PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

 

Isabel Rosa de Jesus, açoriana

(atualizado em 29-março-2016)

 

Moacyr Villela

 

 

No Grupo Central das Ilhas que compõem o arquipélago dos Açores se destacam as Ilhas do Faial e do Pico próximas uma da outra. Da Vila da Horta no Faial se avista, no outro lado do canal, a Vila de Madalena na Ilha do Pico

 

Seus habitantes mantém desde o século XVI uma forte ligação. Os solos vulcânicos do Pico permitiram desenvolver o cultivo da vinha de que resultou o vinho da casta chamada “verdelho” famoso durante séculos em toda a Europa e hoje a “Paisagem Protegida da Cultura da Vinha da Ilha do Pico” se tornou “Patrimônio Mundial da Humanidade” reconhecida pela UNESCO em 2004 pelas suas características peculiares.

 

Mas, desde sempre, as condições de vida dos Ilhéus foram muito difíceis. Poucos terrenos cultiváveis e catástrofes naturais seguidas. A emigração dos Açorianos se tornou endêmica e no século XVIII o principal destino foi o Brasil.

 

Bastante conhecida é a transferência de milhares de famílias (“Casais”) para a colonização do Sul do Brasil na segunda metade do século XVIII. Menos estudada é a emigração para as Minas Gerais sobretudo na primeira metade daquele século quando as Minas de ouro atraiam portugueses de todas as latitudes.

 

Os anos ao redor de 1720 não foram fáceis para os habitantes das Ilhas do Faial e do Pico. Duas erupções vulcânicas uma em 1718 e outra em 1720 destruíram as colheitas e por meses a lava tomou conta de boa parte da Ilha do Pico. Nos anos seguintes, muitas famílias daquelas Ilhas se mudaram para as Minas. O grupo familiar mais conhecido é o das chamadas “Três Ilhoas” naturais da Vila da Horta.

 

Ao contrario dos portugueses do Continente, de onde emigravam em geral homens solteiros, dos Açores vieram além de homens e mulheres solteiros, inúmeros casais, alguns com filhos nascidos nas Ilhas e no Brasil buscavam se estabelecer juntos de seus conterrâneos formando famílias, casando entre seus naturais, mas também com portugueses do continente, com paulistas e fluminenses.

 

Por todas as Minas Gerais encontramos a presença dos típicos sobrenomes Ilhéus derivados dos primeiros moradores de origem Flamenga que colonizaram a Ilha do Faial  ( D’Utra – ou Dutra, Goulart, Luiz, Rosa, Da Terra entre outros) e também nomes portugueses como “Evangelho” do primeiro morador da Ilha do Pico - Fernando Álvares Evangelho que aportou na Ilha por 1460.

 

Aqui tratamos da descendência da ilhoa Isabel Rosa.

 

 

Isabel Rosa de Jesus, batizada aos 25-01-1707 na freguesia de Santa Maria Madalena, filha de João Gracia Serpa e Maria de Almança (ou da Boa Nova) pais tambem de Rosa batizada em 09-11-1710:

Livro de batizados da freguesia de Santa Maria Madalena da Ilha do Pico –; Isabel filha de João Gracia Cerpa e sua mulher Maria de Almança naturais e moradores nesta freguesia de Santa Maria Madalena do Pico nasceu aos 22 de Janeiro de 1707 e foi batizada em 25 do dito mes por mim Mel Gliz cura nesta paroquial. Foram padrinhos Francisco Nunes e Maria do Amaral mulher de Francisco Vieira Goularte e testemunhas Manoel de Andrade e João Francisco todos desta ...

 

Livro de batizados da freguesia de Santa Maria Madalena da Ilha do PicoRosa filha de João Gracia e sua mulher Maria de Almança naturais e moradores nesta freguesia de Santa Maria Madalena do Pico nasceu aos 06 de Novembro de 1710 e foi batizada a 9 do mesmo mês pelo cura Mel Gliz . padrinhos Alferes Lourenço Correa e Inês Pereira mulher do capitão Diogo de Matos...

 

Isabel casou duas vezes e teve geração de ambos os matrimônios em Minas Gerais. Casou primeiro com Manoel Lourenço do Amaral nascido em 10-07-1706 e batizado aos 14 do mesmo mês na freguesia de Santa Maria Madalena da Ilha do Pico. filho de Antonio Lourenço, falecido em 15-08-1754 e Maria do Amaral, em 24-12-1723.

Livro de batizados da freguesia de Santa Maria Madalena da Ilha do Pico Manoel filho de Antonio Lourenço e de sua mulher Maria do Amaral naturais e moradores nesta freguesia de Santa Maria Madalena do Pico. Nasceu aos 10 de Julho de 1706 e foi batizado aos 14 do sobredito mês pelo cura Manoel Gonçalves. Foram padrinhos Lourenço Silveira e Maria Garcia mulher de Manoel da Rocha Lima e testemunhas Manoel de Simões Teles e Francisco Gonçalves Nunes todos desta.

 

Cultura Açores, Ilha do Pico, Concelho da Madalena, Freguesia da Madalena. Em os 15-08-1754 faleceu Antonio Lourenço, marido que foi de Maria do Amaral, de idade pouco mais ou menos de noventa anos, não fez testamento por ser pobre. Sepultado em sepultura da fabrica (pesq. Silvia Buttros).

 

Cultura Açores, Ilha do Pico, Concelho da Madalena, Freguesia da Madalena. Aos 24-12-1723 faleceu Maria do Amaral, mulher de Antonio Lourenço, natural e moradora nesta freguesia de Sra Maria Magdalena. Tinha de idade cincoenta e pouco annos. Não fez testamento (pesq. Silvia Buttros).

 

Manoel faleceu em novembro de 1744 e foi inventariado por Isabel Rosa em 17-03-1746 (inventário, neste site).

 

Isabel casou segunda vez com Francisco da Costa Goulart, batizado aos 18-11-1708 na Freguesia do Apostolo São Mateus da Ilha do Pico, filho de Francisco da Costa Goulart e Luiza Homem (comparar com Luiza, filha de Sebastião Rodrigues Homem e Maria Silveira, nascida aos 03-01-1686 na mesma freguesia).

Livro de batizados da freguesia do Apóstolo São Mateus Ilha do Pico – Francisco filho de Francisco da Costa Goularte natural da igreja da matriz do Salvador da Ilha do Faial e sua mulher Luiza Homem natural desta freguesia do Apóstolo São Mateus nasceu aos 14-11-1708 batizado pelo vigário Tomé da Silveira Machado aos 18 de Novembro. Padrinhos João Vieira de Lemos casado e Maria de Faria mulher de Antonio de Siqueira todos moradores desta freguesia.

 

Livro de batizados da freguesia do Apóstolo São Mateus Ilha do Pico - Aos 12-12-1685 batismo de Luiza filha de Sebastião Rodrigues Homem e sua mulher Maria Silveira. Padrinhos sargento Gaspar Vieira e Maria Garcia mulher de Manoel Cardoso. Vigário Francisco Furtado de Mendonça

 

Francisco faleceu com testamento em 13-02-1763 e foi inventariado no mesmo ano (inventário neste site).

 

Isabel e Manoel tiveram 6 filhos:

1- Manoel Lourenço do Amaral

2- Maria das Candeias

3- José Lourenço do Amaral

4- João Lourenço do Amaral

5- Rita Rosa de Jesus

6- Francisco

 

Isabel e Francisco tiveram 3 filhos:

7- Manoel da Costa Goulart

8- Antonia

9- Gonçalo da Costa Goularte

 

 

1- Manoel Lourenço do Amaral batizado em 05-02-1730 em Santa Maria Madalena. Solteiro com 17 anos em 1746. Testamenteiro do padrasto.

Cultura Açores, Ilha do Pico, Concelho da Madalena, Freguesia da Madalena. Manoel, f.l. de Manoel Lourenço e de Isabel Rosa de Jesus naturais desta Matriz de Santa Maria Madalena. Nasceu aos 30/01/1730 e foi batizado aos 05/02/1730. Padrinhos: João Gracia Serpa e Mª (?) Anna de Jesus (pesq. Silvia Buttros).

 

2- Maria das Candeias, solteira de 12 anos. Natural da freguesia da Borda do Campo, casou com João Cardoso de Mesquita natural do Bispado de Lamego– PT. Encontramos nos livros paroquiais de Aiuruoca os filhos:

2-1 Benta Maria de Jesus natural da freguesia de São João Del Rei.  Casou em 07-01-1771 com Antonio José da Costa, natural de Baependi filho Luis da Costa e Francisca das Chagas.

Aiuruoca, MG aos 07-01-1771 na capela da Sra do Porto do Turvo filial desta matriz da Aiuruoca se casaram Antonio Jose da Costa, f.l. de Luiz da Costa e Francisca das Chagas, n/b na freguesia de Baependi = cc Benta Maria de Jesus, f.l. de João Cardoso de Mesquita e Maria das Candeias, n/b na freg. da Sra do Pilar de S. João del Rei.

Encontramos o filho:

2-1-1 Manoel batizado em 24-02-1772 na capela da Piedade do Rio Grande padrinhos Francisco Lourenço do Amaral e Maria das Candeias.

Aiuruoca, MG aos 24-02-1772 na capela N. Sra da Piedade bat a Manoel, f.l. de Antonio Jose da Costa e de Benta Maria, q nasceu aos dezaseis do dito mes, foram padrinhos Francisco Lourenço do Amaral e Maria das Candeias.

2-2 Isabel Teodora da Conceição, natural da freguesia de São João Del Rei. Em Carrancas aos 16-10-1786 casou com Salvador Gouvea Leal, natural da freguesia de Tamanduá, filho de Pedro Gouvea Leal e Josefa Cordeira.

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 16-10-1786 paroquial de S. João del Rei, Salvador Gouvea(sic) Leal, f.l. Pedro Gouvea(sic) Leal e Josefa Cordeira, n/b freg. Tamandua e morador das Lavras; = cc. Izabel Theodora da Conceição, f.l. João Cardoso de Mesquita e Maria das Candeias, n/b freguesia de S. João del Rei e moradora na das Lavras. Test.: Joaquim Jose Ribeiro e Antonio Pereira Golart.

2-3 Antonio Cardoso de Mesquita, natural da freguesia de São João Del Rei. Em S. João del Rei, com registro em Carrancas, aos 16-10-1786 casou com Custodia Maria do Espirito Santo, batizada aos 27-12-1764 em Lavras, filha de Manoel Dias da Costa e Maria Angelica dos Santos.

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 16-10-1786 paroquial de S. João del Rei, Antonio Cardoso de Mesquita, f.l. João Cardoso de Mesquita e Maria das Candeyas, n/b freg. S. João del Rei; = cc. Custodia Maria do Spirito Santo, f.l. de Manoel Dias da Costa e Maria Angelica, n/b freg. Lavras.

 

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 27-12-1764 Custodia n. 29-11, f.l. Manoel Dias da Costa e Maria Angelica dos Santos, padr.: Antonio Ferreira Rocha, casado e Helena Maria de Jesus mulher de Custodio Roiz Veiga

 

Antonio e Custódia tiveram, q.d.:

2-3-1 Joaquina Maria da Conceição, batizada em 1794 em Boa Esperança. Aos 21-11-1818 casou com João Pereira Dias, natural de Tamanduá, filho de Manoel Pereira dos Santos e de Ana Maria de Jesus

Boa Esperança, MG aos 22-09-1818 perante mim compareceram Manoel Jose do Amaral e João Cardoso de Misquita e pondo as mãos sobre o livro dos Evangelhos juraram na forma seguinte: que no ano de 1794 nesta matriz das Dores da Boa Esperança o Padre Ignacio Glz de Mello bat a Joaquina, f.l. de Antonio Cardoso de Misquita e Custodia Maria do Espirito Santo. Foram padrinhos Jose Francisco da Costa e Maria Angela Faustina, todos desta freguesia.

 

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores aos 21-11-1818 João Pereira Dias, nat. de Tamanduá e f. de Manoel Pereira dos Santos e de Ana Maria de Jesus = cc Joaquina Maria da Conceição, nat. de Dores e f. de Antônio Cardoso de Mesquita e de Custódia Maria do Espírito Santo.

         O casal comparece no censo de Boa Esperança, João com 42 anos, Joaquina com 41 e vários dependentes.

censo Boa Esperança, 1831: fogo 363, todos brancos.

João Pereira Dias; 42; casado; agricultor

Joaquina Maria; 41; casada; fiadeira

Manoel; 11;

Joze; 10

Joaquim; 8

Antonio; 6

Maria; 4

2-3-2 Joana Rosa do Espirito Santo, natural de Lavras. Em Boa Esperança aos 21-11-1818 casou com Joaquim Alves de Lima, batizado em 1799 em Lavras, filho de José Alves de Lima e de Joana Felícia de Araújo. Com geração.

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores aos 21-11-1818 Joaquim Alves de Lima, nat. Lavras e f. de José Alves de Lima e de Joana Felícia de Araújo = cc Joana Rosa do Esp. Santo, nat. de Lavras e f. de Antônio Cardoso de Mesquita e Custódia Maria do Espírito Santo.

 

Lavras, MG Igreja Santana suplementos no ano de 1799 na capela do Rosario filial desta matriz bat a Joaquim, f.l. Jose Alves de Lima e Joana Felicia, ignoram quem foram os padrinhos.

         No censo de Boa Esperança de 1831 comparecem: Joaquim com 30 anos, Joana com 26 com vários dependentes.

censo Boa Esperança, 1831: fogo 367, todos brancos.

Joaquim Alvares de L.ª; 30; casado; agricultor

Joanna Roza; 26; casada; fiadeira

Constantino; 10;

Felisbino; 8;

Alexandrinho; 4

Hilarianna; 6;

Maria; 2

2-4 Manoel José do Amaral, natural da freguesia de São João Del Rei. Em S. João del Rei, com registro em Carrancas, aos 16-10-1786 casou com Maria Angelica (ou Angela) Faustina, natural de Baependi, filha de Manoel Dias da Costa e Maria Angelica dos Santos, citados em 2-3.

Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 16-10-1786 paroquial de S. João del Rei, Manoel Jose do Amaral, f.l. João Cardoso de Mesquita e Maria das Candeias, n/b na freg. S. João e morador das Lavras; = cc. Maria Angelica Faustina, f.l. de Manoel Dias da Costa e Maria Angelica dos Santos, n/b freg. Baependi e moradora na Aiuruoca. Test.: Joaquim Jose Ribeiro e Francisco Rodrigues Dutra.

          Maria Angela faleceu aos 11-11-1797.

Lavras, MG obitos [Maria Angela Faustina] aos 11-11-1797 faleceu Angela Pedrosa, digo Maria Angela Faustina casada com Manoel Jose do Amaral, sepultada na capela de N Sra das Dores do Pantano filial desta matriz.

Foram filhos do casal, q.d.:

2-4-1 Joaquim José do Amaral aos 25-06-1823 casou com Ana Teresa de Jesus, natural de S. João del Rei, filha de Inácio Goulart de Andrade e de Teresa de Jesus Maria; familia “Goulart de Andrade”.

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores aos 25-6-1823 Joaquim José do Amaral, nat. Dores e f. de Manuel José do Amaral e de Maria Angela Faustina = cc Ana Teresa de Jesus, nat. de S. João del Rei e f. de Inácio Goulart de Andrade e de Teresa de Jesus Maria.

         O casal comparece no censo de Boa esperança de 1831, Joaquim com 44 anos, Ana com 26 anos, com vários dependentes.

censo Boa Esperança, 1831: 291: todos brancos:

-Joaquim Jose do Amaral, 44, cc., agricultor

- Anna Teresa, 26 anos, cc., fiadeira

- Manoel, 7 anos

- Jose 5,

- Maria 4

-Francisca 3

-Teresa 1

-Maximianno Jose, br, 14, solteiro, jornaleiro.

 

2-4-2 João José do Amaral aos 27-01-1818 casou com Ana Maria de Jesus, filha de Antonio Pedro de Lima e de Ana Maria de Jesus.

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores aos 27-01-1818 João José do Amaral, nat. Dores e f. de Manuel José do Amaral e de Maria Angela Faustina = cc Ana Maria de Jesus, nat. de Pium-i e f. de Antônio Pedro de Lima e de Ana Maria de Jesus.

         João e Ana Maria comparecem no censo de Boa Esperança de 1831, ele com 36 anos, Ana com 23 e vários filhos:

censo Boa Esperança, 1831: fogo 309: todos brancos:

João Joze do Amaral; 36, casado

Anna Maria; 23

Antonio; 6

Joze; 1

Constancia Maria; 11, solteira

Maria; 4

Francisca; 3

João Antonio; 22, pardo, solteiro, jornaleiro.

4 cativos;

 

2-5 Joaquina batizada em 1761.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade [inicio danificado corria o ano de 1761] bat Joaquina, f.l. João Cardoso de Mesquita e Maria Candeias, padr.: João Lourenço, solteiro e [---], solteira filha de Salvador Lourenço.

 

2-6 Ludovina Maria de Jesus, batizada em S. João del Rei em 20-03-1763 onde aos 16-10-1786 casou com Francisco Pereira Gularte, natural de Baependi, filho de Manoel Pereira Gularte e Maria da Conceição família “João Pereira Goulart”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Madre de Deus aos 20-03-1763 Ludovina, f.l. João Cardoso e Maria Candeias, padr.: Manoel Alves Vale, desta e Ludovina de Moraes casada com Domingos Tavares.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos16-10-1786 matriz, Francisco Pereira Gularte, f.l. Manoel Pereira Gularte e Maria da Conceição, n/b na freg. de Baependi; = cc. Ludovina Maria de Jesus, f.l. Joam Cardoso de Mesquita e Maria das Candeas, n/b na freg. de SJDR e moradora na freg. das Lavras 

 

2-7 Ana Joaquina, natural de S. João del Rei onde aos 08-11-1786 casou com Antonio Pereira Goulart, natural de Baependi, filho de Manoel Pereira Goulart e Maria da Conceição, família “João Pereira Goulart”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 08-11-1786 matriz, Antonio Pereira Gularte, f.l. Manoel Pereira Gularte e Maria da Conceição, n/b na freg. de Baependi; = cc. Ana Joaquina ----, f.l. de Joam Cardoso de Mesquita e Maria das Candeas, n/b na freg. desta vila.

 

2-8 Maria batizada em 177-03-1768.

Aiuruoca, MG aos 17-03-1768 na capela de N. Sra da Conceição do Varador bat a Maria, f.l. de João Cardoso e Maria [dobra)eias nasceu em 10 do dito mes, foram padrinhos Fran--- ----- e Antonia Leonarda, casada com João Batista Rosa.

2-9 Feliciana batizada em 31-12-1768 em S. João del Rei.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 31-12-1768 na capela da Piedade bat a Feliciana, f. l. de João Cardoso de Mesquita e Maria das [queimado] padr.: Francisco Lourenço do Amaral e Ana Rosa de Jesus mulher de Jose [queimado]ço do Amaral.

 

2-10 Inacia Maria de Jesus na ermida de N. Sra da Ajuda em Lavras aos 20-10-1782 casou com José Francisco da Costa, natural da Aiuruoca, viúvo de Inácia Fernandes de Jesus.

Lavras, MG Igreja Santa Ana aos 20/Out/1782, Ermida de N. S. da Ajuda, José Francisco da Costa, viúvo que ficou de Inácia Fernandes de Jesus, nat. da freg. da Aiuruoca; c.c. Inácia Maria de Jesus, f. de João Cardoso de Mesquita e de Maria das Candeias, nat. e bat. na freg. de São João. TT: o Capitão José Alves de Figueiredo e Bento Ferreira de Brito (pesq. Silvia Buttros)

Pais de, pelomenos:

2-10-1 Manoel Francisco da Costa, com 22 anos em 1816. Casou com Leonarda Mariana de Santa Clara, com 27 anos em 1816, filha de Antonio Alves Lima e Ana Rosa; família “Domingos da Silva Ramos”.

Lavras, MG Igreja Santana Lv suplementos aos 03-05-1816 declarantes Antonio Alves de Lima, branco, casado, morador nas Tres Pontas e roceiro, e Jose Ferreira da Rocha, branco, casado, morador nesta arraial e vive de negocios que sabem o primeiro como pai da justificante e assistiu e o segundo por ser publico (...) que Manoel Francisco da Costa, f.l. Jose Francisco da Costa e Inacia Maria de Jesus fora bat  na capela das Tres Pontas ha cerca de 22 anos, sendo padrinhos Bento Ferreira de Brito e Inacia Gonçalves de Araujo. E pela mesma razão sabem que Leonarda Mariana de Santa Clara, f.l. do dito Antonio Alves de Lima e Ana Rosa fora bat nesta matriz de Lavras ha cerca de 27 anos sendo padrinhos Manoel Teodoro de Souza e Clara Maria de Jesus.

2-11 José batizado na capela da Piedade em 17-02-1771, foram padrinhos Joaquim Ribeiro do Valle e Inacia de Lemos filha do defunto Salvador Lourenço.

Aiuruoca, MG aos 17-02-1771 na capela N. Sra da Piedade bat a Jose, f.l. João Cardoso de Mesquita e Maria das Candeias fregueses desta matriz, q nasceu aos oito do dito mes; foram padrinhos Joaquim Ribeiro do Valle desta freguesia, e Ignacia de Lemos filha do defunto Salvador Lourenço da freguesia de S. João del Rei.

 

2-12 João batizado na capela do Turvo em 16-08-1773, foram seus padrinhos Manoel da Costa, solteiro filho de Isabel Rosa, e Maria Teresa mulher de Manoel Ferreira Brito.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 16 agosto 1773 Porto Turvo, JOÃO n. aos 24, f.l. de João Cardoso de Mesquitta n. Lamego e s/m Maria das Candeias n. freg. da Borda do Campo; padr.: Manoel da Costa solteiro filho de Isabel Rosa e, Maria Theresa mulher de Manoel Ferreira Britto.

 

2-13 Joana Teresa de Jesus batizada na capela de Santa Ana do Garambeu em 04-05-1776. Em Lavras aos 23-05-1796 casou com Bernardino José de Sena, filho de Nicolau Martins Saldanha e Inacia Maria de Barros. Geração na família “Jacome Fernandes das Neves”.

Aiuruoca, MG aos 04-05-1776 na capela de Santa Ana do Garambeu bat a Joana, f.l. João Cardoso de Mesquita e Maria das Candeias, foram padrinhos Gonçalo da Costa e Maria Teresa.

 

3- José com 9 anos em 1746. José Lourenço do Amaral, natural da Borda do Campo, tambem testamenteiro do padrasto. Casou em 01-12-1764 na capela do Rosario da Alagoa de Aiuruoca, com Isabel Rosa de Jesus natural de Aiuruoca , filha de Miguel Rodrigues de Siqueira e Maria de Jesus - família “Bernardo Gomes Alves”.

Aiuruoca, MG aos 01-12-1764 na capela da Sra do Rosario da Alagoa, Joseph Lourenço do Amaral, f.l.de Mel. Lourenço do Amaral e de Izabel Roza, batizado na freg. da Piedade da Borda do Campo= cc Izabel Rosa de Jesus, f.l. de Miguel Roiz de Siqueira e Maria de Jesus, batizada nesta freguesia. Test.:Joseph Pinto de Miranda e Jacntho ---- Pinto.

          Jose faleceu em 05-09-1780 e foi inventariado em 21-06-1783 por sua mulher Izabel Rosa. Deixou seis filhos de seu casal (inventário neste site,):

3-1 Cipriana Lourença do Amaral, 17 anos, batizada em 20-10-1765 na capela do Turvo da Aiuruoca foram seus padrinhos Antonio Correia Pereira e Angela Ferreira. Casou em 26-11-1782 com José Barreto Lima, filho do Cap. Antonio Barreto de Lima e Ana Moreira Barbosa. Geração na família “Gaspar João Barreto", o filho.

Aiuruoca, MG aos 20-10-1765 na capela da Sra do Porto bat a Cipriana, f.l. de Joseph Lourenço do Amaral e de Izabel Rosa de Jesus, q. nasceu em 11 do dito mes, foram padrinhos Antonio Correa Pereira e Angela Ferreira.

3-2 Maria da Conceição do Amaral, 15 anos, batizada em 25-12-1766 na capela do Turvo foram seus padrinhos Bento Ribeiro Salgado e Ana Angelica casada com Antonio Correia Pereira. Casada em 26-11-1782 com Venceslau Rodrigues da Silva, filho de João Rodrigues Rosa e de Catarina de S. Francisco.

Aiuruoca, MG aos 25-12-1766 na capela da Sra do Porto bat a Maria, f.l. de José Lourenço do Amaral e de Isabel Rosa de Jesus. Padr.: Bento Ribeiro Salgado e Ana Angelica casada com Antonio Correa Pereira

 

(pesq. Silvia Buttros) Lavras, MG Igreja Santa Ana - aos 26/Nov/1782, Ermida de S. João Nepomuceno, Venceslau Rodrigues da Silva, f. de João Rodrigues Rosa e de Catarina de S. Francisco, nat. e bat. na freg. de Congonhas do Campo; c.c. Maria da Conceição do Amaral, f. de José Lourenço do Amaral e de Isabel Rosa de Jesus. TT: o Capitão Manoel José Vieira e Manoel Pereira dos Santos.

Pais de, pelo menos:

3-2-1 Bento Rodrigues da Silva aos 24-11-1824 casou com Marcelina Maria de Jesus, filha natural de Margarida Pereira.

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores aos 24-11-1824 - Bento Rodrigues da Silva, nat. Dores e f. de Venceslau Rodrigues da Silva e de Maria da Conceição do Amaral = cc Marcelina Maria de Jesus, nat. de Dores e f. nat. de Margarida Pereira.

3-3 José Lourenço do Amaral batizado na capela da Piedade em 20-10-1768 foram seus padrinhos Francisco Lourenço do Amaral e Isabel Rosa viuva. Com 13 anos em 1783.

Aiuruoca, MG aos 20-10-1768 na capela da Piedade do Rio Grande bat a Jose, f.l. José Lourenço do Amaral e de Isabel Rosa de Jesus. Padr.: Francisco Lourenço do Amaral e Isabel Rosa viuva

3-4 Ana Rosa de Jesus batizada em 25-08-1773 na capela do Turvo, foram seus padrinhos José Ferreira de Brito solteiro e Maria Teresa mulher de Manoel Ferreira de Brito. Com 9 anos em 1783.

Aiuruoca, MG aos 25-08-1773 na capela da Sra do Porto do Turvo filial desta matriz da Aiuruoca bat a Ana, nascia no dia dezenove do dito mes e ano, f.l. de Jose Lourenço do Amaral e de Isabel Rosa de Jesus. Padr.: Jose Ferreira Brito solteiro e Maria Teresa mulher de Manoel Ferreira Brito

          Aos 15-08-1792 casou com Gonçalo Gomes de Oliveira, filho de Teotonio Gomes de Oliveira e Quitéria Maria de Jesus, família “Antonio Rodrigues do Prado”, neste site.

3-5 Margarida do Bom Sucesso batizada em 04-08-1776. Com 7 anos em 1783

Lavras, MG Igreja Santana aos 04-08-1776 nesta matriz bat a Margarida, f.l. Jose Lourenço do Amaral e Izabel da Rocha(sic) de Jesus, padr.: Domingos Martins Matins e s/m Maria de Araujo, todos desta freguesia.

3-6 Teresa Rosa com 5 anos em 1783.

 

4- João Lourenço do Amaral, com 7 anos em 1746, casou pelo menos duas vezes: Viuvo de Leonarda Pereira de Jesus, casou em 09-08-1797 com Maria da Conceição de Almeida natural de Pouso Alto filha de Antonio de Vargas Dutra, natural da Ilha do Faial e Maria de Almeida Gonçalves casados em Guaratingueta-SP em 07-02-1754, neta paterna de de Francisco de Vargas e Maria Dultra, neta materna de Antonio Fernandes e Branca Raposo (SL. 3, 48, 5-5).

Aiuruoca, MG aos 09-08-1797 na matriz da vila de S. João del Rei e testemunhas icente Joseph Baptista e João Fernandes Lima, se casaram João Lourenço do Amaral, viuvo de Leonarda Pereira de Jesus = cc Maria da Conceição de Almeida, f.l. de Antonio de Vargas Dutra e de Maria de Almeida Gonçalves, n/b na freguesia de Pouso Alto.

 

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio aos 07-02-1754 Antonio de Vargas, f.l. de Francisco de Vargas e Maria Dultra, natural da Ilha do Faial freguesia da Graça Bispado de Angra= cc Maria de Almeida Gonçalves, desta, filha de Antonio Fernandes e Branca Raposo, ja defunta, natural e moradores desta freguesia.

 

Encontramos batismos de filhos de ambos os matrimonios nos livros de Aiuruoca:

Filhos de João Lourençoe Leonarda:

4-1 Ana Lourença da Conceição batizada em 24-01-1773. Na capela da Piedade em 20-06-1796 casou com Felipe Jose da Costa natural da freguesia de São João Del Rei filho Domingos da Costa Guimarães e Rita de Sousa do Nascimento. Geração na familia “Domingos da Costa Guimarães”.

Aiuruoca, MG aos 24-01-1773 na capela da Piedade filial de S. João del Rei, de licença, bat a Ana, f.l. de João Lourenço do Amaral e Leonarda Pereira, foram padrinhos Manoel Pereira Goulart e Maria da Conceição, morador em Baependi.

4-2 João batizado em julho de 1774.

Aiuruoca, MG aos [--]-07-1774 na capela da Sra do Porto do Turvo bat a João, f.l. de João Lourenço do Amaral e Leonarda Pereira, foram padrinhos [----------] da Costa, solteiro e Izabel Rosa [--------].

4-3 Isabel Lourença batizada a 13-11-1778. Casou na capela do Espirito Santo de Carrancas em 1796 com Antonio Rodrigues da Costa, filho de Miguel Rodrigues e Francisca Inacia - família “Antonio Rodrigues da Costa”, neste site.

Aiuruoca, MG aos 13-11-1778 na capela da Sra da Piedade filial de S. Joã odel Rei, de licença, bat a Isabel, f.l. de João Lourenço do Amaral e Leonarda Pereira, foram padrinhos João Fernanes e Maria Angelica.

 

Aiuruoca, MG na era de 1796 na capela do Espirito Santo filial de Carrancas, de licença, Antonio Rodrigues da Costa, f.l. de Miguel Rodrigues e Francisca Inacia = cc Isabel Lourença, f.l. de João Lourenço do Amaral e Leonarda Pe. Batizados e moradores nesta freguesia. E por não lançar o assento em tempo, e a todo tempo constar faço este depois de informado.

4-4 Antonio batizado em 27-02-1780

Aiuruoca, MG aos 27-02-1780 na capela de N Sra da Piedade filial da matriz de S.João del Rei bat a Antonio, f. legitimo de João Lourenço do Amaral e Leonarda Pereira, foram padrinhos Antonio Pereira Gularte e Maria Faustina da Conceição.

4-5 Joaquim batizado em 24-10-1783.

Aiuruoca, MG aos 24-10-1783 na capela do Garambeu bat a Joaquim, f.l.de João Lourenço do Amaral e Leonarda Pereira de Jesus, foram padrinhos Joaquim Jose Ribeiro, e Rita Maria filha de Manoel Ferreira(?).

4-6 Francisco Lourenço do Amaral, natural de Aiuruoca. Aos 27-01-1813 casou com Justiniana Candida Nogueira, filha de João Francisco da Silva e Maria Custodia Nogueira, neta paterna de Manoel Francisco da Silva e Isabel Francisca do Espirito Santo, neta materna de José Rodrigues da Fonseca e Maria Nogueira do Prado. Geração na família “Manoel Francisco da Silva” Cap 1º.

4-7 Manoel Lourenço Goularte em 31-01-1798 casou com Esmeria Ferreira de Jesus, filha de Antonio Ferreira Guimarães e Ana Teresa da Luz, neta paterna de Domingos Ferreira Guimarães e Rita Correa de Souza, neta materna de Matias da Silveira de Andrade e Ângela Pires de Moraes; familia “Domingos Ferreira Guimarães” § 3º.

4-8 Maria Teodora de Jesus casou em 28-11-1797 com o Licenciado Antonio de Souza Barbosa, viuvo de Vitoria Maria de Oliveira, natural da freguesia de S. Julião da Silva Arc. Braga, filho de Miguel Fernandes de Souza e de Mariana Lourença.

Igreja  N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG: aos 28-11-1797 na capela do Turvo o Lic. Antonio de Souza Barbosa, viuvo de Vitoria Maria de Oliveira = cc Maria Teodora de Jesus, f.l. João Lourenço do Amaral e Leonarda Pereira, n/b nesta freguesia da Aiuruoca.

          Maria faleceu sem geração, herdaram seus pais.

         Licenciado Antonio de Souza Barbosa testou na Fazenda da Caxoeira, Turvo, termo de Aiuruoca em 11 novembro 1812. Declarou naturalidade, filiação, os dois matrimônios, sem geração do segundo e os filhos do primeiro. Faleceu aos 09-02-1813. Geração e testamento na família “João Delgado de Oliveira”

 

João Lourenço do Amaral e Maria da Conceição tiveram o filho único:

4-9 Pedro batizado em 02-11-1798. Foram seus padrinhos o Licenciado Antonio de Sousa Barbosa e Maria Teodora de Jesus.

Aiuruoca, MG aos 02-11-1798 na capela do Turvo bat a Pedro, f.l. de João Lourençodo Amaral e Maria da Conceição de Almeida, foram padr.: o Lic. Antonio de Sousa Barbosa e Maria Teodora de Jesus, todos desta freguesia.

 

5- Rita, com 4 quatro anos em 1746. Rita Rosa de Jesus casou em 1761 com João Lourenço de Oliveira, filho de Salvador Lourenço e Ignacia Lemos de Godoy. Geraçãona família “Lemos-Oliveira-Godoi”  Cap 2º.

 

6- Francisco, de ano e meio em 1746. Possivelmente Francisco Lourenço do Amaral casado com Maria da Conceição que batizou filhos nas capelas da Piedade e de Nossa Senhora do Porto do Turvo:

Encontramos:

6-1 Mariana batizada em 24-01-1773, foram padrinhos Manoel Pereira do Amaral e Isabel Rosa de Jesus

Aiuruoca, MG aos 24-01-1773 na capela da Piedade filial de S. João del Rei, de licença, bat a Mariana, f.l. de Francisco Lourenço do Amaral e Maria da Conceição, foram padrinhos Manoel Pereira do Amaral e Izabel Rosa de Jesus moradores na mesma freguesia

6-2 Maria batizada em 29-12-1773, foram padrinhos José Lourenço do Amaral e Maria das Candeias.

Aiuruoca, MG aos 29-12-1773 na capela da Sra do Porto do Turvo filial desta matriz bat a Maria, nascida aos quatro o dito mes e ano, f.l.de Francisco Lourenço do Amaral e Maria da Conceição, foram padrinhos Jose Lourenço do Amaral e Maria das Candeias, todos desta freguesia.

6-3 Ana batizada em 04-02-1775, foram padrinhos Manoel da Costa solteiro e Leonarda Pereira mulher de João Lourenço

Aiuruoca, MG aos 04-02-1775 na capela da Sra do Porto do Turvo filial desta matriz bat a Ana, f.l.de Francisco Lourenço do Amaral e Maria da Conceição, foram padrinhos Manoel da Costa, solteiro e Leonarda Pereira mulher de João Lourenço, todos desta freguesia.

6-2 Jeronimo Lourenço do Amaral, batizado em Boa Esperança em 1791. Aos 28-07-1818 casou com Teresa Maria Ferro, filha de José Moreira Ferro e Ana Joaquina

Boa Esperança, MG. Aos 12-07-1818 perante mim compareceram Manoel Jose do Amaral e Cyriaco Lourenço do Amaral e pondo as mãos sobre o livro dos Evangelhos juraram na forma seguinte: que no ano de 1791 nesta matriz das Dores da Boa Esperança o Padre Francisco da Costa de Miranda batizou a Jeronimo, f.l. de Francisco Lourenço do Amaral e de Maria da Conceição. Padrinhos: Antonio Pereira Golarte e Ana Joaquina, todos desta freguesia.

 

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores aos 28-07-1818 e testemunhas o Ten. Luiz Carlos de Souza e Antonio Vilella e Silva, Jeronimo Lourenço do Amaral, f.l. de Francisco Lourenço do Amaral e de Maria da Conceição = cc Teresa Maria Ferro, f.l. de Jose Moreira Ferro e Ana Joaquina. Ambos os contraentes nts, bts e moradores nesta freguesia das Dores.

          O casal comparece no censo de 1831 de Boa Esperança, Jeronimo com 42 anos, Teresa Maria com 46 e vários dependentes:

censo Boa Esperança, 1831: fogo 218, todos brancos

Jeronimo Lourenço do Amaral; 42; casado; agric. e criador

Teresa Maria; 46; casada;

Jeronimo; 9;

Joze Lourenço; 21; solteiro;

Barbara; 7

 

7- Manoel com 16 anos em 1763, filho de Izabel Rosa de Jesus e Francisco da Costa Goulart. Manoel da Costa Goulart aos 12-09-1777 casou com Ana Joaquina de Jesus, filha póstuma de João Ferreira dos Santos e Maria José de Jesus, família “José Martins do Prado”.

Encontramos filhos desse casal:

7-1 Manoel batizado na capela da Piedade a 24-04-1781, foram seus padrinhos Francisco Antonio Lourenço e Antonia Maria, casada

Aiuruoca, MG aos 24-04-1781 na capela da Piedade filial da freguesia da vila de S. João del Rei, de licença, bat a Manoel, f.l. de Manoel da Costa Gularte e Ana Joaquina de Jesus, foram padrinhos Francisco Antonio Lourenço e Antonia Maria, casada

7-2 Margarida batizada na capela da Piedade a 20-09-1782.

Aiuruoca, MG aos 20-09-1782 bat a Margarida, f.l. de Manoel da Costa Gularte e Ana Joaquina, foram padrinhos Gonçalo da Costa e Custodia Maria.

 

8- Antonia com 13 anos em 1763. Comparar com Antonia Maria da Conceição casada com Joaquim José Ribeiro (do Valle), filho de Antonio do Valle Ribeiro e Rosa Maria de Jesus, com grande geração na família “Antonio Vieira e Francisca de Macedo”.

 

9- Gonçalo com 8 anos em 1763. Gonçalo da Costa Goularte casado com Ana Teresa de Faria, já falecida em 1821, filha de Antonia Maria da Assunção (dispensa matrimonial da filha Claudina) e Jerônimo Dutra, neta materna de Manoel Correa Mascarenhas e Ana Maria do Prado - família “Manoel Correa Mascarenhas”.

          Encontramos varios filhos do casal nos livros paroquiais de Aiuruoca

9-1 Teresa Maria de Jesus batizada na capela do Turvo a 03-07-1780. Casou em 16-01-1800, na freguesia de São João Del Rei com registro em Aiuruoca com Luiz Fernandes da Costa natural de Aiuruoca filho de José da Costa e Rita Maria de Jesus, família “José Martins do Prado”.

Aiuruoca, MG aos 03-07-1780 na capela da Sra do Porto do Turvo bat a Teresa, nascida a 24 de junho, f.l. de Gonçalo da Costa Gularte e Ana Teresa de Faria; foram padrinhos Domingos Rodrigues Carneiro, solteiro e Barbara Maria de Jesus mulher de Inacio Jose Diniz.

 

Aiuruoca, MG aos 16-01-1800 [-----------] vila de S. João del Rei, Luis Fernandes da Costa, n/b nesta freguesia da Aiuruoca, f.l. de Jose da Costa e Rita Maria de Jesus = cc Teresa Maria de Jesus, f.l. de Gonçalo da Costa Gularte e Ana Teresa de Faria

9-2 Francisco batizado na Piedade a 15-10-1782, foram seus padrinhos Joaquim Jose Ribeiro e sua mulher Antonia Maria

Aiuruoca, MG aos 15-10-1782 na capela da Piedade da freguesia de S. João del Reiu bat a Francisco, f.l. de Gonçalo da Costa Gularte e Ana Teresa, foram padrinhos Joaquim Jose Ribeiro e s/m Antonia Maria.

9-3 Antonio da Rosa Goulart casou em 13-02-1809 com Laureana Maria das Neves filha de José Machado Neves e Ana de Almeida, família “Antonio de Faria Moreira” Cap. 1º, § 1º.

9-4 José de Faria de Andrade casou em 06-05-1804 em Aiuruoca com Ana Luiza da Silva, filha de Germano Francisco Braga e Ana Luisa da Silva, família “Manoel Francisco Braga”.

9-5 Ana Marcelina Goulart casou na capela do Turvo em 04-02-1807 com Felizardo Jose de Almeida natural de Aiuruoca, filho de José de Almeida de Oliveira e Ana Rosa de Jesus. Geração na familia “Manoel Alves Valle”.

9-6 Maria Clara Goulart casou em 01-06-1808 com Francisco Portes Del Rei, filho de Agostinho Portes del Rei e Luisa Maria da Conceição. Geração na família “Silvestre Diniz Pacheco”.

          Francisco foi primeira vez casado aos aos 06-09-1791 com Ana Teresa de São Pedro, filha de Francisco Dutra e Ana Francisca de Jesus, com geração na família “Manoel Francisco Braga”.

9-7 Mariana Francisca Goularte casou em 19-07-1809 em Aiuruoca com Tome Pereira Duarte dali natural e filho de Manoel Pereira Duarte e Isabel da Costa de Mesquita.

Aiuruoca, MG aos 19-07-1809 na matriz Tome Pereira Duarte, f.l. de Manoel Pereira Duate e Isabel da Costa de Mesquita = cc Mariana Francisca Goulart, f.l. de Gonçalo da Costa Goulart e Ana Teresa de Faria. Nts e bts nesta fregusia; test.: Joseph Ponciano e João Ferreira Felgas.

9-8 Claudina Teresa de Faria, batizada em 14-11-1797 em Aiuruoca. Em 1821 requereu dispensa dos impedimentos de afinidade e consanguinidade para se casar com Antonio Jacinto de Almeida, viúvo de Ana Inácia da Assunção, esta filha de Barbara Maria que era filha de Rita Maria da Assunção irmã de Antonia Maria da Assunção avó materna de Claudina - família “Eusébio Fernandes Pinto”.

Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha - POA -LPM -04 - 1822 a 1823

Dispensa de Impedimento e Licença para casamento

1821 - Oradores - Antonio Jacinto de Almeida e Claudina Teresa de Faria

Impedimentos por afinidade e consangüinidade

 

Orador- Foi casado com Ana Inácia da Assunção, falecida a tempos, sepultada na Capela do Carmo, filial de Pouso Alto. A falecida era parente em terceiro grau de consangüinidade.

Porquanto, Rita Maria Assunção e Antonia Maria Assunção eram irmãs entre si carnais e legitimas por pertencerem a uma mesma linha materna

Desta Antonia Maria nasceu Ana Teresa mãe da oradora Claudina Teresa.

De Rita Maria nasceu Bárbara Maria, mãe da primeira mulher do orador, Ana Inácia, hoje falecida.

 

Oradora - Filha legitima de Gonçalo da Costa Goularte e Ana Teresa de Faria, já falecida, nascida e batizada na Capela de Nossa senhora do Porto do Turvo, filial de Aiuruoca. A 14 de novembro de 1797 pelo Reverendo Antonio Martins Saldanha sendo padrinhos Antonio Carneiro e Teresa Maria de Jesus.

 

Livro de óbitos - a primeiro de fevereiro de 1821 faleceu Ana Inácia Assunção, mulher que foi de Antonio Jacinto de Almeida com a idade de 40 anos, sepultada na Capela do Carmo e encomendada pelo Capelão atual Padre Floriano Gomes Lima.