PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

 

João da Costa Cruz

 

 

Bartyra Sette

 

João da Costa Cruz, filho de outro e de Serafina Gonçalves naturais de Barcelos, casou com Lucrecia Leme Barbosa, filha de Francisco Pedroso de Alvarenga e Maria Teixeira de Gusmão.

 

Foram moradores em Aiuruoca na primeira metade do século XVIII onde batizaram filhos:

 

1- João batizado em 13-09-1740.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 13 set 1740 Alagoa, Joam, f. de Joam da Costa Cruz e Lucrecia Leme Pedrosa, padr.: Francisco Guimarães, solteiro e Anna Rodrigues mulher de Diogo Gonçalves de Carvalho.

 

2- Lucrecia Leme de Jesus, batizada em 27-02-1742 em Aiuruoca, casou duas vezes.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-. aos 17 fev 1742 matriz, Lucrecia, f. João da Costa Cruz e s/m Lucrecia Leme do Prado digo Pedroso, padr.: Silvestre Botelho  solteiro e, Quiteria Maria de Jesus, mulher de Jose Rodrigues Braga.

          Em Guaratingueta-SP aos 20-07-1758 casou com Antonio da Silva Reis, natural de Taubaté, filho Maria da Silva e de seu primeiro marido José Moreira de Castilho (ou de Castilho Moreira), neto paterno de José de Castilho Moreira e Isabel Fragoso de Freitas e neto materno de João Vaz dos Reis e Mecia da Silva, naturais de Taubaté.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio cas - aos 20-07-1758 Antonio da Silva Reis, de Taubaté, filho de José Moreira de Castilho e Maria da Silva, n.p. de José de Castilho Moreira e Isabel Fragoso de Freitas e n.m. de João Vaz dos Reis e Mecia da Silva, naturais de Taubaté; = cc Lucrécia Leme de Jesus, de Aiuruoca, filha de João da Costa Cruz e Lucrécia Leme Barbosa, n.p. de João da Costa Cruz e Serafina Gonçalves, de Barcelos e n.m. de Francisco Pedroso e Maria Teixeira, naturais desta vila.

             Viúva de José de Castilho Moreira, em Guaratinguetá aos 29-02-1744 Maria da Silva (Reis ou de Siqueira), natural de Taubate, filha do falecido João Vaz dos Reis de Camargo e de Mecia da Silva Nunes, casou com Pedro de Alcantara Brandão, natural da freguesia de N. Sra. da Conceição de Itanhaem, filho de Gabriel Brandão e Maria Alvares Pedroso. Este segundo matrimônio não consta na GP:

SL. 5, 434, 1-4 José Moreira de Castilho casou com Maria da Silva Reis, falecida em 1763 em Guaratinguetá, f.ª de João Vaz dos Reis e Mecia da Silva. Teve (C. O. de Guaratinguetá) os 4 f.os: 2-1 a 2-4.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio aos 29-02-1744 Pedro de Alcantara Brandão, n/b na Freg. de N. S. da Conceição de Itanhaem, f.l. de Gabriel Brandão e Maria Alvares Pedroso, = cc  Maria da Silva de Siqueira, de Taubaté, viuva de José de Castilho Moreira e filha leg. de João Vaz dos Reis de Carmargo, falecido e Mecia da Silva Nunes, n/b na freguesia de S. Francisco das Chagas. Ambos moradores nesta vila de Santo Antonio de Guaratingueta.

 

          Antonio da Silva Reis e Lucrecia tiveram dois filhos descritos na GP:

SL. 5, 435, 2 2 Antonio da Silva Reis casou em 1758 em Guaratinguetá com Lucrecia Leme f.a de João da Costa Cruz e de Lucrecia Leme Barbosa, de Aiuruoca, por esta, neta de Francisco Pedroso e de Maria Ferreira. Faleceu em 1762 nessa mesma vila e teve (C. O. de Guaratinguetá): 3-1 e 3-2.

 

          Segunda vez em Guaratingueta aos 31-05-1763, Lucrecia casou com Francisco Pascoal Correa, natural de Pindamonhangaba, filho de Francisco Correa Leme e Mariana Bicudo Leite, neto paterno de Braz Esteves e Maria da Luz e neto materno de Paulo de Barros e Maria Pacheco (SL. 6, 337, 5-2).

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio matr. - aos 31-05-1763 Francisco Pascoal Correa, n. Pindamonhangaba, f.l. de Francisco Correa Leme e Mariana Bicudo Leite, n.p. de Braz Esteves e Maria da Luz e n.m. de Paulo de Barros e Maria Pacheco, = cc Lucrécia Leme de Jesus, viuva de Antonio da Silva, f.l. de João da Costa e Lucrécia Leme, n.m. de Francisco Pedroso de Alvarenga e Maria Teixeira de Gusmão.

Francisco, viúvo, em 28-07-1782 casou com a viúva Maria de Oliveira, natural de Guaratinguetá, filha de Matias de Oliveira e de Marinha Fragosa.

ASBRAP 10 (Joaquim Roberto Fagundes: Casamentos da Matriz de Cunha (1778-1803). aos 28-07-1782 Francisco Pascoal Correia, n. Pindamonhangaba, viuvo de Lucrecia Leme de Jesus; = com Maria de Oliveira, n. Guaratingueta, viúva de Francisco Lourenço de Mattos. tt. Vitoriano dos Santos Sousa e Tomaz Lopes da Silva.

Maria de Oliveira foi casada primeira vez com Francisco Lourenço de Mattos, filho de Manoel de Jesus e Fabiana do Rosário. Pais de, q.d.:

- Joaquim Lourenço de Matos em Cunha aos 18-02-1798 casou com Josefa Francisca, filha do falecido Domingos Afonso Lima e Catarina das Neves, neta materna de Luis de Oliveira.

ASBRAP 10 (Joaquim Roberto Fagundes: Casamentos da Matriz de Cunha (1778-1803). aos 18-02-1798 Joaquim Lourenço de Matos, f. de Francisco Lourenço de Matos e de Maria de Oliveira, np de Manuel de Jesus e de Fabiana do Rosario, nm de Matias de Oliveira e de Marinha Fragosa; = com Josefa Francisca, fa. de Domingos Afonso Lima, fal., e de Catarina das Neves, nm de Luis de Oliveira., Tt. Jose Gomes Botelho e João Paes de Brito.

 

 

Lucrecia e Francisco Pascoal Correa tiveram os filhos, q.d.:

2-1 Jacinto Correa Leme, natural de Guaratinguetá. Em Cunha-SP aos 24-10-1790 casou com Francisca Maria de Jesus, natural de Pindamonhangaba, filha de Domingos Ribeiro das Neves e Sebastiana Leite, naturais de Loarena, neta paterna de João de Castilho e de s/m Catarina das Neves, neta materna de Francisco Leite e de s/m Ana Vieira naturais de Pindamonhangaba.

ASBRAP 10 (Joaquim Roberto Fagundes: Casamentos da Matriz de Cunha (1778-1803). aos 24-10-1790 Jacinto Correia Leme, n.b. Pindamonhangaba, f. de Francisco Pascoal Correia e s/m Lucrecia Leme, naturais da vila de Aiuruoca, np de Francisco Correia da Silva e de s/m Mariana do Prado, naturais de Pindamonhangaba, nm de João da Costa Cruz e de s/m Lucrecia Leme, naturais de Guaratingueta; = com Francisca Maria de Jesus, n.b. Pindamonhangaba, fa. de Domingos Ribeiro das Neves e s/m Sebastiana Leite, naturais de Loarena, np de João de Castilho e de s/m Catarina das Neves. nm de Francisco Leite e de s/m Ana Vieira naturais de Pindamonhangaba. tt. Joaquim Angelo do Prado e Jose Ribeiro das Neves.

2-2 José Correa Leme, natural de Guaratingueta. Em S. João del Rei-MG, com registro em Aiuruoca, aos 06-04-1799 casou com Isabel Maria do Rosario, dai natural, filha de Pedro Rodrigues de Souza e Maria Rodrigues do Rosario. Geração na família “João Rodrigues Puga” neste site.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 06 abril 1799 matriz da vila de S. João del Rei - Joseph Correa Leme, f.l. de Francisco Correa Leme e Lucrecia Barbosa Leme, n. e b. freg. vila de Sto. Antonio de Guaratinguetpa, SP; c/ Isabel Maria do Rosario, f.l. de Pedro Rodrigues de Souza e Maria Rodrigues do Rosario, n. e b. freg. Aiuruoca.

2-3 Escolastica Maria, natural de Cunha. Aos 30-07-1803 casou com João Alves Leme, natural de Guaratinguetá, filho de Simão Fernandes Leme e de Maria Antonia.

ASBRAP 10 (Joaquim Roberto Fagundes: Casamentos da Matriz de Cunha (1778-1803).) aos 30-07-1803 João Alves Leme,. n.b. vila de Guaratingueta, f. de Simão Fernandes Leme e de Maria Antonia; = com Escolastica Maria, n.b. Cunha, fa. de Francisco Pascoal Correia e de Lucrecia Leme. tt. Rev. Vigario Antonio Galvão Freire e Joaquim Angelo.

 

3- Maria Teresa de Jesus, batizada em Aiuruoca aos 31-08-1743. Em Guaratingueta aos 11-06-1760 casou com Manoel Antonio, natural de Guaratingueta, filho de Antonio da Costa Chaves e Inácia Rodrigues, neto paterno de Antonio Domingues e Isabel Rodrigues, naturais de Chaves, neto materno de Luiz Rodrigues, de Portugal, e Isabel Pedroso, de Taubaté,

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 31 agosto 1743 Rosario, Maria, f. de João da Costa Cruz e s/m Lucrecia Lemme Pedrosa, padr.: Claudio Soares Leme solteiro e, Hyeronyma Pereira mulher de Hyeronymo de Oliveira.

 

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio cas - aos 11-06-1760 nesta matriz -Manoel Antonio, n/b nesta, filho de Antonio da Costa Chaves e Inácia Rodrigues, n.p. de Antonio Domingues e Isabel Rodrigues, naturais de Chaves, n.m. de Luiz Rodrigues, de Portugal, e Isabel Pedroso, de Taubaté, = cc Maria Teresa de Jesus, n. de Aiuruoca, filha de João da Costa Cruz e Lucrecia Leme, n.m. de Francisco Pedroso da Costa e Maria Teixeira.

 

4- João da Costa Cruz, batizado em Aiuruoca em 09-09-1745. Em Guaratingueta aos 09-07-1765 casou com Maria Antunes, de Guaratingueta, filha de Antonio de Bastos Antunes e Maria Barbosa (SL. 3, 52, 3-5).

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 09 set 1745 Alagoa, João, f. João da Costa Cruz e s/m Lucrecia Leme, padr.: Sebastião Francisco Guimarães solteiro, e Maria Bicudo, todos desta freguesia.

 

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio cas - aos 09-07-1765 João da Costa Cruz, n. de Aiuruoca, f.l. de João da Costa Cruz, falecido e Lucrécia Leme, n.p. de João da Costa Cruz e Serafina Gonçalves, naturais de Barcelos e n;.m. de Francisco Pedroso e Maria Pereira, de Taubaté, = cc Maria Antunes, desta, filha de Antonio de Bastos Antunes e Maria Barbosa, n.m. de Domingos Machado e Branca Raposo, desta,

João e Maria Antunes tiveram, pelo menos, a filha:

4-1 Ana Francisca de Jesus em Guaratingueta aos 25-02-1794 casou com José Telles de Menezes, filho de Salvador Telles de Menezes e Margarida Gracia Fernandes, ambos naturais de Baependi-MG.

Guaratingueta, SP matr - aos 25-02-1794 nesta matriz e testemunhas Ten. Manoel Gonçalves de Carvalho e o Ten. Francisco da Silva Barros, ambos casados e moradores nesta freguesia. Se receberam José Teles de Menezes, f.l. de Salvador Telles de Menezes e Margarida Gracia Fernandes, ambos naturais do Arraial de N. Sra da Conceição de Baependi Bispado de Mariana = Com Ana Francisca de Jesus, f.l. de João da Costa Cruz e Maria Antunes da Silva; ele natural do Arraial da Juruoca do Bispado de Mariana e ela desta Vila de Guaratingueta.

 

5- Ana Maria da Cruz, batizada aos 28-04-1748. Em Guaratingueta aos 12-02-1765 casou com Antonio de Bastos Antunes, dai natural, filho de Antonio Bastos Antunes e Maria Barbosa, neto materno de Domingos Machado e Branca Raposo (SL. 3, 52, 4-1)

Aiuruoca, MG aos 28-04-1748 na Capela de N. Sra do Rosario, filial desta matriz, bat a Ana, f.l. de João da Costa Cruz e Lucrecia Leme; foram padrinhos o Cap. Jeronimo de Oliveira de Azevedo e Ana Rodrigues, ambos casados e moradores nesta freguesia.

 

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio cas - aos 12-02-1765 Antonio de Bastos, n. desta, filho de Antonio Bastos Antunes e Maria Barbosa; n.m. de Domingos Machado e Branca Raposo, = cc Ana Maria da Cruz, desta, filha de João da Costa Cruz e Lucrécia Leme Barbosa.