PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

JOÃO BICUDO DO ESPIRITO SANTO

(atualizado em 08-janeiro-2017)

 

 

Bartyra Sette

 

João Bicudo do Espirito Santo e Maria Leme Soares eram naturais de Pindamonhangaba-SP. Pelo menos três de seus filhos migraram para o Sul de Minas e se estabeleceram em Carrancas onde deixaram geração:

 

1- Antonio Correa Leme, natural de Pindamonhangaba-SP. Em Carrancas-MG aos 12-01-1735 casou com (Maria) Francisca de Almeida Lara, natural de Taubaté-SP e filha de Francisco Rodrigues Rafael e Maria de Lara, aportes à GP: Maria de Lara de Almeida cc Francisco Rodrigues Rafael - SL Vº, 505, 2-1

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 12-01-1735 Antonio Correa Leme, f.l. João Bicudo e Maria Leme, naturais da vila de Pindamonhangaba; = cc. Maria(sic) de Almeida Lara, n. da vila de Taubaté, f.l. Francisco Roiz Raphael e Maria de Lara, moradores na freguesia de Baependi.

Foram filhos do casal, q.d.:

1-1 Antonio Correa de Almeida, natural de Baependy. Viúvo de Maria Raposo de Almeida, em Curitiba-PR aos 31-01-1790 casou com Maria Nazare Angélica, dai natural, filha de Pedro Rodrigues Pinto e Maria de Siqueira de Almeida, neta paterna de João Martins Leme e Catarina Rodrigues Pinto, neta materna de Antonio Ribeiro Baião, natural da cidade de S. Paulo e Ana Rodrigues França natural de Paranaguá (SL. 7, 263, 5-1)

Curitiba, PR Igreja N Sra da Luz aos 31-01-1790 nesta igreja matriz de N Sra da Luz da vila de Curitiba de onde os contraentes são fregueses, testemunhas Domingos Fernandes Cortez e Jose Leme do Prado, ambos casados e moradores desta vila. Antonio Correa de Almeida, natural da freguesia de Mapendi Bispado de Mariana, viuvo de Maria Raposo de Almeida, filho legitimo de Antonio Correa Leme natural da freguesia de Pindamonhangaba e Francisca de Almeida natural da vila de Taubate, neto paterno de avos cujos nomes se ignoram e pela materna de Francisco Rafael natural da Europa e Maria de Lara, natural da cidade de S. Paulo = cc Maria de Nazareth Angelica, f.l. Pedro Rodrigues Pinto e Maria de Siqueira de Almeida, ambos e tambem a contraente naturais e moradores desta vila, npaterna de João Martins Leme e s/m Catarina Rodrigues Pinto nts desta freguesia, e pela materna de Antonio Ribeiro Baiam natural da cidade de S. Paulo e Ana Rodrigues França natural da vila de Parnagoa.

1-2 Teresa Correa de Almeida, natural de Baependi-MG onde aos 07-02-17852 casou com Lourenço Dias da Silva, daí natural filho dos falecidos Guilherme da Cunha Gago e Brigida Sobrinha de Aguiar. Geração na família “Sebastião Bicudo de Mendonça”.

Baependi, MG Igreja N Sra de Monserrate aos 07-02-1752 nesta matriz Lourenço Dias da Silva, natural e batizado nesta freguesia, f.l. de Guilherme da Cunha Gago e Brigida Sobrinha, falecidos = cc Teresa Correa de Almeida, natural e batizada na sobredita freguesia, f.l. Antonio Correa Leme e Francisca de Almeida Lara.

 

1-3 Bernardino Correa Leme, batizado em Baependi aos 02-06-1739.

Baependi, MG aos 02-06-1739 bat Bernardino, f. de Antonio Correa Leme e Francisca de Almeida, padr.: Francisco, filho de Domingos Miz do Prado, e Maria Leme, solteira, filha de João Mendes de Brito.

          Na igreja N. Sra da Luz em Curitiba-PR aos 28-11-1760, casou com Maria Rodrigues de Freitas, filha de Manoel Jose Cavalleyro natural de S. Paulo e Izabel Pinta de Sampaio natural de Curitiba, neta paterna de Lucas Mendes do Prado (ou Lucas Gomes filho de João Gomes Coelho e Leonor Leme do Prado) e Maria Rodrigues Machada (filha de Francisco Rodrigues Machado e Margarida Cavalheira) naturais de S. Paulo e casados em Santo Amaro em 18-02-1703, neta materna de Matias de Freitas natural de Torres Novas e Teresa Pinta de Jesus natural de Santos-SP, aportes à GP:” Leonor Leme, SL. III, 367, 1-5” e “Izabel Fernandes - SL I, 12, 3-3”.

Curitiba, PR Igreja N Sra da Luz matr - aos 28-11-1760 nesta igreja onde os contraentes são moradores, testemunhas Manoel da Costa Ferreira e Antonio Mendes da Costa, todos moradores dos Campos Gerais desta freguesia na capela do Capam Alto. Bernardino Correa Leme, f.l. Antonio Correa Leme e Francisca de Almeida Lara, neto de Joam Bicudo Correa natural da vila de Pindamonhangaba e pela materna de Francisco Rafael Ribeiro natural de Lisboa e Maria de Lara de Toledo, natural de Taubate = cc Maria Rodrigues de Freitas, f.l Manoel Jose Cavalleyro natural de S. Paulo e Izabel Pinta de Sampaio natural desta freguesia, npaterna de Lucas Mendes do Prado e Maria Rodrigues Machada nts da cidade de S. Paulo, e pela materna de Matias de Freitas natural de Torres Novas e s/m Teresa Pinta de Jesus natural da vila de Santos, moradores dos Campos Gerais desta freguesia,

 

Casamentos de Sto Amaro-SP aos 18-02-1703; Lucas Gomes- Jº Gomes Coelho e Leonor Leme do Prado; cc. Maria Rodrigues Machado- filha de Francisco Roiz Machado, defunto, e Margarida Cavalheira.

PP: Antonio Furtado de Siqueira, Domingos Leme da Silva, Ana Cavalheiro e Joana Nardi Arzão.

 

1-4 José Correa de Almeida batizado aos 13-09-1741 em Baependi onde aos 17-09-1765 casou com Joana Rodrigues Simões, filha Domingos Rodrigues Simões e Ignez Monteira, esta falecida em 26-04-1787. Com grande geração em Baependi.

Baependi, MG aos 13-09-1741 bat a Jose, f.l. de Antonio Correa Leme e Francisca de Almeida, padr.: Miguel Gomes Vale e Josefa [----] de Lara, filha de Francisco Rafael.

 

Baependi, MG aos 17-09-1765 nesta matriz, Jose Correa de Almeida, f.l. Antonio Correa Leme e Francisca de Almeida Lara, n. desta freguesia de Baependi bispado de Mariana = cc Joana Rodrigues Simões, f.l. Domingos Rodrigues Simões e Ignez Monteira, n. da mesma freguesia e bispado.

 

Baependi, MG aos 26-04-1787 fal. Ignez Monteira, mulher que foi de Domingos Rodrigues Simoens.

 

 

2- Maria Leme Soares (ou Leme de Siqueira ou Maria de Lima) aos 02-03-1734 casou com o Alf. José da Silva Monteiro, natural de Santos-SP, filho de Manoel da Silva Esteves e Paula Correa Monteira

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 02-03-1734 José da Silva Monteiro, f.l. Manoel da Silva Esteves e Paula Correa Monteira, n. da vila de Santos; = cc Maria Leme Soares, f.l. João Bicudo do Espirito Santo e Maria Leme Soares, nts. de S. Paulo.

 

          Foram moradores em Carrancas, na Caveira de Cá, onde encontramos os filhos:

2-1 Ana Leme da Silva, batizada em 08-07-1735, casou duas vezes. Em maio de 1752 casou com Belchior Vaz dos Reis, portugues, filho do falecido Domingos Vaz e Maria Pires.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 08-07-1735 Ana, f.l. Jose da Silva e Maria Leme, da Caveira de Cá desta freguesia, padr.: João Pereira da vila de S. João por pp do Cap. Mor Inacio Franco Torres deste sitio e madrinha Maria de Lima da Caveira de Cá.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, em maio 1752 Belchior Vaz dos Reis n. freg. Espi---- Bispado de Miranda, f.l. Domingos Vaz, falecido e Maria Pires = cc Ana Leme da Silva, n. Carrancas, f.l. Jose da Silva Monteiro e Maria Leme de Siqueira, test.: Manoel Ventura e Antonio Ferreira Coutinho.

 

          Segunda vez aos 03-09-1788, Ana casou com João Machado Neto, natural de Prados-MG, filho de José Machado Neto e Rosa Margarida de São José, família “José de Andrade Braga”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas 03-09-1788 nesta matriz, João Machado Netto, f.l. Jose Machado Netto e Rosa Margarida de São José, n/b na freg. dos Prados; = cc. Anna Lemes da Silva, viúva de Melkior Vaz dos Reis. Ambos moradores na Aplicação do Bom Sucesso desta freguesia. Test.: Reverendo Vicente de Araujo Pereira e Reverendo Francisco da Costa Dias e outros.

 

          Ana testou em 25-07-1804 e faleceu em 25-01-1807. Sem geração do segundo matrimônio, declarou os três filhos do primeiro. Deixou legado aos netos, inventário neste site:

 

Ana e Belchior tiveram os filhos, situação em abril de 1807:

2-1-1 José Vaz dos Reis, batizado em 19-08-1753. Aos 11-08-1773 casou com Ana Moreira da Silva, filha de Francisco Pereira Souto e Escolastica da Purificação. Geração na família “Domingos da Silva Ramos”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Conceição aos 19-08-1753 Jose, f.l. Belquior Vaz Ribeiro e Ana Leme da Silva, padr.: ---- Ferreira casado com Maria -----.

Entre seus filhos:

2-1-1-8 Teresa, legatária da avó paterna.

2-1-2 Felipe Vaz dos Reis, batizado em 31-08-1766. Aos 13-02-1790 na capela do Bom Sucesso casou com Rita Maria de Jesus.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 31-08-1766 Felipe, f.l. Belquior Vaz Ribeiro e Ana Leme da Silva, padr.: Ten. Jose Fernandes de Carvalho e Ana da Silva de Miranda casada com Alf. Manoel Pereira Mattos.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas aos 13-02-1790 na capela do Bom Sucesso e testemunhas ---- Alves Pedreira e João de Almeida. Felipe Vaz dos Reis, f.l. Melquior Vaz dos Reis e Ana Lemes [danificado] = cc Rita Maria de Jesus, f.l. [danificado]

Felipe e Rita tiveram os filhos, q.d.:

2-1-2-1 Manoel, legatário da avó paterna. Manoel de Almeida Ramos, aos 06-07-1820 casou com Maria Macelina de Jesus, filha de Manoel Machado Neto e Maria Joaquina da Silva. Geração na família “Amaro Alves Madeira”.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas aos 06-07-1820 Cap. Bom Sucesso, Manoel de Almeida Ramos, f.l. Fe--p[manchado] Vaz dos Reys e Rita Maria; = cc. Maria Marcelina de [manchado], f.l. Manoel Maxado Neto e Maria Joaquina da Silva. Nts/bts nesta. Test.: João Machado Neto e Malaquias Vaz dos Reys.

2-1-2-2 Melchior Vaz dos Reis aos 17-01-1814 casou com Maria Joaquina do Sacramento, filha de Mariano José Rodrigues e Felicia Maria da Silva casados em 20-02-1800, neta paterna de Bento Rodrigues da Costa e Ana Clara de Jesus, neta materna de Antonio José e Ana Maria da Silva.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas aos 17-01-1814 Capela do Bom Sucesso, Melchior Vas dos Reis, f.l. de Fellipe Vas dos Reis e Rita Maria de Jesus; = cc. Maria Joaquina do Sacramento, f.l. Mariano Jose Rodrigues e Felicia Maria da Silva. Nts/bts nesta freguesia de SJDR.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 20-02-1800 Mariano Jose Rodrigues, desta, f.l. Bento Rodrigues da Costa e Ana Clara de Jesus = cc Felicia Maria da Silva, desta, f.l. Antonio Jose e Ana Maria da Silva, test.: Cap. Manoel Jose Pinto e Antonio Jose de Souza.

Melchior e Maria Joaquina tiveram os filhos, q.d.:

2-1-2-2-1 Ana, batizada em 26-09-1819.

Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 26-09-1819 Ana, f.l. Melxior Vaz dos Reis e Maria Joaquina, padr.: Mariano Jose Roiz e Ana Maria da Silva.

2-1-2-2-2 Rita, em 12-07-1821.

Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 12-07-1821 Rita, f.l. Belchior Vaz dos Reis e Maria Joaquina, padr.: Felipe Vaz dos Reis e Rita Maria de Jesus.

2-1-2-2-3 André, em 08-12-1822.

Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 08-12-1822 Andre, f.l. Melchior Vaz dos Reis e Maria Joaquina da Silva, padr.: Januario Roiz de Almeida e Maria Madalena.

2-1-2-3 Francisco, batizado em 17-04-1797.

Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 17-04-1797 Francisco, f.l. Felipe Vaz dos Reis e Rita Maria de Jesus, padr.: Manoel Jose Frz e Ana Joaquina da Silva.

2-1-2-4 Januario em 30-09-1798.

Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 30-09-1798 Januario, f.l. Felipe Vaz dos Reis e Rita Maria, padr.: Bernardo Machado Neto e Lina Maria.

2-1-2-5 Ana, em 09-07-1800

Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 09-07-1800 Ana, f.l. Felipe Vaz dos Reis e Rita Maria, padr.: Jose Antunes de Freitas e Ana Maria.

2-1-2-6 Maria Custódia de Jesus, batizada em 30-05-1802. Aos 03-02-1818 casou com José da Silva Ribeiro, filho de Domingos da Silva Ribeiro e Catarina Lemes

Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 30-05-1802 Maria, f.l. Felipe Vaz dos Reis e Rita Maria, padr.: Antonio Ribeiro de Jesus e Ana Maria da Silva.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas aos 03-02-1818 Capela Bom Sucesso, Jose da Silva Ribeiro, f.l. Domingos da Silva Ribeiro e Catherina Lemes; = cc. Maria Custodia de Jesus, f.l. Felipe Vas dos Reis e Rita Maria de Jesus.

Pais de, pelo menos:

2-1-2-6-1 Leopoldina, batizada em 20-05-1821.

Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 20-05-1821 Leopoldina, f.l. Jose da Silva Ribeiro e Maria Custodia, padr.: Belchior Vaz dos Reis e Felicia Maria da Silva.

2-1-2-7 Joaquina, batizada em 18-12-1803.

Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 18-12-1803 Joaquina, f.l. Felipe Vaz dos Reis e Rita Maria de Jesus, padr.: Manoel P. Dionisio e Maria JOaquina da Silva.

2-1-2-8 José em 30-10-1805.

Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 30-10-1805 Jose, f.l. Felipe Vaz dos Reis e Rita Maria de Jesus, padr.: João Machado Neto e Catarina de Sene.

2-1-2-9 Jeronimo em 05-02-1809.

Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 05-02-1809 Jeronimo, f.l. Felipe Vaz dos Reis e Rita Maria, padr.: Inacio Joaquim de Azevedo e Izabel Maria

 

2-1-3 Maria Lemes da Silva, batizada em 26-12-1772. Aos 25-10-1785 casou com Bernardo Machado Neto, filho de José Machado Neto e Rosa Margarida de São José.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 26-12-1772 Maria, f.l. Belquior Vaz Ribeiro e Ana Leme da Silva, padr.: Cap. Manoel Ferreira Carneiro e Ana Maria casada com Cap. Jose Fernandes de Carvalho.

          Maria faleceu em 18-11-1803 e foi representada no inventário materno pelos filhos de seu casal. Dentre eles, suas três filhas foram legatárias da avó materna de:”todo o ouro lavrado que for encontrado”. Geração na família “José de Andrade Braga”.

 

2-2 Rita Leme da Silva, batizada em 01-01-1737, casou duas vezes. Aos 23-11-1751 em S. João del Rei casou com Cap. Antonio Ferreira Coutinho, natural de Mariana-MG, filho do falecido André Pinto da Fonseca Coutinho e Antonia Pais de Queiroz. Geração na família “Horta”.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 01-01-1737 Rita, f.l. Jose da Silva e Maria de Lima, moradores na caveira de cá, padr.: Cap. Mor Inacio Franco Torres e s/m D. Maria da Porciuncula

 

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 23-11-1751 cap. N. Sra. de Nazare filial de S. João del Rei, Cap. Antônio Ferreira Coutinho, n/b na freg. da cidade de Mariana, f.l. Andre Pinto da Fonseca Coutinho, já defunto, e D. Antonia Pais de Queiroz; = cc  Rita Lemes da Silva, n/b freg. N. Sra. da Conceição das Carrancas, f.l. Jose da Silva Monteiro e Maria Lemes de Siqueira. Test.: Jose da Silva Monteiro, casado, pai da contraente e Salvador Moreira, solteiro, filho de Margarida Antunes, viuva, todos desta freguesia.

 

         Segunda vez aos 17-09-1759, Rita casou com Manoel Rodrigues Angeja, natural de N. Sra da Angeja Bispado de Coimbra, filho dos falecidos Manoel Rodrigues e Maria Luiz.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 17-09-1759 Manoel Rodrigues Angeja, n. da freg. de N. Sra de Angeja Bispado de Coimbra, f.l. Manoel Rodrigues e Maria Luiz, já defuntos; = cc. Rita Leme da Silva, n/b nesta freg., f.l. Jose da Silva Monteiro e Maria Lemes de Siqueira, e viuva de seu primeiro marido Antonio Ferreira Coutinho; todos moradores desta freguesia.

Rita e Manoel tiveram os filhos batizados em Carrancas-MG, q.d.:

2-3-2-1 Cesária em 08-04-1767

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 08-04-1767 cap. do Rosario, Cesaria, f.l. Manoel Rodrigues Angeja n. de Angeja Bispado de Coimbra e Rita Leme da Silva n. desta freguesia, padr.: Padre Manoel da Silva.

2-3-2-2 Joaquim em 13-11-1768.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 13-11-1768 matriz, Joaquim n. aos 04, f.l. Manoel Rodrigues Angeja n. da vila de Angeja Bispado de Coimbra e Rita Lemes da Silva n. desta freguesia, padr.: Alf. Francisco Alves Lop[dobra] e Maria Lemes da Silva, solteira filha de Jose da Silva

2-3-2-3 Rita em 16-09-1770.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 16-09-1770 cap. N. Sra do Rosario, Rita, f.l. Manoel Rodrigues Angeja e Rita Lemes, padr.: João da Silva Ribeiro de Queiroz, e Maria Lemes mulher de Estevão Correa de Arzão.

2-3-2-4 Antonio em 30-01-1772.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 30-01-1772 cap. N. Sra do Rosario, Antonio, f.l. Manoel Rodrigues Angeja n. vila de Angeja e Rita Lemes n. desta freguesia, padr.: Cel. Antonio Correa Lacerda por pp ao Guarda Mor Diogo Bueno de Afonseca, e D. Ana de Souza da Guarda mulher do dito coronel por pp a Jacinta Lemes

2-3-2-5 Maria Eufrásia Rodrigues aos 05-09-1781 casou com Joaquim da Silva Torres, natural de Aiuruoca, filho de Manoel da Silva Torres e Maria Teresa. Joaquim faleceu aos 02-01-1787.

Lavras, MG Igreja Santa Ana, aos 05/Set/1781, Matriz, Joaquim da Silva Torres, f. de Manoel da Silva Torres e de Maria Teresa, nat. e bat. na freg. de Aiuruoca; c.c. Maria Eufrásia Rodrigues, f. de Manoel Rodrigues e de Rita Luísa da Silveira(sic), nat. e bat. na freg. de Aiuruoca. TT: o Capitão Francisco Alves Landim e o Licenciado João de Deus Alves de Azevedo (pesq. Silvia Buttros).

 

Lavras, MG aos 02-01-1787 faleceu Joaquim da Silva Torres que foi casado com Maria Eufrasia, sepultado dentro da ermida de N Sra do Rosario.

          Segunda vez aos 09-07-1787, Maria Eufrasia casou com Domingos Alves Pacheco, filho de Domingos Pacheco e Bárbara Francisca de Jesus - família “Vieira da Maia”.

Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil,. aos 09-07-1787 Ermida N. Sra. do Rosario filial desta paroquial, Domingos Alves Pacheco, f.l. Domingos Pacheco e Barbara Francisca de Jesus; = cc. Maria Eufrasia, f.l. Manoel Rodrigues Angeia (sic) e Rita Lemes, viuva de Joaquim da Silva Torres. Nts/bts freg. das Lavras

2-3-2-6 Ana Inácia de Jesus aos 03-09-1790 casou com Francisco Martins de Arruda, natural de S. Jose (Tiradentes-MG) filho de Manoel Rodrigues de Azevedo e Catarina Antonia de Souza; família “Antonio Borges”.

Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 03-09-1790 Cap. Sra. do Rosario filial da matriz de S. Ana das Lavras do Funil de Carrancas, Francisco Martins de Arruda, f.l. Manoel Rodrigues de Azevedo e Catharina Antonia de Souza, n/b freg. Sto. Antonio da vila de S. Jose; = cc. Anna Ignacia de Jesus, f.l. Manoel Rodrigues de Angeja e Rita Leme da Silva, n/b freg. Santa Ana das Lavras do Funil

 

2-3 João Leme da Silva, batizado em 05-02-1741. Aos 03-11-1771 casou com Ana Martins Pereira, batizada em Baependi em 20-04-1755, filha de Manoel Pereira Souto e Izabel Lourença da Assunção; família “Antonio Borges”.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 05-02-1741 João, f. l. Jose da Silva Monter.º e Maria de Lima(sic), padr.: J. Alves Campos, casado e Maria Alves ---, solteira.

 

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 03-11-1771 João Leme da Silva, f.l. Jose da Silva Monteiro, já defunto e Maria Leme; = cc Ana Martins Pereira, f.l. Manoel Pereira Souto e Izabel Lourença da Assunção. Ambos os contraentes nts/bts nesta freguesia. Test.: Cap. Comendador Francisco Alves Landim e João da Silva Ribeiro de Queiroz.

2-4 Maria Leme da Silva, batizada em 16-05-1745. Aos 06-06-1769 casou com Estevão Correa de Arzão, natural de Santana de Parnaiba-SP, filho dos falecidos Guilherme Correa de Arzão e Escolastica Borges de Aguiar.  Geração na família “Antonio Borges”.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 16-05-1745, Maria, f.l. Jose da Silva e Maria Leme, padr.: Francisco de Avila Fagundes e s/m D. Maria da Porciuncula.

 

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 06-06-1769 Estevam Correa de Arzam, n/b na freg. de Santa Ana da vila de Parnaiba bispado de S. Paulo, f.l. Guilherme Correa de Arzão e Escolastica Borges de Aguiar, já defuntos; = cc. Maria Leme da Silva, f.l. Alf. Jose da Silva Monteiro e Maria Leme de Siqueira, n/b nesta freguesia. Test..: Alf. Francisco Alves Landim e Jose Francisco da Cunha.

2-5 Manoel, batizado em 18-06-1746.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 18-06-1747 Manoel, f.l. Jose da Silva Monteiro n. da vila de Santos e Maria Leme n. da cidade de S. Paulo; padr.: Francisco Ramos da freguesia de Pindamonhangaba e Juliana de Oliveira mulher do Cap. Antonio Raposo.

2-6 Joana Leme da Silva, batizada em 06-06-1749. Aos 03-09-1766 casou com Bento Joaquim do Rego, natural de S. Pedro da Ilha de S. Miguel Bispado de Angra, filho de José do Rego e Maria de São Boaventura.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 06-06-1749 Joana, f.l. Jose da Silva Monteiro e Maria de Lima, padr.: Estanislau Teixeira e Claudia, solteira filha que ficou de Gaspar Vaz.

 

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 03-09-1766 Bento Joaquim do Rego, n. freg. S. Pedro da Ilha de S. Miguel bispado de Angra, f.l. Jose do Rego e Maria de Sam Boaventura; = cc. Joana Leme da Silva, n. desta freguesia, f.l. Jose da Silva Monteiro e Maria Leme de Siqueira.

Pais de, q.d.:

2-6-1 Ana Maria, batizada em 25-07-1766

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 25-07-1766 cap. das Carrancas, Ana Maria, f.l. Bento Joaquim do Rego n. da freg. S. Pedro da Ilha de S. Miguel e Joana Leme da Silva n. desta freguesia, padr.: Alexandre, solteiro e sua mãe D. Maria Alves Barbosa da Porciuncula, viuva.

2-7 Rosa, solteira em 1754.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 13-10-1754 matriz, Francisca n. 27-09, f.l. Narciso Pereira e Josefa Rodrigues nts da freg. da Conceição Bispado de S. Paulo, np Bartolomeu Pereira e Joana de Afonseca moradores na dita freg. da Conceição, materna de Pa[dobra] da Costa Rodrigues e Izabel Fernandes moradores na dita freg. da Conceição, padr.: Jose da Silva Monte[dobra] n. da vila de Santos, e Rosa solteira filha do mesmo Jose da Silva, todos fregueses desta.

 

3- Josefa Lemes de Lima casou duas vezes. Primeira vez com Manoel Alves Taveira, natural de São Romão de Nogueira Termo da Vila da Barca Arcebispado de Braga, filho de Mathias Francisco e sua mulher Maria Taveira.

          Segunda vez, Josefa casou com João Duraens, já falecido em maio de 1794. Josefa testou na fazenda dos Barreiros em casa do genro Pedro Ferreira Pires. Declarou naturalidade, filiação, os dois matrimônios e a geração de ambos. Faleceu em 24-03-1798.

Lavras, MG aos 24-03-1798 faleceu Josepha Lemes de Lima, sepultada dentro da capela de N. Sra da Conceição de Carrancas. Fez seu testamento: (...) em o mes de Maio de 1794 nesta fazenda dos Barreiros em casas de morada de Pedro Ferreira da Aplicação de N Sra da Conceição das Carrancas filial da freguesia de S. Ana das Lavras do Funil comarca do Rio das Mortes Bispado de Mariana onde me acho eu Josefa Lemes de Lima (...) ordenei este meu testamento.

Sou filha leg. de João Bicudo do Espirito Santo e Maria de Lima Soares, nat. e bat. na freguesia de N. Sra da Penha Bispado de S. Paulo.

Declaro que fui casada com Manoel Alves Taveira, ja falecido, de cujo matrimonio tivemos oito filhos que são: Maria = Ana = Luiz = Elena = Antonio = Quiteria = Joaquim = Estanislau = todos meus legitimos herdeiros. E assim mais fui casada segunda vez com João Doraes, ja falecido, de cujo matrimonio tivemos uma filha por nome Maria a qual tambem é minha herdeira.

Declaro que minha filha Maria, quando a casei com Estanislau Teixeira, a dotei (...) - Minha filha ana quando a casei com Manoel Pereiora Bessa =  m/filha Helena quqando a casei com Jose Francisco =

Testamenteiros em 1º Joaquim Alves Taveira, em 2º a meu filho Cap. Luiz Alves Taveira, em 3º a meu genro Pedro Ferreira Pires.

Josefa Leme de Lima.

 

          Manoel e Josefa são o tronco da família “Manoel Alves Taveira”, neste site.

 

Josefa e João Duraens tiveram a filha única:

3-1 Maria Lemes Ribeira, batizada em 01-02-1750. Casou aos 24-01-1776 com Manoel Joaquim de Toledo, natural de Taubate-SP, filho de Francisco de Albuquerque Saraiva e Feliciana Guedes de Toledo. Manoel não consta no rol de seus irmãos em SL. 8º, 374, 3-3; família Gaspar Vaz Guedes, neste site.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 01-02-1750 Maria, f.l. João Durães e Josefa Lemes, padr.: Estanislao Teixeira e s/m Maria Alves Taveira.

 

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) fls.100v aos 24-01-1776 nesta freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil da capela de N Sra da Conceição das Carrancas sua filial, Manoel Joaquim de Toledo, f.l. Francisco de Albuquerque Saraiva e Feliciana Guedes de Tolledo, n/b na freg. de Taubaté bispado de S. Paulo; = cc.  Maria Lemes Ribeira,  f.l. João Duraens e Josefa Lemes de Lima, n/b nesta freguesia. Test.: Antonio de Souza Correa(Lopes) e Luiz Alves Taveira.

 

          Manoel faleceu aos 72 anos em Itajubá-MG em 31-07-1821 com testamento de 14-07-1818. Declarou oito filhos de seu casal:

CPA01, 1819-1283 Testamentos - Campanha da Princesa-MG

Registro do testamento de Manoel Joaquim de T.º , falecido aos 31-07-1821 Itajuba.

Eu Manoel Joaquim de Toledo, de idade de setenta e dois anos, n. da vila de Taubaté, f.l. de Francisco Jose de Albuquerque Saraiva e Feliciana Guedes de Toledo.

Sou cc. Maria Lemes Ribeira de cujo matrimonio temos tidos os filhos: Jose = Jeronimo = Francisco = Custodio = Felipe = Ana = Maria e Feliciana que se acha viúva.

Testamenteiros em 1º meu filho Jose, em 2º meu filho Jeronimo e em 3º meu filho Francisco.

Dei a minha filha Maria, cc. Manoel das Neves Pires;

14-07-1818 Manoel Joaquim de Toledo

Aprovação 14-07-1818

Abertura 01-08-1821 freg. N. Sra. da Soledade de Itajuba

Aceitação aos 09-08-1821 por Jose Joaquim de Toledo, 1º testamenteiro

3-1-1 José Joaquim de Toledo, 1º testamenteiro paterno. Aos 28-02-1824 casou com Maria Rosa de S. José, filha do Alf. Inacio Borges Pedroso e Maria Monteira de Jesus.

Itajuba Velha (Delfim Moreira)-MG (transcritos e resumidos por Monsenhor Lefort) lv. 3 fls. 53 aos 28-02-1824 matriz nova Jose Joaquim de Toledo, f. Manuel Joaquim de Toledo e Maria Lemes Ribeira, nat de Lavras do Funil = cc Maria Rosa de S. Jose, f. Alf. Inacio Borges Pedroso e Maria Monteira de Jesus, nat de Itajuba.

3-1-1-1 Inácio José de Toledo aos 03-05-1845, dispensados do 3º grau de parentesco, casou com Maria Josefa da Silva, filha de José da Silva Maia e Leocadia Maria de Jesus.

Itajuba, MG aos 03-05-1845 nesta matriz de Itajuba perante as testemunhas Jose Maria de Macedo e Ignacio da Silva Maria, dispensados do 3º grau de parentesco, se receberam Ignacio Jose de Toledo, f.l. de José Joaquim de Toledo e Maria Rosa de São José = cc Maria Josefa da Silva, f.l. de Jose da Silva Maia e D. Leocadia Maria de Jesus. Ambos os contraentes naturais e fregueses desta matriz (pesq. Ana Lucia Dias de Mendonça).

Pais de, q.d.:

3-1-1-1-1 Josefa, batizada em 08-12-1846.

Itajuba, MG aos 08-12-1846 nesta matriz bat a Josefa, f.l. de Ignacio Jose de Toledo e Maria Josefa da Silva, foram padrinhos Francisco Gonçalves Valim e Jose Joaquim de Toledo, todos desta (pesq. Ana Lucia Dias de Mendonça).

3-1-1-1-2 Maria Inacia de Jesus, batizada em 12-04-1849. Em 1867 requereu dispensa, do impedimento de consanguinidade em 2º grau misto ao 1º da linha transversal, para se casar com Francisco Borges de Toledo 3-1-1-3 abaixo.

LDS Itajuba, MG aos 12-04-1849 nesta matriz bat. a Maria, f.l. de Inacio Jose de Toledo e Maria Josefga da Silva, foram padrinhos Jose Pereira do Amaral e Maria Rosa de São Jose, todos desta freguesia.

3-1-1-2 Floriana Candida de São José em 17-04-1842 casou com José Pereira do Amaral, filho de Jacinto Pereira do Amaral e de Maria Francelina

Itajuba, MG aos 17-04-1842 nesta matriz em presença das testemunhas Jose Maria de Macedo e Guilherme Luiz de Sá, sem impedimentos se receberam Jose Pereira do Amaral e Floriana Candida de S. Jose, aquele f.l. de Jacinto Pereira do Amaral e de Maria Francelina, nascido e batizado nesta matriz; e esta f.l. de Jose Joquim de Toledo e Maria Rosa de S. Jose, nascida e batizada nesta mesma freguesia donde ambos são fregueses e moradores (pesq. Ana Lucia Dias de Mendonça).

3-1-1-3 Francisco Borges de Toledo, batizado em 12-05-1842. Em 1867 requereu dispensa, do impedimento de consanguinidade em 2º grau misto ao 1º da linha transveral, para se casar com sua sobrinha Maria Inácia de Jesus supra citada.

(pesq. Ana Lucia Dias de Mendonça) Arquidiocese de Pouso Alegre-MG - Paroquias de Itajuba ano 1867

Dizem os oradores Francisco Borges de Toledo e Maria Ignacia de Jesus, da freguesia de Itajuba Bispado de S. Paulo, que eles se acham justos e contratados para se receberem em matrimonio e não podendo fazerem sem dispensa de V. Excia. Por haverem entre eles o impedimento em 2º grau misto ao 1º da linha transveral.

Reg. no Livro 24, nº 1778

Francisco Borges de Toledo, f.l. do finado Joze Joaquim de Toledo e Maria Roza de São Joze, = com Maria Ignacia de Jesus, f.l. de Ignacio Joze de Toledo e Maria Jozefa da Silva.

Livro 8 de assentos de batismos a fl. 116v. - aos 02-04-1849 nesta matriz bat. a Maria, f.l. Ignacio Jose de Toledo e Maria Josefa da Silva, foram padrinhos Jose Pereira do Amaral e Maria Rosa de São Jose.

Livro 7 fls. 94 - aos 12-05-1842 nesta matriz bat a Francisco f.l. Jose Joaquim de Toledo e Maria Rosa de São Jose, padrinhos Dr. Domiciano da Costa Moreira e Maria Domiciana de Magalhães. Itajuba 15 de fevereiro de 1867.

 

3-1-2 Jerônimo, 2º testamenteiro paterno.

3-1-3 Francisco, 3º testamenteiro paterno. Francisco Ribeiro de Toledo em 13-01-1820 casou com Floriana Rodrigues Carneira, viúva de José Joaquim Fernandes, filha de Francisco Rodrigues Carneiro e Ana Maria Vitoria, neta paterna de Domingos Rodrigues e Maria João, neta materna de João Batista de Carvalho e Rita de Siqueira Paes, família “Clemente de Siqueira”. Geração do primeiro matrimônio de Floriana na família “Francisco Martins Coelho”.

Itajuba Velha (Delfim Moreira)-MG (transcritos e resumidos por Monsenhor Lefort) lv. 3 fls.42 aos 13-01-1820 Francisco Ribeiro de Toledo, f.l. Manuel Joaquim de Toledo e Maria Lemes Ribeira, nat das Lavras do Funil = cc Floriana Rodrigues Carneira, viuva de Jose Joaquim Fernandes sepultado na capela de S. Vicente Ferrer, filial de Aiuruoca.

Francisco e Floriana tiveram, pelo menos:

3-1-3-1 Ana, batizada em 11-02-1822.

Itajuba, MG aos 11-02-1822 no oratorio de Sapocahi, de licença, bat a Ana, f. de Francisco Ribeiro de Toledo e de Floriana Maria de Jesus; foram padrinhos Jose Joaquim de Toledo e Maria Lemes Ribeira, todos desta freguesia (pesq. Ana Lucia Dias de Mendonça).

3-1-3-2 Vitória, batizada em 2i9-01-1825, legatária da tia Ana Joaquina de Tolledo: “Vitoria, f. de meu irmão Francisco”. Vitoria Maria de Jesus, natural de Itajuba onde aos 16-05-1843 casou com Joaquim Carlos Pinto Guedes, filho do falecido José Pinto de Castilho e Inacia Candida de Mendonça. Geração na família “Amaro de Mendonça Coelho” Cap.5º.

Itajuba, MG aos 29-01-1825 nesta matriz de Itajuba bat a Vitoria, f. de Francisco Ribeiro de Toledo e de Floriana Maria de Jesus; foi padrinho Jeronimo Jose de Toledo, todos desta freguesia (pesq. Ana Lucia Dias de Mendonça).

3-1-3-3 Floriana batizada em 26-06-1828.

Itajuba, MG aos 26-06-1828 nsta matriz de Itajuba bat a Floriana, f. de Francisco Ribeiro de Toledo e de Floriana Maria. Padrinhos Custodio Jose de Toledo e Feliciana Joaquina (pesq. Ana Lucia Dias de Mendonça).

3-1-4 Custódio José de Tolledo casou com Dionisia Candida de São Jose.

         Pais de, pelo menos:

3-1-4-1 Maria, legatária da tia Ana Joaquina: “Maria, filha de meu irmão Custodio Jose de Tolledo”. Muito provavelmente a Maria Vitalina do Espirito Santo que aos 15-05-1856 casou com Antonio dos Santos Silva Jr, natural de Cristina-MG, filho de Antonio dos Santos Silva e de Angela Maria de Jesus (ou Angela da Graça de Jesus).

Itajuba, MG aos 15-05-1856 nesta matriz, sem impedimento algum, se receberam Antonio dos Santos Silva Jr., filho de Antonio dos Santos Silva e de Angela Maria de Jesus, natural da vila Cristina Bispado de Mariana = cc Maria Vitalina do Espirito Santo, f. de Custodio Jose de Toledo e de Dionisia Candida de S. Jose, natural desta vila onde ambos são fregueses (pesq. Ana Lucia Dias de Mendonça)

          Maria faleceu aos 46 anos e foi sepultada em 19-02-1882. Major Antonio faleceu aos 73 anos em 11-01-1898. Deixou 12 filhos.

Itajuba, MG Igreja N Sra da Soledade aos 19-02-1882 sepultou-se no cemiterio desta cidade Maria Vitalina do Espirito Santo com 46 anos mais ou menos, casada que foi com o Major Antonio dos Santos Silva Junior.

 

C.R.C. Itajuba, MG Lv. C-4 fls. 158v. Aos 11-01-1898 faleceu Major Antonio dos Santos Silva Junior, natural de Cristina com 73 anos, viuvo, filho de Antonio dos Santos Silva e Angela da Graça de jesus, falecidos. Cemiterio Paroquial na cidade de Itajuba.

Viuvo de Maria Vitalina do Espirito Santo, deixou 12 filhos de nomes: Ana Maria dos Santos, 44 anos = Maria Ana dos Santos, 40 = Jose Francisco dos Santos, 38 = Joaquim dos Santos Silva, 36 = Lucinda Maria de Jesus, 34 = Francisco Ribeiro dos Santos, 33 = Alexandrina dos Santos Uchoas, 32 = João Ribeiro dos Santos, 30 = Leopoldina Vitalina de Faria, 28 anos = Jesuina dos Santos Gomes, 26 anos = Florentina Maria Uchoas, 25 anos = Manoel Ribeiro dos Santos, 24 anos (pesq. Ana Lucia Dias de Mendonça)

3-1-4-2 Alexandrina, batizada em 10-09-1846.

Itajuba, MG aos 10-09-1846 nesta matriz bat a Alexandrina, f.l. de Custodio Jose de Toledo e Dionisia Candida de S. Jose, foram padrinhos Jose Joaquim de Figueiredo e Jesuina Reginalda de Figueiredo, todos desta.

3-1-5 Felipe

3-1-6 Ana Joaquina de Toledo, natural de Lavras. Aos 11-05-1819 casou com o viúvo Alf. José Correa de Alvarenga.

Itajuba Velha (Delfim Moreira)-MG (transcritos e resumidos por Monsenhor Lefort) lv. 2 fls. 40 aos 11-05-1819 Alferes Jose Correa de Alvarenga, viuvo de Ana Antonia de Jesus = com Ana Joaquina de Toledo, f.l. de Manuel Joaquim de Toledo e Maria Lemes Ribeira, nat da capela das Carrancas filial de Lavras. Testemunhas Sargento Mor Bernardo Xavier da Silva Brandão e Capitão João Fernandes da Silva.

         Alf. José Correa de Alvarenga foi primeira vez casado com Ana Pereira. Segunda vez, em Baependi aos 07-02-1797, casou com Ana Antonia de Jesus, ai batizada em 09-04-1778, filha de Manoel Antonio Simões e Maria da Graça de Jesus.

Baependi, MG [Jose Corr.ª de Alvag.ª e Anna San.ta de Jesus] aos 07-02-1797 nesta matriz, Jose Correa de Alvarenga, viuvo de Ana Pr.ª = cc Ana Ant.a de Jesus, f.l. Manoel Antonio Simões e Maria da Graça de Jesus, desta freguesia.

 

Baependi, MG Batismos aos 09-04-1778 nesta matriz bat. Ana, f.l. Manoel Antonio Simões e Maria da Graça de Jesus, padr.: Bento Rodrigues Simões e Ignez Monteira avó da batizada, todos desta freguesia.

 

         Ana Joaquina, viúva, faleceu aos 30-05-1848 com testamento redigido na freguesia nova de Itajuba-MG em 08-12-1835 e aberto aos 31-03-1848. Sem geração, instituiu testamenteiro e herdeiro o enteado Baltazar Correa de Alvarenga.

Itajuba, MG Igreja N Sra da Soledade obitos aos 01-06-1848 faleceu nesta freguesia Ana Joaquina de Toledo, branca, viuva, de idade 70 anos mais ou menos.

 

CPA03 Testamentos - Campanha da Princesa-MG 1846-1854

Registro do testamento com que faleceu Ana Joaquina de Tolledo aos 30-05-1848 de quem é testamenteiro Balthasar Correa de Alvarenga morador na freg. de Itajuba.

Eu Ana Joaquina de Tolledo, n. da freguesia de Carrancas termo de S. João del Rei, f.l. de Manoel Joaquim de Tolledo e Maria Lemos Ribeira, ambos já falecidos. Sou viuva do Alferes Jose Correa de Alvarenga de cujo matrimonio não tive filho e nem tenho herdeiros forçados.

Declaro que no inventário que se procedeu de meu finado marido Jose Correa, foi feito condicionalmente com os meus enteados fazendo um só monte e procedeu-se a indenização ali --- primeiro inventário da mãe daqueles herdeiros e se partilhou a cada um sua legitima.

Depois de cumpridas todas as minhas disposições o restante dos meus bens ficaram entregues ao meu enteado Balthazar Correa de Alvarenga a quem instituo por meu herdeiro, e na falta deste as minhas afilhadas Vitoria, f. de meu irmão Francisco; e Maria, filha de meu irmão Custodio Jose de Tolledo, ficando ambas por uma e uma por ambas.

Testamenteiros: 1º meu enteado Balthazar Correa de Alvarenga, 2º meu irmão Custodio Jose de Tolledo, 3º meu irmão Jose Joaquim.

Freguesia Nova de Itajuba 08 de Dezembro de mil oitocentos e quarenta digo trinta e cinco Ana Joaquina de Tolledo

Aprovação 08-11(sic)-1835

Abertura 31-05-1848

Aceitação 28-06-1848 Balthazar Correa de Alvarenga

3-1-7 Maria Joaquina de Toledo em Delfim Moreira aos 08-09-1803 casou com Manoel das Neves Pires Taques, natural de Araçariguama-SP, filho de Manoel Pires Monteiro e Maria Dias de Toledo.

Itajuba Velha (Delfim Moreira)-MG (transcritos e resumidos por Monsenhor Lefort) lv. 2 aos 08-09-1803 Manoel das Neves Pires Taques, fl de Manoel Pires Monteiro e de Maria Dias de Toledo, nat. da freg. de N.S. da Penha de Araçariguama, com Maria Joaquina de Toledo, fl. de Manoel Joaquim de Toledo e de Maria Lemes Ribeira, nat. das Lavras do Funil.

         Entre os filhos de Manoel e Maria Joaquina:

3-1-7-1 Maria Joaquina de Toledo, aos 10-10-1827 em Delfim Moreira, casou com Floriano José de Lima, filho de José Antonio de Lima e Clara Leme da Rosa.

Itajuba Velha (Delfim Moreira)-MG (transcritos e resumidos por Monsenhor Lefort) lv. 1 fls.60 aos 10-10-1827 Floriano Jose de Lima, f. Jose Antonio de Lima e Clara Lemes da Rosa = cc Maria Joaquina de Toledo, f. Manuel das Neves Pires Taques e Maria Joaquina de Toledo. Nts de Itajuba

3-1-7-2 Joaquina batizada em 20-03-1816.

Itajuba, MG aos 20-03-1816 nesta igreja de Itajuba bat a Joaquina, de idade de tres meses, f. de Manoel das Neves Taques e Maria Joaquina. Padrinhos Joaquim de Souza Mendes e Joaquina Esmeria (pesq. Ana Lucia Dias de Mendonça)

3-1-7-3 Marcelino em 19-07-1818.

Itajuba, MG aos 19-07-1818 nesta freguesia de Itajuba bat a Marcelino, f.l. de Manoel das Neves Pires Taques e de Maria Joaquina de Toledo; foram padrinhos Joaquim de Souza Mendes e Joaquina Esmeria de Jesus, todos desta freguesia (pesq. Ana Lucia Dias de Mendonça)

3-1-8 Feliciana Joaquina de Toledo, viúva em 1818. Aos 12-02-1822 em Delfim Moreira casou com Manoel Pinto Guedes, natural do Pouso Alto, filho do falecido Cap. Domingos Pinto e Maria da Piedade.

Itajuba Velha (Delfim Moreira)-MG (transcritos e resumidos por Monsenhor Lefort) lv. 3 fls. 46 aos 12-02-1822 Manuel Pinto Guedes, f. Cap. Domingos Pinto, falecido e Maria da Piedade, nat de Pouso Alto = cc Feliciana Joaquina de Toledo, f. de Manoel Joaquim de Toledo, falecido e Maria Lemes Ribeira, nat da capela do Rio Verde,

Entre os filhos do casal:

3-1-8-1 José Pinto de Toledo aos 26-11-1846, dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau, casou com Maria Joana Constantina, filha de Francisco Gonçalves Mendes e da falecida Emerenciana Constantina.

Itajuba, MG aos 26-11-1846 nesta matriz, dispensados do impedimento do 3º grau de consanguinidade, na presença das testemunhas Fortunato Gonçalves Mendes e Custodio Jose de Toledo, se receberam Jose Pinto de Toledo, f.l. de Manoel Jose Pinto e Feliciana Joaquina de Toledo, nascido e batizado nesta matriz = cc Maria Joana Constantina, f.l. de Francisco Gonçalves Mendes e de Emerenciana Constantina, ja falecida, nascida e batizada na matriz de Santa Ana. Ambos fregueses desta (pesq. Ana Lucia Dias de Mendonça)

3-1-8-2 Manoel José Pinto em Silvianópolis em 04-03-1851 casou com Leopoldina Januária do Couto, filha de José Antonio do Couto e de Francisca Ignez de Paula

Silvianopolis, Mg Igreja Santana aos 04-03-1851 nesta matriz Manoel Jose Pinto e Leopoldina Januaria do Coito. Aquele f.l.de Manoel Jose Pinto e de Feliciana Joaquina de Toledo, natural de Itajuba; esta f.l. de Jose Antonio do Couto e de Francisca Ignez de Paula, natural e batizada e moradora nesta freguesia. Test.: Luiz MarianoTeixeira e João Antonio de Almeida.