PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

João Gomes Ferreira

(atualizado em 25-abril-2019)

 

Bartyra Sette

Fabricio Gerin

 

 

João Gomes Ferreira era natural da freguesia de Bom Jesus da Carnota Patriarcado de Lisboa, filho de Manoel Gomes e Antonia da Silva (naturalidade de João no termo de casamento de 3-3).

 

Veio para o Brasil, em finais do século XVII ou inicio do século XVIII, onde casou duas vezes.

 

Primeira vez com Maria Pinto da Fonseca (ou da Fonseca Pinto) natural de Mogi das Cruzes ou de Guarulhos, muito provavelmente a Maria com 13 anos em 1701, filha de Simão Vaz Furtado e de Ana da Fonseca, esta falecida em 03-07-1699 e inventariada em 09-05-1701.

 

Foram filhos de Ana da Fonseca e Simão Vaz Furtado:

I- Maria, com 13 anos em 1701.

II- Belchior de 10

III- Manoel de 9.

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Ana da Fonseca, 1701 cc Simão Vaz Furtado

Autos aos 09-05-1701 nesta vila de S. Paulo

Declarante o viuvo Simão Vaz Furtado

Ficaram três filhos: Maria 13 anos = Belchior de 10 = Manoel de 9. 146463

Falecera aos tres de Julho de 1699 sem testamento (aa Simao Vaz Furtado)

Curador Baltazar da Silva Cubas

Bens de Raiz:

- um sitio no bairro da Conceição em terras de Manoel da Fonseca Porto.

 

João e Maria foram moradores em Mogi das Cuzes e em Conceição dos Guarulhos.

 

Segunda vez aos 04-11-1732 em Mogi das Cruzes, João casou com a viúva Angela Fernandes Nogueira, filha de Geraldo Fernandes Nogueira e Catarina Gomes Correa, neta paterna de Miguel Fernandes Nogueira tronco da família “Miguel Fernandes Nogueira”.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 04-11-1732 João Gomes Ferreira morador na freg. de N. Sra da Conceição, viuvo de Maria da Fonseca e f.l. Manoel Gomes e Antonia da Silva, falecidos e moradores que foram em Bom Jesus  = cc Angela Fernandes Nogueira, tambem viuva, f.l. Geraldo Fernandes Nogueira e Caterina Gomes.

 

Primeira vez em Mogi das Cruzes aos 08-11-1709 Angela casou com Bernardo de Chaves, filho de João de Chaves e Mecia Bicuda, família “Francisco de Chaves”. Bernardo faleceu em 03-11-1720 e foi inventariado em 02-03-1722. Com geração de quatro filhos deste matrimônio, citados na família Miguel Fernandes Nogueira.

 

Angela faleceu em Jaguari aos 24-02-1774 com 80 anos declarados:

Bragança Paulista-SP, igreja N Sra da Conceição aos 24-02-1774 nesta freguesia de N Sra da Conceição de Jaguari faleceu Angela Fernandes, viuva que ficou de Bernardo de Xaves, natural da vila de Santa Ana das Cruzes, de idade de oitenta anos pouco mais ou menos.

 

Filhos com Maria Pinto da Fonseca, q.d.:

1- Ana da Fonseca

2- Manoel Gomes Ferreira

3- Teresa de Jesus da Silva

4- Simão Vaz Pinto

5- Jose Gomes Ferreira

6- Gertrudes

7- Antonio Gomes Ferreira

8- Francisco Gomes Ferreira

9- João Gomes Ferreira

 

Com Angela Fernandes Nogueira, dois filhos

10- Maria Gomes Nogueira

11- Geraldo Fernandes Nogueira

 

 

1- Ana da Fonseca, batizada nos Guarulhos em 30-11-1705. Casou com Antonio da Cunha de Macedo.

Batizada aos 30/11/1705 na Conceição dos Guarulhos (Ana, filha de João Gomes Ferreira e Maria Pinto da Fonseca – padrinhos: Simão Vaz Pinto e Isabel Cardoso) (pesq. Fabricio Gerin).

          Antonio era filho de Nataria da Cunha Garcia, falecida com testamento e inventariada em 13-09-1743, e de Francisco Martins de Macedo falecido abintestado em 15-12-1743, neto paterno de Antonio Martins de Macedo falecido em Mogi das Cruzes em 13-12-1733 e de Catarina Rodrigues, neto materno de Manoel da Cunha Gago, falecido com testamento e inventariado em 05-03-1678 (SAESP vol. 19º neste site) e de sua segunda mulher Maria Rodrigues Garcia.

Inventarios do 2º Cartório de Mogi das Cruzes

Testamento de Nataria da Cunha Garcia mulher de Francisco Martins de Macedo

Em 20-11-1733 o viuvo apresentou o testamento para aprovação.

Cumpra-se

Autos 13-09-1742

Faleceu seu filho Antonio da Cunha de Macedo e por pertencer aos seus orfãos a heranca que lhe tocar pelo falecimento de Nataria da Cunha Garcia.

 

Nataria faleceu com testamento, fora casada somente com ele inventariante e tiveram 3 filhos, dois machos e uma femea.

Titulo dos Filhos:

Antonio da Cunha, casado, ja defunto

João da Cunha, casado (aa Joao da Cunha de Macedo)

Josefa da Cunha cc Verissimo Pedroso Moreira

 

Curador ad lide dos orfãos filhos de Antonio: João Pedroso

 

14-01-1744 requerimento que fazem o curador, o tutor e os herdeiros.

Se achavam presentes João Pedroso Barbosa curador dos orfãos filhos do defunto Antonio da Cunha. Como tambem o tutor dos ditos orfãos, Domingos Vaz Cardoso e os herdeiros João da Cunha e Verissimo Pedroso. Foi dito que era falecido Francisco Martins de Macedo. Faleceu abintestado aos 15-12-1743.

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 13-12-1733 fal. Antonio Martins de Macedo marido de Catarina Rodrigues. Testamenteiros Manoel Cubas de Siqueira e João de Brito da Costa.

 

 

          Antonio da Cunha de Macedo foi inventariado em 09-07-1742. Deixou geração de sete filhos:

Inventarios de Moji das Cruzes: 2º Cartório

Antonio da Cunha de Macedo

Autos aos 09-07-1742

Inventariante: Ana da Fonseca, cabeça de casal.

Falecera sem testamento e fora casado só uma vez com ela inventariante. Tiveram sete filhos, quatro machos e tres femeas. Assina a rogo seu genro Domingos Vaz Cardoso.

 

Curadoria a João Pedroso (aa João Pedroso Barbosa).

 

Titulo dos Filhos

Maria da Cunha cc Domingos Vaz Cardoso

Josefa, 17 anos

João, 12

Francisco, 9.

Rita 8

Antonio 7

Miguel, 6.

 

Quinhão que coube a este defunto da legitima de sua mãe Nataria da Cunha

 

Ana, viúva de Antonio da Cunha de Macedo, em Conceição dos Guarulhos aos18-08-1744 com provisão, casou com Ascenço Pires de Quadros, com 42 anos, filho do falecido João Pires de Quadros e Jeronima Ribeiro (ou Rodrigues e tambem Pereira).

(ACMSP Processo Matrimonial 4-24-146 Ascenço Pires de Quadros e Ana da Fonseca, 1744: Diz Ascenço Pires de Quadros, f.l. de João Pires de Quadros, já defunto, e Jerônima ..., que ele suplicante está contratado com Ana da Fonseca, f.l. de João Gomes Ferreira e Maria da Fonseca, já defunta, e ela contraente ... que ficou de Antonio da Cunha de Macedo ... quer a contraente justificar ... de seu marido, em como foi enterrado ... de Nossa Senhora do Bonsucesso – Quer casar Ascenço Pires de Quadros, f.l. de João ... de Quadros, já defunto, e Jerônima Ribeira, com Ana da Fonseca, viúva que ficou de Antonio da Cunha de Macedo, f.l. de João Gomes Ferreira e Maria da Fonseca, já defunta, todos naturais e moradores ... freguesia de Nossa Senhora da Conceição

– testemunhas (freguesia de Nossa Senhora da Conceição): 1ª João Gonçalves Lanhoso, natural da ilha de São Sebastião, casado, que vive de suas lavouras, de 53 anos;

2ª Sebastião da Costa Coutinho, natural desta freguesia da Conceição, casado, que vive de suas lavouras, de 38 anos, parente do (ou da?) justificante do 3º para o 4º grau por consangüinidade;

3ª Eugênio Correia, natural desta freguesia da Conceição, casado, que vive de suas lavouras, de 36 anos, cunhado da justificante

– Ascenso Dias, natural desta freguesia, f.l. de João Pires de Quadros e Jerônima Ribeiro, de 42 anos – Ana da Fonseca, natural desta freguesia, viúva, de 30 anos) (pesq. Fabricio Gerin).

 

Conceição dos Guarulhos aos 18/08/1744 Ascenço Pires de Quadros, filho do defunto João Pires de Quadros e Jerônima Rodrigues, com Ana da Fonseca, viúva de Antonio da Cunha de Macedo (pesq. Fabricio Gerin).

 

          Ana e Antonio da Cunha de Macedo tiveram sete filhos:

1-1 Maria da Cunha casada com Domingos Vaz Cardoso, filho de Domingos Vaz de Lima e Luzia Pedroso da Cunha. Geração na família “Gaspar Vaz Guedes”.

1-2 Josefa com 17 anos em 1742.

1-3 João da Cunha de Macedo batizado em 08-12-1726. Aos 06-02-1763 casou com Maria das Neves, filha de João Leme da Silva e Josefa de Oliveira, casados em 29-07-1740, neta paterna de Domingos de Lima do Prado e Catarina de Camargo, neta materna de Sebastião Correa e Ana Vellosa, todos naturais de Mogi das Cruzes.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 08-12-1726 Joam, f.l. Antonio da Cunha de Macedo e Ana da Fonseca, padr.: João Gomes Frr.ª e Margarida Lopes.

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP aos 06-02-1763 João da Cunha de Macedo, f.l. Antonio da Cunha de Macedo e Ana da Fonseca, nts desta vila, np Francisco Martin e Nataria da Cunha nts desta, n.m. de João Gomes Ferreira e Maria Pinta, esta natural desta vila, e aquele natural da Carnota, Patriarcado de Lisboa = cc Maria das Neves, f.l. João Leme da Silva e Josefa de Oliveira, np Domingos de Lima do Prado e Catarina de Camargo, nm Sebastião Correa e Ana Vellosa(sic), todos nts desta vila.

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 19-07-1740 João Leme, viuvo de Maria de Jesus = cc Josefa de Oliveira das Neves, f. l. Sebastião Correa e Ana Velloza, todos nts e moradores desta.

          João Leme da Silva foi primeira vez casado aos 14-02-1737 com Maria de Jesus, filha de Antonio Rodrigues Baruel e Maria de Siqueira - família “Domingos de Góes”.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 14-02-1737 João Leme, f.l. Domingos de Lima do Prado e Catarina de Camargo = cc Maria de Jesus, f.l. Antonio Rodrigues Baruel e Maria de Siqueira.

Pais de, pelo menos:

1-3-1 Joaquim da Cunha de Macedo, natural da Conceição dos Guarulhos. Em Mogi das Cruzes aos 19-09-1775 casou com Ana Leme da Silva, natural de Mogi, filha de João Leme da Silva e Josefa de Oliveira, neta paterna de Domingos de Lima do Prado e Catarina de Camargo, neta materna de Sebastião Correa de Oliveira e Ana Vellosa, já citados.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, fls 153 aos 19-09-1775 Joaquim da Cunha de Macedo, n. da Conceição dos Guarulhos, f.l. João da Cunha de Macedo e Maria da Cunha, np Antonio da Cunha de Macedo e Ana da Fonseca, nm Inacio da Cunha e Rosa de Candia = cc Ana Leme da Silva, n. desta, f.l. João Leme da Silva e Josefa de Oliveira, np Domingos de Lima do Prado e Catarina de Camargo, nm Sebastião Correa de Oliveira e Ana Vellosa.

Nota: erro na declaraçãodos avós maternos do contraente.

 

Pais de, pelo menos:

2-3-1-1 João da Cunha de Macedo aos 01-07-1794 casou com Maria Nunes de Jesus, filha de Amaro Nunes de Mattos e Ana Maria do Rosario, família "Miguel Fernandes Nogueira".

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 01-07-1794 João da Cunha de Macedo, f.l. Joaquim da Cunha de Macedo e Ana Leme = cc Maria Nunes de Jesus, f.l. Amaro Nunes de Mattos e Ana Maria do Rosario. Ambos os contraentes nts desta.

 

1-4 Francisco, com 9 anos em 1742.

1-5 Rita, com 8 anos.

1-6 Antonio 7 anos. Antonio da Cunha de Macedo casou com Rosa Rodrigues da Silva, ambos naturais da Conceição dos Guarulhos, ela filha de Martinho Rodrigues de Oliveira (ou de Pontes) falecido em 21-10-1775 com 70 anos e de Joana Damaceno.

Guarulhos, SP aos 21-10-1775 faleceu no bairro de Baquerova Mirim desta freguesia Martinho Rodrigues de Oliveira natural e fregues desta, de idade de 70 anos pouco mais ou menos, viuvo de Joana de Maceno.

Pais de, pelo menos:

1-6-1 Angelica Maria da Cunha aos 20-01-1772 casou com Joaquim Antonio Barbosa, natural desta freguesia, filho de Antonio Barbosa Machado e de Isabel Cardosa, ambos naturais desta freguesia e casados em 03-06-1745, neto paterno de Estevão Barbosa de Siqueira, natural da vila da Parnaiba e de Maria Machada natural da cidade de S. Paulo, e neto materno de Antonio Vaz Cardoso, natural da vila de Santos e de s/m Messia Ferreira da Fonseca natural da cidade de S. Paulo.

Guarulhos, SP aos 20-01-1772 nesta paroquial igreja de N. Sra da Conceição dos Guarulhos digo na capela de N. Sra do Bomsucesso filial da dita matriz com provisão e testemunhas Jose da Piedade Soares viuvo de Maria Clara, e Miguel da Cunha de Macedo cc Joana(sic) de Goes Maciel todos desta freguesia, se receberam Joaquim Antonio Barbosa, natural desta freguesia, f.l. de Antonio Barbosa Machado e de Izabel Cardosa de Camargo, ambos nts desta freguesia, neto paterno de Estevão Barbosa de Siqueira, n. da vila da Parnaiba e de s/m Maria Machada natural da cidade de S. Paulo, e neto materno de Antonio Vaz Cardoso, natural da vila de Santos e de s/m Messia Ferreira de Affonseca natural da cidade de S. Paulo = cc Angelica Maria da Cunha, n. desta feguesia, f.l. de Antonio da Cunha de Macedo e de s/m Rosa Rodrigues da Silva, ambos nts desta freguesia, neta paterna de Antonio da Cunha de Macedo e de s/m Ana de Affonseca, ambos nts desta freguesia, nesta materna de Martinho Rodrigues de Oliveira e de s/m Joana de Amaceno, ambos nts desta freguesia com tambem o contraente são fregueses desta freguesia.

 

Guarulhos, SP [Antonio Barbosa com Izabel Cardosa] aos 03-06-1745 na igreja N. Sra da Conceição Antonio Barbosa Machado, f.l. Estevão Barbosa e Maria Machada, natural e fregues da cidade de S. Paulo = cc Izabel Cardosa, n. e freguesa desta, f.l. Antonio Vaz Cardoso e Mecia Ferreira da Fon.ca(?), a qual contraida era viuva de João de Pontes

          Isabel Cardosa foi casada primeira vez aos 07-02-1741 com João de Pontes Barreiros, filho de Fulano Barreiros e Teresa da Rocha

Guarulhos, SP [--- de Pontes com ----- Cardoso] aos 07-02-1741 nesta freguesia onde os contarentes são naturais e moradores, na capela da Sra do Bom Sucesso e testemunhas o Revdo Padre Estanislau de Moraes e Francisco [-----]ja Xavier, se casaram João de Pontes Barreyros, f.l. [----] Barreyros e s/m Teresa da Rocha = cc Izabel [danificado] f.l. Antonio Vaz Cardoso e Messia Ferreira desta freguesia.

1-7 Miguel da Cunha de Macedo, com 6 anos em 1742. Aos 21-01-1765 em Nazare casou com Leonor Maciel, filha de Antonio de Góes Maciel, batizado em Nazare em 16-01-1717 e Maria Pinheira, neta paterna de Antonio de Goes Maciel, já falecido e natural de Mogi das Cruzes e Francisca Machada e Silva natural da cidade de S. Paulo, e pela materna de Estevão Vaz de Lima natural da vila e praça de Santos e Catarina do Prado natural da freguesia de Juqueri - família “os irmãos Pinheiro”.

Nazaré Paulista, SP igreja n. Sra de Nazaré aos 21-01-1765 nesta freguesia Miguel da Cunha de Macedo n. da freg. da Conceição dos Guarulhos, f.l. Antonio da Cunha de Macedo, ja defunto n. de Mogi das Cruzes e Ana da Fonseca n. da Conceição dos Guarulhos, np de Francisco Martins e s/m Nataria da Cunha, ja defuntos naturais de Mogi das Cruzes, neto materno de Joam Gomes Ferreira natural das partes de Portugal e s/m Maria da Fonseca Pinta n. da Conceição dos Guarulhos, ambos já defuntos = cc Leonor Maciel n. desta freguesia, f.l. Antonio de Góes Maciel e Maria Pinheira, npaterna de Antonio de Goes Maciel, já defunto n. de Mogi das Cruzes e s/m Francisca Machada n. a cidade de S. Paulo, e pela materna de Estevão Vaz de Lima n. da vila e praça de Santos e s/m Catarina do Prado n. da freguesia de Juqueri, ambos ja defuntos. Test.: Antonio Ferraz de Araujo, casado e morador desta freguesia, e Francisco Lourenço Cintra, casado e morador na freg. da Conceição dos Guarulhos.

 

Nazaré Paulista, SP igreja n. Sra de Nazaré aos 16-01-1717 bat Antonio, f.l. Antonio de Goes e Francisca Machada e Silva, padr.: Domingos Gonçalves Murzilho e Domingas Moreira

 

Ana e Ascenso Pires de Quadros tiveram, pelo menos:

1-8 José Pires de Quadros casou com Apolonia Pires, filha de Martinho Rodrigues de Oliveira (ou de Pontes) e de Joana Damascena, todos naturais da Conceição dos Guarulhos - família Nunes de Pontes Cap.1º § 3º.

          Pais de, q.d.:

1-8-1 Ana Gertrudes, em Guarulhos aos 21-01-1789, casou com Constantino Pedroso de Moraes, filho de Diogo Vaz Pinto, natural de Mogi das Cruzes e de Margarida de Moraes, natural dos Guarulhos, neto paterno de Diogo Vaz Pinto e de Ignez Rodrigues Barbosa, neto materno de Roque de Siqueira Cubas e de Cristina Maria, família “Antonio Alvares Couceiro”.

Guarulhos, SP aos 21-01-1789 nesta matriz e testemunhas Antonio Pinto de Moraes e Jose Barbosa Machado se receberam Constantino Pedroso de Moraes, n.e fregues desta freguesia no bairro do Bom Sucesso, f.l. de Diogo Vaz Pinto, n. de Mogi das Cruzes e de Margarida de Moraes, n. desta fregusia, np de Diogo Vaz Pinto e de Ignez Rodrigues Barbosa, cujas naturalidades se não sabe, nmaterno de Roque de Siqueira Cubas e de Cristina Maria, cujas naturalidade se não sabe = cc Ana Gertrudes, n. e freguesa desta freguesia no bairro do Bom Sucesso, f.l. de Jose Pires de Quadros e de Apolonia Pires, nts desta freguesia, npaterna de Assenço Pìres e de s/m Ana da Fonseca, nts desta freguesia e neta materna de Martinho Rodrigues de Oliveira e de s/m Joana Damascena, nts desta freguesia.

 

2- Manoel Gomes Ferreira, batizado em Conceição dos Guarulhos aos 08-05-1708.

Batizado aos 08/05/1708 na Conceição dos Guarulhos (Manoel, filho de João Gomes Ferreira e Maria Pinto – padrinhos: o Capitão João Gomes de Siqueira e Maria Pedroso) (pesq.a Fabricio Gerin).

          Em 08-08-1771, viúvo de Luzia Rodrigues, casou segunda vez com Maria Rodrigues, filha de Miguel Ribeiro da Silva e Teresa Rodrigues, (casados em 19-05-1738), neta paterna de Manoel de Goes e Micaela Ribeira da Silva, neta materna de Miguel Ribeiro e Maria Rodrigues.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 08-08-1771 Manoel Gomes Ferreira, n. desta viuvo de Luzia Rodrigues e f.l. João Gomes Ferreira e Maria Pinta, np Simão Vaz Pinto e Josefa Ribeira, nm não sabe = cc Maria Rodrigues, n. desta, f.l. Miguel Ribeiro da Silva e Teresa Rodrigues, np Manoel de Goes e Micaela Ribeira, nm Miguel Ribeiro e Maria Rodrigues. Test.: João Correa da Cunha cc Bernarda Paes de Barros, e Salvador Rodrigues Vieira cc Angela Pinta.

Nota: troca dos avos do nubente, e da mulher do avõ materno que seria a Ana da Fonseca, falecida.

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 19-05-1738 Miguel Ribeiro da Silva, f.l. Manoel de Goes e Micaela Ribeira da Silva = cc Teresa Rodrigues, f.l. Miguel Ribeiro e Maria Rodrigues. Todos moradores desta.

 

3- Teresa de Jesus da Silva, batizada aos 02-09-1710 em Conceição dos Guarulhos.

Batizada aos 02/09/1710 na Conceição dos Guarulhos (Teresa, f.l. de João Gomes Coelho e Maria Pinto – padrinhos: o Capitão Baltazar da Silva Cubas e Escolástica Martins) (pesq.a Fabricio Gerin).

          Casou com Eugenio Correa, filho de José Correa e Rosa Soares, já falecidos em 1765. Testemunha em 1744, na dispensa da cunhada Ana da Fonseca, Eugenio declarou ter 36 anos e ser natural da Conceição dos Guarulhos: “Eugênio Correia, natural desta freguesia da Conceição, casado, que vive de suas lavouras, de 36 anos, cunhado da justificante”

            Pais de, q.d.:

3-1 Francisco Correa aos 01-10-1765 casou com Candida Teresa, filha do falecido Estevão de Mello e de Rosa Maria das Neves (ou Oliveira) casados em 11-12-1738, neta paterna dos falecidos Gonçalo Tavares e Maria de Arruda, naturais de Taubaté, neta materna dos tambem falecidos Sebastião Correa e Ana Veloza, naturais de Mogi das Cruzes.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 01-10-1765 Francisco Correa, f.l. Eugenio Correa e Teresa da Silva, da Conceição dos Guarulho, np Jose Correa e Rosa Soares, falecidos, nm João Gomes Ferreira e Maria da Fonseca Pinto, falecidos, todos da Conceição dos Guarulhos = cc Candida Teresa, f.l. Estevão de Mello, falecido e Rosa Maria das Neves, np Gonçalo Tavares e Maria de Arruda, falecidos e nm Sebastião Correa e Ana Veloza, falecidos e todos nts desta freguesia.

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 11-12-1738 Estevão de Mello, f.l. Gonçalo Tavares e Maria daruda, nts da vila de Taubate = cc Roza de Oliveira, f.l. Sebastião Correa e Ana Velloza, todos desta.

3-2 Maria Correa Pinto casou com Patricio Nunes, filho de Manoel Nunes e Maria Fernandes. Pais de, pelomenos:

3-2-1 Ana Maria Nunes aos 20-08-1788 casou com Joaquim José da Silva, f.l. José da Silva e Maria Josefa.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 20-08-1788 Joaquim Jose da Silva, f.l. Jose da Silva e Maria Josefa, não deram noticias de quem eram seus avos em Portugal = cc Ana Maria Nunes, f.l. Patricio Nunes Alto(?) e Maria Correa Pinto, np Manoel Nunes e Maria Fernandes, nm Eugenio Correa e Teresa da Silva. Test.: Roque de Souza e Francisco Xavier Rebelo.

3-3 Joana Correa de Jesus (ou Joana Francisca de Jesus Correa) casou com Francisco da Silva Bueno, natural das Carrancas-MG, filho de Diogo Bueno da Fonseca e Bernarda da Silva familia Bueno da Fonseca.

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição aos 06-02-1770 test.: Aleixo Garces da Cunha, viuvo e Francisco de Almeida Machado, solteiro, ambos desta freguesia. Francisco da Silva Bueno n. freg. da Sra da Conceição das Carrancas Bispado de Mariana, f.l. Diogo Bueno da Fonseca e Bernarda da Silva= cc Joana Correa de Jesus n/moradora nesta freguesia, f.l. Eugenio Correa n. de S. Paulo e Teresa de Jesus desta freguesia, npaterna de Rosa Soares n. de S. Paulo e avo incognito, e pela materna de João Gomes Ferreira da freg. Bom Jesus da Carno-- e Maria da Fonseca Pinto n. desta freguesia.

          Joana faleceu em Lavras-MG em 17-11-1782.

Lavras, MG aos 17-11-1782 faleceu Joana Francisca de Jesus Correa mulher de Francisco da Silva Bueno, sepultada dentro desta matriz.

3-4 Eugenio Correa, natural dos Guarulhos. casou com Maria de Lima Pereira, batizada em Delfim Moreira em 29-01-1760, filha de Gordiano de Lima Gago e Luzia Fernandes de Torres, naturais de Jacarei,

Itajuba Velha (Delfim Moreira)-MG (transcritos e resumidos por Monsenhor Lefort) lv. 1 fls. 92 aos 29-01-1760 Maria, f.l. Gordiano de Lima Gago, nat de Jacarei e Luzia Fernandes de Torres nat de Jacarei, padr.: Salvador da Cunha Lobo, solteiro e Sebastiana Portes de Unhate cc Tome Alvares de Abreu, todos desta.

          Entre os irmãos de Maria de Lima Pereira: Fancisca Gaga Cabral, natural de Jacarei, aos 28-04-1767 casou com Domingos Lemes Pereira, natural de Guaratingueta, filho de Gregorio Tavares Pereira e Domingas Fernandes Telles, ambos naturais de Guaratingueta, neto materno de Domingos da Costa e Domingas Fernandes, ambos de Guaratingueta. Com geração em Cabo Verde-MG.

Itajuba Velha (Delfim Moreira)-MG (transcritos e resumidos por Monsenhor Lefort) lv. 1 fls.2 aos 28-04-1767 Domingos Lemes Pereira, natural de Guaratingueta, filho de Gregorio Tavares Pereira e Domingas Fernandes Telles, ambos nts de Guaratingueta, np não sabiam, nm de Domingos da Costa e Domingas Fernandes, ambos nts de Guaratingueta =  com Francisca Gaga Cabral, natural de Jacarei, filha de Gordiano de Lima Gago e Luzia Fernandes de Torres. ambos nts de Jacarei, np de Domingos de Lima Pereira nat da vila de Mogi e de Felipa Gaga Cabral nat de Guaratingueta, nm de Andre Fernandes de Azevedo e Marioa Fernandes, ambos nts de Mogi das Cruzes.

Eugenio e Maria de Lima Pereira tiveram, q.d.:

3-4-1 Gertrudes, batizada em Cabo Vede aos 05-04-1788.

Cabo Verde, MG Igreja N Sra da Assunção aos 05-04-1788 nesta matriz bat a Gertrudes, de idade de oito dias, f.l. Eugenio Correa nat da freg. da Conceição dos Guarulhos e de Maria de Lima Perera nat da freg. de Itajuba moradores no bairro das Goardas, np de Eugenio Correa e Teresa da Silva cujas naturalidades não souberam dizer, nm de Gordiano de Lima Gago e Luzia Fernandes Torres naturais da vila de Jacarei, foram padrinhos Domingos Felis, casado e Teresa da Silva, solteira irmã do dito bautizado, todos desta freguesia.

 

         Gertrudes Maria Correa, em Silvianópolis aos 17-02-1808, casou com Amaro Garcia Rodrigues, natural da freguesia de Santa Barbara do Mato Dentro, f. de Amaro Garcia Rodrigues e de Clara Maria do Amaral.

Silvianopolis, MG matr aos 17-fevereiro-1808 nesta freguesia de Santa Ana do Sapucai de onde os contraentes são moradores se receberam Amaro Garcia Rodrigues, n. da freguesia de Santa Barbara do Mato Dentro, f. de Amaro Garcia Rodrigues e de Clara Maria do Amaral = com Gertrudes Maria Correa, n. do Cabo Verde, f. de Eugenio Correa e de Maria de Lima,

 

3-4-2 Manoel Joaquim Correa, natural de Cabo Verde, casou com Francisca de Paula Gonçalves. Foram moradores no Curato da Mutuca do termo da cidade da Campanha, onde Manoel faleceu com testamento de 13-05-1852. Declarou oito filhos de seu casal:

Testamentos - Campanha da Princesa.

Registro do testamento com que faleceu M.el Joaq.m Cor.ª a 18-05-1852 de quem é testamenteira sua mulher D. Fran.ca de Paula Glz.

Eu, Manoel Joaquim Correa, n. da Vila de Cabo Verde e de presente morador no Curato da Mutuca do termo da cidade da Campanha, f.l. de Eugenio Correa da Silva e Maria de Lima Pereira, todos já facidos. Sou cc. Francisca de Paula Gonçalves de cujo matrimonio tivemos os filhos seguintes: = Maria, cc. João Casemiro Machado; = Anna, viuva de Joaquim Casemiro; = Leodina, cc. Gabriel Gonçalves de Souza; = Eufrasia, cc. Jose Joaquim da Silva; = Umbelina, cc. Joaquim Rodrigues Coimbra; = Matildes, cc. Joaquim Coer-----; = Escolastica, cc. Lucas Gonçalves; = Antonio  = e João.

Testamenteiros: 1º a minha mulher Francisca de Paula Gonçalves; 2º Lucas Gonçalves de Souza digo Gonçalves, 3º a Gabriel Gonçalves de Souza

(...) minha filha Anna Victoria, viuva de Joaquim Casimiro, já tem em si 100$000 réis para entrar em colação que lhe dei em dinheiro para tirar um escravo que se achava hipotecado.

(...) instituo por herdeira do remanescente da terça a minha mulher.

Escaramuça, 13-05-1852 Manoel Joaquim Correa.

Aprovação: 13-05-1852

Abertura: 18-05-1852

Aceitação: 09-06-1852 D. Francisca de Paula Gonçalves

3-4-2-1 Maria Euzebia casada, em Douradinho aos 20-02-1827 com João Casemiro Machado, n. das Lavras do Funil, filho de Casemiro Machado e Francisca Lopes da Cruz, casados em Lavras aos 30-07-1793, neto paterno de Custódio Machado e de Ana Ferreira, neto materno de Manoel Lopes Pinto, falecido em Lavras aos 04-11-1792 e Catarina Domingas.

Paróquia de Douradinho-MG, casamentos, aos 20-02-1827 João Casemiro Machado, f.l. João Casemiro Machado e Francisca Lopes da Cruz, n. das Lavras do Funil = cc Maria Euzebia, f.l. Manoel Joaquim Correa e Francisca de Paula, n/b na freg. de Santa Ana.

 

Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 30/Jul/1793, Capela do Rosário, Casimiro Machado, f. de Custódio Machado e de Ana Ferreira, nat. e bat. na freg. da Vila de São João; c.c. Francisca Lopes da Cruz, f. de Manaoel Lopes Pinto e de Catarina Domingas, nat. e bat. na freg. de Lavras. TT: Antônio da Costa Lima e o Alferes Domingos Antônio.

 

Lavras, MG obitos aos 04-11-1792 faleceu Manoel Lopes Pinto casado com Catarina Domingas, sepultado no adro da capela da Sra do Rosario filial desta matriz de Santa Ana.

3-4-2-2 Ana Vitoria do Nascimento, viúva de Joaquim Casemiro Machado, casados aos 08-10-1830, filho de

Paróquia de Douradinho-MG, casamentos, aos 08-10-1830 Joaquim Casemiro Machado, irmão de João Casemiro Machado supra citado..

3-4-2-3 Leodina Maria de Jesus casada com Gabriel Gonçalves de Souza. Leodina faleceu em 19-01-1861 com testaqmento e sem geração.

Testamentos - Campanha da Princesa;

Registro do testamento com que faleceu D. Liodina Maria aos 19-01-1861 de quem é testamenteiro Gabriel Glz de Sz.ª

Eu, Liodina Maria de Jesus, f.l. Manoel Joaquim Correia, já falecido, e D. Francisca de Paula Gonçalves. Sou cc. Gabriel Gonçalves de Souza de cujo consorcio não temos presentemente filho algum.

Testamenteiros: 1º a meu marido Gabriel Gonçalves de Souza,m 2º a Lucas Gonçalves de Souza, 3º a meu irmão João Ignacio Correia.

Declaro que existindo minha mãe é esta minha herdeira forçada (...).

Disponho da minha terça da forma seguinte, deixo a:

- minha sobrinha Maria Cassemira, filha de João Cassemiro, por estar em minha companhia, a quantia de 100$000 réis; a minha afilhada Anna Francisca, filha de João Francisco de tal 50$000;  e o restante da minha terça instituo por meu universal herdeiro ao dito meu marido.

Fazenda da Escaramuça 20-08-1855 Liodina Maria de Jesus

Aprovação 27-08-1855

Abertura 19-01-1861

Aceitação 25-01-1861 Gabriel Gonçalves de Souza

3-4-2-4 Eufrasia, cc. Jose Joaquim da Silva

3-4-2-5 Umbelina, cc. Joaquim Rodrigues Coimbra

3-4-2-6 Matildes, cc. Joaquim C.

3-4-2-7 Escolastica, cc. Lucas Gonçalves

3-4-2-8 João Ignacio Correa, 3º testamenteiro a irmã Leodina.

 

4- Simão Vaz Pinto casou com Maria de Mattos, filha de Antonio de Candia de Mattos e Joana Rodrigues de Siqueira, neta paterna de Manoel Mendes de Mattos e Maria de Candia de Macedo, neta materna de Francisco Rodrigues de Oliveira e Domingas de Oliveira

Joana Rodrigues de Siqueira faleceu coma testamento em 25-04-1739 e foi inventariada em 17-11-1739. Antonio de Candia faleceu, durante a inventariança da mulher, aos 01-02-1740. Foram pais de cinco filhos:

I- Maria de Mattos casada com Simão Vaz Pinto.

II- Ana Maria das Neves, de idade 14 anos. Casou

III- Maria de Candia, de 12

IV- Rosa de Candia, de 10

V- Bento Rodrigues de 7 anos.

Inventarios 2º Cartório de Mogi das Cruzes

Joana Rodrigues de Siqueira 17-11-1739

mulher de Antonio de Candia, inventariante

Autos 17-11-1739

Falecera aos 25-04 do presente ano com testamento. Fora casada somente com ele e tiveram cinco filhos: Maria de Mattos cc Simao Vaz Pinto = Ana, 14 = Maria =  Rosa, 10 = Bento de 7,

Curadoria a João Rodrigues Nogueira

Titulo dos filhos:

- Maria de Mattos cc Simão Vaz Pinto

- Ana, de idade 14 anos,

- Maria, de 12

- Rosa de 10

- Bento de 7

 

19-11-1739 curadoria a Tome Rodrigues de Mattos, tutoria e curadoria de seu irmao Antonio de Candia inventariante neste inventario, o que o fez por o ver paralitico e nao poder reger e governar sua fazenda nem a seus filhos orfãos.

 

15-02-1740 termo de requerimento que fizeram o curador ad lidem e o tutor dos orfãos deste inventario e co-herdeiro Simão Vaz Pinto. (...) o curador disse que era falecido o dito seu irmao em 01 do presente mes, sem testamento.

 

Quinhões dos orfãos:

Ana Maria (casou)

Maria

Rosa (casou)

Bento

 

Testamento: Aos 30-03-1739 Joana Rodrigues de Siqueira

Testamenteiros meu compadre Joao Rodrigues Nogueira e meu compadre Tome de Abreu Barreto

Sou f. De Francisco Rodrigues de Oliveira e Domingas de Oliveira, falecida. Sou cc Antonio de Candia de Mattos, f. Manoel Mendes, falecido e Maria de Candia. Tenho quatro filhas e um macho: Maria de Mattos, Ana das Neves = Maria de Candia = e Rosa de Candia = e o Bento Rodrigues. Minha filha Maria de Mattos é cc Simao Vaz Pinto.

 

Simão Vaz Pinto e Maria de Mattos tiveram os filhos, q.d.:

4-1 Joana Rodrigues de Oliveira aos 07-01-1766 casou com João Pereira Vidal, filho de Angelo Pereira Vidal e Margarida Bicuda, casados em Sorocaba em 07-07-1733, neto paterno de João Pereira Vidal e Maria Moreira, neto materno de José de Goes e Maria Nunes - família "Miguel Fernandes Nogueira".

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, fls 89v aos 07-01-1766 João Pereira Vidal, f.l. João(sic) Pereira Vidal e Margarida Bicuda, n. de Sorocaba, np João Pereira Vidal e Maria Moreira desta freguesia, nm Jose de Goes e Maria Nunes todos falecidos e nts desta mesma freguesia = cc Joana Rodrigues de Oliveira, f.l. Simão Vaz Pinto e Maria de Mattos, np João Gomes Ferreira e Maria Pinta da Fonseca, nm Manoel Rodrigues de Oliveira e Domingas de Oliveira, todos falecidos e nts desta freguesia.

 

Sorocaba, SP aos 07-07-1733 Angelo Pereira, f.l. de Joam Pereira Vidal, já defunto e de s/m Maria Moreira, moradores da vila de S. Ana das Cruzes de Mogi = cc Margarida Bicuda, f.l. de Jose de Goes da Silva e Maria Bicuda, moradores desta freguesia de Sorocaba. Testemunhas Manoel Gomes Sueiro e Francisco Paes de Mendonça.

4-2 José Gomes da Silva casou aos 28-11-1765 com Catarina da Silva de Jesus, filha de Simplicio Pedroso de Alvarenga e Luiza da Silva, casados em 03-02-1739, neta paterna de Antonio Leite Ferreira e Maria Pedrosa de Alvarenga, neta materna de Felipe Afonso Pereira e Izabel da Silva. família "Miguel de Carvalho”.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 28-11-1765 Jose Gomes da Silva, f.l. Simão Vaz Pinto e Maria de Mattos, np João Gomes Ferreira e Maria Pinta da Fonseca, falecidos, nm Manoel Rodrigues de Oliveira e Leonor de Siqueira.= cc Catarina da Silva de Jesus, f.l. Simplicio Pedroso Manso(sic) e Luiza da Silva, np Antonio Leite Ferreira e Maria Pedrosa de Alvarenga, falecidos, nm Jose Pedroso e Leonor de Lara, falecidos, desta freguesia

Nota: engano nos avós maternos do contraente; no Manso e nos avos maternos da conatraente, que são os pais de Izabel da Silva avó materna da mesma.

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 03-02-1739 Simplicio Pedroso de Alvarenga, f.l. Antonio Leite Ferreira e Maria Pedrosa de Alvarenga  = cc Luiza da Silva, f.l. Felipe Afonso Pereira e Izabel da Silva.

 

          Jose Gomes da Silva aos 05-02-1788 casou com Ana Maria da Silva, filha Manoel Ferreira da Costa e Gertrudes Maria da Silva, neta paterna Manoel Ferreira e Ana Cardosa, neta materna de Manoel Furtado e Teresa da Silva, todos de Mogi das Cruzes.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 05-02-1788 Jose Gomes da Silva, f.l. Simão Vaz Pinto e Maria de Mattos np João Gomes Ferreira e Teresa(sic) Pinto e nm Anastacio(sic) de Candia e Joana Rodrigues = cc Ana Maria da Silva, f.l. Manoel Ferreira da Costa e Gertrudes Maria da Silva, np Manoel Ferreira e Ana Cardosa, nm Manoel Furtado e Teresa da Silva, todos desta freguesia.

Nota: engano no nome dos avós.

 

José Gomes e Catarina da Silva tiveram, pelo menos, a filha:

4-2-1 Ana Maria aos 20-01-1783 casou com Francisco Rodrigues Nogueira, filho de Agostinho Rodrigues Nogueira e Ana Maria de Oliveira casados em 31-12-1760, neto paterno de Domingos Jorge de Chaves (filho de Manoel Jorge de Chaves e Maria Ana Velosa) e Izabel Rodrigues(ou Fernandes) Lamim (filha de Domingos Lamim e Maria Fernandes Nogueira), neto materno de Manoel dos Ouros da Veiga (filho de Manoel dos Ouros e Antonia de Miranda) e Izabel de Oliveira de Miranda (filha de Jorge Velho e Izabel de Miranda).

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 20-02-1783 Francisco Rodrigues Nogueira, f.l. Agostinho Rodrigues Nogueira e Ana Maria de Oliveira, np Domingos Jorge de Chaves e Izabel Rodrigues Lamim, nm Antonio(sic) dos Ouros e Izabel de Oliveira = cc Ana Maria, f.l. Jose Gomes da Silva e Catarina da Silva, np Simão Gomes da Silva e Maria de Mattos, nm Simplicio Leite e Luzia da Silva

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 31-12-1760 Agostinho Rodrigues Nogueira, f.l. Domingos Jorge de Chaves e Izabel Fernandes Lamim, np Manoel Jorge de Chaves e Maria Ana Velosa, nm Domingos Lamim e Maria Fernandes Nogueira = cc Ana de Oliveira, f.l. Manoel dos Ouros da Veiga e Izabel de Oliveira de Miranda, np Manoel dos Ouros e Antonia de Miranda, nm Jorge Velho e Izabel de Miranda

4-2-3 Rosa Maria de Jesus aos 12-09-1775 casou com Antonio Alves da Silva, natural da cidade de S. Paulo, filho de Paulo da Silva de Oliveira e Ana de Jesus, neto paterno de Alberto Rodrigues da Silva e Micaela Vaz Coelho, neto materno de Bartolomeu Machado e Luzia Pedrosa da Silva

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 12-09-1775 Antonio Alves da Silva, n. da cidade de S. Paulo, f.l. Paulo da Silva de Oliveira e Ana de Jesus, np Alberto Rodrigues da Silva e Micaela Vaz Coelho, nm Bartolomeu Machado e Luzia Pedrosa da Silva = cc Rosa Maria de Jesus, n. desta, f.l. Simão Vaz Pinto e Maria de Mattos, np João Gomes Ferreira e Maria Pinta, nm Anastacio de Mattos e Maria Rodrigues

4-2-4 Maria Gertrudes aos 22-05-1787 casou com José Joaquim de Aguiar, filho de Francisco de Aguiar e Francisca Machada, neto paterno de Manoel Fernandes de Carvalho e Arcangela Correa, neto materno de João Gonçalves Alentado filho e Ana Machada de Souza - família João Gonçalves Alentado.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 22-05-1787 Jose Joaquim de Aguiar, f.l. Francisco de Aguiar e Francisca Machada, np João Gonçalves e Izabel de Souza  = cc Maria Gertrudes, f.l. Simão Vaz Pinto e Maria de Mattos, np João Gomes Ferreira e Maria Pinta da Fonseca.

Nota: erro na declaração dos avós paternos do contraente.

 

5- José Gomes Ferreira aos 09-08-1743 casou com Francisca de Moraes, filha de Alvaro Barreto Cardoso e da falecida Francisca de Moraes, todos naturais da Conceição dos Guarulhos.

Atibaia, SP matr 1742-1756 aos 09-08-1743 nesta igreja Jose Gomes Ferreira, f. de João Gomes Ferreira e de s/m Maria da Fonseca, ja defunta = c Francisca de Moraes, f. de Alvaro Barreto Cardoso e de s/m Francisca de Moraes, já defunta; todos naturais da freguesia de N. Sra da Conceiçãodos Guarulhos e fregueses desta freguesia. Test.: Cap. Bartolomeu Correa  Bueno e Estanislao de Moraes, morador na dita freguesia da Conceição.

          O casal comparece no censo de Jaguari de 1767, José com 50 anos, Francisca com 46 e vários filhos:

[Mapa de População da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Jaguari – 1767, bairro de Jacareí: José Gomes Ferreira, de 50 anos, casado com Francisca Cardoso, de 46 anos, possui um sítio com casas de parede de mão coberta de palha com seus cultivados, que vive de suas lavouras, tem 2 cavalos e 5 cabeças de vacas / filhos do d.o / Francisco 13 anos / João 12 anos / Antonio 5 anos / Salvador 3 anos / Manoel 2 anos / Florinda 20 anos solteira / Constantina 13 anos solteira / Ana 12 anos solteira / Joana 7 anos / Maria 2 meses] (pesq. Fabricio Gerin)

            José faleceu em Bragança em 28-06-1797.

Faleceu aos 28/06/1797 em Bragança Paulista José Gomes, casado com Francisca Cardoso de Moraes, de 70 anos – não fez testamento por ser pobre (pesq. Fabricio Gerin)

          Dois filhos do casal são citados em SL. 8, 233, 5-2.

 

6- Gertrudes, batizada em Conceição dos Guarulhos aos 08-03-1718.

Batizada aos 08/03/1718 na Conceição dos Guarulhos - Gertrudes, filha de João Gomes e Maria da Fonseca – padrinhos: o Capitão João Gago Paes e Maria Paes) (pesq. Fabricio Gerin).

 

7- Antonio Gomes Ferreira, batizado aos 02-03-1720 na capela de Nossa Senhora da Estrela, com registro na Conceição dos Guarulhos.

Batizado aos 02/03/1720 na capela de Nossa Senhora da Estrela (com registro na Conceição dos Guarulhos: Antonio, filho de João Gomes Ferreira e Maria da Fonseca – padrinhos: José Pompeu e Catarina Cubas (pesq. Fabricio Gerin).

          Casou com Escolastica Nogueira, natural de Mogi das Cruzes, filha de Angela Fernandes Nogueira e seu primeiro marido Bernardo de Chaves, família Miguel Fernandes Nogueira.

          Antonio e Escolastica comparecem no censo de Jaguari de 1767, ele com 62 anos, Escolastica com 55 e vários filhos:

[Mapa de População da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Jaguari – 1767, bairro de Jacareí: Antonio Ferreira, de 62 anos, casado com Escolástica Nogueira, de 55 anos, que possui um sítio com casas de parede com casas de parede de mão cobertas de palha, e mais umas moradas de casas de parede de taipa de pilão cobertas de telha sita na freguesia de São João, o sítio com seus cultivados, e vive de suas lavouras, tem 1 cavalo e 2 cabeças de vaca / filhos do d.o / Antonio 8 anos / Pedro 7 anos / Florinda 15 anos / Joana 4 anos] (pesq. Fabricio Gerin)

          Escolástica faleceu com inventário aberto em 1792 em Atibaia.

[Originais de Silva Leme: 1792 Escolástica Nogueira, filha de Bernardo de Chaves e Angela Nogueira, casada com Antonio Gomes Ferreira, filho de João Gomes Ferreira e Maria Pinto – 1º Manoel Gomes, falecido em 1786 neste, com filhos; 2º José Gomes, casado com Bernarda Ribeiro; 3º Pedro Gomes, casado; 4º João da Silva, casado; 5º Francisco Pinto, casado em 1760 em Atibaia; 6º Inácio da Silva, casado; 7º Joana, casada; 8º Maria, casada com Maximiano Nunes da Silva; 9º Florinda, casada; 10º Antonia, casada em 1760 em Atibaia com Gaspar Vaz de Lima; 11º Florentino Gomes, casado em 1763 em Atibaia] (pesq. Fabricio Gerin).

          Antonio, segunda vez, em Bragança aos 03-02-1792, casou com Maria da Gama, viúva de Manoel Cardoso da Cunha (SL. 8, 297, 5-2)

(Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Bragança Paulista/SP – Livro 2, fls. 46) Antonio Gomes Ferreyra e Maria da Gama. Aos três de fevereyro de mil setecentos e noventa e dous nesta Matris de Jaguari pellas oito horas da manhan, feitas as denunciaçoins sem impedimento com provizão em minha prezensa e das testemunhas Jozé Pedrozo Pinto, e Salvador Gomes da Silva se recebeu em matrimonio Antonio Gomes Ferreyra, viúvo que ficou por falecimento de Escolastica Nogueyra com Maria da Gama viuva que ficou por falecimento de Manoel Cardozo da Cunha do que fis este assento que asignei com as testemunhas. O Vigr.o Jozé Joaq.m da S.a. Jozé Pedrozo Pinto. Salvador Gomes da S.a.

Ambos faleceram em Bragança Paulista em 1796, Maria em 8 de abril com 85 anos e Antonio em 17 de dezembro, com 90 anos declarados:

(Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Bragança Paulista/SP –Maria da Gama. Aos oito de abril de mil e setecentos e noventa e seis sepultou-se a Maria da Gama mulher que foi de Antonio Gomes Ferreira, tinha de idade oitenta e cinco annos recebeu todos os sacramentos, foi amortalhada em abito de franciscano e enterrada dentro desta Matris depois de recomendada, não fes testamento, e para constar fis este assento que assignei. O Vigr.o José Pires de Arruda (pesq. Fabricio Gerin)..

 

(Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Bragança Paulista/SP – Ant.o Gomes. Aos dezasete de dezembro de mil setecentos e noventa e seis sepultou-se dentro desta Matris de Jaguari a Antonio Gomes Ferreira viúvo que ficou de Maria da Gama tinha de idade noventa anos e não recebeu sacramento algum, porque quando morreu estava eu infermo, e também morreu de repente: seu corpo foi amortalhado em abito de franciscano, e foi recomendado: não fes testamento, e para constar fis este assento. O Vigr.o José Pires de Arruda (pesq. Fabricio Gerin).

 

          Antonio e Escolastica tiveram geração de onze filhos descritos em SL. 7, 326, 4-2. Antonio da Silva 7-10, não consta no rol de seus irmãos, nem os dois abaixo, já falecidos:

- Antonio falecido em 25-05-1750.

(Matriz de São João Batista de Atibaia/SP –Ant.o. Aos vinte e sinco dias do mês de mayo de mil e setecentos e sincoenta faleceo da vida prezente hua criança por nome Antonio filho de Antonio Gomes Ferreyra esta enterrado dentro da Igreja Matris desta freguezia de que fis este assento. [assinatura] (pesq. Fabricio Gerin).

- Rosa falecida em 26-10-1752 com 2 anos.

(Matriz de São João Batista de Atibaia/SP –Roza criança. Aos vinte e seis dias do mês de outubro de mil e setecentos e sincoenta e dois faleceo da vida prezente hua criãça por nome Roza de idade de dois annos filha de Antonio Gomes, esta enterrada dentro da Igreja Matriz desta freguezia de que fis este ascento. Antonio Domingues de Sa (pesq. Fabricio Gerin).

7-1 Manoel Gomes Ferreira batizado em Conceição dos Guarulhos em 16-01-1736.

Batizado aos 16/01/1736 na Conceição dos Guarulhos (Manoel, filho de Antonio Gomes Ferreira e Escolástica de Chaves – padrinhos: Manoel de Siqueira Aranha e Catarina Gomes Correia (pesq. Fabricio Gerin).

          Aos 06-10-1755 casou com Rosa de Lima, natural de Atibaia, filha de Antonio de Lima do Prado, natural da cidade de S. Paulo e de Francisca de Siqueira Cardosa, natural de Nazare, neta paterna de Cosme de Lima do Prado e de Mecia da Cunha, naturais de Mogi das Cruzes, neta materna de Inocencio Preto de Oliveira, natural de Nazare e de Izabel de Siqueira Cardosa, natural de Atibaia. Geração em SL. 7, 326, 5-1.

Atibaia, SP aos 06-10-1755 nesta freguesia se receberam Manoel Gomes Ferreira, n. da freg. de N. Sra da Conceição dos Guarulhos, filho de Antonio Gomes Ferreira, nat.da mesma e s/m Escolastica Nogueira, n. de Mogi das Cruzes, neto paterno de Simão Vaz Pinto digo de João Gomes Ferreira e de Maria Pinta, ambos(sic) naturais da dita freguesia de Moagi das Cruzes, e pela materna neto de Bernardo de Cahaves e de Angela Fernandes, ambos naturais da mesma freguesia de Mogi das Cruzes = cc Rosa de Lima, n. desta freguesia, f. de Antonio de Lima do Prado, n. da cidade de S. Paulo e de s/m Francisca de Siqueira Cardosa, n. de Nazare, npaterna de Cosme de Lima do Prado, n. de Mogi das Cruzes e de Mecia da Cunha, n. de Mogi das Cruzes, e pela materna neta de Inocencio Preto de Oliveira, n. de Nazare e de Izabel de Siqueira Cardosa, n. desta freguesia.

7-2 Antonia Gomes, batizada aos 21-06-1738 nos Guarulhos.

Batizada aos 21/06/1738 na Conceição de Guarulhos (Antonia, filha de Antonio Gomes e Escolástica Nogueira – padrinhos: Luís Ferreira de Souza, casado, e Gertrudes da Silva, mulher de João de Souza) (pesq. Fabricio Gerin).

          Em Atibaia aos 06-07-1762 casou com Gaspar Vaz de Lima, natural de Nazaré, filho de Angelo Vaz de Lima, natural da mesma Nazare e de Paula da Silva Franco, natural de Mogi das Cruzes, neto paterno dos falecidos Estevão Vaz de Lima, natural da vila de Santos e de Catarina do Prado, natural de Nazare, neto materno do falecido Manoel Franco e de Apolonia da Silva. Familia “os irmãos Pinheiro”.

Atibaia, SP [Gaspar Vaz de Lima e Antonia Gomes] aos 06-07-1762 nesta freguesia se receberam Gaspar Vaz de Lima, n. freg. Nazare e morador desta, f.l. de Angelo Vaz de Lima, n. da mesma Nazare e de Paula da Silva Franco, n. de Mogi das Cruzes e moradores desta freguesia, np de Estevão Vaz de Lima, n.da vila de Santos e de s/m Catarina do Prado, n. de Nazare donde ambos, já defuntos, foram moradores, e por parte materna neto de Manoel Franco e de s/m Apolonia da Silva, aquele já defunto, ambos [não tem a continuação, falta a pagina]

Entre os filhos do casal, nascidos em Atibaia:

7-2-1 Joana Buena aos 17-02-1784 casou com Manoel Soares Nunes, filho de Manoel de Sá, ambos naturais de Atibaia, e de Josefa Maria, natural de Carijós, neto paterno de Antonio Lopes, natural da cidade do Porto e de Izabel Vieira natural de . Paulo, neto materno de Boaventura Simões natural da cidade de Braga e de Rosa Maria, natural de Mogi das Cruzes.

Atibaia, SP aos 17-02-1784 e test. Jose Felix Cintra e João de Godoy Moreira se receberam Manoel Soares Nunes, n.e fregues desta vila , f.l. de Manoel de Sa n. desta vila e de Josefa Maria n. do arraial dos Carijos, npaterno de Antonio Lopes n. da cidade do Porto e Izabel Vieira n. da cidade de S. Paulo, e pela materna neto de Boaventura Simões n. da cidade de Braga e Rosa Maria n. de Mogi das Cruzes = cc Joana Buena, n. e freguesa desta vila, f.l. de Gaspar Vaz, n. de Nazare e Antonia Gomes, n. da Conceição dos Guarulhos, np de Angelo Vaz n. de Nazare e Paula Franca de Mogi das Cruzes, nmatena de Antonio Gomes e Escolastica Nogueira, nts da Conceição dos Guarulhos.

7-2-2 Angela Nogueira aos 21-11-1790 casou com Manoel Gonçalves da Silva, filho de João Martins da Costa, natural de Lisboa e de

Atibaia, SP aos 21-11-1790 nesta matriz e testemunhas o Cap. Jose Antonio e o Cap. Francisco Xavier de Oliveira se receberam Manoel Gonçalves da Silva, n. da freguesia da Sé de Angra, f.l. de João Martins da Costa, n. de Lisboa e de Luzia de Freitas, natural de Angra, ignoram-se os avos paternos, neto materno de Manoel de Oliveira e s/m Maria Teodora, nts da mesma ilha = cc Angela Nogueira, n. desta vila, f. de Gaspar Vaz n. de Nazare e de s/m Antonia Gomes, n. da Conceição dos Guarulho, np de Angelo Vaz n. de Nazare e de s/m Paula Franca n. de Mogi das Cruzes, nmaterna de Antonio Gomes e s/m Escolastica Nogueira, nts da Conceição dos Guarulhos. A contraente e seus pais do bairro do Mato Dentro.

7-3 Francisco Pinto Ferreira (ou Gomes Pinto), batizado em Atibaia em 22-04-1742.

Francisco. Batizado aos 22/04/1742 em Atibaia (Francisco, f. de Antonio Gomes Ferreira e Escolástica Nogueira – padrinhos: Luís Nunes e Isabel Ribeiro, mulher de Bernardo Mendes, todos moradores nesta freguesia) (pesq. Fabricio Gerin).

          Segundo SL. 7, 327, 5-5 Francisco Gomes Pinto casou em 1760 em Atibaia com Ana Maria filha de Justo Domingues Maciel e de Maria da Cunha

          Francisco e Ana Maria de Jesus comparecem no censo de Jaguari de 1767, ele com 24 anos, Ana Maria com 19 e uma filha.

[Mapa de População da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Jaguari – 1767, bairro de Jacareí: Francisco Pinto Ferreira, de 24 anos, casado com Ana Maria de Jesus, de 19 anos, que possui um sítio de casas de palha de paredes de mão com seus cultivados, que vive de suas lavouras, que possui 1 vaca e 1 égua – é soldado auxiliar de pé da freguesia de São João / filha / Joana 2 anos e 5 meses] (pesq. Fabricio Gerin).

Ana Maria faleceu em Bragança aos 13-09-1797, com 40 anos declarados.

Faleceu aos 13/09/1797 em Bragança Paulista (Ana Maria de Jesus, mulher que foi de Francisco Gomes Pinto, de 40 anos – não fez testamento por ser pobre) (pesq. Fabricio Gerin).

 

7-4 Maria, batizada em Atibaia aos 22-01-1743. Citada em SL. 7, 327, 5-8 como casada com Maximiano Nunes da Silva.

Batizada aos 22/01/1741 em Atibaia (Maria, f. de Antonio Gomes e Escolástica Fernandes – padrinhos: Justo Maciel Domingues e Isabel de Siqueira, mulher de Inocêncio Preto, todos moradores nesta freguesia) (pesq. Fabricio Gerin)..

          Maria Gomes Nogueira casou com João Leme do Prado (João Pereira Leme), filho de José Pereira de Alvarenga, natural de Atibaia e de Ana Maria do Prado, natural de Jundiai. João Leme do Prado não consta no rol de seus irmãos, aportes à GP: José Pereira de Alvarenga - SL. III, 291, 4-2.

João e Maria comparecem no censo de Jaguari de 1776 ele com 50 anos, Maria com 37, com vários filhos, entre eles

[Mapa de População da freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Jaguari, bairro de Jacareí, 1776: João Pereira Leme, de 50 anos / Maria Gomes Nogueira, de 37 anos / filhos: Ana, de 14 anos; Joaquim, de 12 anos; Bento, de 11 anos; Clara, de 9 anos] (pesq. Fabricio Gerin).

7-4-1 Bento batizado em Bragança aos 19-10-1766.

[aos 19/10/1766 foi batizado em Bragança Paulista: Bento, f.l. de João Leme do Prado, da vila de Jundiaí natural, e de sua mulher, natural de São João de Atibaia; n.p. de José Pereira de Alvarenga, natural de São João de Atibaia, e Ana Maria do Prado, natural de Jundiaí; n.m. de Antonio Gomes Ferreira e Escolástica Nogueira de Chaves, naturais da vila de Mogi das Cruzes – padrinhos: Manoel de Siqueira Barbosa e Francisca Xavier de Jesus, mulher de João Moreira de Godoy] (pesq. Fabricio Gerin).

7-5 Florentino Vaz (ou Florentino Gomes Ferreira), natural de Atibaia. Aos 13-02-1763 casou com Clara Lopes de Medeiros, natural de Nazare, filha dos falecidos João Lopes de Medeiros, natural de Nazare e Luzia Correa, natural de S. Paulo.

Atibaia, SP aos 13-02-1763 nesta matriz Florentino Vaz, n. desta freguesia, f.l. de Antonio Gomes Ferreira e Escolastica Nogueira, nts da vila de Mogi das Cruzes e moradores desta freguesia = cc Clara de Medeiros, n. da freg. de Nazare e moradora nesta, f.l. de João Lopes de Medeiros, n. de Nazare e Luzia Correa, n. de S. Paulo, ambos já defuntos. Test.: Antonio Gonçalves da Cunha e João Gomes Cardoso, ambos casados.

Comparecem no censo de Jaguari de 1767 com dois filhos.

[Mapa de População da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Jaguari – 1767, bairro de Jacareí: Florentino Gomes Ferreira, de 24 anos, casado com Clara de Medeiros, de 26 anos, que possui um sítio de casas de parede de mão cobertas de palha, que vive de suas lavouras, e que tem 1 égua / filhos do d.o / José 3 anos / Bento 3 meses] (pesq. Fabricio Gerin).

          Antonio faleceu aos 14-01-1810 no bairro de Jacareí, em Bragança Paulista e Clara em Atibaia aos 15-01-1821:

(Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Bragança Paulista/SP – Livro 2, fls. 18) Florentino Gomes Ferreira. Aos quatorze de janeiro de mil oitocentos e des, no Bairro de Jacarehy desta Villa de Bragança com todos os sacramentos de moléstia interna, faleceu da vida prezente Florentino Gomes Ferreira de idade de setenta annos, natural de Atibaia, era cazado com Clara Lopes de Medeiros, minha freguês: foi involto em habito franciscano por mim recomendado, e sepultado dentro desta Matrix; não fes testamento, de que fis este termo. O Vigr.o Ign.co J.e da Ann.çam Cintra (pesq. Fabricio Gerin).

 

(Matriz de São João Batista de Atibaia/SP – Livro 4, fls. 48) Clara Lopes de Medeiros. Aos quinze de janeiro de mil oitocentos e vinte hum falleceo de sofocaçam Clara Lopes de Medeiros viuva do fallecido Florentino Gomes Ferreira, natural de Sam Miguel, e fregueza desta Villa, com todos os sacramentos, de idade de oitenta annos e do Bairro do Matto Dentro: foi seo corpo amortalhado em pano branco, acompanhado por mim, e da Irmandade do Santissimo Sacramento, e no seo esquife conduzido, e se cantaram dois mementos hum em caza, e outro na Matriz, recomendado, e jaz dentro da Matriz em sepultura da fabrica. O Vigario Coadj.tor Camillo Jozé de Moraes Lellis (pesq. Fabricio Gerin).

 

Geração de sete filhos citada em SL. 2, 29, 6-2, entre eles:

7-5-1 Bento Gomes aos 08-01-1788 casou com Maria Vaz, natural de Atibaia, filha de Domingos Vaz de Lima e Mariana Pinta naturais de Nazare, neta paterna de Manoel Vaz de Lima e Luzia Pedrosa naturais de Nazare, neta materna de João Pinto Guedes e  Sebastiana do Prado naturais de Nazare - família “Pinto Guedes” Cap. 3º, § 7º.

Atibaia, SP [Bento Gomes e Maria Vaz] aos 08-01-1788 nesta matriz e testemunhas Jose Felix Cintra, solteiro fregues desta vila e Francisco Pinto, casado e fregues de Jaguari. Bento Gomes, natural de Jaguari, f.l. Florentino Gomes e Clara Lopes de Medeiros naturais de Nazare neto paterno de Antonio Gomes e s/m Escolastica Nogueira naturais de Mogi das Cruzes, neto materno de João Lopes de Medeiros e s/m Luzia Correa Paes naturais de S. Paulo = cc Maria Vaz natural e freguesa desta vila, f.l. Domingos Vaz de Lima e Mariana Pinta naturais de Nazare, neta paterna de Manoel Vaz de Lima e s/m Luzia Pedrosa naturais de Nazare, neta materna de João Pinto Guedes e s/m Sebastiana do Prado naturais de Nazare

7-5-2 Isabel Pinto casou aos 13-01-1795 com José Vaz de Lima, filho de Domingos Vaz de Lima e Mariana do Prado de Siqueira. Geração na família “Pinto Guedes” Cap. 3º, § 7º.

 

7-6 Inácio da Silva, casado (SL. 7, 327, 5-6)

 

7-7 José Gomes Nogueira, gemeo de João, batizados em 04-11-1747 em Atibaia.

Batizado aos 04/11/1747 em Atibaia (José e João, gêmeos, filhos de Antonio Gomes Ferreira e Escolástica Nogueira de Chaves – padrinhos: de José, Francisco Gomes Ferreira, casado, e Angela Fernandes Nogueira, casada, e de João, Manoel de Siqueira Barbosa, casado, e Isabel de Siqueira, casada) (pesq. Fabricio Gerin).

          Casou em primeiras núpcias aos 20-05-1765 em Bragança Paulista, com Bernarda Ribeiro, natural de Atibaia, filha de Alberto Ribeiro Martins e Domingas Nunes, naturais da Parnaiba, neta paterna de Anastacio Ribeiro de Amaral e de Parnaiba e de Maria Martins, ambos da Parnaiba, neta materna de João Nunes Serrano natural de Iguape e de Joana Machada de Souza natural de Mogy das Cruzes - família “João Gonçalves Alentado”.

 (Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Bragança Paulista/SP – Livro 1, fls. 3v) Jozeph Gomes Nog.ra e Bernarda Rib.ra. Aos vinte dias do mês de mayo de mil e settecentos e secenta e sinco, nesta freguezia, e Igreja Matrix de Nossa Senhora da Conceyção de Jaguary, precedendo as denunciaçoins na forma do Sagrado Concil: Trid: e Constit: do Bispado, e sem constar de empedimento algum por virtude de hua provizão do Muito Reverendo Senhor Doutor Manoel de Jesus Pereyra Chantre da Sé Cathedral, e Vigario Capitular do Bispado da cidade de Sam Paulo, o qual me foi aprezentado e fica em meu poder, sendo prezente eu Hyeronimo de Camargo Bueno parocho desta freguezia, se receberão por palavras de prezente por marido e mulher na forma da Santa Madre Igreja de Roma Jozeph Gomes Nogueira da freguezia de São João de Atibaya, filho legitimo de Antonio Gomes Ferreyra natural da freguezia da Conceyção dos Guarulhos e de sua mulher Escolastica Nogueira natural de Mogy das Cruzes, neto por parte paterno de João Gomes Ferreyra frausteiro e de sua mulher Maria Pinta nactural da Conceyção dos Guarulhos, com Bernarda Rybeyra natural de São João de Atibaya, filha legitima de Alberto Rybeyro Martins natural de Parnahiba, e de sua mulher Domingas Nunes natural de Mogy das Cruzes, neta por parte paterno de Anastacio Rybeyro de Amaral de Parnahiba, e de sua mulher Martins tãobem de Pernahiba, e por parte materna de João Nunes Serrano natural de Iguape e de sua mulher Joanna Machada de Souza natural de Mogy das Cruzes; acharão se prezentes as testemunhas Manoel Nunes solteyro e João Domingues Maciel moradores desta freguezia, os quais tãobem commigo aqui se assignarão, e lhes dei as bençoins matrimoniais; e para constar fis este assento era ut supra. O Vigr.o Hyeronimo de Camargo Bueno. M.el Nunes. João Domingues Maciel (pesq. Fabricio Gerin).

O casal comparece no censo de Jaguari de 1767, José com 25 anos, Bernarda com 22 e a filha Rosa de um ano:

 [Mapa de População da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Jaguari – 1767, bairro de Jacareí: José Nogueira, de 25 anos, casado com Bernarda Ribeiro, de 22 anos, que possui umas casas de parede de mão cobertas de palha com seus cultivados, tem 3 cabeças de éguas, e vive de suas lavouras / filha / Rosa 1 ano] (pesq. Fabricio Gerin).

          Viúvo, aos 17-06-1768 em Bragança Paulista José casou segunda vez com Margarida Barbosa, natural de Atibaia, filha de Bento Ribeiro da Cunha e de Izabel Barboza, neta paterna de Domingos Ribeiro e Escolastica Maciel.

(Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Bragança Paulista/SP – Livro 1, fls. 220) Joze Nogueira com Margarida Barboza. Aos dezasete de junho de mil e setecentos e oitenta e oito nesta Matriz de Jaguary as des horas da minha em minha prezença e das testemunhas Joze Teixeira das Neves e Joze Pais da Silva, com provizão do Muito Reverendo Senhor Provizor Luis Teixeira Leitão sem impedimento algu se cazarão e receberão em matrimonio Joze Nogueira, viúvo que ficou de Bernarda Ribeira, morador desta freguezia, com Margarida Barboza natural da vila da Atibaia, filha legitima de Bento Ribeiro da Cunha e de Izabel Barboza, neta paterna de Domingos Ribeiro e Escolastica Maciel, desta freguezia, e materna de ... e logo receberão as bençoens do Ritual Romano. Joze de Medeiros Pereira. Joze Teyx.ra das Neves. Joze Paes da Silva (pesq. Fabricio Gerin).

José e Bernarda tiveram, pelo menos:

7-7-1 Rosa, batizada em Bragança em 08-06-1766.

[aos 08/06/1766 foi batizada em Bragança Paulista: Rosa, f.l. de José Nogueira e Bernarda Ribeiro, naturais de São João de Atibaia; n.p. de Antonio Gomes Ferreira e Escolástica Nogueira, naturais de Mogi das Cruzes; n.m. de Alberto Ribeiro, natural de Parnaíba, e Domingas Nunes, natural de Mogi das Cruzes – padrinhos: Antonio Luís Só, solteiro, e Maria Gomes Nogueira, mulher de Florentino Paes] (pesq. Fabricio Gerin).

 

7-8 João da Silva Pinto, gemeo de José supra, batizados em 04-11-1747 em Atibaia.

Batizado aos 04/11/1747 em Atibaia (José e João, gêmeos, filhos de Antonio Gomes Ferreira e Escolástica Nogueira de Chaves – padrinhos: de José, Francisco Gomes Ferreira, casado, e Angela Fernandes Nogueira, casada, e de João, Manoel de Siqueira Barbosa, casado, e Isabel de Siqueira, casada) (pesq. Fabricio Gerin).

          Casou em primeiras núpcias, com provisão, aos 01-07-1766 em Nossa Senhora da Conceição do Jaguari (hoje Bragança Paulista), com Ana de Lima de Siqueira, filha de Antonio de Lima do Prado e Francisca de Siqueira Cardoso, neta paterna de Cosme de Lima do Prado e Mecia da Cunha, neta materna de Inocencio Preto de Oliveira e Izabel de Siqueira. Ana não consta no rola de seus irmãos em SL. 8, 311, 5-7

(ACMSP, Processo Matrimonial 5-6-737 João da Silva e Ana de Lima de Siqueira, 1766: Diz João da Silva, morador da freguesia de Nossa Senhora da Conceição, que ele suplicante está contratado para casar com Ana de Lima, moradora da mesma freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Jaguari

– Quer casar João da Silva, f.l. de Antonio Gomes Ferreira e Escolástica Nogueira, com Ana de Lima de Siqueira, f.l. de Antonio de Lima de Siqueira e Francisca de Lima Cardoso, ambos os contraentes naturais desta freguesia de São João de Atibaia, e fregueses da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Jaguari

- 04/11/1747 (Atibaia): José e João, gêmeos, filhos de Antonio Gomes Ferreira e Escolástica Nogueira de Chaves – padrinhos: de José, Francisco Gomes Ferreira, casado, e Angela Fernandes Nogueira, casada, e de João, Manoel de Siqueira Barbosa, casado, e Isabel de Siqueira, casada

– Quer casar João da Silva, f.l. de Antonio Gomes Ferreira e Escolástica Nogueira, com Ana de Lima e Siqueira, f.l. de Antonio de Lima e Siqueira e Francisca de Siqueira Cardoso, ambos os contraentes naturais da freguesia de São João de Atibaia, e fregueses desta freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Jaguari – Autos de justificação de batismo a favor de Ana de Lima de Siqueira.

 – Diz Ana de Lima de Siqueira, natural da freguesia de São João de Atibaia, e moradora na de Jaguari, que a suplicante se acha contratada para casar com João da Silva, da mesma freguesia, e fazendo-se denunciar em São João de Atibaia, nos livros de batismo se não acha assento de seu batismo, por não haver feito assento, e porque tem pessoas com quem pode justificar o batismo, pessoas moradoras da mesma freguesia de Jaguari, entre as quais é principal testemunha Isabel de Siqueira, madrinha da suplicante, a qual por ser viúva, de maior idade que passa de 70 anos, incapacitada para poder vir a esta cidade

– Termo de juramento (12/06/1766, freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Jaguari): 1ª tt Isabel de Siqueira, viúva, natural da freguesia de São João de Atibaia, e moradora nesta freguesia de Jaguari, que vive de sua lavoura, de 70 anos, avó da justificante: conhecia muito bem a justificante Ana de Lima de Siqueira ser filha de Antonio de Lima de Siqueira ser nascida em São João de Atibaia e batizada pelo Reverendo Padre Antonio Domingues de Sá, que então era vigário na dita freguesia, e foram seus padrinhos ela testemunha, em adjunto com Cosme de Lima, já defunto, e haverão 14 anos

– 2ª tt. Luís Nunes Serrano, natural da vila de Mogi das Cruzes, e morador desta freguesia de Jaguari, homem solteiro, que vive de sua lavoura, de 53 anos

– 3ª tt. Salvador de Pontes, natural de Nossa Senhora da Conceição dos Guarulhos, e morador nesta de Jaguari, homem casado, que vive de suas lavouras, de 28 anos).

 

(Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Bragança Paulista/SP – Livro 1, fls. 12v) João da S.a e Anna de Lima. Ao primeyro dia do mês de julho de mil setecentos secenta e seis nesta Igreja e freguesia Matris de Nossa Senhora da Conceyção de Jaguary, precedendo as denunciasoens na forma do Sagrado Concil. Trid. e Constituição do Bispado sem impedimento algum por virtude de hua provizão do Muito Reverendissimo Senhor Doutor Manoel Jozeph Vas Conego Penitenciario e Vigario Capitular do Bispado de São Paulo pasada aos vinte e hu de junho pretérito do dito anno, a qual me foi aprezentada e fica em meu poder sendo eu prezente Hyeronimo de Camargo Bueno parocho desta freguezia, se receberão por palavras de prezente por marido e mulher na forma da Santa Madre Igreja João da Silva Pinto morador desta freguezia natural de São João de Atibaya filho legitimo de Antonio Gomes Ferreyra e de sua mulher Escolastica Nogueyra de Xaves naturais de Mogy das Cruzes, neto paterno de João Gomes Ferreyra natural de Lisboa, e de sua mulher Maria Pinta de Xaves natural de Mogy das Cruzes, neto materno de Bernardo de Xaves e de sua mulher Angela Fernandes naturais de Mogy das Cruzes com Anna de Lima e Siqueyra moradora desta freguezia, e natural de São João de Atibaya, filha legitima de Antonio de Lima do Prado natural de São Paulo, e de sua mulher Francisca de Siqueyra natural de Nazaret, neta paterno de Cosme de Lima do Prado, e de sua mulher Mecia da Cunha naturais de Mogy das Cruzes, neta materno de Ignacio Pretto de Oliveyra natural de Nazareth, e de sua mulher Izabel de Sequeyra natural de São João de Atibaya: acharão-se prezentes as ttestemunhas Manoel de Sequeyra Barboza, e Antonio Luisa Sá todos desta freguezia, os quais juntos commigo se asignarão e lhes dey as bensoins matrimoniais, e para cosntar fis este termo, era ut supra. O Vigr.o Hyeronimo de Camargo Bueno. Manoel de Syq.ra Barboza. Ant.o Luis Sá (pesq. Fabricio Gerin).

Ana de Lima faleceu aos 23-07-1776 em Bragança Paulista :

(Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Bragança Paulista/SP – Livro 1, fls. 14v) Anna de Lima. Aos vinte e três dias do mês de julho de mil e settecentos e settenta e seis annos nesta freguezia de Nossa Senhora da Conceyção de Jaguary, falesceo da vida prezente Anna de Lima natural da Villa de São João de Atibaya de idade de vinte e quatro annos pouco mais ou menos, molher de João da Silva Pinto com os sacramentos da penitencia e extrema unção e não tomou o da eucharistia pella moléstia ... seo corpo foy amortalhado ... lenssol recomendado por mim e acompanhado com a cruz da fabrica e enterrado no pátio desta Igreja Matris. Do que para constar fis este ascento. O Vigr.o Jozeph da Silva Rib.ro (pesq. Fabricio Gerin).

Segunda vez aos 03-02-1777, com provisão, João casou com Maria Rodrigues de Lima, natural de Atibaia, filha de João Lisboa de Lima, natural de Atibaia e Joana Ribeiro, natural de Mogi das Cruzes, neta paterna de Estevão Ribeiro da Costa (ou de Alvarenga) e Maria Rodrigues de Lima, neta materna de Alberto Ribeiro Martins e Domingas Nunes Serrano - família “João Gonçalves Alentado”.

 (ACMSP, Processo Matrimonial 5-51-1247, João da Silva Pinto e Maria Rodriguse de Lima, 1777: Diz João da Silva Pinto, viúvo que ficou por falecimento de Ana de Lima, que ele suplicante se acha contratado para casar com Maria Rodrigues de Lima, natural da vila de São João de Atibaia, e ambos fregueses na freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Jaguari, não constou impedimento algum – Diz Maria Rodrigues de Lima, do termo da vila de São João de Atibaia, f.l. de João Lisboa de Lima e Joana Ribeiro, pede o teor do assento do seu batismo – 24/05/1761 (Atibaia): Maria, f. de João Lisboa de Lima e Joana Ribeiro de Lima, naturais desta freguesia – padrinhos: Estevão Ribeiro da Costa e Maria Rodrigues de Lima – Com o favor de Deus quer casar João da Silva Pinto, viúvo de Ana de Lima, com Maria Rodrigues de Lima, f.l. de João Lisboa de Lima e Joana Ribeiro, natural e batizada na vila de São João de Atibaia, ambos os contraentes moradores e fregueses desta de Nossa Senhora da Conceição de Jaguari – 23/07/1776 (Bragança): fal. Ana de Lima, natural da freguesia de São João de Atibaia, de 24 anos, mulher de João da Silva Pinto – seu corpo foi enterrado no pátio desta Igreja Matriz) (pesq. Fabricio Gerin).

 

(Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Bragança Paulista/SP – Livro 1, fls. 84) João da S.a Pinto e M.a Rodrigues de Lima. Aos três dias do mês de fevereiro de mil e setesentos e setenta e sete annos, nesta Matris de Nossa Senhora da Conceição de Jagoari, pelas três horas da tarde, precedendo as deligencias do estillo, não resultando impedimento algum com provizão do Reverendissimo Senhor Doutor Vigario Geral Gaspar de Souza Leal com minha prezensa, e das testemunhas o Guarda mor Jorge de Almeida Lara Geraldo Fernandes Nogueira ambos casados e freguezes desta dita freguezia de Jagoari se cazarão por palavras de prezente por marido e mulher João da Silva Pinto natural de Sam João, e freguês desta freguezia viúvo que ficou de Anna de Lima, e Maria Rodrigues de Lima natural da villa de Sam João de Atibaia e freguês desta dita freguezia filha de João Lisboa de Lima e de sua mulher Joana Ribeira esta natural de Mogi das Cruzes, e aquele da dita villa de Atibaia. A contraente he neta por parte paterna de Estevão Ribeiro da Costa, e de Maria Rodrigues de Lima esta natural de Sam Vicente e aquele de Sam João de Atibaia, e por parte materna de Alberto Ribeiro Martins, e de Domingas Nunes esta natural de Mogi das Cruzes, e aquele da villa de Parnahiba, e logo no mesmo dia receberão as bençoens de que fis este asento que asinei com as ditas testemunhas asima declaradas. O Vigr.o Bern.do de S. Payo Barros. Jorge de Alm.da Lara. Geraldo Frz. Nog.ra (pesq. Fabricio Gerin).

 

7-9 Florinda Gomes de Siqueira, batizada em Atibaia aos 08-11-1749. Em Bragança Paulista aos 20-09-1768 com provisão, casou com Bento Lopes de Siqueira, batizado em Atibaia em 08-11-1744, filho de Francisco Lopes de Medeiros e Rosa de Souza Silva. Bento não consta no rol de seus irmãos em SL. 2, 28, 5-2.

(ACMSP, Processo Matrimonial 5-14-814 Bento Lopes de Siqueira e Florinda Gomes, 1768: Dizem Bento Lopes de Siqueira e Florinda Gomes que eles se acham justos e contratados, e fazendo-se denunciar se mostram sem impedimento algum, como consta das certidões juntas, e somente o Reverendo Pároco da freguesia de São João de Atibaia declara ter o contraente ido para as minas de Goiases, o que é certo, porém foi tão somente levar carregação para as ditas minas, e chegando às ditas minas, entregando a dita carregação, logo voltou para a sua freguesia

– Quer casar Bento Lopes de Siqueira, f.l. de Francisco Lopes de Medeiros e Rosa de Souza e Silva, morador e natural da freguesia de São João de Atibaia, com Florinda Gomes, f.l. de Antonio Gomes Ferreira e Escolástica Nogueira, natural de São João de Atibaia, e freguesa desta freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Jaguari – Quer casar Bento Lopes de Siqueira, f.l. de Francisco Lopes de Medeiros e Rosa de Souza da Silva, já defunta, com Florinda Gomes, f.l. de Antonio Gomes Ferreira e Escolástica Nogueira, ambos os contraentes naturais desta freguesia de São João de Atibaia, a contraente freguesa na freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Jaguari

– 08/11/1744 (Atibaia): Bento, filho de Francisco Lopes e Rosa de Souza – padrinhos: Francisco Pinheiro Graces e Escolástica Correia

– 08/11/1749 (Atibaia): Florinda, filha de Antonio Gomes Ferreira, natural da freguesia da Conceição, e Escolástica Nogueira de Chaves, natural da vila de Mogi; n.p. de João Gomes Ferreira, cuja naturalidade se ignora, e Angela Fernandes, natural de Mogi de Santana; n.m. de Bernardo de Chaves e Angela Fernandes, naturais da dita vila de Mogi – declaro que por erro de quem deu ... pus aqui por mãe de Antonio Gomes, Angela Fernandes, a qual é sua madrasta, que sua mãe primeira de João Gomes se chama Maria Pinto, natural da dita vila de Mogi – padrinhos: Manoel de Siqueira Barbosa e sua mulher Florinda Ribeiro do Passo

– o contraente andou para as partes das minas de Goiases – Depoimento do contraente: disse que se chamava Bento Lopes, e que era f.l. de Francisco Lopes de Medeiros e Rosa de Souza, e que é natural da freguesia de São João de Atibaia, de 24 anos, e que somente saíra da sua freguesia em uma viagem que fizera para as minas de Goiases, por camarada de tropa, sem demora alguma, pois chegara e voltara, que fora da sua naturalidade não assistira em outra alguma freguesia por tempo de 4 meses) (pesq. Fabricio Gerin).

 

(Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Bragança Paulista/SP – Livro 1, fls. 21v) Bento Lopes e Florinda Gomes. Aos vinte dias do mês de septembro de mil, setecentos secenta e oito annos, nesta Matris, precedendo as denunciasoens na forma do Sagrado Concilio Tridentino e Constituição do Bispado, sem se descubrir impedimento algum, em virtude de provizam do Muyto Reverendissimo Vigario Capitular, Senhor Doutor Manoel Jozeph Vas, que fica em meu poder, passada aos treze de septembro do dito anno: em minha prezença e das testemunhas Raphael Rodrigues Sanches viúvo, morador na Villa de Sanctos, e Francisco Xavier de Siqueyra cazado de Sam Joam de Atibaya abaicho assignadas: se receberam in facie Ecclesie de tarde Bento Lopes de Siqueyra natural e freguez de Sam Joam de Atybaya, filho de Francisco Lopes de Medeyros, e de sua mulher Roza de Souza Sylva e não conhecem seus avós; com Florinda Gomes desta parochia filha de Antonio Gomes Ferreyra, e de sua mulher Escholastica Nogueyra também não dam noticias dos avos, e logo lhes dei as bençoens nupsiaes na forma do Rittual Romano, e para constar fiz este assento. E para constar fiz este assento, os pais dos contrahentes são naturaes de São João de Atybaya. O Vigr.o Fran.co Pedrozo de Alm.da. Fran.co X.er de Syq.ra. Rafael Roiz Sanches (pesq. Fabricio Gerin).

Florinda faleceu aos 03-02-1810 no bairro de Camanducaia, em Bragança Paulista.

(Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Bragança Paulista/SP – Livro 2, fls. 18v) Florinda Gomes de Siqueira. Aos trez de fevereiro de mil oitocentos e des no Bairro de Camandaocaia desta Villa de Bragança faleceo da vida prezente com os sacramentos da penitencia e extrema unção de moléstia incógnita Florinda Gomes de Siqueira, natural e freguês desta Matrix de idade secenta annos, era cazada com Bento Lopes de Siqueira, meo freguês: foi seo corpo involto em pano branco, por mim recomendado, e sepultado dentro desta Matrix, não tinha de que testar. O Vigr.o Ign.co J.e da Ann.çam Cintra (pesq. Fabricio Gerin).

 

7-10 Antonio da Silva, batizado em Atibaia aos 20-08-1752. Não consta no rol de seus irmãos na GP.

Ataibaia, SP aos 20-08-1752 bat a Antonio, f. de Antonio Gomes e de s/m Escolastica Fernandes; foram padrinhos Inocencio Preto de Oliveira e s/m Izabel de Siqueira, todos desta freguesia e moradores em Jacarei.

          Em Bragança Paulista aos 22-09-1772, Antonio casou com Josefa Cardoso, filha de Sebastião Preto de Oliveira e Maria Madalena de Jesus, casados em 26-03-1744, neta paterrna de Inocencio Preto de Oliveira e de Izabel de Siqueira, naturais da de Nazareth, neta materna de Francisco Leme da Silva e de Felipa da Cunha (ou Cardoso) naturais de Mogi das Cruzes (SL. 8, 307, 6-7).

SL. 8, 305, 5-3 Sebastião Preto de Oliveira, f.º de 4-1 de pág. 289, casou-se em 1744 em Atibaia com Maria Magdalena da Cunha f.º de Francisco Leme e de Felippa Cardoso, de Mogi das Cruzes; era Sebastião Preto já falecido em 1787, quando foi inventariada sua mãe Izabel de Siqueira, e teve 10 f.ºs:

(Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Bragança Paulista/SP – Livro 1, fls. 45) Ant.o P.to com Jozepha Cardoza. Aos vinte e dous dias do mez de septembro de mil settecentos e settenta e dous annos, nesta Matris de Nossa Senhora da Conceissão de Jaguary, feitas as denunciaçoens na forma do Sagrado Concillio Tridentino, e Constituissão do Bispado sem lhes resultar impedimento algum e com provizão do Muito Reverendo Senhor Doutor Antonio de Tolledo Lara Governador deste Bispado de São Paulo pelo Ilustrissimo e Reverendissimo Senhor Dom Frey Manoel da Ressurreissão Bispo do mesmo, a qual fica em meu poder, se receberão solemnemente as três horas da tarde pouco mais ou menos, com palavras de prezente in facie Ecclesie Antonio Pinto filho legitimo de Antonio Gomes Ferreira e de sua mulher Escholastica Nogueira, com Jozepha Cardoza filha legitima de Sebastião Preto de Oliveira, e de sua mulher Maria Magdalena de Jesus, ambos naturais da Villa de São João de Atibaya e freguezes e moradores desta freguezia, neto o contrahente por parte paterna de João Gomes Ferreira natural de Portugal de cujo lugar do nome não derão noticias, e de sua mulher Maria Pinta natural da Villa de Mogy das Cruzes, e por parte materna de Januario Dias, natural da Villa de Mogy das Cruzes, e de Joanna de Lima sua mulher natural da cidade de São Paulo, neta a contrahente por parte paterna de Innocencio Preto de Oliveira natural da freguezia de Nazareth, e de sua mulher Izabel de Siqueira natural da mesma freguezia, e por parte materna de Francisco Leme da Silva e de sua mulher Philipa da Cunha ambos naturais da Villa de Mogy das Cruzes: perante a mim, e das testemunhas Jozeph de Oliveira Preto natural da Villa de São João de Atibaya cazado com Maria de Jesus e Marcelino da Gama Preto natural da mesma Villa cazado com Catharina Ribeira da Costa freguezes e moradores desta freguezia, e todos se assignarão commigo, e logo lhes dey as bençoens nuptiaes conforme o Ritual Romano com todas as ceremonias de que uza a Igreja de que tudo para constar fis este assento que assigney com as testemunhas supra mencionadas. O Vigr.o João Tx.ra da Cruz. Joze de Olyv.ra Preto. Marcellino da Gama Pretto (pesq. Fabricio Gerin).

Nota: erro na declaração dos avós maternos do contraente.

 

Atibaia, SP aos 26-03-1744 nesta igreja de S.João de Atibaia Sebastião Preto de Oliveira, f. de Inocencio Preto de Oliveira e de s/m Isabel de Siqueira, nts da freg.de Nazare = cc Maria Madalena de Jesus, n. da vila de Mogi de Santa Ana das Cruzes e todos moradores nesta freguesia, e testemunhas Baltazar de Lemos e moraes e Monal Pereira de Andrade.

 

          Pais de:

7-10-1 Maria Cardoso aos 11-07-1792 casou com José Vaz de Lima, natural de Nazaré, filho de Antonio Vaz de Lima e Escolástica Pinto, família “Pinto Guedes” Cap. 3º § 7º.

Aos 11/07/1792 em Bragança Paulista, José Vaz de Lima, natural e batizado na freguesia de Nazaré, f.l. de Antonio Vaz de Lima e Escolástica Pinto; n.p. de José Vaz de Lima e Sebastiana do Prado, naturais de Nazaré; n.m. de João Pinto Guedes - não souberam dizer mais - com Maria Cardoso, natural e batizada nesta freguesia, f.l. de Antonio da Silva e Josefa Cardoso; n.p. de Antonio Gomes Ferreira, natural de Mogi das Cruzes, e Escolástica Nogueira, natural da mesma, n.m. de Sebastião Preto de Oliveira e Maria Madalena de Jesus, naturais da vila de Atibaia (pesq.Fabricio Gerin).

Obs. Sebastiana do Prado é avó materna do contraente.

7-11 Pedro Vaz Pinto batizado em Atibaia aos 08-09-1754.

Batizado aos 08/09/1754 em Atibaia (Pedro, filho de Antonio Gomes Ferreira e Escolástica Nogueira de Chaves – padrinhos: Manoel de Siqueira Barbosa e sua mulher Florinda Ribeiro do Passo) (pesq. Fabricio Gerin).

          Em Atibaia aos 05-09-1775 casou com Maria Rodrigues de Lima, natural de Atibaia, filha de de Francisco Lopes de Medeiros, natural de Nazaré, e Isabel de Lima Ribeiro, natural de Atibaia, neta paterna de Gaspar Lopes de Medeiros e Josefa Pires, naturais da dita Nazaré, neta materna de Estevão Ribeiro da Costa (ou de Alvarenga), natural da freguesia de Nazaré e Maria Rodrigues de Lima, natural de São Vicente.

Aos 05/09/1775 em Atibaia (Pedro Vaz Pinto, natural desta vila e morador na freguesia de Jaguari, filho de Antonio Gomes Ferreira e Escolástica Nogueira, naturais da vila de Mogi das Cruzes, n.p. de João Gomes, europeu cuja terra com individuação não consta, e Maria Pinto, natural da dita Mogi das Cruzes, n.m. de Manoel de Chaves e Angela Fernandes Nogueira, naturais da mesma Mogi, com Maria Rodrigues de Lima, natural e moradora desta vila, filha de Francisco Lopes de Medeiros, natural da freguesia de Nazaré, e Isabel de Lima Ribeiro, natural desta vila, n.p. de Gaspar Lopes de Medeiros e Josefa Pires, naturais da dita Nazaré, n.m. de Estevão Ribeiro da Costa, natural da freguesia de Nazaré, e Maria Rodrigues de Lima, natural da vila de São Vicente) (pesq. Fabricio Gerin).

Nota: erro na declaração do avo materno do contraente.

 

7-12 Joana Barbosa batizada em Atibaia em 27-10-1762.

Batizada aos 27/10/1762 em Atibaia (Joana, filha de Antonio Gomes Ferreira e Escolástica Nogueira de Chaves, naturais da vila de Mogi das Cruzes – padrinhos: Lino Mendes, filho solteiro de Bernardo Mendes Raposo, e Florinda Ribeiro do Passo, mulher de Manoel de Siqueira Barbosa) (pesq. Fabricio Gerin).

          Aos 05-11-1781 em Bragança Paulista, Joana casou com Manoel de Souza Lopes, natural de Atibaia, filho de Francisco Lopes de Medeiros, natural de Nazare e sua primeira mulher Rosa de Souza, natural de Atibaia, neto paterno de Gaspar Lopes de Medeiros e de Catarina Cortes.

          Segundo SL. 2, 28, 6-1, em 1779 Manoel requereu dispensa do impedimento de afinidade para se casar com Ana Maria Bueno, viuva de Domingos Rodrigues Leme, e filha de Baltazar da Costa de Moraes e Mesia Franco de Camargo.

SL. 2, 28, 6-1 Manoel de Sousa (filho de Francisco Lopes de Medeiros e Rosa de Souza) que em 1779 requereu dispensa de impedimento de affinidade (Cam. Ec. de S. Paulo) para casar com Anna Maria Bueno, viuva de Domingos de Rodrigues Leme, f.a de Balthazar da Costa e Moraes e de Messia Franco de Camargo. Tit. Moraes Cap. 3.o § 1.o, 2-5, 3-2, 4-3, 5-2, 6-3.

(Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Bragança Paulista/SP – Livro 1, fls 134v) M.el de Souza Lopes e Joana Barbosa. Aos sinco dias do mês de novembro de mil settesentos e oitenta e hum annos, nesta Matris de Nossa Senhora da Conceiçam de Jagoari pelas duas horas da tarde, precedendo as deligencias do estillo não rezultando impedimento algum com provizam do Reverendissimo Senhor Doutor Vigario Geral Gaspar de Souza Leal em minha prezença e das testemunhas Ignacio Perera Pacheco e Florentino Gomes Ferreira casados este freguês de Juquiri digo freguês desta freguezia, e aquele de Juquiri se cazarão por palavras de prezente por marido e mulher Manoel de Souza Lopes natural da vila de Sam João de Atibaia e freguês de Juquiri filho de Francisco Lopes de Medeiros e de sua mulher Roza de Souza esta natural da vila de Sam João de Atibaia e aquele da freguezia de Nossa Senhora de Nazareth e Joana Barboza natural da villa de Atibaia e fregueza desta freguezia filha de Antonio Gomes Ferreira, e de sua mulher Escolastica Nogueira naturais de Mogi das Cruzes. O contraente he neto por parte paterna de Gaspar Lopes de Medeiros e de sua mulher Anna Maciel naturais de Atibaia, e por parte materna, me não souberam dizer, e menos de suas naturalidades, e dos avos paternos e maternos da contraente me não souberam dizer e menos de suas naturalidades; e logo no mesmo dia receberam as bençons, de que fis este assento que assinei com as ditas testemunhas assima declaradas. O Vigr.o Bern.do de S. Payo Barros. Ign.co Pereyra Pacheco. Florentino Gomes Frr.a (pesq. Fabricio Gerin).

Nota: erro na declaração do nome da avó paterna do contraente.

 

Atibaia, SP aos 15-05-1753 se receberam Francisco Lopes, viuvo de Rosa de Souza, filho de Gaspar Lopes de Medeiros e de s/m Catarina Cortes = cc Izabel Ribeira da Costa, filha de Estevão Rbeiro da Costa e de s/m Maria Rodrigues de Lima. Ambos os contraentes naturais desta freguesia.

8- Francisco Gomes Ferreira, batizado em 09-02-1725. Aos 13-04-1746, com provisão, casou com Maria Rodrigues de Oliveira, filha de Antonio de Candia de Mattos e Joana Rodrigues de Siqueira naturais da cidade de S. Paulo

Batizado aos 09/02/1725 na Conceição de Guarulhos, Francisco, filho de João Gomes e Maria da Fonseca – padrinho: Vicente Pimenta (pesq. Fabricio Gerin).

 

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1746

Autos de Casamento Francisco Gomes Ferreira e Maria Rodrigues de Oliveira 31-março-1746

Ele n/b na freguesia de N. Sra da Conceição e f.l. de João Gomes Ferreira e de s/m Maria da Fonseca Pinto, já defunta, e por ora assistentes na vila de Mogi.

Maria Rodrigues de Oliveira, f.l. de Antonio de Candia de Mattos e de s/m Joana Roiz de Siqueira, ja defuntos, todos moradores e fregueses desta vila de Santa Ana das Cruzes de Mogi.

Certidões:

- Igreja N. Sra da Conceição: aos 09-fevereiro-1725 bat a Francisco, f. de João Gomes Ferreira e de s/m Maria da Fonseca Pinta. P. Vicente Pimenta e Jose Correa.

- Igreja Paroquial da cidade de S. Paulo: vendo os livros dos batizados, não achei o assento da contraente,

 

Justificante Maria Rodrigues - 31-março-1746

Testemunhas:

- João Rodrigues Nogueira,, n/b na vila de Mogi das Cruzes, casado, vive de suas lavouras, parente da justificante.

- Simão Gomes da Silva, n/b na vila de Mogi das Cruzes, casado, vive de suas lavouras, cunhado da justificante.

(...) hei por justificado: Maria Roiz de Oliveira, batizada na capela da Sra da Ajuda, f.l. de Antonio de Candia e de Joana Roiz de Oliveira. Julgo com idade leg.ª para contrair o matrimonio.

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, [danificado]  aos 13-04-1746 {------] Gomes Ferreira, f.l. João Gomes Ferreira e Maria da Fonseca nts da freg. da Conceição = cc Maria Rodrigues de Oliveira, filha de Antonio de Candia de Mattos e J[-----] Rodrigues de Siqueira nts da cidade de S, Paulo

Pais de, q.d.:

8-1 Escolastica Maria de Jesus, natural de Atibaia. Em Mogi das Cruzes aos 28-11-1771 casou com Lazaro de Miranda da Silva, batizado aos10-01-1751 em Conceição dos Guarulhos, filho de Ana de Siqueira Paes (ou Ana Maria de Siqueira) e seu primeiro marido João de Miranda Silva, neto paterno de Catarina Pires Ribeira neto naterno de Antonio de Siqueira Caldeira e Angela Nogueira Collassa. Família Domingos de Góes

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 28-11-1771 Lazaro de Miranda, n. da Conceição dos Guarulhos, f.l. João de Miranda Silva e Ana de Siqueira Paes, np Antonio de Siqueira Caldeira e Angela Nogueira Collassa, nm Catarina Pires Ribeira = cc Escolastica Maria de Jesus, n. da freg. de Atibaia e moradora nesta, f.l. Francisco Gomes Ferreira e Maria Rodrigues de Oliveira, np João Gomes Ferreira e Maria Pinta da Fonseca, nm Anastacio(sic) de Mattos e Joana Rodrigues de Oliveira.

Nota: Avos trocados np/nm

          Ana Maria de Siqueira aos 20-07-1768 casou segunda vez com Angelo Pedroso da Silva, viuvo de Ana Maria da Conceição, filho de Simplicio Pedroso e Luiza da Silva, neto paterno de Antonio Leite Ferreira e Maria Pedroso de Alvarenga, e materno de Felipe Afonso Pereira e Izabel da Silva.

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição [Angelo Pedroso da Silva e Ana Maria de Siqueira] aos 20-07-1768 Angelo Pedroso da Silva, viuvo de Ana Maria da Conceição, f.l. Simplicio Pedroso e Luiza da Silva, npaterno de Antonio Leite Ferreira e Maria Pedroso de Alvarenga, e materno de Felipe Afonso Pereira e Izabel da Silva todos nts e fregueses de Mogi das Cruzes = cc Maria de Siqueira, viuva de João de Miranda n. desta freguesia e a contraente n. freg. Mogi das Cruzes e filha leg. de Antonio de Siqueira Caldeira e Angela Nogueira, npaterna de Antonio de Siqueira Paes e Ana de Lima, e nmaterna de Bernardo de Chaves e Angela Fernandes Nogueira nts da vila de Mogi das Cruzes.

          Lazaro e Escolastica tiveram geração de dois filhos citados em SL. 7º, 527, 6-1. Encontramos mais a filha Gertrudes:

8-1-3 Gertrudes Maria do Rosario, batizada aos 27-12-1779 em Mogi das Cruzes. Dispensados do impedimento de consanguinidade ejm 4º grau, casou com João Manoel de Macedo, batizado em 01-11-1778, filho de Joaquim Miguel de Macedo e sua primeira mulher Ursula Maria da Conceição - família Antonio Alvares Couceiro.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1803

João Manoel de Macedo e Gertrudes Maria do Rosario

Autos aos 18-janeiro-1803 - Dispensa de consanguinidade no 4º grau:

PQ Catarina Pires é irmã legitima de José Pires.

PQ de Catarina Pires nasceu João de Miranda e deste procedeu Lazaro de Miranda pai da oradora Gertrudes Maria.

PQ de Jose Pires procedeu Antonio Pires e deste procedeu Ursula Maria mãe do orador João Manoel de Macedo.

Testemunhas 18-janeiro-1803.

Manoel de Miranda Silva, n. da Conceição dos Guarulhos e la morador, casado, vive de lavoura, de idade de 60 anos, tio(sic) dos oradores.

Autos de Casamento: aos 02-maio-1803.

João Manoel de Macedo, f. de Joaquim M iguel de Macedo e de Ursula Maria, n. desta freguesia da Conceição.

Gertrudes Maria, f. de Laazaro de Miranda e de Escolastica Matria, n. da vila de Mogi das Ctruzes onde ambos são fregueses.

- no primeiro-novembro-1778 nesta matriz da Conceição bat a João, f. de Joaquim Miguel de Macedo e de s/m Ursula Maria da Conceição. Foram padrinhos Jose e Maria, filhos solteiros de Estevão da Costa de Macedo fregueses de Mogi das Cruzes, e a criança nascida nesta freguesia. Conceição 8-fevereiro-1803.

- aos 27-dezembro-1779 nesta matriz nat a Gertrudes, f. dee Lazaro de Miranda e de s/m Escolastica Maria. Foram padrinhos o Cap. Mnaoel Lopes, solteiro e Manuela Maria, filha de João Baptista e de s/m Joana Pereira, todos desta freguesia. Mogi das Cruzes 28-abril-1803.

8-2 Angela Rodrigues de Oliveira aos 31-08-1775 casou com Manoel Jose Gonçalves, natural da Conceição dos Guarulhos, filho de João Batista Maciel e Joana Pereira de Pontes, neto paterno de Manoel Ribeiro de Lima e Ana Vieira Gonçalves, neto materno de Roque Pereira de Pontes e Teresa Vaz Sardinha - familia Nunes de Pontes Cap. 1º § 3º.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 31-08-1775 Manoel Jose Gonçalves, n. Conceição dos Guarulhos, f.l. João Batista Maciel e Joana Pereira de Pontes, np Manoel Ribeiro de Lima e Ana Vieira Gonçalves, nm Roque Pereira de Pontes e Teresa Vaz Sardinha = cc Angela Rodrigues de Oliveira, n. desta, f.l. Francisco Gomes Pereira e Maria Rodrigues de Oliveira, np João Gomes Fereira e Maria Pinta, nm Anastacio Rodrigues e Joana de Oliveira.

Nota: erro nos avós maternos da contraente.

          Viúvo e dispensados do impedimento de consanguinidade em 4º grau, aos 22-05-1792 Manoel casou com Ana Antonia de Vasconcellos, filha de João Rodrigues de Oliveira e Barbara Pedrosa, neta paterna de Martinho Rodrigues de Oliveira e Joana Damacena, neta materna de João Hidalgo e Francisca Leite - familia Nunes de Pontes Cap. 1º § 3º.

Guarulhos-SP aos 22-05-1792 com dispensa no 4º grau de consanguinidade e as testemunhas Francisco Rodrigues de Oliveira e Antonio Jose Batista, se receberam Manoel Vaz Gonçalves, viuvo de Angela Rodrigues, natural e fregues desta igreja, filho leg. de João Batista Maciel e Joana Pereira de Pontes, ele natural de Mogi e ela desta freguesia, neto pateno de Manoel Raaibeiroa de Lima e Ana Vieira Gonçalves, nts de Mogi, e pela materna de Roque Pereira de Pontes e Teresa Vas Pinto, desta freguesia a= cc Ana Antonia de VasConcellos, n. e freguesa desta igreja, f.l. de João Rodrigues de Oliveira e Barbara Pedrosa, nts desta freguesia, npaterna de Martinho Rodrigues de Oliveira e Joanna de Macena, desta freguesia, e pela materna de João Idalgo e Francisca Leite, nts da vila de Mogi.

8-3 Rosa Maria de Jesus, batizada em 25-02-1747. Em Mogi das Cruzes aos 26-10-1762, com provisão, casou com Bento Pedroso Moreira, filho de Verissimo Pedroso Moreira e Josefa da Cunha de Macedo neto paterno de Manoel de Mattos e Izabel de Godoy e neto materno de Francisco Martins e Nataria da Cunha, todos de Mogi das Cruzes - em aportes à GP: Izabel de Moraes - SL. VII, 165, Cap. 4º, neste site.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1762

Autos de Casamento Bento Pedroso Moreira e Rosa Maria de Jesus 11-outubro-1762

Ele f.l. de Verissimo Pedroso Moreira e de s/m Josefa da Cunha de Macedo. Ela f.l. de Francisco Gomes Ferreira e de s/m Maria Roiz de Olkiveira, ja defunta, Ambos naturais e batizados e fregueses nesta vila de Sta. Ana das Cruzes.

Certidões:

- aos 03-novembro-1734 na capela de N. Sra da Ajuda, de licença, bat a Bento, f.l. de Verissimo Pedroso e de s/m Josefa da Cunha, foram padrinhos o Cap. Aleixo Leme da Silva, da freguesia da cidade de S. Paulo e Ana Moreira, e os mais desta freguesia.

- aos 25-fevereiro-1747 nesta matriz bat a Rosa, f.l. de Francisco Gomes e s/m Maria de Mattos, padr.: João Rodrigues Nogueira e Maria Rodrigues de Mattos, casados, todos desta freguesia. Mogi 16 de 7bro de 1762

 

Diz Rosa Maria de Jesus, f.l. de Francisco Gomes Ferreira e de s/m Maria Roiz de Oliveira, em como nos banhos, por pais dela suplicante, são os mesmos expressados em a certidão de batismo com os nomes Francisco Gomes e Maria de Mattos (...).

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 26-10-1762 Bento Pedroso Moreira, n. desta vila, f.l. Verissimo Pedroso Moreira e Josefa da Cunha de Macedo nts desta dita vila, np Manoel de Mattos e Izabel de Godoy nts desta vila e nm Francisco Martins e Nataria da Cunha, todos nts desta vila = cc Rosa Maria de Jesus, f.l. Francisco Gomes Ferreira e Maria Rodrigues de Oliveira, np João Gomes Ferreira e Maria Pinta da Fonseca, nts da freguesia da Conceição dos Guarulhos, nm Antonio de Candia e Joana Rodrigues de Oliveira, naturais segundo dizem da cidade de S. Paulo.

          Segunda vez aos 15-08-1793, Rosa Maria casou com José Barbosa de Moraes, natural de Baependi-MG, filho de João Batista de tal e de Izabel da Costa Velosa.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 15-08-1793 Jose Barbosa de Moraes, n. freg. Baependi bispado de Mariana, f.l. João Batista G--ned(?) e Izabel da Costa Velosa = cc Rosa Maria de Jesus, viuva de Bento Pedroso Moreira.

 

Rosa Maria e Bento Pedroso tiverarm o filho, q.d.:

8-3-1 Francisco de Paula de Alvareno aos 02-08-1791 casou com Catarina Maria de Jesus filha de Francisco Rodrigues (ou Alves) Nogueira e sua terceira mulher Maria Madalena de Jesus, neto paterno de João Rodrigues Nogueira e Maria de Candia (ou Rodrigues de Escudeiros) neta materna de José de Goes Machado e Luzia Pedroso, - familia Lazaro de Torres.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 02-08-1791 Francisco de Paula de Alvareno, f.l. Bento Pedroso Moreira e Rosa Maria de Jesus, np Verissimo de Mattos e Josefa de tal, nm não souberam dizer = cc Catarina Maria de Jesus, f.l. Francisco Rodrigues Nogueira e Maria Madalena de Jesus, np João Rodrigues Nogueira e Maria de Candia. Os contraentes nts desta vila, ele morador no bairro de Paratihy e ela no bairro da Capela.

8-4 Ana Maria de Jesus aos 07-01-1772 casou com Francisco Borges Rodrigues, natural de Mogia das Cruzes, filho de Domingos Jorge de Chaves e Izabel Rodrigues Lamim, neto paterno de Manoel Jorge de Chave e Mariana Velloza, neto materno de Domingos Rodrigues Lamim e Maria Fernandes Nogueira, já citados.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 07-01-1772 Francisco Borges Rodrigues n. desta, f.l. Domingos Jorge de Chaves e Izabel Rodrigues Lamim, np Manoel Jorge de Chave e Mariana Velloza, nm Domingos Rodrigues Lamim e Maria Fernandes Nogueira = cc Ana Maria de Jesus, n. S. João de Atibaia, f.l. Francisco Gomes Ferreira e Maria Rodrigues de Oliveira, np João Gomes e Maria Pinta e nm Anastacio de Mattos e Joana Rodrigues de Oliveira.

Pàis de, q.d.:

8-4-1 Angela Rodrigues de Siqueira aos 25-11-1788 casou com João Manoel Pereira, filho de Angelo Pedroso da Silva e Ana Maria de Siqueira.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 25-11-1788 João Manoel Pereira, f.l. Angelo Pedroso da Silva e Ana Maria de Siqueira, np Simplicio Leite e não deu noticia da avo, nm Antonio Munhoz(sic) e Angela Nogueira = cc Angela Rodrigues de Siqueira, f.l. Francisco de Borges Rodrigues e Ana Maria de Jesus, não houve quem desse noticia dos avos paternos e maternos de Maria Rodrigues e seu marido Francisco Gomes.

 

8-5 Joana Rodrigues de Oliveira aos 17-10-1780 casou com José Rodrigues Leme, natural de Mogi das Cruzes, filho de Faustino Leme da Silva e Rita Rodrigues de Jesus, neto paterno de Gaspar Vaz de Lima e Maria Leme, neto materno de Felipe Afonso e Izabel da Silva, em Aportes à GP: “Maria Leme - SL III, 183, 4-4” e família Miguel de Carvalho.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 17-10-1780 Jose Rodrigues Leme , n. desta, f.l. Faustino Leme da Silva e Rita Rodrigues de Jesus, np Gaspar Vaz de Lima e Maria Leme, nm Felipe Afonso e Izabel da Silva = cc Joana Rodrigues de Oliveira, n. Atibaia, f.l. Francisco Gomes Ferreira e Maria Rodrigues, np João Gomes Ferreira e Maria Pinta, nm não souberam.

9- João Gomes Ferreira em Atibaia aos 16-08-1746 casou com Maria da Cunha, natural de Mogi das Cruzes, filha de Januario Dias de Figueiredo e de Joana de Lima do Prado.

Atibaia, SP aos 16-08-1746 João Gomes Ferreira, filho de João Gomes Ferreira e de s/ Maria Pinto, já defunta, nts de Nosa Sra da Conceição e moradores nesta freguesia = cc Maria da Cunha, f. de Januario Dias de Figueiredo e de s/m Joana de Lima do Prado, nts da vila de Mogi e moradores nesta freguesia. Test.: Justo Domingues Maciel e Vicente da Rocha Pimentel.

Comparecem no censo de Jaguari de 1767, João com 36 anos, Maria com 33 e vários filhos, entre eles:

[Mapa de População da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Jaguari – 1767, bairro de Jacareí: João Gomes da Silva, de 36 anos, casado com Maria de Lima, de 33 anos, que possui um sítio de casas de parede de mão cobertas de palha, e tem 2 cavalos e 1 vaca com cria / filhos do d.o / Antonio 13 anos solteiro / Pedro 8 anos / José 6 anos / Ana 13 anos / Custódia 5 anos / Maria 3 anos / Madalena de ano e quatro meses] (pesq. Fabricio Gerin)

Pais de, pelo menos:

9-1 Madalena batizada em 03-11-1765.

[aos 03/11/1765 foi batizada em Bragança Paulista: Madalena, f.l. de João Gomes da Silva e Maria da Cunha, naturais de Mogi das Cruzes; n.p. de João Gomes Ferreira e Maria Pinto, naturais de Mogi das Cruzes; n.m. de Januário Dias Figueiredo e Joana de Lima, naturais de Mogi das Cruzes – padrinhos: José Pereira Leme e sua mulher Rita Cardoso de Siqueira] (pesq. Fabricio Gerin)

9-2 João em 08-01-1768.

[aos 08/01/1768 foi batizado em Bragança Paulista: João, f. de João Gomes e Maria da Cunha; n.p. de João Gomes Ferreira e Maria Pinto, natural de Mogi das Cruzes, e o marido natural de Lisboa; n.m. de Januário Dias de Figueiredo e Joana de Lima, naturais da vila de Mogi das Cruzes – padrinhos: João do Prado Bueno, solteiro, filho de João do Prado de Camargo e Mariana Bueno de Camargo, e Antonia de Siqueira Cardoso, mulher de João Vaz da Cunha] (pesq. Fabricio Gerin)

9-3 Joaquim José Pinto (citado em SL. 5, 352, 7-1 como Joaquim Gomes) em Atibaia aos 04-11-1788 casou com Esperança Antonia da Silva, natural de Atibaia, filha de de Domingos Vaz de Lima e Mariana Pinto, naturais de Nazaré, n.p. de Manoel Vaz Pinto e Luzia Pedroso, naturais de Nazaré, n.m. de João Pinto Guedes e Sebastiana do Prado, naturais de Nazaré - família Pinto Guedes aCap. 3º § 7º.

04/11/1788 (Atibaia): Joaquim José Pinto, natural e freguês de Juqueri, f.l. de João Gomes da Silva e Maria da Cunha, naturais de Mogi das Cruzes, n.p. de João Gomes Ferreira e Maria Pinto, naturais da vila de Mogi, n.m. de Januário Dias de Figueiredo e Joana de Lima, também de Mogi das Cruzes, e Esperança Antonia da Silva, natural e freguês desta vila, f.l. de Domingos Vaz de Lima e Mariana Pinto, naturais de Nazaré, n.p. de Manoel Vaz Pinto e Luzia Pedroso, naturais de Nazaré, n.m. de João Pinto Guedes e Sebastiana do Prado, naturais de Nazaré (pesq. Fabricio Gerin).

 

 

João Gomes Ferreira e Angela Fernandes Nogueira tiveram dois filhos (segundo SL. 7, 326, 3-2):

4-5 Maria Gomes casada com Flerentino Gomes Paes

4-6 Geraldo Fernandes Nogueira casado em 1754 em Atibaia com Maria Ribeiro

 

10- Maria Gomes Nogueira, batizada na capela de N. Sra da Ajuda, com registro em Conceição dos Guarulhos, em 24-09-1733.

Batizada aos 24/09/1733 na capela de Nossa Senhora da Ajuda (com registro na Conceição dos Guarulhos: Maria, filha de João Gomes Ferreira e Angela Fernandes – madrinha: Josefa Ribeiro) (pesq. Fabricio Gerin)

          Casou com Florentino Gomes Paes, filho de Pedro Dias Paes e Ana Machado, todos naturais de Mogi das Cruzes. Comparecem no censo de Jaguari, Florentino com 45 anos, Maria com 35 e vários filhos:

[Mapa de População da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Jaguari – 1767, bairro de Jacareí: Florentino Dias Paes, de 45 anos, casado com Maria Gomes Nogueira, de 35 anos, que possue um sítio de casas de parede de mão com seus cultivados, que vive de suas lavouras, tem 3 éguas e 2 vacas / filhos do d.o / Antonio 9 anos / Clara 7 anos / Joana 6 anos / Escolástica 4 anos / Bento de ano e meio / Florentino 2 meses] (pesq. Fabricio Gerin)..

          Maria faleceu em Bragança aos 08-02-1798:

Faleceu aos 08/02/1798 em Bragança Paulista (Maria Gomes, casada com Florentino Dias Paes, de 58 anos – não fez testamento por ser pobre) (pesq. Fabricio Gerin).

          Florentino e Maria tiveram outros filhos, alem de Antonio citado em SL. 7, 328, 4-5, entre eles:

10-1 Antonio Dias Paes, nascido em Atibaia, com nove anos em 1767. Em Bragança Paulista aos 21-02-1775 casou com Maria da Gama, natural de Atibaia, filha de Marcelino da Gama Preto e Catarina Ribeiro da Costa, n aturai de Atibaia, neta paterna de Inocencio Preto de Oliveira, natural de Nazaré e Izabel de Siqueira, natural de Atibaia, neta materna de Estevão Ribeiro da Costa, natural de Atibaia, e Maria Rodrigues de Lima, natural de S. Vicente (SL.5, 344, 5-5 e SL. 8, 308, 5-5)

Bragança Paulista, SP Igreja N Sra da Conceição aos 21-02-1775 nesta matriz Antonio Dias Paes, f.l. de Florentino Gomes Paes e de Maria Gomes Paes, np de Pedro Dias Paes e s/m Ana Machado, nts da vila de Mogi das Cruzes, nmaterno de João Gomes Ferreira, n. de Portugal e de s/m Angela Fernandes, n. de Mogi das Cruzes;o contaente natural da vila de S. João de Atibaia = cc Maria da Gama, n. da vila de . João de Atibaia, f.l. de Marcelino da Gama Preto e s/m Catarina Ribeiro da Costa, naturais da vila de S. João de Atibaia, npaterna de Inocencio Preto de Oliveira, n. da freg. de Nazaré e Izabel de Siqueira, n. de S. João de Atibaia, neta materna de Estevão Ribeiro da Costa, n. da vila de S. João de Atibaia, e Maria Rodrigues de Lima, n. de S. Vicente. Test.: Antonio Jose Machado e Jose de Oliveira Preto, casados e moardores desta freguesia.

10-2 Bento Dias Paes, nascido em Atibaia, com ano e meio no censo de 1767. Em Nazare aos 11-01-1780 casou com Perpetua Pedrosa de Moraes, filha de Felix Pedroso da Cunha, natural de Nazare e de Catarina Cardosa, da Conceição dos Guarulhos casados em 02-02-1761, neta paterna de Felix Pedroso, natural de Nazare (filho de Paulo Pereira de Avelar e de s/m Rosa Maria natural de Paranagua) e de Ana Vaz da Cunha natural da Conceição dos Guarulhos (filha de Matias Lopes de Medeiros e de s/m Mecia Vaz Cardoso), neta materna de Manoel do Prado de Moraes (filho de Francisco Saraiva de Moraes e de s/m Luzia Rodrigues Monteira) e Margarida Cardosa Pires (filha de Francisco Cardoso e de s/m Maria Ribeiro Salvago), naturais da Conceição dos Guarulhos,( SL. 3, 285, 5-3)

Nazare Paulista, SP aos 11-01-1780 Bento Dias Paes, n. da vila de S. João de Atibaia, f.l. de Florentino Dias Paes e Maria Gomes Nogueira, nts da vila de Mogi das Cruzes, npaterno de Pedro Dias Paes e de s/m Ana Maxada, nts da vila de Mogi das Cruzes, e nmaterno de Francisco(sic) Gomes Ferreira e de Angela Fernandes Nogueira, aquele natural de Portugal e esta da vila de Mogi das Cruzes = cc Perpetua Pedrosa de Moraes, f.l. de Felix Pedroso da Cunha e de Catarina da Cunha de Moraes, aquele n. desta freguesia e esta da freg.de N. Sra da Conceição dos Guarulhos, npaterna de Manoel do Prado de Moraes e de s/m Margarida Cardosa, nats da freg. da Conceição dos Guarulhos, e materna de Felix Pedroso da Cunha, n. desta freguesia e de s/m Ana Vaz da Cunha n. da Conceição dos Guarulhos. Test.: Manoel Lopaes de Siqueira e Francisco Lourenço de Moraes, casados e moradores desta freguesia.

Nota: erro no nome do avô materno do contraente. Trocados os avós paternos/maternos da contraente.

 

Nazare Paulista, SP aos 02-02-1761 nesta matriz se receberam Felix Pedroso, pela parte paterna filho de [manchado] Pedroso e neto de Paulo Pereira de Avelar e de s/m Rosa Maria natural de S. Francisco de Parnagoa e pela materna filho de Ana Vaz da Cunha e neto de Mathias Lopes de Medeiros e de s/m Mecia Vaz Cardoso, nts da Conceição dos Guarulhos = cc Catarina Cardosa, pela paterna filha de Manoel do Prado e neta de Francisco Saraiva de Moraes e de s/m Luzia Rodrigues Monteira, nts da cidade de S. Paulo e pela parte materna filha de Margarida Cardosa Pires e neta de Francisco Cardoso e de s/m Maria Ribeiro Salvago, nats da Conceição dos Guarulhos.

10-3 Florentino, batizado em Bragança aos 19-10-1766.

[aos 19/10/1766 foi batizado em Bragança Paulista: Florentino, f.l. de Florentino Dias Paes e Maria Gomes Nogueira, naturais de Mogi das Cruzes; n.p. de Pedro Dias Paes e Ana Machado, naturais de Mogi das Cruzes; n.m. de João Ferreira, natural de Lisboa, e Angela Fernandes Nogueira, natural de Mogi das Cruzes – padrinhos: o Licenciado João do Prado Bueno e Josefa Paes, filha solteira de Pedro Dias Paes] (pesq. Fabricio Gerin).

 

11- Geraldo Fernandes Nogueira, batizado aos 14-11-1735 em Conceição dos Guarulhos.

Batizado aos 14/11/1735 na Conceição dos Guarulhos (Geraldo, filho de João Gomes Ferreira e Angela Fernandes – padrinhos: Angelo Fernandes Nogueira e Josefa Ribeiro de Lima) (pesq. Fabricio Gerin).

          Em Atibaia aos 25-06-1754 casou com Maria Ribeira, natural de Mogi das Cruzes, filha de Alberto Ribeiro Martins e de Domingas Nunes.

Atibaia, SP aos 25-06-1754 nesta freguesia se receberam Geraldo Fernandes Nogueira, n. da freguesia da Conceição dos Guarulhos, f.l. de João Gomes Ferreira e de Angela Fernandes Nogueira = cc Maria Ribeira, n. da freg. de Mogi das Cruzes, f.l. de Alberto Ribeiro Martins e de Domingas Nunes, todos fregueses desta dita freguesia.

          Geraldo e Maria comparecem no censo de Jaguari (Bragança) de 1767 ele com 31 anos, Maria com 32 com vários filhos:

[Mapa de População da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Jaguari – 1767, bairro de Jacareí: Geraldo Fernandes, de 31 anos, casado com Maria Ribeiro, de 32 anos, que possui um sítio de parede de mão coberta de palha com suas terras, que vive de suas lavouras, tem 1 égua com cria, e 2 vacas / filhos do d.o / João 3 anos / José 3 meses / Joana 7 anos / Antonia 6 anos] (pesq. Fabricio Gerin).

Geração de dois filhos em SL. 7, 326, 4-6: Izabel e Ana. Encontramos mais: Joana, Antonia, João que segue, José.

11-1 João Gomes Ferreira, natural de Atibaia, com 3 anos no censo de 1767.

          Em Nazaré aos 07-06-1780 casou com Ana Maria de Oliveira, daí natural, filha de Manoel de Oliveira Matosinhos, natural da Conceição dos Guarulhos e falecido em Nazare aos 29-08-1769, e de Bernarda de Oliveira, neta paterna de Manoel de Oliveira Matosinhos e de Maria Leme do Prado, neta materna Miguel Delgado da Cruz e s/m Catarina Maria (SL. 2, 360, 6-5).

Nazare Paulista, SP Igreja N Sra de Nazare aos 07-06-1780 João Gomes Ferreira, n. de S. João de Atibaia, f.l. Geraldo Fernandes Nogueira e Mria Ribeira, esta natural da vila de Mogi das Cruzes e aquele da Conceição dos Guarulhos, npaterno de João Gomes Ferreira, europeu e Angela Fernandes Nogueira n. de Mogi das Cruzes, nmaterno de Alberto Ribeiro da vila de Parnaiba e Domingas Nunes n. de Mogi das Cruzes = cc Ana Maria de Oliveira, n. desta freguesia, f.l. Manoel de Oliveira Matosinhos, ja defunto, natural da Conceição dos Guarulhos e Bernarda de Oliveira, neta paterna de Manoel de Oliveira Matosinhos e de s/m Maria Leme do Prado, nmaterna Miguel Delgado e s/m Catarina Maria

 

Nazare Paulista, SP Igreja N Sra de Nazare aos 29-08-1769 faleceu Manoel de Oliveira Matosinhos, n. de Conceição dos Guarulhos, cc Bernarda de Oliveira. Foi sepultado nesta igreja.

          Bernarda de Oliveira casou segunda vez aos 27-10-1773 com Manoel Paes da Silva, natural de Atibaia, filho de Guilherme Fernandes e Luzia Cardosa, neto paterno de Pedro Fernandes Tenorio e de s/m, neto materno de João Rodrigues Side e de s/m Maria Cardosa

Nazare Paulista, SP Igreja N Sra de Nazare aos 27-10-1773  nesta matriz e testemunhas o Lic. Jose Correa de Moraes, cc Dorotea de Moraes Franca, e Joseph Lopes da Cunha cc Izabel Bicuda fregueses desta freguesia. Se receberam Manoel Paes da Silva, n. e fregues da freguesia de S. João da Atibaia, f.l. Guilherme Fernandes e Luzia Cardosa nts da mesma freguesia de S. João, npaterno de Pedro Fernandes Tenorio e de s/m cujo nome se não sabia, e por parte materna de João Rodrigues Side e de s/m Maria Cardosa = cc Bernarda de Oliveira, viuva de Manoel de Oliveira Matosinhos, e filha leg. de Miguel Delgado da Cruz e Catarina Maria, cujos avos não houve quem conhecesse. Ela contraente freguesa desta freguesia de Nazare e natural da Conceição dos Guarulhos.