PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Ignez Francisca de Jesus, e seus maridos

Antonio Machado Rodrigues e Domingos Gonçalves Vasconcellos

(atualizado em 23-junho-2016)

 

 

Bartyra Sette

 

Ignez Francisca de Jesus, natural da freguesia de S. Bento da cidade e Bispado de Angra, filha de Caetano da Costa, natural da freguesia de Santa Luzia da ilha Terceira e Maria de Santo Inacio, da freguesia de S. João da Caza Ribeira da vila da Praia, ambas Bispado de Angra. Emigrou para o Sul de Minas onde casou duas vezes.

 

Aos 28-02-1745, na Capela de Nossa Senhora da Lapa do Olho D’Agua, filial da matriz de Nossa Senhora da Conceição dos Prados, Ignez casou com Antonio Machado Rodrigues, natural da freguesia de N. Sra da Conceição dos Clerigos da cidade e Bispado de Angra, filho de Bartolomeu Machado Rodrigues e Maria da Conceição.

Prados, MG aos 28-02-1745 na Capela de N. Sra do Olho de Agoa e testemunhas Jose Mendes Carneiro, casado e Manoel de Moraes Coutinho se receberam Antonio Machado Rodrigues, n/b na freg. de N. Sra da Conceição dos Clerigos da cidade e Bispado de Angra, f.l. de Bartolomeu Machado Rodrigues e Maria da Conceição = E Ignez Francisca de Jesus, n. da freg. de S. Bento da cidade e Bispado de Angra, f.l. de Caetano da Costa e Maria de Santo Inacio.

Antonio já era falecido em 19-06-1757 (batismo do filho Antonio). Ignez casou segunda vez com Domingos Gonçalves de Vasconcellos, filho de Manoel Gonçalves e Catarina Gonçalves, todos naturais da freguesia de Santa Maria de Bafunde termo de Barcelos e Arc. de Braga.

 

Ignez e seu primeiro marido Antonio Machado Rodrigues tiveram os filhos batizados em Prados e S. José, q.d.:

 

1- Josefa, nasceu em Prados aos 18-03-1746,

Prados, MG aos 18-03-1746 nasceu Josefa, f.l. de Antonio Machado e Ignez Francisca de Jesus, np de Bartolomeu Machado Rodrigues e Maria da Conceição, nts da freg. da Conceição da cidade da Ilha Terceira e nmaterna de Caetano da Costa, n. da freguesia de Santa Luzia da mesma ilha e de Maria de Santo Inacio natural da freguesia das Ca----- da mesma ilha. Foi batizada na Capela de N. Sra da Lapa dos Olhos deagoa, foram padrinhos Antonio Pinto de Souza, solteiro morador na freguesia das Congonhas, e Ana Gertrudes mulher de Jose Mendes Carneiro desta freguesia.

 

2- Maria em 21-05-1748.

Prados, MG bat aos 21-05-1748 na Capela de N. Sra da Lapa dos Olhos de Agoa, filial desta matriz, bat a Maria, f.l. de Antonio Machado Rodrigues e Ignez Francisca de Jesus desta dita freguesia, foram padrinhos João Batista Sobral, solteiro desta dita freguesia, e Ana Maria mulher de Jose Vieira, da freguesia das Congonhas do Campo.

 

3- Ana falecida em 11-09-1750.

Prados, MG aos 11-09-1750 faleceu Ana, parvula, f. de Antonio Machado Rodrigues e foi sepultada dentro da Capela de N. Sra da Lapa do Olho d’Agua, filial desta matriz.

 

4- Joana batizada em 04-10-1750.

Prados, MG aos 04-10-1750 na Capela de N. Sra da Lapa dos Olhos de Agoa, filial desta matriz, bat a Joana, f.l. de Antonio Machado Rodrigues e Ignez Francisca de Jesus, foram padrinhos João Francisco Affonso, solteiro da freguesia de São Jose, e Antonia, filha de Matias Alves Negrão.

 

5- Tomasia, batizada na Capela da Lage, filial de São José del Rei, em 22-11-1752. Tomasia Maria da Conceição casou com João Alvares Correa, filho de Domingos Alvares e Maria Correa de Alvarenga, neto materno de Antonio Correa de Alvarenga e sua segunda mulher Catarina Paes de Camargo. Geração em aportes à GP: Antonio Correa de Alvarenga- SL. V, 281, 3-1, neste site.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 22-11-1752 cap. Lage, Tomasia, f.l. Antonio Machado Rodrigues e Ignes Francisca de Jesus, pad.: João Baptista Coelho e s/m Tomasia Maria.

 

6- Ana, batizada em 07-04-1755. Ana Rosa, solteira em 31-08-1767, foi madrinha da irmã Maria.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 07-04-1755 Lage, Ana, f.l. Antonio Machado Rodrigues e Ignez Francisca de Jesus, padr.: Joseph da Mota de Andrade e Maria, solteira.

 

7- Antonio, batizado em 19-06-1757, seu pai já era falecido.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 19-06-1757 Lage. Antonio, f.l. Antonio Machado Rodrigues, já defunto e Ignez Francisca de Jesus, np Bartolomeu Machado Rodrigues e Maria da Conceição, naturais da Ilha Terceira do Bispado de Angra, nm Caetano da Costa e Maria de Santo Inacio do mesmo Bispado, padr.: João Machado Rodrigues e Maria Roza do Nascimento, filha de Manoel Pires Pancas.

          Tenente Antonio Machado Rodrigues casou com Luiza Teixeira do Amaral, batizada em 12-02-1767, filha do Ten. João Teixeira Alvares e Izabel Maria da Conceição - família Cap. Antonio João Bellas, neste site.

          Na Fazenda da Vera Cruz, aos 26 de Junho de 1811 Antonio fez seu testamento, aberto em 6 de agosto do mesmo ano. Sem geração, instituiu a mulher sua universal herdeira (testamento neste site).

 

8- Joaquim, batizado em 02-05-1759, filho de Ignez Francisca de Jesus e seu segundo marido Domingos Gonçalves de Vasconcellos.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 02-05-1759 Lage, Joachim, f.l. Domingos Gonçalves de Vasconcellos e Ignez Francisca de Jesus, np Manoel Gonçalves e Catarina Gonçalves naturais da freg. de Santa Maria de Bagunte do Arc. Braga, nm Caetano da Costa e de s/m Maria de Santo Inacio, naturais da Ilha Terceira, padr.: Custodio Gonçalves da freg. das Congonhas do Campo e Ignez da Gloria, mulher de Alexandre Correa da freg. dos Prados.

 

9- Domingos em 21-01-1761.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 21-01-1761 Lage, Domingos, f.l. Domingos Gonçalves de Vasconcellos n/b na freguesia de Bagunte termo de Barcelos e Arc. de Braga e de Ignez Francisca n/b na freg. de S. Bento da cidade e Bispado de Angra, np Manoel Gonçalves e s/m Catarina Gonçalves, nts/bts na dita freguesia de Santa Maria de Bagunte do dito termo e arcebispado, nm de Caetano da Costa de Miranda n. da freg. de Santa Luzia da ilha Terceira Bispado de Angra e s/m Maria de Santo Ignacio n. da freg. de S. João da Caza Ribeira da vila da Praia do mesmo bispado, padr.: Domingos Alvares e Maria da Assunção, mulher de João Bernardes.

 

10- João em 10-10-1764.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 19-10-1764 Lage, João, f.l. Domingos Gonçalves, n. da freg. de Santa Maria de Bagunde do Arcebispado de Braga e Ignez Francisca n. da freg. de Santa Luzia da cidade de Angra, padr.: Bernardo Pinheiro e Mariana Francisca mulher de Bernardo Homem.

 

11- Manoel Gonçalves da Costa, batizado em 27-02-1766. Aos 24-11-1791 casou com Teresa Maria de Jesus, filha de José Vieira Machado e Ana Maria de Jesus. Geração na família “José Vieira Machado”, neste site.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 27-02-1766 Lage, Manoel, f.l. Domingos Gonçalves de Vasconcellos e Ignez Francisca, padr.: Cap. Antonio Marques de Moraes e Maria Pedrosa mulher de Antonio Nunes de Rezende, todos desta.

 

Tiradentes e capelas filiadas, cas.; 24-11-1791; Oliveira; Manoel Gonçalves da Costa; f. Domingos Gonçalves Vasconcellos e Ignes  Francisca de Jesus; n. São José del Rei; = cc. Teresa Maria de Jesus; f. Joseph Vieira Machado e Ana Maria de Jesus; n. São José del Rei.

 

12- Maria, batizada em 31-08-1767, madrinha sua irmã Ana Rosa.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 31-08-1767 Lage, Maria, f.l. Domingos Gonçalves de Vasconcellos e Ignez Francisca, padr.: João Rodrigues Pereira e Ana Rosa, solteira irmã da batizada.

 

13- Custodio, batizado em 09-11-1768.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 09-11-1768 Lage, Custodio, f.l. Domingos Gonçalves e Ignez Francisca, padr.: Domingos Coelho Basto e Maria Joaquina de Souza mulher de Bento Gonçalves.

 

14- Rita em 29-04-1770.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 29-04-1770 Lage, Rita, f.l. Domingos Gonçalves de Vasconcellos e D. Ignez Francisca, padr.: Alf. João Martins Rodrigues e D. Maria Joaquinha filha de Antonio Nunes de Rezende.