PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

João Rodrigues de Aguiar

(atualizado em 12-março-2016)

 

 

Silvia Buttros

 

João Rodrigues de Aguiar, batizado na freguesia de Furquim-MG, filho de Antonio Rodrigues de Mattos (ou Aguiar) e Lucrécia Portes de El Rey, neto paterno de Domingos Rodrigues de Mattos e sua segunda mulher Maria de Aguiar - família “Domingos Rodrigues de Mattos, neste site.

 

Casou duas vezes. Primeira vez aos 20-06-1741 casou com Isabel Maria do Prado, batizada em Prados-MG aos 24-07-1728, filha de Felix Mendes do Prado e Josefa Ribeira da Silva - Aportes à GP: Leonor Leme.

Barbacena, MG. Aos 20/06/1741, João Rodrigues de Aguiar, f.l. de Antônio Rodrigues de Mattos, e Lucrécia Portes de El Rey, batizado na freguesia dos Forquins destas Minas, Bispado do Rio de Janeiro, e Isabel Maria do Prado, f.l. de Félix Mendes do Prado, e sua mulher Josefa Ribeira da Silva, batizada na freguesia dos Prados, desta Comarca, e moradores todos nesta dita freguesia da Borda do Campo. Testemunhas: Domingos Vaz Torres e José Pinheiro. O Vigr.o José Filippe de Gusmão e Silva.

Isabel Maria faleceu aos 02-09-1770 em Triunfo-RS:

Triunfo, RS Óbitos. Aos 02/09/1770, Isabel Maria do Prado, com idade de 40 anos, [ ] de João Rodrigues de [ ] ser repentinamente, não fez tes [ ] Ritual romano, com a cruz da [ ] paróquia acima declarada [ ] assento que assino [ ] ut supra. O Pe. Thomas Marques.

João, viúvo, casou segunda vez em Curitiba-PR aos 23-06-1775 com Juliana Rodrigues Antunes, filha de Antonio Rodrigues Side e Maria Benita Maciel.

Curitiba, PR - N.S. da Luz, Matrimônios. Aos 23/06/1776, João Rodrigues de Aguiar, natural de Minas, f.l. de Antônio Rodrigues de Aguiar e de Lucrécia Portes de El Rey, viúvo que ficou por morte de sua primeira mulher Isabel Maria do Prado, com Juliana Rodrigues Antunes, filha de Antônio Rodrigues Side, e de sua mulher Maria Benita Maciel. Todos naturais e moradores desta freguesia. Testemunhas: Agostinho de Lara e Miguel Garcês da Cunha.

Faleceu João Rodrigues de Aguiar aos 15-08-1777 na Lapa-PR, com a idade de 55 anos declarados.

Lapa, PR, Óbitos. Aos 15/08/1777, João Rodrigues de Aguiar, natural de Minas Gerais, casado com Juliana Rodrigues Antunes, com o sacramento da penitência, e extrema unção por não estar capaz de receber o viático por morrer de estupor, e ficar sem fala. Tinha a idade de 55 anos. Faleceu abintestado. Foi sepultado na Matriz desta freguesia e ficam-lhe os sufrágios que dispõem a constituição, e para constar fiz este assento. O Vigr.o João da Silva Reys.

Juliana Rodrigues Antunes casou segunda vez aos 23-07-1782, na Lapa-PR, com Antônio Correa da Silva, viúvo de Maria Dias Domingues:

Lapa, PR, Matrimônios. Aos 23/07/1782, Antônio Correa da Silva, viúvo que ficou por falecimento de Maria Dias Domingues, com Juliana Rodrigues Antunes, viúva que ficou por falecimento de João Rodrigues de Aguiar. Ambos moradores nesta freguesia. Testemunhas: Salvador Martins de Siqueira e André Benitez.

 

 

 

João Rodrigues de Aguiar e Isabel Maria do Prado tiveram dez filhos, q.d.:

1- Josefa Maria

2- Antonio Luiz de Aguiar

3- Joaquim Rodrigues de Aguiar

4- Agostinho

5- Ana Isabel Maria de Aguiar

6- Inocencio

7- Lucrecia Rodrigues de Aguiar

8- Florencio Rodrigues do Prado

9- João

10- Maria

 

João Rodrigues de Aguiar e Juliana Rodrigues Antunes tiveram, q.d.:, a filha:

11- Isabel Maria Maciel, natural da Lapa-PR, onde aos 22-06-1790 casou com Felipe Correa da Silva, filho de Antônio Correa da Silva, natural de Itú, e de Maria Dias Domingues, natural de Curitiba, neto paterno de João Dias Cortes, e de Isabel Domingues Valente, naturais de São Paulo, nm de Francisco de Cubas Ribeiro e de Maria de Chaves Silva, naturais de Itú.

Lapa, PR - Matrimônios. Aos 22/06/1790, Felipe Correa da Silva, natural desta freguesia, f.l. de Antônio Correa da Silva, natural de Itú, e de Maria Dias Domingues, natural de Curitiba, Np de João Dias Cortes, e de Isabel Domingues Valente, naturais de São Paulo, nm de Francisco de Cubas Ribeiro e de Maria de Chaves Silva, naturais de Itú; com Isabel Maria Maciel, natural desta freguesia, f.l. Antonio Rodrigues Cide, natural de São Paulo, digo,f.l. de Francisco (sic) Rodrigues de Aguiar, natural de Minas Gerais, e de Juliana Rodrigues Antunes, natural de Curitiba, nm de Antônio Rodrigues Side, natural de São Paulo, e de Maria Benita Maciel, natural de Curitiba, e pela paterna se ignoram seus avós. Testemunhas: Domingos Fagundes e Desidério Correa da Silva.

 

 

 

1- Josefa Maria batizada em Barbacena-MG aos 09-12-1745. Casou em Triunfo, aos 02-05-1759, com Antônio Rodrigues Ferrão, natural da Vila da Laguna, filho de Francisco Rodrigues, natural de Ponte de Lima, e Joana Vieira, natural da Laguna.

Barbacena-MG aos 09-12-1745 JOSEFA, nascida aos 15-11, f.l. de Joam Rodrigues de Aguiar, natural da freguesia do Forquim, e s/m Izabel Maria do Prado, natural da freguesia dos Prados; np de Antonio Rodrigues de Matos e s/m Lucrecia Portes de El Rey. Padr.: Alf. Joam Francisco da Cunha.

 

Triunfo, RS, Matrimônios. Aos 02/05/1759, Antônio Rodrigues Ferrão, natural da Vila da Laguna, f.l. de Francisco Rodrigues, natural de Ponte de Lima, e Joana Vieira, natural da Laguna, com Josefa Maria, natural da freguesia de N.S. da Piedade da Borda do Campo do Rio das Mortes, nas Minas Gerais, f.l. de João Rodrigues de Aguiar e de Isabel Maria do Prado, naturais da Minas Gerais. Testemunhas: Manoel Gonçalves Meireles e Jerônimo Xavier de Azambuja.

Antonio Rodrigues e Josefa Maria tiveram, pelo menos, o filho:

1-1 Vitoriano, batizado em Triunfo em 21-03-1763.

Triunfo, RS - Batismos. Aos 21/03/1763, Vitoriano, f.l. de Antônio Rodrigues Ferrão, natural da Laguna, e de sua mulher Josefa Maria, natural das Minas Gerais, np de Francisco Rodrigues, natural de Ponte de Lima, e Joana Vieira, natural da Laguna; nm de João Rodrigues de Aguiar e Isabel Maria do Prado, naturais das Minas Gerais. Foram padrinhos: Antônio Martins Magalhães e sua irmã Úrsula Maria Magalhães.

2- Antônio Luís de Aguiar, batizado na capela da Ibitipoca em 23-02-1748.

Barbacena, MG Batismo. Aos 23/02/1748, na Capela da Ibitipoca, Antônio, f.l. de João Rodrigues de Aguiar. E de sua mulher Isabel Maria do Prado, nascido aos 18 de janeiro. Foram padrinhos: Antônio João e Antônio Diniz Pacheco.

          Em Triunfo-RS aos 20-03-1768 casou com Mariana do Rosario, natural de Viamão-RS, filha de Bartolomeu da Silveira e de Maria de Assunção, naturais das Ilhas.

Triunfo, RS Matrimônios. Aos 20/03/1768, Antônio Luís de Aguiar, natural da Borda do Campo nas Minas Gerais, f.l. de João Rodrigues de Aguiar e sua mulher Isabel Maria do Prado, naturais das Minas Gerais, com Mariana do Rosário, natural de [---] f.l. de Bartolomeu Silveira e Maria da Assunção, naturais das Ilhas dos Açores. Testemunhas: Antônio Alves Guimarães e Manoel de Paiva Garr.do

Pais de, pelo menos:

2-1 Manoel, batizado em 20 de novembro de 1769 em Triunfo

Triunfo, RSBatismos. Aos 20/11/1769, Manoel, f.l. de Antônio Luís de Aguiar, natural da Borda do Campo, nas Minas Gerais, e de sua mulher Mariana de Jesus, natural de Viamão. Neto paterno de João Rodrigues de Aguiar e Isabel Maria do Prado, naturais das Minas Gerais; Neto materno de Bartolomeu da Silveira e Maria da Assunção, naturais da Ilha de são Miguel. Batizado em necessidade por João Rodrigues de Aguiar.

2-2 Maria em 1 de setembro de 1771.

Triunfo, RS Batismos. Ao 1°/09/1771. Maria, f.l. de Antônio Luís de Aguiar, natural da Borda do Campo, nas Minas Gerais, e de sua mulher Mariana de Jesus, natural de Viamão. Neta paterna de João Rodrigues de Aguiar e Isabel Maria do Prado, naturais das Minas Gerais; Neta materna de Bartolomeu da Silveira e Maria da Assunção. Foram padrinhos: Manoel Pereira dos Santos e sua mulher Maria da Assunção. Todos desta freguesia.

2-3 Perpétua Maria Joaquina nasceu em Santo Amaro-RS. Casada, em 6 de abril de 1790 em Triunfo, com José Rodrigues Delgado, natural de Ubatuba-SP, filho do Capitão Simão Rodrigues Delgado e de Clemência Maria.

Triunfo, RSMatrimônios. Aos 06/04/1790, José Rodrigues Delgado, f.l. do Capitão Simão Rodrigues Delgado, e D. Clemência Maria, natural e batizado na vila de Batuba, com Perpétua Maria Joaquina, f.l. de Antônio Luís de Aguiar e de Mariana de Jesus, natural e batizada na freguesia de Santo Amaro, desta Comarca. Testemunhas: José Duarte do Amaral e Florêncio Alves da Fonseca.

2-4 Rafael, batizado em 02/08/1776, na Guarda da Encruzilhada.

Rio Pardo, RS Batismos. Aos 20-01-1778, me veio a notícia de que o vigário Luís de Souza Correa, meu antecessor,não lançou um assento de um batizado que pelo impedimento de Bexigas neste povo, se passou provisão pelo juízo para se fazer na Encruzilhada, pelo capelão que então assistia naquela guarda o Reverendo Manoel Alves de Oliveira, como segue: Aos 02-08-1796, na Guarda da Encruzilhada, Rafael, f.l. de Antônio Luís de Aguiar, natural e batizado na freguesia de N.S. da Piedade do Bispado de Mariana, e de sua mulher Mariana do Rosário, natural da freguesia de N.S. da Conceição de Viamão deste Bispado; np de João Rodrigues de Aguiar e Isabel Maria do Prado; nm de Bartolomeu Silveira e Maria da Assunção. Foi padrinho o Coronel Rafael Pinto Bandeira.

2-5 Teresa, batizada em 08/03/1778, em Rio Pardo.

Rio Pardo, RS Batismos. Aos 08-03-1778, Teresa, f.l. de Antônio Luís de Aguiar, natural e batizado na freguesia da Piedade, do Bispado de Mariana, e de sua mulher Mariana do Rosário, natural da freguesia da Conceição de Viamão, deste Bispado. Np de João Rodrigues (sic) e de Maria do Prado (sic); nm de Bartolomeu Silveira e de Maria da Assunção. Foi padrinho o Padre José Antônio de Mesquita, vigário da Vara, e vigário encomendado desta freguesia.

2-6 Cristina, em 29/10/1780.

Rio Pardo, RS  Batismos. Aos 29-10-1780, Cristina, f.l. de Antônio Luís de Aguiar, natural e batizado na freguesia da Conceição da Borda do Campo, Bispado de Mariana, e de sua mulher Mariana do Rosário, natural e batizada na freguesia da Conceição de Viamão deste Bispado; np de João Rodrigues de Aguiar, e de sua mulher Isabel Maria; nm de Bartolomeu da Silveira e de sua mulher Maria da Assunção. Foram padrinhos: Sebastião Francisco da Cunha e sua mulher Ana Vitória, moradores nesta freguesia.

2-7 Joana, em 25/08/1782.

Rio Pardo, RS Batismos. Aos 25-08-1782, Joana, ,f.l. de Antônio Luís de Aguiar, natural e batizado na freguesia da Borda do Campo do Bispado de Mariana, e de sua mulher Mariana do Rosário, natural e batizada na freguesia da Conceição de Viamão deste Bispado; np de João Rodrigues, e de sua mulher Isabel Maria; nm de Bartolomeu da Silveira e de sua mulher Maria da Assunção. Foi padrinho o Padre Secretário da Visita, João Luís Velozo.

2-8 Antônio, batizado em 26/02/1792, em Encruzilhada do Sul.

Encruzilhada do Sul, RS Batismos. Aos 26-02-1792, Antônio, f.l. de Antônio Luís de Aguiar, natural e batizado na Cidade de Mariana, de Minas Gerais, e de Mariana do rosário, natural e batizada na freguesia de N.S. da Conceição de Viamão; np de João Rodrigues de Aguiar e Isabel Maria do Prado, ambos naturais da cidade de Mariana; nm de Bartolomeu Silveira e Maria da Assunção, ambos naturais da Ilha do Faial, Bispado angrense. Foi padrinho o Padre Antônio João de Freitas.

 

3- Joaquim Rodrigues de Aguiar batizado em Aiuruoca. Em Rio Grande-RS aos 08-11-1784 casou com Ana Rosa, natural da freguesia de São José da cidade do Rio de Janeiro, filha do Alferes Manoel Caetano de São José e de Florência Maria de Campos.

Rio Grande, RS Matrimônios. Aos 08-11-1784, Joaquim Rodrigues de Aguiar, f.l. de João Rodrigues de Aguiar e de Isabel Maria, natural e batizado na freguesia da Jerooca (sic), Bispado de Mariana, com D. Ana Rosa, f.l. do Alferes Manoel Caetano de Sam Jozeph, e de D. Florência Maria de Campos, natural e batizada na freguesia de São José da Cidade do Rio de Janeiro, e ambos nesta moradores. Testemunhas: Alferes Manoel Caetano de São José e Jacinto de Almeida Pereira.

 

4- Agostinho, batizado em Viamão em 29/09/1753.

Viamão, RS Batismos. Aos 29-09-1753, Agostinho, f.l. de João Rodrigues de Aguiar e Isabel Maria cujos pais são naturais de Guaratinguetá, Bispado de São Paulo, e avós maternos se chamavam Feliz Mendes do Prado e Josefa de tal. Foram padrinhos Luís Garambeo Martins e Francisca Teresa de Jesus, casados.

 

5- Ana Isabel Maria de Aguiar, batizada em Viamão aos 30-03-1756. Casou com Manoel José de Vargas, nascido aos 20-11-1754 no Rio Grande-RS, filho de Antônio José de Vargas, natural da freguesia da Praia do Senhor Santo Cristo da ilha do Faial e de Maria Josefa, natural da da freguesia de Santa Barbara da Ilha Terceira, neto paterno de Domingos Dutra e de Francisca Dutra, neto materno de Manoel Machado Neto e de Maria das Candeas

Viamão, RS batismos. Aos 30-03-1756, Ana, f.l. de João Rodrigues de Aguiar, e Isabel Maria, o pai natural da Cidade de Mariana, e a mãe da Vila de São José dos Rio das Mortes, n.p. de Antonio Roiz de Matos e Lucrecia Portes de El Rey, n.m. de Feliz Mendes do Prado e Josefa Ribeira. Todos são moradores no Rio de Cahy, na Fazenda de Mascarenhas. Foram padrinhos eu, o P.e José Carlos da Silva e Eusébia de Araújo.

 

(pesq. Geraldo Dutra Andrade Neto) Rio Grande, RS Manoel, f.l. de Antonio Joseph de Bargas, natural da freguesia da Praia do Senhor Santo Cristo da Ilha do Faial e de Maria Josepha, natural da freguesia de Santa Barbara da Ilha Terceira, nasceu aos 20-11-1754 e foi batizado nesta matriz de Jesus Maria e Joseph do Rio Grande de São Pedro aos 29 do dito mes e ano. Neto paterno de Domingos Dutra e de Francisca Dutra e neto materno de Manoel Machado neto e de Maria das Candeas. Foram padrinhos Manoel de Souza Torino e Maria Coelha.

 

         Antonio José faleceu aos 09-10-1792 e foi sepultadao na capela de Santa Barbara da Encruzilhada. Maria Josefa faleceu em 24-05-1824, com mais de 100 anos, e foi sepultada na matriz de Triunfo.

(pesq. Geraldo Dutra Andrade Neto) Encruzilhada do Sul, RS Igreja SAnta Barbara ob 1790-1799 im 9 aos 09-10-1792 dentro do corpo desta capela de Santa Barbara da Encruzilhada, filial da matriz de Nossa Senhora do Rio Grande foi sepultado, tendo falecido com os Santos Sacramentos Antonio Jose de Vargas, natural e batizado em uma das sete ilhas dos Açores

 

(pesq. Geraldo Dutra Andrade Neto) Triunfo, RS Igreja Bom Jesus aos 24-05-1824 nesta freguesia do Triunfo faleceu Maria Josefa, viuva de Antonio Jose de Vargas, natural as Ilhas, com a idade de mais de cem anos. Não fez testamento, esta sepultada nesta matriz.

 

          Ana Isabel faleceu em Encruzilhada do Sul e foi sepultada aos em 08-09-1793 na capela de Santa Bárbara.

Encruzilhada do Sul, RS Óbitos. Aos 08-09-1793, dentro do corpo desta Capela de Santa Bárbara da Encruzilhada, foi sepultada, tendo falecido com o sacramento da penitência, Anna Isabel Maria, f.l. de João Rodrigues de Aguiar e de Isabel Maria, natural e batizada na freguesia de N.S. da Conceição de Viamão, e casada com Manoel José de Vargas. Foi encomendada na forma do Ritual Romano, de que para constar fiz este assento que assignei.

          Manoel José de Vargas, viúvo de Ana Isabel Maria, aos 04-02-1797 casou com Desidéria Clara de Oliveira, natural de Santo Amaro, filha de Francisco José Sutil (ou de Moraes) e de Inácia Maria, ambos de São Paulo.

Rio Pardo, RS matr - Mel Jose de Vargas e Desideria Clara = aos 04-02-1797 nesta freguesia do Rio Pardo se receberam Mel. Jose de Vargas, viuvo de sua primeira mulher Ana Izabel = E Desideria Clara de Oliveira natural da freguesia de Santo Amaro, f. de Francisco Jose de Moraes e Ignacia Maria. Test.: Francisco de Paula e Jose Alexandre de Borba.

         Manoel José faleceu em Encruzilhada do Sul aos 24-05-1820 e Desidéria em S. José do Patrocínio em 02-09-1828.

 (pesq. Geraldo Dutra Andrade Neto) Encruzilhada do Sul, RS Igreja Santa Barbara aos 24-05-1820 nesta igreja curada de Santa Barbara da Encruzilhada, na rua Estancia de Camacuam sem me avisarem para o sacramentar, faleceu Manoel Jose de Vargas de idade de 58 anos, casado com Desideria Eufrasia, natural da vila do Rio Grande. Sem testamento, foi por mim encomendado e sepultado no Templo abaixo das grades do Presbiterio.

 

(pesq. Geraldo Dutra Andrade Neto) São José do Patrocinio, RS Igreja de São Jose aos 02-09-1828 nesta capela curada do Patrocinio de São Jose faleceu Dona Desideria Clara d’Oliveira, viuva de Manoel Jose de Valgas, não fez testamento. Tinha de idade 58 anos, pouco mais ou menos, sua jorte originou-se de maligna, foi sepultada dentro desta capela.

Manoel e Desidéria tiveram os filhos, batizados em Encruzilhada do Sul, q.d.:

I- João em 02-02-1798.

Encruzilhada do Sul, RS - Batismos. Aos 02/02/1798, João, f.l. de Manoel José de Vargas, natural do Rio Grande, e de Desidéria Clara, da freguesia de Santo Amaro; Np de Antônio José de Vargas, natural da Ilha Terceira, e de Maria Josefa, natural da Ilha do Faial; nm de Francisco José de Morais (sic), natural da vila de Sorocaba, e de Inácia Maria, da Vila da Laguna. Padrinhos: João José de Vargas e Felisbina Mariana.

II- Leocádia em 28-09-1801.

Encruzilhada do Sul, RS - batismos. Aos 28/09/1801, Leocádia, f.l. Manoel José de Vargas, natural da freguesia de São Pedro do Rio Grande, e de Desidéria Clara de Oliveira, natural da freguesia de Santo Amaro; np de Antônio José de Vargas, natural da Ilha do Faial, e de Maria Josefa, natural da Ilha Terceira; nm de Francisco José Sutil (sic), natural da vila de Sorocaba, e de Maria Inácia, natural da freguesia da Laguna. Padrinhos: Antônio Gomes de Campos e Mônica Dornelas.

III- Bernardino em 09-10-1803.

Encruzilhada do Sul, RS - batismos. Aos 09/10/1803, Bernardino, f.l. Manoel José de Vargas, natural e batizado na freguesia de São Pedro do Rio Grande, e de Desidéria Clara de Oliveira, natural e batizada na freguesia de Santo Amaro deste Bispado; np de Antônio José de Vargas, natural e batizado na Ilha do Faial Bispado de Angra, e de Maria Josefa, natural e batizada na Ilha Terceira do mesmo Bispado; nm de Francisco José de Moraes (sic), natural da vila de Sorocaba Bispado de São Paulo, e de Maria Inácia, natural do Rio de São Francisco, deste Bispado. Padrinhos: Vicente Pereira e Bárbara Maria.

IV- José em 20-11-1809.

Encruzilhada do Sul, RS - batismos. Aos 20-11-1809, José, f.l. de Manoel José de Vargas, natural da Matriz de São Pedro do Rio Grande, e de Desidéria Clara, natural da freguesia de Santo Amaro, Comarca do Senhor Bom Jesus do Triunfo; np de Antônio José, e de Maria Josefa de Vargas, ambos naturais da Ilha das Flores, Bispado de Angra; nm de Francisco José Sutil e de Inácia Maria, ambos naturais da Cidade de São Paulo. Padrinhos: D. José Miran e Antônia Maria dos Santos.

 

Ana Isabel Maria e Manoel José de Vargas tiveram os filhos, q.d.:

5-1 José, batizado em Triunfo 23-11-1773

Triunfo, RS. Aos 23-11-1773, José, f.l. de Manoel José de Vargas, natural da vila do Rio Grande de São Pedro, e de sua mulher Ana Isabel Maria, natural de Viamão; np de Antônio José de Vargas, natural do Faial, e de sua mulher Maria Josefa, natural da Terceira; nm de João Rodrigues de Aguiar, natural das Minas Gerais, e de sua mulher Isabel Maria do Prado, natural das ditas Minas. Foram padrinhos: Matias Vieira e Maria Josefa.

5-2 Manoel, em 04-02-1776 em Santo Amaro do Sul.

Santo Amaro do Sul, RS Batismos. Aos 04/02/1776, Manoel, f.l. de Manoel José de Vargas, natural da vila de Rio grande de São Pedro, e de sua mulher Ana Isabel Maria, natural da freguesia de N.S. da Conceição de Viamão, Np de Antônio José de Vargas, natural da Ilha do Faial, e Maria Josefa, natural da Ilha Terceira; nm de João Rodrigues de Aguiar, natural das Minas Gerais e Isabel Maria do Prado, natural das Minas Gerais. Foi padrinho: Geraldo Martins, morador desta freguesia.

5-3 Angelo em 26-11-1777.

Santo Amaro do Sul, RS Batismos. Aos 26/11/1777, Ângelo, f.l. de Manoel José [--], natural e batizado na freguesia [--] e de sua mulher Ana Maria Isa [--] freguesia de N.S. da Conceição de [--] [--] paterno de Antônio José de Vargas, e [--] pela materna de João [--] Maria do Prado. Padrinhos: [--] e Joaquina, filha de [--].

5-4 Felisberta, batizada em Rio Pardo aos 26-07-1784.

Rio Pardo, RS Batismos. Aos 26/07/1784, Felisberta, f.l. de Manoel José de Vargas, natural e batizado na freguesia de São Pedro do Rio Grande, e de sua mulher Ana Isabel, natural e batizada na freguesia de N.S. da Conceição de Viamão. Padrinhos: Capitão Felisberto Pinto Bandeira, e sua mulher D. Ana.

5-5 Francisco em 22-04-1786.

Rio Pardo, RS Batismos. Aos 22/04/1786, Francisco, f.l. de Manoel José de Vargas, e de Ana Isabel, naturais deste Continente; Np de Antônio José de Vargas, e de Maria Josefa, naturais da Ilha Terceira; nm de João Rodrigues de Aguiar, e Isabel Maria, naturais de Minas, Bispado de Mariana. Padrinho: José Francisco, casado.

5-6 Manoel em 11-05-1788.

Rio Pardo, RS Batismos. Aos 11/05/1788, Manoel, f.l. de Manoel José de Vargas, natural do Rio Grande, e de sua mulher Ana Isabel, natural de Viamão; Np de Antônio José de Vargas, e de Maria Josefa, naturais da Ilha Terceira; nm de João Rodrigues Aguiar, e Isabel Maria, naturais de Minas. Padrinhos: Antônio Rodrigues Cardoso e Mariana Francisca do Rosário.

169288

5-7 Ana Maria de Vargas (ou do Nascimento), natural do Rio Pardo-RS. Casou com Francisco de Paula Bueno, natural da cidade de São Paulo, filho de Pedro de Castro de Moraes e Rita Bueno.

Pais de, q.d.:

5-7-1 Teodoro, batizado aos 25-11-1809 em Encruzilhada do Sul-RS.

Encruzilhada do Sul, RS batismos. Aos 25-11-1809, Teodoro, nascido a 18-10-1807, f.l. de Francisco de Paula Bueno e de Ana Maria do Nascimento (sic), ele natural da cidade de São Paulo, e ela da Matriz de N.S. do Rosário do Rio Pardo; np de Pedro de Castro de Moraes, e de Rita Buena de Moraes, ambos naturais da cidade de São Paulo; nm de Manoel José de Vargas, natural da freguesia de São Pedro do Rio Grande, e de Ana Maria, natural da freguesia de Bom Jesus do Triunfo. Padrinhos: Nicolau Lopes Soares e Isabel Eufrásia.

5-7-2 Jesuíno e 5-7-3 Zeferino, batizados em 30-05-1814 em Encruzilhada do Sul.

Encruzilhada do Sul, RS Batismos. Aos 30/05/1814, Jesuíno e Zeferino, gêmeos, f.l. de Francisco de Paula e de sua mulher Ana Maria do Nascimento, esta natural da vila do Rio Pardo, e aquele da vila de Curitiba do Bispado de São Paulo, moradores deste Curato do Bairro Camacuan, junto ao Paço da Armada; Jesuíno teve por padrinhos João Pires da Silva e sua mulher Clara Clarinda de Mesquita; Zeferino teve somente o padrinho José Gonçalves de Mesquita, moradores deste Curato.

5-7-4 Evaristo Manoel de Vargas, aos 17-05-1832, casou com Luiza Teresa de Jesus, filha de Manoel Antonio Rodrigues e de Maria de Jesus, neta paterna de Manoel Antonio Rodrigues, natural da freguesia de Santa Barbara da Ilha do Faial Bispado de Angra e de Ana Maria da Trindade, natural de Rio Pardo (família Antonio Rodrigues, do Faial), neta materna de Bernardino Munhoz de Camargo e Ana Francisca, naturais de Rio Pardo - família “Fernando Munhoz e Vitória de Camargo”, neste site.

Rio Pardo, RS aos 17-05-1832 nesta matriz se receberam em matrimônio Evaristo Manoel de Vargas, f.l. de Francisco de Paula Bueno e de Ana Maria de Vargas = Com Luzia Teresa de Jesus, f.l. de Manoel Antonio Rodrigues e de Maria de Jesus. Ambos os contraentes naturais e batizados nesta freguesia. Testemunhas q aa: Antonio Nunes Correa e Antonio dos Santos Silva.

Filhos de Evaristo e Luzia, q.d.:

5-7-4-1 Jerônimo batizado aos 13-01-1834 em Rio Pardo.

Rio Pardo, RS - Batismos. Aos 13/01/1834, Jerônimo, nascido a 31/05 passado, f.l. de Evaristo Manoel de Vargas, e Luzia Maria Teresa; Np de Paulo Bueno (sic) e Ana Maria de Vargas; nm de Manoel Antônio Rodrigues e Maria Teresa de Jesus. Padrinhos: os avós maternos.

5-7-4-2 Cândida em 21-04-1835.

Rio Pardo, rs - Batismos. Aos 21/04/1835, Cândida, nascida a 21/02, f.l. de Evaristo Manoel de Vargas, da Encruzilhada, e de Luzia Maria desta; Np de Francisco de Paula Bueno, de São Paulo, e Ana Maria de Vargas desta; nm de Manoel Antônio Rodrigues e Maria Teresa de Jesus, naturais desta Matriz. Padrinhos: Alexandre Luís Rodrigues e Bernardina Francisca.

5-7-4-3 Lino José de Vargas, natural de Passo Fundo-RS. Aos 24-10-1858 casou com Bertolina da Silva, natural da Laguna-SC, filha de Francisco Inácio da Silva, natural da Laguna e de Clemência Maria de Jesus, natural da vila de Santo Antonio.

Passo Fundo, RS Matrimônios. Aos 24/10/1858, Lino José de Vargas, natural e batizado nesta vila, f.l. de Evaristo José de Vargas, e de Luzia Teresa, ambos naturais e batizados nesta vila, com Bertholina da Silva, natural e batizada na cidade da Laguna, f.l. de Francisco Inácio da Silva, natural da mesma cidade Província de Santa Catarina, e de Clemência Maria de Jesus, natural da vila de Santo Antônio desta província. Testemunhas: Antônio Francisco Lopes e Bernardino Antônio Rodrigues.

5-7-4-4 Anivel nasceu em 15-01-1843 e foi batizada em 11-03-1855 em Passo Fundo-RS,

Passo Fundo, RS - Batismos. Aos 11/03/1855, Anivel, nascida em 15/01/1843, f.l. de Evaristo José Bargá (sic) e de Luzia Teresa. Padrinhos: Bencislau (sic) Antônio Rodrigues e Dionísia Rodrigues.

5-7-4-5 Maria batizada em Passso Fundo em 11-08-1846.

Passo Fundo, RS Batismos. Aos 11/08/1846, Maria, f.l. de Evaristo José de Vargas e Luzia Teresa. Padrinhos: N. S. da Conceição e Calisto Paula.

5-7-4-6 Isabel em 24-06-1848.

Passo Fundo, RS - Batismos. Aos 24/06/1848, Isabel, f.l. de Evaristo José de Vargas e de Luzia Maria da Trindade. Padrinhos: Gaspar José dos Reis e Eufêmia Maria de Oliveira.

5-7-4-7 Honória Francelina Vargas natural de Passo Fundo onde aos 05-11-1876 casou com Francisco Antônio Rodrigues, filho natural de Maria Ana Francisca de Oliveira.

Passo Fundo, RS - Matrimônios. Aos 04/11/1876, Francisco Antônio Rodrigues e Honória Francelina de Vargas, ambos solteiros, naturais e paroquianos desta freguesia, ele filho natural de Maria Ana Francisca de Oliveira, e ela filha legítima de Evaristo José de Vargas, e de Luzia Maria de Vargas. Testemunhas: Jorge Seboll e João José de Souza.

5-7-4-8 Manoel do Nascimento Vargas casado, em São Borja aos 16-01-1872, com Cândida Francisca Dornelles, filha do Major Serafim Francisco Dornelles e Umbelina Francisca.

São Borja, RS Igreja S. Francisco matr - aos 16-01-1872 nesta matriz se receberam o Cap. Manoel do Nascimento Vargas, f.l. de Evaristo Jose de Vargas e de Luzia Roiz de Vargas = Com Candida Francisca Dornelles, f.l. do Major Serafim Francisco Dornelles e de D. Umbelina Francisca Dornelles, todos desta paroquia. Foram testemunhas Antonio Garcia da Rosa e Anibal Lopes Loureiro, D. Ana de Oliveira Lopes e D. Damasia Bernardina Moreira de Mattos

Manoel do Nascimento Vargas e Cândida Francisca Dorneles tiveram os filhos, q.d.:

5-7-4-8-1 Jovita nasceu aos 03-11-1872 e foi batizada em São Borja aos 01-05-1873.

São Borja, RS - Batismos. Em 1°/05/1873, Jovita, nascida a 03/11/1872, f.l. do Capitão Manoel do Nascimento Vargas, e D. Candida Dornelles de Vargas., desta paróquia. Neta paterna de Evaristo José de Vargas, e de Luzia Roiz de Vargas; e materna do Major Serafim Francisco Dornelles e D. Umbelina Francisca Dornelles, sendo padrinhos estes últimos.

5-7-4-8-2 Viriato nasceu em 31-01-1874 e foi batizado em 18 de agosto do mesmo ano.

São Borja, RS - Batismos. Aos 18/08/1874, Veriato, nascido a 31/01 do corrente ano, f.l. do Capitão Manoel do Nascimento Vargas, e Candida Dornelles Vargas. Padrinhos: Major Serafim Francisco Dornelles e Umbelina Francisca Dornelles.

5-7-4-8-3 Dr. Protásio Dornelles Vargas em Porto Alegre aos 07-12-1901 casou com Alayde Mesquita, filha do Ten. Cel. Frederico de Mesquita e Idalina Teixeira.

Porto Alegre, RS - Madre de Deus, Matrimônios. Aos 07/12/1901, em casa da Contraente, Doutor Protásio Dornelles Vargas, e Alayde Mesquita, naturais deste Estado, ele paroquiano deste Curato, f.l. do Capitão Manoel do Nascimento Vargas, e Candida Dornelles Vargas; e ela do Tenente Coronel Carlos Frederico de Mesquita, e Idalina Teixeira de Mesquita, paroquianos do Rosário. Testemunha: José Marques Pires.

5-7-4-8-4 Getúlio nasceu a 19-04-1882 e foi batizado em 29 do mês seguinte.

São Borja, RS - Batismos. Aos 29/05/1882, Getúlio, nato a 19 de Abril deste ano, f.l. de Manoel do Nascimento Vargas, e de Candida Dornelles de Vargas. P.P. Antônio Garcia da Rosa e Leocádia Francisca Dornelles Garcia. O Vigário Encomendado Roque Rotundo.

Dr. Getúlio Dornelles Vargas, líder civil da Revolução de 1930, que depôs o 13° presidente e impediu a posse do eleito, governou o país por 15 anos ininterruptos; primeiramente, como chefe do Governo Provisório, de 1930 a 1934, em seguida, como Presidente da República do Governo Constitucional, de 1934 a 1937, e finalmente, como Presidente-Ditador, de 1937 a 1945, durante o Estado Novo. Tornou-se o 17° Presidente da República, eleito por voto direto, de 1951 a 1954, quando faleceu.

Registro Civil 1829/2012, Rio de Janeiro, RJ 4ª Circunscrição, n° 28429, fls. 174v. Aos 24/08/1954, no Palácio do Catete, Rua do Catete, 147, nesta cidade, faleceu o Dr. Getúlio Dornelles Vargas, com 71 anos de idade, natural do Rio Grande do Sul, casado com Darcy Sarmanho Vargas, profissão Advogado e Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil, filho de Manoel do Nascimento Vargas e de Cândida Dornelles Vargas, naturais do Rio Grande do Sul, falecidos. O sepultamento será feito no Cemitério de São Borja, RS. O finado deixa quatro filhos maiores.

 

6- Inocêncio, batizado em Triunfo ais 15-05-1758 e falecido em 02-03-1761.

Triunfo, RS Batismos. Aos 15/05/1758, Inocêncio, f.l. de João Rodrigues de [ ] e de sua mulher Isabel [ ]do, naturais das Minas, n.p. de Antonio [ ] Mattos e Lucrecia Portes, natural de [ ], n.m. de [ ] Mendes do Prado e Josefa Ribeira, naturais de [ ] de São Paulo. Foram padrinhos José [ ] mundo de [ ] [ ] za de Menezes, desta freguesia.

 

Triunfo, RS obitos - aos 02-03-1761 nesta freguesia faleceu Inocencio, de idade de [-------] f.l. de João Rodrigues de Aguiar e Izabel Mendes. Enterrado na matriz desta paroquia do Sr. Bom Jesus do Triunfo.

 

7- Lucrécia Portes de Aguiar batizada em Triunfo em 29-11-1760.

Triunfo, RS - Batismos. Aos 29/11/1760, Lucrécia, f.l. de João Rodrigues de Aguiar, natural das Minas Gerais e de sua mulher Isabel Maria do Prado, natural da mesmas Minas, n.p. de Antonio Rodrigues de Mattos, natural de Portugal, e Lucrecia Portes, natural do [ ] do Bispado de São Paulo; b.m. de Feliz Mendes do Prado e Jose [ ] naturais de Santo Amaro, nas vizinhanças de São Paulo. Foram padrinhos [ ] José de Oliveira [ ] e Mariana [ ] desta freguesia.

          Casou em Triunfo-RS aos 11 de agosto de 1773 com João Cordeiro Matoso, natural de Paranaguá-PR, viúvo de Maria Gonçalves e filho de Salvador Cordeiro e de Maria Monteiro de Siqueira, naturais de Paranaguá.

Triunfo, RS - Matrimônios. Aos 11/08/1773, João Cordeiro, viúvo por falecimento de Maria Gonçalves da Vila de Coretuba (sic), e Lucrécia Portes de Aguiar, natural desta freguesia do Triunfo, f.l. de João Rodrigues de Aguiar, e Isabel Maria do Prado, naturais das Minas Gerais. Testemunhas: Manoel de Paiva Garr.do e José Duarte.

            João Cordeiro faleceu em 5 de janeiro de 1818 em Triunfo, RS.

Triunfo, RS obitos - aos 05-01-1818 nesta freguesia do Triunfo faleceu João Cordeiro Matoso, natural de S. Paulo com idade de mais de 90 anos, viuvo de Lucrecia Rodrigues. Não fez testamento por ser muito pobre. Foi sepultado nesta matriz.

 

Lucrecia Portes de Aguiar e João Cordeiro Matoso tiveram os filhos, batizados em Triunfo-RS, q.d.:

7-1 Ana em 31-12-1781.

Triunfo, RS - Batismos. Aos 31/12/1781, Ana, f.l. de João Cordeiro e de sua mulher Lucrécia Rodrigues, Np de Salvador Cordeiro, natural de Parnaguá, e Maria Monteira de Siqueira, natural da mesma vila; nm do arraial da Jerioca em Minas, e de Isabel Maria do Prado, do mesmo arraial. Padrinhos: ilegível.

7-2 Joaquim em 26-08-1784

Triunfo, RS - Batismos. Aos 26/08/1784, Joaquim, f.l. de João Cordeiro e de sua mulher Lucrécia Rodrigues de Aguiar, Np de Salvador Cordeiro e de Maria Monteira de Siqueira, naturais de Parnaguá no Bispado de São Paulo; nm de João Rodrigues de Aguiar e de Isabel Maria do Prado, naturais de Gerioca em Minas Gerais. Padrinho: João Poderozo, solteiro.

7-3 João Rodrigues Cordeiro batizado em 03/09/1786. Casou em 01-10-1827 com Constança Maria de Jesus, viúva de Francisco Alves de Oliveira.

Triunfo, RS - Batismos. Aos 03/09/1786, João, f.l. de João Cordeiro Matoso, natural e batizado na vila de Parnaguá, do Bispado de São Paulo, e de Lucrécia Rodrigues de Aguiar, natural e batizada nesta freguesia; Np de Salvador Cordeiro e de sua mulher Maria Monteiro de Siqueira, naturais da vila de Parnaguá; nm de João Rodrigues de Aguiar e de Isabel Maria do Prado, naturais das Minas. Padrinhos: João Alves Chaves, solteiro, e Maria Antônia, mulher de José coelho da Silva.

 

Triunfo, RS - Matrimônios. Em 1°/10/1827, João Rodrigues Cordeiro, natural e batizado nesta freguesia, f.l. de João Cordeiro Matoso, e de Lucrécia Rodrigues de Aguiar, já falecidos, com Constança Maria de Jesus, viúva que ficou por falecimento de Francisco Alves de Oliveira. Testemunhas: João Raimundo Pereira e Generoso de Oliveira Santos.

 

7-4 Maria batizada em 19-10-1788.

Triunfo, RS - Batismos. Aos 19/10/1788, Maria, f.l. de João Cordeiro Matoso, natural da vila de Parnaguá, e de Lucrécia Rodrigues, natural desta freguesia; Np de Salvador Cordeiro e de sua mulher Maria Monteiro de Siqueira, ambos naturais da vila de Parnaguá; nm de João Rodrigues de Aguiar e de sua mulher Isabel Maria do Prado, ambos naturais de Minas. Padrinhos: Manoel de Paiva Garrido e Antônia Joaquina Ribeira.

7-5 Salvador Rodrigues Cordeiro batizado em 28-02-1791. Aos 29-05-1815 casou com Febrônia Clara da Silva, filha dos falecidos Gabriel José da Silva e de Cira Clara.

Triunfo, RS - Batismos. Aos 28/02/1791, Salvador, f.l. de João Cordeiro Matoso, natural de Parnaguá, e Lucrécia Rodrigues, natural desta freguesia; Np de Salvador Correa (sic) e Maria Monteiro, ambos naturais de Parnaguá; nm de João Rodrigues de Aguiar e Isabel Maria do Prado, naturais da Jerioca de Minas Gerais. Padrinhos: Manoel Felis Lobato e Senhorinha Barbosa ---??

 

Triunfo, RS - Matrimônios. Aos 29/05/1815, Salvador Rodrigues Cordeiro, filho de João Cordeiro Matoso e de sua mulher Lucrécia Rodrigues de Aguiar, com Febrônia Clara da Silva, f.l. de Gabriel José da Silva e de sua mulher Cira Clara, já falecidos, naturais desta freguesia. Testemunhas: Manoel Caetano da Cunha e Lionel Coelho da Silva.

7-6 Faustina Joaquina Cordeiro batizada em Triunfo aos 17-08-1793. Casada aos 30-05-1810 com João Cesário Alves, filho de João Alves Chaves e de Antonia Joaquina Ribeiro.

Triunfo, RS - Batismos. Aos 17/08/1793, Faustina, f.l. de João Cordeiro Matoso, natural de Parnaguá Bispado de São Paulo, e Lucrécia Rodrigues, natural desta freguesia; Np de Salvador Cordeiro e Maria Monteira, naturais de Parnaguá; nm de João Rodrigues de Aguiar, natural da Jeioca em Minas Gerais, e Isabel Maria do Prado, do mesmo arraial. Padrinho: Luís Batista de Oliveira Fontoura.

 

Triunfo, RS - Matrimônios. Aos 30/05/1810, João Cesário Alves, filho de João Alves Chaves e de sua mulher Antônia Joaquina Ribeiro, com Faustina Joaquina Cordeira, filha de João Cordeiro Matoso e de sua mulher Lucrécia Rodrigues, naturais desta freguesia. Testemunhas: José Coelho da Silva e Manoel Caetano da Cunha.

7-7 Manoel Rodrigues Cordeiro batizado em 12-02-1798. Casado em 18 de fevereiro de 1817 em Triunfo com Maurícia Joaquina da Silva, filha de José Joaquim da Silva e de Teresa Maria da Conceição.

Triunfo, RS - Batismos 1786/1798, imagem 144. Aos 12/02/1798, Manoel, f.l. de João Cordeiro, natural e batizado na vila de Parnaguá, Bispado de São Paulo, e de sua mulher Lucrécia Rodrigues, natural e batizada nesta freguesia; Np de Salvador Cordeiro e de Maria Monteira de Siqueira, naturais de Parnaguá; nm de João Rodrigues de Aguiar e de Isabel Maria, naturais de Minas de Jurioca. Padrinhos: o Padre João ---? Pereira e D. Febrônia Mariana de Almeida Pereira.

 

Triunfo, RS - Matrimônios. Aos 18/02/1817, Manoel Rodrigues Cordeiro, filho de João Cordeiro Matoso e de Lucrécia Rodrigues de Aguiar, com Maurícia Joaquina da Silva, filha de José Joaquim da Silva e de Teresa Maria da Conceição, ambos naturais desta freguesia. Testemunhas: Miguel José de Campos e Manoel Caetano da Cunha.

7-8 Justino batizado em 26-09-1801 em Triunfo.

Triunfo, RS - Batismos. Aos 26/09/1801, Justino, f.l. de João Cordeiro, natural da vila de Parnaguá, e de sua mulher Lucrécia Rodrigues de Aguiar, natural desta freguesia; Np de Salvador Cordeiro e Maria Monteira de Siqueira, naturais de Parnaguá; nm de João Rodrigues de Aguiar e Isabel Maria, naturais de Minas. Padrinhos: Antônio de Jesus e Ana Maria, solteiros.

 

8- Florêncio Rodrigues do Prado batizado em Triunfo em 22-10-1762. Casou em Campanha- MG aos 06/02/1785 com Bárbara Maria da Fonseca, filha natural de João Rodrigues da Fonceca e de Izabel de Camargo.

Triunfo, RS - batismos. Aos 22/10/1762, Florêncio, f.l. de João Rodrigues de Aguiar, natural das Minas Gerais, e de sua mulher Isabel Maria do Prado, natural da Borda do Campo, nas mesmas Minas, n.p. de [ ]nio Rodrigues [ ] e Lucrecia Portes, naturais de Taubaté, n.m. de Feliz Mendes do Prado e Josefa Ribeira, naturais de Santo amaro, nas vizinhanças de São Paulo. Foram padrinhos Francisco Xavier e Josefa Rodrigues, todos desta freguesia.

 

Campanha-MG - casamentos - matriz aos 06-02-1785 Florencio Rodrigues do Prado, f.l. de João Rodrigues de Aguiar e Izabel Maria do Prado, n/b na freguesia do Senhor Bom Jesus de Viamão Bispado do Rio de Janeiro; = Barbara Maria da Fonseca, filha natural de João Rodrigues da Fonceca e de Izabel de Camargo, n/b na freguesia de N. S. do Desterro do Rio das Velhas do mesmo Bispado do Rio de Janeiro.

 

9- João Rodrigues de Aguiar, filho, batizado em Triunfo, 06-08-1765.

Triunfo, RS - batismos. Aos 06/08/1765, João, f.l. de João Rodrigues de Aguiar, natural das Minas Gerais, e de sua mulher Isabel Maria do Prado, natural da Borda do Campo, nas Minas Gerais, n.p. de Antonio Rodrigues de Matos e Lucrecia Portes, naturais de Taubaté; n.m. de Felix [ ] do Prado e Josefa [ ], naturais de Santo Amaro nas vizinhanças de São Paulo. Foram padrinhos Ignacio Xavier [ ] desta freguesia.

          Em Campanha-MG aos 12-02-1795 casou com Teodora Leonarda de Jesus, filha de João de Villas Boas e de Josefa Maria de Jesus, neta paterna de Miguel Villas Boas e Brites de Penha de França, neta materna de Manoel Leme da Silva e Rita Maria de Jesus - família “Domingos Leme da Silva”, neste site.

Campanha, MG - Matrimônios. Aos 12/02/1795, João Rodrigues de Aguiar, filho legítimo de outro, e de Isabel Maria do Prado, natural e batizado na freguesia Nova do Senhor Bom Jesus do Triunfo, Bispado do Rio de Janeiro, com Teodora Leonarda de Jesus, filha legítima de João de Villas Boas e de Josefa Maria de Jesus, natural e batizada nesta freguesia. Testemunhas: Antônio Borges da Costa e Manoel Ferreira Lopes (pesq. Silvia Buttros).

João e Teodora tiveram as filhas, batizadas na Campanha-MG, q.d.:

9-1 Maria em 04-03-1796.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 04-03-1796 nesta matriz bat a Maria, f.l. de João Rodrigues de Aguiar e Teodora Leonarda de Jesus. Foram padrinhos Joaquim da Silva Campos e D. [---------] Margarida de Jesus.

9-2 Ana em 22-08-1802.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 22-08-1802 nesta matriz bat a Ana, f.l. de João Rodrigues de Aguiar e Teodora Leonarda de Jesus. Foram padrinhos Pedro Bernardes da Costa e D. Maria Izzabel de Magalhães.

9-3 Isabel em 17-07-1803.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 17-07-1803 nesta matriz bat a Izabel, f. João Rodrigues de Aguiar e Teodora Leonarda de Jesus. Foram padrinhos o Cap. Francisco Moreira de P. Barreto e Inacia Valentina de Souza Bellas.

 

10- Maria batizada aos 15-01-1771 em Triunfo onde faleceu aos 15 de julho do mesmo ano.

Triunfo, RS - batismos 1757/1786, imagem 36. Aos 15/01/1771, Maria, f.l. de João Rodrigues de Aguiar, natural da Borda do Campo nas Minas Gerais, e de sua mulher Isabel Maria do Prado, natural da mesma. N.p. de Antonio Rodrigues de Matos e Lucrecia Pires (sic), naturais de Taubaté, e n.m. de Feliz Mendes do Prado e Josefa Ribeiro, naturais de Santo Amaro, Bispado de são Paulo. Foi batizada por necessidade, por Joaquim Rodrigues de Aguiar.

 

Triunfo, RS obitos aos 15-07-1771 nesta freguesia de idade de ---- faleceu Maria, f.l. de João Rodrigues de Aguiar.