PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

João Batista de Souza

(atualizado em 05-outubro-2010)

 

 

Bartyra Sette

 

 

João Batista de Souza, nasceu na Ilha de Santa Maria, em meados do século XVIII (estimativa).

 

Por volta de 1770 ou pouco depois, João Batista casou em segundas núpcias com Leonor Pinta da Anunciação (também da Conceição), natural de São João del Rei, filha de Inácio Pinto Guimarães e Felicia Viegas de Menezes. Foram moradores em São Thiago, termo da Vila de São José, hoje Tiradentes MG.

 

João Batista faleceu em Dezembro de 1790. Seu inventário foi aberto pela viúva aos 13-04-1791, na Fazenda Caxambu, onde moravam. Leonor faleceu com testamento ditado na Fazenda da Ribeira em Santa Rita, termo da Vila de São José, aos 24 de Outubro de 1803. Foi inventariada em 1804.

 

Os órfãos foram tutelados sucessivamente pelo avô materno e pelo tio materno Dionísio Pinto.

 

João Batista não teve geração da primeira mulher, porem teve cinco filhos com Leonor, segundo seus inventários (neste site)

 

1- Ana Rosa da Anunciação, com 16 anos em 1791. Aos 01-06-1794 casou com José da Silva Campos, filho natural de José da Silva Campos e Maria de Jesus da Encarnação, neto paterno de Manoel Alves Campos e Maria Francisca. Família “Antonio de Faria Moreira” Cap. 4º.

inserida no inventário paterno:

Paróquia da Igreja de Nossa Senhora do Pilar desta vila de São João del Rei.

Certifico que vendo o Livro atual dos Assentos dos Casamentos desta freguesia nele a folha 394 está o assento:

Ao primeiro de Junho de mil setecentos e noventa e quatro na Capela de São Thiago, filial desta matriz de São João del Rei, feitas as canônicas diligências sem se descobrir impedimento algum como constou da Provisão do Reverendo Doutor Vigário da Vara desta Comarca, em presença das testemunhas Manoel José Pena e Dionísio Pinto, de licença minha o Reverendo Capelão Francisco Rodrigues Pacheco administrou o sacramento do matrimônio que por palavras de presente celebraram = José da Silva Campos, filho de Maria de Jesus da Encarnação = e Ana Rosa da Anunciação, filha legítima de João Batista de Souza e Leonor Pinta da Conceição, ambos naturais e batizados nesta freguesia donde são moradores, e logo lhes deu as bênçãos na forma do Ritual Romano.

Vigário Antonio Caetano de Almeida Villas Boas

 

Pais de, pelo menos:

1-1 Manoel, legatário da avó materna

1-2 Severino, afilhado e legatário da avó.

1-3 Plácido José da Silva, batizado em 23-10-1796. Em Franca-SP aos 20-06-1821, casou com Maria Joaquina da Conceição, natural de S. Bento do Tamandua, filha de José da Silva Rego e Ana Maria de Faria.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Tiago aos 23-10-1796 Placido, f.l. Jose da Silva Campos moço e Ana Rosa Anunciação, padr.: Joaquim da Silva Campos e Felipa Pinto.

 

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 20-06-1821 Placido Jose da Silva n. freg. S. João del Rei Bispado de Mariana, f.l. Jose da Silva Campos e Ana Rosa da Anunciação = cc Maria Joaquina da Conceição n. da freg. S. Bento do Tamandua do mesmo bispado, f.l. Jose da Silva Rego e Ana Maria de Faria, test.: Jose Justino Falleiros e Bento Jose Gomes, casados.

1-4 Maria, batizada em 26-01-1799.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Tiago aos 26-01-1799 Maria, f.l. Jose da Silva Campos moço e Ana Rosa Anunciação, padr.: Furriel João Rodrigues de Faria.

1-5 Margarida, em 09-03-1801.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Tiago aos 09-03-1801 Margarida, f.l. Jose da Silva Campos moço e Ana Rosa Anunciação, padr.:Jose da Silva Campos e Custodia Ribeiro.

1-6 Bernardo, em 21-10-1804.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, ermida N. Sra do Rosario das Laranjeiras aos 21-10-1804 Bernardo, f.l. Jose da Silva Campos moço e Ana Rosa Anunciação, padr.: Alf. Antonio Peixoto Amaral e s/m Narcisa da Silva

1-7 Florinda, em 20-10-1806

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra Conceição da Barra aos 20-10-1806 Florinda, f.l. Jose da Silva Campos moço e Ana Rosa Anunciação, padr.: Cap. Bernardo Jose Gomes Carneiro e s/m Francisca Ferreira.

1-8 Veríssimo, em 17-10-1808

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra Conceição da Barra aos 17-10-1808 Verissimo, f.l. Jose da Silva Campos moço e Ana Rosa Anunciação, padr.: Manoel da Silva Gouvea, solteiro e D. Maria Zeferina Gomes, solteira por pp a Maria Madalena Freire Santos filha do Cap. Bernardo Jose Gomes Carneiro

1-9 José, em 27-08-1810

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra Conceição da Barra aos 27-08-1810 Jose, f.l. Jose da Silva Campos moço e Ana Rosa Anunciação, padr.: Cap. Francisco Jose Teixeira e s/m D. Francisca Bernardina do Sacramento.

1-10 João, em 02-02-1813.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 02-02-1813 João, f.l. Jose da Silva Campos e Ana Rosa Pinto, padr.: Jose Rodrigues Rocha e Felicia Antonia de Oliveira.

2- Januária Maria da Anunciação, com 14 anos em 1791. Aos 14-06-1794 casou com Francisco do Valle Ribeiro, filho de Bernarda da Silva.

inserida no inventário paterno:

Paróquia da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar desta vila de São João del Rei.

Certifico que vendo o Livro atual dos Assentos dos Casamentos desta freguesia nele a folha 388 está o assento:

Aos quatorze de Junho de mil setecentos e noventa e quatro nesta matriz de São João del Rei, pela uma hora da tarde, feitas as canônicas diligências sem se descobrir impedimento algum como constou da Provisão do Reverendo Doutor Vigário da Vara desta Comarca, em presença das testemunhas o Reverendo Luis Pereira Gonzaga, o Reverendo Sacristão Antonio Gonçalves Serqueira e outros, administrou o sacramento do matrimônio que por palavras de presente celebraram = Francisco do Valle Ribeiro, filho de Bernarda da Silva = e Januária Maria da Anunciação, filha legítima de João Batista de Souza e Leonor Pinta da Anunciação, ambos naturais e batizados nesta freguesia donde são moradores, e logo lhes deu as bênçãos na forma do Ritual Romano.

Coadjutor Joaquim Pinto da Silveira

Francisco faleceu em Bom Sucesso-MG em 26-05-1836.

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) óbitos - aos 26-05-1836 fal. Francisco do Valle Ribeiro cc Januaria Maria de Souza

Pais de, pelo menos:

2-1 Maria, legatária da avó materna “Deixo a minha neta Maria, filha de minha filha Januária, dez oitavas de ouro.”

2-2 Delfina Maria Ribeira aos 03-08-1831 casou com Pedro José de Souza, filho natural de Ana Joaquina das Flores.

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 03-08-1831 Pedro Jose de Souza, f. nat. de Ana Joaquina das Flores, n/b na capela de Santa Rita da freg. de S. João del Rei = cc Delfina Maria Ribeira, f.l. Francisco do Valle Ribeiro e Januaria Maria de Souza, n/b nesta freguesia. Test.: Manoel Jose Gomes Carneiro e Maria de Souza Magalhães.

 

3- José Manoel de Souza, com 12 anos em 1791. Aos 02-08-1800 casou com Ana Antonia da Assunção, irmã inteira de Manoel Marques Pereira abaixo citado, família “Antonio Alves Duarte” na ascendência de Maria Josefa do Sacramento).

B7: Casamentos - SJDRei, aos 02-08-1800 Capela de S. Thiago, Jose Manoel de Souza, f.l. João Baptista de Souza, já falecido e Leonor Pinta da Anunciação; = cc. Ana Antonia da Assumpção, f.l. Manoel Marques Pereira e Rita Pereira de Medeiros. Nts/bts nesta freguesia.

 

          José, viúvo e dispensado de afinidade lícita, aos 19-02-1833 casou com Maria Bernarda de Jesus, filha de Bernardino José de Sene e Ana Teodora de Jesus, família supra citada.

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 19-02-1833 dispensados da afinidade licita, Jose Manoel de Souza, viuvo de Ana Antonia da Assunção = cc Maria Bernarda de Jesus, f. de Bernardino Jose de Sene e Ana Teodora de Jesus, n. desta freguesia onde ambos são moradores.

 

4- João, com 9 anos. Já falecido em1803, herdou sua mãe.

 

5- Maria Joaquina de Jesus, com 11 anos em 1791. Aos 22-02-1796 casou com Manoel Marques Pereira, filho de outro e Rita Pereira de Medeiros, neto paterno de Manoel Marques Pereira e Maria de Almeida, neto materno de Francisco de Medeiros e Ana Correa da Assunção, família “Antonio Alves Duarte” na ascendência de Maria Josefa do Sacramento).

inserida no inventário paterno:

Certifico que revendo o último Livro findo que serviu para matricula dos casamentos desta freguesia, nele a folha 408v. está o assento do teor seguinte:

Aos vinte e dois de Fevereiro de mil setecentos e noventa e sete na Capela de São Thiago, filial desta matriz de Nossa Senhora do Pilar de São João del Rei, feitas as canônicas diligências sem se descobrir impedimento algum como constou da provisão do Reverendo Doutor Vigário da Vara, em presença das testemunhas João Gonçalves Ferreira e João Rodrigues Faria, de licença minha o Reverendo Bento Francisco Ribeiro administrou o sacramento do matrimônio que por palavras de presente celebraram: Manoel Marques Pereira, filho legítimo de Manoel Marques Pereira e Rita Pereira de Medeiros = com Maria Joaquina de Jesus,filha legítima de João Batista de Souza e Leonor Rita da Anunciação, naturais e batizados nesta freguesia, e logo lhes deu as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano.

Coadjutor Manoel Antonio de Castro

 

Maria foi representada no inventário materno pelo filho único: Manoel, batizado em 30-04-1797.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 30-04-1797 Manoel, f.l. Manoel Marques Pereira e Maria Joaquina de Jesus, padr.: Jose Marques Pereira e Ana Antonia da Fonseca

 

          Manoel Marques, viúvo, aos 18-02-1811 casou com Ana Maria de Jesus, filha de Joaquim Pereira dos Santos e Izabel Maria da Conceição. Geração deste matrimônio na família supra citada.