PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

JOÃO DA SILVA DE OLIVEIRA

(atualizado em 09-abril-2016)

 

Moacyr Villela

 

 

Alferes João da Silva de Oliveira natural da Freguesia de São Salvador da Nogueira da Cidade de Braga filho de José de Oliveira e de Madalena Francisca nasceu pelo idos de 1710 segundo sua declaração em processo de habilitação matrimonial de 1769 (Familia Francisco Rodrigues Guimarães).

- João da Silva de Oliveira, q vive de sua roça e de criar gado, n. do pé de Braga freguesia de Nogueira, 54 anos, aos costumes disse nada.

Em 1768 demarcou uma sesmaria na paragem das Aguas Belas, Freguesia de Aiuruoca (arquivo IPHAN São João Del Rei SM-09)

Casou com a Ilhoa Maria Rosa de Jesus natural da Freguesia de N. Sra das Angustias da Ilha do Faial, que ja era falecida em Outubro de 1779.

 

Viveu na Capela do Turvo da Freguesia de Aiuruoca onde nasceu pelo menos a filha mais nova.

 

Compareceram como herdeiros no inventario de João em 1780 seis filhos, João não é citado:

- João batizado em 01-06-1764.

Aiuruoca, MG aos 01-06-1764 na capela da Sra do Porto do Turvo, bat a João, f.l. de João da Silva de Oliveira e Maria Rosa, foram padrinhos Jose Rabelo de Macedo e Maria de Carvalho.

 

1-Angelica Maria

2-Manoel da Silva de Oliveira

3-Mariana Rosa

4-José da Silva de Oliveira.

5-Angela Maria.

6-Ana

 

Arquivo: IPHAN São João Del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1780 - Caixa: 601

Inventariado: João da Silva de Oliveira

Inventariante: Manoel da Silva de Oliveira

Local: Paragem Boa Vista - Capela de Nossa Senhora do Porto do Turvo, Termo da Vila de São João del Rei

Anotado por Moacyr Villela

 Abertura : 04 de Maio de 1780 na paragem Boa Vista- Congonhal em casas de morada de Manoel Francisco Braga. O falecido era viuvo de Maria Rosa de Jesus

 

Herdeiros:

1-Angelica Maria ..(rasgado) casada com Pedro Fernandes da Cunha . Idade 32 anos;

2-Manoel da Silva de Oliveira . 30 anos;

3-Mariana Rosa casada com João Rodrigues Gomes. Idade 27 anos;

4-Jose da Silva de Oliveira. Idade 25 anos;

5-Angela Maria ..(rasgado) casada com Manoel Francisco Braga falecida e deixou uma herdeira.

6-Ana de idade 17 anos

 

Declarou ele inventariante que João Antonio deve ao casal do falecido seu pai por uma escritura no valor de 4.382.000 reis. Declarou  não ter mais bens a declarar.

 

Dados do Testamento

Escrito em 02-10-1779

Aceitação em 02-02-1780 na Vila de São João Del Rei.

Nomeia primeiro testamenteiro ao filho Manoel da Silva de Oliveira. Em segundo ao genro João Rodrigues Gomes e em Terceiro ao genro Pedro Fernandes da Cunha.

Declara ter tido 6 filhos de seu casamento com Maria Rosa.

Declara se natural da freguesia de São Salvador de Nogueira, Arcebispado de Braga filgo legitimo de Jose de (Oliveira?) e de sua mulher  Madalena Francisca.

Declara ter vendido a João Antonio a sua fazenda e gados.

Pede ao Capitão Jose de Barros Monteiro que escreva o testamento.

 

1- Angelica Maria da Silva, batizada em 09-09-1748 em São João Del Rei na capela do Cajuru. Tinha 32 anos em 1780. Casou em 03-09-1772 na Matriz de São João com Pedro Fernandes da Cunha natural da freguesia de S. Vitor da cidade de Braga, filho de Nicolau Fernandes natural da mesma e de Ana da Cunha.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas  aos 09-09-1748 na capela de S. Miguel do Cajuru bat a Angelica, f.l. João da Silva de Oliveira e Maria Rosa, padrinhos: Jose Garcia, solteiro filho de Diogo Garcia, e Catarina de São Jose mulher de Caetano de Carvalho, todos desta freguesia de N Sra do Pilar da vila de S. João del Rei.

 

(pesq. Moacyr Villela) Casamentos de Aiuruoca, MG - Aos 3 de Setembro de 1772 na Matriz da Vila de São João Del Rei casamento de Pedro Fernandes da Cunha filho de Nicolau Fernandes e Ana da Cunha , com Angelica Maria da Silva natural de São João Del Rei. Filha legitima de João da Silva de Oliveira e Maria Rosa

Entre seus filhos:

1-1 Manoel batizado em 25-01-1773

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 25 janeiro 1773 Porto do Turvo, MANOEL n. 18 do dito, f.l. de Pedro Fernandes da Cunha n. da freg. de S. Vitor da cidade de Braga, e s/m Angelica da Silva n. da freg. da Sra. do Pilar da vila de S. João del Rei; npaterno de Nicolao Fernandes n. freguesia de S. Vitor e neto materno de João da Silva de Olivr.a n. da freg. de Espinhosa da cidade e bisp. de Braga e s/m Maria Roza de Jesus n. da freg. de N. Sra. das Angustias, ilha do Fayal bispado de Angra; padr.: Nicolao Fernandes e Angella da Sylva, solteira filha de João da Sylva de Oliveira.

1-2 Ana Custódia da Cunha, batizada em 05-03-1775. Aos 08-11-1790 casou com José Gonçalves Neto, filho de Manoel Machado Neto e Ana Maria do Espirito Santo.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 05 março 1775  Porto do Turvo - ANNA f.l. de Pedro Fernandes da Cunha n. da cidade de Braga freg. de S. Victor e Angella Maria, n. da freg. de S. João, padr.: Manoel Martins Toste e Angella de Oliveira solteira, filha de João da Sylva de Oliveira, desta freguesia.

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 08 novembro 1790 - matriz - Joseph Gonçalves Neto, f.l. Manuel Machado Neto e Anna Maria do Espirito Santo, n. e b. freguesia de Jonhemerim (?), bispado do Rio de Janeiro;c/ Anna Custodia d Silva, f.l. de Pedro Fernandes da Cunha e Angelica Maria da Silva, n. e b. nesta freg. de Aiuruoca.

Pais de, pelo menos:

1-2-1 Maria Josefa da Silva aos 01-06-1813 casou com Manoel Ferreira de Brito, filho de José Ferreira de Brito e sua primeira mulher Maria João Rodrigues. Geração na família “Manoel e Bento Ferreira de Brito”

1-3 José, batizado em 26-05-1777.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 26 maio 1777 Porto do Turvo, JOSE n. aos 01, f.l. de Pedro Fernandes da Cunha n. freg. S. Victor da cidade de Braga e s/m Angelica Maria n. freg. S. João del Rei; np de Nicolau Fernandes n. da dita freg. e Maria da Cunha n. da mesma freg; nm de João da Silva de Oliveira e Maria Rosa; padr.: Domingos Lopes de Oliveira solteiro, da freg. Borda do Campo e Custodia Maria mulher de Manoel Martins Tostes.

1-4 Maria Fernandes filha de Pedro Fernandes da Cunha e Angélica Maria da Silva Aos 06-06-1791 casou com Domingos Francisco Braga filho de Manoel Francisco Braga e Maria Teresa de Jesus. Geração na família “Manoel Francisco Braga”.

1-5 Francisca, batizada em 28-10-1782.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 28 out. 1782 Senhora do Porto - Francisca, f.l. de Pedro Fernandes da Cunha e Angelica Maria; padr.: Salvador Ferreira, solteiro e Maria Ribeira mulher de Jose da Silva.

1-6 Mariana Luisa da Silva em novembro de 1806 casou com Manoel Coelho Moreira, natural de Quatis-RJ, filho de João Coelho Moreira e Maria Rosa de Jesus.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos (borrado)---- do mes de novembro 1806 - matriz - Manoel Coelho Moreira, f.l. de João Coelho Moreira e Maria Rosa de Jesus, n. e b. vila Quatiz; c/ Mariana Luisa da Silva, f.l. de Pedro Fernandes da Cunha e Angelica Maria da Silva, n. e b. nesta freguesia.

1-7 Angelica Joaquina da Silva casou na Capela do Turvo em 27-04-1801 com João de Araujo Leite natural de Pitangui filho de José Moreira de Araujo e Escolastica Moreira Soares

(pesq. Moacyr Villela) Casamentos de Aiuruoca, MG -  Aos 27 de Abril de 1801 na Capela do Turvo casamento de João de Araujo Leite, natural de Pitangui, f.l. Jose Moreira de Araujo e Escolastica Moreira Soares =  com Angelica Joaquina da Silva, f.l. Pedro Fernandes da Cunha e Angelica Maria da Silva, nat. e bat. nesta freguesia

Comparar com:

SL Vol II pg 549 4-8 Maria Leite de Araujo casou-se em 1714 com seu parente Miguel de Godoy Moreira f.º de Ignacio Moreira de Godoy e de Catharina de Unhatte. Neste à pág. 13. Faleceu em 1748 em Pindamonhangaba e teve (C. O. de Pindamonhangaba) 6 f.ºs: 5-6 José Moreira de Araujo, último f.º de 4-8, em 1748 estava emancipado e ausente em Pitanguy.

 

 

2- Manoel da Silva de Oliveira batizado em 31-01-1751 na Capela da Piedade de São João del Rei. Com 30 anos em 1780, inventariante paterno,

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 31-01-1751 na capela de N Sra da Piedade bat a Manoel, f.l. João da Silva de Oliveira e Maria Rosa, padr.: Manoel Alves Pedroso e Clara Maria mulher de Antonio Garcia.

          Casou com Maria Nogueira de Jesus, filha de Manoel Nogueira de Sá e Ignacia de Jesus (SL. 6, 373, 8-1). Maria Nogueira, viúva, testou na Fazenda da Palmeira de Baependi em 16-08-1840 e foi sepultada em 09--09-1841:

B7: Baependi, MG - Óbitos, aos 09-09-1841 sep. matriz D. Maria Nogueira de Jesus, viuva de Manoel da Silva de Oliveira, idade 80 anos.

Resgistro Testamento (trechos)

Eu, D. Maria Nogueira de Jesus, f.l. Manoel Nogueira de Sá e D. Ignacia de Jesus, n. e moradora nesta freguesia de Baependi Bispado de Mariana, Provincia de MG.

Test.: 1º meu neto Damaso Nogueira de Sá; 2º minha filha D. Felisberta Sancha de Oliveira Nogueira, 3º Cel. Joaquim Nogueira de Sá.

Declaro que fui cc. Manoel da Silva de Oliveira de cujo matrimônio tivemos os filhos seguintes: Maria, já falecida = Jose = Mariana, cc. Vicente Jose Ferreira = Antonio, já falecido = Ignacia, já falecida = Amaro, já falecido = Felisberta = Custodia = Ana, cc. Lourenço Jose de Almeida = e Manoel.

(...) é minha vontade que a morada de casas que foram dos Nogueira deixo de minha terça a Damaso Nogueira de Sa e a minha filha Felisberta, exceptuando o pedaço da casa quem em outro tempo pertenceu aos herdeiros de Manoel Antonio Martins de Souza.

(...) remanescentes de minha terça fiquem herdeiros meus dois primeiros testamenteiros, Damaso Nogueira de Sá e Felisberta Sancha.

Em firmeza de tudo pedi a Alexandre Pinto de Aguiar que pormim o escrevesse e a meu rogo se assinasse. Fazenda da Palmeira de Baependi 16-08-1840

Aprovação e termo de abertura.

Registro em Baependi 10-09-1841

2-1 Maria, já falecida em 1840.

2-2 José

2-3 Mariana casada com Vicente José Ferreira

2-4 Antonio Nogueira da Silva, já falecido em 1840. Aos 24-06-1800 .casou com Ana Rodrigues de Jesus, filha de Lourenço Lemes de Brito e Rosa Maria de Jesus, familia “José Rodrigues Airão”.

Campanha-MG - casamentos - matriz aos 24-06-1800 Antonio Nogueira da Silva, f.l. de Manoel da Silva de Oliveira e Maria Nogueira de Jesus, n/b na freguesia de Baependi; = Anna Rodrigues de Jesus, f.l. de Lourenço Lemes de Brito e Rosa Maria de Jesus, n/b nesta.

2-5 Amaro, idem.

2-6 Felisberta Sancha de Oliveira Nogueira, 2º testamenteira materna.

2-7 Custodia;

2-8 Ana casada com Lourenço José de Almeida;

2-9 Manoel, batizado em 05-08-1787.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 05 agosto 1787 Porto Turvo, Manoel, f.l. de Manoel da Silva de Oliveira e Maria Nogueira de Jesus; padr.: Jose Joaquim Nogueira e Anna Esmeria por pp que apresentou Leonor Thereza filha do cap. Jose de Barros.

2-10 Inacia Zeferina Nogueira, solteira com 50 anos, faleceu com testamento em 05-07-1840. Declarou seus quatro filhos naturais:

B7: Baependi, MG - Óbitos, aos 05-07-1840 sep. na matriz de Baependi D. Ignacia Zeferina Nogueira, branca, solteira, 50 anos.

Registro do Testamento (trechos)

Ignacia Zeferina Nogueira, n/b na freg. do Turvo, f.l. Guarda Mor Manoel da Silva Oliveira e Maria Nogueira de Jesus.

Declaro que nunca fui casada e tive a minha filha Felisbina exposta em casa do Alferes Joaquim Correa; e meu filho Podenciano exposto em casa do Alferes Agostinho Fernandes; e bem assim Placedina exposta em casa de Thomaz de Arantes; Damaso exposto em casa da viuva do Capitão Jose Nogueira de Sá, Dona Ana Esmeria.

(...) instituo por meus herdeiros a meus filhos acima nomeados.

Rogo a meu filho Damaso para ser testamemteiro e em sua falta rogo ao Major Affonso Gomes Nogueira,

Vila de Santa Maria Baependi 14-06-1840 Ignacia Zeferina Nogueira

Aprovação

Registro Baependi 05-07-1840

 

2-10-1 Felisbina exposta em casa do Alferes Joaquim Correa

2-10-2 Podenciano exposto em casa do Alferes Agostinho Fernandes

2-10-3 Placedina exposta em casa de Thomaz de Arantes.

2-10-4 Damaso exposto em casa da viuva do Capitão José Nogueira de Sá, Dona Ana Esmeria. Damaso Nogueira de Sá testamenteiro da avó materna.

 

3- Mariana Rosa de Jesus com 27 anos em 1780. Casou em 04-10-1774 na Capela do Turvo com João Rodrigues Gomes natural de Nossa Senhora das Neves de Pedroso (hoje Freguesia de Padroso do Outeiro) em Arcos de Valdevez no Arcebispado de Braga. Era filho de João Rodrigues (“Trute” segundo o processo de habilitação de seu irmão Antonio Rodrigues Gomes em 1769 – outras informações na familia “Francisco Rodrigues Guimarães” neste site) e de Ana Gomes ambos moradores naquela Freguesia

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 24 out 1774 - Porto do Turvo - João Rodrigues Gomes e Maria Rosa de Jesus. Ele, n. e b. freg. N. Sra. das Neves do Pedroso, com. de Valença do Minho, arc. Braga, f. de João Rodrigues e Anna Gomes. Ela, n. b. freg.  freg. do Pillar de S. João del Rei, f.l. de João da Silva de Oliveira e Maria Rosa.

          Segundo o processo de habilitação de seu irmão Antonio Rodrigues Gomes em 1769 (familia “Francisco Rodrigues Guimarães” neste site) era filho de João Rodrigues “Trute” e de Ana Gomes.

 

Ascendência de Antonio e João Rodrigues Gomes

 

 

João Rodrigues faleceu em 03-05-1807 em sua fazenda na paragem “Caracois do Rio Grande” e foi inventariado pela viúva, inventário neste site. Se apresentaram como herdeiros 12 filhos (Antonio batizado em 1779 não é citado. Somente seu irmão homônimo, o caçula)

3-1 Manoel, batizado em 15-10-1775. Reverendo Manoel Rodrigues Gomes (ou da Silva) era coadjutor na paroquia de Itaipú – Rio de Janeiro em 1809.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos aos 15 out 1775 cap. Turvo, MANOEL n. aos 03 do dito, f.l. de João Rodrigues Gomes n. freg. de Sta Maria das Neves de Pedroso (?) arc. Braga e s/m Mariana Rosa de Jesus n. freg. de S. João del Rei; np de João Rodrigues e s/m Anna Gomes naturais da mesma freg.; nmaterno de João da Silva de Oliveira n. freg. de Nugueira (?) de Braga e Maria Rosa n. da freg. de N. Sra. das Angustias da Ilha do Fayal; padr.: João da Silva de Oliveira e s/m Maria Rosa.

3-2-João Rodrigues da Silva, batizado em 11-05-1777. Aos 11-05-1801 casou com Inacia Maria de Souza (ou dos Santos) filha de Manoel Luiz da Silva e sua segunda mulher Inacia Maria do Espirito Santo, família “Manoel Luiz da Silva”, neste site.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 11 mayo 1777 Porto do Turvo, JOÃO n. aos 01, f.l. de João Rodrigues Gomes n. Santa Maria das Neves e, de Marianna Rosa de Jesus n. da freg. de S. João; npaterno de João Rodrigues e Anna Gomes ns. da dita freg. de Sta. Maria; nmaterno de João da Silva n. da cidade de Braga e Maria Rosa n. Ilha do Fayal freg. das Angustias bispado de Angra; padr.: Jose da Silva e Ana Rosa solteira.

 

(pesq. Moacyr Villela) Casamentos de Aiuruoca, MG -  Aos 19 de Outubro de 1801 pelo meio dia na Capela do Turvo - Testemunhas Bento Luis Ferreira e João da Silva Pereira Se casaram João Rodrigues da Silva filho legitimo de João Rodrigues Gomes e de Mariana Rosa de Jesus e Inacia Maria de Souza filha legitima do Capitão Manoel Luis da Silva e de Dona Inacia Maria do Espirito Santo naturais e batizados nesta Freguesia

 

          João Rodrigues e Inácia Maria tiveram, pelo menos, os filhos:

3-2-1 Manoel Inacio da Silva casou com Cândida Umbelina Villela filha de Joaquim Manoel do Nascimento Villela e Severina Jacinta dos Reis. Faleceram os dois em 1830 deixando filho unico descrito na familia “Villela” Cap 2.

3-2-2 Joaquim Inacio da Silva foi tutor de seu sobrinho, filho do falecido irmão Manoel Inacio. Aos 16-01-1832 casou com Maria Luisa de Jesus, filha do Ajudante Fortunato do Couto Godinho e Placidina Maria de Jesus.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 8  A deseseis de Janeiro de mil oito centos e trinta e dois nesta Capella do Turvo da Aiuruoca pelas onze horas em virtude da competente licença a vista das testemunhas abaixo assignadas, e outras assisti ao Matrimonio que por palavras de presente, et in facie Ecclerio celebrarão Joaquim Ignacio da Silva, filho de João Roiz~ Silva, e Ignacia Maria dos Santos, e Maria Luisa de Jesus, filha do Ajud.e Fortunato do Couto Godinho, e D. Placidina Maria de Jesus, e logo lhes dei as bençãos nupciaes, e para constar fiz este assento que assignei.

P.e Arantes

Felisberto Per.a Dutra

Joaquim M.el Coimbra.

Ascendência do Ajudante Fortunato do Couto Godinho

 

3-3- Antonio, batizado em 31-01-1779. Não é citado no inventario paterno em 1808.

-B7: Igreja Católica, N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 31 janeiro 1779 Porto do Turvo, Antonio, f.l. de Jo-- (na dobra) Rodrigues Gomes, n. da freg. de SanEva de ---, termo dos Arcos, arc. Braga e s/m Marianna Roza de Jesus, n. da freg. de S. João del Rei; np de João Rodrigues e s/m Anna Gomes da freg. de Pedroso; nm de João da Silva de --- n. da freg. de S. Salvador de Nogueira, arc. Braga, e s/m Maria Roza de Jesus n. da freg. da Sra das Angustias, da Ilha do Fayal, bispado de Angra; padr.: Antonio Rodrigues Gomes e s/m ---cinta Roza de Jesus.

3-4 Maria, solteira, com 28 anos em 1808.

3-5 Ana Rosa já falecida em 1809. Foi a primeira mulher de Manoel da Costa de Mendonça, filho de Bernardo da Costa de Mendonça e Maria Teresa de Jesus.

          Ana foi representada no inventário paterno pelos três filhos de seu casal, idades em 1809.

3-5-1 Manoel com 6 anos;

3-5-2 Maria com 3 anos;

3-5-3 Ana com 2 anos

3-6 Mariana Rosa de Jesus em 21-11-1803 na ermida do Bom Jardim da Freguesia de Barbacena casou com João Tomé de Mendonça, natural de Barbacena, irmão de Manoel da Costa de Mendonça supra citado. Geração na família “Bernardo da Costa de Mendonça”.

(pesq. Moacyr Villela) Aiuruoca, MG. [João Tomé de Mendonça com Mariana Rosa de Jesus] Aos 21 de Novembro de 1803 na Ermida do Bom Jardim da Freguesia de Barbacena feitas denunciações em Aiuruoca onde os contraentes são moradores e testemunhas Manoel Rodrigues Gomes e Manoel da Costa de Mendonça. Se receberam João Tomé de Mendonça, f.l. Bernardo da Costa de Mendonça e Maria Teresa de Jesus, nat/bat na freguesia da vila de Barbacena = cc Mariana Rosa de Jesus, f.l. João Rodrigues Gomes e Mariana Rosa de Jesus, nat/bat nesta freguesia da Aiuruoca..

3-7 Francisco Rodrigues da Silva casado com Ana Maria da Fé, batizada em 18-05-1791, filha de Antonio José de Bem e Francisca Teresa da Assunção - familia “Manoel José de Bem”.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas., aos 09 fev 1809 cap. Turvo - Francisco Rodrigues da Silva cc. Anna Maria da Fé, filha l. de Antonio Joseph de Bem e Francisca Rodrigues, n. e b. na vila de Barbacena.

Obs.: não consta filiação do orador.

3-8 Inacio Rodrigues Gomes solteiro em 1808 com 19 anos .

 

3-9 Bento Rodrigues Gomes solteiro com 18 anos em 1809. Aos 13-07-1813 casou com Ângela Joaquina de Jesus, filha de Joaquim Ferreira de Brito e Catarina Esmeria de Sena. Geração na familia “Bento Ribeiro Salgado” .§ 10º.

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 13 julho 1813 ermida do Bom Jardim, freg. da vila Barbacena - Bento Rodrigues Gomes, f.l. de João Rodrigues Gomes e Marianna Rosa de Jesus;

3-10 Inacia Maria de Jesus solteira em 1808 com 16 anos. Durante a inventariança casou com Antonio José Ribeiro irmão de Manoel Ribeiro de Carvalho em 3-12.

Teve pelo menos:

3-10-1 Ana Teresa de Jesus. Casou em 1840 com seu primo irmão Antonio Jose Ribeiro 3-12-2 abqaixo.

3-10-2 Altina Leopoldina. Casou em 1840 no Turvo com seu primo irmão Cassiano, filho de Isabel e Felisberto, 3-11-1 abaixo.

3-11 Isabel Maria de Jesus solteira em 1808 com 15 anos. Casou durante a inventariança com Felisberto Jose Ribeiro irmão de Antonio Jose Ribeiro e de Manoel Ribeiro de Carvalho. Os três filhos do casal José Ribeiro de Carvalho e Rita Ferreira.

Encontramos o filho:

3-11-1 Cassiano Felisberto Ribeiro. Casou em 12-05-1840 com sua prima Altina Leopoldina filha de Antonio Jose Ribeiro e Inacia Maria de Jesus acima

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 50 A doze de Maio de mil oito centos e quarenta em Caza de Antonio Joze Ribeiro, e Oratorio a hi erecto por provizão da Vara deste Termo, feitas as deligencias do estilo, e dispençados do impedimento de consanguinidade em segundo grao, e duplicado, as tres horas da tarde, e em prezença das Testemunhas Antonio Pereira da Silva, e Manoel Ribeiro recebi em Matrimonio os Contrahentes Caciano Felisberto Ribeiro, filho legitimo de Felisberto Joze Ribeiro, e Izabel Roza, com Altina Leopoldina, filha legitima de Antonio Joze Ribeiro, e Ignacia Maria de Jezus, de que fis este assento para constar.O Vig. Fran.co J.ede Sz.a Montr.oAn.to Pr.a da S.a

3-12 Luciana Maria (ou Rosa) de Jesus com 14 anos em 1808. Casou em 18-02-1811 no Livramento com Manoel Ribeiro de Carvalho, filho de José Ribeiro de Carvalho e Rita Ferreira.

B7: Igreja, N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 18 fev 1811 Livramento - Manoel Ribeiro de Carvalho, f.l. de Joseph Ribeiro de Carvalho e Rita Ferreira, n. e b. em Congonhas do Campo; c/ Luciana Maria de Jesus, f.l. de João Rodrigues Gomes e Marianna Rosa de Jesus, n. e b. nesta freg.

Pais de, q.d.:

3-12-1 Maria, batizada em 21-12-1811.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-aos 21 dez 1811 Bom Jardim, f. de Barbacena, Maria, f.l. de Manoel Ribeiro de Carvalho e Luciana Roza, padr.: Antonio Ribeiro de Carvalho e Marianna Rosa.

3-12-2 Antonio José Ribeiro, batizado em 22-10-1815. Aos 12-05-1840, dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau e duplicado, casou com Ana Teresa de Jesus, filha de Antonio José Ribeiro e Inácia Maria de Jesus, 3-10-1 supra.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 22 out 1815 Bom Jardim, ANTONIO, f.l. de Manoel Ribeiro de Carvalho e Luciana Roza de Jesus; padr.: Antonio Rodrigues Gomes e Ignacia Correa de Jesus.

 

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 50  A doze de Maio de mil oito centos e quarenta em Caza de Antonio Joze Ribeiro, e Oratorio a hi erecto por provizão da Vara deste Termo, feitas as deligencias do estilo, e dispençados do impedimento de consanguinidade em segundo grao, e duplicado, as tres horas da tarde, e em prezença das Testemunhas Antonio Pereira da Silva, e Manoel Ribeiro de Carvalho recebi em Matrimonio os Contrahentes Antonio Joze Ribeiro, filho legitimo de Manoel Ribeiro de Carvalho, e Luciana Maria de Jezus, com Anna Thereza de Jezus, filha legitima de Antonio Joze Ribeiro, e Ignacia Maria de Jezus; de que fis este assento para constar.

a rogo de M.el Ribr.o

An.to Pr.a

An.to Pr.a

 

3-12-3 Venancio, batizado em 10-11-1824

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 10 nov 1824 Bom Jardim, f. de Ibitipoca, VENANCIO, f.l. de Manoel Ribeiro de Carvalho e Luciana Maria de Jesus, padr.: Manoel de Jesus Silva e s/m Maria Teresa, todos desta freguesia.

 

3-13 Antonio, o caçula, tinha 11 anos em 1809.

 

4- José da Silva de Oliveira batizado em 1756, com 25 anos em 1780.

Aiuruoca, MG em o ano de 1756 na capela da Sra do Porto do Turvo, filial da freguesia de N. Sra da Conceição da Aiuruoca, bat a Jose, f.l. de João da Silva de Oliveira e Maria Rosa, foram padrinhos João Antonio e Izabel Francisca, mulher de Manoel Francisco da Silva, E por não se lançar em tempo, e para a todo constar fiz esste assento.

          Casou em 21-05-1779 na Capela do Turvo com Maria Ribeira da Conceição filha de Bento Ribeiro Salgado e Angela Ferreira. Geração na familia “Bento Ribeiro Salgado”.

Aiuruoca, MG Igreja N Sra da Conceição matr aos 21-05-1779 na capela da Sra do Porto filial desta matriz e test.: Cap. Jose de Barros [-----] e Cap. João Ribeiro da Silva. José da Silva de Oliveira, f.l. João da Silva de Oliveira e Maria Rosa, n/b nesta freguesia de Aiuruoca = cc Maria Ribeira da Conceição, f.l. de Bento Ribeiro Salgado e Angela Ferreira, n/b nesta freguesia.

 

5- Angela Maria Joaquina, ja falecida em 1780. Foi casada aos 26-06-17778 com Manoel Francisco Braga, filho de outro e Teresa Maria de Jesus. Geração na família “Manoel Francisco Braga”.

Aiuruoca, MG Igreja N Sra da Conceição matr aos 26-06-1778 na capela da Senhora do Porto filial desta matriz e test.: João de Almeida e João Correa. Manoel Francisco Braga, f.l. Manoel Francisco Braga e Teresa Maria de Jesus, n/b nesta freguesia = cc Angela Maria Joaquina, f.l. do Alf. João da Silva de Oliveira e Maria Rosa, n/b nesta freguesia.

 

6- Ana Luzia da Silva (ou Ana Luiza) batizada em 24-02-1772 na Capela do Turvo com 17 anos em 1780 casou com 10-10-1785 com Germano Francisco filho de Manoel Francisco Braga e Maria Teresa. Geração na família “Manoel Francisco Braga”.

Ana Luiza faleceu antes de 12-08-1801 quando Germano Francisco Braga se casou em segundas nupcias com a Ilhoa Maria Garcia de Jesus, filha de Manoel Garcia do Amaral e Rosa Maria.

(pesq. Moacyr Villela) Aiuruoca, MG -  Aos 24 de Fevereiro de 1772 batismo de Ana, f.l. João Alves de Oliveira e Maria Rosa, foram padrinhos Luiz Corr.ª Lour,ço com pp de ---- Bento Ribeiro e ---- Maria Duarte com pp ---------------

 

(pesq. Moacyr Villela) Casamentos de Aiuruoca, MG - Aos 10 de Outubro de 1785 na Capela do Turvo casamento de Germano Francisco, f.l.. Manoel Francisco Braga com Ana Luzia da Silva, f.l. do Alferes João da Silva de Oliveira e Maria Rosa.

 

(pesq. Moacyr Villela) Casamentos de Aiuruoca, MG -  Aos 12 de Agosto de 1801 na Capela do Turvo casamento de Germano Francisco Braga, f.l.. Manoel Francisco Braga e Maria(sic) Teresa de Jesus, natural e batizado nesta freguesia, viuvo de Ana Luzia , com Maria Garcia de Jesus filha de Manoel Garcia do Amaral e Rosa Maria.

 

 

_______________________________________________________________________________________________________

 

Ascendência do Ajudante Fortunato do Couto Godinho

 

 

Moacyr Villela

 

 

Fortunato do Couto Godinho batizado na Catedral da Sé de Mariana em 17-07-1793 era filho e neto de Medicos (Cirurgiões) todos naturais das Minas Gerais e que atuaram na Cidade de Mariana e seu Termo no seculo XVIII. Varios homens naturais da região de Válega, Ovar e Oliveira de Azemeis naquele tempo no Bispado do Porto (hoje no Distrito de Aveiro) procuraram as Minas nas primeiras décadas do seculo XVIII e ai, dois deles se casaram com pretas forras (certamente ex escravas libertas) ou suas descendentes

 

O primeiro desta familia que documentamos nas Minas Gerais foi:

 

Antonio do Couto Godinho, natural da freguesia de Santiago de Riba-Ul (freguesia urbana de Oliveira de Azemeis) no Bispado do Porto, filho de Andre Luis e de sua mulher  Catarina Fernandes ambos naturais daquela mesma freguesia. Antes de imigrar para o Brasil morou em Lisboa de 1695 ate 1709 “na Boa Vista junto às casas de Francisco Andre, em casa de Bento do Couto, freguesia de São Paulo”

Em Minas pelo ano de 1714 era morador no Sumidouro, Distrito da Vila do Ribeirão do Carmo com lavras de ouro. Em 1728 entrou com processo matrimonial no Bispado do Rio de Janeiro para se casar com Natalia Rodrigues batizada na freguesia de Cachoeira do Campo, filha natural do Alferes Francisco Rodrigues Feliciano e da preta liberta Cristina Rodrigues (ou da Silva) natural de Angola. Francisco Feliciano era natural da freguesia de São Cristovão da Vila de Ovar, Bispado do Porto filho de Antonio Rodrigues e Maria Rodrigues.

(pesq. M. Villela) Processo matrimonial AEAM- Mariana numero 0399 aberto em 28-06-1728

Orador – Antonio do Couto Godinho – filho legitimo de Andre Luis e de sua mulher Caterina Fernandes, ja defuntos, batizado na pia de Santiago de Sima de Hul(sic), Bispado do Porto.

Oradora – Natalia Rodrigues filha natural de Francisco Rodrigues Feliciano e de Cristina Rodrigues, natural da freguesia de Cachoeira do Campo, Bispado do Rio de Janeiro.

Testemunhas: Amaro Teixeira de Vargas Leite; Gaspar Luis da Silva: natural da Vila Franca, Arcebispado de Braga, morador no Sumidouro, diz que conheceu o orador ha 14 anos e a oradora a 7 anos

João Dias da Cunha natural de São Paio de Vizela, arcebispado de Braga, morador no Sumidouro diz que conhece os oradores de 6 para 7 anos;

Antonio Luis de Abreu natural da Cidade de Lisboa conheceu o orador a 12 anos e a oradora a 5 anos

Orador – diz que assistiu na Cidade de Lisboa na freguesia de São Paulo e vive no Sumidouro ha 14 anos

Oradora diz ter 18 anos mais ou menos e veiu para o Sumidouro de menor idade

Banhos e proclamas na Igrejas de São Paulo, N. Sra da Encarnação e de Santa Catarina  todas de Lisboa

Banhos no Porto na freguesia de Santiago de Ribadul(sic) comarca da Feira.

 

Francisco do Couto Godinho filho desse casal foi batizado em 20-04-1733 na freguesia do Sumidouro. Estudou na Universidade de Coimbra onde se formou em medicina sendo nomeado, ao retornar ao Brasil, “Cirurgião Mor” na Cidade de Mariana

          Em 28-09-1765 viúvo de Dona Teresa Rosa Joaquina falecida em 1764, entrou com processo de dispensa de impedimentos de “consaguinidade em quarto grau misto de terceiro” para se casar com sua parente Maria Pereira de Jesus batizada na Freguesia de Guarapiranga filha legitima de João da Silva Pereira natural da freguesia de Santa Maria de Valga, comarca de Esgueira, Bispado do Porto e de Rosa Maria de Brito natural de Guarapiranga, por João neta paterna de Diogo Rodrigues e sua mulher Domingas Antonia e por Rosa Maria neta materna de Nicolau Machado de Brito e Maria Francisca de Chaves, preta forra, natural de São Tomé.

(pesq. M. Villela) Processo de dispensa de impedimentos AEAM – Mariana numero 2455, aberto em 28-09-1765

Oradores: Francisco Do Couto Godinho – medico graduado na Universidade de Coimbra morador na Freguesia de Grarapiranga e Maria Pereira de Jesus moradora nesta Cidade de Mariana. Pedem dispensa de impedimento de consaguinidade em quarto grau misto de terceiro:.

“Que Antonio Rodrigues e Diogo Rodrigues eram irmãos legitimos e inteiros. De Antonio Rodrigues nasceu Francisco Rodrigues Feliciano e deste nasceu Natalia Rodrigues e desta Francisco do Couto Godinho orador”. “Que de Diogo Rodrigues nasceu João da Silva Pereira casado com Rosa Maria e destes nasceu Maria Pereira de Jesus oradora”

“Que os contraentes tem a qualidade de mulatismo em razão de serem ambos netos de pretas a saber o orador de Cristina da Silva de nação Angola e a oradora de Maria Francisca de Chaves de nação São Tomé”

O orador é abundante em bens de fortuna por ser professor de medicina e medico em Mariana e anda em viagem assistindo aos enfermos e por essa razão pede dispensa das penitencias

 

Assento de obito inserido no processo: Aos 20-10-1764 faleceu Dona Teresa Joaquina Rosa mulher do Doutor Francisco do Couto Godinho com seu solene testamento . Foi sepultada das grades para cima em sepultura da fabrica desta Sé Catedral.

 

Assento de batismo inserido no processo: freguesia de Guarapiranga . Aos 30-06-1744 na capela da Conceição de Pirapetinga batismo de Maria, nascida em 15-06 filha legitima de João da Silva Pereira natural da freguesia de Santa Maria de Valga comarca de Esgueira, Bispado do Porto e de Rosa Maria de Brito natural de Guarapiranga. Neto pela parte paterna de Diogo Rodrigues e sua mulher Domingas Antonia da freguesia de Valga e pela parte materna de Nicolau Machado de Brito e Maria Francisca preta forra. Padrinhos Domingos Jorge Machado e Ana Maria de Brito.

 

Assento de batismo inserido no processo: Freguesia de Nossa Senhora do Rosario do Sumidouro.livro de batizados fl 31v.. Aos 20-04-1733 batismo de Francisco filho legitimo de Antonio do Couto Godinho natural de Santiago de Sima de Hul filho de Andre Luis e Catarina e sua mulher Natalia Rodrigues filha natural do Alferes Francisco Rodrigues Feliciano filho legitimo de Antonio Rodrigues e sua mulher Maria Rodrigues natural de São Cristóvão da Vila de Ovar, Bispado do Porto.

 

Antonio do Couto Godinho filho desse casal também ocupou o cargo de “Cirurgião Mor” em Mariana onde foi batizado em 08-09-1768 na Sé Catedral. Casou em 1793 com Dona Clara Maria da Natividade natural da freguesia de Nossa Senhora da Assunção da Passagem de Mariana filha legitima de Francisco Luis Pereira e sua mulher Antonia Maria de Jesus

(pesq. M. Villela) Processo matrimonial AEAM – Mariana numero 0398, aberto em 1793

Orador: Cirurgião Mor Antonio do Couto Godinho filho legitimo de Francisco do Couto Godinho ja falecido e de Dona Maria Pereira de Jesus natural e batisado na Catedral de Mariana, morador em Guarapiranga. 25 anos de idade.

Oradora: Clara Maria da Natividade filha legitima de Francisco Luis Pereira e Antonia Maria de Jesus ambos falecidos, nascida no arraial da Passagem filial da Catedral.com 25 anos incompletos

 

Assento de batismo inserido no processo: Catedral Mariana fl 69 v. Aos 08-09-1768 batismo de Antonio filho legitimo do Doutor Medico Francisco do Couto Godinho e de Dona Maria Pereira de Jesus no oratorio do Cônego da Sé Francisco Gomes de Souza que foi padrinho junto com Dona Francisca Joaquina de Almeida.

 

Assento de batismo N Sra da Passagem  fl 55 – Aos 26-09-1768 batismo de Clara inocente filha legitima de Francisco Luis Pereira e sua mulher Antonia Maria de Jesus. Padrinhos Antonio Jose de Abranches e Rosa dos Santos Braga todos da Passagem.

 

Desse casal nasceu:

Fortunato do Couto Godinho batizado em Mariana a 17-07-1793. Em 1823 entrou com pedido de dispensa para se casar, como casou, com Placedina Maria de Jesus natural das Catas Altas da Noruega, Distrito de Itaverava e exposta em casa de Ana de Matos Pereira viúva de David de Miranda.

(pesq. M. Villela) Processo de dispensa de impedimentos AEAM – Mariana numero 88914, aberto em 14-04-1823

Orador: Ajudante Fortunato do Couto Godinho, solteiro, filho do Cirurgião Mor Antonio do Couto Godinho, e de sua mulher Dona Clara Maria da Natividade, ja falecida, natural e batisado na Se de Mariana. Morador em Catas Altas, praticante de cirugia, 30 anos

Oradora: Placedina Maria de Jesus exposta a Ana Pereira de Matos ja falecida, Batizada na Capela de N. Sra da Conceição da Noruega, filial de Itaverava.. Parda, solteira ,idade 28 anos, vive de “seus algodões”.

Pedem dispensa de impedimentos por afinidade ilicita em segundo grau de linha transversal: O orador conheceu carnalmente uma prima irmã da oradora. Os oradores vivem em pecado a um ano e meio.

Testemunhas:

- Jose Teixeira de Souza, pardo, solteiro, natural de Mariana, morador em Itaverava, oficial de latoeiro, 28 anos. Declara que o orador teve cópula ilicita com Felicia prima irmã da oradora.

-Jose Rufino Pereira, pardo, casado, natural de Catas Altas, oficial de alfaiate, 27 anos declara que o orador se aplica à cirurgia.

-Joaquim Rosa Silva, pardo solteiro natural de Catas Altas, alfaiate, 23 anos, declara que a oradora é filha de Teodora e Felicia é filha de Ana de Matos irmã de Teodora

 

Assento de batismo inserido no processo: livro 4 de Itaverava fl 75. Aos 27-09-1793 batismo de Placedina filha de pais incognitos injeitada em casa de Ana de Matos Pereira viuva por falecimento de seu marido David de Miranda. Padrinhos Jose Manoel de Oliveira e Francisca de Miranda Pereira

 

Assento de batismo Sé Catedral Mariana livro 6  fl45v. – Aos 17-07-1793 batismo de Fortunato inocente filho legitimo de Antonio do Couto Godinho e Clara Maria da Natividade moradores no Manja Legoas freguesia de Guarapiranga. Padrinhos Leonardo Jose Soares e Ana Joaquina filha do mesmo.