Toledo. Test.: Alf. Antonio Marques e Al.f Antonio Felis Teixeira.

2-4-4-9 Manoel, em 05-05-1809

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 05-05-1809 Lage, Manoel, f.l. Alf. Antonio Nunes de Moraes e D. Escolastica Deonizia(sic) de Camargos, padr.: Revdo Francisco Pinto de Gois e Lara e D. Antonia de Almeida e Silva.

2-4-4-10 Cândida, em 05-03-1810

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 05-03-1810 na ermida da Sra. da Conceição do Ribeirão de Santo Antonio desta freguesia, Candida, branca, f.l. Alf. Antonio Nunes de Moraes e D. Escolastica Leonisia de Toledo, moradores ao presente nesta freguesia, padr.: Francisco Pinto de Lara e D. Antonia Maria de Almeida e Silva, filhos do Cap. Joaquim Pinto de Gois e Lara.

 

2-4-5 José Nunes de Rezende, batizado em Tiradentes aos 26-05-1766. Em Prados aos 11-10-1797, casou com Joana Teixeira da Natividade, filha do Tenente Antonio Teixeira de Carvalho e Josefa de Jesus Monte, família Souza Caldas”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 26-05-1766 Lage, Jose, f.l. Antonio Nunes de Rezende e Maria Pedrosa de Moraes, padr.: Severino Ribeiro e Catarina Alves mulher de Antonio Marques Monteiro, todos desta.

 

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 11-10-1797 Jose Nunes de Rezende, f.l. do Cap. Antonio Nunes de Rezende e D. Maria Pedrosa de Moraes, n/b freguesia da vila de S. Jose = Joana Teixeira da Natividade, f.l. do Ten. Antonio Teixeira de Carvalho e Josepha de Jesus Monte, n/b freguesia Prados.

          Jose foi sepultado em 1831 na capela de Candeas filial da matriz de Campo Belo.

Campo Belo, MG Igreja Bom Jesus aos 23 de Mº(?) de 1831 no adro da capela de Candeas filial desta matriz sepultou-se Jose Nunes de Rezende cc Joana Teixeira, q faleceu de apoplexia.

Tiveram os filhos, batizados em Prados, q.d.:

2-4-5-1 Ana em 05-08-1798.

Prados, MG bat. aos 05-08-1798 Matriz – ANNA fª Jose Nunes de Resende e Joana Teixeira da Natividade,  pp Ten Antonio de Teixeira de Carvalho e sm Josepha de Jesus Monte, todos desta freg. (pesq. Anderson Reinaldi)

2-4-5-2 Maria, em 04-01-1802.

Prados, MG bat. aos 04-01-1802 Matriz – MARIA fª Jose Nunes de Resende e Joana Teixeira da Natividade,  pp Cap Geraldo Ribeiro de Resende e D Maria Poderosa, mulher do Cap Antonio Nunes de Resende, moradores na Lage freguesia de S. Jose, e os mais desta (pesq. Anderson Reinaldi)

2-4-5-3 Antonio em 04-08-1803.

Prados, MG bat. aos 04-08-1803 Matriz – ANTONIO fª Jose Nunes de Resende e Joana Teixeira da Natividade, np Cap Antonio Nunes de Resende, nat desta freg de Prados e D Maria Pedrosa de Morais, nat da freg de São Jose e nm de Ten Antonio Teixeira de Carvalho, nat da freg de Sto Andre de Molares, arcebispado de Braga e de Josefa de Jesus Monte, nat desta dita de Prados pp Ten Antonio Teixeira de Carvalho e Ana Teixeira da Paixão, solteira, todos desta (pesq. Anderson Reinaldi)

2-4-5-4 José em 01-06-1806

Prados, MG. No primeiro de Junho de mil oitocentos e seis nesta Matriz de Prados o Reverendo João de Mello Costa baptizou e pôs os santos oleos a Jozé filho legitimo de Joze Nunes de Rezende e de Joanna Teixeira da Natividade; forão padrinhos Antonio da Silva Torres e Maria Teixeira, mulher de Francisco Rodrigues Valle, todos desta freguezia e para constr mandei fazer este assento que assignei. Vig. José Gonçalves Torres (pesq. Decio Medeiros)

2-4-6 Emerenciana, batizada em 12-12-1768.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 12-12-1768 Lage, Emerenciana, f.l. Antonio Nunes de Rezende e D. Maria Pedrosa, padr.: Revdo Gabriel da Costa Rezende e D. Maria Genebra mulher do Cap. João Gonçalves de Moura e ambos da freguesia dos Prados.

2-4-7 Manoel Nunes de Resende, batizado em 07-10-1771. Comparece no censo de 1831, com 61 anos declarados:

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 07-10-1771 Lage com licença, Manoel, f.l. Antonio Nunes de Rezende e Maria Pedrosa de Moraes, npaterno de João de Rezende, falecido n/b na freg. de N. Sra da Assunção da Ilha de Santa Maria e Helena Maria n. da Ilha do Faial Bispado de Angra, nmaterno do Sarg. Mor João Alvares Preto e Maria Pedrosa de Moraes, falecidos. Padr.: Cap. Antonio Marques de Moraes e D. Ana Joaquina de Souza mulher do Cap. Domingos Rodrigues Dantas da freguesia dos Prados.

 

Censo 1831 Nossa Senhora da Penha de França da Laje, fogo 63

MANOEL NUNES DE REZENDE, 61, solteiro, chefe

12 escravos

          Manoel, solteiro, testou em 16-02-1829 e faleceu em 27-02-1850. Declarou e reconheceu seus três filhos naturais, tidos com Bárbara Maria, sendo uma já casada em 1829. Deixou legado a netos.

Resende Costa, MG aos 27-02-1850 foi sepultado nesta matriz o Guarda Mor Manoel Nunes de Rezende, que teria oitenta anos, solteiro (indicação de William Horst Richter).

Registro do testamento do finado G.M. Manoel Nunes de Rezende e seu teor é o seguinte: Em nome (...) digo eu Manoel Nunes de Rezende, solteiro, f.l. do Cap. Antonio Nunes de Rezende e D. Maria Pedrosa de Moraes, já falecidos, natural e batizado na capela de N. Sra da Penha de França da Lage da freguesia de S. José que ordeno o meu testamento na maneira seguinte: Testamenteiros em 1º a meu genro Luciano Dias Pinto e a meu filho João de Moraes Rezende e a Elena Maria tambem minha filha, sendo qualquer deles que aceitar nomeado tutor dos herdeiros se forem menores ao tempo do meu falecimento, e os bens da herança conservados em seu poder e administração até quando se emanciparem os mesmos herdeiros.

Encomenda o funeral.

Depois de satisfeitas as minhas dividas e despesas do funeral, instituo meus herdeiros como legitimos nas duas partes do remanescente dos meus bens a Elena e a João, Florisbella Maria os quais reconheço por meus filhos naturais e de Barbara Maria.

Da terça encomenda missas, legados pios, 60$000 reis a dita Barbara, mãe dos meus filhos, deixo a minha neta e afilhada Maria, filha de meu genro Luciano, 100$000 reis; a Manoel, filho do mesmo, deixo 50$000.

(...) Vila de São Jose 16 de fevereiro de 1829 Manoel Nunes de Rezende.

É o que se continha no sobredito testamento e seguia aprovação do tabelião. (...) Lage 27 de fevereiro de 1850

          Barbara Maria comparece no censo de 1831, no fogo 64 vizinha de Manoel, com 52 anos e dois filhos:

Censo 1831 Nossa Senhora da Penha de França da Laje, fogo 64

BARBARA MARIA, 52, solteiro, chefe, fem., branca

JOAO DE MORAES, 33, solteiro, dependente, masc., branca

FLORISBELLA, 27, solteiro, dependente, fem., branca

7 escravos

Filhos de Manoel e Bárbara Maria:

2-4-7-1 Helena Maria casada com Luciano Dias Pinto, testamenteiro do sogro. Comparecem no censo de 1831 ele com 36 anos e ela com 30, com vários filhos. Manoel e Maria foram legatários do avô.

Censo 1831 Nossa Senhora da Penha de França da Laje, fogo 65

LUCIANNO DIAS; 36; casado; chefe; masc.; branca

THELMA MARIA; 30; casado; cônjuge; fem.; branca

MANOEL; 10; dependente; masc.; branca

JOAO; 4; dependente; masc.; branca

JOAQUIM; 3; dependente; masc.; branca

MARIA; 5; dependente; fem.; branca

2 escravos

2-4-7-2 João de Moraes Rezende, solteiro com 33 anos no censo de 1831. Testamenteiro paterno.

2-4-7-3 Florisbela, solteira com 27 anos no censo de 1831.

 

2-4-8 Joaquim Antonio de Rezende, guarda mor, batizado em 14-01-1774. Casou aos 09-02-1807 com Maria Onória da Silva, filha de Tomásia Joaquina.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - Livro Suplementos,  aos 14-01-1774 Lage, Joaquim, f.l. Cap. Antonio Nunes de Rezende e D. Maria Pedrosa de Moraes, padr.: Cap. Francisco Pinto Rodrigues e D. Josefa Maria de Rezende mulher do Cel. Severino Ribeiro. Vila de S. Jose 03-02-1807

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 09-02-1807 Lage, Guarda Mor Joaquim Antonio de Rezende, f.l. Cap. Antonio Nunes de Rezende e D. Maria Pedroza de Moraes; cc Maria Onoria da Silva, filha de Tomazia Joaquina. Nts/bts na sua freguesia; test.: Manoel Nunes de Rezende e Antonio Apolinario.

Filhos q.d.:

2-4-8-1 Silvéria, batizada aos 28-11-1808

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 28-11-1808 Lage, Silveria, f.l. Guardamor Joaquim Antonio de Rezende e Maria Onoria, padr.: Cap. Antonio Nunes de Rezende e Felis Glz da Costa.

2-4-8-2 Maria, aos 03-04-1810

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 03-04-1810 Lage, Maria, f.l. Joaquim Antonio de Rezende e Maria Ozoria, padr.: Antonio Gonçalves da Costa e D. Maria Pedrosa.

2-5 Julião batizado em 03-08-1733 e falecido em 23-04-1738.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição bat. - aos 03-08-1733 nsta matriz bat a Juliam, f.l. João de Rezende e Elena Maria. Padr.: Miguel da Costa Pereira e Barbara Ferreira Brandoa mulher de Manoel Carvalho Duarte.

 

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição obitos - aos 23-04-1738 faleceu Juliam, f.l. de João de Rezende Costa e Elena Maria. Sepultado nesta matriz,

2-6 Ana Maria Joaquina, batizada em 07-10-1734. Aos 24-07-1758 casou com Capitão Manoel da Mota Botelho, natural de Santo André de Estremoz Arc. Evora, filho de João da Motta Botelho e Francisca Maria.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição bat. - aos sete de outubro de 1734 nesta matriz bat a Ana, f.l. João de Rezende e Elena Maria, moradores nesta freguesia em Carandahi. Padr.: Antonio Marques, morador nesta freguesia, e Maria Teresa mulher de Ignacio Franco moradores na freguesia de S. João del Rei.

 

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 24-07-1758 nesta Cap. Manoel da Motta Botelho, n/b na freg. de Santo Andre da vila de Estremos Arc. Evora f.l. João da Motta Botelho e Francisca Maria = cc D. Ana Maria de S. Joaquim n/b nesta f.l. João de Rezende Costa e Helena Maria.

Ana, falecida antes de 1779, cuja filha vivia em casa do Capitão José Antonio da Silva:

 “Declaro que tenho em minha casa uma sobrinha A--- Maria Joaquina filha de falecida cunhada Ana Maria Joaquina, mulher que foi de Manoel da Mota Botelho”.

Entre seus filhos, documentamos:

2-6-1 Ana Joaquina de Rezende em 1780 casou-se com Antonio Machado de Miranda, natural da Ilha Terceira, filho de outro e Catarina Maria de Jesus.

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - na Ermida co Cel. Severino Ribeiro. [danificado] de 1780 Antonio Machado de Miranda, f.l. de Antonio Machado de Miranda e Catharina Maria, n/b na freguesia de S. Pedro da Ribeirinha, Ilha Terceira Bispado de Angra = Anna Joachina de Resende, f.l. do Capitão Manoel da Motta Botelho e Anna Joachina, n. na Aplicação ---- freguesia de Congonhas do Campo e batizada na Capela dos Olhos d'Agua, filial de Prados onde é moradora.

 

          Ana Joaquina faleceu em 15-06-1812 e Antonio em 09-04-1815, ambos com testamento onde declaram dez filhos:

Prados, MG obitos - aos 15-06-1812 faleceu Ana Joaquina de Rezende, casada com Antonio Machado de Miranda, na Aplicação da Lagoa Dourada desta freguesia de Prados com seu testamento solene. (...) aos 07-06-1812 nesta minha fazenda e capela do Senhor Jesus dos Perdões da Cachoeira do Corralinho eu Ana Joaquina de Rezende (...)

Testamenteiros em 1º lugar o meu consorte Antonio Machado de Miranda, em 2º meu filho Jose Fernandes de Miranda, em 3º meu filho Antonio Machado de Miranda, em 4º meu filho Manoel.

Legados: a minha neta e afilhada Maria Josefa, filha de meu filho Jose Fernandes = a minha neta e afilhada Maria Madalena, filha de minha filha Maria Helena – a minha neta e afilhada Ana, filha de minha Caterina.

Sou natural e batizada nesta freguesia de N. Sra da Conceição de Prados, f.l. do Cap. Manoel da Motta Botelho e D. Ana Joaquina de Rezende, já falecidos. Sou casada com Antonio Machado de Miranda de cujo matrimonio temos os seguintes filhos: Antonio = Jose = Manoel = Francisco = Joaquim = João = Caterina = Maria = Ana = Joaquina que todos são meus legitimos herdeiros.

Deixo a minha afilhada Maria de Jesus, filha de meu compadre Jose Martins Ramos (...).

Deixo de minha terça se de a meu filho João, que é menor, se ordenar e não se ordenando sacerdote se darão a duas minhas filhas Ana e Joaquina.

Nesta minha fazenda da Cachoeira do Corralinho, Aplicação de Santo Antonio da Lagoa Dourada da freguesia de N. Sra da Conceição de Prados Comarca do Rio das Mortes aos 07-06-1812

Aprovação do tabelião

Aos 16-06-1812 foi sepultada Ana Joaquina de Rezende, mulher de Antonio Machado de Miranda, dentro da capela da Lagoa Dourada filial desta matriz de Prados.

 

Prados, MG obitos - aos 09-04-1815 na capela da Lagoa Dourada faleceu Antonio Machado de Miranda com testamento. Testamento: (...)  eu Antonio Machado de Miranda, f.l. Antonio Machado de Miranda e Catarina Maria de Jesus, da Ilha Terceira Bispado de Angra. Fui casado com Ana Joaquina de Rezende, já falecida, de cujo matrimonio temos dez filhos que são: Antonio = Jose = Manoel = Francisco = Joaquim = João = Catarina = Maria = Ana = e Joaquina.

Minha filha Catarina, casada com João Martins = e Maria casada com Jose Cardoso Pires, tem cada uma em si uma crioula que lhes dei de dote.

Declaro que nenhum dos meus herdeiros tem havido as partes de sua herança materna.

Testamenteiros: em 1º m/filho Antonio Machado de Miranda, e, 2º m/filho Jose Faria de Miranda, em 3º meu genro João Martins.

Legados da terça: a minha afilhada Maria Madalena, filha de minha filha Maria 50$000 rs; e as minhas netas que são seis a saber: Venancia = Francisca = e Ana, filhas da dita minha filha Maria = Ana e Maria filhas de minha filha Catarina = e Maria Josefa minha afilhada e filha de meu filho Jose de Faria a cada uma 20$000 rs.

A meus filhos: Manoel = Francisco = Joaquim, a cada um 20$000 rs.

Se dara a meu filho que esta estudando para se ordenar 200$000 rs e não se ordenando se partira esta quantia ao meio, metade mandara dizer missas pelas almas de meus pais, padrinhos, poarentes mais chegados, e a outra metade se repartira em esmolas pelos pobres.

Se dara a Joaquim, filho de meu compadre Jose Martins Ramos 20$000 rs.

Declaro que minha filha Ana, casada com João Gomes, tem em si um casal de escravos que lhe dei em dote (...).

Havendo remanescente de minha terça se partira em tres partes iguais. Duas deixo a minha filha Joaquina, que se acha solteira e a outra será repartida por orfãs recolhidas de boa vida a eleição de meu testamenteiro.

Curralinho, na minha fazenda do Campo Alegre aos 09-02-1815 Antonio Machado de Miranda

 

2-6-1-1 Antonio Machado de Miranda, 1º testamenteiro paterno.

2-6-1-2 José Fernandes de Miranda, 2º testamenteiro materno. Jose Faria de Miranda, 2º testamenteiro paterno.

José Fernandes de Miranda aos 05-10-1807 casou com Ana Josefa de Andrade, filha de Manoel José de Andrade e Francisca Josefa, família “Pedro Xavier e Luzia Bicuda de Alvarenga” neste site.

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Cap. Lagoa aos 05-10-1807 Joze Fernandes de Miranda, f.l. de Antonio Machado de Miranda e Anna Joaquina de Rezende = Anna Josepha de Andrade, f.l. de Manoel Jose de Andrade e Francisca Josepha. Nts/bts freguesia Prados.

         José Fernandes teve, pelo menos:

2-6-1-2-1 Maria Josefa, batizada em 24-07-1808, afilhada e legatária dos avós paternos.

Prados, MG aos 24-07-1808 na capela da Lage filial da vila de S. Jose bat a Maria, f.l. de Jose Fernandes de Miranda e Ana Joaquina de Andrade; foram padrinhos Antonio Machado de Miranda e s/m Ana Joaquina de Rezende, todos da aplicação da capela da Lagoa Dourada filial desta matriz de Prados.

2-6-1-3 Maria Helena de Jesus, batizada em 24-05-1789. Aos 27-05-1805 casou com José Cardoso Pires, filho de José Cardoso da Rocha e Rosa Joaquina.

Barbacena-MG no Barrozo aos 24-05-1789 Maria, f.l. de Antonio Machado de Miranda e Ana Joaquina de Rezende. Padr.: Antonio Caetano da Silva e Ana da Silva Matos mulher de Antonio Fran.co Souto

 

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - fls. 133v. e 134 Sr. Bom Jesus ds Perdões da Aplicação da Lagoa Dourada aos 27-05-1805 Jose Cardoso Pires, f.l. de Jose Cardoso da Rocha e Roza Joaquina, n/b freguesia de S. Pedro da cidade de Angra Ilha Terceira = Maria Elena de Jesus, f.l. de Antonio Machado de Miranda e Anna Joaquina de Rezende, n/b capela do Barroso da freguesia de Barbacena.

 

Moradores na Lagoa Dourada, comparecem no censo de 1831 com vários filhos:

censo 1831 Lagoa Dourada, MG quarteirão 11, fogo 5

JOSE CARDOSO PIRIS, chefe do fogo, masculino, branca, 55, agricultor

MARIA ELENA DE JESUS, cônjuge, feminino, branca, 40

JOSE ANTONIO DE MIRANDA, dependente, masculino, branca, 20, agricultor

MANOEL ANTONIO DE MIRANDA, dependente, masculino, branca, 18, agricultor

ANTONIO CARDOSO, dependente, masculino, branca, 10

FRANCISCO CARDOSO, dependente, masculino, branca, 4

MATHEUS CARDOSO DE MIRANDA, dependente, masculino, branca, 1

MARIA ANTONIA DE MIRANDA, dependente, feminino, branca, 24

MARIA JOAQUINA, dependente, feminino, branca, 14

JOANNA ELENA DE JESUS, dependente, feminino, branca, 13

BARBARA MARIA DE JESUS, dependente, feminino, branca, 6

11 escravos

         Entre os filhos do casal:

2-6-1-3-1 Maria Madalena, afilhada e legataria dos avós maternos.

2-6-1-3-2 Venancia, legatária do avô materno

2-6-1-3-3 Francisca, idem.

2-6-1-3-4 Ana, idem.

 

2-6-1-4 Catarina Clara de Jesus aos 11-05-1807 casou com João Martins Ramos, filho de José Martins Ramos e Ana Maria da Conceição.

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ermida do Sr. dos Perdões do Curralinho aplicação de Lagoa Dourada aos 11-05-1807 João Martins Ramos, f.l. de Joze Martins Ramos e Anna Maria da Conceição = Catharina Clara de Jesus, f.l. de Antonio Machado de Miranda e de Anna Joaquina de Rezende. Nts/bts freguesia Prados.

         João foi nomeado 3º testamenteiro do sogro. Foram legatárias do avô materno as filhas do casal:

2-6-1-4-1 Ana

2-6-1-4-2 Maria

2-6-1-5 Manoel, 4º testamenteiro materno.

2-6-1-6 Francisco

2-6-1-7 Joaquim

2-6-1-8 João Machado de Miranda aos 05-02-1817 casou com Ana Joaquina de Miranda, filha de José Miranda Ramalho e Maria Rodrigues da Silva, casados em 17-08-1795, neta paterna de João de Miranda Ramalho e Maria Teixeira de Carvalho, neta materna de André Rodrigues Chaves e Gertrudes Joaquina da Silva.  Família “Maria Teixeira de Carvalho” § 3º.

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Lagoa aos 05-02-1817 João Maxado de Miranda, f.l. de Antonio Maxado de Miranda e Anna Joaquina de Rezende = Anna Joaquina de Miranda, f.l. de Joze de Miranda Ramalho e Maria Rodrigues. Nts/bts na freg. de Prados.

2-6-1-9 Ana casada com João Gomes

2-6-1-10 Joaquina, solteira em 09-02-1815. Herdeira de 2/3 da terça paterna.

 

2-6-2 João da Mota Botelho, casou aos 04-07-1785 com Ana Luisa de Mesquita, viúva de João da Costa Pereira de quem foi segunda mulher (citado em 2-4-2 supra)

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 04-07-1785; Lage; João da Motta Botelho, n. Congonhas do Campo; f.Manoel da Motta Botelho e Ana Maria;; = cc. Ana Luisa de Mesquita ; n. Lage; viúva de João da Costa Pereira

Pais de, q.d.:

2-6-2-1 Ana Maria de São Joaquim batizada em 25-05-1786. Aos 06-08-1806 casou com Francisco Antonio da Silva, filho do Cap. Luiz Antonio da Silva e Maria Villela; família “Afonso Villela”, neste site.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 25-05-1786 Lage, Ana, f.l. João da Mota Botelho e Ana Luiza de Mesquita, padr.: João Gonçalves de Aguiar e Ana Pedroza de Mendonça

 

(pesq. Silvia Buttros) Matrimônios de Piumhi, MG. Aos 06/08/1806, Matriz, Francisco Antônio da Silva, f.l. do Capitão Luís Antônio da Silva, e de Maria Villela, nat. e bat. nesta freg. de Piumhy; com Ana Maria de São Joaquim, f.l. de João da Mota Botelho, e de Ana Luísa de Mesquita, nat. e bat. na Capela de N.S. da Penha de França da Vila de São José. Testemunhas Capitão Francisco Machado Lourenço e o Capitão Luís Antônio da Silva. O Vigr° Vicente Ignacio da Silva.

2-6-2-2 Francisca, batizada em 09-05-1789.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 09-05-1789 Lage, Francisca, f.l. João da Mota Botelho e Ana Luiza de Mesquita, padr.: Revdo Jose Antonio da Silva Rezende, e D. Maria Joaquina.

 

2-7 Manoel da Costa Rezende, alferes, batizado em 09-04-1736. Aos 02-06-1760 casou com Ana Felipa Ferreira, filha de Manoel de Carvalho Duarte e Barbara Ferreira Brandão, neta paterna de João de Carvalho e Domingas Duarte, neta materna de Verissimo Ribeiro Salvado e Maria Pereira Pinto.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição bat - aos 09-04-1736 nesta matriz bat a Manoel, f.l. João de Rezende e Elena Maria, padr.: João Gonçalves Chaves, desta freguesiua, e Ana Maria filha de Diogo Garcia da freg. de S. João del Rei.

 

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 02-06-1760 nesta matriz Manoel da Costa Rezende, n. da freg. dos Prados, f.l. João de Rezende Costa e Helena Maria = cc Ana Felipa Ferreira n desta freguesia, f.l. Manoel Carvalho Duarte e Barbara Ferreira Brandoa.

          Ana Felipa, viúva, foi inventariada em 30-07-1830. Compareceram cinco filhos. Geração na família “Os Carvalho Duarte” I-Cap. 4º.

 

2-8 Gabriel, batizado em 27-01-1738. Padre Gabriel da Costa Rezende faleceu com testamento aos 24-09-1811 no Inficionado, hoje Santa Rita Durão-MG, onde era Vigario Confirmado.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição bat. aos 27-01-1738 nesta matriz bat a Gabriel, f.l. João de Rezende e Ilena Maria, padrinhos João Pereira de Carvalho, morador no Cajuru da freg. de N. Sra do Pilar da vila de S. João del Rei, e Luiza da Costa Ferreira mulher do Ten. João da Costa Pays desta freguesia dos Prados.

 

Santa Rita Durão, MG Igreja N Sra de Nazare aos 24-09-1811 faleceu com seu solene testamento o Reverendo Gabriel da Costa Rezende, Vigario Confirmado desta freguesia e foi depositado no dia 25 deste mesmo dia vinte e seis deste. Sepultado dentro da capela mor.

Copia do Testamento com que faleceu o Revdo Vigario Gabriel da Costa Rezende. Em nome de Deos Amem. Eu o Padre Gabriel da Costa Rezen e, vigario colado nesta freguesia de Nossa Senhora de Nazareth do Inficionado e nela assistente, termo e Bispado de Mariana, f.l. de João de Rezende Costa e Elena Maria de Jesus, ja falecidos, natural e batizado na freguesia de N. Sra da Conceição dos Prados comarca do Rio das Mortes deste Bispado (...).

Testamenteiros em 1º ao Sr. Manoel Fernandes da Conceição, em 2º ao Alf. Manoel da Cunha Dias, em 3º ao Sr. Gabriel Antonio Gonçalves Basto, em 4º ao Cap. Estevão Ribeiro na freguesia de Prados, em 5º ao Sr. Guarda Mor Joaquim Carlos de Mendonça na freguesia da Ayuruoca.

Encomenda missas, entre elas: pela alma de meu irmão Padre João de Rezende Costa. Legados pios - Legados: - a cada um dos filhos de Jeronima Paulina do Amaral primeiramente casada com o Ten. Joaquim Jose de Andrade, e depois casada com o Guarda Mor Joaquim Carlos de Mendonça, na Aiuruoca a cada um 120.000 rs, e a mesma mãe Jeronima Paulina 120$000 rs. Se meu afilhado Joaquim, filho da mesma, se quizer ordenar lhe deixo 200$000 rs ou outro qualquer da mesma filho. = dara ao Furriel Gabriel da Costa, meu afilhado, 120$000 rs, e se por meu falecimento ele tiver alguns filhos a cada um 120$000 rs = a D. Genoveva, cunhada do Guarda Mor Manoel Nunes, na Aiuruoca  25$000 rs = a Joaquim e Francisca, assistentes em casas do mesmo Guardamor Manoel Nunes, a cada um  20$000 rs = a Joaquim, meu engeitado, criado na casa do Furriel Jose de Faria de Andrade na Aiuruoca, 100$000 rs = a Isidoro Pinto, filho de Joaquim Pinto de Soisa assistente em Vila Rica, 100$000 rs - Alforria e escravos.

Declaro que não tenho herdeiro forçado ascendente ou descendente. Pagas as minhas dividas, satisfeito o meu funeral e mais disposições, tudo o mais que restar nomeio e instituo por meu universal herdeiro o testamenteiro que aceitar e der contas deste meu testamento.

Por mim feito e assinado Freguesia do Inficionado aos 08-10-1810 anos o Vig. Gabriel da Costa Rezende (pesq. Silvia Buttros)

 

2-9 Helena Maria de Rezende, batizada em 18-08-1739. Aos 31-01-1757 casou com o Alferes Miguel de Souza Ferreira, natural de N. Sra da Estrela da vila da Ribeira Bispado de Angra, filho de Paschoal de Souza e Maria Ferreira.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição bat. aos 18-08-1739 nesta matriz bat a Elena, f.l. João de Rezende e Elena Maria, padr.: Antonio de Figueiredo e Elena Maria de Jesus, filha de Diogo Garcia.

 

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 31-01-1757 nesta matriz Miguel de Souza Ferreira f.l. Pascoal de Souza e Maria Ferreira, ja defuntos, n/b na freg. de N. Sra da Estrela vila da Ribeira Bispado de Angra e de presente morador na freguesia do Pilar da vila de Pitangui deste bispado de Mariana = cc Helena Maria de Rezende, f.l. João de Rezende Costa e Helena Maria, n/b nesta freguesia,

Foram moradores em Barbacena e tiveram que documentamos:

2-9-1 Bárbara Maria de Rezende, natural da vila de São João del Rei, na Ermida de Cataguases-Prados aos 15-10-1798 casou com Francisco Antonio da Costa, filho de Bernardo Homem da Costa e Maria Luiza Antonia - família “Henrique Cardoso Leal”.

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ermida Cataguases aos 15-10-1798 Francisco Antonio da Costa, f.l. de Bernardo Homem da Costa e Maria Luiza Antonia, n/b na freguesia da vila de Queluz = Barbara Maria de Rezende, f.l. do Alf. Miguel de Souza Ferreira e de Elena Maria de Rezende, n/b na freguesia da vila de S. João del Rei.

Entre os filhos do casal:

2-9-1-1 Francisca Antonia de Rezende foi a primeira mulher de Joaquim José de Freitas, filho de José de Freitas de Almada e Gertrudes de Avila da Silveira. Geração na família “Amaro de Freitas de Almada”.

         José, viúvo, casou com sua cunhada Ana Antonia de Rezende abaixo citada.

2-9-1-2 Ana Antonia de Rezende aos 25-11-1829, dispensados do impedimento de afinidade lícita em 1º grau, casou com seu cunhado supra citado, Joaquim Jose de Freitas. Geração na família citada.

2-9-2 Josefa, batizada aos 29-01-1770 em Barbacena.

B7: Batismos Barbacena -matriz - aos 29-01-1770 JOSEPHA nascida aos 02-12, f.l. do Alferes Miguel de Souza Ferr.ª e de Elena Maria de Rezende, moradores nesta freguesia; np de Paschoal de Souza da freguesia da Ribeira Grande ilha de S. Miguel e Maria Frr.ª; nm de João de Rezende Costa da Ilha de Santa Maria e Elena Maria da Ilha do Faial. Padr.: Manoel Per.ª do Bem e Elena Maria sua avó.

2-9-3 Manoel, batizado em Barbacena aos 05-08-1771.

Barbacena, MG aos cinco de agosto de 1772 digo 1771 na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada bat a Manoel, f.l. do Alf. Miguel de Souza Ferreira n/b na freg. de N. Sra da Estrela vila da Ribeira  Grande4 da Ilha de S. Miguel Bispado de Angra, e de s/m Helena Maria de Rezende, n/b na freg. de N. Sra da Conceição dos Prados, np de Pascoal de Souza e Maria Ferreira, nts da mesma freguesia da Estrela, e nm de João de Rezende Costa,. n. da freg. de N. Sra da Assunção da ilha de Sta. Maria Bispado de Angra e de Helena Maria de Rezende, n. da freg. de N. Sra das Angustias da Ilha do Faial do mesmo Bispado de Angra. Foram padrinhos o Cap. Jeronimo da Silva Pereira, assistente na vila de S. João del Rei, e Josefa Maria de Rezende mulher do Cap. Severino Ribeiro assistente na freguesia de N. Sra da Conceição dos Prados.

2-9-4 José, batizado na matriz de Tiradentes em 21-05-1777.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 21-05-1777 matriz, Jose, f.l. Alf. Miguel de Souza Ferreira e Helena Maria de Rezende fregueses da vila de S. João del Rei, padr.: Francisco de Souza Ferreira com pp ao Padre Gabriel de Rezende Costa e D. Ana Maria da Conceição mulher do Cap. Jose Alvares.

2-9-5 Miguel de Souza Resende aos 11-10-1807 casou com Felicidade Mariana de Jesus, filha de José Martins Ferreira e Mariana Teresa de Oliveira. Geração na família “Souza Monteiro-Monteiro Lopes” Cap. 1 § 1º.

 

2-10 Teresa Maria de Jesus, batizada em 16-08-1741. Aos 05-06-1757 casou com Caetano Gomes Figueira, natural da freguesia de S. Romão de Milhares termo de Barcelos Arcebispado de Braga, filho de Bento Gomes Figueira e Maria Luís.

Prados, MG aos 16-08-1741 nesta matriz bat a Teresa, f.l. de João de Rezende e Elena Maria, foram padrinhos Antonio Marques de Moraes e D. Rosa Maria mulher do Cap. Luiz Marque da Fonseca, todos desta freguesia.

 

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 05-06-1757 na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada, Caetano Gomes Fegueira n/b na freg. de S. Romão de Milhares comarca e Arc. Braga, f.l. Bento Gomes Fegueira e Maria Luiz = cc Teresa Maria de Jesus n/b nesta freguesia dos Prados, f.l. João de Rezende Costa e Helena Maria.

Entre seus filhos:

2-10-1 João de Rezende Figueira, natural de Prados-MG, casou duas vezes. Aos 20-08-1783 com Maria Gonçalves de Santa Teresa, filha de Pedro Gonçalves de Aguiar e Vitória da Conceição

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Lagoa aos 20-08-1783 na Ermida do Cel. Severino Ribeiro. João de Rezende Figueiros, f.l. de Caetano Gomes Figueiros e de Thereza Maria = Maria Gonsalves de Santa Thereza, f.l. de Pedro Gonsalves de Aguiar e Victoria da Conceição. Nts de Prados.

          Segunda vez aos 08-01-1787 casou com Joana Vicência de São José, natural das Congonhas do Campo-MG, filha de João Martins de Carvalho e Maria de São José.

São José e capelas filiadas,  cas. - aos 08-01-1787; Lage; João de Rezende Figueira, viuvo de Maria Gonçalves; f.l. Caetano Gomes Figueira e Theresa Maria de Jesus;n. da freguesia de Prados = cc. Joana Vicencia de São José; f.l. João Rois de Carvalho  e Maria de São José; n/b na freg. das Congonhas do Campo; moradores nesta fregusia; test.: Cel. Severino Ribeiro, Revdo. [danificado] Jose de Carvalho e o Cap. Jose de Rezende Costa, todos desta freguesia (obs. a margem: este assento não serve por haver equivocação no cognome do pai da contraente e só vale o que vai a vls. 61 que se abriu por despacho di M.R.d Dr. Vigario da Vara);

Cópia de um requerimento feito por João de Rezende Figueira ao M.to R.do Dr. Vigario da Vara, despacho deste e reforma do assento do casamento daquele. (...)

Aos 08-01-1787 na capela da Lage, testemunhas o Revdo João Jose de Carvalho, Cel. Severino Ribeiro e o Cap. Jose de Rezende Costa. João de Rezende Figueira, viúvo de Maria Gonçalves e f.l. Caetano Gomes Figueira e Teresa Maria de Jesus, bat. na freguesia de Prados = cc Joana Vicencia de São José, f.l. João Martins de Carvalho e Maria de São José, n/b na freg. das Congonhas do Campo. 10-12-1791

João e Joana tiveram, q.d.:

2-10-1-1 Francisca de Paula Fortunata de Rezende, natural de Prados onde aos 16-07-1804 casou com o Cirurgião Tomás da Silva Fraga, filho de Antonio da Silva Mattos e Ana Francisca da Conceição. Geração na família “João Francisco da Silva”.

2-10-2 Helena Maria de São José, natural de Prados onde aos 09-05-1785, casou com Joaquim de Freitas de Almada, filho de Amaro de Freitas de Almada e Teresa Maria da Costa, família “Amaro de Freitas de Almada”.

2-10-3 Maria Luiza do Espírito Santo, natural de Prados-MG. Em Tiradentes aos 07-01-1787 casou com Antonio Joaquin de Almeida, daí natural e filho de Antonio de Almeida e Francisca Teresa.

São José del Rei, Minas Gerais e  capelas filiadas, aos 07-01-1787; Lage; Antonio Joaquim de Almeida; f. Antonio de Almeida e Francisca Theresa; n. São José; = cc. Maria Luiza do Espírito Santo; f. Caetano Gomes Figueira e Theresa Maria de Jesus; n. Prados

 

2-11 Josefa Maria de Rezende, batizada em 05-02-1743.Aos 26-11-1764 casou com o Coronel Severino Ribeiro, natural de Lisboa.

Prados, MG aos 05-02-1743 nesta matriz bat a Josefa, f.l. de João de Rezende e Elena Maria, foram padrinhos o Cap. Antonio da Silva Dias e Julia Maria, mulher de Digo Garcia, da freguesia de S. João.

 

Prados,MG Igreja N. Sra da Conceição aos 26-11-1764 no oratorio de N. Sra da Conceição no sitio do Carandahi desta mesma freguesia, Severino Ribeiro n/b na freguesia de Santa Maria de Loures Patriarcado de Lisboa, f.l. Estevão Ribeiro e Leonarda Maria = cc Josefa Maria de Rezend n/b desta freguesia dos Prados, f.l. João de Rezende Costa e Helena Maria.

 

Ascendência do Cel. SEVERINO RIBEIRO

 

Cel Severino faleceu em 21-12-1800 com testamento onde reconhece o filho natural:

- Francisco das Chagas, residente na cidade do Rio de Janeiro em 1799.

 

          Josefa ditou seu testamento em 08-07-1813 e faleceu em 29-05-1825. Ambos sepultados na capela mor da matriz de Prados:

www.familysearch.org (record search pilot):

Prados, MG. Aos 21-12-1800 nesta matriz de Prados faleceu o Coronel Severino Ribeiro, casado com D. Josefa Maria de Rezende. Foi sepultado na capela mor desta matriz cumprindo-se tudo quanto ele determinou no seu testamento cujo teor era o segte. = Em nome (...). Eu o Coronel Severino Ribeiro, n/b na freg. de Sta Maria de Loures Patriarcado de Lisboa, f.l. de Estevão Ribeiro e Leonarda Maria, falecidos. Sou casado com D. Josefa Maria de Rezende de cujo matrimonio temos filhos e filhas aos q se acharem vivos por meu falecimento são meus legitimos herdeiros.

Testamenteiros: em 1º a minha mulher Josefa Maria de Rezende, em 2º meu filho o Ten. Geraldo Ribeiro de Rezende, em 3º a meu filho o Alf. João Ribeiro de Rezende, em 4º a meu filho o Padre Antonio Ribeiro de Rezende.

Legados: deixo as minhas sobrinhas, filhas de minha irmã Maria Teresa, na freguesia de Loures, 50$000rs a cada (...).

Declaro que em tempo de solteiro tive um filho o qual se chama Francisco das Chagas, morador presentemente na cidade do Rio de Janeiro ao qual instituo igualmente com os mais filhos legitimos.

Deixo a Maria Inocencia, viuva de Manoel Roiz de Araujo, moradora nos Prados, 60$000rs.

Declaro que tendo falecido o dito Francisco das Chagas, e não tendo legitimos herdeiros, tornará a herança a meus legitimos herdeiros.

03 de Janeiro de 1799 = Severino Ribeiro

 

Prados, MG. Aos 29-05-1825 na freguesia da vila de S. João del Rei faleceu D. Josefa Maria de Rezende e foi sepultada nesta de Prados no dia 1º de junho do corrente ano na capela Mor. Fez seu testamento solene cujo teor é o seguinte = Em nome de Deus. Amem. Eu Josefa Maria de Rezende, viuva do Coronel Severino Ribeiro (...).

Mando se digam por minha alma cem missas, mais 25 por alma de meus pais, 40 por alma do falecido meu marido, 10 por alma do falecido meu irmão Padre João de Rezende Costa, 20 por alma de meus irmãos, irmãs, filhos e mais parentes.

Legados pios (...).

Deixo a meu neto Pedro, filho de meu filho Geraldo Ribeiro (...); e a meu neto Valerio filho de meu genro Antonio dos Reis deixo 40$000 rs.

Declaro que em minha vida partilhei meus bens com todos os meus filhos por serem todos emancipados.

Se satisfeitas as minhas disposições inda restar bens, meu testamenteiro entregara a meu filho Dr. Estevão Ribeiro 20$000rs para remeter a minha sobrinha Margarida Teresa de Azevedo, e o remanescente repartira com igualdade por meus filhos Manoel de Jesus Ribeiro, Capitão Joaquim Fernandes Ribeiro; Maria, filha de meu filho Severino Eulogio Ribeiro; por minhas netas Delfina Henriqueta, filha de meu filho Dr. Estevão Ribeiro; e Urbana filha de meu genro o Alferes Domingos dos Reis.

Testamenteiros em 1º lugar meu filho Padre Antonio Ribeiro de Rezende, em 2º meu filho Cap. Geraldo Ribeiro de Rezende, em 3º meu filho Alferes João Ribeiro de Rezende.

Roguei a Felix Jose de Siqueira o escrevesse e me assinei de meu proprio punho. São João del Rei aos oito dias do mes de Julho de 1813 = Josefa Maria de Rezende.

Logo seguia a aprovação. Prados primeiro de junho de 1825.

 

 

          Entre os filhos do casal, batizados em Prados-MG:

2-11-1 Severino, nasceu em 22-04-1767.

Prados, MG Igreja N. Sra da Conceição. Na madarugada do dia 22 de abril nasceu e aos oito(?) de maio de 1767 na ermida de N. Sra da Conceição sita nas casas do Revdo João de Rezende Costa nesta freguesia de N. Sra da Conceição dos Prados foi batizado Severino, f.l. Serverino Ribeiro n. da freg; de Santa Maria de Loures Patriarcado de Liosboa e Josefa Maria de Rezende n. desta freguesia dos Prados, np Estevão Ribeiro n. da cidade e corte de Lisboa e Leonarda Maria n. da vila de Alcobaça, nm João de Rezende Costa n. freg. N. Sra da Assunção vila da Horta Ilha de Santa Maria e Helena Maria n. da freg. de N. Sra das Angustias Ilha do Faial Bispado de Angra. padr.: Cap. Mor Pedro Teixeira de Carvalho e D. Maria Genebra mulher do Cap. João Gonçalves de Moura.

2-11-2 Antonio nasceu em 03-06-1769 e foi batizado em 14 do mesmo mês. Padre Antonio Ribeiro de Rezende 1º testamenteiro materno.

Prados, MG Igreja N. Sra da Conceição aos 03-06-1769 nasceu Antonio e foi batizado aos 14 do dito mes e ano na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada filial desta matriz dos Prados, f.l. Severino Ribeiro natural da freg. de Santa Maria de Loures Patriarcado de Lisboa e Josefa Maria de Rezende natural desta dita dos Prados, neto paterno de Estevão Ribeiro n. da dita corte de Lisboa e Leonarda Maria n. da vila de Alcobassa, e pela materna de João de Rezende n. da freg. de N. Sra da Assunção Ilha de Santa Maria e de s/m Helena Maria natural da freg. de N. Sra das Angustias Ilha do Faial tudo bispado de Angra, padr.: Cap. Antonio de Araujo Braga por pp ao Revdo João de Rezende Costa e a dita Helena Maria, assistentes todos, menos o padrinhos, nesta mesma freguesia.l

2-11-3 João Ribeiro de Rezende, nasceu aos 16-07-1770 e foi batizado aos 31 do mesmo mês. Alferes João casou duas vezes. Primeiro em 24-10-1792 com Eugênia Francisca de Jesus e, segunda vez em 25-06-1798 com Ana Claudia de Mendonça, filha do Capitão Francisco Antonio de Mendonça, família “Amaro da Silveira”.

Prados, MG Igreja N. Sra da Conceição. Aos 16-07-1770 nasceu e aos 31 do dito mes na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada filial desta matriz foi bat. João, f.l. Severino Ribeiro natural da freg. de Santa Maria de Loures Patriarcado de Lisboa e Josefa Maria de Rezende natural da freg. dos Prados, npaterno Estevão Ribeiro n. da corte de Lisboa e Leonarda Maria n. da vila de Alcobassa, e pela materna de João de Rezende n. da freg. de N. Sra da Assunção da vila do Porto Ilha de Santa Maria Bispado de Angra e de s/m Helena Maria natural da freg. de N. Sra das Angustias Ilha do Faial bispado de Angra, padr.: Cap. Antonio Gonçalves Poça e D. Hipolita filha do Cap. Mor Pedro Teixeira de Carvalho, todos desta freguesia dos Prados.

 

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ermida do Cel. Severino Ribeiro aos 24-10-1792 Alferes João Ribeiro de Rezende e D. Eugenia Francisca de Jesus.

 

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ermida do Cel. Severino Ribeiro aos 25-06-1798 João Ribeiro de Rezende, viuvo que ficou de D. Eugenia Francisca de Jesus = D. Anna Claudia de Mendonça, f.l. do Capitão Francisco Antonio de Mendonça, n/b freguesia da vila de S. João

 

          Alferes João e Ana Claudia foram moradores em Prados onde comparecem no censo de 1831 com vários filhos:

censo 1831 Prados-MG, fogo 3,

O ALFERES JOAO RIBEIRO DE REZENDE, chefe do fogo, masculino, branca, 62, casado, agricultor

ANNA CLAUDIA DE MENDONCA, cônjuge, feminino, branca, 48, casado

O ALFERES FRANCISCO DE PAULA RIBEIRO, filho, masculino, branca, 36, casado, agricultor

MARIA DA PURIFICACAO RESENDE, dependente, feminino, branca, 24, casado

PROCOPIA EUGENIA, dependente, feminino, branca, 9

JOZE, dependente, masculino, branca, 6

EUGENIA, dependente, feminino, branca, 1

O GENERAL MOR CARLOS CLAUDIO DE MENDONCA, filho, masculino, branca, 28, casado, agricultor

MARIA CANDIDA DE MORAIS, dependente, feminino, branca, 22, casado

JOAQUIM, dependente, masculino, branca, 2

ANTONIO, dependente, masculino, branca, 1

42 escravos

 

Entre os filhos do Alferes João:

2-11-3-1 Alferes Francisco de Paula Ribeiro, com 36 anos em 1831, casado com Maria da Purificação Rezende, com 24 anos.

2-11-3-2 General Mor Carlos Claudio Ribeiro de Mendonça, com 28 anos, casado com Maria Cândida de Moraes, com 22 anos, filha de José Coelho dos Santos e Francisca de Paula Moraes, neta paterna de Manoel Coelho dos Santos e Genoveva de Almeida e Silva, neta materna de Antonio Marques Monteiro e Catarina Alvares de Moraes. Família “Os Ribeiro da Silva” de S. Gonçalo do Brumado Cap. 5º § 4º.

         Carlos Claudio já era falecido em 1851 (inventário do sogro)

 

2-11-4 Geraldo Ribeiro de Rezende, nasceu em 20-11-1771 e foi batizado aos 12 do mês seguinte. Aos 04-07-1803 casou com Esméria (citada tambem como Esmenia) Joaquina de Mendonça, irmã de Ana Claudia de Mendonça citada em 2-11-3, ambas filhas do Capitão Francisco Antonio de Mendonça e Ana Josefa de Jesus, família “Amaro da Silveira”.

Prados, MG Igreja N. Sra da Conceição. Aos 20-11-1771 nasceu e aos 12-12 do dito ano na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada pos os santos oleos a Geraldo, f.l. Cap. Severino Ribeiro natural da freg. de Santa Maria de Loures Patriarcado de Lisboa e Josefa Maria de Rezende natural da freg. dos Prados, npaterno Estevão Ribeiro n. da freg. dos Martires da dita corte e Leonarda Maria n. da vila de Alcobassa, e pela materna de João de Rezende n. da freg. de N. Sra da Assunção Ilha de Santa Maria e de s/m Helena Maria natural da freg. de N. Sra das Angustias Ilha do Faial bispado de Angra, padr.: Geraldo Gomes de Campos, morador no Rio de Janeiro, por pp que fez ao Cap. Mor Pedro Teixeira de Carvalho, e Catarina da Assunção Xavier mulher do Cap. Bernardo Rodrigues Dantas, moradores estes e os pais do batizado nesta dita freguesia dos Prados.

 

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ermida da Cachoeira aos 04-07-1803 Cap. Geraldo Ribeiro de Rezende, f.l. do Cel. Severino Ribeiro e D. Josepha Maria de Rezende, n/b nesta freguesia de Prados = D. Joaquina de Mendonça, f.l. do Cap. Francisco Antonio de Mendonça e D. Anna Josepha de Jesus, n/b freguesia de S. João del Rei.

 

censo 1831 Prados-MG, fogo 273

O CORONEL GERALDO RIBEIRO DE REZENDE, chefe do fogo, masculino, branca, 60, casado, agricultor

EXMERIA JOAQUINA DE MENDONCA, cônjuge, feminino, branca, 55, casado

JOZE, filho, masculino, branca, 23, solteiro

GIRALDO, filho, masculino, branca, 18, solteiro

49 escravos

 

Entre seus filhos:

2-11-4-1 Maria Libania de Rezende aos 03-02-1823 casou com Felisberto Pinto de Almeida, filho do Capitão Joaquim Pinto de Gois e Lara e D. Anna de Almeida e Silva, neto paterno de Francisco Pinto Rodrigues e Ana Maria Bernardes de Góes, neto materno de Antonio Ribeiro da Silva e Antonia Maria de Almeida. Geração na família “Os Ribeiro da Silva” já citado II - Cap. 11º, § 6.

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ermida Caxoeirinha do Ten. Cel. Geraldo Ribeiro de Rezende aos 03-02-1823. Felisberto Pinto de Almeida, f.l. do Cap. Joaquim Pinto de Gois e Lara e D. Anna de Almeida e Silva, n/b freg. de S. Jose aonde é morador = Maria Libania de Rezende, f.l. do Ten. cel. Geraldo Ribeiro de Rezende e D. Esmenia Joaquina de Mendonça, n/b freg. de Prados.

2-11-4-2 Pedro, legatário da avó paterna.

 

2-11-5 Helena, nasceu aos 21-12-1772 e foi batizada em 05-01-1773.

Prados, MG Igreja N. Sra da Conceição. Aos 21-12-1772 nasceu e aos 05-01-1773 na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada filial desta freguesia dos Prados bat. Helena, f.l. do Cap. Severino Ribeiro n/b em Santa Maria de Loures do Patriarcado de Lisboa e D. Josefa Maria de Rezende n desta freg. dos Prados, npaterno Estevão Ribeiro n. da freg. dos Martires da corte de Lisboa e Leonarda Maria n. da vila de Alcobassa, e pela materna de João de Rezende n. da freg. da vila de N. Sra da Assunção da Ilha de Santa Maria e de s/m Helena Maria natural da freg. N. Sra das Angustias da Ilha do Faial, bispado de Angra. Padr.: Cap. Domingos Rodrigues Dantas e D. Clara Maria de Mello m ulher do Cap. Mor Pedro Teixeira de Carvalho, todos moradores nesta freguesia dos Prados.

2-11-6 José, nasceu em 11-07-1774 e foi batizado em 02-08 do mesmo ano.

Prados, MG Igreja N. Sra da Conceição. Aos 11-07-1774 nasceu e aos 02-08 do dito ano na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada filial dos Prados bat. Joseph, f.l. do Cap. Severino Ribeiro n/b em Santa Maria de Loures do Patriarcado de Lisboa e D. Josefa Maria de Rezende n desta freg. dos Prados, npaterno Estevão Ribeiro n. da freg. Sta Catarina do Monte Sinai ou de N. Sra dos Martires da dita corte de Lisboa e Leonarda Maria n. da vila de Alcobassa do dito patriarcado, e pela materna de João de Rezende n. da freg. N. Sra da Assunção da Ilha de Santa Maria e de s/m Helena Maria de Rezende natural da freg. N. Sra das Angustias da Ilha do Faial, bispado de Angra. Padr.: Ten. Cel. Jose Ferreira Vila Nova e D. Josefa filha do Cap. Mor Pedro Teixeira de Carvalho, todos desta freguesia.

 

2-11-7 Leonarda Maria de Rezende, batizada em 29-04-1776. Aos 15-11-1792 casou com o Tenente Antonio Ribeiro da Cruz, filho de José Rodrigues da Cruz e sua primeira mulher Francisca de Serqueira de Moraes, neto paterno de João Rodrigues e Paula da Cruz, em aportes à GP: José Leme da Silva, capitão - SL II, 255, 3-5, neste site.

Prados, MG Igreja N. Sra da Conceição. Aos 06-04-1776 nasceu e aos 29 do mesmo mes na Ermida do Ten. Cel. Severino Ribeiro foi batizada Leonarda, f.l. do dito Ten. Cel. Severino Ribeiro n/b em Santa Maria de Loures do Patriarcado de Lisboa e D. Josefa Maria de Rezende n desta freg. dos Prados, npaterno Estevão Ribeiro n. da freg. dos Martires da corte de Lisboa e Leonarda Maria n. da vila de Alcobassa do dito patriarcado, e pela materna de João de Rezende n. da freg. N. Sra da Assunção da Ilha de Santa Maria e de s/m Helena Maria de Rezende natural da freg. N. Sra das Angustias da Ilha do Faial, bispado de Angra. Padr.: o Revdo Vigario João de Rezende Costa por pp q fez ap Cap. Mor Pedro Teixeira de Carvalho, e Maria Helena de Jesus mulher do Cap. Jose Antonio da Silva moradores nesta freugesia dos Prados.

 

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ermida do Cel Severino Ribeiro aos 15-11-1792 Tenente Antonio Ribeiro da Cruz, f.l. de Jose Rodrigues da Cruz e Francisca de Serqueira = D. Leonarda Maria de Rezende, f.l. do Cel. Severino Ribeiro e D. Josefa Maria de Rezende.

 

2-11-8 Estevão, gemeo de Manoel abaixo, foram batizados em 05-08-1777.

Prados, MG Igreja N. Sra da Conceição. Aos 20-07-1777 nasceram e aos 05-08 do mesmo ano na Ermida do Cel. Severino Ribeiro foram batizados Estevão e Manoel, gemeos, filhos leg. do dito Cel. Severino Ribeiro n/b em Santa Maria de Loures do Arcebispado de Lisboa e D. Josefa Maria de Rezende n desta freg. dos Prados, npaterno Estevão Ribeiro n. da freg. dos martires e Leonarda Maria n. da vila de Alcobassa todos do dito Arc. Lisboa, e pela materna de João de Rezende n. da freg. N. Sra da Assunção da Ilha de Santa Maria e de s/m Helena Maria de Rezende natural da freg. N. Sra das Angustias daIlha do Faial, tudo bispado de Angra. Foram padrinhos, do Estevão: Sarg. Mor Joaquim Pedro da Camera assistente na vila de S. João del Rei e Joana de Souza Caldas mulher do Tenente Antonio Gonçalves Monte desta freguesia; e do Manoel foram padrinhos o Cap. Francisco Pinto Rodrigues assistente na freguesia da vila de S. José, e Ana filha de D. Catarina da Sssunção Xavier desta freguesia.

Estevão Ribeiro de Rezende, Marques de Valença, casou com Ilídia Mafalda de Souza, filha de Luis Antonio de Souza Queiroz e Genebra de Barros Leite. Geração de onze filhos legítimos em SL. 3º, 392, 4-2.

          O Marques de Valença, segundo pesquisa do genealogista Dalmiro da Motta Buys de Barros do RJ-RJ, teve cinco filhos naturais. Citamos:

2-11-8-1 Delfina Henriqueta Julia de Rezende, co-herdeira da terça da avó paterna, casou duas vezes. Primeiro com o Tenente Francisco Antonio de Carvalho, e segunda vez com Silvestre Antonio de Carvalho, ambos filhos de José de Carvalho Duarte e Mariana Antonia de Jesus. Geração de ambos os matrimonios na família “Os Carvalho Duarte” Cap. 8º § 10º e 16º.

2-11-8-2 Josefa Augusta de Rezende foi a segunda mulher de seu cunhado Silvestre Antonio de Carvalho. Geração na família citada.

2-11-9 Manoel, gêmeo de Estevão supra. Manoel de Jesus Ribeiro, co-herdeiro da terça materna

2-11-10 Joaquim Fernando Ribeiro de Rezende, batizado em 26-02-1779. Aos 27-04-1801 casou com Jacinta Ponciana Branquinha, filha do Capitão José Joaquim Gomes Branquinho e Maria Vitória dos Reis, neta paterna de Jose Gomes Branquinho e Angela Ribeiro de Moraes, neta materna de Domingos dos Reis e Silva e Andreza Dias de Carvalho. Geração na família “Domingos dos Reis e Silva” § 4º.

Prados, MG Igreja N. Sra da Conceição. Aos 27-12-1778 nasceu e aos 26-02-1779 na Ermida de N. Sra da Conceição do Cel. Severino Ribeiro bat. a Joaquim Fernando, f.l. do supradito Coronel natural da freg. de Santa Maria de Loures Patriarcado de Lisboa e Josefa Maria de Rezende natural da freg. dos Prados, npaterno Estevão Ribeiro n. da freg. dos Martires e Leonarda Maria n. da vila de Alcobassa todos do dito arcebispado, e pela materna de João de Rezende n. freg. N. Sra da Assunção da Ilha de Santa Maria e de s/m Helena Maria natural da  freg. N. Sra das Angustias da Ilha do Faial bispado de Angra, padr.: o Exmo Sr. Governador desta Capitania Dom Antonio de Noronha assistente na capital da mesma e os mais desta freguesia.

 

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Cap. S. Francisco da Onça, filial da matriz de S. João del Rei aos 27-04-1801 Joaquim Fernando Ribeiro de Rezende, f.l. do Cel. Severino Ribeiro e D. Josepha Maria de Rezende, n/b freguesia de Prados = D. Jacinta Ponciana Branquinha, f.l. do Cap. Joze Joaquim Gomes Branquinho e D. Maria Ant.ª(?) dos Reis.

 

2-11-11 Maria Clara de Rezende, batizada em 29-05-1780. Aos 17-01-1796 casou com o Capitão Antonio dos Reis Silva, filho do Capitão Domingos dos Reis Silva e Andreza Dias de Carvalho. Geração na família supra citada, § 5º.

Prados, MG Igreja N. Sra da Conceição. Aos 08-05-1780 nasceu e aos 29 do dito mes e era na Ermida do Cel. Severino Ribeiro foi batizada Maria Clara, f.l. do dito Cel. Severino Ribeiro batizado na freg. de Santa Maria de Loures Patriarcado de Lisboa e Josefa Maria de Rezende n/b da freg. dos Prados, npaterno Estevão Ribeiro n. da freg. de Santa Catarina do Monte Sinay da dita corte e Leonarda Maria n. da vila de Alcobassa do dito patriarcado, e pela materna de João de Rezende n. da freg. N. Sra da Assunção da Ilha de Santa Maria e de s/m Helena Maria de Rezende natural da freg. N. Sra das Angustias daIlha do Faial, tudo bispado de Angra, padr.: Dr. Gonçalo Teixeira de Carvalho, morador na cidade do Rio de Janeiro por pp ao Cap. Mor Pedro Teixeira de Carvalhoe D. Luciana Clara de Santa Rosa mulher do Sarg. Mor Bras Alves Antunes moradores na freg. de S. João del Rei e os mais desta dos Prados. O avô paterno foi batizado na freguesia dos Martires e não de Santa Catarina como assima se disse, e e para constar fiz esta declaração e assinei.

 

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - na Ermida do Cel. Severino Ribeiro aos 17-01-1796 Cap. Antonio dos Reis Silva, f.l. do Cap. Domingos dos Reis Silva e D. Andreza Dias de Carvalho, n/b freg. da vila de S. João = D. Maria Clara de Rezende, f.l. do dito Cel. Severino Ribeiro e D. Josepha Maria de Rezende, n/b freg, Prados.

 

2-11-12 Ana Feliciana de Rezende, batizada em 26-07-1781. Aos 20-07-1799 casou com o Alferes Antonio Pereira Machado, natural de Congonhas do Campo-MG, filho de Bartholomeu Machado Neto e Rosa Clara de Jesus.

Prados, MG Igreja N. Sra da Conceição. Aos 08-07-1781 nasceu e aos 26 do mesmo mes e era na Ermida de N. Sra da Conceição do Cel. Severino Ribeiro foi batizada Ana , f.l. do dito Cel. Severino Ribeiro batizado na freg. de Santa Maria de Loures Patriarcado de Lisboa e Josefa Maria de Rezende n/b da freg. dos Prados, npaterno Estevão Ribeiro n. da freg. N. Sra dos Martires da corte de Lisboa e Leonarda Maria n. da vila de Alcobassa, e pela materna de João de Rezende n. da freg. N. Sra da Assunção da Ilha de Santa Maria e de s/m Helena Maria de Rezende natural da Ilha do Faial, padr.: Revdo Dr. Jose Batista Silva Vigario da Vara desta Comarca e D. Luciana Clara de Santa Rosa mulher do Sarg. Mor Bras Alves Antunes moradores na freg. de S. João del Rei e os mais desta dos Prados.

 

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ermida do Cel. Severino Ribeiro, Aplicação da Lagoa Dourada aos 20-07-1799 Alferes Antonio Pereira Machado, f.l. de Bartholomeu Machado Neto e Rosa Clara de Jesus, n/b freguesia Congonhas do Campo = D. Ana Feliciana de Rezende, f.l. do Cel. Severino Ribeiro e D. Josefa Maria de Rezende, n/b nesta.

 

censo 1831 Lagoa Dourada, MG quarteirão 11, fogo 4

ANNA FELICIANNA DE REZENDE, chefe do fogo, feminino, branca, 50, agricultor

JOAQUIM ANTONIO DE OLIVEIRA, dependente, masculino, branca, 24, feitor

RITA JOAQUINA DE REZENDE, dependente, feminino, branca, 19

33 escravos

 

2-11-13 Francisca de Paula Galdina de Rezende, batizada em 18-04-1784, casou duas vezes. Aos 13-09-1802 com o Alferes Domingos dos Reis Silva, filho do Capitão Domis dos Reis Silva e Andreza Dias de Carvalho. Segunda vez com o Capitão Antonio Justiniano Monteiro de Queiroz. Geração de ambos os matrimônios descrita na família “Domingos dos Reis e Silva” § 8.

Prados, MG Igreja N. Sra da Conceição. Aos 18-04-1784 na Ermida de N. Sra da Conceição do Cel. Severino Ribeiro bat. a Francisca, f.l. Cel. Severino Ribeiro natural da freg. de Santa Maria de Loures Patriarcado de Lisboa e Josefa Maria de Rezende natural da freg. dos Prados, npaterno Estevão Ribeiro n. da freg. dos Martires da corte de Lisboa e Leonarda Maria n. da vila de Alcobassa, e pela materna de João de Rezende n. da Ilha de Santa Maria e de s/m Helena Maria natural da Ilha do Faial bispado de Angra, padr.: Cap. Jose de Rezende Costa e D. Ana Joaquina mulher do Cap. Domingos Rodrigues Dantas, o padrinho da vila de S. Jose e os mais desta freguesia.

 

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ermida da Cachoeira aos 13-09-1802 Alferes Domingos dos Reyz Silva, f.l. do Cap. Domingos dos Reys Silva e D. Andreza Dias de Carvalho, n/b freguesia de S. João del Rei = D. Francisca de Paula Galdina, f.l. do Cel. Severino Ribeiro e D. Josepha Maria de Rezende, n/b nesta freguesia de Prados.

 

2-11-14 Coronel Severino Eulogio Ribeiro de Rezende, batizado em 11-03-1786. Casou com Luiza de Ávila.

Prados, MG Igreja N. Sra da Conceição. Aos 11-03-1786 na Ermida de N. Sra da Conceição do Cel. Severino Ribeiro bat. a Severino Eulogio, f.l. do dito Cel. Severino Ribeiro natural da freg. de Santa Maria de Loures Patriarcado de Lisboa e Josefa Maria de Rezende natural da freg. dos Prados, npaterno Estevão Ribeiro n. da freg. dos Martires da corte de Lisboa e Leonarda Maria n. da vila de Alcobassa do mesmo patriarcado, e pela materna de João de Rezende n. freg. N. Sra da Assunção da Ilha de Santa Maria e de s/m Helena Maria natural da  freg. N. Sra das Angustias da Ilha do Faial bispado de Angra, padr.: Cap. Antonio Nunes e D. Ana Maria Bernardes mulher do Cap. Francisco Pinto moradores na freguesia de Santo Antonio da vila de S. Jose

 

Em 1843, com o falecimento de Severino Eulógio, foi feita partilha amigavel dos bens do casal com a viúva e seus filhos, visto todos serem emancipados.

2-11-14-1 Francisca casada com José Fernandes Velozo

2-11-14-2 Maria, co-herdeira da terça da avó paterna.

2-11-14-3 Francisco Marcos Ribeiro de Resende, inventariante paterno.

CEMEC - Campanha - Inventários de Campanha cx 15

Data do Inventario - Partilha Amigável 1843 - herdeiros todos maiores e emancipados

Inventariado: Coronel Severino Eulogio Ribeiro de Resende

Inventariante - Francisco Marcos Ribeiro de Resende - filho

Local - Fazenda São Bernardo - Campanha

Transcrito por: Moacyr Villela

Data da Transcrição: 2005

Louvados - Jose dos Reis e Silva e Candido Gonçalves da Fonseca

BENS-

-Fazenda denominada São Bernardo, matos e campos de criar - 28:000$000;

-Benfeitorias com engenho de cana - 2:000$000;

-52 volumes de livros, vários de medicina - 41$000;

-14 escravos;

-Roça de milho - 150$000;

-Canaviais - 460$000;

-Roça de feijão - 16$000

-Ornamento de missa - 100$000;

-Ouro e prata - 274$400

-71 cavalos - 1:823$000;

-20 bois de carro - 480$000;

-171 cabeças de gado vacum - 1:350$000;

 

DIVIDAS PASSIVAS - 3:200$000 de resto da compra desta Fazenda.

MONTE MOR - 44:463$025

 

Herdeiros:

Viúva - Luzia de Ávila  - meação 18:125$415

Filhos:

1- Francisca casada com Jose Fernandes Velozo;

2- Maria, (solteira ou viúva ?);

3- Francisco Marcos Ribeiro de Resende.

 

2-12 Julião da Costa Rezende, tenente, casou duas vezes. Aos 23-10-1769 com Ana Gonçalves de Moura, filha do Cap. João Gonçalves de Moura e Maria Genebra; família “Antonio de Oliveira Gago”.

Prados,MG. Aos 23-10-1769 nesta matriz Julião da Costa Rezende, f.l. João de Rezende Costa e Helena Maria = cc Ana Gonçalves de Moura, f.l. Cap. João Gonçalves de Moura e Maria Genebra. Ambos os contraentes nts e bts nesta freguesia dos Prados. Test.: Revdo João Gonçalves de Moura e João de Mello Costa.

Segunda vez aos 27-11-1793 casou com Francisca Teresa de São José, filha do Guarda mor Manoel Nunes de Mendonça e Ana Joaquina de Toledo Família “Francisco Felix Correa”.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 27 novembro 1793 - Gupiara - ten. Julião da Costa Rezende, viuvo de Anna Gonçalves de Moura; = c/ Francisca Teresa de São Joseph, f.l. do Guarda mor Manoel Nunes de Mendonça e de d. Anna Joaquina de Toledo, n. e b. na freg. de Aiuruoca.

 

Julião e Ana tiveram, que documentamos:

2-12-1 Francisca das Chagas Gonçalves, aos 03-11-1805 na Guapiara, casou com Ignacio Mendes de Carvalho, filho do Capitão Joaquim Mendes de Carvalho e d. Maria Josepha de Carvalho. Em 1809 Inácio estava casado com Ana Rosa de Jesus, com geração na família “Os Mendes de Carvalho” Cap. 3º.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 03 nov 1805 Gopiara - Ignacio Mendes de Carvalho, f.l. do cap. Joaquim Mendes de Carvalho e d. Maria Josepha de Carvalho, n. e b. nesta freguesia; = c/ d. Francisca das Chagas Gonçalves, f.l. do ten. Julião da Costa Resende e d. Anna Gonçalves de Moura, n. e b. freg. dos Prados.

 

Julião e Francisca tiveram, q.d.:

2-12-2 Ana Joaquina de São José aos 13-11-1811 casou com Antonio de Faria de Andrade, filho do Furriel José de Faria de Andrade e Helena Maria de Jesus. Família “Antonio Gracia e João G. Duarte” I- Cap. 6º.

 

2-13 Gonçalo batizado em 11-01-1745.

Prados, MG aos 11-01-1745 nesta matriz bat a Gonçalo, f.l. de João de Rezende e Elena Maria, foram padrinhos Diego Gracia, casado morador na freguesia de S. João del Rei.

2-14 Joaquim batizado em 17-04-1747.

Prados, MG bat 1740-1759 im 95 aos 17-04-1747 nesta matriz bat a Joaquim, f.l. de João de Rezende e Elena Maria, moradores nesta dita freguesia; foram padrinhos Antonio de Araujo Braga, solteiro e Maria de Jesus mulher de Miguel Pereira.

2-15 Ana, batizada em 17-02-1749. A mais nova das filhas, herdeira da terça paterna.

Prados, MG aos 17-02-1749 nesta matriz bat a Ana, f.l. de João de Rezende e de Elena Maria, moradores nesta freguesia. Foi padrinho João Glz Chaves morador na freguesia de S. João del Rei.

          Ana Joaquina de Rezende casou aos 22-01-1766 com o Tenente Joaquim Ferreira da Silva, natural de Santa Maria de Alvarelhos comarca da Maia Bispado do Porto, filho do Cap. Mateus Ferreira da Silva, natural da dita freguesia de Santa Maria de Alvarelhos e de Rosa da Silva, natural da freguesia de Santa Quiteria do Pombeiro da vila de Guimarães Arc. Braga.

Prados, MG aos 22-01-1766 na ermida do Reverendo João de Rezende Costa, sita nesta freguesia de N. Sra da Conceição dos Prados onde os contraentes são moradores, se receberam Joaquim Ferreira da Silva, natural da freguesia de Santa Maria de Alvarelhos comarca da Maia e Bispado do Porto, f.l. do Cap. Mateus Ferreira da Silva e Rosa da Silva = e Ana Joaquina de Rezende, n/b nesta freguesia, f.l. de João de Rezende Costa e de Helena Maria.

          Faleceu Ana Joaquina de pós parto aos 23-07-1767, com testamento de 21 do mesmo mês:

Prados, MG obitos - aos 23-07-1767 faleceu Ana Joaquina, casado que era com Joaquim Ferreira da Silva; foi sepultada na capela de N. Sra da Gloria filial desta matriz de N. Sra da Conceição dos Prados. Fez seu testamento cujo teor é o seguinte: Em nome (...) aos 21-07-1767 eu Ana Joaquina (...) faço meu testamento na forma seguinte: encomenda a alma e determina o funeral.

Testamenteiros em 1º lugar a Joaquim Ferreira da Silva, com quem sou legitimamente casada, em 2º a meu cunhado o Cap. Francisco Ferreira da Silva, em 3º a meu irmão Revdo João de Rezende Costa.

Decalro que de meu matrimonio com Joaquim Ferreira da Silva tenho uma filha por nome Joaquina a qual é minha herdeira.

Legados da terça: a minha irmã Teresa = A minha sobrinha, a filha mais velha de meu irmão Antonio = a Maria Joaquina mulher de Domingos Correa = a Francisca Teresa, viuva de meu primo Antonio de Rezende = a filha de Francisco Ribeiro morador na ponte debaixo do Carandai = todo o ouro lavrado se dará a minha filha Joaquina quando for capaz = e do mais que restar de minha terça se repartira em três partes: uma se dara para ajuda do dote da dita minha filha, a outra para missas pela minha alma, e a outra se distribuira no modo seguinte (distribui em missas). (...) Ressaca 21 de julho de 1767 que este fiz e assinei a rogo da testadora = o Vigario Manoel Martins de Carvalho. Seguia-se a aprovação.

          Aos 11-09-1769, Joaquim casou segunda vez com Francisca Angélica de Moura, batizada aos 11-08-1757, filha de João de Moura, natural da freguesia de Santa Marinha de Fornos, Termo da Vila de Canavezes Arc de Braga e de Isabel Anastacia de Almeida, natural da Freguesia de Nossa Senhora da Assunção do Engenho do Mato deste Bispado de Mariana, neta paterna de João de Moura e Maria Pinta, naturais da freguesia de Santa Marinha, e neta materna de Gregorio de Macedo Cruz natural de Guimarães, e de Francisca de Almeida do Espirito Santo, natural da Freguesia da Candelária, Cidade do Rio de Janeiro - família “João Gomes Martins”, neste site.

Prados, MG matr -aos 11-09-1769 na capela de N. Sra da Gloria da Ressaca, filial desta matriz, se receberam Joaquim Ferreira da Silva, natural da freguesia de Santa Maria de Alvarelhos comarca da Maia e Bispado do Porto, f.l. do Cap. Mateus Ferreira da Silva e Rosa da Silva, e viuvo de sua primeira mulher Ana Joaquina de Rezende = com Francisca Angelica de Moura, n/b nesta dita freguesia dos Prados, f.l. de João de Moura e de Isabel Anastacia de Almeida

 

Prados, MG bat - aos 11-08-1757 na capela de N. Sra da Gloria da Ressaca bat a Francisca, f.l. de João de Moura, n/b na freguesia de Santa Marinha de Fornos, Termo da Vila de Canavezes Arc de Braga e de Isabel Anastacia de Almeida, natural/batizada na Freguesia de Nossa Senhora da Assunção do Engenho do Mato deste Bispado de Mariana. Neta paterna de João de Moura e de s/m Maria Pinta da vila e freguesia de Santa Marinha, e neta materna de Gregorio de Macedo Cruz natural de Guimarães, e de Francisca de Almeida do Espirito Santo, natural da Freguesia da Candelária, Cidade do Rio de Janeiro. Foram padrinhos o Alf. Joseph de Macedo Cruz e a dita Francisca de Almeida assistentes na freguesia de N. Sra da Assunção, e os pais da batizada nesta dos Prados.

Joaquim e Francisca tiveram os filhos, batizados em Prados, q.d.:

I- Severino nasceu aos 13-12-1772 e foi batizado aos 30 do mesmo mês e ano.

Prados, MG aos 13-12-1772 na capela de N. Sra da Gloria da Ressaca, filial desta matriz dos Prados, bat a Severino, f.l. de Joaquim Ferreira da Silva, nascido e batizado na freguesia de Santa Maria de Alvarelhos comarca da Maia Bispado do Porto, e de Francisca Angelica de Moura, n/b na freguesia de N. Sra da Conceição dos Prados Bispado de Mariana, npaterno do Cap. Mateus Ferreira da Silva, n/b na freguesia de Santa Maria de Alvarelhos comarca da Maia Bispado do Porto e de Rosa da Silva, n/b na freguesia de Santa Quiteria do Pombeiro da vila de Guimarães Arc. Braga, neto materno do Furriel João de Moura, n/b na freguesia de Santa Maria de Fornos, Marco de Canaveses Comarca do Porto Arc. de Braga, e de Isabel Anastacia de Almeida, n/b na freguesia de N. Sra da Assunção do Caminho do Mato do Rio de Janeiro Bispado de Mariana. Foram padrinhos o Furriel João de Moura e Josefa Maria de Rezende, mulher do Cap. Severino Ribeiro, por ppquie dela apresentou o Cap. Francisco Ferreira da Silva, todos desta freguesia. Declaro que nasceu Severino aos 13 do mês acima dito e foi batizado aos trinta do mesmo mês.

II- Hipolito José da Silva aos 07-01-1807 casou com Maria Bernardina de Santa Ana, filha do Cap. Bernardo Rodrigues Dantas e Helena Maria de Santa Ana - família “Rodrigues DAntas - Silva Xavier” Cap. 1º, neste site.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ermida da Paciencia aos 07-01-1807 Hypolito Jose da Silva e Moura, f.l. do Cap. Joaquim Ferreira da Silva e D. Francisca Angelica de Moura = Maria Bernardina de Santa Ana, f.l. do Cap. Bernardo Rodrigues Dantas e D. Elena Maria de Santa Ana. Nts/bts nesta freguesia de Prados.

III- Faustina Angelica de Moura casou com Joaquim Marques da Silva, natural da freguesia de Santa Ana da Carnota Termo de Alenquer do Patriarcado de Lisboa, filho de Manoel Marques e Joana da Encarnação, naturais da referida freguesia da Carnota.

Tiveram os filhos, batizados em Valença-RJ, q.d.:

III-1 Manoel em 16-04-1809.

Valença-RJ, Igreja N. Sra da Glória - aos 16-04-1809 Manoel, n. aos [dobra] do mesmo mes, f.l. Joaquim Marques n/b na freg. Santa Ana da Carnota Termo de Alenquer do Patriarcado de Lisboa e de D. [dobra] Angelica de Moura n/b na freg. N. Sra da Piedade da Borda do Campo hoje vila de Barbacena do bispado de Mariana, NP Manoel Marques n. do Reino de Portugal e s/m Jo[dobra] Encarnação n. da sobredita freguesia de Santa Ana, NM Cap. Joaquim Ferreira da Silva n. do reino de Portugal e s/m Franci[dobra]gelica de Moura n. da referida freguesia de Barbacena. PP Jose Ribeiro da Cruz, solteiro e D; Maria Jose de Rezende, filha de Jose Ro[dobra] da Cruz.

III-2 Francisca em 10-03-1811.

Valença-RJ, Igreja N. Sra da Glória - aos 10-03-1811 Francisca n. aos [dobra]reiro proximo, f.l. Joaquim Marques da Silva n/b na freg. Santa Ana da Carnota Termo de Alenquer do Patriarcado de Lisboa e D. Faustina Angelica de Moura n/b na freg. N. Sra da Piedade da Borda do Campo hoje vila de Barbacena Bispado de Mariana, NP Manoel [dobra] n. Portugal e s/m Joana da Encarnação n. freg. Santa Ana, NM  Cap. Joaquim Ferreira d[dobra] n. Portugal e s/m Francisca Angelica de Moura n. da referida freg. de Barbacena. PP Sarg. Mor Jo[dobra]gues Pereira de Almeida por seu pp Boaventura Rodrigues da [dobra] e D. Joaquina Maria de Rezende, viuva o falecido Jose Rodrigues [dobra]

III-3 Joaquim em 03-03-1813.

Valença-RJ, Igreja N. Sra da Glória - aos 03-03-1813 nesta aldea de N. Sra da Gloria de Valença batizei Joaquim n. aos 09-03 proximo, f.l. Joaquim Marques da Silva, n/b na freg. Santa Ana da Carnota termo de Alenquer do Patriarcado de Lisboa e D. Faustina Angelica de Moura n/b na freg. da Borda do Campo e hoje vila de Barbacena Bispado de Mariana NP de Manoel Marques e s/m Joana da Encarnação nts da referida freguesia da Carnota e NM Cap. Joaquim Ferreira da Silva n. da Prov. do Minho e s/m Francisca Angelica de Moura n. da referida freguesia de Barbacena. PP Cap. Miguel Rodrigues da Costa e s/m D. Mria Jose Rodrigues moradores nesta freguesia.

III-4 Claudina em 10-01-1826.

Valença-RJ, Igreja N. Sra da Glória - aos 10-01-1826 Claudina, f.l. Alf. Joaquim Marques e Faustina Angelica, NP Manoel Marques e Joana da Encarnação, NM Joaquim Ferreira da Silva e Francisca Angelica. PP Revdo. Joaquim A. de Mendonça e D. [dobra]bara Felisminda da Silva.

 

Ana Joaquina e Joaquim Ferreira tiveram filha única:

2-15-1 Joaquina Maria de Resende batizada em 21-07-1767. Aos 21-07-1788 casou com o viúvo José Rodrigues da Cruz, natural e batizado na freguesia de Santana da Carnota no patriarcado de Lisboa, filho de João Rodrigues, natural da freguesia de Bucelas, no mesmo patriarcado de Lisboa, e de Paula da Cruz, natural e batizada na freguesia de Santana da Carnota

Prados, MG aos 21-07-1767 na capela da Ressaca filial desta matriz dos Prados, bat a Joaquina, f.l. de Jjoaquim Ferreira da Silva e de Ana Joaquina de Rezende Costa; foram padrinhos o Licenciado Francisco da Costa e Ana Maria, viuva.

 

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ressaca aos 21-07-1788 Jose Rodrigues da Cruz, f. de João Rodrigues e Paula da Cruz, n/b freguesia de Santa Ana Patriarcado de Lisboa e viúvo de Francisca de Sirqueira de Moraes, morador na freguesia do Alferes Bispado do Rio de Janeiro = D. Joachina Maria de Rezende, f.l. do Tenente Joachim Ferreira da Silva e s/m D. Anna Joaquina de Resende, n/b freguesa Prados.

 

          José Rodrigues, morador na freguesia do Pati do Alferes-RJ, foi casado primeira vez com Francisca de Serqueira de Moraes, natural de Pitangui, filha de José Leme da Silva e Gertrudes de Siqueira de Moraes .Geração em aportes à GP: José Leme da Silva, capitão - SL II, 255, 3-5, neste site e um filho citado em 2-11-7 supra.

 

Joaquina e José tiveram, pelo menos:

2-15-1-1 Maria José Rodrigues de Santa Ana casou com Cap. Miguel Rodrigues da Costa, filho do Cap. João Rodrigues da Costa e Felícia Maria da Fonseca. Com geração na família “Miguel Rodrigues da Costa”.