PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

João Ferreira Felgas despertou o interesse do autor, primeiramente pelo fato de dele ser duas vezes sexto neto e, também, por seu sobrenome atípico.

Estabelecer a origem de “Felgas” é um tanto difícil pois não apresenta características que o façam supor patronímico ou toponímico que são as formas que originaram a grande maioria dos sobrenomes portugueses.

Ao pesquisar a ascendência de João Ferreira, descobriu-se que ele era realmente Ferreira pelo lado materno e pelo paterno Francisco. Não havia o sobrenome Felgas em sua genealogia, ou seja, ele houvera assimilado este sobrenome em detrimento ao Francisco que lhe era de direito ao emigrar para o Brasil.

Novas perguntas então surgiram: por que Felgas? qual o significado? por que não fizera como tantos outros conterrâneos que ao virem para o Brasil agregaram toponímicos aos seus nomes?

Parece-me que a resposta para a origem deste sobrenome está no termo de batismo do bisavô da nossa personagem, em linha reta masculina “Gualter de Campos”, o qual deixa claro que ele houvera sido enterrado logo após o parto por um monte de felgas (torrões de terra) e que “foi achado por industria de duas crianças milagrosamente”.

Não é difícil imaginar que este tenha sido um fato muito comentado e que a história se perpetuado ao longo das gerações pela tradição oral e até mesmo os descendentes de Gualter de Campos serem informalmente apelidados por Felgas.

Portanto, Felgas pode traduzir dois significados: um apelido criado pelos habitantes de São Julião da Lage para os descendentes daquele que sobreviveu a “hum monte de felguas” ou João Ferreira quis, ao vir para o Brasil, assumir um sobrenome que pudesse significar a luta, a coragem para iniciar uma nova vida e o simbolismo das felgas é muito rico neste aspecto, afinal, seu bisavô conseguiu sobreviver a elas e João Ferreira também queria, em um novo e diferente mundo, o BRASIL.

 

 

JOÃO FERREIRA FELGAS, sua ascendência

Fonte - Microfilme da L.D.S., de São Julião da Lage, Braga, Portugal n º 1352431

(atualizado em 30-maio-2014)

 

 

Anderson Maciel Reinaldi

 

 

João Ferreira Felgas nasceu aos 15-02-1759 e foi batizado aos 18 do mesmo mês, em São Julião da Lage, Arcebispado de Braga.

Joam filho de Manoel Jose e de sua mulher Andreza Ferreira do lugar do Sobreiro desta freguesia da Lage nasceo aos quinze de Fevereiro de setecentos e sincoenta e nove e Batizeo solemnemente aos dezoito do ditto mês foram padrinhos Joam Fra? Joassinto e Manoel Pereira da Lage como procurador de sua filha Vitória solteira e testemunhas Antonio Jose e Joam da Costa todos desta freguesia e para constar fis este assento = Manoel da Silva Macedo”.

 

João era filho de Manoel José Francisco e Andreza Josefa Ferreira, neto paterno de João Francisco e Lourença Francisca, neto materno de Felipe (Borges) Machado e Maria Ferreira.

 

PAIS

 

2 e 3 Manoel José Francisco e Andreza Josepha Ferreira.

O matrimonio de Manoel José Francisco e Andreza Josepha Ferreira ocorreu em 14 de março de 1753.

14/03/1753 MANOEL JOSE FRANCISCO f º legitimo de JOAM FRANCISCO e de sm LOURENÇA FRANCISCA já defunta com ANDRESA JOSEFA FERREIRA f ª legitima de FELIPE MACHADO e de sm MARIA FERREIRA do lugar do Sobreiro e o contrahente do da Boca ambos desta freguesia de Sam Juliam da Lage testemunhas Francisco Alvres de Olivam e Antonio de Crasto e Luis Fernandes ambos do Sobreiro desta freguesia

 

Andreza Ferreira faleceu aos 08 de dezembro de 1815, foi amortalhada em hábito de Santa Tereza e seu marido, Manoel José Francisco faleceu aos 12 de outubro de 1818 amortalhado em hábito de São Francisco. Fez o casal um testamento em conjunto dispondo os bens da alma, além de Manoel ter feito ainda um codicilo.

08/12/1815 faleceu ANDREZA FERREIRA cc MANOEL JOSE FRANCISCO do lugar do Sobreiro tendo recebido na sua doença todos os sacramentos da hora da morte faleceu depois de longo tempo repentinamente  sem os tornar a receber e porque também estava sem juízo sepultada dentro da Igreja aos dez dias do mesmo mes na sepultura 50, envolta em Hábito de Santa Teresa e tnha disposto os bens d´alma no  testamento com que faleceu de que fiz clareza no livro competente

 

12/10/1818 faleceu MANOEL JOSE FRANCISCO viúvo que ficou de ANDREZA MARIA FERREIRA do lugar do Sobreiro faleceu só com o sacramento da extremaunção por não ter juízo para receber os mais... sepultado aos treze dias do mesmo mês na sepultura 35 envolto em Hábito de São Francisco e tinha disposto os bens de alma no  testamento que tinha feito junto com a esposa e ? fez mais um codicilo de que também fiz clareza no livro deles

 

De Manoel José Francisco e Andreza Josefa Ferreira nasceram os filhos:

2-1 João Ferreira Felgas, título deste estudo, que segue no § 1º.

2-2 Gabriel, falecido em 01-04-1794

04/01/1794 GABRIEL f º legitimo de MANOEL JOSE FRANCISCO e de sm ANDREZA FERREIRA do lugar do Sobreiro faleceu na freguesia de Carvaires em casa de sua irmam de hum muligna ? sepultado em Nossa Senhora do Bom Despacho

2-3 Gregório, faleceu aos 25-02-1798 no Convento de Santo Onofre.

25/02/1798 GREGORIO f º legitimo de MANOEL JOSE FRANCISCO e de sm ANDREZA FERREIRA do Sobreiro faleceu no covento de Santo Onofre dos Franciscanos da observância onde era Donato como...

2-4 Custódia Euzebia Ferreira aos 12-09-1794, dispensados do impedimento de consanguinidade de 3º e 4º graus, casou com Domingos Francisco Malheiro, natural de Santa Maria de Turiz, filho de Bento Francisco Malheiro e Rosa de Almeida.

12/09/1784 DOMINGOS FRANCISCO MALHEIRO f º de BENTO FRANCISCO MALHEIRO e de sm ROSA DE ALMEIDA da freguesia de Santa Maria de Turiz com CUSTODIA EUZEBIA FERREYRA f ª de MANOEL JOSE FRANCISCO e de sm ANDREZA FERREYRA do Sobreiro com licença do Ver. Juiz de casamentos pelo qual constava serem dispensados no 3 º e 4 º graus de consangüinidade em que sahiram parentes.

2-5 Maria Josefa Ferreira, aos 15-09-1793, casou com Manoel Luiz da Silva, filho de Manoel da Silva e Ana Maria Luiz.

15/09/1793 MANOEL LUIZ DA SILVA f º de MANOEL DA SILVA e de sm ANNA MARIA LUIZ do lugar do Penedo da freguesia e coreto de Cervains e MARIA JOSEFA FERREIRA f ª de MANOEL JOSE FRANCISCO e d sm ANDREZA FERREIRA do Sobreiro.

 

AVOS

 

4 João Francisco, do lugar do Cabo, nasceu aos 24-03-1702 e foi batizado aos 29 do mesmo mês e ano. Aos 23-12-1723 casou-se com Lourença Francisca, filha dos falecidos Francisco Antunes e Maria Francisca.

JOÃO f º de GUALTER DE CAMPOS e de sm MARIANNA FRANCISCA nasceo em 24/03/1702 baptizado 29/03 padrinhos João de Araújo surgião e Domingas f ª de Antonio Domingues.

 

23/12/1723 JOAM FRANCISCO f º legitimo de GUALTER DE CAMPOS e de sm MARIAANNA FRANCISCA do lugar do Cabo com LOURENÇA FRANCISCA f ª de FRANCISCO ANTUNES e de sm MARIA FRANCISCA já defuntos moradores que foram do lugar da Boca testemunhas Antonio Dias solteiro Francisco Domingues e Manoel de Oliveira todos desta freguesia

 

João Francisco casou-se ainda duas outras vezes; a sua segunda esposa foi Custódia Fernandes, filha de Domingos Fernandes e Maria Gonçalves, casamento ocorrido em 06 de janeiro de 1747 e a terceira vez com Vitória de Araújo, natural de São Paio de Siqueiros, filha de Domingos de Araújo e Josepha Fernandes, casamento em 20 de abril de 1760.

06/01/1747 JOAM FRANCISCO f º legitimo de GUALTER DE CAMPOS e de sm MARIANNA FRANCISCA do lugar do Cabo desta freguesia e elle morador no lugar da Boca viúvo de LOURENÇA FRANCISCA f ª de FRANCISCO ANTUNES e de sm MARIA FRANCISCA com CUSTODIA FERNANDES f ª de DOMINGOS FERNANDES e de sm MARIA GONSALVEZ do lugar do Outeiro testemunhas Alexandre Lopes e Manoel de Oliveira do Outeiro e Manoel de Araújo todos desta freguesia

 

20/04/1760 JOAM FRANCISCO f º legitimo de GUALTER DE CAMPOS e de sm MARIANNA FRANCISCA já defuntos viúvo que ficou de Custodia Gonsalves com VITORIA DE ARAUJO f ª legitima de DOMINGOS DE ARAUJO e de sm JOSEPHA FERNANDES já defunta da freguesia de São Paio de Siqueiros testemunhas João Alves Carneiro, Bento Tinoco, Bento Machado todos desta freguesia.

 

João Francisco, casado terceira vez, faleceu em 30 de maio de 1783, envolto em hábito de São Francisco, sem testamento.

30/05/1783 fal JOÃO FRANCISCO casado terceira vez com Victoria de Araújo do lugar da Boca, faleceu com todos os sacramentos da hora da morte foi sepultado dentro da Igreja envolto em Hábito de São Francisco em os trinta e um do mesmo mês e não fez testamento.

 

De seu terceiro casamento ainda encontramos o filho:

4-6 João Francisco, que aos 01-06-1798, casou com Maria Josefa, filha de Manoel Antonio Manço e Theresa Maria.

01/06/1798 – Joam Francisco filho de Joam Francisco e sua terceira mulher Victoria de Araújo desta freguesia, moradores na Lage com Maria Josepha filha de Manuel Antonio Manço e de sua mulher Teresa Maria do Sobreiro.

 

 

5- Lourença Francisca faleceu aos 26-09-1746, sem testamento.

26/09/1746 faleceu LOURENÇA FRANCISCA mulher de Joam Francisco do lugar da Boca desta freguesia de Lage com todos os sacramentos não fez testamento e esta sepultada dentro da Igreja

 

Da união de João Francisco e Lourença Francisca nasceram os filhos, batizados em São Julião da Lage:

4-1 Manoel José Francisco casou com Andreza Josefa Ferreira.

4-2 Mariana Francisca casou com João da Costa, 14-2 abaixo, filho de Francisco da Costa e Brígida de Carvalha.

4-3 Maria Thereza Francisca, aos 18-09-1767, casou com Joseph Fernandes natural de São Martinho do Couto de Aloure, f º natural de Anna Gonçalves e viúvo de Thereza de Araújo.

18/09/1767 JOSEPH FERNANDES viúvo de Thereza de Araújo f º natural de ANNA GONSALVES solteira e falecida moradora que foi em São Martinho do Couto de Aloure e no lugar de Aguella com MARIA THEREZA FRANCISCA f ª legitima de JOAM FRANCISCO e de sm LOURENÇA FRANCISCA falecida lugar do Boca testemunhas Pe Manoel Machado Pe Joam Álvares de Campos e Antonio Jose Machado

4-4 Antonio José Francisco, aos 18-02-1760, casou com Antonia Machada, filha de Manoel da Cunha e Vitória Machada.

18/02/1760 ANTONIO JOSE FRANCISCO f º legitimo de JOAM FRANCISCO e de sm LOURENÇA FRANCISCA já defunta do lugar do Boca com ANTONIA MACHADO f ª de MANOEL DA CUNHA já defunto e de sm VITORIA MACHADO do lugar do Goja testemunhas Manoel Machado ? e seu f º Antonio Jose Machado e Manoel Jose Domingues solteiro f º de Francisco Domingues da Boca

4-5 Custódio Luis Francisco faleceu solteiro, vítima de um incêndio, aos 12-12-1752.

12/12/1752 CUSTODIO LUIS solteiro f º de Joam Francisco e de sm Lourença Francisca do lugar da Boca faleceu de um incêndio

 

 

6 e 7 Felipe (Borges) Machado e Maria Ferreira casaram aos 12-04-1735.

12/04/1735 FELIPE MACHADO f º legitimo de JOÃO PEIXOTO e de sm BENTA MACHADA da Rua Nova do Bico freguesia de São Victor com MARIA FERREIRA  f ª legitima de FRANCISCO DA COSTA e de sm BRIGIDA CARVALHO do lugar da Lage desta freguesia testemunhas Domingos Fernandes dos Penedos e seu f º Antonio de Araújo

 

Maria Ferreira, no termo de óbito nomeada Maria Ferreira de Carvalho, faleceu em 15 de abril de 1781 já viúva de, neste termo nomeado, Felipe Borges Machado, cujo termo de óbito não encontrei. Foi sepultada vestindo hábito de São Francisco. No referido termo vai ainda anotado ter feito uma doação a sua filha Andreza e a seu genro Manoel José em 03 novembro de 1780, na qual também dispôs o seu bem da alma.

15/04/1781 – fal  Maria Ferreira de Carvalho viúva que ficou de Felippe Borges Machado já defunto desta freguesia ... com todos os sacramentos da hora da morte foi sepultada dentro da Igreja desta freguesia vestida de Hábito de São Francisco em os dezesseis do dito mês e ano, fez uma doação a sua filha Andreza Ferreira e a seu genro Manuel José em os três de Novembro do ano de mil setecentos e oitenta na Nota deste Couto em que dispos o seu bem da alma o qual vai copiado enquanto copio no livro dos testamentos.

 

Felipe (Borges) Machado e Maria Ferreira tiveram as filhas:

6-1 Andreza Josepha Ferreira casou com Manoel José Francisco, filho de João Francisco e Lourença Francisca.

 

6-2 Rosa Ferreira, aos 09-02-1762, casou com Antonio José Francisco, filho adotivo de Joam Francisco e Lourença Francisca.

09/02/1762 ANTONIO JOSE FRANCISCO engeitado baptizado que foi nesta Igerja assistente em casa de João Francisco do lugar da Boca e ROSA FERREIRA f ª legitima de PHELIPE MACHADO e de sm MARIA FERREIRA do lugar de Aldos Costa desta freguesia

 

BISAVOS

 

8 e 9 Gualter de Campos, batizado aos 08-06-1676, achado de baixo de um monte de felguas.

08/06/1676 foi achado uma criança de baixo de hum monte de felguas na veira de hum campo deste assento co as parcas e mais immundiccas do lar e foi achado por industria de duas crianças milagrosamente e logo foi baptizado por Gualter de Affonseca e eu logo lhe li os exhorsismos e pus os sanctos óleos e tem por nome Gualter e para constar fis e assinei este.

 

Gualter de Campos casou-se, em 03 de novembro de 1696, com Marianna Francisca filha de Manoel Francisco, morador no lugar do Cabo.

03/11/1696 GUALTER DE CAMPOS, engeitado, com MARIANNA FRANCISCA f ª legitima de MANOEL FRANCISCO e de sm do lugar do Cabo ambos desta freguesia testemunhas Antonio Francisco do assento Domingos gonsalvez da Fonte e João Francisco da Voca

Do casamento de Gualter com Mariana nasceram os filhos, batizados em São Julião da Lage:

8-1 Maria, batizada aos 13-11-1697

MARIA 13/11/1697 f ª legitima de GUALTER DE CAMPOS e de sm MARIA ANNA FRANCISCA padrinhos Antonio Soares do lugar do Assarao e Maria f ª de Ignácio da Silva da Voca

8-2 Antonio, aos 18-11-1699

ANTONIO f º de GUALTER DE CAMPOS e de sm MARIA ANNA FRANCISCA nasceo 18/11/1699 padrinhos o vigário que o baptizou, Manoel de Araújo e Catharina de Araújo ? f ª de Antonio Soares do lugar da ?

8-3 João Francisco casou com Lourença Francisca.

8-4 Gualter, nasceu aos 05-04-1705 e foi batizado aos 12 do mesmo mês.

GUALTER f º de GUALTER DE CAMPOS e de sm MARIA ANNA FRANCISCA nasceo 05/04/1705 baptizado 12/04 padrinhos Leonel Soares e Ignez Pinta

8-5 Manoel, nasceu aos 30-01-1707 e foi batizado aos 04-02 do mesmo ano.

MANOEL f º de GUALTER DE CAMPOS e de sm MARIAANNA FRANCISCA DO POMBAL nasceo 30/01/1707 baptizado 04/02 padrinhos Manoel Soares Lima solteiro e Maria f ª de Maria Francisca do lugar da Lage os padrinhos da freguesia de Soutelho

 

10 e 11 Francisco Antunes e Maria Francisca casaram aos 09-5-1688.

09/05/1688 FRANCISCO ANTUNES f º legitimo de GONÇALO ANTUNES e de sm ISABEL GONSALVES OU FERNANDES da freguesia de Santa Maria de Varzea e MARIA FRANCISCA f ª de ANTONIO A º e de sm FRANCISCA GONSALVES desta freguesia

Francisco faleceu aos 31-05-1705 e Maria Francisca já era falecida em 23-12-1723.

31/05/1705 fal Francisco Antunes do lugar da Voca e esta sepultado no adro da Igreja e no dia do enterro se lhe não fez oficio por ser domingo

Da união de Francisco Antunes e Maria Francisca, moradores no lugar da Boca, nasceram as filhas:

10-1 Maria, batizada aos 10-11-1688

MARIA 10/11/1688 f ª legitima de FRANCISCO ANTUNES e de sm MARIA FRANCISCA do lugar da Voqua padrinhos Antonio Francisco e Esperança Martins todos desta freguesia

10-2 Merenciana, aos 10-02-1692

MERENCIANA 10/02/1692 f ª legitima de FRANCISCO ANTUNES do lugar da Voca e de sm MARIA FRANCISCA padrinhos Antonio Gonsalves da Silva do lugar de Fuiros e Merencia de Macedo mulher de João de Araújo ? da freguesia do Prado

10-3 Domingas Francisca, nascida aos 20-08-1700 e batizada aos 30 do mesmo mês. Aos 15-12-1726, casou com João Alvres, filho de João Alvres e Ana Gonçalves.

DOMINGAS f ª de FRANCISCO ANTUNES e de sm MARIA FRANCISCA nasceo 20/08/1700 baptizada 30/08 padrinhos Joseph de Ler º f º de João Pinhez do ? e Domingas Fernandes do ?

 

15/12/1726 – JOÃO ALVRES filho de Julião Alvres e Anna Gonçalves do Sobreiro e DOMINGAS FRANCISCA filha de Francsico Antunes e Maria Francisca do lugar da Voca todos desta freguesia, testemunhas Manuel Alvres do Assento e João Francisco do Sobreiro, desta freguesia

10-4 Lourença Francisca, aos 23-12-1723, casou com João Francisco, filho de Gualter Campos e Mariana Francisca.

 

 

12 e 13 Joao Peixoto e Benta Machada, da Rua Nova do Bico freguesia de São Victor.

 

14 e 15 Francisco da Costa, natural de São Pedro de Maximinos, que se casou em 10 de março de 1707 com Brígida de Carvalho, filha de Antonio Fernandes e Maria Pereira.

10/03/1707 FRANCISCO DA COSTA f º legitimo de ANTONIO DA COSTA e de sm MARIA FERREIRA já defuntos moradores que foram da freguesia de São Pedro de Maximinos da cidade de Braga com BRIGIDA CARVALHA f ª legitima de ANTONIO FERNANDES e de sm MARIA PEREIRA do lugar da Lage desta freguesia testemunhas Antonio Domingues e Alexandre de Oliveira ambos do lugar da Lage e Antonio Lopes do lugar de ?.

 

          Brígida Carvalho faleceu aos 18 de fevereiro de 1750, tendo feito testamento verbal deixando algumas missas. Francisco da Costa faleceu em 21 de abril de 1758, fez testamento no qual dispôs diversas missas e que seu corpo fosse envolto em hábito de São Francisco, deixou ainda o seu terço a sua filha Mariana Carvalho com a obrigação de fazer o seu bem da alma.

18/02/1750 – fal Brígida Carvalha mulher de Francisco da Costa do lugar da Lage faleceu com o sacramento da confissão somente por não haver tempo de se lhe administrar os outros ... e fez testamento verbal em que deixou além dos usos da Igreja vinte missas ao Santíssimo Sacramento, cinco à Nossa Senhora, cinco a São Sebastião e estás epultada dentro da Igreja.

 

21/04/1758 – fal Francisco da Costa, viúvo da Lage com todos os sacramentos fez testamento escrito que aprovou o escrivão do couto Paulo Antonio Pereira em que dispôs fosse seu corpo envolto em Hábito de São Francisco e que o primeiro oficio fosse de quinze padres que acompanhassem o seu corpo e o ultimo oficio fosse de outros quinze padres ... três missas no altar de São Pedro de Rattes da Sé de Braga, vinte missas a Nossa Senhora do Rosário no altar desta freguesia, outras vinte missas ao Santíssimo Sacramento desta Igreja, mais dez missas ao Mártir São Sebastião, mais cinco missas ao nosso Padroeiro São Julião, cinco missas a São Francisco Xavier e que todas estas missas serviam de esmola de noventa reis cada uma e deixou o seu terço a sua filha Mariana Carvalha com a obrigação de lhe fazer o bem de sua alma e não dispôs mais para o pio.

 

Francisco Brígida tiveram os seguintes filhos:

14-1 Maria Ferreira, aos 12-04-1735, casou com Felipe Machado.

14-2 João da Costa, aos 15-12-1753, casou com Mariana Francisca, 4-2 supra, filha de João Francisco e Lourença Francisca.

15/12/1753 – JOAM DA COSTA filho de Francisco da Costa e Brígida Carvalha, defunta, do lugar da Lage com MARIANA FRANCISCA filha de Joam Francisco e Lourença Francisca, defunta, testemunhas Pe. Feliciano Duarte de Arantes, Feliciano Alvres e Joam Machado

14-3 Mariana Ferreira, aos 17-09-1750, casou com Antonio Gonçalves de Crasto, natural de Santa Maria de Furiz, filho de José Gonçalves de Crasto e Domingas Gonçalves.

17/09/1750 – ANTONIO GONÇALVES DE CRASTO filho de Jose Gonçalves de Crasto e Domingas Gonçalves da freguesia de Santa maria de Turis com MARIANA FERREIRA filha de Francisco da Costa e Brígida Carvalho já defunta desta freguesia. Testemunhas Manuel Ferreira, Hieronimo Fernandes e Antonio Francisco Malheiro

 

3º AVOS

 

18 e 19 Manoel Francisco, morador no lugar do Cabo e, provavelmente, de Isabel Rodrigues(*). Isabel Rodrigues faleceu em 08 de janeiro de 1705 e Manoel Francisco no dia 29 do mesmo mês e ano que sua esposa.

08/01/1705 – fal Isabel Rodrigues mulher de Manuel Francisco do lugar do Cabo foi sepultada dentro da Igreja

29/01/1705 – fal Manuel Francisco do lugar do Cabo, foi sepultado dentro da Igreja e fez se lhe um oficio de seis padres.

(*) como não encontrei o termo de casamento de Manoel Francisco, não posso afirmar com absoluta certeza ser ele casado com Isabel Rodrigues, contudo, no termo de óbito de Isabel consta que ela residia no lugar do Cabo e era casada com Manoel Francisco e não tendo encontrado homônimos que pudessem gerar confusão maior, considero esta união como certa.

 

20 e 21 Goncalo Antunes e Isabel Goncalves ou Fernandes, da freguesia de Santa Maria de Varzea Cova.

 

22 e 23 Antonio Afonso, o novo, batizado aos 04-08-1630.

04/08/1630 ANTONIO f º de ANTONIO a º do assento e de sm APOLLONIA ANTONIA padrinhos Francisco Gonsalves da Lage e madrinha Anna Francisca mulher de Bento Gonsalves da lage

Casou com Francisca Goncalves tiveram a única filha que descobri:

22-1 Maria Francisca, batizada aos 20-04-1661. Casou com Francisco Antunes, natural de Santa Maria de Várzea Cova, filho de Gonçalo Antunes e de Isabel Gonçalves ou Fernandes

MARIA 20/04/1661 f ª legitima de Antonio aº, o novo e de sm Francisca Gonçalves moradores no assento desta Igreja, padrinhos Sebastião Dias de Bouro e Luzia Fernandes do lugar de Sarelha.

 

4º AVOS

 

28 e 29 Antonio da Costa e Maria Ferreira. Antonio faleceu em 13 de junho de 1706 em Maximinos, sem testamento e amortalhado em hábito de São Francisco, no qual consta que deixou por herdeiros seus filhos e sua esposa a qual faleceu em 31 de julho do mesmo ano, sem testamento.

13/06/1706 – São Pedro de Maximinos – fal Antonio da Costa marchante morador nos arrabaldes desta freguesia com todos os sacramentos não fez testamento no dia seguinte veio a sepultar amortalhado no Hábito de São Francisco na tumba de Nossa Senhora do Ó com a emsma irmandade acompanhado de seis clérigos que derão de acompnhamento a cada um meio tostão que é a esmola costumada e lhe mandaram dizer três missa de corpo presente nesta Igreja por esmola cada uma a cem reis e pagaram de oferta duzentos reis e uma Bella ? e ficaram por herdeiros seus filhos e sua mulher Maria Ferreira

 

31/07/1706 – São Pedro de Maximinos - fal Maria Ferreira viúva moradora que foi nos arrabaldes desta freguesia com o sacramento da penitência e da extrema-unção ... não fez testamento por ser pobre, ? na tumba de Senhora do Ò acompanhada pela mesma irmandade e esta sepultada nesta mesma Igraja tem três missas de presente no altar de São Pedro de Rattes da Santa Sé, tem mais três missas de presente nesta Igreja tem mais três clérigos de acompanhamento não se fez mais nada pela sua alma

 

 

30 e 31 Antonio Fernandes, natural de São Pedro de Maximinos e Maria Pereira, batizada aos 26-07-1658. Casaram-se em 10 de maio de 1685

MARIA 26/07/1658 f ª legitima de GASPAR ALVARES e de sm GRACIA PEREIRA do lugar do Caie padrinhos Francisco Dias de ? e Domingas solteira do lugar de Sarrella todos desta freguesia.

 

10/05/1685 ANTONIO FERNANDES da freguesia de São Pedro de Maximinos da cidade de Braga f º legitimo de JOÃO FERNANDES já defunto e de sm MARIA CARVALHA com MARIA PEREIRA f ª legitima de GASPAR ALVARES e de sm GRACIA PEREIRA testemunhas B? Álvares João Soares Francisco Dias João de Araújo todos desta freguesia

 

Do matrimônio de Antonio Fernandes e de Maria Pereira encontrei apenas a filha:

30-1 Brígida de Carvalho casou com Francisco da Costa

 

 

44 e 45 Antonio Afonso casou-se com Apolonia Antonia e deste matrimonio nasceram os filhos, batizados em São Julião da Lage:

44-1 Antonio Afonso, o novo, batizado aos 04-08-1630. Casou com Francisca Goncalves.

44-2 Domingos, batizado aos 13-02-1638.

13/02/1638 DOMINGOS f º de ANTONIO a º e de sm PELONIA ANTONIA do Assento(*) padrinhos Antonio Domingues de Bouços e Maria Fernandes da Lage mulher de Domingos Pires

(*)Obs. Parece que “do assento” se refere ao lugar central da freguesia aonde se situava a Igreja.

44-3 Madanella, batizada aos 17-07-1644

17/07/1644 Madanella f ª de ANTONIO a º e de sm do assento padrinhos Bento Gonsalves da Anguella e Domingas f ª de Baltazar Domingues de goja todos desta freguesia.

 

 

60 e 61 João Fernandes, falecido em 19-09-1675, e Maria de Carrvalho:

19/09/1675 - São Pedro de Maximinos - 1 º oficio pela alma de João Frz marchante ?? foi no arrebalde ?? oito missas e oficio fiz este assento para constar que tinha satisfeito ? de Diogo Carvalho abade desta igreja não ter feito termo dos ? da alma do dito defunto, nem também do dia, mês e anno e para constar passama? Os mais bens ? alma não os assentei aqui por a mulher ter ? tamento em casa do escrivão dos órfãos sem nada ? dos mais bens da alma ? oficio de não de ?

Obs – documento de muito difícil leitura pela tinta bastante apagada.

 

Foram irmãos de Antonio Fernandes, filhos de João Fernandes e Maria de Carvalho, nascidos em Maximinos, que encontrei (Fonte – Microfilme da L.D.S., de São Pedro de Maximinos, Braga, Portugal n º 1383757):

-Custodia, batizada aos 12-09-1669

CUSTODIA – 12/09/1669 f ª de João Frz e sm M ª de Carvalha do Arrebalde pad Ml de moura escrivão de eclesiástico

- Manoel, aos 27-02-1671

ML 27/12/1671 f º de João Frz marchante e sm M ª de Carvalha dos arrebaldes pad Licenciado Fco Gomes

- Domingas, aos 22-01-1673

DAS 22/01/1673 – f ª de João Frz marchante e sm M ª Carvalha moradores no arrebalde pad o Rdo Mestre Escola Constantino de Araújo

 

62 e 63 Gaspar Alvares e Gracia Pereira, foram moradores na Lage. Gaspar Álvares faleceu aos 27 de setembro de 1707, não fez testamento. Gracia Pereira faleceu aos 23 de abril de 1721, com testamento

27/09/1707 – fal Gaspar Alves da Lage com todos os sacramentos não fez testamento e esta sepultado dentro da Igreja e no dia do enterro se lhe fez um oficio de dez padres

23/04/1721 – fal Gracia Pereira viúva da Lage com todos os sacramentos, fez testamento e esta sepultada dentro da Igreja

 

Desta união nasceram os filhos, batizados em São Julião da Lage:

62-1 Maria Pereira casada com Antonio Fernandes.

62-2 João, aos 10-08-1660.

JOÃO  10/08/1660 f º legitimo de GASPAR ALVARES e de sm GRACIA PEREIRA do lugar da Lage desta freguesia padrinhos João Machado ? e Domingas todos desta freguesia

 

62-3 Ana, aos 17-09-1662.

ANNA 17/09/1662 f ª legitima de GASPAR ALVARES e de sm GRACIA PEREIRA padrinhos Gaspar Cerqueira da Lage e Margarida Ferreira f ª de Christovão Ferreira fregueses de São Victorio da cidade de Braga

62-4 Domingas, aos 24-01-1666.

DOMINGAS 24/01/1666 f ª legitima de GASPAR ALVARES e de sm GRACIA PEREIRA moradores na Lage padrinhos Francisco Gonsalves do lugar do Canin freguesia de São Miguel de Soutelho e Domingas de Abreu solteira f ª de Antonio de Abreu do lugar de Magdalena freguesia de São Salvador de Pedregães

62-5 Serafina, aos 06-05-1668.

SERAFINA 06/05/1668 f ª legitima de GASPAR ALVARES da Lage e de sm GRACIA PEREIRA padrinhos João Tinoco ? e Luzia Tinoca mulher de João da Silva

62-6 Antonio, aos 08-10-1670.

ANTONIO 08/10/1670 f º legitimo de GASPAR ALVARES e de sm GRACIA PEREIRA do lugar da Lage padrinhos Francisco Tinoco e Ângela f ª de João da Silva todos desta freguesia

62-7 Luzia, aos 10-03-1673.

LUZIA 10/03/1673 f ª legitima de GASPAR ALVARES e de sm GRACIA PEREIRA padrinho Manoel Coelho

62-8-Simeão, aos 03-11-1675.

SIMEÃO 03/11/1675 f º legitimo de GASPAR ALVARES e de sm GRACIA PEREIRA padrinhos Simeão Machado da freguesia de São paio da Ponte e Maria Pereira mulher de Domingos Pereira do Arranaldo da Cidade de Braga

62-9 Thome, batizado aos 14-09-1678. Aos 07-09-1721, casou com Domingas Ferreira, filha de Pedro Pires e Maria Gonçalves.

THOME 14/09/11678  f º legitimo de GASPAR ALVARES e de sm GRACIA PEREIRA padrinhos Thomé Soares desta freguesia e Serafina Leitoa

07/09/1721 THOME ALVES f º de GASPAR ALVES e de sm GRACIA PEREIRA já defuntos e DOMINGAS FERREIRA f ª de PEDRO PIRES e de sm MARIA

62-10 Domingos, aos 13-08-1681.

DOMINGOS 13/08/1681 f º legitimo de GASPAR ALVARES e de sm GRACIA PEREIRA padrinhos Gabriel de Arantes e Catharina Pereira todos desta freguesia

 

 

__________________________________________________________________________

 

§ 1º

JOÃO FERREIRA FELGAS

(atualizado em 09-maio-2016)

 

Anderson Maciel Reinaldi

 

João Ferreira Felgas em Aiuruoca-MG aos 20-11-1780, casou com Ana Nunes de Jesus (ou de Siqueira), natural de Aiuruoca, filha de Antonio de Barros Freire e Antonia Nunes de Siqueira, neta paterna de José Martins do Prado e de Angelica do do Bom Sucesso, família “José Martins do Prado” neste site.

20/11/1780 – Lv cas n º 02, pg 42 v º - Aiuruoca – JOÃO FERREIRA FELGAS f º leg de MANOEL JOSE FELGAS e ANDREZA FERREIRA n freg de Lage, arcebispado de Braga e ANNA NUNES DE JESUS f ª leg de ANTONIO DE BARROS FREIRE e ANTONIA NUNES DE SIQUEIRA, n desta freg.

 

João Ferreira Felgas e Ana Nunes de Jesus foram moradores em Aiuruoca onde tiveram os filhos, q.d.:

1-1 Jacinta Ferreira Felgas em Aiuruoca aos 14-09-1795 casou com Manoel Freire de Andrade, natural da freguesia de Quintela da Lapa Bispado de Lamego, filho do Dr. Antonio Carneiro Duarte e Luzia Freire de Andrade Alvarenga.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 14 set 1795 - Manoel Freire de Andrade, f.l. do dr. Antonio Carneiro Duarte e d. Luzia Freire de Andrade Alvarenga, n. e b. freg. Quintella da Lapa, bisp. Lamego; c/ Jacinta Ferreira, f. João Ferreira Felgas e Anna Nunes de Jesus, n. e b. freg. Aiuruoca.

Jacinta comparece no censo de 1831, casada, com 50 anos.

Mapa de População, distrito de Aiuruoca - 10 nov. 1831; 2º quarteirão, fogo 23: Jacinta Ferr.ª Felgas, br., 50 anos, cc.

-João Bap.ta, br. --, solt. boticario;

-Antonio Tolentino, br., 15, estudante;

-Jose, br. 14, estudante;

-Jacinta, br. 9 anos;

-Lucio, br. 7 anos;

Tiveram os filhos q.d.:

1-1-1 Maria Gervasia de Andrade aos 18-03-1814 casou com Manoel Marques Vianna, filho de José Ferreira da Silva (tambem José Leite da Silva) e Emerenciana Antonia Viana, neto paterno de Vicente Ferreira Leite e Maria Antonia da Silva, neto materno de João Marques Vianna e Izabel Francisca de Jesus - família “Maria de Almeida” neste site.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 18 março 1814 matriz - Manoel Marques Viana, f.l. de Jose Ferreira da Silva e Emerenciana Antonia Viana; c/ Maria Gervasia de Andrade, f.l. de Manoel Freire de Andrade e Jacintha Ferreira Felgas. Ns. bts nesta freguesia.

          O casal comparece no censo de 1831, Manoel com 34 anos e Maria Gervasia com 32.

Mapa de População, distrito de Aiuruoca - 10 nov. 1831; 2º quarteirão, fogo 8: Manoel Marques Vianna, br., 34 anos, cc. negociante;

- Maria Gervasia, br., 32 anos, cc.;

- Joaquim, br., 9 anos.

          Maria Gervasia de Andrade, viuva, faleceu com testamento aos 24-05-1872. Sem geração.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG aos 24 maio 1872 c/test. Maria Gervazia de Andrade, viuva de Manoel Marques.

F.l. de Manoel Freire ------- e ---reira Felgas, n. cidade Aiuruoca.

Sou cc. Manoel Marques, sem filhos.

Test.: 1- m/sobrinho Antonio Gregorio de Andrade; 2- Antonio Theodozio de Souza Meirelles.

no texto: meu finado marido; pela alma de m/irmã Anna Christina; m/sobrinhas: Maria, Anna e Estephania, filhas de Antonio Tholentino d'Andrade e Anna Ritta.

Meu herdeiro universal meu sobrinho o primeiro testamenteiro. Registrado aos 24 maio 1872.

1-1-2 Ana Joaquina batizada em 24-06-1805.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 24 junho 1805 matriz, Anna Joaquina, f.l. de Manoel Freire de Andrade e Jacinta Ferreira Felgas; padr.: furriel Gabriel da Costa Resende e Anna, solteira, filha de Manoel Joseph de Barros. Todos desta freguesia.

1-1-3 Ana Cristina de Andrade, ja falecida em maio de 1872 (testamento da irmã Maria Joaquina). Foi casada com o Major Candido José de Jesus, filho natural de Genoveva Maria de Jesus. O casal comparece no censo de 1831 ele com 30 anos, Ana Cristina com 24 anos e vários filhos.

Mapa de População, distrito de Aiuruoca - 10 nov. 1831; 2º quarteirão, fogo 6: Candido Jose de Jesus, br., 30 anos, cc., negociante;

- Anna Christina, br., 24 anos, cc;

Todos brs. e solt.:

-Jacinta, 7 anos;

-Candida 12 anos;

-Anna, 12 anos;

-Miquelino, 18 anos, solt. carpinteiro

- Genoveva, 60 anos, solteira.

-Maria, 33 anos, solteira.

          Major Candido, viúvo, faleceu em 12-08-1878 com testamento de 15-10-1870. Declarou cinco filhos de seu casal:

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG aos 12 agosto 1878 c/test. major Candido Jose de Jesus  viuvo de D. Anna Christina de Andrade.

F. natural de Genoveva Maria de Jesus, b. e morador n/ cidade.

Fui cc. d. Anna Christina de Andrade, filhos: Jacinta cc. Graciano Antonio de Carvalho; Candida cc. Lucio Marceliano de Araujo; Anna Lucia cc. Jose Vieira de Andrade; Maria cc. Salviano Antonio Nogueira e Antonio Gregorio de Andrade cc. D. Jacinta.

Test.: 1- m/filho Antonio Gregorio de Andrade; 2- revdo conego Urbano dos Reis Silva Rezende; 3- revdo conego Antonio dos Reis Silva Rezende. Aiuruoca 15 outubro 1870. Registrado 12 gosto 1878.

1-1-3-1 Candida Clara de Andrade, com 12 anos em 1831. Dispensados do impedimento de consanguinidade em 2 grau misto de primeiro casou com Lucio Marceliano Ferreira, seu tio. Geração em 1-1-10 abaixo.

1-1-3-2 Ana Lucia de Andrade, com 12 anos em 1831. Dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau da linha transversal igual, casou com José Vieira de Andrade, 1-1-4-1 abaixo

1-1-3-3 Jacinta Leopoldina de Andrade, com 7 anos em 1831. Dispensados do impedimento de consanguinidade duvidoso em 2º grau de linha colateral igual, casou com Graciano Antonio de Carvalho, viuvo de Quintiliana Maria do Carmo, filho natural de Ana Justina e do Alf. Joaquim Antonio de Carvalho, familia “Os Barbosa Lima” I-Cap 3.

Aiuruoca, MG dispensas matrimonias livro misto 1802-1861

Graciano (citado tambem como Germano) Antonio de Carvalho e D. Jacinta Leopoldina de Andrade - 1859

O orador morador no bispado do Rio de Janeiro e a oradora da freg. da vila de Aiuruoca deste bispado - consanguinidade em 2º grau da linha transversal, por ser o pai da oradora irmão da mãe do orador, a oradora tem mais de 30 anos e seis irmãos. O orador é viúvo e precisa de quem lhe cuide da educação de sua familia na qual consta 2 netas orfãs de mãe - 21-03-1859

 

Conquanto o alegado dos oradores Graciano Antonio de Carvalho do bispado do Rio de Janeiro e D. Jacinta Leopoldina de Andrade, minha paroquiana, todavia a cerca do impedimento existem algumas duvidas, pq segundo dizem alguns o reputado  pai da oradora é irmão por parte paterna do orador, vindo este a ser tio da mesma, porem a voz geral e mais provavel pelos traços fisionomicos do dito pai da oradora é que seja filho doutra mãe diversa, e estranho completamente do orador, sendo apenas o dito pai da oradora irmão materno da mãe do orador; acrescento mais que conquanto o dito pai da oradora a tenha por sua filha, havida dentro do matrimonio, todo publico desta vila a reputa filha doutro e neste caso talvez nenhum parentesco exista entre os oradores por ser a mãe de familia mui diversa do orador e do suposto pai e quando muito devem dispensadas ade cautelam. Urbano dos Reis S.ª Resende

 

Vistos estes autos dos oradores, serem os proprios ligados com o impedimento de consanguinidade duvidoso em 2º grau de linha colateral igual, por se dizer ser o pai da oradora irmão da mãe do orador. Prova-se mais ser a oradora maior de 30 anos e o orador viuvo com filhos do seu primeiro matrimonio que necessitam de educação e tratamento (...) Mariana 21-03-1859.

 

Jacinta Leopoldina de Andrade segunda vez aos 01-09-1877, dispensados do impedimento de consanguinidade em 4º grau que atinge ao 3º e de outro qq, casou com o viuvo Justino José Correa, filho de José Joaquim Correa Guimarães e Maria Joaquina da Silveira - familia José Joaquim Correa Guimarães.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas.-  aos 01 set 1877 matriz - disp. imp. cons. 4º grau que atinge ao 3º e de outro qq; habilitados por provisão, por ter a contraente morado no bispado do Rio. Justino Jose Correa, viuvo de d. Justa Innocencia dos Ceus  C------a (?); c/ d. Jacintha Leopoldina de Andrade, viuva de Gracianno Antonio de Carvalho, moradora desta freguesia. Test.: dr. Fidellis de Andrade Botelho e Antonio Gregorio de Andrade.

 

1-1-3-4 Maria, em 1870 estava casada com Salviano Antonio Nogueira.

1-1-3-5 Antonio Gregorio de Andrade testamenteiro paterno e testamenteiro e herdeiro da tia Maria Gervasia de Andrade. Dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau da linha transversal igual por serem as mães dos oradores irmãs, casou primeira vez com Jacinta Tolentina de Oliveira (tambem citada como Jacinta Celina de Oliveira ou de Andrade), filha de Gabriel de Andrade e Emanuela de Andrade, 1-1-11-1.

Aiuruoca, MG Dispensas matrimonias livro misto 1802-1861

Antonio Gregorio de Andrade e D. Jacinta Tolentina de Oliveira.

Dizem os oradores, ele natural e morador da freg. da vila de Aiuruoca bispado de Mariana e ela natural e moradora da freguesia de Areias bispado de S. Paulo - consanguinidade em 2º grau da linha transversal igual por serem as mães dos oradores irmãs; e o orador conheceu carnalmente a uma prima irmã deles oradores e por isso afinidade ilicita em 2º grau. 24-04-1860

Os pais da oradora tem oito filhos.

 

         Segunda vez aos 03-07-1879 casou com Adelina Montaury de Aguiar, viuva do dr. José Sebastião Ferreira da Silva. Viuva novamente, aos 18-10-1883 Adelina casou com Inacio Bernardino dos Reis, viúvo de Gabriela Joaquina Nogueira filha do Alf. Joaquim José Nogueira e Maria Vitoria Ferreira, familia “Isabel Nunes de Siqueira”.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 03 julho 1879 oratorio da casa do finado major Candido. Antonio Gregorio d'Andrade, viuvo de d. Jacintha Celina(sic) de Oliveira; c/ Adelina Montaury de Aguiar, viuva do dr. Jose Sebastião Ferreira da S.ª sendo testemunhas Jose ------ Ferreira de Araujo e Dr. Aureliano Augusto de Andrade, todos moradores desta freguesia.

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 18 out 1883 matriz - Ignacio Bernardino dos Reis, viuvo de d. Gabriela Joaquina Nogueira; c/ d. Adelina Montaury de Aguiar, viuva do alf. Antonio Gregorio de Andrade. Ambos moradares nesta freguesia.

 

Antonio Gregorio e sua primeira mulher Jacinta Tolentina tiveram, pelo menos, os filhos:

1-1-3-5-1 Candido José de Jesus aos 01-12-1883, dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º e 3º graus triplicados, casou com Maria Lucia de Andrade 1-1-4-1-1, filha de José Vieira de Andrade e Ana Lucia de Andrade.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 01 dez 1883 disp. cons. 2º e 3º triplicados - Candido Jose de Jesus, f.l. de Antonio Gregorio de Andrade e d. Jacintha Tolentina de Oliveira; c/ d. Maria Lucia de Andrade, f.l. de Jose Vieira de Andrade e d. Anna Lucia de Andrade. Ns. bts e moradores nesta freguesia.

1-1-3-5-2 Emanuela Celina de Andrade em 1892 requereu dispensa para se casar com Francisco Otaviano de Paiva 1-2-3-1, filho de João Cursino da Silva e Maria Francisca de Paiva

Dispensa Matrimoniais de Campanha-MG - Aiuruoca, 1892

FRANCISCO OTAVIANO DE PAIVA filho de João Cursino da Silva e Maria Francisca de Paiva, np de Andresa Ferreira Felgas e nm de Francisco de Aguiar e Ana Isabel

EMANUELA CELINA DE ANDRADE filha de Antonio Gregório de Andrade e D. Jacinta Celina de Andrade, np de Candido José de Jesus e Ana Cristina de Andrade, nm de Gabriel de Andrade e Emanuela de Andrade, bisneta paterna de José Freire de Andrade e de Jacinta de Andrade

1-1-4 Francelina Freire, batizada em 23-01-1810. Casou com José Vieira

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG aos 23 jan 1810 matriz, Francelina, f.l. de Manoel Freire de ---- (manchado) e Jacintha Ferreira Felgas, padr.: revdo, Joseph d'Abreu e Silva e d. Maria Francisca, mulher do alf. João da Silva Ferreira.

          Em 1831 o casal comparece no censo de Aiuruoca com dois filhos:

Mapa de População, distrito de Aiuruoca - 10 nov. 1831; 3º quarteirão, fogo 17

Jose Vrª, branco, 36 anos, cc., negociante.

Francelina Freire, br. 26, cc.

-Jose, br. 6 anos;

-Maria, br. 6 meses.

Entre os filhos do casal:

1-1-4-1 José Vieira de Andrade, com 6 anos em 1831. Em 1853 foi dispensado, do impedimento de consanguinidade em 2º grau da linha transversal igual, para se casar com Ana Lucia de Andrade 1-1-3-2 supra.

Aiuruoca, MG dispensas matrimonias livro misto 1802-1861

Assentada - Oradores

Juramento do orador Jose Vieira de Andrade, homem branco, solteiro, natural e morador na freg. desta vila de Aiuruoca onde vive de seu oficio de carpinteiro, de idade 26 anos.

Francelina, mãe dele orador, é irmã de Ana Cristina mãe da oradora - consanguineos em 2º grau da linha transversal igual.

A oradora vive em companhia de seus pais que tem sete filhos, inclusive cinco filhas.

São ambos naturais e moradores desta freguesia da vila da Aiuruoca.

Oradora Ana Lucia de Andrade.

Cumpram os oradores, Antonio(sic) Vieira de Andrade e Ana Lucia de Andrade, as penitencias em 18-01-1853

As premissas dos oradores Jose Vieira de Andrade e Ana Lucia de Andrade são verdadeiras - acham-se ligados com o impedimento de consanguinidade em 2º grau de linha transversal igual

Conclusos em 18-01-1853. Impedimento de consanguinidade em 2º grau de linha transversal igual por serem suas mães irmãs.

 

         Pais de, pelo menos:

1-1-4-1-1 Maria Lucia de Andrade aos 01-12-1883, dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º e 3º graus triplicados, casou com Candido José de Jesus 1-1-3-5-1 supra, filho de Antonio Gregorio de Andrade e Jacinta Tolentina de Oliveira.

1-1-4-2 Maria, com 6 meses em 1831.

1-1-4-3 Antonio Tolentino de Andrade, com 21 anos em 1853 dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau da linha transversal igual (as mães são irmãs), casou com Ana Rita Emilia de Almeida 1-1-12-1, filha de Mariana irmã de Francelina mãe do orador.

Aiuruoca, MG - Dispensas matrimonias livro misto 1802-1861 - Aiuruoca 1853

Oradores Antonio Tolentino de Andrade e Ana Rita Emilia de Almeida, naturais e moradores deste bispado.

Que Francelina, mãe do orador, é irmã de Mariana mãe da oradora - consanguineos em 2º grau da linha transversal igual.

Os oradores são os proprios. O pai da oradora é aleijado de uma perna e poucos bens da fortuna (...). Que o orador com seu oficio de carpinteiro (...). 18-01-1853

Cumpriram as penitencias

Testemunhas

- Jose Eduardo Honorato Silveira, homem branco, solteiro, nat. da vila de Aiuruoca, idade 25 anos,

- Francisco de Sales Lima, branco, natural desta vila onde vive de negocio, de idade de 42 anos, aos costumes disse nada.

Juramento do orador: Antonio Tolentino de Andrade, homem branco, solteiro, natural e morador da freg. da vila de Aiuruoca onde vive de seu oficio de carpinteiro, de idade vinte e hum anos, que disse ter.

Antonio e Ana Rita tiveram, pelo menos, três filhas legatarias da tia Maria Gervasia de Andrade:

1-1-4-3-1 Maria Tolentina de Andrade aos 15-06-1880 em Aiuruoca casou com Paulino José de Carvalho, natural de Baependi-MG, filho de Joaquim Paulino de Carvalho e  Maria Bernardina dos Reis – familia “Os Barbosa Lima” e Aiuruoca I-Cap. 3º.

1-1-4-3-2 Ana

1-1-4-3-3 Estefania.

1-1-5 João, batizado aos 19-07-1812.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG aos 19 julho 1812 matriz, João, f.l. de Manoel Freire de Andrade e Jacintha Ferreira Felgas, padr.: Antonio Theodoro d'Araujo e d. Thereza da Cunha de Carvalho cc. cap. Jose Theodoro de Araujo

1-1-6 Antonio Tolentino com 15 anos no censo de 1831, estudante.

1-1-7 filha, batizada em 06-04-1817.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 06 abril 1817 matriz, ---- (rasgado) filha legitima de Manoel Freire d'Andrade e Jacinta Fe----; padr.: alf. Antonio Theodoro de --- e --- Maria Nogueira mulher do capitão

1-1-8 José, em julho de 1818. Estudante com 14 anos em 1831.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos -- julho 1818 matriz, JOSE, f.l. de Manoel Freire de Andrade e ---; padr.: cap. Theodoro Gomes Nogueira e ---, fregueses de Baependi, por pp. apresentada ------- e outra por Mariana Freire de Andrade.

1-1-9 Jacinta, batizada em maio de 1823. Com 9 anos em 1831.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- 203, aos ---- maio 1823 matriz, JACINTA, f.l. de Manoel Freire de Andrade e Jacinta Ferr---; padr.: ten. Jeronimo de Arantes Marques e d. Maria Claudina Villela.

1-1-10 Lucio Marceliano Ferreira, batizado em 14-07-1825. Dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau misto de primeiro casou com Candida Clara de Andrade, 1-1-3-1 supra, filha de Ana Cristina de Andrade.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 14 julho 1825 matriz, LUCIO, f.l. de Manoel Freire de Andrade e Jacinta Ferreira Felgas, padr.: Candido Jose de Jesus e d. Anna Victoria Nogueira, por pp apresentada por Maria Constança.

 

Aiuruoca,MG L. misto 1843_1845 1ª Test. Que o orador Lucio Marceliano Ferreira é irmão de D. Ana Cristina de Andrade de quem proveio a oradora D. Candida Clara de Andrade - consanguineos em 2 grau misto com 1º

Que o pai da oradora não a pode dotar decentemente por ter já seis filhos, ser casado com mulher moça que continua anualmente a dar a luz (...) (aa) Alexandre Pinto de Souza

2º test.: Esequiel Jose Correa, branco, casado, natural e morador desta vila da Aiuruoca, onde vive de seu negocio de idade de 34 anos

Juramento dos oradores (aa) Lucio Marceliano Ferreira.

Oradora Candida Clara de Andrade, branca, solteira, natural e moradora desta vila da Aiuruoca onde vive em companhia de seus pais, de idade 19 anos

          O casal teve, pelo menos, a filha:

1-1-10-1 Ana Tolentina de Andrade em 05-04-1880, dispensados do impedimento de consanguiniade em 3º grau atingente ao 2º ou em 4º de linha lateral, casou com Antonio Paulino de Carvalho, filho de Joaquim Paulino de Carvalho e Maria Bernardina dos Reis – familia “Os Barbosa Lima” e Aiuruoca I-Cap. 3º.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, aos 05 abril 1880 em casa de d. Candida Clara de Andrade; disp. imp. cons. 3º grau atingente ao 2º ou em 4º de linha lateral. Antonio Paulino de Carvalho, f.l. de Joaquim Paulino de Carvalho e Maria Bernard.ª dos Reis, n. e morador em Baependi; c/ d. Anna Tholentina de Andrade, f.l. de Lucio Marcilianno de Araujo e d. Candida Clara de Andrade, n. b. e moradora nesta freguesia.

 

1-1-11 Emanuela de Andrade casou com Gabriel de Andrade. Em 1860 tinham oito filhos, entre eles:

1-1-11-1 Jacinta Tolentina(ou Celina) de Oliveira (ou de Andrade) natural de Areias-SP. Em 1860, dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau da linha transversal igual por serem as mães dos oradores irmãs, casou com Antonio Gregorio de Andrade 1-1-3-5 supra.

Aiuruoca, MG Dispensas matrimonias livro misto 1802-1861

Antonio Gregorio de Andrade e D. Jacinta Tolentina de Oliveira.

Dizem os oradores, ele natural e morador da freg. da vila de Aiuruoca bispado de Mariana e ela natural e moradora da freguesia de Areias bispado de S. Paulo - consanguinidade em 2º grau da linha transversal igual por serem as mães dos oradores irmãs; e o orador conheceu carnalmente a uma prima irmã deles oradores e por isso afinidade ilicita em 2º grau. 24-04-1860.

Os pais da oradora tem oito filhos.

 

1-1-12 Mariana casou com Fulano Almeida e teve:

1-1-12-1 Ana Rita Emilia de Almeida, em 1853, dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau da linha transversal igual (as mães são irmãs), casou com Antonio Tolentino de Andrade 1-1-4-3 supra.

Aiuruoca, MG - Dispensas matrimonias livro misto 1802-1861 - Aiuruoca 1853

Oradores Antonio Tolentino de Andrade e Ana Rita Emilia de Almeida, naturais e moradores deste bispado.

Que Francelina, mãe do orador, é irmã de Mariana mãe da oradora - consanguineos em 2º grau da linha transversal igual.

Os oradores são os proprios. O pai da oradora é aleijado de uma perna e poucos bens da fortuna (...). Que o orador com seu oficio de carpinteiro (...). 18-01-1853

Cumpriram as penitencias

Testemunhas

- Jose Eduardo Honorato Silveira, homem branco, solteiro, nat. da vila de Aiuruoca, idade 25 anos,

- Francisco de Sales Lima, branco, natural desta vila onde vive de negocio, de idade de 42 anos, aos costumes disse nada.

Juramento do orador: Antonio Tolentino de Andrade, homem branco, solteiro, natural e morador da freg. da vila de Aiuruoca onde vive de seu oficio de carpinteiro, de idade vinte e hum anos, que disse ter.

 

1-2 Andresa, batizada em 25-12-1784. Andresa Nunes Ferreira ou Andresa Maria Ferreira ou ainda Andresa Ferreira Felgas casou aos 24-04-1799 com José da Silva Baleizão depois José da Silva Bemfica, natural da freguesia do Livramento do Bemfica do Patriarcado de Lisboa, filho de Antonio José Baleizão e Faustina Maria.

Aiuruoca –Matriz - bat 25/12/1784 – ANDREZA filha de João Ferreira Felgas e Ana Nunes. Pp Alf. Joaquim José Correa de Toledo e Gervásia de Siqueira.

 

24/04/1799 – Aiuruoca – Joseph da Silva Baleizão f º leg de Antonio Joseph Baleizão e Faustina M ª n e b freg do Livramento do Bemfica do Patriarcado de Lisboa e Andreza Nunes Ferreira f ª leg João Ferreira Felgas e Anna Nunes de Jesus n e b nesta de Aiuruoca.

 

          O casal comparece no censo de 1831, José com 66 anos, seleiro e Andresa com 46 anos.

Mapa de População, distrito de Aiuruoca - 10 nov. 1831; 3º quarteirão, fogo 10: Jose da S.ª Bemfica, br., 66 anos, cc. seleiro;

- Andresa M.ª Ferr.ª, br. 46 anos, cc.;

- Jose Antonio da S.ª, br. 27 anos, solt.

- Maria, br. 23 anos, solt.

- João, br. 16 anos, solt.

          José faleceu em 02-05-1845, com 82 anos declarados e Andresa, septuagenaria, em 18-12-1860.

AIURUOCA - 02-05-1845 faleceu da vida presente Jose da Silva Bemfica de idade de 82 anos de moléstia interior, tendo recebido todos os sacramentos seu cadáver conduzido em caixão...

 

Aiuruoca 18-12-1860 fal D. Andreza Ferreira Felgas septagenaria viúva de Jose da Silva Baleizão acompanhada pelas Irmandades Sacramento, Passos, Conceição e Almas e dois padres, jaz dentro desta Igreja

 

Entre os filhos do casal:

1-2-1 José Antonio da Silva, com 27 anos em 1831 e solteiro. Testamenteiro e inventariante da irmã Maria.

1-2-2 Maria Cândida de Nazaré, com 23 anos em 1831. Faleceu solteira em 20-10-1869, com testamento, e foi inventariada em 1870:

Aiuruoca, MG Igreja N Sra da Conceição obitos -aos 20-10-1869 faleceu da vida presente com testamento abaixo transcrito, de enfermidade interna, D. Maria Candida de Nazare, solteira, e foi sdepultada no dia seguinte dentro da capela do cemiterio desta matriz.

Copia do Testamento de D. Maria Candida de Nazareth: (...) eu Maria Candida de Nazareth, f.l. de Jose da Silva Bemfica e Andresa Ferreira Felgas, já falecidos, natural e moradora desta cidade de Aiuruoca faço meu testamento da forma seguinte: nomeio testamenteiro a meu irmão Jose Antonio da Silva. [danificado] (...) Cidade de Aiuruoca aos 26 de agosto de 1869. Segue-se aprovação aos 26-08-1869.

 

Museu Regional de São João Del Rei - Inventarios de Aiuruoca cx 36 A

Inventariada: Maria Cândida de Nazaré

Inventariante: Capitão Jose Antonio da Silva - irmão

Data do Inventario - 1870

Local - Distrito da Cidade de Aiuruoca

Transcrito por: Moacyr Villela

Data da Transcrição: 2004

Declarou o inventariante que ela faleceu a 20 de Outubro de 1870(?) com testamento:

TESTAMENTO - trechos

Sou filha legitima de Jose da Silva Benfica e Andresa Ferreira Felgas, já falecidos, natural e moradora nesta Cidade de Aiuruoca.... Nomeio primeiro testamenteiro a meu irmão Jose Antonio da Silva.

Sempre fui solteira e nesse estado permaneço, não tenho filhos..

Deixo a meu irmão João ....

BENS

- Parte de casa na Rua da Flores - 85$334.

-Dinheiro em poder do irmão - 220$000

Soma dos Bens descontadas as custas do funeral de 133.350 = 124$000

 

1-2-3 João, batizado em 09-02-1816

B7: Igreja  N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MGbatismos- aos 09 fev 1816 matriz, JOÃO, f.l. de Jose da Silva Bemfica e Andresa Ferreira Felgas; padr.: João Ferreira Felgas e Theresa Joaquina de São José.

          Segundo dispensa matrimonial do filho Francisco Otaviano, João Cursino da Silva casou com Maria Francisca de Paiva, filha de Francisco de Aguiar e Ana Isabel.

          Entre os filhos de João Cursino e Maria Francisca:

1-2-3-1 Francisco Otaviano de Paiva em 1892 requereu dispensa para se casar com Emanuela Celina de Andrade 1-1-3-5-2, filha de Antonio Gregorio de Andrade e Jacinta Celina de Andrade.

Dispensa Matrimoniais de Campanha-MG - Aiuruoca, 1892

FRANCISCO OTAVIANO DE PAIVA filho de João Cursino da Silva e Maria Francisca de Paiva, np de Andresa Ferreira Felgas e nm de Francisco de Aguiar e Ana Isabel

EMANUELA CELINA DE ANDRADE filha de Antonio Gregório de Andrade e D. Jacinta Celina de Andrade, np de Candido José de Jesus e Ana Cristina de Andrade, nm de Gabriel de Andrade e Emanuela de Andrade, bisneta paterna de José Freire de Andrade e de Jacinta de Andrade

1-3 Antonio, batizado em 04-07-1786.

Aiuruoca –Matriz - bat 04/07/1786 – ANTÔNIO filho de João Ferreira Felgas e Ana Nunes de Siqueira. Pp Antônio Dutra Pinheiro e Ana Maria de Siqueira.

1-4 Custodia Ferreira Felgas, batizada em 16-03-1788. Aos 26-02-1805 casou com Domingos Rodrigues da Costa (ou Domingos de Oliveira), natural de S. José (atual Tiradentes), filho de João Rodrigues da Costa e Maria Rodrigues de Oliveira.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 16 março 1788 matriz, Custodia, f.l. de João Ferreira Felgas e Anna Nunes de Jesus; padr.: Antonio Barros Freire e Maria d Con---- mulher de Silvestre Dutra.

 

26/02/1805- Matriz – DOMINGOS RODRIGUES DA COSTA fº de João Rodrigues da Costa e Maria Rodrigues de Oliveira, natural da vila de São Jose do Rio das Mortes e CUSTODIA FERREIRA FELGAS fª de João Ferreira Felgas e de Ana Nunes de Siqueira, natural e batizada nesta freguesia.

          Custodia, com 42 anos, comparece no censo de aiuruoca de 1831:

Mapa de População, distrito de Aiuruoca - 10 nov. 1831; 2º quarteirão, fogo 11: Custodia Ferreira Felgas, br. 42 anos, cc;

- Clara Ferreira, br. 24 anos, solt.

-João br. 6 anos;

- Jose br. 3 anos;

-Francisco, br. 1 ano

Viúva, Custodia faleceu em 01-04-1870. Tiveram, pelo menos:

Aiuruoca 01-04-1870 fal Custodia Ferreira Felgas viúva de Domingos de Oliveira. Jaz dentro da capela do cemitério

1-4-1 Clara, batizada em 23-06-1805. Clara Ferreira, com 24 anos em 1831, solteira.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 23 junho 1805 matriz, Clara, f.l. de Domingos Rodrigues e Custodia Ferreira Felgas, padr.: Miguel Joaquim Bernardino e Maria Theodora mulher de Gabriel da Costa Resende. Todos desta freguesia.

 

1-5 João Ferreira Felgas, batizado em 01-11-1790. João comparece no censo de 1831 com 40 anos, solteiro, negociante.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 01 nov 1790 matriz, João, f.l. de João Ferreira Felgas e d. Anna Nunes de Jesus, padr.: Francisco Lopes Guimarães filho do cap. Francisco Lopes e Thereza Maria de Jesus filha de Manoel da Silva Nes Pereira. Todos desta freguesia.

 

Mapa de População, distrito de Aiuruoca - 10 nov. 1831; 2º quarteirão, fogo 10: João Ferr.ª Felgas, br., 40 anos, solt.,  negociante.

Faleceu João em 10-02-1835, com testamento,. Deixou legados e instituiu herdeira a mãe e, na falta desta, a irmã Custodia.

B7: Igreja N. Sra. da Conceição - Aiuruoca: matriz, aos 10 fevereiro 1835, fal. c/testamento, 45 anos, João Ferreira Felgas, br, solteiro, n/desta freg. F. leg. de João Ferreira Felgas, falecido, e de Anna Nunes de Jesus, n. e b. em Aiuruoca.

Testamenteiros: em 1º o Vigario J. de Abreu e Silva, em 2º m/irmã Custodia Ferreira Felgas

no texto:

m/irmã Andresa cc Jose da Silva Bemfica.

m/irmã Jacinta cc. Manoel Freire de Andrade, que o marido não tenha comunicação ao legado.

m/sobrinho João Baptista

Herdeira a mãe e na falta dela m/irmã Custodia.

Registrado aos 12 fevereiro 1835.

 

1-6 Ana Maria Felgas casou duas vezes. Primeira vez aos 15-06-1807 casou com José Furtado de Medeiros filho de Mateus Furtado de Medeiros e Ana da Luz de Oliveira casados em Aiuruoca aos 28-01-1755, neto paterno de Antonio Furtado e Izabel Dutra, neto materno de Manoel Dutra dos SAntos de Macedo e Mariana Inácia de São José.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 15 jun 1807 matriz - Joseph Furtado de Medeiros, f.l. de Matheus Furtado de Medeiros e Anna da Luz d'Oliveira; c/ Anna Maria Felgas, f.l. de João Ferreira Felgas e Anna Nunes de Jesus. Ns. e bts nesta freguesia.

 

Aiuruoca, MG aos 28-01-1755 nesta matriz se receberam Mateus Furtado de Medeiros, f.l. de Antonio Furtado e Izabel Dutra, n/b na freguesia de [dobra] da Ilha do Faial Bispado de Angra = com Ana da Luz de Oliveira, f.l. de Manoel Dutra de Macedo alias Manoel dos Santos e de Mariana Inacia de São Jose, n/b na freguesia da Sé de Mariana.

          Jose Furtado de Medeiros faleceu aos 02-02-1823. Ana Maria requereu dispensa para se casar com João Ferreira da Silva, batizado aos 02-02-1807, filho de Vicente Ferreira de Carvalho e Feliciana Maria de Jesus – família “Antonio Gracia” I, Cap. 5º.

Aiuruoca, MG livro misto 1821-1827 João Ferreira da Silva, f.l. de Vicente Ferreira de Carvalho e Feliciana Maria de Jesus, bat. nesta freguesia =  e Ana Ferreira Felgas, viuva de Jose Furtado, moradores ambos nesta freguesia.

Certifico que: no L. de Batismo 7 a f 249 se acha o seguinte: aos 02 fev. 1807 nesta matriz, bat a João, f.l. de Vicente Ferreira de Carvalho e Feliciana Maria de Jesus; padr.: João Garcia Duarte e Maria Luciana de Jesus, todos desta freguesia.

No L. 8 de óbitos a f. 219: aos 02-02-1823 faleceu da vida presente de idade quinquagenaria de uma ferida gangrenada Jose Furtado de Medeiros, casado com Ana Ferreira Felgas, jaz dentro da capela da Guapiara filial desta matriz.

Aiuruoca 29 de M. de 1825

Depoimento da oradora Ana Ferreira Felgas, viuva de Jose Furtado, moradora nesta freguesia, se quer receber em matrimonio com João Ferreira da Silva.

 

1-7 Manoel Ferreira Felgas aos 27-06-1814 casou com Leonor Alvares de Araujo, filha de Joaquim de Araujo e de Maria Alvares Palmeira, família “Manoel Correa Mascarenhas”, neste site.

27/06/1814 – Capela de Serranos - MANOEL FERREIRA FELGAS f de João Ferreira Felgas e de Ana Nunes de Jesus e LEONOR ALVARES DE ARAUJO  f de Joaquim de Araujo e Maria Alvares Palmeira, ambos nats, moradores nesta freg de Aiuruoca, ttas Joaquim Pereira e Jose de Araujo

          Faleceu Manoel aos 26-09-1827, com 32 anos declarados.

AIURUOCA 26/09/1827 fal MANOEL FERREIRA FELGAS c.c. Leonor de Araujo, acompanhado de 2 sacerdotes e irmandades da Conceição, Almas e jaz na Matriz

Pais de, q.d.:

1-7-1 João, batizado em 15-05-1817.

15-05-1817 –Ermida da fazenda dos Vilelas JOÃO f leg de Ml Fra Felgas e de sm Leonor de Araujo pp Alferes Mateus Luiz Glz e Maria da Conceição, viúva

1-7-2 José Marçal da Silva, com 23 anos em 1846, requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 4º grau misto de 3º, para se casar com Maria Candida do Rosario, com 18 anos, filha de Julia, neta de Inacia, esta filha de Simão Rodrigues irmão de Ana Nunes avo paterna do orador, família “José Martins do Prado”.

Aiuruoca, MG Livro Misto 1845_1846 Jose Marçal da Silva e Maria Candida do Rosario - -03-04-1846

Naturais e moradores deste bispado de Mariana.

Q Simão Roiz era irmão de Ana Nunes, desta proveio Manoel e deste ele orador Jose Marçal - daquele Simão proveio Ignacia, desta Julia e desta a oradora Maria Candida - consanguineos em 4º grau misto de 3º.

1ª test.: Justino Jose Correa, branco, casado, natural e morador da freg. desta vila onde vive da lavoura, de idade de 40 anos. Disse q Simião Rodrigues era irmão de Ana Nunes, desta proveio Manoel Ferreira e deste o orador Jose Marçal da Silva = e que daquele Simião proveio Ignacia, desta Julia, e desta a oradora Maria Candida - consanguinidade em 4º grau misto de 3º.

2ª test. Sarg. Mor Jose Joaquim Correa.

3ª test.: Francisco Xavier de Sales, branco, casado. natural da freg. de Baependi e morador nesta de Aiuruoca onde vive de seu oficio de ourives, de idade 57 anos.

Apresentação e Juramento - 1846 nesta vila da Aiuruoca

Juramento do orador José Marçal da Silva, homem branco, solteiro, natural e morador na freguesia desta vila de Aiuruoca onde vive de sua agencia e industria, de idade 23 anos - (aa) Jose Marçal da Silva

Juramento da oradora Maria Candida do Rosario, mulher branca, solteira, natural e moradora desta freguesia onde vive em companhia de seus pais, de idade de 18 anos.

Autos Conclusos aos 03-10-1846.