PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

 

JOÃO DA CUNHA GAGO

 

 

Bartyra Sette

Fabricio Gerin

 

 

João da Cunha Gago, morador em Mogi das Cruzes na segunda metade do século XVIII, casou duas vezes. Primeira vez com Maria da Luz e, segunda vez com Maria João.

Foi inventariado por Maria João em 1714. Compareceram 13 filhos:

Com Maria da Luz:

1- João da Cunha

2- Manoel da Cunha

3- Felipe da Cunha Gago

4- Ascenço da Cunha

 

Com Maria João:

5- Salvador

6- Belchior da Cunha Gago

7- Izabel da Cunha

8- Ana da Cunha

9- Maria das Neves

10- Joana Ribeira

11- Catarina

12- Angela

13- Maria

 

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventarios do 2º Cartório de Mogi das Cruzes

Pesq.: Fabricio Gerin/Bartyra Sette

João da Cunha Gago 1714

marido de Maria João.

(capa) Filhos: João, emancipado = Manoel = Felipe = Ascenço = Salvador = Belchior = Izabel = Ana = Maria = Joana, emancipada = Caterina = Angela = Maria

 

Autos - 1714 em casas de morada que foram do defunto

Declarante a viuva.

Titulo dos filhos

João = Manoel = Felipe = Ascenço = Salvador = Belchior

Izabel = Ana = Maria = Joana = Caterina = Angela = Maria

 

Procurador dos orfãos Salvador João

Deve o dito defunto João da Cunha Gago a legitima de tres filhos seus Manoel, Felipe e Ascenso do que lhe coube por morte de sua mãe Maria da Luz que constou pelo inventario dela.

 

08-05-1721 foi intimada a viuva Maria João para dar contas das dividas.

Apresentou as quitações a saber: seu enteado João da Cunha e Ascenso da Cunha.

Aos dois enteados Mel da Cunha e Felipe da Cunha por estarem ausentes nao tem pago.

Casou duas filhas Maria das Neves e Joana Ribeira .

Recibos:

Recibo de Izabel da Cunha: estou paga de minha heranca que me tocou por falecimento de meu pai João da Cunha, da mão de minha mãe Maria João 26-06-1726

Recibo de Felipe da Cunha Gago, idem, da mão de minha mãe(sic) Maria João 03-05-1725

Recibo de Belchior da Cunha Gago, idem, da mão de minha mãe Maria João 27-12-1725

Digo eu João da Cunha estou pago da minha legitima que me pagou meu cunhado Antonio Rodrigues 01-10-1716

De João Rodrigues Colaso por cabeca de minha mulher Maria das Neves, de m/sogra Maria João 02-01-1730.

 

1- João da Cunha recebeu a legitima das mãos do cunhado Antonio Rodrigues, em 01-10-1716.

2- Manoel da Cunha, ausente em 1714.

3- Felipe da Cunha Gago, ausente em 1714, deu quitação da legítima em 03-05-1725.

4- Ascenço da Cunha, deu quitação.

5- Salvador, filho de João da Cunha Gago e segunda mulher Maria João.

6- Belchior da Cunha Gago, recebeu a legitima paterna em 27-12-1725. Na capela de S. Gonçalo filial da matriz de S. João del Rei-MG, em 16-07-1736, viuvo de Maria de Moraes, casou com Luiza de Souza Napoli, natural de Guaratinguetá-SP, filha de José de Souza Napoli e Maria de Oliveira.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Gonçalo aos 16-07-1736 Belquior da Cunha Gago, n. vila de Mogi, viuvo de Maria de Moraes, f.l. João da Cunha Gago e Maria João = cc Luiza de Souza Napoli, de Guaratingueta-SP, f.l. Jose de Souza Napoli e Maria de Oliveira. Test.: Antonio Ribeiro da Silva e João ---

          Viúva, na Campanha-MG em 24-11-1780, Luiza casou com Manoel de Azevedo, natural da freguesia de Passos de Gaiolo do Bispado do Porto, filho dos falecidos Luiz Vieira e Custodia Mendes.

Campanha, MG aos 24-11-1780 nesta matriz Manoel de Azevedo, f.l. de Luiz Vieira e Custodia Mendes, ja defuntos, natural e batizado na freguesia de Passos de Gaiolo do Bispado do Porto = cc Luiza de Souza Napoles, viuva de Melchior da Cunha.

          Luiza faleceu na Campanha e foi sepultada aos 22-12-1799.

Campanha, MG aos 22-12-1799 foi sepultada dentro da capela de S. Gonçalo, Luiza de Souza mulher de Manoel de Azevedo, morreu de urinas.

 

7- Izabel da Cunha recebeu a legitima paterna em 26-06-1726.

 

8- Ana da Cunha em 1716 estava casada com Antonio Rodrigues. Viúva, em Sorocaba aos 30-06-1754, Ana casou com o viúvo Andre Nunes de Oliveira (ou de Oliveira Nunes), filho dos falecidos Francisco Nunes de Siqueira e de Barbara Mouzinha (SL. 2, 449, 4-2)

Sorocaba, SP Igreja N. Sra da Ponte [Andre de Oliveira Nunes] aos 30-06-1754 nesta matriz, Andre Nunes de Oliveira, viuvo de Maria Gomes da Silva, filho de Francisco Nunes de Siqueira e de s/m Barbara Monzinha, ambos já defuntos, natural de S. Paulo e morador nesta vila de Sorocaba = cc Ana da Cunha, viuva de Antonio Rodrigues, filha de Joam da Cunha e Maria Joana, ambos já defuntos e amoradora nesta vila. Foram testemunhas Manoel da Cuaha, casado e Maria Afonço de Escudera, casada, Manoel Goames Suero, casado e Lucrecia Cubas, viuva, moradore todos desta vila de Sorocaba.

          André era viúvo de Maria Gomes da Silva (ou de Moraes), já falecida em 1748, filha de José da Silva Goés e sua segunda mulher Ana de Moraes. Geração na família “Paulo da Costa”.

 

9- Maria das Neves em 1721 estava casada com João Rodrigues Colaso que deu quitação da legitima em 02-01-1730.

 

10- Joana Ribeira tambem estava casada em 1721.

 

11- Catarina.

 

12- Angela.

 

13- Maria última filha de João da Cunha Gago e Maria João. Maria Francisca, em Sorocaba aos 26-05-1732, casou com João Nunes de Mattos (depois João Nunes de Siqueira), filho de João Vaz da Cunha e da falecida Antonia de Siqueira, família “Matias de Oliveira”.

SL. 5, 93, 5-4 João Vaz da Cunha (filho de João Vaz da Cunha e Antonia Nunes de Siqueira), chamava-se João Nunes de Mattos  quando casou em 1732 em Sorocaba com Maria Francisca, f.a de João da Cunha Gago e de Maria João.

Sorocaba-SP Igreja N Sra da Ponte aos 26-05-1732 nesta matriz João Nunes de Mattos, f.l. João Vaz da Cunha e Antonia de Siqueira, já defunta = cc Maria Francisca, f.l. João da Cunha Gago, já defunto e Maria João naturais da freguesia de S. Ana de Mogi e moradores nesta freguesia. Test.: Salvador de Oliveira Gago, Antonio da Cunha Gago.

Pais de, pelo menos:

13-1 Ana Vaz, em Sorocaba aos 01-11-1768 casou com Jeronimo Soares Paes, filho de João Soares Ferreira (ou Paes) e de sua segunda mulher Ana de Souza, casados em outubro de 1734, neto paterno de Antonio Soares Ferreira e de Maria de Freitas, neto materno de João Ferreira de Mendonça e de s/m Antonia Dias. João Soares foi casado primeira vez com Maria Leme de Almada, filha de João Borralho de Almada e de s/m Maria Leme.

Sorocaba-SP Igreja N Sra da Ponte aos 01-11-1768 nesta matriz e testemunhas Jose da Assunção da Cruz, solteiro e Vicente Nunes de Araujo, solteiro, ambos desta freguesia se receberam Hieronimo Soares Paes, f.l.de João Soares Paes e de Ana de Souza = cc Ana Vaz, f.l. de João Nunes de Siqueira e de Maria Francisca, todos nts e moradores nesta freguesia. Os contraentes não souberam quais foram seus avos.

 

Sorocaba-SP Igreja N Sra da Ponte aos -- dias domes de outubro de 1734 nesta matriz se receberam João Soares Ferreira, natural da vila de Itu e morador desta freguesia, filho de Antonio Soares Ferreira e de Maria de Freitas, ja defuntos, viuvo de Maria Leme de Almada, filha de Joam Borralho de Almada e de s/m Maria Leme, ja defuntos e moradores que foram da vila de Itu = cc Ana de Souza, f. de Joam Ferreira de Mendonça e de s/m Antonia Dias, n. desta freguesia. Testemunhas Geoge Ferreira de Mendonça, Mathias Fernandes, Leonor de Souza, viuva e Mariana Soares mulher de Mathias Fernandes.