PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

João Pires da Costa

 

 

Regina Moraes Junqueira

 

 

 

João Pires da Costa nasceu na Freguesia de Santa Eulália do Conselho de Bastos, Arcebispado de Braga, filho de Domingos Gonçalves da Estrada e Maria Pires. Vindo para o Brasil aqui casou por volta de 1740 ou pouco depois com Francisca da Silva Chaves, nascida em São João del Rei-MG, filha de Manoel da Silva Chaves e Bernarda Rodrigues.

 

O casal se estabeleceu nos arredores de São João del Rei em terras recebidas por título de sesmaria, onde formaram a fazenda Ribeirão da Canjica. Nesse lugar faleceram João e Francisca, ela aos 28-03-1778 e ele em 24-02-1781.

 

Em seus inventários, neste site, compareceram nove filhos, idades em 1779 quando do inventário da mãe:

 

1- João da Costa Leal com 34 anos. Aos 02-09-1772 casou com Ana Maria de Jesus, filha de João Vaz de Siqueira e Gertrudes de Moraes Freire. Família “Domingos Freire de Figueiredo” SL, VII, 286, 4-9, neste site.

 

2- Manoel da Silva Chaves, 32 anos, casado com Ana Francisca de Souza, filha de José Correa de Arzão e Francisca de Souza; família “Antonio Borges”.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 28-10-1777 Manoel da Silva Chaves, f.l. João Pires da Costa e Francisca da Silva Chaves, n/b na cap. de Nazare filial da vila de S. João del Rei; = cc.  Ana Francisca de Souza, f.l. Jose Correa Arzão e Francisca de Souza, n/b nesta freguesia.

          Manoel, já falecido em 1781, foi representado no inventário paterno pelos filhos:

2-1. Francisco, com 4 anos em 1781.

2-2 Manoel, de um para dois anos.

 

3- Maria Pires da Costa (ou do Rego), 28 anos em 1779. Em 1767 casou com Francisco José Rodrigues, natural de S. Salvador Arc. de Braga, filho de Domingos Rodrigues e Joana de Siqueira.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap de Nazaré aos 08-01-1767 Francisco Jose Rodrigues, n. S. Salvador Dorneles Arc. Braga, f.l. Domingos Rodrigues e Joana de Siqueira = cc Maria Pires do Rego, natural de S. João del Rei, f.l. João Pires da Costa e Francisca da Silva Chaves, test.: Jacinto Pereira da Silva e Domingos Lopes.

 

          Francisco faleceu em Fevereiro de 1807 deixando oito filhos e a mulher demente. Maria faleceu em Junho de 1810, ambos na Fazenda do Sapucaí da Barra do Machado Aplicação da Capela de Nossa Senhora da Ajuda das Três Pontas Freguesia das Lavras do Funil  (inventários neste site):

 

- João, batizado na capela de Nazaré em 20-07-1771, não comparece nos inventários.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap N. Sra. de Nazaré aos 20-07-1771, João, f.l. Francisco Jose Rodrigues e Maria Pires do Rego, np Domingos Rodrigues e Joana de Siqueira nts. da freg. S. Salvador Arc. Braga, nm João Pires da Costa e Francisca da Silva.

3-1 Francisco José Rodrigues, casado

3-2 Anacleto José Rodrigues, casado

3-3 José Rodrigues da Costa, batizado em 03-06-1780. Solteiro, com vinte e oito anos em 1807, curador da demente sua mãe. Faleceu depois de seu pai, herdou sua mãe.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap N. Sra. da Conceição aos 03-06-1780, José, f.l. Francisco Jose Rorigues e Maria Pires do Rego, padr.: Antonio da Silva Chaves e Ana Rodrigues de Oliveira.

 

3-4 Joaquim José Rodrigues, casado

3-5 Joana Rodrigues, casada com Manoel Rodrigues Pontes

3-6 Manoel José Rodrigues

3-7 Maria Rodrigues da Silva (Chaves), solteira, com dezoito anos em 1807. Casou aos 20-11-1808 com Joaquim José de Moraes, filho de Ambrosio da Silva Bueno e Mariana Francisca de Jesus, família “Souto Maior” (ver SL. 4º, 300, 4-3 e 556, 4-2)

B7: Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 20-11-1808 Capela N.Sra. Ajuda das Três Pontas, filial desta matriz, Joaquim Jose de Moraes, f.l. Ambrozio da Silva Bueno e Mariana Francisca de Jesus; = cc. Maria da Silva Chaves, f.l. de Francisco Jose Roiz e Maria Pires dos Reis(sic). Nts e bat. nesta.

          Maria faleceu em Junho de 1810 e foi inventariada pelo viúvo em 10-11-1810 (inventário neste site). Deixou o filho único:

3-7-1 Manoel, com 5 meses em 1810. Faleceu criança.

 

3-8 Félix, solteiro, dezessete anos.

 

4- Francisco da Silva Chaves, batizado na Capela de Nazaré em 27-08-1753.  Aos 21-04-1790 casou com Francisca Teresa do Nascimento (ou de Jesus) filha de Antonio Ferreira Rocha e Maria Lourença de Oliveira, família “Lemos - Oliveira - Godoy” Cap. 2º.

inserido no inventário paterno:

Paróquia de Nossa Senhora do Pilar. Aos vinte e sete dias do mês de Agosto do mil setecentos e cinquenta e três anos na Capela de Nazaré o Reverendo Francisco Fernandes, Capelão da dita Capela, batizou e pôs os santos óleos a Francisco, filho legítimo de João Pires da Costa e Francisca da Silva Chaves, nasceu a nove do dito mês. Foram padrinhos o dito Reverendo Francisco Fernandes Mendes e Ana da Silva Chaves, mulher de José Rodrigues, todos desta freguesia de São João del Rei.

 

          Francisco faleceu em 13-11-1803 na Barra do Jacaré com testamento, viúvo. Declara o filho único do matrimônio e reconhece o filho natural. Inventário neste site e geração legítima na família citada.

4-1n Miguel da Silva Chaves, pardo, filho natural de Francisco da Silva Chaves e de Mariana, escrava de João da Costa Leal.

          Em 1803 Miguel estava casado e morava em Lorena-SP.

 

5- Antonio da Costa Leal, batizado na Capela de Nazaré aos 28-12-1755. Provavelmente o casado primeira vez com Luiza Ferreira da Paixão, com geração na familia “Lemos Oliveira Godoi”, Cap 2º. E segunda vez com Maria Lopes de Siqueira, filha de Antonio Lopes de Siqueira e Mariana Francisca do Pilar, família “Lopes de Siqueira” Cap. 6º.

Inserida no inventário paterno:

Aos vinte e oito dias do mês de Dezembro de mil setecentos e cinquenta e cinco anos na Capela de Nazaré o Reverendo Francisco Fernandes batizou e pôs os santos óleos a Antonio, filho legítimo de João Pires da Costa e de Francisca da Silva Chaves, neto pela parte paterna de Domingos Gonçalves da Estrada e de sua mulher Maria Pires da Freguesia de Santa Eulalia Conselho de Bastos do Arcebispado de Braga = e pela materna de Manoel da Silva Chaves e de sua mulher Bernarda Rodrigues, desta freguesia de São João. Foram padrinhos Antonio de São José, solteiro, todos desta freguesia de São João del Rei (...)

 

6- Ana da Silva Chaves, 20 anos em 1779. Foi contratada para casar com João Ferreira Rocha, homem branco, filho de Antonio Ferreira Rocha. Geração na familia Lemos Oliveira Godoi, Cap 2º.