PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

João Mendes de Leão

(atualizado em 25-novembro-2014)

 

 

Bartyra Sette

 

 

João Mendes de Leão falecido no Rio de Janeiro (Candelária) a 28-09-1700, foi casado três vezes com geração das três nupcias. Primeira vez com Maria Vieira. Segunda vez vom Suzana da Silva (PFRJ vol. 2º, fls. 592).

 

Terceira vez casou com Francisca Correa de Souza, filha de Manoel Ferreira de Souza e Catarina Correa. Francisca faleceu no Rio de Janeiro (Candelária) a 16-12-1740, casada segunda vez com José da Silva Porto (PFRJ vol. 2º, fls. 592 e 114, I-5)

 

João e Francisca tiveram, entre outros, a filha Luzia Correa da Silva nascida no Rio de Janeiro, casada aos 05-10-1715 com João de Almeida Silva, natural de S. Bartolomeu Arc. Braga, filho de Pedro de Almeida e Maria de Amorim Dantas

De Genere do Padre Gonçalo Ribeiro de Brito, fl 239/240

(...) Em 05/10/1715 nesta Igreja de Nossa Senhora da Cande/laria Recebi na forma do Sagrado Conci/lio Tridentino a João de Almeida Sylva  natural do lugar de Monte Redondo  termo  (...) de Arcos de Valadares bati/zado na Freguesia de São Bartholomeu do dito lugar Arce/bispado de Braga filho legitimo de [Pedro] de Almeida já defunto, e de sua mulher / Maria de Amorim com Luiza Correa da Silva / natural desta cidade batizada na Fregue/sai de Nossa Senhora da Candelaria filha / legitima de João Mendes [delam] já defunto / e de sua mulher Francisca Correa, (...)

 

Ascendência de

João de Almeida Silva

 

 

Entre os filhos de Luzia e João de Almeida, encontramos em Minas:

 

1- Rita Correa de Souza, batizada na Candelária-RJ aos 30-11-1716 (lv. 9º, 5v), casou na Matriz de Nossa Senhora do Pilar de São João del-Rei aos 27-02-1737 com Domingos Ferreira Guimarães, natural da Vila de Guimarães, batizado na Igreja e matriz de São Sebastião, filho legítimo de Gonçalo de Freitas Soares e Jerônima Ferreira. Tronco da familia “Domingos Ferreira Guimarães”, neste site.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 27-02-1737 Domingos Ferreira Soares, n. freg. S. Sebastião Arc. Braga, f.l. Gonçalo de Freitas Soares e Jeronima Ferreira = cc Rita de Almeida Correa, n. freg. N. Sra da Candelaria do Rio de Janeiro, f.l. João de Almeida e Silva e Luzia Correa. Test.: Pedro de Almeida Oliveira e Francisco Xavier de Souza.

 

2- Quitéria Correa de Almeida nasceu e foi batizada na freguesia de Nossa Senhora da Candelaria do RJ. Aos 27-02-1737 em S. João del Rei casou com Lourenço Ribeiro de Brito, natural da Freguesia de São João de Brito do termo da Vila de Guimarães, arcebispado de Braga, onde foi batizado aos 08-12-1698, filho de João Ribeiro e Domingas Vieira, ela da citada freguesia. Tronco da família “Ribeiro de Brito”, neste site.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 27-02-1737 Lourenço Ribeiro de Brito, n. freg. S. João de Brito Arc. Braga, f.l. João Ribeiro e Domingas Vieira = cc Quiteria de Almeisa Correa, da freg. N. Sra da Candelária do Rio de Janeiro, f.l. João de Almeida e Silva e Luiza Correa. Test.: João da Costa Lima e Pedro Amorim Dantas.

 

3- Francisca de Almeida e Silva, natural do Rio de Janeiro. Aos 08-09-1735 em S. João del Rei casou com João da Costa Lima, natural da freguesia de  Matozinhos do distrito e bispado do Porto-PT, filho de Manoel da Costa e Maria Francisca.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. do Rosario aos 08-09-1735 João Costa Lima, desta, = cc Francisca Almeida Silva, desta, test.: Pedro Amorim Dantas e Francisco Xavier Souza.

 

Ascendência de

JOÃO DA COSTA LIMA

 

          João e Francisca foram moradores em São João del Rei e Carrancas onde batizaram filhos que encontramos mesclados pelo casamento em muitas das famílias de povoadores da Comarca do Rio das Mortes.

 

3-1 Ana, batizada na capela de S. Gonçalo do Brumado em 03-05-1739.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Brumado aos 03-05-1739 Ana, f.l. João Costa Lima e Francisca Almeida Silva, padr.: Pedro Amorim Dantas, solteiro e Rita Correa Souza cc Domingos Ferreira Guimarães.

3-2 Quitéria, em 04-07-1740.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Brumado aos 04-07-1740 Quiteria, f.l. João Costa Lima e Francisca Almeida Silva, padr.: Manoel Ferreira Pereira, casado e Quiteria Correa de Almeia cc Lourenço Ribeiro Brito.

3-3 José da Costa Lima, sócio de seus irmãos João e Antonio na Fazenda Barro Vermelho. . Aos 28-07-1772 casou com Izabel Maria de Jesus, filha de Manoel Coelho da Costa e Francisca do Couto, familia “Manoel Coelho da Costa”.

 

3-4 Antonio da Costa Lima, foi o primeiro marido de Gertrudes Maria de Jesus, filha de Domingos Antonio Pereira e Maria Gertrudes, família “Domingos Antonio Pereira”.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 18-05-1778 Antonio da Costa Lima, f.l. João da Costa Lima e Francisca de Almeida Silva; = cc. Gertrudes Maria, f.l. de Domingos Antonio Pereira e Maria Gertrudes. Ambos nts/bts nesta freguesia

          Antonio faleceu abintestado aos 16-10-1802 com inventário, neste site, aberto pela viúva na Fazenda Barro Vermelho onde morava e da qual detinha uma terça parte. Outras partes pertenciam a seus irmãos José e João.

          Geração na família “Domingos Antonio Pereira”.

 

3-5 Vicente Ferreira da Costa, aos 29-10-1778 casou em Carrancas com Maria Joaquina da Conceição, filha do Ten. Antonio Freire e Quitéria da Conceição, família “Amaro de Mendonça Coelho” Cap. 4º.

B7: casamentos Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 29-10-1778 Vicente Ferreira da Costa, f.l. João da Costa Lima e Francisca de Almeida Silva, n/b na freg. de S. João del Rei; = cc.   Maria Joaquina da Conceição, f.l. Ten. Antonio Freire e Quiteria da Conceição, n/b na freg. de Aiuruoca deste bispado e fregueses desta.

 

          Vicente e Maria Joaquina Joaquina faleceram em 1814 e foram inventariados na Fazenda das Contendas na Aplicação de São João Nepomuceno da Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil em 12 de Maio de 1815. Compareceram nove filhos, entre eles (inventário no site de Luís Antonio Villas Boas):

3-5-4 José Ferreira da Costa aos 18-09-1811, na ermida S. Domingos da Barra filial de Sta Ana das Lavras do Funil, casou com Inácia Maria de Jesus, filha de Antonio Rabelo de Carvalho e Mariana Antonia de Jesus, família “Antonio Gracia e João Garcia Duarte” II.

B7: Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 18-09-1811 Ermida S. Domingos da Barra, Jose Ferr.ª Lima, f.l. de Vicente Ferr.ª da Costa e Maria Joaquina da Conceição; = cc. Ignacia Maria de Jesus, f.l. de Antonio Rabello de Carvalho e Marianna Antonia de Jesus. Nts/bts nesta.

 

3-6 João da Costa Lima, batizado na Capela de Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno aos 15-10-1747. Na Capela de Conceição da Barra casou aos 11-05-1786 com Teresa da Costa, filha de Lucas Pereira dos Santos e Rosa da Costa de Godoy - família “Domingos Freire de Figueiredo”.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santo Antonio do Rio das Mortes aos 15-10-1747 João, f.l. João Costa Lima e Francisca Almeida Silva, padr.: Revdo Jose Mendes Leão, da freg. do Rio de Janeiro por pp, e Rita Correa Souza cc Domingos ---- Guimarães

 

B7:Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas cas. - aos 11-05-1786 Capela de N. Sra. da Conceição da Barra, João da Costa Lima, f.l. João da Costa Lima, já defunto e Fran.ca de Almeida; = com Thereza da Costa, f.l. Lucas Per.ª dos Santos e Roza da Costa de Godoy, já falecidos. Ambos nts/bts nesta freguesia. Test.: Bras Freire de Sequeira e Felipe Vaz de Sequeira

 

3-7 Antonia, batizada em 09-04-1749

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santo Antonio do Rio das Mortes pequeno aos 09-04-1749 Antonia, f.l. João Costa Lima e Francisca Almeida Silva, padr.: Lourenço Ribeiro Brito e s/m Quiteria Correa.

 

3-8 Teresa Maria, batizada aos 02-08-1752 na capela de Nazaré filial de S. João del Rei.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 02-08-1752 cap. Nazare filial de S. João del Rei de licença, Teresa Maria n. aos 24 do mês de [dobra] do mesmo ano, f.l. João da Costa Lima n. de Matosinhos Bispado do Porto e Francisca de Almeida n. da freg. da Candelaria Bispado do Rio de Janeiro e moradores nesta freg. das Carrancas, np Manoel da Costa e Maria Francisca moradores na dita freguesia de Matosinhos, nm João de Almeida Silva e Luzia Correa de Jesus moradores na dita freguesia da Candelaria, padr.: Simão de Oliveira e s/m Teresa Maria da Conceição moradores na freguesia do [dobra]

 

3-9 Clemente José de Lima batizado aos 21-02-1754, também na Capela de Nazaré. Casou na Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Carrancas aos 28-10-1778 com Maria Bernarda da Conceição, filha do Ten. Antonio Freire e Quitéria da Conceição. Geração na família “Amaro de Mendonça Coelho” Cap. 4º.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 21-02-1754 cap. Nazare de licença, Clemente, f.l. João da Costa Lima n. Matosinhos Bispado do Porto e Francisca de Almeida da Silva n. Rio de Janeiro, np Manoel da Costa e Maria Francisca moradores na dita freguesia de Matozinhos, materno de João de Almeida Silva e Luzia Correa de Souza moradores no Rio de Janeiro freguesia da Candelaria, padr.: Eugenio Jose dos Santos Lima por pp que constituiu a Lourenço Ribeiro de Brito, e madrinha Luiza Ribeira, solteira filha de Lourenço Ribeiro de Brito.

 

B7: casamentos (Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 28-10-1778 Clemente José de Lima, f.l. João da Costa Lima e Francisca de Almeida Silva, n/b na freg. de S. João del Rei; = cc.  Maria Bernarda da Conceição, f.l. Ten. Antonio Freire e Quiteria da Conceição, n/b na freg. de Aiuruoca deste bispado e fregueses desta.

 

3-10 Ana Josefa do Sacramento, casou em São João Del Rei aos 03-02-1774 com Domingos Antonio Pereira, filho de outro e Maria Gertrudes. Geração na família “Domingos Antonio Pereira”.

 

3-11 Miguel José da Costa aos 06-07-1783 casou com Isabel Maria de Jesus, filha de Manoel Alves Pedrosa e de Maria da Assunção Franca.

Miguel faleceu em 25-08-1824 com inventário de 1825 neste site, e com geração na família “Os Alves Pedrosa” Cap. 10º”.

 

_______________________________________________________________________________________________________________

 

Ascendência de

JOÃO DA COSTA LIMA

 

 

Vinícius da Mata Oliveira

 

 

1- João da Costa Lima, nasceu na freguesia de Matosinhos, concelho de mesmo nome, distrito do Porto em 17 de dezembro de 1695, e foi batizado em 19 do mesmo mês e ano

Matosinhos, Matosinhos, distrito do Porto. João fº. de Manoel da Costa e sua m.er Mª. Fr.ca da aldeia de cocavellas nasceu aos 17-12-1695 e foi batizado aos 19 do dito mês e era ut supra, farão padrinhos João Domingues, madrinha Mª. Domingues da mesma aldeia, eu o pe. An.to de Castro.

 

PAIS

2- Manoel da Costa, nascido na mesma freguesia de Matosinhos em 11 de outubro de 1670, e batizado em 15 do mesmo mês e ano

Matosinhos, Matosinhos, distrito do Porto. Manoel filho de Fr.co Domingues e de sua m.er Isabel Fr.ca nasceu aos 11 dias do mês de 8.bro e foi batizado aos 15 do dito 8.bro era de 1670, farão padrinhos o pe. Domingos da Silva e madrinha Ana Domingues, o pe. M.el Cardoso.

          Em Matosinhos aos 13 de janeiro de 1692, Manoel casou com Maria Francisca

Matosinhos, Matosinhos, distrito do Porto. Manoel da Costa fº. de Fr.co Domingues e de sua m.er Isabel Fr.ca da aldeia de real recebeu a Mª. Fr.ca fª. De An.to Glz e de sua m.er Magdalena Fr.ca da aldeia de bruças, todos desta freg.a aos 13-01-1692, farão testemunhas Pº. da Silva, D.os da Silva e M.el An.to todos desta mesma freg.a. O R.er An.to Coelho de Freitas.

3- Maria Francisca, faleceu em Matosinhos aos 16 de outubro de 1723

Matosinhos, Matosinhos, distrito do Porto. Maria Francisca mulher de Manoel da Costa do cocavellas faleceu com todos os sacramentos aos 16-10-1723, foi sepultada. O R.er An.to Coelho de Freitas.

 

AVÓS

4- Francisco Domingues

5- Isabel Francisca, falecida em Matosinhos em 29 de novembro de 1700

Matosinhos, Matosinhos, distrito do Porto. Isabel Fr.ca m.er de Fr.co Domingues de real faleceu com todos os sacramentos a 29-11-1700, foi sepultada nesta Ig.ra com os pe.s capelães, que lhe fizeram os ritos de corpo presente, não fez testamento. O R.er An.to Coelho de Freitas.

6- Antônio Gonçalves

7- Magdalena Francisca

 

_____________________________________________________________________________________________

 

Ascendência de

João de Almeida Silva

 

 

Moacyr Villela

 

 

1- João de Almeida Silva foi batizado em 06-03-1688 na freguesia de São Bartolomeu de Monte Redondo, Termo de Arcos de Val de Vez, Arcebispado de Braga-PT.

Paroquia da Freguesia de São Bartolomeu de Monte Redondo livro batismos 1629-1694 fl 87-verso

Aos 06-03-1688 batismo de João filho de Pedro Almeida e Maria Dantas do Reguenguo foram padrinhos o abade da Madalena de Jolda, João Pedreira e Catarina da Silva mulher de Domingos Pacheco da Vila de Arcos.

 

PAIS

 

2- Pedro de Almeida natural e batizado na freguesia de São Nicolau da Cidade do Porto. Casou em 13-09-1682 em São Bartolomeu de Monte Redondo com:

Paroquia da Freguesia de São Bartolomeu de Monte Redondo livro mixto 1629-1710 fl 77

Aos 13-09-1682 o padre Manoel de Araujo Aranha abade da freguesia celebrou o matrimonio de Pedro de Almeida filho de Andre de Almeida e de sua mulher Maria de Almeida naturais da Cidade do Porto freguesia de São Nicolau com Maria de Amorim Dantas filha de Afonso Cerqueira e sua mulher Ana Cerqueira desta freguesia do lugar de Reguengo, corridos os banhos no Porto e mostrados ao vigario desta comarca

3- Maria de Amorim Dantas nasceu em 01-03-1655 e foi batizada aos sete do mesmo mês e ano em São Bartolomeu.

Paroquia da Freguesia de São Bartolomeu de Monte Redondo livro mixto 1629-1710 fl 35-verso

Aos 07-03-1655 Maria nasceu em 01-03-1655 filha de Afonso de Cerqueira e sua mulher Ana Cerqueira moradores na aldeia de Reguenguo desta freguesia. Padrinhos Valentim Brandão velho e Madalena Barbosa filha de Gonçalo Gomes de Abreu desta

Pedro de Almeida e Maria de Amorim Dantas, alem de João de Almeida Silva, tiveram que encontramos, os filhos batizados em Monte Redondo:

2-1 Andre nasceu em 12-10-1684 e foi batizado em 15-10-1684.

livro de batizados de São Bartolomeu de Monte Redondo  numero 1/1629-1694 fl 83-v

Andre filho de Pedro de Almeida e sua mulher Maria de Amorim do lugar de Reguenego nasceu aos 12-10-1684, batizado pelo abade Manoel de Araujo Aranha aos 15 de Outubro do mesmo mes.Foram padrinhos Miguel Pereira Pinto da Bragada e Pascoa Gomes de Faria irmã do abade.

2-2 Pedro batizado em 22-12-1685.

livro de batizados de São Bartolomeu de Monte Redondo numero 1/1629-1694 fl 85

Pedro filho de Pedro Almeida e Maria Dantas do Reguengo batizado aos 22-12-1685 . padrinhos Doutor Pedro Gomes Santos de Rio Frio e Maria Aranha da familia da casa do abade Manoel de Araujo Aranha batizante.

2-3 Maria nasceu em 04-02 e foi batizada em 06-03-1689.

livro de batizadosde São Bartolomeu de Monte Redondo numero 1/1629-1694 fl 89

Maria filha de Pedro Almeida e Maria de Amorim nasceu aos 04-02 e foi batizada" aos 30 dias" pelo padre Francisco de Melo cura de Jolda. Padrinho Antonio Brandão do lugar da Boa Vista.

2-4 Manoel nasceu em 24-03-1691 e foi batizado em 28-03-1691.

livro de batizados de São Bartolomeu de Monte Redondo numero 1/1629-1694 fl 91

Manoel filho de Pedro de Amorim (sic) e sua mulher Maria Dantas nasceu aos 24-03-1691 e foi batizado aos 28 do mesmo mes e ano. Padrinhos Francisco Brandão Coelho e sua mulher Luzia Coelha Brandão

2-5 José batizado em 23-04-1692.

livro de batizados de São Bartolomeu do Monte Redondo  numero 1/1629-1694 fl 92-v

Jose  filho de Pedro de Almeida e Maria de Amorim do lugar de Reguengo batizado aos 28-04-1692 foram padrinhos Jose Carvalho e sua mulher da freguesia de Parada

2-6 Ana batizada em 04-03-1694.

livro de batizados de São Bartolomeu de Monte Redondo numero 1/1629-1694 fl 94-v

Ana filha de Pedro de Almeida e Maria Amorim do lugar de Reguengo batizada aos 04-03-1694 .Padrinhos Gabriel Faria e sua mulher Dona Ana

 

AVÓS

4- Andre de Almeida

5- Maria de Almeida

 

6- Afonso Cerqueira casou em 19-04-1654 em São Bartolomeu com:

Paroquia da Freguesia de São Bartolomeu de Monte Redondo livro mixto 1629-1710 fl 62-verso

Aos 19-04-1654 o padre Antonio de Araujo Baião cura da freguesia recebeu em matrimonio a Afonso Cerqueira filho de Fernando Cerqueira e sua mulher Maria Dantas com Ana Cerqueira filha de João Cerqueira e Ines de Amorim todos da mesma freguesia

7- Ana Cerqueira

 

 

BISAVÓS

 

12- Fernando Cerqueira

13- Maria Dantas

14- João Cerqueira

15- Ines Amorim. Todos de Monte Redondo