PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

 

João Gomes Martins e Clara Maria de Melo

(atualizado em 09-maio-2019)

 

Moacyr Villela

 

João Gomes Martins, natural da freguesia de Gondefelos arcebispado de Braga onde foi batizado aos 25-02-1685, filho de Antonio Gomes e sua mulher Maria Martins, casados em 02-11-1678, neto paterno de Antonio Gomes e de s/m Ana Fernandes, neto materno de Antonio João e de s/m Maria Martins, todos da aldea de Reparade.

Gondifelos, Vila Nova de Famalicão= aos 25-fevereiro-1685 bat a João, f. de Antonio Gomes e Maria Martins de Reparade, que nasceu aos 21 do dito mes. Foram padrinhos João Gonçalves marido de Izabel da Costa da mesma aldea, e Ana Martins mulher de João Gonçalves da Comieira desta freguesia.

 

Freguesia de S. Felix de Gondifelos aos 02-novembro-1678 se receberam Antonio Gomes, f. de Antonio Gomes e de s/m Ana Fernandes = com Maria Martins, f. de Antonio João e de s/m Maria Martins, todos da aldea de Reparade. Testemunhas Domingos Ribeiro e Manoel Sobrinho todos moradores nesta freguesia.

Por volta de 1720 João comprou um sitio a Pedro Alves de Oliveira, no Caminho Novo que vai da Borda do Campo para o Rio de Janeiro.

 

Em maio de 1725 na igreja da Candelaria da cidade do Rio de Janeiro, casou com Clara Maria de Melo natural da freguesia de Nossa Senhora da Apresentação de Irajá no Rio de Janeiro, filha de Clara Soares de Melo, batizada em Iraja em 23-09-1666 e seu segundo marido Cap. Manoel Neto Barreto batizado em 08-05-1658 em Funchal, Ilha da Madeira, casados em Iraja aos 15-08-1701, neto paterno de Manoel Neto, batizado em 21-12-1599 Ilha da Madeira (filho de Manoel Ferreira e Maria Gonçalves) e de Maria Alves, casados em Gondifellos em 05-11-1617 (filha de Miguel Martins e Luzia Gonçalves). Cap. Manoel Neto Barreto foi primeira vez casado no Funchal com Francisca da Silva Amorim e tivera duas filhas freiras no Convento da Encarnação desta cidade, Madre Antonia Francisca da Graça e Madre Francisca Guiomar da Pureza. Após o falecimento da 1ª mulher mudou-se para o Rio de Janeiro.

 (pesquisa Joaquim dos Santos Neto) RJ, RJ- Igreja da Candelaria.

João Gomes Martins e D. Clara Maria de Mello. Aos [...] de Mayo de mil e sette centos e vinte e sinco na (...) capitão Manoel (...) pelas oito horas da noite em minha prezença se recebeo em matrimonio por palavras de prezente (...) digo na forma do Sagrado Concilio Tridentino e Constituiçoens João Gomes Martins por seo (...) e legitimo procurador (...) de Carvalho o dito João Gomes Martins natural e bautizado na freguezia do Condefellos (sic) termo do Arcebispado de Braga filho legitimo de Antonio Gomes e de Maria Martins e de prezente morador nas Minas na freguezia do Sumidouro; com Clara Maria de Mello natural e bautizada na freguezia de Nossa Senhora da Apresentação de Irajá filha legitima do Capitão Manoel Netto Barretto e de sua molher D. Clara Soares de Mello – por Provizão especial e licença que me aprezentarão do Muito Reverendo Provizor e Vigario Geral na qual constava terem aprezentado banhos corridos e satizfeitos todos os mais requizitos necessarios e ser elle contrahente dispenssado nos Banhos da Patria e Certidão do bautismo, e nos da Villa de Sanctos onde assistira tudo debaixo de fiança e por ser assim por me não constar de outro canonico impedimento: assistirão como testemunhas a este Sacramento Salvador Vianna da Rocha sua mulher D. Antonia do Amaral, Philipe Soares Louzada, e D. Maria do Amaral molher do Capitão Andre de Souza e outras mais pessoas que se acharão presentes –O Vigario o Doutor Ignacio Manoel da Costa Mascarenhas

 

Clara Maria Soares casou primeira vez com Antonio Carvalho Pereira, batizado no Funchal em 1633, filho de Lopo Dias Pereira, natural de Tavira reino do Algarve e de Catarina Henriques, batizada no Funchal em 01-12-1589 aí casados em 03-10-1666, neto paterno de João Lopes Pereira e Ignez Fernandes, neto materno de Pedro Gonçalves Henriques e Clara Carvalha.

 

Encontramos em documentos cartoriais da Capitania de Minas Gerais três irmãos de Clara Maria de Melo:

II – Frutuoso Pereira, sargento mor de ordenanças, filho de Clara Soares de Mello e seu primeiro marido Antonio Carvalho Pereira. Foi tutor de seus sobrinhos abaixo citados. Habilitou-se a Familiar do Santo Ofício em 1770, soltiero e com mais de 70 anos.

(indicação de Carlos J. M. Oliveira, Barbacena MG)

Processo Torre do Tombo - TSO-CG, Habilitações Incompletas, doc. 2054 imagens 01 a 102

Data 1770

Frutuoso Pereira, natural e morador na cidade do Rio de Janeiro, filho de Antonio Carvalho Pereira, n. da cidade de Funchal Ilha da Madeira e de Clara Soares de Mello natural do Rio de Janeiro, npaterno de Lopo Dias Pereira e Catarina Henriques ambos naturais da cidade do Funchal, nmaterno de Antonio Soares de Medeiros n da vila da Alagoa Ilha de S. Miguel e de Apolonia Ferreira Lobo, natural do Rio de Janeiro.

 

Frutuoso Pereira, sargento Mor da Ordenança, natural da freguesia de N. Sra da Apresentação de Iraja Reconcavo da cidade do Rio de Janeiro, morador na mesma cidade, o qual diz ser filho de Antonio Carvalho Pereira, n. da cidade de Funchal Ilha da Madeira e de Clara Soares de Mello natural da freguesia de S. Bernardo Reconcavo do Rio de Janeiro, nmaterno de Antonio Soares de Medeiros a quem chamavam o Diogenes, n da freg. de Santa Cruz da Ilha de S. Miguel e de Apolonia Ferreira Lobo, natural da freguesia de S. Bernardo Reconcavo da cidade do Rio de Janeiro

 

Assento do recebimento de Antonio Soares de Medeiros com Apolonia Ferreira Lobo. Lv. 2º dos sacramentos da Freguesia de N. Sra da Apresentação de Iraja, folha 01 verso: em 24-junho-1664 recebi Antonio Soares de Medeiros com Apolonia Ferreira Lobo; assistiram Manoel Jordão da Silva e Diogo Velho.

 

Freguesia de Santa Cruz da vila da Lagoa desta ilha de S. Miguel. Testemunhas.

= aos 21-fevereiro-1633 bat a Antonio, f. de Lopo Dias Pereira e de s/m Catarina Henriques, foi padrinho Antonio de Salamanca Polano(?).

 

Recebimento do avô do habilitando: aos 23-fevereiro-1606 se receberm Lopo Dias, filho de João Dias digo Lopes Pereira já defunto, e de s/mulher Ignez Fernandes da cidade de Thavira, freguesia de Santa Maria = com Catarina Henriques, f. de Pedro Gonçalves Henriques, ja defunto e s/m Clara Carvalha natural desta cidade freguesia da Sé. Sem embargo por ser ele estrangeiro por me apresentar um mand.o do Arc. Provisor (...).

 

 (.,..) Lopo Dias Pereira natural da cidade de Tavira freguesia de Santa Maria e Catarina Henriques, n. da do Funchal e nela moradores.

O pai do habilitando foi batizado na freguesia da Sé da cidade do Funchal no ano de 1633.

O avô paterno pelo seu recebimento feito na dita cidade, em o ano de 1606, consta ser natural da cidade de Tavira freguesia de Santa Maria e filho de João Lopes Pereira e de s/m Ignez Fernandes,

 

Habilitando Frutuoso Pereira é sargento mor de ordenanças, senhor de um engenho, nunca foi casado e ainda que lhe davam um filho ilegitimo se diz que este falecera; e ele esta em idade de mais de 60 anos. 27-agosto-1772.

 

Lopo Dias Pereira, n. da cidade de Tavira reino do Algarve e Catarina Henriques, n. da freguesia da Sé da cidade do Funchal na qual se recebeu em 03-outubro-1606.

 

1773 Deam da Sé da cidade de Funchal Ilha da Madeira. Testemunhas:

 

Batismo da avó paterna: Lv 12 dos batizados da freguesia da Sé desta cidade do Funchal a fls 54 v.= em primeiro de Dezembro de oitenta e nove bat a Catarina, filha de Pedro Gonçalves Henriques, ourives, e de Clara Carvalha sua mulher. Foi padrinho Jorge Mendes da Costa. 20-março-1779.

 

21-agosto-1774 Convento de Santo Antonio da Capuxa desta vila da Lagoa da Ilha de São Miguel Bispado de Angra. Testemunhas

 

 (...) nunca ouviu nem lhe consta que nesta vilas da Lagoa houvesse sujeito desa dita vila que se ausentasse com o nome de Cap. Antonio Soares de Medeiros e por alcunha Diogenes, e só se lembra de ausentar desta vila para as partes do Brasil um Antonio Soares de Mello, mas que não sabia de quem era filho e sim que era irmão do Cap. José Soares de Mello, natural da freguesia de Santa Cruz matriz dest vila da Lagoa aonde foi morador até falecer (...).

 

III – Antonio Monteiro de Almeida morador no Rio de Janeiro. Diz João Gomes Martins em seu testamento: “Tenho contas com minha sogra Clara Soares cuja divida vendi a meu cunhado Antonio Monteiro por 300.000 reis”

IV - Luzia Francisca de Melo, filha de Manoel Neto Barreto e cunhada de João Gomes Martins “morador no Caminho Novo”. Moradora em Guarapiranga termo da Vila do Ribeirão do Carmo foi testamenteira de seu marido o sargento mor Antonio Mendonça de Vasconcelos falecido aos 24-04-1732. O falecido marido tinha sido casado pela primeira vez no Caminho Novo do Rio de Janeiro com Antonia da Fonseca Leme filha do coronel Domingos Rodrigues da Fonseca. Antonia da Fonseca faleceu na Borda do Campo deixando um filho, que se apresentou como herdeiro, no inventario do pai, junto com os dois filhos do segundo casamento: Tutor dos órfãos o tio materno Frutuoso Pereira morador na Vila Rica do Ouro Preto.

Casa Setecentista de Mariana Inventários do primeiro oficio - Ano 1732.

Inventariado Sargento Mor Antonio de Mendonça Vasconcelos

Inventariante Antonio Luis de Miranda.

Freguesia de Guarapiranga. Faleceu aos 24-04-1732.

Abertura aos 10-05-1732 compareceu a viúva Luzia Francisca de Melo, dona que declarou: “que ficou pobre com dois filhos seus e mais um filho do primeiro casamento de seu marido.”

Titulo de Herdeiros:

Manoel de Mendonça de idade 16 anos filho do defunto e de Dona Antonia da Fonseca Leme já defunta de quem não ficaram mais herdeiros/

Dona Clara filha do segundo casamento com sete anos/

Dona Isabel filha do segundo casamento com seis anos.

 

Bens- declara a viúva cabeça do casal um sitio onde mora, com casas de vivenda cobertas de palha, bananal e um quartel de mandioca, dois alqueires de milho plantado que parte com Pedro Leme Duarte, com a capela do mestre de campo Pedro da Fonseca Neves com titulo de compra que havia feito a João Rosado e que esta para pagar e deve a Miguel Lopes. Declarou a inventariante cabeça de casal dever a seu irmão Frutuoso Pereira 130 oitavas de fazendas de sua loja. Deve ao Doutor Mateus Saraiva do Rio de Janeiro 198 oitavas/ Deve a seu pai Manoel Neto Barreto 120 oitavas. Deve a Manoel Gonçalves no Rio das Mortes 200.000 reis. Deve a seu cunhado João Gomes Martins morador no Caminho Novo do Rio de Janeiro 42 oitavas.

Curador dos órfãos: Licenciado Frutuoso Pereira morador na Vila Rica, tio dos menores.

O juiz pede a transcrição do inventario da primeira mulher Dona Antonia da Fonseca Leme que não foi localizado no cartório da Vila de São João Del Rei. Primeiro casamento com Dona Antonia filha do Coronel Domingos Rodrigues da Fonseca, que faleceu na Borda do Campo onde vivia com seu marido ficando um filho menor por nome Manoel (...)

Diz Frutuoso Pereira de Carvalho que falecendo...

Em 1-12-1759 o Juiz de Fora de Mariana nomeia como tutor dos órfãos Domingos Pinto que intimado a assumir declara: “Não se sabe dos órfãos em razão de ter falecido o pai há mais de 20 anos e logo da dita freguesia se ausentou a viúva com os filhos para o Rio de Janeiro sem que deles se tenha noticia”

Filho de Antonio de Mendonça de Vasconcelos e de sua primeira mulher Antonia da Fonseca Leme:

- Manoel de Mendonça com 16 anos em 1732. “Filho do defunto e de Dona Antonia da Fonseca Leme de quem não ficaram mais herdeiros”

 

IV-1 Dona Clara com sete anos em 1732.

IV-2 Dona Isabel com seis anos.

 

 

João Gomes Martins faleceu com testamento, ditado aos 15-08-1745, que não deu tempo de ser aprovado, entregue aos 10-09-1745, pela viúva, ao escrivão encarregado de fazer o inventario:

IPHAN São João Del Rei Inventario cx524(antiga classificação)-

Auto de Inventario que se fez dos bens do defunto João Gomes Martins de quem é inventariante a viúva Dona Clara Maria de Melo em casa de morada da inventariante.

Abertura em 07-09-1745, na roça chamada Pedro Alves cita no Caminho Novo que vai destas Minas para o Rio de Janeiro.

Herdeiros de seu matrimonio com a inventariante: Francisco Gomes Martins com 16 anos; Manoel Gomes Martins com 12 anos; Jose Gomes Martins com 10 anos; Ana Joaquina de Melo com nove anos. Filha natural – Maria Gomes de Jesus parda, que instituiu como sua herdeira em testamento.

Bens de Raiz – Uma roça no Caminho Novo com uma légua de terras com titulo de compra a Pedro Alves de Oliveira e sesmaria passada no Rio de Janeiro. Parte com o mesmo Pedro Alves e com Agostinho de Pinho da Silva. Benfeitorias com fabrica de farinha de mandioca e demais instalações avaliada em quatro contos de reis

Entre os créditos do inventario: Uma divida de Manoel Neto Barreto por seu casal que se obrigou a pagar Antonio Monteiro de Almeida morador no Rio de Janeiro.

 

Translado de testamento que ditou aos 15-08-1745 entregue ao escrivão do inventario aos 10-09-1745: Pede para ser sepultado em sua capela com a invocação de São Miguel na freguesia de Nossa Senhora da Assunção do Engenho do Mato.

Declara ser natural de Gondefelos, arcebispado de Braga filho legitimo de Antonio Gomes já falecido e de sua mulher Maria Martins. Ainda solteiro teve, de uma escrava sua, chamada Luiza uma filha mulata por nome Maria a qual sempre tratou como filha e libertou na pia batismal.

 “Declaro que entre as varias contas que tenho com minha sogra Clara Soares ou seu casal me é devedora de 360.000 reis cuja divida vendi a meu cunhado Antonio Monteiro por 300.000 reis. Declaro mais que me deve meu cunhado Frutuoso Pereira certa quantia.

 

 

João Gomes, em solteiro, teve com sua escrava Luiza uma filha que foi batizada por forra e reconhecida em testamento. Herdou com os outros herdeiros:

1n- Maria Gomes de Jesus, filha natural da escrava Luiza, com 25 anos em 1745

 

Filhos legítimos de João Gomes e Clara Maria, idades em 07-09-1745

 

1 Francisco Gomes Martins com 16 anos. Capitão Francisco Gomes Martins, herdeiro de seu irmão Manoel abaixo, tem a receber uma divida de 266.242 reis que lhe deve o inventario do irmão.

          Casou com Clara Maria de Jesus, de 15 para 16 anos em 1748, filha do Capitão Gregório Macedo Cruz, inventariado em 1748 e Francisca de Almeida do Espírito Santo (inventário em 4 abaixo).

          Capitão Francisco testou em 11-01-1774 e faleceu aos 20 do mesmo mês e ano. Declarou os treze filhos de seu casal: José = João = Gonçalo = Luiz = Antonio = Joaquim = e Luiz = Rita, Izabel e Ana = Maria = Clara = Mariana.

(indicação Carlos J. M. Oliveira, Barbacena MG) Barbacena, MG - aos 20-janeiro-1774 faleceu Francisco Gomes Martins, morador e casado, na freguesia do Engenho do Mato Caminho do Rio de Janeiro, com Clara Maria de Jesus. Fez seu testamento como abaixo se declara:

(...) aos 11-janeiro-1774 eu o Cap. Francisco Gomes Martins (...) faço este meu testamento na forma seguinte: Encomenda a alma. Testamenteiros: em 1º a minha mulher D. Clara Maria de Jesus, em 2º a meu filho Jose Gomes Martins e em 3º a meu irmão Jose Ayres Gomes e em 4º ao Cap. Manoel Rodrigues da Costa.

Meu corpo será sepultado nesta capela da Borda do Campo, falecendo aqui nesta fazenda, e sendo na minha fazenda de João Gomes será na minha capela, e sendo em outro qualquer parte será na matriz ou capela mais vizinha. Encomenda missas.

Declaro q sou casado com D. Clara Maria de Jesus por parte de ametade, da qual tenho treze filhos a saber: Jose = João = Gonçalo = Luiz = Antonio = Joaquim = e Luiz = Rita, Izabel e Ana = Maria = Clara = Mariana.

Declara bens e devedores. Meu cunhado João de Moura ficou com algumas peças de ouro e prata sendo me estas pertencentes pela partilha que fizemos do casal de nossa sogra Francisca de Almeida. Meu cunhado Alferes Francisco de Macedo me deve dessa herança um credito (...).; meu cunhado o R.do Padre Hieronimo de Macedo Cruz me deve (...);

Devo a testamentaria do defunto Dionisio da Rocha Monteiro, sem credito, a quantia de 80 mil r. O defunto João Barbosa, q morou em Vila Rica, me era devedor ...; devo ao Cap. Manoel Rodrigues da Costa, a JoãoAffonço no arraial da Borda do Campo; a Ignacio Jose de Avila; na vila de S. João del Rei a Gabriel Antonio; na mesma vila a Jose Ferreira Manoel. No Rio de Janeiro devo a Jose da Cruz Silva (...).

Declaro que no Rio de Janeiro faleceu um tio meu o Cap. Mor Frutuoso Per.ª de q me toca alguma herança, meus filhos a processarão. Tenho contas com o Mestre de Campo Ignacio Correa Pamplona de deve e haver, meus testamenteiros as ajustarão.

Declaro, nomeio e instituo por meus universais herdeiros de tudo o que, depois de pagas minhas dividas e cumpridos os meus legados, restar da minha fazenda e terça a todos os meus filhos em igual parte.

Pedi a Francisco de Caldas Tello que este por mim fizesse e como testemunha assinasse. Fazenda da Borda do Campo 11 de janeiro de 1774 Francisco Gomes Martins.

E logo se seguia a aprovação. Borda do Campo 22 de janeiro de 1774.

 

2- Manoel Gomes Martins com 12 anos. Como Manoel Gomes de Melo faleceu solteiro em São João Del Rei em outubro de 1772. Herdeiro os três irmãos.

Inventario IPHAN São João Del Rei cx 463 – numeração antiga – Inventariado Manoel Gomes de Melo – Inventariante o irmão Jose Aires Gomes – ano 1772.

Vila de São João Del Rei onde vivia.

Abertura aos 30-10-1772 com testamento ditado aos 13-11-1770 onde declara ser natural da freguesia de Nossa Senhora da Assunção do Engenho do Mato filho legitimo de João Gomes Martins e Dona Clara Maria de Melo, já defuntos e que sempre foi solteiro e não tinha filhos. Institui como seus herdeiros os irmãos que são: Jose Aires Gomes primeiro testamenteiro; Francisco Gomes Martins segundo testamenteiro e Dona Ana Joaquina de Melo. Faleceu na Vila em dias do mês de outubro de 1772.

Bens- Casas térreas coberta de telhas na rua do curral da Vila e São João e uma chácara com casas de vivenda cita na paragem do córrego da Água Limpa. Tem credito em haver com seu irmão Francisco Gomes Martins.

Nomeia segundo testamenteiro o cunhado Francisco de Macedo Cruz.

 

3- José Gomes Martins batizado em 29-07-1735 como Ayres e crismado como José. José Aires Gomes, testamenteiro e inventariante de seu irmão Manoel em 1772.

          Aos 03-06-1769 na capela de Santa Luzia filial da freguesia de S. José da cidade do Rio de Janeiro, José casou com Maria Inácia de Oliveira, batizada em Barbacena aos 02-09-1744, filha do Tenente Coronel Manoel Lopes de Oliveira, natural de S. Pedro do Couto de Pedrozo Bispado do Porto e batizado aos 06-11-1706, e de Ana Maria dos Santos natural da cidade do Rio de Janeiro e batizada na Sé em 03-03-1711, casados em Barbacena aos 26-07-1743, neta paterna de João Lopes de Oliveira e Maria Lopes, neta materna de Antonio dos Santos Nunes e de Maria Ribeira - família Ana Maria dos Santos, neste site.

(pesq. Silvia Buttros) Livro de Matrimônios da Freguesia de São José do Rio de Janeiro - Aos 03 de junho de 1769, na Capela de Santa Luzia, filial da Freguesia de São José, José Ayres Gomes filho legitimo de João Gomes Martins e de Dona Clara Maria de Melo, natural e batizado na Freguesia de N.S. da Assunção do Engenho do Mato, Bispado de Mariana; com Maria Ignacia de Oliveira, filha legitima do Tenente Coronel Manoel Lopes de Oliveira, e de Dona Ana Maria dos Santos, natural e batizada na Freguesia de N. S. da Piedade da Borda do Campo, Bispado de Mariana.

 

Barbacena-MG aos 02-09-1744 na pia batismal da capela de N Sra a Piedade da Cachoeira desta freguesia de N Sra da Piedade da Borda do Campo bat a Maria Ignacia, f.l. de Manoel Lopes de Oliveira, n. da freguesia de S. Bento do Couto de Pedrozo Bispado do Porto e de Ana Maria dos Santos natural da cidade do Rio de Janeiro e moradores nesta dita freguesia da Borda do Campo, neta paterna de Joam Lopes e de s/m Maria Lopes, e pela materna de Antonio dos Santos Nunes e de Maria Ribeira. Foram padrinhos o Cap. Domingos Ferreira da Veyga em cujo nome e com pp de o Padre Manoel da Silva lagoinha toquei a batizada, e Bernardina Caetana do Sacramento mulher do Ten. Cel. Jose Lopes de Oliveira. Nasceu a dita Maria Ignacia aos 31-07 do dito ano.

 

Habilitou-se a Familiar do Santo Oficio em 1769:

(indicação de Carlos J. M. Oliveira, Barbacena MG)

Torre do Tombo - TSO-CG, Habilitações, José, mç. 146, doc. 2847

Processo de diligência de habilitação ao Santo Ofício de José Aires Gomes. Ano 1769

Vive de seu negócio de conduções do Rio de Janeiro para as Minas, natural da freguesia de N. Sra. da Assunção do Engenho do Mato, da vila de São João del Rei, comarca do Rio das Mortes Bispado de Mariana. Casado na vila de S. João del Rei com D. Maria Ignacia de Oliveira.

José Aires Gomes, filho legitimo de João Gomes Martins, n. da freguesia de Gundifellos termo de Barcelos, Arc. Braga e de D. Clara Maria de Mello n/b na freguesia de N. Sra da Apresentação do Iraja Reconcavo da cidade do Rio de Janeiro, e moradores que foram na freguesia do Engenho do Mato Caminho das Minas.

Neto paterno de Antonio Gomes e de Maria Martins nts ambos da freguesia de Gundifelos termo de Barcelos Arc. de Braga e foram moradores e tiveram fazenda na freguesia de S. Felipe de S.a Marinha Lugar de Reparadi. Neto materno do Cap. Manoel Neto Barreto, n. da freguesia do Funchal e de s/m D. Clara Soares de Mello n. da cidade do Rio de Janeiro, moradores na freguesia de Irajá.

D. Maria Ignacia de Oliveira, n. da freguesia de N. Sra da Piedade da Borda do Campo em Minas Gerais bispado de Mariana. Filha legitima do Ten. Coronel Manoel Lopes de Oliveira e s/m D. Ana Maria dos Santos, ele natural de S. Pedro do Couto de Pedrozo Bispado do Porto comarca da Beira, e ela da cidade do Rio de Janeiro, freguesia da Sé. Neta paterna de João Lopes de Oliveira e de s/m Maria Lopes, naturais da freguesia de S. Pedro do Couto de Pedrozo. Neta materna de Antonio dos Santos Nunes, filho de Manoel Jorge e de Ana dos Santos, e de sua mulher Maria Ribeira, ele natural do Lugar de Beira freguesia de N. Sra da Purificação e ela da cidade do Rio de Janeiro e da mesma freguesia da Sé.

Declara mais o habilitando q seu avô materno Manoel Neto Barreto foi filho de Manoel Neto e de sua mulher Maria Alves da freguesia de S. Pedro capital da cidade da ilha da Madeira, ou da Sé ou da do Calhau, o qual foi primeiro casado com Francisca da Silva de Amorim.

 

Dona Clara Soares de Mello era filha legitima de Antonio Soares de Medeiros e de Apolonia Ferreira naturais desta cidade.

Recebimento dos avós: Livro 2º de Casamentos da freguesia de Iraja fls. 26 = aos 15-agosto-1701 na capela de Nossa Senhora da Apresentação do Engenho se receberam Manoel Neto Barreto natural da ilha da Madeira, viuvo de Francisca da Silva de Amorim, filho de Manoel Neto e de s/m Maria Alz = com Clara Soares de Mello=, viuva do Cap. Antonio Carvalho Pereira (...). Rio de Janeiro 21-julho-1769

 

Avós paternos do habilitando: Freguesia de Gondifellos  Lv. 2, fls 25 vº = em 05-novembro-1617 corridos os banhos nesta freguesia de S. Pedro, recebi a Manoel Neto, filho de Manoel Neto e Maria Alves digo Gonçalves sua mulher, ja defuntos, e sem impedimento, moradores na vila da Calheta = Maria Alves filha de Miguel Martins e de s/m Luzia Gonçalves desta freguesia, sendo ja viuvo de outra mulher e dizendo este serem nts da vila da Calheta desta mesma Ilha. Fiz as deligencias por ver se achava p termo do batismo do sobredito avô.

Termo de batismo - Lv de batizados da paroquial da vila da Calheta: Foi batizado em 21-dezembro-1599 Manoel, filho de Manoel Ferreira e de sua mulher Maria Alves moradores no Lombo do Raposo da mesmas vila e freguesia da Calheta.

Vendo que o sobrenome de FERREIRA não concordava de NETO, inqueri pessoas antigas (...) que disse tinha noticia por ouvir dizer que um tal NETO por alcunha, do mesmo Lombo do Raposo se ausentara desta Ilha da Madeira e que ouvira dizer a sua sogra quie a tal familia apelidada NETOS ou NETO eram de limpo sangue e sem raça alguma (...). 7-dezembro-1770

 

D. Maria Ignacia de Oliveira: batismo do pai Manoel Lopes de Oliveira; bat e recebimento dos avós paternos João Lopes de Oliveira e s/m Maria Lopes, todos da freguesa de S. Pedro do Couto do Pedroso Bispado do Porto.

= a fls. 49 do L. de batizados e casamentos: Manoel, filho de João Lopes e de s/m Maria Lopes, nasceu em 06-novembro-1706 e foi batizado aos sete, foram padrinhos Manoel, solteiro tio, filho de Manoel Lopes da igreja de Olival, e Agueda solteira sua tia, de Sanfallos, foram testemunhas Mateus Fernandes e eu Antonio Andre de Sanfallos, todos desta freguesia.

Assento do recebimento dos avós paternos do habilitando, o não pude alcançar nem tambem os seus batismos.

 

Batismo do Habilitando - Freguesia de N. Sra da Assunção do Engenho do Mato caminho novo Comarca do Rio das Mortes Bispado de Mariana - Lv. dos assentos de batizados desta freguesia de N. Sra da Assunção do Engenho do Mato a folhas 35 = aos 29-julho-1735 na ermida de S. Miguel e Almas, na roça de João Gomes Martins, bat a Ayres, f.l. do dito João Gomes Martins e de D. Clara Maria de Mello, natural da freguesia de Iraja do Reconcavo do Rio de Janeiro, e o dito João Gomes Martins natural de Gundifelos termo e Arc. de Braga. Foram padrinhos Dr. Custodio Ferreira Ribeiro, solteiro e Maria Teixeira, viuva de Domingos Gonçalves Ramos. E a marge do dito assento esta Ayres, crismado se chamou Joze.

 

Certidão de Casamento do Habilitando:

Aos 03 de junho de 1769, na Capela de Santa Luzia, filial da Freguesia de São José, José Ayres Gomes filho legitimo de João Gomes Martins e de Dona Clara Maria de Melo, natural e batizado na Freguesia de N.S. da Assunção do Engenho do Mato, Bispado de Mariana; com Maria Ignacia de Oliveira, filha legitima do Tenente Coronel Manoel Lopes de Oliveira, e de Dona Ana Maria dos Santos, natural e batizada na Freguesia de N. S. da Piedade da Borda do Campo, Bispado de Mariana.

 

Translado de uma sentença de uma justificação que fez D. Clara Maria de Mello de seu batismo, para casar com João Gomes Martins:

Batizada na capela de N. Sra da Apresentação sita no Engenho de seu pai o Cap. Manoel Neto Barreto na freguesia de Iraja do Reconcavo desta cidade e que outrossim fora batizada pelo R.do P.e o Lic., Thome de Freitas da Fonseca (...)

 

Esta casado João Gomes Martins, morador nas Minas, natural de Gondifelos termo de Barcelos Arc. Braaga, f.l. Antonio Gomes e de Maria Martins = com D. Clara Maria de Mello, n. do Rio de Janeiro, f.l do Cap. Manoel Neto Barreto e de D. Clara Soares de Mello, todos moradores no Rio de Janeiro e ele contraente alguns anos na freguesia desta vila de Santos.

 

3º  Lv de batizados da freguesia de Iraja a fls 20: = em 23-setembro-1666 bat a Clara filha de Antonio Soares de Medeiros e de Apolonia Ferreira sua mulher. Padrinhos o R.do Padre Manoel Soares, e Ignez de Lima mulher de Gregorio Mendes de Cea.

 

Freguesia de S. Felix de Gondifelos Lv. assentos de casados de fls 84: aos 02-novembro-1678 se receberam Antonio Gomes, f. de Antonio Gomes e de s/m Ana Fernandes = com Maria Martins, f. de Antonio João e de s/m Maria Martins, todos da aldea de Reparade. Testemunhas Domingos Ribeiro e Manoel Sobrinho todos moradores nesta freguesia.

Assentos de batizados fls. 20v = aos 25-fevereiro-1685 bat a João, f. de Antonio Gomes e Maria Martins de Reparade, que nasceu aos 21 do dito mes. Foram padrinhos João Gonçalves marido de Izabel da Costa da mesma aldea, e Ana Martins mulher de João Gonçalves da Comieira desta freguesia.

 

Freguesia da Sé da cidade de Funchal

im 154) O Cap. Manoel Neto Barreto, natural desta cidade do Funchal e que este tivera duas filhas freiras no Convento da Encarnação desta cidade, e que sendo viuvo se ausentou para a America Portuguesa e declara vários bens entre eles um sarrado(sic) de terra semeadiça da qual é ele testemunha caseiro.

 

Maria Bernarda do Nascimento, abadessa neste Convento de Nossa Senhora da Encarnação, de idade de 74 anos.

176) (...) que não conheceu o Capitão Manoel Neto Barreto avo materno do habilitando, mas sim as suas filhas religiosas neste convento que se chamavam Madre Antonia Francisca da Graça e outra Madre Francisca Guimar da Pureza

 

Batismo de Manoel Neto Barreto, avô materno do habilitando: aos 08-maio-1658 eu o Dr. Francisco de Castro, vigario desta igreja de S. Pedro bat a Manoel, f. de Manoel Netto e de Maria Alvares, foi padrinhos Jose Barbosa que comigo assinou este termo

 

Freguesia de N. Sra da Piedade da Borda do Campo - Certidões -

- aos 02-setembro-1744 nesta freguesia de N. Sra da Piedade da Borda do Campo bat a Maria Ignacia, f.l. de Manoel Lopes de Oliveira, n. da freguesia de S. Bento do Couto de Pedrozo Bispado do Porto e de Ana Maria dos Santos natural da cidade do Rio de Janeiro e moradores nesta dita freguesia da Borda do Campo, neta paterna de Joam Lopes e de s/m Maria Lopes, e pela materna de Antonio dos Santos Nunes e de Maria Ribeira. Foram padrinhos o Cap. Domingos Ferreira da Veyga em cujo nome e com pp de o Padre Manoel da Silva lagoinha toquei a batizada, e Bernardina Caetana do Sacramento mulher do Ten. Cel. Jose Lopes de Oliveira. Nasceu a dita Maria Ignacia aos 31-07 do dito ano.

Casamento dos pais da habilitanda: aos 26-07-1743 na capela da Cachoeira na fazenda que foi de Manoel Dias de Sa se receberam Manoel Lopes de Oliveira, natural da freguesia de S. Pedro de Couto de Pedroso Bispado do Porto, f.l. de João Lopes e de Maria Lopes = com Ana Maria dos Santos, n. da cidade do Rio de Janeiro, f.l. de Antonio dos Santos Nunes, já defunto e Maria Ribeiro. Ela contraente viuva de Manoel Dias de Sá.

 

Freguesia da Sé desta cidade do Rio de Janeiro - aos 03-março-1711 bat a Ana, f.l. de Antonio dos Santos e de s/m Maria de Mendonça Ribeira, foram padrinhos Lazaro Ferreira Chaves e Perpetua da Costa, mulher de Antonio da Costa de Araujo.

 

Lv. 5º a fls 70v - Certidão de batismo da avó da habilitanda: aos 15-abril-1600(sic) bat a Maria, f. de João da Costa e de s/m Isabel Ferreira Dormundo, foram padrinhos Thomas da Silva e Maria da Conceição sua mulher

Aos 17-setembro-1707 na igreja de São Jose se receberam Antonio dos Santos, n. do Arc. de Lisboa, f.l. de Manoel Jorge e de s/m Ana dos Santos, ja defuntos = com Maria Ribeira, n. desta cidade, fl. de João da Costa Ribeiro e de s/m Izabel Ribeira, foram testemunhas Carlos Soares, Francisco Nunes Corte Real e D. Izabel de Andrade, viuva de João de A[dobra], e D. Joana de Andradde mulher de João de Paiva. Rio de Janeiro 3-abril-1775

(...) não faça duvida ver se na certidão do batismo da avó materna da habilitanda dizer-se ser filha de Izabel Ferreira Dormundo com João da Costa, e na do casamento esta com o dito João da Costa, ser nomeada por Izabel Ribeira porque ela dita usava depois de casada do apelido de Ribeira (...).

 

D. Maria Ignacia de Oliveira por seus pais e avós.

Natural das Minas Gerais, f.l. do Ten, Cel Manoel Lopes de Oliveira e de D. Ana Maria dos Santos, nts ele da freguesia de S. Pedro do Couto de Pedroso Bispado do Porto e ela da cidade do Rio de Janeiro, np de João Lopes de Oliveira e de Maria Lopes nts do dito Couto de Pedroso, e nm de Antonio dos Santos Nunes e de s/m Maria Ribeira., nts ele da vila de Oeyras Patriarcado de Lisboa e ela da cidade do Rio de Janeiro.

 

Paroquial Igreja de São Pedro do Couto de Pedroso Comarca da Feira deste Bispado do Porto. Testemunhas (...).

 

Freguesia de N. Sra da Purificação da vila de Oeyras - Antonio dos Santos Nunes, avô materno da habilitanda. Testemunhas.

 (...) conheceu bem Manoel Jorge, n. desta freguesia de N. Sra da Purificação da vila de Oeyras e tinha do apelido de Rabelo, filho de um Sebastião Jorge desta mesma freguesia, mas não sabe ao certo se seria pai de Antonio Jose dos Santos.

 

(...) ouvia a dizer a seus pais que Manoel Jorge, de Ana dos Santos moradores que foram na Praça, tinha um filho no Brasil e que era irmão de Jose dos Santos, familiar do Santo Oficio e tambem ela testemunha ouvia dizer a seus pais que Manoel Jorge era filho de Sebastião Jorge o velho e de Ana Rabela do lugar de La Oeiras desta freguesia.

 

(...) conhecera bem Jose dos Santos Nunes, mestre pe4dreiro, natural de Oeiras e moraedor que foi na cidade de Lisboa freguesia do Santissimo Sacramento e sabe que era familiar do Santo Oficio, e seus pais se chamavam Manoel Jorge, que tinha sido feitor dos contos e vivia de suas fazendas, e era Sargento de Ordenanças, e de sua mulher Ana dos Santos, viuva que foi de Manoel Dias moradores todos que foram na dita freguesia vila de Oeiras. E sabe que o sobredito Manoel Jorge era filho de Sebastião Jorge e de Ana Rabella do Lugar de Laveira.

 

Ascendentes da habilitanda:

Sebastião Jorge, lavrador, casado com Ana Rabela, do lugar de Laveiras desta freguesia foram pais de Manoel Jorge, sargento de Ordenança e vivia de suas fazendas, casado com Ana dos Santos, viuva que era de Manoel Dias como se declara no assento de seu recebimentos. Destes procedem Jose dos Santos Nunes, mestre de obras, morador que foi na cidade de Lisboa na rua da Condessa, familiar do Santo Oficio; e Antonio dos Santos Nunes que teve o oficio de tanoeiro e desta freguesia de Oeiras se retirou para os Brazis ou Rio de Janeiro, e é batizado na freguesia de Oeiras deste, e de sua mulher Maria Ribeira procede Dona Ana Maria dos Santos casada com o Tenente Manoel Lopes de Oliveira, destes nasceu a habilitanda D. Maria Ignacia de Oliveira.

 

Certidão de Batismo do avô materno, fl 83 do L.º dos batizados da freguesia de N. Sra da Purificação da vila de Oeiras Patriarcado de Lisboa = aos 24-fevereiro-1678 bat a Antonio, f. de Manoel Jorge e de Ana dos Santos. PP Pascoal Dias e Sebastiana de Aguiar, todos deste lugar.

Ten. Cel. José Aires Gomes e Maria Inácia tiveram os filhos, batizados em Barbacena, q.d.

3-1 Ana Maria Perpetua de Oliveira, em Barbacena aos 20-06-1785, casou com o Cap. Antonio de Miranda Magro. Com geração.

Barbacena, MG Igreja N Sra da Piedade - aos 20-06-1785 na capela de N. Sra da Piedade da Borda do Campo Cap. Antonio de Miranda Magro = cc D. Ana Maria Perpetua de Oliveira, f.l. Ten. Cel. Jose Ayres Gomes e D. Maria Inacia de Oliveira. Test.: Ten. Cel. Jose Ayres Gomes e Cap. Francisco de Macedo Cruz.

Pais de, pelo menos:

3-1-1 Alferes Antonio de Miranda Magro aos 21-11-1813 casou com Maria Marcelina de Souza Ferraz, filha do Cap. José Manoel Vieira Ferraz e Matildes Maria de Lima. Geração na família Souza Ferraz, neste site.

SJDRei, fls 134 aos 21-11-1813 Cap. S. Francisco da Onça, Alferes Antonio de Miranda Magro, f.l. Antonio de Miranda Magro e D. Maria Perpetua de Oliveira, n/b freg. Barbacena; = cc. D. Maria Marcelina, f.l. Capitão Jose Manoel Vieira Ferras e d. Matildes Maria de Lima, n/b nesta.

3-1-2 Francisca de Paula Miranda, em Barbacena aos 02-03-1802, casou com Felix José de Noronha, filho do Cap. Francisco Xavier Monteiro e D. Maria Clara de Assis - familia Antonio Alves de Castro, neste site.

Barbacena, MG) aos 02-03-1802 na capela da Sra da Piedade da Cachoeira, Felix Jose de Noronha, f.l. Cap. Francisco Xavier Monteiro e D. Maria Clara de Assis = cc D. Francisca de Paula de Miranda, f.l. Cap. Antonio de Miranda e D. Ana Maria Perpetua. Test.: Bento Jose de ----- e ---- Ayres Gomes.

3-2 João Aires Gomes, aos 27-02-1804 em Barbacena, casou com Francisca de Paula Rabella, filha natural de Ana Briosa.

Barbacena, MG aos 27-02-1804 na capela da Sra da Piedade da Caxoeira filial desta matriz, João Aires Gomes, f.l. do Cel. Jose Aires Gomes e D. Maria Inacia de Oliveira = cc Francisca de Paula Rabella, filha natural de Ana Briosa(?) de França. Ambos nts/bts nesta freguesia, test: Padre Neutel Vaz de Mello e Luiz Francisco de Vasconcellos.

 

4- Ana Joaquina de Melo com nove anos em 1745. Casou com o Capitão Francisco de Macedo Cruz natural da freguesia de Engenho do Mato filho do Capitão Gregório de Macedo Cruz, natural do termo da Vila de Guimarães, arcebispado de Braga e sua mulher Francisca de Almeida do Espírito Santo, natural da fregusia da Candelaria da cidade do Rio de Janeiro, neto paterno de Jerônimo Francisco de Macedo e sua mulher Margarida de Freitas.

          Capitão Gregório Macedo Cruz testou em 23-10-1748, Nomeou testamenteiros seu irmão Manoel de Freitas Cruz, sua mulher Francisca de Almeida do Espírito Santo e seu filho Jerônimo Macedo Cruz. Declarou oito filhos de seu casal.

Inventario de Gregório Macedo Cruz – 1748 – Arquivo IPHAN São João Del Rei cx 429- antiga classificação –Inventariante Francisca de Almeida do Espírito Santo. Sitio Moreira da Cruz.

(observação: falta a folha 1 onde esta a abertura do inventario)

Titulo de Herdeiros: Filhos.

Jerônimo solteiro 24 para 25 anos / Jose solteiro 23 para 24 anos/ Francisco solteiro 21 para 22 anos/ João solteiro 19 para 20 anos/ Dona Clara solteira 15 para 16 anos/ Dona Isabel 14 para 15 anos/ Dona Ana 12 para 13 anos/ Custodio 10 para 11 anos.

 

Bens de Raiz – Fazenda Antonio Moreira da Cruz a qual comprou ao defunto Antonio Moreira da Cruz e parte para a banda do Rio de Janeiro com a fazenda do Alcaide Mor e da parte das Minas com a fazenda chamada Queiroz. Uma légua, com casas de vivenda e rancho de passageiros cobertos de telhas. Uma casa de sobrado na cidade do Rio de Janeiro comprada em 1734 a Isabel Pereira de Oliveira viúva de Frutuoso de Macedo Cruz.

Testamento ditado aos 23-10-1748 na cidade do Rio de Janeiro. Indica como testamenteiros em 1º lugar a meu irmão Manoel de Freitas Cruz. Em segundo lugar a minha mulher Francisca de Almeida do Espírito Santo e em terceiro a meu filho Jerônimo Macedo Cruz. Declara ser natural de São Pedro de Azurém Termo da Vila de Guimarães arcebispado de Braga filho legitimo de Jeronimo Francisco de (im98) Macedo e sua mulher Margarida de Freitas, ja falecidos. Sou casado no Rio de Janeiro com Francisca de Almeida do Espirito Santo, de cujo matrimonio temos os filhos seguintes: Jose = Jerônimo = Francisco = João = Custodio = Clara = Isabel = Ana = os quais são meus universais herdeiros.

I- Jerônimo Macedo Cruz, com 24 para 25 anos em 1746. 3º testamenteiro paterno.

II- José, solteiro de 23 para 24 anos.

III- Francisco, solteiro de 21 para 22 anos. Francisco de Macedo Cruz.

IV- João, de 19 para 20 anos.

V- Clara, de 15 para 16 anos. Clara Maria de Jesus casou com Cap. Francisco Gomes Martins 1 supra.

VI- Izabel, de 14 para 15 anos. Isabel Anastacia de Almeida, natural/batizada na Freguesia de Nossa Senhora da Assunção do Engenho do Mato, casou com Furriel João de Moura, natural da freguesia de Santa Marinha de Fornos, Termo da Vila de Canavezes Arc de Braga, filho de João de Moura e de s/m Maria Pinta da vila e freguesia de Santa Marinha.

Pais de, pelo menos:

VI-1 Francisca batizada em Prados aos 11-08-1757. Francisca Angélica de Moura foi a segunda mulher do Tenente Joaquim Ferreira da Silva, natural de Santa Maria de Alvarelhos comarca da Maia Bispado do Porto, filho do Cap. Mateus Ferreira da Silva, natural da dita freguesia de Santa Maria de Alvarelhos e de Rosa da Silva, natural da freguesia de Santa Quiteria do Pombeiro da vila de Guimarães Arc. Braga. Viúvo de Ana Joaquina de Rezende com a geração dos dois matrimonios na família João de Rezende Costa, neste site.

Prados, MG aos 11-08-1757 na capela de N. Sra da Gloria da Ressaca bat a Francisca, f.l. de João de Moura, n/b na freguesia de Santa Marinha de Fornos, Termo da Vila de Canavezes Arc de Braga e de Isabel Anastacia de Almeida, natural/batizada na Freguesia de Nossa Senhora da Assunção do Engenho do Mato deste Bispado de Mariana. Neta paterna de João de Moura e de s/m Maria Pinta da vila e freguesia de Santa Marinha, e neta materna de Gregorio de Macedo Cruz natural de Guimarães, e de Francisca de Almeida do Espirito Santo, natural da Freguesia da Candelária, Cidade do Rio de Janeiro. Foram padrinhos o Alf. Joseph de Macedo Cruz e a dita Francisca de Almeida assistentes na freguesia de N. Sra da Assunção, e os pais da batizada nesta dos Prados.

VII- Ana de 12 para 13.

VIII- Custódio, de 10 para 11 anos.

 

          Capitão Francisco de Macedo Cruz, já viúvo, faleceu com testamento ditado aos 08-06-1794.

Arquivo IPHAN São João Del Rei - Testamento ditado aos 08-07-1794 onde declara ser natural da freguesia do Engenho do Mato filho legitimo do Capitão Gregório de Matos (sic) Cruz e Francisca de Almeida do Espírito Santo, já falecidos. Foi casado com Dona Joaquina de Melo já falecida. Dois filhos de nomes Dona Maria Perpetua do Rosário e o alferes Joaquim de Macedo Cruz. Primeiro testamenteiro o filho Joaquim. Segundo testamenteiro o genro Manoel Vidal Lage casado com sua filha Maria Perpetua do Rosário. Terceiro o sargento mor Jose Vidal.

Inventario – Morador na fazenda denominada Antonio Moreira da freguesia de Nossa Senhora da Assunção do Engenho do Mato caminho do Rio de Janeiro termo da Vila de Barbacena. Quando se fez inventario dos bens pelo falecimento de sua mulher Dona Ana Joaquina de Melo fez contrato de empréstimo da legitima de sua filha com seu genro Manoel Vidal Laje pela quantia de 3.307.750 reis para pagar em prestações anuais

          Segundo o testamento, foram dois os filhos do casal:

4-1 Maria Perpétua do Rosário casada com Manoel Vidal Laje filho de Antonio Vidal e Teresa Maria de Jesus. Segundo testamenteiro do sogro. Geração na família Domingos Gonçalves Chaves e Micaela dos Anjos Coutinho.

4-2 Joaquim de Macedo Cruz, alferes. Primeiro testamenteiro do pai.