PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

João Alves Campos e Maria Leme da Silva

(atualizado em 26-maio-2016)

 

 

Bartyra Sette

Regina Junqueira

 

João Alves Campos nasceu na Freguesia de Avintes, atualmente parte do Concelho de Vila Nova de Gaia, Distrito do Porto, filho de Manoel Alves e Domingas Dias.

 

Na primeira metade do século XVIII casou com Maria Leme da Silva, natural de Ouro Branco-MG, filha de Manoel Leme da Silva e Ignez Dias de Siqueira, neta paterna de Domingos Leme da Silva e Francisca Cardosa, e materna de Fernando de Siqueira Caldeira e Catarina Dias - família “Domingos Leme da Silva”.

 

Foram moradores na paragem do Bom Retiro em Carrancas, Comarca de São João Del Rei, onde possuíam sitio com casa de moradia, senzalas, monjolos para fabricação de farinha, tudo coberto de capim e cercado com muros de pedra.

 

Maria faleceu em Carrancas aos 14-01-1754, com inventário aberto na Vila de São João Del Rei no mesmo ano. João faleceu aos 26-08-1760, com testamento redigido poucos dias antes em seu sitio, onde declarou sua naturalidade e filiação.

Carrancas, MG Igreja N Sra da Conceição - Aos 14-01-1754 faleceu Maria Leme da Silva natural da freguesia do Ouro Branco deste bispado, casada com João Alves Campos natural da freguesia de Avintes Bispado do Porto e filha legitima de Manoel Leme da Silva e Ignez Dias de Siqaueira e faleceu de idade de 37 anos pouco mais ou menos, sepultada na capela do Rio Grande filial desta matriz de Carrancas, era freguesa desta freguesia.

 

Segundo seus inventários (neste site) João Alves e Maria Leme tiveram quatro filhos citados no testamento paterno e arrolados nos inventários de ambos os pais. Porém em testamento, João fez um legado “a minha neta Genoveva, filha do falecido Luís da Silva Campos”.

 

Filhos arrolados nos inventários do casal:

 

1- Ana Maria da Silva, casou duas vezes em Carrancas-MG. Aos 29-10-1743 com Luiz da Silva Campos, natural de Avintes Bispado do Porto, filho de Luiz Alves e Maria Francisca. Em Maio de 1753 casou com Manoel Lopes da Silva natural de Santa Eulalia de Cavanelas Arcebispado de Braga, filho de Francisco Lopes e Maria Pereira.

B7: - casamentos -  Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) - aos 29-10-1743 Luiz da Silva Campos, n. freg. de Avintes Bispado do Porto, f.l. Luiz Alves e Maria Francisca; = cc Ana Maria da Silva, n/b na freg. de N. Sra da [-------------] Campo Bispado do Rio de Janeiro, f.l. João Alves Campos e Maria Leme da Silva.

 

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 08(?)-05-1753 Manuel Lopes da Silva, n. da freg. de Santa Eulalia de Cavanelas termo do --- Arc. Braga, f.l. Francisco Lopes e Maria Pereira; = cc Ana Maria da Silva, n/b na freg. de N.Sra. das Congonhas, f.l. João Alves Campos e Maria Leme da Silva, viuva que ficou de Luiz da Silva Campos

            Manoel Lopes da Silva faleceu em 19-04-1789, sem testamento, com inventário aberto por Ana Maria aos 02-07 do mesmo ano, na Fazenda do Tejuco, paragem de Nossa Senhora do Porto do Rio Grande onde moravam.

IPAHN - São João Del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1789 Caixa:242

Inventariado:Manoel Lopes da Silva

Inventariante: Ana Maria da Silva - viúva

Local: Pargem Tejuco, aplicação da Capela de N Sra do Porto do Rio Grande, freguesia de Lavras , Termo da Vila de S João Del Rei

Anotado por: Moacyr Villela

Abertura em 02-07-1789 em casa da viúva na Fazenda do Tejuco.

Declarou a inventariante que seu marido tinha falecido em 19-04-1789 sem testamento e deixou filhos maiores e netos menores de idade filhos de sua filha Ana Maria falecida

 

Herdeiros: filhos do casal

- Maria Teresa casada com Domingos Fernandes Braga;

- Francisco Pereira casado com Maria Josefa;

- Quiteria Maria solteira com 27 anos;

- Manoel Lopes solteiro com 26 anos;

- Jose da Silva Lopes ( Campos nas partilhas) casado com Maria da Conceição;

- Ilena Joaquina casada com Miguel Joaquim da Cunha Basto

Netos que ficaram da falecida Ana Maria, filha herdeira que foi casada com Manoel Pereira Penela:

- Ana 15 anos;

- Manoel 13 anos;

- Isabel 12 anos;

- Maria 8 anos

 

Bens

12 escravos

Fazenda chamada Tejuco na aplicação de N Sra do Porto do Rio Grande com casas de vivenda onde mora a viúva com alguns herdeiros, coberta de telhas, com seu paiol, mojolo e algumas casas cobertas de capim, terreiro cercado de pedra. Matos Virgens e Capoeiras que parte com a Fazenda de Francisco Fernandes Medelas, com a Fazenda de João de Abreu Villas Boas e com a Fazenda de João de Carvalho Duarte - avaliada em 800.000 reis

Dote que o falecido deu à sua filha Ana Maria, ja falecida quando ela se casou com Manoel Pereira Penela. Uma escrava crioula de 20 anos de idade e em dinheiro 214.000 reis.

 

Ana e Luiz tiveram, q.d.:

1-1 Genoveva Maria da Silva aos 14-09-1770 casou com Francisco Gomes Portugal, natural de Santa Maria de Avoadela Arcebispado de Braga, filho de Domingos Gomes e Francisca Gonçalves. Genoveva, já viúva em 22-01-1782, foi madrinha da sobrinha Maria Custódia 1-2-4 abaixo.

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 14-09-1770 Francisco Gomes Portugal, f.l. Domingos Gomes e Francisca Gonçalves, já defuntos, n/b na freg. Santa Maria de Avoadela lugar de Cubado Arc. Braga; = cc. Genoveva Maria da Silva, f.l. Luiz da Silva Campos, já defunto e Ana Maria de Jesus, n/b na freg. da vila de S. Jose.

 

Ana Maria da Silva e Manoel Lopes da Silva tiveram sete filhos:

1-2 Ana, batizada em 16-04-1754, legatária e afilhada do avô materno. Ana Maria de Jesus aos 25-11-1772 casou com Manoel Gomes Pereira, natural de S. Romão da Vela, filho de Diogo Pereira e Maria Gomes Moreira.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 16-04-1754 cap. Rio Grande, Ana, f.l. Manoel Lopes da Silva n. da freg. de Santa Eulalia de Cavanellos Arc. Braga e Ana Maria da Silva n. desta freg., np Franisco Lopes e Maria Pereira nts e moradores na dita freguesia de Cavanellos, maternos de João Alves Campos n. da freg. de Avintes Bispado do Porto e Maria da Silva n. desta freguesia, padr.: o mesmo avo João Alves Campos e sua f[dobra]lha Narcisa Alves n. desta freguesia.

 

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 25-11-1772 Manoel Gomes Pereira, n/b na freg. de São Romão da Vela, f.l. Diogo Pereira e Maria Gomes Moreira do Termo de Prado e Arc. de Braga; = cc. Ana Maria de Jesus, n/b nesta freguesia, f.l. Manoel Lopes da Silva e Ana Maria da Silva.

          O casal batizou pelo menos a filha Ana em Lavras. Em 1782, já como Manoel Pereira Penela(*), eram moradores em S. Miguel do Cajuru onde nasceu a filha caçula e onde Ana Maria faleceu de sobreparto aos 08-01-1782 e foi inventariada no mesmo ano (inventário neste site, colaboração de Alda Câmara Bueno de Moraes). Manoel foi inventariado em 1807 (MSJDR Inventariado Manoel Pereira PENELA, ano 1807 inventariante PEREIRA, Manoel Francisco. B 492)

          (*) Provavelmente Manoel subtraiu o Gomes e acrescentou o Penela por causa de homonimia. Notar o registro abaixo em Lavras:

Lavras, MG Igreja Santana aos 19-09-1784 nesta matriz bat a Matildes, f.l. Manoel Gomes Pereira e Ana Maria da Silva, padr.: Alf. João de Deos Alvares de Azevedo e Antonia Maria do Nascimento

          Ana Maria de Jesus e Manoel Gomes Penela tiveram quatro filhos, conforme inventário de Ana e do avô materno:

1-2-1 Ana, nasceu em 06-03-1774 e foi batizada aos 17 do mesmo mês e ano, teve por padrinhos os avós maternos. Com oito anos em 11-03-1782 (inventário materno) e quinze anos em 02-07-1789 (inventário do avô materno).

Lavras, MG Igreja Santana aos 17-03-1774 na capela do Rio Grande filial desta matriz bat a Ana n. aos 06 do dito mes, f.l. Manoel Gomes Pereira e Ana Maria de Jesus, padr.: Manoel Lopes da Silva e s/m Ana Maria da Silva.

         Ana Antonia de Jesus aos 29-05-1793 casou com Alexandre Gomes do Nascimento, filho de João Gomes do Nascimento e Rita Maria da Conceição. Geração na família “Maria Inácia de Jesus”, neste site.

1-2-2 Manoel, com sete anos em 1782 e 13 anos em 1789. Manoel Francisco Pereira, aos 19-11-1794 em S. João del Rei, casou com Floriana Maria da Conceição, filha de João José de Ávila e Quiteria Maria do Nascimento (ou de Jesus) família “Maria Inácia de Jesus”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 19-11-1794 nesta matriz e testemunhas o Cap. Gonçalo Ferreira de Freitas e Francisco Jose Machado, se receberam Manoel Francisco Pereira, f.l. de Manoel Pereira Penella e Ana Maria de Jesus = cc Floriana Maria da Conceição, f.l. de Joam Jose de Avila e Quiteria Maria do Nascimento. Ambos naturais e batizados nesta freguesia.

1-2-3 Izabel com 5 anos em 1782 e 12 anos em 1789. Izabel Teresa de Jesus, na capela de S. Miguel do Cajuru em 11-05-1796, casou com João Batista Barroso Pereira, natural de Santa Maria do Salto Arc. de Braga, filho de Domingos Vieira e de Maria Fernandes Pereira.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 11-05-1796 na capela de S. Miguel do Cajuru filial desta matriz e testemunhas Domingos Fernandes Braga, Francisco Pereira da Silva e outros, se receberam João Batista Barroso Pereira, f.l. Domingos Vieira e de Maria Fernandes Pereira, natural e batizado na freguesia de Santa Maria de Salto Arc. Braga = cc Izabel Teresa de Jesus, f.l. Manoel Pereira Penella e Ana Maria de Jesus. n/b nesta freguesia.

1-2-4 Maria batizada na capela de S. Miguel do Cajuru em 22-01-1782. Com oito anos em 1789.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 22-01-1782 na capela do Cajuru filial desta matriz bat a Maria, f.l. Manoel Pereira Penella e de Ana Maria de Jesus, já falecida. Foram padrinhos Francisco Lopes da Silva, solteiro e Genoveva Maria da Silva, viuva, todos desta freguesia.

         Maria Custódia de Jesus aos 21-07-1800 casou com Joaquim José dos Reis, natural de Barbacena, filho do Cap. Domingos dos Reis Silva e Andreza Dias de Carvalho. Geração na família “Domingos dos Reis e Silva”, neste site.

1-3 Maria, batizada em 16-11-1755. Não comparece no inventário paterno.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 16-11-1755 cap. Rio Grande, Maria, f.l. Manoel Lopes da Silva n. da freg. de Sta Eulalia de Cabanela Arc. Braga e Ana Maria da Silva n. freg. das Congonhas e moradores nesta freguesia, np Francisco Lopes e Maria Pereira nts e moradores na dita freguesia de Santa Eulalia, nm João Alves Campos n. de Avintes Bispado do Porto e Maria Leme da Silva n. da freg. Ouro Branco, padr.: Manoel Pereira do Amaral e Izabel Pedrosa viuva, todos moradores desta.

1-4 Maria Teresa de Jesus, batizada em 06-09-1757. Aos 22-02-1775 casou com Domingos Fernandes Braga, natural de S. Romão da Vela Arcebispado de Braga, filho de Luiz Fernandes Leitão e Joana Domingues.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 06-09-1757 cap. Sto Antonio, Teresa, f.l. Manoel Lopes da Silva n. da freg. de Cavanelas Arc. Braga e Ana Maria da Silva n. freg. Congonhas deste bispado, padr.: João Francisco, solteiro e Maria Teresa mulher de Bento Rebello.

 

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 22-02-1775 cap. N. Sra do Monte do Carmo, Domingos Fernandes Braga, f.l. Luiz Fernandes Leitam e Joana Domingues, n/b na freg. de S. Romão da Vela Arc. Braga; = cc. Maria Teresa de Jesus, f.l. Manoel Lopes da Silva e Ana Maria da Silva Campos, n/b nesta freguesia.]

Pais de, q.d.:

1-4-1 Ana Maria de Jesus, aos 19-06-1799 casou com José Lopes de Siqueira, filho de Joaquim Lopes de Siqueira e Leonarda Maria de Moraes. Geração na familia “Lopes de Siqueira”

B7: Casamentos - S.João Del Rei, aos 19-06-1799 Capela S. Miguel do Cajuru, Joze Lopes de Siqueira, f.l. de Joaquim Lopes de Siqueira e Leonarda Maria de Moraes; = cc. Anna Maria de Jesus, f.l. Domingos Fernandes Braga e Maria Thereza de Jesus

1-4-2 Joaquim Fernandes da Silva, batizado em 25-11-1783. Aos 11-05-1825 casou com Ana Nunes, filha natural de Maria Nunes.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, ermida N. Sra da Conceição da Lage aos 25-11-1783 Joaquim, f.l. Domingos Fernandes Braga e Maria Teresa de Jesus, padr.: Manoel Jose da Silva e Quiteria Maria da Conceição, solteiros da freg. Lavras.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 11-05-1825 Joaquim Fernandes da Silva, f.l. Domingos Fernandes Braga e Maria Teresa de Jesus = cc Ana Nunes, f. natural de Maria Nunes. Test.: Domingos Jose da Costa e Jose Ribeiro do Valle.

 

1-5 Francisco, batizado em 04-04-1759. Francisco Pereira casou com Maria Josefa

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 04-04-1759 cap. Sto Antonio filial de S. João del Rei de licença, Francisco, f.l. Manoel Lopes da Silva n. freg. de Santa Eulalia de Cavanellos Arc. Braga e Ana Maria da Silva n. da freg. das Congonhas da Borda do Campo e fregueses desta. padr.: Francisco Correa e s/m Maria Antonia da freg. de S. João del Rei.

1-6 Quitéria, em 17-06-1760. Quitéria Maria, solteira com 27 anos em 1789.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 17-06-1760 cap. Porto Real, Quiteria, f.l. Manoel Lopes da Silva n. freg. Sta Eulalia de Cavanelas Arc. Braga e Ana Maria da Silva Campos n. da freg. das Congonhas do Campo, padr.: Domingos Afonso, solteiro

1-7 Manoel Lopes da Silva, solteiro com 26 anos em 1789. Aos 30-09-1792 casou com Francisca Maria de Jesus, filha de João de Abreu Villas Boas e Josefa Maria de Jesus

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 30-09-1792,------------- Manoel Lopes da Silva, f.l. Manoel Lopes da Silva e Ana Maria da Silva; = cc Francisca Maria de Jesus, f.l. João de Abreu Villas Boas e Josefa Maria de Jesus. Ambos nts/bts nesta freguesia

João de Abreu Villas Boas natural de S. Lourenço da Mata Arc. Braga, era filho de Antonio de Abreu e Teresa da Costa. Na capela de S. Miguel do Cajuru, filial da matriz de S. João del Rei, aos 02-05-1763 casou com Josefa Maria, aí batizada em 25-09-1747, filha de Bento Rabelo de Carvalho, natural da freguesioa de S. Nicolau Conselho de Cabeceiras de Basto Arc. de Braga e de Maria Teresa de Jesus, natural de N. Sra das Angustias Ilha do Faial Bispado de Angra, neta paterna de João de Oliveira e Maria Gonçalves de Carvalho, neta materna de Manoel Gonçalves da Fonseca e Antonia da Graça, esta a mais velha da chamadas “Três Ilhoas”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 02-05-1763 João de Abreu Villas Boas, da freg. de S. Lourenço do Matto --- termo de Albergaria Arc. Braga, f.l. Antonio de Abreu e Teresa da Costa = cc Josefa Maria, desta, f.l. Bento Rabelo de Carvalho e Maria Teresa de Jesus. Test.: Manoel Alves Pedrosa e João Francisco Junqueira.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 25-09-1747 Josefa, f.l. Bento Rabelo de Carvalho, n. freg. S. Nicolau Conselho de Cabeceiras de Basto Arc. Braga e Maria Teresa, n. freg. N. Sra das Angustias Ilha do Faial Bispado de Angra, np João de Oliveira e Maria Gonçalves de Carvalho, nm Manoel Gonçalves e Antonia da Graça; padr.: João Pereira de Carvalho e s/m Maria do Nascimento

 

 

Entre os filhos do casal:

1-7-1 Antonio Joaquim da Silva aos 26-07-1814 casou com Ana Joaquina de Oliveira, filha de Marcelino Jose de Freitas e Leonor Rosa Santiago, família “Lopes de Siqueira” Cap. 7º.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. Sto Antonio do Rio das Mortes aos 26-07-1814 Antonio Joaquim da Silva, da freg. de Lavras, f.l. Manoel Lopes da Silva e Francisca Maria de Jesus = cc Ana Joaquina de Oliveira, desta freg., f.l. Marcelino Jose de Freitas e Leonor Rosa Santiago. Test.: João Correa Carvalho e Francisco Correa Neto.

1-7-2 Silvestre Lopes da Silva aos 20-08-1827 casou com Maria Rita de Jesus, filha de Felisberto José do Nascimento e Rita Maria de Jesus, neta paterna de João Jose de Ávila e Quiteria Maria de Jesus, neta materna de João de Abreu Villas Boas e Josefa Maria de Jesus; famílias “Lopes de Siqueira” e “Maria Inácia de Jesus”

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 20-08-1827 cap. N. Sra da Conceição do Porto, Silvestre Lopes da Silva, f.l. Manoel Lopes da Silva e Francisca Maria de Jesus; = cc Maria Rita de Jesus, f.l. Felisberto Jose do Nascimento e Rita Maria de Jesus. Ambos nts/bts na freg. de S. João e moradores nesta freguesia de Carrancas.

 

1-8 José da Silva Campos (tambem José da Silva Lopes), batizado em 17-02-1764. Aos 04-02-1788 casou com Maria da Conceição, filha de Amaro Pereira de Araújo e Brigida Gonçalves, familia “Amaro Pereira de Araújo”.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 17-02-1764 Jose, f.l. Manoel Lopes da Silva n. freg. Sta Eulalia Arc. Braga e Ana Maria n/b na freg. do Ouro Branco, padr.: Jose da Silva Campos e Genoveva Maria.

 

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 04-02-1788 nesta paroquial de S. Ana, Jose da Silva Campos, f.l. Manoel Lopes da Silva e Anna Maria da Silva; = cc. Maria da Conceição, f.l. Amaro Pereira de Araujo e Brigida Gonçalves. Nts/bts freg. das Larvas

Pais de, q.d.:

1-8-1 João da Silva Campos aos 27-11-1806 casou com Maria Josefa, filha do Tenente José dos Santos de Andrade e Maria Vitória de Jesus.

Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 27-11-1806 na Ermida de S. Domingos da Barra, João da Silva Campos, f.l. de Jose da Silva Campos e Maria da Conceição; = cc. Maria Josefa, f.l. do Ten. Jose dos Santos de Andrade e Maria Vitoria de Jesus. Nts. bts, freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil.

 

1-9 Helena Joaquina da Silva, batizada em 29-10-1765. Aos 28-07-1783 casou com Miguel Joaquim da Cunha, do Arcebispado de Braga, filho de Antonio Pires e Catarina de Basto Cunha..

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 29-10-1765 cap. Porto Real, Helena n. aos 19, f.l. Manoel Lopes da Silva e Ana Maria, padr.: Simão Affonso e Genoveva Maria.

 

Lavras, MG Igreja Santa Ana aos 28/Jul/1783, Ermida de N. S. do Carmo da Jaguara, Miguel Joaquim da Cunha, f. de Antônio Pires e de Catarina de Basto da Cunha, nat. e bat. na freg. de Santa ??, Arc. de Braga; c.c. Helena Joaquina, f. de Manoel Lopes da Silva e de Ana Maria da Silva, nat. e bat. na freg. de Lavras. TT: Manoel Pereira Roela e Domingos Fragoso (pesq. Silvia Buttros)

 

1-9-1 José Joaquim da Cunha Bastos, batizado em 07-11-1784.

Lavras, MG Igreja Santana bat aos 07-11-1784 na capela de N Sra do Porto do Rio Grande filial desta matriz bat a Jose, f.l. Miguel Joaquim da Cunha Bastos e Maria Joaquina, padr.: Manoel Lopes da Silva e s/m Ana Maria

         Aos 23-10-1808 casou com Floriana Maria (ou Angélica) de Jesus, filha de João da Costa de Sampaio e Maria Ribeira de Jesus (ou da Silva), neta materna do Capitão João Ribeiro da Silva e Jacinta Maria de Jesus, família “Ribeiro da Silva” de S. Gonçalo do Brumado I”.

José e Floriana tiveram, q.d.:

1-9-1-1 Ana Josefa aos 23-07-1821 casou com Guarda Mor Joaquim José da Cunha Bastos, 1-8-6 abaixo.

Igreja São José e Nossa Senhora das Dores (Alfenas, Minas Gerais) aos 23-07-1821 Guarda Mor Joaquim Jose da Cunha Bastos n/b na freg. das Lavras, f.l. Miguel da Cunha Bastos e Helena Joaquina = cc Ana Josefa n/b na freg. S. João del Rei, f.l. Jose Joaquim da Cunha Bastos e Floriana Maria de Jesus, moradores nesta aplicação. Test.: Tome Ferreira de Jesus e Luiz Mariano, com provisão e licença do Muito Reverendo Vigario da Vara

1-9-2 Micaela Rosa da Cunha Bastos, batizada em 14-10-1793. Foi a segunda mulher de Tome Ferreira de Jesus, batizado em Silvianópolis-MG aos 26-08-1770, filho de Felix de Godoy Moreira e Jerônima Ferreira, naturais de Guaratinguetá-SP, neto paterno de Pedro de Godoy Moreira e Domingas Martins, neto materno de Jose Ferreira de Bulhões e Josefa de Unhate Bicuda naturais da vila de Parati-RJ.

Lavras, MG Igreja Santana bat Lv Suplementos aos 14-10-1793 na capela N Sra da Conceição do Porto bat a Micaela, f.l. Miguel Joaquim da Cunha Bastos e Helena Joaquina, padr.: Joaquim da Silva Campos e Ana Maria do Nascimento.

 

Silvianopolis, MG Igreja Igreja de Santana aos 26-08-1770 nesta matriz bat a Thome, f.l. Felis de Godoy Moreira e Jeronima Ferreira, naturais da vila de Guaratingueta Bispado de S. Paulo; avos paternos Pedro de Godoy Moreira natural da cidade de S. Paulo e Domingas Martins natural da vila de Jacara--; avos maternos Jose Ferreira de Bu--- (Bulhoens?) e Josefa de Unhaty Bicuda, naturais da vila de Parati; foram padrinhos Jose Pais da Silva, solteiro e Maria de Siqueira mulher de Manoel de Tolledo moradores nesta freguesia

 

         Aos 04-02-1792 Tomé casou primeira vez com Margarida Soares da Encarnação, filha de Antonio da Silva Novo e Ana Soares da Encarnação.

Lavras, MG - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 04-02-1792 nesta matriz, Thome Ferreira de Jesus, f.l. Felix de Godoy Moreira e Jeronima Ferreira de Jesus, n/b freg. S. Ana do Sapucai; = cc. Margarida Soares da Incarnação, f.l. Antonio da Silva Novo e Anna Soares da Incarnação, n/b nesta

         Tomé faleceu com testamento em 08-09-1837. Declarou cinco filhos do primeiro consórcio e filho unico do segundo.

Com Margarida teve os filhos:

I- José Ferreira de Jesus

II- Manoel Ferreira de Jesus

III- Tomé de Jesus Ferreira, em Douradinho-MG aos 03-09-1826 casou com Francisca de Paula de Jesus, filha de José Pedro Villas Boas e Francisca Maria da Encarnação, família “Vicente Ferreira da Silva”.

IV- Maria, batizada em 09-08-1792.

Lavras, MG Igreja Santana bat Lv Suplementos aos 09-08-1792 nesta matriz bat a Maria, f.l. Tome Ferreira de Jesus e Margarida Soares da Encarnação, padr.: Jose da Silva Campos e Maria da Conceição.

V- Pulqueria, batizada em 15-03-1801.

Lavras, MG Igreja Santana bat Lv suplementos aos 15-03-1801 nesta matriz bat a Pulqueria, f.l. Tome Ferreira de Jesus e Margarida Soares da Encarnação. padr.: Cap. Antonio Pereira de Carvalho e s/m D. Jacinta, de que fiz este assento por não ter sido feito em lugar e tempo competente.

 

Testamentos - Campanha da Princesa 1838-1841;

Lv. 15º  de Testamentos - Campanha da Princesa 1837-1838

Registro do Testamento de Thome Ferr.ª de Jesus falecido aos 08-7bro-1837 de quem é testamenteiro Jose Ferr.ª de Jesus, morador no Arraial do Carmo.

Eu, Thome Ferreira de Jesus, f.l. de Felis de Godoy Moreira e Jeronima Ferreira de Jesus, ambos falecidos, n/b na freg. de Santo Antonio da vila da Campanha e de presente morador na Aplicação do Carmo da Escaramuça.

Testamenteiros: 1º a meu filho Jose Ferreira de Jesus, 2º meu filho Manoel Ferreira de Jesus, 3º meu filho Thome de Jesus Ferreira.

Fui cc. Margarida Soares da Incarnação de cujo consorcio tivemos os filhos seguintes: Jose = Manoel = Thomas = Maria = e Pulqueria, os quais estão perfeitamente indenizados da legitima materna como se verá da folha das partilhas.

Declaro que passei a segundas nupcias com Micaella Rosa da Cunha Bastos, f.l. de Miguel Joaquim e Helena Joaquina, de cujo consorcio tivemos somente = Francisco, a quem juntamente com os outros acima mencionados constituo por meus legitimos herdeiros.

Meu testamenteiro dará de esmola a um filho natural de Bernarda de tal, mulher solteira, moradora na vila da Campanha ou S. Gonçalo 16$000 réis.

Herdeira da terça minha esposa Michaella Rosa.

Deixo a Maria Joaquina e Maria Ignacia, filhas de Ignacia minha afilhada, de esmola a cada uma 10$000

Fazenda do Bom Retiro do Machado, hoje 23-08-1837 Thome Ferreira de Jesus

Aprovação 23-08-1837 Fazenda do Bom Retiro Aplicação do Carmo da Escaramuça termo da vila da Campanha

Abertura 08-09-1837

Aceitação 29-03-1838 Jose Ferreira de Jesus

 

Micaela Rosa da Cunha Bastos e Tome Ferreira de Jesus tiveram o filho único:

1-8-2-1 Francisco Ferreira de Assis aos 15-11-1833 casou com Ana Antonia de Jesus, filha de Joaquim Antonio Alves e Maria Gertrudes, familia “Domingos Antonio Pereira”.

1-9-3 João José da Cunha Basto aos 26-10-1825 casou com Ana Silvéria Cândida de Jesus, filha de Antonio José Gomes e Catarina Cândida de Jesus.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 26-10-1825 Cap. S. Gonçalo da Ibituruna, João Jose da Cunha Bastos, f.l. Miguel Joaquim da Cunha Bastos e Elena Joaquina; = cc. Ana Silveria Candida de Jesus, f.l. de Antonio Jose Gomes e Catharina Candida de Jesus.

1-9-4 Vitória Maria de Jesus aos 01-06-1808 casou com Joaquim dos Santos Villas Boas, filho de João de Abreu Villas Boas e Josefa Maria do Nascimento já citados.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 01-06-1808 Joaquim dos Santos Villas Boas, da freg. do Cajuru, f.l. João de Abreu Villas Boas e Josefa Maria do Nascimento = cc Vitoria Maria de Jesus, da freg. das Lavras, f.l. Miguel Joaquim da Cunha Bastos e Helena Joaquina da Silva, Test.: Alf. João Batista Barroso e Manoel Joaquim Villas Boas.

Joaqum casou segunda vez em Douradinho em 03-02-1845 com Constancia Maria de Jesus, filha de Manoel Joaquim Villas Boas e Ana Joaquina Ferreira, família “Domingos Antonio Pereira”.

1-9-5 Catarina Maria de Jesus aos 01-06-1808 casou com Antonio José Gomes, natural da vila da Feira Bispado do Porto, filho de Antonio José Gomes de Mattos e Ana Maria de Jesus

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas cap. S. Miguel do Cajuru aos 01-06-1808 Antonio Jose Gomes, n. freg. Sanfins da vila da Feira Bispado do Porto, f.l. Antonio Jose Gomes de Mattos e Ana Maria de Jesus = cc Catarina Maria de Jesus, n. N. Sra do Porto-Lavras, f.l. Miguel Joaquim da Cunha Bastos e Helena Joaquina da Silva, Test.: Alf. João Bastista Barroso e Manoel Joaquim Villas Boas.

1-9-6 Guarda Mor Joaquim José da Cunha Bastos aos 23-07-1821 casou com sua sobrinha Ana Josefa de Bastos 1-8-1-1 supra.

 

1-9-7 Florentina Domiciana da Cunha aos 05-05-1818 casou com Luiz Mariano Gomes, filho de Manoel Gomes e Joana Gonçalves dos Santos. Geração na família “Artur da Costa”.

1-9-8 Antonio, batizado em 03-02-1805.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 03-02-1805 Antonio, f.l. Manoel(sic) Joaquim da Cunha Bastos e Helena Joaquina, padr.: João da Costa Sampaio e Floriana Maria de Jesus, solteiros.

1-9-9 Silvestre Silverio da Cunha Bastos, batizado aos 03-05-1808. em Douradinho aos 24-06-1828 casou com Ana Joaquina de Jesus, filha de Manoel José dos Santos e Maria Constancia de Jesus

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 03-05-1808 Silvestre, f.l. Miguel Joaquim da Cunha e Illena Joaquina, padr.: Alf. João Batista Barros e s/m Izabel Teresa de Jesus.

 

Paróquia de Douradinho-MG, casamentos, aos 24-06-1828 Silvestre Silverio da Cunha Bastos, f.l. Miguel Joaquim e Ilena Joaquina, n. vila de S. João del Rei = cc Ana Joaquina de Jesus, f.l. Manoel Jose dos Santos e Maria Constancia de Jesus, n. da freg. das Lavras.

 

2- Joaquim da Silva Campos, com 21 anos em 1754. Aos 28-11-1759 casou com Ana Maria do Nascimento (ou da Conceição), filha de João Pereira de Carvalho e Ana Maria do Nascimento. Ana Maria faleceu aos 07-07-1803, sem geração. Família “Diogo Garcia”.

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 28-11-1759 - Joaquim da Silva Campos, n. da freg. de N. Sra da Conceição das Congonhas do Campo, f.l. João Alves Campos e Maria Leme da Silva já defuntos; cc Ana Maria do Nascimento, n. da freg. de N. Sra do Pilar de S. João del Rei, f.l. João Pereira de Carvalho, já defunto e de Ana do Nascimento.

          Viúvo, Joaquim fez seu testamento no sitio da Palmella de Todos os Santos em 26-01-1804 e faleceu em 08-04-1806:

Campanha, MG Igreja Santo Antonio obitos - aos 08-04-1806 foi encomendado e sepultado dentro desta matriz das grades para cima Joaquim da Silva Campos, branco, viuvo, de idade 72 anos com seu solene testamento.

 

Copia do Testamento com que faleceu Joaquim da Silva Campos: (...) eu Joaquim da Silva Campos (...) faço o meu testamento na forma seguinte: Testamenteiros em 1º lugar Antonio Pereira de Carvalh9o, em 2º a Manoel Luiz de Souza, em 3º a Francisco Jose da Veiga, em 4º e ultimo ao Licenciado Francisco Pereira.

Sou f.l. de João Alves Campos e Maria Lemes da Silva, ja defuntos, natural e batizado na freguesia das Congonhas do Campo. Fui casado com Ana Maria da Conceição, ja falecida, de cujo matrimonio não tive filho algum, nem tenho herdeiro ascendentes ou descendentes que forçado seja. Se eu falecer antes de ter cumprido, ou dado contas do testamento da dita minha mulher, de quem sou testamenteiro, os ditos meus testamenteiros o farão na mesma forma nele declarado.

Legados: deixo a minha sobrinha Quiteria, filha de Manoel Lopes da Silva e s/m Ana Maria de Jesus ambos falecidos, cuja Ana Maria é minha irmã, 50$000 rs e quando seja falecida se digam em missas por sua alma e de sua mãe, minha irmã.

Temos três engeitados Floriana, João da Silva Campos, e Emerenciana Maria da Silva. Declaro que estes engeitados são meus afilhados e os constituo por meus universais herdeiros

Hoje Citio da Palmella de Todos os Santos 26-01-1804

3- José, em 1760 com 25 anos e solteiro, estava em local incerto e não sabido, conforme o testamento paterno. José Alves Campos em Carrancas aos 11-02-1771 casou com Ana dos Reis, filha de João dos Reis Neves e Lucrecia Leme Rangel; família “Mateus Leme Barbosa”.

          Pais de, pelo menos:

3-1 Vitória, batizada no Porto Real em 01-01-1772.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 01-01-1772 Porto Real, Vitoria, f.l. Jose Alves Campos e Ana dos Reis, padr.: Francisco Pereira do Amaral e Ana Maria do Nascimento, viuva.

 

4- Narcisa Maria de Jesus, com 16 anos e solteira em 1754, casou dois anos depois com Manoel Gonçalves Lopes, natural de S. João Batista da vila do Conde Arcebispado de Braga, filho de Antonio Gonçalves Lopes e Ana Manoel. Foram moradores na Paragem da Ponte Nova na Freguesia de Santana das Lavras do Funil.

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 01-10-1756 Manoel Gonçalves Lopes, n. da freg. S. João Batista da vila do Conde Arc. Braga, f.l. Antonio Gonçalves Lopes e Ana Manoel; = cc. Narcisa Maria, n. da freg. de N. Sra. da Conceição das Congonhas do Campo, f.l. de João Alves Campos e Maria Leme da Silva.

Narcisa faleceu aos 30-04-1789. Seu inventário teve inicio aos 26-10-1790 na casa do viúvo. No decorrer do processo, Manoel foi preso na cadeia de São João Del Rei, por não assinar o inventário dos bens do casal. Alem da fazenda na Ponte Nova do Rio Grande, possuía também uma casa na Rua da Cachaça.

Segundo o inventário de Narcisa (neste site) tiveram os seguintes filhos:

- Izabel, batizada em 21-05-1765. Náo é citada no inventário materno.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 21-05-1765 cap. Nazare filial da freg. S.João del Rei, Izabel, f.l. Manoel Gonçalves Lopes e Narcisa Maria, padr: Custodio Jose e Luzia da Palma mulher de Luiz Dias

4-1 José, batizado em agosto de 1758 na capela de Nazaré filial de S. João del Rei. Alferes José Gonçalves Lopes aos 20-06-1807 casou com Francisca Maria de Jesus, filha de José Antonio Pereira e Genoveva Rosa de Jesus (geração do casal José Antonio/Genoveva na família “Domingos Antonio Pereira” ).

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 29-08-1758 na cap. de Nazare, Jose, f.l. Manoel Gonçalves Lopes n. vila do Conde Arc. Braga e Narcisa Maria n. desta freguesia, padr.: Domingos Fernandes Gomes e Quiteria da -------, moradores desta.

 

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 28-08-1758 cap. Nazare filial da freg. S.João del Rei, Jose, f.l. Manoel Gonçalves Lopes e Ana Manoel da freguesia de S. João Batista da vila do Conde, digo, Narcisa Maria, neto paterno de Antonio Gonçalves Lopes e Ana Manoel da freguesia de S. João Batista da vila do Conde Arc. Braga, nmaterno João Alves Campos e Maria Leme da Silva da freg. das Carrancas Bispado de Mariana, padr.: Domingos Fernandes Gomes e [dobra]ria da Silva mulher de Domingos Lopes Baeta.

 

B7: Casamentos - S. João Del Rei, aos 20-06-1807 Cap. Nazareth, Alferes Jose Gonçalves Lopes, f.l. de Manoel Gonçalves Lopes e Narcisa Maria de Jesus, n/b nas Lavras do Funil; = cc. Francisca Maria de Jesus, f.l. de Jose Antonio Pereira e Genovefa Roza de jesus, n/b nesta freguesia.

 

          Foram moradores na fazenda Ponte Nova (que pertenceu aos pais de José), na Aplicação de Santo Antonio da Freguesia de Lavras do Funil.

          José faleceu ab-intestado aos 26-09-1826. Em seu inventário iniciado aos 31-01-1826 pela viúva, foram arrolados além da Fazenda da Ponte Nova, partes das fazendas Bom Retiro e Ingaí e uma pequena casa na Capela de Santo Antonio da Ponte Nova. Francisca faleceu aos 06-03-1842 e foi inventariada por seu filho Gabriel

          O casal, segundo seus inventários (neste site), dois filhos:

4-1-1 Genoveva Maria de Jesus, com 18 anos em 1826. Aos 19-02-1827 casou com Bernardino José de Andrade, filho de Francisco Teodoro de Mendonça e Delfina Francisca de Andrade, por esta neto de Manoel Joaquim de Andrade e Laureana de Souza Monteiro. Genoveva faleceu aos 25-09-1838 com inventário aberto pelo viúvo em sua morada na Fazenda Curralinho da Aplicação da Ponte Nova (neste site). Bernardino casou mais duas vezes, com geração dos três leitos descrita na família “Souza Monteiro-Monteiro Lopes” Cap 1º, § 7º.

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 19-02-1827 Bernardino Jose de Andrade, f.l. Cap. Francisco Teodoro de Mendonça e D. Delfina Francisca de Andrade; = cc. D. Genovefa Maria de Jesus, f.l. Alf. Jose Gonçalves Lopes e D. Francisca Maria de Jesus. Ambos nts desta freguesia de Carrancas e na mesma moradores. Test.: Manoel Antonio Pereira e Alf. Jose Barbosa de Almeida.

4-1-2 Gabriel Gonçalves Lopes, 14 anos mais ou menos em 1826. Casou em primeiras núpcias com Rita Vitalina de Andrade, irmã inteira de Bernardino José supra. Tiveram duas filhas descritas na família “Souza Monteiro-Monteiro Lopes” Cap 1º, § 7º. Foi o inventariante dos bens deixados por sua mãe em 1842, ocasião em que estava casado em segundas com Bernardina Constança de Barros Leite, filha do Capitão Antonio Leite Ribeiro e Bernardina Constança de Barros, neta paterna do Sargento Mor José Leite Ribeiro e Escolástica Maria de Jesus. Geração na família “Antonio Vieira de Moraes” Cap. 1º, § 3º.

 

4-2 Maria, batizada em 16-07-1760. Solteira em 1790

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 16-07-1760 cap. Nazare filial de S. João del Rei, Maria, f.l. Manoel Gonçalves Lopes e Narcisa Maria, padr.: Domingos Lopes Baeta e Julia Maria mulher de Miguel Lopes da Silva todos moradores e fregueses desta, exceto o padrinho que é da de S. João del Rei.

4-3 Ana Joaquina, batizada em 25-12-1762. Casou aos 12-06-1785 com Joaquim José dos Santos à revelia de seu pai, e “por esta razão ficou a herdeira desnaturalizada da família” e por isso não fez juz à herança materna.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 25-12-1762 cap. Nazare filial da freg. S.João del Rei, Ana, f.l. Manoel Gonçalves Lopes e Narcisa Maria, np Antonio Gonçalves Lopes e Ana Manoel de S. João Batista da vila do Conde, nm João Alves Campos e Maria Leme da Silva da freg. das Carrancas.

 

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil - Aos 12-06-1785 na matriz de S. João del Rei, Joaquim Jose dos Santos, f.l. João Alves Maio dos Santos e Anna Maria da Sylva; = cc. Anna Joaquina de Jesus, f.l. Manoel Gonçalves Lopes e Narciza Maria de Jesus. Nts/bts na freguesia de S. João del Rei

4-4 Joaquim Gonçalves Lopes, batizado aos 06-02-1768.

Certidão  inserida no inventário materno:

Paróquia de Santa Ana das Lavras do Funil de Carrancas.

Aos seis dias do mês de Fevereiro de mil setecentos e sessenta e oito anos na Capela de N. Sra. de Nazaré, filial da Matriz de N. Sra. do Pilar de São João del Rei o Pe. José Alz. Preto Capelão da mesma Capelas em lic. do R.do Vigr.º Manoel Miz batizou e pôs os santos óleos a Joaquim, inocente, filho legítimo de Mel. Glz. Lopes e de sua mulher Narcisa Maria. Foram padrinhos Alexandre Barroso Pereira e Maria Glz (...).

 

          Solteiro com 23 anos em 1790. Casou com Bernarda Teresa de Mendonça, filha de José Pereira de Carvalho e Teodora Maria de Mendonça, neta materna de Bernardo Gonçalves Chaves e Francisca Maria de Mendonça. Por Francisca, bisneta do Capitão Amaro de Mendonça Coelho (família “Amaro de Mendonça Coelho” Cap. 3º).

          Joaquim faleceu aos 05-01-1812 e foi inventariado pela viúva no mesmo ano. Compareceram no inventário (neste site) oito filhos, idades em 01-02-1812:

4-4-1 Francisca Leodora de Jesus (também Bernardina), batizada em 06-01-1790. Casou com Joaquim Antonio Pereira, filho de José Antonio Pereira e Genoveva Rosa de Jesus. Joaquim foi tutor de seus cunhados menores. (família “Domingos Antonio Pereira”)

Lavras, MG Igreja Santana bat Lv Suplementos aos 06-01-1790 na capela de N Sra da Conceição do Porto filial desta matriz bat a Francisca, f.l. Joaquim Glz Lopes e Bernarda Teresa de Mendonça, padr.: Manoel Pereira de Carvalho e D. Teodora M[dobra] de Js.

4-4-2 José, solteiro, de idade de dezesseis anos. José Gonçalves Lopes casou, aos 22-02-1819, com Gertrudes Maria de Jesus, filha de Antonio da Costa Lima e D. Gertrudes Maria de Jesus (família “Domingos Antonio Pereira”)

B7: Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil,. aos 22-02-1819 na Cap. do Rosario, Joze Gonçalves Lopes, f.l. de Joaquim Gonçalves Lopes e Bernarda Tereza de Mendonça; = cc. Gertrudes Maria de Jesus, f.l. de Antonio da Costa Lima e D. Gertrudes Maria de Jesus.

4-4-3 Maria, solteira, com 14 anos em 1812. Maria Silvéria de Jesus, em 1816 estava casada com José Pereira da Costa, filho do Capitão Thomas de Aquino Pereira e Ana Inácia da Costa - família “Isabel Pedrosa”.

Lavras, MG Igreja Santana - Lv suplementos - No anno de mil oito centos e quatorze - com pouca differença - na Capella do Saco, então filial desta Matriz, o Pe. José da Silva Xavier, de licença assitio ao Santo Sacramento do Matrimonio, que com palavras de presente, contrahirão José Pereira da Costa - fl. do Capitão Thomaz de Aquino Pereira e D. Anna Ignácia da Costa - c/ Maria Silvéria de Jesús - fl. de Joaquim Gonçalves Lopes e de D. Bernarda Theresa de Mendonça - em presença das testemunhas: José Gonçalves Lopes e Luis Gomes - receberam as bênçãos nupciaes - Do que fiz este assento, por informação de pessoas fidedignas e por não ter sido feito em tempo competente(pesq. Plinio U. M. de Carvalho)

4-4-4 Manoel, de idade de treze anos. Manoel José Gonçalves com Maria Custódia de Jesus, filha legítima de Custódio José Landim e Antonia Maria de Jesus

Inserida no inventário paterno:

Freguesia de Cabo Verde - Aos vinte e dois dias do mês de Julho de mil oitocentos e dezenove anos na Capela da Sacra Família, filial desta Matriz de Cabo Verde, feitas as admoestações e sem impedimento, com Provisão do Reverendo Vigário da Vara Interino Francisco de Paula e Assis, em presença do Reverendo Capelão Antonio José Martins e das testemunhas o guarda Mor Miguel Francisco Landim e Joaquim José dos Santos, as onze horas do dia se receberam em matrimônio por palavras de presente Manoel José Gonçalves, filho legítimo de Joaquim Gonçalves Lopes e de Bernarda Theresa de Mendonça, natural e batizado nas Lavras do Funil Bispado de Mariana = e Maria Custódia de Jesus, filha legítima de Custódio José Landim e de Antonia Maria de Jesus, natural e batizada na Capela de São João Batista filial da vila de São José Bispado de Mariana e fregueses da mesma Capela, e logo lhes conferiu as bênçãos nupciais.

 

4-4-5 Francisco, de idade de onze anos. Francisco Joaquim Gonçalves casou aos 28-07-1819 com Ana Felizarda do Sacramento, filha Domingos Antonio Pereira e Fabiana Rosa da Silva (família “Domingos Antonio Pereira”).

Inseridas no inventário paterno:

No ano de mil oitocentos e um com pouca diferença, na Capela do Saco então filial desta matriz, o Padre José a Silva Xavier de licença batizou e pôs os santos óleos a Francisco, filho legítimo de Joaquim Gonçalves Lopes e Dona Bernarda Theresa de Mendonça. Foram padrinhos João Alves Campos e Antonia Maria de Jesus.

 

Freguesia de Lavras - Aos vinte e oito de Julho do ano de mil oitocentos e dezenove na Capela de Santo Antonio filial desta Matiz, o Padre Joaquim Máximo da Silva Rodarte de licença assistiu ao santo sacramento do matrimônio que com palavras de presente contraíram Francisco Joaquim Gonçalves, filho legítimo de Joaquim Gonçalves Lopes e de Bernarda Theresa de Mendonça; = e Ana Felizarda do Sacramento, filha legítima de Domingos Antonio Pereira e Fabiana Rosa da Silva, em presença das testemunhas Antonio Ferreira Rocha e Domingos Antonio Pereira, velho. E receberam as bênçãos nupciais.

 

4-4-6 Antonio, de idade de nove anos. Antonio Joaquim Gonçalves, aos 06-11-1822, casou com Theresa Maria de Jesus

Inserida no inventário paterno:

Aos seis de Novembro de mil oitocentos e vinte e dois na Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso filial desta matriz de Nossa Senhora do Pilar da vila de São João del Rei, o Reverendo José Machado de Faria, Capelão da mesma, pelas dez horas do dia assistiu e administrou o sacramento do matrimônio em virtude da Provisão do Muito Reverendo Vigário da Vara da Comarca e de licença do Reverendo Vigário Colado desta Freguesia que por palavras de presente celebraram Antonio Joaquim Gonçalves e Theresa Maria de Jesus na forma do Sagrado Concilio Tridentino e Constituição do Bispado e logo lhes deu as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano sendo testemunhas Narciso Antonio de Mesquita e José Dias de Oliveira.

 

4-4-7 João, de idade de sete anos. João Gonçalves Lopes, aos 01-03-1824, casou com Maria Antonia da Paixão, filha do Alferes Manoel Gonçalves Braga e Francisca da Paixão.

Inserida no inventário paterno:

Certifico que no dia primeiro de Março de mil oitocentos e vinte e quatro recebi em matrimônio com licença do Muito Reverendo Senhor Vigário Manoel da Piedade Valongo de Lacerda, a João Gonçalves Lopes e Dona Maria Antonia da Paixão; o noivo filho legítimo de Joaquim Gonçalves Lopes e a noiva filha legítima do Alferes Manoel Gonçalves Braga e Dona Francisca da Paixão, a mãe do noivo Dona Bernarda de Mendonça.

 

4-4-8 Joaquim, de idade de cinco anos (depois casado). Joaquim Gonçalves Lopes. em Douradinho-MG aos 13-07-1825, casou com Maria Barbara do Espirito Santo, filha de Antonio Luiz de Souza e Laureana Maria de Jesus, família “Ribeiro da Silva de S. Gonçalo do Brumado”.

Inseridas no inventário paterno:

Diz Joaquim Gonçalves Lopes, filho do inventariado (...) que se casou com Maria Bárbara do Espírito Santo, filha legítima e Antonio Luís de Souza e de sua mulher Lauriana Maria de Jesus, homem branco assim como o suplicante o é.

 

Certifico que os contraentes supra Joaquim Gonçalves Lopes e D. Bárbara do Espírito Santo (freguesa desta Freguesia de Douradinho), foram habilitados neste Juízo Eclesiástico da Freguesia do Douradinho, no dia treze de Julho se receberam em matrimônio na forma da Igreja em minha presença e das testemunhas João Alves Campos e João José dos Santos.

Douradinho, 5 de Setembro de 1825

Vigário Luís Gomes S.ª

         Em Machado aos 30-07-1859, Joaquim casou segunda vez com Ana Vitoria de Jesus, viúva de Geraldo Moreira Neves.

Machado, MG no mesmo dia retro (30-07-1859) em presença de Manoel Joe Glz e Jose Paulino da Costa se receberam Joaquim Glz Lopes, viuvo de Maria Barbara de Jesus = E Ana Vitoria de Jesus, viúva de Geraldo Mor.ª Neves, todos desta freguesia.

 

4-5 Manoel José, batizado em 29-10-1769.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 29-10-1769 cap. Nazare filial de S. João del Rei, Manoel, f.l. Manoel Gonçalves Lopes e Narcisa Maria, np Antonio Gonçalces Lopes e Ana Manoel nts/bts freg. de S. João Batista da vila do Conde Arc. Braga, nm João Alves Campos e Maria Lemes da Silva n/b na freg. Congonhas do Campo Padr.: Joaquim da Silva Campos e s/m Ana Maria do Nascimento.

4-6 João, batizado em 04-10-1772. João Alves Campos, casou com Lourença de Campos, segundo está no processo matrimonial da neta Amélia. Lourença era filha de Manoel Gonçalves Braga e Madalena Maria de Jesus, neta materna de Miguel Lopes da Silva e Julia Maria do Nascimento (família “Miguel Lopes da Silva”).

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 04-10-1772 cap. N. Sra de Nazare de S. João del Rei, João, f.l. Manoel Gonçalves Lopes e Narcisa Maria, np Antonio Gonçalves Lopes e Ana Manoel da freg. S. João Batista da vila do Conde Arc. Braga, nm João Alves Campos de Avintes do Bispado do Porto e Maria Leme da Silva n. Ouro Branco deste bispado, padr.; Luiz ---- e s/m.

 

Processo de Dispensa de: João Alves Campos e Amélia Carolina de Bastos. Lourença de Campos casada com João Alves Campos avó do orador é irmã de Teresa Vitória das Dores casada com Manoel Antonio Pereira pais de Francisca Cândida da Paixão.

 

          Em 1831 João e Lourença moravam em Machado-MG, ele com 60 anos declarados e ela com 40, com vários filhos:

Censo de Machado-MG 1831:

João Alves Campos, Branco, 60, Casado, Lavoura

Lourença Maria de Jesus, Branco, 40, Casada, Fiadeira

José Alves Campos, Branco, 23, Solteiro, Negociante

Antonio Alves Campos, Branco, 21, Solteiro, Lavoura

Joaquim Alves Campos, Branco, 19, Solteiro, Lavoura

Lourenço Alves Campos, Branco, 15, Solteiro, Lavoura

Francisco, Branco, 11

Pedro, Branco, 9

Anna, Branca, 7

Emerencianna, Branca, 4

Barbara, Branca, 2

          Entre eles:

4-6-1 Joaquim Alves Campos casou três vezes. Em primeiras com Ana Francisca de Jesus (citada também como Francisca Cândida da Paixão), filha de Manoel Antonio Pereira e Teresa Vitoria de Jesus, neta paterna de Domingos Antonio Pereira e Ana Josefa do Sacramento, neta materna de Manoel Gonçalves Braga e Madalena Maria de Jesus. Família Miguel Lopes da Silva.

         Segunda vez, aos 23-10-1850, casou com Ana Cândida Branquinho, filha do Alferes Luiz Gonzaga Branquinho e Ana Cândida de Meirelles. Geração destas nupcias na família “Os Carvalho Duarte” Cap. 10º, § 3º.

Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) aos 23-10-1850 no oratório da fazenda do Alferes Luiz Gonzaga Branquinho. Joaquim Alves Campos, viuvo que ficou por falecimento de D. Anna Francisca de Jesus = D. Anna Candida Branquinho, f.l. do Alferes Luiz Gonzaga Branquinho e D. Anna Candida de Meirelles.

 

         Terceira vez, Joaquim casou com Felicidade Justiniana Villela, sua inventariante, sem geração deste matrimônio.

         Joaquim e Ana Francisca tiveram quatro filhos:

 

4-6-1-1 Carolina Cândida das Dores, casou com José Carvalho Bastos. Já era falecida no inventário paterno e foi representada pelos filhos:

4-6-1-1-1 Filomena Carolina casada com José Bento Gonçalves Lopes;

4-6-1-1-2 Ana Carolina, 15 anos, solteira em 1886.

4-6-1-1-3 Amélia Carolina, 13 anos em 1886. Em 1890 requereu dispensa para casar com seu tio João Alves Campos, filho de Joaquim Alves Campos e segunda mulher Ana Cândida Branquinho (processo matrimonial neste site).

Impedimentos de consangüinidade em segundo grau, atinente ao primeiro da linha transversal desigual. O orador é filho de Joaquim Alves Campos e Carolina Cândida das Dores, mãe da oradora é filha de Joaquim Alves Campos casado em primeiras núpcias com Francisca Cândida da Paixão, já falecida. E Também Lourença de Campos casada com João Alves Campos avó do orador é irmã de Teresa Vitória das Dores casada com Manoel Antonio Pereira pais de Francisca Cândida da Paixão.

 

4-6-1-2 Emerenciana Cândida das Dores, batizada aos 08-07-1838. Aos 05-12-1853 casou com Inacio Gonçalves de Avellar, filho de Joaquim Gonçalves de Avellar e Isabel Felicissima dos Anjos. Em 1886 Emerenciana estava casada com José Carvalho Bastos.

Batismos - Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) (Três Pontas) Emerenciana aos 08-07-1838, f.l. de Joaquim Alvares Campos e D. Anna Francisca de --- (dobra da lombada), nasceu aos 08-06, padr.: Joaquim Jose Pereira e D. Purcina Deocleciana das Dores.

 

Casamentos - Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) - aos 05-12-1853 matriz, Ignacio Gonsalves de Avelar, f.l. de Joaquim Gonsalves de Avelar e D. Isabel Felicissima dos Anjos, já falecida; = Emerenciana Candida das Dores, f.l. de Joaquim Alves Campos e Ana Francisca de Jesus, já falecida.

Ele n/b na freguesia da Campanha e ela n/b nesta. Test.: Joaquim Gonsalves Pimentel e Antonio Joaquim da Silva.

 

4-6-1-3 Maria Carolina (ou Cândida) de Jesus, batizada aos 19-09-1841. Aos 14-11-1855 casou com Manoel Antonio Pereira Lima, filho de Joaquim Antonio Pereira e Francisca Maria de Jesus.

Batismos - Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) Maria aos 19-09-1841, f.l. de Joaquim Alvares Campos e D. Anna Francisca de Jesus, nasceu ha trinta dias, padr.: Antonio Pereira Lima e D. Anna Vitoria de Jesus.

 

Casamentos - Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) aos 14-11-1855 oratório da fazenda do Capitão Joaquim Alves Campos. Antonio Pereira Lima, f.l. de Joaquim Antonio Pereira e D. Francisca Maria de Jesus, n/b freguesia de Lavras do Funil e presentemente morador na de S. Jose de Alfena; = D. Maria Candida de Jesus, f.l. do Capitão Joaquim Alves Campos e D. Anna Francisca, já falecida. Test.: Antonio Gonçalves de Avelllar e Antonio Alves Campos.

 

Em 1886 o casal era morador no Machado “Carta Precatória passada ao herdeiro Manoel Antonio Pereira Lima, morador no Machado.”

 

4-6-1-4 Evaristo Alves Pereira Campos, batizado aos 03-09-1843. Em 1886 era morador em São Tomé das Letras.

Batismos - Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) Evaristo aos 03-09-1843, f.l. de Joaquim Alves Campos e D. Anna Francisca de Jesus, nasceu ha 8 dias, padr.: Antonio Gonçalves de Avellar e D. Maria Candida de Jesus.

 

4-6-2 Antonio Alves Campos solteiro com 21 anos em 1831. Faleceu em Mococa-SP com testamento aberto em 17-03-1870. Sem geração, instituiu herdeira a mulher e testamenteira Ana Vitória de Jesus (família “Domingos Antonio Pereira”)

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA 05, Testamentos - Campanha da Princesa 1872-1897;

Registro do testamento com que faleceu Antonio Alves Campos na cidade de Mucoca da Provincia de São Paulo, testamenteira sua mulher D. Anna Victoria de Jesus moradora na Freguesia da cidade da Campanha.

(...) Juizo Municipal e da Provedoria nesta cidade da Mucoca e seu termo na forma da Lei, etc... - certifico que em virtude do requerimento verbal de Jose Julio de Araujo, revendo em meu cartorio os autos do testamento do finado Antonio Alves Campos, dos mesmos consta o dito testamento, termo de aprovação e abertura, os quais tem o seguinte teor:

(...) Eu, Antonio Alves Campos, sou cc. D. Anna Victoria de Jesus de cujo consorcio não tive filho algum, e sendo já falecidos meus pais João Alves Campos e D. Lourença Maria de Jesus, não tenho herdeiros ascendentes ou descendentes.

Testamenteiros: 1º a minha mulher D. Anna Victoria de Jesus, 2º meu afilhado Balduino Alves Campos, 3º a meu irmão Pedro Alves Campos.

Instituo minha herdeira a minha mulher D. Anna Victoria de Jesus (...).

(...) sendo ele escrito por Evaristo Ferreira da Veiga, por me ser incomodo escrever. Cidade da Campanha, 03-12-1864 Antonio Alves Campos.

Aprovação 03-12-1864

Abertura 17-03-1870 nesta cidade da Mucoca na Igreja Matriz, perante o cadaver de Antonio Alves Campos, foi por mim aberto o testamento retro (...) O Vigario Jose Thomas Ancassux(?).

(...) que para aqui fielmente copiei e ao original me reporto e dou fé, em meu poder e Cartorio. Mococa, 20-07-1870 (...). E nada mais se continha e declarava em a dita certidão a qual se acha junta ao respectivo inventario do testador Antonio Alves Campos (...)

Aceitação 10-06-1870 Fazenda do Monte Alegre da freguesia e termo da cidade da Campanha da Provincia de Minas Gerais em casa da residencia de D. Anna Victoria de Jesus (...) a pela propria me foi dito que aceita, como de fato aceitado tem a testamentaria (...).

 

4-6-3 Pedro Alves Campos, com nove anos em 1831. Casou com Emerenciana, geração na família “Domingos Antonio Pereira”.