PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

João Crisóstomo de Magalhães e Bárbara Maria Dias

(atualizado em 09-junho-2016)

 

 

Bartyra Sette

 

João Crisóstomo de Magalhães nasceu em Celorico de Bastos, Comarca de Guimarães, filho de José --- de Magalhães e Ana Maria de Andrade.

 

Como tantos outros conterrâneos, deixou Portugal e se fixou em Prados-MG no lugar de Olhos d’Agua. Casou com Bárbara Maria Dias, natural de Guaratinguetá, filha de Mathias Alves Negrão e Maria de Marins do Prado - família Martins do Prado-Marins do Prado, neste site.

 

Capitão João Crisóstomo faleceu aos 28-03-1789, com testamento redigido na véspera e transcrito no livro de Óbitos da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Prados. Bárbara Maria ditou seu testamento aos 28-05-1813 na Fazenda do Bom Jardim da Freguesia dos Prados do Termo da Vila de São José, aberto aos 18-05-1820 (neste site).

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Prados, Minas Gerais) - óbitos -. Olhos d'Água aos 28-03-1780 faleceu o Capitão João Chrysostomo de Magalhaes casado com Barbara Dias.

Testamento: (...) 1780 aos dias 5 de Janeiro (...) declaro que sou filho de Jose --- Magalhaens e de Anna Maria de Andr.e, natural de --- Santa Maria de Viade Termo de Selorico de Bastos Comarca de Guimarães, casado com Barbara Maria Dias e dela tenho filhos: Jose = Ana = Maria = Joachina = Antonio = Barbara = João = Joachim = Luiz.

Testamenteiros: em 1º minha companheira e meu filho José Antonio junto com João Correa Ximenes ambos serão em ---- e nada farão sem consultar a sua mãe Barbara Maria; em 2º Antonio José de Andrade e em 3º Manoel Jose da Cruz.

(...).

João Chrisostomo de Magalhães

Pela presente por mim feita e assignada faço meus bastante procuradores a meus testamenteiros: José Antonio de Mag.es - João Correa Ximenes, Antonio José de Andrade, Manoel Jose ada Cruz.

Aprovação: 27-03-1780

 

Filhos de João Crisóstomo e Bárbara Maria:

 

1- José Antonio de Andrade Magalhães, alferes, batizado em Prados aos 18-05-1752. Casou com Valentina Teresa de Jesus, falecida com testamento de 08-04-1822 e sepultada, na capela dos Olhos d’Água filial da matriz dos Prados, aos 28 dias do mesmo mês e ano. Era filha de Estacio da Costa e Felicia Teresa de Jesus - família “Valentina de Mattos”, neste site.

Prados, MG aos 18-05-1752 na Capela de N. Sra da Lapa dos Olhos de Agoa, filial desta matriz, bat a Jose, f.l. de João Crisostomo de Magalhães e Andrade e Barbara Maria Dias,. foram padrinhos Manoel de Magalhães e Antonia Maria, solteira, filha de Matias Alvres Negrão, todos desta freguesia.

          Em 1831, em companhia dos filhos Florentino e Bárbara, Alferes José era vizinho dos filhos Antonio e Constança.

Censo 1831 Bambui-MG, fogo 164

ALFERES JOSE DE MAGALHAES, chefe do fogo, branca, 77, viuvo

FLORENTINO, filho, 28, solteiro

BARBARA, filho, 22, solteiro

nº escravos 15

 

Foram sete os filhos que teve com Valentina Teresa de Jesus, na ordem em que são citados no testamento desta (família supra citada):

1-1 Constança Umbelina do Sacramento, natural de Barbacena, casou aos 14-02-1809 com Francisco José Ferreira, filho do Capitão Francisco José Ferreira de Souza e Antonia Rita de Jesus Xavier (família “Os Rodrigues Dantas” Cap. 2º)

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos -  matriz de S. João aos 14-02-1809 Francisco Jose Ferreira de Souza, f.l. do Cap. Francisco Jose Ferreira de Souza e D. Antonia Ritta de Jesus Xavier, n/b na freguesia de Queluz = Constancia Umbelina do Sacramento, f.l. do Alf. Jo-- {danificado) Antonio de Andrade Magalhaens e D. Valentina Theresa de Jesus, n/b freguesia da vila de Barbacena.

 

Foram moradores em Bambuí onde estavam em 1831 com muitos filhos.

Censo 1831 Bambui-MG, fogo 166

ALFERES FRANCISCO FERREIRA DE SOUZA, chefe do fogo, branca, 25, casado

CONSTANCIA VIBILINA, cônjuge, branca, 20, casado

VIOLANTA, filho, 21, solteiro

MARIA, filho, 19, solteiro

REGINALDO, filho, 17, solteiro

JOSE, filho, 15, solteiro

FRANCISCO, filho, 13, solteiro

VALENTINA, filho, 11, solteiro

MARIA, filho, 9, solteiro

MARIA, filho, 7, solteiro

MARIA, filho, 7, solteiro

ANTONIA, filho, 2, solteiro

nº escravos 14

 

Entre os filhos do casal:

1-1-1 Maria, legatária da avó materna.

 

1-2 José Antonio de Magalhães. Aos 05-07-1824 casou na Mutuca com Maria Rita de Jesus, filha de Joaquim Rodrigues Chaves e Rosa Maria de Jesus. Família “Rodrigues Dantas” Cap. 2º.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - na Mutuca aos 05-07-1824 dispensados do impedimento de sangunidade em 3º grau da linha transversal Jose Antonio de Magalhaens, f.l. de outro do mesmo nome e D. Valentina Theresa de Jesus = Maria Rita de Jesus, f.l. de Joaquim Rodrigues Chaves e Rosa Maria de Jesus. A contraente n/b Barbacena e o contraente n/b nesta.

 

      Em 1831 moravam em Bambui:

Censo 1831 Bambui-MG, fogo 11

JOZE ANTONIO DE MAGALHAES, chefe do fogo, branca, 32, casado, negociante

MARIA RITA DE JEZUS, cônjuge, branca, 28, casado,

MARIA, filho, branca, 2

nº escravos 8

 

1-3 Maria

1-4 Antonio José de Andrade Magalhães, natural de Barbacena, casou aos 20-01-1823 em Olhos d’Agua com Felicidade Joaquina da Conceição, filha de José Joaquim da Costa e Maria Madalena, neta paterna de Pedro da Costa e Bernarda Josefa, esta falecida em 25-12-1817 inventário com subsídios neste site.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Capela Olho d'Água aos 20-01-1823 a margem: Antonio Jose de Andrade e Feliciana Joaquina da Conceição. Antonio de Andrade de Magalhaens, f.l. do Alf. Joze de Andrade de Magalhaens e Valentina Theresa de Jesus, n/b freg. Barbacena = Felicidade Joaquina da Conceição, f.l. de José Joaquim da Costa e Maria Magdalena, n/b freguesia Olho d'Agua.

 

      Também moradores em Bambui em 1831, Antonio com 33 anos e Felicidade com 32.

Censo 1831 Bambui-MG, fogo 165

ANTONIO JOSE DE ANDRADA, chefe do fogo, branca, 33, casado

FELICIDADE JOAQUINA, cônjuge, , 32, casado

FRANCISCA, filho, 7, solteiro

ANTINIO, filho, 5, solteiro

FRANCISCO, filho, , 3, solteiro

MARIA, filho, 1, solteiro

nº escravos 6

1-5 João

1-6 Florentino, solteiro com 28 anos em 1831.

1-7 Bárbara, idem com 15 anos.

 

2- Ana Joaquina de Magalhães batizada em 13-06-1754. Casou com com Francisco José Vaz Dias.

Prados, MG aos 13-06-1754 na Capela de N. Sra da Lapa dos Olhos de Agoa, filial desta matriz, bat a Ana, f.l. de João de Magalhães e de Barbara Maria, np de Jose de Magalhães e s/m Ana Maria da Cunha naturais de ---mil freguesia de Viade do Concelho de Basto e nmaterna de Matias Alvres Negrão natural de S. Vicente de Cham do Arc. de Braga e de s/m Maria Maris do Prado natural da freg. de Santo Antonio de Guaratingueta. Foram padrinhos Manoel de Moraes Coutinho e s/m Ana da Costa moradores nesta freguesia.

Filhos q.d.:

2-1 Joana, dotada pela avó materna. Joana Marcelina de Magalhães casou em Olhos d’Agua aos 30-09-1799 com José Tavares de Mello, viúvo de Teresa Josefa de Jesus e filho de José Tavares de Mello e Ana Tavares Diniz.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Olho d'Água aos 30-09-1799 Joze Tavares de Mello, viuvo de Thereza Josepha de Jesus, n. e morador na freguesia da vila de Queluz = Joanna Marcelina de Magalhaens, f.l. de Francisco Joze Vas Dias e Anna Joaquina de Magalhaens, n/b nesta freguesia de Prados.

 

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ressaca aos 15-09-1788 Joze Tavares de Mello, f.l. de Joze Tavares de Mello e Antonia Tavares Denis, n/b freguesia de Carijos = Theresa Josefa de Jesus, f.l. de João Pacheco Pimenta e Rita Maria de Jesus, n/b nesta

Pais de, pelo menos:

2-1-1 Leodora Galdina Tavares aos 15-05-1820 casou com Luiz Antonio Pereira da Silva, filho de Manoel Pereira da Silva e Maria Antonia de Jesus, neto paterno de Luiz da Silva Pinto e Leonor Pereira da Silva, neto materno do Cap. Manoel Jose Braga e Ana Teresa de Jesus - família “Silva Pinto” de Queluz, neste site.

 

2-2 Francisco Antonio de Magalhães, batizado em Tiradentes-MG em 18-02-1770. Casou na matriz de Prados aos 19-02-1798 com Joana Teresa de Jesus, natural de Barbacena, filha de Marcos José de Mello e Ana Tereza de Jesus.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 18-02-1770 matriz, Francisco, f.l. Francisco Jose Vaz Dias e D. Ana Joaquina de Magalhães, padr.: Manoel Antonio Portella e Barbara Maria Dias.

 

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 19-02-1798 Francisco Antonio de Magalhaens, f.l. de Francisco Jose Vas Dias e D. Anna Joaquina de Magalhaens, n/b freguesia da vila de S. Jose = Joanna Theresa de Jesus, f.l. de Marcos Jose de Mello e Anna Thereza de Jesus, n/b freguesia da vila de Barbacena.

2-3 José Dias de Andrade, batizado em Tiradentes em 20-09-1772. Assina recibo na testamentária da avó materna. Casou em Prados aos 02-07-1807 com Joaquina Constança da Assunção, filha de Manoel Borges Pacheco e Luzia Rodrigues da Assunção, família “Manoel Borges Pacheco”.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 20-09-1772 cap. N. Sra Pilar filial da matriz desta vila, Jose, f.l. Francisco Jose Vaz Dias e Ana Joaquina de Magalhães, padr.: Revdo Jose Barbosa Pereira e D. Ana Maria Cerqueira de Pinho mulher do Sarg. Mor Domingos Barbosa Pereira.

 

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Olho d'Água aos 02-07-1807 Joze Dias de Andrade, f.l. de Francisco Jose Vaz Dias e Anna Joaquina de Magalhaens = Joaquina Constancia da Assumção, f.l. de Manoel Borges Pacheco e Luzia Rodrigues da Assumpção.

 

3- Maria Josefa Alves de Aquino, batizada na capela N. Sra da Lapa dos Olhos d’Água filial da matriz dos Prados aos 20-07-1757.

Prados, MG aos 20-07-1757 na Capela de N. Sra da Lapa dos Olhos de Agoa, filial desta matriz, bat a Maria, f.l. de João Crisostomo de Magalhães e Barbara Maria, foram padrinhos o Cap. Francisco da Costa Nogueira e Ana Teresa de Jesus, filha de Joaquim Gonçalves.

          Moradora na Paragem do Rio Verde, para onde foi depois de raptada por seu futuro marido. Obtida a devida dispensa, casou em Campanha aos 08-05-1793 com seu primo João Correa Ximenes de Azeredo, filho de Agostinho José de Azeredo e Rita Maria do Prado, esta irmã de Bárbara Maria Dias, familia “Martins do Prado- Marins do Prado”, neste site.

Campanha-MG - casamentos - matriz aos 08-05-1793 João Correa Ximenes de Azeredo, f.l. de Agostinho Jose de Azeredo e D. Ritta Maria do Prado = D. Maria Josefa Alves de Aquino, f.l. do Cap. João Chrysostomo de Magalhães e Anna Barbara Maria Dias. Ambos nts/bts na freguesia de Prados.

 

4- Joaquina Severina de Magalhães, casou aos 16-09-1786 com Joaquim Afonso Bragança de Oliveira, natural de Congonhas do Campo, filho de Inácio Afonso Bragança e Maria. Já era falecida em 1813.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Capela do Olho d'Água, filial da matriz de Prados, aos 16-09-1786 Joachim Afonço Bragança de Oliveira, f.l. de Ignacio Afonço Bragança e de Maria, n/b freguesia de Congonhas do Campo = Dona Joachina Severina de Magalhaens, f.l. do Cap. Joam Crysistomo de Magalhaens e de D. Barbara Maria Dias, n/b nesta.

5- Antonio José Machado, alferes, casado aos 29-06-1795 com Julia Maria de Jesus, filha de Francisco José Ferreira de SouzAntonia Rita de Jesus - família “Rodrigues Dantas” Cap. 2º.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG) Vila de Queluz livro cas. 1795-1883 e Tomo I (1795-1824) fls.5v Esperança, 29/06/1795, Antonio Joze Machado, natural de Prados, filho de João Crisostomo de Magalhães e de Barbara Maria Dias, com Julia Maria de Jesus, de Queluz de Minas, filha de Francisco Joze Ferreira de Souza e de Antonia Rita de Jesus.

Pais de, pelo menos:

5-1 João, legatário da avó paterna.

 

6- Bárbara Maria de São José

 

7- João Crisóstomo de Magalhães casado com Francisca Mariana Rosa.

 

8- Joaquim José de Andrade, alferes. Aos 12-05-1798 casou com Francisca Maria de Jesus, filha do Capitão Francisco Jose Ferreira de Souza e de Antonia Rita de Jesus. Família “Rodrigues Dantas” Cap. 2º.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG), cas. Vila de Queluz, livro cas. 1795-1883 e Tomo I (1795-1824) fls. 23 v, Ermida de N.S.da (Esperança?), 12/05/1798, Joaquim Joze de Andrade, filho do Capitão João Crisóstomo de Magalhães, e de Bárbara Maria Dias, com Francisca Maria de Jesus, filha do Capitão Francisco Joze Ferreira de Souza e de Antonia Ritta de Jesus.

Pais de, q.d.:

8-1 Joaquim José de Andrade aos 02-06-1824 casou com Maria Silveria da Assunção, filha de Silvério José Pereira e Maria Claudina de Azebedo. Família “Bento José Pereira”.

8-2 Maria Joaquina de Jesus aos 10-06-1820 casou com Antonio Gonçalves da Silva Rezende, filho de Antonio Castorio da Silva Rezende e Ana Maria de Jesus. Família “João de Rezende Costa”.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG). Casamentos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Real Vila de Queluz, 115 Matriz, 19/06/1820, Antonio Gonçalves da Silva Rezende, natural de Prados, filho de Antonio Castorio da Silva Rezende e de Anna Maria Gonçalves de Jesus, com Maria Joaquina de Jesus, filha do Alferes Joaquim Joze de Andrade e de Francisca Maria de Jesus, desta freguesia.

8-3 Rita Maria do Sacramento aos 04-06-1824 casou com Joaquim Jose dos Santos, filho do Alferes Joaquim Jose dos Santos e Florencia Rosa.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG), Casamentos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Real Vila de Queluz, Livro de Casamentos 1795/1883, Tomo I (1795/1824) arquivado na respectiva Paróquia, fls. 135 Santo Amaro, 04/06/1824, Joaquim Joze dos Santos, natural de Barbacena, filho do Alferes Joaquim Joze dos Santos e de Florencia Roza, com Ritta Maria do Sacramento, natural de Congonhas, filha do Alferes Joaquim Joze de Andrade e de Francisca Maria de Jesus.

9- Luiz da Cunha Lobo casou duas vezes. Primeiro aos 05-08-1795 com Ana Antonia da Piedade filha de filha de José Tavares de Melo e de Antonia Tavares Diniz. Em segundas com Ana Joaquina de Jesus, natural de Prados, filha de José Pinto de Sá e de Joana Garcia de Almeida.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG), cas. Vila de Queluz, livro cas. 1795-1883 e Tomo I (1795-1824) fls. 5 Ermida de N.S. da Esperança do Curtume, 05/08/1795, Luiz da Cunha Lobo, natural de Prados, filho do capitão João Crisostomo de Magalhães e de Barbara Maria Dias, com Anna Antonia da Piedade, desta freguesia, filha de Joze Tavares de Melo e de Antonia Tavares Diniz.

 

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG), Casamentos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Real Vila de Queluz, Livro de Casamentos 1795/1883, Tomo I (1795/1824) arquivado na respectiva Paróquia, fls. 127 Santo Amaro, 06/03/1821, Luiz da Cunha Lobo, viúvo de Anna Antonia da Piedade, com Anna Joaquina de Jesus, natural de Prados, filha de Joze Pinto de Sá e de Joanna Garcia de Almeida.

          Luiz e Ana Antonia tiveram, q.d.

9-1 Luiz da Cunha Lobo, casou aos 21-11-1811 com Antonia Maria de Azevedo, filha de Manoel Pereira de Azevedo Jeronima Maria de Abreu.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG), Real Vila de Queluz, cas. 1795-1824 tomo I fls, 87 v. Santo Amaro do Camapuã, 21/11/1811, Luis da Cunha Lobo, filho de Luis da Cunha Lobo e de Anna Antonia da Piedade, com Antonia Maria de Azevedo, filha do alferes Manoel Pereira de Azevedo e de Jeronima Maria de Abreu.

9-2 Antonio Luiz da Cunha, aos 28-07-1819 casou com Ana Querubina de Jesus, natural de Prados, filha de Francisco Lourenço Borges e Anna Rosa de Jesus. Família “Bento José Pereira”.

9-3 Ana Antonia da Piedade, casou aos 05-03-1821 com Joaquim da Costa Silva, filho de Joaquim da Costa Silva e Francisca Angelica de MeIo

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG), Casamentos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Real Vila de Queluz, Livro de Casamentos 1795/1883, Tomo I (1795/1824) arquivado na respectiva Paróquia, fls. 126 v. Santo Amaro, 05/03/1821, Alferes Joaquim da Costa Silva, filho de Joaquim da Costa Silva, já falecido, e de Francisca Angelica de MeIo, com Anna Antonia da Piedade, filha de Luiz da Cunha Lobo e de Anna Antonia da Piedade, ambos os contraentes desta freguezia.

9-4 Júlia Maria da Conceição, casou aos 25-08-1824 na Fazenda Cataguazes da Real Vila de Queluz com João José Maria, exposto a Antonio da Silveira Peixoto

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG), Casamentos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Real Vila de Queluz, Livro de Casamentos 1795/1883, Tomo I (1795/1824) arquivado na respectiva Paróquia, fls. 126 v. Ermida da Fazenda Cataguazes, 25/08/1824, João Joze Maria, exposto a Antonio da Silveira Peixoto, com Júlia Maria da Conceição, filha de Luiz da Cunha Lobo e de Anna Antonia da Piedade, ambos os contraentes desta freguezia.

9-5 Tereza Maria de Jesus, casou no mesmo lugar aos 25-02-1824 com Luiz da Costa Ribeiro, natural de Prados, filho de Manoel da Costa Ribeiro e de Felicia Jacinta

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG), Casamentos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Real Vila de Queluz, Livro de Casamentos 1795/1883, Tomo I (1795/1824) arquivado na respectiva Paróquia, fls. 136 Ermida da Fazenda Cataguazes, 25/02/1824, Luiz da Costa Ribeiro, natural de Prados, filho de Manoel da Costa Ribeiro e de Felicia Jacintha, com Thereza Maria de Jesus,  natural desta freguezia, filha de Luiz da Cunha Lobo e de Anna Antonia da Piedade.