PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

João Rodrigues Villa Verde

Aportes à Genealogia Paulistana

(atualizado em 09-novembro-2014)

 

SL. 6º, 432, 7-4: Escholastica Maria Nogueira que casou em 1765 em Baependy com Ignacio Rodrigues de Gouvêa, natural do Facão, f.º de João Rodrigues Villa Verde e de Josepha de Gouvêa.

SL. 6º, 432, 7-5: Brigida Nogueira casada em 1777 em Baependy com Matheus Rodrigues de Gouvêa, irmão de Ignacio Rodrigues do n.º 7-4 precedente.

 

 

Bartyra Sette

 

 

João Rodrigues Villa Verde nasceu na freguesia de S. Simão do Bispado de Leiria. Casou com Josefa de Gouvea de Oliveira, nascida na cidade do Rio de Janeiro.

 

Tiveram ao menos seis filhos que documentamos:

1- Inácio Rodrigues de Gouvea

2- Mateus Rodrigues de Gouvea

3- Nicolau Rodrigues de Gouvea

4- José Gouvea de Oliveira

5- Francisco Rodrigues de Carvalho

6- Bernarda Rodrigues de Gouvea

 

1- Guarda Mor Inácio Rodrigues de Gouvea, natural do Facão (Cunha-SP), em Baependi-MG aos 23-05-1765 casou com Escolástica Maria Nogueira, daí natural, filha de Antonio de Souza Ferreira e Ana de Jesus Nogueira, família “Antonio de Souza Ferreira”, neste site.(SL 6º, 432, 7-4)

B7: Baependi, MG: Aos 23 maio 1765 - matriz: Ignacio Rodrigues de Gouvea e Escolastica Maria Nogueira.

Ele n. e b. na freg. do Falcão(sic), bisp. De SP, f.l. de João Rodrigues e de Josefa Gouvea.

Ela n. e b. na freg. de Baependi, f. l. de Antonio de Sousa Ferreira e Anna de Jesus Nogueira.

 

          Inácio e Escolástica foram pais de, q.d.:

1-1 Capitão Joaquim Rodrigues Nogueira, nascido em Pouso Alto-MG, em Aiuruoca aos 16-05-1803 casou com Luciana Maria das Neves (ou dos Anjos).

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. -  aos 16 maio 1803 em casa do cap. Joseph de Barros Monteiro, aplicação do Turvo, filial desta freg. de Aiuruoca.

Capitão Joaquim Rodrigues Nogueira, f. do guarda mor Ignacio Rodrigues de Gouvea e d. Escholastica Maria Nogueira, n. e b. na freg. de Pouso Alto; c/ d. Luciana Maria das Neves, f.l. do cap  Joseph de Barros Monteiro e d. Anna Thereza da Assumpção, n. e b. nesta freguesia.

 

          Luciana era natural da freguesia de Aiuruoca, batizada aos 08-08-1780, filha do Capitão José de Barros Monteiro, natural da freguesia de S. Martinho do Aliviado Bispado do Porto e Ana Thereza da Assumpção, natural dos Prados, neta paterna Manoel Ribeiro de Barros e Rosa Monteiro, neta materna de Francisco Rodrigues Goulart, natural da Ilha do Pico e Leonor da Assunção, natural dos Prados.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 08 agosto 1780 cap. Porto Turvo, -ucianna Maria dos Anjos, f.l. do cap. Jose de Barros Monteiro e d. Anna Theresa da Assumpção; padr.: o revdo. Manoel Martins de Carvalho ----- e d. Maria Rosa de Santa ---, mulher do tentente Antonio Gonçalves Moreira.

 

B7: Igreja  N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 14 set 1777 FRANCISCO, f.l. do cap. Joze de Barros Monteiro n. freg. de S. Martinho de Aliviado do bisp. do Porto e Anna Teresa da Assunçam n. da freg. Sra. Conceição dos Prados; np de Manoel Ribeiro de Barros n. da dita freg. de S. Martinho e s/m Rosa Monteiro n. da freg. de Sto. Martinho de Fornos bispado do Porto; nmaterno de Francisco Rodrigues Goulart n. da Ilha do Pico e s/m Leonor da Assunção n. da freg. dos Prados; padr.: Revdo. Matias Pinto de Andrade e d. Margarida Clara de Azevedo mulher de Manoel Marinho de Moura.

 

          Luciana casou em segundas com José Delfino de Faria, filho de Henrique João de Faria e Inácia dos Reis Pimentel. Família “André Fernandes Chaves”, 4-1

          Capitão Joaquim e Luciana tiveram, pelo menos, os filhos:

1-1-1 Joaquim Rodrigues Nogueira, vigário, falecido em 22-08-1855 aos 44 anos com testamento, registrado no Livro de Óbitos de Aiuruoca.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG. Aos 22 agosto 1855 - 44 anos, c/test., vigario Joaquim Rodrigues Nogueira.

(queimado)

Tendo minha mãe D. Luciana Maria das Neves c2c Jose Delphino de Faria, viuvo com filhos, hoje dela separado.

meus irmãos Manoel Joaquim e D. Marianna Candida Nogueira.

 

1-1-2 Manoel Joaquim, citado no testamento do irmão Joaquim.

1-1-3 Mariana Cândida Nogueira, idem.

 

2- Matheus Rodrigues de Gouvea. Segundo Silva Leme (SL. 6º, 432, 7-5) em 1777 casou com Brigida Nogueira, irmã inteira de Escolástica Maria supra citada.

 

3- Nicolau Rodrigues de Gouvea casou com Maria Pinta da Silva, natural de Pouso Alto-MG, filha de Gualter Pinto de Carvalho, nascido em Pouso Alto-MG e Benta da Silva, de Aiuruoca.

Pais de, q. documentamos, batizados em Aiuruoca:

3-1 Benta, aos 31-01-1773

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 31 janeiro 1773 Rosario da Alagoa, BENTA, f.l. de Nicolao Rodrigues de Gouvea e s/m Maria Pinta da Silva n. da freg. de Pouso Alto deste bispado; npaterno de João Rodrigues Villaverde n. da mesma villa e de Josepha de Olivr.a de Gouvea n. da cidade do Rio de Janeiro; nmaterna de Gualter Pinto de Carvalho n. de Pouso Alto e de Benta da Sylva n. desta freguesia; padr.: Francisco Fernandes Nogueira solteiro, e Anna Esmeria do Sacramento solteira.

3-2 Joaquim, aos 21-12-1774

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 21 dez 1774 cap. Sto. Antonio de Percicaba, JOAQUIM, f.l. de Nicolao Rodrigues de Gouvea e Maria Pinta da Sylva; padr.: Antonio Pereira de Magalhães solteiro, e Maria Josefa das Neves filha do guarda mor Miguel Nunes Bernardes.

 

4- José Gouvea de Oliveira casou com Maria dos Prazeres de Jesus, filha de Antonio Vieira Pereira, nascido na vila de Nouzelos na Ilha de S. Jorge e Joana Pinheiro de Jesus, nascida em Parati.

          Pais de, pelo menos:

4-1 Maria Gervásia, nascida em Parati-RJ. Em Cunha-SP aos 17-05-1781 casou com Antonio José Afonso, filho de Francisco Afonso Viana e Joana Cardoso, ambos naturais do Rio de Janeiro-RJ.

Pesquisa de Joaquim Roberto Fagundes: ASBRAP 10, 57- fls. 9v. Aos 17-maio-1781 Antonio José Afonso, f. de Francisco Afonso Viana, n. freguesia de Santa Rita, Rio de Janeiro e de Joana Cardoso, naturais da mesma = com Maria Gervasia, n. e b. em Parati, fa. de José de Gouveia de Oliveira e de Maria dos Prazeres de Jesus; np de João Rodrigues Vilaverde, n. da freguesia de São Simão, comarca da Venda, e de Josefa de Gouveia de Oliveira, n. em São José, Rio de Janeiro. nm de Antonio Vieira Pereira, n. na Ilha de S. Jorge, vila de Nouzelos, e de Joana Pinheiro de Jesus, n. em Nossa Senhora dos Remédios de Parati. tt.; Cap João Gomes de Siqueira e Antonio Pereira Duarte.

 

5- Francisco Rodrigues de Carvalho, nascido em Cunha, casou com Flora Maria de Siqueira, também natural de Cunha, filha de Manoel Gomes de Siqueira, nascido em Cunha-SP e Ana de Carvalho de Sousa, nascida em Parati-RJ.

Pais de, pelo menos:

5-1 Ana Jacinta de Gouvea, em Cunha aos 09-09-1778, casou com Manoel Pinto Rodrigues, filho de Manoel Pinto Rodrigues, nascido em S. Paulo e Ana Paes Leme da Silva nascida em Itu-SP, neto paterno de Martinho Rodrigues Tinoco e de Joana Pinto das Neves, naturais da vila de Santos-SP, neto materno de Jose Alvares Paes e Leonor Leme da Silva, naturais de Itu - família “Pinto Guedes” Cap. 3º.

Pesquisa de Joaquim Roberto Fagundes: ASBRAP 10-85, fls. 2 aos 09-09-1778 Manuel Pinto Rodrigues, f. de Manuel Pinto Rodrigues, n. em S. Paulo e de Ana Paes Leme da Silva, n. em Itu, np de Martinho Rodrigues Tinoco e de Joana Pinto das Neves, naturais da vila de Santos, nm de Jose Alvares Pais e de Leonor Leme da Silva, naturais de Itu; = com Ana Jacinta de Gouveia, fa. de Francisco Rodrigues de Carvalho, n. no Rio de Janeiro e de Flora Maria de Siqueira, n. em Cunha, np de João Rodrigues, n. no bispado de Leiria, freguesia de Simão, nm de Manuel Gomes de Siqueira, n. em Cunha, e de Ana Carvalho de Sousa, n. em Paraty. Tt. José Alves de Oliveira e o cap. Vitoriano dos Santos Sousa.

 

5-2 Maria Francisca de Oliveira, nascida em Cunha-SP onde aos 10-07-1781 casou com Manoel José Pimentel, filho de Jorge da Costa e Teresa Pimentel, neto paterno de Lourenço e materno de Francisco Pimentel naturais da Ilha de S. Miguel, bispado de Angra.

Pesquisa de Joaquim Roberto Fagundes: ASBRAP 10-83, fls. 10 aos 10-07-1781 Manuel Jose Pimentel, f. de Jorge da Costa e de Teresa Pimentel, np de Lourenço (ignora-se o nome da esposa), nm de Francisco Pimentel (ignora-se o nome da mulher), naturais da Ilha de S. Miguel, bispado de Angra; = com Maria Francisca de Oliveira, fa. de Francisco Rodrigues de Carvalho e Flora Maria de Siqueira, fal., natural desta, np de João Rodrigues de Oliveira, n. no bispado de Leiria, e de Josefa de Gouveia e Oliveira, n. na freguesia de São Jose, Rio de Janeiro, nm de Manuel Gomes de Siqueira, n,. em S. Paulo e de Ana Carvalho de Sousa, n. em Paraty. Tt. Alf. Nuno da Silva Reis e Francisco dos Santos Sousa.

 

5-3 Tomasia de Gouvea, eem Cunha em 16-10-1783, casou com José Alves da Silveira, natural de Taubaté-SP, filho de pais incognitos.

Pesquisa de Joaquim Roberto Fagundes: ASBRAP 10-74, fls. 20v. aos 16-10-1783 Jose Alves da Silveira, n. Taubaté, filho de pais incognitos, com Tomazia de Gouvea, fa. de Francisco Rodrigues de Carvalho e s/m Flora Maria de Siqueira, f., np de João Rodrigues Vilaverde, n. no bispado de Leiria, e de Josefa de Gouvea de Oliveira, n. na freguesia de São José, Rio de Janeiro, nm de Manuel Gomes de Siqueira, n. em Cunha, e de Ana de Carvalho de Sousa, n. na vila de Parati, bispado do Rio de Janeiro. tt. Cap. Vitoriano dos Santos Sousa e Pedro dos Santos. Sousa.

 

5-4 Tomé Rodrigues de Carvalho, nascido em Cunha onde aos 14-02-1795, casou com Maria Ferreira de Freitas, tambem natural de Cunha e filha de Antonio de Freitas Campos e de Antonia da Silva de Oliveira, naturais de Guaratingueta onde casaram em 1773, neta paterna de José Francisco de Freitas e de Isabel Rodrigues do Prado, neta materna de Matias de Oliveira e Marinha Fragoso

Pesquisa de Joaquim Roberto Fagundes: ASBRAP 10-89, fls. 59v. aos 14-02-1795 Tome Rodrigues de Carvalho, n. em Cunha, f. de Francisco Rodrigues de Carvalho e de Flora Maria de Siqueira, naturais de Cunha; = com Maria Ferreira de Freitas, n. b. Cunha, fa. de Antonio de Freitas Campos e de Antonia da Silva de Oliveira (27), naturais de Guaratingueta. Tt. Jose de Gouveia e Elias Rodrigues Xavier.

(27) Antonio de Freitas Campos, casado em 1773 em Guaratingueta com Antonia de Oliveira Silva. Ele fo. de Jose Francisco de Freitas e de Isabel Rodrigues do Prado. Ela filha de Matias de Oliveira e Marinha Fragoso (ACMSP - ineditos de SL).

 

Maria Ferreira de Freitas, por Matias de Oliveira, era bisneta de João Luiz e Maria de Oliveira e por Marinha Fragoso, bisneta de Manoel da Costa e Fulana da Veiga. Matias e Marinha foram pais também de:

I- Ana da Silva de Oliveira, em Guaratinguetá-SP em 1764, casou com Manoel de Amorim Chaves, filho de Domingos Amorim e Joana Maria de Jesus (ou da Silva).

Casamentos de Guaratingueta - 1764; Copia de Gastão de Meireles França; RGB nº 7: N.º 466 - Manoel de Amorim Chaves, desta, filho de Domingos Amorim e Joana Maria de Jesus, com Ana da Silva de Oliveira, desta, filha de Matias de Oliveira e Marinha Fragoso. A contraente n.p. de João Luiz e Maria de Oliveira e n.m. de Manoel da Costa e ..... da Veiga.

Pais de, pelo menos:

I-1 Jose Marques da Silveira, nascido em Guaratinguetá-SP. Em Cunha aos 23-07-1799 casou com Teresa Maria de Jesus, também nascida em Guaratinguetá, filha de Diogo Garcia e Maria de Oliveira.

Pesquisa de Joaquim Roberto Fagundes: ASBRAP 10- 77, fls. 52v. Aos 23-07-1799 Jose Marques da Silveira, n.b. Guaratingueta, f. de Manuel de Amorim Chaves e de Ana da Silva de Oliveira, np de Domingos de Amorim Chaves e de s/m Joana da Silva, nm de Matias de Oliveira e s/m Marinha Fragosa; = com Teresa Maria de Jesus, n.b. em Guaratingueta, f. de Diogo Garcia e Maria de Oliveira. Tt. João Jose de Sousa Nunes e José Lopes Figueira.

 

II- Margarida da Silva, nascida em Guaratingueta-SP, em Cunha aos 18-02-1784 casou com José Martins de Britto, filho de José Martins de Brito e Rosa Maria de Jesus, todos nascidos em Guaratinguetá.

Pesquisa de Joaquim Roberto Fagundes:ASBRAP 10-77,  fls. 21v. aos 18-02-1784 Jose Martins de Brito, n. em Guaratingueta, f. de Jose Martins de Brito e de s/m Rosa Maria de Jesus, naturais de Guaratingueta, = com Margarida da Silva, n. em Guaratingueta, fa. de Matias de Oliveira e Marinha Fragoso. Tt. Cap. Vitoriano dos Santos Sousa e Pedro dos Santos Sousa.

 

6- Bernarda Rodrigues de Gouvea, natural do Facão (Cunha-SP), casou com o Capitão Antonio Viveiros de Oliveira. Bernarda faleceu em Pouso Alto-MG em 13-04-1755 e foi inventariada pelo viúvo em 04-05-1756. Sem filhos, herdaram seus pais, moradores em Cunha.

          Capitão Antonio, nasceu na Freguesia de Nossa Senhora da Apresentação do Lugar das Capelas Ilha de S. Miguel, Bispado de Angra, filho de Sebastião de Oliveira e Maria de Benevides Travassos. Foi casado primeira vez com Genebra Machado e, terceira vez, com Quitéria da Cunha Pontes. Faleceu com testamento (onde não foram  mencionadas as duas primeiras conjuges) ditado no Sítio da Boa Vista em 09 de Junho de 1759 e aberto aos 19 do mesmo mês. Deixou geração do primeiro e terceiro matrimonios e uma filha póstuma, família “Viveiros” e inventário neste site.

Museu Regional de São João Del Rei – Inventários de São João Del Rei cx. 100

Inventariada: Bernarda Rodrigues de Gouveia

Inventariante: Capitão Antonio Viveiros de Oliveira - viúvo

Inicio do Inventario: 04-05-1756

Local – Sitio da Boa Vista do Caminho Velho. Freguesia de Pouso Alto, Termo da Vila de São João Del Rei. Comarca do Rio das Mortes.

Anotado por Moacyr Villela.

 

“Inventario dos Bens da falecida Bernarda Rodrigues de Gouveia falecida abintestada de que foi inventariante seu marido Capitão Antonio Viveiros de Oliveira. Neste sitio da Boa Vista do Caminho Velho em casas do inventariante declarou ele que sua mulher tinha falecido sem filhos no dia 13 de abril do ano próximo passado e que ela era natural da Freguesia de Nossa Senhora do Facão. Termo da Vila de Guaratinguetá  comarca de São Paulo sendo filha legitimada(?) de João Rodrigues Vilaverde e de Josefa de Gouveia.

 

BENS –

10 escravos

8 alqueires de planta de milho. 3 alqueires de planta de feijão deve render 26 alqueires. Um quartel de mandioca de depois de feita farinha deve render 30 alqueires mais ou menos;

- Benfeitorias no sitio cobertas de capim que parte com o Sangó – Morro Cavado. Nascente com o sitio do Congonha. Poente com o sertão e com Francisco Rodrigues de Souza que esta de posse de seu genro João Fernandes de Freitas – 300.000

 

MONTE MOR – 1.252.915

Meação do viúvo – 610.960

A outra metade foi para os herdeiros pais da falecida ausentes, pois moram na Freguesia do Facão - SP.