PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

João Pereira Caixeta

 

Moacyr Villela

 

João Pereira Caixeta foi casado com Caetana do Rosario, natural da cidade do Porto, filha de David Correa e Antonia do Rosario.

Foram moradores em sua fazenda ao pé da Serra de Camapuã, freguesia de Congonhas do Campo-MG, onde Caetana faleceu aos 18-02-1773 e foi inventariada por João aos 27 de julho do mesmo ano.

IPHAN – São João Del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1773 Caixa:371

Inventariado:Caetana do Rosario

Inventariante: João Pereira Caixeta - viúvo

Local: Paragem da Fazenda ao pé da Serra de Camapuã, freguesia de Congonhas do Campo. Termo da Vila de São José

Anotado por: Moacyr Villela

Abertura em 27-07-1773

Declara o viúvo inventariante que sua mulher faleceu em 18-02-1773 com testamento onde declara ser natural e batizada na Cidade do Porto filha legitima de David Correa e de Antonia do Rosario. Foi casada somente com ele inventariante de cujo matrimonio ficaram 6 filhos machos e duas femeas todos maiores de 25 anos:

 

1- Manoel Caetano Caixeta com 52 anos;

2- Ana Maria casada com Manoel de Sousa Pinto;

3- Joaquim Pereira Caixeta casado com Antonia Maria;

4- Jose Pereira Caixeta casado com Isabel;

5- Antonio Pereira Caixeta casado com Maria Antonia;

6- Maria do Rosario casada com Manoel Ferreira Guimarães;

7- João Pereira Caixeta com 33 anos;

8- Inacio Pereira Caixeta com 31 anos

 

Bens de Raiz – Fazenda na Serra de Camapuã com morada de casas de sobrado, cobertas de telhas, Paiol, engenho de fazer farinha com 16 mãos de Pilão, forno de cobre e dois moinhos, trapizonga da mamona, duas gamelas grandes de coar fuba e fazer farinha, caixa em que se bate a farinha. Uma sesmaria com matos virges e capoeiras que parte com João Antonio da Silva Leão, com o alferes Manoel de Jesus Coelho e com o capitão Manoel da Mota Botelho da outra parte da Serra de Camapuã – tudo avaliado em 3.000.000

- 31 escravos avaliados em 1.763.000 reis;

- 16 bois de carro, 10 vacas criadeiras, 30 garrotes e novilhas, 11 cavalares, 32 porcos, 27 mulas arreadas da tropa.

- 1.750 alqueires de milho empaiolado, 72 alqueires de feijão e 50 alqueires de mamona

 

Segundo o inventário de Caetana, foram oito os filhos do casal, situação em 27-07-1773:

1- Manoel Caetano Caixeta com 52 anos.

2- Ana Maria casada com Manoel de Sousa Pinto.

3- Joaquim Pereira Caixeta casado com Antonia Maria.

4- José Pereira Caixeta casado com Isabel Branca Benedita de Toledo, segue no § 4º

5- Antonio Pereira Caixeta casado com Maria Antonia;

6- Maria do Rosario foi casada com Manoel Ferreira Guimarães, natural da freguesia de S. Julião de Serafim termo da vila de Guimarães Arc. Braga, filho de Ventura Ferreira Maria Alves da Silva.

Viúvo, Manoel Ferreira Guimarães testou na Fazenda das Duas Barras aplicação de São Bento de Campo Belo, filial da freguesia de Santa Ana das Lavras em 12-03-1803. Seu testamento foi aberto aos 17 do mesmo mês e ano. Declarou filho único de seu casal e duas filhas naturais (testamento e inventário neste site).

In- Maria Joaquina, filha natural, casada com Domingos Gomes de Montes.

IIn- Ana Ferreira, filha natural de Francisca parda e Manoel Ferreira Guimarães, foi a primeira mulher de José Rodrigues Viana. Já falecida no inventário paterno, foi representada por seus filhos, família “Antonio Rodrigues da Costa”, neste site

6-1 Cap. João Ferreira da Silva, batizado batizado aos 18-05-1775 em Lavras do Funil. Casou aos 15-01-1798 na Vila de São Bento do Tamandua com Maria Ferreira do Nascimento, filha de Manoel Ferreira Carneiro e Feliciana Cardosa de Andrade, neta paterna de Manoel Carneiro e Rosa Francisca, neta materna de Luiz Cardoso Osório e Francisca Gonçalves Branca. Geração na família “Origens dos Carneiros e Costa Rios”.

Lavras, MG Igreja S. Ana aos 18-05-1775 no altar pportatil do Pe. Bento Ferreira do Campo Belo bat a João, f.l. Manoel Ferreira Guimarães e Maria do Rosario, np de Ventura Ferreira e Maria Alves da Silva da freg. de S. Julião de Serafim termo da vila de Guimarães Arc. Braga. e pela materna de João Pereira Caixeta e Caetana do Rosario, já defunta, moradores no Sasuhi freguesia das Congonhas do Campo deste bispado de Mariana. padr.: João Pereira Caixeta, avo materno do batizado, e Francisca Maria das Chagas mulher de Joaquim Jose de Freitas, moradora na vila de S. João del Rei, e os pais do dito batizado fregueses desta freguesia.

 

7- João Pereira Caixeta com 33 anos;

8- Inacio Pereira Caixeta com 31 anos

 

 

§ 4º

José Pereira Caixeta

 

José Pereira Caixeta, natural de Ouro Preto, casou com Izabel Branca Benedita de Toledo, filha do Alferes José da Costa e Moraes e Angela de Toledo Piza, família “Francisco Felix Correa”, neste site.

Faleceu José Pereira Caixeta com testamento feito na Vila da Campanha em 25-04-1806 e foi sepultado aos 23 de agosto do mesmo ano com a idade de 68 anos.. Declarou naturalidade, filiação, conjuge e os sete filhos de seu casal:

Campanha, MG Igreja Santo Antonio obitos - aos 23-08-1806 foi encomendado e sepultado  dentro desta matriz das grades para baixo Jose Pereira Cacheta, casado, branco, de idade 68 anos.

Copia do testamento com que faleceu Jose Pereira Cacheta.

Eu Jose Pereira Cacheta (...) sou f,l. de João Pereira Cacheta e Caetana do Rosario, nat/bat na freguesia de N Sra do Pilar do Ouro Preto de Vila Rica. Sou casado com Izabel Branca Benedita de Toledo de cujo matrimonio tivemos sete filhos a saber quatro machos e três femeas: Jose = João = Antonio e Vicente = Angela = Maria = e Ana todas já casadas assim como João e Jose.

Testamenteiros em 1º lugar Joaquim Jose Barreiros, meu genro, em 2º a Jose Rodrigues da Silva Freire, meu genro, em 3º João Pereira Cacheta, meu filho.

Meu testamenteiro restituira a meu irmão Joaquim Pereira Cacheta um cavalo que lho tirei contra a sua vontade.

Hoje Vila da Campanha 25-04-1806 Jose Pereira Cacheta

4-1 Angela Antonia de Moraes (ou de Jesus) batizada em 22-06-1791 na ermida do Campo Belo. Em Campanha aos 10-02-1794 casou com o Alferes Joaquim Jose Barreiros, viúvo de Ana Joaquina do Espirito Santo, filho de Domingos Rodrigues Barreiros e Jacinta Bernarda da Fonseca. Geração na família “Domingos Rodrigues Barreiros”.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 22-07-1771 na ermida do Revdo Padre Bento Ferreira do Campo Belo desta freguesia, o mesmo Revdo Padre Bento Ferreira, de licença, bat a Angela, f.l. Jose Pereira Caixeta e D. Izabel Branca Benedita moradores do Rio do Peixe, padr.: o Revdo Bento Ferreira e D. Branca de Toledo mulher de Francisco Xavier da Silva moradores e fregueses da Campanha do Rio Verde e os mais desta.

 

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 10-02-1794 nesta matriz da Campanha o Alf. Joaquim Jose Barreiros, viuvo de Ana Joaquina do Espirito Samto = cc D. Angela Antonia de Moraes, f.l. de Jose Pereira Caixeta, natural e batizada na freguesia das Lavras. Presente as testemunhas que comigo assinam. O Pe. Jose X.er da Silva Tolledo = Antonio Bueno do Prado Feyo = Francisco de Sales X.er

4-2 José Pereira de Toledo (tambem José Pereira Caixeta “moço”) nasceu aos 12-02-1773 e foi batizado aos 19 do mesmo mês e ano na ermida do Campo Belo.

Lavras, MG Igreja Santana aos 19-02-1773 na ermida do Campo Belo bat a Jose n. aos 12 do dito mes, f.l. Jose Pereira Caixeta e Izabel Branca Benedita de Toledo, padr.: Manoel Xavier de Tolledo e s/m D. Maria Teresa Rangel, estes da freguesia da Campanha do Rio Verde e os mais todos desta freguesia.

Na matriz da Campanha aos 18-06-1794 casou com Maria Gonçalves (ou Maria Teresa da Conceição) natural de Lavras, filha de José Antonio Gonçalves e Teresa Maria de Jesus.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 18-06-1794 nesta matriz da Campanha Jose Pereira de Tolledo, f.l. de Jose Pereira Caixeta e de D. Izabel Benedita de Tolledo, nat/bat na freguesia das Lavras = cc Maria Gonçalves, f.l. de Jose Antonio Gonçalves e Teresa Maria, nat/bat na sobredita freguesia das Lavras. Testemunhas abaixo assinadas Vicente Ferreira da S.ª e Jose Antonio Ferreira.

José foi sepultado aos 29-09-1809 na capela de S. Gonçalo.

Óbitos de Campanha 1804-1817 óbitos image 275 "Aos 29-09-1809 foi sepultado dentro da capela de S Gonçalo das grades para baixo, José Pereira Caixeta ..tinha 30 anos de idade."

Foram filhos de José e Maria, q.d.:

4-2-1 Antonio, batizado em 1798.

Lavras, MG Igreja Santana bat Lv suplementos - no ano de 1798 com pouca diferença na capela das Tres Pontas bat a Antonio, f.l. Jose Pereira Caixeta e Maria Teresa, padr.: João Pereira Caixeta e Teresa Maria.

4-2-2 Joaquim batizado em 28-08-1801.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 22-08-1801 na capela de S. Gonçalo bat a Joaquim, f.l. de Jose Pereira Caixeta e de Maria Teresa, foram padrinhos Bento Ferreira de Macedo e Angela Antonia.

4-2-3 Ana batizada em 18-04-1804.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) - Aos 18-04-1804 nesta matriz bat a Ana de doze dias, f.l. Jose Pereira Caixeta moço nat. da freg. das Lavras e Maria Teresa da Conceição nat. da mesma, avos paternos Jose Pereira Caixeta e D. Izabel Branca Benedita, maternos Jose Antonio Gonçalves e Teresa Maria de Jesus. Foram padrinhos Jose Rodrigues Freire e s/m Maria Caetana Benedita

4-2-4 Miguel em 15-09-1805 (livro batismos 1791-1806 image 364)

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 15-09-1805 bat a Miguel, f.l Jose Pereira Caixeta o moço e Maria Teresa da Conceição, foram padrinhos Cap. Francisco Moreira de Pisa Barreto e D. Manuela Luiza de Toledo.

4-3 João Pereira Caixeta, 3º testamenteiro paterno. Estava casado em 1806.

Possivelmente o João Pereira Caixeta casado com Ana Querubina de Jesus (comparar com a filha do Alf. Joaquim Jose Barreiros e primeira mulher) que batizou pelo menos 6 filhos em Campanha:

4-3-1 João, batizado em 31-07-1803.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 31-07-1803 na capela de S. Gonçalo bat a Joam, branco, f.l. de João Pereira Cacheta e Ana Querubina de Jesus, foram padrinhos o Alf. Joaquim Jose Barreiros e Angela Antonia.

4-3-2 Antonio em 27-12-1804.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 27-12-1804 na capela de S. Gonçalo bat a Antonio, f.l. Joam Pereira Caicheta e de Ana Querubina, foram padrinhos Joam ----- da Silva e D. Maria da Costa

4-3-3 Maria em 17-11-1806.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 17-11-1806 na capela de S. Gonçalo bat a Maria, branca, f.l. de Joam Pereira Caixeta e Ana Cherubina, foram padrinhos Vicente Pereira Caixeta e Maria Caetana Benedita.

4-3-4 Branca em 09-02-1809.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 09-02-1809 na capela de S. Gonçalo bat a Branca, f.l. de Joam Pereira Caicheta e Ana Cherubina, foram padrinhos Jose Pedro e D. Branca filha do Cel. Francisco de Sales.

4-3-5 Ana em 11-12-1810;.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 11-12-1810 na capela de S. Gonçalo bat a Ana, f.l. de João Pereira Caicheta e Ana Cherubina, foram padrinhos o Padre Flavio Antonio de Moraes e D. Maria Francisca por pp q apresentou Jose Pedro Xavier.

4-3-6 Gertrudes em 01-10-1812.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 01-10-1812 na ermida de Santa Luzia bat a Gertrudes, f.l. de João Pereira Caicheta e Ana Querubina, foram padrinhos Antonio Simplicio e D. Gertrudes Clementina.

 

4-4 Antonio, solteiro em 1806.

 

4-5 Vicente Pereira Caixeta tambem solteiro em 1806. Padrinho de Maria 4-3-3 supra.

 

4-6 Maria, batizada em 19-06-1776 em Lavras. Maria Caetana Benedita casou com José Rodrigues da Silva Freire, 2º testamenteiro do sogro. Foram padrinhos de Ana 4-2-3 supra.

Lavras, MG Igreja S. Ana aos 29-06-1776 o Pe. Bento Ferreira em seu altar portatil de Campo Belo bat a Maria, f.l. Jose Pereira Caixeta e D. Izabel Branca Benedita, npaterna de João Pereira Caixeta e Caetana do Rosario moradores na freguesia de Congonhas do Campo deste bispado, nmaterna do alf. Jose da Costa Moraes e D. Angela de Toledo moradores q foram na freg. de S. João el Rei deste bispado. Padr.: Inacio Xavier de Toledo, solteiro e D. Maria da Costa de Toledo.

 

4-7 Ana Francisca de Jesus (tambem Ana Joaquina de Toledo ou Ana Caixeta) na matriz da Campanha aos 24-01-1794 casou com Francisco José de Vilas Boas natural de Campanha filho de João de Vilas Boas e Josefa Maria de Oliveira -Familia “Domingos Leme da Silva” neste site.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 24-01-1794 nesta matriz daz Campanha sem impedimento algum Francisco Jose de Villas Boas, f.l. de João de Villas Boas e Josefa Maria de Jesus, nat/bat nesta matriz da Campanha do Rio Verde = cc Ana Francisca de Jesus, f.l. de Jose Pereira Caicheta e Izabel Branca Benedita de Tolledo, nat/bat na freguesia de Lavras do Funil Bispado de Mariana.

Francisco José e Ana Francisca tiveram filhos batizados em Campanha, q. encontramos:

4-7-1 Francisco, batizado em 22-06-1795 e sepultado aos 22 de julho do mesmo ano na capela de S. Gonçalo.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 22-06-1795 na capela de S. Gonçalo bat a Francisco, f.l. de Francisco Jose Vilasboas e Ana Francisca de Toledo, foram padrinhos Jose Pereira Caixeta e Angela Antonia de Toledo.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 27-07-1795 foi encomendado e sepultado no adro da capela de S. Gonçalo Francisco, inocente, filho de Francisco Jose Villas Boas morador no Sapucahy.

4-7-2 Joaquim aos 23-07-1796.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 23-07-1796 na capela de S. Gonçalo bat a Joaquim, f.l. de Francisco Jose Villasboas e Ana Francisca de Jesus, foram padrinhos o Alf. Joaquim Jose Barreiros e Izabel Branca mulher de Jose Pereira Caixeta.

4-7-3 Maria faleceu em 19-12-1800

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 19-12-1800 foi encomendada e sepultada Maria, inocente, filha de Francisco Jose Villas Boas morador detras da Serra de S. Gonçalo.

4-7-4 Emerenciana, batizada em 10-04-1802.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 10-04-1802 na cap. de S. Gonçalo bat a Emerenciana, f.l. de Francisco Jose Villasboas e de Ana Caixeta, foram padrinhos Cap. Germano Jose da Silva Freire e D. Emerenciana Francisca.

4-7-5 Teodora, em 25-12-1804.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 25-12-1804 na capela de S. Gonçalo bat a Theodora, branca, f.l. de Francisco Jose Vilas Boas e Ana Francisca, foram padrinhos João Correa Guimarães e Theodora Maria de Jesus.

4-7-6 Ana, batizada em 08-02-1807.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 08-02-1807 na capela de S. Gonçalo bat a Ana, f.l. de Francisco de Vilasboas e de Ana Francisca, foi madrinha Maria Caetana.

          Ana Vitória de Jesus em Douradinho aos 07-08-1825 casou com o viúvo Francisco Alves de Toledo.

Paróquia de Douradinho-MG aos 07/Ago/1825 Francisco Alves de Toledo, viúvo de Ana Francisca do Nascimento, sepultada na Capela de S.José e Dores da Freguezia de Cabo Verde, com Ana Vitória de Jesus, f.l. de Francisco José Vilas Boas e de Ana Francisca de Toledo, nat. da vila da Campanha (pesq. Silvia Buttros)

          Francisco foi casado primeira vez com Ana Francisca do Nascimento com quem teve os filhos, q.d.:

I- Francisca, batizada na capela de S. José e Dores filial da matriz de Cabo Verde aos 27-06-1819.

Cabo Verde, MG Igreja N. Sra da Assunção aos 27-06-1819 na capela S. Jose e Dores filial desta matriz bat. Francisca, filha de Francisco Alves de Toledo e Ana Francisca moradores no termo do Cascalho. Padr.: Antonio Jose Ferreira e Ana Francisca, todos desta freguesia.

II Marcelina, aos 08-10-1820.

Cabo Verde, MG Igreja N. Sra da Assunção na capela de S. Jose e Dores aos 08-10-1820 bat. Marcelina, filha de Francisco Alves de Toledo e Ana Francisca moradores no termo do Cascalho. Padr.: João Antonio e sua irmã Eulalia Maria, toados desta freguesia.

4-7-7 João, batizado em 13-11-1808.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 13-11-1808 na capela de S. Gonçalo bat a João, f.l. de Francisco Jose de Villasboas e Ana Francisca de Jesus, foram padrinhos Francisco Rodrigues Vieira.

4-7-8 Maria, batizada em 01-11-1810. Provavelmente esta a Maria Barbara casada em Douradinho-MG aos 28-05-1833 com Domingos Vieira da Maia, natural das Lavras, filho de Antonio Vieira da Maia e Rosa Bernardina de Almeida.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 01-11-1810 na capela de S. Gonçalo bat a Maria, f.l. de Francisco Jose Villasboas e Ana Francisca de Jesus, foram padrinhos Antonio Jose Vilasboas e ----arda Antonia de Jesus.

 

Paróquia de Douradinho-MG, casamentos - aos 28-05-1833 Domingos Vieira de Almeida, f.l. Antonio Vieira da Maia e Rosa Bernardina de Almeida, n. da freg. da vila das Lavras = cc Maria Barbara, f.l. Francisco Jose Vilas Boas e Ana Francisca de Jesus, n. desta freguesia.

4-7-9 Caetano, batizado em 07-09-1812. Gemeo do José abaixo.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 07-09-1812 bat a Caetano, branco, f.l. de Francisco Jose Vilasboas e Ana Francisca de Jesus, foram padrinhos Pedro Coelho Duarte e Maria Joana mulher. Gemeos.

4-7-10 José, batizado em 08-09-1812. Gemeo do supra Caetano.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 08-09-1812 bat a Jose, branco, f.l. de Francisco Jose Vilasboas e Ana Francisca de Jesus, foram padrinhos Manoel da Silva Barros e Caetana Moreira, Gemeos.

4-7-11 João Batista com 18 anos, em Douradinho aos 10-07-1837 casou com Ana Teresa, de 15 anos, filha de Francisco Martins de Araujo e Maria Silveria.

Paróquia de Douradinho-MG, casamentos, aos 10-07-1837 João Batista de 18 anos, f.l. Francisco Jose Vilas Boas e Ana Francisca = cc Ana Teresa de 15 anos, f.l. Francisco Miz de Araujo e Maria Silveria. Nts desta freguesia