PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

JOÃO GONÇALVES ALENTADO

(atualizado em 19-maio-2016)

 

 

Fabricio Gerin

 

João Gonçalves Alentado, natural do Algarve, emigrou para o Brasil e se estabeleceu em Mogi das Cruzes onde casou duas vezes. Primeira vez com filha de Marcelino Collaço e Ana de Freitas.

 

Segunda vez com Maria Machada (ou de Souza), filha de Manoel Machado de Souza e Domingas de Torres, família “Lazaro de Torres e Maria de Macedo”.

 

João ditou seu testamento em 15-05-1710, declarou sete filhos do primeiro matrimônio e seis do segundo. Foi inventariado em 03-6-1710.

 

Compareceram ou foram representados no inventário de João quatorze filhos:

 

Com a primeira mulher:

1- Bonifacio Fernandes de Andrade

2- Domingos Gonçalves de Andrade

3- João Gonçalves Alentado filho

4- Izabel Fernandes,

5- Maria do Rosário

6- Catarina de Freitas,

7- Luzia de Freitas

8- Domingas de Freitas

 

Com Maria Machada (ou de Souza):

  9- José Machado

10- Maria Machada

11- Faustina Gonçalves

12- Salvador Gonçalves Alentado, casado

13- Joana Machado

14- Ana Fernandes Machada

 

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Inventarios de Moji das Cruzes, SP: 2º Cartório

Pesquisa Fabricio Gerin

João Gonçalves Alentado, o velho

Autos: 03/06/1710

Declarante: o herdeiro mais velho Domingos Gonçalves Alentado (assina Domingos Gonçalves de Andrade)

Título dos filhos:

- Domingos Gonçalves de Andrade casado

- João Gonçalves Alentado o moço casado

- um filho de Bonifácio Fernandes que Deus tem por nome Antonio

- Salvador Gonçalves Alentado casado

- José Machado casado

- Ana Fernandes solteira 20

 

Testamento: 15/05/1710 (testamenteiros: Antonio Gonçalves Naves e meu filho Domingos Gonçalves de Andrade)

Declaro que sou natural do Algarve.

Declaro que fui casado nesta vila de Mogi com filha de Marcelino Colaço e Ana de Freitas (7 filhos: Domingos Gonçalves, Isabel Fernandes, Maria do Rosário, Catarina de Freitas, Luzia de Freitas, Domingas de Freitas, João Gonçalves Alentado)

Declaro que fui casado 2ª vez com Maria Machada, filha de Manoel Machado de Souza e Domingas de Torres (6 filhos: José Machado, Maria Machada, Faustina Gonçalves, Salvador Gonçalves, Joana Machada, Ana Machada)

- meu genro Manoel Machado

- meu genro Domingos Dias

- meu genro João Nunes Bicudo

- meu cunhado Antonio Machado

- minha nora Domingas de Freitas

Bens: 900 braças de terras partindo de uma banda com terras que foram do defunto Mateus Nunes e da outra com Antonio Pimenta de Abreu, um lanço de casas de taipa de mão cobertas de telha e um sítio no campo com suas casas de taipa de mão cobertas de tel

Cumpra-se: 16/05/1710

 

1- Bonifacio Fernandes de Andrade, inventariado em 1696, foi casado com Maria de Candia de Abreu, filha de Sebastião de Candia e Catarina Pimenta de Abreu. Com filho único descrito na família “Lazaro de Torres”.

2- Domingos Gonçalves de Andrade (ou Alentado), testamenteiro paterno. Foi casado com Antonia da Cunha de Oliveira e pais de, q.d.:

2-1 Domingos, batizado em 23-11-1718.

Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, - aos 23-11-1718 Domingos, f.l. Domingos Glz de Andrade e An.ta da Cunha de Oliveira, padr.: Santos Martins e Maria Glz das ---------

3- João Gonçalves Alentado Filho (ou o moço) foi casado com Ana Machada de Souza. Faleceu em 19-11-1726

Óbitos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 19-11-1726 faleceu João Gonçalves Alentado cc Ana Machada, sep. nesta igreja, não fez testamento.

Tiveram filhos batizados em Mogi das Cruzes, q.d.:

3-1 Izabel Machada, batizada em 01-11-1691. Aos 20-08-1714 casou com João Francisco de Siqueira, filho de João Rodrigues Sobrinho e Maria Francisca.

Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 01-11-1691 Izabel f João Glz e Ana de Souza, padr.: Francisco Pimenta

 

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 20-08-1714 João Francisco de Siq[----], f. João Rz Sobrinho e Maria Francisca d-[-------] = cc Izabel Machada,f. João Glz Alentado e Ana Machada de Souza.

3-2 Domingas, batizada em 1699.

Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, - em 1699 Domingas, f. João Gonçalves e Ana Machado

3-3 Luiz, em agosto de 1705.

Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos dezas-- de agosto de 1705 Luiz, f. João Glz Alentado e Ana Machada, padr.: João Fran.co de Siqr.a e Vitoria Gomes

3-4 Manoel Gonçalves Alentado casou com Lourença de Moraes, filha de Domingos Vaz dos Reis e de Maria Madalena de Moraes. Pais de, q.d.:

3-4-1 Ângelo Vaz de Moraes casou com Escolástica Machado, filha de José Machado de Lima e Maria Fernandes Nogueira, família “Miguel Fernandes Nogueira”.

3-4-2 Antonio, falecido em 13-11-1733.

Óbitos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 13-11-1733 fal. Antonio, inocente, f. Manoel Gonçalves Alentado e s/m Lourença de Mora[---]

3-4-3 Felicia de Jesus, batizada em 21-01-1727. Em fevereiro de 1761 casou com Antonio Ribeiro do Prado, filho de Manoel Alvares Couceiro e Maria da Luz do Prado, neto paterno de João Rodrigues Nogueira e Ana Antunes de Vasconcellos, neto materno de Estevão Gago Raposo e Maria da Luz do Prado, família “João Bernal Maciel”.

Batismos Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 21-01-1727 Felicia, f.l. Manoel Gonçalves Alentado e Lourença de Moraes, padr.: Domingos Francisco ???? e Joana Dias, todos desta freguesia.

 

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos -- de fevereiro de 1761 Antonio Ribeiro do Prado, f.l. Manoel Alvares Couceiro e Maria da Luz do Prado, np João Rodrigues Nogueira e Ana Antunes de Vasconcellos, nm Estevão Gago Raposo(sic) e Maria da Luz do Prado = cc Felicia de Jesus, f.l. Manoel Gonçalves Alentado e Lourença de Moraes, np João Gonçalves Alentado e Ana Machada, nm Domingos Vaz dos Reis e Maria Madalena de Moraes.

 

         Antonio faleceu em Mogi das Cruzes aos 16-11-1783. Tiveram, q.d.:

obitos Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 16-11-1783 fal. Antonio Ribeiro do Prado cc Felicia de Jesus, Não fez testamento.

3-4-3-1 Ana Maria de Jesus aos 14-11-1782 casou com Salvador Rodrigues de Siqueira, filho de João Rodrigues Lamim e Feliciana da Silva, neto paterno de Felix Rodrigues Lamim e Teresa de Siqueira, neto materno de Leonardo de Siqueira e Rosa da Silva

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 14-11-1782 Salvador Rodrigues de Siqueira, f.l. João Rodrigues Lamim e Feliciana da Silva, np Felis Rodrigues Lamim e Teresa de Siqueira, nm Leonardo de Siqueira e Rosa da Silva. Todos nacionais e fregueses desta vila = cc Ana Maria de Jesus, f.l. Antonio Ribeiro do Prado e Felicia de Jesus, np Manoel Alves Couceiro e Maria da Luz do Prado, nm Manoel Gonçalves Alentado e Lourença de Moraes, todos ntes e fregueses desta vila. Test.: Manoel Gonçalves Batalha, aqui casado e n. da cidade do Porto, e Jose de Lima Franco, casado.

Viúvo, aos 02-09-1788 Salvador casou segunda vez com Francisca Rodrigues de Menezes, f.l. João Bicudo Pereira e Catarina Gomes Nogueira, neto paterno de João Afonço Pereira e Catarina de Menezes, neto materno de Martinho Carvalho da Cunha e Domingas Gomes Nogueira, familia “Miguel de Carvalho”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP aos 02-09-1788 Salvador Rodrigues de Siqueira, viuvo de Ana Maria de Jesus = cc Francisca Rodrigues de Menezes, f.l. João Bicudo Pereira e Catarina Gomes Nogueira, np João Afonço Pereira e Catarina de Menezes, nm Martinho Carvalho da Cunha e Domingas Gomes Nogueira, todos desta freguesia.

3-4-4 Lourenço Gonçalves de Moraes, batizado em 15-08-1728. Casou com Domingas Ribeira, filha de Manoel Alves Couceiro e Maria da Luz supra citados. família “João Bernal Maciel”.

Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 15-08-1728 Lourenço, f.l. Manoel Gonçalves Ale[------] e Lourença de Moraes, padr.: Antonio Rodrigues da Costa e Maria da Apresentação.

Pais de, q.d.:

3-4-4-1 Francisco Gonçalves de Moraes aos 09-11-1782 casou com Teresa Maria Rodrigues, filha de João Rodrigues Lamim e Feliciana da Silva, neta paterna de Felix Rodrigues Lamim e Teresa de Siqueira, neta materna de Leonardo de Siqueira e Rosa da Silva

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 09-11-1782 Francisco Gonçalves de Moraes, f.l. Lourenço Gonçalves de Moraes e Domingas Ribeira, np Manoel Gonçalves Alentado e Lourença de Moraes, nm Manoel Alves Couceiro e Maria da Luz = cc Teresa Maria Rodrigues, f.l. João Rodrigues Lamim e Feliciana da Silva, np Felis Rodrigues Lamim e Teresa de Siqueira, nm Leonardo de Siqueira e Rosa da Silva. Todos nts desta.

3-4-4-2 Ângela de Moraes aos 10-11-1782 casou com Inacio José Rodrigues, filho de João Rodrigues Lamim e Feliciana da Silva, neto paterno de Felix Rodrigues Lamim e Teresa de Siqueira, neto materno de Leonardo de Siqueira e Rosa da Silva, já citados.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 10-11-1782 Inacio Jose Rodrigues, f.l. João Rodrigues Lamim e Feliciana da Silva, np Felis Rodrigues Lamim e Teresa de Siqueira, nm Leonardo de Siqueira e Rosa da Silva = cc Angela de Moraes, f.l. Lourenço Gonçalves de Moraes e Domingas Ribeira, np Manoel Gonçalves Alentado e Lourença de Moraes, nm Manoel Alves Couceiro e Maria da Luz. Todos desta freguesia.

 

3-4-5 Maria Madalena de Moraes aos 18-10-1740 casou com Francisco da Silva, filho de Leonardo Bicudo (ou de Siqueira) e Rosa da Silva, já citados.

Casamentos Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 18-10-1740 Francisco da Silva, f.l. Leonardo Bicudo e {-----} da Silva = cc Maria Madalena de Moraes, f.l. Manoel Gonçalves Alentado e Lourença de Moraes todos desta freguesia.

Pais de, q.d.:

3-4-5-1 Maria Cardosa aos 23-09-1759 casou com Pedro Nunes de Siqueira, filho de Salvador Nunes de Siqueira e Maria da Silva, neto paterno de Eugenio de Siqueira e Izabel Cardosa, neto materno de Domingos de Oliveira Silva

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 23-09-1759 Pedro Nunes de Siqueira, f. Salvador Nunes de Siqueira e Maria da Silva, np Eugenio de Siqueira e Izabel Cardosa, nm Domingos de Oliveira Silva = cc Maria Cardosa, f.l. Francisco da Silva e Madalena de Moraes, np Leonardo de Siqueira e Rosa da Silva, nm Manoel Gonçalves Alentado e Teresa(sic) de Moraes. Todos nts desta freguesia.

3-4-5-2 Ana da Silva, ou Ana Maria de Moraes, em fevereiro de 1763 casou com Francisco Nunes de Siqueira, filho de Salvador Nunes e Maria da Silva

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, em fevereiro de 1763 Francisco Nunes, f.l. Salvador Nunes e Maria da Silva desta freguesia= cc Ana da Silva, f.l. Francisco da Silva e Maria de Moraes nts desta vila

Pais de, q.d.:

3-4-5-2-1 Joaquim Nunes de Siqueira aos 22-01-1788 casou com Luzia da Cunha, filha de Antonio Pinto de Abreu e Escolastica da Cunha, neta paterna de Angelo Vaz Pinto, neta materna de Salvador da Cunha Gago e Maria Nunes - família “Lazaro de Torres”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 22-01-1788 Joaquim Nunes de Siqueira, f.l. Francisco Nunes de Siqueira e Ana Maria de Moraes, dos avos nada disseram = cc Luzia da Cunha, f.l. Antonio Pinto de Abreu e Escolastica da Cunha, np Angelo Vaz Pinto e [danificado], nm Salvador da Cunha Gago e Maria Nunes nts desta freguesia.

3-4-5-2-2 Angelo Nunes de Siqueira aos 11-05-1786 casou com Izabel Maria do Espirito Santo, filha de Antonio de Faria Moreira e Angela Gomes de Moraes, neta paterna de João Pedroso Moreira natural de Santos-SP e Izabel Pimenta, neta materna de Tomé Moreira e Branca Raposa de Moraes, família “Lazaro de Torres”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 11-05-1786 Angelo Nunes de Siqueira, n. desta, f.l. Francisco Nunes de Siqueira e Ana de Moraes, np Salvador Nunes de Siqueira e Maria da Silva, nm Francisco da Silva Xavier e Maria Madalena de Moraes, todos nts desa vila = cc Izabel Maria do Espirito Santo, n. desta vila, f.l. Antonio de Faria Moreira e Angela Gomes de Moraes nts desta vila, np João Pedroso Moreira n. da vila de Santos e Izabel Pimenta n. desta vila, nm Tome Moreira e Blanca Raposa de Moraes ntes do bairro da Penha da cidade de S. Paulo.

3-4-5-2-3 Angela Maria, segundo a GP, foi a segunda mulher de Antonio Pinto de Abreu, casados em 1796. Conflito com essa informação pois Antonio Pinto de Abreu e Cipriana Maria de Santana batizam filhos em Resende-RJ em 1810 e 1814 - família “Lazaro de Torres”.

SL. 5, 322, 6-3 Antônio Pinto de Abreu, c2c em 1796 na mesma vila; com Ângela Maria f.a de Francisco Nunes de Siqueira e de Ana Maria de Moraes.

3-4-6 Josefa de Jesus aos 20-05-1756 casou com Ventura Nunes de Siqueira, filho do falecido Domingos Nunes e Maria de Siqueira

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 20-05-1756 Ventura Nunes de Siqueira, f.l. Domingos Nunes, ja falecido e Maria de Siqueira = cc Josefa de Jesus, f.l. Manoel Martins(sic) Alentado e Lourença de Moraes, já defunta. Todos nts e bts e moradores nesta freguesia.

3-4-7 Bonifacio de Moraes casou com Ana da Silva de Jesus, filha de Felipe Afonso Pereira e Izabel da Silva. Geração na família “Miguel de Carvalho”.

3-5 Francisca Machada casou com Francisco de Aguiar, filho de Manoel Fernandes Carvalho e Arcangela Correa. Pais de, q.d.:

3-5-1 Caetano Machado de Souza aos 07-05-1759 casou com Angela da Cunha, filha de Inacia Ferreira e “pai oculto” neta materna de Antonio Ferreira e Rosaura George

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 07-05-1759 Caetano Machado de Souza, f. Francisco de Aguiar e Francisca Machada, np Manoel Fernandes Carvalho e Arcangela Correa, nm João Gonçalves Alentado e Ana Machado = cc Angela da Cunha, f. pai oculto e Inacia Ferreira, nm Antonio Ferreira e Rosaura George

3-5-2 José Joaquim de Aguiar aos 22-05-1787 casou com Maria Gertrudes, filha de Simão Vaz Pinto e Maria de Mattos, neta paterna de João Gomes Ferreira e sua primeira mulher Maria Pinta da Fonseca, família “João Gomes Ferreira”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 22-05-1787 Jose Joaquim de Aguiar, f.l. Francisco de Aguiar e Francisca Machada, np João Gonçalves e Izabel de Souza  = cc Maria Gertrudes, f.l. Simão Vaz Pinto e Maria de Mattos, np João Gomes Ferreira e Maria Pinta da Fonseca.

 

9- José Machado Alentado, filho de José Gonçalves Alentado e sua segunda mulher Maria Machada. Casou com Domingas Pedrosa e foram pais de, pelo menos:

9-1 Felipa da Silva aos 11-02-1738 casou com Antonio Leite Dormundo, filho de Jose Leite Ferreira e Maria de Abreu

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 11-02-1738 Antonio Leite Dormundo, f.l. Jose Leite Ferreira e Maria de Abreu = cc Felipa da Silva, f.l. Jose Machado Alentado e Domingas Pedrosa. Todos desta.

10- Maria Machada aos 03-07-1693 casou com Manoel Rodrigues Collaço, filho dos falecidos Antonio Rodrigues Collaço e Simoa de Freitas.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, 03-07-1693 Manoel Rois Colaço f. Antonio Rois e Simoa de Freitas, defuntos = cc Maria Machada, f. João Glz Alentado e s/m Maria Machada.

          Manoel faleceu 08-10-1716 com testamento e foi inventariado em 21-02-1717 por Maria. Compareceram três filhos do primeiro matrimonio e cinco do segundo (inventário neste site, SAESP não publicados)

Foram filhos de Manoel do primeiro matrimônio:

- Frolencia Rodrigues, 34 anos, casada.

- Antonio Rodrigues, 30 anos, casado

- João Rodrigues, 24 anos casado.

 

Maria e Manoel tiveram:

10-1 Veronica Rodrigues, batizada em 15-04-1698. Casada com João Martins. Faleceu em 11-10-1742.

Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 15-04-1698 Veronica, f. Manoel Rodrigues Colaço e s/m Machada; padr.: Antonio Machado [-------]

 

Óbitos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 11-10-1742 fal. Veronica Rodrigues mulher q foi de João Martins

10-2 Arcangela Rodrigues, com 14 anos em 1717.

10-3 Gracia Rodrigues, com 13.

10-4 Maria Rodrigues, com 3.

10-5 Faustino Rodrigues

 

11- Faustina Gonçalves

 

12- Salvador Gonçalves Alentado, casado em 1710.

 

13- Joana Machada, batizada em 05-11-1685. Casou com João Nunes Bicudo (ou Sarmento).

Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, - aos 05 de novembro de 1685 Joana f. João Glz Alentado e Maria de Souza, padr.: Domingos Freire de Figueiredo e Luzia Moreira

 

Foram filhos de Joana e João:

13-1 Domingas Nunes Serrano, batizada em Mogi das Cruzes aos 19-11-1708. Casou com Alberto Ribeiro Martins, provavelmente em 17-08-1728.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 19-11-1708 Domingas, f. João Nunes Bicudo e Joana Machada, padr.: Luiz Monteiro de Alvarenga e ---ria Gonçalves.

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 17-08-1728 Alberto Ribeiro Martins, f.l. Anastacio Ribeiro do Amaral e Maria Martins, nts e moradores desta vila = cc (não tem continuação)

          Alberto era natural da Parnaiba, filho de Anastacio Ribeiro do Amaral e Maria Martins (ou Diniz Frances) casados em Parnaiba em 1699, neto paterno de Antonio Tavares e Ana Ribeiro, neto materno de Manoel Martins Francez e de Maria Diniz. Por Maria Diniz, bisneto de Tomasia Diniz, filha bastarda do Cap. Cristovão Diniz - família “Cristovão Diniz” aportes a Genealogia Paulistana, neste site.

ASBRAP vol. 2 - Resumo do 1º Livro de Casamentos de Santana de Parnaíba, Coligidos por Silva Leme – Rodnei Brunete da Cruz: Anastacio Ribeiro do Amaral, filho de Antonio Tavares e de Ana Ribeiro, fal., com Maria Diniz Francez, filha de Manoel Martins Francez e de Maria Diniz, fal..(ano 1699).

 

Faleceu Alberto aos 19-04-1760 em Atibaia.

Atibaia, SP. Aos dezanove dias do mês de abril de mil e setecentos e sesenta annos faleceu da vida prezente Alberto Rybeyro com os sacramentos da penitencia e extrema unçam por lhe obstar a enfermidade de receber o sagrado viatico o qual defunto hera natural da Villa da Parnahiba e morador desta freguezia onde se achava cazado com Domingas Nunes: foi sepultado dentro desta Igreja de Sam Joam e nam fes testamento por ser pobre nem ter bens do que pudesse testar

 

          Domingas compareceu no censo de 1767 em Jaguari com vários filhos. Faleceu em 1784 com inventário aberto em 1785 em Atibaia.

Mapa de População da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Jaguari – 1767, bairro de Jacareí: Domingas Nunes, de 60 anos, viúva, que possui sítio de casas de palha e parede de mão com suas terras, que vive de suas lavouras, tem 1 égua e 2 potras / filhos da d.a / Inácio 39 anos solteiro / Escolástica 23 anos solteira / Isabel cega 17 anos solteira / Josefa cega 15 anos solteira

 

Originais de Silva Leme: 1785 Domingas Nunes Serrano, viúva de Alberto Ribeiro, de Parnaíba, falecida em 1784 – 1º Inácio Ribeiro Martins, maior; 2º Ana Ribeiro; 3º Maria Ribeiro, casada com Geraldo Fernandes; 4º Joana Ribeiro, casada com João Lisboa de Lima; 5º Francisca Ribeiro, casada com Álvaro Gomes; 6º Bernarda Ribeiro, falecida, casada com José Nogueira, com filhos; 7º Escolástica Ribeiro, solteira, maior; 8º Isabel Ribeiro (cega), maior; 9º Josefa Ribeiro (cega), maior.

 

Foram filhos de Domingas e Alberto:

13-1-1 Inácio Ribeiro Martins, com 39 anos em 1767, solteiro.

13-1-2 Ana Ribeiro. SL. 2, 26, 6-1

13-1-3 Maria Ribeiro casada com Geraldo Fernandes Nogueira, família "Miguel Fernandes Nogueira". Geração em SL. 7, 326, 4-6.

13-1-4 Joana Ribeiro casada com João Lisboa de Lima. Pais de, pelo menos:

13-1-4-1 Maria Rodrigues de Lima foi a segaunda mulher de João da Silva Pinto, casados em 03-02-1777, ele viúvo de Ana de Lima de Siqueira e filho de Antonio Gomes Ferreira e Escolastica Nogueira - família “João Gomes Ferreira”.

13-1-5 Francisca Ribeiro casada com Álvaro Gomes SL. 8, 233, 6-1

13-1-6 Bernarda Ribeiro, já falecida em 1785. Foi a primeira mulher de José Gomes Nogueira, filho de Antonio Gomes Ferreira natural da Conceyção dos Guarulhos e de sua mulher Escolastica Nogueira. Geração na família “João Gomes Ferreira”.

13-1-7 Escolástica Ribeiro, com 23 anos em 1767. Solteira em 1785.

13-1-8 Izabel Ribeira (cega) 17 anos em 1767.

13-1-9 Josefa Ribeiro (cega), 15 anos em 1767.

 

13-2 Josefa Nunes aos 22-08-1743 casou com Antonio de Oliveira Preto, filho de Inocencio de Oliveira Preto e Izabel de Siqueira. Geração em SL. 8, 289, 4-1

Atibaia-SP Igreja S. João Batista matr -aos 22-08-1743 Antonio de Oliveira Preto, f.l. Inocencio de Oliveira Preto e Izabel de Siqueira naturais e moradores nesta freguesia = cc Josefa Nunes, f.l João Nunes Serrano, ja defunto, e Joana Machado de Souza, naturais da vila de Mogi e moradotres e fregueses nesta freguesia. Test.: Vicente da Rocha Pimentel e Manoel Pereira de Andrade.

13-3 Catarina, batizada em 25-04-1715.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 25-04-1715 bat Catarina, f.l. João Nunes Serrano e Joana Machado, padr.: G---- Alz e Ana Vaz Machada

13-4 Salvador Nunes (Serrano) batizado em 03-07-1718. Em Atibaia aos 05-05-1744 casou com Izabel de Siqueira, filha de Inocencio Preto de Oliveira e Izabel de Siqueira.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 03-07-1718 bat Salvador, f.l. João Nunes Bicudo e Joana Machada, padr.: Mel Glz --- e Maria Glz ---

 

Atibaia-SP Igreja S. João Batista matr - aos 05-05-1744 Salvador Nunes n. da vila de Mogi, f. João Nunes Bicudo, ja defunto, moradotres que foram da dita vila de Mogi e de presente nesta freguesia = cc Izabel de Siqueira, n. freg. N. Sra de Nazareth, f.l Inocencio Preto de Oliveira e Izabel de Siqueira, moradores que foram na dita freguesia de Nazareth e de presente nesta. A mãe do contraente, mulher do dito João Nunes, Joana Machado. Test.: Justo Domingues Maciel e Baltazar de Lemos e Moraes.

          Em 1767 comparecem no censo com vários filhos. Geração em SL. 8, 307, 5-4.

Mapa de População da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Jaguari – 1767, bairro de Jacareí: Salvador Nunes, de 50 anos, casado com Isabel de Siqueira, de 33 anos, que possui um sítio com casas de parede de mão cobertas de palha, com 2 éguas com cria, 1 vaca com cria, e que vive de suas lavouras / filhas do d.o / Helena 12 anos solteira / Josefa 50 anos solteira / Joana 5 anos / Rita 2 anos

13-5 Antonio, batizado em 2-02-1721.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 25-02-1721(sic) Antonio, f.l. João Nunes Bicudo e Joana Machada padr.: ----- Caldeira e D.as Frz Nogueira. Nasceu aos dezenove do mesmo mes.

13-6 Catarina, em 23-05-1723.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 23-05-1723 bat a Catarina, f.l. João Nunes e Joana Machada, padr.: padr.: Antonio ------ e ----- Nogueira, casados e moradores nesta.

13-7 Luiz Nunes Serrano, solteiro em 1746.

Atibaia-SP Igreja S. João Batista. Aos 25-12-1746 bat. a Antonio, f.l. João Coelho da Cunha e Antonia de Siqueira, padr.: Luiz Nunes Serrano, solteiro e Francisca Machada, solteira sua irmã. Todos moradores nesta freguesia.

13-8 Francisca Machada, solteira em 1746. Madrinha juntamente com o irmão supra.

 

14- Ana Fernandes Machada, batizada em 02-03-1692. Aos 15-01-1711 casou com Fulano Pereira Paes, filho de Cristovão Pereira Paes e sua mulher.

Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 02-03-1692 Ana, f. João Glz Alentado e Maria de Souza, padr.: João Delgado Mor.ª e Messia de Siqr.ª

 

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, [danificado] aos 15-01-1711 ----Pereira  Paes, f. Christovão Pr.ª Paes e s/m --------------- = cc Ana Machada, f. João Glz Alentado e ----- Machada; test.: Tome de Goes, Santos Miz, ------ Franca e Rosa de Assunção.