PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

João Rodrigues Pugas

 

Moacyr Villela

 

 

João Rodrigues Pugas natural da freguesia de Santa Maria de Sá, termo de Ponte de Lima Arcebispado de Braga nasceu aos 15-03-1705 e foi batizado dia 18 do mesmo mês filho de Francisco Rodrigues Puga do lugar de Louredo e de sua mulher Isabel Rodrigues.

Livro de batismos da freguesia de Santa Maria de Sá termo de Ponte de Lima - consultado no arquivo Distrital de Viana do Castelo – João filho de Francisco Rodrigues Puga e Isabel Rodrigues do lugar de Louredo nasceu aos 15 de março de 1705 e foi batizado aos 18 do mesmo mês. Padrinhos, João e Domingas solteiros filhos de João Pinto e Isabel Rodrigues moradores na aldea do Souto

 

Casou com Catarina de Souza Almeida natural da freguesia de Brenha Conselho de Figueira da Foz, Bispado de Coimbra (ou da freguesia de Nossa Senhora da Pena da Cidade de Lisboa como esta em assentos de netos) filha de José de Souza Patusca e Bernarda de Almeida ambos naturais da freguesia de Brenha

 

          Bernarda de Almeida e José de Souza faleceram em Prados MG, ela aos 05-01-1755 e ele aos 06-03-1758. Foram sepultados na matriz.

Livro de óbitos Prados MG– Aos cinco de janeiro de 1755 faleceu Bernarda de Almeida casada com Jose de Sousa Patusca.esta sepultada na matriz

 

Livro de óbitos Prados MG– Aos seis de março de 1759 faleceu Jose de Sousa viúvo não fez testamento porque não tinha de que. Está sepultado dentro da matriz de Prados.

 

João Rodrigues e Catarina de Sousa batizaram um filho na Vila de São José do Rio das Mortes e depois, muitos outros, em Prados. Em meados do século estavam vivendo na Capela dos Serranos da Aiuruoca onde eram vizinhos das terras de Domingos Villela, de Antonio da Cunha de Carvalho e outros fazendeiros.

 

Filhos q/d:

1- João Rodrigues de Souza, natural da Vila de São José, casou em Prados aos 02-09-1754 com Ana Margarida de Jesus natural da freguesia de Nossa Senhora das Angustias da Ilha do Faial filha de Antonio Garcia Duarte e Luiza Vidal de Negreiros.

Livro de casamentos de Prados MG– No segundo dia do mês de setembro 1754. Casaram João Rodrigues de Sousa natural da freguesia de Santo Antonio da Vila de São Jose filho legitimo de João Rodrigues e Catarina de Sousa Almeida com Ana Margarida de Jesus natural da freguesia de Nossa Senhora das Angustias da Ilha do Faial Bispado de Angra filha de Antonio Garcia Duarte e Luiza Vidal de Negreiros

Tiveram filhos, batizados em Prados, q.d.:

1-1 Manoel batizado em 02-06-1755 e falecido em 11 do mesmo mês e ano.

Prados, MG aos 02-06-1755 nesta matriz puz os santos oleos, por vir ja batizado por se julgar perigo, a Manoel, f.l. de João Rodrigues de Souza, natural da freguesia de Santo Antonio da Vila de S. Jose deste Bispado e de Margarida de Jesus, n/b na freguesia de N. Sra das Angustias da Ilha do Faial Bispado de Angra, neto paterno de João Rodrigues Pugas, natural da freguesia de Santa Maria de Sá termo de Ponte de Lima Arc. de Tamega, e de s/mulher Catarina de Souza, natural da freguesia de N. Senhora da Pena da Corte de Lisboa, e pela materna neto de Antonio Garcia Duarte e de s/m Luzia Vidal de Negreiros, naturais da dita freguesia de N. Sra das Angustias. Assisitram as ditas cerimonias o Alf. Domingos Rodrigues Dantas, solteiro e Maria do Sacramento Dantas, filha do Ca0p. Bernardo Rodrigues Dantas, todos moradores nesta freguesia.

 

Prados, MG aos 11-06-1755 faleceu Manoel, parvulo, f.l. de João Rodrigues de Souza e Margarida de Jesus, desta freguesia,. Foi sepultado dentro desta igreja matriz.

1-2 João em 05-04-1756.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição Batismos aos 05-04-1756 nesta paroquial igreja de N. Sra da Conceição dos Prados bat a João, f.l. João Rodrigues de Souza n. da freg. de Sto Antonio da vila de S. Jose deste bispado de Mariana e Ana Margarida de Jesus n. da freg. N. Sra das Angustias da Ilha do Faial Bispado de Angra, neto paterno de João Rodrigues Pugas da freg. de Santa Maria de Sá Arc. de Braga e s/m Catarina de Souza da freg. N. Sra da Pena da cidade de Lisboa e pela materna neto de Antonio Garcia Duarte e s/m Luzia Vidal nts da dita freguesia de N. Sra das Angustias. Foram padrinhos Manoel Machado Parreira e Teresa Inacia, solteira, filha do dito Antonio Garcia, todos assistentes nesta freguesia dos Prados.

1-3 Ana faleceu em 10-06-1758, recém nascida.

Prados, MG aos 10-06-1758 faleceu Ana, recem nascida, f.l. de João de Souza e s/m Ana Margarida. Sepultada dentro desta matriz de N. Sra da Conceição dos Prados.

1-4 José batizado na Capela do Ribeirão, aos 07-02-1762.

Barbacena-MG - Ribeirão aos 07-02-1762 JOSE nascido aos 24-01, f.l. de João Rois de Souza natural da freguesia de S. José desta comarca e s/m Margarida de Jesus natural da freguesia de N. Sra. das Angustias Ilha do Faial Bispado de Angra; np de João Rois Puga natural da freguesia de Santa Maria de Sá Arcebispado de Braga e s/m Catherina de Souza natural da freguesia de S. Penna cidade de Lisboa; nm de Antonio Garcia Duarte e s/m Luzia Vidal de Negreiros, naturais da sobredita freguesia das Angustias. Padr.: João Leal da Fonceca, solteiro e Clara de Jesus, solteira filha de Manoel Pacheco Pereira morador na freguesia dos Prados.

1-5 Teresa Maria de Jesus batizada na Capela dos Serranos aos 13-10-1763.

Aiuruoca, MG aos 13-10-1763 na Capela da Sra do Bom Sucesso dos Serranos bat a Teresa, f.l. de João Rodrigues de Souza e Ana Margarida de Jesus; foram padrinhos Jose Roiz de Mattos, solteiro e Catarina de Souza, casada com João Roiz Pugas. Aiuruoca 9 de dezembro de 1763.

          Aos 03-07-1787 na matriz de Lavras, casou com Inácio José Correa, filho de outro e de Rita Maria de Jesus.

Lavras, MG Igreja Santa Ana, aos 03/Jul/1787, Matriz de Lavras, Inácio José Correia, f. de Inácio José Correia e de Rita Maria de Jesus; c.c. Teresa Maria de Jesus, f. de João Rodrigues de Souza e de Ana Margarida de Jesus. Ambos nat. e bat. na freg. de Aiuruoca.TT: Manoel Francisco Terra e Custódio Luís Afonso (pesq. Silvia Buttros).

1-6 Ana em 10-08-1767.

Aiuruoca, MG aos 10-08-1767 na Capela da Sra do Bom Sucesso dos Serranos bat a Ana, f.l. de João Roiz de Souza e Ana Margarida de Jesus, nasceu aos 26 de julho do dito ano; foram padrinhos João Francisco Gomes e Maria do Espirito Santo, mulher de Domingos --llella, todos moradores nesta freguesia.

1-7 Mariana em 24-06-1769.

Aiuruoca, MG aos 24-06-1769 na Capela da Sra do Bom Sucesso dos Serranos bat a Mariana, f.l. de João Roiz de Souza e Ana Margarida de Jesus, nasceu em 11(?) do dito mes; foram padrinhos Jose Joaquim Villela e sua irmã Maria Villela.

1-8 Alvina aos 10-11-1761.

Aiuruoca, MG aos 10-11-1761 na Capela da Sra do Bom Sucesso dos Serranos bat a Alvina, f.l. de João Roiz de Souza e Ana Margarida de Jesus, q nasceu aos 28 de outubro do dito ano; foram padrinhos Manoel Jose de Novaes e Tomasia Maria das Neves mulher de Manoel Machado da Silva, todos desta freguesia.

1-9 Bernarda em 07-07-1773.

Aiuruoca, MG aos 07-07-1773 na Capela da Sra da Conceição do VAradouro, filial desta matriz da Aiuruoca, bat a Bernarda, f.l. de João Rodrigues de Souza e Ana Margarida de Jesus, foram padrinhos Pedro Rodrigues de Mattos e Bernarda Dutra, todos desta freguesia.

1-10 Gertrudes batizada em 22-10-1775.

Aiuruoca, MG aos 22-10-1775 na Capela de S. Jose do Favacho, filial da matriz de Baependi, com licença bat a Gertrudes, f.l. de João Rodrigues de Souza e Ana Margarida de Jesus, que nasceu aos onze dias do dito mês, foram padrinhos [dobra] Garcia Duarte e Ana Maria Duarte.

 

2- Tomasia, batizada em Prados aos 30-03-1734.

Livro de batismos de Prados MG– Aos trinta dias do mês de março de 1734 na matriz de Prados batismo de Tomásia de João Rodrigues e Catarina de Sousa. Padrinhos, Jose de Sousa e Rosa Maria  mulher de Luis Marques da Fonseca.

 

3- Joachino batizado em 04-07-1735. Faleceu solteiro aos 21-09-1747, afogado no Rio das Mortes.

Livro de batismos de Prados MG– Aos quatro de julho de 1735 na matriz de Prados batismo de Joachino, filho de João Rodrigues Puga e Catarina de Sousa. Padrinhos, Luis Aires de Figueiredo e Bernarda de Almeida desta freguesia

 

Livro de óbitos de Prados MG– Aos vinte e um de setembro de 1747 faleceu Joachino solteiro filho de João Rodrigues Pugas e Catarina de Sousa. “Afogado no Rio das Mortes”.

 

4- Vitorino batizado em 16-09-1737.

Livro de batismos de Prados MG– Aos dezesseis de setembro de 1737 na matriz de Prados batismo de Vitorino de João Rodrigues Puga e Catarina de Sousa. Padrinhos, Bernardo Rodrigues Dantas e Clara Maria de Melo.

 

5- Ana batizada aos 20-07-1739 faleceu aos 12-01-1747

Livro de batismos de Prados MG– Aos vinte de julho de 1739 na matriz de Prados batismo de Ana de João Rodrigues e Catarina de Sousa. Padrinhos, o reverendo padre Dom Bento Joaquim de Santa Ana e Bernarda de Almeida mulher de Jose de Sousa  todos desta

 

Livro de óbitos de Prados MG– Aos dose de janeiro de 1746 faleceu Ana inocente filha de João Rodrigues Pugas e Catarina de Sousa.

 

6- Luiz Rodrigues de Souza batizado aos 05-07-1741. Aos 02-02-1793 na matriz de São João Del Rei, com registro em Aiuruoca, casou com Francisca Maria de Leão, filha de Manoel Fernandes de Leão e Maria do Rosário - família “Tomé Garcia da Rosa ou do Amaral”, neste site.

Livro de batismos de Prados MG– Aos cinco dias de julho de 1741 na matriz de Prados batismo de Luis. João Rodrigues Pugas e Catarina de Sousa. Padrinhos, Luis Aires de Figueiredo e Dona Rosa Maria de Beça mulher do capitão Luis Marques da Fonseca todos desta.

 

Livro de casamentos de Aiuruoca MG– Aos dois dias de fevereiro de 1793 na matriz do Pilar de São João Del Rei casou Luis Rodrigues de Sousa legitimo de João Rodrigues Pugas com Catarina de Sousa natural de Prados com Francisca Maria de Leão filha de Manoel Fernandes Leão e Maria do Rosário natural da Vila de Queluz.

 

7- Josefa de Souza batizada em Prados aos 08-04-1744, madrinha sua avó materna.

Livro de batismos de Prados MG– Aos oito de abril de 1744 na matriz de Prados batismo de Josefa. Legitima de Rodrigues Pugas e Catarina de Sousa. Padrinhos, Pedro Bernardes Paulino da freguesia de São Jose e Bernarda de Almeida sua avó assistente nesta freguesia.

          Casou com Francisco Martins Alfenas, filho de Francisco Martins Borralho e Sebastiana Francisca Maciel. Geração na família “Francisco Martins Borralho”, neste site.

 

8- Joana batizada em 03-07-1747.

Livro de batismos de Prados MG– Aos três de julho de 1747 na matriz de Prados batismo de Joana. Legitima de João Rodrigues Pugas e Catarina de Sousa. Padrinhos, Pedro Bernardes Paulino solteiro da freguesia de Santo Antonio da Vila de São Jose e Bernarda de Almeida mulher de Jose de Sousa desta mesma freguesia.

 

9- José Rodrigues Pugas batizado aos 09-04-1749 em Prados.

Livro de batismos de Prados MG– Aos nove de abril de 1749 na matriz de Prados batismo de Jose. Legitimo de João Rodrigues Pugas e Catarina de Sousa. Padrinhos, Pedro Bernardes Paulino morador na Vila de São Jose e Valentina de Matos mulher de Tomas da Silva moradora no Barroso.

          Casou aos 15-02-1774 em Baependi com Maria Leme da Silva, natural de Baependi, filha de Manoel Martins Covas e Maria da Silva Luz.

Livro de casamentos Baependi MG – Aos quinze de fevereiro de 1774 na matriz casaram Jose Rodrigues Pugas filho legitimo de João Rodrigues Pugas e de Catarina de Sousa batizado na freguesia de Prados com Maria Leme da Silva filha legitima de Manoel Martins Covas e de Maria da Silva Lux batizada nesta mesma freguesia de Baependi. Assinam como testemunhas Mathias da Silva e Aguiar e Jacinto Teixeira de Magalhães

          Segunda vez, José casou com Francisca Rosa de Mattos. Geração dos dois matrimônios na família Martins Covas Cap 7, neste site.

 

10- Eugenia batizada aos 30-09-1750. 170633 pai 105281

Livro de batismos de Prados MG– Aos trinta de Setembro de 1750 na matriz de Prados batismo de Eugenia. Legitima de João Rodrigues Pugas e Catarina de Sousa. Padrinhos, Pedro Bernardes Paulino solteiro da freguesia de São Jose e Valentina de Matos mulher de Tomas da Silva da freguesia da Borda do Campo

          Eugenia Rodrigues de Souza casou aos 21-01-1771 na capela dos Serranos da Aiuruoca com Sebastião Gomes de Oliveira natural de Prados filho de Gonçalo Gomes de Araujo e Francisca de Oliveira - família Gonçalo Gomes de Araujo.

Livro de casamentos de Aiuruoca MG– Aos vinte e um de janeiro de 1771 na capela dos Serranos casaram. Sebastião Gomes de Oliveira filho de Gonçalo Gomes e Francisca de Oliveira, com Eugenia Rodrigues de Sousa filha de João Rodrigues Pugas e Catarina de Sousa ambos naturais da freguesia de Prados.

 

11- Maria Rodrigues de Souza batizada aos 03-09-1753 em Prados.

Livro de batismos de Prados MG– Aos três de setembro de 1753 na matriz de Prados batismo de Maria. Legitima de João Rodrigues Pugas e sua mulher Catarina de Sousa. Avós paternos Francisco Rodrigues Pugas e Isabel Rodrigues naturais da freguesia de Santa Maria de Sá, Arcebispado de Braga maternos Jose de Sousa e Bernarda de Almeida naturais da freguesia de Banhos(?), bispado de Coimbra. Padrinhos, capitão Bernardo Rodrigues Dantas e sua filha Maria do Sacramento Dantas solteira.

          Casou em Aiuruoca aos 12-06-1770 com Domingos Rodrigues da Silva, natural de Guaratinguetá-SP, filho de outro Domingos Rodrigues da Silva, natural da Vila de Viana e Francisca Vaz da Silva, natural da cidade de São Paulo.

Livro de casamentos de Aiuruoca MG– Aos doze de junho de 1770 na matriz casaram. Domingos Rodrigues da Silva  filho de outro e Francisca Vaz da Silva, natural da freguesia de Santo Antonio de Guaratinguetá com Maria Rodrigues de Sousa  filha de João Rodrigues Pugas e Catarina de Sousa batizada em Prados ambos residentes nesta freguesia.

Domingos e Maria tiveram os filhos batizados em Aiuruoca, q.d.:

11-1 Antonio nasceu aos 13 e foi batizado aos 24-06-1771

Batismos de Aiuruoca Aosvinte e quatro de junho de 1771 na capela dos Serranos  Antonio filho legitimo de Domingos Rodrigues Silva e sua mulher Maria Rodrigues de Sousa nasceu aos treze do dito mês. Padrinhos, Jose Martins Alfena solteiro e Catarina de Sousa casada com João Rodrigues Pugas  todos desta freguesia

11-2 Maria Francisca de Sousa batizada aos 12-11-1772.

Batismos de Aiuruoca Aos doze de novembro de 1772 na capela do Varadouro Maria filha de Domingos Rodrigues Silva e Maria Rodrigues de Sousa  Padrinhos Pedro Rodrigues de Sousa e Josefa de Sousa casados todos desta

          Casou aos 20-07-1789 com Joaquim Ribeiro da Silva natural de São João Marcos Bispado do Rio de Janeiro filho de Fulano da Silva e Maria de Jesus.

Casamentos de Aiuruoca Aos vinte de julho de 1789 na matriz de Aiuruoca casamento de Joaquim Ribeiro da Silva ...(borrado) ... da Silva ... Maria de Jesus natural de batizado na freguesia de São João Marcos Bispado do Rio de Janeiro e Maria Francisca de Sousa  filha de Domingos Rodrigues Silva e Maria Rodrigues de Sousa . Assianm como testemunhas Jose Rodrigues Pugas e Inacio Lopes Guimarães.

11-3 Ana Maria de Sousa batizada a primeiro de novembro de 1774.

Batismos de Aiuruoca - A primeiro de novembro de 1774na capela dos Serranos, Ana batizada sub conditione por ter sido batizada em casa filha de Domingos Rodrigues da Silva e Maria Rodrigues de Sousa. Padrinhos, João Martins Borralho e Teresa Francisca Maciel sua irmã ambos solteiros

          Casou, na ermida do padre Manoel Gonçalves Correa aos 07-07-1791, com Antonio de Araujo de Carvalho batizado aos 27-02-1764, filho de Manoel de Araujo de Carvalho, natural da freguesia de S. Sebastião do Lugar de Requiens Bispado de Orense Reino de Galiza, e de Rita Maria da Assunção, natural da Borda do Campo-MG e aí casados em 29-05-1752, neto paterno de Bento de Araújo e Maria Lourença, neto materno de Manoel Correa Mascarenhas e de Ana Maria do Prado - família “Manoel Correa Mascarenhas”, neste site.

Casamentos de Aiuruoca - Aos sete de julho de 1791 na ermida da Senhora do Carmo do padre Manoel Gonçalves Correa tendo por testemunhas o alferes Vitoriano Luis Gonçalves, Domingos Rodrigues Carneiro se casaram Antonio de Araujo de Carvalho filho de Manoel de Araujo de Carvalho e Rita Maria da Assunção e Ana Maria de Sousa filha de Domingos Rodrigues da Silva e e Maria Rodrigues de Sousa naturais e batizados nesta freguesia de Aiuruoca

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 27 fev 1764 Serranos, Antº, f.l. de Mel. de Araujo de Carvalho e s/m Ritta da Assumpção, padr.: Mel. Correa Mascarenhas e Maria da Sylva de Moraes casada com D.os Martins Moradores nesta freguesia.

 

Barbacena, MG - matriz aos 29-05-1752 Manoel de Araújo, f.l. de Bento de Araújo e s/m Maria Lourença, n/b na freguesia de S. Sebastião do Lugar de Requiens, Bispado de Aurense, Reino de Galiza; = com Rita da Assumpção, f.l. de Manoel Correa Mascarenhas e de Anna Maria do Prado, n/b freguesia da Borda do Campo. Test.: Joze Fortes de Bustaman.te e Sá e Francisco Peixoto de Carvalho.

 

Antonio e Ana Maria tiveram, pelo menos:

11-3-1 Luciana, batizada em 02-10-1794, padrinhos o avô materno e a avó paterna.

Batismos Capela Sra. Conceição do Varadouro, filial matriz Aiuruoca- Aos 02 outubro 1794, cap. Varador, LUCIANA, f.l. de Antonio de Araujo de Carvalho e Anna Maria de Soiza; padr.: Domingos Rodrigues da Silva, cc. e avô materno da dita inocente e Rita Maria da Assumpção, viúva e avó da mesma inocente.

 

11-4 Custodia nasceu aos 29 de fevereiro e foi batizada aos 09-03-1777

Batismos de Aiuruoca os nove de março de 1777na capela dos Serranos Custodia nascida aos vinte e nove de fevereiro filha de Domingos Rodrigues da Silva e Maria Rodrigues de Sousa. Padrinhos. João Francisco Gomes e Josefa Barbara do Amaral

11-5 Joaquina nasceu aos 28 de outubro e foi batizada aos 22-11-1778

Batismos de Aiuruoca os vinte e dois de novembro de 1778  na capela do Varadouro Joaquina  nascida aos vinte e oito de outubro filha de Domingos Rodrigues da Silva e Maria de Sousa. Padrinhos. Tenente Antonio de Arantes casado e Maria do Rosário mulher de Pedro Rodrigues de Sousa

11-6 Tome nascido aos 29 de julho batizado aos 15-08-1780

Batismos de Aiuruoca Aos quinze de agosto de 1780 na capela de Bom Sucesso dos Serranos Tome nascido aos vinte e Nove de julho filho de Domingos Rodrigues Silva e Maria de Sousa neto pela parte paterna de Domingos Rodrigues Silva natural da Vila de Viana e de Francisca Vaz da Silva natural da cidade de São Paulo e pela materna João Rodrigues Pugas e natural da Vila de Viana (sic) e Catarina de Sousa natural da cidade de Lisboa. Padrinhos o alferes Manoel Tomas Villela e Dona Inácia Maria de Sousa

11-7 José batizado aos 13-01-1787

Batismos de Aiuruoca aos treze de janeiro de 1787, na capela do Varadouro Jose filho de Domingos Rodrigues da Silva e Maria de Sousa. Padrinhos. Jose da Silva Pacheco e sua mulher Josefa Maria

11-8 Francisca batizada aos 15-10-1788

Batismos de Aiuruoca aos quinze de outubro de 1788 na capela dos Serranos.Francisca filha de Domingos Rodrigues da Silva e Maria de Sousa. Padrinhos. Jose Rodrigues Pugas e sua mulher Maria Leme da Silva sendo os pais desta freguesia e os padrinhos de Baependi.

 

12 Miguel, batizado em 25-08-1755.

Livro de batismos de Prados MG– Aos vinte e cinco de agosto de 1755 na matriz de Prados batismo de Miguel Legitimo de João Rodrigues Pugas e sua mulher Catarina de Sousa. Avós paternos Francisco Rodrigues Pugas e Isabel Rodrigues naturais da freguesia de Santa Maria de Sá, Arcebispado de Braga maternos Jose de Sousa Patusca e Bernarda de Almeida naturais da freguesia de Branhos(?),bispado de Coimbra. Padrinhos, Miguel Simões solteiro e Valentina de Matos mulher de Tomas da Silva da freguesia da Borda do Campolide esta e os mais fregueses de Prados.

 

13- Pedro Rodrigues de Sousa natural de Prados casou na capela da Alagoa da Aiuruoca aos 22-08-1778 com Maria do Rosário (também Maria Rodrigues do Rosário), filha de Belchior Rodrigues da Cunha e Isabel Rodrigues da Silva.

Livro de casamentos de Aiuruoca MG – Aos vinte e dois de agosto de 1778 na capela da Alagoa filial de Aiuruoca, casaram Pedro Rodrigues de Sousa filho de João Rodrigues Pugas e Catarina de Sousa natural da freguesia de Prados com Maria do Rosário filha de Melchior Rodrigues da Cunha e Isabel Rodrigues da Cunha natural de Aiuruoca.

 

Ascendência de Maria do Rosário

 

 

Pedro e Maria do Rosário foram pais q/d:

13-1 Isabel Maria do Rosário batizada aos 24-07-1779.

Batismos de Aiuruoca Aos vinte e quatro de julho de 1779, na capela da Alagoa da Aiuruoca Isabel filha de Pedro Rodrigues de Sousa e sua mulher Maria do Rosário. Padrinhos, reverendo Francisco Monteiro Pereira e Ana Rodrigues da Cunha solteira tia da batizada todos desta freguesia.

             Casou aos 06-04-1799 na matriz de São João Del Rei, com registro em Aiuruoca, com José Correa Leme, natural de Guaratingueta filho de Francisco Correa Leme (ou Francisco Pascoal Correa) e Lucrecia Barbosa Leme, neto paterno de Francisco Correa Leme e Mariana Bicudo Leite, neto materno de João da Costa Cruz e Lucrecia Leme Pedroso - família “João da Costa Cruz” neste site.

Casamentos de Aiuruoca Aos seis de abril de 1799 na matriz da Vila de São João Del Rei tendo por  testemunhas o capitão Antonio da Cunha de Carvalho e Pedro Rodrigues de Sousa se casaram Jose Correa Leme filho de Francisco Correa Leme e Lucrecia Barbosa Leme natural da Vila de Santo Antonio de Guaratinguetá e Isabel Maria do Rosário filha de Pedro Rodrigues de Sousa e Maria Rodrigues do Rosário natural de Aiuruoca.

13-2 Antonio nasceu aos oito e foi batizado aos 17-09-1780

Batismos de Aiuruoca Aos dezessete de setembro de 1780 na capela dos Serranos. Antonio nascido aos oito do dito mês filho de Pedro Rodrigues de Sousa e Maria do Rosário npaterno de João Rodrigues Pugas e Catarina de Sousa nmaterno de Melchior Rodrigues e Isabel Rodrigues. Padrinho o tenente Antonio de Arantes Marques

13-3 Narciso batizado aos 25-09-1782

Batismos de Aiuruoca Aos vinte de cinco de setembro de 1782 na capela dos Serranos. Narciso filho de Pedro Rodrigues de Sousa e Maria do Rosário. Padrinho o tenente Antonio de Arantes Marques

13-4 Joaquim batizado aos 25-02-1784

Batismos de Aiuruoca Aos vinte de cinco de fevereiro de 1784 na capela do Favaxo filial de Baependis. Joaquim filho de Pedro Rodrigues de Sousa e Maria do Rosário . Padrinhos João Francisco Junqueira e Maria Eugenia 

13-5 Ana batizada aos 05-06-1786

Batismos de Aiuruoca Aos cicno de junho de 1786 na capela do Favaxo filial de Baependi. Ana filha de Pedro Rodrigues de Sousa e Maria do Rosário. Padrinhos João Francisco Junqueira e Ana Joaquina solteiros

13-6 José batizado aos 08-11-1790

Batismos de Aiuruoca Aos oito de novembro de 1790 na capela do Favaxo filial de Baependi.Jose filho de Pedro Rodrigues de Sousa e Maria do Rosário. Padrinho, Jose Martins Barbosa, solteiro e Dona Mariana filha do capitão Jose Garcia Duarte estes da freguesia de Baependi e os mais desta

13-7 Mariana, batizada em 08-07-1798.

Batismos de Aiuruoca Aos oito de julho de 1798 na capela do Favaxo filial de Baependi. Mariana filha de Pedro Rodrigues de Sousa e Maria do Rosário. Padrinhos, João de Sousa Meireles e sua mulher Mariana os padrinhos de Baependi e os mais de Aiuruoca

 

______________________________________________________________________________

 

Ascendência de Maria do Rosário

Ahnentafel

 

 

 

Maria do Rosario, natural da Aiuruoca, com seis anos em 1761 (inventário paterno).

 

PAIS

2- Belchior Rodrigues da Cunha, natural da freguesia de Santa Maria de Linhares Conselho de Coura Arcebispado de Braga.

          Na Capela do Rosário da Alagoa, filial de Aiuruoca-MG aos 01-12-1753 se casou com Isabel Rodrigues da Silva.

Livro de casamentos de Aiuruoca MG– Ao primeiro de dezembro de 1753na capela do Rosário da Alagoa casaram Belchior Rodrigues da Cunha filho de Domingos Rodrigues da Cunha e de Maria Fernandes natural da freguesia de Santa Maria de Linhares Conselho de Coura Arcebispado de Braga e Isabel Rodrigues da Silva filha legitima de João Rodrigues da Silva e Brígida de Castilho, natural da Vila de São João Del Rei ambos assistentes nesta freguesia de Aiuruoca

          Belchior faleceu em 14-07-1761. Além de Maria, deixou os filhos: José de 4 anos, Mariana de 3 anos e Ana de um ano de idade.

Museu Regional de São João Del Rei inventários cx 622 – Paragem chamada Cachoeira  subúrbios do arraial da Alagoa da Aiuruoca

-Inventario dos Bens do falecido Belchior Rodrigues da Cunha de que é inventariante a viúva representada pelo cunhado Pedro de Sousa Rego. Declarou que seu marido tinha falecido aos 14 de Julho de 1761 deixando herdeiros os filhos Maria de seis anos, Jose de quatro anos, Mariana de três anos e Ana de um ano de idade.

Bens avaliados: e bateias velhas um almocafre, cavadeira, machado, duas foices, duas enxadas, moveis e objetos da casa. Uma casa de vivenda com seu monjolo e paiol e senzalas tudo coberto de palha. Dois cavalos e cinco cabeças de gado.

 

3- Isabel Rodrigues da Silva, natural de São João del Rei.

          Em Aiuruoca aos 01-09-1764, Isabel casou segunda vez com Antonio Teixeira de Castro, natural de Chaves, Arcebispado de Braga filho de Domingos Teixeira e Serafina Soares

Livro de casamentos de Aiuruoca MG– Ao primeiro de setembro de 1764 na capela do Rosário da Alagoa casou Antonio Teixeira de Castro natural de Santa Comba de Fornelos filho de Domingos Teixeira e Serafina Soares com Isabel Rodrigues da Silva viúva por falecimento de Belchior Rodrigues da Cunha filha de João Rodrigues da Silva Brígida de Castilho natural de Nossa Senhora do Pilar de São João Del Rei

Antonio Teixeira e Isabel tiveram os filhos, batizados na Alagoa da Aiuruoca, q.d.:

I- Antonio Teixeira Castro batizado em 18-12-1765. Na Campanha em 08-06-1789 casou com Josefa Maria de Jesus, natural de Pouso Alto-MG, filha de Eleutério Rodrigues do Prado e Caetana Maria da Silva

Aiuruoca, MG aos 18-12-1765 na Capela de N. Sra do Rosario da Alagoa bat a Antonio n. aos 10 do dito mes, f.l. Antonio Teixeira de Castro e Izabel Roiz da Silva, foram padrinhos João Mon--- Pra. e Maria da [----------]ção, casada com Pedro de Souza de P----..

 

Campanha-MG - casamentos - aos 08-06-1789 Antonio Teixeira Castro, f.l. de Antonio Teixeira Castro e Izabel Rodrigues da Silva, já falecidos, n/b na freguesia de Aiuruoca; = Josefa Maria de Jesus, f.l. de Eleutério Rodrigues do Prado e Caetana Maria da Silva, n/b na freguesia de Pouso Alto. Testemunhas Revdo. Carlos Ribeiro da Fonseca e o Coronel Henrique Dias de Vasconcellos

II- Maria Eugenia batizada em 16-01-1767. Aos 17-10-1786 casou com Bento José Pinto, natural de S. Pedro de Canedo Bispado do Porto, filho de Manoel Antonio e Natalia Pinta.

Aiuruoca, MG aos 16-01-1767 na Capela de N. Sra do Rosario da Alagoa bat a Maria n. em -- do mesmo mês, f.l. de Antonio Teixeira de Castro e Izabel Roiz da Silva, foram padrinhos Maria da Assunção, casada com Pedro de Souza de P----.

 

Aiuruoca, MG aos 17-10-1786 na Capela de N. Sra do Rosario da Alagoa se receberam Bento Jose Pinto, f.l. de Manoel Antonio e Natalia Pinta, natural de S. Pedro de Canedo Bispado do Porto = Com Maria Eugenia, f.l. de Antonio Teixeira de Castro e Izabel Rodrigues da Silva, natural desta freguesia.

Entre os filhos do casal:

II-1 Mariana Rosa de Jesus foi a primeira mulher de Manoel Joaquim da Silva, filho de de Joaquim Fernandes Leão e Catarina Antonia Maciel. Geração na família “Francisco Martins Borralho”.

II-2 José em 12-04-1790.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 12 abril 1790 Lagoa, Joseph, f.l. de Bento Joseph Pinto e Maria Eugenia, nasceu aos 17 de março do dito ano; padr.: cap. João Monteiro Pereira solteiro e Marianna de São Joseph mulher de Manoel Teixeira da Fonseca. Npaterno de Manoel Antonio e Natalia Pinta, ns. da freg. de S. Pedro de Canedo, bispado do Porto; nmaterno de Antonio Teixeira Castro n. da vila de Guimarães, arc. Braga e de Izabel Maria da Silva n. da freg. de S. João del Rei.

II-3 Joaquim em 08-09-1790.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 08 set 1790 Lagoa, Joaquim, f.l. de Bento Jose Pinto e Maria Eugenia; np de Manoel Antonio e Nataria Pinta naturais da freg. de S. Pedro de Capedo; nmaterno de Antonio Teixeira Castro, n. vila de Guimarães, arc. de Braga e Isabel da Silva, n. da vila de S. João del Rei. Padr.: Miguel Rodrigues Feijó viuvo e, Anna Joaquina de Carvalho mulher de Joseph Gomes da Costa. Todos desta freguesia.

III- Teresa em 29-11-1768

Aiuruoca, MG aos 29-11-1768 na Capela de N. Sra do Rosario da Alagoa bat a Teresa, f.l. de Antonio Teixeira de Castro e Izabel Roiz da Silva, foram padrinhos P. Carlos Ribeiro da Fon.ca e Maria da Assunção.

IV- Francisco aos 25-07-1770.

Aiuruoca, MG aos 25-07-1770 na Capela de N. Sra do Rosario da Alagoa bat a Francisco, f.l. de Antonio Teixeira de Castro e Izabel Roiz, que nasceu a 15 do dito mês,foram padrinhos o Pe. Francisco Mont.ro Pr.ª e Brigida Maria da Conceição.

V- Manoel aos 19-04-1772.

Aiuruoca, MG aos 19-04-1772 na Capela de N. Sra do Rosario da Alagoa bat a Manoel, f.l. de Antonio Teixeira de Castro e Izabel Rodrigues da Silva, que nasceu aos onze dias do dito mes, foram padrinhos Manoel Teixeira Martins, solteiro e D. Antonia Maria de Souza, viuva, todos desta freguesia.

 

 

AVÓS

 

4- Domingos Rodrigues da Cunha

5- Maria Fernandes

 

6- João Rodrigues da Silva

7- Brígida de Castilho