PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

JOÃO TEIXEIRA MARINHO

(atualizado em 09-abril-2016)

 

Moacyr Urbano Villela

 

João Teixeira Marinho nasceu na Freguesia de Santo Andre de Telões, Arcebispado de Braga, filho de João Teixeira Marinho e Micaela Maria de São Gonçalo ou Micaela Teixeira.

 

Ascendência de

João Teixeira Marinho

 

Em Aiuruoca-MG aos 31-08-1761 casou com Inácia Maria de São José, natural de São João del Rei, filha de Antonio do Valle Ribeiro, natural de São João del Rei e de Rosa Maria de Jesus, natural da freguesia de São Pedro da cidade de Angra, Ilha Terceira - Açores; neta paterna de André do Valle Ribeiro e Teresa de Moraes, família “Antonio Vieira e Francisca de Macedo” § 2º.

(pesq. Moacyr Villela) Aiuroca-MG - Aos 31 de Ag.. de 1761 na Capela da Madre de Deus do Rio Grande  casamento de João Teixeira Marinho filho legitimo de outro e de Micaela Maria natural da Freguesia de Sto ...dre Telhões comarca de Basto, com Inacia de São Jose filha legitima de Antonio do Valle Ribeiro e de sua mulher Rosa Maria, natural da freguesia do Pilar de São João del Rei. Foram testemunhas Manoel Caetano da Costa e Bento Ribeiro Salgado....

 

João faleceu em Madre Deus do Rio Grande, na Fazenda "Dois Irmãos", e foi inventariado em 1807, deixando os sete filhos seguintes (inventário neste site). Os quatro abaixo não são citados, nem representados:

- José, nascido em 10-07-1768.

B7:Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 01 (?) de ag-- ? 1768 com licenca minha na capela da N. Sra. da Madre de Deus da --- filial da Sra. do Pilar da vila de S. João del Rei - Joseph - f.l. de João Teyx.ª Marinho e Ign.ca de Jesus, que nasceu  10 julho; padr.: o p.de Antonio Jose de Moura e Dorothea M.ª de Jesus cc. Manoel Mendes de Abreu. Aiuruoca 14 8bro 1768

- José, em 30-08-1769

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 12 7/8(?)bro de 1769 cap. Madre de Deus da vila de S. João del Rei - JOSEPH - f.l. de João Teyxeira Mar.º e s/m Ignacia Maria de S. Jose moradores nesta freguesia; npaterno de João Teixeira Marinho e s/m Micaela M. de S. Gonc. ambos naturais da freg. de Sto Andre de ----; nmaterno de Antonio do Valle Ribr.º n. da freg. de S. João del Rei e de s/m Rosa Maria de Jesus, n. da freg. de S. Pedro do ----- Angra; q.nasceu em 30 agosto, padr.: Ant.º do Valle Ribeiro e Luzia Maria de Moura filha de Manoel Marinho de Moura. Aiuruoca 28/8bro/1769.

- Joaquim, nascido em 27-04-1771 e batizado aos 5 do mês seguinte.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos -  aos 05 de mayo 1771 cap. Madre de Deus, JOAQUIM, f.l. de João Teixeyra Marinho e s/m Ignacia Maria de Jesus, q.n. 27 do mes de Abril do dito ano, padr.: João Correia da Cunha solteiro, e Cecilia Maria de Jesus, solteira.

- Rita batizada em 22-06-1781.

Aiuruoca, MG aos 22-06-1781 na capela da Sra da Madre de Deus, filial da vila de S. João del Rei, bat a Rita, f.l. de João Teixeira Marinho e Inacia Maria de São Jose, foram padrinhos Manoel de Moura Marinho, solteiro e D. Maria Teodora mulher de Jose Ribeiro do Valle.

 

1- Maria Josefa Teixeira aos 31-07-1799, dispensados do impedimento de afinidade em 2º grau (dispensa na família “Domingos da Costa Guimarães”), casou na Capela de Madre de Deus com o Alferes Matias da Costa Guimarães, viúvo de Rita Joaquina e filho de Domingos da Costa Guimarães e Rita de Souza do Nascimento.

B7:Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos -  aos 31 jul 1799 Madre de Deus, filial de S, João del Rei -Mathias da Costa Guimarães, viuvo de Ritta Joaquina; = c/ Maria Josefa Teixeira, f.l. do cap. João Teixeira Marinho e d. Ignacia Maria de Jesus, n. e b. nesta freguesia.

          Em 1831, moravam no Curato do Turvo:

Censo curato Turvo 1831 quarteirão 2, fogo 1

Mathias da Costa Guimarães, branco, 54 anos,casado, criador,

Maria Josepha (Ferreira), branca, 65 anos, casada, fiadeira

73 escravos

Maria Josefa faleceu com testamento [danificado] de 19-05-1825, registrado no Livro de Óbitos de Aiuruoca em 28-08-1832, declarando do seu casal o filho único José Teixeira.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, testamento: Maria Josefa Teixeira.(não tem data). D. Maria Josefa Teixeira, f.l. do Cap. João Teixeira Marinho e Ignacia Maria de S. Jose, falecidos, bat. na freg. de Aiuruoca.

Testamenteiros: m/filho Jose Teixeira; 2- Luiz Ribeiro do Valle; 3- Cap. Ignacio Ribeiro do Valle.

Sou cc. Alf. Mathias da Costa Guimarães, temos 1 filho: Jose Teixeira.

19 maio 1825. Registrado aos 28 agosto 1832.

 

Alferes Matias foi inventariado em 1835, deixando entre outros bens metade da Fazenda das Posses e casa em Madre de Deus. Em seu inventário (neste site) compareceram os filhos de ambos os matrimonios. Geração com Rita Joaquina na família “Domingos da Costa Guimarães”.

 

Maria Josefa e o Alferes tiveram o filho único:

1-1 José Teixeira da Costa Guimarães, sargento mor, batizado aos 09-03-1806. Aos 15-11-1826 casou com Maria Teobalda de Resende, filha de Antonio dos Reis e Silva e Maria Clara de Rezende (família “Domingos dos Reis e Silva” § 5º).

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 09 março 1806 cap. Madre de Deus, Joseph, f.l. do alf. Mathias da Costa Guimarães e d. Maria Josepha Teixeira; padr.: cap. João Teixeira Marinho por pp. que apresentou Ignacio Ribeiro Salgado e Margarida Teixeira, dona viuva, todos desta freguesia.

 

Censo curato Turvo 1831, quarteirão 2, fogo 2

Jose Teixeira da Costa Guimarães, branco, 26 anos, casado, agricultor;

Maria Theobalda de Resende, branca, 21 anos, casada, bordadeira;

Maria Leopoldina, branca, 4 anos;

Urbana Flauzina, branca, 2 anos

          José foi inventariado em 1870 (inventário neste site). A viúva e os filhos, todos maiores, fizeram partilha amigável dos bens. Compareceram os filhos:

1-1-1 Maria Elidia de Resende, batizada aos 01-08-1826. Casou com o Capitão Francisco Belchior de Resende, filho de Antonio dos Reis e Silva e Maria Clara de Resende já citados.

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 01 agosto 1826 oratorio da Sra. das D--- do P--to Real, filial de S. João del Rei, MARIA, f.l. de Jose Teixeira da Costa Guimarães e D. Maria Theobalda de Resende, padr.: Alf. Mathias da Costa Guimarães e D. Maria Clara de Resende.

 

Capitão Francisco já era falecido em 1879 quando sua viúva é instituida herdeira do tio e cunhado Padre Urbano dos Reis Villela Rezende.

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG, Conego Urbano dos Reis Villela Rezende, sepultado aos 17 junho 1885, fal. aos 15, com 85 anos.

F.l. do cap. Antonio dos Reis e Silva e D. Maria Clara dos Reis, falecidos.

Universal herdeira m/sobrinha e cunhada, viúva de meu irmão Francisco Belchior de Rezende,  D. Maria Elydia de Rezende, minha 1ª testamenteira e em sua falta as filhas e filhos em igual parte. 27 junho 1879.

1-1-2 Urbana Flauzina (ou Amelia) de Resende, batizada aos 04-03-1829. Casou com Valério de Souza Meireles, filho de João de Souza Meireles e Severina Jacinta.

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 04 março 1829 oratorio Sra. das Dores, filial da freg. de S. João, URBANA, f.l. de Jose Teixeira da Costa Guimarães e D. Maria Theobalda de Resende, padr.: Cap. Antonio dos Reis Silva e D. Maria Josefa Teixeira, o padr. da freg. de S. João, os mais desta.

1-1-3 Antonio Torquato Teixeira (Major), batizado aos 10-10-1830, Aos 06-11-1850 casou com Urbana Amélia de Andrade. Geração na família “Domingos dos Reis e Silva” § 5º.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 10 out 1830 Oratorio de N. Sra. das Dores da Fazenda do Pouso Real da freg. da vila de S. João del Rei, ANTONIO, f.l. de Jose Teixeira da Costa e d. Maria Theobalda de Resende, padr.: padre  Valerio dos Reis Silva Resende, da freg. da dita villa e, D. Irica Candida de Andrade, da de Carrancas, por pp que apres, D. Maria Clara de Resende, e os pais moradores nesta freguesia.

 

B7: casamentos Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 06-11-1850 Antonio Torquato Teixeira e D. Urbana Amelia de Andrade; test.: Conego Antonio dos Reis Silva Rezende, Conego Urbabo dos Reis Silva Rezende.

1-1-4 José de Resende Teixeira Guimarães, bacharel.

1-1-5 Procópio Honório Teixeira aos 30-07-1862 casou com Constança Ricardina de Carvalho,  filha de João Gualberto de Carvalho e Ana Ignacia da Conceiçao do Valle, família “Carvalho Duarte” Cap. 7º § 8º.

(pesq. Plinio U. M. de Carvalho) Andrelandia, MG - A trinta de Julho de mil oitocentos e sessenta e dois, nesta Matriz do Turvo, ás três horas e meia da tarde, sendo testemunhas, o Doutor José de Rezende da Costa Guimarães e D. Ignácia Candida de Carvalho de minha licença o Conego Urbano dos Reis Silva Rezende, recebeo em Matrimonio e abençoou os Contrahentes, Procópio Honório Teixeira e D. Constança Ricardina de Carvalho, aquelle da Freguezia de Madre de Deus, filho legitimo de José Teixeira da Costa Guimarães e de D. Maria Theobalda de Rezende, branco, de idade vinte e nove annos e esta filha legitima do Barão de Cajurú e Baroneza do mesmo título, branca, de idade dezesete annos, desta Freguezia, os quais foram dispensados dos impedimentos de consanguinidade duplicado, sendo hum em quarto grau e outro em quarto mixto de terceiro. Test.: Dr. Jose de Rezende da Costa Guimarães e Inacio Caetano de Carvalho.

1-1-6 Prudenciana Guilhermina de Resende, batizada aos 01-10-1835. Casou com João Batista Guimarães , família Bento Ribeiro Salgado § 1º.

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 1-10-1835 oratório Pouso Real da freguesia de Cajuru, PUDENCIANA, f.l. do sargento mor Jose Teixeira da Costa Guimarães e de d. Maria Theobalda de Rezende, padr.: Pedro Antonio dos Reis Silva Rezende e d. Candida Clara dos Reis por pp apresnetada pelo mesmo ministro e dona Josepha Maria de Rezende.

1-1-7 Josefa Teixeira de Resende, casou-se com Antonio Belizandro dos Reis Meireles

 

1-1-8 Francisca Teobaldina de Rezende, foi a primeira mulher de Custódio Ribeiro de Carvalho, filho dos Barões de Cajuru João Gualberto de Carvalho e Anna Ignacia da Conceição do Valle (“Carvalho Duarte” Cap 7º § 8, neste site)

Francisca faleceu aos 27-05-1886.

Igreja N. Sra. do Amparo, lv. 5, Fl 99, 27/05/1886, às 8 h da noite, faleceo de um acesso pernicioso, segundo o atestado do Dr. Joaquim Alfredo de Siqueira, em seu domicilio nesta Freguesia, Dona Francisca Theobaldina de Carvalho Resende, 40 anos cc Custodio Ribeiro de Carvalho, nat da Prov de Minas Gerais. Foi sepultada na Capella da Fazenda Sant`Anna nas Freguesia de São Joaquim de Barra Mansa. (pesq. Terezinha de Jesus Nunes Souza)

 

Francisca e Custódio tiveram, e.o., o filho:

1-1-5-1 Getulio Rezende de Carvalho, casou com Maria Teresa de Mattos, filha de Manoel Ferreira de Mattos e Isabel Marcondes Moreira da Costa Mattos, família “Os Teixeira de Souza” - Josefa de Souza Mnteiro, neste site . (S.L. 5º, 19, 9-1)

 

Custódio aos 09-12-1902 casou com Maria Ribeiro da Fonseca, filha do Major Antonio Ribeiro da Fonseca e Maria Leitão da Fonseca.

B7:Cartorio de Registro Civil Amparo, Barra Mansa, RJ, Brasil, lv. B-2, Fls. 118 nº 21 aos 09 dezembro 1902 em residência do major Antonio Ribeiro da Fonseca. Custodio Ribeiro de Carvalho e Maria Ribeiro da Fonseca.

Ele viuvo de Francisca Theobaldina de Carvalho Rezende, proprietário, 63 anos, natural de Minas Gerais, filho de João Gualberto de Carvalho e dona Anna Ignacia da Conceição, barão e baronesa de Cajurú já falecidos.

Ela solteira, 36 anos, natural deste estado, filha do major Antonio Ribeiro da Fonseca e Maria Leitão da Fonseca.

 

B7: Cartorio de Registro Civil Amparo, Barra Mansa, RJ, lv. C-9, Fls. 168v. nº 46 aos 07 junho 1921 declarante Lindolpho Ramos de Miranda. Faleceu ontem na sede deste distrito, Custodio Ribeiro de Carvalho, masculino, branco, 80 anos, casado em segundas, proprietario, natural de Minas Gerais e residente neste distrito. Filho legitimo dos barões de Cajuru. Cemiterio municipal desta freguesia.

 

Custódio faleceu aos 06-06-1921 e deixou das segundas nupcias, pelo menos os filhos:

I- Custódio, nascido aos 22-11-1903 e falecido em Campinas-SP aos 04-06-1982.

B7: Cartorio de Registro Civil Amparo, Barra Mansa, RJ, Brasil, lv. A-8, Fls. 12v. nº 126 aos 24 novembro 1903 declarante Custodio Ribeiro de Carvalho. Nasceu aos 22, branca, masculino, CUSTODIO, filho do declarante, capitalista natural do estado de Minas Gerais e de Maria Ribeiro de Carvalho natural deste estado. Avos paternos Barão e Baroneza do Cajuru já falecidos; maternos Antonio Ribeiro da Fonseca e Maria Leitão da Fonseca.

A margem: faleceu em Campinas, SP aos 04 junho corrente, lv. C-97, fls. 273, nº 12.650, 2º sub-distrito. N.S. Amparo 20 dezembro 1982.

 

II- Estefania, nascida aos 16-01-1906.

B7: Cartorio de Registro Civil Amparo, Barra Mansa, RJ, Brasil, lv. A-8, Fls. 125 nº 4 aos 16 janeiro 1906 declarante Custodio Ribeiro de Carvalho. Nasceu aos 16, branca, feminino ESTEPHANIA, filha do declarante e Maria Ribeiro de Carvalho. Avos paternos Barão e Baroneza do Cajuru já falecidos; maternos major Antonio Ribeiro da Fonseca e Maria Luisa da Fonseca.

Anotação a margem: cancelado pelo promotor publico por não estar em conformidade com a lei.

1-1-9 Maria Clara de Resende, casou com Cândido Jose Alves, moradores em Santa Izabel do Rio Preto Termo de Valença.

 

2- Antonio Teixeira Marinho, batizado em 06-02-1764.

Aiuruoca, MG aos 06-02-1764 na capela da Sra da Piedade da freguesia da Sra do Pilar da vila de São João del Rei bat a Antonio, f.l. de João Teixeira Marinho e Inacia Maria de Jesus(sic); foram padrinhos Francisco Coelho Guimarães e Rosa Maria, viuva de Antonio do Valle.

          Casou-se com Micaela Emerenciana do Nascimento, filha do Alferes Domingos da Costa Guimarães e de Rita de Souza do Nascimento inventariados em 1796, vários anos após seu falecimento por desentendimento entre os herdeiros todos maiores de idade (inventário neste site).

Antonio já era falecido em 1807 foi representado no inventário paterno pelas filhas:

2-1 Maria Marcelina Constança do Nascimento, com 12 anos em 1807. Aos 15-07-1812 casou com Domiciano Claudio Nogueira, filho do Capitão Felisberto José Nogueira e Ana Margarida de Barros, neto paterno do Tenente José Rodrigues da Fonseca e Maria Nogueira do Prado, neto materno de José de Barros Monteiro e Ana Teresa da Assunção, família “Tenente José Rodrigues da Fonseca”, neste site.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, aos 15 jul 1812 cap. Madre de Deos - Domiciano Claudio Nogueira, f.l. do cap. Felisberto Jose Nogueira e D. Ana Margarida de Barros, n. b. e morador na freg. de Baependi; c/ D. Maria Marcelina Constança, f.l. do Alf. Antonio Teixeira Marinho e D. Michaela Emerenciana do Nascimento, n. b. e moradora nesta freguesia. Test.: Valeriano Jose da Rosa e o Ten. João Teixeira Marinho.

2-2 Ana Teodora Teixeira, batizada aos 22-03-1801. Em Baependi aos 28-11-1816 casou com Francisco de Assis Nogueira, filho do Capitão Felisberto José Nogueira e Ana Margarida de Barros supra citados. Geração na família “Tenente José Rodrigues da Fonseca”, neste site.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 22 março 1801 (desordenado) cap. Madre de Deus, da freg. da vila de S. João; Anna, f.l. do Alf. Antonio Teixeira Marinho e de Michaela Emerencianna do Nascimento; padr.: João Teixeira Marinho e Maria Theodora, mulher de Antonio Ferreira da Rosa. todos desta freguesia.

 

B7: Baependi, MG; - aos 28 novembro 1816 - matriz; Francisco Nogueira de Assis e Anna Theodora Teixeira.

Ele f.l. do Cap. Felisberto Jose Nogueira e D. Anna Margarida de Barros.

Ela f.l. do Alf. Antonio Teixeira Marinho e D. Micaela Emerenciana do Nascimento.

 

3- Margarida Teixeira de São José, batizada em 20-10-1766. Viúva de Manoel Ribeiro Salgado. Geração na família “Bento Ribeiro Salgado” § 2º, neste site.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-. aos 20 out 1766 Margarida, f.l. de João Teyx.ª Marinho e Ignacia Maria de S. José, nasceu a 12 do dito mes, padr.: Rosa Mª avó da baptizada.

4- Manoel Teixeira Marinho, batizado aos 15-02-1774. Casou-se em 19-07-1802 com Hipólita Jacinta de Barros (ou Hipólita Maria de São José), filha do Capitão José de Barros Monteiro e Ana Teresa da Assunção.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 15 fev 1774 Madre de Deos, MANOEL, f.l. de João Teixeira Marinho n. freg. de Santo Andre de Teloens arc. Braga e s/m Ignacia Maria de Sam Jose n. da freg. de S. João del Rei; np de João Teixeira Marinho e s/m Micaella Maria de Sam Gonçalo, ambos da dita freguesia de Toloens; nm de Antonio do Valle Ribeiro n. da freg. de S. João del Rei e s/m Roza Maria de Jesus n. da freg, de S. Pedro da cidade de Angra, Ilha Terceira, padr.: o alf. Jose de Ramos Monteiro e Anna Maria mulher de Manoel do Valle Ribeiro desta freguesia.

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 19 jul 1802 capela do Turvo - Manoel Teixeira Marinho, f.l. Cap. João Teixeira Marinho e D. Ignacia Maria de São Joseph. = c/ D. Hypolita Maria de São Joseph, f.l. do Cap. Joseph de Barros Monteiro e D. Anna Thereza da Assumpção;

Ns. bts. e moradores nesta freguesia.

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 09 fev 1823 cap. Madre de Deos filial da freg. da vila de São João, ANTONIO, exposto ao ten. Manoel Teixeira Marinho, padr.: o mesmo e s/mulher D. Hippolyta Jacinta de Barros.

 

Morador na Fazenda dos Afonsos em Madre de Deus, Manoel faleceu sem descendentes em 1832, e foi inventariante a viúva (inventário neste site).

Censo curato Turvo 1831 quarteirão 2, fogo 26

Manoel Teixeira Marinho, branco, 54 anos, casado, engenneiro;

Ipolita Jacinta, branca, 40 anos, casada, fiadeira;

 

5- Ana Luiza Teixeira, batizada em 12-12-1775. Casada com Inacio Ribeiro Salgado, faleceu em 1844, viúva (inventário neste site). Geração na família “Bento Ribeiro Salgado” § 11º.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- 34- aos 12 dez 1775 N. Sra. do Porto, ANNA n. aos 30 novembro, f.l. de Joam Teixeira Marinho e Ignacia Maria de S. Jose, padr.: Jose Leite Ribeiro da freg. de S. João e Marianna Vitoria mulher de Jose de Andrade da freg. de Lavras.

 

6- Inácia Maria de São Jose, batizada aos 08-02-1780. Casada com o Capitão Antonio Cardoso Brochado.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 08 fev. 1780  cap. Madre de Deus, Ignacia, f.l. de João Teixeira Marinho e s/ Ignacia Maria de São José, padr.: cap. João de Mendonça Coelho por procuração que apresentou Jose Ribeiro do Vale e Anna Maria do Rozario mulher de Domingos Arantes de Bacellos. Todos desta freguesia.

Pais de, q.d.:

6-1 Maria Mecias, legataria do tio Manoel

6-2 Antonio Cardoso Brochado, casou-se com a viúva Margarida Zeferina de Jesus, falecida em São Joaquim-RJ, viúva, aos 13-11-1870. Margarida era filha do Capitão José Lopes de Araújo e Gertrudes Maria de Jesus, viúva em primeiras núpcias de José Caetano Alves, com geração na família “Antonio Vieira de Moraes” Cap. 1º, § 2º.

São Joaquim Quatis-RJ, lv. 1, fls. 79, aos 13-11-1870,  70 anos, viúva, idade 70 anos, molestia congestão;  cem. desta freg. (pesq. Plinio Marcondes)

          Antonio e Margarida foram pais de, q.d.:

6-2-1 Cândido, nascido aos 28-10-1845 e batizado aos 23-01-1846.

São Joaquim Quatis-RJ,-lv. 1, fls. 55v. aos 23 janeiro 1846, Candido, que nasceu aos 28 outubro proximo, f.l. de Antonio Cardozo Brochado e s/m D. Margarida Zeferina de Jesus; np de Antonio Cardoso Brochado e de Ignacia Joaquina de São Jose; nm do cap. Jose Lopes de Araujo e de D. Gertrudes Maria de Jesus; padr.: Pedro Teixeira Brochado, tio paterno e a avó materna. O Cura João da Silva Filho. (pesq. Plinio Marcondes).

6-2-2 Ananias, batizado aos 20-03-1847

Andrelândia-MG -lv. 1, fls. 77v. aos 20 março 1847, na freg. da Senhora do Porto do Turvo, bispado de Minas o revdo vigario Francisco Jose de Souza Monteiro, de licença, bat. a Ananias, parvulo, nascido a 40 dias, f.l. de Antonio Cardozo Brochado e Margarida  Zeferina de Jesus, np de Antonio Cardozo Brochado e de Ignacia  Joaquina de são Jose; nm do capitão Jose Lopez de Araujo e de D. Gertrudes Maria de Jesus. Padrinhos: João Teixeira Marinho e Maria Messias, estes da freg. de Madre de Deus, do sobredito bispado de Minas e aqueles do Curato de São Joaquim do bispado do RJ, cujo assento, por que não foi lançado em tempo competente, para constar aqui escrevi, em dacta de hoje, seis de janeiro de mil oito centos e quarenta e oito, do que transcrevi e assigno. O Cura Joaquim Flauzino Moreira. (pesq. Plinio Marcondes).

6-2-3 João, nascido em 24-10 e batizado aos 06-12-1848

São Joaquim Quatis-RJ,-lv. 1, fls. 88;  aos 06 dezembro 1848, João, f.l. de Antonio Cardozo Brochado e D. Margarida Zeferina de Jesus, nascido a 24 outubro ultimo. np de Antonio Cardozo Brochado e de D. Ignacia Joaquina de San Jose e nm do cap. Jose Lopes de Araujo e D. Gertrudes Maria de Jesus; padr.: João Cardozo Brochado, tio paterno, e D. Ignacia Maria de Jesus. O cura Joaquim Flauzino Moreira. (pesq. Plinio Marcondes).

 

Margarida Zeferina de Jesus, filha do Capitão José Lopes de Araújo, batizado na freguesia de S. Jerônimo Arcebispado de Braga e Gertrudes Maria de Jesus batizada aos 21-03-1783 (casados aos 16-07-1798), neta paterna de Domingos José de Araujo e Domingas Lopes, neta materna de Francisco João de Azevedo e Margarida de Jesus. Por Francisco João bisneta de Domingos Francisco e Damiana João; por Margarida bisneta de Lourenço Correa Sardinha e Maria de Assunção Moraes.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 21 março 1783 Porto do Turvo, Gertrudes, f.l. de Francisco Joam de Azevedo e Margarida de Jesus; padr.: Joaquim Coelho da freguesia de S. João por seu procurador alf. Manoel Pereira e, Maria Angelica mulher de Neutel Gonçalves.

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 16 julho 1798 Porto do Turvo - Joseph Lopes de Araujo, f.l. de Domingos Joseph de Araujo e Domingas Lopes, n. e b. freg. S. Jeronimo, arc. Braga; = c/ Gertrudes Maria de Jesus, f.l. de Francisco João de Azevedo e Margarida de Jesus, n. e b. nesta freguesia.

 

Certidão de João, irmão de Gertrudes:

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 16 jan 1774 Porto do Turvo, JOÃO n. aos 30 dezembro, f.l. de Francisco João de Azevedo n. de Santa leucadia de Fradellos arc. braga e s/m Margarida de Jesus n. da freg. de S. João del Rei; np de Domingos Francisco e s/m Damiana João naturais da dita freguesia de Fradellos; nm de Lourenço Correa n. da Ilha da Madeira e s/m Maria de Assumpçam n. da freg. de S. João del Rei; padr.: Manoel de Moura Marinho solteiro, da freg. de S. João del Rei e, Catharina Victoria mulher ade Ignacio da Rocha desta freguesia.

 

          Margarida Zeferina foi casada em primeiras nupcias aos 30-11-1837 com José Caetano Alves, filho de Caetano Alves de Oliveira e Maria Jacinta da Silva.

Quatis-RJ, lv. 1, fls. 3v. e 4  aos 30  novembro 1837, neste Curato de S. Joaquim Jose Caetano Alves, f.l. de Caetano Alves de Oliveira e s/m já falecida; com Margarida Zeferina de Jesus, f. l. do Cap. Jose Lopes de Araujo e D. Gertrudes Maria de Jesus. tst.: Francisco Theodoro Rodrigues e Ignacio de Xichas. O Cura Joaquim Jose Lobo. (pesq. Plinio Marcondes)

          Margarida e José Caetano foram pais de:

I- José Caetano Alves de Oliveira, nascido aos 10-02-1837 e batizado aos 30-12-1838. Casou no Amparo, Barra Mansa-RJ aos 02-09-1856 com Francisca Evarista Ferraz de Oliveira, filha do Capitão Manoel Carlos Vieira Ferraz e D Edwiges Evarista Vieira Ferraz, neta paterna de Antonio Carlos Vieira Ferraz e Angélica Maria de São José, neta materna do Capitão Antonio da Silva Monteiro.

Igreja de S. Joaquim, lv. 1, Folha 23 - 30/12/1838, José, filho de José Caetano Alves e Margarida Severina de Jesus. Padrinhos: Capitão José Lopes de Araujo e Gertrudes Maria de Jesus (pesq. Terezinha de Jesus Nunes Souza)

 

Igreja de S. Joaquim-RJ, lv. 1, fls. 145 - Aos dez dias do mez de Fevereiro  do ano de mil oitocentos e trinta e sette, nasceo Jose Caetano Alves de Oliveira, f.l. de Jose Caetano Alves, já falecido, e de D. Margarida Zeferina de Jesus; np de Caetano Alves de Oliveira e de D. Maria Jacinta da Silva; nm do cap. Jose Lopes de Araujo e D. Gertrudes Maria de Jesus, bat. a 30 dezembro 1838, pelo Revdo. Cura Joaquim Jose Lobo, nesta capela de S. Joaquim, sendo padrinhos o cap. Jose Lopes de Araujo, por procuração que apresentou o alferes Vicente Jose Lopes e D. Gertrudes Maria de Jesus, do que faço este suplemento, por me ser apresentada huma provisão do Rvmo. Vigario da Vara da Comarca de São Jose do Turvo, perante quem o justificante deu suas provas e ficando a referida provisão archivada em meu cartorio e, para constar lavrei este assento aos 26 abril de 1856. O vig. Jose Agostinho de Oliveira Cansado. (pesq. Plinio Marcondes)

 

B7: Igreja Nossa Senhora do Amparo, cas.  de 1844-1880, lv. 1; Fl 48v, 02/09/1856, na Fazenda Santa Rita, pertencente ao Capitão Manoel Carlos Vieira Ferraz, Jose Caetano Alves de Oliveira fl Jose Caetano Alves de Oliveira e D Margarida Severina de Jesus, nasc e bat na Freg de S Joaquim com Francisca Evarista Ferraz de Oliveira fl do Capitão Manoel Carlos  Vieira Ferraz e D Edwiges Evarista Vieira Ferraz,  nat e bat na Freguesia de N S do Amparo. Test: Commendador Luis Candido de Almeida e Capitão João Carlos Vieira Ferraz.

 

lv. 1 (1830-1860) Registros da Irmandade de N. Sra. do Amparo. Aos Seis de Fevereiro de 1856

- Manoel Carlos Vieira Ferraz, fl de Antonio Carlos Vieira Ferraz e Dona Angélica Maria de Sam Jose, natural da Província de Minas Gerais. (pesq. Terezinha de Jesus Nunes Souza)

 

Registros de Terras: N.Sra. do Amparo, Barra Mansa- RJ lv. 7 fls. 21, 26- Manoel Carlos Vieira Ferraz,  por legitima de seu falecido sogro Cap. Antonio da Silva Monteiro, 28 fev 1856.

 

6-3 Manoel, batizado aos 24-10-1807

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 24 out 1807 cap. da Sra. da Piedade da vila de S. João, Manoel, f.l. de Antonio Cardoso Bruxado e Ignacia Maria de S. Joseph, padr.: ten. Manoel Teixeira Marinho e d. Maria Teixeira, mulher do alf. Mathias da Costa Guimarães.

6-4 José, batizado aos 30-04-1810

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 30 abril 1810 cap. Madre de Deus, Joze, f.l. de Antonio Cardoso Broxado e Ignacia Maria de São Joze, padr.: Ignacio Ribeiro Salgado e D. Anna Luiza mulher do mesmo.

6-5 Cândido Cardoso Brochado, batizado aos 21-12-1812. Em Andrelândia aos 22-08-1836 casou com Ana Vitória Teixeira, filha de João Teixeira Marinho e Brigida Cândida Honória da Luz 7-3 abaixo.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 21 dez 1812  cap. Madre de Deos, filial da Vila de S. João, CANDIDO, f.l. do Alf. Antonio Cardozo Broxado e D. Ignacia Maria de Sam Jose; padr.: Alf. Manoel Joaquim de Santa Anna e D. Marianna filha de Ignacio Ribeiro Salgado.

 

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 30 A 22 d'Ag.to 1836 em Caza de J.e Ribr.o do Valle, e Oratorio a hi erecto p.r prov.am do S.r Vigr.o da Vara, as tres horas da tarde, feitas as deligencias do estilo, e em prezença das Test.as Manoel Ribr.o do Valle, e o Padre Camilo de Lelis Rodrigues da Crus recebi em Matr.o os CC. Candido Cardozo Bruxado, f.o leg.o de Antonio Cardozo Bruxado, e D. Ign.ca Joaq.na Teixr.a já falecida, com Anna Victoria (*) f.a leg.a de João Teixr.a Marinho, e D. Brizida de tal.

O Vigr.o Fran.co J.e de Sz.a Montr.o

(*) À margem: Anna Victoria Teixr.a.

6-6 Pedro Teixeira Brochado, batizado aos 03-05-1814. Padrinho do sobrinho Cândido

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 03 maio 1814, Cap. Madre de Deos, filial da Vila de S. João, PEDRO, f.l. do Alf. Antonio Cardozo Broxado e D. Ignacia Maria de Sam Jose; padr.: Antonio Norberto de Afonseca e D. Anna Barbara filha de D. Margarida Teixeira.

6-7 Ana, batizada aos 14-09-1815

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 14 set 1815 cap. Madre de Deos, filial da Vila de S. João, ANNA, f.l. do Alf. Antonio Cardozo Broxado e D. Ignacia Maria de Sam Jose; padr.: Alf. Mathias da Costa Guimaraens e D. Birgida Honoria ------ do Capitão João Teixeira Marinho.

6-8 Zeferino, batizado aos 13-01-1822

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 13 janeiro 1822 cap. Madre de Deos filial da freg. da vila de São João, ZEPHERINO, f.l. do cap. Antonio Cardoso Brochado e Dona Ignacia Maria de São Jose, padr.: Cap. Ignacio Ribeiro do Valle e Maria Venancia Teixeira.

 

7- João Teixeira Marinho, batizado em 23-05-1783. Solteiro com 25 anos, foi inventariante do pai em 1807. Aos 03-02-1807 casou com Brigida Honória (ou Maria) Cândida da Luz, filha de Francisco Martins da Luz e sua segunda mulher Joanna Izidora Nogueira, família “Os Martins Covas” Cap. 1º, neste site.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos -  aos 23 maio 1783, capela Madre de Deus; JOÃO, f.l. de João Teixeira Marinho e Ignacia Maria de São Jose; padr.: Joam Ribeiro do Vale e Anna Custodia de Paula, mulher de Felisberto Ribeiro do Valle.

 

(B7) Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 03-02-1807 Cap. Campo Belo, João Teixeira Marinho, f.l. do Cap. João Teixeira Marinho e Da. ignacia Maria de S. Jose, n/b freg. Aiuruoca; = cc. D. Brigida Maria Candida, f.l. do Alf. Francisco Martins da Luz e D. Joana Izidora.

João faleceu aos 30-06-1839 e foi inventariado em 01-10-1839 por sua segunda mulher Ana Antonia Duarte. Teve geração de nove filhos do primeiro matrimônio e cinco do segundo (inventário neste site, colaboração de Nilza Cantoni).

Filhos com Brigida Honória:

7-1 Maria Cândida Teixeira, batizada aos 16-6-1808, legatária do tio Manoel Teixeira Marinho.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-1797 a 1816 aos 16 jun 1808 capela Madre de Deus da freg. de S. João del Rei, MARIA, f.l. de João Teixeira Marinho e D. Birgida Honoria Candida, padr.: Tenente Manoel Teixeira Marinho e D. Margarida Teixeira, viúva, todos desta freguesia.

          Em 1839 estava casada com Antonio Francisco de Cerqueira.

7-2 Francisca de Paula Teixeira, legatária do tio Manoel Teixeira Marinho. Em 1839 estava casada com Manoel Cardoso Brochado.

7-3 Ana, legatária do tio Manoel Teixeira Marinho. Ana Vitória Teixeira, em Andrelândia aos 22-08-1836 casou-se com Cândido Cardoso Brochado, filho de Antonio Cardoso Brochado e Inácia Joaquina de São José, 6-5 supra.

7-4 Antonio Teixeira Marinho batizado em 20-11-1815. Estava casado em 1839.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 20 nov 1815, capela Madre de Deos, filial da Vila de S. João, ANTONIO, f.l. do Capitão João Teixeira Marinho e D. Bergida Honoria ---; padr.: Alf. Antonio Cardoso Broxado e dona ---- mulher de Ignacio Ribeiro Salgado.

7-5 José Teixeira Marinho, solteiro com 23 anos em 1839.

7-6 João Teixeira Marinho, com 22 anos, tambem solteiro.

7-7 Joaquim Teixeira Marinho, solteiro com 21 anos.

7-8 Manoel Teixeira Marinho batizado em março de 1823. Com 17 anos em 1839.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos --- março 1823, capela Madre de Deos filial da freg. da vila de São João, MANOEL, f.l. do Capitão Joam Teixeira Marinho e D. Birgida ---, padr.: Alf. Gabriel Jose --- e D. Hippolyta Jacinta de Barros.

7-9 Francisco, batizado em 4-4-1824. Francisco José Teixeira Marinho com 16 anos em 1839.

B7: Igreja, N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - (desordenado) aos 04 abril 1824 capela Madre de Deos filial da v. de S. João, FRANCISCO, f.l. do Capitão João Teixeira Marinho e D. Birgida Candida da Luz, padr.: (parte cortada)---------co de Paula Guimarães e s/m Ma--- ---------cia Teixeira.

 

João Teixeira Marinho e sua segunda mulher Ana Antonia Duarte tiveram cinco filhos, situação em 01-10-1839:

7-10 Mariana Antonia Teixeira, 12 anos.

7-11 Valerio, 11 anos.

7-12- Candido seis anos.

7-13 João com 4 anos.

7-14 Maria com 4 meses.

 

___________________________________________________________________________________________________________

 

 

Freguesia de Santo Andre da Campeã, termo de Vila Real

 

 

Moacyr Villela

 

 

Entre os moradores que vieram no século XVII de Portugal para as Minas e constituíram família na Região que vai do Rio Grande ao Rio Turvo (capela de Madre de Deus do Rio Grande e capela do Nossa Senhora do Porto do Turvo - atual Andrelândia) encontramos naturais, ou descendentes de naturais, da freguesia de Santo André da Campeã, termo de Vila Real que provavelmente eram parentes consanguineos de Domingos Alves casado com Maria Gonçalves (assento do casamento abaixo transcrito):

 

I- João Teixeira Marinho título desta família, cujo avô materno Manoel Alves da Costa, filho de Domingos Alves e Maria Gonçalves era natural da freguesia da Campeã de acordo com o assento de seu casamento em 1705.

 

II- Manoel Marinho de Moura, segundo marido da Maria de Assunção Moraes (familia Antonio Vieira e Ana Pires Cap 1 neste site) nasceu na freguesia de Santa Maria de Fregim hoje do concelho de Amarante filho de Antonio Alves da Costa natural da Campeã e Isabel de Moura Marinho casados em 22-11-1702, neto paterno de Domingos Alves e “sua mulher”(sic) [Maria Gonçalves]

Livro de casamentos da freguesia de Santa Maria de Fregim, concelho de Amarante. Aos 22 de Novembro de 1702 recebeu o padre Diogo do Espirito Santo a Antonio Alves da Costa filho legitimo de Domingos Alvares e sua mulher, com Isabel de Moura Marinha filha do padre Domingos de Moura e Maria “ferias” mulher solteira. Declaro que este Antonio Alves da Costa e seu pai e mãe são naturais e moradores na freguesia de Santo Andre da Campeã termo de Vila Real e a dita esposa e seus pais são naturais desta freguesia de Santa Maria de Fregim. Foram testemunhas presentes Manoel Marinho, João Pinto, João Ribeiro e outros muitos que os acompanharam.

          Encontramos o batismo de João filho do casal Antonio Alves e Isabel de Moura, nascido em 28-03-1706. Não conseguimos encontrar o assento de batismo de Manoel (provavelmente nascido depois de 1707) porque faltam os livros do periodo entre 1707 e 1730 daquela freguesia

Livro de batismos da freguesia de Santa Maria de Fregim, concelho de Amarante. Aos 28 de Março de 1706 nasceu João filho de Antonio Alves e sua mulher Isabel de Moura moradores no lugar das Lages desta freguesia de Santa Maria de Fregim foi batizado aos 6 de abril do dito ano. Padrinhos João Pinto de Moura e Maria Pinto do lugar das Lages todos desta freguesia.

          Na freguesia da Campeã encontramos um assento de Antonio filho do casal Domingos Alvares e sua mulher Maria Gonçalves do lugar de Avenção do Cabo:

Livro de batismos da freguesia de Santo Andre da Campeã, concelho de Vila Rea. Aos 8 de Janeiro de 1675 nasceu Antonio filho de Domingos Alves e sua mulher Maria Gonçalves de Avenção do Cabo. Padrinhos Antonio solteiro filho de Gonçalo Gonçalves e madrinha Maria filha de Francisco Dias das Vendas

 

III- Manoel Caetano da Costa nascido em 14-12-1711, filho de Manoel Alves da Costa e Maria Martins, foi outro morador natural da Campeã do lugar da Avenção do Meio que viveu no Turvo tendo sido o doador do Patrimonio da capela de Nossa Senhora do Porto. Foi o segundo marido de Inacia de Jesus de Matos e deixou grande geração (familia Inacia de Jesus de Mattos e seus dois maridos, neste site).

O assento de batismo de Manoel Caetano foi publicado por Marcos Paulo de Sousa Miranda em seu livro “Terra de Andre” ed. do autor, e o original pode se consultado em meio digital em Digitarq- Arquivo Distrital de Vila Real – freguesia da Campeã livro de batismo.1696-1719.

 

Encontramos o batismo de José, irmão de Manoel Caetano, batizado na Campeã em 01-09-1709.

Livro de batismos da freguesia de Santo Andre da Campeã, concelho de Vila Real. Aos 28 de Agosto de 1709 nasceu Jose filho leg de Manoel Alves da Costa e sua mulher Maria Martins do lugar de Avenção do Meio. Batizado em 1 de Setembro. Padrinhos Domingos solteiro filho de Frutuoso Martins e de Maria Martins do lugar da Avenção do Meio e Angelica solteira filha de Pedro Alves e Luiza de Morais de Serco lugar da Pereira todos desta – o padre Antonio de Almeida Correa

 

 

 

Ascendência de

João Teixeira Marinho

Gráfico Ahnentafel

 

 

João nasceu em 23 de Junho e foi batizado aos 26 do mesmo mes de 1734 em Santo Andre de Telões, Concelho de Basto, Comarca de Souza e Ferreira, (hoje no concelho de Amarante Distrito do Porto) filho de João Teixeira e Micaela Teixeira.

Livro de batismos da freguesia de Telões arquivo Distrital do Porto- concelho de Amarante- João, filho legitimo de João Teixeira e de sua mulher Micaela Teixeira, fregueses desta igreja de Santo Andre de Telões e moradores no lugar da Quinta nasceu aos 23-06-1734 e foi batizado na igreja de Santo Andre por mim reverendo João de...coadjutor aos 27-06-1734. Padrinhos Antonio solteiro filho legitimo de Manoel Teixeira do mesmo lugar da Quinta e Maria solteira filha legitima de Manoel Carvalho do lugar de Laboriz. Todos desta

 

Pais

 

2 e 3 João Teixeira, na freguesia de Santo Andre de Telões aos 01-02-1728, casou com Micaela Teixeira.

Livro de casamentos da freguesia de Telões - Arquivo Distrital do Porto concelho de Amarante. Ao primeiro de Fevereiro do ano de 1728 sem impedimento algum se receberam na presença do padre Manoel de Magalhães e Menezes reitor desta paroquial igreja de Santo Andre de Telões, comarca de Souza e Ferreira Concelho de Basto, João Teixeira filho legitimo de Manoel Teixeira e de sua mulher Maria Teixeira do lugar da Quinta e Micaela Teixeira filha legitima de Manoel Alves e de sua mulher Margarida Teixeira ja defunta do lugar a Estrada, todos desta freguesia. Foram testemunhas Adão Teixeira e Francisco Mendes do lugar de Covellas de Baixo.

 

Alem de João Teixeira Marinho, João e Micaela tiveram os filhos q.d:

2-1 Maria nascida aos 6 de julho e batizada aos 10 do mesmo mes de 1729;

Livro de batismos da freguesia de Telões arquivo Distrital do Porto - Maria, filha legitima de João Teixeira e sua mulher Micaela Teixeira fregueses desta, moradores no lugar da Quinta. Nasceu aos  de Julho de 1729 e foi batizada pelo padre Manoel de Magalhães e Menezes reitor a 10 de Juho. Foram padrinhos Amaro Luis filho de Antonio Alves do lugar da Boavista freguesia de Fregim e Luiza solteira filha legitima de Manoel Teixeira do lugar da Quinta desta.

2-2 Ana nascida aos 27 e batizada aos 31 de Julho de 1731

Livro de batismos da freguesia de Telões arquivo Distrital do Porto - Ana, filha legitima de João Teixeira e de sua mulher Micaela Teixeira, fregueses de Telões, moradores no lugar da Quinta, nasceu aos 27-07-1731 e foi batizada pelo reitor Manoel Magalhães Menezes aos 31-07-1731. Padrinhos João Alves Moura clerigo da epistola do lugar da Boavista da freguesia de Fregim e Maria solteira filha legitima de Adão Carvalho moleiro do lugar de Covelas de Baixo desta . Testemunhas Manoel Carvalho, Manoel Teixeira do lugar da Estrada todos desta.

 

Avós

 

4 e 5 Manoel Teixeira natural de Telões casou aos 20-10-1707 com Maria Teixeira da freguesia de Figueiró.

Livro de casamentos da freguesia de Telões. Aos 20-10-1707 sem impedimento Manoel Teixeira filho de Domingos Teixeira e sua mulher Paula Teixeira, ja defunta, do lugar de Pessegueiro desta freguesia, com Maria Teixeira filha de João Teixeira e sua mulher Isabel Gonçalves, ja defunta, do lugar de Co... da freguesia de Santiago de Figueiró (Concelho de Amarante) e trouxe certidão de seu pároco, sem impedimento. Testemunhas Antonio Mendes do lugar do Assento, Luis Pinto de Laboriz e Gonçalo Francisco.

Outros filhos deste casal, alem de João Teixeira, todos do lugar da Costa.

4-1 Antonio nasceu aos 21-1706 e foi batizado aos 25 do mesmo mês e ano.

Antonio nasceu aos 21-1706 filho de Mel Teixra do lugar da Costa e de sua mulher Ma Teixra foi batizado aos 25 dias do mesmo mes e ano foram padrinhos Mel Teixeira da freguesia de São Verissimo e Ana filha de Hal Domingues Va da freguesia de São Gonçalo do Amarante

4-2 Manoel nasceu aos 16-04-1709.

Manoel nasceu aos 16-04-1709  filho de Manoel Teixeira e sua mulher Maria Teixeira do lugar da Costa. Batizado aos 21 do dito mes foram padrinhos João e Catarina filhos Petronila Teixeira viuva  de Covelas de Baixo todos desta

4-3 Jose nasceu aos 15-02-1711.

Jose nasceu aos 15-02-1711 legitimo de Manoel Teixeira e de Maria Teixeira do lugar da Costa batizado aos 17 do mesmo mes padrinhos João Teixeira do Campo da Feira da Vila de Amarante e Catarina solteira filha de Andre Carvalho do lugar da Costa. Testemunhas Francisco de Magalhães de Menezes do lugar do Pinheiro e Manoel Francisco do lugar da Quinta  e João Teixeira do lugar de Vila Meã todos desya que assinaram comigo Reitor Manoel Magalhães de Menezes

4-4 Luiza nasceu aos 03-10-1712.

Luiza nasceu aos 03-10-1712 filha legitima de Manoel Teixeira e Maria Teixeira do lugar da Costa e foi batizada as 9 dias do mesmo mes padrinhos Luis Cerqueria do lugar de Covelas de Baixo e Ana solteira da freguesia da Madalena do Concelho de Gestaçô.Foram mias testemunhas João de Afonseca do lugar da Castalheira e João Teixeira do lugar de Vila Meã todos desta.

 

 

6 e 7 Manoel Alves Costa, natural de Santo Andre da Campeã, casou em 26-08-1705 em Telões com Margarida Teixeira natural de Telões. Margarida faleceu em 25-04-1712 no lugar da Estrada em Telões

Livro de casamentos da freguesia de Telões - Aos 26-08-1705 sem impedimento se receberam Manoel Alves da Costa filho legitimo de Domingos Alvares e de Maria Gonçalves do lugar de Avenção do Cabo de Santo Andre da Campeã (Termo de Vila Real) de onde trouxe certidões em forma sem impedimentos, com Margarida Teixeira filha de Gaspar Francisco e de sua mulher Isabel Teixeira do lugar da Estrada desta freguesia.Testemunhas Bernardo Soares Vasconcelos, João Carvalho Ribeiro e Antonio Carvalho da Estrada

 

Livro de obitos da freguesia de Telões - Aos 27-04-1712 faleceu Margarida Teixeira do lugar da Estrada desta freguesia de Telões com todos os sacramentos e foi sepultada aos 28 nesta igreja junto ao altar de Santo Antonio. Não fez testamento que me conste e seu marido esta obrigado dos bens da alma – assina Manoel de Magalhães de Menezes

 

 

Bisavós

 

8 e 9 Domingos Teixeira casou com Paula Teixeira, já falecida em 20-10-1707.

 

10 e 11 João Teixeira casou em 16-02-1686, na freguesia de Santiago de Figueiró, com Isabel Gonçalves, já falecida em 20-10-1707.

Livro de casamentos da freguesia de Santiago de Figueiró - Arquivo Distrital do Porto – concelho de Amarante. João Teixeira e Isabel Gonçalves. Aos 16-02-1686. Ele filho legitimo de Antonio de Sampaio e sua mulher Francisca Teixeira morador no lugar da Lama, com Isabel Gonçalves filha legitima de Gonçalo Martins ja defunto e Catarina Gonçalves sua mulher moradora no lugar de Sazadelo de Sampaio e agora a dita Catarina Gonçalves no lugar da Lama. Testemunhas Jose de Sampaio da Lama, Antonio Vaz da ...de Baixo e Manoel filho de Gonçalo de Sampaio da Lama todos desta freguesia de Figueiró.

 

 

12 e 13 Domingos Alves casou em 21-01-1764 com Maria Gonçalves.

Livro de casamentos da freguesia de Campeã Arquivo Distrital de Vila Real, Aos 21 de Janeiro de 1674 eu o padre Baltazar Martins cura de Santo Andre da Campeã  recebi a Domingos Alves filho de Domingos Gonçalves de Avenção do Cabo e de sua mulher Isabel Gonçalves com Maria Gonçalves filha de Gonçalo Gonçalves e sua mulher Isabel Dias do lugar das Vendas. Foram testemunhas Lazaro meu sobrinho e João Gonçalves moço ambos da Vila Nova

 

14 e 15 Gaspar Francisco e sua mulher Isabel Teixeira do lugar da Estrada

 

 

Trisavós

 

20 e 21 Antonio de Sampaio e sua mulher Francisca Teixeira moradores no lugar da Lama.

 

22 e 23 Gonçalo Martins e Catarina Gonçalves casaram em 11-02-1666 em Santiago de Figueiró. Gonçalo já era falecido em 16-02-1686. Foram moradores no lugar de Sazadelo de Sampaio e em Lama.

Livro de casamentos da freguesia de Santiago de Figueiró - Aos 11-02-1666 Gonçalo Martins filho de Domingos Martins e sua mulher Maria Francisca ja defuntos moradores que foram no Azado da freguesia do Salvador de Vila Cova, com Catarina Gonçalves filha de Domingos Gonçalves e sua mulher Maria Gonçalves ja defunta moradora no lugar de Sampaio desta freguesia.

 

 

24 e 25 Domingos Alves do lugar de Avenção do Cabo, freguesia da Campeã, e sua mulher Isabel Gonçalves

 

26 e 27 Gonçalo Gonçalves e sua mulher Isabel Dias do lugar das Vendas.

 

 

4º vós

 

44 e 45 Domingos Martins e Maria Francisca, já falecidos em 11-02-1666. Foram moradores no Azado da freguesia do Salvador de Vila Cova.

 

46 e 47 Domingos Gonçalves e Maria Gonçalves, esta já falecida em 11-02-1666.