PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

 

João de Araujo Ribeiro

 

 

Bartyra Sette

 

 

João de Araujo Ribeiro, natural de Ubatuba, casou com Maria Neto, natural de S. Sebastião (termo batismo de 2-3). Foram moradores em S. Sebastião em meados do século XVIII. Já eram falecidos em 20-12-1772 (batismo de 1-1).

Dois de seus filhos migraram para o Sul de Minas e se estabeleceram na Campanha:

1- Sebastião de Araujo Ribeiro

2- Maria Bella de Araujo

 

1- Sebastião de Araujo Ribeiro, natural da vila de S. Sebastião-SP casou com Joana Maria da Conceição, batizada em 29-10-1751 na Campanha, filha de Jose Rodrigues Airão, natural de São João de Airão Arcebispado de Braga e Joana Maria Leme ou da Silva, natural de Mogi das Cruzes-SP, neta paterna de João Martins de Airão, natural da mesma freguesia e Jerônima Rodrigues, natural da freguesia de Joane termo de Guimarães, neta materna de Francisco Pinheiro e Rosa Leme, tambem naturais de Mogi das Cruzes - familia José Rodrigues Airão.

          Sebastião foi sepultado aos 15-12-1794.

Campanha, MG aos 15-12-1794 foi sepultado dentro desta matriz Sebastião de Araujo Ribeiro morador no Mundo novo.

Entre os filhos de Sebastião e Joana:

1-1 José batizado em 20-12-1772

 (pesq. Moacyr Villela) Campanha-MG. Aos 20 de Dezembro de 1772 batismo de Jose nascido de 8 dias filho legitimo de Sebastião de Araujo Ribeiro natural da Vila de São sebastião – SP e de sua mulher Joana Maria da Conceição natural desta Campanha.. Foram padrinhos Jose Rodrigues Airão e sua mulher Joana Maria  da Silva avos maternos do batizado . Paternos, João de Araujo Ribeiro e Maria Neta ambos defuntos .

1-2 João de Araujo batizado em 05-11-1775. Foi sepultado no adro da matriz em 05-01-1795.

 (pesq. Moacyr Villela) Campanha-MG. Aos 5 de Novembro de 1775 batismo de João nascido de 22 dias . filho legitimo de Sebastião de Araujo Ribeiro natural da Freguesia da Ilha de São Sebastião. Bispado de São Paulo e de Joana Maria da Conceição da Campanha. ... padrinhos o padre João Crisostomo com procuração do Cirurgião Mor Luciano Palhares e D. Ana Vitoria mulher deste.

 

Campanha, MG aos 05-01-1795 foi sepultado no adro desta matriz João de Araujo, f.l. de Sebastião de Araujo Ribeiro e Joana Maria da Conceição moradores no Salto Grande desta freguesia.

1-3 Ana Maria do Espírito Santo batizada em 14-12-1776. Aos 12-09-1805 casou com Luiz Dias da Silva, viúvo de Ana Maria de Jesus.

 (pesq. Moacyr Villela) Campanha-MG. Aos 14 de Dezembro de 1776 batismo de Ana Maria nascida de 20 dias mais ou menos . legitima de Sebastião de Araujo Ribeiro natural da Ilha de São Sebastião Bispado do Rio de Janeiro(sic) e de Joana Maria da Conceição desta Campanha... foram padrinhos Angelo Rodrigues Airão  filho de Jose Rodrigues Airão e Maria Rita de Araujo mulher de Manoel Luiz de Souza.

 

Campanha, MG aos 12-09-1805 Luiz da Silva Dias, viuvo de Ana Maria de Jesus = cc Ana Maria do Espirito Santo, f.l de Sebastião de Araujo Ribeiro e de Joana Maria da Conceição, bat. nesta freguesia.

1-4 Catarina Maria de Jesus batizada em 1779. Em 11-07-1798 casou com Januario Martins de Nazare, natural da Aiuruoca, filho de Manoel Martins Vaz e Ana Maria do Nascimento, família “Manoel Alves Valle”

 (pesq. Moacyr Villela) Campanha-MG. Aos 3 de Fevereiro de 1779 batismo de Catarina de 11 dias . legitima de Sebastião de Araujo Ribeiro da Vila de São Sebastião – SP  e de Joana Maria da Conceição natural da Campanha.... padrinhos Jose Dias Torres e  Maria Rita de Souza filha de Manoel Luiz de Souza

 

Campanha, MG aos 11-07-1798 Januario Martins de Nazare, f. de Manoel Martins Vaz e Ana Maria do Nascimento, n/b na freg. da Aiuruoca = cc Catarina Maria de Jesus, f. de Sebastião de Araujo Ribeiro e de Joana Maria da Conceição, bat. nesta freguesia.

 

1-5 Antonio Lourenço de Araujo batizado em 21-08-1780. Aos 29-11-1804 casou com Genovefa Maria do Nascimento, natural de Baependi, filha de Joaquim Lopes Ribeiro e de Josefa Maria de Castilho

 (pesq. Moacyr Villela) Campanha-MG. Aos 21 de Agosto de 1780 batismo de Antonio Lourenço filho legitimo de 9 dias de Sebastião de Araujo Ribeiro natural da Ilha de São Sebastião – SP e Joana Maria da Conceição da Campanha ....foram padrinhos a avó materna Joana Maria da Silva e Antonio Borges casado.

 

Campanha, MG aos 29-11-1804 Antonio Lourenço de Araujo, f.l. de Sebastião de Araujo Ribeiro e de Joana Maria da Conceição, bat. nesta freguesia = cc Genovefa Maria do Nascimento, f.l. Joaquim Lopes Ribeiro e de Josefa Maria de Castilho, bat. na freguesia de Baependi.

 

1-6 Joana Maria de Araujo batizada em 10-03-1782. Aos 26-02-1797 casou com Antonio Ferreira da Silva, filho de Manoel Ferreira Campanhã e Brigida Sobrinha de Aguiar, neto paterno de Felix Ferreira e Catarina Ferreira, neto materno de Antonio da Silva Gago e Anastacia Moreira de Aguiar. Geração na família “Sebastião Bicudo de Mendonça”.

 (pesq. Moacyr Villela) Campanha-MG. Aos 10 de Março de 1782 batismo de Joana de 10 dias filha legitima de Sebastião de Araujo Ribeiro natural da Vila de São Sebastião Bispado de São Paulo e de Joana Maria da Conceição natural desta. Avós PP João de Araujo Ribeiro e Maria Neto. MM, Jose Rodrigues Airão e Joana Maria. Padrinhos tenente Manoel Borges da Costa e sua mulher Maria Vitoria.

1-7 Maria Francisca do Nascimento, natural da Campanha. Aos 14-09-1797 casou com Manoel Martins Vaz, viúvo de Justina Maria de Jesus.

Campanha, MG aos 14-09-1797 nesta matriz Manoel Martins Vaz, viuvo de Justina Maria de Jesus = cc Maria Francisca do Nascimento, f.l. de Sebastião de Araujo Ribeiro, ja defunto e de Joana Maria da Conceição, n/b nesta freguesia e nela moradores.

 

2- Maria Bella de Araujo natural de S. Sebastião-SP, casou duas vezes. Primeira vez casou com Inacio da Costa do Prado. Segunda vez casou com Manoel Luiz de Souza Guimarães, filho de João de Souza e Teresa Pereira. Maria Bella teve geração dos dois matrimônios.

          Manoel, viúvo faleceu na Campanha e foi sepultado aos 01-07-1793.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 01-07-1793 foi sepultado dentro desta matriz Manoel Luiz de Souza Guimarães, homem branco, viuvo. Foi conduzido a tumba das almas.

Maria Bella e Inacio da Costa tiveram, pelo menos:

2-1 Joana da Costa do Prado, natural de S. Sebastião-SP, casou com José Pereira Dias, natural de Guarapiranga-MG, filho de Alf. Antonio de Faria Salgado e Inacia Pereira Dias.

Campanha, MG aos 25-06-1814 falecendo de bexigas e de idade 49 anos Joana da Costa mulher de Jose Pereira Dias, foi sepultada dentro desta matriz.

José e Joana tiveram os filhos, batizados em Campanha, q.d.:

2-1-1 João em 11-08-1783.

Campanha, MG aos 11-08-1783 nsta matriz bat a João nascido aos 25 de julho p.p., f.l. de Jose Pereia Dias, n.de Guarapiranga deste bispado e de Joana da Costa do Prado n. da ilha de S. Sebastião bispado de S. Paulo, avos paternos Alf. Antonio de Faria Salgado e Ignacia Pereira Dias, maternos Ignacio da osta do Prado e Maria Bella de Araujo mulher hoje de Manoel Luiz de Souza Guimarães, a qual foi madrinha e Manoel Teixeira, solteiro, o padrinho.

2-1-2 Maria em 30-01-1785.

Capanha, MG aos 30-01-1785 na ermida de Sto Antonio e N. S, do Rosario filial da freg. das Lavras, de licença, bat a Maria, f.l. de Jose Pereira Dias, n. da freg. de N. Sra da Conceição de Guarapiranga deste bispado e de Joana da Costa n. da freg. de S. Sebastião bispado de S. Paulo, avos paternos Antonio de Faria e Ignacia Pereira, maternos Ignacio da Costa e Maria Bella. Foram padrinhos o mesmo Revdo Manoel Caetano de Figueiredo e Maria Bella, solteira, filha de Manoel Luiz de Souza Guimarães.

 

Maria Bella de Araujo e Manoel Luiz tiveram, q.d.:

2-2 Maria Bela de Araujo (ou Maria Neta de Souza) batizada em S. Sebastião-SP aos 23-04-1760, por filha de pais incognitos, exposta em casa de Barbara Ribeira de Araujo viúva de Dionisio Pereira.

          Com Justificação, em Campanha ao 02-10-1787 casou com Antonio Luiz de Andrade, natural de Aiuruoca.

Campanha-MG Livros mistos

Justificantes oradores Antonio Luiz de Andrade e D. Maria Bella de Araujo - aos 24-10-1785

test.: João Batista da Costa, homem branco, casado, n. freg. Mogi Guaçu do Bispado de S. Paulo, de idade de 36 anos, morador nesta freguesia a Campanha onde vive de seu negocio, aos costumes disse nada.

 

2ª etapa:

Antonio Luiz de Andrade e D. Maria Bella de Araujo

- termo de assentada 02-01-1777

Maria ---------, parda e solteira natural da vila de --- bispado de S. Paulo, de idade 40 anos, moradora neste arraial da Campanha, que vive de sua agencia e trabalho; disse q Antonio Luiz de Andrade...; (12) diz ela oradora que o orador Antonio Luiz de Andrade possue de seu uma morada de casas em que atualmente mora neste arraial; possue escravos; vive de escrivão da banca do juizo eclesiastico desta Campanha, antes do qual trabalhava pelo oficio de carapina, marcineiro, torneiro e tambem de sua agencia, que sabe pelo ver

 

Testemunhas:

- Francisco Rodrigues Moreira, homem branco, natural da cidade de Lisboa, de idade 68 anos, morador nesta freguesia da Campanha, que vive de mineirar,

2- Manoel --------, natural desta freguesia da Campanha de idade 36 anos para 37, morador nesta freguesia da Campanha onde vive de ---- e de seus sitios, aos costumes disse nada. Que Antonio Luiz possue uma morada de casas ....

3- disse que Antonio Luiz de Andrade vive e se ocupa de seu oficio de escrivão eclesiastico deste Juizo

danificado] de Souza Guimarães e de Maria Bella de Araujo, hoje falecida.....se apelidara Maria Neta de Souza buscando o sobrenome de sua avo e seu pai mas que depois se apelidara Maria Bella de Araujo nome inteiro de sua falecida mãe.

 

-mandado para passar certidão de banhos e batismo da oradora Maria Bella de Araujo e sua naturalidade e freguesia da vila de S. Sebastião do Bispado de S. Paulo

nesta vila e praça de Santos, 09-04-1776 eu Antonio de Araujo Nogueira Bueno clerigo, escrivão do Auditorio Eclesiastico - certidão de banhos e batismo a favor de Maria Neta de Ar.º moradora na freg. de Sto Antonio do Val de Piedade Bispado de Mariana

Vila e Pça de Santos e sua comarca - Maria Neta de Souza, n/b na freg. da vila de S. Sebastião do Bispado de S. Paulo,. de presente assistente na freguesia do Rio Verde Bispado da cidade de Mariana, f. natural de Manoel Luiz de Souza Guimarães e Maria Bela de Araujo, exposta em casa de Barbara Ribeira de Araujo, todos da mesma Ilha de S. Sebastião, e que dadas as 3 denunciações lhe não resulta impedimento algum(...).

Maria Neta de Araujo batizada aos 23-04-1760 anos, por filha de pais incognitos, exposta em casa de Barbara Ribeira de Araujo, viuva de Dionisio Pereira,

 

Autos conclusos.

Antonio Luiz de Andrade n. da freg. de N. Sra da Conceição de Aiuruoca deste bispado e Maria Bella de Araujo n. da freg. da Ilha de S. Sebastião do Bispado de S; Paulo e moradores ambos na freg. de Sto Antonio da Campanha do Rio Verde deste mesmo bispado.

(49) Antonio Luiz de Andrade e Maria Bela de Araujo - autuação aos 10-10-1785

(69) .... que Sebastião de Araujo Ribeiro, tio da dita morador na vila de S. Sebastião, vive irado bastante contra o dito Antonio Luiz de Andrade, e por se ausentar o pai da justificante sua sobrinha, sem casar com a mãe dela que dele a tinha parido, partira da mesma vila.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 02-10-1787 nesta matriz Alf. Antonio Luiz d'Andrade, f.l. do Licenciado Jose Mendes de Andrade, já defunto, e de Izabel Pedrosa de Moraes, n/b na freg. da Aiuruoca deste bispado = cc Maria Bella de Souza filha legitima digo filha de Manoel Luiz de Souza Guimarães e de Maria Bella de Araujo, sua mulher, natural da freguesia de S. Sebastião do bispado de S. Paulo e nela batizada por filha de pais incognitos e exposta a Barbara.

 

          Antonio Luiz de Andrade era filho do Lic. José Mendes de Andrade e Isabel Pedrosa de Moraes esta falecida viúva e sepultada na Campanha em 18-01-1795.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 18-01-1795 foi sepultada dentro desta matriz da Campanha, Izabel Pedroza de Moraes, mãe do Alf. Antonio Luiz d'Andrade.

          Maria Bela de Araujo e Alferes Antonio Luiz de Andrade tiveram os filhos batizados na Campanha, q.d.:

2-2-1 Vicente Carlos, batizado em 04-11-1782 como exposto. Posteriormente seu termode batismofireformado.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 04-11-1782 nesta matriz bat. a Vicente Carlos, exposto a porta de Cristovão da Silva a 30 de outubro. Foram paddrinhos o mesmo Cristovão Jose,. casado e Izabel Pedrosa, viuva.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 04-11-1782 nesta matriz da Campanha bat a Vicente Carlos, exposto a Cristovão Jose da Silva em 30 de outubro e foram padrinhos  Cristovão Jose da Silva, casado e Izabel Pedrosa de Moraes, viuva, cujo batizado inocente se acha legitimado e reconhecido por legitimofilho por seus pais Alf. Antonio Luiz d'Andrade e Maria Bella de Souza, hoje sua consorte, e assim declaro reformando o assento que se acha neste livro a fls.211 verso.

2-2-2 Inacia, batizada em fevereiro de 1786. Legitimada após o casamento dos pais.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos dias de fevereiro de 1786 nesta matriz batisei a Ignacia, exposta a Ana de Almeida, parda forra, filha de pais incogitos e sem sedula. Fora padrinhos o batizante e Izabel Pedrosa de Moraes, mulher viúva.  O Vig. Bernardo da Silva Lobo.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos dias de fevereiro de 1786 nesta matriz batisei a Ignacia, exposta a Ana de Almeida, parda forra, filha de pais incogitos e sem sedula. Fora padrinhos o batizante e Izabel Pedrosa de Moraes, mulher viúva. Cuja inocente se acha legitimada e conhecida por legitima filha do Alf. Antonio Luiz d'Andrade e Maria Bella de Souza, hoje sua consorte, o que assim declaro, reformando o assento que se acha neste livro a fls. 23 verso e fazendo este.  O Vig. Bernardo da Silva Lobo.

2-2-3 Carlos, batizado em 06-01-1794.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 06-01-1794 nesta matriz bat. a Carlos, f.l. do Alf. Antonio Luiz d'Andrade e Maria Bella de Souza, avós paternos Jose Mendes de Andrade, ja defunto e zabel Pedrosa;avos maternos Manoel Luiz de Souza Guimarães, ja defunto, e Maria Bella, tambem falecida. Foram padrinhos o Padre Domingos da Silva Lobo e Maria do Carmo mulher do Ajudante Jose Teixeira de Mello.

2-2-4 Maria Bela de Souza aos 29-11-1806 casou com Manoel de Oliveira Carvalho, natural de Santa Luzia de Goiases filho natural de Antonio de Oliveira Carvalho, natural da freguesia de Santa Lucrecia de Ponte de Douro Arc. Braga e de Faustina Gonçalves de Jesus, neto paterno de Manoel de Oliveira e Maria Rodrigues de Carvalho, familia “Francisco Félix Correa”, sargento mor.

         Com Geração na Campanha.

Campanha, MG aos 29-11-1806 Alf. Manoel de Oliveira Carvalho, filho natural de Antonio de Oliveira Carvalho e de Faustina Gonçalves de Jesus, n/b na freguesia de Santa Luzia de Goiases bispado do Rio de Janeiro = cc D. Maria Maria Bela de Sousa, f.l.do Alf. Antonio Luiz de Andrade e de D. Maria Bela de Souza, batizada nesta freguesia da Campanha.

 

2-3 Manoel Luiz de Souza batizado em 07-11-1767 na Campanha.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 07-11-1767 Manoel n. aos 29-10, f.l. Manoel Luiz de Souza Guimarães n. da freg. S. Tiago de Figueiro Arc. Braga e Maria Bella de Araujo n. freg; da vila de S. Sebastião do Bispado de S. Paulo,padr.: Revdo Paroco Manoel Caetano Rodrigues, e Inacia Antonia da Silveira mulher de João Antonio de Azevedo. Avos pat. João de Souza e Teresa Pereira nts da mesma freg. de Figueiro, maternos João de Araujo Ribeiro n. da vila de Ubatuba e Maria Netta, n. da Ilha de S, Sebastião ambos bispado de S. Paulo.

          Capitão Manoel testou na Campanha em 01-07-1819. Solteiro, sem herdeios forçados, instituiu universal herdeiro ao irmão Luiz, e na sua alta a seus filhos legítimos. Seu testamento foi aberto em 08-05-1852

CPA03 Testamentos - Campanha da Princesa 1846-1854

Registro do testamento com que faleceu o Capitão Manoel Luiz de Souza a 08-05-1852, de quem é testamenteiro M.el Ig.co Gomes Valladão, testamenteiro dativo.

Eu, Manoel Luiz de Souza, f.l. de Manoel Luiz de Souza Guimarães e Maria Bella de Araujo, já falecidos, n. desta vila da Campanha e nela morador.

Testamenteiros: 1º meu irmão João Luiz de Araujo, 2º Tenente Jose Vicente Valladão, 3º Alferes Manoel de Oliveira Carvalho.

(...) de meus pais herdei umas casas que eles possuiam (..)

Deixo por meu universal herdeiro a meu irmão João Luiz de Araujo Ribeiro e na falta dele a todos os seus filhos legitimos.

Vila da Campanha 01-07-1819 Manoel Luiz de Souza

Aprovação: 01-07-1819

Abertura: 08-05-1852

Eu, Jose Vicente Valladão, Ajudante da Provedoria ---, dos Defuntos e Ausentes (...) por este incidente não posso aceitar esta Testamentaria. 10-05-1852 Jose Vicente Valladão

nomeação de testamenteiro dativo: visto não aceitar a testamentaria e por haverem falecidos os outros, nomeio testamenteiro dativo a Manoel Ignacio Gomes Valladão. Campanha 10-05-1852

Aceitação: 11-05-1852 Manoel Ignacio Gomes Valladão

 

Registro do Req.to e despacho que obteve M.el Ign.co Gomes Valladão pela testamentaria do Cap. M.el Luiz de Souza e da nomeação do testamenteiro dativo João Pedro de Ar.º Ribr.º

Diz Manoel Ignacio Gomes Valladão que tendo sido nomeado testamenteiro dativo do Cap. Manoel Luiz de Souza (...) aceitou o suplicante semelhante encargo pela amizade que sempre tributou a aquele Testador, mas como esteja o suplicante presentemente encarregado de algumas cobranças de credores do mesmo (...)

Termo de desistencia: 21-05-1853

Aceitação: 27-05-1852 João Pedro de Araujo Ribeiro, testamenteiro dativo.

 

2-4 João Luiz de Araujo Ribeiro, batizado aos 28-06-1770. Aos 29-08-1795 casou com Ana Angelica dos Inocentes, batizada em 17-11-1777, filha de Francisco Correa de Andrade e de Angela Maria de Jesus, neta paterna dos falecidos José Correa e Ana Ferreira, neta materna de incognitos.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 28-06-1770 matriz, João de oito dias, f.l. Manoel Luiz de Souza Guimarães n. da freg. de Santiago de Figueiro do Arc. Braga e Maria Bella de Araujo n da vila de S. Sebastião Bispado de S. Paulo, np João de Souza e Teresa Pereira, maternos João de Araujo Ribeiro e Maria Neto. Padr.: Sebastião de Araujo, solteiro e Joana da Costa do Prado, solteira enteada do dito Manoel Luiz.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 29-08-1795 nesta matriz, sem impedimento algum, João de Araujo Ribeiro, f.l.de Manoel Luiz de Souza Guimarães e de Maria Bella de Araujo, ja defuntos = cc Ana Angelica dos Inocentes, f.l. Francisco Correa de Andrade e de Angela Maria de Jesus, ambos nts e bts nesta freguesia da Campanha.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 17-11-1777 nesta matriz bat a Ana n. de oito dias, f.l. de Francisco Correa de Andrade e de Angela Maria, naturais desta Campanha. Padrinhos Bernardo Antonio e Maria da Conceição mulher de Estevão Leme. Avos paternos Jose Correa e Ana Ferreira, ja defuntos, avos maternos incognitos.

          Francisco Correa de Andrade, viúvo, foi sepultado na matriz da Campanha em 22-06-1809.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 22-06-1809 foi sepultado dentro desta matriz, Francisco Correa de Andrade, viuvo.

          João Luiz, viúvo, testou na Campanha em 11-08-1851 e faleceu a 23 de novembro do mesmo ano. Declarou quatro filhos de seu casal e instituiu herdeiras, do remanescente a terça, as netas filhas de seus filhos João e Maria Barbara:

Testamentos - Campanha da Princesa 1846-1854

Registro do testamento com que faleceu João Luiz de Ar.º Ribr.º a 23-9bro-1851, de quem é testamenteiro Domingos Jose Gomes.

Eu, João Luiz de Araujo Ribeiro, f.l. de Manoel Luiz de Souza Guimaraens e de Maria Bella, já falecidos, n. e morador nesta cidade da Campanha.

Fui cc. Anna Angelica dos Inocentes, já falecida, e tivemos os filhos seguintes: Maria = Manoel = João = Anna, os quais estão justos de suas legitimas materna.

Testamenteiros: 1º Sr. Domingos Jose Gomes, 2º Sr Marcelino Jose Teixeira, 3º Sr. Jose Vicente Valladam.

Herdeiros do remanescente da terça: Anna Vitoria = Anna Maxima = Francisca = Antonia = e Maria; sendo Anna Maxima e Maria filhas de meu filho João; e as outras de minha filha Maria Barbara, repartindo igualmente entre elas.

Campanha 11-08-1851 João Luiz de Araujo Ribeiro

Aprovação: 12-08-1851

Abertura: 23-11-1851

Aceitação: 24-11-1851 Domingos Jose Gomes

2-4-1 Maria Barbara. Suas filhas Ana Vitoria, Francisca e Antonia foram co herdeiras da terça do avô materno.

2-4-2 Manoel

2-4-3 João, batizado em 25-03-1802. Suas filhas Ana Maxima e Maria foram co herdeiras da terça do avô paterno.

Campanha, MG aos 25-03-1802 nesta matriz bat a João de dez dias, f.l. de João de Araujo Ribeiro e de Ana Angela dos Inocentes, nts desta fregusia, np de Manoel Luiz de Souza Guimaães e Maria Bella de Araujo, ja defuntos, nm de Francisco Correa de Andarde e de Anela Maria de Jesus. Foram padarinhos Manoel Luiz de Souza, solteiro e Genoveva Maria mulher de João Batista da Costa.

2-4-4 Ana, batizada em 02-06-1803.

Campanha, MG aos 02-06-1803 nesta matriz bat a Ana, f. de João e Araujo Ribeiro e Ana Angela dos Inocentes. Foram padrinhos o Ten. Jose Valentim de Mello.