PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette (n.14 mai 1944 f.28 jul 2019)

Regina Moraes Junqueira e Sílvia do Prado Buttros

www.projetocompartilhar.org

 

 

Jerônimo Gonçalves Leite

(atualizado em 28 junho 2020 )

 

 

Bartyra Sette

Silvia do Prado Buttros (acréscimos) 

 

Jerônimo Gonçalves Leite, nasceu por volta de 1765 na freguesia de Santa Rita da cidade do Rio de Janeiro, filho de João Gonçalves Leite, Cavaleiro professo da Ordem de Cristo, e Teodora da Costa Negreiros.

 

Jerônimo casou três vezes. Primeira vez, em Santana do Sapucaí, aos 24-02-1794, com Maria Madalena, natural de Sorocaba, filha de Bernardo Pereira Barreto e de Maria Borges. Maria Madalena faleceu de sobre parto, aos 40 anos, e foi sepultada em 25-03-1805.

LDS, Silvianópolis, Casamentos 1786-1841  Aos 24-02-1794, Jeronimo Gonsalves Leite, natural do Rio de Janeiro da freguezia de Santa Ritta, filho legitimo de João Gonsalves Leite, natural de Lisboa, e de sua mulher Theodora da Costa Negreira, natural do Rio de Janeiro, não souberam dizer seos avos. e a Maria Madalena, natural de Sorocaba, filha legitima de Bernardo Pereira Barretto, natural de Lisboa, e de sua mulher Maria Borges, natural da villa de Itu, Bispado de São Paulo. Forão testemunhas: Joaquim Joze da Silva, e João Antonio do Prado.

 

Campanha, MG aos 25-03-1805 foi sepultada dentro da capela de S. Gonçalo Maria Madalena, mulher de Jeronimo Gonçalves Leite morador na Porteira. Faleceu de um parto de idade 40 anos.

 

Segunda vez, Jeronimo casou com Laureana Gonçalves de Brito, batizada em 23 de Maio de 1780 na capela de S. Bernardo do Macaia filial de São João Del Rey, filha de Amaro Gonçalves Chaves e de Luísa Teresa de Jesus, Familia Amaro de Mendonça Coelho, Cap. 3°, neste site.

Laureana faleceu na Campanha-MG em 20-04-1814 com 32 anos, deixando quatro filhos.

Matriz de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Bernardo do Macaia aos 23-05-1780 Laureana, .f.l. Amaro Gonçalves Chaves e Luiza Teresa de Jesus, padr.: Alf. Jose Pereira de Carvalho e s/m Teodora Maria de Mendonça, da freg. de Lavras.

 

LDS, Campanha, Óbitos 1804-1817- Aos 20-04-1814, D. Laurianna Gonçalves de Brito, mulher do Alferes Jeronimo Gonçalves Leite, morador no Barreto, acompanhada de seu R.do Capelão, hum Sacerdote e bens da Fabrica, e encomendada, sepultada dentro da Capela de S. Gonçalo das grades para baixo. O Vigr.o Joze de Souza Lima.

 

Em 1815, com 50 anos de idade, Jerônimo requereu dispensa do impedimento de afinidade ilícita em 2º grau duplicado para se casar com Delfina Maria Claudina, batizada na capela de S. Gonçalo em 07-12-1783, filha de Antonio Ferreira Funchal e Maria do Rosário e Souza. É que Jerônimo teve “acessos criminosos” com duas primas irmãs de Delfina. Os oradores também precisaram de dispensa de impedimento “criminal” porque tiveram “comercio ilícito e adulterino” ainda em vida da mulher legítima de Jerônimo. Sem geração destas núpcias.

Processo Matrimonial - Campanha-MG - Livro Misto 1818

Jeronimo Gonçalves Leite e Delfina Maria Claudina - 1815

22-01-1815 - Querem se casar Alf. Jeronimo Gonçalves Leite, n. da cidade do Rio de Janeiro, f.l. João Gonçalves Leite e D. Teodora da Costa Negreiros, viuvo que ficou de D. Laureana Glz Brito = com Delfina Maria Claudina de Jesus, f.l. Antonio Ferreira Funchal e D. Maria do Rosario e Souza, n/b na capela de S. Gonçalo.

 

Dizem os oradores Jeronimo Glz Leite, viuvo de D. Laurena Glz de Brito =  e Delfina Maria Claudina de Jesus, f.l. de Maria do Rosario e Souza e seu marido, nts bts e moradores na freguesia da vila da Princesa da Campanha - Impedimento de afinidade ilicita em 2º grau duplicado em linha transversal e de crime de adulterio com promessa de casamento:

- que o orador teve acessos criminosos com Ana Joaquina da Silva e com Maria Jeronima Guimarães, ambas primas coirmãs da oradora - 2º grau de afinidade ilicita em linha transversal igual.

- q o orador, em vida de sua mulher, teve comercio ilicito e adulterino com a oradora a quem prometeu de casar-se depois da morte daquela - impedimento crime.

- q o orador tem nove filhos do primeiro matrimonio

 

Em o L. 6º de obitos a f 377 se acha o assento de teor seguinte: Aos 20-04-1814 falecendo com todos os sacramentos, de bexigas, de idade 32 anos, D. Laureana Gonçalves de Brito mulher do Alf. Jeronimo Gonçalves Leite morador no Barreto (...) foi sepultada dentro da capela de S. Gonçalo. o Vig. Jose de Souza Lima.

No Lº 4º de batizados a f. 86: Aos 07-12-1783 na capela de S. Gonçalo o Revdo Capelão Jose Goçalves bat. e pos os santos oleos a inocente Delfina, f.l. Antonio Ferreira Funchal e Maria do Rosario, padr.: Manoel Antonio Ferreira

 

Orador Alf. Jeronimo Gonçalves Leite, homem branco, natural da cidade do Rio de Janeiro, de idade de 50 anos q vive de seu engenho de cana, morador nesta freguesia; que tivera tratos ilicitos com Ana Joaquina e Maria Jeronima, primas co irmãs da oradora; que tivera, em vida de sua mulher, amizade e copula ilicita com a oradora e que não lhe prometera, em vida de sua mulher, casamento a oradora;

 

Oradora Delfina Maria Claudina, branca, natural desta capela de S. Gonçalo da vila da Campanha, de idade de 31 anos, f.l. Antonio Ferreira Funchal e Ana Maria do Rosario, q sempre morara nesta freguesia da Campanha, solteira. Que o orador tivera copula ilicita com Ana Joaquina e Maria Jeronema suas primas co-irmãs. Que o orador em vida de sua mulher tivera tratos ilicitos com ela oradora.

 

Testemunhas:

- Antonio Ozorio Rabello (...) que os oradores Jeronimo Gonçalves Leite e Delfina Maria Claudina eram os proprios; que o orador tem nove filhos da primeira mulher e a maior parte são menores, (aa) Antonio Ozorio Rabello.

-  Alf. João Pereira Lima, casado, n. da freg. do Inficcionado deste bispado, de idade de 32 anos, q vive de seu negocio, aos costumes disse nada.

- Euzebio Luiz da Silva, homem branco, solteiro, n. freg. S. Salvador Arc. Braga, de idade 40 anos q vive de seu negocio

 

Jerônimo fez seu testamento na Vila da Campanha da Princesa em 08-08-1834 e faleceu aos 31-03-1839.

CPA02, Lv. 15º  de Testamentos - Campanha da Princesa 1837-1838;

Registro do testamento com que faleceu Jeronimo Glz Leite pai, aos 31-03-1839 de quem é testamenteiro o Tenente Jose Vicente Valladão, morador nesta vila.

Eu, Jeronimo Gonçalves Leite, f.l. de Joam Gonçalves Leite e D. Theodora da Costa Negreiros, já falecidos, n. da freguesia de Santa Rita da Corte do Rio de Janeiro e morador nesta da Campanha.

Fui cc. Maria Magdalena de quem tive seis filhos a saber: João = Jeronimo= Joaquim= Bernardino = Manoel = Jose = de quem existem filhos e a todos estes entreguei suas legitimas na forma determinada pelo respectivo inventário que se acha no Cartório de Órfãos desta vila, estando somente a restar aos filhos de Jose quatro mil réis mais ou menos que meu testamenteiro pagara aos mesmos meus netos, filhos de Jose.

Casei-me segunda vez com D. Lauriana Gonçalves de Brito de quem tive quatro filhos a saber: Maria = Francisco = Luciano que faleceu ainda em vida da dita minha mulher = e Luciana que faleceu depos do falecimento da mesma, e por isso no respectivo inventário se lhe deu pagamento da sua legitima da quantia de quinhentos e tantos mil réis aos quais, na forma da Lei, tem direito os dois meus filhos da segunda mulher, e por isso se lhes pagara a conta do que lhes devo, estando os ditos dois herdeiros pagos de toda a legitima que lhes tocou no respectivo inventário.

Presentemente sou casado com D. Delfina Maria Claudina da qual não tenho filho até o presente.

Declaro que para casar meu filho Jeronimo com minha enteada Mariana, tratei com minha mulher D. Delfina fazer avaliar um casal de escravos e dar-lhe em dote o que tudo consta do papel que lhe passamos: sendo avaliado o casal de escravos em 300$000 réis a qual quantia para não lezar aos mais herdeiros sairão da meação da dita minha mulher; e por isso deve vir ao monte dos meus bens, para na partilha ser atendida na forma em que doamos.

Comprei a meu cunhado Amaro Gonçalves de Brito a parte de terras que ao mesmo tocou na fazenda do Saco do Carmo na Freguesia de S. Gonçalo pela quantia de 4 contos e cincoenta mil réis.

Testamenteiros: 1º Tenente Jose Vicente Valladam, 2º Capitão Manoel Luiz de Souza, 3º Capitão Domingos Rodrigues da Fonseca.

Da minha terça disponho na forma seguinte: deixo de esmola ao menino Antonio, que se acha em minha casa, 100$000 réis; deixo a minha mulher D. Delfina Maria toda a prata que se achar em casa na ocasião do meu falecimento; e todo o remanescente da minha terça deixo aos meus seis filhos do primeiro matrimonio repartido em igualdade por todos os seis, - na falta de algum, a parte respectiva sera repartida por seus herdeiros.

Vila Campanha da Princesa 08-08-1834 Jeronimo Gonçalves Leite

Aprovação 14-08-1834

Abertura 31-03-1839

Aceitação 31-03-1839 Jose Vicente Valladam

 

Delfina Maria testou em 21-10-1852 e faleceu em 07-10-1869. Sem geração legítima reconheceu três filhos naturais e citou uma neta em seu testamento.

?-Umbelina casada com Inácio José de Alvarenga: “dei, com papel passado, a minha neta e afilhada Umbelina, cc. Ignacio Jose de Alvarenga”

 

I- Dr. Tristão Antônio de Alvarenga, filho natural de Delfina Maria Claudina e pai incógnito. Foi o testamenteiro materno.

          Notar o termo de batismo em 17-03-1805

Campanha, MG aos 17-03-1805 na capela de S. Gonçalo bat a Tristão, filho legitimo(sic) do Alf. Jeronimo Gonçalves Leite e D. Delfina Maria Claudina, foram padrinhos o Cap. Jose da Silva Pimentel e D. Maria Antonia do Bom Sucesso

          Juiz de direito, com 32 anos em 08-10-1838 conforme declarou como testemunha em dispensa matrimonial.

Campanha, MG - Dispensa Matrimonial 08-10-1838 Jose da Cruz de Alvarenga e Francisca Gonçalves Leite: 1ª tetemunha Dr. Tristão Antonio de Alvarenga, casado, natural da freg. de S. Gonçalo e morador nesta da Campanha onde é Juiz de Direito, de idade 32 anos, consanguineo dos oradores. Impedimento de consanguinidade em 3º grau em linha transversal igual pq Ana Francisca, mãe do orador, é tia de Mariana Claudina mãe da oradora e por isso os oradores estão lem 3º grau em linha transversal desigual e não igual como se disse acima.

          No oratório do Alferes João Cândido da Costa na aplicação de S. Tomé das Letras, aos 24-01-1834 Dr. Tristão casou com Mariana Balduina da Costa.

B7: - casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 24 de J.º de 1834 no oratorio do Alf. João Candido da Costa aplicação de S. Tome das Letras, Dr. Tristão Antonio de Alvarenga e D. Mariana Balduina da Costa.

II- Mariana casou com Jerônimo Gonçalves Leite Filho, 2 abaixo.

III- Antônio. Pai de, pelo menos:

III-1 Delfina, legatária do remanescente da terça da avó paterna.

CPA 04, Testamentos - Campanha da Princesa 1854-1871

Registro do testamento com que faleceu D. Delfina Maria Claudina de Jesus, aos 07-10-1869 de quem foi testamenteiro o Dr. Tristão Antonio de Alvarenga.

Eu, Delfina Maria Claudina de Jesus, n. da freg. de S. Gonçalo deste termo, f.l. Antonio Ferreira Funchal e Maria do Rosario, ambos falecidos. Fui cc. o Alferes Jeronimo Gonçalves Leite, já falecido, de cujo consorcio não tivemos filhos nenhum.

Em tempo de solteira tive três filhos, quais: = Tristão Antonio de Alvarenga = D. Marianna, que foi cc. Jeronimo Gonçalves Leite Filho = e Antonio.

Testamenteiros: 1º meu filho Dr. Tristão Antonio de Alvarenga, 2º Jose da Cruz de AlvarengamAntonio Justiniano Monteiro de Queiros.

Declaro que dei, com papel passado, a minha neta e afilhada Umbelina, cc. Ignacio Jose de Alvarenga, um crioulinho que sairá da minha terça.

Deixo para meu filho Tristão o crioulo Olimpio; para minha neta Delfina, filha de meu filho Antonio, o crioulo Agostinho; e todas estas dadivas sairão da minha terça.

O remanescente da minha terça deixo a minha neta Delfina, filha de meu filho Antonio.

Campanha 21-10-1852 D. Delfina Maria Claudina de Jesus

Aprovação 22-10-1852

Cumpra-se e registre-se Campanha 07-10-1869 - lavre-se o termo de Abertura Campanha 08-10-1869

 

Jerônimo Gonçalves Leite e sua primeira mulher Maria Madalena tiveram seis filhos:

1- João, batizado em 17-03-1795.

Campanha, MG aos 17-03-1795 na capela de S. Gonçalo bat a João, f.l. de Jeronimo Gonçalves e Maria Madalena de Menezes; foram padrinhos Antonio Ribeiro da Silva e s/m Maria Borges da Silva, todos deta freguesia.

 

Duplicata:

Campanha, MG no ano de 1796 na capela de S. Gonçalo bat a João, f.l. de Jeronimo Gonçalves e Maria Madalena; foram padrinhos Antonio Ribeiro da Silva e s/m Maria Borges da Silva; e por não aparecer este assento, informado dele, lanei aqui para todo o  tempo constar.

2- José, batizado em 07-10-1796. Já falecido em 1834, deixou filhos.

Campanha, MG aos 07-10-1796 na capela de S. Gonçalo bat a Jose, f.l. de Jeronimo Gonçalves e Maria Madalena, foram padrinhos João Leite por pp do Furriel Thomas de Aquino.

 

Duplicata:

Campanha, MG no ano de 1798 na capela de S. Gonçalo bat a Jose, f.l. de Jeronimo Gonçalves e Maria Madalena; foram padrinhos João Leite Pereira e Antonia Leite Pereira; e por não aparecer este assento, informado dele, lancei aqui para todo o  tempo constar.

3- Jerônimo Gonçalves Leite Júnior casou com Mariana Claudina de Jesus, filha de Delfina Maria Claudina. Jerônimo, testemunha em 1838, declarou a idade de 38 anos:

Campanha, MG - Dispensa Matrimonial 08-10-1838 Jose da Cruz de Alvarenga e Francisca Gonçalves Leite:

3ª Testemunha: Jeronimo Gonçalves Leite Junior, casado, natural da freguesia de S. Gonçalo e morador nesta da Campanha onde vive de seu negocio, de idade 38 anos, consanguineo dos oradores.

Jerônimo já era falecido em 21-10-1852 (testamento da sogra). Tiveram os filhos batizados na Campanha, q.d.:

3-1 Maria, batizada em 27-05-1831.

Campanha, MG aos 27-05-1831 bat a Maria, f.l. de Jeronimo Gonçalves Leite e Marianna Claudina, foram padrinhos o Cap. Luiz Antonio da Silva Pereira e D. Vitoria Alexandrina de Magalhães.

3-2 Mariana em 11-08-1832.

Campanha, MG aos 11-08-1832 bat a Mariana, f. de Jeronimo Gls Leite, foram padrinhos Antonio Glz Leite e Delfina Maria Claudina.

3-3 Mariana (outra) em 30-10-1834.

Campanha, MG aos 30-10-1834 bat a Mariana, f.l. de Jeronimo Gonçalves Leite Junior e D. Mariana Claudina de Jesus, foram padrinhos Tristão Antonio de Alvarenga e D. Maria Joaquina de Alvarenga.

3-4 Antônio em 12-12-1835.

Campanha, MG aos 12-12-1835 bat a Antonio, f.l. de Jeronimo Gonçalves Leite Junior e D. Mariana Claudina, foram padrinhos Manoel Leite e Maria Barbosa de S. Jose.

4- Bernardo, batizado em 27-10-1802.

Campanha, MG aos 27-10-1802 na capela de S. Gonçalo bat a Bernardo, f.l. Jeronimo Gonçalves e Maria Madalena, foram padrinhos Carlos Francisco de Oliveira e Rosa Maria.

5- Joaquim

6- Manoel, batizado em 22-03-1805.

Campanha, MG aos 22-03-1805 na capela de S. Gonçalo bat a Manoel, branco, f.l. Jeronimo Gonçalves Leite e Maria Madalena, foram padrinhos Carlos Francisco de Oliveira e Gertrudes Coelha.

 

Jerônimo e Laureana tiveram quatro filhos:

 

7- Maria do Carmo Generosa, batizada em 21-06-1806.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 21-06-1806 na capela de S. Gonçalo bat a Maria, branca, f.l. do Alf. Jeronimo Gonçalves Leite e D. Laureana Gonçalves de Britto. Foram padrinhos o Cap. Amaro Gonçalves Chaves por pp que do mesmo apresentou Manoel Joaquim Gonçalves de Brito, e D. Luzia Theresa.

          Casou com Domingos José Pereira (também Domingos Pereira Leite Ferreira) falecido em agosto de 1848.

Campanha, MG [Dom.os Per.ª Leit Fer.ra. br. casado] aos vinte e ---- de agosto de 1848 falecendo Domingos Pereira Leite Ferreira, casado, idade sessenta anos, com [cortado o topo da página] sepultado em catacumba.

          Maria do Carmo, viúva, testou em 21-01-1885 e faleceu em 13-08-1888.

CPA 05, Testamentos - Campanha da Princesa 1872-1897

Registro do testamento de D. Maria do Carmo Generosa, com que faleceu em 13-08-1888, testamenteiro Jeronymo Gonçalves Leite.

Eu, Maria do Carmo Generosa, n. da cidade de S. Gonçalo, f.l. do Alferes Jeronymo Gonçalves Leite e D. Lauriana, ambos já falecidos.

Sou viuva, fui casada com o falecido Domingos Jose Pereira de cujo consorcio tive os seguintes filhos: Maria Umbelina = Maximiano = Iria = Francisco Antonio = Jeronymo = Jose Antonio = Paulino = João Pedro = e Mariana, já falecida, por quem representam suas filhas Mariana e Maria, os quais todos são meus legitimos herdeiros.

Testamenteiros: 1º meu filho Jeronymo Gonçalves Leite, 2º Francisco Antonio Gonçalves; 3º Paulino Gonçalves Pereira.

Deduzidos de meus bens minhas dividas e disposições, do restante instituo herdeiro da terça parte deles a meu neto Emygdio, filho de Jeronymo, e a minha neta Maria Ignez, filha de Paulino em partes iguais, e das duas terças instituo herdeiros a meus filhos e netos acima declarados.

Cidade da Campanha 21-01-1885 Maria do Carmo Generoza

Aprovação 21-01-1885

Cumpra-se, registre-se: 16-08-1888

Abertura 16-08-1888

Aceitação 16-08-1888 Jeronymo Gonçalves Leite

          Foram filhos do casal:

7-1 Maria Umbelina do Carmo Gonçalves, casada em Alfenas, aos 28-07-1847, com Manoel Jacinto de Souza, viúvo de D. Margarida de Almeida e Silva, natural de Ibituruna, filho de Marcos de Souza Magalhães e de Ana Josefa da Silva, Família Ribeiro da Silva de São Gonçalo do Brumado, Cap. 2°, neste site.

LDS, Alfenas, Casamentos 1836-1869, im. 54. Aos 28-07-1847, freguesia de Sam Joze e Dores, no Oratorio de Manoel Jacintho de Souza, em presença das testemunhas o Sargento Mor Luiz Antonio da Silva Pereira, e o Sargento Mor Jacintho Joze Pereira, recebi aos contrahentes Manoel Jacintho de Souza, branco, de idade de 42 anos, viúvo que ficou por falecimento de D. Margarida de Almeida e Silva, e Maria Umbelina do Carmo Gonçalves, branca, de idade de 24 anos, filha legitima de Domingos Pereira Leite Ferreira, e de D. Maria do Carmo Generosa, natural da cidade da Campanha. O Vigr.o Joze Carlos Martins.

7-2 Maximiano

7-3 Iria

7-4 Francisco Antonio

7-5 Jerônimo Gonçalves Leite, batizado em 27-12-1835. Testamenteiro materno.

Campanha, MG aos 27-12-1835 bat a Jeronimo, f.l. de Domingos Pereira Leite Teixeira e D. Maria de Carmo Generoza, foram padrinhos Manoel Gonçalves Leite e D. Ana Joaquina Gonçalves de Brito.

          Pai de, pelo menos:

7-5-1 Emídio, legatário da avó paterna.

7-6 José Antônio

7-7 Paulino. Pai de, pelo menos:

7-7-1 Maria Ignez, legatária da avó paterna.

7-8 João Pedro Gonçalves Pereira, casado em Alfenas, aos 26-01-1878, com Josefina Bertolina da Silva, natural de Areado, filha de João Joaquim Coelho da Silva e de Maria Luísa Clementina.

LDS, Alfenas, Casamentos 1869-1894, im. 37. Aos 26-01-1878, nesta Matriz de S. J.e e Dores, em pres.ça de J.e Glz Leite, e Tertuliano V.ra da S.a, recebi em m.o a João Pedro Glz Per.a, br.o, 30 a.s f.o leg.o de Dom.os J.e Per.a e M.a do Carmo Generosa, n.al da cidade da Camp.a e Josefina Bertholina da S.a, br.a, 18 a.s, f.a  l.a de J.mo Joaq.m Coelho da S.a e M.a Luisa Clem.na da S.a n.al da freg.a de S.m A. do Areado, e ambos moradores nesta cidade.

7-9 Mariana, já falecida em 1885. Foi representada pelas filhas:

7-9-1 Mariana

7-9-2 Maria

 

8- Francisco batizado em 08-05-1808. Francisco Gonçalves Leite, tropeiro, casado em 1ªs núpcias, em 1826, com sua prima Maria Joaquina Gonçalves Pereira, batizada em Campanha aos 29-09-1810, filha de Boaventura Gonçalves de Brito e de Ana Joaquina Pereira.  Família Amaro de Mendonça Coelho, Cap. 3°, neste site. Boaventura, pai de Maria Joaquina, era irmão da mãe de Francisco, razão pela qual precisaram de dispensa de parentesco em segundo grau.

Maria Joaquina faleceu no Carmo da Escaramuça aos 10-08-1858.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 08-05-1808 na capela de S. Gonçalo bat a Francisco, f.l. de Jeronimo Gonçalves Leite e D. Laureana Gonçalves de Brito, foram padrinhos o Cap. Amaro Gonçalves Chaves e D. Mariana Gonçalves de Brito

 

LDS, Campanha, Misto 1823. Im. 218 e seguintes, somente nos versos.

Batismo da Oradora: Aos 29-09-1810, Maria, f.l. do Alferes Boaventura Gonçalves de Brito, e Dona Ana Joaquina. Forão padrinhos o Capitão Joaquim Xavier de Araújo por procuração que do mesmo apresentou o Capitão Joaquim Ignacio, e Dona Anacleta Gonçalves de Brito. E nada mais se contem nos ditos assentos. Campanha 15 de setembro de 1826. O Vigr.o Joze de Souza Lima.

Attesto que o Orador se passou p;a esta freg.a Villa vindo da de S. Gonçalo em idade de dez annos, seg.do consta dos rois da desobriga. Era ut supra. O Vigr.o Joze de Souza Lima.

Depoimento da oradora: Maria Joaquina Gonsalves, branca, solteira, natural e moradora nesta villa da Campanha, onde vive em companhia de sua May, de idade de desaseis anos (...) que he orphãa de Pay, e que possue dous escravos, e huma pequena parte de terras, que tudo valerá seiscentos e cincoenta mil reis (...)

Depoimento do contraente: (...) disse que era o mesmo Francisco Gonsalves Leite declarado no mandado, filho legitimo do Alferes Jeronimo Gonsalves Leite, e Dona Laurianna Gonsalves de Brito, natural e baptizado na freguesia de Sam Gonçalo, então filial da Matriz desta Villa da Campanha, onde he morador, havendo também residido naquelle  Arrayal de Sam Gonçalo depois que foi elevado a Freguesia, por espaço de hum anno mais ou menos (...) que estava contractado para cazar com Maria Joaquina Gonsalves de Brito, com quem além do impedimento por consanguinidade em segundo grao da linha transversal igual, com que estavam ligados, e de que procuravam obter dispensa, nenhum outro havia que obstar se o pretendido matrimonio(...)

1ª Testemunha: O Capitam Zeferino Joze de Brito Lambert, homem branco, casado, natural da cidade de Lisboa, e morador nesta freguesia da Campanha, onde vive de agricultura, de idade de quarenta e oito annos(...) disse que o pai da Oradora, Boaventura Gonsalves de Brito hera irmão de Lauriana Gonsalves de Brito, may do Orador (...)

2ª Testemunha: O Capitam Joaquim Ignacio Vilas Boas da Gama

3ª Testemunha: Dona Leonor de Siqueira Gaia, viúva, natural do Bispado de São Paulo, e moradora nesta Villa da Campanha, onde vive do jornal de seus escravos, de idade maior de sessenta anos (...)

 

LDS, Paraguaçu, Óbitos 1851-1866, im. 46. Aos 10-08-1858, Maria Joaquina, mulher de Francisco Glz Leite, cor branca, id.e 41 annos, habito branco. Foi sepultada com sacramento, moléstia hetica. E para constar faço este assento. O Vigr.o Cunha.

 

Francisco Gonçalves Leite casou-se em 2ªs núpcias em Alfenas, aos 05-05-1859, com Mariana Airosa de Sales, batizada em Campanha aos 06-11-1831, filha de Lucas Evangelista de Sales e de Mariana Ribeiro (ou Mariana Justina do Nascimento).

LDS, Alfenas, Casamentos 1836-1869, im. 117. Aos 05-05-1859, nesta freguesia de Sam Jose e Dores dos Alfenas, em presença das testemunhas Capitão Antonio Luiz de Azevedo, e o Tenente Francisco de Paula Ferreira Lopes, recebi aos contrahentes Francisco Gonçalves Leite, branco, de idade de 51 annos, viúvo que ficou por falecimento de D. Maria Joaquina Gonçalves Pereira, e Dona Marianna Airosa de Salles, filha legitima do Sargento Mor Lucas Evangelista de Salles, e de Dona Marianna Justina do Nascimento, natural da cidade da Campanha e moradora nesta freguesia. O Vigr.o Jose Carlos Martins.

 

Filhos de Francisco com Maria Joaquina:

8-1 Joaquim Gonçalves Leite, casado com Escolástica Maria do Bonsucesso,

8-2 José Gonçalves Leite, casado em 1ªs núpcias com Ana Cândida de Oliveira, filha de Antônio Joaquim de Oliveira e de Francisca Mariana de Oliveira, e falecida em 06-07-1901 no Carmo da Escaramuça; Casou-se em 2ªs núpcias com Maria do Carmo Bueno do Prado, aos 24-02-1902, filha de Francisco Cândido Bueno dos Reis e de Ana Jacinta do Prado.

LDS, Paraguaçu, Óbitos 1882-1910, im. 128. Aos 07-07-1901 foi sepultada Anna Candida d’Oliveira, de 67 annos, falecida hontem no lugar Engenho Velho, sendo thisica a causa mortis. Vigr.o Luiz de Paiva.

 

LDS, Paraguaçu, Casamentos 1861-1907, im. 9. Aos 24-02-1902, em casa de residência do Snr, José Caetano Ribeiro, desta Parochia, recebi em matrimonio, em presença das testemunhas, José Glz Leite e D. Maria do Carmo Bueno. Tt.a Aureliano Luiz do Prado e Candido Bueno do Prado. Vigr.o João Pedro Torgue.

 

8-3 Ana Joaquina Leite, casada com Manoel Fernandes de Oliveira.

8-4 Laureana Gonçalves Leite, casada com João Damasceno de Sales, filho de Flávio Secundo de Sales e de Maria Luísa dos Reis Prado.

8-5 Boaventura Gonçalves Leite, casado com Maria José Gonçalves, filha de José Alves da Silva e Luísa Teresa Gonçalves.

8-6 Marcos, batizado no Carmo da Escaramuça aos 08-11-1840.

8-7 Ignez Gonçalves Leite, casada com Antônio do Carmo Fernandes de Magalhães.

8-8 Martinho Gonçalves Leite casou-se em Alfenas, aos 12-02-1870, com Francisca Eugênia Ferreira Lopes, filha de João Pedro Ferreira Lopes e Maria José de Vilhena.

LDS, Alfenas, Casamentos 1869-1894. im. 5. Aos 12-02-1870, Matriz de S. José e Dores, Martinho Glz Leite, branco de 25 a.°, f.o leg.o do Major Fran.co Gls Leite, e D. M.a Joaq.a Gls Leite, nat.s da freg.a do Carmo da Escaramuça, e Fran.ca Eug.a Ferr.a Lopes, br.a de 17 a°, filha leg.a do Cap.m João Pedro Ferr.a Lopes, e D. M.a J.e Ferr.a Vilhena, já fallecida, nat. da Cid.e da Camp.a e ambos mo.res nesta Cidade. Testemunhas Major Fran.co de Paula Ferr.a Lopes Sobr.o, e o Dr. Nicolau Ant.o de Barros.

 

8-9 Maria do Carmo Gonçalves Leite casou-se em Alfenas, aos 09-11-1867, com João Pedro Ferreira Lopes. viúvo de Maria José Ferreira de Vilhena.

LDS, Alfenas, Casamentos 1836-1869, im. 176. Aos 09-11-1867, Villa Formosa de Alfenas, Matriz, o Capitam João Pedro Ferreira Lopes, branco da idade de 45 anos, viúvo que ficou por falecimento de D. Maria José Ferreira de Vilhena; e D. Maria do Carmo Gonsalves Leite, branca de idade de 21 anos, filha legitima do Major Francisco Gonsalves Leite, e de D. Maria Joaquina Gonsalves Pereira, já fallecida, natural da Freguesia do Carmo da Escaramussa, onde he moradora, sendo o Contrahente morador nesta mesma Villa. Testemunhas Major Francisco de Paula Ferreira Lopes Sobrinho, e S.M. Joaquim Julio Barroso Pereira. O Vigario Joze Carlos Martins.

 

8-10 Francisco Gonçalves Leite casou-se em Alfenas, aos 10-09-1872, com Teresa Alexandrina Ferreira Soares, filha de José Antônio Soares, e de Jesuína Cândida Ferreira.

LDS, Alfenas, Casamentos 1869-1894, im. 13, Aos 10-09-1872, Matriz de S. J.e e Dores, Fran.co Glz Leite J.r, br, 24 a.s, f.o leg.o de Fran.co Glz Leite, e M.a Joaq.na Glz, n.as da freg.a do Carmo da Escr.ça; e Theresa Alexandr.a Ferr.a, br.a 18 a.s , f.a l.a de J.e Ant.o Soares, e Jesuina Candida Ferr.a Soares, m.es desta cidade. Testemunhas João Ant.o Soares, e Jose Glz Leite.

 

Filhos de Francisco Gonçalves Leite com sua segunda esposa Mariana Airosa:

8-11 Ernesto Gonçalves Leite casou-se em Alfenas, em 1°-03-1881, com Rita Cândida da Silva, filha de Florentino José da Silva, e de Maria Inácia da Silva.

LDS, Alfenas, Casamentos 1869-1894, im. 45. Ao 1°-03-1881, Matriz, Ernesto Glz Leite, br 20 a.s, f.o l.o de Fran.co Glz Leite, e M.na Airoza de Salles, n.al da freg.a do Carmo da Escaramuça, e Rita Cand.a da S.a, br.a 15 a.s, f.a l.a de Florentino J.e da S.a, e M.a Ign.ca da S.a. Ambos moradores nesta cidade. Testemunhas J.e Glz Leite, e Luis Alves Correa.

 

8-12 Alberto, batizado em 15-02-1864 e falecido em 23-02-1872.

8-13 Francisca Augusta Leite, casada em Alfenas, aos 31-01-1891, com João de Almeida Pedroso, natural de Baependi, filho de João de Almeida Pedroso e de Prudenciana Nogueira de Sá.

LDS, Alfenas, Casamentos 1869-1894, im. 80. Aos 31-01-1891, João d’Almeida Pedroso, br. 28 a.s, f.o l.o de João de Alm.da Pedroso, e D. Purdenciana Nogr.a de Sa, n.al de Baependy, Bisp.do de Mariana, e Fran.ca Aug.ta Leite, br.a 24 a.s, f.a l.a de Fran.co Glz Leite, e M.na Airoza de Salles, n.al do Carmo da Escrm.ça, e ambos moradores nesta cidade. Testemunhas Domiciano Mor.a de Carvalho, e Dr. Eduardo Figr.a d’Aguiar.

 

8-14 Olímpia Leite, casada em 1ªas núpcias, aos 07-08-1889, com Galdino de Souza Nogueira, natural de Mangaratiba, RJ, filho de Antônio Borges Nogueira e Maria Jesuína. Casou-se em 2ªs núpcias, aos 11-11-1901, com Jonas de Figueiredo, viúvo de Cristina de Carvalho. Ambos os casamentos em Alfenas.

LDS, Alfenas, Casamentos 1869-1894, im. 75. Aos 07-08-1889, Galdino de Sz.a Nogr.a, br. 30 a.s, f.o, l.o de Ant.o Borges Nogr.a, e M.a Jesuina de Sz.a, n.al de Mangaratiba, Bisp.do do Rio de Janr.o, e Olympia Aug.ta Leite, br.a 19 a.s, f.a l.a de Fran.co Glz Leite, e M.na Airosa de Salles Leite, n.al do Carmo da Escram.ça, e ambos m.dores desta cid.e. Testemunhas Dr. Gaspar Ferr.a Lopes, e Joaq.m Alves de Moraes.

LDS, Alfenas, Casamentos 1895-1905, im. 89. Aos 11-11-1901, no Oratório Particular de D. Olympia Leite Nogueira, recebi em matrimonio a Jonas de Figueiredo, branco, de idade de 30 anos, viúvo por falecimento de D. Christina de Carvalho Figueiredo, e D. Olympia Leite Nogueira, branca de idade de 29 anos,  viúva de Galdino de Souza Nogueira. Testemunhas Dr. Gaspar Ferreira Lopes, D. Francisca Olympia dos Reis, Joaquim Ignacio dos Reis, e D. Francisca Leite.

 

8-15 Matilde Leite, casou-se em Alfenas, aos 21-04-1894, com o Dr. Flávio de Sales Dias, natural de Machado, filho de Umbelino de Souza Dias, e de Umbelina Carolina de Sales.

LDS, Alfenas, Casamentos 1869-1894, im. 100. Aos 21-04-1894, o Dr. Flavio de Salles Dias, 24 a.s f.o l.o de Umbelino de Sz.a Dias, e Umbelina Candida de Salles, n.al do Maxado, e Mathilde Leite, 18 a.s f.a l.a de Fran.co Glz Leite, já fallecido, e M.na de Salles Leite, n.al do Carmo da Escram.ça, e ambos moradores desta cidade. Testemunhas Domiciano Mor.a de Carvalho, e Eugenio Amede Dias.

 

8-16 Josefina Augusta Leite, casou-se no Carmo da Escaramuça, aos 21-04-1888, com Domiciano Moreira de Carvalho, natural da Mutuca, filho de Agostinho Moreira Coelho, e de Maria Vitória de Carvalho.

LDS, Paraguaçu, Casamentos 1880-1901, im. 28. Aos 21-04-1888, Domiciano Moreira de Carvalho, branco, 32 anos, f.l. de Agostinho Moreira de Carvalho (sic), e D. Maria Victoria de Carvalho, natural da Freguesia do Espirito Santo da Mutuca, e Josefina Augusta Leite, branca, 18 anos, f.l. do Major Francisco Gonsalves Leite, e D. Marianna Airosa de Salles, natural desta mesma freguesia do Carmo da Escaramuça, onde ambos os contrahentes são moradores. Testemunhas o Capitão Olympio Ignacio dos Reis, e Aureliano Luiz do Prado.

8-17 Ernestina Gonçalves Leite, casou-se em Alfenas, aos 20-02-1892, com José Antônio da Silveira, natural do Pontal (Mutuca), filho de José Antônio da Silveira Bragança, e de Escolástica Emília de Carvalho.

LDS, Alfenas, Casamentos 1869-1894, im. 86. Aos 20-02-1892, José Antonio da Silveira, 21 anos, f.l. de J.e Ant.o da Silvr.a Bragança, e Escolastica Emilia de Carv.o, já fallecida, n.al da freg.a do Pontal, e Ernestina Glz Leite, 17 anos, f.l. de Fran.co Glz Leite, e M.na Airoza de Salles Leite, n.al do Carmo da Escram.ça, onde são moradores. Testemunhas, em branco.

 

9- Lúcio ou Luciano, batizado em 10-04-1810 e sepultado aos 21-04-1810.

Campanha, MG aos 10-04-1810 na capela de S. Gonçalo bat a Lucio, f.l. do Alf. Jeronimo Gonçalves Leit e D. Lauriana Gonçalves de Brito; foram padrinhos o Cap.Francisco Chaves de Araujo e D. Ana Gonçalves de Brito.

 

Campanha, MG aos 21-04-1810 foi sepultado adro a capela de S. Gonçalo, Luciano, f. do Alf. Jeronimo Gonçalves Leite, morador no arraial. Faleceu de defluxo de idade um mes.

10-Luciana, batizada em 22-04-1811. Faleceu depois da mãe.

Campanha, MG aos 22-04-1811 a Luciana, branca, f.l. do Alf. Jeronimo Gonçalves Leite e D. Lauriana Gonçalves de Brito; foram padrinhos Alf. Boaventura Gonçalves de Brito e D. Anacleta Gonçalves de Brito.