PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

JOÃO HOMEM DA COSTA e ROSA MARIA DO CARMO

(atualizado em 13-julho-2017)

 

 

Bartyra Settte

 

 

João Homem da Costa natural da Ilha do Pico casou com Rosa Maria do Carmo, natural da Ilha do Faial, ambos Bispado de Angra, ela filha de Belchior da Fraga e de Ana Pereira.

 

Na segunda metade do século XVIII assistiam em Santo Antonio de Itaverava, onde nasceram vários de seus filhos.

 

Viúva, Rosa Maria testou em Lavras a 5 de fevereiro de 1796. Declarou naturalidade, filiação, e a geração de dez filhos de seu matrimônio. Faleceu aos 09-abril-1797 e foi sepultada dentro da matriz de Barbacena.

(indicação Carlos J. M. Oliveira) Barbacena, MG aos 09-abril-1797 faleceu Rosa Maria do Carmo, sepultada dentro desta matriz. Fez seu testamento como abaixo se declara:

(...) faço este meu testamento na forma seguinte: Testamenteiros em 1º lugar a meu filho Antonio Jose da Costa Homem = em 2º lugar ao ameu filho Francisco Homem da Costa = em 3º a meu genro Custodio Jose Antunes.

Sou natural da Ilha do Faial, f.l. de Belchior da Fraga e de Ana Pereira. Fui casada com João Homem da Costa de cujo matrimonio tive dez filhos a saber: Maria = Iria = João = Francisco = Ana = Antonio = Joaquim = Rosa = Maria = Jose. Tomou estado de casada: Maria com Manoel Soares(sic) Pacheco (dote 300 mil reis em dinheiro; uma escrava no valor de 200 mil reis; alfaias a q.tia de 800 mil reis) = Ana casada com Custodio Jose Antunes (dote uma escrava no valor nde 130 mil reis, vestidos e adeteços na q.tia de 400 mil reis) = Iria casada com Jose Duarte (dote um escravo no valor de 100 mil reis, vestidos e adereços no valor de 300 mil reis) = Rosa casada com Jose Inacio (dote escrava no valor de 76 mil reis e vestidos e adereços no valor de 300 mil reis) = Maria casada com Domingos Gomes Aranha (dote 200 oitavas em ouro em pó por mão do Cap. Jose de Souza Barreto; escravos no valor de 290 mil reis; vestidos e adereços e cavalo arreado no valor de 300 mil reis) = João, Antonio; Francisco; Jose falecido, estes não levaram nada deste casal.

Declaro que os acima dotados, se quizerem entrar na colação ou herança, serão obrigado a entrar com o valor dos seus dotes respectivos. Declaro que ao falecido meu filho P.e Joaquim da Costa Homem, para efeito de se ordenar, lhe fizemos o seu patrimonio em tudo o que possuiamos a saber em todas as lavras de terras minerais e provisões e aguas e os escravos seguintes = João = Mateus = Gregorio= e Clemente, os quais faleceram em seu poder, e o dominio de 11 cabeças de gado vacum, e lhes assestimos com 200 oitavas de ouro para gastos de seus pra----- com a condição de satisfazer as dividas do mesmo casal, e por falecimento do mesmo me vieram por herança todos os seus bens que é o que possuo.

Que nada me ficou deste casal por falecimento de meu marido João da Costa Homem, cujos bens são os seguintes (...).

Declaro que não tive mais filhos que os sobreditos declarados.

Da terça encomenda missas. O resto de minha terça, depois de satisfeitos os meus legados acima declarados, meu testamenteiro repartira pro rata em igual parte com cinco netas minhas a saber: Maria = Ana = Joana estas de meu genro Custodio Jose Antunes, e outras duas a saber Silvana = e Maria, filhas de meu filho Antonio Jose da Costa Homem.

Nos fundos do quintal da minha situação se acham umas moradas de casas que fez, por consentimento meu, o falecido meu genro Domingos Gomes Aranha (...). Por não saber ler nem escrever, roguei ao P.e Francisco de Sales Alz de Azevedo qaue este por mim fizesse e o assinasse depois de me ser lido. Hoje Lavras 5 de fevereiro de 1796. E logo se seguia a aprovação.

 

1- Maria da Conceição de São José, natural de Itaverava, casou com Manoel Tavares Pacheco, natural da Ilha de São Miguel Bispado de Angra e filho de Sebastião da Costa(ou Tavares) Machado e Teresa de Medeiros Pacheca.

          Tiveram filhos batizados em Campanha-MG, q.d.:

1-1 Antonio, em 24-03-1757

B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 24-03-1757 S. Gonçalo, Antonio, f.l. Manoel Tavares Pacheco n. Ilha de S. Miguel e Maria da Conceição n. de Itaverava deste bispado, np Sebastião da Costa(sic) Machado e Teresa de Medeiros Pacheca da dita ilha, nm João Homem da Costa n. Ilha do Pico e Rosa Maria do Carmo n. Ilha do Faial, padr.: Gregorio Lopes dos Reis e s/m Maria da Conceição.

1-2 Maria, batizada em 18-11-1759. Maria da Conceição de Jesus em Ouro Fino-MG aos 01-03-1778 casou com Francisco Xavier dos Santos, natural de Guaratingueta-SP, filho de Francisco Lopes dos Santos e Maria Vaz de Siqueira.

B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 18-11-1759 Cap. S. Gonçalo, Maria, f.l. Manoel Tavares Pacheco n. da Ilha de S. Miguel bat. no lugar da Eichada Grande Bispado de Angra e Maria da Conceição n. da freg. da Itaberava deste bispado de Mariana,np Sebastião da Costa Machado e Teresa de Medeiros Pacheca, nm João Homem da Costa e Rosa Maria do Carmo, padr.: Alf. Dionisio da Fonseca e s/m Maria do Nascimento.

 

Ouro Fino, Igreja S. Francisco de Paula - Francisco Xavier dos Santos com Maria da Conceição de Jesus - aos 01-03-1778 nesta matriz e testemunhas o Provedor Antonio de Souza Telles e Antonio de Castro e Souza se casaram Francisco Xavier dos Santos, natural de Guaratingueta, f.l. de Francisco Lopes dos Santos e s/m Maria Vaz de Siqueira = cc Maria da Conceição de Jesus, natural da Campanha do Rio Verde, filha do Alf. Manoel Tavares Pacheco e s/m D. Maria da Conceição de S. Jose, todos desta freguesia. O contraente é neto paterno de ---- Lopes de São Pedro natural do Bispado do Porto e de Izabel Gonçalves, natural da mesma, neto materno de Antonio Ribeiro de Matos e s/m Jeronima de Siqueira, esta natural de Pindamonhangaba e aquele do Bispado do Porto. A contraente neta materna de Sebastião Tavares Machado e s/m Thereza de Medeiros naturais da ilha de S. Miguel, neta materna de João Homem da Costa, natural da ilha do Pico e s/m Rosa Maria do Carmo natural da ilha do Faial

          Maria da Conceição faleceu em Ouro Fino-MG aos 27-08-1780.

Ouro Fino-MG Igreja S. Francisco de Paula - aos 27-08-1780 nesta matriz faleceu Maria da Conceição de Jesus mulher do Alf. Manoel Tavares Pacheco, de idade quarenta perto de cincoenta anos. Não fez testamento.

 

1-3 Francisco, em 25-03-1762.

B7 Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 25-03-1762 cap. S. Gonçalo, Francisco, f.l. Manoel Tavares Pacheco n/b na freg. d N. Sra da Anunciação da Ilha de S.Miguel e Maria da Conceição de S. Jose n/b na freg. de Itaberaba, np Sebastião Tavares Maxado e Teresa de Medeiros Paxeca, maternos João Homem da Costa e Rosa Maria do Carmo. Foi batizado debaixo de condição por não aparecer o Antonio Jose de Brito, solteiro pelo qual tinha sido batizado em casa por necessidade, e recebeu os santos óleos,

1-4 Ana, em 08-11-1764. Ana da Conceição de Jesus em Ouro Fino aos 09-04-1782 casou com Joaquim Garcia Leal, natural de Cotia-SP, filho de Pedro Garcia Leal natural da ilha de S. Miguel e Josepha Cordeira Borba natural da Cotia, neto paterno de João Garcia e Maria Leal naturais da Ilha do Faial e materno de Ignacio Diniz Caldeira e Escolastica Cordeiro Borba, família “Os Borba Gato” § 5º neste site.

B7: Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 08-11-1764 cap. S. Gonçalo, Ana, f.l. Manoel Tavares Pacheco n. da freg. de N. Sa. da Anunciação da ilha de S. Miguel Bispado de Angra e Maria da Conceição n. da freg. de Itaverava deste bispado, np Sebastião Tavares Machado e Teresa de Medeiros Pascua(sic), maternos João Homem da Costa e Rosa Maria do Carmo, padr.: Bento Ferreira da Silva e Jacinta Maria mulher de Gregorio Lopes dos Reis.

 

Ouro Fino-MG Igreja S. Francisco de Paula - Joaquim Garcia Leal com Ana da Conceição- aos 09-04-1782 nesta matriz e test.: Cap. Antonio de Souza Telles, solteiro e Francisco Xavier dos Santos, casado. Joaquim Garcia Leal, natural da freguesia de Cotia, fl. de Pedro Garcia Leal natural da ilha de S. Miguel e Josepha Cordeira Borba natural da Cotia, neto paterno de Joam Garcia e Maria Leal naturais da Ilha do Faial e materno de Ignacio Diniz Cordeira(sic) natural da Cotia e da mulher deste não souberam dizer = cc Ana da Conceição de Jesus natural da Campanha do Rio Verde bispado de Mariana, filha do Alf. Manoel Tavares Pacheco, natural da ilha de S. Miguel, neta paterna de Sebastião Tavares Pacheco e s/m Teresa de Oliveira(sic) Pacheco, naturais de S. Miguel, neta materna de Joam Homem da Costa natural da Ilha do Pico e de s/m Rosa Maria do Carmo natural da ilha do Faial.

          Joaquim faleceu com testamento em Ouro Fino aos 27-02-1803. Declarou quatro filhos de seu casal: Maria, Jose, Antonio, e Ana

Ouro Fino-MG Igreja S. Francisco de Paula. Aos 27-02-1803 faleceu e aos 28 foi sepultado dentro desta matriz Joaquim Garcia Leal, morador no Ribeirão de São Paulo desta freguesia, casado com Ana da Conceição, tinha de idade quarenta e dois para quarenta e tres anos. Fez testamento cujo teor é o seguinte: (...) Eu Joaquim Garcia Leal (...) determino fazer este meu testamento na maneira seguinte: Sou natural e batizado na freguesia de São Sebastião da Cutia da cidade de S. Paulo. Sou casado com Ana da Conceição de cujo matrimonio tivemos quatro filhos a saber: Maria, Jose, Antonio, e Ana os quais são meus legitimos herdeiros.

Declara bens. Minha filha Maria tem cinco cabeças de gado que lhe deu de esmola meu irmão Manuel. Minha filha Anna tem três cabeças de gado que lçhe deu meu irmão o Sargento Mor Jose Garcia. Meu filho Jose tem uma Vara que lhe deu o defunto seu padrinho.

Devo ao meu cunhado Antonio Tavares sete oitavas. Declara outras dividas. (...) meu irmão Januario.

Testamenteiros minha mulher e meus filhos Jose e Antonio.

Roguei ao Alf. Joaquim Francisco de Borja este por mim escrevesse e eu me assigno. Sitio e lavras do Ribeirão de São Paulo 3 de janeiro de 1803 Joaquim Garcia Leal

Segue aprovação.

1-5 Francisca, em 24-06-1767

B7: Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 24-06-1767 matriz, Francisca n. aos 15, f.l. Furriel Manoel Tavares Pacheco n. da freg. N. S. da Anunciação da vila Franca Bispado de Angra e Maria da Conceição de S. Jose n. da freg. de Itaverava deste bispado, padr.: Dr. Manoel de Paiva e Silva, solteiro e Maria do Carmo de Viveiros mulher do Ajudante Jose Teixeira de Mello. Avos pat. Sebastião Tavares Machado, falecido n. da mesma freg. N. S. da Anunciação acima e Teresa de Medeiros Pacheca, falecida n. da freg. da Achadinha do mesmo bispado; maternos João Homem da Costa n. da Ilha do Pico e Rosa Maria do Carmo n. da Ilha do Faial do mesmo bispado.

1-6 Bento, em 08-10-1770

B7: Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 08-10-1770 cap. S. Gonçalo, Bento de oito dias, f.l. Alf. Manoel Tavares Pacheco n. da Ilha de S. Miguel Bispado de Angra e Maria da Conceição n. freg. Itaverava, np Sebastião Tavares e Teresa de Medeiros, maternos João Homem e Rosa Maria do Carmo. Padr.: Manoel Mendes Ribeiro e Maria do Rosario s/m.

1-7 Maria, em 08-08-1773.

B7: Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 08-08-1773 cap. S. Gonçalo, Maria, f.l. Alf. Manoel Tavares Pacheco e Maria da Conceição de S. Jose, padr.: Cap. Antonio ----- Gomes e D. Jacinta Maria da Conceição.

 

2- Iria Antonia do Espírito Santo, natural de Itaberava-MG, aos 10-02-1766 em Barbacena casou com José Duarte, natural de São Pelágio da Vila de Fragoas, Bispado de Lamego, filho de Manoel Duarte e de Maria.

Barbacena, MG aos 10-02-1766 nesta matriz se receberam Jose Duarte nal. bat. na freguesia de S. Pelagio da vila das Fragoas Bispado de Lamego, f.l. de Manoel Duarte e de Maria de tal = Com Iria Antonia do Espirito Santo, nal. e bat. na freguesia de Sto Antonio da Itabrava desta comarca, f.l. de João Homem da Costa e de Roza Maria do Carmo. Test. Custodio Jose Antunes e Manoel da Costa Rosa moradores nesta freguesia.

          Iria testou em 06-03-1806 e faleceu aos 6 de maio do mesmo ano. Viúva e sem geração, instituiu universal herdeiro a seu sobrinho João Antunes.

Barbacena, MG obitos - aos 06-05-1806 faleceu com todos os sacramentos Iria Maria de Jesus, viuva. Sepultada dentro desta matriz, fez seu testamento:

(...) aos 06-03-1806 nestas lavras que foram do defunto Figueira, Minas e Comarca do Rio das Mortes faço este meu testamento na forma seguinte. Sou chamada Iria Maria de Jesus, filha de João Homem da Costa e de s/m Rosa Maria já falecidos; fui casada com Jose Duarte de cujo matrimonio não tivemos filhos alguns.

Testamenteiros serão meus irmãos Francisco Homem da Costa em 1º, em 2º Antonio Jose da Costa, em 3º meu sobrinho João Antunes.

Declara bens, creditos (entre eles) me deve meu afilhado Jose Antonio Duarte 60$00 rs .

No texto : meu cunhado Custodio. Depois de feitas todas as minhas determinações instituo por meu legitimo herdeiro do que sobrar ao meu sobrinho e terceiro testamenteiro João Antunes. Pedi a Floriano Jose da Costa que este por mim fizesse e como testemunha se assinasse. Hoje Lavrinhas 06-03-1806 = signal de Iria Maria de Jesus = e logo se seguia a aprovação

 

3- João Homem da Costa Pereira, natural de Itaberava. Aos 16-05-1768 em Barbacena casou com a viuva Francisca Romeira do Valle, natural de Pitangui-MG e filha de Manoel Ferreira do Valle, natural de S. Salvador do Arcebispado de Braga e Francisca Romeira da Silva, natural de Taubaté-SP

Polis 48, Casamentos da Matriz de Nossa Senhora da Piedade de Barbacena copiados por João Paulo Ferreira de Assis do Livro E-14 (Casamentos 1752/1781) 114 Cachoeira, 16/05/1768, João Homem da Costa, natural de ltaverava, filho de João Homem da Costa e de Roza Maria do Carmo, com Francisca Romeira do Valle, natural de Pitangui, viúva de Antonio Gonçalves Ribeiro, e filha de Manoel Ferreira do Valle  e de Francisca Romeira da Silva.

 

João ditou seu testamento em 13-11-1786 e faleceu aos 16 do mesmo mês.

B7: - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) matriz aos 16-11-1786 fal. Joam Homem da Costa Pr.a. Foi sepultado nesta matriz.

test.:

(...) eu João Homem Pr.a da Costa digo João Homem da Costa Pereira faço este meu testamento da forma seguinte:

Testamenteiros: 1º a minha mulher Francisca Romeira do Vale, em 2º meu cunhado Jose Ignacio Frr.a do Vale, em 3º meu irmão Francisco Homem da Costa, em 4º a João de Souza Pacheco.

Sou n/b na freguesia de S. Antonio da Itaberaba, na igreja matriz da dita termo da vila de S. João comarca do Rio das Mortes, filho de João Homem da Costa, já falecido e de s/m Rosa Maria do Carmo

Legados, entre eles:

- a Efigenia Maria, filha de meu cunhado Jose Ignacio Fr.a do Vale, segundo testamenteiro, para ajuda de seu estado, quando o tomar, e no caso que tenha casado antes do meu falecimento, sempre se lhe dará.

Declaro que Jeronimo Camello cc. a órfã Brizida, minha enteada, se acha entregue de uma escritura que me devia Jose Ferreira Armond procedida de uma fazenda que lhe vendi e como a dita órfã tem parte na dita fazenda por legitima de seu pai Antonio Gonçalves Ribr.º (...).

Declaro se dê, das potras das minhas égoas mais novas, uma a Clara Maria de Jesus casada com ------- Jose Ar.º, e outra a Maria ----- casada com João Batista, ambos moradores na Aplicação da Capela da Sra --- ---- filial desta freguesia.

Declaro se dê a João de Souza Pacheco 100$000 réis que fiquei a dever da legitima de sua mulher, minha enteada Ana Antonia.

(...) nomeio por meu universal herdeiro das duas partes dos meus bens a meu filho Gregorio Jose da Costa de cujo será tutora a minha mulher Francisca Romeira do Vale.

Roguei ao Tenente Antonio Correa de Mello fizesse este meu testamento.

Aplicação do Curral Novo 13-11-1786

 

O casal teve:

- Rosa, nascida aos 22 e batizada aos 30-11-1770. Não é citada no testamento paterno.

B7: batismos  Barbacena - matriz aos 30-11-1770 ROSA nascida aos 22, f.l. de João Homem da Costa Pereira natural desta e Francisca Romeira do Valle natural da freguesia de Pitangui Bispado de Mariana; np de João Homem da Costa natural da freguesia Mathe--s ilha do Pico Bispado de Angra e Rosa Maria natural da ilha do Faial Bispado de Angra; nm de Jose Manoel Ferreira do Valle e s/m Francisca Romeira da S. Padr.: Rdo. José de Carvalho por pp do Pe. Bento Ferreira e Manoel Pr.ª Alvim.

3-1 Gregorio José da Costa Ferreira, batizado em 13-08-1772.

Barbacena, MG aos 13-08-1772 na capela de N. Sra da Piedade da Cachoeira bat a Gregorio, f.l. de João Homem da Costa, n/b na freg. de Itaberava Bispado de Mariana e de Francisca Romeira do Valle, n. da freguesia de N. Sra. do Pilar de Pitangui Bispado dee Mariana, npaterno de João Homem e de s/m Roza Maria do Carmo, naturais da ilha do Pico, nmaterno de Manoel Ferreira do Valle e de s/m Francisca Romeira da Silva, da freguesia do Minho da cidade de S. Paulo. Foram padrinhos o Lic. Francisco da Costa e Francisca Romeira por pp q apresentou Manoel Fagundes. Nasceu aos 3 do dito mes.

          Em Barbacena aos 15-10-1794, casou com Simplicia Rosa de Carvalho, filha de Manoel de Carvalho Duarte e Leonor Maria eda Assunção, neta paterna de Manoel de Carvalho Duarte e Barbara Ferreira Brandão, neta materna de Jose Dutra e Francisca Maria do Sacramento. Geração na família “Os Carvalho Duarte” I-Cap 2º.

B7: casamentos Barbacena (1795-1812) na Ermida da N. Sra. da Juda do Castelo (?)  aos 15-10-1794 Gregorio José da Costa Ferreira, f.l. de João Homem da Costa Per.ª e de Fran.ca Romeira do Valle; = Simplicia Rosa de Carvalho, f.l. de Manoel Carvalho do Arte e de Leonor Maria da Assumpção. Nts. desta freguesia.

 

Francisca Romeira do Valle foi primeiro casada com Antonio da Rosa de Oliveira, filho de Francisco da Rosa Garcia e Izabel de Oliveira, naturais da Ilha do Pico. Família “Francisco da Rosa Garcia”.

Foram pais de:

- Ana, póstuma, batizada aos 28-08-1758. Ana Antonia do Sacramento casada com João de Souza Pacheco “Declaro se dê a João de Souza Pacheco 100$000 réis que fiquei a dever da legitima de sua mulher, minha enteada Ana Antonia”

B7: batismos  Barbacena (1748-1762) Caxoeira aos 28-08-1758 ANNA, f.l. de Antonio da Rosa de Oliveira, já falecido, e s/m Francisca Romeiro do Valle; np de Francisco da Rosa Garcia e s/m Izabel de Oliveira naturais da Ilha do Pico Bispado de Angra; nm de Manoel Ferreira do Valle e s/m Francisca Romeiro da Silva. Padr.: Padre João Dias de Carvalho por pp apresentada por Constantino da Silva.

          Ana Antonia testou em 28-02-1808 e faleceu aos 28-01-1808. Viúva e sem geração, instituiu universal herdeira a mãe e na sua falta a irmã Maria Ribeira casada com Cap. Cipriano José.

 

          Viúva, Francisca Romeira do Valle casou em segundas aos 19-02-1759 com Antonio Gonçalves Ribeiro, natural da freguesia de S. Bartolomeu de São Gens Termo de Fafe Comarca de Guimarães Arc. de Braga e falecido em Barbacena aos 12-08-1766. Antonio era filho de João Gonçalves, natural da sobredita freguesia de S. Bartolomeu e Maria Ribeira natural da freguesia de S. Clemente de Basto.

Barbacena, MG, aos 19-02-1759 na capela N. Sra da Piedade da Cachoeira filial desta matriz de N. Sra da Piedade da Borda do Campo, sem impedimeto. Antonio Gonçalves Ribeiro, n/b em S. Bartolomeu de S. Gens Cons. de MonteLongo Comarca de Guimarães Arc. Braga, f.l. João Glz e Maria Ribeira = cc Francisca Romeira do Valle, n/b na freg. N. Sra do Pilar da vila do Pitangui Comarca de Sabará, deste bispado de Mariana, f.l. Manoel Ferreira do Valle e Francisca Romeira da Silva, viuva de seu primeiro marido Antonio da Rosa de Oliveira que se acha sepultado na capela da Boa Vista freguesia do Curral de El Rei deste bispado. Test.: Manoel da Silva Coutinho e Alexandre Lopes Rayo

 

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG)., aos 12-08-1766 fal. Antonio Glz Ribeiro, o pequenino por alcunha, casado nesta freguesia com Francisca Romeira do Valle. Sepultado na matris no dia 13 do dito mês.

 

          Francisca e Antonio Gonçalves tiveram os filhos batizados em Barbacena-MG, q.d.:

-Maria, aos 08-06-1760

B7: batismos  Barbacena (1748-1762) matriz aos 08-06-1760 MARIA nascida aos 25-05, f.l. de Antonio Gls Ribeiro, natural da freguesia de S. Bartolomeu de São Gens Termo de Fafe Comarca de Guimarães Arc. de Braga e s/m Francisca Romeira do Valle natural da freguesia de N. Sra. do Pillar da Vila de Pitangui Bispado de Mariana; np de João Gls e s/m Maria Ribeira natural da freguesia de S. Clemente de Basto do dito Arcebispado; nm de Manoel Ferreira do Valle natural da Comarca de Guimarães e s/m Francisca Romeira da Silva natural do Bispado de S. Paulo. Padr.: Manoel de Araujo, solteiro e Marta de Miranda mulher de Vital Ferreira.

 

- Rosa aos 21-03-1762.

B7: batismos  Barbacena (1748-1762) matriz aos 21-03-1762 ROSA nascida aos 12, f.l. de Antonio Gls Ribeiro, o pequenino, e s/m Francisca Romeyra do Valle; np de João Gls e s/m Maria Ribeira naturais da freguesia de S. Bartolomeu de S. Gens, Concelho de Monte Longo Arcebispado de Braga; nm de Manoel Ferreira do Valle do Arcebispado de Braga e s/m Francisca Ribeira da Silva natural de S. Paulo. Padr,: Pedro da Silva, solteiro.

 

- Brizida batizada aos 27-11-1763. Casou com Jerônimo Camello.

B7: batismos  Barbacena (1763-1780) matriz aos 27-11-1763 BRIZIDA nascida aos 13, f.l. de Antonio Gls Ribeiro natural da freguesia de S. Bartolomeu de S. Gens Con. de Monte Longo Arc. Braga e s/m Francisca Romeira natural da freguesia da Rossa Grande deste bispado; np de João Gls natural da sobredita freguesia de S. Bartolomeu e s/m Maria Ribeira natural da freguesia de S. Clemente de Basto; nm de Manoel Ferreira do Valle natural da freguesia de S. Bento de Domim (?) do dito arcebispado e s/m Francisca Romeira Silva natural da vila de Taubaté Bispado de S. Paulo. Padr.: Jose Dias de Carvalho e Iria, filha de João Homem da Costa.

 

- Francisca aos 22-06-1766.

B7: batismos  Barbacena (1763-1780) matriz aos 22-06-1766 FRANCISCA nascida aos 08, f.l. de Antonio Gls Ribeiro natural de S. Bartolomeu de S. Gens Conselho de Monte Longo Arc. de Braga e s/m Francisca Romeira do Valle natural da freguesia de N. Sra. do Pillar da vila de Pitangui Comarca de Sabará, np de João Gls. natural da dita freguesia de S. Bartolomeu e s/m Maria Ribeira natural de S. Clemente de Bastos lugar de Gandora do mesmo arcebispado;nm de Manoel Ferreira do Valle natural de S. Salvador do mesmo Arc. de Braga e s/m Francisca Romeira da Silva natural da vila de Taubaté Bispado de S. Paulo. Padr.: Manoel Francisco da Rosa e s/m Maria do Rosário.

4- Francisco Homem da Costa, natural de Santo Antonio de Itaberava do Bispado de Mariana-MG. 2 testamenteiro materno.

          Casou com Ana Maria de Jesus, ambos moradores no Distrito de Nossa Senhora das Dores das Lavrinhas, termo da Vila de Barbacena. Francisco faleceu com testamento ditado aos 17-08-1815 e aberto aos 27-01-1817 (neste site). Sem filhos e os pais já falecidos, deixou por herdeira a mulher, sua primeira testamenteira. Outros testamenteiros indicados por ele foram dois sobrinhos: João José Antunes e Antonio Gomes de Macedo

 

5- Ana Maria de Jesus casou aos 29-10-1761 com Custódio José Antunes, natural de S. Martinho de Galegos termo de Povoa de Lanhoso Arcebispado de Braga, filho de João Antunes Perdigão e Maria de Araújo.

Barbacena, MG aos 29-10-1761 nesta matriz se receberam Custodio Jose Antunes, n/b na freguesia de S. Martinho de Galegos termo de Povoa de Lanhoso Arc. Braga, f.l. de João Antunes Perdigão e de s/m Maria de Ar.º = e Ana Maria de Jesus, n/b na freguesia de S. Antonio de Itaberava desta comarca, f.l. de João Homem da Costa e de Rosa Maria do Carmo. Foram testemunhas o dito João Homem da Costa e Felix Jose de Noronha.

          Pais de, pelo menos:

5-1 João, batizado em Barbacena-MG aos 27-07-1763, padrinhos os tios maternos Francisco e Maria do Rosário.

B7: batismos Barbacena (1762-1780) matriz aos 27-07-1763 JOÃO nascido aos 19, f.l. de Custodio Joze Antunes, natural da freguesia de S. Martinho de Galegos Termo de Povoa de Lanhoso Arc. Braga e s/m Anna Maria de Jesus natural da freguesia de Itaberava desta comarca; np de João Antunes Perdigão e s/m Maria de Araujo; nm de João Homem da Costa natural da ilha do Pico e s/m Rosa Maria do Carmo natural da ilha do Faial Bispado de Angra, padr.: Francisco Homem e Maria do Rosario, ambos solteiros e filhos do dito João Homem morador nesta freguesia.

 

5-2 Maria, batizada aos 27-11-1765, madrinha a tia materna Rosa Maria. Co-herdedra da terça das avó materna.

B7: batismos  Barbacena (1763-1780) matriz aos 27-11-1765 MARIA nascida aos 25-10, f.l. de Custodio Jose Antunes natural da freguesia de S. Martinho de Galegos termo de povoa de Lanhoso Arc. de Braga e s/m Anna Maria natural da freguesia de Itabrava desta comarca; np de João Antunes Perdigão e s/m Maria de Araujo; nm de João Homem da Costa natural da freguesia de S. Matheus da ilha do Pico e s/m Rosa Maria natural da freguesia de S. Salvador da ilha do Faial Bispado de Angra. Padr.: Miguel Carvalho, solteiro viandante e Rosa Maria, solteira filha do dito João Homem.

 

5-3 Joana Vitória do Nascimento, batizada em 03-05-1772. Co-herdedra da terça das avó materna.

Barbacena, MG aos 03-05-1772 na capela de N. Sra da Piedade da Cachoeira filial desta matriz bat a Joana, f.l. de Custodio Jose Antunes, n. da freguesia de S. Martinho de Galegos termo de Povoa de Lanhoso Arc. de Braga, e de Ana Maria, n. da freg. de Itaberava Bispado de Mariana, npaterna de João Antunes Perdigão e de s/m Maria de Araujo, e nmaterna de João Homem da Costa, e de s/m Rosa Maria. Foram padrinhos Manoel da Costa -----, e Maria Francisca. Nasceu aos 26 de Abril do dito ano.

          Casou em Barbacena aos 11-11-1799 com Francisco Luiz, filho de Manoel Faleiros, natural de S. Sebastião da Ilha Terceira e Custódia Maria (ou Teresa), natural de Barbacena-MG neto paterno de Sebastião Martins e Bárbara Faleira (família Bento Feleiro), neto materno de Antonio Luiz de Medeiros e Izabel da Rosa (Família “Antonio Luiz de Medeiros e Izabel da Rosa”)

B7: casamentos Barbacena (1795-1812). Lavrinha aos 11-11-1799 Francisco Luiz, f.l. de Manoel Faleiros e Custodia Maria; = Joana Vitoria do Nascimento, f.l. de Custodio Jose Antunes e Ana Maria de Jesus. Nts e bts nesta.

 

5-4 Ana Maria de Jesus, testou em 29-02-1816. Co-herdedra da terça das avó materna.

Barbacena, MG Igreja N. Sra da Piedade - Testamento de Ana Maria de Jesus. (...) Aos 29-02-1816 estando eu Ana Maria de Jesus (...). sou f.l. Custodio Jose Antunes e Ana Maria de Jesus, já falecidos, moradores na freguesia de Barbacena na paragem chamada Lavrinhas.

Instituo por meu herdeiro e testamenteiro em 1º lugar a meu primo ?????? João da Costa, e a minha irmã Maria Rita de Cassia e em terceiro a minha irmã Joana mulher de Francisco Luiz.

Pedi ao Padre Domingos Pinto Vieira que este fizesse e como testemunha se assinasse e por mim assinasse o meu nome. Assino pela testadora Ana Maria de Jesus = o Padre Domingos Pinto Vieira que o fiz a rogo da dita testadora.

 

6- Antonio José da Costa (Homem) natural de Itaberava-MG. Aos 14-05-1774 em Barbacena casou com Francisca Maria de Santana, viuva de Joaquim dos Reis e filha do Alferes Francisco José Bandeira e Inácia Maria de Jesus.

B7: casamentos Barbacena (1752-1781) aos 14 de janeiro de 1774, matriz, Antonio José da Costa, f.l. de João Homem da Costa e Roza M.ª do Carmo, n. e b. na freguesia de Itaverava; com Francisca Maria de Santa Ana, viúva de Joachim dos Reys, f.l. do Alferes Francisco Jose Bandr.ª e de Ignacia Maria de Jesus, n. e b. na freguesia de Itaverava.

 

          Testamenteiro materno. Suas filhas, Silvana e Maria, foram co-herdreiras da terça da avó paterna.

 

7- Padre Joaquim da Costa Homem falecido, herdou sua mãe.

 

8- Rosa Maria, solteira em 27-11-1765, madrinha da sobrinha Maria supra citada. Casou com José Inácio.

 

9- Maria do Rosário, solteira em 27-07-1763, madrinha do sobrinho João, filho de Ana Maria supra. Casou com Domingos Gonçalves A|ranha, já falecido em 05-02-1796 (testamento da sogra).

 

10- José, faleceu antes da mãe.