PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

João Martins de Azevedo

 

Bartyra Sette

 

 

João Martins de Azevedo era filho de Domingos Martins de Azevedo e Domingas João, todos naturais do lugar de Laundos, freguesia de S. Miguel na época termo da vila de Barcelos, Arcebispado de Braga. Depois da reforma administrativa liberal de 1835 a freguesia de Laudos passou a pertencer a Padua do Varzim

 

Foi casado primeira vez com Benta Antonia e foram moradores na vila do Conde, pouco ao sul da terra natal de João.

 

De lá João Martins de Azevedo emigrou para o Brasil e rumou para o sul de Minas Gerais.

 

Em Itabirito, MG aos 05-05-1732 casou com Teresa de Jesus Pinta, natural de Itaverava-MG, filha natural de Matias Pinto da Silva e Maria dos Prazeres.

LDS Itabirito, MG Igreja N. Sra da Boa Viagem aos 05-05-1732 João Martins de Azevedo, f.l. Domingos Martins de Azevedo e Domingas João, naturais da freguesia de S. Miguel de Laund[dobra] termo da vila de Barcelos Arc. de Braga, viuvo de Benta Antonia moradores que foram na vila de Conde = cc Teresa de Jesus Pinta,  f. natural de Matias Pinto da Silva e Maria dos Prazeres, bat na freg. da Itaverava. Test.:Manoel Rodrigues de Abreu e Silvestre Coutinho.

 

Teresa de Jesus Pinta, viúva, testou no sitio dos Moquim da vila da Campanha da Pincesa em 30-10-1803. Declarou doze filhos de seu casal, cinco já falecidos:

Campanha, MG ivro de Óbitos -  Copia do Testamento com que faleceu Theresa de Jesus Pinta: (...) eu Theresa de Jesus Pinta sou n/b na freg. de Itabraba, filha de Mathias Pinto da Silva e de s/m Maria dos Prazeres. Fui cc João Martins de Azevedo, ja falecido, de cujo matrimonio tive os filhos: Domingos, Maria, Joaquim, Jose, João, Manoel, Thereza, Vitoria, Joana, Ana, Antonia e Bento. Destes são falecidos cinco(sic) a saber:Joaquim que foi cc Ana de tal e deixou filhos que são meus netos; Ana que foi cc Miguel Ferreira(sic) e deixou filhos que tambem são meus netos; Antonia que foi cc Manoel da Silva Bueno e deixou flhos meus netos; e Bento que foi casado com Maria de Oliveira e não deixou filhos, porque um que teve faleceu em vida de seu pai.

Testamenteiros em 1º lugar a meu filho Manoel, em 2º a meu filho Jose, e em 3ºa meu filho Domingos.

Legados: a minha filha Teresa dez oitavas de ouro

Citio dos Moquim da vila da Campanha da Princesa aos trinta de outubro de 1803 - sinal de Theresa de Jesus Pinta.

 

1- Domingos Martins de Azevedo

2- Maria da Assunção Pinta

3- Joaquim

4-Ana da Conceição Pinta

5- João

6- Vitoria

7- Teresa de Jesus Pinta

8- Joana

9- José Martins de Azevedo

10- Florencia, não é citada no testamento materno.

11- Manoel José de Azevedo

12- Antonia do Espirito Santo

13- Bento José de Azevedo

 

1- Domingos Martins de Azevedo batizado em Itabirito em 01-03-1735. 3º testamenteiro materno.

          Casou com Feliciana da Motta de Oliveira, natural da Borda do Campo, filha de Pedro da Mota e Rosa Maria.

Itabirito-MG aos 01-03-1735 bat Domingos, f.l.de João Martins de Azevedo e de Teresa de Jesus, foi padrinho Manoel Gomes Viza da freguesia da Cachoeira e todos os mais moradores nesta freguesia.

Deixaram grande geração na Campanha:

1-1 Vitoriano Martins de Azevedo, batizado em 02-12-1764. Aos 21-04-1784 casou com Ana Felizarda da Fonseca, natural das avras do funil, exposta em casa de D. Izabel Buena da Fonseca.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 02-12-1764 matriz, Vitoriano, f.l. Domingos Martins de Azevedo e Feliciana da Motta, padr.: João Antonio de Afonseca, solteiro e Agostinha Maria mulher de Manoel Vaz de Souza.

 

Campanha, MG aos 21-04-1784 nesta matriz Vitoriano Martins de Azevedo, f.l. de Domingos Martins de Azevedo e de Feliciana da Mota, n/b nsta freguesia = cc Ana Felizarda da Fonseca, filha de pais incognitos, exposta em casa de D. Izabel Buena da Fonseca, n/b na freguesia das Lavras do Funil deste bispado.

Entre seus filhos, batizados na Campanha:

1-1-1 Teresa Vitoria de Jesus, batizada em 03-04-1788. Aos 24-10-1805 casou com Antonio Correa de Lima, filho de Salvador Correa de Mello e de Maria de Brito da Conceição, família "Gaspar João Barreto".

Campanha, MG aos 03-04-1788 nesta matriz bat a Teresa de nove dias, f.l. de Vitoriano Martins de Azevedo e de Ana Felizarda, esta natural da freguesia de Lavras e ele desta da Campanha; foram padrinhos o Ten. Paschoal Rodrigues da Silva, e D. Ana Leonor de Gusmão, viuva.

 

Campanha, MG aos 24-10-1805 nesta matriz Antonio Correa de Lima, f.l. de Salvador Correa de Mello e de Maria de Brito da Conceição = cc Teresa Vitoria de Jesus, f.l. de Vitoriano Miz de Azevedo e Ana Felizarda

1-2 Francisca Teresa, batizada em 03-08-1766. Madrinha da irmã Teresa.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 03-08-1766 Francisca n. ha dez dias, f.l. Domingos Martins n. de Itaubira deste bispado e Feliciana da Mota de Oliveira n. Borda do Campo, np João Martins de Azevedo e Teresa de Jesus Pinta, nm Pedro da Mota e Rosa Maria; padr.: Alf. Alexandre da Cunha Noronha e Francisca Teresa de Jesus mulher de João Antonio de Azevedo

1-3 Amador José dos Santos, batizado em 01-11-1768. Aos 25-08-1790 casou com Ana Josefa de Oliveira, filha natural de Francisco de Oliveira e Ana Maria de Jesus. Com ageração na Campanha.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 01-11-1768 matriz, Amador, f.l. Domingos Martins de Azevedo n. de Itaubira deste bispado e Feliciana da Mota n. freg. Borda do Campo, np João Martins de Azevedo e Teresa de Jesus Pinta, maternos Pedro da Motta e Rosa Maria; padr.: Luiz Antonio de Azevedo, solteiro e Maria Teresa mulher de Antonio Jose Rodrigues.

 

Campanha, MG aos 25-08-1790 nesta matriz Amador Jose dos Santos, f.l. Domingos Miz de Azevedo e  Floriana da Motta de Oliveira = cc Ana Josefa de Oliveira, f. natural de Francisco de Oliveira e Ana Maria de Jesus. Ambos nts e bts nesta freguesia da Campanha do Rio Verde,  ambos deste bispado. Testemunhas q aa Antonio Marques de Oliveira e A lexandre Pinto de  Aguiar.

1-4 Maria Martins de Oliveira, batizada em 20-08-1770. Aos 15-08-1782 casou com Antonio Fernandes de Souza, natural de Taubaté-SP, filho de George Xavier de Mendonça e da falecida Bernarda Pires de Oliveira.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 20-08-1770 Maria de dez dias, f.l. Domingos Martins n. freg. N. S. da Boa Viagem de Itaubira e Feliciana da Motta n. da freg. a Borda do Campo deste bispado, padr.: Revdo Domingos da Silva Lobo e Maria Zeferina mulher de Manoel Tavares. Avos pat. João Martins de Azevedo e Teresa de Jesus Pinta, maternos Pedro da Motta e Rosa Maria.

 

Campanha, MG aos 15-08-1782 no oratorio de S. Jose do Rio Verde se receberam Antonio Fernandes de Souza, f.l. de Gregorio, digo de George Xavier de Mendonça e de Bernarda Pires, ja defunta, n/b na freguesia da vila de Taubate do bispado de S. Paulo = cc Maria Martins de Oliveira, f.l. de Domingos Martins de Azevedo e de Feliciana da Mota, n/b na freguesia da Campanha.

Entre seus filhos, batizados na Campanha:

1-4-1 Antonia em 09-11-1787.

Campanha, MG aos 09-11-1787 nesta matriz bat Antonia de nove dias, f.l. de Antonio Fernandes de Souza, n. de Taubate bispado de S. Paulo e de Maria Martins de Oliveira, n. desta freguesia, avos paternos Jorge Xavier de Mendonça e Bernarda Pires de Oliveira, maternos Domingos Martins de Azevedo e de Feliciana da Mota. Foram padr.: Amador, solteiro filho de Domingos Martins, e Josefa Maria de Jesus mulher de Joaquim de Camargo.

1-5 Domingos Martins de Azevedo, batizado em 03-10-1772. Aoaws 15-11-1798 casou com Narcisa Maria de Oliveira (ou de Jesus), natural de Lavras-MG, filha de Manoel Gonçalves Lima e Florencia Maria de Jesus

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 03-10-1772 Domingos, f.l. Domingos Martins de Azevedo n. freg. Itaubira deste bispado e Feliciana da Motta n. da freg. da Borda do Campo, avos pat. João Martins de Azevedo e Teresa de Jesus, maternos Pedro da Motta e Rosa Maria. Padr.: Bento e Maria

 

Campanha, MG aos 15-11-1798 [Domingos Martins de Azevedo e Narcisa Maria de Jesus] Domingos Martins de Azevedo, f.l. de Domingos Martins de Azevedo e de Feliciana da Mota de Oliveira, n/b nesta = cc Narcisa Maria de Oliveira, f.l.de Manoel Gonçalves Lima e Florencia Maria de Jesus, n/b na freg. das Lavras.

1-6 João batizado em 07-03-1775.

Campanha, MG aos 07-03-1775 nesta matriz bat a João, f.l. de Domingos Martins de Azevedo, n. da freguesia de Itaubira e Feliciana da Mota de Oliveira n. da freguesia da Borda do Campo, np João Martins de Azevedo e Teresa de Jesus, nm de Pedro da Mota e Rosa Maria. Foram padrinhos João de Almeida Naves e Lugarda de Moura, solteiros.

1-7 Inacio Martins de Azevedo, batizado em 02-02-1777. Em 16-11-1798 casou com Maria Lourença, natural ade Lavras, filha de Manoel Gonçalves Lima e Florencia Maria de Jesus, já citados.

Campanha, MG aos 02-02-1777 no oratorio das Lavras de S. Jose do Rio Verde bat a Ignacio, f.l. de Domingos Martins de Azevedo e Feliciana da Mota de Oliveira, foram padrinhos Antonio Maximo de Aguiar, solteiro e Luzia Maria do Sacramento mulher de Antonio Craveiro Massano.

 

Campanha, MG aos 16-11-1798 Inacio Martins de Azevedo, f.l. Domingos Martins de Azevedo e de Feliciana da Mota de Oliveira, n/b nesta = cc Maria Lourença, f.l. de Manoel Gonçalves Lima e Florencia Maria de Jesus, n/b na freg. das Lavras.

1-8 Teresa, batizada em 05-01-1780, aflhada da irmã Francisca Teresa.

Campanha, MG aos 05-01-1780 nesta freguesia bat a Teresa, f.l. de Domingos Martins de Azevedo e de Feliciana da Mota de Oliveira; foram padrinhos Domingos Luiz e Francisca Teresa, filha dos ditos pais.

1-9 Antonio Martins Rodrigues, batizado em 02-10-1781. Aos 07-01-1804 casou com Teodora Maria, natural adas Lavras, filha de Bras de Almeida Lima e de Maria Teresa de Aguiar.

Campanha, MG bat 1774-1784 im 179 [Antonio Feren.no ] aos 02-10-1781 nesta matriz bat Antonio, f.l. de Domingos Martins de Azevedo e de Feliciana da Mota, n. da Aiuruoca. Foram padrinhos Guilherme Jose de Ataide e sua mulher D. Maria Sofia.

 

Campanha, MG 1794-1809 im 147 aos 07-01-1804 Antonio Martins Rodrigues, f. de Domingos Martins de Azevedo e de Feliciana da Mota, natural e bat. nesta freguesia = c Teodora Maria, f.l. de Bras de Almeida Lima e de Maria Teresa de Aguiar, n/b na freguesia das Lavras

2- Maria da Assunção Pinta, natural de Itabira. Casou com Jeronimo Coelho de Souza, natural de .Martinho de Lagares Bispado do Porto, filho de Manoel Coelho e Caterina de Souza.

          Jeronimo já era falecido em 25-10-1780 (casamento da filha Josefa). Tiveram os filhos, batizados na Campanha, q.d.:

2-1 Antonia em 23-11-1755.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 23-11-1755 Antonia n. aos 15, f.l. Hieronimo Coelho de Souza n.. freg. S. Martinho de Lagares Bispado do Porto e Maria da Assunção Pynta n. da freg. de N. Sra da Boa Viagem de Octovira(sic) deste Bispado, np Manoel Coelho e Caterina de Souza nts de Octovira(sic) do mesmo bispado, nm João Martins de Azevedo n. de S. Miguel de Laundes Arc. Braga e Teresa de Jesus Pinta n. freg. Itauvira(sic) deste bispado, padr.: João Martins de Azevedo e s/m Teresa de Jesus Pinta.

2-2 Maria em 01-01-1758

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 01-01-1758 Maria, f.l. Jeronimo Coelho n. freg. S. Martinho Bispado da cidade do Porto e Maria da Ascensão Pinta n. de Itaubira deste bispado, padr.: Jose Mendes dos Santos, solteiro e Domingas Gonçalves mulher de Jose Borges.

2-3 Antonio Coelho de Souza, batizado em 30-09-1759. Em 27-02-1781 casou com Ana Maria da Cruza, batizada na capela de S. Joaão da freguesia de Pitangui, filha do falecido Manoel da Cruz e Maria do Rosario.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) fls. 192 aos 30-09-1759 Antonio, f.l. Hieronimo Coelho de Souza e Maria da Ascenção Pinta, padr.: Miguel Borges da Costa, casado e Teresa de Jesus mulher de João Martins de Azevedo.

 

Campanha, MG aos 27-02-1781 nesta matriz e testemunhas Domingos ---- Carvoero e Antonio Maximo de Aguiar se receberam Antonio Coelho de Souza, f.l. de Jeronimo Coelho, ja defunto e de Maria da Assunção Pinta, n/b nesta freguesia = cc Ana Maria da Cruz, f.l. de Manoel da Cruz, ja defunto e de Maria do Rosario, n/b na capela de S. João da freg. de Pitangui deste bispado de Mariana.

Tiveram grande geração em Campanha, entre eles:

2-3-1 Ana Arcangela de S. José casou com João Batista Castro. Pais de, e.o:

2-3-1-1 Ana batizada em 17-06-1810 e sepultada em 27-03-1811.

Campanha, MG aos 17-06-1810 na capela do Divino Espirito Santo bat a Ana, f.l. de João Batista de Castro e de Ana Arcangela de S. Jose, foram padrinhos Jose Alves Ferreira e Emerenciana Joaquina da Encarnação.

 

Campanha, MG aos 27-03-1811 foi sepultada no adro desta matriz Ana, filha de João Batista Castro, genro de Antonio Coelho de Souza, morador no Muno Novo.

2-3-1-2 Maria, batizada em 21-09-1812.

Campanha, MG aos 21-09-1812 bat a Maria, f.l. de João Batista Castro e de Ana Arcangela, foram padrinhos Antonio Jose Coelho e Ana Maria de Castro.

2-3-2 Maria Joaquina da Trindade, batizada em 11-07-1784. Em 15-06-1804 casou com Jose Manoel, filho de Jeronimo Dias Camelo e Maria da Assunção. Com geração na Campanha.

Campanha, MG aos 11-07-1784 nesta freguesia bat a Maria, f.l. de Antonio Coelho de Souza e Ana Maria da Cruz, pardos forros. Foram padrinhos o uarda Mor Manoel Ferreira da Costa Neves, casado e D. Madalena Maria Garcia, viuva.

 

Campanha, MG aos 15-06-1804 Jose Manoel, f. de Jeronimo Dias Camello e de s/m Maria a Asunção, n/b na freg. do Cabo Verde bispado de S. Paulo = cc Maria Joaquina da Trindade, f. de Antonio Coelho de Souza e Ana Maria da Cruz, n/b nesta freguesia.

2-4 Luiza batizada em 01-09-1761.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 01-09-1761 matriz, Luiza, f.l. Jeronimo Coelho n/b na freg. de S. Martilho de Lagares Bispado do Porto e Maria de Ascenção Pinta; padr.: Manoel Jose dos Santos Cordeiro.

2-5 Ursula em 03-10-1763.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 03-10-1763 Ursula, f.l. Jeronimo Coelho e Maria da Assunção, padr.: Jose Pires Correa com pp que apresentou de Manoel Tavares, e Lugarda da Silveira.

2-6 João Baptista Coelho, batizado em 28-07-1765. Casou com Policena Felizarda, sua escrava.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 28-07-1765 João, f.l. Jeronimo Coelho e Maria da Assunção, padr.: Manoel Luiz, solteiro e Rita Maria do Prado, viuva.

 

          João testou na Campanha em 31-03-1850 e faleceu em 30-01-1856. Sem geração, declarou que: “comquanto se digam alguns que Anna e Maria, filhas de Anna Coimbra, são minhas filhas eu portal não as reconheço (...) me chamando de pai isto unicamente por criação e não que o fossem.”

Testamentos - Campanha da Princesa 1854-1871;

Registro do testamento com que faleceu João Baptista Coelho, a 30-01-1856 de quem é testamenteira Policena Coimbra Coelho

Eu, João Baptista Coelho, f.l. de Jeronimo Coelho de Souza e Maria de Assumpção Pinto, n/b nesta freguesia da Campanha de presente morador no Distrito da Mutuca.

Declaro que sempre vivi em estado de solteiro e que não tenho legitimos herdeiros ascendentes ou descendentes comquanto se digam alguns que Anna e Maria, filhas de Anna Coimbra, são minhas filhas eu portal não as reconheço (...) me chamando de pai isto unicamente por criação e não que o fossem.

Testamenteiros: 1º a minha mulher Policena Felizarda, 2º a Antonio Camillo, 3º Antonio Baptista.

Missas pela minha alma, dos meus pais (...).

Declaro que sou casado com Policena Felizarda que foi minha escrava. Deixo a minha mulher a metade da minha fazenda denominada Monte V--- e Monte Preto onde moro, cuja metade se dividira segundo queira (...) e a outra metade deixo para todos os meus libertos morarem e plantarem (....).

Campanha, 31-03-1850 João Baptista Coelho

Aprovação: 31-03-1850

Abertura: 30-01-1856

Aceitação 03-04-1856 Policena Cuimbra Coelha

2-7 Josefa Maria de Jesus, batizada em 03-05-1767. Em 25-10-1780 casou com Joaquim Bueno de Camargo, natural de Atibaia-SP, filho de Catarina Correa Buena e pai incognito.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 03-05-1767 matriz, Josefa n. de 23 dias, f. Jeronimo Coelho n. do Porto e Maria da Assunção Pinta n. da Itaubira deste bispado, np Manoel Coelho, defunto e Caterina de Souza, maternos João Martins de Azevedo e Teresa de Jesus Pinto, Padr.: Alf. Jose de Oliveira e Thomasia Gonçalves mulher de Miguel Borges.

 

Campanha, MG aos 25-10-1780 nesta matriz e testemunhas Lourenço de Carvalho e Inacio Correa Ximenes se receberam Joaquim Bueno de Camargo, filho de pai incognito e de Catarina Correa Buena, n/b na freg. de S. João de Atibaia do Bispado e S. Paulo = cc Josefa Maria de Jesus, f.l. de Jeronimo Coelho, ja defunto e de Maria da Assunção Pinta, n/b nesta freguesia da Campanha.

Com geração na Campanha, entre eles:

2-7-1 Angelica, batizada em 09-06-1783.

Campanha, MG Livro de Batismos aos 09-06-1783 nesta matriz bat a Angelica, f.l. de Joaquim Bueno, n. de S. João de Atibaia e de Josefa Maria, n. desta freguesia. Foram padrinhos Vicente Ferreira com pp de Andre da Silva Soares e Maria da Assunção Pinta, viuva.

2-7-2 Silveira Maria de Alvarenga, batizada em 23-09-1794. Em Baependi aos 09-06-1813 casou com Antonio José Bernardes, batizado em Aiuruoca aos 11-07-1790, filho de Antonio Correa Rangel e Margarida Francisca de Aguiar, família Narciso de Faria e Silva guarda mor.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio. Aos 23-09-1794 bat a Silveria, f.l. Joaquim Bueno de Camargos e Josefa Maria de Jesus moradores nesta freguesia. Foram P.P. João Luiz de Oliveira e Josefa Gls(?) de Moraes, todos desta freguesia.

 

Baependi, MG Igreja N Sra Monserrate aos 09-06-1813 na capela de N Sra da Conceição do Rio Verde filial desta matriz, Antonio Jose Bernardes, f.l. Antonio Correa Rangel e Margarida de tal = cc Silveira Maria de Alvarenga, f.l. Joaquim Boeno de Camargo e Josefa Maria de Alvarenga. Test.: Francisco Pimenta de Alvarenga e Domingos Lemes(?) Bernardes.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG -. aos 11 julho 1790 Rosario, bat Antonio, f.l. de Antonio Correa Rangel e Margarida Francisca de Aguiar, naturais desta freguesia.

 

2-8 Alexandre Coelho de Souza, batizado em 22-01-1769. Aos 11-11-1807 casou com Angelica Rosa de Moraes, filha de Miguel Borges da Costa e Tomasia Gonçalves de Moraes. Geração na familia Antonio Borges da Costa.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 22-01-1769 matriz, Alexandre, f.l. Jeronimo Coelho n. freg. S. Martinho de Lagares Bispado do Porto e Maria da Assunção n. freg. Itaubira deste bispado, padr.: Pantaleão Dias, solteiro e Caterina Dias Teixeira mulher de Domingos Jorge Lima. Avos pat. Manoel Coelho e Caterina de Souza nts de S. Martinho, maternos João Martins de Azevedo n. vila do Conde e Teresa de Jesus, de Itaubira.

 

Campanha-MG - casamentos - Aos 11-11-1807 na capela dos Corações, Alexandre Coelho de Souza, f.l. Jeronimo Coelho de Souza e Maria da Assunção Pinta = cc Angelica Rosa de Moraes, f.l. Miguel Borges da Costa e Tomasia Gonçalves de Moraes.

          Segundo a dispensa matrimonial, Alexandre teve, com Ana 7-1 abaixo, o filho natural:

2-8-1n Francisco José Coelho, batizado como exposto. Presuposto filho natural de Alexandre Coelho. Em 1813 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade para se casar com Maria Silveira, filha de Ana Coimbra.

Campanha-MG Livro Misto 1818-1886

Oradores Francisco Jose Coelho e Maria Silveria - 1813

Impedimento duplicado de 2º e 3º grau de consanguinidade em linha transverrsal.

Itens:

- q o orador posto fosse criado como exposto ou enjeitado, há todavia indicios ou presuposições de ser filho natural de Alexandre Coelho, havido de copula carnal ilicita com Ana de tal cujo sobrenome declararão as testemunhas, que já é falecida.

- Alexandre Coelho, que se supóem ser pai do orador era f.leg. de Jeronimo Coelho e s/m Maria da Asssunção.

- Que esta Maria da Assunção era irmã de Teresa de Jesus Pinta por serem ambas filhas de João Miz de Azevedo e Teresa de Jesus Pinta.

- Q aquela Teresa de Jesus Pinta, filha e de seu marido Antonio de Oliveira era filha leg. a dita Ana de tal que se supõem ser mãe do orador.

- q daquela Maria da Assunção e seu marido Jeronimo Coelho, pais do pai do orador, é tambem filho João Batista Coelho que se supõe igualmente ser pai natural da oradora por copula carnal ilicita com sua mãe Ana Coimbra, vindo portanto o orador ser primo irmão da oradora por ser filho de um irmão do pai dela; e a ser primo segundo por ser filho de uma prima do pai da mesma.

- que a oradora vive em companhia de sua mãe

2-9 Tome Coelho de Sousa, batizado em 28-04-1773. Em 18-06-1806 casou com Ana Gonçalves de Souza, filha de Sebastião Gonçalves de Souza e de Eva Maria de Siqueira. Geração na família Sebastião Gonçalves Pombeiro.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 28-04-1773 Tome de dez dias, f.l. Hieronimo Coelho de Souza n. S. Martinho Bispado do Porto e Maria da Assunção n. da freg. Itaubira deste bispado, padr.: Domingos Alvares de Azevedo e s/m Feliciana da Motta

 

Campanha, MG aos 18-06-1806 Tome Coelho de Sousa, f.l. de Jeronimo Coelho de Souza e de Maria da Assunção Pinta = cc Ana Gonçalves de Souza, f.l. de Sebastião Gonçalves de Souza e de Eva Maria de Siqueira n/b nesta freguesia da Campanha.

3- Joaquim já falecido em 30-10-1803, foi casado com Ana de tal, com geração:”Joaquim que foi cc Ana de tal e deixou filhos que são meus netos”;

4- Ana da Conceição Pinta, natural de Itabira, foi casada com Miguel Correa da Silva, natural de Pìndamonhangaba-SP, filho de Inacio Ribeiro de Almeida e Francisca Correa da Silva, naturais de Pindamonhangaba.

          Já falecida em 30-10-1803 (testamento materno), Ana foi representada pelos filhos de seu casal. Encontramos, batizados em Campanha:

4-1 Francisca Correa da Silva, batizada aos 03-04-1768. Nas Carrancas em 26-11-1785 casou com Francisco Gonçalves, natural das Lavras, filho de Domingos Gonçalves de Carvalho e Izabel de Almeida - familia Pedro de Almeida de Oliveira, sargento mor.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 03-04-1768 Francisca, f.l. Miguel Correa da Silva n. vila Pindamonhangaba-SP e Ana da Conceição Pinta n. da capela de S. Gonçalo de Vação freg. da Itaubira, padr.: Manoel Luiz Lisboa, solteiro e Maria da Assunção Pinto mulher de Jeronimo Coelho. Avos paternos Inacio Ribeiro de Almeida e Francisca Correa da Silva nts da vila de Pindamonhangaba, maternos João Martins de Azevedo n. da vila do Conde e Teresa de Jesus,

 

Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 26-11-1785 Ermida S. Bom Jesus dos Perdões, Francisco Gonçalves, f.l. Domingos Gonçalves de Carvalho e Izabel de Almeida, n/b na freg. das Lavras;= cc. Francisca Correa da Sylva, f.l. Miguel Correa da Silva e de Ana da Conceição Pinto], n/b freg. Sto. Antonio do Vale Piedade do Rio Verde

4-2 Tome Correa da Silva, batizado em 21-05-1769. Em 28-11-1789 casou com Maria Joaquina da Cruz, natural das Congonhas do Campo, filha de Domingos Domingues de Araujo e de Maria do Rosario. Com geração na Campanha.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 21-05-1769 matriz, Tome n. de 21 dias, f.l. Miguel Correa da Sila n. Pindamonhangaba-SP e Ana da Conceição n. Itaubira deste bispado, np Inacio Ribeiro de Almeida e Francisca Correa, maternos Joao Martins de Azevedo e Teresa de Jesus Pinta; padr.: Antonio da Silva Rodrigues, casado e Ana Ferreira mulher de Manoel Mendes.

 

Campanha, MG aos 28-11-1789 nesta matriz, Tome Correa da Silva, f.l. de Miguel Correa da Silva e Ana da Conceição, ja defunta = cc Maria Joaquina da Cruz, f.l. Domingos Domingues de Araujo e de Maria do Rosario, n/b freguesia de Congonhas do Campo.

4-3 Miguel, batizado em 31-03-1771.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 31-03-1771 matriz Miguel de onze dias, f.l. Miguel Correa da Silva n. de Pindamonhangaba-SP e Ana da Assunção Pinta n. da Itaubira, np Inacio Ribeiro e Francisca Correa, maternos Teresa de Jesus e João Martins de Azevedo. Padr.: João Francisco Grillo, casado e Maria Rodrigues mulher de Pedro Ferreira.

4-4 Francisco Correa da Silva, batizado em 11-08-1772. Em 26-11-1802 casou com Antonia Maria de Jesus, natural da vila de S. Jose do Rio das Mortes, filha de Domingos Domingues e de Maria do Rosario, já citados. Com geração na Campanha.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 11-08-1772 Francisco, f.l. Miguel Correa da Silva n. Pindamonhangaba-SP e Ana da Conceição Pinta n. de S. Gonçalo do Bação da freg. de Itaubira do Bispado de Mariana, avos pat. Inacio Ribeiro e Francisca Correa, maternos João Martins e Teresa de Jesus. Padr.: Padre Bernardo da Silva Lobo e D. Izabel Pimentel de Sá

 

Campanha, MG aos 26-11-1802 nesta matriz, Francisco Correa da Silva, f.l. de Miguel Correa da Silva e Ana da Conceição = cc Antonia Maria de Jesus, f.l. Domingos Domingues e de Maria do Rosario, n/b na vila de S.Jose do Rio das Mortes.

4-5 João, batizado em 13-08-1775.

Campanha, MG aos 13-08-1775 nesta matriz bat a João nascido de oito dias, f.l. Miguel Correa da Silva, n. de Pindamonhangaba e Ana da Conceição Pinta n. do bispado de Mariana, avos paternos Ignacio Ribeiro de Almeida e Francisca correa, maternos João Martins de Azevedo e Teresa de Jesus Pinta; foram padr.: João Garcia, casado e Maria da Conceição mulher de Pascoal Vieira.

4-6 Felipe, batizado em Lavras em 14-04-1777.

Lavras, MG Igreja Santana aos 14-04-1777 nesta matriz bat a Felipe, f.l. Miguel Correa da Silva e Ana da Assunção Pinta, padr.: Jose de Carvalho Pinto, solteiro e Jacinta Lemes Ferreira mulher de Francisco Rodrigues.

5- João, batizado em 04-07-1745 em Itabirito.

Itabirito, MG Igreja N. Sra da Boa Viagem aos 04-07-1745 na capela de S. Gonçalo distrito desta freguesia de N. Sra da Boa Viagem da Itaubira bat a João, f.l. João Martins de Azevedo e Teresa de Jesus Pinta, padr.: Domingos Denis Couto todos moradores desta.

6- Vitória.

7- Teresa de Jesus Pinta, batizada ana Campanha em 29-04-1749. Casou com Antonio de Oliveira.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 29-04-1749 Teresa, f.l. João Martins de Azevedo n. da freg. S. Miguel de Laundes termo de Barcellos Arc. Braga e Teresa de Jesus n. da freg. de Itaberava deste bispado, padr.: Hieronimo Coelho de Souza, solteiro.

Pais de, pelo menos:

7-1 Ana, já falecida em 1813, teve com Alexandre Coelho de Souza 2-8 supra:

7-1-1 Francisco José Coelho, filho natural, descrito em 2-8-1n.

7-2 Francisco, batizado em Lavras em 27-04-1785.

Lavras, MG Igreja Santana aos 27-04-1785 na capela do Rio Verde filial da igreg. da Campanha da Pincesa bat a Francisco, f.l. Antonio de Oliveira e Teresa de Jesus Pinta, padr.: Andre da Silva Soares.

8- Joana

9- José Martins de Azevedo, batizado em 06-01-1751, 2º testamenteiro materno.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 06-01-1751 Jose, f.l. João Martins de Azevedo n. de S. Miguel do Lugar de Laundeis termo de Barcelos e Teresa de Jesus Pinta n. da freg. de Itaberava, np Domingos Martins de Azevedo e s/m Domingas João, todos da mesma freg. de S,. Miguel, nm de Matias Pinto da Silva, solteiro da vila da Feira e de Maria dos Prazeres Barros, solteira, padr.: Eduardo Jose Caetano, solteiro e Maria Zeferina mulher de Manoel Tavares.

          Aos 09-01-1798 casou com Ana Maria de Araujo filha de José da Silva Leal, natural de Guaratingueta-SP e Felicia Cardosa de Araujo (ou Felicia de Almeida), natural da Campanha, neta paterna de Manoel Leal e Teresa Maciel do Rosario, neta materna de Francisco de Araujo Dantas e Catarina Pedrosa de Almeida. Geração na família "Francisco de Araújo Dantas".

Livro casamentos Campanha aos 09-01-1798 Casamento de Jose Martins de Azevedo filho legitimo de João Martins de Azevedo e Teresa de Jesus Pinta e Ana Maria de Araujo filha legitima de Jose da Silva Leal e Felicia Cardosa de Araujo ambos desta freguesia.

10- Florencia, batizada em 08-07-1753. Não é citada no testamento materno.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 08-07-1753 Florencia, f.l. João Martins de Azevedo e Teresa de Jesus P.ta, padr.: João  --- de São Paio, e Maria da Assunção

11- Manoel José de Azevedo, batizado em 11-05-1755. 1º testamenteiro materno.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 11-05-1755 Manoel, f.l. João Martins de Azevedo n. da freg. de S. Miguel de Laundos Arc. Braga e Teresa de Jesus Pinta n. da freg. de Itaberava deste bispado, padr.: Jose de Oliveira.

          Aos 14-01-1784 casou com Maria Vieira, batizada em 30-03-1767, filha de Manoel Vieira da Camara e de Maria Pedrosa de Jesus, família Martinho de Lemos Bicudo.

Campanha, MG aos 14-01-1784 nesta matriz Manoel Jose de Azevedo, f.l. de João Martins de Azevedo e Teresa de Jesus Pinta =cc Maria Vieira, f.l. de Manoel Vieira da Camara e de Maria Pedrosa, natural ambos desta freguesia.

 

12- Antonia do Espirito Santo, batizada em 13-08-1758.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 13-08-1758 Antonia, f.l. João Miz de Azevedo n. de S. Miguel de Laundis Arc. Braga e Teresa de Jesus Pinta n. freg. Itaberaba deste bispado, padr.: Antonio Francisco Grillo como procurador de Manoel Pires da Maya, ambos solteiros.

          Já falecida em 30-10-1803ª, foi casada com Manoel da Silva Bueno e deixou flhos. Entre eles:

12-1 Liberata batizada cerca de 1785.

Campanha, MG no ano de 1785, pouco mais ou menos, na capela do Rio Verde bat a Liberata, f.l. de Manoel da Silva Bueno e Antonia do Espirito Santo, foram padrinhos: Anto Franco e D. Maria Josefa; e por não aparecer este assento, informado dele, mandei lançar aqui.

12-2 José batizado cerca de 1788.

Campanha, MG no ano de 1788, pouco mais ou menos, na capela do Rio Verde bat a Jose, f.l. de Manoel da Silva Bueno e Antonia do Espirito Santo, foram padrinhos: Elias Rolim e Maria Ro[dobra] e por não aparecer este assento, informado dele, mandei lançar aqui.

13- Bento José de Azevedo testou no Muquim em 21 de abril de 1801 e foi sepultado em 18 de maio do mesmo ano. Casado há 27 anos com Maria de Oliveira, filha de José da Costa e Bernardina Rodrigues de Oliveira.

          Sem geração, por falecer o único filho do casal, Bento instituiu universal herdeira a mulher e na falta desta ao seu enjeitado Manoel José de idade de ano e meio (em 1801).

Campanha, MG obitos - aos 18-05-1801 foi sepultado na capela dos Santos Corações de Jesus, Maria e Jose do Rio Vede, Bento Jose de Azevedo, homem pardo, casado com Maria de Oliveira, de aidade cincoenta anos pouco mais ou menos. Fez seu solene testamento que é o que segue.

Copia do testamento com que faleceu Bento Jose de Azevedo: (...) eu Bento Jose de Azevedo (...) nomeio testamenteiro em 1º lugar a m/mulher Maria de Oliveira, em 2º a João Rodrigues de Siqueira e em 3º a meu irmão João Martins de Azevedo.

Sou f.l. do falecido João Martins de Azevedo e de Maria de Jesus Pinta ainda viva e moardora nesta paragem do Muquim. Sou casado com Maria de Oliveira a qual tem vivido comigo pelo espaço de vinte sete anos até o dia de hoje, não temos filhos e por isso a nomeio por herdeira de todos os meus bens, e por falecimento dela passara a dita minha herança ao meu enjeitado de nome Manoel Jose que tera de idade ano e meio. (...) Muquim 21 de abril de 1801 Bento Jose de Azevedo

          Maria de Oliveira testou em 17 de abril de 1806 e foi sepultada em 28 de junho do mesmo ano. Instituiu universal herdeiro a seu exposto Manoel José, então com sete anos:

Campanha, MG aos 28-06-1806 foi sepultada dentro desta matriz Maria de Oliveira, viuva. Faleceu de uma febre podre.

copia do testamento com que faleceu Maria de Oliveira: (...) eu Maria de Oliveira, f.l.de Jose da Costa e Bernardina Rodrigues de Oliveira, ja faleidos, n/b na capela de N. Sra de Nazare do Turvo da vila de S. João.

Testamenteiros em 1º Sr. Pedro Antonio de Godois, em 2º Cap. Teodoro Gomes Nogueira, em 3º Ten. Manoel Pereira Pinto.

Fui casada com Bento Jose de Azevedo de cujo matrimônio não tivemos filhos legitimos nem os tenho naturais, nem outros herdeiros que devam herdar meus bens. Declaro e   instituo por meu herdeiro a Manoel Jose, expoxto  em minha casa, de idade de sete anos. (...) Vila da Campanha da Princesa aos 17 de abril de 1806 = a rogo da testadora Maria de Oliveira assino Antonio João Belas.

13-1 Felipe, batizado em 08-09-1774. Falecido em vida do pai.

Campanha, MG aos 08-09-1774 nesta matriz bat a Felipe nascido de oito dias, f.l. de Bento Jose de Azevedo, n. desta Campanha e de Maria de Oliveira, n. de Nazare bairro da freguesia da vila de S. João del Rei, avos paternos João Miz de Azevedao e Teresa de Jesus, maternos Jose da Costa e Bernardina Rodrigues de Oliveira; foram padrinhos Domingos Martins de Azevedo e s/m Feliciana da Mota.

 

______________________________________________________

 

José da Costa

 

 

José da Costa, nasceu em  Avis Arcebispado de Évora, filho de Manoel Lourenço e Margarida da Costa, naturais da mesma vila de Avis.

José veio para o Brasil e rumou para as Minas Gerais na primeira metade do século XVIII.

Aqui casou primeira vez com Bernardina Rodrigues de Oliveira, natural de S. João del Rei, filha João de Faria Refojos (ou Guimarães) e Catarina Rodrigues de Oliveira.

Bernardina era irmã inteira de Joana Rodrigues de Oliveira casada primeira vez com Francisco Rodrigues Neves e são o tronco da família “Francisco Rodrigues Neves”, neste site.

José da Costa, viúvo, aos 10-02-1756 casou com Maria Joaquina de Ramos, natural das Congonhas do Campo-MG, filha de José Antonio do Couto, natural de S. João da Foz Bispado do Porto e Maria de Ramos Pimenta, natural do Rio de Janeiro, neta paterna de Francisco Gonçalves Carneiro e s/m, neta materna de Mateus Duarte de Aguiar natural da Ilha Terceira e Serafina Rebello natural da freguesia da Candelaria do Rio de Janeiro;

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 10-02-1756 José da Costa, n. da freg. de N. Sra. da Ovada(?) Arc. de Evora f.l. de Manoel Lourenço e Margarida da Costa e viuvo de Bernardina Rodrigues; = cc Maria Joaquina de Ramos, n. da freg. da Sra. da Conceição das Congonhas do Campo, f.l. Jose Antonio do Couto e Maria de Ramos.

Entre os vários irmãos de Maria Joaquina, citamos Izabel, batizada aos 19-03-1754.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 19-03-1754 no oratorio do Deserto Dourado, Izabel n. aos 15-01, f.l. Jose Antonio do Couto n. de S. João da Foz Bispado do Porto e Maria de Ramos Pimenta n. do Rio de Janeiro, np Francisco Gonçalves Carneiro e s/m cujo nome se não sabe e moradores na dita freguesia de S. João da Foz, materna de Mateus Duarte de Aguiar n. da Ilha Terceira e Serafina Rebello n. da freg. da Candelaria do Rio de Janeiro; padr.: por pp Verissimo Gonçalves Ribeiro e s/m Izabel Paes de Figueiredo fregueses de S. João del Rei e os demais moradores desta freguesia.

José da Costa e Bernardina tiveram os filhos, q.d.:

1- José, batizado na capela de Nazaré em 10-03-1746.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 10-04-1746 na capela de N. Sra de Nazare bat a Jose, f.l.de Jose da Costa e Bernardina Rodigues de Oliveira, moradores desta mesma freguesia, o pai é natural de Avis, flho de Manoel Lourenço e de Margarida da Costa, ambos naturais da vila de Avis Arc. de Evora, e a mãe natural da freg. de N. Sra do Pilar da vila de S. João del Rei, filha de João de Faria [arasgado] natural de Figuera de Re---- Bispado do [rasgado] e de Catarina de Oliveira da freguesia de S. João del Rei do Rio das Mortes. Foram padrinhos F[rasgado] Rodrigues Neves e Joana Rodrigues [rasgado].

2- João em 21-01-1751.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 21-01-1751 João n. aos 19, f.l. de Jose da Costa, do Curralinho, n/b na freg. de N. Sra de Ovada(?) do termo de Avis Arc. de Evora e de Bernardina Rodrigues de Oliveira n/b na freg. de S. João del Rei, np Manoel Lourenço e Margarida da Costa, nm João de Faria Refojos e Catarina Rodrigues de Oliveira, padr.: João Batista Telles, solteiro n. do Bispado de Viseu e Micaela da Costa mulher de Mathias Francisco de Azevedo, todos desta freguesia.

3- Maria de Oliveira casada com Bento José de Azevedo.

 

José da Costa e Maria Joaquina de Ramos tiveram a filha, q.d.:

4- Margarida, batizada em 25-12-1757.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 25-12-1757 Margarida n. aos 17, f.l. Jose da Costa n. Aviz Bispado de Evora e Maria Joaquina de Ramos n. das freg. das Congonhas, np Manoel Lourenço e Margarida da Costa, nm Jose Antonio do Couto e Maria de Ramos Pimenta, padr.: Manoel Rodrigues Graça e Antonia, solteira filha de Jose Antonio do Couto.