PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

 

João Delgado de Oliveira e Paula da Veiga

(atualizado em 21-abril-2017)

 

 

Bartyra Sette

 

 

João Delgado de Oliveira e Paula da Veiga foram moradores em Taubate-SP onde tiveram, pelo menos, dois filhos:

 

1- João Delgado de Oliveira

2- Antonio Delgado de Castilho

 

 

1- João Delgado de Oliveira casou com Maria da Luz, ambos naturais de Taubaté. Foram moradores na Borda do Campo-MG onde Maria faleceu em 10-04-1741.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG) paroquia Borda do Campo, óbitos 1739-1746, fls. 43, 10/04/1741, Matriz, Maria da Luz, casada com João Delgado de Oliveira.

          João testou na freguesia da Ibitipoca em 10 de setembro de 1751. Declarou naturalidade, filiação, o casamento com Maria da Luz com a geração de três filhos. Seu testamento foi aberto em 14-01-1752 (testamento e inventário neste site).

1-1 Maria de Oliveira, natural de Taubate. Em Barbacena aos 22-08-1742 casou com Manoel Moreira dos Santos, natural da freguesia de São Pedro de Canedo, Bispado do Porto, filho de Francisco Moreira e de Isabel Gonçalves

Barbacena, MG na matriz aos 22-08-1742, Manoel Moreira dos Santos, natural da freguesia de São Pedro de Canedo, Bispado do Porto, filho leg. de Francisco Moreira e de Izabel Gonçalves, com Maria de Oliveira, natural da vila de S. Francisco das Chagas de Taubaté, filha leg. de João Delgado de Oliveira e de Maria da Luz, já falecida, deste bispado do Rio de Janeiro. Test.: José Pinto Reis, Francisco Luis de Bitancor e Manoel F.rrª

Foram filhos de Maria de Oliveira e Manoel Moreira, q.d.:

1-1-1 Vitoria Maria de Oliveira, batizada aos 04-08-1743 em Barbacena onde aos 11-06-1768 casou com Antonio de Souza Barboza, natural da freguesia de S. Julião da Silva, com. de Valença do Minho, arc. Braga, filho de Miguel Fernandes de Souza e de Mariana Lourença.

Barbacena-MG nascida aos 21-07-1743 VITTORIA, f.l. de Manoel Moreira dos Santos, n. da freguesia de S. Pedro de Canedo, bispado do Porto e s/m Maria de Oliveira, n. da vila de Taubaté e moradores nesta freguesia. Npaterna de Francisco Moreira e s/m Izabel Gonsalves; nmaterna de João Delgado de Oliveira e s/m Maria da Luz. Batizada aos 04-08 do dito ano, padr.: João Delgado de Oliveira e Ignacia Moreira (sic), mulher de Antonio de Avilla.

 

Casamentos Barbacena aos 11-06-1768 Antonio de Souza Barboza, natural da freguesia de S. Julião da Silva, com. de Valença do Minho, arc. Braga, filho de Miguel Frz. de Souza e de Marianna Lourença, com Victoria Maria de Oliveira, desta freguezia, filha de Manoel Moreira dos Santos e de Maria de Oliveira.

         Viúvo, aos 28-11-1797 Antonio casou segunda vez com Maria Teodora de Jesus, filha de João Lourenço do Amaral e Leonarda Pereira; família “Isabel Rosa de Jesus”.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG: aos 28-11-1797 na capela do Turvo o Lic. Antonio de Souza Barbosa, viuvo de Vitroia Maria de Oliveira = cc Maria Teodora de Jesus, f.l. João Lourenço do Amaral e Leonarda Pereira, n/b nesta freguesia da Aiuruoca.

         Licenciado Antonio de Souza Barbosa testou na Fazenda da Caxoeira, Turvo, termo de Aiuruoca, 11 novembro 1812. Declarou naturalidade, filiação, os dois matrimônios, sem geração do segundo e os filhos do primeiro. Faleceu aos 09-02-1813.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG:. Turvo - aos 09 fev 1813, c/ testamento, o licenciado Antonio de Soiza Barbosa, branco, natural de Portugal, viuvo de Victoria Maria.

cópia do testamento:

Eu, licenciado Antonio de Soisa Barbosa, f. leg. de Miguel Fernandes de Soiza e Mariana Lourença, n. e b. na freg. de S. Julião da Silva, termo Valença do Minho, arc. Braga, e morador nesta freguesia de N. Sra. da Conceição de Aiuruoca, termo da Campanha da Princesa.

testamenteiros: 1- Antonio Francisco de Azevedo; 2- Bonifacio Antonio de Azevedo; 3- meu filho Luiz de Soisa Barbosa, moradores nesta freguesia.

Fui cc. Victoria Maria, de cuja matrimonio tivemos:

Anna cc. Francisco;

Mariana que foi cc. Manuel Pires de Andrade;

Margarida cc Joaquim Ferreira;

Francisco que foi cc. Anna Rosa;

Jose, Joaquim, Luis, João, Bento e Antonio. Destes são falecidos: Antonio, ainda em vida da mãe, que depois de sua morte faleceram: Mariana deixando 4 filhos (Joaquim, Francisco, Jose e Ana); Francisco deixando um filho (Abrahão); Bento e Joaquim sem filhos.

Declaro que sou cc. em segundas nupcias com Maria Theodora da qual não tive filhos; faleceu esta e procedendo o inventário arrematei em meu nome e de meus filhos e herdeiros a parte que pertencia a aquela falecida e aos pais que inda eram vivos.

legados:

-a minha filha Ana de Soisa;

-as minhas netas Maria e Anna (f.as de meu filho Luis.

-as filhas de meu filho João (Justina e Maria).

-a Mariana filha de meu filho Jose;

a minha filha Margarida.

Fazenda da Caxoeira, Turvo, termo de Aiuruoca, 11 novembro 1812.

Testemunha do estado: Antonio Francisco Sardinha.

Testemunhas: Francisco de Paula Alvares, Jose Joaquim de Andrade, Joaquim Jose Ferreira, Neutel Gonçalves, Antonio Ferreira Guimarães. Registrado a 23 fevereiro 181?.

 

1-1-1-1 Mariana Vitoria de Souza, batizada na Igreja nova da Borda do Campo em 11-02-1771. Em Aiuruoca aos 21-06-1790 casou com Manoel Pires de Andrade, filho de Matias da Silveira de Andrade e Angela Pires de Moraes.

Barbacena, MG aos 11-02-1771 na capela de Sto Antonio da Bertioga, filial desta matriz, bat a Mariana Vitoria, f.l. do Lic. Antonio de Sousa Barbosa e Vitoria Maria de Oliveira, npaterna de Miguel Fernandes de Souza e de Mariana Lourença, da freguesia de S. Julião termo de Valença Arc. de Braga, nmaterna de Manoel Moreira dos Santos e Maria de Oliveira desta freguesia da Borda do Campo. Foram padrinhos Jose Ferr.ª M.el por pp que apresentou Manoel Antonio da Fonseca, e D. Luiza Felicia Bustamante por sua pp Gertrudes dos Reis m.er do S.to Manoel An.to. Nasceu aos 22 de Dezembro do ano de 1770.

 

Aiuruoca, MG aos 21-06-1790 na capela da Sra do Porto do Turvo com provisão e testemunhas o Ten. Julião da Costa Rezende e Luiz Fernandes Chaves se receberam Manoel Pires de Andrade, f.l. de Mathias da Silveira de Andrade e de Angela Pires de Moraes, n/b nesta freguesia da Aiuruoca = cc Mariana Vitoria de Souza, f.l. do Licenciado Antonio de Souza Barbosa e de Vitoria Maria de Oliveira, n/b na freguesia da igreja nova da Borda do Campo.

 

          Mariana, faleceu em 25-05-1799, foi representada no inventário paterno pelos filhos de seu casal descritos na família “Antonio Vieira de Moraes” Cap. 4º.

Aiuruoca, MG aos 25-05-1799 faleceu Mariana Vitoria de Souza, casada com Manoel Pires de Andrade, foi sepultada dentro da capela da Sra do Porto do Turvo filial desta matriz.

 

1-1-1-2 Ana de Souza Barbosa, batizada aos 02-05-1772 em Barbacena. Em Aiuruoca aos 18-10-1808 casou com Francisco de Paula Alvares (da Encarnação), batizado aos 02-04-1782 em S. José del Rei, filho do Cap. Antonio Alvares Corsino de Azevedo e Ana Francisca da Conceição

Barbacena, MG aos 02-05-1772 na capela de Sto Antonio da Bertioga, filial desta matriz, bat a Ana, f.l. do Lic. Antonio de Sousa Barbosa e Vitoria Maria de Oliveira, npaterna de Miguel Fernandes de Souza e de Mariana Lourença, naturais da freguesia de S. Julião termo de Valença do Minho Arc. de Braga, nmaterna de Manoel Moreira dos Santos e Maria de Oliveira desta freguesia da Borda do Campo. Foram padrinhos Luiz Fortes de Bustamante e Sá e Maria Barbosa da Encarnação mulher de João Jose Pereira.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, aos 18 out 1808 cap. Turvo - Francisco de Paula Alvares da Encarnação, f.l. do cap. Antonio Alvares Corsino de Azevedo e D. Anna Francisca da Conceição, n. e b. vila de S. Joseph; c/ Anna de Soisa Barbosa, f.l. do licenciado Antonio de Soisa Barbosa e Victoria Maria d'Oliveira, n. e b. na vila de Barbacena.

          Francisco faleceu aos 04-05-1814 com testamento. Sem geração legitima insituiu por herdeiro o filho natural, tido em solteiro - família "João Francisco da Silva"

 

1-1-1-3 Margarida Vitoria de Souza aos 07-04-1807 casou com Joaquim Ferreira Guimarães, filho de Antonio Ferreira Guimarães e Ana Teresa da Luz. Geração na família “Domingos Ferreira Guimarães” § 3º.

Aiuruoca, MG aos 07-04-1807 na capela da Sra do Porto do Turvo com provisão, Joaquim Ferreira Guimarães, f.l. de Antonio Ferreira Guimarães e Ana Teresa da Luz = cc Margarida Vitoria de Souza, f.l. do Licenciado Antonio de Souza Barbosa e de Vitoria Maria de Oliveira. Nta e bts nesta freguesia.

1-1-1-4 Francisco de Souza Barbosa, natural de Barbacena. Na capela da Piedade, com registro em Aiuruoca, aos 17-11-1795 casou com Ana Rosa, daí natural, filha de Joaquim José Ribeiro e Antonia Maria da Conceição - família “Antonio Fiveira e Francisca de Macedo”.

Aiuruoca, MG aos 17-11-1795 na capela da Piedade da freguesia da vila de S. João del Rei e testemunhas o Lic. Antonio de Souza Barbosa e Joseph da Silva de Oliveira se casaram Francisco de Souza Barbosa, f.l. do Lic. Antonio de Souza Barbosa e Vitoria Maria de Oliveira, n/b na freg. de Barbacena = cc Ana Rosa, f.l. de Joaquim Joseph Ribeiro e Antonia Maria da Conceição, n/b nesta freguesia.

          Já falecido em1812, Francisco deixou filho único de seu casal:

1-1-1-4-1 Abraão.

1-1-1-5 José de Souza Barbosa, natural de Barbacena. Na capela da Piedade, com registro em Aiuruoca, aos 17-11-1795 casou com Feliciana Ribeira, filha de Joaquim José Ribeiro e Antonia Maria da Conceição - família “Antonio Vieira e Francisca de Macedo”.

Aiuruoca, MG aos 17-11-1795 na capela da Piedade da freguesia da vila de S. João del Rei se casaram Joseph de Souza Barbosa, f.l. do Lic. Antonio de Souza Barbosa e Vitoria Maria de Oliveira, n/b na freg. de Barbacena = cc Feliciana Ribeira, f.l. de Joaquim Joseph Ribeiro e Antonia Maria da Conceição, n/b nesta freguesia.

1-1-1-5-1 Mariana, legatária do avô paterno.

1-1-1-6 Joaquim, falecido depois da mãe, sem filhos.

1-1-1-7 Luiz de Souza Barbosa, batizado em 13-03-1778. Aos 27-11-1797 casou com Josefa Emerenciana Ferreira de Freitas, filha de Antonio Ferreira Guimarães e Ana Teresa da Luz. Geração na família “Domingos Ferreira Guimarães” § 3º

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 13 março 1778 Capela Turvo, LUIZ, f.l. do Lcdo. Antonio de soiza Barboza n. S. Juiliam da Silva, a termo de Valensa do Minho arc. Braga e Vitoria Maria de Oliveira n. freg. Borda do Campo; np de Miguel Fernandes de Souza da dita freg. s. Juliam e de Mariana Lourença n. freg. Pantaliam de Cornes termo da vila Nova de Serveira; nm de Manoel Moreira dos Santos n. Santa Maria do Canedo bisp. Porto e Maria de Oliveira n. da vila de Taubaté bisp. de S.Paulo; padr.: Jose Ferreira Armo-de e s/m Anna Maria fregueses da Borda do Campo.

 

Aiuruoca-MG aos 27-11-1797 na capela do Turvo desta freguesia de N Sra da Conceição da Aiuruoca onde os contraentes são moradores e testemunhas Jacinto da Rocha Coelho e Jose Rodrigues de Almeida. Luiz de Souza Barbosa, f.l. do Lic. Antonio de Souza Barbosa e Vitoria Maria de Oliveira = cc Josefa Emerenciana Ferreira de Freitas, f.l. de Antonio Ferreira Guimarães e de Ana Theresa da Luz. Nts e btes nesta freguesia da Aiuruoca.

1-1-1-8 João de Souza Barbosa aos 02-11-1797 casou com Maria Teodora do Espirito Santo, filha de Bras Rodrigues Lima, natural da freguesia de São Tiago do Sopo Arc. de Braga e Maria da Conceição de Almeida, neta materna de Jose Garcia da Costa e Bernarda Maria de Almeida. Geração na família “Feliciano Cardoso e Catarina de Almeida”

1-1-1-9 Bento de Souza Barbosa, falecido depois da mãe, sem filhos.

Aiuruoca, MG aos 20 janeiro 1800, Turvo, Maria, f.l. de Joseph de Araujo Carvalho e Anna Theresa; padr.: Bento de Souza Barbosa e Anna de Soisa Barbosa, filhos do licenciado Antonio de Soisa Barbosa.

1-1-1-10 Antonio, falecido ainda em vida da mãe

 

1-1-2 José, batizado em 19-12-1745.

Barbacena-MG aos 19-12-1745, JOZE, nascido aos 11, f.l. de Manoel Moreira dos Santos, natural da freguesia de S. Pedro de Canedo, bisp. do Porto e s/m Maria de Oliveira, natural da vila de Taubaté; np de Francisco Moreira e s/m Izabel Gonçalves; nm de Joam Delgado de Oliveira e s/m Maria da Luz. Padr.: Antonio de Avila e Martha de Miranda.

1-1-3 Hipolito Moreira dos Santos, batizado em 29-08-1750. Em 11-01-1778 na matriz do Pilar de S. João del Rei, com registro em Barbacena, casou com Maria Alves de Jesus, filha de Domingos Alves Calheiros e Inacia Maria do Rosario, neta paterna de Francisco Pires e Margarida Alves, neta materna de Jeronimo Pereira Barbosa, natural da freguesia de S. Bento de Cossourado termo de Valença Arc. Braga e Jeronima Barbosa, natural de S. João do Mereti Bispado do Rio de Janeiro. Outras informações, da família de Maria Alves, na família Bento Faleiro.

Barbacena, MG aos 29-08-1750 no Faria, HYPOLITO, nascido aos 13 agosto, f.l. de Manoel Moreira dos Santos e Maria de Oliveira, np de Fran.co Moreyra e Izabel Glz. da freguesia de Canedo, Bispado do Porto; nm de João Delgado de Oliveira e Maria da Luz, naturais de Taubaté, Bispado de S.Paulo. Padr.: João Delgado de Oliveira.

 

Barbacena, MG Igreja N. Sra da Piedade. Aos 11-01-1778 na matriz de N. Sra do Pilar da vila de S. João del Rei sem impedimento algum Hipolito Moreira dos Santos, f.l. Manoel Moreira dos Santos e Maria de Oliveira = cc Maria Alves de Jesus, f.l. Domingos Alves Calheiros e Inacia Maria do Rosario. Ambos os contraentes naturais e batizados nesta matriz da Borda do Campo. Testemunhas Cap. Antonio Joaquim de Almeida e Soiza e Dr. Joaquim da Silva Tavares.

Pais de, q.d.:

1-1-3-1 Germano Alves Moreira, batizado em 25-10-1778. Casou com Ana Luiza Fernandes, natural de Aiuruoca, filha de Luiz Fernandes Chaves natural de Barbacena e de Maria da Conceição natural de Aiuruoca.

Barbacena, MG aos 25-10-1778 na capela de Santa Rita filial desta matriz de N. Sra da Piedade da Borda do Campo bat a Germano n. aos 14 do dito mês e ano, f.l. Hipolito Moreira e Maria Alves, padr.: Domingos Alves Calheiros e s/m Ignacia Maria, todos desta freguesia.

          Ana Luiza, viúva, faleceu em Batatais-SP em 26-10-1855:

Batatais, SP Igreja Bom Jesus da Cana Verde obitos. Aos 26-10-1855 fal. Ana Luiza, natural da Aiuruoca de idade de oitenta anos, viuva de Germano Alves Moreira. Sepultada no adro desta matriz.

Entre os filhos do casal, batizados em Aiuruoca:

1-1-3-1-1 Luiz em 19-12-1802.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 19 dez 1802 matriz, Luiz, f.l. de Germano Alves Moreira natural da freg. de Barbacena e Anna Luiza Fernandes n. desta de Aiuruoca; que nasceu aos 11 do dito. Npaterno de Hypolito Moreira dos Santos e Maria Alves de Jesus, ns. e bts. na freguesia de Barbacena; nmaterno de Luiz Fernandes Chaves n. de Barbacena e de Maria da Conceição n. desta de Aiuruoca. Padr.: Luiz Fernandes Chaves e Maria Alves de Jesus por pp. que por ela apresentou o revdo. Joaquim Joseph Maya.

1-1-3-1-2 Hipolito em 14-10-1804.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 14 out 1804 matriz, Hypolito, f.l. de Germano Alvares Moreira e Anna Luisa; np de Hypolito Moreira dos Santos e Maria Alvares de Jesus, naturais de Barbacena; nmaterno de Luiz Fernandes Chaves n. de Barbacena e de Maria da Conceição, n. desta freguesia. Padr.: o avô paterno e a avó materna.

1-1-3-1-3 Ana Margarida Constancia, natural de Aiuruoca. Em Batatais-SP aos 08-05-1825 casou com Joaquim Luiz, filho de Antonio Luiz da Costa e Rita Maria de Jesus, neto paterno de Manoel Martins e Gertrudes Mariana, neto materno de Domingos Antonio Pereira e Maria Gertrudes de Jesus; família “Domingos Antonio Pereira”.

Batatais, SP Igreja Bom Jesus da Cana Verde aos 08-05-1825 Joaquim Luiz, f.l. Antonio Luiz da Costa e Rita Maria de Jesus, aquele natural da capela de N. Sra de Nazare Bispado de Mariana = cc Ana Margarida Constancia natural da freg. de Aiuruoca, f. Germano Alves Moreira e Ana Luiza. Não souberam dizer os nomes de seus avós.

1-1-3-1-4 Carolina Maria, batizada em Aiuruoca aos 29-10-1809. Em Batatais-SP aos 04-09-1826 casou com Antonio Rodrigues Sá natural de Pinela Bispado de Bragança, filho de Lazaro Rodrigues de Sá e Mariana de Sá. Com geração.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-aos 29 out 1809 matriz, Carolina, f.l. de Germano Francisco Moreira e Anna Luisa Chaves, padr.: Luis Fernandes Chav--- e Anna Jacintha Braga.

 

Batatais, SP Igreja Bom Jesus da Cana Verde aos 04-09-1826 nesta matriz Antonio Rodrigues Sá natural de Pinela Bispado de Bragança, f. Lazaro Rodrigues de Sá e Mariana de Sá = cc Carolina Maria n. de Aiuruoca, f. Germano Alvares e Ana Luiza.

1-1-3-2 Alferes Manoel Alves Moreira Barbosa, natural de Aiuruoca. Em S. José del Rei aos 08-09-1815 casou com a viúva Constancia Pereira da Motta, aí batizada em 18-08-1790.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 08-09-1815 matriz; Manoel Alves Moreira Barbosa, f.l. Hipolito Moreira dos Santos e Maria Alvares d[danificado], n/b na freg. da Aiuruoca; cc D. Constancia Pereira da Mota, viuva do Alf. Antonio Jose [danificado]gues Rego. Ambos os contraentes moradores nesta freguesia; test.: Revdo Coadjutpr João Martins Lopes, o Revdo Joaquim Ferreira dos Santos, Revdo Bonifacio Barbosa Martins.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 18-08-1790, Constancia, f.l. Cap. Domingos Barbosa Ribeiro e D. Brigida Pereira da Motta, padr.: Revdo. Bonifacio da Silva Toledo, e Teresa Pereira da Motta mulher do Ten. Joaquim Jose da Fonseca.

          Constancia, filha do Cap. Domingos Barbosa Ribeiro e Brigida Pereira da Mota, foi primeira vez casada aos 29-05-1809 com o Alf. Antonio José Rodrigues Rego, filho do Dr. José Antonio Rodrigues Rego e Maria Antonia Tomasia de Miranda

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 29-05-1809 matriz; Alf. Antonio Jose Rodrigues Rego, f.l. Dr. Jose Antonio Rodrigues Rego e D. Maria Antonia Thomasia de Miranda; cc D. Constancia Pereira da Mota, f.l. Cap. Domingos Barbosa Ribeiro e D. Brigida Pereira a Mota. Ambos nts/bts e moradores nesta freguesia; test.: Cap. Antonio Jose Moreira, casado e Ten. João Antonio de Campos, solteiro.

Alf. Antonio José e Constancia tiveram, pelo menos:

- João Cancio, batizado em 03-11-1811.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 03-11-1811 matriz, João Cancio n. 20-10, f.l. Alf. Antonio Jose Rodrigues Rego e D. Constancia Pereira da Mota, padr.: Revdo Manoel Jose Rodrigues Rego, tio paterno, e D. Maria Antonia Tomasia de Miranda, avó paterna do dito batizado.

 

1-1-4 Vitoriano em 14-03-1752.

Barbacena, MG aos 14-03-1752 na Bertioga, VITORIANO, nascido a seis do dito mês, f.l. de Manoel Mor.ª dos Santos e s/m Maria de Oliveira. Padr.: Manoel de Azevedo Mattos e s/m Ant.ª Ribeyra. Registro aos 09-09-1788

 

1-2 Bernardo de Oliveira, batizado em 25-06-1732. Inventariante dos pais.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG, - N.Sra. Piedade da Borda do Campo - matriz bat. 1731-1734. fls  34, 25/06/1732 Bernardo filho de João Delgado de Oliveira e de Maria da Luz.

 

1-3 Antonia da Luz, natural de Taubaté-SP, casou duas vezes. Primeira vez aos 03-08-1753 na capela de Santo Antonio da Bertioga casou com José Rodrigues Lopes natural e batizado na freguesia de Santa Maria de Sobreposta Arcebispado de Braga filho de Domingos Rodrigues e de Esperança Lopes.

insirido no inventário dos pais:

Certifico como um Livro que serve para fazer os Assentos desta freguesia nele a folha (...) está um assento cujo teor de adverbum é o seguinte:

Aos três dias do mês de agosto de mil setecentos e cinqüenta e três anos na capela de Santo Antonio da Bertioga filial desta Matriz de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo pelas onze horas do dia feitas as denunciações na forma do sagrado Concílio Tridentino e Constituição sem descobrir impedimento algum e com provisão do muito Reverendo Senhor Doutor José (...) e Souza Vigário da Vara desta Comarca em presença do Reverendo Pároco (...) Coelho da Rocha se casaram em facie eclesia por palavras de presente: José Rodrigues Lopes natural e batizado na freguesia de Santa Maria de Sobreposta Arcebispado de Braga filho legítimo de Domingos Rodrigues e de Esperança Lopes - com Antonia da Luz natural e batizada na freguesia de São Francisco das Chagas da Vila de Taubaté Bispado de São Paulo filha legítima de João Delgado de Oliveira e de Maria da Luz, servindo de testemunhas Manoel de Azevedo Mattos e João Gonçalves Pires todos desta freguesia (...).

          José faleceu aos 23-02-1758 e foi inventariado no mesmo ano. Compareceram dois filhos legítimos e duas filhas naturais (inventário neste site, colaboração de Adonias Ribeiro Franco Júnior e Adair Franco dos Reis):

Filhas naturais de José Rodrigues Lopes:

- Ana Rodrigues Lopes, com 12 anos em 1758, filha natural de Joana de Barros. Aos 12-05-1774 casou com Antonio Joaquim Ferreira, natural de Aiuruoca, filho de Joaquim Dias Ferreira e de Rosa Rodrigues (certidão no inventário paterno).

- Leonarda Rodrigues Lopes, com 10 anos em 1758, filha natural de Ana Leme. Aos 19-08-1765 casou com Claudio Xavier da Costa, natural da freguesia de São José do bispado de São Paulo filho de Francisco Xavier da Costa e de Micaela Arcângela. Pais de, q.d.:

- Marianna Rosa do Nascimento aos 30-08-1789 em S. João del Rei, com registro em Carrancas, casou com José Pereira Maciel, filho de Amaro Pereira Maciel e Antonia Rodrigues.

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 30-08-1789 matriz S. João del Rei, Jose Pereyra Maciel, f.l. Amaro Pereyra Maciel e Antonia Rodrigues; = cc. Marianna Rosa do Nascimento, f.l. Claudio Xavier da Costa e Leonarda Rodrigues Lopes. Nts/bts freg. Aiuruoca e moradores nesta.

- Luzia, batizada em Lavras aos 08-12-1776.

Lavras, MG Igreja Santana aos 08-12-1776 nesta matriz bat a Luzia, f.l. Claudio da Costa e Leonarda Rodrigues Lopes, padr.: Jose Ferreira de Brito, e Quteria Maria, viuva.

- José em 26-02-1783.

Lavras, MG Igreja Santana aos 26-02-1783 na ermida de N. Sra da Ajuda filial desta matriz bat a Joseph, f.l. Claudio Xavier da Costa e Leonarda Rodrigues, padrinhos: Manoel Jose Rodrigues e s/m Margarida Jacinta de Oliveira.

          Antonia, segunda vez aos 07-07-1760 na matriz de Barbacena, casou com Luiz Pires Mondim, natural do arcebispado de Braga, filho de Domingos Pires Poejo e Mariana Vaz. Luiz faleceu aos 30-08-1789, e foi inventariado por Antonia no ano seguinte (inventário neste site, colaboração de Adonias Ribeiro Franco Júnior e Adair Franco dos Reis)

Barbacena, MG aos 07-07-1760 matriz, Luiz Pires Mondim, natural da freguesia de N. Sra. do Rosário da Gandora (?), Com.ca de Monção (?), Arc. de Braga, f.l. de Dom.os Pires Poejo, já falecido, e de s/m Marianna Vaz; = com Antonia da Luz, n/b freguesia de S. Francisco das Chagas da vila de Taubate, BispaDo de S. Paulo, f.l. de João Delgado e s/m Messia de Oliveira, viuva que ficou por falecimento de seu 1º marido Jose Rois Lopes, o qual se acha sepultado na capela de Sta. Rita.

Antonia e José tiveram dois filhos:

1-3-1 José com 3 anos em 1758. Casou

1-3-2 Manoel Rodrigues de Oliveira, com ano e meio.

B7: casamentos Barbacena, aos 07-07-1760 matriz, Luiz Pires Mondim, natural da freguesia de N. Sra. do Rosário da Gandora (?), Com.ca de Monção (?), Arc. de Braga, f.l. de Dom.os Pires P. (Payz/Poys ?), já falecido, e de s/m Marianna Vaz; = com Antonia da Luz, n/b freguesia de S. Francisco das Chagas da vila de Taubate, Bispado de S. Paulo, f.l. de João Delgado e s/m Messia de Oliveira, viuva que ficou por falecimento de seu 1º marido Jose Rois Lopes, o qual se acha sepultado na capela de Sta. Rita,.

 

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) - Santa Rita aos 30-08-1789 fal. Luiz Pires Mondim, casado com Antonia da Luz. Sepultado na Capela de Santa Rita filial desta matriz

Antonia e Luiz tiveram sete filhos que compareceram no inventário paterno:

- Antonio falecido em 21-11-1785, adulto.

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) -Santa Rita aos 21-11-1785 fal. Antonio, adulto, filho de Luiz Pires Mondim. Sep. na capela de Santa Rita

1-3-3 José do Carmo de Oliveira casado com Mariana, filha de Manoel de Souza Passos e Apolonia Angela de Albernaz, neta materna de Francisco de Oliveira Braga e Escolástica de Albernaz, família “Francisco de Oliveira Braga”.

1-3-4 Maria Teresa da Luz (ou de Jesus) casada aos 26-05-1787 com Lourenço Alves Calheiros, filho de Domingos Alves Calheiros e Inacia Maria do Rosario. (outras informações na família Bento Faleiro, neste site.

Barbacena, MG aos 26-05-1787 nesta matriz se receberam Lourenço Alves Calheiros, f.l. Domingos Alves Calheiros e Inacia Maria do Rosario = e Maria Teresa da Luz, f.l. de Luiz Pires Mondim e de Antonia da Luz, n/b na capela de Santa Rita filial desta matriz. Test.: Antonio Francisco da Silva e Luiz Pires Mondim.

         Pais de, q,d:

1-3-4-1 Maria Teresa de Jesus aos 29-02-1808 casou com Inácio Alves Vieira, filho de Manoel Vieira de Toledo e Maria Alves de Jesus; família “Manoel Vieira de Toledo”

1-3-5 Luiza, com 19 anos em 1790. Luiza Emerenciana Pires aos 16-05-1792 casou com Francisco José Machado, filho de Antonio José Machado e de Isabel Correa de Moraes (termo no inventário paterno). Geração na família “Domingos Lopes Chaves”.

1-3-6 Rita Cecília Pires, com 16 anos em 1790. (termo no inventário paterno) Aos 02-10-1795 casou com João Pedro dos Santos, filho de Antonio Pereira dos Santos e Antonia Pereira de Freitas - família “Medonho”, neste site.

         Pais de, q.d.:

1-3-6-1 Maria Antonia de Jesus aos 11-09-1815 casou com Julião Dias Tostes, batizado em 06-10-1793, filho de Antonio Dias Tostes e Maria Francisca.

B7: casamentos Barbacena –MG, Quilombo aos 11-09-1815 Julião Dias Tostes, f.l. de Antonio Dias Tostes e Maria Francisca; = Maria Antonia de Jesus, f.l. de João Pedro dos S.tos e de Ritta Cecília Pires. Nts e bts nesta.

 

B7: Barbacena-MG, Sta Rita bat. aos 06-10-1793 Julião, f.l. de Antonio Dias Tostes e Maria Francisca, padr.: Manoel Francisco Guimarães e Francisca de Paula.

1-3-7 Manoel Pìres de Oliveira com 13 anos em 1790. Aos 09-05-1796 casou com Teresa Maria de Jesus filha de Bernardo da Costa de Mendonça e Maria Teresa de Jesus, família “Bernardo da Costa de Mendonça”

1-3-8 Vicente Pires Mondim, com 12 anos em 1790. Casou com Ana(*) Maria de Jesus, filha de Bernardo da Costa de Mendonça e Maria Teresa de Jesus. Geração deste matrimônio na família “Bernardo da Costa de Mendonça”, neste site. (* Ana é citada como Helena no termo de casamento)

inserido no inv. paterno:

Dom Agostinho Pitta de Castro pároco confirmado nesta freguesia de Barbacena, comarca do rio das Mortes, bispado de Mariana.

Certifico que no livro 4º dos assentos dos casamentos desta freguesia à folha 155 verso se acha um que diz assim: aos 29 dias do mês de novembro de 1798, depois de feitas as denunciações na forma do Sagrado Concílio Tridentino sem se descobrir impedimento e com provisão do ilustríssimo reverendíssimo vigário da vara desta comarca, na capela de Santana do Garambéu filial desta matriz de Barbacena o vigário Joaquim Dias de Souza, de licença minha, assistiu ao sacramento dos contraentes Vicente Pires Mondim, filho legítimo de Luiz Pires Mondim e Antonia da Luz, e Helena Maria de Jesus, filha legítima Bernardo da Costa de Mendonça e Maria Teresa de Jesus; naturais e batizados nesta freguesia. E lhes deu as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano de que foram testemunhas Manoel Pires de Oliveira e Francisco Xavier de Mendonça. De que mandei fazer este assento, que assinei= Vigário Dom Agostinho Pitta de Castro= E não se continha mais no dito assento a cujo original me reporto. Barbacena 24 de dezembro de 1806.

O pároco Dom Agostinho Pitta de Castro.

         Viúvo, em Barbacena aos 05-06-1809 Vicente casou com Ana Rita de Almeida, filha de Francisco Gonçalves Pereira e Ana Teodora. Geração na família “Francisco de Oliveira Braga” § 2º.

Barbacena,MG igreja N. Sra da Piedade matr. 1808-1826 fls 2v - na capela de Santa Rita, aos 05-06-1809 Vicente Pires Mondim, viuvo de Ana Maria de Jesus = cc Ana Rita de Almeida, f.l. Francisco Gonçalves Pereira e Ana Teodora, n/b na dita capela. Test.: João Antonio Vieira e Manoel Pires de Oliveira.

1-3-9 Joaquina, com 10 anos. Joaquina Maria da Luz aos 16-12-1803 casou com José Antonio da Fonseca, filho de Manoel Antonio da Fonseca e de Maria Felizarda de Moraes; família “Andre Fernandes Chaves”.

inserido no inv. paterno:

Dom Agostinho Pitta de Castro pároco confirmado nesta freguesia de Barbacena, comarca do rio das Mortes, bispado de Mariana.

Certifico que no livro 3º dos assentos dos casamentos desta freguesia à folha 166 verso se acha um que diz assim: aos 16 dias do mês de dezembro de 1803, depois de feitas as denunciações na forma do Sagrado Concílio Tridentino, sem se descobrir impedimento algum, e com provisão do ilustríssimo reverendíssimo vigário da vara desta comarca, na capela de Santa Rita filial desta matriz de Barbacena o padre Agostinho Vidal Pinheiro, de licença minha, assistiu ao sacramento do matrimônio dos contraentes José Antônio da Fonseca, filho legítimo de Manoel Antônio da Fonseca e de Maria Felizarda de Moraes, e Joaquina Pires da Luz filha legítimo de Luiz Pires Mondim e de Antonia da Luz, ambos estes contraentes naturais e batizados nesta freguesia; e lhes deu as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano, de que foram testemunhas José Antônio Machado e João Pedro dos Santos. De que mandei fazer este assento, que assinei= Vigário Dom Agostinho Pitta de Castro= E não se continha mais no dito assento a cujo original me reporto. Barbacena 10 de dezembro de 1806.

O pároco Dom Agostinho Pitta de Castro.

Pais de, q.d.:

1-3-9-1 Manoel batizado em 26-08-1805.

Barbacena, MG - Santa Rita aos 26-08-1805 Manoel, f.l. de José Antonio da Fon.ca e de Joaquina Pires da Luz, padr.: Manoel Antonio da Fon.ca e Antonia da Luz, avós do batizado.

1-3-9-2 Rita em 23-07-1809.

Barbacena, MG - Santa Rita aos 23-07-1809 Ritta, f.l. de Jose Antonio da Fonceca e de Joaq.na Maria da Luz, padr.: Jose Nunes Teixr.ª e Anna Joaquina, mulher de Manoel Jose Pena.

 

2- Antonio Delgado de Castilho, citado no testamento do irmão João:”dêem parte a meu irmão Antonio Delgado de Castilho que veja o que eu devo as ditas Irmandades para pagar os anuais que estão vencidos”.

          Casou com Catarina Dias Tenorio, filha de João de Barros Freire e de Maria Tenorio SL. 1, 145, 6-1 onde o pai de Antonio Delgado de Castilho é citado como Antonio.

          Entre os filhos de Antonio e Catarina Dias:

2-1 Antonio Joaquim de Oliveira casou com Gertrudes de Oliveira, filha de Antonio Rodrigues de Moura e Maria Paes de Abreu

SL. 1, 145, 6-1 Gertrudes de Oliveira, casada em 1771 em S. Paulo com Antonio Joaquim de Oliveira, f.o. de Antonio Delgado e de Catharina Dias Tenorio, de Taubaté, n. p. de Antonio Delgado e de Paula da Veiga, n. m. de João de Barros Freire e de Maria Tenorio.

          Já falecido em 1812, Antonio Joaquim e Gertrudes tiveram, pelomenos:

2-1-1 Gertrudes Maria da Anunciação, natural de Taubaté. Em Resende-RJ aos 13-01-1812 casou com JerônimoJosé Barbosa, viúvo de Maria Benta de Moraes.

13-01-1812 na Matriz de Resende pelo Padre Jose Antonio Martins de Sá. Tenente Geronimo Jose Barbosa, viuvo que ficou por falecimento de Maria Benta de Morais, sepultada nesta Matriz; = cc. Gertrudes Maria da Anunciação, n/b na vila de Taubaté, f.l. do Alferes Antonio Joaquim de Oliveira, já falecido e de Gertrudes de Oliveira. (acervo Itamar Bopp - ficha 1115)

2-2 Maria Joaquina casou com Joaquim Angelo do Prado Neves, filho de Domingos Ribeiro Neves e de Sebastiana Leite. Pais de, q.d.:

2-2-1 Rita Maria de Cassia, natural de Cunha onde aos 09-09-1798 casou com Pedro Rebouças da Palma, natural de Guaratingueta, filho de Manuel Rodrigues da Fonseca e Maria do Rego do Prado, casados em Guaratingueta em 04-04-1758, neto paterno de Miguel de Góis e Maria de Morais (ele filho de Domingos de Góes e Antonia Furtada e ela de Luis da Fonseca e Felipa Gaga, todos de Taubaté) neto materno de Pedro Rebouças da Palma (filho de Manoel Rebouças da Palma e Maria Pereira, naturais de Fontão, Arc. de Braga) e Maria do Rego, esta filha de Manoel da Mota e Luzia Rodrigues naturais de Guaratingueta (SL. 3, 80, 5-1 e SL. 3, 313, 5-1).

ASBRAP 10: Joaquim Roberto Fagundes. Casamentos da Matriz de Cunha (1778-1803). aos 09-09-1798 Pedro Rebouças da Palma, n.b. Guaratingueta, f. de Manuel Rodrigues (26) e Maria do Rego do Prado, np de Miguel de Gois e de Maria de Morais, nm de Pedro Rebouças da Palma e Maria do Rego Barbosa; = com Rita Maria de Cassia, n.b. em Cunha, fa. de Joaquim Angelo do Prado Neves e de Maria Joaquina, np de Domingos Ribeiro Neves e de Sebastiana Leite, nm de Antonio Delgado de Castilho e de Catarina Dias. Tt. Jose Felipe de Araujo e Jose Lopes Figueira.

 

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio aos 04-04-1758 - Manoel Rodrigues da Fonseca, de Taubaté, filho de Miguel de Góis e Maria de Morais, n.p. de Domingos de Góis e Antonia Furtada e n.m. de Luis da Fonseca e Felipa Gaga, naturais de Taubaté; = cc Maria do Rego Palma, desta, filha de Pedro Rebouças da Palma e Maria do Rego, n.p. de Manoel Rebouças da Palma e Maria Pereira, naturais de Fontão, arceb. de Braga, e n.m. de Manoel da Mota e Luzia -----gues naturais de Guaratingueta.